PT99079B - Caixa de bornes de ligacao para a distribuicao do neutro e terra num quadro electrico - Google Patents

Caixa de bornes de ligacao para a distribuicao do neutro e terra num quadro electrico Download PDF

Info

Publication number
PT99079B
PT99079B PT9907991A PT9907991A PT99079B PT 99079 B PT99079 B PT 99079B PT 9907991 A PT9907991 A PT 9907991A PT 9907991 A PT9907991 A PT 9907991A PT 99079 B PT99079 B PT 99079B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
terminal box
bar
bars
box according
pillar
Prior art date
Application number
PT9907991A
Other languages
English (en)
Other versions
PT99079A (pt
Inventor
Jean-Marc Bonnet
Joseph Pellicano
Jean-Christophe Potonniee
Original Assignee
Merlin Gerin
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Merlin Gerin filed Critical Merlin Gerin
Publication of PT99079A publication Critical patent/PT99079A/pt
Publication of PT99079B publication Critical patent/PT99079B/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02BBOARDS, SUBSTATIONS OR SWITCHING ARRANGEMENTS FOR THE SUPPLY OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02B1/00Frameworks, boards, panels, desks, casings; Details of substations or switching arrangements
    • H02B1/16Earthing arrangements
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01RELECTRICALLY-CONDUCTIVE CONNECTIONS; STRUCTURAL ASSOCIATIONS OF A PLURALITY OF MUTUALLY-INSULATED ELECTRICAL CONNECTING ELEMENTS; COUPLING DEVICES; CURRENT COLLECTORS
    • H01R9/00Structural associations of a plurality of mutually-insulated electrical connecting elements, e.g. terminal strips or terminal blocks; Terminals or binding posts mounted upon a base or in a case; Bases therefor
    • H01R9/22Bases, e.g. strip, block, panel
    • H01R9/24Terminal blocks
    • H01R9/2483Terminal blocks specially adapted for ground connection
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G3/00Installations of electric cables or lines or protective tubing therefor in or on buildings, equivalent structures or vehicles
    • H02G3/02Details
    • H02G3/08Distribution boxes; Connection or junction boxes
    • H02G3/16Distribution boxes; Connection or junction boxes structurally associated with support for line-connecting terminals within the box
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01RELECTRICALLY-CONDUCTIVE CONNECTIONS; STRUCTURAL ASSOCIATIONS OF A PLURALITY OF MUTUALLY-INSULATED ELECTRICAL CONNECTING ELEMENTS; COUPLING DEVICES; CURRENT COLLECTORS
    • H01R9/00Structural associations of a plurality of mutually-insulated electrical connecting elements, e.g. terminal strips or terminal blocks; Terminals or binding posts mounted upon a base or in a case; Bases therefor
    • H01R9/22Bases, e.g. strip, block, panel

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Connections Arranged To Contact A Plurality Of Conductors (AREA)
  • Connections By Means Of Piercing Elements, Nuts, Or Screws (AREA)

