BR0209923B1 - método para o estiramento contìnuo por via úmida de couros industriais e outros produtos similares, e, linha para o estiramento por via úmida contìnuo de couros industriais para implementação do método. - Google Patents

método para o estiramento contìnuo por via úmida de couros industriais e outros produtos similares, e, linha para o estiramento por via úmida contìnuo de couros industriais para implementação do método. Download PDF

Info

Publication number
BR0209923B1
BR0209923B1 BRPI0209923-3A BR0209923A BR0209923B1 BR 0209923 B1 BR0209923 B1 BR 0209923B1 BR 0209923 A BR0209923 A BR 0209923A BR 0209923 B1 BR0209923 B1 BR 0209923B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
leathers
hides
stretching
plates
machine
Prior art date
Application number
BRPI0209923-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0209923A (pt
Inventor
Antonio Polato
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0209923A publication Critical patent/BR0209923A/pt
Publication of BR0209923B1 publication Critical patent/BR0209923B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C14SKINS; HIDES; PELTS; LEATHER
    • C14CCHEMICAL TREATMENT OF HIDES, SKINS OR LEATHER, e.g. TANNING, IMPREGNATING, FINISHING; APPARATUS THEREFOR; COMPOSITIONS FOR TANNING
    • C14C1/00Chemical treatment prior to tanning
    • C14C1/02Curing raw hides
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C14SKINS; HIDES; PELTS; LEATHER
    • C14BMECHANICAL TREATMENT OR PROCESSING OF SKINS, HIDES OR LEATHER IN GENERAL; PELT-SHEARING MACHINES; INTESTINE-SPLITTING MACHINES
    • C14B1/00Manufacture of leather; Machines or devices therefor
    • C14B1/40Softening or making skins or leather supple, e.g. by staking, boarding, or crippling machines, by dry mills
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C14SKINS; HIDES; PELTS; LEATHER
    • C14BMECHANICAL TREATMENT OR PROCESSING OF SKINS, HIDES OR LEATHER IN GENERAL; PELT-SHEARING MACHINES; INTESTINE-SPLITTING MACHINES
    • C14B1/00Manufacture of leather; Machines or devices therefor
    • C14B1/26Leather tensioning or stretching frames; Stretching-machines; Setting-out boards; Pasting boards
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C14SKINS; HIDES; PELTS; LEATHER
    • C14BMECHANICAL TREATMENT OR PROCESSING OF SKINS, HIDES OR LEATHER IN GENERAL; PELT-SHEARING MACHINES; INTESTINE-SPLITTING MACHINES
    • C14B1/00Manufacture of leather; Machines or devices therefor
    • C14B1/58Drying

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Treatment And Processing Of Natural Fur Or Leather (AREA)
  • Preparation Of Clay, And Manufacture Of Mixtures Containing Clay Or Cement (AREA)
  • Paper (AREA)

