BR0213194B1 - Massa do tipo biscoito e seu artigo de confeitaria compósito congelado - Google Patents
Massa do tipo biscoito e seu artigo de confeitaria compósito congelado Download PDFInfo
- Publication number
- BR0213194B1 BR0213194B1 BRPI0213194-3A BR0213194A BR0213194B1 BR 0213194 B1 BR0213194 B1 BR 0213194B1 BR 0213194 A BR0213194 A BR 0213194A BR 0213194 B1 BR0213194 B1 BR 0213194B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- cookie
- frozen
- dough
- fat
- confectionery
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A23—FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
- A23G—COCOA; COCOA PRODUCTS, e.g. CHOCOLATE; SUBSTITUTES FOR COCOA OR COCOA PRODUCTS; CONFECTIONERY; CHEWING GUM; ICE-CREAM; PREPARATION THEREOF
- A23G9/00—Frozen sweets, e.g. ice confectionery, ice-cream; Mixtures therefor
- A23G9/44—Frozen sweets, e.g. ice confectionery, ice-cream; Mixtures therefor characterised by shape, structure or physical form
- A23G9/48—Composite products, e.g. layered, laminated, coated, filled
Landscapes
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Food Science & Technology (AREA)
- Polymers & Plastics (AREA)
- Confectionery (AREA)
- Bakery Products And Manufacturing Methods Therefor (AREA)
Description
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MASSA DO TIPO BISCOITO E SEU ARTIGO DE CONFEITARIA COMPÓSITO CON- GELADO".
Fundamentos da Invenção A presente invenção se refere a confecções congeladas compó- sitas com uma cobertura, recheio ou inclusão contendo as mesmas e a um processo para a preparação de tais confecções congeladas compósitas.
No campo de artigos de confeitaria gelados há uma necessidade de se obter novas experiências no ramo de alimentação e novas texturas.
Particularmente atraente é o contraste da textura entre um artigo de confeita- ria gelado mole aerado e inclusões ou camadas de cobertura crocantes.
Na Patente U.S. N° 4.542.028, são obtidas tortas geladas com- pósitas que compreendem uma multiplicidade de camadas finas sucessivas sobrepostas de sorvete separadas por camadas de chocolate entrefolhadas muito finas por extrusão sucessiva de tiras de sorvete através de saídas de extrusão em fendas em uma transportadora, borrifando finas camadas de chocolate sobre as tiras de sorvete e cortando porções transversalmente ao cordão de saída em multicamadas. São conhecidas confecções compósitas geladas que consistem em um sorvete combinado com um biscouto ou um wafer crocante, em parti- cular do tipo tais como tortas, barras e casquinhas, charutos ou sanduíches feitos de wafer circundando um sorvete ou recheados com sorvete. Estes produtos devem incluir um sistema que torne o biscoito ou o wafer imperme- ável à umidade proveniente do sorvete, para evitar que este perca a sua na- tureza crocante, seja durante a armazenagem ou durante o consumo. Isto é habitualmente realizado por cobertura da superfície do biscoito em contato com o sorvete ou o próprio sorvete, com uma composição gordurosa, por exemplo com chocolate ou com uma cobertura que contenha chocolate.
Foi sugerido, por exemplo na USP 3.508.926, reutilizar farelo ou biscoito assado moído para produtos secundários, por exemplo como inclu- sões em massa de sorvete. O problema a ser resolvido foi que as partículas de alimento assadas perdem o seu caráter crocante na presença de água proveniente do sorvete. Neste material alimentício assado o amido é gelati- nizado no processo de assar. Para se resolver o problema de alta absortivi- dade de água de partículas de material alimentício que contém amido gelati- nizado, foi sugerido misturar as partículas de material alimentício com uma mistura de uma gordura e de um emulsificante, então reumedecê-los, de preferência com um xarope de açúcar e finalmente secá-los. A mistura resul- tante poderia ser usado como inclusão na massa de sorvete.
No pedido de patente Francesa FR-A-2204363 é obtida uma composição de biscoito que é adequada para uso com sorvete sem perder o seu caráter crocante por formação de uma dispersão de chocolate em um xarope de açúcar na presença de um emulsificante, incorporando-se à mesma uma farinha de biscoito assado, resfriando-se e formando-se a pasta obtida em folhas de biscoito aglomerado ou em taças nas quais ou entre as quais é depositado o sorvete.
