PT99792B - Processo para a preparacao de queijo fundido - Google Patents

Processo para a preparacao de queijo fundido Download PDF

Info

Publication number
PT99792B
PT99792B PT99792A PT9979291A PT99792B PT 99792 B PT99792 B PT 99792B PT 99792 A PT99792 A PT 99792A PT 9979291 A PT9979291 A PT 9979291A PT 99792 B PT99792 B PT 99792B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
ester
edible fatty
weight
cheese
amount
Prior art date
Application number
PT99792A
Other languages
English (en)
Other versions
PT99792A (pt
Inventor
Karl Merkenich
Andrea Maurer-Rothmann
Edgar Walter
Gunter Scheurer
Henning Klostermeyer
Original Assignee
Benckiser Knapsack Ladenburg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Benckiser Knapsack Ladenburg filed Critical Benckiser Knapsack Ladenburg
Publication of PT99792A publication Critical patent/PT99792A/pt
Publication of PT99792B publication Critical patent/PT99792B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23CDAIRY PRODUCTS, e.g. MILK, BUTTER OR CHEESE; MILK OR CHEESE SUBSTITUTES; MAKING THEREOF
    • A23C19/00Cheese; Cheese preparations; Making thereof
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23CDAIRY PRODUCTS, e.g. MILK, BUTTER OR CHEESE; MILK OR CHEESE SUBSTITUTES; MAKING THEREOF
    • A23C19/00Cheese; Cheese preparations; Making thereof
    • A23C19/06Treating cheese curd after whey separation; Products obtained thereby
    • A23C19/068Particular types of cheese
    • A23C19/08Process cheese preparations; Making thereof, e.g. melting, emulsifying, sterilizing
    • A23C19/082Adding substances to the curd before or during melting; Melting salts

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Dairy Products (AREA)
  • Jellies, Jams, And Syrups (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Polyurethanes Or Polyureas (AREA)
  • Confectionery (AREA)
  • Distillation Of Fermentation Liquor, Processing Of Alcohols, Vinegar And Beer (AREA)

