BR0108544B1 - método e aparelho para determinar o número de salsichas enlaçadas para depósito em uma barra de defumação. - Google Patents

método e aparelho para determinar o número de salsichas enlaçadas para depósito em uma barra de defumação. Download PDF

Info

Publication number
BR0108544B1
BR0108544B1 BRPI0108544-1A BR0108544A BR0108544B1 BR 0108544 B1 BR0108544 B1 BR 0108544B1 BR 0108544 A BR0108544 A BR 0108544A BR 0108544 B1 BR0108544 B1 BR 0108544B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sausage
loops
loop
predetermined number
sausages
Prior art date
Application number
BRPI0108544-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0108544A (pt
Inventor
Steven P Hergott
James Linden Myers
Vincent Ii Basile
Marcelinus Franciscus Ottow
Michael S Simpson
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0108544A publication Critical patent/BR0108544A/pt
Publication of BR0108544B1 publication Critical patent/BR0108544B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C11/00Sausage making ; Apparatus for handling or conveying sausage products during manufacture
    • A22C11/10Apparatus for twisting or linking sausages
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C11/00Sausage making ; Apparatus for handling or conveying sausage products during manufacture
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C15/00Apparatus for hanging-up meat or sausages
    • A22C15/001Specially adapted for hanging or conveying several sausages or strips of meat

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Processing Of Meat And Fish (AREA)
  • Meat, Egg Or Seafood Products (AREA)
  • Chain Conveyers (AREA)