Sumário da Invenção De acordo com a presente invenção é fornecida uma massa que parece um biscoito a -10°C ou abaixo, que é líquido desde 15°C ou acima e que pode ser processada com artigo de confeitaria gelado como uma cober- tura, um recheio ou uma inclusão, que mantém a sua consistência de biscoi- to durante armazenagem e consumo e que compreende uma mistura de par- tículas de biscoito assado e uma gordura. A invenção também se refere a uma confecção congelada que compreende artigo de confeitaria gelado e massa do tipo biscoito como uma cobertura ou uma inclusão. A invenção também se refere a um processo para a fabricação de uma confecção congelada compósita que compreende uma massa do tipo biscoito como uma cobertura, recheio ou inclusão e artigo de confeitaria gelado, que compreende reduzir um biscoito ou farelos de biscoito como por trituração, esmagamento ou moagem, a uma forma particulada, tal como granular ou forma pulverizada, misturando-se as partículas com uma gordura a uma temperatura compreendida entre 25°C e 35°C para formar uma mas- sa homogênea do tipo biscoito e por em contato artigo de confeitaria gelado e massa do tipo biscoito.
Descrição Detalhada da Invenção A massa do tipo biscoito da invenção compreende uma mistura de partículas de biscoito assado e gordura, as partículas de biscoito sendo homogeneamente dispersas em uma fase contínua de gordura. A mistura contém 20 a 60% em peso e de preferência 40 a 60% em peso de partículas de biscoito e 80 a 40% e de preferência 60 a 40% em peso de gordura. A gordura de preferência tem um teor de gordura sólida de apro- ximadamente 95% a 10°C e aproximadamente 5% a 25°C. A gordura como empregada neste caso é selecionada do grupo que consiste em óleo vegetal parcialmente hidrogenado, por exemplo óleos vegetais comumente usados em alimento tal como óleo de semente de al- godão ou de soja, óleo de coco não-modificado, óleo de palma fracionado, leite parcialmente fracionado e mistura daquelas gorduras. Qualquer gordura vegetal ou mistura cujo ponto de fusão esteja na faixa de 10 até 35°C e com as características de fusão necessárias como delineado aqui antes pode ser usada com resultados similares no contexto da invenção. Preferencialmente, a gordura é um óleo vegetal parcialmente hidrogenado com alto teor de áci- do oléico.
Cobertura à base de manteiga de cacau "composta" de chocola- te, de pasta de nozes, de manteiga de amendoim ou de gordura, respecti- vamente equivalentes de manteiga de cacau podem ser usados como uma base de gordura e/ou como um sabor em uma quantidade que representa 5 a 50% em peso da gordura.
Biscoito em pó, de preferência contendo mais do que 97% em peso de matéria seca pode ser usado sozinho ou combinado com outro tipo de ingredientes secos em pó selecionados do grupo que consiste em cacau, cereal, de preferência arroz, leite, nozes ou café. No caso de cacau, cereal, leite em uma quantidade de pó sem ser de biscoito que representa de prefe- rência desde 1 até 50% em peso dos pós e no caso de nozes e de café que representa de preferência desde 0,5 até 15% em peso dos pós. Açúcar seco, por exemplo sacarose, frutose, dextrose, glicose podem ser adicionados para gosto e textura em uma quantidade que repre- senta até 30% em peso de toda a massa do tipo biscoito.
Podem ser adicionados sal e especiarias, dependendo da per- cepção esperada. Podem ser adicionados sabores e cores naturais ou artifi- ciais, dependendo da percepção esperada.
Podem ser adicionadas peças incluídas como granulados ou partículas de 1 a 5 mm de diâmetro, que são selecionados do grupo que consiste em farelos de biscoito, merengue, nozes, artigos de confeitaria, bombons, cereal, fruta, chocolate em uma quantidade que representa até 25% em peso da massa de biscoito.
Desse modo, uma massa do tipo biscoito preferida da invenção é líquida e bombeável em torno de 15 e 35°C e tem uma consistência mole a crocante à temperatura artigo de confeitaria gelado de em torno de -10°C até -25°C, o que permite que elas seja processada como uma cobertura ou uma inclusão com artigo de confeitaria gelado.
Para a realização do processo para a fabricação da massa do tipo biscoito, um biscoito ou farelos de biscoito é reduzido por trituração, es- magamento ou moagem, a uma forma particulada, tal como forma granular fina ou pulverizada. Todos os ingredientes com exceção do biscoito, do sa- bor e das cores são aquecidos em um tanque com camisa dupla sob agita- ção contínua a uma temperatura de 25 a 35°C. Então o (s) biscoito (s) é (são) misturado (s) juntamente com as partículas, o açúcar, os sabores e as cores são adicionados à gordura para formar uma massa homogênea de uma maneira tal que sejam evitados grumos e incorporação de ar. A massa é então transferida para um tanque com camisa dupla e mantida sob agita- ção lenta contínua a temperatura de 25 até 45°C.
Os produtos compósitos da invenção compreendem zonas alter- nadas de material do tipo biscoito e artigo de confeitaria gelado.
