BR102015003556B1 - Sistema de colheita agrícola - Google Patents

Sistema de colheita agrícola Download PDF

Info

Publication number
BR102015003556B1
BR102015003556B1 BR102015003556-0A BR102015003556A BR102015003556B1 BR 102015003556 B1 BR102015003556 B1 BR 102015003556B1 BR 102015003556 A BR102015003556 A BR 102015003556A BR 102015003556 B1 BR102015003556 B1 BR 102015003556B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
air flow
air
cleaning system
cleaning
sieve
Prior art date
Application number
BR102015003556-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102015003556A2 (pt
Inventor
Craig E. Murray
Tyler L. Nelson
Eric E. Veikle
Kevin S. Schwinn
Original Assignee
Cnh Industrial America Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=52544345&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BR102015003556(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Cnh Industrial America Llc filed Critical Cnh Industrial America Llc
Publication of BR102015003556A2 publication Critical patent/BR102015003556A2/pt
Publication of BR102015003556B1 publication Critical patent/BR102015003556B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01FPROCESSING OF HARVESTED PRODUCE; HAY OR STRAW PRESSES; DEVICES FOR STORING AGRICULTURAL OR HORTICULTURAL PRODUCE
    • A01F12/00Parts or details of threshing apparatus
    • A01F12/44Grain cleaners; Grain separators
    • A01F12/444Fanning means
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D41/00Combines, i.e. harvesters or mowers combined with threshing devices
    • A01D41/12Details of combines
    • A01D41/127Control or measuring arrangements specially adapted for combines
    • A01D41/1276Control or measuring arrangements specially adapted for combines for cleaning mechanisms

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Combines (AREA)

Abstract

SISTEMA E MÉTODO PARA CONTROLE DAS CARACTERÍSTICAS DO FLUXO DE AR EM UMA SEGADEIRA AGRÍCOLA, presente invenção refere-se a um sistema de sega agrícola incluindo uma carroceria, um dispositivo móvel do produto agrícola acoplado na carroceria, um sistema de fluxo de ar, um sistema de limpeza e um sistema de caracterização do fluxo de ar. O sistema de limpeza é configurado para receber o produto agrícola do dispositivo móvel. O sistema de limpeza é configurado para receber um fluxo de ar do sistema de fluxo de ar. O sistema de caracterização do fluxo de ar é pelo menos parcialmente posicionado no fluxo de ar e é configurado para medir o perfil do fluxo de ar através do sistema de limpeza. O sistema de caracterização do fluxo de ar inclui uma pluralidade de sensores que determinam o fluxo de ar medindo a transferência térmica dos sensores para o fluxo de ar. O sistema de caracterização do fluxo de ar sendo configurado para manter uma resistência elétrica substancialmente constante dos sensores, à medida que o fluxo de ar varia. As características do fluxo de ar são medidas no sistema de limpeza e são usadas para melhorar a capacidade de limpeza do (...).