Description

"MÉTODO E APARELHO PARA DETERMINAR O NÚMERO DESALSICHAS ENLAÇADAS PARA DEPÓSITO EM UMA BARRA DE DEFUMAÇÃO"
FUNDAMENTO DA INVENÇÃO
As máquinas de fabricação de salsicha do tipolongo conhecidas na indústria (Patentes dos Estados Uni-dos N— 3.191.222 e 3.115.668) são freqüentemente acompa-nhadas por um transportador que segura o cordão de salsi-chas ligadas em laçadas, cada uma suportada por um ganchono transportador. As laçadas de salsichas ligadas são en-tão manualmente removidas do transportador pelo uso deuma barra de defumação alongada, onde a barra de defuma-ção é inserida através de uma pluralidade de laçadas e,então, levantadas dos ganchos. A barra de defumação car-regada é, então, entregue para uma câmara de defumaçãopara processamento convencional. É importante que cadabarra de defumação seja totalmente carregada para utili-zar totalmente a capacidade da câmara de defumação. Com-pletar totalmente a barra de defumação otimiza o processode cozimento e serve para melhor controlar o processotérmico na câmara de defumação. A utilização de todo ocomprimento da barra de defumação também é uma economiade trabalho pelo fato de que menos barras devem ser inse-ridas e penduradas na câmara de defumação se elas estive-rem cheias se comparado com estando vazia até a metade.
Outro beneficio das barras de defumação preen-chidas de forma otimizada é minimizar a quantidade de to-que das salsichas de laçadas adjacentes. O toque das sal-sichas adjacentes deixa pontos brancos onde elas se en-caixam uma com a outra. Esse produto é totalmente cozidomas não fica com esta aparência, e os pontos brancos po-dem, possivelmente, ser uma base para depreciar o produ-to. Portanto, a barra de defumação deve estar totalmentecarregada, mas não sobrecarregada, de modo que o fenômenodo toque aconteça.
Como é bem conhecido, embalagens artificiaisfranzidas de comprimento conhecido são normalmente utili-zadas para embalar um cordão de material de salsicha. Ocordão é expelido dentro da embalagem que é então torcidae presa com força dentro de uma pluralidade de elos desalsichas de mesmo comprimento. O cordão ligado é entãoseqüencialmente enlaçado nos ganchos de um transportadorcom cada gancho transportando uma laçada de salsichas li-gadas contendo um número predeterminado. Com estas emba-lagens franzidas, o comprimento do invólucro pode ser es-colhido para, de forma ótima, preencher a barra de defu-mação, a máquina é programada para estabelecer o númerode salsichas por gancho e o espaçamento do gancho notransportador irá determinar o espaço entre os ganchos.
Por exemplo, com uma embalagem artificial possuindo umcomprimento total de 37 metros utilizáveis e com as sal-sichas sendo ligadas até um comprimento de 127 cm, 243salsichas por embalagem serão produzidas. Se o espaçamen-to do gancho no transportador for 48 mm (1 7/8 polega-das), 9 salsichas por laçada proporcionariam ao operador27 laçadas de salsichas espaçadas em intervalos de 48 mm(1 7/8 polegadas). Neste caso, 130 cm (51") de uma barrade defumação de 155 cm (61") seriam utilizados, deixandocomprimento suficiente para pendurar a barra de defumaçãona câmara de defumação. A medida que as embalagens arti-ficiais franzidas são fornecidas em comprimentos consis-tentes, não existe necessidade de contar o número de la-çadas para cada barra.
Entretanto, no caso de embalagens naturais, quevariam em diâmetro e comprimento, o processo de carregartotalmente uma barra de defumação é muito mais difícil.
Carregar totalmente uma barra de defumação com embalagensnaturais envolve o uso de uma embalagem parcial, váriasembalagens, ou múltiplas embalagens e embalagens parci-ais. Atualmente, os operadores de máquina de salsicha têmque contar as laçadas do produto e então fazer separaçõesno meio de uma embalagem natural se necessário.
Portanto, é um objetivo principal desta inven-ção proporcionar um método e aparelho para determinar onúmero de salsichas ligadas para depósito em uma barra dedefumação tanto para materiais de embalagem artificiaiscomo naturais.
Um objetivo adicional desta invenção é propor-cionar um método e aparelho para determinar o número desalsichas ligadas para depósito em uma barra de defumaçãoque seja preciso e eficiente.
Ainda um objetivo adicional desta invenção éproporcionar um método e aparelho para determinar o núme-ro de salsichas ligadas para depósito em uma barra de de-fumação que irá permitir ao operador da máquina de emba-lagem de salsicha facilmente e rapidamente reconhecerquando um número predeterminado de salsichas e de laçadastem que ser entregue para o transportador para carregarde forma ótima, uma barra de defumação de comprimentopredeterminado.
Esses e outros objetivos serão aparentes paraos versados na técnica.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
O método para determinar o número de salsichasligadas para depósito em uma barra de defumação envolveembutir emulsão de carne dentro de um envoltório e, en-tão, mover o envoltório preenchido com a emulsão de carneatravés de um anel articulado convencional para criar umcordão alongado de salsichas ligadas. O número de salsi-chas ligadas em uma laçada é predeterminado para propor-cionar o tamanho da laçada de salsichas ligadas a seremcolocadas em um dado gancho do transportador.Isto é fei-to por se pré-programar a proporção de engrenagem entre oanel articulado e o transportador para pendurar o númeropré-programado de salsichas por laçada.
Quando um controlador determina o número totalde salsichas a serem depositadas em uma dada câmara dedefumação, por levar em consideração o número de laçadase o número de salsichas por laçada, o transportador iráavançar em uma velocidade maior ou menor com respeito àsua velocidade normal. Este deslocamento irá criar ummarcador através de uma laçada mais curta ou mais longamodificada. Um gancho removido ou perdido também irá re-sultar em uma laçada com configuração modificada que iráservir como um marcador visível para o operador. A laçadamodificada será um identificador visual imediato para ooperador de que laçadas suficientes compreendendo o núme-ro desejado de salsichas foram entregues para o transpor-tador. O controlador também pode momentaneamente parali-sar a bomba de carne, por momentaneamente cortar a forçapara o motor ou por desembrear o mesmo, de modo que exis-ta carne suficiente para totalmente preencher o envoltó-rio, que também irá atuar como um indicador visual. A a-celeração da saída da bomba irá criar uma salsicha preen-chida em demasia. O operador então irá cortar o cordão naárea do indicador visual e atar as extremidades do cordãoem lados opostos de onde o corte aconteceu. Isto irá per-mitir que a pessoa manipulando a barra de defumação saibaquantas laçadas são para estar na barra sem contagem ouestimativa. O espaçamento das laçadas na barra será sufi-ciente para evitar o fenômeno de toque pelo cálculo pre-determinado do número de laçadas desejadas a estarem nabarra.
