BR102017016211B1 - Colheitadeira agrícola compreendendo um chassi e um conjunto de manipulação de material de safra - Google Patents

Colheitadeira agrícola compreendendo um chassi e um conjunto de manipulação de material de safra Download PDF

Info

Publication number
BR102017016211B1
BR102017016211B1 BR102017016211-7A BR102017016211A BR102017016211B1 BR 102017016211 B1 BR102017016211 B1 BR 102017016211B1 BR 102017016211 A BR102017016211 A BR 102017016211A BR 102017016211 B1 BR102017016211 B1 BR 102017016211B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
harvester
crop material
material handling
chassis
handling assembly
Prior art date
Application number
BR102017016211-7A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102017016211A2 (pt
Inventor
Curtis F. Hillen
Williem De Coninck
Michiel J. Vanderstichele
Frank R.G. Duquesne
Jonas F.G. Deprauw
Original Assignee
Cnh Industrial America Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cnh Industrial America Llc filed Critical Cnh Industrial America Llc
Publication of BR102017016211A2 publication Critical patent/BR102017016211A2/pt
Publication of BR102017016211B1 publication Critical patent/BR102017016211B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01FPROCESSING OF HARVESTED PRODUCE; HAY OR STRAW PRESSES; DEVICES FOR STORING AGRICULTURAL OR HORTICULTURAL PRODUCE
    • A01F12/00Parts or details of threshing apparatus
    • A01F12/44Grain cleaners; Grain separators
    • A01F12/446Sieving means
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D75/00Accessories for harvesters or mowers
    • A01D75/28Control mechanisms for harvesters or mowers when moving on slopes; Devices preventing lateral pull
    • A01D75/282Control mechanisms for harvesters or mowers when moving on slopes; Devices preventing lateral pull acting on the grain cleaning and separating device
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01FPROCESSING OF HARVESTED PRODUCE; HAY OR STRAW PRESSES; DEVICES FOR STORING AGRICULTURAL OR HORTICULTURAL PRODUCE
    • A01F7/00Threshing apparatus
    • A01F7/02Threshing apparatus with rotating tools
    • A01F7/06Threshing apparatus with rotating tools with axles in line with the feeding direction ; Axial threshing machines
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D41/00Combines, i.e. harvesters or mowers combined with threshing devices
    • A01D41/12Details of combines

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Threshing Machine Elements (AREA)
  • Harvesting Machines For Root Crops (AREA)
  • Harvester Elements (AREA)

Abstract

A presente invenção refere-se a uma segadeira agrícola que inclui uma seção de processamento de grão tendo um conjunto de manipulação de material de safra. O conjunto de manipulação de material de safra é dirigido na oscilação longitudinal por um dispositivo enquanto permitindo o movimento de lado a lado. Um mecanismo de elo giratório conectado estruturalmente no conjunto de manipulação de material de safra a meio caminho entre os seus membros laterais e no chassi da segadeira agrícola dirige o movimento linear de lado a lado do conjunto de manipulação de material de safra enquanto permitindo o seu movimento longitudinal.

