BR112012012689A2 - dispositivo de manipulação de uma tira de produto que contém goma e processo de produção de um rolo sobre o qual é enrolada essa tira - Google Patents

dispositivo de manipulação de uma tira de produto que contém goma e processo de produção de um rolo sobre o qual é enrolada essa tira Download PDF

Info

Publication number
BR112012012689A2
BR112012012689A2 BR112012012689-0A BR112012012689A BR112012012689A2 BR 112012012689 A2 BR112012012689 A2 BR 112012012689A2 BR 112012012689 A BR112012012689 A BR 112012012689A BR 112012012689 A2 BR112012012689 A2 BR 112012012689A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
strip
roller
roll
support section
product
Prior art date
Application number
BR112012012689-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Eugénie Guyomard
Jean-Michel Fournier
Frédéric Cottais
David Champel
Yves Hilbert
Original Assignee
Compagnie Générale Des Etablissements Michelin
Michelin Recherche Et Technique S.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Compagnie Générale Des Etablissements Michelin, Michelin Recherche Et Technique S.A. filed Critical Compagnie Générale Des Etablissements Michelin
Publication of BR112012012689A2 publication Critical patent/BR112012012689A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65HHANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL, e.g. SHEETS, WEBS, CABLES
    • B65H19/00Changing the web roll
    • B65H19/22Changing the web roll in winding mechanisms or in connection with winding operations
    • B65H19/26Cutting-off the web running to the wound web roll
    • B65H19/265Cutting-off the web running to the wound web roll using a cutting member moving linearly in a plane parallel to the surface of the web and along a direction crossing the web
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65HHANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL, e.g. SHEETS, WEBS, CABLES
    • B65H19/00Changing the web roll
    • B65H19/22Changing the web roll in winding mechanisms or in connection with winding operations
    • B65H19/28Attaching the leading end of the web to the replacement web-roll core or spindle
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65HHANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL, e.g. SHEETS, WEBS, CABLES
    • B65H2801/00Application field
    • B65H2801/93Tyres

Landscapes

  • Tyre Moulding (AREA)
  • Replacement Of Web Rolls (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE MANIPULAÇÃO DE UMA TIRA DE PRODUTO QUE CONTÉM GOMA E PROCESSO DE PRODUÇÃO DE UM ROLO SOBRE O QUAL É ENROLADA ESSA TIRA Esse dispositivo de manipulação compreende: - uma esteira (24) sem fim de transporte da tira (20), guiada e acionada por um conjunto de rolos (R1 a R8) montados rotativos em torno de eixos paralelos a uma direção dita transversal (Y), - um rolo (28) de enrolamento da tira (20), disposto acima do trecho de sustentação (24P), montado rotativo em torno de um eixo substancialmente paralelo à direção transversal. (Y), e - meios (46) de desvio temporário do trajeto do trecho de sustentação (24P) da esteira entre um trajeto normal do trecho de sustentação (24P), substancialmente tangente ao rolo (28), e um trajeto temporário de enrolamento do trecho de sustentação (24P) em torno de um setor de mais de 90º do rolo (28).