O ciclo continua e o controlador começa a con-tar novamente o número de salsichas ligadas sendo produ-zidas. Se a quantidade de embalagens for esgotada antesda conta total para a segunda barra de defumação ser al-cançada, o controlador irá paralisar a máquina de fabri-cação de salsicha para carregar uma embalagem e irá rei-niciar ou recomeçar a contagem no próximo ciclo quando opróximo suprimento de material de embalagem for posicio-nado na máquina de embalagem. Então, o controlador irácontinuar a contagem até que a quantidade total de salsi-chas ligadas seja alcançado para a segunda barra de defu-mação, quando o controlador irá criar um marcador atravésde um dos modos descritos acima e onde o operador irácortar e amarrar o cordão quando o número desejado totalde salsichas ligadas tiver sido produzido. As etapas sãorepetidas por todo o funcionamento do programa particularprojetado ou até que a máquina de fabricação de salsichaseja desligada.
O aparelho para executar o método acima compre-ende uma máquina de ligação de salsichas convencional comuma bomba de emulsão de carne para fornecer a emulsão decarne através de uma corneta de preenchimento para dentrodo material de embalagem. Um aparelho de ligação de sal-sichas convencional com uma pluralidade de elementos deaperto causa que o cordão de embalagens preenchidas desalsicha seja ligado e seja depositado sobre os ganchosde um transportador de acordo com um programa predetermi-nado como até agora descrito. Um controlador associadocom a máquina é programado para controlar a bomba de car-ne para reduzir o bombeamento da emulsão de carne se fordesejado utilizar este modo para criar um marcador visí-vel. De forma similar, o controlador pode controlar otransportador para fazer com que o transportador avanceem uma velocidade maior ou menor com respeito à sua velo-cidade normal se este modo de marcação for desejado.BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A Fig. 1 é uma vista em perspectiva dianteirado gancho transportador desta invenção; A Fig. 2 é umavista em perspectiva traseira do mesmo; A Fig. 3 é umavista plana superior do mesmo; a Fig. 4 é uma vista planainferior do mesmo; a Fig. 5 é uma vista lateral externado mesmo como visto a partir de um lado ou do outro dacadeia transportadora alongada; a Fig. 6 é uma vista la-teral interior oposta a esta da Fig. 5; a Fig. 7 é umavista em perspectiva em escala aumentada de uma laçada desalsichas ligadas suportada em um gancho transportadorcomo visto na linha 7-7 da Fig. 9; as Figs. 8 e 8A sãovistas laterais, parciais, dos ganchos carregados com aslaçadas de salsicha, onde formas alternativas de marcaçãosão apresentadas; a Fig. 9 é uma vista plana parcial doselementos apresentados na Fig. 8; a Fig. 10 é uma vistaplana dos ganchos transportadores da presente invençãomontados em um transportador real, com uma perda de gan-cho para criar uma forma alternativa de marcação; a Fig.11 é uma vista em perspectiva aumentada esquemática par-cial de uma máquina de fabricação de salsicha incorporan-do a presente invenção; a Fig. 12 é uma vista plana emescala aumentada pega na linha 12-12 da Fig. 11; e a Fig.13 é uma vista esquemática do sistema de controle para amáquina de fabricação de salsicha e para o transportadordesta invenção.DESCRIÇÃO DA MODALIDADE PREFERIDA
Com referência às Figs. 1 até 6, o ganchotransportador 10 possui um braço de suporte 12 que possuiuma primeira extremidade 14 e uma segunda extremidade 16.
O braço de suporte possui uma primeira parte do braço 18adjacente à extremidade 14 e uma segunda parte do braço20 adjacente à segunda extremidade 16. O braço de suporteé curvado em 21 para dispor a primeira e a segunda partesdo braço em uma relação angular de aproximadamente 45graus. Como melhor apresentado nas Figs. 3 e 4, o braçode suporte 12 possui uma borda dianteira substancialmentereta 22 e uma borda traseira substancialmente reta 24. Obraço de suporte, de preferência, é cortado de uma lâminade material metálico com uma espessura aproximadamente de3 mm (1/8 de polegada), possui uma configuração plana enão é redondo em seção transversal, como são a maioriados ganchos convencionais.
A segunda parte de extremidade 20 e a segundaextremidade 16 terminam em uma cabeça 26 que possui uma lâmina 28 que se estende para cima e para frente a partirda extremidade inferior 16 e da segunda parte do braço20. Normalmente, como será discutido daqui para frente, aprimeira parte do braço 18 está disposta em um plano ho-rizontal com a segunda parte do braço 20 se estendendopara baixo e para fora a partir do mesmo. A lâmina 28possui uma borda de suporte superior 30 que se estendepara cima e para frente a partir da extremidade inferiorda segunda parte do braço. Um elemento de espiga arqueado32 possuindo uma parte de engate do elo 33 se estende apartir da segunda extremidade 16 do braço de suporte 12para baixo e dali para cima para ser unido com a extremi-dade externa 28A (Fig. 2) da lâmina 28.
Com referência à Fig. 7, um cordão de salsichasligadas 34 compreendido de uma pluralidade de elos 36 u-nidas nos pontos de ligação 38 forma uma laçada continua39. A laçada 39 é compreendida de um ponto de ligação ar-ticulável 40 na parte de cima com o elo adjacente paratrás 42 e com o elo adjacente para frente 44 em lados o-postos do mesmo. O cordão de salsicha 34 cai em dobrassobre a borda de suporte superior 30 e os elos adjacentes42 e 44 se estendem para baixo a partir do ponto de liga-ção 40 e da borda de suporte 30 em direções para trás epara frente respectivamente. (O número 42A na Fig. 7 é oelo adjacente para trás da laçada que vem depois 39). Oelo adjacente para trás 42 se encaixa com a parte de en-caixe de elo 33 do elemento de espiga 32 de modo que elese estende para baixo, para o exterior e para trás a par-tir da borda de suporte 30. De forma similar, o elo adja-cente para frente 44 curva-se para baixo a partir de seupróprio peso a partir do ponto de elo com articulação 40e se estende para baixo, para o interior e para frente apartir da borda de suporte 30. O elo 44 é mantido nestaposição por seu engate com a flange se estendendo para oexterior 45 (Fig. 3). A curvatura da flange 45 para suaposição angular com respeito à lâmina 28 é facilitada pe-la formação de uma fenda alongada 45A que está localizadana linha de curvatura 45B entre a lâmina 28 e a flange 45(Fig. 1).
Pode-se observar que o gancho transportador dapresente invenção é cortado de um pedaço de material dechapa plano, sendo simultaneamente ou subseqüentementecurvado nas configurações de vários componentes, comodescrito acima. A configuração destes componentes espalhaas partes superiores das laçadas de salsicha 39 da manei-ra apresentada na Fig. 7 para facilitar a entrada dentrodo espaço 46A da barra alongada 47. Em adição, a configu-ração dos vários componentes na cabeça 26 do gancho colo-ca as laçadas 39 em uma posição diagonal aberta com res-peito à direção de percurso da cadeia transportadora eaos ganchos para novamente facilitar a entrada da barra47 dentro das laçadas. A medida que a barra 47 é elevadaapós ser inserida dentro das laçadas 39, o ponto de elocom articulação 40 desliza para cima sobre e para fora daborda de suporte 30 para liberar o elo dianteiro adjacen-te 44 do gancho, enquanto o suporte passivo fornecido pe-lo elemento de espiga 32 e pela parte de engate de elo 33do mesmo não proporciona resistência ao levantamento eremoção das laçadas dos ganchos.