No presente contexto da invenção, artigo de confeitaria gelado é uma composição gelada aerada, por exemplo sorvete aerado, sherbet, sor- bet ou iogurte gelado que tem uma textura suave que é extrusado ou molda- do. A aeração pode ser efetuada até uma expansão de 40 e 150%, até uma expansão de 80 a 120%. No caso em que ele for extrusado, ele é processado em um congelador onde é aerado e extrusado em torno de -5°C, -6°C. Quando ele for moldado, uma mistura é colocada em moldes para en- cher a temperatura positiva quando ele é congelado em um ambiente refrige- rado e desenformado.
As composições de artigo de confeitaria podem consistir em sor- vete aerado, sherbet, sorbet ou iogurte gelado de cor e perfumes diferentes que pode ser co-extrusado e pode conter xaropes ou caldas ou pequenas partículas de inclusão de modo a produzir um corpo compósito ou marmori- zado ou manchado de textura mole substancial.
Além de artigo de confeitaria gelado e das camadas ou zonas contrastadas semelhantes a biscoito, os produtos compósitos podem conter camadas ou zonas de material adicional tais como finas camadas de materi- al crocante à base de gordura, de preferência cobertura de chocolate ou de artigo de confeitaria, camadas ou taças de biscoito ou wafer com açúcar co- berto com chocolate e assim ser cones de casquinha, recheados com artigo de confeitaria gelado que pode terminar em topo de bola ou sanduíches com um recheio de artigo de confeitaria gelado entre folhas de biscoito.
Os bastões moldados ou extrusados, casquinhas de topo, taças ou sanduíches são assim peparados de acordo com processos regulares conhecidos.
Em uma primeira modalidade do processo, após terem sido con- gelados, os artigos de confeitaria gelado a uma temperatura de -25°C até -10°C são imersos parcialmente ou totalmente na massa do tipo biscoito mantida homogênea a uma temperatura de 25 até 35°C desde 1 a 5 s. Eles então secam durante 10 a 30 s de acordo com a espessura e a composição da massa do tipo biscoito em uma atmosfera de preferência em torno de 50% de umidade. Para abreviar o tempo de secagem, o artigo revestido po- de ser imerso em um banho de líquido criogênico, por exemplo nitrogênio ou borrifado com líquido criogênico. A cobertura do tipo biscoito pode ser apli- cada em um recheio de artigo de confeitaria gelado descoberto ou sobre um recheio que já foi revestido de antemão com "composto" de chocolate ou de artigo de confeitaria como indicado antes. Em uma alternativa, a cobertura do tipo biscoito pode ser recoberta com "composto" de chocolate ou de arti- go de confeitaria ou com uma cobertura particulada seca. A massa do tipo biscoito pode constituir uma casca ou um re- cheio ou uma inclusão.
Em uma segunda modalidade em que há uma casca, a massa do tipo biscoito é dosada do fundo para o topo em um molde a uma tempera- tura de 20 até 45°C de acordo com o tipo de gordura usada em uma linha de moldagem regular e sugada de volta após um tempo de retenção no molde que define a espessura da casca. Um artigo de confeitaria gelado, isto é, um sorvete ou uma sobremesa gelada é então dosado na casca. A mesma tec- nologia pode ser aplicada para produzir uma casquinha, uma taça ou uma barra.
Em uma terceira modalidade em que há um recheio ou uma in- clusão, a massa do tipo biscoito pode ser dosada com uma carga regular em uma casca moldada sobre artigo de confeitaria gelado a uma temperatura de 25 até 45°C. Alternativamente, a massa do tipo biscoito pode ser injetada em um recheio moldado a um artigo de confeitaria gelado com um recheio do tipo lápis a uma temperatura de 5 até 45°C de acordo com o tipo de gordura usada. A injeção da massa do tipo biscoito pode da mesma forma a criar um núcleo parcial ou completo ou uma inclusão em uma casquinha, uma taça, uma massa, uma barra, uma torta ou uma porção.
Em uma quarta modalidade do processo após terem sido conge- lados, os artigos de confeitaria gelados de confeitaria gelado, a uma tempe- ratura entre -35°C e -10°C são cobertos parcialmente ou totalmente com a massa do tipo biscoito mantida homogênea por aplicação de uma cobertura a uma temperatura de 15 até 45°C. Elas então secam durante 10 a 30 s de acordo com a espessura e composição da massa do tipo biscoito em uma tamanho de partícula de preferência em torno de 50% de umidade. Para a- breviar o tempo de secagem, o artigo revestido pode ser imerso em um ba- nho de líquido criogênico, por exemplo nitrogênio ou borrifado com líquido criogênico. A cobertura do tipo biscoito pode ser aplicada em um recheio de artigo de confeitaria gelado descoberto ou sobre um recheio que já foi reves- tido de antemão com "composto" de chocolate ou de artigo de confeitaria gelado como indicado antes. Em uma alternativa, a cobertura do tipo biscoito pode ser coberta com "composto" de chocolate ou artigo de confeitaria ou com uma cobertura particulada seca. A mesma tecnologia pode ser aplicada para produzir uma torta, uma porção, um sanduíche ou uma barra.
