BR102020017488A2 - Veículo selado - Google Patents

Veículo selado Download PDF

Info

Publication number
BR102020017488A2
BR102020017488A2 BR102020017488-6A BR102020017488A BR102020017488A2 BR 102020017488 A2 BR102020017488 A2 BR 102020017488A2 BR 102020017488 A BR102020017488 A BR 102020017488A BR 102020017488 A2 BR102020017488 A2 BR 102020017488A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
throttle
drum
inlet
cylinder head
cover
Prior art date
Application number
BR102020017488-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Jirapat Phornprapha
Puntawee Poonsawat
Kentaro Kubo
Wiphada Niamruksa
Original Assignee
Honda Motor Co., Ltd.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co., Ltd. filed Critical Honda Motor Co., Ltd.
Publication of BR102020017488A2 publication Critical patent/BR102020017488A2/pt

Links

Images

Landscapes

  • Control Of Throttle Valves Provided In The Intake System Or In The Exhaust System (AREA)

Abstract

veículo selado. a presente invenção refere-se a um veículo selado (veículo dirigível que se monta em selim) inclui um tambor do acelerador que é protegido de ser sujo com seixos e lama que espirrou de uma estrada embora um filtro de ar seja disposto o mais para trás do veículo possível. o veículo selado inclui uma cabeça do cilindro 34, um corpo do acelerador 62, uma válvula borboleta 63, um tambor do acelerador 64, e um tubo de entrada 57. a cabeça do cilindro 34 é unida a um cilindro 33 e tem uma porta de admissão 39 que se comunica com uma câmara de combustão. o corpo do acelerador 62 é disposto entre a porta de admissão 39 e um filtro de ar 53 que é posicionado para trás da porta de admissão 39, e o corpo do acelerador 62 forma uma passagem de admissão 61 que se comunica com o filtro de ar 53. a válvula borboleta 63 varia uma vazão de ar que passa através da passagem de admissão 61 de acordo com a rotação axial. o tambor do acelerador 64 controla a quantidade de rotação da válvula borboleta 63. o tubo de entrada 57 conecta a passagem de admissão 61 à porta de admissão 39 e é disposta na frente do tambor do acelerador 64 de forma a sobrepor o tambor do acelerador 64 em uma vista frontal.