O ângulo 46 entre os elos adjacentes 42 e 44forma um ângulo de aproximadamente 45 graus, o qual criaa área de espaço aumentada 46A na parte de cima da laçada39 (Fig. 7) . Este espaço 4 6A permite a fácil inserção dabarra alongada 47 (Fig. 7) dentro deste espaço. Adicio-nalmente, com referência à Fig. 9, deve ser observado quea laçada 39 basicamente está contida no plano diagonal 48que facilita a inserção da barra 47 em uma direção longi-tudinal quando apontada em uma direção para trás ao longode laçadas alinhadas 39 (Veja a seta 47A, Fig. 9).
A barra 47 pode ser movida longitudinalmente emuma direção para trás através dos espaço 46A, ou pode sermantida em uma posição longitudinal estacionária por meioda qual um transportador, como será descrito daqui parafrente, enquanto movendo as laçadas 39 em uma direção pa- ra frente, pode mover-se o comprimento da barra 47.
Novamente, com referência à Fig. 9, os elos ad-jacentes 42 e 44 situam-se no plano diagonal 48 e, por-tanto, estão em alinhamento de plano um com o outro. Oelo adjacente de trás 42 está nesta parte 48A do plano 48 que se estende para o exterior e para trás a parir daborda de suporte superior 30. De forma similar, o elo ad-jacente de frente 44 situa-se nesta parte 48B do plano 48que se estende para o interior e para frente a partir daborda de suporte 30. Novamente, esta disposição diagonaldas laçadas 39 facilita a entrada da barra 47 dentro doespaço 46A de cada laçada.
Deve ser também observado que a parte de engatedo elo 33 do elemento de espiga 32 apresenta uma suportepassivo para o elo adjacente de trás 42 que é facilmente desengatado do elo 42 a medida que as laçadas 39 são le-vantadas para cima e ligeiramente para trás a partir doengate com a borda de suporte 30 para remoção de umtransportador de suporte.Cada gancho 10 possui uma parte conectora 50 naprimeira extremidade 14 do braço de suporte 12. (Figs. 3e 4). A parte conectora 50 possui uma abertura 52 e umentalhe 54 para facilitar a conexão com uma correntetransportadora convencional 56 (Fig. 10) do transportador58. A corrente transportadora 56 está montada na estrutu-ra do transportador 60 e a corrente é operada por qual-quer fonte conveniente de força (não apresentada). 0 cor-dão de salsicha ligadas 34 passa longitudinalmente atra-vés da corneta de descarga 62 e é coletado pelo ganchomais extremo 10A a medida que a corrente transportadora56 e os ganchos 10 movem-se em uma direção contrária ao dosponteiros do relógio (Fig. 10) como indicado pela seta 64.
Com referência à Fig. 11, o número 66 designauma máquina de fabricação de salsicha possuindo um bombade emulsão de carne 68, uma corneta de preenchimento decarne e o seguidor 70, um torcedor de embalagem de carne72 e um conjunto de anel articulado 74 à montante do tor-cedor. O conjunto de anel articulado 74 possui os elemen-tos giratórios 76 com os pegadores espaçados 78 nos mes-mos. Um comprimento da embalagem franzida 80 (artificial ounatural) é montada de forma que possa deslizar na corneta70. Todos estes componentes são convencionais. O trans-portador 58 e a corneta de descarga 62 anteriormente des-critos estão localizados à montante da extremidade de des-carga 82 da máquina 66.
Com referência às Figs. 12 e 13, um controladorPLC 84 está montado na máquina 66 e está conectado deforma operacional com os motores 88 e 90 que convencio-nalmente ativam o torcedor 72 e o conjunto de anel arti-culado 74 (motor 88) e o transportador 58 (motor 90).
Com referência à Fig. 8A, o número 92 designauma posição onde um gancho 10 foi removido, de modo queele não pega a laçada que foi, ao invés disso, penduradano próximo gancho. Isto resulta em uma laçada 39A de con-figuração diferente das laçadas convencionais 39 por cau-sa da configuração em formato de V da mesma na parte decima da laçada na posição 92. Este gancho perdido é umdispositivo para proporcionar um indicador visual paraavisar ao operador da máquina que o número predeterminadode salsichas ligadas foi alcançado para o grupo de laça-das de salsichas e para as salsichas designadas pelo nú-mero 94. Esta interrupção na criação do grupo 94 de laça-das 39 também pode ser alternativamente realizada pelocontrolador 84 quando o controlador 84 avança o transpor-tador 58 em uma velocidade maior ou menor após um númeropredeterminados de elos 36 terem sido feitos para satis-fazer o número requerido de laçadas 39 compreendidas donúmero requerido de elos. Avançar o transportador em umavelocidade aumentada irá desenvolver um marcador no laça-dor 39B (Fig. 8) de menos elos 36 e com um comprimentovertical mais curto. Inversamente, o avanço do transpor-tador em uma velocidade reduzida criaria uma laçada "mar-cadora" 39C de comprimento maior apresentada pelas linhaspontilhadas na Fig. 8.Durante a operação, o operador inicializa a má-quina 66 e começa a mover um cordão encaixotado de emul-são de carne 34 para dentro do torcedor 72. 0 cordão 34 éentão convencionalmente convertido em uma série de elos36 pelo conjunto de anel articulado. Especificamente, ospegadores 78 nos dois elementos giratórios 76 cooperampara criar os pontos de elo convencionais 38. 0 cordãoligado então continua através da corneta de descarga 62para ser coletado pelo gancho mais extremo IOA (Fig. 10)no transportador 58.
Antes do ciclo da máquina como descrito acima,o controlador 84 é programado com as especificações paraum grupo 94 de laçadas 39 consistindo de um número prede-terminado de elos de salsichas 36. O operador então de-termina o número de laçadas que deve ser colocado na bar-ra de defumação 47 (por exemplo, 27) com 9 salsichas (porexemplo, por laçada). O controlador 84 então determinaque o grupo 94 irá compreender 243 salsichas. Quando ocontrolador determinar que elos e laçadas predeterminadossuficientes foram produzidos para permitir a remoção poruma barra de defumação, um dos quatro modos descritos a-cima para criar uma laçada "marcadora" será ativado. Cadaum destes modos irá criar uma laçada com configuraçõesdiferentes que serão um indicador visual rápido e fácilpara o operador de que o grupo 94 está completo. O opera-dor então irá cortar um elo na laçada marcadora e amarraras extremidades da mesma. Veja o número 96 nas Figs. 8 e8A. Isto irá permitir que a pessoa manipulando a barra 47saiba quantas laçadas são para estar na barra e o númerode elos na barra sem contagem ou estimativa.
0 computador então começa a contar até 243 no-vamente a medida que a operação da máquina 66 é continua- da. Se a embalagem 80 for consumida no meio do ciclo, ocontrolador irá terminar o ciclo neste ponto, memorizar acontagem de salsichas ligadas neste ponto e irá reiniciara contagem quando a embalagem 80 tiver sido reabastecidana máquina. Então, o segundo ciclo irá continuar até que 243 salsichas ligadas tenham sido contadas, quando o elohorizontal 36A irá aparecer novamente e o operador irásaber que o segundo ciclo está completo. Este processo érepetido por todo o funcionamento deste programa particu-lar ou até que a máquina seja desligada.
É aparente que a presente invenção irá facili-tar a produção de salsichas ligadas a serem colocadas emum transportador e, então, em uma barra de defumação paraespecificações predeterminadas. A ligação, enlaçamento edepósito das laçadas na barra de defumação serão altamen- te acentuados e apressados. Portanto, deve ser visto quea presente invenção irá realizar pelo menos todos dos seusobjetivos declarados.