Uma distinção importante dos processos conhecidos é que, no processo da invenção não há água adicionada na preparação da massa do tipo biscoito. Como uma conseqüência, não há emulsão da gordura com uma fase aquosa que contém açúcar e não há aumento drástico da viscosi- dade da massa como no caso em que o chocolate é misturado com água e açúcar e isto permite que ele seja processado em uma operação de aplica- ção de cobertura ou de injeção regular. À temperatura de ingestão por exemplo de -18°C até -15°C, a textura do revestimento do tipo biscoito ou da inclusão pode ser desde mole até crocante dependendo da composição da massa do tipo biscoito. O teor global de matéria seca da massa do tipo biscoito de preferência é de 95 até 99,5% em peso. A viscosidade da massa do tipo biscoito de preferência é desde 0,5 até 4 Pa.s (500 a 10000 cps) a temperaturas de 15 até 45°C.
Descrição Detalhada de Modalidades Preferidas e Exemplos Nos exemplos a seguir, partes e percentagens estão em peso a não ser se for especificado de outra maneira.
Exemplo 1 Nesta modalidade, é preparado um bastão em barra de sorvete extrusado com cobertura.
Uma mistura para sorvete flavorizada com baunilha contendo sólidos de leite, emulsificante, gordura vegetal, manteiga, xarope de açúcar e glicose de aproximadamente 37% de sólidos é processada em um conge- lador a um sorvete aerado até uma expansão de 90% que é extrusado a - 6°C.
Separadamente, farelos de biscoito triturados amanteigados e contendo açúcar, 10% de açúcar em pó, sabores, cores e uma mescla de gordura de 60% de gordura vegetal parcialmente hidrogenada representan- do 60% do total são misturados muito bem a 30°C para formar uma massa de biscoito homogênea que é líquida e bombeável e que é alimentada a um tanque aberto de imersão dotado de um agitador. A massa aerada de sorvete é bombeada através de um forma- dor e extrusada verticalmente. Na linha de extrusão, o formador confere o formato à seção transversal do produto, dependendo do formato da matriz de extrusão. Uma placa é cortada do cordão extrusado por meio de um cor- tador com arame quente convencional. Um bastão é inserido lateralmente na placa cortada, a temporização do cortador determinando a espessura do produto e o produto é evacuado a um túnel de resfriamento por uma trans- portadora de placa que fica em baixo. Após terem sido resfriadas até -25°C, as placas com bastões são retiradas da transportadora de placa por uma esteira dotada de garras para os bastões e imersa no tanque que contém a massa de biscoito líquida mantida a uma temperatura de em torno de 30°C durante desde 1 até 5 s em uma atmosfera de umidade de preferência em torno de aproximadamente 50%. Após secagem durante 10 a 30 s os bas- tões cobertos são embalados em uma operação de embalagem em linha de montagem e armazenados em estoque gelado a -30°C. A barra com bastão tem uma cobertura de textura do tipo biscoi- to que confere um sensação contrastante em comparação com aquela da massa de leite gelado durante o consumo.
Exemplo 2 Nesta modalidade, é preparado um sorvete em bastão moldado compósito.
Uma mistura de sorvete com sabor baunilha contendo sólidos de leite, goma estabilizadora, xarope de açúcar e glicose de aproximadamente 32% de sólidos é despejada em moldes, congelada um banho de refrigera- ção a um recheio de leite gelado, um bastão é inserido e a barra moldada com bastão é depois disso desenformada.
Separadamente, 40% de farelos de biscoito e pão cominuídos triturados contendo açúcar e amanteigados, 5% de açúcar em pó, café em pó, pasta de avelã e uma mescla de gordura de 50% de gordura vegetal parcialmente hidrogenada representando 50% do total são misturados muito bem a 35°C para formar uma massa de biscoito homogênea que é líquida e bombeável e que é alimentada a um tanque aberto de imersão dotado de um agitador. O recheio moldado a -10°C é retirado por uma esteira dotada de garras para os bastões e imersa no tanque que contém a massa de biscoito líquida mantida a uma temperatura de em torno de 30°C durante desde 1 até 5 s em uma atmosfera de umidade de preferência em torno de aproximada- mente 50%. Após secagem durante 10 a 30 s os bastões cobertos são em- balados em uma operação de embalagem em linha de montagem e armaze- nados em estoque gelado a -30°C. A barra com bastão tem uma cobertura de textura do tipo biscoi- to que confere um sensação contrastante em comparação com aquela da massa de leite gelado durante o consumo.
