BR0104085B1 - Fixação de montagem de um sistema de amortecimento ajustável para uma cabeça de tambor - Google Patents

Fixação de montagem de um sistema de amortecimento ajustável para uma cabeça de tambor Download PDF

Info

Publication number
BR0104085B1
BR0104085B1 BRPI0104085-5A BR0104085A BR0104085B1 BR 0104085 B1 BR0104085 B1 BR 0104085B1 BR 0104085 A BR0104085 A BR 0104085A BR 0104085 B1 BR0104085 B1 BR 0104085B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
damping
mounting
damping element
drum
drum head
Prior art date
Application number
BRPI0104085-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0104085A (pt
Inventor
Robert A Gatzen
Donald R Dressler
Original Assignee
James D Addario & Company Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by James D Addario & Company Inc filed Critical James D Addario & Company Inc
Publication of BR0104085A publication Critical patent/BR0104085A/pt
Publication of BR0104085B1 publication Critical patent/BR0104085B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G10MUSICAL INSTRUMENTS; ACOUSTICS
    • G10DSTRINGED MUSICAL INSTRUMENTS; WIND MUSICAL INSTRUMENTS; ACCORDIONS OR CONCERTINAS; PERCUSSION MUSICAL INSTRUMENTS; AEOLIAN HARPS; SINGING-FLAME MUSICAL INSTRUMENTS; MUSICAL INSTRUMENTS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G10D13/00Percussion musical instruments; Details or accessories therefor
    • G10D13/10Details of, or accessories for, percussion musical instruments
    • G10D13/14Mutes or dampers
    • GPHYSICS
    • G10MUSICAL INSTRUMENTS; ACOUSTICS
    • G10DSTRINGED MUSICAL INSTRUMENTS; WIND MUSICAL INSTRUMENTS; ACCORDIONS OR CONCERTINAS; PERCUSSION MUSICAL INSTRUMENTS; AEOLIAN HARPS; SINGING-FLAME MUSICAL INSTRUMENTS; MUSICAL INSTRUMENTS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G10D13/00Percussion musical instruments; Details or accessories therefor
    • G10D13/01General design of percussion musical instruments
    • G10D13/02Drums; Tambourines with drumheads

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Acoustics & Sound (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Electrophonic Musical Instruments (AREA)
  • Storage Of Web-Like Or Filamentary Materials (AREA)
  • Auxiliary Devices For Music (AREA)
  • Fluid-Damping Devices (AREA)
  • Magnetic Resonance Imaging Apparatus (AREA)
  • Prostheses (AREA)

