BR0113406B1 - seÇço da linha de produÇço. - Google Patents

seÇço da linha de produÇço. Download PDF

Info

Publication number
BR0113406B1
BR0113406B1 BRPI0113406-0A BR0113406A BR0113406B1 BR 0113406 B1 BR0113406 B1 BR 0113406B1 BR 0113406 A BR0113406 A BR 0113406A BR 0113406 B1 BR0113406 B1 BR 0113406B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
production line
section
backrest
line section
skid
Prior art date
Application number
BRPI0113406-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0113406A (pt
Inventor
Peter Ackermann
Rolf Halupka
Dirk Wolpers
Horst Ziermann
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0113406A publication Critical patent/BR0113406A/pt
Publication of BR0113406B1 publication Critical patent/BR0113406B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65GTRANSPORT OR STORAGE DEVICES, e.g. CONVEYORS FOR LOADING OR TIPPING, SHOP CONVEYOR SYSTEMS OR PNEUMATIC TUBE CONVEYORS
    • B65G47/00Article or material-handling devices associated with conveyors; Methods employing such devices
    • B65G47/74Feeding, transfer, or discharging devices of particular kinds or types
    • B65G47/88Separating or stopping elements, e.g. fingers
    • B65G47/8807Separating or stopping elements, e.g. fingers with one stop
    • B65G47/8815Reciprocating stop, moving up or down in the path of the article
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65GTRANSPORT OR STORAGE DEVICES, e.g. CONVEYORS FOR LOADING OR TIPPING, SHOP CONVEYOR SYSTEMS OR PNEUMATIC TUBE CONVEYORS
    • B65G2205/00Stopping elements used in conveyors to stop articles or arrays of articles
    • B65G2205/04Stopping elements used in conveyors to stop articles or arrays of articles where the stop device is not adaptable
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65GTRANSPORT OR STORAGE DEVICES, e.g. CONVEYORS FOR LOADING OR TIPPING, SHOP CONVEYOR SYSTEMS OR PNEUMATIC TUBE CONVEYORS
    • B65G2205/00Stopping elements used in conveyors to stop articles or arrays of articles
    • B65G2205/06Cushioned or damping stop devices, e.g. using springs or other mechanical actions