Description

fo o9 4
UT . “DISPOSITIVO DE MANIPULAÇÃO DE UMA TIRA DE PRODUTO QUE CONTÉM s GOMA E PROCESSO DE PRODUÇÃO DE UM ROLO SOBRE O QUAL É ENROLADA Í ESSA TIRA" A invenção se refere ao domínio da manipulação de uma tira de produto que contém goma, destinada à fabricação de um pneumático.
No que se segue, é incluída nos diferentes processos possíveis de fabricação de um pneumático a recapagem de um pneumático com o auxílio de uma tira de produto que contém goma.
Já é conhecida no estado da técnica uma instalação para a fabricação de tiras de produto que contém goma que compreende meios de recorte longitudinal de uma tira larga bruta em várias tiras estreitas. A tira bruta de produto que contém goma é obtida por exemplo por um processo clássico de calandragem.
As tiras obtidas por recorte longitudinal da tira bruta têm por exemplo uma espessura compreendida entre 0,6 e 3 mm e uma largura compreendida entre 20 mm e 1500 mm. É possível por exemplo formar de duas a vinte e quatro tiras de produto por recorte longitudinal da tira bruta. : Uma instalação clássica de fabricação de tiras de produto compreende geralmente, a jusante dos meios de recorte longitudinal, pelo menos um dispositivo de manipulação de . uma tira de produto que compreende uma esteira sem fim de transporte da tira guiada e acionada por um conjunto de rolos rotativos de eixos paralelos a uma direção de referência dita transversal.
Pelo menos alguns desses rolos separam um trecho portador da esteira, geralmente substancialmente horizontal, de um trecho de retorno inferior da esteira. A tira de produto é destinada a ser levada pelo trecho de sustentação até um rolo de enrolamento da tira, disposto acima do trecho de sustentação, montado rotativo em torno de um eixo substancialmente paralelo à direção transversal.
A tira de produto é estocada temporariamente sobre o rolo entre o momento de sua fabricação e o momento de sua utilização para fabricar um pneumático.
Habitualmente, enrola-se simultaneamente com a tira de produto uma tira intercalar destinada a separar radialmente entre si as diferentes espiras da tira de produto em torno do rolo a fim de evitar a colagem entre si das diferentes espiras de tira de produto.
O enrolamento da tira de produto sobre o rolo é feito geralmente de acordo com um processo que compreende uma etapa inicial de fixação de uma extremidade livre da tira sobre o rolo vazio.
De modo clássico, a etapa de fixação da extremidade livre da tira sobre o rolo é realizada por um operador que pega a extremidade da tira acionada pela esteira e a enrola parcialmente em torno do rolo vazio. O enrolamento da tira em torno do rolo prossegue em
. seguida automaticamente devido ao fato de que esse rolo é acionado em rotação por 7 contato com a esteira sem fim. ' Ora, para poder pegar a extremidade livre da tira, o operador deve desacelerar a velocidade de deslocamento da tira e portanto do trecho de sustentação da esteira, o que é suscetível de modificar os parâmetros geométricos dessa tira. Além disso, se a velocidade do trecho de sustentação é elevada demais por ocasião da fixação da tira, o operador pode prender um dedo entre a esteira e o rolo. A invenção tem notadamente como objetivo evitar que um operador pegue a extremidade da tira para fixar essa tira sobre o rolo vazio.
Para isso, a invenção tem como objeto um dispositivo de manipulação de uma tira de produto que contém goma, destinada à fabricação de um pneumático, do tipo que compreende - uma esteira sem fim de transporte da tira, guiada e acionada por um conjunto de rolos montados rotativos em torno de eixos paralelos a uma direção dita transversal, pelo menos alguns desses rolos separando um trecho de sustentação da esteira destinado a levar a tira de um trecho de retorno da esteira, e » - um rolo de enrolamento da tira, disposto acima do trecho de sustentação, montado rotativo em torno de um eixo substancialmente paralelo à direção transversal, - caracterizado pelo fato de que ele compreende além disso meios de desvio temporário do trajeto do trecho de sustentação entre um trajeto normal do trecho de sustentação, substancialmente tangente ao rolo, e um trajeto temporário de enrolamento do trecho de sustentação em torno de um setor de mais de 90º do rolo.
Os meios de desvio temporário do trajeto do trecho portador da esteira permitem fixar uma extremidade livre da tira de produto sobre um rolo vazio sem que um operador tenha que pegar a extremidade livre dessa tira. De fato, quando se deseja fixar a extremidade livre de uma tira de produto sobre o rolo vazio, ativam-se os meios de desvio temporário do trajeto do trecho de sustentação da esteira. Isso tem como efeito enrolar parcialmente o trecho portador da esteira, conjuntamente com a extremidade livre da tira de produto, em um setor de mais de 90º do rolo. A aderência entre a tira de produto e o rolo vazioé nesse caso suficiente para provocar a fixação dessa extremidade livre sobre o rolo. O enrolamento da tira em torno do rolo prossegue pelo acionamento em rotação do rolo em contato com a esteira sem fim.
Habitualmente, o trecho de sustentação da esteira sem fim é substancialmente horizontal. O enrolamento parcial da tira de produto realizado pelo trecho de sustentação desviado é facilitado pela separação da tira de produto do trecho de sustentação desviado sob o efeito da gravidade.
O dispositivo de manipulação de acordo com a invenção pode também
