BR102016029322A2 - Admission system structure for mounting vehicle - Google Patents

Admission system structure for mounting vehicle Download PDF

Info

Publication number
BR102016029322A2
BR102016029322A2 BR102016029322A2 BR 102016029322 A2 BR102016029322 A2 BR 102016029322A2 BR 102016029322 A2 BR102016029322 A2 BR 102016029322A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
intake
section
vehicle
inlet
system structure
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ESTRUTURA DE SISTEMA DE ADMISSÃO PARA VEÍCULO DE MONTAR". ANTECEDENTES DA INVENÇÃO Campo da Invenção [0001] A presente invenção refere-se a um sistema de admissão para um veículo de montar, tal como uma motocicleta ou similar. Descrição de Técnica Relacionada [0002] Como uma estrutura de sistema de admissão para um veículo de montar, é conhecida uma estrutura em que um conduto de admissão é conectado a um purificador de ar de um sistema de admissão de um motor, e um ressonador de admissão, configurado para reduzir ruídos de admissão, é instalado no conduto de admissão (por exemplo, ver Patente Japonesa No. 4367878).
[0003] Na estrutura de sistema de admissão descrita na Patente Japonesa No. 4367878, um conduto de admissão se estendendo diretamente em direção a um lado dianteiro de um corpo de veículo é conectado a um purificador de ar disposto acima do motor, e um orifício de admissão de uma porção de extremidade dianteira do conduto de admissão é aberto a partir de uma carenagem dianteira (uma cobertura de corpo de veículo) em direção a um lado dianteiro do corpo do veículo. Então, o ressonador de admissão configurado para reduzir ruídos de admissão é conectado a uma seção média do conduto de admissão. SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0004] No entanto, na estrutura de sistema de admissão descrita na Patente Japonesa No. 4367878, o conduto de admissão se estende diretamente do purificador de ar em direção ao lado dianteiro, e o ressonador de admissão é conectado a um lado inferior da seção média do conduto de admissão. Por esta razão, quando a estrutura de sistema de admissão descrita na Patente Japonesa No. 4367878 é empregada, o ressonador de admissão em grande parte pende verticalmente do conduto de admissão, e o layout de partes evitando a interferência com o ressonador de admissão se torna difícil.
[0005] Um aspecto da presente invenção é direcionado a fornecer uma estrutura de sistema de admissão para um veículo de montar capaz de limitar uma quantidade pendente de um ressonador a partir de cima e abaixo de um conduto de admissão a fim de tornar fácil o layout de partes em torno do conduto de admissão.
[0006] Um aspecto da presente invenção emprega as seguintes configurações a fim de solucionar os problemas acima mencionados.
[0007] (1) Uma estrutura de sistema de admissão para um veículo de montar de acordo com um aspecto da presente invenção inclui um purificador de ar disposto em uma parte superior de um motor e um conduto de admissão que inclui uma seção a montante e uma seção a jusante conectadas ao purificador de ar e que é configurada para introduzir ar externo de um lado dianteiro de uma corpo de veículo para o purificador de ar, em que uma seção a montante do conduto de admissão é acoplada a uma cobertura de corpo de veículo configurada para cobrir um exterior de uma região dianteira de um chassi de veículo, uma seção curvada para cima curvada para cima em um formato projetado é formada no conduto de admissão entre a seção a montante e a seção a jusante, e um ressonador de admissão conectado na seção curvada para cima é disposto abaixo da seção curvada para cima do conduto de admissão.
[0008] De acordo com a configuração acima mencionada, o ressonador de admissão é disposto em um espaço abaixo da seção curvada para cima do conduto de admissão, e uma quantidade pendente do ressonador de admissão a partir de baixo do conduto de admissão é suprimida. Adicionalmente, visto que a seção curvada para cima, curvada para cima em um formato protuberante, é formada entre a seção a montante e a seção a jusante do conduto de admissão, gotas de água, tal como água de chuva ou similar, que entram no conduto de admissão a partir da seção a montante podem ser restringidas de entrar mais por uma região inclinada em um lado dianteiro da seção curvada para cima.
[0009] (2) No aspecto do (1) mencionado acima, um orifício de admissão formado em uma seção a montante do conduto de admissão pode ser aberto em uma posição voltada para uma superfície lateral externa de uma forquilha dianteira de uma superfície interna da cobertura de corpo de veículo.
[0010] Neste caso, quando o interior da cobertura de corpo de veículo é visto, ou semelhante, o orifício de admissão do conduto de admissão não pode ser facilmente visto, devido à forquilha dianteira. Por este motivo, a aparência externa é aprimorada. Além disso, ar pode ser eficientemente introduzido no conduto de admissão usando o vento que gira em torno do exterior da forquilha dianteira mediante deslocamento do veículo. Consequentemente, de acordo com a configuração, performance de admissão pode ser aumentada.
[0011] (3) No aspecto de (1) ou (2) mencionado acima, o ressona-dor de admissão pode ser sustentado por e fixado em posições dianteira e traseira ligadas sobre um formato curvado da seção curvada para cima.
[0012] Neste caso, como o ressonador de admissão é formado para estender sobre a região inclinada para cima no lado dianteiro e a região inclinada para baixo no lado traseiro da seção curvada para cima, o ressonador de admissão pode ser sustentado pelo conduto de admissão com alta rigidez. Consequentemente, quando esta configuração é empregada, a rigidez de suporte do ressonador de admissão pode ser aumentada, e vibrações do ressonador de admissão são também suprimidas.
[0013] (4) No aspecto, de acordo com (1) a (3) acima menciona- dos, uma ranhura de labirinto pode ser formada entre o orifício de admissão da seção a montante do conduto de admissão e a cobertura de corpo de veículo.