Description

A presente invenção refere-se a um novo processo de preparação de queijo fundido, bem como à utilização de aditivos especiais no fabrico de queijo fundido.
Já no ano de 1911 foi fabricado, pela primeira vez, queijo fundido que desde então sofreu constantemente alterações na composição da sua matéria prima proporcionando melhorias no paladar, no aspecto e na textura. Conforme a composição, é possível obter produtos mais ou menos cremosos (aptos para barrar ou para cortar em fatias). 0 material base é um queijo duro, como Gouda, Emmental, etc., que é triturado e misturado com gordura, nomeadamente manteiga, e sais de fusão bem como, eventualmente, alguma água, e fundido a temperaturas de aproximadamente 80 - 95°C, ao que se segue a moldagem da massa, o arrefecimento e a embalagem.
Está comprovado que a adição de sais de fusão, tendo em conta a sua capacidade de formar complexos de cálcio e o seu efeito estabilizador, em quantidades que rondam os 2,5-4% do total da massa, é absolutamente necessária para evitar a separação da caseína, gordura e água. Por outro lado, ficou demonstrado que alterações de temperaturas podem dar origem à eliminação de cristais que se depositam na superfície do queijo fundido. As substâncias eliminadas em forma de cristais muito finos são tomadas pelo consumidor por bolor ou, então, o queijo é considerado também já impróprio para o consumo por causa da sua superfície arenosa. Naturalmente, a eflorescência de cristais é tanto mais rápida e mais abundante quanto maior é a concentração dos sais de fusão, de modo que sobretudo quando a adição do sal de fusão se situa entre os 3 e os 4%, a formação dos cristais pode ser observada dentro de poucas semanas. No entanto, mesmo em adições já consideradas insuficientes para a fusão, apenas 1,5-2% de sais de fusão, a eflorescência de cristais não pode ser excluída, sobretudo quando se utiliza como sal de fusão o citrato de tri-sódio.
Por isso, houve necessidade de obter queijos fundidos que, por um lado, apresentem um comportamento na fusão de modo que o seu fabrico se possa processar sem problemas e, por outro, não proporcionem a eflorescência de cristais dos sais de fusão. Além disso, os aditivos não devem influenciar negativamente as propriedades sensitivas e de paladar do queijo fundido quando acabado.
Este objectivo é alcançado através do processo descrito no corpo da reivindicação 1 e fomentado ainda através das fases descritas nas reivindicações seguintes.
Os ésteres de glicerina ou sacarose com ácido cítrico e/ou ácidos gordos são já conhecidos como emulsificantes e aditivos para sobremesas de leite e natas e gelados, respectiva-
Λ mente, em quantidades acima de 0,5% em peso.
Estes materiais têm, além disso, a função de obviar à fase de deslassamento de água/óleos.
Surpreendentemente, nos processos de preparação de queijo fundido, de acordo com a presente invenção, estes materiais não só actuam com emulsificantes mas também permitem, além disso, a redução para mais ou menos a metade da quantidade de sais de fusão adicionados, nomeadamente de citrato de tri-sódio, isto comparado com receitas conhecidas, de modo a não ocorrer a formação de cristais e eflorescências na superfície.
Para que os aditivos produzam um efeito satisfatório, é necessário adicionar cerca de 0,5 a 2,5% em peso, referido à quantidade total. Um excesso, naturalmente, que não prejudica o efeito mas, por razões económicas e de paladar, não é de modo algum conselhável. As misturas de queijo fundido, segundo a invenção, podem conter, sem problemas, até 3% em peso de sais de fusão sem que haja uma ef lorescência de cristais.
Como ésteres, de acordo com a presente invenção, são usados, especialmente, os ésteres de sacarose mono- e di- com ácidos gordos comestíveis, contendo 8 a 20 átomos de Carbono, de /77·.·'·'preferência 12 a 18, cujos ácidos podem ser saturados ou insaturados. Os ésteres de glicerina contêm um radical de ácido cítrico, além de um ou 2 dos radicais de ácidos gordos comestíveis mencionados.
Como sais de fusão são utilizados o citrato de tri-sódio ou o fosfato de sódio ou as suas misturas, geralmente sob a forma de hidratos comercialmente correntes.
Como agentes aglutinantes e espessantes podem ser adicionados, nas quantidades habituais, isto é, 0-3% em peso, de preferência, 0,5-1% em peso, da massa total, amidos, amidos transformados, especialmente amidos tornados solúveis através de decomposição parcial e/ou de derivação, farinha de guar, farinha de alfarroba, carraguina, pectina, celulose metil ou carboximetil, ágar-ágar, alginados ou produtos semelhantes.
Como fonte de gordura, dá-se a preferência à manteiga. No entanto, também é possível utilizar outras gorduras e óleos animais ou vegetais, como as que se usam na indústria das margarinas, ou então natas.
Como substâncias substitutivas do queijo, podem ser incluídas também caseína, soro de leite em pó, requeijão, iogurte, albumina láctea e, em certas proporções, também proteínas _y·
vegetais, nomeadamente proteínas de soja.
Com o objectivo de alterar o paladar, podem ser adicionados sais aromáticos e ervas e, eventualmente, produtos em pedaços, como produtos de carne, fruta, nozes, cogumelos, etc.
Hoje em dia existe, nalguns casos, o hábito de proporcionar à massa de queijo um estado espumoso e cremoso através da passagem por gás, nomeadamente nitrogénio. Também este modo de fabrico é compatível com as composições da invenção.
A invenção é explicada mais pormenorizadamente através dos seguintes exemplos:
EXEMPLO 1
QUEIJO FUNDIDO APTO PARA BARRAR
71,7 kg
Queijo tipo Gouda (45% de gordura em relação à massa seca)
1,8 kg citrato de tri-sódio
1,4 kg di-estearol glicérido de ácido cítrico
5,2 kg manteiga
19,9 kg agua
Os produtos acima mencionados são colocados todos numa cal-
deira com misturador, e enquanto se vai mexendo devagar, é introduzido vapor de água, alcançando em 10-20 minutos uma temperatura de fusão de 90-92°C. Em seguida, mexendo-se fortemente, a massa é homogeneizada, colocada em moldes, arrefecida para a temperatura ambiente e armazenada temporariamente durante 12 horas. O armazenamento final até à utilização é feito a uma temperatura de 6°C.
É obtido um queijo fundido apto para barrar que contém 46% de gordura na massa seca, sendo o total da massa seca 46%. Mesmo após um tempo de armazenamento de 4-6 meses, o aspecto e a consistência não são alterados, sobretudo não se observa a cristalização dos sais de fusão.
EXEMPLO 2
QUEIJO FUNDIDO DURO, APTO PARA SER CORTADO EM FATIAS
74, 9 kg
1,5 kg 0,4 kg
1,0 kg
4,2 kg
Queijo tipo Gouda (45% de gordura em relação à massa seca) citrato de tri-sódio amido transformado (amido de milho-mole (purity W)) éster de sacarose e monoestearoil de ácido mono-cítrico manteiga
18,0 kg agua
A mistura é trabalhada como descrito no Exemplo 1, mas aquecida a 95°C.
É obtido um queijo fundido duro, apto para ser cortado em fatias, com um teor de gordura de 47% na massa seca e num total de massa seca de cerca de 50%. Também com este modo de preparação e após 6 meses de armazenamento, não é observada a cristalização de sais de fusão.
EXEMPLO 3
QUEIJO FUNDIDO DURO, APTO PARA SER CORTADO EM FATIAS
73,2 kg
Queijo tipo Edam (46% de gordura em relação à massa seca)
2,5 kg citrato de tri-sódio
2,0 kg éster ácido de glicerina-l-ácido cítrico-3-estearina (ACIDAN BC)
4,8 kg manteiga
17,5 kg água
A mistura é trabalhada como descrito no Exemplo 1.
É obtido um queijo fundido duro, apto para ser cortado em fatias, com um teor de gordura de 46% na massa seca que pode ser armazenado durante 6 meses sem apresentar alterações .