Description

VEÍCULO SELADO ANTECEDENTES 1. Campo Técnico
[001] A presente invenção refere-se a um veículo selado (veículo dirigível que se monta em selim) incluindo um cilindro, uma cabeça do cilindro, e um corpo do acelerador. O cilindro se estende em direção de um cárter e limita o movimento de reciprocidade de um pistão na direção axial. A cabeça do cilindro é unida ao cilindro para formar uma câmara de combustão entre a cabeça do cilindro e o pistão e tem uma porta de admissão que se comunica com a câmara de combustão. O corpo do acelerador é disposto entre a porta de admissão e um filtro de ar que é posicionado para trás da porta de admissão, e o corpo do acelerador forma uma passagem de admissão que se comunica com o filtro de ar.
2. Descrição dos Antecedentes
[002] A literatura de patente 1 divulga um veículo selado incluindo um motor que é suportado em um lado frontal de um braço oscilante por um quadro do corpo do veículo. O braço oscilante suporta uma roda traseira. O motor se estende em direção de um cárter e tem um cilindro para guiar o movimento de reciprocidade de um pistão na direção axial. O cilindro é unido a uma cabeça do cilindro em uma extremidade frontal. A cabeça do cilindro forma uma câmara de combustão entre a cabeça do cilindro e o pistão e tem uma porta de admissão que se comunica com a câmara de combustão. Assim, a cabeça do cilindro volta-se a uma roda dianteira de trás.
[003] Nesse estado, seixos e lama em uma estrada são espirrados da roda dianteira em direção à cabeça do cilindro.
Lista de Citação Literatura de Patente
[004] A Literatura de patente 1: Pedido de Patente Japonesa Não Examinada em Aberto N°. 2013-160100
Breve Sumário
[005] A cabeça do cilindro é conectada a um corpo do acelerador. O corpo do acelerador está incorporado com uma válvula borboleta para variar uma vazão de ar que passa através de uma passagem de admissão, de acordo com a rotação axial. A válvula borboleta é acoplada a um tambor do acelerador para controlar a quantidade de rotação da válvula borboleta. Um filtro de ar é disposto em direção do tambor do acelerador, assim protegendo o tambor do acelerador de ser sujo com seixos e lama que são espirrados de uma rodovia, pela qual um intervalo de manutenção pode ser prolongado. Por outro lado, o filtro de ar é disposto para trás de uma roda dianteira, resultando no fácil acúmulo de sujeira em um elemento do filtro.
[006] A presente invenção foi alcançada em vista dessas circunstâncias e um objeto da presente invenção é fornecer um veículo selado incluindo um tambor do acelerador que é protegido de ser sujo com seixos e lama espirrados de uma rodovia embora um filtro de ar seja disposto o mais para trás do veículo possível.
[007] Um primeiro aspecto da presente invenção fornece um veículo selado incluindo um cilindro, uma cabeça do cilindro, um corpo do acelerador, uma válvula borboleta, um tambor do acelerador, e um tubo de entrada. O cilindro se estende em direção de um cárter e é configurado para guiar o movimento de reciprocidade de um pistão na direção axial. A cabeça do cilindro é unida ao cilindro para formar uma câmara de combustão entre a cabeça do cilindro e o pistão e tem uma porta de admissão que se comunica com a câmara de combustão. O corpo do acelerador é disposto entre a porta de admissão e um filtro de ar que é posicionado para trás da porta de admissão e forma uma passagem de admissão que se comunica com o filtro de ar. A válvula borboleta é suportada pelo corpo do acelerador em uma maneira axialmente giratória e é configurado para variar uma vazão de ar que passa através da passagem de admissão, de acordo com a rotação axial. O tambor do acelerador é acoplado à válvula borboleta e é configurado para controlar uma quantidade da rotação da válvula borboleta. O tubo de entrada se estende para cima da cabeça do cilindro e conecta a passagem de admissão do corpo do acelerador à porta de admissão. Nestas condições, o tubo de entrada é disposto na frente do tambor do acelerador de forma a, pelo menos parcialmente, sobrepor o tambor do acelerador em uma vista frontal.
[008] Em um segundo aspecto, além da configuração do primeiro aspecto, o tubo de entrada pode incluir uma parte ascendente e uma parte se estendendo para trás. A parte ascendente pode curvar em pelo menos uma das direções direita e esquerda enquanto aumenta na direção da cabeça do cilindro. A parte se estendendo para trás pode se estender de uma extremidade superior da parte ascendente e pode curvar e se estender para trás.
[009] Em um terceiro aspecto, além da configuração do segundo aspecto, um centro do tambor do acelerador pode ser posicionado para trás de um centro da válvula borboleta.
[0010] Em um quarto aspecto, além da configuração de qualquer um dentre o primeiro ao terceiro aspectos, o tubo de entrada pode incluir uma parede do tubo, um flange, e uma nervura. A parede do tubo pode formar uma passagem que conecta a passagem de admissão à porta de admissão. O flange pode ser formado em uma extremidade da parede do tubo e pode ser colocado e unido ao corpo do acelerador ao redor da passagem. A nervura pode ser formada ao longo de uma superfície externa da parede do tubo continuamente do flange e pode ser disposto na frente do tambor do acelerador de forma a, pelo menos parcialmente, sobrepor o tambor do acelerador em uma vista frontal.
[0011] Em um quinto aspecto, além da configuração do quarto aspecto, a parede do tubo e a nervura podem ser dispostas na frente do tambor do acelerador de forma a sobrepor todo o tambor do acelerador em uma vista frontal.
[0012] Em um sexto aspecto, além da configuração do quarto ou do quinto aspecto, o tubo de entrada pode incluir uma nervura voltada para o vento. A nervura voltada para o vento pode ser disposta abaixo de uma linha central do tubo de entrada e pode incluir uma superfície voltada ao vento que é deslocada para trás conforme vai para baixo.
[0013] Em um sétimo aspecto, além da configuração de qualquer um dentre o primeiro ao sexto aspecto, o veículo selado pode ainda incluir uma cobertura de tambor que é disposta atrás do tambor do acelerador de forma a sobrepor o tambor do acelerador em uma vista traseira.
[0014] Em um oitavo aspecto, além da configuração do sétimo aspecto, o corpo do acelerador pode incluir um corpo guia que é configurado para limitar o movimento de um cabo do acelerador na direção axial. O cabo do acelerador pode ser acoplado ao tambor do acelerador. Neste aspecto, a cobertura de tambor pode incluir um corpo de cobertura em formato de placa, um par de paredes laterais, peças de gancho, e uma peça de projeção. O corpo de cobertura pode ser colocado no corpo guia para cobrir o tambor do acelerador de fora. As paredes laterais podem se estender do corpo de cobertura em uma direção ortogonal e podem se voltar entre si por um espaço para receber o corpo guia. As peças de gancho podem respectivamente se estender das paredes laterais em direção a outras paredes laterais e podem verticalmente engatar com o corpo guia que é recebido no espaço, para restringir o deslocamento do corpo de cobertura na direção vertical com relação ao corpo guia. A peça de projeção pode se estender de uma das paredes laterais em direção a outra parede lateral e pode segurar o corpo guia entre a peça de projeção e o corpo de cobertura.