Description

“FIXAçãO DE MONTAGEM DE UM SISTEMA DE AMORTECIMENTO AJUSTÁVEL PARA UMA CABEçA DE TAMBOR” FUNDAMENTO DA INVENçãO 1. Campo da Invenção Esta invenção geralmente relaciona-se ao campo de tambores musicais, e é mais particularmente dirigida a um sistema de amortecimento ajustável montado extemamente para uma cabeça de tambor. 2. Descrição da Arte Relacionada Modernas cabeças de tambor são tipicamente constituídas de camada única ou múltiplas camadas de materiais plásticos sintéticos tais como polietileno, polipropileno, poliéster e similares. Uma folha de cabeça de tambor de material plástico é formada a uma forma que se encaixará sobre a extremidade aberta de um invólucro de tambor. As bordas periféricas da folha cabeça de tambor formadas são presas dentro de um aro de tambor rígido, tipicamente construído de metal. Dispositivos de tracionamento engatam no aro e ajustavelmente tracionam a cabeça de tambor sobre o invólucro de tambor. Falando de modo geral, tração mais alta na cabeça de tambor produz vibrações de tom mais altas quando a cabeça de tambor é percutida.
Materiais de folha plásticos provaram ser excepcionalmente duráveis, atraentes e adaptáveis à fabricação de cabeças de tambor para tambores musicais. Materiais de folha sintéticos, porém, também têm algumas características de vibração indesejáveis que chamaram a atenção de músicos e engenheiros de som. Cabeças de tambor sintéticas têm uma tendência para vibração prolongada onde as partes periféricas da cabeça de tambor emitem oscilação não desejada e harmônicos que depreciam o som dos tons fundamentais primários do tambor.
Sustenido e harmônicos indesejáveis são particularmente um problema com bumbos. O padrão de vibração desejável para bumbos é normalmente um som inicial intenso do tom fundamental quando a cabeça de tambor é percutida (o ataque da cabeça de tambor) seguido por uma supressão rápida de vibração adicional. Este padrão de vibração permite cada percussão de bumbo ser distintamente ouvida, até mesmo se o tambor é percutido rapidamente, como em rock, jazz, música latina e outras formas de música popular. Sustenido é indesejável em um bumbo porque pode conduzir a um som confuso na parte de baixa freqüência de um arranjo musical. As deficiências de cabeças de tambor sintéticas se tomaram particularmente aparentes com o uso difundido de tecnologia de gravação digital altamente sensível e acurada. Várias aproximações foram tomadas para suprimir sustenido indesejável e/ou harmônicos não desejados em uma membrana de bumbo sintética. Por exemplo, fita e outras laminações foram aplicadas à superfície exterior (de execução) da cabeça de tambor. Embora esta técnica tenha sido algo bem sucedida, ela foi menos satisfatória em vários aspectos. Talvez mais notavelmente, o material laminado é relativamente espesso e assim abafa sons desejáveis como também harmônicos não desejados. A espessura da laminação também altera o tato do tambor e pode depreciar a clareza e vivacidade dos tons fundamentais produzidos quando a cabeça de tambor é percutida (as características de ataque da cabeça de tambor). Vários sistemas de amortecimento de vibração foram desenvolvidos para fixação ou colocação adjacente à superfície interior de uma cabeça de tambor. Pedido de Patente U. S. No. 09/492.221, designado ou requerente da presente invenção, expõe um anel de abafamento de membrana de bumbo de marcha. O anel de abafamento inclui um anel de material de folha plástica afixado entre a superfície interior de uma cabeça de tambor e a superfície de apoio de um invólucro de tambor. O anel é impelido para a cabeça de tambor de forma que elementos de amortecimento inseridos entre o anel de plástico e a superfície interior da cabeça de tambor são impelidos contra a superfície interior de cabeça de tambor. O anel de abafamento de cabeça de tambor pode incluir um anel completo de material de amortecimento ou seções arqueadas de material de amortecimento posicionadas para afinar a cabeça de tambor como desejado. A espessura, composição e largura radial do anel ou segmentos de material de amortecimento também podem ser variadas. Enquanto este arranjo permite ajuste variável de vibração de cabeça de tambor, ajuste é feito bastante difícil, porque o tambor deve ser desmontado, remontado e afinado para cada instalação.
Patente U. S. No. 5.892.168 ilustra uma cabeça de tambor com anel de abafamento flutuante afixado à superfície interior de uma membrana de bumbo. O anel de abafamento flutuante inclui um anel de material de amortecimento laminado a um anel de material de solicitação. Este anel de laminado é adesivamente afixado à periferia da superfície interior da percussão ou de execução de um bumbo. Quando um percusionista percurte a cabeça de tambor, a força inicial da percussão move o material de amortecimento para longe da cabeça de tambor, permitindo a vibração inicial ser algo não suprimida. O elemento de solicitação impeli o material de amortecimento de volta em contato com a cabeça de tambor de forma que vibrações subseqüentes são suprimidas, particularmente aquelas das partes periféricas da cabeça de tambor. Há várias desvantagens para este arranjo. Primeiro, o arranjo não é ajustável. Uma vez aderido à superfície interior da cabeça de tambor de um bumbo montado, o anel de abafamento flutuante não pode ser removido e o efeito de amortecimento não pode ser ajustado. Também, o elemento de amortecimento é constantemente impelido em contato com a cabeça de tambor pela camada de solicitação do laminado, que causa um amortecimento indesejável das características de ataque da cabeça de tambor. A compreensão na arte foi que colocação de elementos de amortecimento sobre a superfície de execução de um tambor é indesejável por razões de aparência. Assim, muitos arranjos são configurados para aplicação à superfície interior da cabeça de tambor. Acesso ao sistema de amortecimento para remoção ou ajuste é seriamente complicada por este arranjo. Também, desde que uma percussão inicialmente desloca a cabeça de tambor para o interior do invólucro de tambor, sistemas de amortecimento dispostos adjacentes à superfície interior da cabeça de tambor causam uma supressão indesejável, ou amortecimento das características de ataque iniciais do tambor.