[0014] Neste caso, um elemento de vedação interposto entre o orifício de admissão do conduto de admissão e a cobertura de corpo de veículo pode ser omitido, ou o elemento de vedação pode ser simplificado. Consequentemente, quando esta configuração é empregada, a redução em custo de fabricação pode ser obtida, enquanto a introdução de ar desnecessário na cobertura de corpo de veículo em torno do orifício de admissão é limitada.
[0015] (5) No aspecto de acordo com qualquer um de (1) a (4) acima mencionados, uma seção curvada para baixo, curvada para baixo em um formato protuberante pode ser formada na seção a jusante do conduto de admissão, e um tubo de drenagem 58 pode ser formado em uma seção de fundo da seção curvada para baixo 57.
[0016] Neste caso, mesmo quando gotas de água, tal como água de chuva ou similar, fluem para a seção a jusante no conduto de admissão, as gotas de água podem ser descarregadas para fora através do tubo de drenagem instalado na seção de fundo da seção curvada para baixo. Consequentemente, as gotas de água podem ser impedidas de entrar no purificador de ar.
[0017] (6) No aspecto de qualquer um de (1) a (5) mencionados acima, o conduto de admissão pode ter uma seção de conexão em relação ao ressonador de admissão em uma parede inferior correspondendo a uma parte de ápice da seção curvada para cima em uma direção curvada.
[0018] Neste caso, o ressonador de admissão pode ser efetivamente utilizado em uma área em que ocorre interferência de admissão de ar facilmente. Além disso, a influência da seção de conexão em um fluxo de ar que flui através do conduto de admissão pode ser reduzida, e gotas de água, tal como água de chuva ou similar, que entraram no conduto de admissão não podem fluir facilmente no ressonador de admissão.
[0019] De acordo com os aspectos da presente invenção, uma vez que o ressonador de admissão é disposto no espaço abaixo da seção curvada para cima do conduto de admissão, a quantidade pendente do ressonador de admissão a partir de baixo do conduto de admissão pode ser limitada, e layout de partes sob o conduto de admissão podem ser facilmente obtidos. Então, de acordo com os aspectos da presente invenção, a capacidade do ressonador de admissão pode ser suficientemente assegurada para obter aperfeiçoamento do desempenho de admissão e redução em ruído de admissão sem limitar em grande parte o layout de partes sob o conduto de admissão.
[0020] Além disso, de acordo com o aspecto da presente invenção, a seção curvada para cima, curvada para cima em um formato protuberante é formada entre a seção a montante e a seção a jusante do conduto de admissão. Por esta razão, introdução de gotas de água tal como água de chuva ou similar entrando no conduto de admissão da seção a montante em uma direção do purificador de ar pode ser restringida por uma região inclinada de um lado dianteiro da seção curvada para cima.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0021] A figura 1 é uma vista lateral de um veículo de montar de acordo com uma modalidade da presente invenção.
[0022] A figura 2 é uma vista em seção transversal longitudinal de uma porção superior de um motor do veículo de montar de acordo com a modalidade da presente invenção.
[0023] A figura 3 é uma vista lateral do veículo de montar de acordo com a modalidade da presente invenção, a partir da qual várias partes são removidas.
[0024] A figura 4 é uma vista em seção transversal tomada ao longo da linha IV-IV da figura 3 do veículo de montar de acordo com a modalidade da presente invenção.
[0025] A figura 5 é uma vista traseira de uma cobertura lateral de um lado direito da modalidade da presente invenção.
[0026] A figura 6 é uma vista em seção transversal de coberturas laterais esquerda e direita da modalidade da presente invenção correspondente a uma seção transversal tomada ao longo da linha VI-VI da figura 5.
[0027] A figura 7 é uma vista em seção transversal de uma porção de conexão entre um ressonador de admissão e um conduto de admissão da modalidade da presente invenção.
[0028] A figura 8 é uma vista lateral do conduto de admissão e o ressonador de admissão do lado direito da modalidade da presente invenção.
[0029] A figura 9 é uma vista em perspectiva do veículo de montar de acordo com a modalidade da presente invenção, a partir da qual várias partes são removidas.
[0030] A figura 10 é uma vista em perspectiva de uma carenagem inferior de uma carenagem dianteira da modalidade da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0031] Daqui em diante, uma modalidade da presente invenção será descrita com referência aos desenhos anexos. Adicionalmente, as direções para frente, para trás, para esquerda e para direita, e assim em diante, na descrição seguinte são as mesmas direções que em um veículo descrito abaixo a menos que o contexto indique o contrário.
[0032] Além disso, em locais apropriados dos desenhos usados na descrição seguinte, uma seta FR mostra uma direção para frente em relação a um veículo, uma seta LH mostra uma direção para a esquer- da em relação ao veículo, e uma seta UP mostra uma direção para cima em relação ao veículo.
[0033] A figura 1 é uma vista mostrando um veículo de montar de acordo com a modalidade quando visto de um lado esquerdo.
[0034] O veículo de montar de acordo com a modalidade é uma motocicleta tendo uma roda dianteira WF e uma roda traseira WR, e a roda traseira WR é acionada por um motor 16. Daqui em diante, o veículo de montar de acordo com a modalidade é referido como "uma motocicleta 1".
[0035] Um chassi de veículo F da motocicleta 1 inclui um tubo frontal 11 disposto em uma porção de extremidade dianteira, um par de quadros principais esquerdo e direito 12 se estendendo para baixo a partir do tubo frontal 11, para serem inclinados para trás e então curvados para baixo, uma travessa (não mostrada) configurada para conectar os quadros principais esquerdo e direito 12, e trilhos de assento (não mostrados) se estendendo para cima a partir de extremidades superiores de seções traseiras dos quadros principais esquerdo e direito 12, para serem inclinados para trás. Suportes de motor 12a se estendendo para baixo são integralmente dispostos nas partes de borda dianteira dos quadros principais 12. Braços oscilantes 13 são sustentados de modo verticalmente oscilante em porções se estendendo para baixo 12b de seções traseiras dos quadros principais esquerdo e direito 12. A roda traseira WR é sustentada rotativamente em seções traseiras dos braços oscilantes 13.