[0015] Em um nono aspecto, além da configuração do oitavo aspecto, a parede lateral e o corpo de cobertura podem ser formados com uma abertura que volta-se a um espaço contínuo em uma direção de liberação de molde de um molde da peça de projeção.
[0016] No primeiro aspecto, o filtro de ar é disposto para trás da porta de admissão da cabeça do cilindro. Assim, o filtro de ar é distante de uma roda dianteira. Isto impede o ar de fluir ao filtro de ar, de ser misturado com poeira que é derramada pela roda dianteira, o máximo possível. Como um resultado, sujar um elemento do filtro do filtro de ar é suprimido o máximo possível. Além disso, o tubo de entrada, que é disposto na frente do tambor do acelerador, protege o tambor do acelerador de ser sujo com seixos e lama derramada de uma rodovia. Além disso, a aparência do veículo é melhorada.
[0017] No segundo aspecto, o tubo de entrada curva de forma a desviar um espaço para trás e é assim disposto para circundar o espaço para trás e para frente. Assim, na condição na qual o tambor do acelerador é disposto no espaço atrás do tubo de entrada, o tubo de entrada suficientemente protege o tambor do acelerador de ser sujo com seixos e lama derramada de uma rodovia.
[0018] No terceiro aspecto, o tubo de entrada adequadamente sobrepõe o tambor do acelerador na vista frontal. Assim, o tubo de entrada suficientemente protege o tambor do acelerador de ser sujo com seixos e lama que espirrou de uma estrada.
[0019] No quarto aspecto, a nervura aumenta rigidamente do tubo de entrada. Além disso, a nervura, que é disposta na frente do tambor do acelerador, protege o tambor do acelerador de ser sujo com seixos e lama que espirrou de uma estrada.
[0020] No quinto aspecto, a parede do tubo e a nervura, que são dispostas na frente de todo o tambor do acelerador, protege o tambor do acelerador de ser sujo com seixos e lama que espirrou de uma estrada.
[0021] No sexto aspecto, a nervura voltada para o vento aumenta rigidamente do tubo de entrada. Além disso, a nervura voltada para o vento guia o percurso do vento em direção à cabeça do cilindro durante o percurso. Isto facilita o resfriamento da cabeça do cilindro.
[0022] No sétimo aspecto, a cobertura de tambor, que é disposta atrás do tambor do acelerador, adequadamente protege o tambor do acelerador de trás.
[0023] No oitavo aspecto, o cabo do acelerador é acoplado ao tambor do acelerador ao montar o veículo selado. O cabo do acelerador é configurado ao corpo guia do corpo do acelerador. A seguir, de acordo com o movimento do corpo de cobertura na direção vertical ao longo do corpo guia, o corpo guia é recebido no espaço que é mantido entre as paredes laterais. Assim, o movimento da cobertura de tambor é restrito na direção vertical ao longo do corpo guia. Subsequentemente, o corpo guia é mantido entre a peça de projeção e o corpo de cobertura. O movimento da cobertura de tambor é restrito na direção vertical quando as peças de gancho entram em contato com o corpo guia. Assim, a cobertura de tambor é temporariamente fixada ao corpo do acelerador. Isso alcança a operação de montagem suave.
[0024] No nono aspecto, na moldagem de resina da cobertura de tambor, uma peça de projeção que projeta de uma superfície interna do molde em uma cavidade avança na abertura. A peça de projeção na cavidade sai em uma forma contínua na direção de liberação de molde da peça de projeção da cobertura de tambor e assim não interfere com a peça de projeção da cobertura de tambor ao liberar o molde após a moldagem de resina ser realizada. Como um resultado, é possível evitar o uso de um molde deslizante, pelo qual a eficiência de moldagem de resina da cobertura de tambor seja melhorada.
Breve Descrição dos Desenhos
[0025] A Figura 1 é uma vista da lateral esquerda esquematicamente mostrando uma aparência de uma motocicleta como um veículo selado de acordo com uma modalidade da presente invenção.
[0026] A Figura 2 é uma vista transversal ampliada de um motor tomado ao longo de um plano passando um eixo do cilindro e ortogonal a um eixo de rotação de um virabrequim.
[0027] A Figura 3 é uma vista superior do motor e parcialmente mostra uma superfície cortada de uma unidade de admissão.
[0028] A Figura 4 é uma vista frontal de uma porta de entrada.
[0029] A Figura 5 é uma vista do lado direito do motor.
[0030] A Figura 6 é uma vista frontal de uma unidade de acelerador.
[0031] A Figura 7 é uma vista traseira da unidade de acelerador.
[0032] A Figura 8 é uma vista em perspectiva mostrando um corpo guia de um corpo do acelerador.
[0033] As Figuras 9A e 9B são vistas em perspectiva mostrando a junção entre uma cobertura de tambor de um tambor do acelerador e um tubo de entrada.
[0034] A Figura 10 é uma vista em perspectiva da cobertura de tambor.
Descrição Detalhada
[0035] Uma modalidade da presente invenção será descrita com referência aos desenhos anexos a seguir. Observe que uma direção para cima e para baixo, uma direção dianteiro-traseira e uma direção direita-esquerda da carroceria de um veículo são definidas com base na linha de visão de um passageiro andando de motocicleta.
[0036] A Figura 1 esquematicamente mostra uma aparência de uma motocicleta 11 como um veículo selado de acordo com uma modalidade da presente invenção. A motocicleta 11 inclui um quadro do corpo do veículo 12 que é suportado a uma altura específica acima do solo por uma roda dianteira WF e uma roda traseira WR dispostas para trás da roda dianteira WF. O quadro do corpo do veículo 12 tem um quadro principal 14, uma placa rotativa 15, e um quadro do assento 17. O quadro principal 14 se estende para baixo para trás de um tubo frontal 13. A placa rotativa 15 é unida a uma extremidade inferior do quadro principal 14. O quadro do assento 17 se estende para cima para trás de uma extremidade traseira do quadro principal 14 e suporta um assento do passageiro 16. O tubo frontal 13 suporta um garfo frontal 18 em uma forma giratória em um eixo de giro que inclina para trás. O garfo frontal 18 suporta a roda dianteira WF em uma extremidade inferior abaixo do tubo frontal 13 em uma forma giratória em um eixo 19. O garfo frontal 18 é unido a uma barra do guidão 21 acima do tubo frontal 13, e a barra do guidão 21 se estende na direção direita-esquerda do veículo. Um punho do acelerador é fixado a uma extremidade da barra do guidão 21 em uma forma giratória em um eixo da barra do guidão 21. Um passageiro pode andar no assento do passageiro 16 ao dirigir o veículo.
[0037] Um braço oscilante 23 é acoplado à placa rotativa 15 em uma forma oscilável na direção de cima para baixo em um eixo de suporte 22. O braço oscilante 23 suporta a roda traseira WR em uma forma giratória em um eixo 24, em uma posição separada para trás do eixo de suporte 22. Uma unidade da almofada traseira 25 é acoplada entre o quadro do assento 17 e o braço oscilante 23. A unidade da almofada traseira 25 alivia a vibração que ocorre de acordo com a desigualdade de uma superfície da rodovia e é, então, transmitido ao quadro do corpo do veículo 12.
