[001] Esta invenção se refere a um método para obter uma imagem transformada (30) de uma imagem (20), de tal forma que quando a dita imagem transformada é disposta em uma superfície formando um plano horizontal e é vista por um observador a partir de ao menos um ponto de visualização apropriado, uma representação virtual da imagem parece ser em uma posição perpendicular à superfície sobre a qual a imagem transformada é disposta.
[002] A presente invenção também se refere a um sistema e um programa de computador para executar o método descrito.
[003] A invenção é aplicável principalmente em meios de publicidade para os estádios ou estabelecimentos comerciais.
Fundamento da invenção
[004] Atualmente, a presença de publicidade está se tornando uma parte integrante de nossas vidas cotidianas. Os investimentos em publicidade feitos por determinadas empresas para entrar nos que pareçam ser os mercados mais lucrativos com o intuito de obter maiores lucros são infinitos.
[005] Destes mercados, o setor que mais cresce em relação à publicidade é o mundo dos esportes, a tal ponto que o principal item da receita nos orçamentos do clube se baseia nas contribuições financeiras de publicidade.
[006] A maioria da publicidade é organizada nas instalações dos clubes esportivos; também alguns estádios mudam o seu nome, dependendo de quem seja o patrocinador oficial do clube. Entre as publicidades que podem ser encontradas em um estádio, a mais relevante (e, portanto, que fornece maiores lucros) é a publicidade que está disposta próxima ou na superfície real do campo de jogo, e que, no caso de uma transmissão televisiva no estádio, é vista por milhares ou mesmo milhões de telespectadores.
[007] Dado tudo o descrito, as empresas de publicidade estão constantemente em busca de novas fórmulas que permitam uma publicidade mais eficiente.
[008] Por exemplo, uma dessas fórmulas se baseia na disposição da publicidade na superfície do campo de jogo através de faixas de lona ou similares diretamente sobre a dita superfície, mas o principal inconveniente desta solução é que visualização da publicidade é bastante complexa, tanto para os telespectadores como para os espectadores no estádio.
[009] Outra fórmula é baseada em dispor a publicidade em mídia vertical ao redor do campo de jogo, permitindo a visualização apropriada da publicidade, tanto para os participantes do evento esportivo como aos espectadores que estão, por exemplo, assistindo de casa. A dita solução apresenta a desvantagem de que os atletas, homens e mulheres, que participam do evento esportivo podem sofrer um pequeno acidente, caso batam ou esbarram em dita mídia, ou seja, os ditos meios de comunicação verticais representam um risco para a segurança física dos atletas, homens e mulheres. Como esta solução tem evoluído, os LEDs (diodos emissores de luz) verticais têm sido desenvolvidos, onde a publicidade é realizada por meio da eletrônica, apesar dos inconvenientes serem os mesmos dos descritos para a solução anterior.
[0010] Diversas soluções têm sido adotadas a partir destes inconvenientes, baseadas na aplicação de técnicas geométricas (mais especificamente, a geometria da perspectiva). As ditas soluções aplicam métodos para obter as transformações das imagens de publicidade a serem mostradas, o objetivo de simular a presença de meios mais ou menos verticais a partir de meios dispostos horizontalmente na superfície do campo de jogo no estádio. Portanto, estas soluções reúnem as vantagens dos meios publicitários dispostos na superfície do campo de jogo (que não representam um risco para a segurança física dos homens e mulheres atletas) e aqueles que envolvem os meios de comunicação verticais (excelente visibilidade da publicidade, principalmente para os telespectadores).
[0011] Uma dessas soluções é descrita na patente Européia EP 0599920 B2, intitulada "Aplicação de uma transformação de perspectiva inversa de uma imagem em uma superfície, para fotografar a seguir” (em espanhol, “Apliacicián de una transformation en perspectiva inversa de una imagen a una superficie, para tomar la imagen a continuation”). A dita patente européia descreve um método para representar uma imagem que é baseada na obtenção da imagem transformada a partir da obtenção de uma imagem transformada de perspectiva inversa da mesma e aplicar essa imagem transformada na superfície do campo de jogo, de tal forma que, quando a imagem transformada é vista ao longo da linha de visão que corresponde à linha de visão que foi utilizada para a imagem transformada de perspectiva inversa, a imagem parece para estar situada em um plano que forma um ângulo reto com a linha de visão acima mencionada, ou seja, a imagem é mostrada de frente para um observador apropriado (por exemplo, uma câmara de imagem móvel). Obviamente, a linha de visão é a que está estabelecida entre o observador e a imagem (que pode ser entendida como uma imagem virtual).