[0036] Um sistema de direção (não mostrado) é sustentado rotativamente e axialmente no tubo frontal 11.
[0037] No sistema de direção, um guidão 14 e um par de forqui-Ihas dianteiras esquerda e direita 15 são acoplados por meio de elementos de suporte. A roda dianteira WF é rotativa e axialmente suportada em partes de extremidade inferior das forquilhas dianteiras es- querda e direita 15.
[0038] Uma unidade de potência PU, em que o motor 16 e uma transmissão 17 são configurados como um bloco integrado, é acoplada aos suportes de motor 12a e às partes se estendendo para baixo 12b dos quadros principais esquerdo e direito 12. Além disso, um tanque de combustível 18 é acoplado a lados superiores dos quadros principais esquerdo e direito 12, e um assento 19 no qual um motorista senta é acoplado a trilhos de assento (não mostrados).
[0039] Uma carenagem dianteira 20 formada de uma resina e configurada para cobrir o tubo frontal 11 e um lado dianteiro de uma região central do guidão 14 é acoplado ao tubo frontal 11 por meio de uma escora (não mostrada). Um parabrisa transparente 21 é acoplado a uma porção superior da carenagem dianteira 20.
[0040] Além disso, carenagens laterais 22 (coberturas de corpo de veículo) formadas de uma resina e configuradas para cobrir uma ampla faixa de uma porção lateral do corpo de veículo a partir de lados dianteiros das forquilhas dianteiras 15 para uma seção traseira da unidade de potência PU são acopladas a um exterior em uma direção de largura de veículo dos quadros principais esquerdo e direito 12. Uma passagem de admissão de ar externo 60 aberta em um lado dianteiro de um veículo é formada sob a carenagem dianteira 20 entre as carenagens laterais esquerda e direita 22.
[0041] A figura 2 é uma vista mostrando uma seção transversal obtida cortando-se uma região superior do motor 16 da motocicleta 1 usando uma superfície perpendicular à direção de largura do veículo.
[0042] O motor 16 montado na motocicleta 1 é um motor de pistão de dois cilindros, e um cabeçote de cilindro 24 é acoplado a uma porção superior de um bloco de cilindros 23 no qual os pistões (não mostrados) são elevados. Orifícios de sucção e orifícios de exaustão (nenhum dos quais é mostrado) voltados para uma câmara de combustão (não mostrada) são formados no cabeçote de cilindro 24, e os orifícios de sucção e os orifícios de exaustão são abertos e fechados por válvulas de sucção 25 e válvulas de exaustão 26.
[0043] Um corpo de borboleta 27 em comunicação com os orifícios de sucção em um lado a jusante é acoplado a uma parede traseira do cabeçote de cilindro 24. Injetores 28 configurados para injetar combustível a um lado a montante dos orifícios de sucção são conectados ao corpo de borboleta 27. Um cano de escape 29 em comunicação com os orifícios de escape em um lado a montante é acoplado a uma parede dianteira do cabeçote de cilindro 24.
[0044] Além disso, uma cobertura de cabeçote 30 é acoplada a uma parte superior do cabeçote de cilindro 24. Mecanismos de acionamento de válvula 31a e 31b configurados para elevar as válvulas de sucção 25 e as válvulas de exaustão 26 travando com a rotação de um virabrequim (não mostrado) são acomodados entre a cobertura de cabeçote 30 e o cabeçote de cilindro 24.
[0045] Um purificador de ar 32 no qual o ar sugado do exterior é filtrado por um filtro 33 é disposto acima da cobertura de cabeçote 30 do motor 16. O purificador de ar 32 é disposto entre os quadros principais esquerdo e direito 12 e acoplado aos quadros principais 12 por meio de uma escora ou similar (não mostrada). No purificador de ar 32, o interior de um invólucro de purificador de ar 34 tendo um formato de caixa é dividido em uma câmara a montante 35 de um lado inferior e uma câmara a jusante 36 de um lado superior pelo filtro 33. Seções a jusante 37e-1 de um par de condutos de admissão 37 são conectadas a paredes laterais esquerda e direita perto da seção dianteira voltada para a câmara a montante 35 do invólucro de purificador de ar 34. O ar externo introduzido a partir de condutos de admissão 37 na câmara a montante 35 é filtrado pelo filtro 33 a ser introduzido na câmara a jusante 36 do lado superior.
[0046] Uma seção a montante do corpo de borboleta 27 é conectada a uma parede inferior perto da seção traseira voltada para a câmara a jusante 36 do invólucro de purificador de ar 34. O ar externo filtrado pelo filtro 33 é fornecido nos orifícios de sucção do motor 16 através do corpo de borboleta 27.
[0047] Além disso, uma mangueira de introdução de ar secundário 39 de um aparelho de introdução de ar secundário 38 configurado para introduzir ar fresco em uma porção próxima do orifício de escapamen-to no motor 16 é conectada a uma parede dianteira voltada para a câmara a jusante 36 do invólucro de purificador de ar 34. A mangueira de introdução de ar secundário 39 é curvada substancialmente em um formato de S depois de se estender para baixo ao longo de uma parede dianteira do invólucro de purificador de ar 34 e é conectada a uma válvula dianteira 40 instalada em uma porção superior da cobertura de cabeçote 30 do motor 16.