Description

FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO 1. Campo da Invenção
[001] A presente invenção refere-se a colheitadeiras agrícolas, tal como combinadas, e mais particularmente a mecanismos agitadores incorporados na se-ção de processamento de safra da colheitadeira.
2. Descrição da técnica relacionada
[002] Uma colheitadeira agrícola conhecida como uma “combinada” é histo-ricamente chamada dessa forma porque ela combina múltiplas funções de colheita com uma única unidade de colheita, tais como colheita, debulha, separação e limpe-za. Uma combinada inclui um coletor que remove a safra do campo e um alojamento alimentador que transporta o material da safra para um rotor de debulha. O rotor de debulha gira dentro de um alojamento perfurado, que pode ser na forma de cônca-vos ajustáveis e executa uma operação de debulha na safra para remover o grão. Depois que o grão é debulhado, ele cai através de perfurações nos côncavos e é transportado para um reservatório de grãos. Do reservatório de grãos, o grão é limpo usando um sistema de limpeza e é então transportado para um tanque de grãos a bordo da combinada. O sistema de limpeza inclui um ventilador de limpeza que so-pra ar através das manipulações do grão oscilante para descarregar a apara e outros detritos para a traseira da combinada. Material de safra sem grão, tal como a palha da seção de debulha, prossegue através de um picador de palha e para fora da traseira da combinada. Quando o tanque de grãos fica cheio, a combinada é posicionada adjacente a um veículo para dentro do qual o grão deve ser descarregado, tais como um semirreboque, caixa de gravidade, caminhão paralelo ou semelhante, e um sistema de descarga na combinada é acionado para transferir o grão para o veículo.
[003] Mais particularmente, um sistema de debulha ou separação rotativo inclui um ou mais rotores que podem se estender axialmente (frente para traseira) ou transversalmente dentro do corpo da combinada e que são circundados parcial ou totalmente por um côncavo perfurado. O material da safra é debulhado e separado pela rotação do rotor dentro do côncavo. Materiais de safra sem grão mais grossos, tais como talos e folhas, são transportados para a traseira da combinada e descar-regados de volta para o campo. O grão separado, junto com algum material de safra sem grão mais fino, tais como aparas, poeira, palha e outros resíduos da safra são descarregados através dos côncavos e caem no reservatório de grãos onde eles são transportados para o sistema de limpeza. Alternativamente, o grão e o material da safra sem grão mais fino podem também cair diretamente no próprio sistema de lim-peza.
[004] O sistema de limpeza ainda separa o grão do material da safra sem grão e tipicamente inclui um ventilador direcionando uma corrente de fluxo de ar para cima e para trás através das manipulações do grão verticalmente dispostas que oscilam em uma maneira longitudinal. A corrente de fluxo de ar levanta e transporta o material da safra sem grão mais leve para a extremidade traseira da combinada para descarga para o campo. O grão limpo, sendo mais pesado, e pedaços maiores de material de safra sem grão, que não são transportados para longe pela corrente de fluxo de ar, caem sobre uma superfície de uma peneira superior (também conhecida como uma peneira aparadora ou conjunto de peneira) onde um pouco ou todo o grão limpo atravessa para uma peneira inferior (também conhecida como uma peneira de limpeza). O grão e o material da safra sem grão que permanecem nas peneiras superior e inferior são separados fisicamente pela ação recíproca das peneiras quando o material se move para trás. Qualquer grão e/ou material de safra sem grão que permanece na superfície superior da peneira superior ou conjunto de peneira é descarregado na traseira da combinada. O grão que cai através da peneira inferior aterrissa em um reservatório inferior do sistema de limpeza, onde ele é transportado para frente para um trado de grão limpo.
[005] O trado de grão limpo é posicionado abaixo da peneira inferior e recebe o grão limpo de cada peneira e do reservatório inferior do sistema de limpeza. O trado do grão limpo então escava o grão limpo lateralmente para um lado para um elevador de grão limpo, que transporta por sua vez o grão limpo para um tanque de grãos a bordo da combinada.