[0038] O quadro do assento 17 é acoplado a um para-choque traseiro 26 acima da roda traseira WR. O para-choque traseiro 26 cobre a roda traseira WR de cima. Um transportador traseiro 27 é fixado ao para-choque traseiro 26 em um lado traseiro do assento do passageiro 16. O transportador traseiro 27 pode ser usado para posicionar a bagagem nele.
[0039] A motocicleta 11 inclui um motor 31 que é suportado em um lado frontal do braço oscilante 23 pelo quadro do corpo do veículo 12. O motor 31 inclui um cárter 32, um cilindro 33, uma cabeça do cilindro 34, e uma cobertura da cabeça 35. O cárter 32 é disposto em direção da placa rotativa 15 e suporta um virabrequim em uma forma giratória em um eixo de rotação Rx paralelo ao eixo 24 da roda traseira WR. O cilindro 33 se estende em direção do cárter 32. A cabeça do cilindro 34 é unida a uma extremidade frontal do cilindro 33. A cobertura da cabeça 35 é unida à cabeça do cilindro 34 da parte frontal e cobre um mecanismo de válvula 44 para controlar os gases de admissão e escape. Conforme mostrado na Figura 2, o cilindro 33 é formado com uma luva 37 para guiar o movimento de reciprocidade de um pistão 36 na direção axial. Uma câmara de combustão 38 é formada entre a cabeça do cilindro 34 e o pistão 36. A cabeça do cilindro 34 é formada com uma porta de admissão 39 e uma porta de escape 41. A porta de admissão 39 se estende da câmara de combustão 38 e abre para cima. A porta de escape 41 se estende da câmara de combustão 38 e abre para baixo. A porta de admissão 39 é aberta e fechada por uma válvula de admissão 42. A válvula de admissão 42 tem um corpo da válvula 42a disposto na câmara de combustão 38 e é suportada em uma forma axialmente deslocável pela cabeça do cilindro 34. A porta de escape 41 é aberta e fechada por uma válvula de escape 43. A válvula de escape 43 tem um corpo da válvula 43a disposto na câmara de combustão 38 e é suportado em uma forma axialmente deslocável pela cabeça do cilindro 34. A válvula de admissão 42 e a válvula de escape 43 são deslocadas pela operação do mecanismo de válvula 44.
[0040] O pistão 36 é acoplado a um virabrequim 46 por uma haste de conexão 45. O movimento linear de reciprocidade do pistão 36 é convertido em movimento rotacional do virabrequim 46. O virabrequim 46 gira de acordo com a combustão de mistura ar-combustível introduzida da porta de admissão 39 à câmara de combustão 38. Conforme mostrado na Figura 1, a saída do motor 31 é transmitida à roda traseira WR por operação de uma unidade de transmissão 47. Uma corrente de transmissão 47a é enrolada ao redor entre um eixo de saída do motor 31 e o eixo 24 da roda traseira WR. A rotação do virabrequim 46 é transmitida ao eixo de saída de acordo com um índice de redução definido em uma transmissão de múltiplos estágios.
[0041] O motor 31 é conectado a uma unidade de admissão 51 e uma unidade de escape 52. A unidade de admissão 51 introduz mistura de ar-combustível à câmara de combustão 38. A mistura de ar-combustível é gerada do combustível de injeção misturado com ar externo. A unidade de escape 52 descarrega gás de escape da câmara de combustão 38. O gás de escape é gerado devido à combustão da mistura de ar-combustível. Conforme mostrado na Figura 3, a unidade de admissão 51 inclui um filtro de ar 53, uma unidade de acelerador 55, e um tubo de entrada 57. O filtro de ar 53 é posicionado para trás da cabeça do cilindro 34. A unidade de acelerador 55 é disposta acima da cabeça do cilindro 34 e do cilindro 33 e é conectada ao filtro de ar 53 por um tubo de conexão 54. O tubo de entrada 57 é unido à cabeça do cilindro 34 de cima enquanto recebe uma válvula de injeção de combustível 56, e o tubo de entrada 57 acopla a unidade de acelerador 55 à cabeça do cilindro 34. Conforme mostrado na Figura 1, o filtro de ar 53 tem um duto de entrada 58 que se estende para trás de uma extremidade traseira do filtro de ar 53. O ar externo que é introduzido do duto de entrada 58 é filtrado por um elemento do filtro no filtro de ar 53 e flui no tubo de conexão 54. A unidade de escape 52 inclui um tubo de escape 59 e um silenciador, que não é mostrado. O tubo de escape 59 é unido à cabeça do cilindro 34 de baixo e se estende para trás enquanto passa sob o motor 31. O silenciador é conectado a uma extremidade traseira do tubo de escape 59 e exibe uma função de silenciamento enquanto reduz a temperatura do gás de escape de acordo com a descompressão. O tubo de escape 59 é incorporado com, por exemplo, catalisador para purificar o gás de escape, que não é mostrado.
[0042] Conforme mostrado na Figura 3, a unidade de acelerador 55 inclui um corpo do acelerador 62, uma válvula borboleta 63, e um tambor do acelerador 64. O corpo do acelerador 62 é disposto entre o filtro de ar 53 e a porta de admissão 39 e forma uma passagem de admissão 61 que se comunica com o filtro de ar 53. A válvula borboleta 63 é suportada pelo corpo do acelerador 62 em uma forma giratória em um eixo Vx e varia uma vazão de ar que passa através da passagem de admissão 61, de acordo com a rotação no eixo Vx. O tambor do acelerador 64 é acoplado à válvula borboleta 63 e controla a quantidade de rotação da válvula borboleta 63 de acordo com a rotação no eixo Vx. O tambor do acelerador 64 é acoplado a um cabo do acelerador 65 que é acoplado ao punho do acelerador. O corpo do acelerador 62 tem um corpo guia 62a que limita o movimento do cabo do acelerador 65 em uma direção axial. O corpo guia 62a é formado em um formato de placa que se estende na direção tangencial do tambor do acelerador 64. O corpo guia 62a é formado com recessos 67, e cada um dos recessos 67 segura um tubo guia 66 que limita o movimento do cabo do acelerador 65 na direção axial. Em resposta à operação do punho do acelerador, o tambor do acelerador 64 gira de acordo com o deslocamento na direção da linha do cabo do acelerador 65. O tambor do acelerador 64 é unido a um eixo do acelerador 63a que se estende da válvula borboleta 63 em uma forma coaxial com a válvula borboleta 63.
[0043] Conforme mostrado na Figura 4, o tubo de entrada 57 inclui uma base 68, uma parede do tubo 71, um flange 72, uma nervura de proteção 73, e uma nervura voltada para o vento 74. A base 68 é colocada e unida à cabeça do cilindro 34 ao redor da porta de admissão 39. A parede do tubo 71 se estende para cima continuamente da base 68 e forma uma passagem 71a que conecta a passagem de admissão 61 do corpo do acelerador 62 à porta de admissão 39. O flange 72 é formado em uma extremidade superior da parede do tubo 71 e é colocado e unido ao corpo do acelerador 62 ao redor da passagem de admissão 61. A nervura de proteção 73 é formada ao longo de uma superfície externa da parede do tubo 71 continuamente do flange 72 e se estende para cima da superfície externa de a parede do tubo 71. A nervura voltada para o vento 74 se estende para baixo em direção à cabeça do cilindro 34 ao longo da superfície externa de a parede do tubo 71 continuamente do flange 72. A base 68 é colocada na cabeça do cilindro 34 em uma superfície plana voltada para cima se estendendo na direção horizontal. A base 68 é fixada à cabeça do cilindro 34 por uma ferramenta de aperto, como um parafuso 75 a ser roscado na cabeça do cilindro 34. A base 68 é hermeticamente encaixada à cabeça do cilindro 34 ao redor da porta de admissão 39.