: compreender pelo menos uma das características opcionais seguintes: : - em seu trajeto temporário, o trecho de sustentação se enrola em tomo de um : setor do rolo compreendido entre 120 e 160º; - o trecho de sustentação se alonga entre seus trajetos normal e temporário, a esteira compreendendo um trecho de compensação cujo comprimento varia inversamente àquele do trecho de sustentação; - os meios de desvio compreendem um rolo de desvio, montado rotativo em torno de um eixo paralelo à direção transversal, e meios de deslocamento desse rolo de desvio em translação ortogonalmente à direção transversal, entre uma posição de repouso e uma posição ativa de desvio do trajeto do trecho de sustentação, esses meios de deslocamento do rolo de desvio compreendendo de preferência um macaco, o conjunto de rolos de guia e de acionamento compreendendo um rolo de compensação, que guia o trecho de compensação, ligado a meios de deslocamento desse rolo de compensação em translação ortogonalmente à direção transversal, esses meios de deslocamento do rolo de compensação compreendendo de preferência um macaco; - o disposítivo compreende meios de recorte transversal da tira disposto à montante " do rolo; - o dispositivo compreende meios de comando dos meios de deslocamento do rolo E de desvio e meios de deslocamento do rolo de compensação em função de pelo menos um parâmetro escolhido entre uma medição da velocidade de deslocamento da esteira e um parâmetro de estado dos meios de recorte transversal da tira; - o dispositivo compreende meios de deslocamento do rolo paralelamente a um plano perpendicular à direção transversal, que compreende notadamente um macaco; - o dispositivo compreende meios de comando dos meios de deslocamento do rolo emfunção de pelo menos um parâmetro escolhido entre uma medição da pressão exercida sobre a esteira pelo rolo, e um parâmetro de estado dos meios de recorte transversal da tira.
A invenção tem também como objeto uma instalação para a fabricação de tiras de produto que contém goma, destinadas à fabricação de um pneumático, do tipo que compreende - meios de recorte longitudinal de uma tira bruta de produto que contém goma em tiras adjacentes de produto, - um ou vários dispositivos de manipulação de tira de produto, e - meios de guia das ditas tiras para o ou os dispositivos de manipulação respectivos, caracterizada pelo fato de que pelo menos um dispositivo de manipulação está de acordo com a invenção.
De acordo com uma outra característica opcional dessa instalação, no caso em que
. ela compreende vários dispositivos de manipulação, esses últimos são deslocados em altura z entre si. ' A invenção tem também como objeto um processo de produção de um rolo sobre o qual é enrolada uma tira de produto que contém goma, destinada à fabricação de um pneumático, do tipo que compreende uma etapa de fixação de uma extremidade livre da tira sobre o rolo vazio, caracterizado pelo fato de que a etapa de fixação é realizada com o auxílio dos meios de desvio temporário do trajeto do trecho de sustentação de um dispositivo de manipulação de acordo com a invenção.
A invenção será melhor compreendida com a leitura da descrição que vai se seguir dada unicamente a título de exemplo e feita fazendo-se referência à figura única que representa uma vista em elevação de uma instalação para a fabricação de tiras de produto, de acordo com a invenção.
Foi representada na figura uma instalação de acordo com a invenção, designada pela referência geral 10, para a fabricação de tiras de produto que contém goma. Essas tiras são destinadas à fabricação de pneumáticos. A instalação 10 compreende, de a montante para a jusante considerando-se o . sentido de circulação das tiras de produto nessa instalação, meios clássicos 12 de recorte longitudinal de uma tira bruta 14 de produto e pelo menos dois dispositivos de manipulação * de tiras de produto, respectivamente superior 16 e inferior 18. Os dispositivos de manipulação, superior 16, e inferior 18, sendo similares, só será descrito abaixo mais em detalhe o dispositivo de manipulação superior 16.
A tira bruta 14 de produto que contém goma é fabricada por exemplo com o auxílio de um processo clássico de calandragem e compreende, se for o caso, cabos de armadura.
A tira bruta 14 é recortada longitudinalmente com o auxílio dos meios 12 em pelo menos duas tiras adjacentes 20 de produto. Na figura, as tiras 20 são representadas em traço espesso interrompido.
A instalação 10 compreende primeiros meios clássicos 22 de guia de uma primeira tira 20 para o dispositivo de manipulação superior 16 e segundos meios clássicos de guia da segunda tira 20 para o dispositivo de manipulação inferior.
O dispositivo de manipulação 16 compreende uma esteira sem fim 24 de transporte da tira 16. Essa esteira 24, por exemplo feita de material à base de algodão, é guiada e acionada por um conjunto de rolos R1 a R8 montados rotativos em torno de eixos paralelos a uma direção de referência Y dita transversal.
A esteira 24 compreende um trecho de sustentação superior 24P, substancialmente horizontal, eum trecho de retorno inferior 24R.
O trecho de sustentação 24P, destinado a levar a tira de produto 16, se estende por exemplo de um rolo de transmissão a montante R1 até um rolo de transmissão a jusante superior R4. O trecho de retorno 24R se estende por exemplo de um rolo de transmissão a : jusante inferior R6 até ao rolo de transmissão a montante R1. No exemplo descrito, o rolo de transmissão a jusante superior R4 é motorizado a fim de assegurar o acionamento da esteira 24.
O dispositivo de manipulação 16 compreende também pelo menos um conjunto 26 com rolo. Esse conjunto 26 compreende um rolo 28 de enrolamento da tira 16, disposto acima do trecho de sustentação 24P. O rolo 28 é montado rotativo em torno de um eixo substancialmente paralelo à direção transversal Y.
O rolo 28 é levado por uma primeira extremidade de um básculo 30 articulado em tornode um eixo paralelo à direção transversal Y. Uma segunda extremidade do básculo 30 é ligada a uma haste de macaco 32. Esse macaco 32 forma meios de deslocamento do rolo 28 paralelamente a um plano perpendicular à direção transversal Y. O conjunto 26 compreende também um rolo 34, montado rotativo em torno de um eixo paralelo à direção transversal Y, de alimentação em tira intercalar clássica 36. Na figura, foi representada a tira intercalar 36 se estendendo entre o rolo 34 e o rolo 28. A tira intercalar 36 é guiada por um rolo desenrugador 38 destinado a desenrugar a tira 36 ; geralmente feita de têxtil, por exemplo feita de algodão. A tira 36 é destinada a se intercalar entre as espiras da tira 16 de produto de modo a evitar a colagem das mesmas entre si. A tira intercalar 36 é fixada sobre o rolo 28 de modo —conhecidoemsi. Será notado que um rolo de guia R3, em contato com a superfície interna da esteira 24, é disposto substancialmente perpendicular ao rolo 28. Esse rolo R3 é ligado a meios clássicos 40 de medição da pressão exercída pelo rolo 28 sobre a esteira 24. Se for o caso, como está representado na figura, o