[0048] Uma porção de uma região da mangueira de introdução de ar secundário 39, curvada substancialmente em formato de S é disposta ao longo de uma ranhura 41 tendo uma seção transversal substancialmente em formato de arco e formada em uma parede inferior 34a perto da seção dianteira do invólucro de purificador de ar 34. A ranhura 41 é formada para ser rebaixada em uma porção substancialmente central na direção de largura do veículo da parede inferior 34a perto da seção dianteira do invólucro de purificador de ar 34 com um formato se projetando para cima. Uma região 39a da mangueira de introdução de ar secundário 39 curvada substancialmente em um formato de S é curvada em direção a um lado traseiro do veículo a partir de uma porção próxima da extremidade inferior da parede dianteira do invólucro de purificador de ar 34 para mudar uma direção para o lado dianteiro novamente, e uma parte de extremidade dianteira do mesmo é direcionada para um lado dianteiro do veículo a ser conectado à vál- vula dianteira 40. A válvula dianteira 40 é conectada a um tubo de introdução de ar fresco 43 instalado na cobertura de cabeçote 30. Uma porção de extremidade do tubo de introdução de ar fresco 43 é aberta em uma porção próxima do orifício de escapamento do motor 16.
[0049] Além disso, uma válvula de controle 42 configurada para controlar a introdução de ar de acordo com uma condição de operação do veículo é montada em uma seção média da mangueira de introdução de ar secundário 39. A válvula de controle 42 é disposta em um espaço S circundado pela parede dianteira do invólucro de purificador de ar 34 e o tubo frontal 11 do chassi de veículo F.
[0050] Adicionalmente, o numeral de referência 44 na figura 2 designa uma travessa configurada para conectar os quadros principais esquerdo e direito 12, o numeral de referência 45 designa um radiador para resfriar um motor, e numeral de referência 46 designa uma mangueira de água configurada para conectar o radiador 45 e o motor 16.
[0051] A figura 3 é uma vista mostrando um lado esquerdo da motocicleta 1, a partir do qual um painel externo 220 (ver figura 6) da ca-renagem lateral 22 é removido. A figura 4 é uma vista mostrando uma seção transversal correspondente a uma seção transversal tomada ao longo da linha IV-IV da figura 3, e a figura 5 é uma vista mostrando a carenagem lateral 22 do lado direito do veículo, quando visto a partir do interior na direção de largura do veículo. Além disso, a figura 6 é uma vista mostrando seções transversais de carenagens laterais esquerda e direita 22 correspondente a uma seção transversal tomada ao longo da linha VI-VI da figura 5.
[0052] Como mostrado na figura 6, as carenagens laterais esquerda e direita 22 incluem envoltórios internos 22I fixados aos quadros principais 12 ou o tubo frontal 11, o motor 16, e assim em diante, e os painéis externos 220 acoplados aos envoltórios internos 22I e configurados para cobrir o exterior dos invólucros internos 22I. Uma cavidade é formada entre os envoltórios internos 221 e os painéis externos 220, e uma parte dos condutos de admissão 37 é disposta na cavidade.
[0053] Em cada um dos condutos de admissão esquerdo e direito 37, um orifício de admissão 48 configurado para sucção de ar externo é instalado em uma seção a montante 37e-2, e a seção a jusante 37e-1 é conectada a uma parede lateral (a câmara a montante 35 no purificador de ar 32) perto da porção inferior do invólucro de purificador de ar 34. Os condutos de admissão esquerdo e direito 37 são inseridos em furos de inserção 47 (ver figura 3) formados nos quadros principais esquerdo e direito 12 se estendendo das paredes laterais perto da parte inferior do invólucro de purificador de ar 34 para o exterior na direção de largura do veículo.
[0054] Os condutos de admissão 37 se estendendo para o exterior dos quadros principais 12 através dos furos de inserção 47 são curvados para mudar as direções para o lado dianteiro do veículo, e são dispostos ao longo de superfícies no exterior na direção de largura de veículo dos envoltórios internos 22I das carenagens laterais 22. Os condutos de admissão 37 dispostos ao longo de superfícies no exterior na direção de largura do veículo dos envoltórios internos 22I são travados aos envoltórios internos 22I em vários lugares por parafusos. Então, os orifícios de admissão 48 tendo direção orientada para dentro na direção de largura do veículo e dispostos nas superfícies de extremidade das seções a montante 37e-2 dos condutos de admissão 37 entram em comunicação com as aberturas 49 dispostas nos envoltórios internos 22I. Como mostrado na figura 5 e figura 6, uma pluralidade de lâminas 50 dispostas substancial mente em uma direção para frente/para trás da corpo do veículo são formadas nas aberturas 49 dos envoltórios internos 22I em paralelo em uma direção para ci-ma/para baixo.
[0055] Adicionalmente, as aberturas 49 dos envoltórios internos 221 são formadas em posições voltadas para as superfícies laterais externas das forquilhas dianteiras esquerda e direita 15. Consequentemente, os orifícios de admissão 48 dos condutos de admissão 37 acoplados aos envoltórios internos 22I são abertos em posições das superfícies internas das carenagens laterais 22 (coberturas de corpo de veículo) voltados para as superfícies laterais externas das forquilhas dianteiras 15.
[0056] Incidentalmente, os condutos de admissão 37 se estendendo dos furos de inserção 47 dos quadros principais 12 para o exterior na direção de largura do veículo são curvados para cima em um formato protuberante em uma seção média sem se estender diretamente para o lado dianteiro do veículo em direção aos orifícios de admissão 48 das seções a montante 37e-2. Esta porção constitui seção curvada para cima 51 no conduto de admissão 37. Ressonadores de admissão 52 configurados para reduzir o ruído de admissão na sucção de ar externo são dispostos abaixo das seções curvadas para cima 51 dos condutos de admissão 37.
[0057] A figura 7 é uma vista em seção transversal aumentada de uma porção de conexão do ressonador de admissão 52 e do conduto de admissão 37.
[0058] No conduto de admissão 37, uma parede inferior da seção curvada para cima 51 correspondendo com a parte de ápice em uma direção curvada é conectada ao ressonador de admissão 52 por meio de um tubo de conexão 53. Na modalidade, o tubo de conexão 53 constitui uma seção de conexão em relação ao ressonador de admissão 52.