Description

FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se a colheitadeiras agrícolas, tal como colheitadeiras debulhadoras e, mais particularmente, a sistemas de limpeza usados em tais colheitadeiras debulhadoras.
DESCRIÇÃO DA TÉCNICA RELACIONADA
[002] Uma colheitadeira agrícola conhecida como uma “colheitadeira debulhadora” é historicamente chamada assim porque ela combina múltiplas funções de colheita com uma única unidade de colheita, tais como colheita, debulha, separação e limpeza. Uma colheitadeira debulhadora inclui uma parte frontal que remove a safra do campo e um alojamento alimentador que transporta a matéria da safra para dentro de um rotor de debulha. O rotor de debulha gira dentro de um alojamento perfurado, que pode ser na forma de côncavos ajustáveis e executa uma operação de debulha na safra para remover o grão. Depois que o grão é debulhado, ele cai através das perfurações nos côncavos sobre um recipiente de grãos. Do recipiente de grãos, o grão é limpo usando um sistema de limpeza e é então transportado para um tanque de grãos a bordo da colheitadeira debulhadora. Um ventilador de limpeza sopra o ar através das peneiras para descarregar as aparas e outros fragmentos para a traseira da colheitadeira debulhadora. Material de safra sem grão, tal como palha, da seção de debulha prossegue através de um sistema de resíduo, que pode utilizar um cortador de palha para processar o material sem grão e direcioná-lo para a traseira da colheitadeira debulhadora. Quando o tanque de grãos fica cheio, a colheitadeira debulhadora é posicionada adjacente a um veículo para dentro do qual o grão deve ser descarregado, tal como um semirreboque, caixa de gravidade, caminhão paralelo ou semelhantes e um sistema de descarregamento na colheitadeira debulhadora é acionado para transferir o grão para dentro do veículo.
[003] Mais particularmente, o sistema de debulha ou de separação rotativo inclui um ou mais rotores que podem se estender no sentido axial (frontal para traseira) ou transversal dentro da carroceria da colheitadeira debulhadora e que são parcial ou totalmente circundados por um côncavo perfurado. O material da safra é debulhado e separado pela rotação do rotor dentro do côncavo. Os materiais de safra sem grão mais grossos, tais como talos e folhas, são transportados para a traseira da colheitadeira debulhadora e descarregados de volta para o campo. O grão separado, junto com algum material da safra sem grão mais fino, tais como aparas, poeira, palha e outros resíduos da safra são descarregados através dos côncavos e caem sobre um recipiente de grãos onde eles são transportados para um sistema de limpeza. Alternativamente, o grão e o material de safra sem grão mais fino podem também cair diretamente sobre o próprio sistema de limpeza.
[004] O sistema de limpeza ainda separa o grão do material de safra sem grão e inclui tipicamente um ventilador direcionando uma corrente do fluxo de ar para cima e para trás através de peneiras verticalmente dispostas que oscilam em uma maneira longitudinal. A corrente do fluxo de ar levanta e transporta o material da safra sem grão mais leve para a extremidade traseira da colheitadeira debulhadora para descarga no campo. O grão limpo, sendo mais pesado, e os pedaços maiores do material da safra sem grão, que não são transportados para longe pela corrente de fluxo do ar, caem em uma superfície de uma peneira superior (também conhecida como uma peneira aparadora) onde alguns ou todos os grãos limpos atravessam para uma peneira inferior (também conhecida como uma peneira de limpeza). O grão e o material da safra sem grão restantes nas peneiras superior e inferior são separados fisicamente pela ação recíproca das peneiras, à medida que o material se move para trás. Qualquer grão e/ou material de safra sem grão que permanecem na superfície superior da peneira superior são descarregados na traseira da colheitadeira debulhadora. O grão caindo através da peneira inferior aterrissa em um recipiente inferior do sistema de limpeza, onde ele é transportado para frente para um trado de grão limpo.
[005] No documento intitulado “Cleaning Shoe Air Velocities in Combine Harvesting of Wheat”, publicado no American Society of Agricultural Engineers (volume 29 (4): julho-agosto de 1986), é discutido que termistores foram usados como sensores aquecendo-os bem acima da temperatura ambiente. E que a mudança de resistência causada pelo efeito de esfriamento do ar foi sentida medindo a queda de tensão através de cada termistor. Isso pode ser problemático com os sensores sendo os mais quentes quando o fluxo de ar é o mais baixo, tal como quando o material da safra pode ficar alojado contra o sensor.
[006] O sistema de limpeza das colheitadeiras da técnica anterior tem certos ajustes que podem ser feitos, que para a maior parte são estáticos durante a operação de colheita, e existe uma falta de informação sobre o fluxo de ar no sistema de limpeza, de modo que ajustes adequados do fluxo de ar possam ser feitos.
[007] O que é necessário na técnica é um sistema de controle do fluxo de ar que possa monitorar e ajustar o perfil do fluxo de ar em um modo dinâmico, à medida que a colheitadeira debulhadora está colhendo as safras.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[008] A presente invenção apresenta um sistema e um método para a medição e o controle de um perfil do fluxo de ar em um sistema de limpeza de uma colheitadeira debulhadora, à medida que a colheita de uma safra está em andamento.
[009] A invenção em uma forma é direcionada para um sistema de colheita agrícola incluindo uma carroceria, um dispositivo móvel do produto agrícola acoplado na carroceria, um sistema de fluxo de ar, um sistema de limpeza e um sistema de caracterização do fluxo de ar. O sistema de fluxo de ar inclui um ventilador e é acoplado na carroceria. O sistema de limpeza é acoplado na carroceria e é configurado para receber o produto agrícola do dispositivo móvel. O sistema de limpeza é configurado para receber um fluxo de ar do sistema de fluxo de ar. O sistema de caracterização do fluxo de ar é pelo menos parcialmente posicionado no fluxo de ar e é configurado para medir o perfil do fluxo de ar através do sistema de limpeza. O sistema de caracterização do fluxo de ar inclui uma pluralidade de sensores que determinam o fluxo de ar medindo a transferência térmica dos sensores para o fluxo de ar. O sistema de caracterização do fluxo de ar sendo configurado para manter uma resistência elétrica substancialmente constante dos sensores, à medida que o fluxo de ar varia.
[010] A invenção em outra forma é direcionada para um sistema de controle do fluxo de ar usado em um sistema de colheita agrícola. O sistema de controle do fluxo de ar inclui um sistema de geração do fluxo de ar e um sistema de caracterização do fluxo de ar. O sistema de geração do fluxo de ar inclui um ventilador configurado para gerar um fluxo de ar. O sistema de geração do fluxo de ar é acoplado na colheitadeira. O sistema de caracterização do fluxo de ar é pelo menos parcialmente posicionado no fluxo de ar. O sistema de caracterização do fluxo de ar é configurado para medir o perfil do fluxo de ar através do sistema de limpeza. O sistema de caracterização do fluxo de ar inclui uma pluralidade de sensores que determinam o fluxo de ar medindo a transferência térmica dos sensores para o fluxo de ar. O sistema de caracterização do fluxo de ar é configurado para manter uma resistência elétrica substancialmente constante dos sensores, à medida que o fluxo de ar varia.