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "SEÇÃO DA LINHA DE PRODUÇÃO".
Descrição
A invenção refere-se a uma seção da linha de produção com umdispositivo de transporte, por meio do qual uma armação de suporte ou"skid" pode ser transportada através da seção da linha de produção na dire-ção de transporte, com um dispositivo de suspensão e abaixamento, pormeio do qual a armação de suporte ou "skid" que se encontra na seção dalinha de produção pode ser movimentada na direção vertical, e com um dis-positivo de posicionamento de precisão por meio do qual a armação de su-porte ou "skid" pode ser posicionada no dispositivo de suspensão e abaixa-mento.
Uma infinidade de seções de linha de produção desse tipo for-ma, normalmente, uma linha de produção, e em seu decurso, em um objeto,por exemplo, uma parte da carroceria que está fixada na armação de su-porte ou "skid", são realizados diversos processos de acabamento. Nessecaso, a armação de suporte ou "skid" que contém a parte da carroceria naposição fixada é transportada na direção de transporte da linha de produçãoconsecutivamente, através das seções de linha de produção dispostas umaao lado da outra.
À invenção cabe a tarefa de criar uma seção da linha de produ-ção do tipo mencionado anteriormente, na qual seja assegurado que, nocaso da ativação de dispositivos de segurança, chaves de segurança, ele-mentos de segurança ou similares, em cada caso, seja impedida uma conti-nuação de transporte de uma armação de suporte ou "skid" de uma seçãoda linha de produção para uma seção da linha de produção seguinte.
Essa tarefa é solucionada de acordo com a invenção pelo fatode que, na seção da linha de produção descrita no início, está previsto umdispositivo de parada que pode ser deslocado entre uma posição de repou-so, na qual a armação de suporte ou "skid" pode ser transportada na dire-ção de transporte da seção da linha de produção e uma posição de opera-ção, na qual o movimento da armação de suporte ou "skid" é bloqueado nadireção de transporte da seção da tinha de produção. Esse dispositivo deparada deve ser ligado, de forma apropriada, com dispositivos de seguran-ça, chaves de segurança, elementos de segurança ou similares, de tal modoque em uma situação correspondente possa ser assegurado em cada casoque o dispositivo de parada esteja em sua posição de operação que blo-queia um movimento da armação de suporte ou "skid" na direção de trans-porte da seção da linha de produção.
Para isso, o dispositivo de parada apresenta, de forma vantajo-sa, um encosto, que na posição de operação do dispositivo de parada, sesobressai no trajeto de transporte da armação de suporte ou "skid" atravésda seção da linha de produção e na posição de repouso do dispositivo deparada está disposto fora do trajeto de transporte. Deste modo, de formamecânica simples pode ser impedido, com segurança, um movimentoeventual da armação de suporte ou "skid" na direção de transporte da seçãoda linha de produção.
De acordo com um aperfeiçoamento apropriado da invenção, odispositivo de parada está disposto na seção final da seção da linha de pro-dução, a jusante na direção de transporte da armação de suporte ou "skid"através da seção da linha de produção. O encosto do dispositivo de parada,de forma vantajosa, pode ser deslocado na direção vertical, entre sua posi-ção de operação e sua posição de repouso.
Para o amortecimento de eventuais energias de impacto, éapropriado se, o encosto apresentar, pelo menos, um pára-choque de en-costo em sua superfície de encosto.
O pára-choque de encosto, de forma construtiva mecânica sim-ples, pode ser disposto sobre a superfície de encosto do encosto, se eleapresentar uma seção de ligação, de preferência, um corpo roscado quepode ser fixado no lado do encosto, em um meio de ligação, de preferência,de uma reentrância roscada.
A capacidade de deslocamento vertical do encosto pode serrealizada de forma menos dispendiosa se o encosto apresentar em, pelomenos, uma, de preferência, nas duas áreas laterais um pino de arrasto quese sobressai lateralmente, que está adjacente a um membro de ajuste, pormeio do qual o encosto pode ser deslocado entre sua posição de repouso ede operação.
O movimento do membro de ajuste ocorre, de forma apropriada,em torno de um pino de articulação, em torno do que o membro de ajustepode girar entre sua posição correspondente à posição de repouso do en-costo e sua posição correspondente à posição de operação do encosto.
Ao dispositivo de parada pertence, de forma vantajosa, ummembro de acionamento, por meio do qual o encosto pode ser deslocadoentre sua posição de repouso e sua posição de operação, sendo que omembro de acionamento do dispositivo de parada pode ser construído, deforma apropriada, como cilindro do fluido que atua duplamente.
De acordo com uma outra construção da invenção, o cilindro dofluido apresenta um embolo de ajuste, que em sua extremidade livre estáligado com o membro de ajuste do dispositivo de parada.
Se a extremidade livre do embolo de ajuste do cilindro do fluidoestiver ligada, podendo girar, com uma extremidade de uma alavanca demanivela, que em sua outra extremidade está ligada fixamente com o mem-bro de ajuste, e podendo girar em torno do pino de articulação, pode serrealizado de forma exata o movimento do membro de ajuste entre sua posi-ção correspondente à posição de operação do encosto e sua posição quecorresponde à posição de repouso do encosto.