Description

O invento refere-se a uma caixa de bornes utilizável num quadro eléctrico para distribuição do neutro e da terra, compreendendo, pelo menos, duas barras condutoras de ligação, tendo estruturas idênticas e dispostas num suporte isolante, incluindo cada barra uma série de orifícios escalonados ao longo da direcção longitudinal, desembocando das faces laterais opostas para receber as extremidades dos condutores a ligar, estando associado a cada orifício um parafuso de aperto, alojado num orifício perfurado circular, acessível desde a face superior, para assegurar uma boa ligação dos ditos condutores, correspondendo o afastamento entre os orifícios sucessivos ao passo dos orifícios.
Para a distribuição do neutro e da terra num quadro, o instalador pode utilizar tanto caixas de bornes individuais de neutro e de terra, dispostas em locais predeterminados da armação, como uma única caixa de bornes, tendo duas barras de ligação dispostas no mesmo suporte isolante. Neste último caso, as barras estão geralmente alinhadas na direcção longitudinal, o que requer um aumento do espaço em largura do quadro.
O objectivo do invento consiste em realizar uma caixa de bornes mista de terra/neutro compacta, facilitando a colocação da cablagem dos condutores a ligar.
A caixa de bornes de acordo com o invento é caracterizada por o suporte isolante estar equipado com dois dos pilares nas extremidades, entre as quais se prolongam paralelamente as barras, com a formação de um primeiro deslocamento transversal, compreendendo cada pilar um par de braços de posicionamento, tendo cada um deles um rebordo horizontal em forma de calha, permitindo o deslizamento da extremidade da barra até à espera de limitação, e por um dos braços de cada pilar se encontrar recuado do outro braço para provocar um segundo deslocamento longitudinal correspondente a um meio-espaço entre os parafusos das duas barras.
094
Cas 1809
-3A presença do segundo deslocamento longitudinal entre as barras permite conservar o acesso livre aos parafusos da barra posterior quando a caixa de bornes é instalada na armação.
Cada calha está equipada com um gancho de retenção, com a forma de uma lingueta elástica, susceptível de se retrair por deformação para uma posição inactiva, durante a introdução da extremidade da barra correspondente na calha e de voltar para uma posição activa de bloqueio quando a dita extremidade se encaixa na espera.
bloqueio de cada barra intervém depois da introdução do gancho de retenção numa cavidade prevista na face inferior.
Podem ser utilizados vários tipos de barras, nomeadamente com secção rectangular com ou sem forma de cauda de andorinha e com ferro plano.
A caixa de bornes possui um isolamento total pela junção de um par de placas de obturação nas faces laterais exteriores dos pilares, e por um par de coberturas dispostas paralelamente ao longo da direcção longitudinal de um lado e de outro das barras condutoras, sendo as ditas placas e coberturas realizadas em material isolante fundido.
Outras vantagens e caracteristicas tornar-se-ão mais claras na descrição que se segue, de acordo com um modo de realização do invento, dado a título de exemplo não limitativo, e representado nos desenhos anexos, nos quais:
a Fig. 1 é uma vista explodida em perspectiva da caixa de bornes terra/neutro de acordo com o invento;
a Fig. 2 mostra uma vista de trás em perspectiva de uma parte da caixa de bornes da figura 1;
a Fig. 3 representa uma vista em alçado da caixa de bornes montada;
094
Cas 1809
-4a Fig. 4 é uma vista em plano da fig. 3;
as Figuras 5 e 6 são vistas em corte pela linha 5-5 da fig. 3, no decorrer da introdução e no final de curso, respectivamente da barra na calha;
a Fig. 7 é uma vista idêntica à figura 4, com os ferros planos no lugar das barras.
Nas figuras, uma caixa de bornes 10 terra/neutro, utilizável num quadro de distribuição eléctrico, inclui duas barras 12, 14 condutoras, com estruturas idênticas, e prolongando-se paralelamente uma à outra, estando posicionadas num suporte isolante, possuindo dois pilares 16, 18 das extremidades em material isolante. Cada barra 12, 14 de ligação está munida com uma série de orifícios 20 circulares, escalonados ao longo da barra, desembocando transversalmente às faces laterais opostas, para receberem as extremidades dos fios a ligar.
A cada orifício 20 está associado um parafuso 22 de aperto alojado no orifício 24 aberto na face superior da barra, e destinado a assegurar uma boa ligação do fio ou condutor. 0 parafuso 22 prolonga-se perpendicularmente ao eixo do orifício 20 correspondente, e inclui uma cabeça fendida susceptível de ser accionada por uma chave de fenda.
A base em cauda de andorinha 26 de cada barra 12, 14 está munida com duas ranhuras 28, 30 longitudinais, dispostas ao longo de faces laterais opostas, entre os orifícios 20 e a face inferior.
Cada pilar 16, 18 em material isolante moldado está equipado com um par de braços 32, 34; 36, 38 de posicionamento das barras 12, 14 e uma base de fixação que se destina a ser montada numa viga 42 isolante, que constitui a entreface entre a caixa de bornes 10 e a armação (não representada) do quadro.
O rebordo horizontal de cada braço 32, 34; 36, 38 está con73 094
Cas 1809
formado em calha 44, que coopera com a extremidade da base em cauda de andorinha 26, das barras 12, 14 condutoras.