Description

"MÉTODO PARA O ESTIRAMENTO CONTÍNUO POR VIA ÚMIDA DECOUROS INDUSTRIAIS E OUTROS PRODUTOS SIMILARES, E,LINHA PARA O ESTIRAMENTO POR VIA ÚMIDA CONTÍNUO DECOUROS INDUSTRIAIS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO"
Campo Técnico
A presente invenção diz respeito em geral a técnica decurtimento e diz respeito particularmente a um método e uma linha para otratamento contínuo de couros industriais e outros produtos similares.
Mais particularmente, a invenção diz respeito a um método euma linha para o estiramento contínuo por via úmida de couros industriais eprodutos similares.
Técnica Anterior
É conhecido que certos tratamentos industriais de couro, taiscomo curtimento, recurtimento e engraxamento, são efetuados na via úmida,i.e. através de imersão dos couros em água mais ou menos densa, óleo oulíquidos de base em gordura, que contêm substâncias químicas de umanatureza orgânica ou inorgânica e têm a função de inibir processosbacterianos ou enzimáticos ou proteger os couros e dar-lhes uma aparênciaestética específica.
Após os tratamentos supracitados, os couros umedecidosdevem ser secados e estendidos antes de prosseguir com os passos deprocessamento subseqüentes.
É também conhecido que a área superficial dos couros é umfator de importância vital para o custo-eficiência de um curtume, em que opreço dos produtos acabados - a qualidade final sendo igual - é determinadocom base neste parâmetro. Por conseqüência, um dos principais objetivos decurtumes é o de produzir couros que têm a maior área superficial possível, deuma maneira que é compatível com as outras exigências qualitativas.
No passado, a fim de efetuar a operação de estiramento, astradicionais lâminas de borda reta, que exigem um grande consumo de energiapor parte dos operadores, com limitada eficiência, eram usadas.
Esta operação manual foi gradualmente substituída através deoutras operações automáticas, geralmente chamadas "ajustamento", que sãoefetuadas, por exemplo, usando máquinas de aperto que têm cilindrosespiralados arranjados um oposto ao outro. Alternativamente, os courospodem ser prensados e estirados por meio de prensas providas com pares decorreias de feltro que atuam sobre os couros durante a alimentação dosmesmos.
Outro método de estender os couros consiste no pretenso"empastamento", o qual considera que uma pasta é depositada no lado grossodos couros umedecidos, tendo a citada pasta a função de deixar os citadoscouros aderidos a placas de vidro, de porcelana ou metal. Os couros tratadosdessa maneira passam por dentro do túnel secador até que eles perdem umaproporção significante de sua umidade. Uma vez secados, os couros sãoseparados e ficam na forma de chapas planas, prontos para o acabamento esubseqüente processamento.
Outro método de estiramento dos couros, conhecido no jargãotécnico como "colocação de cavilha", considera o uso de pinças ou gramposaplicados ao longo das bordas dos couros e dirigidos radialmente em direção aparte externa. Os grampos são presos aos quadros que mantêm os courosestendidos enquanto eles são passados através do túnel secador ou ao longo deum trajeto em uma atmosfera controlada. Opcionalmente, os quadros sãoprovidos com placas para o suporte dos couros em seções que podem serseparadas, conforme descrito, por exemplo, na patente US US-A-2.834.147.Um inconveniente significante do citado método conhecido reside no fato deque as áreas afetadas através das pinças são postas mediante tensão maior doque as áreas centrais, de tal maneira que elas são irreversivelmentedanificadas, dando surgimento as pretensas "bolsas" ou bolhas que são devidoa separação e arrastamento das fibras com respeito ao derma.
Além do mais, a espessura dos couros é menor nas áreaspinçadas do que nas áreas centrais e por conseqüência o estiramento variado eafmamento dos couros ocorre, com conseqüente qualidade inferior do produtoacabado.
Outro método conhecido, descrito no pedido francês FR-A-2.602.795, considera o uso de um par de chapas planas sobre as quais mantasrespectivas elasticamente deformáveis, geralmente feitas de borracha, sãocolocadas. Através de compressão dos couros entre as mantas arranjadas umaoposta a outra e aplicação de um alongamento longitudinal para esse fim, umestiramento dos couros através de fricção é atingido. Além do mais, o arquente, que tem a função de secagem dos couros, é dirigido entre as mantas.Infelizmente, o calor usado para aquecer os couros também danifica as mantasde borracha e por conseqüência limita a sua vida de funcionamento. Além domais, uma vez que a temperatura de funcionamento não pode exceder certosvalores máximos, o tempo de secagem aumenta, reduzindo a eficiência doprocesso.
Os citados métodos de estiramento conhecidos têm oinconveniente de submeter os couros a uma ação de estiramento mecânica queestá concentrada em particular ao longo da margem periférica dos mesmos.