Exemplo 3 É preparada uma massa de biscoito como no Exemplo 1 que é usada em um processo de moldagem de casca e recheio. A massa líquida a 30°C é dosada do fundo até o topo de um molde que passa em uma atmos- fera refrigerada a -35°C e, após um tempo de retenção de 5 s, é obtida uma camada solidificada e o centro ainda líquido é sugado de volta, o que forma uma casca. Um sorvete é então dosado na casca formada como um recheio e é inserido um bastão. Finalmente a barra em bastão compósita é desen- formada e embalada em uma operação em linha de montagem e armazena- dos em estoque gelado a -30°C. A barra com bastão tem uma cobertura de textura do tipo biscoi- to que confere um sensação contrastante em comparação com aquela da massa de leite gelado durante o consumo.
Exemplo 4 É preparada uma casca moldada de parede espessa para so- bremesa gelada de 3 mm de espessura em um molde pelo processo de moldagem de casca e recheio. Usando-se uma carga habitual, uma massa de biscoito preparada como no Exemplo 1 é dosada a 30°C com a carcaça, é inserido um bastão, o produto compósito é desenformado, embalado em uma operação em linha de montagem e armazenados em estoque gelado a -30°C. A barra com bastão tem um recheio de textura do tipo biscoito que confere um sensação contrastante em comparação com aquela da cas- ca da sobremesa gelada durante o consumo.
Exemplo 5 É preparada uma porção com formato de domo primeiro forman- do-se um corpo moldado de sorvete em um molde em formado de taça e então injetando-se uma massa de biscoito líquida a 10°C preparado como no Exemplo 1 em seu centro com uma carga do tipo lápis. Após ser desenfor- mada, a porção é coberta com uma cobertura de chocolate contendo partí- culas de amêndoas fatiadas em finas fatias em uma cobertura.
Exemplo 6 Nesta modalidade, é preparada uma barra de sorvete extrusada com cobertura.
Uma mistura de sorvete com sabor baunilha contendo sólidos de leite, emulsificante, gordura vegetal, manteiga, xarope de açúcar e glicose de aproximadamente 37% de sólidos é processada em um congelador a um sorvete aerado até uma expansão de 90% que é extrusada a -6°C.
Separadamente, 35% de farelos de biscoito de chocolate, 10% de açúcar em pó, sal e uma mescla de gordura de 55% de óleo de palma fracionado que representa 55% do total são misturados muito bem a 35°C a uma massa de biscoito homogênea que é líquida e bombeável e que é ali- mentada a um tanque de camisa dupla dotado de um agitador. A massa de sorvete aerada é bombeada através de um forma- dor e extrusada horizontalmente.
Na linha de extrusão, o formador confere o formato à seção transversal do produto dependendo do formato da matriz de extrusão. Uma placa é cortada do cordão extrusado por meio de um cortador com arame quente convencional. A temporização do cortador determinando o compri- mento do produto e o produto é evacuado a um túnel de resfriamento por uma transportadora de placa que fica em baixo. Após terem sido resfriadas até -25°C, as barras são retiradas da transportadora de placa para uma uni- dade de aplicação de cobertura e cobertas pela massa de biscoito líquida mantida a uma temperatura de em torno de 30°C em uma atmosfera de umi- dade de preferência em torno de aproximadamente 50%. Após secagem/ endurecimento durante 1 a 3 minutos em um túnel de resfriamento/borri- fação de nitrogênio as barras recobertas são então novamente recobertas por um aplicador de cobertura contendo chocolate branco. Após seca- gem/endurecimento durante 30 a 60 segundos em um túnel de resfriamen- to/borrifação de nitrogênio as barras cobertas são embaladas com cobertura em uma operação de embalagem em linha de montagem e armazenados em estoque gelado a -30°C. A barra tem uma cobertura de textura do tipo biscoito que confe- re um sensação contrastante em comparação com aquela da massa de leite gelado durante o consumo.
Exemplo 7 Nesta modalidade, é preparada uma casquinha de sorvete com topo de bola com cobertura.
Uma mistura de sorvete com sabor baunilha contendo sólidos de leite, emulsificante, gordura vegetal, manteiga, xarope de açúcar e glicose de aproximadamente 37% de sólidos é processada em um congelador a um sorvete aerado de 100% que é dosado a -6o até uma expansão de.
Separadamente, 35% de farelos de biscoito de chocolate, 10% de açúcar em pó, sal e uma mescla de gordura de 55% de óleo de palma fracionado que representa 55% do total são misturados muito bem a 35°C a uma massa de biscoito homogênea que é líquida e bombeável e que é ali- mentada a um tanque de imersão dotado de um agitador. A massa de sorvete aerada é dosada em uma casquinha de bis- coito que é coberta com uma fina camada de cobertura de chocolate. Na linha da casquinha, o movimento do bocal fornece o formato de topo de bola ao produto. O produto é evacuado a um túnel de endurecimento. Após terem sido resfriadas até -25°C, as casquinhas estão em posição vertical e uma estação de imersão que se move para cima e para baixo aplica a cobertura de topo da bola ao sorvete totalmente até o início do wafer de biscoito pela massa de biscoito líquida mantida. Após secagem/endurecimento durante 30 a 60 segundos em uma unidade de resfriamento/borrifação de nitrogênio as casquinhas cobertas são embaladas em uma operação de embalagem em linha de montagem e armazenados em estoque gelado a -30°C.