Para isso, de forma vantajosa, o cilindro do fluido está apoiado,podendo girar, em sua extremidade afastada de seu êmbolo de ajuste.
A fim de conformar o dispositivo de parada o mais flexível possí-vel para a recepção amortecedora da energia de impacto que surge, nocaso de um eventual impacto de uma armação de suporte ou "skid" contra oencosto, cada pino de arraste do encosto é recebido em uma guia do mem-bro de ajuste coordenada a ele, que se estende, na posição de operação doencosto, na direção de transporte da seção da linha de produção, sendoque o encosto pode girar em torno do pino ou dos pinos de arrasto que seencontram na guia ou nas guias do membro de ajuste, e pode ser deslocadona direção longitudinal da guia ou das guias. Deste modo, devido às possi-bilidades de movimento do encosto, a energia de impacto pode ser amorte-cida em relação ao membro de ajuste.
A fim de evitar que, no caso de um impacto ou durante um des-locamento do encosto de sua posição de operação para sua posição de re-pouso, os pinos de arrasto no lado do encosto saiam do encaixe com asguias, de forma vantajosa, cada guia apresenta uma parede de encosto, emsua extremidade a jusante, na direção de transporte da seção da linha deprodução.
Além disso, o dispositivo de parada apresenta, de forma vanta-josa, um pára-choque, por meio do qual pode ser reagido contra um movi-mento giratório do encosto, em torno de seu pino de arrasto, que surge nocaso de um impacto de uma armação de suporte ou "skid" contra o encosto.
O pára-choque do dispositivo de parada, de forma vantajosa,está disposto em uma seção final longe do pino de arrasto de uma seção deressalto do encosto, que se estende ao longo do ou dos pinos de arrasto doencosto.
Nesse caso, o pára-choque do dispositivo de parada pode serexecutado, de forma apropriada, como pára-choque pneumático.
Além disso, o dispositivo de parada pode apresentar, de formavantajosa, uma chave limite que durante um deslocamento do encosto desua posição de repouso para sua posição de operação pode engatar comuma parte de engrenamento no lado do encosto e por meio da qual podemser delimitados uma rotação e um deslocamento do encosto.
Por meio do dispositivo de parada descrito anteriormente, também podem ser criadas relações no caso de um impacto de uma armaçãode suporte ou "skid" em um encosto, nas quais pode ser assegurada umarecepção isenta de deformação das forças que se formam no caso de umimpacto.
Para o posicionamento menos dispendioso e todavia correto daarmação de suporte ou "skid" na seção da linha de produção, é vantajosose, o dispositivo de posicionamento de precisão da seção da linha de pro-dução apresentar, pelo menos, uma unidade de posicionamento que estáprevista em uma disposição espacial fixa na seção da linha de produção, eum elemento de posicionamento, que pode ser deslocado entre uma posi-ção de operação, na qual ele está engrenado com a armação de suporte ou"skid" que se encontra na seção da linha de produção e uma posição derepouso, na qual ele está fora de engrenamento com a armação de suporteou "skid" que se encontra na seção da linha de produção.
Esse elemento de posicionamento, de forma apropriada, podeser executado como mandril de posicionamento, com uma seção transversalque se reduz de maneira uniforme na direção de sua extremidade livre.
Deste modo, pode ser realizada uma produção da engrenagem amplamenteisenta de impacto, entre a unidade de posicionamento e a armação de su-porte ou "skid".
De forma vantajosa, em sua seção final próxima, o mandril deposicionamento apresenta uma seção transversal, que corresponde à seçãotransversal de uma reentrância de posicionamento da armação de suporteou "skid", com a qual o mandril de posicionamento, durante seu desloca-mento de sua posição de repouso para sua posição de operação, pode serengrenado. Durante o deslocamento mencionado do mandril de posiciona-mento, por conseguinte, é realizado pouco a pouco um posicionamento cor-reto da armação de suporte ou "skid" em relação à seção da linha de produ-ção ou ao seu dispositivo de suspensão e abaixamento, sendo que são im-pedidos movimentos para trás da armação de suporte ou "skid".
Uma conformação menos dispendiosa quanto à técnica constru-tiva, e todavia confiável da unidade de posicionamento é obtida se o mandrilde posicionamento estiver disposto no lado superior de uma plataforma, quepor sua vez, pode ser deslocada entre a posição de operação e a posiçãode repouso da unidade de posicionamento.
Para o posicionamento espacial correto do mandril de posicio-namento ou da plataforma da unidade de posicionamento em relação à se-ção da linha de produção, é apropriado se, no lado inferior da plataforma daunidade de posicionamento estiverem dispostos, de preferência, dois cilin-dros de guia, que se estendem na direção vertical, e são conduzidos em umbloco de guia fixado na seção da linha de produção.
Para o controle da unidade de posicionamento, em um lado lon-gitudinal da plataforma da unidade de posicionamento, de forma apropriada,está colocado um encosto angular, cuja seção final é construída de tal modoque, uma chave limite sem contato reconhece seguramente essa seção finale sinaliza um aviso para um comando externo.