[0012] Como mostrado na figura 1, à principal desvantagem de dita solução é que, uma vez que uma imagem transformada de perspectiva inversa da imagem seja executada, é inerente que a linha de base da imagem transformada 10 deveria ser disposta perpendicularmente à linha de visão 11, conforme descrito na patente Européia, o que significa que o espaço necessário para "aplicar" uma imagem transformada de perspectiva inversa na superfície do campo de jogo (por exemplo, se for para ser disposta em uma das extremidades da superfície do campo de jogo, próximo dos gols ou cestas) deve ter dimensões relativamente grandes e nem todos os estádios têm esse espaço.
[0013] A patente européia EP 0968495 B2, intitulada “impressão figurativa e um transportador de impressão plana e uso de tal impressão figurativa’ (em espanhol, "Cartel publicitário Impreso en un portacarteles plano y uso de dicho cartel"), descreve uma outra solução possível para apresentar a publicidade, por exemplo, em um estádio.
[0014] No dito documento de patente européia, é descrita a impressão figurativa compreendendo um primeiro elemento figurativo que representa um anúncio em uma primeira dimensão e uma segunda dimensão, a qual, quando vista em uma dada direção oblíqua entre um observador e a impressão figurativa, mostra as primeira e segunda dimensões formando um plano de publicidade que é direcionado obliquamente para frente, de preferência, perpendicular ao transportador de impressão. Além disso, a impressão figurativa compreende ainda um segundo cartel de elemento figurativo que representa o anúncio em uma terceira dimensão, de tal forma que quando ele é visto em uma determinada direção oblíqua entre o observador e a impressão figurativa, exibirá a terceira dimensão como direcionada perpendicularmente ao plano da impressão figurativa.
[0015] A principal vantagem apresentada pela dita solução é a complexidade da obtenção da impressão figurativa ou meio de publicidade. Basicamente, porque o problema a ser solucionado é o de que a impressão figurativa deve aparecer na melhor maneira possível a um observador escolhido, mantendo a aparência de que a impressão figurativa seja uma parte constituinte do ambiente dos outros espectadores, é necessário ao segundo elemento figurativo formar determinados ângulos com a primeira dimensão e a segunda dimensão e que, além disso, os valores de ditos ângulos sejam localizados em determinados intervalos. Portanto, é essencial que a imagem de publicidade a ser exibida tenha três dimensões definidas (x-y-z).
[0016] O documento EP 1193667 A1 descreve um método para obter uma imagem transformada a partir de uma imagem de modo que quando a dirá imagem transformada é disposta em uma superfície que forma um plano horizontal e é vista a partir de um observador a partir de pelo menos ponto de vista, a imagem transformada parece ser uma representação virtual da imagem a qual é localizada em uma posição perpendicular em relação a superfície em que a imagem transformada é disposta. É descrito “constituindo espaço virtual do campo esportivo’. É descrito também “representando o campo em três dimensões a partir das medições reais e a posição de uma câmera de televisão’.
[0017] Como consequência, EP 1193667 A1 ensina a usar a posição exata da câmera (coordenadas X, Y e Z) e descreve o cálculo da altura da representação virtual a partir dos dados iniciais.
[0018] O documento WO 2007/119033 também é voltada para gerar um outdoor virtual. Entretanto, WO 2007/119033 também pega como referência o centro da imagem transformada para executar a transformação e uma malha do chão.
[0019] Além disso, qualquer das soluções descritas que utilizem as transformações das imagens de publicidade exige que as posições do observador e do meio sejam as mesmas que as utilizadas para obter a imagem transformada a ser exibida.
[0020] Qualquer movimento por parte do observador (por exemplo, uma câmara de televisão) ou do meio de publicidade, em relação à posição pré-definida, faz com que a imagem seja exibida de forma incorreta.
Descrição da invenção
[0021] A partir do descrito acima, um objetivo da invenção é fornecer aqui um método para a obtenção da imagem transformada de uma imagem de uma maneira simples e eficiente.