[006] A peneira superior ou conjunto de peneira é acionado para o movi-mento longitudinal para mover o material da safra colhido em uma direção traseira, mas ao mesmo tempo separa o grão ou safra remanescente do material sem safra. O conjunto de peneira apresenta um peso significativo tendo forças de inércia que exigem suportes estruturalmente fortes para prender o conjunto de peneira na arma-ção agrícola, mas ao mesmo tempo possibilitar o movimento dirigido longitudinal. Uma complicação adicional surge em que, quando a colheitadeira agrícola está ao lado de uma ladeira, ela exige o movimento de lado a lado do conjunto de peneira, de modo a impedir o entupimento do material e a redução resultante na eficiência. O movimento de lado a lado é usado geralmente de forma seletiva, de modo que o movimento primário contínuo é longitudinal, mas a conexão estrutural precisa tam-bém permitir o movimento de lado a lado do conjunto de peneira.
[007] Tipicamente, o movimento de lado a lado é gerado por um atuador que é conectado em um membro de armação da colheitadeira no lado do conjunto de peneira. Isso faz com que o conjunto de peneira obtenha uma oscilação de lado a lado, mas introduz complicações. As forças estruturais precisam ser transmitidas do membro da armação lateral mais perto do atuador para o membro da armação lateral oposto e outros elementos estruturais do conjunto de peneira. Como resultado, as interligações estruturais precisam ser mais robustas no lado do conjunto da peneira mais perto do atuador. Isso adiciona complicação adicional no projeto do conjunto de peneira, graças ao fato que reforços adicionais são necessários para as buchas de suspensão e outros elementos que compõem o conjunto de peneira.
[008] Outro problema é que desde que existe um fluxo de ar substancial ao longo e através do conjunto de peneira, a natureza assimétrica dos elementos estru-turais que estão abaixo da superfície de contato do grão do conjunto de peneira causa uma diferença no fluxo de ar que por sua vez pode causar problemas com a distribuição do material da safra.
[009] Outro problema com a provisão de uma disposição agitadora lateral é que o suporte no solo, na forma de pneus para uma colheitadeira agrícola, exige um espaço significativo ao longo do conjunto de peneira, especialmente quando a co- lheitadeira agrícola precisa trabalhar com prazos apertados. Como resultado, o atu- ador e a articulação têm uma exigência conflitante no invólucro externo do conjunto de peneira.
[010] Dessa maneira, o que é necessário na técnica é um mecanismo de oscilação de lado a lado que minimize, se não elimine, a assimetria e os problemas associados em uma colheitadeira agrícola.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[011] A presente invenção busca oscilar um conjunto de manipulação de material de safra em uma direção longitudinal, mas ao mesmo tempo permitir o mo-vimento de lado a lado com um mecanismo de acionamento simétrico.
[012] Em uma forma, a invenção é um conjunto de manipulação de material de safra para uma colheitadeira agrícola. O conjunto de manipulação de material de safra inclui um membro de armação lateral direito e um membro de armação lateral esquerdo interligados por pelo menos uma armação cruzada. Suportes frontal e tra-seiro são fornecidos para os membros laterais direito e esquerdo permitindo o movi-mento longitudinal e o movimento de lado a lado. Um dispositivo aciona a oscilação longitudinal dos membros laterais direito e esquerdo. Um mecanismo de elo giratório é conectado estruturalmente em pelo menos uma armação cruzada entre os mem-bros laterais direito e esquerdo para conduzir o movimento de lado a lado do conjun-to de manipulação de material de safra. Um atuador para seletivamente acionar o mecanismo de elo giratório é conectado em um entre o conjunto de manipulação de material de safra e o chassi da colheitadeira agrícola entre os membros laterais direito e esquerdo.
[013] Em outra forma, a invenção é uma colheitadeira agrícola com um chassi, uma pluralidade de rodas para movimento no solo e equipamento de proces-samento de grão montado no chassi. Um conjunto de manipulação de material de safra recebe o material do equipamento de processamento de grão e inclui um membro lateral direito e um membro lateral esquerdo interligados por pelo menos uma armação cruzada. Suportes frontal e traseiro para os membros laterais direito e esquerdo conectam no chassi para permitir o movimento longitudinal e o movimento de lado a lado. Um dispositivo aciona a oscilação longitudinal dos membros laterais direito e esquerdo. Um mecanismo de elo giratório é conectado estruturalmente em pelo menos uma armação cruzada entre os membros laterais direito e esquerdo para acionar o movimento de lado a lado do conjunto de manipulação de material de sa-fra. Um atuador para acionar seletivamente o mecanismo de elo giratório é conecta-do em um entre o conjunto de manipulação de material de safra e o chassi da colhei- tadeira agrícola entre os membros laterais direito e esquerdo.
[014] Uma vantagem da presente invenção é um mecanismo agitador de lado a lado simétrico para o conjunto de manipulação de material de safra de uma colheitadeira agrícola.