SUMÁRIO DA INVENçãO A presente invenção em uma forma preferida é um acessório de amortecimento de vibração de cabeça de tambor que é afixado adesivamente à periferia da superfície externa de uma cabeça de tambor. Uma fixação de montagem anular circunscreve a periferia da cabeça de tambor para definir um canal para retenção de elementos de amortecimento. A fixação de montagem é preferentemente adesivamente presa à superfície externa da cabeça de tambor através de fita adesiva de espuma ou qualquer número de adesivos especializados. A fixação de mensagem é preferentemente construída de um material de plástico semi-rígido fino e inclui uma parte radialmente exterior presa à cabeça de tambor pelo adesivo e uma parte radialmente interna espaçada da superfície exterior da cabeça de tambor para definir um espaço anular ou canal. Elementos de amortecimento anulares ou arqueados se encaixam dentro do canal anular e se assentam adjacentes à superfície exterior da periferia da cabeça de tambor.
Elementos de amortecimento anulares têm uma circunferência exterior configurada para se assentar dentro do canal anular formado pela fixação de montagem. A largura radial, espessura axial e composição do elemento de amortecimento podem ser selecionadas para o propósito de ajustar as características de som da cabeça de tambor. Por exemplo, um anel radialmente mais largo de material de amortecimento geralmente produzirá maior amortecimento acústico do que um anel radialmente mais estreito de material de amortecimento. Um anel completo de material de amortecimento não precisa ser afixado tanto à cabeça de tambor ou à fixação de montagem como é retido no lugar por sua posição dentro do canal anular. A presente invenção também provê ajuste das características de amortecimento de uma cabeça de tambor por uso de anéis incompletos ou segmentos arqueados de material de amortecimento posicionados no canal anular da fixação de montagem. Se segmentos arqueados de material amortecimento são usados, pode ser necessário prender os segmentos arqueados no canal anular por alguma fixação à instalação de montagem. A conexão é preferentemente mínima e temporária, tal como fita aderente ou gancho e conexão do tipo de laçada, para permitir remoção fácil, reposicionamento e/ou substituição dos segmentos de amortecimento arqueados. É preferido que o elemento de amortecimento ou segmentos não sejam afixados à superfície de cabeça de tambor e, se necessário, só afixados à instalação de montagem. A fixação de montagem anular é configurada para reter o elemento de amortecimento ou segmentos adjacentes à superfície exterior da cabeça de tambor, mas não necessariamente impelir o elemento de amortecimento ou segmentos contra a superfície exterior da cabeça de tambor. O elemento de amortecimento ou segmentos não são fixados à cabeça de tambor e estabelece um padrão independente de movimento durante vibração da cabeça de tambor. Devido à inércia e outros princípios físicos, o elemento de amortecimento oscilará fora de fase com a cabeça de tambor. A relação desacoplada entre o elemento de amortecimento e a cabeça de tambor resulta em uma redução rápida na amplitude de vibrações da cabeça de tambor. A colocação externa e periférica do elemento de amortecimento ou segmentos produz uma ação de amortecimento desejável na qual a resposta inicial ou ataque do tambor em resposta a uma percusão é substancialmente não afetada. Oscilações subseqüentes da cabeça de tambor são ajustávelmente amortecidas de acordo com a colocação e configuração dos elementos de amortecimento. Os elementos de amortecimento são prontamente acessíveis e facilmente removíveis para propósitos de ajuste. r E um objetivo da presente invenção produzir um novo e melhorado sistema de amortecimento ajustável montado extemamente para uma cabeça de tambor.
Outro objetivo da presente invenção é prover um sistema de amortecimento ajustável montado extemamente para uma cabeça de tambor onde os elementos de amortecimento não são fixados à cabeça de tambor e podem ser removidos facilmente sem desmontagem do tambor.
Um objetivo ainda adicional da presente invenção é prover um sistema de amortecimento ajustável montado extemamente para uma cabeça de tambor que permite a cabeça de tambor ser rapidamente e facilmente reconfigurada para emitir características de som diferentes.
Um objetivo ainda adicional da presente invenção é prover um sistema de amortecimento ajustável montado extemamente para uma cabeça de tambor no qual a ação de amortecimento é ajustável através de uma faixa de um grau mínimo de amortecimento onde o som do tambor é substancialmente inalterado a um grau máximo onde o som do tambor é alterado significativamente.
BREVE DESCRIçãO DOS DESENHOS
Outros objetivos e vantagens da invenção serão evidentes a alguém de habilidade ordinária na arte da descrição detalhada seguinte feita com referência aos desenhos acompanhantes, nos quais mesmos numerais de referência são usados para indicar mesmas partes nas várias vistas: Figura 1 é uma vista frontal de uma cabeça de tambor adequada para uso com o sistema de amortecimento ajustável montado extemamente para uma cabeça de tambor da presente invenção;
Figura 2 é uma vista lateral da cabeça de tambor mostrada em Figura 1;
Figura 3 é uma vista frontal da cabeça de tambor de Figura 1 com a fixação de montagem do sistema de amortecimento ajustável montado extemamente para cabeça de tambor presa de acordo com a presente invenção;
Figura 4 é uma vista lateral da cabeça de tambor e fixação de montagem mostrada em Figura 3;
Figura 5 é uma vista frontal de um elemento de amortecimento anular do sistema de amortecimento ajustável montado extemamente para uma cabeça de tambor de acordo com a presente invenção;
Figura 6 é uma vista lateral do elemento de amortecimento mostrado em Figura 5;