[0022] Este objetivo é alcançado de acordo com a reivindicação 1, que fornece um método para obter uma imagem transformada, de tal forma que quando a dita imagem transformada é disposta sobre uma superfície que forma um plano horizontal e é vista por um observador de ao menos um ponto de visualização apropriado, uma representação virtual da imagem parecerá estar em uma posição perpendicular na superfície sobre a qual está disposta, o método compreendendo as etapas de: - capturar a proporção da imagem a ser transformada; - capturar a largura que a imagem transformada deve ter; - capturar a altura que a representação virtual da imagem deve ter; - estabelecer os eixos de coordenadas no ponto na superfície na qual o ponto de visualização será ortogonalmente projetado com os ditos eixos de coordenadas no mesmo plano horizontal correspondente à superfície na qual a imagem transformada é disposta; - obter um primeiro ângulo de imagem transformada a partir de ao menos dois dos seguintes parâmetros: a distância entre o ponto da superfície sobre a qual o ponto de visualização é projetado e a extremidade superior da imagem transformada mais distante em relação ao dito ponto de visualização; a distância correspondente às coordenadas da extremidade superior da imagem transformada mais distante em relação ao dito ponto de visualização, em um primeiro eixo dos eixos de coordenadas; e a distância correspondente às coordenadas da extremidade superior da imagem transformada mais distante em relação ao dito ponto de visualização, em um segundo eixo dos eixos de coordenadas: - obter o comprimento da imagem transformada lateral da imagem a partir do primeiro ângulo de imagem transformada e da largura que imagem transformada deve ter; - obter o comprimento da imagem transformada a partir da proporção da imagem capturada e a altura capturada da representação virtual da imagem; - obter um segundo ângulo de imagem transformada a partir de ao menos dois dos seguintes parâmetros: a distância entre o ponto na superfície sobre a qual o ponto de visualização será projetado e a extremidade inferior da imagem transformada mais próxima em relação ao dito ponto visualização; a distância correspondente às coordenadas da extremidade inferior da imagem transformada mais próxima em relação ao dito ponto de visualização, no primeiro eixo dos eixos de coordenadas; e a distância correspondente às coordenadas da extremidade inferior mais próxima à imagem transformada em relação ao dito ponto de visualização, no segundo eixo dos eixos de coordenadas.
[0023] Desta forma, um método para obter a imagem transformada é conseguido facilmente e a imagem transformada é conseguida independentemente da disposição do ponto de visualização em relação à disposição vertical, ou seja, apesar da posição do observador poder diferir da posição vertical, a representação virtual da imagem inicial pode ser vista corretamente (a representação virtual da imagem parecerá estar em uma posição perpendicular na superfície sobre a qual a imagem transformada estiver disposta).
[0024] De acordo com outro aspecto, a invenção fornece um programa de computador que compreende as instruções de programa que são executadas em um sistema computacional para executar o método de obtenção da imagem transformada, conforme a descrita acima.
[0025] O dito programa de computador pode ser armazenado em meios físicos de armazenamento, tais como um meio de gravação, uma memória de computador ou memória apenas de leitura, pode ser transmitido por uma onda portadora, tal como uma onda elétrica ou óptica.
[0026] De acordo com outro aspecto da invenção, é fornecido um sistema de obtenção da imagem transformada, de tal forma que quando a dita imagem transformada é disposta sobre uma superfície que forma um plano horizontal e é vista por um observador em ao menos um ponto de visualização apropriado, uma representação virtual da imagem parece estar em uma posição perpendicular na superfície sobre a qual ela está disposta, o dito sistema compreende os meios para capturar as proporções da imagem a ser transformada, os meios para capturar a largura que a imagem transformada deve ter, os meios para capturar a altura que a representação virtual da imagem deve ter; os meios para estabelecer os eixos de coordenadas no ponto sobre a superfície sobre a qual o ponto de visualização é ortogonalmente projetado, com os ditos eixos de coordenadas no mesmo plano horizontal correspondente à superfície sobre a qual a imagem transformada é disposta; os meios para obter um primeiro ângulo de imagem transformada a partir de ao menos dois dos seguintes parâmetros: a distância entre o ponto na superfície sobre a qual o ponto de visualização é projetado e a extremidade superior da partir da imagem transformada mais distante em relação ao ponto de visualização; a distância correspondente às coordenadas da extremidade superior da imagem transformada mais distante em relação ao dito ponto de visualização, em um primeiro eixo dos eixos de coordenadas; e a distância correspondente às coordenadas da extremidade superior da imagem transformada mais distante em relação ao dito ponto de visualização, em um segundo eixo dos eixos de coordenadas; os meios para obter o comprimento lateral da imagem transformada a partir do primeiro ângulo de imagem transformada e da largura que a imagem transformada deve ter: os meios para obter o comprimento da imagem transformada a partir da proporção da imagem capturada e a altura capturada da representação virtual da imagem; os meios para obter um segundo ângulo de imagem transformada a partir de ao menos dois dos seguintes parâmetros: a distância entre o ponto na superfície sobre a qual o ponto de visualização é projetado e a dita extremidade inferior da imagem transformada mais próxima em relação ao dito ponto visualização; a distância correspondente às coordenadas da extremidade inferior mais próxima da imagem transformada em relação ao dito ponto de visualização, no primeiro eixo dos eixos de coordenadas; e a distância correspondente às coordenadas da extremidade inferior mais próxima da imagem transformada em relação ao dito ponto de visualização, no segundo eixo dos eixos de coordenadas.