[0059] A figura 8 é uma vista mostrando o conduto de admissão 37 e o ressonador de admissão 52 dispostos em um lado direito do veículo, quando visto a partir do lado direito do veículo.
[0060] Como mostrado na figura 3 e figura 8, os suportes 54a e 54b se estendem para baixo de uma região inclinada para cima 51a-1 em um lado dianteiro e uma região inclinada para baixo 51a-2 em um lado traseiro das seções curvadas para cima 51 dos condutos de admissão 37. Flanges de conexão 52a e 52b se estendendo para frente e para trás do ressonador de admissão 52 são fixados a cada um dos suportes 54a e 54b por presilhas, parafusos ou similar. No caso da modalidade, os flanges de conexão 52a e 52b na frente e atrás do ressonador de admissão 52 são fixados de modo que o flange de conexão 52a no lado dianteiro se sobrepõe a um lado de superfície traseiro do suporte 54a e o flange de conexão 52b no lado traseiro se sobrepõe a um lado de superfície dianteira do suporte 54b quando visto em uma vista lateral do veículo.
[0061] Adicionalmente, no caso da modalidade, enquanto os condutos de admissão 37 dispostos em lados esquerdo e direito do veículo são fabricados como partes diferentes em lados esquerdo e direito porque os condutos de admissão 37 são formados em um formato lateralmente simétrico, os ressonadores de admissão 52 conectados a cada um dos condutos de admissão esquerdo e direito 37 são partes tendo a mesma especificação comumente usada em lados esquerdo e direito do veículo.
[0062] A figura 9 é uma vista mostrando uma porção da carena-gem dianteira 20 da motocicleta 1, a partir da qual o painel externo 220 da carenagem lateral 22 é removido, quando visto de um lado superior de uma porção dianteira direita.
[0063] Como mostrado na figura 9, a carenagem dianteira 20 inclui uma carenagem superior 20U que é contínua com o parabrisa 21 (ver figura 1), e uma carenagem inferior 20L disposta sob uma porção de superfície dianteira da carenagem superior 20U.
[0064] A figura 10 é uma vista mostrando substancialmente uma vista dianteira da carenagem inferior 20L.
[0065] A carenagem inferior 20L tem uma parede de cobertura esquerda 20L-I se estendendo a partir de um centro de uma superfície dianteira da mesma para um lado esquerdo do veículo, e uma parede de cobertura direita 20L-r se estendendo para um lado direito do veículo, e porções rebaixadas 65 curvadas e rebaixadas em um formato oval lateralmente alongado são formadas em porções de borda superior da parede de cobertura esquerda 20L-I e da parede de cobertura direita 20L-r. Cada uma das partes rebaixadas 65 forma uma abertura 66 para admissão de ar entre a parte rebaixada 65 e um lado inferior da superfície dianteira da carenagem superior 20U quando a carenagem inferior 20L é acoplada a um lado inferior da superfície dianteira da carenagem superior 20U como mostrado na figura 9. Desta maneira, as duas aberturas 66 formadas entre a carenagem superior 20U e a carenagem inferior 20L estão em comunicação com a passagem de admissão 60 (ver figura 1) do ar externo entre as carenagens laterais esquerda e direita 22. O ar externo é sugado na passagem de admissão 60 do ar externo através das duas aberturas 66.
[0066] As seções de flange 67 se estendendo para a esquerda e para a direita ao longo de um lado inferior da carenagem superior 20U são dispostas para estender de uma região superior de um centro da superfície dianteira da carenagem inferior 20L. As seções de flange esquerda e direita 67 se sobrepõem em um lado inferior da carenagem superior 20U. Além disso, um primeiro flange de junção 68 se estendendo em uma direção substancialmente horizontal e um segundo flange de junção 69 se estendendo em uma direção substancialmente perpendicular à direção esquerda/direita são dispostos para se estender a partir de porções de extremidade da parede de cobertura esquerda 20L-I e da parede de cobertura direita 20L-r da carenagem inferior 20L na direção de extensão.
[0067] O primeiro flange de junção 68 da carenagem inferior 20L é travado em flanges de junção (não mostrados) dispostos em envoltórios internos 221 correspondendo com as carenagens laterais esquerda e direita 22 por parafusos. Além disso, o segundo flange de junção 69 da carenagem inferior 20L é travado em superfícies internas dos envoltórios internos 221 correspondendo às carenagens laterais esquerda e direita 22 por parafusos. Consequentemente, as porções de extremidade dianteira dos envoltórios internos 221 das carenagens laterais esquerda e direita 22 são conectadas uma na outra por meio da carenagem inferior 20L.
[0068] Incidentalmente, as seções a montante 37e-2 dos condutos de admissão esquerdo e direito 37 são presas e fixadas aos envoltórios internos 221 por uma pluralidade de parafusos em um estado no qual os orifícios de admissão 48 fiquem em contato com porções de borda circunferencial das aberturas 49 dos envoltórios internos 221. No entanto, como mostrado na figura 6, duas paredes de proteção 55a e 55b se projetando para fora na direção de largura do veículo se projetam das porções de borda circunferencial das aberturas 49 dos envoltórios internos 221. As duas paredes de proteção 55a e 55b se projetam substancialmente ao longo de áreas circunferenciais das aberturas 49 e são substancialmente paralelas uma à outra. Além disso, as porções de borda dianteira das aberturas 49 dos envoltórios internos 221 se estendem mais para trás que as paredes de proteção 55b e então são curvadas para fora na direção de largura do veículo. As porções curvadas são referidas como peças curvadas 221-a.