[015] Outra vantagem é uma redução no espaço necessário ao lado de um conjunto de manipulação de material de safra.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[016] Os aspectos acima mencionados e outros e as vantagens dessa in- venção, e a maneira de atingi-los, se tornarão mais evidentes e a invenção será mais bem entendida com referência à descrição seguinte de uma modalidade da invenção tomada em conjunto com os desenhos acompanhantes, nos quais: A figura 1 é uma vista lateral de uma modalidade de uma colheitadeira agrí-cola na forma de uma combinada que pode incluir um conjunto de peneira e braço acionador da presente invenção, A figura 2 é uma vista em perspectiva do conjunto de peneira mostrado na figura 1, A figura 3 é uma vista de uma versão de um braço acionador representando a presente invenção para a peneira da figura 2; e A figura 4 é uma vista de outra versão de um braço acionador personificando a presente invenção para a peneira da figura 2.
[017] Caracteres de referência correspondentes indicam partes correspon-dentes por todas as várias vistas. A exemplificação apresentada aqui ilustra uma modalidade da invenção, em uma forma, e tal exemplificação não deve ser interpre-tada como limitando o escopo da invenção de qualquer maneira.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[018] Os termos “grão”, “palha” e “refugos” são usados principalmente por todo esse relatório descritivo por conveniência, mas deve ser entendido que esses termos não são planejados para serem limitadores. Assim, “grão” se refere a essa parte do material da safra que é debulhada e separada da parte descartável do ma-terial da safra, que é chamado como material de safra sem grão, MOG ou palha. O material da safra não debulhado completamente é chamado como “refugos”. Tam-bém os termos “para frente”, “para trás”, “esquerda” e “direita” quando usados em conjunto com a colheitadeira agrícola e/ou seus componentes são geralmente de-terminados com referência à direção de percurso operativo para frente da colheita- deira, mas novamente, eles não devem ser interpretados como limitadores. Os ter mos “longitudinal” e “transversal” são determinados com referência à direção diantei-ra e traseira da colheitadeira agrícola e não são igualmente interpretados como limi-tadores.
[019] Com referência agora aos desenhos, e mais particularmente à figura 1, é mostrada uma colheitadeira agrícola na forma de uma combinada 10, que ge-ralmente inclui um chassi 12, rodas de engate no solo 14 e 16, coletor 18, alojamento alimentador 20, cabine do operador 22, sistema de debulha e separação 24, sistema de limpeza 26, tanque de grãos 28 e trado de descarga 30.
[020] As rodas frontais 14 são rodas do tipo de flutuação mais largas e as rodas traseiras 16 são rodas dirigíveis menores. A força motriz é aplicada seletiva-mente nas rodas frontais 14 através de uma casa de força na forma de um motor a diesel 32 e uma transmissão (não mostrada). Embora a combinada 10 seja mostrada como incluindo rodas, também deve ser entendido que a combinada 10 pode incluir esteiras, tal como esteiras completas ou metade de esteiras.
[021] O coletor 18 é montado na frente da combinada 10 e inclui uma barra cortadora 34 para separar as safras do campo durante o movimento para frente da combinada 10. Um carretel giratório 36 alimenta a safra para dentro do coletor 18 e um trado duplo 38 alimenta a safra separada lateralmente para dentro de cada lado em direção ao alojamento alimentador 20. O alojamento alimentador 20 transporta a safra cortada para o sistema de debulha e separação 24 e é móvel seletivamente na vertical usando atuadores apropriados, tal como os cilindros hidráulicos (não mos-trados).
[022] O sistema de debulha e separação 24 é do tipo de fluxo axial e geral-mente inclui um rotor 40 pelo menos parcialmente envolvido por e giratório dentro de um côncavo perfurado correspondente 42. As safras cortadas são debulhadas e se-paradas pela rotação do rotor 40 dentro do côncavo 42 e elementos maiores, tais como talos, folhas e semelhantes são descarregados da traseira da combinada 10. Elementos menores de material de safra incluindo grão e material de safra sem grão, incluindo partículas mais leves do que o grão, tais como aparas, poeira e palha, são descarregados através das perfurações do côncavo 42. O sistema de debulha e se-paração 24 pode também ser de um tipo diferente de sistema, tal como um sistema com um rotor transversal ao invés de um rotor axial, etc.