[0027] De acordo com uma forma de realização da invenção, o observador é uma câmara de televisão, tornando possível capturar a imagem transformada de tal forma que a representação virtual da mesma é mostrada aos telespectadores, disposta perpendicularmente na superfície sobre a qual a transformada está disposta. A invenção pode também se referir a um método para obter um meio de publicidade ou similar, que compreende a obtenção de uma imagem transformada de publicidade ou similar de acordo com o método descrito acima para obter uma imagem transformada, e imprimir a transformação obtida da imagem de publicidade em um meio.
[0028] O meio de publicidade obtido a partir de dito método pode ser disposto, por exemplo, na superfície de um campo de jogo em um estádio, em qualquer posição desejada, sem a necessidade de grandes dimensões para a instalação. Assim, ela pode ser disposta nas linhas laterais ou no final da superfície do campo de jogo, com a linha de base do meio (ou imagem transformada) disposta paralelamente às ditas linhas. Do mesmo modo, o meio pode também ser disposto dentro do campo de jogo em si (dentro das linhas de contorno do campo de jogo, por exemplo, no centro do campo de jogo).
[0029] Além disso, os meios obtidos, além de não constituírem um risco para a segurança dos homens ou mulheres atletas, permitem que as câmaras que capturam um evento que está sendo jogado no dito campo de jogo, também capturem a imagem transformada, a qual seria vista pelos telespectadores, bem como uma representação virtual da imagem que está disposta perpendicular à superfície do campo de jogo.
[0030] Importante, a exibição correta da representação virtual não depende da altura na qual a câmara está disposta; deve ser considerada apenas a altura desejada da representação virtual da imagem.
[0031] De acordo com esta forma de realização preferida da invenção, o meio no qual a imagem transformada de publicidade é impressa será uma faixa de lona ou similar, mas poderia também ser a superfície real de um campo de jogos ou similar (por exemplo, a superfície de um estabelecimento comercial), ou seja, a imagem transformada seria impressa diretamente sobre a superfície do campo de jogo.
[0032] De acordo com uma forma de realização da invenção, o método compreende ainda a impressão de um elemento sobre o meio como uma base para a imagem transformada de tal forma que quando a representação virtual da imagem parecer estar em uma posição perpendicular à superfície sobre a qual a imagem transformada está disposta, o elemento como uma base parecerá ser a base sobre a qual a representação virtual da imagem está suportada.
[0033] De preferência, o elemento como uma base da imagem transformada é um retângulo; apesar de poder ser de qualquer formato, desde que seja adequado para a exibição como uma base para a representação virtual da imagem.
[0034] De acordo com outra forma de realização da invenção, o método compreende ainda a impressão de um elemento sobre o meio como uma sombra da imagem transformada de tal forma que quando a representação virtual da imagem parecer estar em uma posição perpendicular à superfície sobre a qual a imagem transformada está disposta, o elemento como uma sombra parecerá dar uma representação virtual tridimensional da imagem.
[0035] Neste ponto, é importante notar que tanto o elemento como uma base, bem como o elemento como uma sombra não são essenciais para a invenção.
[0036] O objetivo pretendido pela invenção é alcançado caso um ou nenhum (ou ambos) dos ditos elementos esteja presente. Além disso, a invenção também se refere a um programa de computador que compreende as instruções de programa que são executadas em um sistema computacional para executar o método para obter um meio de publicidade ou similar.
