BR102012017079A2 - Aparelho para formar partes fáceis de rasgar lineares e inclinadas em película plástica longa - Google Patents

Aparelho para formar partes fáceis de rasgar lineares e inclinadas em película plástica longa Download PDF

Info

Publication number
BR102012017079A2
BR102012017079A2 BR102012017079A BR102012017079A BR102012017079A2 BR 102012017079 A2 BR102012017079 A2 BR 102012017079A2 BR 102012017079 A BR102012017079 A BR 102012017079A BR 102012017079 A BR102012017079 A BR 102012017079A BR 102012017079 A2 BR102012017079 A2 BR 102012017079A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
rollers
standard
plastic film
displacement mechanism
hard
Prior art date
Application number
BR102012017079A
Other languages
English (en)
Inventor
Seiji Kagawa
Kagawa Yoichiro
Original Assignee
Seiji Kagawa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from JP2011252845A external-priority patent/JP4976581B1/ja
Priority claimed from JP2012128160A external-priority patent/JP5053464B1/ja
Application filed by Seiji Kagawa filed Critical Seiji Kagawa
Publication of BR102012017079A2 publication Critical patent/BR102012017079A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29CSHAPING OR JOINING OF PLASTICS; SHAPING OF MATERIAL IN A PLASTIC STATE, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; AFTER-TREATMENT OF THE SHAPED PRODUCTS, e.g. REPAIRING
    • B29C59/00Surface shaping of articles, e.g. embossing; Apparatus therefor
    • B29C59/02Surface shaping of articles, e.g. embossing; Apparatus therefor by mechanical means, e.g. pressing
    • B29C59/04Surface shaping of articles, e.g. embossing; Apparatus therefor by mechanical means, e.g. pressing using rollers or endless belts
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29CSHAPING OR JOINING OF PLASTICS; SHAPING OF MATERIAL IN A PLASTIC STATE, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; AFTER-TREATMENT OF THE SHAPED PRODUCTS, e.g. REPAIRING
    • B29C59/00Surface shaping of articles, e.g. embossing; Apparatus therefor
    • B29C59/007Forming single grooves or ribs, e.g. tear lines, weak spots

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Shaping Of Tube Ends By Bending Or Straightening (AREA)
  • Perforating, Stamping-Out Or Severing By Means Other Than Cutting (AREA)