[011] A invenção em ainda outra forma é direcionada para um método para controle do fluxo de ar em um sistema de limpeza de um sistema de colheita agrícola. O método inclui as etapas de gerar um fluxo de ar no sistema de limpeza e caracterizar o fluxo de ar. O fluxo de ar no sistema de limpeza é caracterizado com um sistema de caracterização do fluxo de ar pela execução das etapas de medição e criação. A etapa de medição mede porções do fluxo de ar com uma pluralidade de sensores, com cada um dos sensores produzindo um sinal representativo de uma transferência térmica do sensor para o fluxo de ar. O sistema de caracterização do fluxo de ar é configurado para manter uma resistência elétrica substancialmente constante dos sensores, à medida que o fluxo de ar varia. A etapa de criação cria um perfil do fluxo de ar através do sistema de limpeza.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[012] Os aspectos acima mencionados e outros e as vantagens dessa invenção, e a maneira de atingi-las, se tornarão mais evidentes e a invenção será mais bem entendida por referência à descrição seguinte das modalidades da invenção tomada em conjunto com os desenhos acompanhantes, nos quais:
[013] A figura 1 é uma vista lateral de uma modalidade de uma colheitadeira agrícola na forma de uma colheitadeira debulhadora que inclui uma modalidade de um sistema de controle do fluxo de ar da presente invenção,
[014] A figura 2 é uma vista em perspectiva recortada de parte do sistema de limpeza contido na colheitadeira debulhadora da figura 1,
[015] A figura 3 é uma vista em perspectiva de uma grade de sensores de um sistema de caracterização do fluxo de ar associado com o sistema de limpeza da figura 2,
[016] A figura 4 é uma vista em perspectiva mais próxima de um dos sensores da grade de sensores das figuras 2 e 3,
[017] A figura 5 é uma vista de uma peneira, associada com o sistema de limpeza da figura 2, tendo sensores na forma de outra modalidade de uma grade de sensores da presente invenção na colheitadeira debulhadora da figura 1,
[018] A figura 6 ilustra uma vista frontal mais próxima de um dos sensores na grade da figura 5,
[019] A figura 7 é uma vista superior do sensor da figura 6,
[020] A figura 8 é uma representação esquemática de uma modalidade de um sistema de controle do fluxo de ar da presente invenção usando elementos das figuras 2 a 7 na colheitadeira da figura 1 e
[021] A figura 9 é uma vista lateral esquemática da peneira da figura 5 ilustrando o fluxo de ar além de um sensor das figuras 5 a 7.
[022] Caracteres de referência correspondentes indicam partes correspondentes por todas as várias vistas. A exemplificação apresentada aqui ilustra modalidades da invenção e tais exemplificações não devem ser interpretadas como limitando o escopo da invenção em qualquer maneira.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[023] Os termos “grão”, “palha” e “refugos” são usados principalmente por todo esse relatório descritivo por conveniência, mas deve ser entendido que esses termos não são planejados para serem limitadores. Assim, “grão” se refere a essa parte do material da safra que é debulhado e separado da parte descartável do material da safra, que é chamado como material de safra sem grão, MOG ou palha. O material da safra debulhado de forma incompleta é citado como “refugos”. Também os termos “para frente”, “para trás”, “esquerda” e “direita”, quando usados em conjunto com a colheitadeira agrícola e/ou seus componentes são geralmente determinados com referência à direção do movimento operativo para diante da colheitadeira, mas novamente, eles não devem ser interpretados como limitadores. Os termos “longitudinal” e “transversal” são determinados com referência à direção da frente para a traseira da colheitadeira agrícola e igualmente não devem ser interpretados como limitadores.
[024] Com referência agora aos desenhos, e mais particularmente à figura 1, é mostrada uma colheitadeira agrícola na forma de uma colheitadeira debulhadora 10, que geralmente inclui uma carroceria 12, rodas de engate no solo 14 e 16, uma parte frontal 18, um alojamento alimentador 20, uma cabine do operador 22, um sistema de debulha e separação 24, um sistema de limpeza 26, um tanque de grãos 28 e um trado de descarga 30.
[025] As rodas frontais 14 são rodas do tipo flutuante maiores e as rodas traseiras 16 são rodas dirigíveis menores. A força motriz é aplicada seletivamente nas rodas frontais 14 através de uma casa de força na forma de um motor a diesel 32 e uma transmissão (não mostrada). Embora a colheitadeira debulhadora 10 seja mostrada como incluindo rodas, também é para ser entendido que a colheitadeira debulhadora 10 pode incluir lagartas, tal como lagartas completas ou meia lagartas.
[026] A parte frontal 18 é montada na frente da colheitadeira debulhadora 10 e inclui uma barra cortadora 34 para separar as safras do campo durante o movimento para frente da colheitadeira debulhadora 10. Um carretel giratório 36 alimenta a safra para dentro da parte frontal 18 e um trado duplo 38 alimenta a safra cortada lateralmente para dentro a partir de cada lado em direção ao alojamento alimentador 20. O alojamento alimentador 20 transporta a safra cortada para o sistema de debulha e separação 24, e é móvel seletivamente na vertical usando atuadores apropriados, tal como cilindros hidráulicos (não mostrados).
[027] O sistema de debulha e separação 24 é do tipo de fluxo axial e geralmente inclui um rotor 40 pelo menos parcialmente envolvido por e giratório dentro de um côncavo perfurado correspondente 42. As safras cortadas são debulhadas e separadas pela rotação do rotor 40 dentro do côncavo 42, e elementos maiores, tais como talos, folhas e assim por diante são descarregados da traseira da colheitadeira debulhadora 10. Os elementos menores do material da safra incluindo o grão e o material de safra sem grão, incluindo partículas mais leves do que o grão, tais como aparas, poeira e palha, são descarregados através de perfurações do côncavo 42.
[028] O grão que foi separado pelo conjunto de debulha e separação 24 cai em um recipiente de grãos 44 e é transportado para o sistema de limpeza 26. O sistema de limpeza 26 pode incluir uma peneira pré-limpeza opcional 46, uma peneira superior 48 (também conhecida como uma peneira aparadora), uma peneira inferior 50 (também conhecida como uma peneira de limpeza) e um ventilador de limpeza 52. O grão nas peneiras 46, 48 e 50 é submetido a uma ação de limpeza pelo ventilador 52 que produz um fluxo de ar através das peneiras para remover as aparas e outras impurezas, tal como poeira, do grão fazendo esse material ser transportado pelo ar para descarga da capota de palha 54 da colheitadeira debulhadora 10. O recipiente de grãos 44 e a peneira pré-limpeza 46 oscilam em uma maneira longitudinal para transportar o grão e o material da safra sem grão mais fino para a superfície superior da peneira superior 48. A peneira superior 48 e a peneira inferior 50 são dispostas verticalmente em relação uma a outra e, da mesma forma, oscilam em uma maneira longitudinal para espalhar o grão através das peneiras 48, 50, enquanto permitindo a passagem do grão limpo por gravidade através das aberturas das peneiras 48, 50.
[029] O grão limpo cai em um trado de grão limpo 56 posicionado transversalmente abaixo e em frente da peneira inferior 50. O trado de grão limpo 56 recebe o grão limpo de cada peneira 48, 50 e do recipiente inferior 58 do sistema de limpeza 26. O trado de grão limpo 56 transporta o grão limpo lateralmente para um elevador de grãos disposto geralmente na vertical 60 para transporte para o tanque de grãos 28. Os refugos do sistema de limpeza 26 caem em uma tina do trado de refugos 62. Os refugos são transportados via o trado de refugos 64 e trado de retorno 66 para a extremidade a montante do sistema de limpeza 26 para ação repetida de limpeza. Um par de trados do tanque de grãos 68 no fundo do tanque de grãos 28 transporta o grão limpo lateralmente dentro do tanque de grãos 28 para o trado de descarga 30 para descarga da colheitadeira debulhadora 10.