[0037] Além disso, a invenção também se refere a um sistema de obtenção de um meio de publicidade ou similar, que compreende o sistema de obtenção da imagem transformada descrito acima, para obter a imagem transformada de publicidade e os meios para imprimir a imagem transformada de publicidade em um meio.
[0038] De acordo com outro aspecto da invenção, é fornecido um meio de publicidade ou similar o qual compreende a imagem transformada de uma imagem de publicidade obtida a partir de um método descrito acima para obter uma imagem transformada de uma imagem, e um meio no qual a dita imagem transformada de publicidade é impressa.
Breve descrição dos desenhos
[0039] Para uma melhor compreensão do que tem sido descrito, foram anexados desenhos, nos quais, esquematicamente e unicamente a título de exemplo não limitativo, uma forma de realização prática é representada.
[0040] Nos desenhos, - a figura 1 é uma representação esquemática de uma solução de meio de publicidade ou similar, de acordo com o estado da arte; - a figura 2 é uma representação gráfica da imagem na qual é aplicado o método para obter uma imagem transformada da mesma, de acordo com a invenção; - a figura 3 é uma representação esquemática de uma quadra de basquete na qual se pretende dispor, de um lado da quadra, um meio de publicidade obtido a partir do método para obter um meio de publicidade ou similar. De acordo com a invenção; - a figura 4 é uma representação esquemática das distâncias necessárias em relação à quadra de basquetebol na figura 3, para o primeiro ângulo de imagem transformada da figura 2; - a figura 5 é uma representação esquemática da distância entre o ponto na superfície sobre a qual o ponto de visualização será projetado e a extremidade superior da imagem transformada mais distante em relação ao dito ponto de visualização, o comprimento lateral da imagem transformada e a altura da representação virtual da imagem; - a figura 6 é uma representação esquemática das distâncias necessárias em relação à quadra de basquetebol na figura 3, para obter um segundo ângulo de imagem transformada na figura 2; - a figura 7 é uma representação gráfica da imagem transformada na figura2, obtido a partir do método para obter a imagem transformada, de acordo com a invenção; - a figura 8 é uma representação gráfica do meio de publicidade compreendendo a imagem transformada na figura 7, um elemento através de um meio e um elemento através de uma sombra de imagem transformada; - a figura 9 é uma representação esquemática de uma quadra de basquete na qual se pretende fornecer, em uma extremidade da quadra, um meio de publicidade obtido a partir do método para obter um meio de publicidade ou similar, de acordo com a invenção; - a figura 10 é uma representação tridimensional esquemática de uma quadra de basquete na qual é mostrada uma representação virtual de uma imagem de publicidade ("3D ANAMÓRFICA") gerada a partir de uma imagem transformada, tal como o ilustrado na figura 8.
Descrição das formas de realização preferidas da invenção
[0041] Deste ponto em diante será descrita uma forma de realização preferida do método e sistema para obter uma imagem transformada de acordo com a invenção, tendo em conta que a imagem é uma imagem de publicidade e que essa imagem transformada deve, então, ser capaz de ser usada para obter um meio de publicidade que deve ser disposto na superfície de um estádio, mais especificamente na superfície de, por exemplo, uma quadra de basquetebol.
[0042] Além disso, na dita forma de realização preferida, o observador é uma câmara de televisão a partir do qual é possível transmitir um jogo que está ocorrendo na quadra de basquetebol. O objetivo é que durante a dita transmissão, quando o meio de publicidade for captado pela câmara de televisão, a representação virtual da imagem publicidade apareça em uma posição perpendicular à superfície do campo de jogo.
[0043] Nesta forma de realização, a câmara de televisão é disposta centrada em relação a uma das linhas laterais da quadra de basquete (apenas quando a linha do meio se encontra com a linha lateral), a uma certa distância da mesma, e a uma certa altura que depende de cada estádio (geralmente a câmara de televisão é disposta nas arquibancadas). Como será visto mais adiante, a obtenção da imagem transformada de publicidade não depende da altura em que a câmara de televisão é disposta (ou seja, o observador); qualquer que seja a altura em que a câmara esteja disposta a representação virtual da imagem publicitária será vista corretamente.