Claims (12)
1. Massa do tipo biscoito tendo aparência de um biscoito a uma temperatura de -10°C ou inferior, mas que é líquida a uma temperatura de 15°C ou superior, caracterizada pelo fato de que compreende uma mistura consistindo de 20 a 60% em peso de partículas de biscoito assado e 80 a 40% em peso de uma gordura, sendo que: a dita gordura é selecionada a partir do grupo consistindo em óleo vegetal hidrogenado, gordura de coco não-modificada, óleo de palma fracionado, gordura de leite fracionada e suas misturas, e a dita gordura apresenta um teor de gordura sólida de 95% a 10°C e 0% a 25°C.
2. Massa do tipo biscoito de acordo com a reivindicação 1, ca- racterizada pelo fato de que a porção das partículas de biscoito é substituída por um ingrediente seco em pó selecionado a partir do grupo consistindo em cacau, cereais, leite, nozes, café e suas combinações.
3. Massa do tipo biscoito de acordo com a reivindicação 2, ca- racterizada pelo fato de que cacau, cereais e leite representam de 1 a 50% em peso das partículas e do pó.
4. Massa do tipo biscoito de acordo com a reivindicação 2, ca- racterizada pelo fato de que nozes e café representam de 0,5 a 15% em pe- so das partículas e do pó.
5. Artigo de confeitaria compósito congelado, caracterizado pelo fato de que compreende uma cobertura, um recheio ou uma inclusão de uma massa do tipo biscoito, como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 4, e artigo de confeitaria gelado associado.
6. Artigo de confeitaria compósito congelado de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que é uma composição gelada aerada, sorvete aerado, sherbet, sorbet ou iogurte gelado que tem uma tex- tura suave.
7. Artigo de confeitaria compósito congelado de acordo com a reivindicação 5 ou 6, caracterizado pelo fato de que é areado até uma ex- pansão de 40 a 150%.
8 Artigo de confeitaria compósito congelado de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 a 7, caracterizado pelo fato de que é are- ado até uma expansão de 80 a 120%.
9. Artigo de confeitaria compósito congelado de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 a 8, caracterizado pelo fato de que é ex- trusado e consiste em sorvete colorido, sherbet, sorbet ou iogurte gelado apresentando uma cor diferente daquela de uma composição de perfume ou aromatizante que é co-extrusada com o artigo de confeitaria congelado de modo a produzir um compósito de corpo marmorizado ou manchado apre- sentando uma textura suave.
10. Artigo de confeitaria compósito congelado de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 a 9, caracterizado pelo fato de que ainda compreende material crocante à base de gordura como um material adicio- nal.
11. Artigo de confeitaria compósito congelado de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o material crocante à base de gordura é uma cobertura de chocolate ou uma cobertura de artigos de confeitaria.
12. Artigo de confeitaria compósito congelado de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 a 11, caracterizado pelo fato de que é na forma de um bastão, uma casquinha, um sanduíche, uma taça, uma massa, uma torta, uma porção ou uma barra.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
EP01124506.5 | 2001-10-12 | ||
EP01124506A EP1302112A1 (en) | 2001-10-12 | 2001-10-12 | Coating and composite frozen confections |
PCT/EP2002/010704 WO2003032746A1 (en) | 2001-10-12 | 2002-09-24 | Coating and composite frozen confections |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR0213194A BR0213194A (pt) | 2004-08-31 |
BR0213194B1 true BR0213194B1 (pt) | 2014-05-27 |
Family
ID=8178955
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0213194-3A BR0213194B1 (pt) | 2001-10-12 | 2002-09-24 | Massa do tipo biscoito e seu artigo de confeitaria compósito congelado |
Country Status (11)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US7754260B2 (pt) |
EP (1) | EP1302112A1 (pt) |
CN (1) | CN100352361C (pt) |
AR (1) | AR036803A1 (pt) |
AU (1) | AU2002337130B2 (pt) |
BR (1) | BR0213194B1 (pt) |
CA (1) | CA2463005C (pt) |