[030] O material da safra sem grão prossegue através de um sistema de manipulação de resíduo 70. O sistema de manipulação de resíduo 70 pode incluir um cortador, facas contrárias, uma porta de feno e um espalhador de resíduos.
[031] Agora, com referência adicionalmente às figuras 2 a 9, é mostrado um sistema de caracterização do fluxo de ar 72 (ilustrado esquematicamente na figura 8) tendo um controlador 74, dispositivos de alteração do fluxo de ar 76, um sensor de temperatura 78 e uma grade de sensores 80 ou 80’. Duas modalidades da presente invenção são ilustradas, uma sendo mostrada nas figuras 2 a 4 e a outra nas figuras 5 a 7.
[032] O controlador 74, embora mostrado como um controlador autônomo, da mesma forma, terá as suas funções incorporadas em um controlador que executa outras funções na colheitadeira debulhadora 10. O sensor de temperatura 78 é usado para medir a temperatura do fluxo de ar 84 ou 84’ e essa temperatura é usada pelo controlador 74 para determinar a dissipação de calor dos sensores 82, 82’ que compõem a grade de sensores 80, 80’, para chegar, dessa maneira, em um fluxo de ar detectado por cada sensor 82, 82’ e o perfil do fluxo de ar medido.
[033] A grade de sensores 80 é ilustrada nas figuras 2 e 3 onde a grade de sensores 80 é posicionada em um fluxo de ar 84. O fluxo de ar 84 se origina pela ação do ventilador 52 e ele é usado no sistema de limpeza 26 para limpar o grão. A grade de sensores 80 é uma grade de sensores 82 que são geralmente dispostos em um plano que é substancialmente normal à direção do fluxo de ar 84. Embora o posicionamento dos sensores 82 seja ilustrado como estando geralmente ordenado em intervalos regularmente espaçados, outras posições dentro da grade são também consideradas. O fluxo de ar 84 é detectado pelos sensores 82 e essa informação é fornecida para o controlador 74, de modo que o perfil do fluxo de ar medido através do sistema de limpeza 26 é estabelecido, de modo que o perfil do fluxo de ar pode ser alterado pelo dispositivo de alteração do fluxo de ar 76. O dispositivo de alteração do fluxo de ar 76 pode também ser entendido como sendo um sistema de ajuste do fluxo de ar 76 que pode consistir de uma variedade de dispositivos passivos e ativos que podem alterar as características do fluxo de ar 84 quando ele passa através do sistema de limpeza 26.
[034] A grade de sensores 80’ é ilustrada na figura 5 onde a grade de sensores 80’ fica posicionada em um fluxo de ar 84’, que é geralmente perpendicular às peneiras 46, 48, 50. O fluxo de ar 84’ é mostrado esquematicamente em um ângulo na figura 5 para mostrar que o fluxo do ar quando ele passa através da peneira 46, 48, 50 é inclinado para cima. O fluxo de ar 84’ se origina pela ação do ventilador 52 e ele é usado no sistema de limpeza 26 para limpar o grão. A grade de sensores 80’ é uma grade de sensores 82’ que são geralmente dispostos em um plano que é substancialmente normal à direção do fluxo de ar 84’. Os sensores 82’ são acoplados nas palhetas da peneira 46, 48 ou 50, como mostrado em mais detalhes na figura 6. Um sensor 82’ é representado na figura 7, com um termistor na extremidade distai 86’. O termistor fica posicionado, de modo que a condução de calor no conjunto e para o ar ambiente é conhecida e geralmente, até mesmo substancialmente, consistente entre os sensores 82, 82’ em grades respectivas 80, 80’. Embora o posicionamento dos sensores 82’ seja ilustrado como sempre sendo geralmente ordenado em intervalos regularmente espaçados, outras posições dentro da grade são também consideradas. O fluxo de ar 84’ é detectado pelos sensores 82’ e essa informação é fornecida para o controlador 74, na forma de um sinal que está relacionado com a transferência de calor para o ar circundante, de modo que o perfil do fluxo de ar através do sistema de limpeza 26 é estabelecido, permitindo que o controlador 74 altere o fluxo de ar e, portanto, o perfil do fluxo de ar, por meio do dispositivo de alteração do fluxo de ar 76, que pode também ser entendido como sendo um sistema de ajuste do fluxo de ar 76 que pode consistir de uma variedade de dispositivos passivos e ativos que podem alterar as características do fluxo de ar 84’ quando ele passa através do sistema de limpeza 26.
[035] Embora a presente invenção possa usar ambas uma grade 80 e uma grade 80’ em uma ou mais das peneiras 46, 48 ou 50, para facilidade da discussão, será assumido que apenas uma grade 80 ou 80’ será usada em uma colheitadeira debulhadora 10. O perfil do fluxo de ar medido pode ser entendido como produzindo uma distribuição de fluxos de ar que o controlador 74 busca otimizar, quando comparado com um perfil selecionado do fluxo de ar que é selecionado com base no grão e características de material diferente de grão (MOG).
[036] Os parâmetros operacionais do sistema de limpeza 26 da colheitadeira debulhadora são dependentes das características do ar fluindo no sistema de limpeza 26. A presente invenção usa múltiplos sensores 82 ou 82’ respectivamente dispostos em grades de sensores 80, 80’ para medir características do ar passando através do sistema de limpeza 26 e mais particularmente peneira 46, 48 e 50 com a finalidade de definir a eficiência operacional do sistema de limpeza 26. O sistema de caracterização do fluxo de ar 72 fornece dados significativos que podem ser considerados como uma saída do perfil do fluxo de ar sob as circunstâncias associadas com a coleta dos dados enquanto a colheitadeira debulhadora 10 está operacional. Os dados significativos são usados pelo controlador 74 para controlar vários ajustes na colheitadeira debulhadora 10.
[037] Durante as operações de colheita, o sistema de fluxo de ar 52’ que inclui o ventilador 52 é usado para gerar um volume de ar em alta velocidade que é soprado estrategicamente através das peneiras 46, 48, 50 do sistema de limpeza para produzir uma rajada de ar para a separação pneumática do grão do MOG. A finalidade da rajada de ar é ajudar a separação mecânica do grão e MOG. As peneiras 46, 48 e 50 são conjuntos fisicamente muito grandes posicionados dentro da colheitadeira debulhadora 10. Durante a operação, as peneiras 46, 48, 50 alternam de um lado para outro em uma frequência de aproximadamente 4,5 Hz (com algumas colheitadeiras debulhadoras operando em frequências entre 3,3 e 5,8 Hz). Devido ao movimento e a localização das peneiras 46, 48 e 50, bem como considerando as condições sujas e o volume da safra passando sobre as peneiras, não existe sistema na técnica anterior para medir as características do ar fluindo através das peneiras 46, 48, 50. A presente invenção tem a capacidade de identificar as características gerais do fluxo de ar para toda a área de uma peneira, dessa forma permitindo que os ajustes da colheitadeira debulhadora 10 sejam continuamente otimizados. Na técnica anterior, sem conhecer as características do fluxo de ar no sistema de limpeza, os ajustes da colheitadeira debulhadora não podem ser ajustados para otimizar o desempenho do sistema de limpeza. Os ajustes ótimos para uma dada condição de safra são difíceis de determinar sem conhecer as características do fluxo de ar.