dispositivo de manipulação 16 compreende um segundo conjunto 26A com rolo, similar ao conjunto 26, disposto a jusante desse conjunto 26. Os elementos do conjunto 26A similares aos elementos do conjunto 26 são designados por referências idênticas. O conjunto 26A não será descrito mais. O dispositivo de manipulação 16 compreende também meios clássicos 42 de recorte transversal da tira 20 dispostos a montante dos conjuntos 26 e 26A, quer dizer a montante do rolo 28 de cada conjunto. Os meios de recorte transversal 42 são ativados periodicamente de modo a alimentar alternativamente os conjuntos 26 e 26A com tira de produto. Será notado que foi representado na figura o rolo 28 do conjunto 26 sem um estado vazio e o rolo 28 do conjunto 26A em um estado cheio. O dispositivo de manipulação 16 compreende também meios clássicos 44 de comando de diferentes meios do dispositivo de manipulação 16. Em especial, os meios 44 são destinados a comandar o macaco 32 de
- 67 - ] deslocamento do rolo 28 em função de pelo menos um parâmetro escolhido entre uma : ' medição fornecida pelos meios 40 de medição de pressão e um parâmetro de estados dos - meios de recorte transversal 42. Assim, os meios de comando 44 podem comandar o macaco 32 de deslocamento do rolo 28 de modo a limitar a pressão que ele exerce sobre a esteira24àmedida que a massa de tira de produto enrolada sobre esse rolo 28 aumenta.
O dispositivo de manipulação 16 compreende, associados a cada um dos conjuntos 26, 26A, meios 46 de desvio temporário do trajeto do trecho de sustentação 24P da esteira.
Os meios de desvio 46 permitem desviar temporariamente o trajeto do trecho de ; sustentação 24P entre um trajeto normal do trecho de sustentação 24P substancialmente tangente ao rolo 28 (de acordo com o caso considerado vazio, em decorrer de enchimento ou cheio) e um trajeto temporário de enrolamento do trecho de sustentação 24P em torno de um setor de mais de 90º do rolo 28. Considerando-se a figura, será notado que os meios de desvio 46 associados ao conjunto 26 estão representados em um estado que impõe ao trecho de sustentação 24P umtrajetotemporário de enrolamento parcial em torno do rolo 28 enquanto que os meios de desvio 46 associados ao conjunto 26A estão representados em um estado que impõe ao trecho de sustentação 24P um trajeto normal.
De preferência, em seu trajeto temporário, o trecho de sustentação 24P se enrola | . em torno de um setor do rolo compreendido entre 120º e 160º.
Será notado que o trecho de sustentação 24P se alonga entre seus trajetos normal e temporário.
Para levar em consideração esse alongamento, a esteira 24 compreende um trecho de compensação 24C (ver a parte a jusante da esteira 24) cujo comprimento varia inversamente àquele do trecho de sustentação 24P.
No exemplo ilustrado, os meios de desvio 46 compreendem um rolo de desvio 48, montado rotativo em torno de um eixo paralelo à direção transversal Y, em contato com a superfície interna da esteira 24. O rolo de desvio 48 é levado pela extremidade livre de uma haste de macaco 50 que forma meios de deslocamento desse rolo de desvio 48 em translação ortogonalmente à direção transversal Y, entre uma posição de repouso (ver na figura o macaco 50 associado ao conjunto 26A) e uma posição ativa de desvio do trajeto do trecho de sustentação 24P (ver na figura o macaco 50 associado ao conjunto 26). Se for o caso, o trajeto temporário do trecho de sustentação 24P é formado também por meios clássicos de guia 51 destinados a entrar em contato com a superfície externa da esteira 24. O trecho de compensação 24C liga o trecho de sustentação 24P ao trecho de retorno 24R e se estende, no exemplo descrito, do rolo de transmissão a jusante superior R4 até o rolo de transmissão a jusante inferior R6. Por outro lado o trecho 24C é guiado pelo rolo R5 que forma um rolo de compensação. $ Esse rolo de compensação R5 é levado pela extremidade livre de uma haste de macaco 52 que forma meios de deslocamento desse rolo de compensação R5 em translação ortogonalmente à direção transversal Y.
Se for o caso, os deslocamentos da haste do macaco 50 que leva o rolo de desvio 48 e da haste do macaco 52 que leva o rolo de compensação R5 são comandados pelos meios 44 em função de pelo menos um parâmetro escolhido entre um parâmetro de estado dos meios 42 de recorte transversal e uma medição de velocidade de deslocamento da esteira 24 fornecida por meios clássicos 54.
i 10 O dispositivo de manipulação 16 permite fixar facilmente a extremidade livre da tira de produto 20. De fato, quando a extremidade livre 20E da tira chega na proximidade do rolo 28 vazio, os meios 44 comandam o deslocamento do rolo de desvio 48 de modo a enrolar parcialmente a esteira 24 em torno do rolo 28 vazio, como está representado na figura para o conjunto 26. Isso tem como efeito separar a extremidade livre 20E da esteira 24 e fazer a mesma aderir sobre o rolo vazio 28 de modo a fixar a tira 20 sobre esse rolo 28. Será notado que a gravidade facilita a separação da extremidade livre 20E da tira da esteira 24 e a fixação dessa extremidade livre 20E sobre o rolo 28 vazio.
Uma vez que a fixação da extremidade livre 20E da tira sobre o rolo 28 foi realizada, o rolo de desvio 48 é solicitado de volta para sua posição restabelecendo o trajeto —normaldo trecho de sustentação 24P.
Assim, será notado que, graças à invenção, a etapa de fixação de uma extremidade livre da tira de produto 20 sobre o rolo 28 vazio é realizada com o auxílio de meios notadamente mecânicos, sem que um operador tenha que pegar a extremidade livre 20E da tira.
A instalação de acordo com a invenção não se limita ao modo de realização descrito. Em especial, os meios de recorte 12 podem recortar a tira bruta 14 em várias, notadamente mais de duas, tiras adjacentes 20. Vários, notadamente mais de dois, dispositivos de manipulação podem ser utilizados deslocando-se para isso os mesmos em altura entre si, Nesse caso, meios de guia guiam as tiras 20 para os dispositivos de manipulação respectivos.