[023] O grão que foi separado pelo conjunto de debulha e separação 24 cai sobre um reservatório de grãos 44 e é transportado para o sistema de limpeza 26. O sistema de limpeza 26 pode incluir uma peneira de pré-limpeza opcional 46, uma peneira superior 48 (também conhecida como uma peneira aparadora ou conjunto de peneira), uma peneira inferior 50 (também conhecida como uma peneira de lim-peza) e um ventilador de limpeza 52. O grão nas peneiras 46, 48 e 50 é submetido a uma ação de limpeza pelo ventilador 52 que produz um fluxo de ar através das pe-neiras para remover a apara e outras impurezas, tal como poeira do grão fazendo esse material ser transportado pelo ar para descarga da coberta de palha 54 da combinada 10. O reservatório de grãos 44 e a peneira de pré-limpeza 46 oscilam em uma maneira longitudinal para transportar o grão e o material da safra sem grão mais fino para a superfície superior da peneira superior 48. A peneira superior 48 e a peneira inferior 50 são verticalmente dispostas em relação uma a outra e da mesma forma oscilam em uma maneira longitudinal para espalhar o grão através das penei-ras 48, 50, enquanto permitindo a passagem do grão limpo por gravidade através das aberturas das peneiras 48, 50.
[024] O grão limpo cai em um trado de grão limpo 56 posicionado transver-salmente abaixo e para frente da peneira inferior 50. O trado de grão limpo 56 recebe o grão limpo de cada peneira 48, 50 do sistema de limpeza 26. O trado de grão limpo 56 transporta o grão limpo lateralmente para um elevador de grão geralmente disposto na vertical 60 para transporte para o tanque de grãos 28. Os refugos do sistema de limpeza 26 caem em uma calha do trado de refugos 62. Os refugos são transportados via o trado de refugos 64 e trado de retorno 66 para a extremidade a montante do sistema de limpeza 26 para ação de limpeza repetida. Um par de trados do tanque de grãos 68 no fundo do tanque de grãos 28 transporta o grão limpo late-ralmente dentro do tanque de grãos 28 para o trado de descarga 30 para descarga da combinada 10.
[025] Com referência agora à figura 2, as peneiras superior e inferior ou conjuntos de peneira 48 e 50 são mostrados sem as peneiras. O conjunto de peneira superior 48 inclui um membro lateral esquerdo 70 e um membro lateral direito 72 interligados por pelo menos uma armação cruzada 74. Os membros laterais esquerdo e direito 70 e 72 são suportados adjacentes à armação cruzada 74 por um elo frontal 76. Um elo flexível 78 conecta em um suporte traseiro para manter a traseira dos membros laterais no lugar. Os elos 76 e 78 têm pontos de montagem flexíveis 96 para possibilitar tanto o movimento longitudinal quanto o de lado a lado. Armações de suporte 82 produzem uma base afixada no chassi 12 para permitir o suporte final para o conjunto de peneira 48. Uma peneira se estende entre os membros laterais direito e esquerdo 70 e 72 para proporcionar uma superfície para transportar o material em uma direção traseira e permitir que o grão ou outro material da safra atravesse e seja coletado. A peneira não é mostrada para possibilitar uma descrição mais clara da presente invenção.
[026] A frente dos membros laterais esquerdo e direito 70 e 72 é dirigida para o movimento longitudinal através de um mecanismo de oscilação longitudinal ge-ralmente indicado em 84. Um eixo de transmissão de entrada 86 estendido transver-sal no chassi 12 recebe uma entrada de força adequada para rotação. Ambas as extremidades do acionamento do eixo de transmissão 86 alternam os braços 88 através de uma montagem giratória excêntrica 90. Os braços 88 conectam nos membros laterais esquerdo e direito 70, 72 através de conexões flexíveis 96.
[027] Na técnica anterior, os membros laterais esquerdo e direito 70 e 72 são alternados seletivamente de lado a lado por um mecanismo agitador lateral que é geralmente indicado na localização 98 para o lado do membro lateral esquerdo 70. O mecanismo incluiria um atuador recíproco apropriadamente montado no chassi 12 e tendo um eixo de saída conectando no membro lateral esquerdo 70 por uma conexão giratória para o movimento de lado a lado. Como dito acima, a provisão do mecanismo agitador de lado a lado na localização 98 introduz uma exigência de espaço ou invólucro para o lado do equipamento de processamento do grão. Essa localização causa a assimetria na transmissão das forças para os membros laterais esquerdo e direito, bem como interfere potencialmente com as rodas motrizes no solo posicionadas adjacentes ao lado do equipamento de manipulação do material da safra. De acordo com a presente invenção, o mecanismo agitador de lado a lado é deslocado para o centro do equipamento de manipulação do material da safra como ilustrado nas figuras 3 e 4.