Quando atuando nas zonas citadas, que são as áreas mais finas, é necessáriorestringir a magnitude das tensões a fim de evitar ruptura. Isto restringe oaumento na área superficial e por conseqüência a eficiência do método.
Além do mais, as tensões não são uniformemente distribuídase, acima de tudo, não são aplicadas na direção do centro do couro, que tem aespessura maior e poderia conseqüentemente permitir o maior estiramento.
O pedido de patente britânica GB-A-2.236.111 descreve ummétodo para o aumento da área superficial total de couros curtidos com cromoou curtidos "azul úmido", que considera os couros úmidos sendo colocadossobre uma superfície plana e sendo submetidos a uma ação simultânea detração longitudinal, por meio de pinças, e compressão por meio de cilindrosdeslocados longitudinalmente com um movimento alternado que é repetidoseguindo a rotação dos couros através de cerca de 90°C. Este tratamentopermite um aumento na área superficial de cerca de 10%.
Entretanto, mesmo esta solução, como as soluçõesprecedentes, não elimina o problema de submeter mecanicamente a tensão aszonas periféricas dos couros e não atingir um estiramento uniforme dosmesmos.
Além do mais, a aplicação deste método não permite oestiramento das fibras em direção a parte central das mesmas e porconseqüência os líquidos adsorvidos nesta zona são retidos durante maistempo do que em outras zonas, aumentando os tempos de secagem.
Exposição da invenção
O objetivo da presente invenção é o de superar os problemasdescritos acima ao proporcionar um método e uma linha para o estiramento decouros que permite que um aumento significante na área superficial sejaatingido.
Um objetivo particular da presente invenção é o de delinearum método e uma linha para estirar os couros quando úmido, que permiteestiramento uniforme dos couros a ser efetuado a fim de atingir os courosacabados de espessura substancialmente constante.
Um objetivo particular adicional é o de proporcionar ummétodo e uma linha para o estiramento de couros que não consideramsubmeter mecanicamente a tensão e reter os couros em suas zonas periféricase o de evitar a concentração de tensões nessas zonas delicadas, reduzindo osriscos do dano e rejeição dos mesmos.
Esses objetivos, bem como outros que emergirão maisclaramente daqui em diante, são atingidos através de um método para oestiramento contínuo por via úmida de couros industriais e outros produtossimilares que, de acordo com a reivindicação 1, compreende os passos dea) remoção de couros uniformemente umedecidos seguindo um tratamentocom líquidos, tais como curtimento, recurtimento ou semelhantes, b)secagem parcial dos couros umedecidos de modo a reduzir sua umidaderelativa residual a um valor entre 35% e 65%, c) estiramento dos courosúmidos por meio de tensões mecânicas localizadas aplicadas em direçõesque são substancialmente perpendiculares ao plano de disposição doscouros de modo a atingir um aumento predeterminado em área superficial,d) secagem dos couros estirados até que eles tenham uma umidade relativaresidual de entre 7% e 30% de modo a estabilizar e fixar termicamente oscouros estirados, caracterizado em que, durante o passo c) de estiramento,os couros são mantidos em condições de umidade relativa substancialmenteconstante e em que as citadas tensões mecânicas são distribuídas sobre aárea superficial inteira dos couros individuais de uma maneirasubstancialmente uniforme sem qualquer restrição ao longo da margemperiférica dos mesmos de modo a atingir um estiramento radial sobre a suaárea superficial inteira.
De acordo com um segundo aspecto da invenção, uma linhapara o estiramento contínuo de couros industriais, para implementar o métodosupracitado, de acordo com a reivindicação 9 independente, é considerada.
Breve descrição dos desenhos
A Fig. 1 mostra um diagrama de bloco que ilustra o métodocontínuo para o estiramento de couros úmidos de acordo com a invenção;
A Fig. 2 mostra uma vista plana de uma realização de umalinha de processamento capaz de efetuar o método conforme mostrado na Fig. i;
A Fig. 3 mostra uma vista lateral da linha conforme mostradona Fig. 2;Descrição detalhada de uma realização preferida
Com referência aos desenhos anexos, a Fig. 1 mostra umdiagrama de bloco que ilustra o método para o estiramento de couros úmidosde acordo com a invenção. O método essencialmente consiste de quatropassos, indicados respectivamente através de a), b), c), d).
No passo a), os couros P, que são removidos de um tambor decurtimento ou recurtimento ou de um banho de polimento com graxa,mostrados na forma esquemática através da letra B, têm uma umidaderesidual relativa de entre 85% e 100%.
Nessas condições, os couros P são particularmente maleáveis eprestam-se a serem estirados com mínimos riscos de ruptura ou danoslocalizados, significantemente reduzindo o risco de "bolhas" e outros defeitoslocalizados.