Tem-se comprovado como vantajoso, se o dispositivo de posici-onamento de precisão apresentar várias, de preferência, duas unidades deposicionamento, sendo que uma unidade de posicionamento pode ser dis-posta, respectivamente, na área de um canto da seção da linha de produção.
A seguir, a invenção será esclarecida em mais detalhes, com oauxílio de uma forma de execução com referência ao desenho. São mostrados:
Figura 1 uma representação básica de uma seção da linha deprodução de acordo com a invenção, com armação de suporte ou "skid" quese encontra na seção de produção, em vista de cima;
Figura 2 uma representação básica de um dispositivo de posici-onamento de precisão da seção da linha de produção de acordo com a in-venção;
Figura 3 uma representação básica de um dispositivo de paradada seção da linha de produção de acordo com a invenção;
Figura 4 uma representação básica de um dispositivo de trans-porte e de um dispositivo de suspensão e abaixamento da seção da linha deprodução de acordo com a invenção;
Figura 5 uma armação de suporte ou "skid" em vista de cima;
Figura 6 uma vista lateral parcialmente cortada do dispositivo deparada da seção da linha de produção de acordo com a invenção;
Figura 7 uma vista de cima sobre o dispositivo de parada repre-sentado na figura 6;
Figura 8 uma vista frontal do dispositivo de parada representadonas figuras 6 e 7;Figura 9 uma representação básica do dispositivo de parada daseção da linha de produção em sua posição de repouso;
Figura 10 uma representação básica do dispositivo de paradada seção da linha de produção de acordo com a invenção, em sua posiçãode operação;
Figura 11 uma representação básica do dispositivo de paradada seção da linha de produção de acordo com a invenção, em sua posiçãogirada devido a um impacto;
Figura 12 uma vista lateral de uma unidade de posicionamentodo dispositivo de posicionamento de precisão da seção da linha de produ-ção de acordo com a invenção; e
Figura 13 uma vista frontal da unidade de posicionamento mos-trada na figura 12.
Uma seção da linha de produção 1 de acordo com a invençãomostrada na figura 1, forma um componente em forma modular de uma se-ção da linha de produção que apresenta uma infinidade de seções de pro-dução 1 desse tipo, sendo que em seções de linha de produção 1 que seseguem são realizados diversos processos de acabamento.
Para isso, à seção de produção 1 ou às seções de produção 1que se seguem da linha de produção não representada nas figuras, é con-duzida uma armação de suporte ou "skid" 2, na qual está fixado, de formaapropriada, um objeto a ser acabado, por exemplo, uma carroceria de veí-culo, na seção da linha de produção 1. Essa armação de suporte ou "skid"2, com a carroceria do veículo fixada nela atravessa uma após outra as se-ções de produção 1 da linha de produção que se sucedem.
Para o transporte da armação de suporte ou "skid" 2 através dalinha de produção, cada seção da linha de produção 1 apresenta um dispo-sitivo de transporte 3, que é executado como via de roletes no exemplo deexecução representado.
A fim de poder efetuar processos de acabamento na parte dacarroceria fixada na armação de suporte ou "skid" 2 na seção da linha deprodução 1 mostrada na figura 1, a armação de suporte ou "skid" 2 precisaser posicionada e fixada exatamente em relação à seção da linha de produ-ção. Então, por meio de um dispositivo de suspensão e abaixamento repre-sentado no esboço da figura 4, a armação de suporte ou "skid" 2 pode serposicionada à vontade na direção vertical, sendo que é possível um posici-onamento vertical correspondente ao processo de acabamento almejado.Para o posicionamento de precisão correto da armação de suporte ou "skid"2 na seção da linha de produção 1, antes da fixação da armação de suporteou "skid" 2 na seção da linha de produção 1, essa última apresenta um dis-positivo de posicionamento de precisão 5, que apresenta um elemento deposicionamento 6, que pode ser deslocado entre uma posição de repouso euma posição de operação, o qual para o posicionamento exato da armaçãode suporte ou "skid" 2 na seção da linha de produção 1, pode ser engrena-do com uma reentrância de posicionamento 8 construída em uma travessatransversal 7 da armação de suporte ou "skid" 2 na figura 5.
A fim de evitar, em todo caso, que a armação de suporte ou"skid" 2 seja transportada de forma indesejada ou por equívoco por uma se-ção da linha de produção 1 para a próxima seção da linha de produção 1 dalinha de produção, cada seção da linha de produção 1 apresenta um dispo-sitivo de parada 9 representado basicamente na figura 3 que está ligado, deforma apropriada não descrita em detalhes, com elementos de segurançaou chaves de segurança, e por meio dos quais pode ser assegurado, dessaforma que uma armação de suporte ou "skid", no caso da ativação dos ele-mentos de segurança ou chaves de segurança mencionados, não possa sertransportada para fora de uma seção da linha de produção 1, para a próxi-ma seção da linha de produção 1 da linha de produção.
Para isso, o dispositivo de parada 9 apresenta um encosto 10,que no exemplo de execução, como o que está representado em detalhesnas figuras de 6 a 8, apresenta uma seção transversal, em essência, retan-gular. O encosto 10 tem uma superfície de encosto 11, que está voltadapara uma armação de suporte ou "skid" 2 se aproximando na direção detransporte 12 da linha de produção.