[038] De forma geral, na técnica anterior, os ajustes são mantidos constantes mesmo quando as condições da safra mudam, fazendo com o que o sistema de limpeza nunca seja otimizado e mesmo se os ajustes fossem bons para uma condição de safra, as mudanças na condição da safra fariam o desempenho do sistema de limpeza diminuir. Os ajustes são mantidos constantes porque a otimização dos ajustes sem conhecer as características do fluxo de ar não é prática.
[039] Na presente invenção, uma série de sensores 82, 82’, tal como na forma de termistores, é colocada no sistema de limpeza 26 para quantificar a velocidade do ar espacial no sistema de limpeza 26. Os tipos de sensores poderiam incluir, mas não são limitados a, termistores, e poderiam incluir entre outros tipos: anemómetros de fio quente, anemómetros de pá, transdutores de pressão de tubo pivô, etc. Para finalidades de discussão, a presente modalidade será considerada como sendo de termistores, com os termistores estando localizados em uma extremidade distai 86, 86’ dos sensores 82, 82’. As localizações que os sensores 82, 82’ poderiam ficar posicionados dentro da colheitadeira debulhadora 10 incluem, mas não são limitadas a, a entrada ou a saída do ventilador de limpeza 52 ou outros ventiladores, entre as venezianas da peneira, no aparador ou peneira da sapata, entre o aparador e a peneira da sapata, abaixo da peneira da sapata ou acima da peneira aparadora.
[040] O sinal dos sensores 82, 82’ (termistores) é usado para quantificar a velocidade do ar local na localização do sensor. O padrão ótimo de ar no sistema de limpeza 26 para uma dada safra e condição é estabelecido, antes da sega, por um modelo empírico, analítico ou estocástico ou alguma combinação desses para identificar qual deve ser o padrão de ar ótimo no sistema de limpeza 26. Um aspecto significativo da presente invenção é a capacidade de usar sensores 82, 82’, de modo que eles possam representar precisamente as características do fluxo de ar sendo medido na colheitadeira debulhadora 10 durante a operação. O sistema de caracterização do fluxo de ar 72 é usado enquanto a safra está sendo processada pelo sistema de limpeza 26 para identificar e para ajustar a ótima distribuição do ar no sistema de limpeza 26. Adicionalmente, o sistema de caracterização do fluxo de ar 72 pode ser usado enquanto o sistema de limpeza não está processando as safras para munir os engenheiros de projeto com informação relacionada com a distribuição do fluxo de ar no sistema. A distribuição do fluxo de ar é usada para identificar mudanças de projeto no sistema de limpeza 26 e para identificar a ótima distribuição do ar sem carga de safra.
[041] O uso de termistores pela presente invenção, relativo a ambas as medições do fluxo de ar da safra e do fluxo de ar sem safra é a técnica usada para quantificar a velocidade do ar com os termistores. Existem pelo menos duas maneiras nas quais um termistor é usado para quantificar a velocidade do ar pela presente invenção. Primeiro, o termistor é colocado eletricamente em série com um resistor de precisão e o circuito é submetido a uma excitação constante, com a variação na corrente através do resistor e termistor sendo monitorada, o que é representativo da transferência de calor para o fluxo de ar e, portanto, da velocidade do fluxo de ar além do sensor. Com uma temperatura de ar conhecida, a transferência de calor do termistor está relacionada matematicamente com o fluxo de ar além do sensor 82, 82’. A segunda abordagem usa um procedimento de controle de realimentação para manter uma resistência constante no termistor, com as características do procedimento de controle então produzindo um sinal que está relacionado com a transferência de calor do termistor e, assim, o fluxo de ar além do termistor.
[042] Ambas as técnicas exigem que a relação entre a transferência de calor do termistor para o ar seja quantificada, já que essa relação permite que a velocidade do ar seja medida indiretamente. Para finalidades da presente invenção, a segunda técnica é considerada o método preferido. A primeira técnica resulta no sensor ficando mais quente quando a velocidade do ar além do termistor está em um mínimo. Isso poderia ocorrer se existisse uma formação de MOG no termistor. Ter MOG seco contra um termistor, que poderia alcançar temperaturas além de 100QC, poderia ser indesejável, pelo menos resultando em falha do sensor. A vantagem do segundo sistema preferido, com o termistor de resistência constante, é que a temperatura do termistor é mantida constante, a despeito da velocidade do ar além do termistor, dessa forma abrandando o risco de superaquecimento. Esse sistema particular mantém um valor resistivo quase constante para o sensor 82, 82’, portanto, mantendo o termistor em uma temperatura geralmente constante. O controlador 74 altera o fluxo da corrente através do termistor (ou a tensão através do termistor) para manter o valor da resistência do termistor. O fluxo de corrente controlado é o sinal que se refere à transferência de calor para o ar do termistor e, portanto, é representativo do fluxo de ar além do termistor.
[043] A velocidade do fluxo de ar no sistema de limpeza 26 é afetada pela quantidade ou carga da safra no sistema de limpeza 26. Por ter a grade de sensores 80, 80’ para proporcionar várias medições de fluxo de ar, o perfil do fluxo de ar através do sistema de limpeza, várias formas de ajuste podem ser feitas pelo sistema de controle 72 para melhorar a eficiência do sistema de limpeza 26. Para controlar efetivamente o perfil do fluxo de ar no sistema de limpeza 26, vários ajustes podem ser feitos pelo sistema de ajuste do fluxo de ar 76 para atingir o padrão ótimo de ar incluindo, mas não limitado a: 1. Desviar o ar no sistema, por exemplo, uma série ou grade de venezianas giratórias ou pás pode ser adicionada em frente de, ou abaixo de, a peneira 46, 48, 50, no sistema de dutos do ventilador e ou entre as peneiras superior e inferior. As venezianas são usadas para modificar a distribuição espacial ou padrão do fluxo de ar no sistema de limpeza 26, bem como a velocidade média do ar. 2. Mudar a velocidade do ventilador de limpeza. 3. Variar o tamanho de abertura da entrada e ou da saída do ventilador de limpeza 52. 4. As aberturas das tiras da peneira poderiam ser ajustadas (mais abertas ou menos abertas). 5. Ventiladores adicionais podem ser adicionados no sistema de limpeza 52, que são desligados/ligados/acelerados/reduzidos. 6. A frequência de oscilação do sistema de limpeza 26 pode também ser ajustada. 7. O movimento da peneira (comprimento do curso, ângulo de inclinação, ângulo de oscilação) pode ser modificado. 8. Orifícios de descarga do ar podem ser abertos/fechados. 9. A velocidade no solo da colheitadeira debulhadora 10 pode ser reduzida ou acelerada.
[044] A presente invenção tem certas vantagens incluindo desempenho melhorado do sistema de limpeza permitindo que o sistema de limpeza 26 consiga separar mais efetivamente o grão do MOG. Além disso, a realimentação do sistema de caracterização do fluxo de ar 72 pode ser usada pelo operador para ajustar os elementos da colheitadeira debulhadora 10 e/ou ela poderia ser usada em conjunto com software de controle para permitir que a colheitadeira debulhadora 10 faça ajustes autônomos da colheitadeira debulhadora 10.
[045] Embora essa invenção tenha sido descrita com relação a pelo menos uma modalidade, a presente invenção pode ser ainda modificada dentro do espírito e do escopo dessa revelação. Esse pedido, portanto, é planejado para cobrir quaisquer variações, usos ou adaptações da invenção usando seus princípios gerais. Além disso, esse pedido é planejado para cobrir tais afastamentos da presente revelação quando surgem dentro da prática conhecida ou costumeira na técnica a qual essa invenção diz respeito e que se situam dentro dos limites das reivindicações anexas.