Figura 7 é uma vista frontal de uma segunda concretização de um elemento de amortecimento de acordo com a presente invenção;
Figura 8 é uma vista lateral do elemento de amortecimento mostrado em Figura 7;
Figura 9 é uma vista frontal de uma cabeça de tambor com um sistema de amortecimento ajustável montado extemamente para uma cabeça de tambor presa de acordo com a presente invenção;
Figura 10 é uma vista lateral da cabeça de tambor e sistema de amortecimento ajustável montado extemamente mostrado em Figura 9;
Figura 11 é uma vista frontal de uma concretização alternativa ainda adicional de um elemento de amortecimento de acordo com presente invenção;
Figura 12 é uma vista lateral do elemento de amortecimento mostrado em Figura 11;
Figura 13 é uma vista frontal de uma cabeça de tambor incluindo um sistema de amortecimento ajustável montado extemamente para uma cabeça de tambor que utiliza o elemento de amortecimento mostrado em Figuras 11 e 12 de acordo com a presente invenção;
Figura 14 é uma vista lateral da cabeça de tambor e sistema de amortecimento ajustável montado extemamente para uma cabeça de tambor mostrada em Figura 13;
Figura 14A é uma vista secional parcial pela cabeça de tambor e fixação de montagem mostrada em Figura 3, tomada ao longo de linha 14A - 14A dela;
Figura 15 é uma vista secional parcial pela cabeça de tambor e sistema de amortecimento ajustável montado extemamente para cabeça de tambor mostrada em Figura 9, tomada ao longo de linha 15-15 dela;
Figura 16 é uma vista secional parcial de uma cabeça de tambor e sistema de amortecimento ajustável montado extemamente para cabeça de tambor montada a uma invólucro de tambor e percutida por um percursor;
Figura 17 é uma vista de perspectiva parcial de um elemento de amortecimento alternativo e uma fixação de montagem alternativa; e Figura 18 é uma vista secional de um sistema de amortecimento ajustável montado extemamente para cabeça de tambor que incorpora o elemento de amortecimento e fixação de montagem de Figura 17 e montado a uma cabeça de tambor.
DESCRIçãO DETALHADA DAS CONCRETIZAçÕES PREFERIDAS
Se referindo agora aos desenhos em mais detalhe e inicialmente às Figuras 1-10, o numeral 10 designa concretizações preferidas do sistema de amortecimento ajustável montado extemamente para cabeça de tambor de acordo com a presente invenção. Figura 1 é uma ilustração de uma cabeça de tambor sintética típica 20 à qual o sistema de amortecimento ajustável montado extemamente para cabeça de tambor pode ser presa. Figura 2 ilustra que o material de folha plástica da cabeça de tambor é moldado para se encaixar sobre um invólucro de tambor (não ilustrado) e a periferia da folha de cabeça de tambor é presa dentro de um aro de tambor 42. A cabeça de tambor 20 tem uma superfície substancialmente planar exterior 22 que é percutida por um percursor (não ilustrado) para induzir vibrações na coluna de ar contida dentro do invólucro de tambor. Estas vibrações induzidas da coluna de ar dentro de um invólucro de tambor são o que a Requerente ouviu como o tom primário ou fundamental do tambor. O sistema de amortecimento ajustável montado extemamente inclui uma fixação de montagem anular presa à superfície exterior 22 de uma cabeça de tambor 20 para definir um canal anular 28 adjacente à superfície externa 22 da cabeça de tambor. Como mostrado em Figuras 3, 4 e 14A, a fixação de montagem 13 inclui uma parte radialmente exterior 12 e uma parte radialmente interior 14. A parte radialmente exterior 12 é presa à periferia da superfície exterior 22 da cabeça de tambor 20 como é melhor visto em Figura 14A. A parte radialmente exterior 12 e parte radialmente interior 14 são conectadas através de anel anular 65. Anel anular 65 é orientado substancialmente perpendicular às partes radialmente interior e exterior da fixação e mantém um espaçamento axial entre elas. Anel anular 65 também define a extremidade radial do canal anular 28. A fixação de montagem pode ser feita de qualquer número de materiais termoplástico incluindo: cloreto de polivinila, poliéster, poliestireno, celuloses, policarbonato, copolímero de estireno acrilonitrila- butadieno e polietilenos. A espessura do material de fixação de montagem pode estar na faixa de 0,127- 1,27 mm com a espessura preferida sendo aproximadamente 0,254 mm. O material plástico é preferivelmente termoconformado por vácuo para definir o canal anular 28. A parte radialmente exterior 12 é provida com um adesivo 16 aplicado à superfície de fimdo 61 da fixação de montagem 13. A superfície de topo axialmente oposta 60 é contínua sobre a parte radialmente interna 14 e a parte radialmente externa 12 da fixação de montagem 13. O adesivo pode ser preferentemente na forma de uma fita aderente de espuma; porém, outros adesivos especializados são apropriados para esta fixação. Fitas conhecidas adesivos de montagem na classe de adesivos sensível a pressão são o método preferido de fixação. Estas fitas podem ser adesivos sólidos na faixa de 0,05- 0,12 mm de espessura e podem ser permanentes em natureza. Uma fita duplamente revestida de espuma que tem uma espessura na faixa de 0,762- 1,524 mm é o método mais preferido de fixação.
Fita de espuma permite muito movimento entre a cabeça de tambor e a fixação de montagem. Esta junção flexível é especialmente importante pelo menos pelas seguintes três razões: 1. A fita de espuma é capaz de absorver a tração na união produzida quando a cabeça de tambor é percutida. 2. A fita de espuma compensa irregularidade em que pode ser uma superfície exterior não planar sobre cabeça de tambor não tencionada; e 3. A flexibilidade da união de fita de espuma permite a conexão da fixação de montagem a uma cabeça de tambor não tencionada compensando o movimento e estiramento que ocorre quando a cabeça de tambor é colocada sob tração. A parte radialmente interna 14 da fixação de montagem 13 é configurada para formar um canal anular 28 entre a fixação de montagem 13 e a superfície exterior 22 da cabeça de tambor 20. Uma cabeça de tambor equipada só com a fixação de montagem 13, como ilustrado em Figura 14A, terá características de vibração substancialmente semelhantes a uma cabeça de tambor inalterada tal como aquela ilustrada em Figuras 1 e 2. Porém, a fixação de montagem sozinha terá um efeito perceptível e positivo no tom da cabeça de tambor. A posição periférica e união de fita de espuma reduzirão harmônicos indesejáveis das partes radialmente externas da cabeça de tambor.