Na calha 44 de cada braço 32, 34; 36, 38 de posicionamento, encontra-se um gancho 46 de retenção com a forma de lingueta elástica, susceptível de se retrair por deformação, para uma posição inactiva quando da introdução por deslizamento da barra 12, 14 correspondente, na calha 44 (fig. 5), e de voltar para uma posição activa de bloqueio, quando a extremidade da dita barra entra em contacto com uma espera 48 (fig. 6). Nesta última posição, o bloqueio da barra 12, 14 efectua-se por introdução do gancho 46 numa cavidade 50, prevista na face inferior às duas extremidades de cada barra 12, 14.
deslocamento do gancho 46 da posição inactiva para a posição activa, faz-se automaticamente por efeito elástico, no final da montagem da barra 12, 14. A retirada de uma barra 12, 14 pode ser realizada depois do accionamento formado de dois ganchos 46 para a posição inactiva, por exemplo à mão ou com a ajuda de uma ferramenta.
A disposição dos quatro braços 32, 34; 36, 38 nos respectivos pilares 16, 18, permite obter um deslocamento duplo longitudinal e transversal entre as duas barras 12, 14.
No pilar 16, o braço inferior 34 encontra-se retirado do braço superior 32, enquanto que a disposição inversa é realizada no pilar 18, no qual o braço superior 36 está retirado do braço inferior 38. A distância 32 (fig. 3) que separa as entradas das respectivas calhas 44 dos braços 32, 34; 36, 38 de um mesmo pilar 16, 18, assegura o deslocamento longitudinal d, correspondente (na fig. 4) a meio-passo entre os eixos de parafuso 22 das duas barras 12, 14.
deslocamento transversal das barras 12, 14 paralelas, é obtido pela solidarização dos braços 32, 34; 36, 38 com a colocação de dois extremos opostos da face de apoio rectangular e vertical de cada pilar 16, 18 (ver figura 2).
094
Cas 1809
-6-6A caixa de bornes 10 tem um isolamento total graças à junção de um par de placas 54, 56 de obturação nas faces laterais exteriores dos pilares 16, 18, e de um par de coberturas 58, 60 complementares, dispostas paralelamente de um lado e do outro das barras 12, 14 condutoras (fig. 1). As placas 54, 56 e as coberturas 58, 60 são em material isolante moldado.
Cada viga 42 inclui, pelo menos, um dente (62) de engate, que se destina a engatar-se numa abertura (não representada) disposta na base 40 de fixação, de modo a assegurar uma pré-montagem por engate do pilar 16, 18, na viga 42 correspondente. A fixação definitiva da caixa de bornes 10 na armação, faz-se seguidamente através de um par de parafusos 64, 66 (fig. 1), atravessando orifícios alinhados de cada conjunto de base 40 e viga 42.
A montagem e a realização da caixa de bornes 10 terra/neutro no quadro, efectuam-se da seguinte maneira.
Em função do número de condutores de neutro 68 e de condutores de terra 70 a ligar, o instalador escolhe o comprimento das barras 12, 14 condutoras, a qual corresponde a um número predeterminado dos orifícios 20. A base em cauda de andorinha 26 de cada barra 12, 14, é inserida na calha 44 correspondente dos dois pilares 16, 18, e é bloqueada em cada extremidade pela introdução do gancho 46 de retenção na cavidade 50. As duas vigas 42 são engatadas pelos seus respectivos dentes 62 de engate, nas bases 40 de fixação dos pilares 16, 18. A caixa de bornes 10 assim constituída, é montada na armação do quadro, por meio de parafusos de fixação 64, 66, de modo que os parafusos 22 das barras 12, 14 se encontrem em frente à face dianteira do quadro (ver fig. 4).
instalador pode então proceder á ligação elêctrica da caixa de bornes 10, introduzindo os condutores de neutro 68 nos orifícios 20 da barra 12, e os condutores de terra 70 na outra barra 14.
094
Cas 1809
O duplo deslocamento longitudinal e transversal das barras 12, 14 condutoras, facilita o trabalho de cablagem do instalador. O deslocamento transversal permite dispor os condutores em duas camadas paralelas verticais, deslocadas uma da outra, no sentido da profundidade do quadro. A primeira camada de condutores de neutro 68 associada à barra 12 passa diante da segunda camada ligada à barra 14 de terra. Dada a presença do deslocamento longitudinal d, correspondente a uma meio-passo entre os eixos dos parafusos 22 das duas barras 12, 14, verifica-se na fig. 4, que os condutores de neutro 68 se prolongam em planos paralelos, que passam entre os sucessivos parafusos 22 da barra 14 de terra. O acesso às cabeças dos parafusos 22 da barra 14, fica livre para assegurar o aperto dos condutores de terra 70.
Quando a cablagem dos cabos da caixa de bornes 10 terminar, é possível instalar as placas 54, 56 de obturação, e as coberturas 58, 60 nos dois suportes 16, 18 para obter o isolamento total da caixa de bornes 10. As coberturas 58, 60 podem ser realizadas num material isolante transparente, e inclui cada uma delas uma nervura 72 longitudinal com estrias, cujas extremidades se encaixam nas fendas 74, 76 conjugadas dos pilares
16, 18
Os dois pilares 16, 18 isolantes da caixa de bornes 10, aceitam igualmente outros tipos de barras condutoras, por exemplo com uma secção rectangular de 9x6,5 mm sem cauda de andorinha. A fixação das extremidades destas barras não é feita através dos ganchos 46 de retenção, mas através de parafusos introduzidos nos orifícios 78, previstos nos braços 32, 34; 36, 38 de posicionamento das barras 12, 14.
Em vez das barras de ligação 12, 14, podem-se igualmente prever os ferros planos 90, 92, os quais podem ser equipados com cavaleiros de aperto. A montagem é possível graças à presença de aberturas 80, com formas rectangulares conjugadas (fig. 1) nos braços 32, 34; 36, 38.