Claims (26)

1. Método para determinar o número de laçadas(39) de salsichas ligadas (36) para depósito em uma barrade defumação (47), compreendendo preparar um cordão alon-gado de salsichas embutidas (34), dividir o cordão desalsichas (34) em uma pluralidade de elos de salsicha(36), determinar o número desejado de laçadas (39) desalsichas (36) a serem preparadas, depositar as salsichasligadas (36) nas laçadas determinadas (39) e depositar aslaçadas (39) de salsichas (36) em uma pluralidade de gan-chos adjacentes (10) em um transportador em movimento(58), interceptar o depósito de salsichas ligadas (36) emganchos adjacentes (10) quando o número predeterminado delaçadas (39) de salsichas (36) ligadas tiver sido deposi-tado no número predeterminado de laçadas (39) nos ganchos(10) e, CARACTERIZADO pelo fato de proporcionar então umalaçada marcadora subseqüente (39A, 39B, 39C) de salsichasligadas (36) no transportador (58) possuindo uma configu-ração que possui uma variação visível com respeito à con-figuração do número predeterminado de laçadas (39) de sal-sichas (36) ligadas e repetir as etapas anteriores paracriar outro grupo de salsichas (36) similar ao grupo (94)de salsichas (36) criado pelas etapas anteriores.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que as laçadas (39) deposita-das nos ganchos (10) possuem uma parte superior abaixo doganchos (10) e se espalham uma largura (46A) da parte su-perior a medida que as laçadas (39) são depositadas nosganchos (10) para facilitar a inserção longitudinal deuma barra de defumação alongada (47) através das partessuperiores das laçadas (39) para facilitar o levantamentodos grupos (94) de laçadas (39) a partir dos ganchos(10).
3. Método, de acordo com a reivindicação 2,CARACTERIZADO pelo fato de que as laçadas (39) estão con-tidas em um plano diagonalmente disposto em relação à di-reção de percurso (64) dos ganchos (10) no transportador(58).
4. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que a laçada marcadora (39A,-39B, 39C) é criada pela alteração da velocidade do trans-portador (58) com respeito à sua velocidade normal.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4,CARACTERIZADO pelo fato de que a velocidade do transpor-tador (58) é aumentada com relação à sua velocidade normal.
6. Método, de acordo com a reivindicação 4,CARACTERIZADO pelo fato de que a velocidade do transpor-tador (58) é diminuída com relação a sua velocidade normal.
7. Método, de acordo com a reivindicação 4,CARACTERIZADO pelo fato de que um comprimento vertical dalaçada marcadora (39A, 39B, 39C) é diferente do compri-mento vertical do comprimento das laçadas (39) de salsi-chas (36) compreendendo o número predeterminado de laça-das (39).
8. Método, de acordo com a reivindicação 7,CARACTERIZADO pelo fato de que um comprimento vertical dalaçada marcadora (39A, 39B, 39C) é mais curto do que ocomprimento vertical do comprimento das laçadas (39) desalsichas (36) compreendendo o número predeterminado delaçadas (39).
9. Método, de acordo com a reivindicação 7,CARACTERIZADO pelo fato de que um comprimento vertical dalaçada marcadora (39A, 39B, 39C) é mais longo do que ocomprimento vertical do comprimento das laçadas (39) desalsichas compreendendo o número predeterminado de laça-das (39) .
10. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que a laçada marcadora (39A, 39B, 39C) possui uma largura maior em uma extremidade su-perior da mesma do que a largura em uma extremidade supe-rior das laçadas (39) de salsicha (36) compreendendo o nú-mero predeterminado de laçadas (39).
11. Método, de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADO pelo fato de que a largura maior na extre-midade superior da laçada marcadora (39A, 39B, 39C) écriada por se proporcionar espaçamento igual entre osganchos (10) no transportador (58), mas eliminando umgancho (10) do transportador (58) adjacente ao gancho (10) que suporta a última laçada (39) do número predeter-minado de laçadas (39).
12. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que a variação visível na con-figuração das salsichas (36) ligadas é realizada por cau-sar que pelo menos um elo marcador de salsicha (36) ime-diatamente adjacente à última laçada (39) de salsichas(36) com número predeterminado de laçadas (39) de salsi-chas (36) ligadas possua um volume de material de salsi-cha no mesmo que seja substancialmente visualmente dife-rente do volume de material de salsicha compreendendo oselos de salsicha (36) no número predeterminado de laçadas(39) de salsichas.
13. Método, de acordo com a reivindicação 12,CARACTERIZADO pelo fato de que o cordão de salsichas em-butidas (34) é criado por uma bomba (68) bombeando o ma-terial de salsicha dentro de uma embalagem de salsichaoca alongada (80) e onde o volume de material de salsichano elo marcador é criado por momentaneamente diminuir umasaida do material de salsicha da bomba (68) de modo que oelo marcador será insuficientemente preenchido pelo mate-rial de salsicha que é substancialmente visualmente menordo que o volume de material de salsicha compreendendo oselos de salsicha (36) no número predeterminado de laçadas(39) de salsichas.
14. Método, de acordo com a reivindicação 12,CARACTERIZADO pelo fato de que o cordão de salsichas em-butidas (34) é criado por uma bomba (68) bombeando mate-rial de salsicha dentro de uma embalagem de salsicha ocaalongada (80) e onde o volume de material de salsicha noelo marcador é criado por momentaneamente aumentar umasaida de material de salsicha da bomba (68), de modo queo elo marcador será excessivamente preenchido pelo mate-rial de salsicha que é substancialmente visualmente maiordo que o volume de material de salsicha compreendendo oselos de salsicha (36) no número predeterminado de laçadas(39) de salsichas.