Claims (7)

1. Sistema de colheita agrícola (10), compreendendo: uma carroceria (12), um dispositivo móvel do produto agrícola (40) acoplado na dita carroceria (12), um sistema de fluxo de ar (52’) incluindo um ventilador (52), o dito sistema de fluxo de ar (52’) sendo acoplado na dita carroceria (12); um sistema de limpeza (26) acoplado na dita carroceria (12), o dito sistema de limpeza sendo configurado para receber o dito produto agrícola do dito dispositivo móvel (40), o dito sistema de limpeza (26) sendo ainda configurado para receber um fluxo de ar (84, 84’) do dito sistema de fluxo de ar (52’); CARACTERIZADO pelo fato que um sistema de caracterização do fluxo de ar (72) pelo menos parcialmente posicionado no dito fluxo de ar (84, 84’), o dito sistema de caracterização do fluxo de ar (72) sendo configurado para medir o perfil do fluxo de ar através do dito sistema de limpeza (26), o dito sistema de caracterização do fluxo de ar (72) incluindo uma pluralidade de termistores (82, 82’), em que o dito sistema de caracterização do fluxo de ar (72) ser ainda configurado para manter uma resistência elétrica constante dos ditos termistores (82, 82’), à medida que o dito fluxo de ar (84, 84’) varia.
2. Sistema de colheita agrícola (10), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que ainda compreende um sistema de ajuste do fluxo de ar (76) configurado para alterar pelo menos uma característica do dito fluxo de ar (84, 84’) dependente do dito perfil do fluxo de ar medido pelo dito sistema de caracterização do fluxo de ar (72).
3. Sistema de colheita agrícola (10), de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que o dito sistema de ajuste do fluxo de ar (76) é ainda configurado para pelo menos um entre desviar o ar no fluxo de ar, alterar a velocidade do ventilador (52), variar a abertura de entrada através da qual o ar do fluxo de ar flui (84, 84’), variar a saída através da qual o ar flui, variar aberturas da tira em uma peneira, alterar a velocidade de um ventilador auxiliar, alterar a característica de movimento da peneira, alterar a abertura de um orifício de descarga do ar, alterar a velocidade no solo do sistema de colheita (10).
4. Sistema de colheita agrícola (10), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a dita pluralidade de termistores (82, 82’) são dispostos em uma grade (80, 80’).
5. Sistema de colheita agrícola (10), de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que a dita grade (80, 80’) é disposta geralmente em um plano que é geralmente normal à direção do fluxo de ar (84, 84’).
6. Sistema de colheita agrícola (10), de acordo com a reivindicação 4 ou 5, CARACTERIZADO pelo fato de que a dita grade (80) fica próxima do dito ventilador (52).
7. Sistema de colheita agrícola (10), de acordo com a reivindicação 4 ou 5, CARACTERIZADO pelo fato de que o dito sistema de limpeza (26) inclui uma peneira (46, 48, 50), a dita grade (80’) sendo suportada pela dita peneira (46, 48, 50).
BR102015003556-0A 2014-02-28 2015-02-19 Sistema de colheita agrícola BR102015003556B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US14/193,490 US9526211B2 (en) 2014-02-28 2014-02-28 System and method of controlling airflow characteristics in an agricultural harvester
US14/193,490 2014-02-28