[0044] No ponto da superfície sobre o qual o ponto de visualização apropriado é ortogonalmente projetado (independentemente da altura em que a câmara esteja disposta), dois eixos de coordenadas ortogonais virtuais são dispostos, com um eixo (eixo X) disposto no mesmo sentido que as linhas laterais do campo de jogo e o outro eixo (eixo Y) disposto na mesma direção da linha de meio de campo ou das linhas de base.
[0045] Além disso, o meio de publicidade obtido nesta forma de realização preferida é adequado para ser disposto na lateral do campo de jogo oposta ao local onde a câmara está localizada, e inclinado para a direita em relação a mesma. Mais especificamente, a extremidade superior da imagem transformada mais distante em relação ao ponto de visualização deve ser disposta na extensão da linha de base do campo de jogo. Além disso, o meio de publicidade deve ser disposto a uma distância pré-definida a partir da linha lateral. No entanto, o meio pode ser obtido de tal forma que possa ser disposto em outros locais no campo de jogo, tal como à esquerda em relação à câmara ou nas extremidades do campo de jogo (ver figura 9).
[0046] O fato de o meio de publicidade ser disposto em uma quadra de basquete e de que a extremidade superior da imagem transformada mais distante é disposta no prolongamento da linha de base da quadra, permite tirar proveito de algumas das distâncias conhecidas, tais como a largura da quadra ou a distância entre a linha de centro e as linhas de base da quadra.
[0047] De acordo com uma outra característica desta forma de realização preferida, o meio de publicidade é disposto com a sua linha de base paralela à linha lateral do campo de jogo.
[0048] Na sequência, o método para obter uma imagem transformada será descrito, como mostrado pela imagem de publicidade 20 na figura 2. O sistema de obtenção de dita imagem transformada de publicidade é um programa de computador responsável pela obtenção dos parâmetros apropriados para a sua implementação e, a partir de ditos parâmetros de entrada, os parâmetros de saída são obtidos, os quais são necessários para obter a imagem transformada.
[0049] Basicamente, o programa de computador requer os seguintes parâmetros de entrada para a obtenção dos parâmetros de saída da imagem transformada: - a altura H3 (ver figura 5) que se deseja para representação virtual na superfície do campo de jogo tenha; - a proporção P (ver figura 2) da imagem de publicidade 20, ou seja, a relação entre a altura H1 da imagem e o comprimento L1, - a distância A (ver figura 3) ao longo do eixo Y entre o ponto na superfície do campo de jogo no qual o ponto de visualização apropriado é ortogonalmente projetado e a projeção da extremidade superior que é mais distante a partir da imagem transformada sobre o eixo Y, disposto na mesma direção da linha do meio do campo de jogo. Portanto, dita distância corresponde à soma da distância entre o ponto no campo de jogo no qual o ponto de visualização apropriado é projetado e a linha lateral, a largura da quadra, a distância entre a linha lateral oposta e a linha de base da imagem transformada, e a largura da imagem transformada (conhecida antes da obtenção da imagem transformada, a partir do espaço disponível entre a linha lateral e a arquibancada); - a distância B (ver figura 3) ao longo do eixo X entre o ponto na superfície sobre a qual o ponto de visualização apropriado é projetado e a projeção da extremidade superior da imagem transformada mais distante sobre o eixo X, disposta no mesmo sentido das linhas laterais do campo de jogo. Portanto, a dita distância é a distância entre a linha do meio e qualquer uma das linhas de base.
[0050] A partir de todos os parâmetros descritos, agora é possível obter a imagem transformada de publicidade de acordo com o método da invenção.