Claims (6)

1 - Caixa de bornes utilizável num quadro eléctrico para a distribuição do neutro e da terra, compreendendo, pelo menos, duas barras condutoras de ligação (12, 14), tendo estruturas idênticas e dispostas num suporte isolante, incluindo cada barra (12, 14) uma série de orifícios (20) escalonados ao longo da direcção longitudinal, desembocando nas faces laterais opostas para receberem as extremidades dos condutores (68, 70) a ligar, estando associado a cada orifício (20) um parafuso (22) de aperto, alojado num orifício perfurado circular (24), acessível desde a face superior, para assegurar uma boa ligação dos ditos condutores, correspondendo o afastamento entre os eixos dos orifícios sucessivos (24) ao passo dos orifícios (20), caracterizada por o suporte isolante estar equipado com dois dos pilares (16, 18) nas extremidades, entre as quais se prolongam paralelamente as barras (12, 14) com a formação de um primeiro deslocamento transversal, compreendendo um par de braços de posicionamento (32, 34; 36, 38), tendo cada um deles um rebordo horizontal em forma de calha (44), permitindo o deslizamento da extremidade da barra (12, 14) até uma espera de limitação (48), e por um dos braços (34, 36) de cada pilar (16, 18) se encontrar recuado do outro braço (32, 38) para provocar um segundo deslocamento longitudinal (d), correspondente a um meio passo entre os parafusos (22) das duas barras (12, 14).
2 - Caixa de bornes de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por cada calha (44) ser equipada com um gancho de retenção (46) em forma de lingueta elástica, susceptível de se retrair, por deformação para uma posição inactiva, durante a introdução da extremidade da barra (12, 14), correspondente, na calha (44) e de voltar para uma posição activa de bloqueio, quando a dita extremidade entra em contacto com a espera (48).
3 - Caixa de bornes de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por a base em forma de cauda de andorinha (26), de cada barra condutora (12, 14), incluir uma cavidade (50) em cada extremidade, e por o bloqueio da barra (12, 14) intervir pela
73 094
Cas 1809
-9introdução do gancho de retenção (46) na dita cavidade (50).
4 - Caixa de bornes de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, caracterizada por cada pilar (16, 18) do suporte isolante incluir um apoio de fixação (40) adaptável a uma peça separadora (42) isolante, que constitui a entreface entre a caixa de bornes (10) e a armação, tendo a dita peça separadora (42), um dente de engate (62) que assegura uma pré-montagem para engate do dito pilar (16, 18) na peça separadora (42), antes da fixação definitiva na armação.
5 - Caixa de bornes de acordo com a reivindicação 4, caracterizada por a caixa de bornes (10) ser dotada com um isolamento total através da junção de um par de placas de obturação (54, 56) nas faces laterais exteriores dos pilares (16, 18) e com um par de tampas (58, 60), dispostas paralelamente ao longo da direcção longitudinal de um lado e do outro das barras condutoras (12, 14), sendo as ditas placas e as tampas realizadas em material isolante moldado.
6 - Caixa de bornes de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por cada tampa (58, 60) estar munida com uma nervura longitudinal (72) com estrias, destinadas a se engatar nas fendas (74, 76) com formas conjugadas dispostas nos pilares (16, 18).
PT9907991A 1990-09-28 1991-09-26 Caixa de bornes de ligacao para a distribuicao do neutro e terra num quadro electrico PT99079B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9012265A FR2667455B1 (fr) 1990-09-28 1990-09-28 Bornier de raccordement pour la distribution du neutre et de la terre dans un coffret electrique.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT99079A PT99079A (pt) 1993-10-29
PT99079B true PT99079B (pt) 1999-01-29