[0069] Como mostrado na figura 6, as paredes circunferenciais 37a das seções a montante 37e-2 dos condutos de admissão 37 que formam as aberturas 49, se sobrepõem às duas paredes de proteção 55a e 55b do lado dos envoltórios internos 221 na direção de largura do veículo. Especificamente, exceto a região dianteira das paredes circunferenciais 37a, as paredes circunferenciais 37a são inseridas e dispostas entre as duas paredes de proteção 55a e 55b em uma região traseira e regiões superiores e inferiores das paredes circunferenci-ais 37a. As regiões dianteiras das paredes circunferenciais 37a são dispostas na vizinhança de uma porção de raiz de uma das paredes de proteção 55b ao longo de uma superfície externa na direção de largura do veículo da peça curvada 221-a. Na modalidade, as duas paredes de proteção 55a e 55b e a peça curvada 221-a do lado do envoltório interno 221, e as paredes circunferenciais 37a das seções a montante 37e-2 dos condutos de admissão 37 que as sobrepõem na direção de largura do veículo constituem uma ranhura de labirinto 56. A ranhura de labirinto 56 limita o ar externo de entrar entre o painel externo 220 e o envoltório interno 221 através de um espaço entre a abertura 49 do envoltório interno 221 e a parede circunferencial 37a do conduto de admissão 37.
[0070] Como mostrado na figura 2 e figura 4, as seções curvadas para baixo 57 se projetando para baixo em um formato protuberante são formadas nas seções a jusante 37e-1 dos condutos de admissão esquerdo e direito 37. Uma porção da seção a jusante 37e-1 de cada um dos condutos de admissão 37, mais para dentro na direção de largura do veículo que uma parte de ápice curvada de um lado inferior da seção curvada para baixo 57 é acoplada a uma parede lateral do invólucro de purificador de ar 34 do purificador de ar 32. Uma região da seção a jusante 37e-1 de cada um dos condutos de admissão 37 se projetando para o interior do invólucro de purificador de ar 34 (a câmara a montante 35) é inclinada para cima na direção de uma porção substancialmente central na direção de largura do veículo do invólucro de purificador de ar 34. Uma porção de formação da ranhura 41 acima mencionada se projeta para um lado superior em um formato de arco a partir de uma porção substancialmente central na direção de largura do veículo da parede inferior 34a do invólucro de purificador de ar 34.
Consequentemente, o ar externo sugado para dento dos condutos de admissão esquerdo e direito 37 flui suavemente em uma direção do filtro 33 no invólucro de purificador de ar 34 porque as seções a jusante 37e-1 dos condutos de admissão 37 são inclinadas para cima e o ar externo é guiado por uma protuberância da porção de formação de ranhura na parede inferior 34a.
[0071] Além disso, as partes de ápice curvadas (as porções de extremidade mais inferiores) das seções curvadas para baixo 57 de cada um dos condutos de admissão 37 são dispostas fora das paredes laterais esquerda e direita do invólucro de purificador de ar 34, e tubos de drenagem 58 tendo um comprimento de passagem predeterminado estão dispostos para se projetar de seções de fundo das partes de ápice curvadas. Quando gotas de água, tal como água da chuva ou similar, fluem para dentro dos condutos de admissão 37, os tubos de drenagem 58 descarregam as gotas de água para fora dos condutos de admissão 37 antes que entrem no invólucro de purificador de ar 34.
[0072] Na motocicleta 1 de acordo com a modalidade, o ar externo é fornecido na câmara de combustão do motor 16 como será descrito abaixo.
[0073] Isto é, o ar externo que flui dentro da passagem de admissão 60 (ver figura 1) entre as carenagens laterais esquerda e direita 22 a partir do lado dianteiro do veículo flui em cada um dos condutos de admissão esquerdo e direito 37 através das aberturas 49 formadas nos envoltórios internos 22I das carenagens laterais esquerda e direita 22. O ar externo que flui em cada um dos condutos de admissão 37 passa através das seções curvadas para cima 51 em posições para fora na direção de largura do veículo dos quadros principais 12, e então passa através da seção curvada para baixo 57 em uma porção lateral de um lado inferior do purificador de ar 32 para fluir para dentro da câmara a montante 35 do invólucro de purificador de ar 34. Desta maneira, o ar externo que flui para dentro da câmara a montante 35 flui na câmara a jusante 36 quando a sujeira é removida usando o filtro 33 no invólucro de purificador de ar 34, e passa através do corpo de borboleta 27 a partir da câmara a jusante 36 para ser suprido na câmara de combustão do motor 16.
[0074] Além disso, quando a válvula de controle 42 do aparelho de introdução de ar secundário 38 é controlada por um controlador (não mostrado) a ser orientado em uma direção de abertura de válvula durante a operação do motor 16, o ar na câmara a jusante 36 do purificador de ar 32 é introduzido em uma parte próxima do orifício de es-capamento através da mangueira de introdução de ar secundário 39, a válvula dianteira 40, e o tubo de introdução de ar fresco 43 na cobertura de cabeçote 30 do motor 16. Consequentemente, gás não queimado no gás de escape descarregado do motor 16 é queimado novamente e purificado.
[0075] Como descrito acima, na estrutura de sistema de admissão da motocicleta 1 de acordo com a modalidade, as seções a montante 37e-2 dos condutos de admissão 37 são acopladas às carenagens laterais 22 servindo como as coberturas da corpo do veículo, e as seções curvadas para cima 51 curvadas para cima em um formato pro-tuberante são formadas entre as seções a montante 37e-2 e as seções a jusante 37e-1 dos condutos de admissão 37. Então, os resso-nadores de admissão 52 conectados às seções curvadas para cima são dispostos abaixo das seções curvadas para cima 51 dos condutos de admissão 37. Por esta razão, a redução em ruído de admissão nos condutos de admissão 37 e a limitação de interferência da admissão de ar podem ser obtidas pelos ressonadores de admissão 52, e quantidades pendentes dos ressonadores de admissão 52 a partir de lados inferiores dos condutos de admissão 37 podem ser reduzidas. Consequentemente, quando a estrutura de sistema de admissão, de acordo com a modalidade, é empregada, o aperfeiçoamento de desempenho de admissão e a redução em ruído de admissão podem ser obtidos enquanto facilitam a disposição de partes abaixo dos condutos de admissão 37.