[028] Com referência em primeiro lugar à figura 3, é mostrado um mecanismo de elo giratório 100 e um atuador 102 tendo uma extremidade conectada em uma das armações cruzadas 74 (mostrado em linhas tracejadas) conectadas no membro de agitação através dos membros laterais esquerdo e direito 70, 72 e a extremidade de saída conectada em um primeiro elo 104 em uma extremidade sua 106. A extremidade oposta 108 do primeiro elo é conectada no chassi 12. Um segundo elo 110 tem uma primeira extremidade 112 articuladamente conectada no primeiro elo 104 entre suas extremidades e uma segunda extremidade 114 conectada na armação cruzada 74 (mostrado em linhas tracejadas) conectada no membro de agitação através dos membros laterais esquerdo e direito 70, 72.
[029] O atuador 102 pode ser na forma de um atuador elétrico, pneumático ou hidráulico como for apropriado. O ponto de conexão na armação cruzada 74 em 114 fica preferivelmente a meio caminho entre os membros laterais esquerdo e direi-to 70 e 72 e a meio caminho entre as extremidades dianteira e traseira dos membros laterais esquerdo e direito da escória 70 e 72. Em operação, a alternação pelo atua- dor 102 da extremidade 106 do elo 104 causa um movimento correspondente na extremidade 114 conectando na armação cruzada 74 que é uma alternação linear em oposição a algumas propostas da técnica anterior tendo a alternação arqueada. O movimento linear é efetivo no aumento da eficiência com a qual o grão entre os membros laterais esquerdo e direito 70 e 72 é redistribuído. Pelo posicionamento do atuador 102 e mecanismo de elo giratório 100 entre os membros laterais esquerdo e direito 70 e 72, o espaço para o lado dos membros é liberado para possibilitar maior vão para as rodas motrizes no solo e outro equipamento. Além do que, a distribuição dos estresses do mecanismo de acionamento para os membros da armação laterais esquerdo e direito 70 e 72 fica simétrica, de modo que um lado não tem que ser muito rígido em relação ao outro lado. Isso possibilita a simetria dos membros de armação cruzada 74 ao redor do ponto médio longitudinal do conjunto de manipulação de material de safra. Isso possibilita por sua vez um fluxo mais suave e mais uniforme do soprador 52 para varrer o material diferente do grão ao longo do topo da peneira.
[030] Com referência agora à figura 4, é mostrado outro mecanismo de elo giratório 116 acionado por um atuador 118 que é conectado no membro de chassi 12 através de uma conexão giratória 120. O atuador 118 conecta em um cotovelo 122 articuladamente montado no chassi 12 em 124. O cotovelo 122 tem extremidades opostas 126. Primeiro e segundo elos giratórios 128 e 130 são conectados nas extremidades opostas do cotovelo 126. Como ilustrado, os elos 128 e 130 são dis-postos em pares para equilibrar as forças. As extremidades opostas do primeiro e do segundo elos 128 e 130 são conectadas em um terceiro elo 132 tendo uma coluna de conexão 134 estendida até uma armação cruzada (não mostrada) que conecta nos membros laterais esquerdo e direito 70, 72 e presa a ela por um parafuso 136. Um braço de manivela 138 é integral com o cotovelo 122 e se estende em um ângulo em relação a uma linha entre as extremidades opostas do cotovelo 126 para co- nexão na saída do atuador em 140.
[031] A modalidade mostrada na figura 4 utiliza uma disposição que é van-tajosa de um ponto de vista da embalagem, já que o atuador 118 fica paralelo à e adjacente proximamente ao membro de chassi 12. O movimento da coluna de cone-xão 134 e, portanto, dos membros da armação laterais esquerdo e direito 70 e 72 é também geralmente um movimento linear que é vantajoso para a distribuição do grão e outro material durante o processo de separação. Como no caso com a disposição na figura 3, o ponto de conexão com as armações cruzadas 74 é meio caminho entre os membros de armação laterais esquerdo e direito e é posicionado a meio caminho entre a disposição dianteira e traseira. Isso também oferece a vantagem da distribuição simétrica das forças, controle simétrico do fluxo de ar e liberação do lado do equipamento de processamento do grão para criar um vão maior para as rodas motrizes no chão.
[032] Embora conjuntos de peneira tenham sido usados no exemplo acima do mecanismo de agitação lateral, deve ser entendido que ele pode ser aplicado em um reservatório de grãos, reservatório de retorno, reservatório de aparas, sapata inferior ou qualquer conjunto de manipulação de material de grão ou safra em uma colheitadeira agrícola com benefícios iguais de distribuição de força simétrica e libe-ração do lado do conjunto.
[033] Embora essa invenção tenha sido descrita com relação a pelo menos uma modalidade, a presente invenção pode ser ainda modificada dentro do espírito e do escopo dessa revelação. Esse pedido é planejado, portanto, para cobrir quaisquer variações, usos ou adaptações da invenção usando seus princípios gerais. Além do que, esse pedido é planejado para cobrir tais afastamentos da presente revelação como se situando dentro da prática conhecida ou costumeira na técnica a qual essa invenção diz respeito e que caia dentro dos limites das reivindicações anexas.