Figuras 5 - 8, 11 e 12 ilustram concretizações alternativas de elementos de amortecimento 18, 18', 18" configurados para serem inseridos no canal anular 28 definido pela fixação de montagem 13. Figuras 5 e 6 ilustram um elemento de amortecimento 18' tendo uma largura ou dimensão radial A e uma dimensão axial C. Elemento de amortecimento 18' tem um diâmetro exterior 54 substancialmente igual ao diâmetro exterior de canal anular 28. A dimensão radial A do elemento de amortecimento 18' produz um diâmetro interno 56.
Figuras 7 e 8 ilustram elemento de amortecimento 18 que tem uma largura aumentada ou dimensão radial B. A dimensão axial C é a mesma como a dimensão axial C de um elemento de amortecimento 18'. O diâmetro exterior de elemento de amortecimento 18 é substancialmente o mesmo como o diâmetro exterior 54 de elemento de amortecimento 18' porque ambos elementos de amortecimento são configurados para uso com a fixação de montagem ilustrada em Figuras 3, 4 e 14A. A dimensão radial aumentada B de elemento de amortecimento 18 resulta em um diâmetro interno menor 58 do que o diâmetro interno 56 de elemento de amortecimento 18 '.
Embora muitos materiais possam produzir um efeito de amortecimento quando colocados na fixação de montagem, um material preferido é espuma de polietileno. A espuma tem uma densidade na faixa de 32-96 kg/m3 com a densidade preferida sendo 32 kg/m3. A dimensão axial C dos elementos de amortecimento pode variar de 1,524-12,7 mm com 6,35 mm sendo preferida. A dimensão radial A, B pode estar na faixa de 12,7-76,2 mm. As concretizações ilustradas em Figuras 5 e 7 têm dimensões radiais A de 19,05 mm e B de 38,1 mm, respectivamente.
Figuras 9, 10 e 15 ilustram uma cabeça de tambor 20 com uma concretização do sistema de amortecimento ajustável montado extemamente 10 instalado. Como é visto melhor em Figura 15, o elemento de amortecimento 18 é inserido no canal anular 28 onde se assenta adjacente à superfície externa 22 da cabeça de tambor 20. O elemento de amortecimento anular 18 enchi o canal anular 28 e é retido na posição entre a parte interna 14 da fixação de montagem 13 e a superfície exterior 22 da cabeça de tambor 20. Em tal arranjo, o elemento de amortecimento 18 não precisa ser fixado tanto à superfície exterior 22 ou a fixação de montagem 13 ser retida na posição. Como pode ser visto em Figura 9, alguma parte do elemento de amortecimento pode ser visível intemamente da parte interna 14 da fixação de montagem. A parte do elemento de amortecimento 18 visível em instalação variará e dependendo da dimensão radial A, B do elemento de amortecimento.
Figuras 11 e 12 ilustram uma concretização alternativa do elemento de amortecimento 18" que tem a mesma dimensão radial B, espessura axial C, diâmetro exterior 52 e diâmetro interno 58 como elemento de amortecimento 18. Elemento de amortecimento alternativo 18" é dividido através de perfurações 19 em segmentos arqueados 17. Figuras 13 e 14 ilustram uma cabeça de tambor equipada com o sistema de amortecimento ajustável montado extemamente 10 utilizando o elemento de amortecimento perfurado 18". Todos os segmentos arqueados 17 podem ser usados (como ilustrado) ou segmentos individuais podem ser posicionados como precisado para propósitos de afinação.
Figuras 17 e 18 ilustram uma configuração alternativa de elemento de amortecimento 19 e fixação de montagem 13'. Um anel de conexão perfurado 65' conecta a parte radialmente externa 12 à parte radialmente interna 14 da fixação de montagem 13. O anel de conexão é perfurado com aberturas 63 configuradas para cooperar com abas radialmente se estendendo 64 que se projetam da borda exterior de elemento de amortecimento 19. Segmentos arqueados de elemento de amortecimento 19 são retidos em canal anular 28 passando as abas 64 por aberturas 63. Esta conexão, enquanto não permanente, é segura bastante para reter os segmentos de elemento de amortecimento no lugar durante uso. Claro que, configurações alternativas de abertura e aba são possíveis sem partir do espírito e do âmbito da presente invenção.
Deve ser entendido que o sistema de amortecimento ajustável montado extemamente para cabeça de tambor provê vários meios para ajustar as propriedades de som de uma cabeça de tambor. Materiais de elementos de amortecimento alternativos, densidades e composições terão propriedades de amortecimento de vibração substancialmente diferentes. Por exemplo, um elemento de amortecimento de feltro absorverá vibrações diferentemente de um elemento de amortecimento de espuma.
As dimensões de cada anel de amortecimento anular ou segmento de amortecimento arqueado também podem ser variadas. Um elemento de amortecimento que tem uma dimensão radial estreita A terá menos capacidade de amortecimento do que um elemento de amortecimento que tem uma dimensão radial mais larga B. Adicionalmente, dimensão axial variada C afetará as características de absorção de vibração do sistema de amortecimento. Desde que a dimensão axial do canal anular 28 definido pela fixação de montagem 13 é substancialmente fixa, um elemento de amortecimento que tem uma dimensão axial maior será retido mais seguramente contra a superfície externa 22 da cabeça de tambor 20 quando colocada dentro do canal anular 28. Reciprocamente, um elemento de amortecimento que tem uma dimensão axial menor será mais frouxamente retido no canal anular 28. Ainda ademais, o elemento de amortecimento segmentado 18" permite inserção de só certos segmentos 17 e permite o arranjo daqueles segmentos no canal anular 28 como desejado. Assim, o sistema de amortecimento ajustável montado extemamente para cabeça de tambor 10 permite uma variação quase infinita de amortecimento de cabeça de tambor