[0044] O flange 72 é colocado no corpo do acelerador 62 no plano longitudinal que é deslocado para fora conforme vai para frente. O flange 72 é unido ao corpo do acelerador 62 por uma ferramenta de aperto, como um parafuso 76 a ser roscado ao flange 72. O flange 72 é hermeticamente encaixado ao corpo do acelerador 62 ao redor da passagem de admissão 61.
[0045] A parede do tubo 71 é formada por, por exemplo, um tubo cilíndrico que curva da base 68 ao flange 72. Conforme mostrado nas Figuras 3 e 5, a parede do tubo 71 tem uma parte ascendente 57a e uma parte se estendendo para trás 57b. A parte ascendente 57a curva à esquerda na direção direita-esquerda enquanto aumenta para frente da cabeça do cilindro 34. A parte se estendendo para trás 57b se estende de uma extremidade superior de A parte ascendente 57a, que é uma extremidade esquerda nesta modalidade e, então, curva e se estende para trás. Uma linha central GL do tubo de entrada 57 aumenta na frente da superfície plana voltada para cima de A base 68 e, então, curva à esquerda. Conforme mostrado na Figura 3, o tubo de entrada 57 aumenta para um dos lados direito e esquerdo na direção direita-esquerda, que é o lado esquerdo nesta modalidade, enquanto que o tambor do acelerador 64 é montado no outro lado na direção direita-esquerda, que é o lado direito nesta modalidade, do corpo do acelerador 62. Assim, o tubo de entrada 57 sobrepõe o tambor do acelerador 64 na vista frontal e suficientemente protege o tambor do acelerador 64 de ser sujo com seixos e lama que espirrou de uma estrada.
[0046] Conforme mostrado na Figura 4, a nervura voltada para o vento 74 tem uma superfície voltada ao vento 74a que é deslocada para trás conforme vai distante do flange 72, enquanto volta-se à frente. Uma junção 74b entre a nervura voltada para o vento 74 e a parede do tubo 71 é deslocada para baixo conforme vai para trás. A superfície voltada ao vento 74a se estende para baixo da junção 74b. Assim, o percurso do vento que encosta na nervura voltada para o vento 74 da frente flui ao longo da superfície voltada ao vento 74a e é guiado em direção à cabeça do cilindro 34.
[0047] A Figura 6 mostra a mesma composição que na Figura 4, mas é vista através do tubo de entrada 57. Conforme mostrado na Figura 6, o tubo de entrada 57 é disposto na frente do tambor do acelerador 64. A parede do tubo 71 é disposta na frente do tambor do acelerador 64 de forma a sobrepor o tambor do acelerador 64 na vista frontal. A nervura de proteção 73 é disposta na frente do tambor do acelerador 64 de forma a sobrepor o tambor do acelerador 64 na vista frontal. O todo tambor do acelerador 64 é sobreposto pelo tubo de entrada 57 na vista frontal. Conforme mostrado na Figura 3, o eixo Vx da válvula borboleta 63 é configurado para ter uma postura com um ângulo de inclinação de aproximadamente 45 graus com relação à direção direita-esquerda, de acordo com a curva do tubo de entrada 57. Um centro Dc do tambor do acelerador 64 é disposto para trás de um centro Vc da válvula borboleta 63. Aqui, o centro Dc do tambor do acelerador 64 é uma posição central do eixo Vx sobrepondo o tambor do acelerador 64. O centro Vc da válvula borboleta 63 é um ponto de intersecção entre a linha central GL da passagem de admissão 61 e o eixo Vx da válvula borboleta 63.
[0048] Conforme mostrado nas Figuras 6 e 7, a motocicleta 11 inclui uma cobertura de tambor 77 que é disposta atrás do tambor do acelerador 64 de forma a sobrepor o tambor do acelerador 64 na vista traseira. A cobertura de tambor 77 inclui um corpo de cobertura em formato de placa 78, um par de paredes laterais 81a e 81b, peças de gancho 82a e 82b, e uma peça de projeção 83. O corpo de cobertura 78 é colocado no corpo guia 62a para cobrir o tambor do acelerador 64 de fora em uma direção axial do eixo do acelerador 63a. As paredes laterais 81a e 81b se estendem do corpo de cobertura 78 na direção ortogonal e se voltam entre si por um espaço 79 para receber o corpo guia 62a. As peças de gancho 82a e 82b respectivamente se estendem das paredes laterais 81a e 81b em direção às outras paredes laterais e verticalmente engatam com o corpo guia 62a que é recebido no espaço 79, para restringir o deslocamento do corpo de cobertura 78 na direção vertical com relação ao corpo guia 62a. A peça de projeção 83 se estende da parede lateral 81a em direção à outra parede lateral 81b e segura o corpo guia 62a entre a peça de projeção 83 e o corpo de cobertura 78. Conforme mostrado na Figura 7, o movimento da cobertura de tambor 77 é restrito na direção vertical pelo corpo guia 62a do corpo do acelerador 62. As peças de gancho 82a e 82b restringem o movimento da cobertura de tambor 77 na direção vertical. O corpo guia 62a é mantido entre o corpo de cobertura 78 e a peça de projeção 83. Assim, a cobertura de tambor 77 é encaixada ao corpo do acelerador 62.
[0049] A cobertura de tambor 77 inclui um corpo de junção 84. O corpo de junção 84 é integralmente formado com o corpo de cobertura 78 em um lado inferior na direção vertical da cobertura de tambor 77 e é unido ao tubo de entrada 57. Conforme mostrado na Figura 9B, o tubo de entrada 57 é formado com uma superfície plana 85 para receber o corpo de junção 84. A superfície plana 85 é furada para ter um furo de parafuso 86. O furo de parafuso 86 é roscado com um parafuso feminino na parede interna. O corpo de junção 84 é fixado ao tubo de entrada 57 por um parafuso 87 que é roscado ao furo de parafuso 86. A ação do parafuso 87 mantém o acoplamento entre a cobertura de tambor 77 e o corpo do acelerador 62.
[0050] O tubo de entrada 57 é formado com um suporte 88 para receber a válvula de injeção de combustível 56. Em resposta à da válvula de injeção de combustível 56 ao tubo de entrada 57, o suporte 88 recebe uma peça de suporte 89 da válvula de injeção de combustível 56. A peça de suporte 89 é fixada ao suporte 88 por dois parafusos 91 que têm eixos centrais paralelos a um eixo da válvula de injeção de combustível 56.
[0051] Conforme mostrado na Figura 10, a parede lateral 81a e o corpo de cobertura 78 são formados com uma abertura 93, e a abertura 93 volta-se a um espaço 92 que linearmente continua na direção de liberação de molde de um molde da peça de projeção 83. Isto permite que uma peça de projeção 94 que projeta de uma superfície interna do molde na cavidade, avance na abertura 93 na moldagem de resina da cobertura de tambor 77. A peça de projeção 94 na cavidade sai na forma contínua na direção de liberação de molde da peça de projeção 83 da cobertura de tambor 77 e assim não interfere com a peça de projeção 83 da cobertura de tambor 77 ao liberar o molde após a moldagem de resina ser realizada. Como um resultado, é possível evitar o uso de um molde deslizante, pelo qual a eficiência de moldagem de resina da cobertura de tambor é melhorada. A peça de projeção 94 é formada com corrente de ar na direção de liberação de molde.