Claims (3)

  1. REIVINDICAÇÕES is.- Processo para a preparação de queijo fundido contendo queijo, gordura, sais de fusão, água e aditivos habituais como emulsionantes, agentes aglutinantes, espessantes, requeijão, albumina láctea, aromatizantes nas quantidades habituais, caracterizado por serem utilizados o citrato de tri-sódio e/ou o fosfato de sódio como sais de fusão numa quantidade de 1,5-3% em peso, por incluir a mistura de um éster de glicerina ou de sacarose com um ácido cítrico e um ácido gordo comestível ou com dois ácidos gordos comestíveis numa quantidade de 0,5-
  2. 2% em peso.
    22.- Processo para a preparação de queijo fundido, segundo a reivindicação 1, caracterizado por o éster estar contido numa quantidade de 1,0-2% em peso.
  3. 3S.- Processo para a preparação de queijo fundido, segundo as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por o éster ser um mono- ou um di-éster de sacarose com ácidos gordos comestíveis com 8 a 20 átomos de Carbono, que podem ser saturados ou insaturados, e um éster de glicerina com um ou dois dos mencionados ácidos gordos comestíveis e um radical de ácido cítrico.
    42.- Processo para a preparação de queijo fundido, segundo a reivindicação 3, earacterizado por os ácidos gordos comestíveis no éster conterem 12 a 18 átomos de carbono.
PT99792A 1990-12-19 1991-12-13 Processo para a preparacao de queijo fundido PT99792B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE4040622A DE4040622A1 (de) 1990-12-19 1990-12-19 Schmelzkaesezubereitung

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT99792A PT99792A (pt) 1992-11-30
PT99792B true PT99792B (pt) 1999-04-30

Family

ID=6420708

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT99792A PT99792B (pt) 1990-12-19 1991-12-13 Processo para a preparacao de queijo fundido

Country Status (16)

Country Link
US (1) US5211978A (pt)
EP (1) EP0491299B1 (pt)
JP (1) JPH04267842A (pt)
KR (1) KR920011368A (pt)
AT (1) ATE108614T1 (pt)
AU (1) AU639156B2 (pt)
CA (1) CA2058033A1 (pt)
DE (2) DE4040622A1 (pt)
DK (1) DK0491299T3 (pt)
ES (1) ES2057724T3 (pt)
FI (1) FI915977A (pt)
IL (1) IL100189A (pt)
NO (1) NO300481B1 (pt)
NZ (1) NZ240654A (pt)
PT (1) PT99792B (pt)
ZA (1) ZA919930B (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4040621A1 (de) * 1990-12-19 1992-07-02 Benckiser Knapsack Ladenburg Schmelzkaesezusatzstoffe
US5505979A (en) * 1995-03-07 1996-04-09 Hawkins Chemical Preparation of process cheese using liquid sodium citrate
US5871797A (en) * 1995-11-21 1999-02-16 Fmc Corporation Reduced sodium content process cheese and method for making it
US5807601A (en) * 1996-09-09 1998-09-15 Schreiber Foods, Inc. Imitation cheese composition and products containing starch
AU2002322340B2 (en) * 2001-06-25 2005-07-21 Afp Advanced Food Products Llc Imitation cheese compositions and method of producing such compositions
US20060062885A1 (en) * 2001-06-25 2006-03-23 Afp Advanced Food Products Ilc Imitation cheese compositions for use in the manufacture of cheese loaves, slices, and the like, and method of producing such compositions
US20040076729A1 (en) * 2002-10-22 2004-04-22 Land O'lakes, Inc. Cheese product and method of making
CN101273740B (zh) * 2007-03-27 2011-02-09 光明乳业股份有限公司 甜味片状再制干酪及其制造方法
FR2922082B1 (fr) * 2007-10-11 2012-12-07 Bel Fromageries Utilisation de mon/diglycerides esterifies par un acide organique pour augmenter la fermete de fromages fondus
KR101769201B1 (ko) 2015-06-22 2017-08-31 재단법인대구경북과학기술원 분광 이미징 장치, 제어 장치 및 분광 이미징 시스템 및 모바일 기반 분광 이미징의 빛 제어 방법
KR101751969B1 (ko) 2015-09-09 2017-07-03 재단법인대구경북과학기술원 모바일 기반 분광 이미징 검이경 장치, 제어 장치, 중이염 진단 시스템 및 모바일 기반 분광 이미징을 이용한 중이염 진단 방법