- 12 ' À REIVINDICAÇÕES ' 1. Dispositivo (16) de manipulação de uma tira (20) de produto que contém goma, : destinada à fabricação de um pneumático do tipo que compreende - uma esteira (24) sem fim de transporte da tira (20), guiada e acionada por um conjunto de rolos (R1aRB8) montados rotativos em torno de eixos paralelos a uma direção dita transversal (Y), pelo menos alguns desses rolos (R1 a R8) separando um trecho de sustentação (24P) da esteira destinado a levar a tira (20) de um trecho de retorno (24R) da esteira, e - um rolo (28) de enrolamento da tira (20), disposto acima do trecho de sustentação (24P), montado rotativo em torno de um eixo substancialmente paralelo à direção transversal (Y), caracterizado pelo fato de que ele compreende além disso meios (46) de desvio ' temporário do trajeto do trecho de sustentação (24P) entre um trajeto normal do trecho de sustentação (24P), substancialmente tangente ao rolo (28), e um trajeto temporário de enrolamento do trecho de sustentação (24P) em torno de um setor de mais de 90º do rolo (28). . 2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, em seu trajeto temporário, o trecho de sustentação (24P) se enrola em torno de um setor do rolo ' (280 compreendido entre 120 e 160º.
3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o trecho de sustentação (24P) se alonga entre seus trajetos normal e temporário, a esteira (24) compreendendo um trecho de compensação (24C) cujo comprimento varia inversamente àquele do trecho de sustentação (24P). 4, Dispositivo, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que os —meiosde desvio (46) compreendem um rolo de desvio (48), montado rotativo em torno de um eixo paralelo à direção transversal (Y), e meios (50) de deslocamento desse rolo de desvio (48) em translação ortogonaimente à direção transversal (Y), entre uma posição de repouso e uma posição ativa de desvio do trajeto do trecho de sustentação (24P), esses meios (50) de deslocamento do rolo de desvio (48) compreendendo de preferência um —macaco(50),o conjunto de rolos de guia e de acionamento compreendendo um rolo (R5) de compensação, que guia o trecho de compensação (24C), ligado a meios (52) de deslocamento desse rolo de compensação (R5) em translação ortogonalmente à direção transversal (Y), esses meios de deslocamento do rolo de compensação (R5) compreendendo de preferência um macaco (52).
5. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que ele compreende meios (42) de recorte transversal da tira (20) disposto à montante do rolo (28).
- 6. Dispositivo, de acordo com as reivindicações 4 e 5 tomadas juntas, caracterizado 4 pelo fato de que ele compreende meios (44) de comando dos meios (50) de deslocamento ? do rolo de desvio (48) e meios (52) de deslocamento do rolo de compensação (R5) em função de pelo menos um parâmetro escolhido entre uma medição da velocidade de deslocamento da esteira (24) e um parâmetro de estado dos meios (42) de recorte transversal da tira (20).
7. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que ele compreende meios (32) de deslocamento do rolo (28) paralelamente a um plano perpendicular à direção transversal (Y), que compreende notadamente um macaco (32).
8. Dispositivo, de acordo com as reivindicações 5 e 7 tomadas juntas, caracterizado pelo fato de que ele compreende meios (44) de comando dos meios (32) de deslocamento do rolo (28) em função de pelo menos um parâmetro escolhido entre uma medição da pressão exercida sobre a esteira (24) pelo rolo (28), e um parâmetro de estado dos meios (42)derecorte transversal da tira (20).
9, Instalação para a fabricação de tiras (20) de produto que contém goma, . destinadas à fabricação de um pneumático, do tipo que compreende - meios (12) de recorte longitudinal de uma tira bruta (14) de produto que contém . goma em tiras (20) adjacentes de produto, - um ou vários dispositivos (26, 26A) de manipulação de tira de produto, e - meios (22) de guia das ditas tiras para o ou os dispositivos de manipulação (16) respectivos, caracterizada pelo fato de que pelo menos um dispositivo de manipulação (16) está de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 8.
10. Instalação, de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de que, no caso em que ela compreende vários dispositivos de manipulação (26, 26A), esses últimos são deslocados em altura entre si.
11. Processo de produção de um rolo (28) sobre o qual é enrolada uma tira de produto (20) que contém goma, destinada à fabricação de um pneumático, do tipo que compreende uma etapa de fixação de uma extremidade livre da tira (20) sobre o rolo vazio (28), caracterizado pelo fato de que a etapa de fixação é realizada com o auxílio dos meios (46) de desvio temporário do trajeto do trecho de sustentação (24P) de um dispositivo de manipulação (16) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8.
:
EL 2 SERÁ Ao ir) EA, 1 . EX 7// ER q —— o Tese: 4/1 EP | — $oN A a| 3 o io 2x i js 2 & A, ss : ss | x U ' at e RESUMO í “DISPOSITIVO DE MANIPULAÇÃO DE UMA TIRA DE PRODUTO QUE CONTÉM ' GOMA E PROCESSO DE PRODUÇÃO DE UM ROLO SOBRE O QUAL É ENROLADA ESSA TIRA”
Esse dispositivo de manipulação compreende: - uma esteira (24) sem fim de transporte da tira (20), guiada e acionada por um conjunto de rolos (R1 a R8) montados rotativos em torno de eixos paralelos a uma direção dita transversal (Y), - um rolo (28) de enrolamento da tira (20), disposto acima do trecho de sustentação (24P), montado rotativo em torno de um eixo substancialmente paralelo à direção transversal (Y), e - meios (46) de desvio temporário do trajeto do trecho de sustentação (24P) da esteira entre um trajeto normal do trecho de sustentação (24P), substancialmente tangente ao rolo (28), e um trajeto temporário de enrolamento do trecho de sustentação (24P) em torno de um setor de mais de 90º do rolo (28).
BR112012012689-0A 2009-11-27 2010-11-25 dispositivo de manipulação de uma tira de produto que contém goma e processo de produção de um rolo sobre o qual é enrolada essa tira BR112012012689A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0958444A FR2953207B1 (fr) 2009-11-27 2009-11-27 Dispositif de manutention d'une bande de produit contenant de la gomme et procede de production d'un roule sur lequel est enroulee cette bande
FR0958444 2009-11-27
PCT/FR2010/052518 WO2011064502A1 (fr) 2009-11-27 2010-11-25 Dispositif de manutention d'une bande de produit contenant de la gomme et procede de production d'un roule sur lequel est enroulee cette bande