Abstract

Patente de Invenção: APARELHO PARA FORMAR PARTES FÁCEIS DE RASGAR LINEARES E INCLINADAS EM PELÍCULA PLÁSTICA LONGA. A presente invenção refere-se a um aparelho para formar periodicamente partes fáceis de rasgar lineares e inclinadas em uma película plástica longa, compreendendo um rolo duro sobre o qual passa a película plástica longa, uma pluralidade de rolos padrão, cada um tendo um recurso de estampagem linear e inclinado em uma superfície de enrolamento, um eixo acionado por motor ao qual os rolos padrão são fixados, e um mecanismo para empurrar os rolos padrão na direção do rolo duro, o movimento dos rolos de pressão na direção do rolo duro fazendo com que as projeções padrões dos recursos de estampagem sejam prensados sobre a película plástica sobre o rolo duro, formando assim periodicamente as partes fáceis de rasgar lineares e inclinadas na película plástica.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "APARELHO PARA FORMAR PARTES FÁCEIS DE RASGAR LINEARES E INCLINADAS EM PELÍCULA PLÁSTICA LONGA".
Campo da Invenção
5 A presente invenção refere-se a um aparelho para formar de
modo eficiente partes fáceis de rasgar lineares e inclinadas em uma película plástica longa.
Antecedentes da Invenção
Embalagens plásticas das quais é exigido ter alta estanqueidade a gás, resistência ao calor e rigidez, tais como embalagens flexíveis esterilizáveis, são formadas por laminados constituídos, por exemplo, por uma película de resinas tendo alta resistência ao calor e alta rigidez, tal como tereftalato de polietileno, uma camada altamente estanque a gás tal como uma folha de alumínio e uma camada seladora de polipropileno fundido, etc. Embalagens flexíveis esterilizáveis são aquecidas por água quente ou por um forno de microondas, e abertas para retirada de seus conteúdos. Entretanto, por causa de as bolsas terem alta resistência, algumas vezes é difícil abrir as bolsas manualmente mesmo se entalhes forem fornecidos nos seus lados. Particularmente, à medida que a população mais idosa aumenta existe um número crescente de pessoas com força de mão insuficiente que falha para abrir manualmente bolsas com entalhes, algumas vezes necessitando de tesouras.
A JP 11-77872 A revela um método para produzir uma embalagem de película laminada fácil de cortar, compreendendo irradiar uma pelí25 cuia laminada constituída de uma camada de película de substrato e uma camada seiadora tão grossa quanto 1/2 ou mais da espessura total com feixes de laser pelo lado de camada seladora, para tornar a camada seladora mais fina, formando assim uma linha de separação de meio corte contínua ou intermitente. Quando uma linha de separação de meio corte inclinada é 30 formada em uma embalagem flexível esterilizável por meio deste método, a linha de separação de meio corte inclinada deve ser formada depois que as embalagens flexíveis esterilizáveis individuais são produzidas, resultando em baixa eficiência.
Por causa de películas estiradas tenderem a ser rasgadas ao longo de direções de orientação, sacos com aberturas paralelas às direções de orientação são facilmente abertos rasgando em entalhes formados em 5 lados adjacentes às aberturas. Entretanto, tal método fornece sacos rasgáveis somente em paralelo às aberturas. Por causa de pequenas aberturas serem preferíveis na maioria das bebidas, alimentos líquidos, etc., embalagens (sacos) com partes que podem ser abertas obliquamente são desejadas.
Objetivo da Invenção
Desta maneira, um objetivo da presente invenção é fornecer um aparelho para formar partes fáceis de rasgar lineares e inclinadas em uma película plástica longa de forma eficiente.
Sumário da Invenção Como resultado de pesquisa intensiva em virtude do objetivo
mencionado anteriormente, os inventores descobriram que ao (a) arranjar uma pluralidade de rolos padrão giráveis em uma direção transversal da película plástica, cada rolo de padrão compreendendo um recurso de estampagem tendo projeções padrões para formar partes fáceis de rasgar (partes 20 de meio corte) obliquamente a uma direção de rotação, e (b) prensar simultaneamente e de forma rotativa os rolos padrão contra a película plástica se deslocando sobre um rolo duro, pluralidades de partes fáceis de rasgar lineares e inclinadas podem ser formadas periodicamente na película plástica. A presente invenção foi completada com base em tal descoberta.
Assim, o aparelho da presente invenção para formar partes fá
ceis de rasgar lineares e inclinadas em uma película plástica longa compreende (a) um rolo duro sobre o qual passa a película plástica longa, (b) uma pluralidade de rolos padrão, cada um tendo parcialmente um recurso de estampagem linear e inclinado tendo projeções padrões em uma superfície de 30 enrolamento, (c) um eixo ao qual a pluralidade dos rolos padrão é fixada, (d) um primeiro mecanismo de deslocamento para deslocar o eixo na direção do rolo duro, (e) rolos de pressão que empurram os rolos padrão de forma direta ou indireta por meio de rolos de diâmetros pequenos fixados ao eixo, e (f) um segundo mecanismo de deslocamento para deslocar os rolos de pressão na direção dos rolos padrão, pelo que, com os rolos de pressão empurrando os rolos padrão de forma direta ou indireta por meio do segundo mecanismo 5 de deslocamento, os recursos de estampagem dos rolos padrão são prensados sobre a película plástica pelo primeiro mecanismo de deslocamento, de maneira que as partes fáceis de rasgar lineares e inclinadas com rebaixos formados pelas projeções padrões dos recursos de estampagem são fornecidas parcialmente e deforma periódica na película plástica.
Especificamente, o primeiro aparelho da presente invenção
compreende (a) um rolo duro sobre o qual passa a película plástica longa, (b) uma pluralidade de rolos padrão, cada um tendo parcialmente um recurso de estampagem linear e inclinado tendo projeções padrões em uma superfície de enrolamento, (c) um eixo ao qual a pluralidade dos rolos padrão é 15 fixada, (d) um primeiro mecanismo de deslocamento para deslocar o eixo na direção do rolo duro, (e) rolos de pressão, cada um empurrando cada um dos rolos padrão por trás, e (f) um segundo mecanismo de deslocamento para deslocar os rolos de pressão na direção dos rolos padrão, pelo que, com os rolos de pressão empurrando os roios padrão por meio do segundo 20 mecanismo de deslocamento, os recursos de estampagem dos rolos padrão são prensados sobre a película plástica pelo primeiro mecanismo de deslocamento, de maneira que as partes fáceis de rasgar lineares e inclinadas com rebaixos formados pelas projeções padrões dos recursos de estampagem são fornecidas parcialmente e de forma periódica na película plástica.
O segundo aparelho da presente invenção compreende (a) um
rolo duro sobre o qual passa a película plástica longa, (b) uma pluralidade de rolos padrão, cada um tendo parcialmente um recurso de estampagem linear e inclinado tendo projeções padrões em uma superfície de enrolamento, (c) um eixo ao qual a pluralidade dos rolos padrão é fixada, (d) um primeiro me30 canismo de deslocamento para deslocar o eixo na direção do rolo duro, (e) uma pluralidade de rolos tendo um diâmetro menor que aquele dos rolos padrão e fixados ao eixo, (f) rolos de pressão, cada um empurrando cada um dos rolos de diâmetros pequenos por trás, e (g) um segundo mecanismo de deslocamento para deslocar os rolos de pressão na direção dos rolos de diâmetros pequenos, pelo que, com os rolos de pressão empurrando os rolos de diâmetros pequenos por meio do segundo mecanismo de deslocamento, os recursos de estampagem dos rolos padrão são prensados sobre a película plástica pelo primeiro mecanismo de deslocamento, de maneira que as partes fáceis de rasgar lineares e inclinadas com rebaixos formados pelas projeções padrões dos recursos de estampagem são fornecidas parcialmente e de forma periódica na película plástica.
O primeiro mecanismo de deslocamento compreende preferivelmente primeiros carregadores suportando rotativamente o eixo, e primeiros trilhos guias se estendendo perpendicularmente ao eixo geométrico do rolo duro, ao longo dos quais os primeiros carregadores são móveis na direção do rolo duro.
É preferível que os primeiros carregadores sejam sempre empurrados por um elemento elástico com uma pequena força em uma direção para longe do rolo duro, e que os rolos padrão ou os rolos de diâmetros pequenos sejam empurrados pelos rolos de pressão para a película plástica contra a força do elemento elástico.
Cada segundo mecanismo de deslocamento compreende preferivelmente um segundo carregador suportando rotativamente cada rolo de pressão, e um segundo trilho guia se estendendo perpendicularmente ao eixo geométrico do rolo duro, ao longo do qual o segundo carregador é móvel na direção do rolo duro.
As posições transversais dos rolos padrão são ajustáveis ao longo do eixo.
No primeiro aparelho, cada um dos segundos trilhos guias preferivelmente é fixado a cada mesa, a qual é móvel ao longo de terceiros trilhos guias se estendendo paralelos ao eixo geométrico do rolo duro, em uma direção transversal da película plástica, de maneira que as posições transversais dos rolos de pressão são ajustáveis dependendo das posições transversais dos rolos padrão. No segundo aparelho, os segundos trilhos-guias preferivelmente são localizados em posições fixadas, de tal maneira que cada um dos rolos de pressão entra em contato com o rolo de diâmetro pequeno correspondente.
Em um exemplo, as projeções do recurso de estampagem são