O dispositivo de parada 9 está disposto na área de uma seçãofinal 14 a jusante da seção da linha de produção 1.
Se a armação de suporte ou "skid" 2 for pré-posicionada demodo grosseiro dentro da seção da linha de produção 1, uma superfície di-anteira da travessa transversal 7 da armação de suporte ou "skid" 2 chega àposição oposta ou em contato contra a superfície de encosto 11 do encosto10 do dispositivo de parada 9, quando o seu encosto 10 se encontra na po-sição de operação.
O encosto 10 do dispositivo de parada 9 apresenta em suas du-as superfícies laterais 14, respectivamente, um pino de arrasto 15, sendoque cada pino de arrasto 15 é conduzido em uma guia 16 de um membro deajuste 17 que pode girar em torno de um pino de articulação 18 em umaárea predeterminada. Devido à rotação do membro de ajuste 17 e de umdeslocamento espacial dos pinos de arrasto 15 do encosto 10 resultantedisso, o dispositivo de parada 9 ou o encosto 10 pode ser deslocado da po-sição de operação para a posição de repouso e o inverso.
Sobre sua superfície de encosto 11, o encosto 10 apresenta nonível, no qual ocorre um impacto da superfície dianteira da travessa trans-versal 7 da armação de suporte ou "skid" 2, um pára-choque do encosto 19que é fabricado, pelo menos, parcialmente de um material elástico, amorte-cedor. O pára-choque do encosto 19 possui um corpo roscado 20, que podeser aparafusado em uma reentrância roscada 21 construída na superfície deencosto 11 do encosto 10.
Na posição de operação do dispositivo de parada 9 o membrode ajuste 17 está disposto de tal modo que a guia 16 do membro de ajuste17 se estende aproximadamente na direção de transporte 12 da seção dalinha de produção 1. Em sua extremidade a jusante, vista na direção detransporte 12, a guia 12 está equipada com uma parede de encosto 22.
Cada pino de arrasto 15 do encosto 10 é recebido na guia 16coordenada a ele de tal modo que o encosto 10 pode girar tanto em tornode seu pino de arrasto 15, como também pode ser deslocado na direção detransporte 12 em relação à guia 16, se a travessa transversal 7 da armaçãode suporte ou "skid" 2 se chocar contra a superfície de encosto 11 do en-costo 10.
Para o deslocamento do membro de ajuste 17 de sua posiçãocorrespondente à posição de operação do encosto 10 e de sua posição quecorresponde à posição de repouso do encosto 10, está previsto um membrode acionamento do dispositivo de parada na forma de um cilindro do fluido23, que apresenta um embolo de ajuste 24, que em sua extremidade livreestá ligado, podendo girar, com uma extremidade de uma alavanca de ma-nivela 25, cuja outra extremidade está ligada fixamente, na área do pino dearticulação 18, com o membro de ajuste 17, e podendo girar de modo cor-respondente em torno do pino de articulação 18.
Para o deslocamento do membro de ajuste 17 de sua posiçãomostrada na figura 6, correspondente à posição de operação do encosto 10,para sua posição que corresponde à posição de repouso do encosto 10, pormeio da admissão de fluido correspondente do cilindro do fluido 23, o êm-bolo de ajuste 24 é deslocado para fora do cilindro do fluido 23, pelo que aalavanca de manivela 25 sai da posição mostrada na figura 6, para uma po-sição representada na figura 9, na qual seu eixo longitudinal está dispostoquase paralelamente em relação à direção de transporte 12. Durante essemovimento, a alavanca de manivela 25 é girada na direção do ponteiro dorelógio em torno do pino de articulação 18, o que leva a uma rotação cor-respondente do membro de ajuste 17 que ocorre no sentido do ponteiro dorelógio em torno do pino de articulação 18. Durante essa rotação do mem-bro de ajuste 17, a guia 16 do membro de ajuste 17 se desloca para baixo e,na guia 16 dos pinos de arrasto 15, o encosto 10 na figura 6. Deste modo, oencosto 10 é deslocado ao todo para baixo na direção vertical e, na verda-de, até que ele esteja disposto fora do trajeto de transporte da armação desuporte ou "skid" 2. Por meio da parede de encosto 22 da guia 16 é impedi-do que o pino de arrasto 15 do encosto 10 abandone a guia 16 do membrode ajuste 17.
A posição de repouso do encosto 10 ou do dispositivo de para-da 9 está representada na figura 9.
Em sua extremidade afastada do êmbolo de ajuste 24, o cilindrodo fluido 23 está seguro, podendo girar, na seção da linha de produção 1.
Como resulta, em particular, da figura 6 e das figuras de 9 a 11,o encosto 10 apresenta uma seção de ressalto 26 que se estende na dire-ção vertical, através dos pinos de arrasto 15, em cuja seção final afastada,na posição de operação do encosto 10 ou do dispositivo de parada 9, estádisposto um pára-choque 27.
Se, devido ao impacto do lado dianteiro da travessa transversal7 de uma armação de suporte ou "skid" 2 movimentada involuntariamente, oencosto 10 for girado em torno dos pinos de arrasto 15 que se encontramnas guias 16 do membro de ajuste 17, a extremidade afastada da seção deressalto 26 do encosto 10 entra em contato no pára-choque 27, pelo que omovimento giratório do encosto 10 e, com isso, o movimento de avanço daarmação de suporte ou "skid" 2 na direção de transporte 12 é freado amor-tecendo. Além disso, durante um impacto do lado dianteiro da travessatransversal 7 pode ocorrer um deslocamento dos pinos de arrasto 15 do en-costo 10 dentro das guias 16 do membro de ajuste 17.