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112012012689A2 true BR112012012689A2 (pt) 2020-08-11

Family

ID=42333454

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012012689-0A BR112012012689A2 (pt) 2009-11-27 2010-11-25 dispositivo de manipulação de uma tira de produto que contém goma e processo de produção de um rolo sobre o qual é enrolada essa tira

Country Status (7)

Country Link
US (1) US20130126660A1 (pt)
EP (1) EP2504261B1 (pt)
JP (1) JP2013512159A (pt)
CN (1) CN102781800B (pt)
BR (1) BR112012012689A2 (pt)
FR (1) FR2953207B1 (pt)
WO (1) WO2011064502A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9056742B2 (en) * 2011-09-19 2015-06-16 The Procter & Gamble Company Process for initiating a web winding process
US11090896B2 (en) * 2012-10-12 2021-08-17 Heidelberger Druckmaschinen Ag Web insertion device for a flat-bed die-cutting machine, manufacturing system for packages and method for feeding a web of printing material
JP6654093B2 (ja) * 2016-04-27 2020-02-26 Toyo Tire株式会社 トッピングシートの形成方法及び装置
JP6566084B1 (ja) * 2018-05-17 2019-08-28 横浜ゴム株式会社 ゴムシート部材の供給装置および方法
JP7180311B2 (ja) * 2018-11-21 2022-11-30 住友ゴム工業株式会社 タイヤの製造方法
EP3835243B1 (en) 2019-12-12 2022-09-28 Desmasa, S.L. (Desarrollo de Máquinas y Soluciones Automáticas, S.L.) Automated device and procedure to transfer and thread a bearing band