[0076] Adicionalmente, na estrutura de sistema de admissão, de acordo com a modalidade, as seções curvadas para cima 51, curvadas para cima em um formato protuberante, mais afastadas do que os orifícios de admissão 48, são formadas em lados traseiros dos orifícios de admissão 48 dos condutos de admissão 37. Por esta razão, quando a estrutura de sistema de admissão é empregada, gotas de água, tal como água de chuva ou similar, entrando nos condutos de admissão 37 a partir do orifício de admissão 48 podem ser impedidas de entrar em uma direção do purificador de ar 32.
[0077] Além disso, na estrutura de sistema de admissão de acordo com a modalidade, os orifícios de admissão 48 dos condutos de admissão 37 são abertos em posições voltadas para as superfícies laterais externas das forquilhas dianteiras 15, nas superfícies internas dos invólucros internos 22I das carenagens laterais 22. Por esta razão, quando regiões internas das carenagens laterais esquerda e direita 22 são vistas a partir de cima ou abaixo do corpo do veículo, ou similar, os orifícios de admissão 48 ficam escondidos aos olhos de uma pessoa que vê o interior pelas forquilhas dianteiras 15. Consequentemente, quando a estrutura de admissão é empregada, o orifício de admissão 48 pode facilmente ser escondido de vista, melhorando a aparência externa.
[0078] Adicionalmente, na estrutura do sistema de admissão, de acordo com a modalidade, na medida em que os orifícios de admissão 48 dos condutos de admissão 37 são abertos em posições voltadas para as superfícies laterais externas das forquilhas dianteiras 15, mediante deslocamento do veículo, vento girando em torno e fluindo para fora das forquilhas dianteiras 15 pode entrar suavemente e facilmente nos orifícios de admissão 48 dos condutos de admissão 37 entre as ca-renagens laterais esquerda e direita 22. Consequentemente, quando a estrutura de admissão é empregada, ar pode ser inserido de modo eficiente nos condutos de admissão 37 usando o vento girando em torno do exterior das forquilhas dianteiras 15 durante o deslocamento do veículo, e o desempenho de admissão do motor 16 pode ser aumentado.
[0079] Além disso, na estrutura de sistema de admissão, de acordo com a modalidade, na medida em que os flanges de conexão 52a e 52b na frente e atrás dos ressonadores de admissão 52 fixam os formatos curvados das seções curvadas para cima 51 dos condutos de admissão 37 em posições dianteira e traseira, os ressonadores de admissão 52 podem ser sustentados pelos condutos de admissão 37 com alta rigidez. Em particular, no caso da modalidade, na medida em que os flanges de conexão 52a nos lados dianteiros dos ressonadores de admissão 52 são sobrepostos e unidos às superfícies externas dos suportes 54a nos lados dianteiros dos condutos de admissão 37 na direção de largura do veículo, e os flanges de conexão 52b nos lados traseiros dos ressonadores de admissão 52 são sobrepostos e unidos às superfícies internas dos suportes 54b nos lados traseiros dos condutos de admissão 37 na direção de largura do veículo, o ressonador de admissão 52 pode ser sustentado pelos condutos de admissão 37 com rigidez maior. Além disso, de acordo com a estrutura, as vibrações dos ressonadores de admissão 52 podem ser eficientemente suprimidas.
[0080] Além disso, na estrutura de sistema de admissão de acordo com a modalidade, porque as ranhuras de labirinto 56 são formadas entre os orifícios de admissão 48 dos condutos de admissão 37 e as porções de borda circunferencial das aberturas 49 dos envoltórios internos 22I, o ar externo pode ser limitado de passar através dos espaços ente as aberturas 49 e as paredes circunferenciais 37a dos condu- tos de admissão 37 e entrar entre os painéis externos 220 e os envoltórios internos 221 pelas ranhuras de labirinto 56. Por esta razão, a introdução de ar desnecessário nas carenagens laterais 22 pode ser limitada sem usar um elemento de vedação. Além disso, mesmo quando o elemento de vedação é usado, a estrutura do elemento de vedação pode ser simplificada. Consequentemente, quando a estrutura de sistema de admissão da modalidade é empregada, uma redução de custo de fabricação pode ser obtida.
[0081] Além disso, na estrutura de sistema de admissão de acordo com a modalidade, as seções curvadas para baixo 57 curvadas para baixo em um formato protuberante são formadas nas seções a jusante 37e-1 dos condutos de admissão 37 conectados ao purificador de ar 32, e os tubos de drenagem 58 se projetam das seções de fundo das seções curvadas para baixo 57. Por esta razão, mesmo quando gotas de água, tal como água da chuva ou similar, que entram a partir dos orifícios de admissão 48 dos condutos de admissão 37, fluem nas seções a jusante 37e-1 dos condutos de admissão 37, as gotas de água podem ser descarregadas para o exterior através dos tubos de drenagem 58 dispostos para se projetar das seções de fundo das seções curvadas para baixo 57. Consequentemente, quando a estrutura do sistema de admissão é empregada, as gotas de água podem ser impedidas mais seguramente de entrar no purificador de ar 32.
[0082] Adicionalmente, na estrutura do sistema de admissão de acordo com a modalidade, os tubos de conexão 53 em comunicação com os ressonadores de admissão 52 são conectados às paredes inferiores das seções curvadas para cima 51 dos condutos de admissão 37 correspondendo com as partes de ápice nas direções curvadas.