Além disso, abaixo do pára-choque do encosto 19 e acima deseus pinos de arrasto 15, o encosto 10 está equipado com uma chave limite28 mecânica, por meio da qual, no caso do impacto da travessa transversal7 da armação de suporte ou "skid" 2, o movimento do encosto 10 pode sermantido na área permitida. O encosto 10 apresenta uma parte de contato 29que durante um deslocamento do encosto 10 da posição de repouso mos-trada na figura 9, para a posição de operação mostrada nas figuras 10 e 11,entra em contato com a chave limite 28 mecânica. Durante um desloca-mento do encosto 10 de sua posição de operação mostrada nas figuras 10 e11, para sua posição de repouso mostrada na figura 9, o contato entre aparte de contato 29 no lado do encosto e a chave limite 28 mecânica é eli-minado.
No caso do impacto da travessa transversal 7 da armação desuporte ou "skid" 2 na superfície de encosto 11 do encosto 10 do dispositivode parada 9, em virtude da conformação do encosto 10 com o pára-choquedo encosto 19, da capacidade de rotação e de deslocamento do encosto 10,bem como, da atuação do pára-choque 27 em ligação com a atuação dachave limite 28 mecânica, é garantida uma parada segura da armação desuporte ou "skid", sendo que além disso, é excluída, de modo confiável, umadeformação da armação de suporte ou "skid" 2.
Na figura 11 está representada a posição do encosto 10 apósum impacto da travessa transversal 7 da armação de suporte ou "skid" 2 noesboço, sendo que a seção final afastada da seção de ressalto 26 do en-costo 10 comprimiu o pára-choque 27, que pode se tratar de um pára-choque pneumático, contra suas forças de tensão prévia. As forças de rea-juste correspondentes do pára-choque 27 em ligação com a chave limite 28mecânica levam ao fato de que, após o impacto o encosto 10 assume no-vamente sua posição de operação mostrada na figura 10.
O dispositivo de posicionamento de precisão 5 da seção da li-nha de produção 1 de acordo com a invenção, de forma apropriada, podeser formado por duas unidades de posicionamento 30, sendo que, respecti-vamente, uma unidade de posicionamento 30 desse tipo pode estar previstadiagonalmente na área de um canto da seção de produção 1.
Após o término do processo de transporte, por meio do qual aarmação de suporte ou "skid" 2 foi transportada para a seção da linha deprodução 1, a armação de suporte ou "skid" 2 já se encontra em um posicio-namento grosseiro dentro da seção da linha de produção 1, o que é realiza-do por meio de um comando ou de uma regulagem correspondente do dis-positivo de acionamento do dispositivo de transporte 3.
Para o posicionamento de precisão da armação de suporte ou"skid" 2 dentro da seção de produção 1, a unidade de posicionamento 30apresenta como elemento de posicionamento um mandril de posicionamento31, que está colocado no lado superior 32 de uma plataforma 33 da unidadede posicionamento 30.
O mandril de posicionamento 31 tem uma seção transversal quese reduz de maneira uniforme na direção de sua extremidade livre próximaem relação à sua extremidade afastada.
No lado inferior 34 da plataforma 33 da unidade de posiciona-mento 30, estão previstos dois cilindros de guia 35, 36 que se estendempara baixo do lado inferior 34 na direção vertical e são recebidos em reen-trâncias de guia de um bloco de guia 37 da unidade de posicionamento 30dispostas de modo correspondente. O bloco de guia 37 está fixado de formaapropriada na seção da linha de produção 1.
A plataforma 33 e com ela o mandril de posicionamento 31 daunidade de posicionamento 30 - conduzidos através dos cilindros de guia35, 36 - em relação ao bloco de guia 37 da unidade de posicionamento 30podem ser deslocados entre uma posição de repouso representada de for-ma tracejada nas figuras 12 e 13, e uma posição de operação representadanas figuras 12 e 13 com linha cheia.
Durante um deslocamento da plataforma 33 da posição de re-pouso da unidade de posicionamento 30 para sua posição de operação, omandril de posicionamento 31 entre em contato com a reentrância de posi-cionamento 8 na travessa transversal 7 da armação de suporte ou "skid" 2.Uma vez que em sua extremidade afastada, o diâmetro do mandril de posi-cionamento 31 é menor do que o diâmetro da reentrância de posiciona-mento 8 da travessa transversal 7 da armação de suporte ou "skid" 2, ocorreum alinhamento exato da armação de suporte ou "skid" 2 em relação ao blo-co de guia 37 e, com isso, em relação à seção da linha de produção 1, en-quanto que o mandril de posicionamento 31 se movimenta dentro da reen-trância de posicionamento 8 para cima da travessa transversal 7 da arma-ção de suporte ou "skid" 2, uma vez que a seção transversal do mandril deposicionamento 31 em sua extremidade próxima corresponde à seçãotransversal da reentrância de posicionamento 8 da travessa transversal 7 daarmação de suporte ou "skid" 2.
Para o controle das posições finais da unidade de posiciona-mento 30, em um lado longitudinal da plataforma 33 da unidade de posicio-namento 30, de forma apropriada, está colocado um encosto angular 40,cuja seção final 41 livre é executada de tal modo que uma chave limite 42sem contato reconhece certamente essa seção final 41, e sinaliza um avisopara um comando externo.