através de variação de materiais de elemento de amortecimento dimensões e o padrão de instalação de elemento de amortecimento. A operação do sistema de amortecimento ajustável montado extemamente para cabeça de tambor é discutido melhor com referência a Figurar 16. Figura 16 ilustra o sistema de amortecimento ajustável montado extemamente 10 montado a uma cabeça de tambor 20 que é esticada sobre um invólucro de tambor 40. Um percusor se movendo inicialmente na direção indicada por seta E e recuperado na direção indicada por seta D percute a superfície externa 22 da cabeça de tambor 20. O impacto do percusor 30 que induz uma vibração na cabeça de tambor 20 que oscila ao longo de setas F e G. O impacto inicial do percusor 30 desloca a cabeça de tambor ao longo de seta F para o interior do invólucro de tambor 40. Como pode ser visto de Figura 16, este movimento inicial da cabeça de tambor 20 é afastado do elemento de amortecimento 18 e assim é substancialmente inalterado pela presença do elemento de amortecimento. Movimento de membrana subseqüente na direção indicada por seta G traz a superfície exterior de membrana 22 em contato com o elemento de amortecimento 18 de forma que a amplitude disto e vibrações subseqüentes da cabeça de tambor são reduzidas pela presença do elemento de amortecimento 18.
Arranjo do elemento de amortecimento 18 na periferia da cabeça de tambor 20 tem o efeito desejável que o sistema de amortecimento ajustável montado extemamente primariamente atenua as vibrações mais indesejáveis de uma cabeça de tambor sintética. Deveria ser prontamente aparente a alguém de habilidade ordinária na arte que alterando a configuração, material e colocação do elemento de amortecimento 18 ou segmentos 17 deve alterar as características de absorção de vibração do sistema de amortecimento ajustável montado extemamente resultante 10. O sistema de amortecimento ajustável montado extemamente para cabeça de tambor tem um número de vantagens sobre sistemas de amortecimento colocados intemamente. Primeiro, o sistema de amortecimento ajustável montado extemamente é acessível ao usuário ou engenheiro de som, fazendo ajuste de som durante uso muito rápido e fácil quando comparado com sistemas intemamente montados. O tambor não precisa ser desmontado ou afinado novamente depois de cada ajuste. Os elementos de amortecimento não fixados ou ligeiramente presos são facilmente removidos ou reposicionados como precisado.
Mais importantemente, o sistema de amortecimento ajustável montado extemamente para cabeça de tambor não tem nenhum efeito substancialmente no deslocamento interno inicial da cabeça de tambor quando um pecursor golpeia um tambor. Como resultado, o impacto inicial ou características de ataque do tambor são substancialmente inalteradas e só vibrações subseqüentes da cabeça de tambor são atenuadas. Se amortecimento mínimo é desejado, o elemento ou elementos de amortecimento podem ser removidos e o tambor tocado só com a fixação de montagem presa. A fixação de montagem posicionada periférica desejavelmente suprime harmônicos desnecessários ordinariamente produzidos pelas partes radialmente externas de uma cabeça de tambor plástica.
Uma desvantagem significante de sistemas de amortecimento adesivamente presos à superfície interna de um cabeça de tambor é que o sistema de amortecimento deve ser preso à superfície interno da cabeça de tambor antes da instalação de cabeça de tambor ou instalado pela extremidade oposta de um invólucro de tambor. A dificuldade de instalar um tal sistema por um invólucro de tambor deveria ser óbvia para aqueles qualificados na arte. A alternativa de adesivamente fixar um elemento de amortecimento anular a uma cabeça de tambor antes de instalação apresenta possibilidade muito real que, quando a cabeça de tambor é esticada sobre o invólucro de tambor, a forma do sistema de amortecimento adesivamente preso será afetada. A expansão radial da cabeça de tambor pode causar o elemento de amortecimento anular adesivamente preso encurvar, criando uma situação na qual partes do sistema de amortecimento são retidas longe da cabeça de tambor enquanto outras partes são empurradas contra ela. Os resultados imprevisíveis e provavelmente indesejáveis que surgem de um tal arranjo serão óbvios para aqueles de habilidade na arte. O sistema de amortecimento ajustável montado extemamente para cabeça de tambor é facilmente acessível durante instalação e pode ser instalado sobre uma cabeça de tambor antes de instalação no invólucro de tambor. O adesivo de fita de espuma único entre a cabeça de tambor e a fixação de montagem flexionam para absorver as tensões produzidas por expansão da cabeça de tambor durante tracionamento. O sistema de amortecimento ajustável montado extemamente também pode ser aplicado a um cabeça de tambor seguindo instalação e tracionamento. O termo amortecimento, como usado nesta aplicação, significa a redução em amplitude de vibrações induzidas em uma cabeça de tambor pelo impacto de um pecursor. Amortecimento é freqüentemente associado com a eliminação ou redução de oscilação ou sustenido como é conhecido na arte. Amortecimento objetivado produz controle de tom, que ajusta o tom audível de um tambor suprimindo alguns tons e não outros. O sistema de amortecimento ajustável montado extemamente permite o som de um tambor ser afinado para produzir uma faixa ampla de sons objetivando a parte periférica da cabeça de tambor e ajustávelmente amortecendo sustenido de cabeça de tambor global.
Enquanto concretizações preferidas do sistema de amortecimento ajustável montado extemamente foram ilustradas no contexto de bumbos, a invenção é aplicável a qualquer tambor onde amortecimento de vibração é desejado.
Enquanto concretizações preferidas da invenção precedente foram publicadas para propósitos de ilustração, a descrição precedente não deveria ser julgada uma limitação da invenção aqui. Por conseguinte, várias modificações, adaptações e alternativas podem acontecer a alguém qualificado na arte sem partir do espírito e do âmbito da presente invenção.