constituídas por um grande número de partículas duras tendo cantos aguçados e dureza de Mohs de 5 ou mais, ambos os lados do recurso de estampagem sendo definidos por ranhuras em uma superfície de enrolamento. Em um outro exemplo, as projeções do recurso de estampagem compreendem 10 uma crista se estendendo obliquamente na superfície de enrolamento, e uma ou mais bordas se projetando de uma superfície superior da crista em paralelo à crista. As bordas podem ser providas periodicamente com entalhes.
Os rolos de pressão preferivelmente são rolos de borracha.
O eixo preferivelmente é acionado por um motor, de tal maneira
que os rolos padrão giram na mesma velocidade periférica que aquela do rolo duro.
Breve Descrição dos Desenhos
A figura 1 é uma vista lateral seccional transversal parcial mostrando o primeiro aparelho da presente invenção para formar partes fáceis de rasgar.
A figura 2 é uma vista plana mostrando o primeiro aparelho para formar partes fáceis de rasgar.
A figura 3 é uma vista frontal mostrando o primeiro aparelho para formar partes fáceis de rasgar juntamente com uma película plástica na qual partes fáceis de rasgar estão formadas.
A figura 4 é uma vista frontal mostrando um exemplo de rolos padrão usados nos primeiro e segundo aparelhos para formar partes fáceis de rasgar.
A figura 5 é uma vista desenvolvida mostrando uma superfície
de enrolamento do rolo de padrão mostrado na figura 4.
A figura 6 é uma vista seccional transversal ampliada feita ao longo da linha A-A da figura 5.
A figura 7 é um vista desenvolvida mostrando uma superfície de enrolamento de um outro exemplo de rolos padrão usados nos primeiro e segundo aparelhos para formar partes fáceis de rasgar.
A figura 8 é uma vista ampliada mostrando uma parte A da figura
7.
A figura 9 é uma vista seccional transversal ampliada feita ao longo da linha B-B da figura 7.
A figura 10 é uma vista seccional transversal ampliada feita ao longo da linha C-C da figura 8.
A figura 11 é uma vista seccional transversal mostrando um exemplo dos métodos de fixação de rolos padrão a um eixo.
A figura 12(a) é uma vista seccional transversal mostrando um outro exemplo dos métodos de fixação de rolos padrão a um eixo.
A figura 12(b) é uma vista frontal parcial mostrando o arranjo de
rolos padrão fixados a um eixo por meio do método mostrado na figura 12(a).
A figura 13(a) é uma vista seccional transversal explodida mostrando um exemplo adicional dos métodos de fixação de rolos padrão a um eixo.
A figura 13(b) é uma vista seccional transversal mostrando um exempio adicional dos métodos de fixação de rolos padrão a um eixo.
A figura 13(c) é uma vista frontal mostrando um exemplo adicional dos métodos de fixação de rolos padrão a um eixo.
A figura 14 é uma vista plana mostrando o arranjo de um rolo du
ro, rolos padrão, carregadores, mesas e trilhos guias, os quais constituem o primeiro aparelho para formar partes fáceis de rasgar.
A figura 15 é uma vista plana ampliada mostrando um suporte de cada rolo de pressão no primeiro aparelho para formar partes fáceis de rasgar.
A figura 16 é uma vista frontal parcial ampliada mostrando o primeiro aparelho para formar partes fáceis de rasgar. A figura 17(a) é um vista lateral seccional transversal parcial mostrando o primeiro aparelho para formar partes fáceis de rasgar, na qual rolos padrão estão prensados sobre uma película plástica.
A figura 17(b) é uma vista plana mostrando o primeiro aparelho para formar partes fáceis de rasgar, na qual rolos padrão estão prensados sobre uma película plástica.
A figura 18 é uma vista mostrando as etapas de formar sacos de uma película plástica tendo partes fáceis de rasgar formadas pelos primeiro e segundo aparelhos.
A figura 19 é uma vista lateral seccional transversal parcial mos
trando o segundo aparelho da presente invenção para formar partes fáceis de rasgar.
A figura 20 é uma vista plana mostrando o segundo aparelho para formar partes fáceis de rasgar.
A figura 21 é uma vista frontal mostrando o segundo aparelho
para formar partes fáceis de rasgar juntamente com uma película plástica na qual partes fáceis de rasgar estão formadas.
A figura 22 é uma vista plana mostrando o arranjo de um rolo duro, rolos padrão, roios de diâmetros pequenos, carregadores, uma mesa e trilhos guias, os quais constituem o segundo aparelho para formar partes fáceis de rasgar.
A figura 23 é uma vista plana ampliada mostrando um suporte de cada rolo de pressão no segundo aparelho para formar partes fáceis de rasgar.
A figura 24(a) é um vista lateral seccional transversal parcial
mostrando o segundo aparelho para formar partes fáceis de rasgar, na qual rolos padrão estão prensados sobre uma película plástica.
A figura 24(b) é uma vista plana mostrando o segundo aparelho para formar partes fáceis de rasgar, na qual rolos padrão estão prensados sobre uma película plástica.
Descrição das Modalidades Preferidas
Modalidades da presente invenção serão explicadas detalhadamente a seguir se referindo aos desenhos anexos, embora a presente invenção não esteja restringida a eles, e várias modificações podem ser feitas dentro do escopo da presente invenção. A explicação de cada modalidade é aplicável a outras modalidades a não ser que mencionado de outro modo.
O aparelho da presente invenção para formar partes fáceis de
rasgar lineares e inclinadas 100 em uma película plástica longa 1 compreende (a) um rolo duro 11 sobre o qual passa uma película plástica longa 1, (b) uma pluralidade dos rolos padrão 13, cada um tendo parcialmente um recurso de estampagem linear e inclinado 13a tendo projeções padrões em uma 10 superfície de enrolamento, (c) um eixo 15 ao qual uma pluralidade dos rolos padrão 13 é fixada, (d) um primeiro mecanismo de deslocamento para deslocar o eixo 15 na direção do rolo duro 11, (e) os rolos de pressão 21 que empurram os rolos padrão 13 de forma direta ou indireta por meio dos rolos de diâmetros pequenos 18 fixados ao eixo 15, e (f) um segundo mecanismo 15 de deslocamento para deslocar os rolos de pressão 21 na direção dos rolos padrão 13, pelo que, com os rolos de pressão 21 empurrando os rolos padrão 13 de forma direta ou indireta por meio do segundo mecanismo de deslocamento, os recursos de estampagem 13a dos rolos padrão 13 são prensados sobre a película plástica 1 pelo primeiro mecanismo de deslocamento, 20 de maneira que as partes fáceis de rasgar lineares e inclinadas 100 com rebaixos formados pelas projeções padrões dos recursos de estampagem 13a são fornecidas parcialmente e deforma periódica na película plástica 1.
1: Primeiro Aparelho Para Formar Partes Fáceis de Rasgar Tal como mostrado nas figuras 1-3, o primeiro aparelho da presente invenção para formar partes fáceis de rasgar compreende (a) um rolo duro 11 sobre o qual passa uma película plástica longa 1, (b) uma pluralidade (4 no exemplo representado) dos rolos padrão 13, cada um tendo parcialmente um recurso de estampagem linear e inclinado 13a tendo projeções padrões em uma superfície de enrolamento, (c) um eixo 15 acionado por um motor M, ao qual uma pluralidade dos rolos padrão 13 é fixada, (d) um primeiro mecanismo de deslocamento para deslocar o eixo 15 na direção do rolo duro 11, (e) os roios de pressão 21, cada um empurrando cada um dos rolos padrão 13 por trás, e (f) um segundo mecanismo de deslocamento para deslocar os rolos de pressão 21 na direção dos rolos padrão 13, pelo que, com os rolos de pressão 21 empurrando os rolos padrão 13 por meio do segundo mecanismo de deslocamento, os recursos de estampagem 13a dos 5 rolos padrão 13 são prensados sobre a película plástica 1 pelo primeiro mecanismo de deslocamento, de maneira que as partes fáceis de rasgar lineares e inclinadas 100 com rebaixos formados pelas projeções padrões dos recursos de estampagem 13a são fornecidas parcialmente e de forma periódica na película plástica 1.
O primeiro mecanismo de deslocamento compreende preferi
velmente um pardos primeiros carregadores 17, 17 suportando rotativamente o eixo 15, e um par dos primeiros trilhos guias 19, 19 se estendendo perpendicularmente ao eixo geométrico do rolo duro 11, ao longo dos quais os primeiros carregadores 17, 17 são móveis na direção do rolo duro 11. Os 15 primeiros carregadores 17 e os primeiros trilhos guias 19 podem ter estruturas conhecidas.
Cada segundo mecanismo de deslocamento compreende preferivelmente um segundo carregador 22 suportando rotativamente cada rolo de pressão 21, e um segundo trilho guia 25 se estendendo perpendicular20 mente ao eixo geométrico do rolo duro 11, ao longo do qual o segundo carregador 22 é móvel na direção do rolo duro 11. Os segundos carregadores 22 e os segundos trilhos guias 25 podem ter estruturas conhecidas.
O rolo duro 11 suportando a película plástica 1 enquanto formando as partes fáceis de rasgar 100 preferivelmente é um roio de metal, 25 embora seu material não esteja restringido contanto que sua superfície seja suficientemente dura. Para controlar a velocidade de deslocamento da película plástica 1, um outro rolo duro 12 preferivelmente é arranjado oposto ao rolo duro 11, de tal maneira que um par dos rolos duros 11,12 pode apertar a película plástica 1. O rolo duro 11 é acionado por um motor (não mostra30 do), e o rolo de superfície lisa 12 se opondo ao rolo duro 11 preferivelmente é um rolo seguidor girando pelo movimento da película plástica 1. Por causa de a película plástica 1 ser agarrada por um par dos rolos duros 11, 12, ela está sob tensão suficiente enquanto as partes fáceis de rasgar 100 são formadas na película plástica 1 sobre uma superfície do rolo duro 11.