Claims (27)

1. Seção da linha de produção (1) com um dispositivo de trans-porte (3), por meio do qual uma armação de suporte ou "skid" (2) pode sertransportada através da seção da linha de produção (1) na direção detransporte (12), com um dispositivo de suspensão e abaixamento (4), pormeio do qual a armação de suporte ou "skid" (2) que se encontra na seçãoda linha de produção (1) pode ser movimentada na direção vertical e comum dispositivo de posicionamento de precisão (5) por meio do qual a arma-ção de suporte ou "skid" (2) pode ser posicionada no dispositivo de suspen-são e abaixamento (4), caracterizado por um dispositivo de parada (9) quepode ser deslocado entre uma posição de repouso, na qual a armação desuporte ou "skid" (2) pode ser transportada na direção de transporte (12) daseção da linha de produção (1) e uma posição de operação, na qual o mo-vimento da armação de suporte ou "skid" (2) é bloqueado na direção detransporte (12) da seção da linha de produção (1).
2. Seção da linha de produção (1) de acordo com a reivindica-ção 1, na qual o dispositivo de parada (9) apresenta um encosto (10), quena posição de operação do dispositivo de parada (9) se sobressai no trajetode transporte da armação de suporte ou "skid" (2) através da seção da linhade produção (1) e na posição de repouso do dispositivo de parada (9) estádisposto fora do trajeto de transporte.
3. Seção da linha de produção (1) de acordo com a reivindica-ção 1 ou 2, na qual o dispositivo de parada (9) está disposto na seção final(13) da seção da linha de produção (1), a jusante na direção de transporte(12) da armação de suporte ou "skid" (2) através da seção da linha de pro-dução (1).
4. Seção da linha de produção (1) de acordo com a reivindica-ção 2 ou 3, na qual o encosto (10) do dispositivo de parada (9) pode serdeslocado na direção vertical, entre sua posição de operação e sua posiçãode repouso.
5. Seção da linha de produção (1) de acordo com uma das rei-vindicações de 2 a 4, na qual o encosto (10) apresenta, pelo menos, umpára-choque de encosto (19) em sua superfície de encosto (11).
6. Seção da linha de produção (1) de acordo com a reivindica-ção 5, na qual o pára-choque de encosto (19) apresenta uma seção de liga-ção, de preferência, um corpo roscado (20), que pode ser fixado no lado doencosto, em um meio de ligação de uma reentrância roscada (21).
7. Seção da linha de produção (1) de acordo com uma das rei-vindicações de 2 a 6, na qual o encosto (10) apresenta em, pelo menos,uma, de preferência, nas duas áreas laterais (14) um pino de arrasto (15)que se sobressai lateralmente, que está adjacente a um membro de ajuste(17), por meio do qual o encosto (10) pode ser deslocado entre sua posiçãode repouso e de operação.
8. Seção da linha de produção (1) de acordo com a reivindica-ção 7, na qual o membro de ajuste (17) pode girar em torno de um pino dearticulação (18) entre sua posição correspondente à posição de repouso doencosto (10) e sua posição que corresponde à posição de operação do en-costo (10).
9. Seção da linha de produção (1) de acordo com uma das rei-vindicações de 2 a 8, na qual o dispositivo de parada (9) apresenta ummembro de acionamento (23), por meio do qual o encosto (10) pode serdeslocado entre sua posição de repouso e sua posição de operação.
10. Seção da linha de produção (1) de acordo com a reivindica-ção 9, na qual o membro de acionamento (23) do dispositivo de parada (9) éconstruído como cilindro do fluido que atua duplamente.
11. Seção da linha de produção (1) de acordo com a reivindica-ção 10, na qual, o cilindro do fluido (23) apresenta um êmbolo de ajuste(24), que em sua extremidade livre está ligado com o membro de ajuste (17)do dispositivo de parada (9).
12. Seção da linha de produção (1) de acordo com a reivindica-ção 11, na qual a extremidade livre do êmbolo de ajuste (24) do cilindro dofluido (23) está ligada, podendo girar com uma outra extremidade de umaalavanca de manivela (25), que em sua outra extremidade está ligada fixa-mente com o membro de ajuste (17) e podendo girar em torno do pino dearticulação (18).
13. Seção da linha de produção (1) de acordo com a reivindica-ção 11 ou 12, na qual o cilindro do fluido (23) está apoiado, podendo girarem sua extremidade afastada de seu embolo de ajuste (24).
14. Seção da linha de produção (1), de acordo com uma dasreivindicações de 7 a 13, na qual cada pino de arrasto (15) do encosto (10)é recebido em uma guia (16) coordenada a ele, que se estende, na posiçãode operação do encosto (10), na direção de transporte (12) da seção da li-nha de produção (1), sendo que o encosto (10) pode girar em torno do oudos pinos de arrasto (15) que se encontram na guia (16) ou nas guias (16)do membro de ajuste (17), e pode ser deslocado na direção longitudinal daguia (16) ou das guias (16).
15. Seção da linha de produção (1) de acordo com a reivindica-ção 14, na qual cada guia (16), em sua extremidade a jusante, na direção detransporte (12) da seção da linha de produção (1), apresenta uma paredede encosto (22).
16. Seção da linha de produção (1) de acordo com uma das rei-vindicações de 7 a 15, na qual o dispositivo de parada (9) apresenta umpára-choque (27), por meio do qual pode ser reagido contra um movimentogiratório do encosto (10), em torno de seu pino de arrasto (15), que surgeno caso de um impacto de uma armação de suporte ou "skid" (2) contra oencosto (10).
17. Seção da linha de produção (1) de acordo com a reivindica-ção 16, na qual o pára-choque (27) do dispositivo de parada (9) está dis-posto em uma seção final longe do pino de arrasto de uma seção de res-salto (26) do encosto (10) que se estende ao longo do ou dos pinos de ar-rasto (15) do encosto (10).
18. Seção da linha de produção (1) de acordo com a reivindica-ção 16 ou 17, na qual o pára-choque (27) do dispositivo de parada (9) éconstruído como pára-choque (27) pneumático.
19. Seção da linha de produção (1) de acordo com uma das rei-vindicações de 2 a 18, na qual o dispositivo de parada (9) apresenta umachave limite (28) que, durante um deslocamento do encosto (10) de sua po-sição de repouso para sua posição de operação, pode engatar com umaparte de contato (29) no lado do encosto e por meio da qual podem ser de-limitados uma rotação e um deslocamento do encosto (10).
20. Seção da linha de produção (1) de acordo com uma das rei-vindicações de 1 a 19, cujo dispositivo de posicionamento de precisão (5)apresenta, pelo menos, uma unidade de posicionamento (30), que está pre-vista em uma disposição espacial fixa na seção da linha de produção (1) eum elemento de posicionamento (6) que pode ser deslocado entre uma po-sição de operação, na qual ele está engrenado com a armação de suporteou "skid" (2) que se encontra na seção da linha de produção (1) e uma posi-ção de repouso, na qual ele está fora de engrenamento com a armação desuporte ou "skid" (2) que se encontra na seção da linha de produção (1).
21. Seção da linha de produção (1) de acordo com a reivindica-ção 20, na qual o elemento de posicionamento (6) é construído como man-dril de posicionamento (31) com uma seção transversal que se reduz demaneira uniforme na direção de sua extremidade livre.
22. Seção da linha de produção (1) de acordo com a reivindica-ção 21, na qual o mandril de posicionamento (31) em sua seção final próxi-ma apresenta uma seção transversal, que corresponde à seção transversalde uma reentrância de posicionamento (8) da armação de suporte ou "skid"(2), com a qual, durante um deslocamento de sua posição de repouso parasua posição de operação, o pino de posicionamento (31) pode ser engata-do.
23. Seção da linha de produção (1) de acordo com a reivindica-ção 21 ou 22, na qual o mandril de posicionamento (31) está disposto nolado superior (32) de uma plataforma (33), que por sua vez, pode ser deslo-cada entre a posição de operação e a posição de repouso da unidade deposicionamento (30).
24. Seção da linha de produção (1) de acordo com a reivindica-ção 23, na qual no lado inferior (34) da plataforma (33) da unidade de posi-cionamento (30) estão dispostos, de preferência, dois cilindros de guia (35,- 36) que se estendem na direção vertical e são conduzidos em um bloco deguia (37) fixado na seção da linha de produção (1).
25. Seção da linha de produção (1) de acordo com a reivindica-ção 23 ou 24, na qual em um lado longitudinal (39) da plataforma (33) daunidade de posicionamento (30) está colocado um encosto angular (40),cuja seção final (41) é construída de tal modo que uma chave limite (42)sem contato reconhece certamente a posição final.
26. Seção da linha de produção (1) de acordo com uma das rei-vindicações de 20 a 25, na qual o dispositivo de posicionamento de preci-são (5) apresenta várias, de preferência, duas unidades de posicionamento(30).
27. Seção da linha de produção (1) de acordo com a reivindica-ção 26, na qual, respectivamente, uma unidade de posicionamento (30) estádisposta diagonalmente na área de um canto da seção da linha de produção(1).
BRPI0113406-0A 2000-08-22 2001-08-09 seÇço da linha de produÇço. BR0113406B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE20014503.7 2000-08-22
DE20014503U DE20014503U1 (de) 2000-08-22 2000-08-22 Fertigungsstraßenabschnitt
PCT/DE2001/003051 WO2002016192A1 (de) 2000-08-22 2001-08-09 Fertigungsstrassenabschnitt