Claims (10)

1. Colheitadeira (10) compreendendo um chassi (12) e um conjunto de ma-nipulação de material de safra (26), o dito conjunto de manipulação de material de safra (26) compreendendo: um membro lateral direito e um esquerdo (72, 70) interligados por pelo menos uma armação cruzada (74), suportes frontal e traseiro (76, 78) para os ditos membros laterais direito e esquerdo (72, 70), permitindo a oscilação longitudinal e o movimento de lado a lado, um dispositivo (84) para acionar a oscilação longitudinal dos ditos membros laterais direito e esquerdo (72, 70), em que o conjunto de manipulação de material de safra compreende ainda: um mecanismo de elo giratório (100, 116) conectado estruturalmente na dita pelo menos uma armação cruzada (74) entre os ditos membros de armação lateral direito e esquerdo (72, 70) e ao chassi da colheitadeira agrícola (12) para conduzir o movimento de lado a lado geralmente linear do dito conjunto de manipulação de ma-terial de safra (26) enquanto permite o seu movimento longitudinal; e a colheitadeira CARACTERIZADA pelo fato de que o conjunto de manipula-ção de material de safra compreende ainda um atuador (102, 118) disposto para al-ternar para acionar seletivamente o dito mecanismo de elo giratório (100, 116) para acionar um movimento alternativo de lado a lado geralmente linear do dito conjunto de manipulação de material de safra (26), o dito atuador (102, 118) sendo conectado a um do dito conjunto de manipulação de material de safra (26) e ao chassi da co- lheitadeira agrícola (12) entre os ditos membros laterais direito e esquerdo (72, 70).
2. Colheitadeira (10), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o dito mecanismo de elo giratório (100, 116) é conectado na dita pelo menos uma armação cruzada (74) a meio caminho entre os ditos membros laterais direito e esquerdo (72, 70).
3. Colheitadeira (10), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o dito mecanismo de elo giratório (100, 116) é conectado à dita pelo menos uma armação cruzada (74) em um ponto que fica na metade do caminho en-tre as extremidades dianteira e traseira dos ditos membros de armação laterais direito e esquerdo (72, 70).
4. Colheitadeira (10), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o dito atuador (102, 118) é conectado no chassi da colheitadeira agrícola (12).
5. Colheitadeira (10), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o dito atuador (102, 118) é conectado na dita pelo menos uma ar-mação cruzada (74).
6. Colheitadeira (10), de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADA pelo fato de que o dito mecanismo de elo giratório (100) inclui um primeiro elo (104) conectado articuladamente no dito atuador (102) em uma extremidade (106) e no dito chassi (12) na outra extremidade (108) e um segundo elo conectado articuladamente no dito primeiro elo (104) em um ponto (112) entre sua conexão giratória e na outra extremidade (114) no ponto médio da dita pelo menos uma armação cruzada (74).
7. Colheitadeira (10), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que a dita pelo menos uma armação cruzada (74) é estruturalmente si-métrica com referência a um ponto a meio caminho entre os ditos membros laterais direito e esquerdo (72, 70).
8. Colheitadeira (10), de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADA pelo fato de que o dito atuador (102) e o mecanismo de elo giratório (100) são posi-cionados abaixo da dita pelo menos uma armação cruzada (74).
9. Colheitadeira (10), de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADA pelo fato de que o dito mecanismo de elo giratório (116) inclui um cotovelo (122) arti- culadamente montado em um ponto intermediário às suas extremidades no chassi da colheitadeira agrícola (12) com extremidades opostas (126) e um braço de mani-vela (138) estendido em um ângulo relativo às ditas extremidades opostas (126) e conectado no dito atuador (118).
10. Colheitadeira (10), de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADA pelo fato de que inclui primeiro e segundo elos (128, 130) conectados articulada-mente nas ditas extremidades opostas (126) do dito cotovelo (122) e um terceiro elo (132) conectado articuladamente nas extremidades opostas dos ditos primeiro e se-gundo elos (128, 130), o dito terceiro elo (132) sendo conectado articuladamente entre suas extremidades na dita pelo menos uma armação cruzada (74).
BR102017016211-7A 2016-07-29 2017-07-28 Colheitadeira agrícola compreendendo um chassi e um conjunto de manipulação de material de safra BR102017016211B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US15/223,969 2016-07-29
US15/223,969 US10076078B2 (en) 2016-07-29 2016-07-29 Lateral shake mechanism for agricultural harvester cleaner