Os couros são a seguir submetidos a uma passo b) que consisteem secagem parcial, por exemplo usando métodos tradicionais de apertoefetuados com uma máquina de aperto ou uma prensa de estiramento defeltro. Este passo é regulado de tal maneira que os couros tenham umaumidade relativa residual com valores de entre 35% e 65%.
Neste ponto, um passo c) é considerado, envolvendo oestiramento dos couros P quando úmidos por meio de tensões mecânicaslocalizadas aplicadas em direções que são substancialmente perpendicularesao plano de disposição dos couros, de modo a atingir um aumentopredeterminado na área superficial.
Convenientemente, de acordo com a invenção, durante o passode estiramento c), os couros P são mantidos em condições de umidade relativaconstantes, correspondentes a umidade ao deixar o passo de secagem inicialb). Em outras palavras, durante este passo, os couros não devem perder suaumidade inicial de modo a não perder sua maleabilidade quando úmidos.
Além disso, é importante que as tensões mecânicas sejamdistribuídas sobre a área superficial inteira dos couros individuais em umamaneira substancialmente uniforme. E igualmente importante que os courossejam mecanicamente submetidos a tensão sem aplicar quaisquer restrições,i.e., sem qualquer pinça ou grampo próximo das zonas periféricas dosmesmos, de modo a deixar os couros livres para estirar radialmente de umamaneira substancialmente uniforme sobre a sua área superficial inteira.
O passo de estiramento c) é preferivelmente efetuado até umaumento na área superficial ou "metragem" de entre 2% e 25%, de acordocom o tipo de tratamento por via úmida previamente efetuado, é atingido.
Em vários testes práticos executados em couros bovinoscurtidos com cromo com uma espessura média de cerca de 1,2 mm, umaumento de cerca de 4-5% na metragem dos couros submetidos ao método deacordo com a invenção foi atingido, comparado aos mesmos couros que nãoforam tratados por via úmida. Com os couros curtidos com cromo deespessuras maiores que têm uma umidade relativa próxima a 50%, aumentosde metragem de mais de 10% foram atingidos.
Através do aumento do valor da umidade relativa para mais de65%, nenhum benefício em termos de aumento na metragem é atingido,enquanto que as dificuldades de funcionamento nos couros úmidos aumentamde uma maneira inaceitável. Quando se efetua o passo de estiramento por viaúmida em couros bovinos de espessura considerável, um aumento na áreasuperficial de até e mais do que 10%, comparado aos mesmos couros nãotratados, pode ser atingido.
Convenientemente, as tensões mecânicas localizadas emambos os lados de cada couro P em pontos uniformemente distribuídos esubstancialmente eqüidistantes de sua área superficial.
Preferivelmente, as tensões mecânicas são conferidas por meiode ferramentas que atuam nos lados opostos dos couros a serem estirados demodo a produzir tensões substancialmente radiais em áreas localizadascentradas nos pontos citados.
Em uma forma estrutural preferida, as tensões mecânicaspodem ser efetuadas usando uma máquina de raspagem com placas debatimento. Neste caso, as placas são proporcionadas com ferramentas queatuam em direções substancialmente perpendiculares ao plano de extensãodos couros, com aplicação de uma freqüência operacional substancialmenteconstante e alimentação entre um par de correias transportadoras contínuas.
Preferivelmente, a freqüência de funcionamento da máquinade raspagem é entre 200 e 1.200 cursos por minuto e a velocidade dealimentação das correias transportadoras é entre 2 e 15 m/min.
No final do passo de tensão mecânica c), segue a isso umpasso d) que envolve secagem e fixação térmica dos couros estirados até queos citados couros tenham uma umidade residual relativa de entre 7% e 30%de modo a estabilizar e fixar termicamente os couros estirados.
E importante que os couros estirados mecanicamente sejamtransportados para o passo d) para secagem e fixação térmica dentro de umtempo de repouso máximo predeterminado de modo a prevenir os courosumedecidos de encolhimento, que afetam contrariamente de uma maneirairreversível o efeito proveitoso do passo de estiramento sem fixação térmica.
O valor do citado tempo de repouso máximo é preferivelmente entre 6segundos e 15 minutos e é preferivelmente entre 1 minuto 3 minutos. De fato,além do tempo máximo citado, verificou-se que os aumentos na metragematingidos são mais baixos do que aqueles mencionados acima.
De acordo com um segundo aspecto da invenção, uma linhapara a preparação por via úmida de couros industriais que implementa ométodo descrito acima é considerada. A linha de preparação de acordo com ainvenção, indicada como um conjunto através do número 1 de referência,pode ser inserida a montante de uma linha de processamento de couro semi-automática, por exemplo do tipo descrito e reivindicado no pedido de patenteinternacional WO-A-96/15275 no nome do presente requerente.
A linha 1 de preparação é alimentada com couros umedecidosP que deixam um tambor de curtimento ou recurtimento, geralmente indicado 2.