Family

ID=9400948

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9907991A PT99079B (pt) 1990-09-28 1991-09-26 Caixa de bornes de ligacao para a distribuicao do neutro e terra num quadro electrico

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP0478469B1 (pt)
DE (1) DE69108658T2 (pt)
ES (1) ES2073142T3 (pt)
FR (1) FR2667455B1 (pt)
PT (1) PT99079B (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2718297B1 (fr) * 1994-04-05 1996-05-10 Merlin Gerin Support de borniers permettant leur fixation dans un coffret électrique ou analogue.
DE19508150C2 (de) * 1995-03-08 2002-12-05 Spelsberg Guenther Gmbh Co Kg Elektrische Dose, insbesondere Verbindungsdose
FR2742586B1 (fr) 1995-12-13 1998-02-27 Legrand Sa Repartiteur
FR2754641B1 (fr) * 1996-10-15 1998-12-18 Legrand Sa Repartiteur
ITBA20030013U1 (it) * 2003-10-01 2005-04-02 Contact Italia S R L Morsettiera multipolare ad assemblaggio rapido delle barre di collegamento /morsettiere per il cablaggio di cavi elettrici.
FR2867906B1 (fr) * 2004-03-17 2006-06-02 Auxel Repartiteur
FR2913537B1 (fr) * 2007-03-05 2009-06-05 Legrand France Repartiteur electrique pour rangee d'appareils et ensembles comportant un tel repartiteur.
DE202014105219U1 (de) 2014-10-31 2015-06-03 Hora - Werk Gesellschaft Mit Beschränkter Haftung Erdungsschienenvorrichtung

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1948376U (de) * 1963-02-23 1966-10-27 Bbc Brown Boveri & Cie Reihenklemmen-anordnung.
DE1947177U (de) * 1966-08-19 1966-10-06 Bbc Brown Boveri & Cie Sammelschiene mit null- oder schutzleiterklemmen.
GB2214725B (en) * 1988-01-14 1991-11-13 Square D Co Securing busbars in consumer units

Also Published As

Publication number Publication date
PT99079A (pt) 1993-10-29
FR2667455A1 (fr) 1992-04-03
EP0478469A1 (fr) 1992-04-01
FR2667455B1 (fr) 1992-11-06
ES2073142T3 (es) 1995-08-01
DE69108658D1 (de) 1995-05-11
DE69108658T2 (de) 1995-11-30
EP0478469B1 (fr) 1995-04-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0720752B1 (pt) dispositivo de suporte para barramentos coletores de energia
PT89811B (pt) Canalizacao electrica pre-fabricada adaptavel a varias intensidades de corrente nominais, do tipo que compreende um suporte plano com ranhuras para isolamento de barras condutoras
PT99079B (pt) Caixa de bornes de ligacao para a distribuicao do neutro e terra num quadro electrico
FR2535912A1 (fr) Rail profile de fixation d'appareillage pour coffret ou tableau electrique de distribution a basse tension
DE102012107623A1 (de) Anschlussleiste für den elektrischen Anschluss von zwei Gerätemechanismen
US4360857A (en) Modular insulative support base for electrical switchgear
US3594710A (en) Neutral bar assembly
EP0009151A1 (de) Mehrfach-Schutzkontaktstromsteckschiene und deren Einbau in eine Kanalabdeckung
PT85814B (pt) Ligador electrico
PT93083B (pt) Suporte de elementos de ligacoes electricas
US5008484A (en) Assembly kit for a busbar system
US5008494A (en) Busbar system with holders and busbar sections
US3360766A (en) Strain relief cable clamp
US5746627A (en) Electrical connection bar assembly and housing
US2408442A (en) Electricity conductor unit
US4236780A (en) Multi-way terminal block
GB2159343A (en) Electricity distribution installation
KR102606958B1 (ko) Mcc용 전기 접속 커넥터
JPH0231849Y2 (pt)
JPH08181467A (ja) 電気機器取り付け装置
JPH0140257Y2 (pt)
JPH0736405Y2 (ja) 変成器の底部支持装置
JPS6022562B2 (ja) スイツチ等の電気機器の分岐装置
JPS608488Y2 (ja) 母線支持装置
JPS6126287B2 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930623

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19981019

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20100419