[0052] Nesta modalidade, o filtro de ar 53 é disposto para trás da porta de admissão 39 da cabeça do cilindro 34. Assim, o filtro de ar 53 é distante da roda dianteira WF. É possível suprimir a sujeira do filtro de ar 53 com poeira espirrada pela roda dianteira WF. Isto suprime a sujeira do elemento do filtro do filtro de ar 53 o máximo possível. Além disso, o tubo de entrada 57 é disposto na frente do tambor do acelerador 64 de forma a sobrepor o tambor do acelerador 64 na vista frontal. Assim, o tubo de entrada 57, que é disposto na frente do tambor do acelerador 64, protege o tambor do acelerador 64 de ser sujo com seixos e lama que espirrou de uma estrada. Além disso, a aparência do veículo é melhorada.
[0053] O tubo de entrada 57 desta modalidade tem a parte ascendente 57a e a parte se estendendo para trás 57b. A parte ascendente 57a curva à esquerda na direção direita-esquerda enquanto aumenta em direção da cabeça do cilindro 34. A parte se estendendo para trás 57b curva e se estende da extremidade esquerda da parte ascendente 57a na posição dianteira e, então, se estende para trás. Como um resultado, o tubo de entrada 57 curva de forma a desviar do espaço para trás e é assim disposto para circundar o espaço para trás e para frente. Assim, na condição em que o tambor do acelerador 64 é disposto no espaço atrás do tubo de entrada 57, o tubo de entrada 57 suficientemente protege o tambor do acelerador 64 de ser sujo com seixos e lama que espirrou de uma estrada.
[0054] O tambor do acelerador 64 desta modalidade é unido ao eixo do acelerador 63a se estendendo da válvula borboleta 63, em um lado traseiro da válvula borboleta 63. O tubo de entrada 57 adequadamente sobrepõe o tambor do acelerador 64 na vista frontal. Assim, o tubo de entrada 57 suficientemente protege o tambor do acelerador 64 de ser sujo com seixos e lama que espirrou de uma estrada.
[0055] O tubo de entrada 57 desta modalidade inclui a parede do tubo 71, o flange 72, e a nervura de proteção 73. A parede do tubo 71 forma a passagem 71a que conecta a passagem de admissão 61 do corpo do acelerador 62 à porta de admissão 39. O flange 72 é formado em uma extremidade da parede do tubo 71 e é colocado e unido ao corpo do acelerador 62 ao redor da passagem de admissão 61. A nervura de proteção 73 é formada ao longo da superfície externa da parede do tubo 71 continuamente do flange 72 e é disposta na frente do tambor do acelerador 64 de forma a sobrepor o tambor do acelerador 64 na vista frontal. A nervura de proteção 73 aumenta rigidamente do tubo de entrada 57. Além disso, a nervura de proteção 73, que é disposta na frente do tambor do acelerador 64, protege o tambor do acelerador 64 de ser sujo com seixos e lama que espirrou de uma estrada.
[0056] A parede do tubo 71 e a nervura de proteção 73 são dispostas na frente do tambor do acelerador 64 de forma a sobrepor todo tambor do acelerador 64 na vista frontal. A parede do tubo 71 e a nervura de proteção 73, que são dispostas na frente do todo tambor do acelerador 64, protegem o tambor do acelerador 64 de ser sujo com seixos e lama que espirrou de uma estrada.
[0057] O tubo de entrada 57 é formado com a nervura voltada para o vento 74. A nervura voltada para o vento 74 se estende em direção a cabeça do cilindro 34 ao longo da superfície externa da parede do tubo 71 continuamente do flange 72 e é deslocado para trás conforme se distancia do flange 72. A nervura voltada para o vento 74 aumenta rigidamente do tubo de entrada 57. Além disso, a nervura voltada para o vento 74 guia o percurso do vento em direção à cabeça do cilindro 34 durante o percurso. Isto facilita o resfriamento da cabeça do cilindro 34.
[0058] A motocicleta 11 desta modalidade inclui a cobertura de tambor 77 que é disposta atrás do tambor do acelerador 64 de forma a sobrepor o tambor do acelerador 64 na vista traseira. A cobertura de tambor 77, que é disposta atrás do tambor do acelerador 64, adequadamente protege o tambor do acelerador 64 de trás.
[0059] A cobertura de tambor 77 inclui o corpo de cobertura em formato de placa 78, o par de paredes laterais 81a e 81b, as peças de gancho 82a e 82b, e a peça de projeção 83. O corpo de cobertura 78 é colocado o corpo guia 62a do corpo do acelerador 62 para cobrir o tambor do acelerador 64 de fora. As paredes laterais 81a e 81b se estendem do corpo de cobertura 78 na direção ortogonal e se voltam entre si pelo espaço 79 para receber o corpo guia 62a. As peças de gancho 82a e 82b respectivamente se estendem das paredes laterais 81a e 81b em direção às outras paredes laterais e verticalmente engatam com o corpo guia 62a que é recebido no espaço 79, para restringir o deslocamento do corpo de cobertura 78 na direção vertical com relação ao corpo guia 62a. A peça de projeção 83 se estende da parede lateral 81a em direção a outra parede lateral 81b e segura o corpo guia 62a entre a peça de projeção 83 e o corpo de cobertura 78. O cabo do acelerador 65 é acoplado ao tambor do acelerador 64 ao montar a motocicleta 11. O cabo do acelerador 65 é configurado ao corpo guia 62a do corpo do acelerador 62. A seguir, de acordo com o movimento do corpo de cobertura 78 na direção vertical ao longo do corpo guia 62a, o corpo guia 62a é recebido no espaço 79 que é mantido entre as paredes laterais 81a e 81b. Assim, o movimento da cobertura de tambor 77 é restrito na direção vertical ao longo do corpo guia 62a. Subsequentemente, o corpo guia 62a é mantido entre a peça de projeção 83 e o corpo de cobertura 78. O movimento da cobertura de tambor 77 é restrito na direção vertical quando as peças de gancho 82a e 82b entram em contato com o corpo guia 62a. Assim, a cobertura de tambor 77 é temporariamente fixada ao corpo do acelerador 62. Isto alcança a operação de montagem suave.
Lista dos Sinais de Referência
11.. .veículo selado (motocicleta), 32...cárter, 33...dlindro, 34...cabeça do cilindro, 36...pistão, 38...câmara de combustão, 39...porta de admissão, 53...filtro de ar, 57...tubo de entrada, 61...passagem de admissão, 62...corpo do acelerador, 62a...corpo guia, 63...válvula borboleta, 64...tambor do acelerador, 65...cabo do acelerador, 71.. .parede do tubo, 71a...passagem, 72...flange, 73...nervura (nervura de proteção), 74...nervura voltada para o vento, 77...cobertura de tambor, 78...corpo de cobertura, 79. espaço (para receber o corpo guia), 81a...parede lateral, 81b...parede lateral, 82a...peça de gancho, 82b...peça de gancho, 83...peça de projeção, 92...espaço (contínuo com a peça de projeção), 93...abertura, Dc.centro (do tambor do acelerador), e Vc...centro (da válvula borboleta).