A linha 1 consiste de uma máquina de secagem 3 para asecagem parcial dos couros umedecidos P5 por exemplo formados através deuma prensa de aperto-estiramento, modelo PRC4 RA 3200, produzida atravésda companhia BAUCE de Trissino (Vicenza). Os couros P que deixam amáquina 3 preferivelmente terá uma umidade relativa de entre 35% e 65%.
Uma máquina de estiramento, indicada em forma esquemáticaatravés de 4, para o estiramento radial dos couros úmidos, é localizada ajusante da máquina de secagem 3.
Convenientemente, a máquina 4 pode ser formada através deuma máquina de raspagem com placas de batimento do tipo chamado Syncro3200 produzida através do presente requerente. A máquina de raspagem 4 éprovida com ferramentas de estiramento que atuam em direçõessubstancialmente perpendiculares ao plano de disposição dos couros P semreter as bordas periféricas dos mesmos. Convenientemente, as ferramentaspodem consistir de uma primeira série de pinos que têm cabeças arredondadase são fixados a uma das citadas placas e uma segunda série de pinos que sãosimilares aqueles da primeira série e são fixados a outra das citadas placas.
Os pinos da primeira série e aqueles da segunda série podemser fixados às placas respectivas em posições mutuamente escalonadas demodo a não interferir um com o outro na posição de máxima aproximação dasplacas com o couro no meio delas. Alternativamente, as ferramentas podemser formadas através de uma série de pinos com cabeças arredondadas emuma das placas de batimento e uma série de furos com um diâmetroligeiramente maior do que os pinos na outra placa de modo a permitir que oscouros sejam colocados no meio delas. Os pinos e os furos sãosubstancialmente alinhados de modo a permitir suas penetrações mútuas naposição de máxima aproximação das placas.
A fim de facilitar a alimentação dos couros, a máquina deestiramento ou máquina de raspagem 4 é provida com um par de correiastransportadoras - não mostrado nos desenhos - que são mutuamente defaceamento e substancialmente horizontais.
Uma característica peculiar consiste no fato de que as citadascorreias são feitas de materiais repelentes a água e não absorventes de modo aprevenir a drenagem de, e impregnação com líquidos contidos nos couros Pque estão sendo processados. Dessa maneira, é possível manter a umidaderelativa dos couros P substancialmente constante, permitindo que a metragemdos couros que são processados seja aumentada uniformemente. Além domais, os couros coloridos não impregnam as correias, também prevenindo atransferência de líquidos corantes em direção a outros couros introduzidosmais tarde.
Por fim, uma máquina 5 de secagem para secar e estabilizar oscouros úmidos estirados e reduzir a sua umidade relativa para um valor deentre 7% e 30% é localizada a jusante da máquina 4 de estiramento.
No exemplo mostrado na Fig. 2, uma máquina de secagemformada através de um secador a vácuo com superfícies de trabalhoaquecidas, por exemplo o modelo chamado "SV Nuovo Turbo" produzidoatravés do presente requerente, é mostrada.
Pode ser facilmente entendido que mesmo aumentos muitopequenos na metragem, na região de 4%, resultam em um benefícioeconômico significante, que amortiza em um tempo curto o custo da planta.
De fato, se o método de acordo com a invenção com um aumento de 4% nametragem final é aplicado a uma linha de processamento de couro com umacapacidade de cerca de 100 couros/hora, considerando que cada couro tenhauma metragem média de cerca de 4,60 metros quadrados, trabalhando em umturno de cerca de 8 horas/dia, uma metragem total de cerca de 3.680 metrosquadrados/dia e um aumento médio diário de cerca de 147,2 metrosquadrados é atingido.
Admitindo um custo médio de cerca de 3,6 Euros/0,092 metrosquadrados, é possível considerar uma economia de mais de 5.700 Euros/dia,que permitirá o custo de uma linha de preparação contínua de acordo com ainvenção, que consiste de uma máquina de pré-secagem e uma máquina deraspagem, a ser reembolsado facilmente em cerca de 2-3 meses.
A partir do precedente, pode ser entendido que o método e alinha de preparação de acordo com a invenção atingem os objetivospredeterminados e a atenção particular é atraída para o aumento na metragemcom qualidade uniforme e uma espessura final substancialmente constante,sem quaisquer defeitos e sem o risco de dano próximo das margens do couro.
O método e a linha de preparação por via úmida de acordocom a invenção podem estar sujeitos a numerosas modificações e variantes,todas elas estão dentro da idéia inventiva descrita nas reivindicaçõesacompanhantes.
Além do mais, todos os detalhes podem ser substituídosatravés de elementos tecnicamente equivalentes e as dimensões, formas emateriais usados podem ser de qualquer tipo de acordo com as exigências.
O pedido atual está baseado em, e reivindica a prioridade dopedido de patente n° VI2001A000220, protocolado em 23.10.2001 na Itália,cuja exposição é por meio deste expressamente aqui incorporada emreferência para esse fim.