15. Aparelho para determinar o número de salsi-chas (36) ligadas para depósito em uma barra de defumação(47), compreendendo uma máquina (66) para preparar umcordão alongado de salsichas embutidas (34) e possuindouma extremidade de descarga (82), um aparelho de anel desalsicha (74) na máquina (64) para receber um cordão desalsichas (34) para dividir um cordão de salsichas (34)em uma pluralidade de elos de salsicha (36), um transpor-tador móvel (58) localizado adjacente à extremidade dedescarga (82) da máquina (66), com elementos de ganchoespaçados (10) no mesmo para receber da máquina (66) la-çadas (39) de salsichas ligadas (36) a partir da máquina(66) enquanto o transportador (58) está se movendo,CARACTERIZADO pelo fato de que um controlador (84) asso-ciado com a máquina (66) possuindo uma memória de um nú-mero predeterminado de laçadas (39) de salsichas (36) aserem incluídas em um grupo (94) de um número predetermi-nado de laçadas (39) de salsichas (36), a memória do con-trolador (84) também possuindo o número de salsichas Ii-gadas (36) que serão incluídas nas laçadas (39) de salsi-chas (36) a serem preparadas, o controlador (84) sendooperativo para controlar uma unidade de força (90) opera-tivamente conectada com o transportador (58), de modo acontrolar o movimento dos ganchos (10) no transportador(58), e o controlador (84) sendo operativo quando um nú-mero predeterminado de laçadas (39) de salsichas (36) ti-ver sido depositado no transportador (58) para proporcio-nar uma laçada marcadora (39A, 39B, 39C) de salsichas li-gadas (36) possuindo uma configuração que possui uma va-riação visível com respeito à configuração do número pre-determinado de laçadas (39) de salsichas (36).
16. Aparelho, de acordo com a reivindicação 15,CARACTERIZADO pelo fato de que o controlador (84) é ope-rativo para alterar a velocidade de operação do transpor-tador (58) para alterar a configuração da laçada marcado-ra (39A, 39B, 39C).
17. Aparelho, de acordo com a reivindicação 16,CARACTERIZADO pelo fato de que o controlador (84) varia aconfiguração da laçada marcadora (39A, 39B, 39C) por al-terar a velocidade de movimento do transportador (58) en-quanto a laçada marcadora (39A, 39B, 39C) está sendo formada.
18. Aparelho, de acordo com a reivindicação 17,CARACTERIZADO pelo fato de que o controlador (84) diminuia velocidade do transportador (58) enquanto a laçada mar-cadora (39A, 39B, 39C) está sendo formada.
19. Aparelho, de acordo com a reivindicação 18,CARACTERIZADO pelo fato de que o controlador (84) aumentaa velocidade do transportador (58) enquanto a laçada mar-cadora (39A, 39B, 39C) está sendo formada.
20. Aparelho, de acordo com a reivindicação 15,CARACTERIZADO pelo fato de que o controlador (84) é ope-rativo para alterar o comprimento vertical da laçada mar-cadora (39A, 39B, 39C) com respeito ao comprimento verti-cal do número predeterminado de laçadas (39).
21. Aparelho, de acordo com a reivindicação 20,CARACTERIZADO pelo fato de que o controlador é operativopara diminuir o comprimento vertical da laçada marcadora(39A, 39B, 39C) com respeito ao comprimento vertical donúmero predeterminado de laçadas (39).
22. Aparelho, de acordo com a reivindicação 21,CARACTERIZADO pelo fato de que o controlador (84) é ope-rativo para aumentar o comprimento vertical da laçadamarcadora (39A, 39B, 39C) com respeito ao comprimentovertical do número predeterminado de laçadas (39).
23. Aparelho, de acordo com a reivindicação 15,CARACTERIZADO pelo fato de que os ganchos (10) no trans-portador (58) são espaçados igualmente, exceto que nenhumgancho (10) está seqüencialmente localizado no transpor-tador (58) adjacente ao gancho (10) que suporta a últimalaçada (39) do número predeterminado de laçadas (39), noqual a última laçada (39) é suportada por ganchos adja-centes (10) em lados opostos de um espaço (92) no trans-portador (58) onde um gancho (10) foi omitido.
24. Aparelho, de acordo com a reivindicação 15,CARACTERIZADO pelo fato de que uma bomba (68) de materialde salsicha está na máquina (66) para bombear material desalsicha dentro de uma embalagem oca alongada (80) paracriar o cordão de salsichas (34) e onde o controlador(84) é operativamente associado com a bomba (68) para va-riar a quantidade de material de salsicha entregue parapelo menos um elo (36) da laçada marcadora (39A, 39B, 39C) que é substancialmente visualmente diferente do vo-lume do material de salsicha compreendendo os elos desalsicha (36) no número predeterminado de laçadas (39) desalsichas.
25. Aparelho, de acordo com a reivindicação 24,CARACTERIZADO pelo fato de que uma bomba de material desalsicha (68) está na máquina (66) para bombear materialde salsicha dentro de uma embalagem oca alongada (80) pa-ra criar o cordão de salsichas (34) e onde o controlador(84) está operativamente associado com a bomba (68) paravariar a quantidade de material de salsicha entregue parapelo menos um primeiro elo (36) da laçada marcadora (39A, 39B, 39C) que é substancialmente visualmente menor do queo volume do material de salsicha compreendendo os elos desalsicha (36) no número predeterminado de laçadas (39) desalsichas.
26. Aparelho, de acordo com a reivindicação 25,CARACTERIZADO pelo fato de que um uma bomba de materialde salsicha (68) está na máquina (66) para bombear mate-rial de salsicha dentro de uma embalagem oca alongada(80) para criar o cordão de salsichas (34) e onde o con-trolador (84) está operativamente associado com a bomba(68) para variar a quantidade de material de salsicha en-tregue para pelo menos um primeiro elo (36) da laçadamarcadora (39Α, 39Β, 39C) que é de forma substancial vi-sualmente maior do que o volume do material de salsichacompreendendo os elos de salsicha (36) no número prede-terminado de laçadas (39) de salsichas.
BRPI0108544-1A 2000-07-14 2001-07-05 método e aparelho para determinar o número de salsichas enlaçadas para depósito em uma barra de defumação. BR0108544B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US09/615,994 US6290591B1 (en) 2000-05-11 2000-07-14 Method and apparatus for determining the number of looped sausages for deposit on a smokestick
US09/615.994 2000-07-14
PCT/US2001/041258 WO2002005653A2 (en) 2000-07-14 2001-07-05 Method and apparatus for determining the number of looped sausages for deposit on a smokestick