Claims (9)

  1. Veículo selado, caracterizado pelo fato de que compreende:
    um cilindro (33) se estendendo em direção de um cárter (32) e configurado para limitar o movimento de reciprocidade de um pistão (36) em uma direção axial;
    uma cabeça do cilindro (34) unida ao cilindro (33) para formar uma câmara de combustão (38) entre a cabeça do cilindro (34) e o pistão (36) e tendo uma porta de admissão (39) que se comunica com a câmara de combustão (38);
    um corpo do acelerador (62) disposto entre a porta de admissão (39) e um filtro de ar (53) que é posicionado para trás da porta de admissão (39) e formando uma passagem de admissão (61) que se comunica com o filtro de ar (53);
    uma válvula borboleta (63) suportada pelo corpo do acelerador (62) em uma maneira axialmente giratória e configurada para variar uma vazão de ar que passa através da passagem de admissão (61), de acordo com a rotação axial;
    um tambor do acelerador (64) acoplado à válvula borboleta (63) e configurado para controlar uma quantidade da rotação da válvula borboleta (63); e
    um tubo de entrada (57) se estendendo para cima da cabeça do cilindro (34) e conectando a passagem de admissão (61) do corpo do acelerador (62) à porta de admissão (39), o tubo de entrada (57) sendo disposto na frente do tambor do acelerador (64) de forma a, pelo menos parcialmente, sobrepor o tambor do acelerador (64) em uma vista frontal.
  2. Veículo selado, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o tubo de entrada (57) inclua uma parte ascendente (57a) e uma parte se estendendo para trás (57b), a parte ascendente (57a) curva em pelo menos uma das direções direita e esquerda enquanto aumenta em direção da cabeça do cilindro (34), e a parte se estendendo para trás (57b) se estende de uma extremidade superior da parte ascendente (57a) e, então, se curva e se estende para trás.
  3. Veículo selado, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que um centro (Dc) do tambor do acelerador (64) é posicionado para trás de um centro (Vc) da válvula borboleta (63).
  4. Veículo selado, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o tubo de entrada (57) inclui:
    uma parede do tubo (71) formando uma passagem (71a) que conecta a passagem de admissão (61) à porta de admissão (39);
    um flange (72) formado em uma extremidade da parede do tubo (71) e colocado e unido ao corpo do acelerador (62) ao redor da passagem (71a); e
    uma nervura (73) formada ao longo de uma superfície externa da parede do tubo (71) continuamente do flange (72) e disposta na frente do tambor do acelerador (64) de forma a, pelo menos parcialmente, sobrepor o tambor do acelerador (64) em uma vista frontal.
  5. Veículo selado, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a parede do tubo (71) e a nervura (73) são dispostas na frente do tambor do acelerador (64) de forma a sobrepor todo o tambor do acelerador (64) em uma vista frontal.
  6. Veículo selado, de acordo com a reivindicação 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que o tubo de entrada (57) inclui uma nervura voltada para o vento (74), e a nervura voltada para o vento (74) é disposta abaixo de uma linha central (GL) do tubo de entrada (57) e inclui uma superfície voltada ao vento (74a) que é deslocada para trás conforme vai para baixo.
  7. Veículo selado, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que compreende ainda uma cobertura de tambor (77) que é disposta atrás do tambor do acelerador (64) de forma a sobrepor o tambor do acelerador (64) em uma vista traseira.
  8. Veículo selado, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o corpo do acelerador (62) inclui um corpo guia (62a) que é configurado para limitar o movimento de um cabo do acelerador (65) em uma direção axial, o cabo do acelerador (65) é acoplado ao tambor do acelerador (64), e
    a cobertura de tambor (77) inclui:
    um corpo de cobertura em formato de placa (78) colocado no corpo guia (62a) para cobrir o tambor do acelerador (64) de fora;
    um par de paredes laterais (81a, 81b) se estendendo do corpo de cobertura (78) em uma direção ortogonal e voltados entre si por um espaço (79) para receber o corpo guia (62a);
    peças de gancho (82a, 82b) respectivamente se estendendo das paredes laterais (81a, 81b) em direção às outras paredes laterais e verticalmente engatando com o corpo guia (62a) que é recebido no espaço (79), para restringir o deslocamento do corpo de cobertura (78) na direção vertical relativa ao corpo guia (62a); e
    uma peça de projeção (83) se estendendo da parede lateral (81a) em direção a outra parede lateral (81b) e segurando o corpo guia (62a) entre a peça de projeção (83) e o corpo de cobertura (78).
  9. Veículo selado, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a parede lateral (81a) e o corpo de cobertura (78) são formados com uma abertura (93) que se volta a um espaço (92) contínuo em uma direção de liberação de molde de um molde da peça de projeção (83).
BR102020017488-6A 2019-09-27 2020-08-27 Veículo selado BR102020017488A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2019-177971 2019-09-27
JP2019177971A JP6961652B2 (ja) 2019-09-27 2019-09-27 鞍乗り型車両