Claims (16)

1. Método para o estiramento contínuo por via úmida decouros industriais e outros produtos similares, compreendendo:a) remoção de couros uniformemente umedecidos seguindoum tratamento com líquidos, tais como curtimento, recurtimento ousemelhante;b) pré-secagem parcial dos couros umedecidos de modo areduzir sua umidade relativa residual a um valor de entre 35% e 65%;c) estiramento dos couros pré-secados por meio de tensõesmecânicas localizadas, aplicadas em direções substancialmenteperpendiculares ao plano de disposição dos couros de modo a atingir umaumento predeterminado em área superficial;d) secagem dos couros estirados até eles terem uma umidaderesidual relativa de entre 7% e 30% de modo a estabilizar e fixartermicamente os couros estirados;caracterizado pelo fato de que, durante o passo de estiramentoc), os couros são mantidos em condições de umidade relativasubstancialmente constante e em que as citadas tensões mecânicas sãodistribuídas sobre a área superficial inteira dos couros individuais de umamaneira substancialmente uniforme sem qualquer restrição em suas zonasperiféricas, de modo a atingir estiramento radial substancialmente uniformesobre a área superficial inteira.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que o passo de estiramento c) é efetuado de tal maneira que o aumentoresultante em área superficial é entre 2% e 25% dependendo do tipo detratamento por via úmida efetuado antecipadamente.
3. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que as citadas tensões mecânicas localizadas são exercidas em ambosos lados de cada couro em pontos uniformemente distribuídos esubstancialmente eqüidistantes.
4. Método de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelofato de que as citadas tensões mecânicas são exercidas por meio deferramentas que atuam em lados opostos dos couros a serem estirados demodo a produzir tensões substancialmente radiais em áreas localizadascentradas nos pontos citados.
5. Método de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelofato de que as citadas tensões mecânicas são atingidas por meio de umamáquina de raspagem com placas de batimento que atuam em direçõessubstancialmente perpendiculares ao plano de extensão dos couros com umafreqüência substancialmente constante e com um par de correiastransportadoras contínuas para a alimentação contínua dos couros ao longo dacitada superfície.
6. Método de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelofato de que a freqüência de funcionamento da citada máquina de raspagem éentre 200 e 1.200 golpes por minuto.
7. Método de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelofato de que a velocidade da alimentação da citadas correias transportadoras éentre 2 e 15 m/min.
8. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que o tempo máximo que transcorre entre o fim do citado passo deestiramento c) e o início do citado passo de secagem d) é entre 6 segundos e 15 minutos e é preferivelmente entre 1 minuto e 3 minutos.
9. Linha para o estiramento por via úmida contínuo de courosindustriais para implementação do método como definido em uma ou maisdas reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de compreender emsucessão:- meio para a transferência dos couros umedecidos (P)deixando um dispositivo (2) para o tratamento com líquidos, tais como umtambor para curtimento, recurtimento ou semelhante;- máquina (3) para a secagem parcial dos couros umedecidos(P) apropriada para redução de sua umidade relativa a um valor de entre 35%e 65%;- uma máquina de estiramento (4) para o estiramento radial decouros úmidos, em que a citada máquina consiste de ferramentas deestiramento que atuam em direções substancialmente perpendiculares aoplano de disposição dos couros sem retenção das bordas periféricas dosmesmos de modo a efetuar um estiramento substancialmente radial euniformemente distribuído, e um par de correias transportadoras defaceamento para alimentação dos couros, sendo as citadas correias feitas demateriais repelentes a água selecionados de modo a manter a umidade doscouros que são processados substancialmente constante e prevenir aimpregnação com os líquidos contidos nos couros durante sua tensãomecânica;- uma máquina (5) para secar e termicamente fixar os courosúmidos estirados que é apropriada para redução de sua umidade relativa a umvalor de entre 7% e 30%.
10. Linha de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelofato de que a citada máquina de estiramento (4) é essencialmente umamáquina de raspagem com pelo menos um par de placas de batimento e comas citadas ferramentas arranjadas em pelo menos uma das citadas placas.
11. Linha de acordo com a reivindicação 10, caracterizada pelofato de que as citadas ferramentas consistem de uma primeira série de pinosque têm cabeças arredondadas e são fixados a uma das citadas placas e umasegunda serie de pinos que são similares aqueles da primeira série e sãofixados a outra das citadas placas.
12. Linha de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelofato de que os pinos da primeira série e aqueles da segunda serie são fixadosàs citadas placas em posições mutuamente escalonadas de modo a nãointerferir um com o outro na posição de aproximação máxima das placas como couro no meio delas.
13. Linha de acordo com a reivindicação 10, caracterizada pelofato de que as citadas ferramentas consistem de uma série de pinos comcabeças arredondadas em uma das citadas placas e uma série de furos com umdiâmetro ligeiramente maior do que os citados pinos na outra das citadasplacas de modo a permitir o couro ficar colocado no meio delas.
14. Linha de acordo com a reivindicação 13, caracterizada pelofato de que os citados pinos e os citados furos são substancialmente alinhadosde modo a permitir sua penetração mútua na posição de máxima aproximaçãodas citadas placas.
15. Linha de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelofato de que a citada máquina (5) para secar e termicamente fixar os courosúmidos estirados é essencialmente um secador a vácuo ou um condicionadorde couro contínuo.
16. Linha de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelofato de que uma linha semi-automática para acabamento a seco dos courosestirados é considerada a jusante da citada máquina (5) para secar etermicamente fixar os couros úmidos estirados.
BRPI0209923-3A 2001-10-23 2002-10-22 método para o estiramento contìnuo por via úmida de couros industriais e outros produtos similares, e, linha para o estiramento por via úmida contìnuo de couros industriais para implementação do método. BR0209923B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT2001VI000220A ITVI20010220A1 (it) 2001-10-23 2001-10-23 Metodo e linea per l'allargamento continuo di pelli ed altri prodottisimilari
ITVI2001A000220 2001-10-23
PCT/IB2002/004354 WO2003035912A1 (en) 2001-10-23 2002-10-22 Method and line for the continuous stretching of hides and other similar products