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4303691A (en) * 1977-11-09 1981-12-01 Anderson, Clayton & Co. Proteinaceous food product
DE2912778A1 (de) * 1979-03-30 1980-10-09 Zscheyge William Th F Verfahren zum herstellen von sauermilchkaesen u.dgl.
US4424237A (en) * 1982-03-22 1984-01-03 Batter-Lite Foods, Inc. Hydrated emulsifier for use in flour based baked goods
US4853243A (en) * 1982-11-04 1989-08-01 Rich Products Corp. Freezer stable whipped ice cream and milk shake food products
EP0382291B1 (en) * 1989-02-09 1993-05-19 Unilever N.V. Processed cheese and process for preparing such
DE4040621A1 (de) * 1990-12-19 1992-07-02 Benckiser Knapsack Ladenburg Schmelzkaesezusatzstoffe

Also Published As

Publication number Publication date
DK0491299T3 (da) 1994-09-12
ATE108614T1 (de) 1994-08-15
DE59102258D1 (de) 1994-08-25
FI915977A0 (fi) 1991-12-18
US5211978A (en) 1993-05-18
AU8802891A (en) 1992-06-25
EP0491299B1 (de) 1994-07-20
NO914830D0 (no) 1991-12-09
EP0491299A1 (de) 1992-06-24
ZA919930B (en) 1992-10-28
DE4040622A1 (de) 1992-07-02
CA2058033A1 (en) 1992-06-20
PT99792A (pt) 1992-11-30
ES2057724T3 (es) 1994-10-16
AU639156B2 (en) 1993-07-15
IL100189A0 (en) 1992-08-18
NO914830L (no) 1992-06-22
IL100189A (en) 1994-12-29
FI915977A (fi) 1992-06-20
NO300481B1 (no) 1997-06-09
KR920011368A (ko) 1992-07-24
JPH04267842A (ja) 1992-09-24
NZ240654A (en) 1993-04-28
DE4040622C2 (pt) 1993-05-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5234707A (en) Processed cheese preparations and method of making
JPS5916749B2 (ja) 水中油型乳化液
PT99792B (pt) Processo para a preparacao de queijo fundido
EP0383375B1 (en) Cheese product and process for preparing such
US4198439A (en) Nut cheese product
CA1074176A (en) Dairy spread
JP3004911B2 (ja) チーズスプレッドおよびその製造方法
JP7041490B2 (ja) ペースト状チーズ様食品用油脂組成物
JPH0362386B2 (pt)
JPH08196209A (ja) プロセスチーズ及びその製造方法
AU2011237856B2 (en) Butter-derived spread and a method of producing it
HU221776B1 (hu) Eljárás utóhőkezelt túrókészítmények előállítására
JPH10313826A (ja) 冷凍スクランブルエッグの製造法
AU622977B2 (en) Processed cheese and process for preparing such
JPS62228246A (ja) 凍結耐性を有するクリ−ム状油脂組成物の製造方法
JP3499661B2 (ja) プロセスチーズ類およびその製造方法
US1676166A (en) Food-producing process and improved product produced thereby
JP7066961B1 (ja) 凍結解凍後、なめらかな食感を有する液状乳脂肪クリーム及びその製造方法
RU2328131C2 (ru) Способ получения мороженого (варианты)
CA2119313C (en) Form of processed cheese product
JP2585670B2 (ja) プロセスチーズ類の製造法
WO2023191025A1 (ja) 繊維状チーズ
JP2023153064A (ja) 繊維状チーズおよびその製造方法
JP2011015617A (ja) 冷菓および冷菓の製造方法
JPS589661B2 (ja) トウケツホイツブドトツピングノセイゾウホウホウ

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19920707

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19990107

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20000731