Claims (22)

1. Fixação de montagem de um sistema de amortecimento ajustável para uma cabeça de tambor, cujo tambor é para uso em demonstrações musicais, com o tambor tendo um invólucro cilíndrico oco e incluindo pelo menos uma primeira cabeça de tambor (20) incluindo uma membrana retida em tração sobre uma extremidade aberta do invólucro (40), o invólucro definindo um eixo central que passa perpendicularmente pelo centro da membrana, a membrana tendo uma superfície interna (24) que faceia o invólucro e uma superfície externa (22) que faceia longe do invólucro, caracterizada pelo fato de que inclui: uma fixação de montagem anular (13) incluindo uma parte radialmente externa (12) presa a uma região periférica da superfície externa de membrana (22) e uma parte radialmente interna (14) axialmente espaçada da superfície externa (22) para pelo menos parcialmente definir um canal anular (28) que é aberto para o eixo central; e, pelo menos um elemento de amortecimento (17, 18. 19) pelo menos parcialmente recebido e removivelmente retido no canal anular (28).
2. Fixação de acordo com reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o pelo menos um elemento de amortecimento (17, 18, 19) é retido adjacente ã superfície exterior (22) entre a parte radialmente interna (14) da fixação de montagem e a superfície exterior (22) de forma que quando a cabeça de tambor (20) é percutida para induzir vibração da membrana, o movimento axial inicial de membrana (F) é afastado do elemento de amortecimento (17. 18. 19), por meio de que o elemento de amortecimento (17, 18, 19) causa pouca atenuação de um som produzido pelo movimento axial inicial da membrana e o elemento de amortecimento causa atenuação de um som produzido por um movimento subsequente (G) da membrana.
3. Fixação de acordo com reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o pelo menos um elemento de amortecimento (17. 18, 19) é feito de um material de amortecimento selecionado do grupo que consiste em feltro, espuma. pano não tecido, borracha e papel.
4. Fixação de acordo com reivindicação 1. caracterizada pelo fato de que a parte radialmente interna (14) da fixação de montagem que tem um primeiro diâmetro interno (51) e o pelo menos um elemento de amortecimento inclui um anel de material de amortecimento que tem um diâmetro externo (52, 54), o diâmetro externo sendo maior que o primeiro diâmetro interno (51).
5. Fixação de acordo com reivindicação 4. caracterizada pelo fato de que o anel de material de amortecimento tem um diâmetro interior (56, 58) menos que o primeiro diâmetro interior (51).
6. Fixação de acordo com reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que o anel de material de amortecimento tem um diâmetro interior (56) maior que o primeiro diâmetro interior (51).
7. Fixação de acordo com reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o pelo menos um elemento de amortecimento inclui segmentos arqueados (17) de material de amortecimento.
8. Fixação de acordo com reivindicação 7. caracterizada pelo fato de que os segmentos arqueados de material de amortecimento são relidos no canal anular através de conexão (63,64) à fixação de montagem (13).
9. Fixação de acordo com reivindicação 1. caracterizada pelo fato de que a fixação de montagem (13) é construída de um material selecionado do grupo que consiste de plástico, madeira, metal, papel e papelão.
10. Fixação de acordo com reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que as partes radialmente externa e interna (12, 14) incluem anéis substancialmente planares orientados substancial mente paralelos â membrana.
11. Fixação de acordo com reivindicação 10, caracterizada pelo fato de que as partes radialmente externa e interna (12, 14) são conectas por um anel anular (65, 65') orientado substancialmente perpendicular à membrana, o anel anular definindo uma periferia radialmente externa do canal anular.
12. Fixação de acordo com reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que o anel anular (65’) é interrompido por aberturas (63) pela fixação de montagem.
13. Fixação de acordo com reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a fixação de montagem (13) é presa à membrana por meio de um material adesivo (16) selecionado do grupo que consiste de fita de espuma, cola flexível, espuma adesiva e adesivo temporário.
14. Fixação de montagem de um sistema de amortecimento ajustável para uma cabeça de tambor, particularmente uma fixação de montagem (13) para um sistema de amortecimento ajustável (10) para uma cabeça de tambor (20) que tem uma superfície de execução (22), caracterizada pelo fato de que inclui: uma fixação de montagem anular (13) que tem uma parte radialmente externa (12) e parte conectada radialmente interna (14) relativa a um eixo central, a parte radialmente externa (12) lendo adesivo (16) disposto sobre uma superfície de fundo dela para prender a fixação de montagem à superfície de execução (22) da cabeça de tambor, a parte radial mente interna (14) se projetando para o eixo central e deslocada de uma distância axial da parte radialmente externa para pelo menos parcialmente definir um canal anular (28) para dentro da parte radialmente externa para pelo menos parcialmente receber pelo menos um elemento de amortecimento (17, 18, 19).
15. Fixação de acordo com reivindicação 14. caracterizada pelo fato de ser em combinação com pelo menos um elemento de amortecimento (17, 18, 19) configurado para ser pelo menos parcialmente recebido e removivelmente retido no canal anular (28) para formar um sistema de amortecimento ajustável, em que a fixação de montagem (13) é montável à superfície de execução (22) pelo adesivo (16) por meio de que o canal anular (28) é definido pelo menos parcialmente pela superfície de execução (22) e os elementos de amortecimento são retidos adjacentes à superfície de execução pela fixação de montagem.
16. Fixação de acordo com reivindicação 14, caracterizada pelo fato de que o adesivo (16) inclui fita de espuma adesivamente revestida.
17. Fixação de acordo com reivindicação 15, caracterizada pelo fato de que o pelo menos um elemento de amortecimento (17,18,19) é incluído de um material de amortecimento selecionado do grupo que consiste de feltro, espuma, pano não tecido, borracha e papel.
18. Fixação de acordo com reivindicação 14, caracterizada pelo fato de que a fixação de montagem (13) é construída de um material selecionado do grupo que consiste de cloreto de polivinila, poliéster, poliestireno, celuloses, policarbonatos, copolímero de estireno acrilonitrila-butadieno e polietilenos.
19. Fixação de acordo com reivindicação 14, caracterizada pelo fato de que cada uma da parte radialmente externa (12) e parte radialmente interna (14) são anéis substancialmente planos orientados substancialmente perpendiculares a o eixo central e as partes radialmente externas e interna são conectadas por um anel anular (65, 65’) orientado substancialmente paralelo a o eixo central, o anel anular definindo uma extremidade radialmente externa do canal anular (28), a extremidade externa tendo um primeiro diâmetro (53).
20.
Fixação de acordo com reivindicação 19, caracterizada pelo fato de que o pelo menos um elemento de amortecimento (17, 18, 19) inclui um anel do material de amortecimento, o anel tendo uma borda radialmente externa que tem um segundo diâmetro (52) substancialmente igual a o primeiro diâmetro (53).
21. Fixação de acordo com reivindicação 19, caracterizada pelo fato de que o pelo menos um elemento de amortecimento (17, 18, 19) é removivelmente retido dentro do canal anular (28) por conexão (63, 64) à fixação de montagem (13). 22. Fixação de acordo com reivindicação 21, caracterizada pelo fato de que a conexão é selecionada do grupo que consiste de cola, fita, prendedores de gancho e de alça, clipes, fios, arames ou partes de intertravamento (63,64) de elemento de fixação e amortecimento.
BRPI0104085-5A 2000-11-15 2001-09-17 Fixação de montagem de um sistema de amortecimento ajustável para uma cabeça de tambor BR0104085B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US09/713,375 US6291754B1 (en) 2000-11-15 2000-11-15 Externally mounted adjustable damping system for drum head