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102015003556A2 BR102015003556A2 (pt) 2017-05-30
BR102015003556B1 true BR102015003556B1 (pt) 2020-09-29

Family

ID=52544345

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102015003556-0A BR102015003556B1 (pt) 2014-02-28 2015-02-19 Sistema de colheita agrícola

Country Status (3)

Country Link
US (1) US9526211B2 (pt)
EP (1) EP2912936B2 (pt)
BR (1) BR102015003556B1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BE1021843B1 (nl) * 2014-05-26 2016-01-21 Cnh Industrial Belgium Nv Sensoropstelling voor maaidorser
US10645876B2 (en) 2016-03-01 2020-05-12 Deere & Company System and method for controlled cleaning in a cane harvester
US10091934B2 (en) * 2016-03-01 2018-10-09 Deere & Company System and method for controlled cleaning in a cane harvester
BE1024313B1 (nl) 2016-06-22 2018-01-31 Cnh Ind Belgium Nv Luchtsensorsysteem
US11765995B2 (en) * 2017-09-18 2023-09-26 Hcc, Inc. Louver position sensing system for a sieve and chaffer of a combine harvester
DE102017220037A1 (de) * 2017-11-10 2019-05-16 Deere & Company Sensorzusammenbau für ein Mähdreschersieb
US12016257B2 (en) 2020-02-19 2024-06-25 Sabanto, Inc. Methods for detecting and clearing debris from planter gauge wheels, closing wheels and seed tubes