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0108544A BR0108544A (pt) 2003-04-22
BR0108544B1 true BR0108544B1 (pt) 2011-07-12

Family

ID=24467620

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0108544-1A BR0108544B1 (pt) 2000-07-14 2001-07-05 método e aparelho para determinar o número de salsichas enlaçadas para depósito em uma barra de defumação.

Country Status (13)

Country Link
US (1) US6290591B1 (pt)
EP (1) EP1253827B1 (pt)
JP (1) JP2004503259A (pt)
KR (1) KR100434767B1 (pt)
AR (1) AR029722A1 (pt)
AT (1) ATE304291T1 (pt)
AU (2) AU2001283485B2 (pt)
BR (1) BR0108544B1 (pt)
CA (1) CA2399361C (pt)
DE (1) DE60113376T2 (pt)
DK (1) DK1253827T3 (pt)
MX (1) MXPA02008599A (pt)
WO (1) WO2002005653A2 (pt)

Families Citing this family (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
MXPA01006269A (es) * 1999-10-15 2002-06-04 Townsend Engineering Co Transportador horizontal para tiras de embutidos ligados.
EP1226757B1 (de) * 2001-01-26 2004-04-14 Albert Handtmann Maschinenfabrik GmbH & Co. KG Vorrichtung und Verfahren zum Herstellen und Abfüllen von Wurstbrät
US7249997B2 (en) * 2001-11-16 2007-07-31 Hitec Co., Ltd. Method and apparatus for suspending a sausage from a stick
US6869353B2 (en) * 2001-11-16 2005-03-22 Hitec Co., Ltd. Method and apparatus for suspending a sausage from a stick
US7048622B2 (en) * 2002-02-04 2006-05-23 Conagra Foods, Inc. Automated laterally offset retractable food dislodgement or guiding mechanisms and associated methods and systems
US6786813B2 (en) * 2002-03-07 2004-09-07 Conagra Foods, Inc. Automated loading devices and associated methods used to straddle load elongated product onto a receiving member
DE10219228A1 (de) * 2002-04-30 2003-11-13 Symrise Gmbh & Co Kg Aromapartikel
US6523462B1 (en) 2002-06-27 2003-02-25 Alkar-Rapidpak, Inc. Aligned food processing system
US8151973B2 (en) * 2002-11-01 2012-04-10 Kraft Foods Global Brands Llc Suspension device for linked products
US6786321B2 (en) * 2002-11-01 2004-09-07 Kraft Foods Holdings, Inc. Independent conveyor system for conveying linked food products
US7464806B2 (en) * 2002-11-01 2008-12-16 Kraft Foods Global Brands Llc Suspension device for linked products
US7735630B2 (en) * 2002-11-01 2010-06-15 Kraft Foods Global Brands Llc Suspension device for linked products
US7220176B2 (en) * 2004-03-03 2007-05-22 Tyson Fresh Meats, Inc. System and method for production of exact weight ground meat
DE102006017017A1 (de) * 2006-04-11 2007-10-25 Poly-Clip System Gmbh & Co Kg Direktanbindung von Wurstclip- und Wurstfördereinrichtung
JP6166966B2 (ja) * 2012-07-25 2017-07-19 匠技研株式会社 ソーセージ竿掛装置およびソーセージの竿掛方法
EP2705756B1 (de) * 2012-09-07 2016-06-01 Albert Handtmann Maschinenfabrik GmbH & Co. KG Aufhängevorrichtung sowie Verfahren zum Aufhängen von Würsten, insbesondere Wurstketten
JP6110194B2 (ja) 2013-04-17 2017-04-05 ハイテック株式会社 ソーセージをフックに吊り下げる装置及び方法
DE202013004093U1 (de) * 2013-05-03 2014-08-05 Vemag Maschinenbau Gmbh Vorrichtung zum Herstellen eines Wurststranges
CN110127093A (zh) * 2019-05-13 2019-08-16 安徽广泰食品科技有限公司 一种具有自动挂杆功能的灌装机
US11925184B2 (en) 2020-03-13 2024-03-12 Marel, Inc. Method and system for processing an extruded food material
CN113697176B (zh) * 2021-09-29 2024-04-02 红云红河烟草(集团)有限责任公司 一种疏通烟条输送带工具