[0051] Dessa forma, o método para a obtenção da imagem transformada de publicidade na figura 2 compreende as seguintes etapas: - capturar a proporção P da imagem de publicidade; - capturar a altura H3 desejada da representação virtual da imagem de publicidade, em relação à superfície do campo de jogo. - capturar os parâmetros necessários para determinar a distância A entre o ponto na superfície do campo de jogo no qual o ponto de visualização apropriado será ortogonalmente projetado e a projeção da extremidade superior da imagem transformada mais distante sobre o eixo Y. Portanto, nesta presente forma de realização preferida seriam a distância de separação entre o ponto no campo de jogo no qual o ponto de visualização apropriado será projetado e a linha lateral oposta, a distância correspondente à largura do campo de jogo, a distância entre a linha lateral oposta e a linha de base da imagem transformada, e a largura H2 da imagem transformada. Obviamente, todos esses valores são previamente conhecidos; - capturar os parâmetros necessários para determinar a distância B entre o ponto na superfície sobre o qual o ponto de visualização apropriado será projetado e a projeção da extremidade superior da imagem transformada mais distante sobre o eixo X. Assim, nesta presente forma de realização preferida, ela corresponde à distância entre a linha do meio do campo de jogo e qualquer uma das linhas de base; - obter o primeiro ângulo à de imagem transformada de publicidade 10 (ou seja, o ângulo de transformação no lado direito da imagem transformada), a uma distância A e distância B. Mais especificamente, mostrado na figura 4, o dito ângulo é obtido a partir a seguinte expressão, com base no fato de que um triângulo retângulo é determinado entre o ponto na superfície sobre a qual o ponto de visualização apropriado será projetado, as distâncias A e B, e a extremidade superior da imagem transformada (note que este ponto é disposto sobre o prolongamento da linha de base) mais distante da câmera: tan a = B/A
[0052] Uma vez que os parâmetros A e B são conhecidos, o valor do ângulo α é obtido, o qual é o ângulo de distorção a partir do lado direito da imagem de publicidade; - obter o comprimento L3 do lado direito da imagem transformada, a partir do um ângulo a. e a largura H2 da imagem transformada (ver figura 4). Portanto, o comprimento do lado direito da imagem transformada pode ser obtido a partir da seguinte expressão: seno α = H2/L3 L3 = H2/seno α
[0053] Uma vez que o ângulo à e a largura H2 da imagem transformada são conhecidos, o valor do comprimento L3 no lado direito da imagem transformada pode ser obtida; - obter o comprimento L4 da base da imagem transformada (ver figura 6), a partir da proporção P da imagem publicidade capturada e a altura H3 da representação virtual da imagem: P = L4/H3 L4 = P x H3 - obter o segundo ângulo À de imagem transformada (ou seja, o ângulo do lado esquerdo da imagem transformada). Como pode ser visto na figura 6, o dito ângulo é obtido a partir do ponto de vista de um novo triângulo retângulo entre o ponto na superfície sobre o qual o ponto de visualização apropriado será projetado e as distâncias sobre as coordenadas X e Y entre o dito ponto e a extremidade inferior mais próxima na imagem transformada. Assim, o ângulo AC, é obtido a partir da expressão. tan X = B1/A1 na qual A1 é a distância correspondente às coordenadas no eixo Y da extremidade inferior mais próxima à imagem transformada e B1 é a distância correspondente às coordenadas no eixo X da parte inferior da extremidade mais próxima à imagem transformada. Mais especificamente, A1 é a soma das distâncias de separação entre o ponto no campo de jogo no qual o ponto de visualização apropriado será projetado e a linha lateral, a distância correspondente à largura do campo de jogo, a distância entre a linha lateral oposta e a linha de base da imagem transformada (ou a mesma que é a distância A menos a largura da imagem transformada H2); enquanto B1 corresponde à distância B obtida anteriormente, qual o comprimento L4 da base da imagem transformada 30 e um parâmetro Z são subtraídos, a qual nada mais é do que a distância no eixo X entre a extremidade superior da imagem transformada e a extremidade inferior mais próxima de dito fundo, assim, tan α = Z/H2 Z = H2 * tan α
[0054] A partir destes valores obtidos, o computador pessoal, por meio do programa de computador, gera a imagem transformada de publicidade original e assegura que a dita imagem transformada seja impressa sobre um meio apropriado, por exemplo, uma faixa, que será posteriormente disposta na posição correta na superfície do campo de jogo.
[0055] Além disso, como pode ser visto na figura 8, o meio de publicidade pode compreender (impresso no meio), bem como a imagem transformada de publicidade 30, um elemento 71 que atua como uma base e um elemento 70 que atua como uma sombra, de tal forma que quando a representação virtual da imagem parecer estar em uma posição perpendicular à superfície sobre a qual a imagem transformada estiver disposta, o elemento como uma base parecerá ser a base sobre a qual a representação virtual da imagem está suportada, enquanto o elemento como uma sombra perecerá dar uma representação virtual tridimensional da imagem.
[0056] Obviamente, um meio de publicidade pode ser obtido de tal forma que compreenda apenas o elemento 71, como uma base ou de tal forma que compreenda apenas o elemento 70, como uma sombra da imagem transformada, ou não compreenda qualquer um deles. A imagem transformada 30 é suficiente para alcançar o resultado desejado.