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102017016211A2 BR102017016211A2 (pt) 2018-02-14
BR102017016211B1 true BR102017016211B1 (pt) 2022-03-15

Family

ID=59387984

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102017016211-7A BR102017016211B1 (pt) 2016-07-29 2017-07-28 Colheitadeira agrícola compreendendo um chassi e um conjunto de manipulação de material de safra

Country Status (4)

Country Link
US (1) US10076078B2 (pt)
EP (1) EP3275304B1 (pt)
AR (1) AR109194A1 (pt)
BR (1) BR102017016211B1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10334781B2 (en) * 2015-08-20 2019-07-02 Cnh Industrial America Llc Side shake rate based on machine throughputs
US11375662B2 (en) 2019-06-12 2022-07-05 Cnh Industrial America Llc Apparatus and method for monitoring grain content within a tailings system of an agricultural harvester
DE102019125489A1 (de) * 2019-09-23 2021-03-25 Claas Selbstfahrende Erntemaschinen Gmbh Verschwenkvorrichtung zur gleichmäßigen Verteilung eines Gutes auf einem Förder- und Reinigungsorgan
CN113798173A (zh) * 2021-09-23 2021-12-17 东北农业大学 一种错动式玉米清选装置

Family Cites Families (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2262453A (en) 1935-07-01 1941-11-11 Allis Chalmers Mfg Co Harvester-thresher
US2939581A (en) * 1956-08-16 1960-06-07 Massey Ferguson Inc Combine cleaning shoe
US3744631A (en) * 1970-10-26 1973-07-10 Gilson Screen Co Reciprocating sieve shaker apparatus
IT1024637B (it) 1974-10-18 1978-07-20 Laverda P S P A Dispositivo per il ricupero della granella dagli scuotipaglia di macchine mietitrebbiatrici
DE3024902A1 (de) * 1979-07-04 1981-01-22 Sperry Nv Koerner-reinigungsvorrichtung fuer maehdrescher
DE3332763A1 (de) * 1983-09-10 1985-03-28 Claas Ohg, 4834 Harsewinkel Vorrichtung zur gleichmaessigen gutverteilung bei selbstfahrenden maehdreschern
US4535788A (en) * 1984-10-11 1985-08-20 Sperry Corporation Lateral leveling mechanism for combine cleaning apparatus
US4548214A (en) * 1984-10-11 1985-10-22 Sperry Corporation Fore-and-aft leveling mechanism for combine cleaning apparatus
US4557276A (en) * 1984-10-11 1985-12-10 Sperry Corporation Four way leveling mechanism for combine cleaning apparatus
EP0547036B1 (en) 1987-10-22 1997-09-17 New Holland Belgium N.V. Combine harvester cleaning mechanism including grain pan and cleaning sieves
DE4034435A1 (de) 1990-10-25 1992-04-30 Claas Ohg Foerdervorrichtung, insbesondere fuer/in einem maehdrescher
GB2415349A (en) * 2004-06-22 2005-12-28 Cnh Belgium Nv Grain cleaning system for a combine harvester.
DE102005016950A1 (de) * 2005-04-12 2006-10-19 Claas Selbstfahrende Erntemaschinen Gmbh Antriebssystem für eine Erntegutfördereinrichtung
US20080004092A1 (en) * 2006-06-30 2008-01-03 Deere & Company, A Delaware Corporation Remote sieve or chaffer adjustment
GB2450483A (en) * 2007-06-25 2008-12-31 Cnh Belgium Nv A Grain cleaning system for a combine harvester
US7927199B2 (en) * 2008-07-16 2011-04-19 Deere & Company Grain cleaning assembly support frame movable in two planes
US8622791B2 (en) * 2011-10-28 2014-01-07 Deere & Company Cleaning shoe
US8880299B2 (en) * 2011-12-20 2014-11-04 Cnh Industrial America Llc Combine side shake cleaning control system
US8777706B2 (en) * 2011-12-21 2014-07-15 Cnh Industrial America Llc Auger bed for a lateral leveling cleaning system
US8622792B1 (en) * 2012-11-26 2014-01-07 Cnh America Llc Rack and pinion sieve adjustment mechanism
US8939829B2 (en) * 2012-12-14 2015-01-27 Cnh Industrial America Llc Combine linear side-shake cleaning control system
US8951105B2 (en) * 2012-12-21 2015-02-10 Cnh Industrial America Llc Combine side-shake control system slider joint
BE1021136B1 (nl) * 2013-03-12 2016-02-22 Cnh Industrial Belgium Nv Maaidorser met verstelbare reinigingsschoenopstelling
US9699970B2 (en) * 2013-09-19 2017-07-11 Cnh Industrial America Llc Combine side-shake cleaning control system
US9844186B2 (en) * 2015-09-29 2017-12-19 Deere & Company Drive linkage for cleaning shoe

Also Published As

Publication number Publication date
US20180027738A1 (en) 2018-02-01
AR109194A1 (es) 2018-11-07
EP3275304A1 (en) 2018-01-31
EP3275304B1 (en) 2020-06-03
US10076078B2 (en) 2018-09-18
BR102017016211A2 (pt) 2018-02-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9992924B2 (en) Folding mechanism for wide wheat headers
BR112015014073B1 (pt) sistema de controle de agitação lateral de combinada e combinada
BR102017016211B1 (pt) Colheitadeira agrícola compreendendo um chassi e um conjunto de manipulação de material de safra
BR112019020738B1 (pt) Sistema de debulha para uso em uma colheitadeira agrícola
BR102015028825B1 (pt) picador e espalhadora para uma colheitadeira agrícola
BR102016009856A2 (pt) System and adjustment method of agricultural harvest
BR102016009813B1 (pt) Ceifeira agrícola
BR102016023289A2 (pt) Agricultural harvest, ripping bar for agricultural harvest and method of debulation and separation
BR102016019385A2 (pt) taxa de agitação lateral baseada em rendimentos de máquina
EP3120687B1 (en) Side shaker link for agricultural harvester sieve assembly
BR102016019359B1 (pt) Colheitadeira agrícola e método
BR112017010175B1 (pt) colheitadeira agrícola com um elevador giratório
BR112015028245B1 (pt) sistema de limpeza para uma colheitadeira combinada
US10104839B2 (en) Linkage for agricultural harvester cleaner
BR102016017238B1 (pt) Arranjo de peneira para uma colheitadeira agrícola
BR102016024492B1 (pt) Montagem de peneira para uma colheitadeira agrícola e colheitadeira agrícola
BR102017009929B1 (pt) Sistema de debulha para uso em uma colheitadeira agrícola
BR102016017215B1 (pt) Conjunto de peneira
BR112019020337B1 (pt) Veículo agrícola com transportadora de propósito duplo e método para operar um veículo agrícola
BR102016017233A2 (pt) arranjos de peneira para um sistema de limpeza em uma ceifeira agrícola
BR102022017000A2 (pt) Alojamento de alimentador com batedor de pedra acionado independentemente
BE1022543B1 (nl) Vouwmechanisme voor brede tarwemaaiers

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/07/2017, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.