MY (1) | MY141934A (pt) |
PE (1) | PE20030515A1 (pt) |
WO (1) | WO2003032746A1 (pt) |
ZA (1) | ZA200403599B (pt) |
Families Citing this family (33)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CA2521620C (en) | 2003-04-11 | 2012-11-27 | Cargill, Incorporated | Pellet systems for preparing beverages |
BE1016009A3 (nl) * | 2004-05-10 | 2006-01-10 | Maeyer Daniul Bernard De | Speculaasproduct. |
EP1719413A1 (en) * | 2005-05-03 | 2006-11-08 | Nestec S.A. | Composite frozen confections |
EP1808080A1 (en) * | 2006-01-16 | 2007-07-18 | Nestec S.A. | A frozen confectionery product and method of manufacture |
US20080317932A1 (en) * | 2007-06-25 | 2008-12-25 | The Quaker Oats Company | Grain-based food product with temperature-sensitive inclusion |
NL1037259C2 (nl) * | 2008-10-10 | 2010-03-30 | Lotus Bakeries | Werkwijze voor het bereiden van een koekjespasta. |
CN101385477B (zh) * | 2008-10-28 | 2011-02-02 | 内蒙古伊利实业集团股份有限公司 | 含有坚果颗粒的蛋筒及其制备方法 |
RU2558254C2 (ru) * | 2008-12-05 | 2015-07-27 | Нестек С.А. | Замороженный кондитерский продукт, аппарат и способ для его производства |
BE1018651A3 (nl) * | 2009-02-06 | 2011-06-07 | Perneel Marc | Peperkoekpasta. |
NL1037799C2 (nl) * | 2009-03-13 | 2010-09-20 | Lotus Bakeries | Werkwijze voor het bereiden van ijs. |
IL209822A0 (en) * | 2009-12-22 | 2011-04-28 | Unilever Plc | Edible receptacles for frozen confections |
BE1018960A5 (nl) * | 2010-03-11 | 2011-11-08 | Lotus Bakeries | Werkwijze voor het bereiden van ijs. |
KR101704866B1 (ko) * | 2010-09-17 | 2017-02-08 | 가부시키가이샤 메이지 | 기포 함유 유지성 과자 |
AU2012272103B2 (en) * | 2011-06-21 | 2014-12-11 | Unilever Ip Holdings B.V. | Edible receptacles for frozen confections |
CN104125777A (zh) * | 2011-12-22 | 2014-10-29 | 雀巢产品技术援助有限公司 | 涂覆冷冻甜品的方法 |
US20150056350A1 (en) * | 2012-04-03 | 2015-02-26 | Conopco, Inc., D/B/A Unilever | Apparatus and process for the manufacture of a composite frozen product |
GB2503238B (en) * | 2012-06-20 | 2017-05-17 | Intercontinental Great Brands Llc | Edible materials and their manufacture |
DE102013019500A1 (de) * | 2013-11-21 | 2015-05-21 | Messer Slovenija D.O.O. | Vorrichtung und Verfahren zur Herstellung von Speiseeis |
GB2521850B (en) * | 2014-01-06 | 2019-12-04 | Kraft Foods R & D Inc | Confectionery product and process for its preparation |
WO2016096727A1 (en) * | 2014-12-19 | 2016-06-23 | Nestec S.A. | Dual layer frozen confection |
US10426180B1 (en) | 2016-06-16 | 2019-10-01 | Sigma Phase, Corp. | System for providing a single serving of a frozen confection |
US10334868B2 (en) | 2016-06-16 | 2019-07-02 | Sigma Phase, Corp. | System for providing a single serving of a frozen confection |
EP3471550A4 (en) | 2016-06-16 | 2020-02-26 | Sigma Phase, Corp. | SYSTEM FOR PROVIDING A SINGLE PORTION OF FROZEN CONFECTIONERY |
CN108185103B (zh) * | 2017-12-28 | 2020-11-13 | 内蒙古蒙牛乳业(集团)股份有限公司 | 一种巧克力涂层及其制备方法 |
US10612835B2 (en) | 2018-08-17 | 2020-04-07 | Sigma Phase, Corp. | Rapidly cooling food and drinks |
US10543978B1 (en) | 2018-08-17 | 2020-01-28 | Sigma Phase, Corp. | Rapidly cooling food and drinks |
US11470855B2 (en) | 2018-08-17 | 2022-10-18 | Coldsnap, Corp. | Providing single servings of cooled foods and drinks |
US11781808B2 (en) | 2019-04-09 | 2023-10-10 | Coldsnap, Corp. | Brewing and cooling a beverage |
CN112825890A (zh) * | 2019-11-25 | 2021-05-25 | 内蒙古伊利实业集团股份有限公司 | 冷饮用饼干的生产方法 |
US11337438B2 (en) | 2020-01-15 | 2022-05-24 | Coldsnap, Corp. | Rapidly cooling food and drinks |
TW202202790A (zh) | 2020-06-01 | 2022-01-16 | 美商寇德斯納普公司 | 用於快速冷卻食物及飲料的冷凍系統 |
US20210368822A1 (en) | 2020-06-02 | 2021-12-02 | Samuel Messinger | System for producing and manufacturing of frozen confection product and method thereof |
US11827402B2 (en) | 2021-02-02 | 2023-11-28 | Coldsnap, Corp. | Filling aluminum cans aseptically |
Family Cites Families (7)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US3508926A (en) * | 1966-12-21 | 1970-04-28 | Maryland Cup Corp | Method for the utilization of baked food products |