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0209923A BR0209923A (pt) 2004-07-27
BR0209923B1 true BR0209923B1 (pt) 2011-01-11

Family

ID=11461713

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0209923-3A BR0209923B1 (pt) 2001-10-23 2002-10-22 método para o estiramento contìnuo por via úmida de couros industriais e outros produtos similares, e, linha para o estiramento por via úmida contìnuo de couros industriais para implementação do método.

Country Status (19)

Country Link
US (1) US6957553B2 (pt)
EP (1) EP1440171B1 (pt)
JP (1) JP2005536573A (pt)
KR (1) KR100874213B1 (pt)
CN (1) CN100378231C (pt)
AR (1) AR036893A1 (pt)
AT (1) ATE338830T1 (pt)
AU (1) AU2002339566B2 (pt)
BR (1) BR0209923B1 (pt)
CA (1) CA2445278A1 (pt)
DE (1) DE60214579T2 (pt)
ES (1) ES2272783T3 (pt)
IT (1) ITVI20010220A1 (pt)
PL (1) PL195157B1 (pt)
PT (1) PT1440171E (pt)
RU (1) RU2283871C2 (pt)
TW (1) TW568951B (pt)
UA (1) UA75983C2 (pt)
WO (1) WO2003035912A1 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DK176518B1 (da) * 2006-01-24 2008-06-30 Dansk Mink Papir As Indretning for hel eller delvis tömning/fyldning af et törreaggregat med opretstående ekspansionstaner.
ITVI20080034A1 (it) * 2008-02-12 2009-08-13 Leander Leather Consulting Coop U A Metodo e impianto per il trattamento di prodotti laminari quali pelli industriali e similari.
KR100861346B1 (ko) 2008-03-27 2008-10-01 백철운 피혁원단의 습식 가공장치 및 그 가공방법
CN101555530B (zh) * 2008-04-10 2012-09-26 中国皮革和制鞋工业研究院 皮革鞣制机及其鞣制皮革的方法
IT1397306B1 (it) * 2009-03-10 2013-01-04 Baggio Tecnologie Srl Metodo di allargatura in continuo di elementi laminari flessibili e linea di allargatura che realizza tale metodo
WO2011039889A1 (ja) * 2009-10-02 2011-04-07 ボッシュ株式会社 噴射制御装置及び噴射制御方法並びに目標噴射量の補正方法
IT1404081B1 (it) * 2011-01-13 2013-11-08 Dal Lago S R L Installazione di pressatura per l'asciugatura di pelli animali.
ES2681235T3 (es) * 2015-02-19 2018-09-12 Galli S.P.A. Dispositivo y método para la deposición de artículos de cuero, tales como cinturones o similares
WO2016150938A1 (en) 2015-03-25 2016-09-29 Minkpapir A/S Apparatuses and methods for stretching a pelt on a pelt board
EP3214186A1 (en) 2016-03-02 2017-09-06 Minkpapir A/S A method for stretching a pelt on a pelt board
PL233266B1 (pl) * 2017-10-09 2019-09-30 Bartek Spolka Akcyjna Sposób hydrotermicznej obróbki skóry