Tal como mostrado na figura 2, uma pluralidade dos rolos padrão 13 para formar um grande número de rebaixos constituindo as partes 5 fáceis de rasgar 100 na película plástica 1 é fixada a um eixo 15 com intervalos predeterminados. Cada rolo de padrão 13 preferivelmente é um rolo de metal tendo um recurso de estampagem linear e inclinado 13a em uma superfície de enrolamento. Tal como mostrado nas figuras 5 e 7, o recurso de estampagem 13a se estende na superfície de enrolamento do rolo de padrão 10 13 obliquamente (por exemplo, em 45°) em relação ao eixo geométrico do rolo de padrão 13.
Tal como mostrado nas figuras 4-6, o primeiro exemplo do recurso de estampagem 13a compreende projeções constituídas por um grande número de partículas duras tendo cantos aguçados e dureza de Mohs de 15 5 ou mais. As ranhuras 13b, 13b são formadas em ambos os lados do recurso de estampagem 13a. As ranhuras 13b, 13b em ambos os lados formam bordas aguçadas do recurso de estampagem 13a, provendo as partes fáceis de rasgar 100 com bordas aguçadas. As partículas duras preferivelmente são partículas de diamante finas, as quais são fixadas a uma superfície de 20 rolo de metal com um revestimento de níquel, etc. O tamanho de partícula médio das partículas duras é determinado dependendo da espessura e estrutura de camadas da película plástica 1. Por exemplo, quando a película plástica 1 é um laminado constituído por uma camada de tereftalato de polietileno (PET) de 15 pm de espessura, uma camada de náilon de 20 pm de 25 espessura, uma folha de alumínio e uma camada (seladora) de polietileno de 40 pm de espessura, a camada PET e a camada de náilon devem ser cortadas de forma suficiente. Desta maneira, o tamanho de partícula médio das partículas duras preferivelmente está em uma faixa de 30 pm a 200 pm, de tal maneira que rebaixos podem ser formados com a profundidade de próxi30 mo de 15 pm + 20 pm = 35 pm. A porcentagem (razão de área) de partículas duras na superfície do recurso de estampagem 13a de uma maneira geral é de 10%-50%, preferivelmente de 15%-30%. Tal como mostrado nas figuras 7-10, o segundo exemplo do recurso de estampagem 13a compreende uma crista 131 formada obliquamente na superfície de enrolamento e uma pluralidade das bordas paralelas 132 se projetando de uma superfície superior da crista 131. Para fazer as bordas 5 132 morderem facilmente a película plástica 1, as bordas 132 podem ser providas com os entalhes 134 periodicamente. As bordas 132 do recurso de estampagem 13a são obtidas ao recortar uma superfície de enrolamento do rolo de metal para formar a crista 131, e então formar a pluralidade das ranhuras paralelas 133 na superfície superior da crista 131 por meio de um 10 esmeril. As bordas 132 são altas o suficiente para cortar a película plástica 1 tão profunda quanto preferivelmente cerca de 35 pm no exemplo anterior. Especificamente, a altura das bordas 132 preferivelmente é de cerca de 100- 300 pm. A fim de que as bordas 132 tenham resistência e dureza suficientes, um rolo de metal tendo o recurso de estampagem 13a preferivelmente é 15 feito de aço de alta velocidade, aço de ferramenta, carbonetos cementados, etc. Embora diversas linhas das bordas 132 estejam arranjadas no exemplo representado, o aparelho da presente invenção não está restringido a isto, e pode ter uma linha das bordas 132. Embora o recurso de estampagem 13a tendo a crista 131 com as bordas 132 seja integral com cada rolo de padrão 20 13 no exemplo representado, eles podem ser elementos separados. Neste caso, o recurso de estampagem 13a preferivelmente é feito de aço de alta velocidade, aço de ferramenta, carboneto cementado, etc., e um corpo de rolo preferivelmente é feito de aço inoxidável.
Tal como está claro a partir das figuras 2 e 14, ambas as extre25 midades do eixo 15, ao qual uma pluralidade dos rolos padrão 13 é fixada, são suportadas rotativamente por um par dos primeiros carregadores 17, 17, um motor M sendo montado em uma extremidade do eixo 15. Cada primeiro carregador 17, 17 é móvel ao longo de cada primeiro trilho guia 19, 19 em uma direção perpendicular ao eixo geométrico do rolo duro 11. Uma extre30 midade de ponta (no lado do rolo duro 11) de cada primeiro trilho guia 19, 19 é provida com um batente 19a, 19a e uma mola espiral 19b, 19b fixada ao batente 19a, 19a. Desta maneira, enquanto os rolos de pressão 21 não estão empurrando os rotos padrão 13, os primeiros carregadores 17, 17 retrocedem para posições determinadas pelos batentes 19c, 19c fornecidos nas extremidades traseiras dos primeiros trilhos guias 19, 19, de tal maneira que os rolos padrão 13 ficam suficientemente separados do rolo duro 11. Adicio5 nalmente, de forma preferível existe uma folga entre os rolos de pressão 21 e os rolos padrão 13.
Por causa de as posições transversais dos rolos padrão 13 terem que ser estabelecidas dependendo do tamanho dos pacotes (sacos) a ser produzidos e das posições das partes fáceis de rasgar 100, elas devem 10 ser ajustáveis ao longo do eixo 15. Além do mais, para controlar precisamente a profundidade das partes fáceis de rasgar 100, os rolos padrão 13 devem ser posicionados com folga precisa em relação ao rolo duro 11. Para esta finalidade, os rolos padrão 13 devem girar coaxialmente com o eixo 15 de forma perfeita. Desta maneira, os roíos padrão 13 preferivelmente são en15 caixados por contração ou aparafusados ao eixo 15.
Quando os rolos padrão 13 são encaixados por contração ao eixo 15, tal como mostrado na figura 11, um eixo 15 tendo uma superfície plana 15a e cada um dos roíos padrão 13 tendo na sua superfície interna uma superfície plana 13c correspondendo à superfície plana 15a são combina20 dos. Em todos os rolos padrão 13, as posições (posições de rotação) dos recursos de estampagem 13a em relação às superfícies planas 13c são as mesmas. Com a superfície plana 15a do eixo 15 encaixando com as superfícies internas planas 13c dos rolos padrão 13, os recursos de estampagem 13a de todos os rolos padrão 13 ficam localizados na mesma posição rota25 cional. Assim, cada pluralidade das partes fáceis de rasgar 100 formadas por uma rotação de uma pluralidade dos rolos padrão 13 fica alinhada em uma direção transversal da película plástica 1.
As figuras 12(a) e 12(b) mostram um exemplo dos rolos padrão 13 aparafusados a um eixo 15. Este exemplo usa (a) um eixo 15 tendo uma superfície plana 15a com um furo rosqueado, (b) cada um dos rolos padrão 13 tendo na sua superfície interna uma superfície plana 13c correspondendo à superfície plana 15a, na sua superfície externa uma superfície plana 13d paralela à superfície plana 13c e um furo rosqueado penetrando da superfície plana 13c para a superfície plana 13d, e (c) um parafuso 16 encaixando de modo rosqueado em cada furo rosqueado do eixo 15 e no furo rosqueado de cada rolo de padrão 13. Em todos os rolos padrão 13, as posições (posi5 ções de rotação) dos recursos de estampagem 13a em relação às superfícies planas 13c (13d) são as mesmas. Com a superfície plana 15a do eixo 15 encaixando com as superfícies internas planas 13c dos rolos padrão 13, e os parafusos 16 encaixando de modo rosqueado nos furos rosqueados do eixo 15 e nos furos rosqueados dos rolos padrão 13, os recursos de estam10 pagem 13a de todos os rolos padrão 13 ficam localizados na mesma posição rotacional. Assim, cada pluralidade das partes fáceis de rasgar 100 formadas por uma rotação de uma pluralidade dos rolos padrão 13 fica alinhada em uma direção transversal da película plástica 1.
Tal como mostrado nas figuras 3 e 12(b), os rolos padrão 13, 13 15 adjacentes em ambos os lados de uma linha de centro 1a, ao longo da qual a película plástica 1 é cortada, devem ter os recursos de estampagem 13a, 13a arranjados em uma "forma de V separado". Embora o comprimento longitudinal (comprimento ao longo do eixo 15) dos recursos de estampagem 13a seja menor que o comprimento longitudinal dos rolos padrão 13 para 20 garantir a fixação dos rolos padrão 13 ao eixo 15 no exemplo representado, os recursos de estampagem 13a e os rolos padrão 13 certamente podem ter o mesmo comprimento longitudinal.
As figuras 13(a)-13(c) mostram um outro exemplo dos rolos padrão 13 aparafusados a um eixo 15. Neste exemplo, cada rolo de padrão 13 25 tem um entalhe axial 13e na sua superfície interna, enquanto que o eixo 15 tem na sua superfície externa uma crista axial 15b para ser recebida no entalhe 13e. Uma combinação do entalhe axial 13e e a crista axial 15b age como uma chaveta que impede rotação. Os rolos padrão 13 são providos com os flanges 14, 14 em ambos os lados longitudinais. Após o eixo 15 ser 30 inserido nos rolos padrão 13 com a crista axial 15b recebida nos entalhes axiais 13e, os flanges 14, 14 são fixados ao eixo 15 por meio dos parafusos
16, 16. Os rolos padrão 13 são girados por um motor M montado em uma extremidade do eixo 15. Assim, a película plástica longa 1 atravessa uma folga entre o rolo duro 11 e os rolos padrão 13, ambos acionados por motores. Por causa de as partes fáceis de rasgar 10O terem que ser forma5 das na película plástica 1 periodicamente de forma precisa, a velocidade periférica do rolo duro 11 (a velocidade de deslocamento da película plástica longa 1) deve ser exatamente igual à velocidade periférica dos rolos padrão
13. Para esta finalidade, sensores (não mostrados) para medir a velocidade de deslocamento da película plástica longa 1 e/ou a velocidade periférica dos rolos padrão 13 são fornecidos, para controlá-las de tal maneira que sua diferença se torne zero.