Family Cites Families (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2753505C2 (de) 1977-12-01 1983-02-24 Sperry N.V., 8210 Zedelgem Mähdrescher mit Kontrolleinrichtung für die Reinigungsanlage
FR2416636A1 (fr) 1978-02-08 1979-09-07 Sperry Rand Nv Moissonneusebatteuse
CA1113581A (en) 1978-03-06 1981-12-01 George R. Kinzie Sieve overload sensor
US4311995A (en) * 1978-03-06 1982-01-19 Sperry Corporation Sieve overload sensor for alerting the operator of a combine of a sieve overload condition
US4466231A (en) * 1982-08-30 1984-08-21 Sperry Corporation Automatic sieve and chaffer adjustment in a combine harvester
US4527241A (en) * 1982-08-30 1985-07-02 Sperry Corporation Automatic combine harvester adjustment system
US4589425A (en) 1984-07-02 1986-05-20 Mitchell Jr Thomas A Control apparatus for a combine
DE4425453C1 (de) 1994-07-19 1995-09-21 Kloeckner Humboldt Deutz Ag Mähdrescher mit Gebläseregelung
DE19506059A1 (de) * 1995-02-22 1996-08-29 Deere & Co Verfahren zur automatischen Regelung wenigstens eines Abschnitts der Gutbearbeitung in einer Erntemaschine
DE19807145C2 (de) * 1998-02-20 1999-12-09 Claas Selbstfahr Erntemasch Mähdrescher mit Vorrichtung zur automatischen Reinigungseinstellung
JP2002000052A (ja) 2000-06-16 2002-01-08 Mitsubishi Agricult Mach Co Ltd 脱穀機における風量センサのチェック装置
US6632136B2 (en) * 2001-06-05 2003-10-14 Deere & Company Remote adjustment mechanism for a combine harvester cleaning element
DE10162354A1 (de) * 2001-12-18 2003-07-03 Claas Selbstfahr Erntemasch Verfahren zur Verlustbestimmung an landwirtschaftlichen Erntemaschinen
US6773343B2 (en) * 2002-07-31 2004-08-10 Deere & Company Front chaffer and cleaning fan
DE10360597A1 (de) * 2003-12-19 2005-07-28 Claas Selbstfahrende Erntemaschinen Gmbh Verfahren und Vorrichtung zur Regelung von Arbeitsorganen eines Mähdreschers
US7249449B2 (en) 2004-07-09 2007-07-31 Deere & Company Conveying duct pressure monitor system for controlling harvester speed
DE102005014278A1 (de) * 2005-03-24 2006-10-05 Claas Selbstfahrende Erntemaschinen Gmbh Verfahren zur Ermittlung eines Ziel-Einstellwerts
US7381130B2 (en) 2005-04-29 2008-06-03 Cnh America Llc System and method for detecting a condition indicative of plugging of a discharge path of an agricultural combine
GB0604860D0 (en) * 2006-03-10 2006-04-19 Cnh Belgium Nv Improvements in or relating to material stream sensors
US7645190B2 (en) * 2006-05-30 2010-01-12 Cnh America Llc Combine cleaning fan control system
US7354341B1 (en) 2007-03-29 2008-04-08 Cnh America Llc System and method for detecting an air flow condition indicative of plugging of a discharge apparatus of an agricultural combine
GB0714942D0 (en) * 2007-08-01 2007-09-12 Cnh Belgium Nv A biomass cleaner improvements in corp harvesting machine and related methods
US8118649B1 (en) * 2010-09-01 2012-02-21 Cnh America Llc Grain distribution sensor and control
DE102011000130A1 (de) 2011-01-14 2012-07-19 Claas Selbstfahrende Erntemaschinen Gmbh Mähdrescher
DE102011052282A1 (de) * 2011-07-29 2013-01-31 Claas Selbstfahrende Erntemaschinen Gmbh Reinigungssensor zur Steuerung der Erntegut- und Gebläsedruckverteilung
DE102012111253A1 (de) * 2012-09-27 2014-05-15 Claas Selbstfahrende Erntemaschinen Gmbh Verfahren zum Betreiben einer landwirtschaftlichen Arbeitsmaschine

Also Published As

Publication number Publication date
US9526211B2 (en) 2016-12-27
BR102015003556A2 (pt) 2017-05-30
EP2912936B1 (en) 2017-04-19
US20150245562A1 (en) 2015-09-03
EP2912936A1 (en) 2015-09-02
EP2912936B2 (en) 2020-04-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102015003556B1 (pt) Sistema de colheita agrícola
BR112016002080B1 (pt) conjunto de limpeza para uma colheitadeira e seu método de operação
BR102015026093B1 (pt) colheitadeira agrícola com elevador equipado com soprador
BR102016015882B1 (pt) Colheitadeiras agrícolas com geometria de transição de rotor aperfeiçoada
BR102016009813A2 (pt) cortador para uma ceifeira agrícola
BR102018013136A2 (pt) Sistema de gerenciamento de resíduo para um veículo agrícola e veículo agrícola
BR102016009856A2 (pt) System and adjustment method of agricultural harvest
BR102015009418B1 (pt) sistema de limpeza para uso em uma colheitadeira agrícola
BR102016019385A2 (pt) taxa de agitação lateral baseada em rendimentos de máquina
BR102019014453A2 (pt) acionamento de ventilador variável dependente de carga de acionamento de ventilador de limpeza
BR102016023254A2 (pt) colheitadeira agrícola
BR112021011809B1 (pt) Sistema de debulha e de separação com dentes de raspagem ajustáveis para uma colheitadeira agrícola e método de ajustar fluxo de material de cultura
BR102016015702A2 (pt) sistema para controle direcional de fluxo de ar em uma ceifeira
BR102017008631B1 (pt) Transporte de refugos e método para medir um volume de refugos passando através de um transporte de refugos
BR112016027286B1 (pt) Seção de limpeza de uma colheitadeira agrícola
BR102016019359B1 (pt) Colheitadeira agrícola e método
BR112015028245B1 (pt) sistema de limpeza para uma colheitadeira combinada
BR102019023928A2 (pt) Conjunto de acionamento de carretel para uma plataforma agrícola
BR112017012439B1 (pt) Colheitadeira agrícola
BR102022009815A2 (pt) Peneira para uso em uma colheitadeira agrícola e método de operação de uma peneira em uma colheitadeira agrícola
US20230337581A1 (en) Combine harvesters having louvers to adjust air flow, and related methods
BR112015003486B1 (pt) Veículo agrícola e método de operar um veículo de trabalho
BR102016017238B1 (pt) Arranjo de peneira para uma colheitadeira agrícola
BR102015008822B1 (pt) seção de limpeza de uma colheitadeira agrícola e método de alteração de um comprimento de um curso experimentado
BR102019003982A2 (pt) conjunto de refrigerador hidráulico para uma plataforma de corte de uma colheitadeira agrícola

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/02/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.