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0104085A BR0104085A (pt) 2002-06-25
BR0104085B1 true BR0104085B1 (pt) 2014-08-26

Family

ID=24865881

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0104085-5A BR0104085B1 (pt) 2000-11-15 2001-09-17 Fixação de montagem de um sistema de amortecimento ajustável para uma cabeça de tambor

Country Status (10)

Country Link
US (1) US6291754B1 (pt)
EP (1) EP1207514B1 (pt)
JP (1) JP4898035B2 (pt)
AT (1) ATE262721T1 (pt)
AU (1) AU755145B2 (pt)
BR (1) BR0104085B1 (pt)
CA (1) CA2357802C (pt)
DE (1) DE60102437T2 (pt)
ES (1) ES2217070T3 (pt)
PT (1) PT1207514E (pt)

Families Citing this family (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6696630B2 (en) 2002-06-19 2004-02-24 J. D'addario & Co., Inc. Damping device for percussion instruments
US7214867B1 (en) 2004-02-13 2007-05-08 J. D'addario & Company, Inc. Drumhead tone control device
US20070022863A1 (en) * 2005-07-29 2007-02-01 Kevin Ross Drum damper systems
US7498500B2 (en) * 2006-01-19 2009-03-03 Rtom Corporation Drumhead assembly with improved rebound
US7514617B2 (en) * 2006-01-19 2009-04-07 Rtom Corporation Practice drumhead assembly
US7781661B2 (en) 2006-01-19 2010-08-24 Rtom Corporation Drumhead assembly
US7980356B2 (en) * 2008-04-17 2011-07-19 Siemens Aktiengesellschaft Cladding part for component
US8541675B2 (en) * 2009-09-30 2013-09-24 Mathew Ephram Strickland Sound modification device for percussion instruments
US8410345B2 (en) 2010-07-26 2013-04-02 Chad David Patrick Tone control device for percussion instruments
US8148619B1 (en) * 2011-01-12 2012-04-03 Remo, Inc. Drum damping fixture
US8933310B2 (en) 2011-11-09 2015-01-13 Rtom Corporation Acoustic/electronic drum assembly
JP5751229B2 (ja) 2012-09-13 2015-07-22 ヤマハ株式会社 アコースティックドラム
JP5747884B2 (ja) 2012-09-13 2015-07-15 ヤマハ株式会社 バスドラム
US9135899B2 (en) * 2013-01-30 2015-09-15 Keith Jones External drum ring control (EDRC)
US8895827B1 (en) * 2013-06-13 2014-11-25 Richard D. Grossman Percussion instrument dampening pad
US9190037B2 (en) * 2014-02-26 2015-11-17 Remo, Inc. Drum damping modification device
US20150364120A1 (en) * 2014-06-13 2015-12-17 Rachiele Holdings, LLC Variable noise dampening for drums and cymbals
US20170287452A1 (en) 2014-09-08 2017-10-05 Christian VAIDA Drum head with a plurality of cushioned openings
US9330642B2 (en) 2014-09-12 2016-05-03 Jon Nicholson Weighted, gripping drum pillow
JP6390293B2 (ja) * 2014-09-16 2018-09-19 ヤマハ株式会社 ドラム
US20170084256A1 (en) * 2015-09-17 2017-03-23 Carlas Ryan Taylor Musical instrument damper device
WO2020174617A1 (ja) * 2019-02-27 2020-09-03 ローランド株式会社 支持体、アタッチメント、及び、支持方法
JP2021103257A (ja) 2019-12-25 2021-07-15 ローランド株式会社 ドラムヘッド及びクッションの取付方法
US11367423B2 (en) * 2020-11-08 2022-06-21 Darren Gale Snare muffler
US11810537B1 (en) 2022-08-24 2023-11-07 Philip Maniatty Drum dampener kit

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4325281A (en) * 1980-07-02 1982-04-20 Silver Street, Incorporated Drumhead ring reducer
US4567807A (en) * 1982-11-29 1986-02-04 Robinson David F Muting and muffling of drums
GB2161973A (en) * 1984-07-18 1986-01-22 Keith Tonks Drum apparatus
DE8600342U1 (de) * 1986-01-09 1986-02-27 Hess, Gerd, 8500 Nürnberg Dämpfungselement für Schlagmusikinstrumente
US5031499A (en) * 1990-03-30 1991-07-16 Wang J S Drum
US5920021A (en) * 1996-05-23 1999-07-06 Drum Workshop, Inc. Drum head with sound attenuating annular coating
US5892168A (en) * 1996-09-25 1999-04-06 Aquarian Accessories Corporation Drum head with floating muffling ring

Also Published As

Publication number Publication date
DE60102437T2 (de) 2005-01-13
JP4898035B2 (ja) 2012-03-14
AU755145B2 (en) 2002-12-05
DE60102437D1 (de) 2004-04-29
CA2357802C (en) 2003-03-25
EP1207514A1 (en) 2002-05-22
US6291754B1 (en) 2001-09-18
ATE262721T1 (de) 2004-04-15
CA2357802A1 (en) 2002-05-13
EP1207514B1 (en) 2004-03-24
JP2002169537A (ja) 2002-06-14
BR0104085A (pt) 2002-06-25
AU7370401A (en) 2002-05-16
ES2217070T3 (es) 2004-11-01
PT1207514E (pt) 2004-06-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0104085B1 (pt) Fixação de montagem de um sistema de amortecimento ajustável para uma cabeça de tambor
EP2477184B1 (en) A drumhead having a drum damping fixture, and a musical drum incorporating such a drumhead
EP2709099B1 (en) Bass drum
US6525249B1 (en) Drumhead and muting structure for acoustic and electronic percussion instruments
US4567807A (en) Muting and muffling of drums
US5159139A (en) Drumhead with overtone suppression
JP2004198657A (ja) 電子打楽器および振動検出装置
BR102012023292A2 (pt) Cajon com aplicações texturizadas
JP2011154393A (ja) 可膨張性の音楽用ドラム
CN104966509A (zh) 鼓阻尼修改装置
US5396024A (en) Electric percussion instrument equipped with vibration sensor supported by retainer of vibration-transmissive substance
US20170287452A1 (en) Drum head with a plurality of cushioned openings
JP6485131B2 (ja) 楽器
US6696630B2 (en) Damping device for percussion instruments
US11423868B2 (en) Keyboard device and musical sound emission method
JP6709537B2 (ja) バスレフポートおよび音響装置
EP3843082B1 (en) Drum head and attachment method of cushion
US20150364120A1 (en) Variable noise dampening for drums and cymbals
WO2023127128A1 (ja) 打楽器および打楽器の音量の減音方法
JP2665589B2 (ja) 膜鳴楽器
FI119837B (fi) Soitin
BRPI0200736B1 (pt) Drum skin

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/08/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.