Embora controle de reaíimentação possa ser usado, controle mais preciso preferivelmente é conduzido ao estabelecer uma velocidade periférica inicial dos rolos padrão 13 ligeiramente menor que a velocidade de 15 deslocamento da película plástica longa 1, e então controlar a velocidade de deslocamento da película plástica 1 e/ou a velocidade periférica dos rolos padrão 13 para aumentar a velocidade periférica dos rolos padrão 13 em relação à velocidade de deslocamento da película plástica 1, de tal maneira que sua diferença se torna zero. A velocidade periférica iniciai dos rolos pa20 drão 13 preferivelmente é 95%-99% da velocidade de deslocamento da película plástica longa 1. Tal controle é conduzido por causa de o diâmetro de cada rolo de padrão 13 ter inevitavelmente um erro dimensional, o qual resulta no erro de intervalo periódico das partes fáceis de rasgar 100. Por exemplo, se os rolos padrão 13 fossem rolos seguidores, a rotação dos rolos 25 padrão 13 acumularia o erro indicado acima, de maneira que os intervalos periódicos das partes fáceis de rasgar 100 desviariam indesejavelmente da faixa predeterminada. Para evitar tal erro, controle é conduzido para tornar a diferença entre a velocidade de deslocamento da película plástica 1 e a velocidade periférica dos rolos padrão 13 igual a zero.
Os rolos de pressão 21 para empurrar os rolos padrão 13 prefe
rivelmente são rolos de borracha, para proteger os recursos de estampagem 13a dos rolos padrão 13, e para aumentar um coeficiente de atrito entre os rolos de pressão 21 e os rolos padrão 13. Também, para controlar precisamente as posições e profundidade das partes fáceis de rasgar 100 formadas na película plástica 1, o controle de posição preciso dos rolos de pressão 21 é necessário. Desta maneira, cada segundo mecanismo de deslocamento 5 para deslocar cada rolo de pressão 21 na direção do rolo de padrão 13 compreende um segundo carregador 22 suportando rotativamente cada rolo de pressão 21, e um segundo trilho guia 25 se estendendo perpendicularmente ao eixo geométrico do rolo duro 11, ao longo do qual o segundo carregador 22 é móvel na direção do rolo duro 11. Tal como mostrado na figura 14, cada 10 segundo trilho guia 25 é fixado a cada mesa 27.
Tal como mostrado nas figuras 1, 15 e 16, cada segundo carregador 22 compreende um elemento de suporte 23 suportando rotativamente o rolo de pressão 21, um suporte 24 recebendo de forma telescópica o elemento de suporte 23, uma célula de carga 51 arranjada dentro do suporte 24, e uma haste 65 fixada a uma estrutura vertical 63 do segundo carregador
22 e suportando a célula de carga 51 por meio de uma mola espiral 52. O suporte 24 pode ser provido com um elemento de chaveta (não mostrado) para impedir a rotação do elemento de suporte 23. O elemento de suporte
23 tem uma parte de extremidade de ponta bifurcada para suportar rotativamente um eixo 21a do rolo de pressão 21. Uma extremidade traseira do e
femento de suporte 23 fica em contato com a célula de carga 51, a qual mede uma carga aplicada a cada rolo de pressão 21. Quando uma carga aplicada ao rolo de pressão 21 excede um nível predeterminado, a mola espiral 52 é comprimida, reduzindo a força de empurrar do rolo de pressão 21 sobre 25 o rolo de padrão 13, impedindo assim danos à película plástica longa 1 e ao aparelho.
O segundo carregador 22 móvel ao longo do segundo trilho guia 25 na mesa 27 compreende um eixo de parafuso 33 suportado rotativamente por uma estrutura vertical 31 da mesa 27, um elemento de porca 35 encai30 xando de modo rosqueado o eixo de parafuso 33 para converter a rotação do eixo de parafuso 33 em um movimento linear, um corpo de carregador 37 fixado ao elemento de porca 35, e um elemento de guiamento 39 fornecido em uma superfície inferior do corpo de carregador 37 de tal maneira que ele encaixa com o segundo trilho guia 25 na mesa 27. O eixo de parafuso 33 e o elemento de porca 35 constituem um assim chamado de fuso de esferas. É montada em uma extremidade traseira do eixo de parafuso 33 uma polia 45 5 conectada a um motor 43 por meio de uma correia de acionamento 41.
Por causa de as posições transversais dos rolos padrão 13 diferirem dependendo do tamanho dos pacotes (sacos) a ser produzidos e das posições das partes fáceis de rasgar 100, as posições transversais dos segundos carregadores 22, cada um suportando rotativamente cada rolo de 10 pressão 21, devem ser ajustáveis dependendo das posições transversais dos rolos padrão 13. Desta maneira, tal como mostrado nas figuras 1, 2 e
14, o primeiro aparelho para formar partes fáceis de rasgar compreende um terceiro mecanismo de deslocamento sob a mesa 27. O terceiro mecanismo de deslocamento compreende um par dos terceiros trilhos guias 49a, 49b 15 dispostos sobre uma superfície superior de uma armação horizontal 47 do aparelho, e um par dos elementos de guiamento 51a, 51b encaixando com os terceiros trilhos guias 49a, 49b. A mesa 27 também é provida com um grampo linear 53 encaixando com o terceiro trilho guia 49a para prover a mesa 27 com uma posição axial fixa, e o grampo linear 53 compreende um
braço de grampo 53a. Quando o braço de grampo 53a é girado após os eiementos de guiamento 51a, 51b serem deslocados para uma posição desejada ao longo dos terceiros trilhos guias 49a, 49b, o grampo linear 53 encaixa fortemente com o terceiro trilho guia 49a, de maneira que a posição transversal de cada rolo de pressão 21 pode ser estabelecida precisamente. 25 Por meio do terceiro mecanismo de deslocamento, as posições transversais dos rolos padrão são ajustáveis dependendo das posições transversais dos rolos padrão. Para ajustar a posição vertical da mesa 27, um mecanismo de deslocar verticalmente pode ser montado na armação horizontal 47.
Por exemplo, quando as partes fáceis de rasgar 100 são formadas pelo primeiro aparelho em uma película plástica laminada longa 1 tendo uma camada seladora, os rolos padrão 13 são primeiro posicionados transversalmente no eixo 15 por meio de um método de encaixe por contração ou um método de aparafusamento de acordo com os intervalos das partes fáceis de rasgar 100. Por causa de um lado de um pacote (saco) usualmente ser uma dobra, as partes fáceis de rasgar 100 preferivelmente são formadas perto de um lado oposto à dobra. Isto é, diversos pares dos rolos padrão 13 5 são fixados ao eixo 15 de tal maneira que os pares das partes fáceis de rasgar 100 sejam arranjados preferivelmente em uma forma de V invertido separado em uma tira 101 para formar um saco tal como mostrado na figura 3.
A seguir, uma película plástica longa 1 é induzida para passar através de um par dos rolos duros 11,12 com uma camada seladora da película plástica 1 para cima (confrontando o rolo duro 11).
Por causa de os rolos de pressão 21 não ficarem em contato com os rolos padrão 13 na suas posições recuadas tal como mostrado na figura 2, os primeiros carregadores 17, 17 retrocedem para os batentes 19c, 19c pela ação das molas espirais 19b, 19b. O motor 43 é acionado para girar 15 o eixo de parafuso 33 por meio de uma correia 41, deslocando cada rolo de pressão 21 para frente até que ele entre em contato com cada rolo de padrão 13. Por meio de operação adicional do motor 43, os rolos de pressão
21 empurram os rolos padrão 13, por causa de os primeiros carregadores
17, 17 serem móveis ao longo dos primeiros trilhos guias 19, 19 na direção do rolo duro 11. Como resultado, os recursos de estampagem 13a dos rolos padrão 13 são prensados sobre a película plástica 1 sobre o rolo duro 11 tal como mostrado nas figuras 17(a) e 17(b).
A profundidade média dos rebaixos constituindo as partes fáceis de rasgar 100, as quais são formadas na película plástica 1 pelos recursos 25 de estampagem 13a dos rolos padrão 13, é determinada por meio de pressão aplicada aos rolos padrão 13 pelos rolos de pressão 21. Por causa de a pressão sobre os rolos padrão 13 ser conhecida a partir de uma carga aplicada ao rolo de pressão 21, a posição de cada rolo de pressão 21 é determinada de acordo com um sinal proveniente da célula de carga 51. Tal como 30 mostrado nas figuras 1 e 17(a), uma linha conectando o centro de cada rolo de pressão 21 ao centro de cada rolo de padrão 13 preferivelmente é horizontal. Quando a película plástica longa 1 passa entre o rolo duro 11 e os rolos padrão 13 nesíe estado, um grande número de rebaixos é formado correspondentemente às projeções padrões dos recursos de estampagem 13a na película plástica longa 1. Por causa de os recursos de estampagem 13a serem fornecidos parcialmente e de forma oblíqua na superfície de enrola5 mento de cada rolo de padrão 13, as partes fáceis de rasgar 100 formadas periodicamente pelos recursos de estampagem 13a são inclinadas para a direção longitudinal da película plástica longa 1 tal como mostrado na figura
3.