Family Cites Families (41)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3013367A (en) * 1956-05-03 1961-12-19 St Clair Specialty Mfg Co System of making coreless rolls
US3078053A (en) * 1958-02-07 1963-02-19 Moloney Electric Company Electrical core loop winding apparatus
US3355120A (en) * 1965-06-18 1967-11-28 William F Huck Web-roll driving apparatus for automatic splicing rollstand
NL167926C (nl) * 1970-06-09 1982-02-16 Heijmeijer L J Ver Fab Werkwijze en inrichting voor het vervaardigen van wikkels.
US3813843A (en) * 1972-06-09 1974-06-04 Wehr Corp Method and apparatus for rolling cut filter pad
CA984807A (en) * 1972-08-29 1976-03-02 Rengo Co. Method and apparatus for splicing paper rolls
JPS525607B2 (pt) * 1972-12-16 1977-02-15
DE2544135C2 (de) * 1975-10-02 1982-11-25 Windmöller & Hölscher, 4540 Lengerich Vorrichtung zum Herstellen von Schuppenbandrollen aus geschuppt übereinander abgelegten flachen Werkstücken
US4034928A (en) * 1976-06-29 1977-07-12 Union Carbide Corporation Method and apparatus for producing coreless roll assemblies of separable bags
IT1081727B (it) * 1977-05-04 1985-05-21 Ind Veneta Gomma Colbachini I Procedimento ed impianto per la produzione di tubi in materiale elastomerico vulcanizzabile,in particolare con struttura rinforzata o non
US4093141A (en) * 1977-06-02 1978-06-06 Coil Tite, Inc. Recoiler spacer shooter
US4114530A (en) * 1977-06-23 1978-09-19 Owens-Corning Fiberglas Corporation Apparatus for packaging compressible strips
CH642602A5 (de) * 1980-07-15 1984-04-30 Ferag Ag Einrichtung zum stapeln von im schuppenstrom anfallenden druckprodukten, wie zeitungen, zeitschriften und dergleichen.
JPS57175647A (en) * 1981-04-16 1982-10-28 Masayuki Oota Automatic winding of veneer
JPS5822244A (ja) * 1981-07-30 1983-02-09 Yokohama Rubber Co Ltd:The 柔軟性を有する帯状物品の巻取り装置
CH652699A5 (de) * 1981-10-12 1985-11-29 Ferag Ag Einrichtung zum speichern von in einer schuppenformation anfallenden flaechigen erzeugnissen, insbesondere druckprodukten.
JPS58207239A (ja) * 1982-05-26 1983-12-02 Yokohama Rubber Co Ltd:The 柔軟性を有する帯状物品の巻取り装置
US4589603A (en) * 1983-01-21 1986-05-20 Grapha-Holding Ag Apparatus for temporary storage of a stream of partially overlapping sheets
CH659450A5 (de) * 1983-02-21 1987-01-30 Ferag Ag Verfahren und vorrichtung zum speichern von in schuppenformation anfallenden druckprodukten, wie zeitungen, zeitschriften und dgl.
CH657833A5 (de) * 1983-09-19 1986-09-30 Ferag Ag Verfahren und vorrichtung zum bilden von mehrlagigen wickeln aus in schuppenformation anfallenden flaechigen, biegsamen erzeugnissen, vorzugsweise druckprodukten.
EP0243837B1 (de) * 1986-04-30 1989-07-26 Ferag AG Vorrichtung zum Verarbeiten von Druckereierzeugnissen wie Zeitungen, Zeitschriften und dergleichen
JPS63180659A (ja) * 1987-01-19 1988-07-25 Kanebo Ltd シ−トの巻付け方法及び装置
EP0313781B1 (de) * 1987-10-21 1990-07-25 Ferag AG Vorrichtung zum Herstellen von tragbaren, rohrförmigen Paketen aus Druckprodukten
US5289984A (en) * 1990-08-17 1994-03-01 Tokyo Kikai Seisakusho, Ltd. Paper roll driving apparatus
US5190233A (en) * 1991-04-12 1993-03-02 Eastman Kodak Company Apparatus for cutting and feeding strips of web material
US5899403A (en) * 1994-05-24 1999-05-04 Cmd Corporation Method and apparatus for winding bags onto a spindle
US5832696A (en) * 1994-09-21 1998-11-10 Owens Corning Fiberglas Technology, Inc. Method and apparatus for packaging compressible insulation material
US5580012A (en) * 1995-03-17 1996-12-03 Moore Business Forms, Inc. Shingled linerless label rolls
DE19727012A1 (de) * 1997-06-25 1999-01-07 Voith Sulzer Papiermasch Gmbh Wickelmaschine
DE60039576D1 (de) * 1999-02-25 2008-09-04 Taihei Seisakusho Komaki Kk Wickelrolle, wickelmaschine für furnier, vorrichtung zur bandförderung zu einer furnierrolle, abwickelmaschine für die furnierrolle und verfahren zur herstellung von sperrholz
US6761329B2 (en) * 1999-08-27 2004-07-13 Fas Converting Machinery Ab Apparatus and method of producing rolls of bags
AU773672B2 (en) * 2000-02-04 2004-06-03 Ferag Ag Method and device for producing reels consisting of a large number of flat objects
IT1318105B1 (it) * 2000-07-05 2003-07-23 Giovanni Gambini Dispositivo per la giunzione di un lembo finale di una bobina di carta in esaurimento con il lembo iniziale di una nuova bobina.
TW482174U (en) * 2000-12-14 2002-04-01 Defence Dept Chung Shan Inst Movable conveying belt machine
DE10135542B4 (de) * 2001-07-20 2005-07-07 Wincor Nixdorf International Gmbh Verfahren zur Steuerung eines Rollenspeichers und Rollenspeicher zum Speichern blattförmiger Gegenstände
CN2550705Y (zh) * 2002-06-26 2003-05-14 石家庄天合机械设备有限公司 实现干燥机的过滤带单向循环步进运动的传动装置
US7100862B2 (en) * 2003-09-03 2006-09-05 Ottawa Fibre, Inc. Roll-up machine and method
JP2006027823A (ja) * 2004-07-16 2006-02-02 Bridgestone Corp 巻取リール
US7503518B2 (en) * 2005-06-06 2009-03-17 Seratek, Llc Method and apparatus for forming a sheeted roll of material
JP2007001742A (ja) * 2005-06-24 2007-01-11 Sony Corp 巻取装置および電極製造装置
JP2008169002A (ja) * 2007-01-12 2008-07-24 Bridgestone Corp 長尺部材の巻取装置及び製造装置