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0113406A BR0113406A (pt) 2003-07-08
BR0113406B1 true BR0113406B1 (pt) 2010-02-23

Family

ID=7945501

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0113406-0A BR0113406B1 (pt) 2000-08-22 2001-08-09 seÇço da linha de produÇço.

Country Status (10)

Country Link
EP (1) EP1311424B1 (pt)
CN (1) CN1230338C (pt)
BR (1) BR0113406B1 (pt)
CZ (1) CZ299021B6 (pt)
DE (2) DE20014503U1 (pt)
ES (1) ES2215925T3 (pt)
MX (1) MXPA03001504A (pt)
PT (1) PT1311424E (pt)
SK (1) SK287453B6 (pt)
WO (1) WO2002016192A1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102005023840A1 (de) * 2005-05-24 2006-11-30 Abb Patent Gmbh Stoppvorrichtung für Transportelemente eines Transportsystems
DE102009010454A1 (de) * 2009-02-14 2010-08-19 Dr. Ing. H.C. F. Porsche Aktiengesellschaft Schubplatteneinheit
FR2948623B1 (fr) * 2009-08-03 2011-07-15 Peugeot Citroen Automobiles Sa Procede de convoyage
CN103112698B (zh) * 2013-03-07 2015-06-17 吴江市博众精工科技有限公司 载具定位模组
CN103587927A (zh) * 2013-11-28 2014-02-19 柯马(上海)工程有限公司 输送系统
CA2936377A1 (en) 2014-01-10 2015-07-16 Shanghai Birdie Biotech, Inc. Compounds and compositions for treating egfr expressing tumors
CN104325290B (zh) * 2014-10-27 2016-09-28 德清工业智能制造技术研究院 晾衣架自动组装系统的侧框架组装定位工装
CN108748601A (zh) * 2018-08-01 2018-11-06 四川麦笠机械设备有限公司 带导向定位功能的重组竹或木冷模压机循环系统料槽组件
CN110193692B (zh) * 2019-06-05 2024-04-16 新昌县润达机械有限公司 一种流水线焊接传输台

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS638084A (ja) * 1986-06-30 1988-01-13 Honda Motor Co Ltd 車体の位置決め装置
GB2196593B (en) * 1986-09-25 1991-03-27 Honda Motor Co Ltd Method and apparatus for transporting vehicle bodies, and vehicle assembling system
DE4232497C2 (de) * 1991-09-30 1997-03-13 Mitsubishi Motors Corp Vorrichtung zur Positionierung einer Karosserie auf einem Förderer
JP3127693B2 (ja) * 1993-12-16 2001-01-29 三菱自動車工業株式会社 車両搬送装置

Also Published As

Publication number Publication date
EP1311424B1 (de) 2004-02-04
CN1462248A (zh) 2003-12-17
ES2215925T3 (es) 2004-10-16
CZ2003721A3 (cs) 2003-06-18
SK3122003A3 (en) 2004-08-03
MXPA03001504A (es) 2003-10-06
EP1311424A1 (de) 2003-05-21
DE50101454D1 (de) 2004-03-11
SK287453B6 (sk) 2010-10-07
PT1311424E (pt) 2004-06-30
CZ299021B6 (cs) 2008-04-02
CN1230338C (zh) 2005-12-07
BR0113406A (pt) 2003-07-08
DE20014503U1 (de) 2001-01-11
WO2002016192A1 (de) 2002-02-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0113406B1 (pt) seÇço da linha de produÇço.
EP3159298B1 (en) Lift device for vehicle
EP3697715B1 (en) A carriage and a sliding support apparatus for a stairlift
BR112013025283B1 (pt) Módulo de transportador de rolos dotado de um mecanismo de separação
KR20140078434A (ko) 차체 루프 조립용 플로팅 행어
KR102204179B1 (ko) 그리퍼 바아 잠금 장치 및 시트 처리 디바이스
KR20200118485A (ko) 기판 턴오버 머신 조립체 및 기판 턴오버 머신
AU2019279868C1 (en) Vehicle restraints with a barrier having rotational and translational motion
KR20200118484A (ko) 기판 턴오버 머신 조립체 및 기판 턴오버 머신
ES2659432T3 (es) Dedo de tope desembragable
DE69719675T2 (de) Vorrichtung zur Detektion eines Hindernisses, Rolltor und/oder Rolladen mit dieser Vorrichtung
KR101640614B1 (ko) 공작기계의 자동 공구 교환장치
KR102279910B1 (ko) 이송경로 변경장치 및 이를 갖춘 권취설비
JP4751656B2 (ja) パイプコンベヤにおけるロ−リング調整装置
KR100737106B1 (ko) 전복방지용 회전형 수평테이블 캐리지
RU2641579C1 (ru) Предохранительное приспособление от выжимания для рельсового транспортного средства
JP5217885B2 (ja) 容器把持装置
US5240364A (en) Lid magazine for automatic can manufacturing machines
KR20200118482A (ko) 기판 턴오버 머신 조립체 및 기판 턴오버 머신
EP0558545B1 (en) Bundle turning unit of the in-line type
JPH04243727A (ja) 走行台車の落下防止装置
KR0148746B1 (ko) 선체 블록 조립용 용접 로보트 운반카트 및 로보트설치위치 설정방법
JPS6031430A (ja) 円形棒材搬送装置
JP3021613B2 (ja) グリッパの自動型替装置
JP2017031626A (ja) 跨座型モノレール用分岐器

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/08/2001, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21A Patent or certificate of addition expired [chapter 21.1 patent gazette]

Free format text: PATENTE EXTINTA EM 09.08.2021