Por causa de cada par dos roíos padrão 13 ter recursos de estampagem 13a inclinados em direções opostas, diversos pares das partes fáceis de rasgar 100 em uma forma de V invertido separado são formados tal como mostrado na figura 3. Por causa de linhas de dois pares das partes fáceis de rasgar 100 serem formadas em uma película plástica longa 1 no exemplo representado, a película plástica 1 é cortada ao meio ao longo de uma linha de centro 1a, e cada tira resultante 101, 101 é dobrada ao longo de uma linha longitudinal 1b tal como mostrado nas figuras 3 e 18, resultando na sobreposição completa de pares das partes fáceis de rasgar 100 (etapa A). A seguir, cada tira plástica 101 dobrada é selada por calor longitudinalmente ao longo de uma linha conectando as bordas externas 100a das partes fáceis de rasgar 100, e uma margem lateral é recortada ao longo da primeira parte selada por calor resultante 103 para obter uma tira tubular plana 105 (etapa B). Adicionalmente, as segundas partes seladas por calor 107 são formadas ao longo das linhas transversais 1c perto das partes fáceis de rasgar 100, e a tira tubular 105 é cortada nos sacos individuais 109 (etapa C). Após encher os sacos individuais 109 com um conteúdo, suas aberturas são seladas por calor (formando as terceiras partes seladas por calor 111), para obter os sacos cheios de conteúdo 113 (etapa D). A formação de um entalhe 115 na terceira parte selada por calor 111 perto da parte fácil de rasgar 100 torna fácil abrir o saco 113 ao longo da parte fácil de rasgar100.
2: Segundo Aparelho Para Formar Partes Fáceis de Rasgar
Tal como mostrado nas figuras 19-21, o segundo aparelho da presente invenção para formar partes fáceis de rasgar lineares e inclinadas 100 em uma película plástica longa 1 compreende (a) um rolo duro 11 sobre o qual passa uma película plástica longa 1, (b) uma pluralidade (4 no exemplo representado) dos rolos padrão 13, cada um tendo parcialmente um re5 curso de estampagem linear e inclinado 13a tendo projeções padrões em uma superfície de enrolamento, (c) um eixo 15 ao qual uma pluralidade dos rolos padrão 13 é fixada, (d) um primeiro mecanismo de deslocamento para deslocar o eixo 15 na direção do rolo duro 11, (e) uma pluralidade dos rolos 18 tendo diâmetros menores que aqueles dos rolos padrão 13, os quais são 10 fixados ao eixo 15, (f) os rolos de pressão 21, cada um empurrando cada um dos rolos de diâmetros pequenos 18 por trás, e (g) um segundo mecanismo de deslocamento para deslocar os rolos de pressão 21 na direção dos rolos de diâmetros pequenos 18, pelo que, com os rolos de pressão 21 empurrando os rolos de diâmetros pequenos 18 por meio do segundo mecanismo de 15 deslocamento, os recursos de estampagem 13a dos rolos padrão 13 fixados ao eixo 15 são prensados sobre a película plástica 1 pelo primeiro mecanismo de deslocamento, de maneira que as partes fáceis de rasgar lineares e inclinadas 100 com rebaixos formados pelas projeções padrões dos recursos de estampagem 13a são parcialmente e de forma periódica formadas na
película plástica 1.
O primeiro mecanismo de deslocamento compreende preferivelmente um par dos primeiros carregadores 17, 17 suportando rotativamente o eixo 15, e um par dos primeiros trilhos guias 19, 19 se estendendo perpendicularmente ao eixo geométrico do rolo duro 11, ao longo dos quais os 25 primeiros carregadores 17, 17 são móveis na direção do rolo duro 11. Os primeiros carregadores 17 e os primeiros trilhos guias 19 podem ter estruturas conhecidas.
Cada segundo mecanismo de deslocamento compreende preferivelmente um segundo carregador 22 suportando rotativamente cada rolo de pressão 21, e um segundo trilho guia 25 se estendendo perpendicularmente ao eixo geométrico do rolo duro 11, ao longo do qual o segundo carregador 22 é móvel na direção do rolo duro 11. Os segundos carregadores 22 e os segundos trilhos guias 25 podem ter estruturas conhecidas.
Com relação às estruturas dos rolos duros 11, 12, dos rolos padrão 13, dos rolos de pressão 21 e dos segundos carregadores 22, aos métodos de fixação dos rolos padrão ao eixo 15, e ao controle da velocidade 5 periférica do rolo duro 11 (velocidade de deslocamento da película plástica longa 1) em relação à velocidade periférica dos rolos padrão 13, o segundo aparelho pode ser igual ao primeiro aparelho.
Tal como está claro a partir das figuras 20 e 22, ambas as extremidades do eixo 15, ao qual uma pluralidade dos rolos padrão 13 é fixada, são suportadas rotativamente por um par dos primeiros carregadores 17, 17, um motor M sendo montado em uma extremidade do eixo 15. Cada primeiro carregador 17, 17 é móvel ao longo de cada primeiro trilho guia 19, 19 em uma direção perpendicular ao eixo geométrico do rolo duro 11. Com relação às estruturas dos primeiros trilhos guias 19, 19, o segundo aparelho pode ser igual ao primeiro aparelho. Enquanto os rolos de pressão 21 não estão empurrando os rolos padrão 13, os primeiros carregadores 17, 17 retrocedem para posições determinadas pelos batentes 19c, 19c fornecidos nas extremidades traseiras dos primeiros trilhos guias 19, 19, de tal maneira que os rolos padrão 13 ficam suficientemente separados do rolo duro 11. Adicionalmente, de forma preferível existe uma folga entre os rolos de pressão 21 e os rolos de diâmetros pequenos 18.
Para controlar precisamente as posições e profundidade das partes fáceis de rasgar 100 formadas na película plástica 1, o controle de posição preciso dos rolos de pressão 21 é necessário. Desta maneira, cada segundo mecanismo de deslocamento para deslocar cada rolo de pressão
21 na direção do rolo de diâmetro pequeno 18 compreende um segundo carregador 22 suportando rotativamente cada rolo de pressão 21, e um segundo trilho guia 25 se estendendo perpendicularmente ao eixo geométrico do rolo duro 11, ao longo do qual o segundo carregador 22 é móvel na direção 30 do rolo duro 11. Tal como mostrado na figura 14, cada segundo trilho guia 25 é fixado a cada mesa 27.
Por exemplo, quando as partes fáceis de rasgar 100 são formadas pelo segundo aparelho em uma película plástica laminada longa 1 tendo uma camada seladora, os rolos padrão 13 são primeiro posicionados transversalmente no eixo 15 por meio de um método de encaixe por contração ou um método de aparafusamento de acordo com os intervalos das partes fá5 ceis de rasgar 100. Por causa de um lado de um pacote (saco) usualmente ser uma dobra, as partes fáceis de rasgar 100 preferivelmente são formadas perto de um lado oposto à dobra. Isto ê, diversos pares dos rolos padrão 13 são fixados ao eixo 15, de tal maneira que pares das partes fáceis de rasgar 100 são arranjados preferivelmente em uma forma de V invertido separado 10 em uma tira 101 para formar um saco tal como mostrado na figura 21.
A seguir, uma película plástica longa 1 é induzida para passar através de um par dos rolos duros 11,12 com uma camada seladora da película plástica 1 para cima (confrontando o rolo duro 11).
Por causa de os rolos de pressão 21 não ficarem em contato com os rolos padrão 13 nas suas posições recuadas tal como mostrado na figura 20, os primeiros carregadores 17, 17 retrocedem para os batentes 19c, 19c pela ação das molas espirais 19b, 19b. O motor 43 é acionado para girar o eixo de parafuso 33 por meio de uma correia 41, deslocando cada rolo de pressão 21 para frente até que ele entre em contato com cada rolo de diâmetro pequeno 18. Por meio de operação adicional do motor 43, os rolos de pressão 21 empurram os rolos de diâmetros pequenos 18, por causa de os primeiros carregadores 17, 17 serem móveis ao longo dos primeiros trilhos guias 19, 19 na direção do rolo duro 11. Como resultado, os recursos de estampagem 13a dos rolos padrão 13 são prensados sobre a película plástica 1 sobre o rolo duro 11 tal como mostrado nas figuras 24(a) e 24(b).
A profundidade média dos rebaixos constituindo as partes fáceis de rasgar 100, as quais são formadas na película plástica 1 pelos recursos de estampagem 13a dos rolos padrão 13, é determinada por meio de pres30 são aplicada aos rolos de diâmetros pequenos 18 pelos rolos de pressão 21. Por causa de a pressão sobre o rolo de diâmetro pequeno 18 ser conhecida a partir de uma carga aplicada ao rolo de pressão 21, a posição de cada rolo de pressão 21 é determinada de acordo com um sinal proveniente da célula de carga 51. Tal como mostrado nas figuras 19 e 24(a), uma linha conectando o centro de cada rolo de pressão 21 ao centro de cada rolo de diâmetro pequeno 18 preferivelmente é horizontal. Quando a película plástica longa 1 5 passa entre o rolo duro 11 e os rolos padrão 13 neste estado, um grande número de rebaixos é formado correspondentemente às projeções padrões dos recursos de estampagem 13a na película plástica longa 1. Por causa de os recursos de estampagem 13a serem fornecidos parcialmente e de forma oblíqua na superfície de enrolamento de cada rolo de padrão 13, as partes 10 fáceis de rasgar 100 formadas periodicamente pelos recursos de estampagem 13a são inclinadas para a direção longitudinal da película plástica longa
1 tal como mostrado na figura 21.
Por causa de cada par dos rolos padrão 13 ter recursos de estampagem 13a inclinados em direções opostas, diversos pares das partes fáceis de rasgar 100 em uma forma de V invertido separado são formados tal como mostrado na figura 21. Por causa de linhas de dois pares das partes fáceis de rasgar 100 serem formadas em uma película plástica longa 1 no exemplo representado, a película plástica 1 é cortada ao meio ao longo de uma linha de centro 1a, e cada tira resultante 101, 101 é dobrada ao Iongo de uma linha longitudinal 1b tal como mostrado nas figuras 21 e 18, resultando na sobreposição completa de pares das partes fáceis de rasgar 100 (etapa A). Executando subsequentemente as mesmas etapas B, C e D tais como no primeiro aparelho para formar as partes fáceis de rasgar, os sacos cheios com conteúdos 113 são obtidos. Tal como no primeiro aparelho, a formação de um entalhe 115 na terceira parte selada por calor 111 perto da parte fácil de rasgar 100 torna fácil abrir o saco 113 ao longo da parte fácil de rasgar 100.