[0083] Por esta razão, os ressonadores de admissão 52 podem ser efetivamente utilizados em porções em que a interferência de admissão de ar nos condutos de admissão 37 ocorre facilmente. Além disso, na estrutura do sistema de admissão, na medida em que os tubos de conexão 53 são conectados às paredes inferiores das seções curvadas para cima 51 dos condutos de admissão 37 correspondendo com as partes de ápice nas direções curvadas, a influência dos tubos de conexão 53 em um fluxo de ar fluindo através dos condutos de admissão 37 pode ser reduzida, e as gotas de água que entraram nos condutos de admissão 37 não podem entrar facilmente nos ressonado-res de admissão 52.
[0084] Adicionalmente, a presente invenção não é limitada à modalidade, mas várias mudanças em desenho podem ser feitas sem se afastar do escopo da presente invenção. Por exemplo, enquanto os condutos de admissão 37 são acoplados aos envoltórios internos 221 das carenagens laterais 22 na modalidade, os condutos de admissão 37 podem ser acoplados aos painéis externos 220 das carenagens laterais 22 ou às coberturas de corpo de veículo diferentes das carenagens laterais 22.
[0085] Além disso, o veículo de montar de acordo com a presente invenção não é limitado à motocicleta (incluindo uma bicicleta motorizada e um veículo do tipo scooter), e um veículo de três rodas (além de um veículo de uma roda dianteira e duas rodas traseiras, incluindo também um veículo de duas rodas dianteiras e uma roda traseira) ou um veículo de quatro rodas podem também ser incluídos.
[0086] Embora modalidades preferidas da invenção foram descritas e ilustradas acima, deve ser entendido que estas são exemplares da invenção e não devem ser consideradas como limitantes. Adições, omissões, substituições, e outras modificações podem ser feitas sem se afastar do escopo da presente invenção. Consequentemente, a invenção não deve ser considerada como sendo limitante pela descrição precedente, e é somente limitada pelo escopo das reivindicações anexas.
REIVINDICAÇÕES

Claims (6)

1. Estrutura de sistema de admissão para um veículo de montar compreendendo: um purificador de ar (32) disposto em uma parte superior de um motor (16); e um conduto de admissão (37) que compreende uma seção a montante (37e-2) e uma seção a jusante (37e-1) conectadas ao purificador de ar (32) e que é configurada para introduzir ar externo de um lado dianteiro de uma corpo de veículo para o purificador de ar (32), caracterizada pelo fato de que uma seção a montante (37e-2) do conduto de admissão (37) é acoplada a uma cobertura de corpo de veículo (22) configurada para cobrir um exterior de uma região dianteira de um chassi de veículo (F), em que uma seção curvada para cima (51) curvada para cima em um formato protuberante é formada no conduto de admissão (37) entre a seção a montante (37e-2) e a seção a jusante (37e-1), e em que um ressonador de admissão (52) conectado à seção curvada para cima (51) é disposto abaixo da seção curvada para cima (51) do conduto de admissão (37).
2. Estrutura de sistema de admissão para um veículo de montar, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que: um orifício de admissão (48) formado na seção a montante (37e-2) do conduto de admissão (37) é aberto em uma posição voltada para uma superfície lateral externa de uma forquilha dianteira (15) de uma superfície interna da cobertura de corpo de veículo (22).
3. Estrutura de sistema de admissão para um veículo de montar, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que: o ressonador de admissão (52) é sustentado por e fixado em posições dianteira e traseira ligadas sobre um formato curvado da seção curvada para cima (51).
4. Estrutura de sistema de admissão para um veículo de montar, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que: uma ranhura de labirinto (56) é formada entre o orifício de admissão (48) da seção a montante (37e-2) do conduto de admissão (37) e a cobertura de corpo de veículo (22).
5. Estrutura de sistema de admissão para um veículo de montar, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que: uma seção curvada para baixo (57), curvada para baixo em um formato protuberante é formada na seção a jusante (37e-1) do conduto de admissão (37), e um tubo de drenagem (58) é formado em uma seção de fundo da seção curvada para baixo (57).
6. Estrutura de sistema de admissão para um veículo de montar, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que: o conduto de admissão (37) tem uma seção de conexão (53) em relação ao ressonador de admissão (52) em uma parede inferior correspondendo a uma parte de ápice da seção curvada para cima em uma direção curvada.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7347296B2 (en) Front structure of all terrain vehicle
JP2009202827A (ja) 自動二輪車
BR102013004708B1 (pt) Dispositivo de admissão
US10220912B2 (en) Motorcycle
US20130168039A1 (en) Air guide structure of radiator in straddle vehicle
US9834266B2 (en) Body cover for straddle type vehicle, and straddle type vehicle including same
BR112018000685B1 (pt) Veículo do tipo para montar
BRPI1105571A2 (pt) veÍculo do tipo conduzido em selim
BR102013019957B1 (pt) dispositivo limpador de ar para motor de combustão interna
BR102012024204B1 (pt) Estrutura com disposição de recipiente para veículo do tipo com montagem em selim
BR102015024289B1 (pt) Veículo do tipo para montar
BR102015024345A2 (pt) veículo do tipo para montar
ES2399202T3 (es) Motocicleta
BR102016003641A2 (pt) estrutura de escape de veículo do tipo de montar em selim
BRPI0400805B1 (pt) Motor para um veículo do tipo pequeno
EP3184792B1 (en) Intake system structure for saddle riding vehicle
JP4367878B2 (ja) 自動二輪車の吸気ダクト
BR102020003536A2 (pt) Estrutura de escape para veículo para montar provido de selim
BR102015026700A2 (pt) veículo do tipo para montar e método para fabricação de membro de admissão
BR102016029322A2 (pt) Admission system structure for mounting vehicle
JP2514635B2 (ja) 自動二輪車の吸気装置
US11180021B2 (en) Vehicle
BR102021005004A2 (pt) Veículo de montar em selim
BR102013019998A2 (pt) Dispositivo de admissão de ar em veículo do tipo de montar como sela
BR102019019999A2 (pt) Veículo do tipo para montar