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3191222A (en) 1963-04-22 1965-06-29 Townsend Engineering Co Machine for encasing sausage and the like
US3115668A (en) 1962-05-14 1963-12-31 Townsend Engineering Co Machine for encasing sausage and the like
US3264679A (en) * 1963-12-24 1966-08-09 Charles D Moekle Apparatus for making linked products
US3312442A (en) 1966-02-24 1967-04-04 Lowell J Moeller Hanger device
US3347504A (en) 1966-07-22 1967-10-17 James W Goss Clips for mirrors
US3423058A (en) 1967-03-06 1969-01-21 Edward H Kuster Protective garment hanger bracket
US3964129A (en) * 1974-03-27 1976-06-22 Townsend Engineering Company Apparatus for looping and conveying an encased product
US3972499A (en) 1974-10-21 1976-08-03 Simmons George H Hanger for attaching items to a chain link type fence
DE2744350C2 (de) * 1977-10-01 1983-07-14 Vemag Verdener Maschinen- und Apparatebau GmbH, 2810 Verden Aufhängevorrichtung für portionierte Wurstketten
US4339846A (en) * 1980-06-20 1982-07-20 Maplecrest Foods, Inc. Sausage coiling machine
DE3206956A1 (de) * 1981-03-05 1982-09-16 C. Hoegger & Cie. AG, 9202 Gossau Beschickungsmaschine und aufnahmeeinrichtung fuer portionierte wurstketten
DE3238023A1 (de) * 1982-10-13 1984-04-19 Albert Handtmann Maschinenfabrik GmbH & Co KG, 7950 Biberach Vorrichtung zur uebergabe von wurstschleifen auf einen rauchstock
DE3502274C2 (de) * 1985-01-24 1996-04-18 Schnell Karl Vorrichtung zum Aufbringen insbesondere einer Wurstkette auf einen Rauchstab
DE8912219U1 (de) * 1989-10-13 1989-11-23 Albert Handtmann Maschinenfabrik GmbH & Co KG, 7950 Biberach Vorrichtung zum Transport von in einer zusammenhängenden Wursthülle eingefüllten Würsten
DE4007803A1 (de) * 1990-03-12 1991-09-19 Handtmann A Punkt Automation Einrichtung und verfahren zum ueberfuehren von wuersten
DE9014610U1 (de) * 1990-10-22 1991-06-20 Albert Handtmann Maschinenfabrik GmbH & Co KG, 7950 Biberach Vorrichtung zum Zuführen von Wurstschleifen zu einem Rauchstock
EP0498483B1 (en) * 1991-01-25 1998-06-03 HITEC Co., Ltd. Method and apparatus for suspending a chain of linked products
DE4122370A1 (de) * 1991-07-05 1993-01-07 Vemag Maschinenbau Gmbh Verfahren zum aufhaengen von wuerstchenketten in schlaufen sowie eine vorrichtung dazu
US5354230A (en) * 1993-07-30 1994-10-11 Dec International Food processing system with simplified loading and transfer
US5830050A (en) * 1994-12-05 1998-11-03 Hitec Co., Ltd. Method and apparatus for encasing sausages or the like
US5896809A (en) * 1997-06-26 1999-04-27 Dec International, Inc. Food processing system with automatic unloading and optional rack-off
USD397287S (en) 1997-10-17 1998-08-25 Townsend Engineering Company Hook for a sausage conveyor

Also Published As

Publication number Publication date
MXPA02008599A (es) 2003-02-24
EP1253827A2 (en) 2002-11-06
KR100434767B1 (ko) 2004-06-07
US6290591B1 (en) 2001-09-18
AU2001283485B2 (en) 2004-06-03
BR0108544A (pt) 2003-04-22
DE60113376D1 (de) 2005-10-20
WO2002005653A2 (en) 2002-01-24
ATE304291T1 (de) 2005-09-15
AU8348501A (en) 2002-01-30
JP2004503259A (ja) 2004-02-05
EP1253827B1 (en) 2005-09-14
DE60113376T2 (de) 2006-01-19
KR20020093822A (ko) 2002-12-16
DK1253827T3 (da) 2006-01-30
WO2002005653A3 (en) 2002-04-18
AR029722A1 (es) 2003-07-10
CA2399361A1 (en) 2002-01-24
CA2399361C (en) 2005-10-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0108544B1 (pt) método e aparelho para determinar o número de salsichas enlaçadas para depósito em uma barra de defumação.
AU2001283485A1 (en) Method and apparatus for determining the number of looped sausages for deposit on a smokestick
ES2331919T3 (es) Maquina de enmallado de pieza en rollo continuo.
ES2335613T3 (es) Conexion directa de un dispositivo de grapado y un dispositivo de transporte de embutidos.
US7390246B2 (en) Automated supply, load and take-away systems and related devices and methods for lengths of elongated product
CA1273596A (en) Application device, particularly for applying a strand of sausage to a smoking rod
ES2297583T3 (es) Dispositivo y procedimiento para dividir en porciones un cordon de producto.
JPH09508879A (ja) 柔軟な包装袋を取り外し可能に展示用帯に取着するための自動化方法と装置
US3318623A (en) Method for the mechanical tying of sausages and the like
RU2505066C2 (ru) Подающее устройство для элементов подвеса
ES2926862T3 (es) Dispositivo y procedimiento para la separación de salchichas
EP2692647B1 (en) Coverage device
RU2533363C2 (ru) Подающее устройство с храповыми колесами
ES2337423T3 (es) Maquina para preparar embutidos envasados.
ES2220645T3 (es) Unidad de fijacion de longitud con modulo de grapado.
US6257974B1 (en) Hook for sausage conveyor
AU2001241740A1 (en) Hook for sausage conveyor
WO2010128185A1 (es) Procedimiento, sistema y máquina para fabricar y llenar bolsas
BR102021003600A2 (pt) Grampeadeira e método para produção de produtos em formato de salsicha, unidade de orientação e conjunto de fechamento
JPH0838032A (ja) 充填ソ−セ−ジ等のループ状懸吊物へのバー部材挿通方法及び装置
US3505081A (en) Processing of sausage products
EP0344388A1 (en) A machine for tying the ends of sausages or the like
ES1298661U (es) Equipo para elaborar embutidos
DK149019B (da) Fremgangsmaade til indpakning af fugtige, isaer bloede genstande, navnlig indmad fra slagtet fjerkrae, navnlig kyllinger, samt pakkemaskine til brug ved udoevelse af fremgangsmaaden
ES1056950U (es) Dispositivo de cierre para envoltorios en forma de embutido.

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: STORK TOWNSEND INC. (US)

Free format text: TRANSFERIDO DE: TOWNSEND ENGINEERING COMPANY

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 12/07/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B24B Patent annual fee: requirement for complementing annual fee

Free format text: COMPLEMENTAR A RETRIBUICAO DA 12A ANUIDADE, DE ACORDO COM TABELA VIGENTE, REFERENTE A GUIA DE RECOLHIMENTO 921205398723

B24D Patent annual fee: restoration after fee payment
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 20A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2627 DE 11-05-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.