[0057] A figura 9 mostra, a título de exemplo, que o método da invenção descrito acima também pode ser aplicado para obter a imagem transformada 30 de publicidade 20 na figura 2 para ser disposta na extremidade do campo de jogo que é localizada à direita da câmara. Mais especificamente, neste caso, a extremidade superior mais distante da imagem transformada em relação ao ponto de visualização apropriado deve ser disposta na extensão da linha lateral do campo de jogo mais afastada do ponto de visualização. Além disso, o meio de publicidade é disposto a uma distância pré-definida a partir da linha de base.
[0058] Além disso, a figura 9 mostra algumas das principais dimensões horizontais (distâncias e ângulos) envolvidas na execução do método da invenção para obter um meio adequado que possa ser disposto na parte inferior do campo de jogo. - o primeiro ângulo (à) da imagem transformada; - a distância (A) correspondente às coordenadas da extremidade superior da imagem transformada mais distante em relação ao dito ponto visualização de no primeiro eixo dos eixos de coordenadas (Y); - a distância (B) correspondente às coordenadas da extremidade superior da imagem transformada mais distante em relação ao ponto de visualização no segundo eixo dos eixos de coordenadas (X); - o segundo ângulo (À) da imagem transformada; - a distância (A1) correspondente às coordenadas da extremidade inferior da imagem transformada mais próxima em relação ao ponto de visualização no primeiro eixo dos eixos de coordenadas (Y); - a distância (B1) correspondente às coordenadas da extremidade inferior da imagem transformada mais próxima em relação ao ponto de visualização no segundo eixo dos eixos de coordenadas (X);
[0059] O fato do meio de publicidade ser disposto em uma quadra de basquete e que a extremidade superior da imagem transformada mais distante é disposta no prolongamento da linha lateral da quadra, permite tirar proveito de algumas das distâncias conhecidas, tais como a largura da quadra ou a distância entre a linha de centro do campo e as linhas de base.
[0060] No caso em que o meio é disposto em uma área desprovida de distâncias conhecidas, tais como, por exemplo, em uma instalação comercial, a obtenção das distâncias necessárias pode ser feita manualmente.
[0061] A figura 10 mostra uma representação virtual 20' de uma imagem de publicidade ("3D ANAMÓRFICA"), como seria vista na televisão (quando a imagem é capturada por uma câmera de televisão), ou como seria vista por determinados espectadores no estádio.
[0062] Apesar de aqui ter sido descrita e ilustrada em uma forma de realização específica da invenção, é claro que uma pessoa especializada na arte poderia introduzir variantes e modificações, ou substituir por outros detalhes tecnicamente equivalentes sem se afastar do âmbito da proteção definido pelas reivindicações anexas.
[0063] Apesar das formas de realização da invenção serem descritas em relação ao desenho compreender sistemas computacionais e aos processos realizados em sistemas computacionais, a invenção também se estende a programas de computador, mais particularmente aos programas de computador ou meios de transmissão, adaptados para colocar o invento em prática.
[0064] O programa de computador pode ser apresentando na forma de um código fonte, código objeto ou código intermediário entre o código fonte e código objeto, tal como na forma parcialmente compilada, ou qualquer outra forma adequada para o uso na aplicação dos processos de acordo com a invenção. O meio de transmissão pode ser qualquer entidade ou dispositivo capaz de transportar o programa.
[0065] Por exemplo, o meio de transmissão pode compreender um meio para o armazenamento, tais como uma ROM, por exemplo, um CD- ROM ou uma ROM semicondutora ou meio de gravação magnético, tal como um disco flexível ou uma unidade de disco rígido. Além disso, o meio de transporte pode ser uma portadora transmissível, tal como um sinal elétrico ou óptico que pode ser transmitido através de um cabo óptico ou elétrico ou por rádio ou outros meios.
[0066] Quando o programa de computador estiver contido em um sinal que pode ser transmitido diretamente através de um cabo ou outro dispositivo ou meio, o meio de transporte poderá ser constituído pelo dito cabo ou outro dispositivo ou meio.
[0067] Alternativamente, o meio de transporte pode ser um circuito integrado, no qual o programa de computador é embutido, o dito circuito integrado sendo adaptado para executar, ou para o uso na realização dos processos relevantes.