Claims (12)

1. Aparelho para formar partes fáceis de rasgar lineares e inclinadas em uma película plástica longa, compreendendo (a) um rolo duro sobre o qual passa a película plástica longa, (b) uma pluralidade de rolos padrão, cada um tendo parcialmente um recurso de estampagem linear e inclinado tendo projeções padrões em uma superfície de enrolamento, (c) um eixo ao qual a pluralidade dos rolos padrão é fixada, (d) um primeiro mecanismo de deslocamento para deslocar o dito eixo na direção do dito rolo duro, (e) rolos de pressão que empurram os ditos rolos padrão de forma direta ou indireta por meio de rolos de diâmetros pequenos fixados ao dito eixo, e (f) um segundo mecanismo de deslocamento para deslocar os ditos rolos de pressão na direção dos ditos rolos padrão, pelo que, com os ditos rolos de pressão empurrando os ditos rolos padrão de forma direta ou indireta por meio do dito segundo mecanismo de deslocamento, os recursos de estampagem dos ditos rolos padrão são prensados sobre a dita película plástica pelo dito primeiro mecanismo de deslocamento, de maneira que as partes fáceis de rasgar lineares e inclinadas com rebaixos formados pelas projeções padrões dos ditos recursos de estampagem são fornecidas parcialmente e de forma periódica na dita película plástica.
2. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, em que ele compreende (a) um rolo duro sobre o qual passa a película plástica longa, (b) uma pluralidade de rolos padrão, cada um tendo parcialmente um recurso de estampagem linear e inclinado tendo projeções padrões em uma superfície de enrolamento, (c) um eixo ao qual a pluralidade dos rolos padrão é fixada, (d) um primeiro mecanismo de deslocamento para deslocar o dito eixo na direção do dito rolo duro, (e) rolos de pressão, cada um empurrando cada um dos ditos rolos padrão por trás, e (f) um segundo mecanismo de deslocamento para deslocar os ditos rolos de pressão na direção dos ditos rolos padrão, pelo que, com os ditos rolos de pressão empurrando os ditos rolos padrão por meio do dito segundo mecanismo de deslocamento, os recursos de estampagem dos ditos rolos padrão são prensados sobre a dita película plástica pelo dito primeiro mecanismo de deslocamento.
3. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, em que ele compreende (a) um rolo duro sobre o qual passa a película plástica longa, (b) uma pluralidade de rolos padrão, cada um tendo parcialmente um recurso de estampagem linear e inclinado tendo projeções padrões em uma superfície de enrolamento, (c) um eixo ao qual a pluralidade dos rolos padrão é fixada, (d) um primeiro mecanismo de deslocamento para deslocar o dito eixo na direção do dito rolo duro, (e) uma pluralidade de rolos tendo um diâmetro menor que aquele dos ditos rolos padrão e fixados ao dito eixo, (f) rolos de pressão, cada um empurrando cada um dos ditos rolos de diâmetros pequenos por trás, e (g) um segundo mecanismo de deslocamento para deslocar os ditos rolos de pressão na direção dos ditos rolos de diâmetros pequenos, pelo que, com os ditos rolos de pressão empurrando os ditos rolos de diâmetros pequenos por meio do dito segundo mecanismo de deslocamento, os recursos de estampagem dos ditos rolos padrão são prensados sobre a dita película plástica pelo dito primeiro mecanismo de deslocamento.
4. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, em que o dito primeiro mecanismo de deslocamento compreende primeiros carregadores suportando rotativamente o dito eixo, e primeiros trilhos guias se estendendo perpendicularmente ao eixo geométrico do dito rolo duro, ao longo dos quais os ditos primeiros carregadores são móveis na direção do dito rolo duro.
5. Aparelho, de acordo com a reivindicação 4, em que os ditos primeiros carregadores são sempre empurrados por um elemento elástico com uma pequena força em uma direção para longe do dito rolo duro, e em que os ditos rolos padrão são empurrados pelos ditos rolos de pressão para a dita película plástica contra a força do dito elemento elástico.
6. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, em que cada um do dito segundo mecanismo de deslocamento compreende um segundo carregador suportando rotativamente cada rolo de pressão, e um segundo trilho guia se estendendo perpendicularmente ao eixo geométrico do dito rolo duro, ao longo do qual o dito segundo carregador é móvel na direção do dito rolo duro.
7. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, em que as posições transversais dos ditos rolos padrão são ajustáveis ao longo do dito eixo.
8. Aparelho, de acordo com a reivindicação 2, em que cada um dos ditos segundos trilhos guias é fixado a cada mesa, a qual é móvel ao longo de terceiros trilhos guias se estendendo paralelos ao eixo geométrico do dito rolo duro, em uma direção transversal da dita película plástica, de maneira que as posições transversais dos ditos rolos de pressão são ajustáveis dependendo das posições transversais dos ditos rolos padrão.
9. Aparelho, de acordo com a reivindicação 3, em que os ditos segundos trilhos guias são localizados em posições fixadas, de tal maneira que cada um dos ditos rolos de pressão entra em contato com o rolo de diâmetro pequeno correspondente.
10. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, em que as projeções dos ditos recursos de estampagem são constituídas por um grande número de partículas duras tendo cantos aguçados e dureza de Mohs de 5 ou mais, ambos os lados dos ditos recursos de estampagem sendo definidos por meio de ranhuras na superfície de enrolamento.
11. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, em que as projeções dos ditos recursos de estampagem são constituídas por uma crista se estendendo obliquamente na dita superfície de enrolamento, e uma ou mais bordas se projetando de uma superfície superior da dita crista paralelas à dita crista, as ditas bordas sendo providas periodicamente com entalhes.
12. Aparelho, de acordo com a reivindicação 11, em que as ditas bordas são providas periodicamente com entalhes.
BR102012017079A 2011-11-18 2012-07-11 Aparelho para formar partes fáceis de rasgar lineares e inclinadas em película plástica longa BR102012017079A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2011252845A JP4976581B1 (ja) 2011-11-18 2011-11-18 易開裂部形成装置
JP2012128160A JP5053464B1 (ja) 2012-06-05 2012-06-05 長尺のプラスチックフィルムに斜めの線状易開裂部を形成する装置