Also Published As

Publication number Publication date
JP2013512159A (ja) 2013-04-11
FR2953207B1 (fr) 2011-12-30
FR2953207A1 (fr) 2011-06-03
US20130126660A1 (en) 2013-05-23
CN102781800A (zh) 2012-11-14
WO2011064502A1 (fr) 2011-06-03
EP2504261B1 (fr) 2015-09-16
EP2504261A1 (fr) 2012-10-03
CN102781800B (zh) 2015-11-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012012689A2 (pt) dispositivo de manipulação de uma tira de produto que contém goma e processo de produção de um rolo sobre o qual é enrolada essa tira
US6735933B2 (en) Method and apparatus for axial feed of ribbon material
BR112015024456B1 (pt) processo e aparelho para obter pneus para rodas de veículo
KR20140053086A (ko) 차륜용 타이어 제조 방법, 공정 및 기구
ITBO990143A1 (it) Dispositivo per il caricamento di film su macchine per l' avvolgimento di prodotti .
BR112015024451B1 (pt) processo e aparelho para a fabricação de pneus para rodas de veículo
BR112017012840B1 (pt) Planta para coletar ou dispensar um elemento alongado para construir pneus, e, métodos para coletar nos carretéis pelo menos um elemento alongado para construir um pneu epara dispensar um elemento alongado
ITBO980472A1 (it) Dispositivo e metodo per il caricamento di film su macchine per l' avv olgimento di prodotti .
ITMI20131281A1 (it) Metodo ed apparato per alimentare una pluralita' di fasce battistrada in un processo per confezionare pneumatici per ruote di veicoli
JP6663786B2 (ja) トッピングシートの形成方法及び装置
KR101695485B1 (ko) 보관 릴을 감거나 및/또는 풀기 위한 시스템
IT9003473A1 (it) Metodo per la sostituzione di materiale in nastro in una macchina operatrice
BR112012010405B1 (pt) processo para fabricar pneus para rodas de veículo, e, aparelho para fabricar um pneu para rodas de veículo
ITBO20130262A1 (it) Dispositivo alimentatore di prodotti di ridotte dimensioni longitudinali di macchine del settore del tabacco.
US20160075096A1 (en) Method for affixing rubber strip, method for manufacturing pneumatic tire using same, and affixing device
JP4393876B2 (ja) ストリップ状製品を用いてタイヤカバーを製造するためにストリップ状製品を貯蔵したり移送する装置
EP3030411B1 (en) Method and apparatus for controlling the delivery of a continuous elongated element in a process for building tyres for vehicle wheels
WO2004060788A1 (ja) 線状体の一時貯留方法および装置
JPH01295836A (ja) タイヤ用キャッププライの成形方法並びに該方法に用いるキャッププライ用原反のスリット装置およびキャッププライの成形装置
RU2669283C2 (ru) Способ и устройство для управления подачей непрерывного удлиненного элемента в процессе сборки шин для колес транспортного средства
JP7056054B2 (ja) ゴムストリップ搬送装置
JP5108842B2 (ja) 柄経糸用部分整経機及び柄経糸用部分整経機を作動させるための方法
BR0207298B1 (pt) planta automática para produzir pneus, e, processo para produzir pneus.
US6991093B2 (en) Fold-over conveyor belt
BRPI0823137B1 (pt) processo e aparelho para construir pneus

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: COMPAGNIE GENERALE DES ETABLISSEMENTS MICHELIN (FR)

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 9A ANUIDADE.

B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]