CA950750A (en) * | 1971-01-11 | 1974-07-09 | Thomas P. Finucane | Pre-baked pastry crusts and method of making the same |
AU6170973A (en) * | 1972-10-27 | 1975-04-24 | Unilever Ltd | Confections |
DK158487C (da) * | 1981-08-26 | 1993-06-07 | Unilever Nv | Sammensat, frosset konfektureprodukt samt fremgangsmaade og apparat til fremstilling heraf |
ATE166767T1 (de) * | 1993-04-07 | 1998-06-15 | Nestle Sa | Verfahren zur herstellung von panierbeschichtung und damit hergestelltes produkt |
DK1065936T3 (da) * | 1998-03-23 | 2009-11-02 | Gen Mills Inc | Indkapsling af bestanddele i spiselige produkter |
EP1020122A1 (fr) * | 1998-12-29 | 2000-07-19 | Societe Des Produits Nestle S.A. | Dessert glacé et procédé de fabrication |
-
2001
- 2001-10-12 EP EP01124506A patent/EP1302112A1/en not_active Withdrawn
-
2002
- 2002-09-24 WO PCT/EP2002/010704 patent/WO2003032746A1/en not_active Application Discontinuation
- 2002-09-24 AU AU2002337130A patent/AU2002337130B2/en not_active Expired
- 2002-09-24 CN CNB028202392A patent/CN100352361C/zh not_active Expired - Fee Related
- 2002-09-24 BR BRPI0213194-3A patent/BR0213194B1/pt not_active IP Right Cessation
- 2002-09-24 CA CA2463005A patent/CA2463005C/en not_active Expired - Fee Related
- 2002-09-30 MY MYPI20023644A patent/MY141934A/en unknown
- 2002-10-10 PE PE2002000999A patent/PE20030515A1/es not_active Application Discontinuation
- 2002-10-11 AR ARP020103840A patent/AR036803A1/es active IP Right Grant
-
2004
- 2004-04-09 US US10/820,880 patent/US7754260B2/en not_active Expired - Fee Related
- 2004-05-11 ZA ZA2004/03599A patent/ZA200403599B/en unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
CN100352361C (zh) | 2007-12-05 |
CN1568148A (zh) | 2005-01-19 |
AR036803A1 (es) | 2004-10-06 |
CA2463005A1 (en) | 2003-04-24 |
AU2002337130B2 (en) | 2008-10-23 |
BR0213194A (pt) | 2004-08-31 |
ZA200403599B (en) | 2005-07-27 |
PE20030515A1 (es) | 2003-07-10 |
CA2463005C (en) | 2011-03-15 |
US7754260B2 (en) | 2010-07-13 |
US20040224055A1 (en) | 2004-11-11 |
EP1302112A1 (en) | 2003-04-16 |
MY141934A (en) | 2010-07-30 |
WO2003032746A1 (en) | 2003-04-24 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR0213194B1 (pt) | Massa do tipo biscoito e seu artigo de confeitaria compósito congelado | |
AU2002337130A1 (en) | Coating and composite frozen confections | |
AU611979B2 (en) | Moulded frozen confection and process | |
CA2968190C (en) | Dual layer frozen confection | |
US20080206404A1 (en) | Composite Frozen Confections | |
US20090269452A1 (en) | Biscuit extrudable at negative temperature, process of preparation and use in composite ice confectionery products | |
KR100229378B1 (ko) | 베이커리용의 감미롭고 신나몬 또는 다른 풍미가 가해진 지방 기재 무수 플레이크 | |
BRPI0621000A2 (pt) | produto de confeitaria congelado e método de fabricação | |
RU2300897C2 (ru) | Способ формирования слоеных кондитерских изделий и изделия, получаемые с его помощью | |
EP1339291B1 (en) | Extruded ice biscuit and composite forzen confections | |
WO2015191708A1 (en) | Confectionery product | |
WO2012080282A1 (en) | Process for preparing frozen confectionery products | |
KR20020074413A (ko) | 냉과 및 그 제조방법 | |
WO2009024441A1 (en) | Fat-based coating for frozen confection with texture like hard candy | |
EP1929882A1 (en) | A kit for preparing an edible dessert product and a method for preparing an edible dessert product using such kit | |
RU2713710C1 (ru) | Кондитерское изделие | |
EA032862B1 (ru) | Устройство и способ нанесения покрытия на съедобные ёмкости | |
WO2008012943A1 (fr) | Dessert glacé et processus de production de dessert glacé |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B07A | Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 27/05/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |
|
B21F | Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time |
Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE. |
|
B24J | Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12) |
Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |
|
B15K | Others concerning applications: alteration of classification |
Ipc: A23G 9/48 (2006.01) |