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2834147A (en) * 1956-01-20 1958-05-13 John W Durkee Leather stretching apparatus
DE1222619B (de) 1962-05-30 1966-08-11 Paolo Bocciardo Verfahren zum stufenweisen Trocknen und Stollen von gegerbten nassen Haeuten
DE3010003C2 (de) * 1980-03-15 1986-02-13 Jiří Dipl-Ing. 6251 Gückingen Dokoupil Verfahren und Vorrichtung zur Flächenvergrößerung und -trocknung von Lederstücken, Fellen und ähnlichen Materialien
US5291759A (en) * 1988-09-29 1994-03-08 Jiri Dokoupil Process and equipment for stretching of leather
DE3833068A1 (de) * 1988-09-29 1990-04-05 Dokoupil Jiri Verfahren und einrichtung zum strecken von leder
IT1225572B (it) 1988-11-07 1990-11-22 Giocondo Baggio Procedimento di palissonatura per pelli e macchina atta a realizzare tale procedimento.
DE3915042A1 (de) 1989-05-08 1990-11-15 Dokoupil Jiri Verfahren und einrichtugn zum bearbeiten von weichflexiblen flachmaterialstuecken
IT1236376B (it) * 1989-10-13 1993-02-25 Cartigliano Off Spa Metodo e macchina per ammorbidire e stirare prodotti laminari, partocolarmente pelli conciate.
IT1247078B (it) * 1991-03-14 1994-12-12 Cartigliano Off Spa Macchina a piastre battenti multiple per ammorbidire e stirare pelli industriali e similari.
DE19826181A1 (de) * 1998-06-14 1999-12-16 Bohumil Stupecky Vorrichtung zum Schlicken, Strecken und Trocknen von Leder und ähnlichen Flachmaterialien wie Fellen, Pelzen u. dgl.
IT1308153B1 (it) 1999-05-10 2001-11-29 Cartigliano Off Spa Macchina palissonatrice a piastre battenti.
US6786067B2 (en) * 2001-03-09 2004-09-07 Bohumil Stupecky Device for the slicking, stretching and drying of leather or similar flat materials such as hides, skins and the like

Also Published As

Publication number Publication date
JP2005536573A (ja) 2005-12-02
RU2004115607A (ru) 2005-03-10
TW568951B (en) 2004-01-01
ITVI20010220A1 (it) 2003-04-23
AR036893A1 (es) 2004-10-13
CN1513060A (zh) 2004-07-14
KR20040047751A (ko) 2004-06-05
UA75983C2 (en) 2006-06-15
RU2283871C2 (ru) 2006-09-20
BR0209923A (pt) 2004-07-27
EP1440171A1 (en) 2004-07-28
PL195157B1 (pl) 2007-08-31
EP1440171B1 (en) 2006-09-06
ATE338830T1 (de) 2006-09-15
PT1440171E (pt) 2007-01-31
WO2003035912A1 (en) 2003-05-01
DE60214579D1 (de) 2006-10-19
US6957553B2 (en) 2005-10-25
KR100874213B1 (ko) 2008-12-15
CN100378231C (zh) 2008-04-02
CA2445278A1 (en) 2003-05-01
AU2002339566B2 (en) 2007-06-14
ES2272783T3 (es) 2007-05-01
DE60214579T2 (de) 2007-10-18
PL365776A1 (en) 2005-01-10
US20040158932A1 (en) 2004-08-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0209923B1 (pt) método para o estiramento contìnuo por via úmida de couros industriais e outros produtos similares, e, linha para o estiramento por via úmida contìnuo de couros industriais para implementação do método.
BRPI0303379B1 (pt) método para o estiramento e a secagem gradual e contínua de couros crus industriais e de produtos semelhantes, e, planta para o tratamento a úmido gradual de couros crus industriais e para implementar o método
AU2002339566A1 (en) Method and line for the continuous stretching of hides and other similar products
US2354200A (en) Method of drying hides and skins
US3077673A (en) Process for drying and flexing of leather
US5830238A (en) Process for improving the surface yield in the fabrication of tanned hides
US2272935A (en) Finishing of leather
PL88509B1 (pt)
US2004930A (en) Method of removing liquids from hides, skins, and leather
US2117343A (en) Tanning of hides and skins
US11748A (en) Dkyibtg cloth
US2593108A (en) Leather finishing
GB189808218A (en) Process and Apparatus for the Production of Belting Leather Butts.
ITVI20000234A1 (it) Procedimento per l'asciugatura e l'allargatura di pelli ed impianto per la realizzazione di tale procedimento
DE2514853A1 (de) Schleifpapier zum bearbeiten der lederseite von pelzfellen und feinleder
JPS61194263A (ja) 布帛の連続セツト加工装置
PL74285B2 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 22/10/2002, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.