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102020017488A2 true BR102020017488A2 (pt) 2021-10-13

Family

ID=75272340

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102020017488-6A BR102020017488A2 (pt) 2019-09-27 2020-08-27 Veículo selado

Country Status (2)

Country Link
JP (1) JP6961652B2 (pt)
BR (1) BR102020017488A2 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP7366184B1 (ja) 2022-03-31 2023-10-20 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両の保護構造

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2011220239A (ja) * 2010-04-09 2011-11-04 Suzuki Motor Corp アイドルスピードコントロール装置のレゾネータ構造
JP5712024B2 (ja) * 2011-03-29 2015-05-07 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両
JP2013119292A (ja) * 2011-12-07 2013-06-17 Honda Motor Co Ltd 自動2輪車
US8657050B2 (en) * 2012-05-17 2014-02-25 Honda Motor Co., Ltd. Saddle-ride type vehicle
JP5925261B2 (ja) * 2014-08-27 2016-05-25 本田技研工業株式会社 車両の吸気装置
JP5919354B2 (ja) * 2014-09-30 2016-05-18 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両の車体カバー押え構造

Also Published As

Publication number Publication date
JP2021055590A (ja) 2021-04-08
JP6961652B2 (ja) 2021-11-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0901762A2 (pt) estrutura de cobertura de corpo de motocicleta
JP5897985B2 (ja) 自動二輪車における前部導風構造
US10377436B2 (en) Side cover structure for motorcycle
BR112016006213B1 (pt) Veículo para montar
EP3127796B1 (en) Rear structure of motorcycle
BR102020017488A2 (pt) Veículo selado
US10233875B2 (en) Saddle-ridden vehicle
JP4420895B2 (ja) スロットルボディ用保護カバーを備える車両用内燃機関
BR102013028923A2 (pt) Veículo do tipo para montar
BR112012024580B1 (pt) veículo a motor de duas rodas
BR102014030109A2 (pt) sistema de exaustão para motocicleta
JP5789124B2 (ja) 鞍乗型車両
BR102018075871A2 (pt) Veículo do tipo para montar
BRPI1003006A2 (pt) estrutura de capÈ inferior de um veìculo do tipo de condução sobre selim
JP3562630B2 (ja) 車両の方向指示灯
JP2015112948A (ja) 自動二輪車
BR112014015318B1 (pt) veículo de montar
JP2017114377A (ja) 鞍乗り型車両の吸気系構造
BR102023002296A2 (pt) Estrutura de proteção para veículo para conduzir montado em selim
BR102012007582A2 (pt) Veículo do tipo de montar em selim
BR102016021819A2 (pt) Motorcycle and motorcycle vehicle body cover
BR102012022128A2 (pt) Motocicleta
JPH01275286A (ja) 自動二輪車用計器の配設構造
JP3020183B2 (ja) 自動二輪車の吸気装置
BR102020018693A2 (pt) motor de combustão interna para veículo de montar em selim

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2755 DE 24-10-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.