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012017079A2 true BR102012017079A2 (pt) 2014-07-22

Family

ID=46458182

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012017079A BR102012017079A2 (pt) 2011-11-18 2012-07-11 Aparelho para formar partes fáceis de rasgar lineares e inclinadas em película plástica longa

Country Status (8)

Country Link
US (1) US9096013B2 (pt)
EP (1) EP2594385A2 (pt)
KR (1) KR101906959B1 (pt)
CN (1) CN103121548B (pt)
BR (1) BR102012017079A2 (pt)
CA (1) CA2779999A1 (pt)
RU (1) RU2012125042A (pt)
TW (1) TW201321272A (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5551300B1 (ja) 2013-10-30 2014-07-16 清二 加川 多孔金属箔の製造方法
CN106232309B (zh) * 2014-04-10 2018-07-13 加川清二 制造多微孔金属箔的方法以及装置
JP6673156B2 (ja) * 2016-11-16 2020-03-25 株式会社オートネットワーク技術研究所 ワイヤーハーネス用外装部材の製造方法及び製造装置
JP6159494B1 (ja) * 2017-01-27 2017-07-05 加川 清二 易裂性プラスチックフィルム及びその製造装置
JP7293632B2 (ja) 2018-12-17 2023-06-20 東洋製罐株式会社 フィルムおよびパウチ
US11565844B2 (en) 2018-12-21 2023-01-31 S.C. Johnson & Son, Inc. Methods and apparatus to facilitate plastic film processing
CN113103314A (zh) * 2021-05-19 2021-07-13 东莞市中衍电子塑胶有限公司 免刀割手撕型清洁胶纸切口机
CN113812287B (zh) * 2021-11-05 2022-10-04 梁磊 一种农业大棚塑料膜的铺设车

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS60221290A (ja) * 1984-04-13 1985-11-05 株式会社 サト− 帯状フイルムの切断装置
JP2650849B2 (ja) * 1994-03-25 1997-09-10 清二 加川 易裂性積層フィルムおよびその製造方法
JP3405143B2 (ja) 1997-09-17 2003-05-12 凸版印刷株式会社 易カット性積層フィルム包材
AU2003235141A1 (en) * 2002-04-25 2003-11-10 Seiji Kagawa Linearly easy-to-rupture thermoplastic resin film, and method and device for manufacturing the resin film

Also Published As

Publication number Publication date
EP2594385A2 (en) 2013-05-22
CN103121548B (zh) 2017-03-29
KR101906959B1 (ko) 2018-10-11
RU2012125042A (ru) 2013-12-20
CA2779999A1 (en) 2013-05-18
US9096013B2 (en) 2015-08-04
KR20130055506A (ko) 2013-05-28
TW201321272A (zh) 2013-06-01
CN103121548A (zh) 2013-05-29
US20130129852A1 (en) 2013-05-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102012017079A2 (pt) Aparelho para formar partes fáceis de rasgar lineares e inclinadas em película plástica longa
CA2800274C (en) Easy open bag
JP4443602B2 (ja) カウンター部材、およびその製造方法
AU2011360195B2 (en) Packaging machine and process
US10744665B2 (en) Apparatus for producing microporous plastic film
EP3658374B1 (de) Vorrichtung und verfahren zur herstellung von siegelrandbeuteln
BRPI0618509A2 (pt) dispositivo de fechamento por fita para prender o pescoço de um saco com uma pelìcula adesiva e um suporte não adesivo
DE1297521B (de) Maschine zum Herstellen, Fuellen und Verschliessen von Verpackungen
AU2002301099B2 (en) Method for applying a narrow web zipper transverse to the film direction
TWI704990B (zh) 微多孔塑膠薄膜的製造裝置
JP5053464B1 (ja) 長尺のプラスチックフィルムに斜めの線状易開裂部を形成する装置
JP4976581B1 (ja) 易開裂部形成装置
JPH01501138A (ja) 折ったフィルムのための案内装置
JP4560322B2 (ja) 製袋充填包装装置におけるセンターシーラ用熱遮蔽装置
DE1806918A1 (de) Verfahren und Vorrichtung zur Herstellung von Beuteln
GB2028224A (en) Jaw sealing assembly
CN208647282U (zh) 一种具有校正功能的切封包装装置
JP6040164B2 (ja) 易開裂部形成装置
EP1493668A2 (de) Vertikale Schlauchbeutelmaschine
JP6708375B2 (ja) 液状被包装物の充填包装方法およびそれを利用した充填包装機
JP6708702B2 (ja) 液状被包装物の充填包装方法およびそれを利用した充填包装機
CN213562937U (zh) 全自动口罩机耳带传输导向装置
CN215044239U (zh) 一种纸箱封箱装置
CN210822887U (zh) 一种制袋包装设备
US20040220033A1 (en) Method and apparatus for manufacturing a resealable package

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired