PT97473B - Processo para eliminar o fosfro e susbtancias em suspensao das aguas - Google Patents

Processo para eliminar o fosfro e susbtancias em suspensao das aguas Download PDF

Info

Publication number
PT97473B
PT97473B PT97473A PT9747391A PT97473B PT 97473 B PT97473 B PT 97473B PT 97473 A PT97473 A PT 97473A PT 9747391 A PT9747391 A PT 9747391A PT 97473 B PT97473 B PT 97473B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
process according
phosphorus
microfiltration
waste water
precipitation
Prior art date
Application number
PT97473A
Other languages
English (en)
Other versions
PT97473A (pt
Inventor
Ulrich Paul
Willi Schaper
Carl-Adolf Eschenbach
Techniker Karl Seel
Hubert Coenen
Original Assignee
Passavant Werke
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Passavant Werke filed Critical Passavant Werke
Publication of PT97473A publication Critical patent/PT97473A/pt
Publication of PT97473B publication Critical patent/PT97473B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F11/00Treatment of sludge; Devices therefor
    • C02F11/12Treatment of sludge; Devices therefor by de-watering, drying or thickening
    • C02F11/121Treatment of sludge; Devices therefor by de-watering, drying or thickening by mechanical de-watering
    • C02F11/122Treatment of sludge; Devices therefor by de-watering, drying or thickening by mechanical de-watering using filter presses
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F1/00Treatment of water, waste water, or sewage
    • C02F1/52Treatment of water, waste water, or sewage by flocculation or precipitation of suspended impurities
    • C02F1/5236Treatment of water, waste water, or sewage by flocculation or precipitation of suspended impurities using inorganic agents
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10STECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10S210/00Liquid purification or separation
    • Y10S210/902Materials removed
    • Y10S210/906Phosphorus containing

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Water Supply & Treatment (AREA)
  • Hydrology & Water Resources (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Separation Of Suspended Particles By Flocculating Agents (AREA)
  • Removal Of Specific Substances (AREA)
  • Separation Using Semi-Permeable Membranes (AREA)
  • Oscillators With Electromechanical Resonators (AREA)
  • Developing Agents For Electrophotography (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
A presente invenção refere-se a um proces so para eliminar o fósforo dissolvido e contido em substâncias em suspensão, de uma água tratada e pelo menos em parte clarificada, com reduzido teor de matérias sólidas. Nas águas residuais, o fósforo apresenta-se não na sua forma elementar, mas em geral sob a forma de fosfatos.
No processo de tratamento das águas residuais comunais ou industriais, obtém-se primeiro uma água residual com reduzido teor de matérias sólidas a ser conduzida para um contentor prévio, que nem sempre corresponde às exigências de qualidade reforçadas. Em especial os teores residuais
de fósforo e substâncias em suspensão podem ser indesejadamente elevados nestas águas residuais. Ê conhecido o processo no qual, para além da eliminação biológica dos fosfatos, se procede à precipitação e floculação com sais metálicos/ e posterior filtração dos flocos através de um filtro de cascalho ou , areia. No entanto/ no Lehr- und Handbuch der Abwassertechnik Vol. II (2^ edição) publicado pela Associação dos Técnicos de Tratamento de Águas Residuais (Abwasertechnischen Vereinigung e.V., Bona, página 600), a utilização de um micro-filtro é considerada inadequada.
A presente invenção tem como objectivo redu zir ainda mais, de forma simples, o teor residual de fósforo do processo inicialmente citado. De acordo com a presente invenção, isso processa-se adicionando às águas residuais com reduzido teor de matérias sólidas, agentes de precipitação e floculação para transformar o fósforo dissolvido numa forma insolúvel, e se eliminarem os agentes de precipitação e as substâncias em suspensão através de microfiltração com uma dimensão dos poros de aprox. 10 a 150 jx. Por as substâncias em suspensão compreendem-se matérias insolúveis de natureza orgânica ou inorgânica.
A combinação de filtraçao de substâncias em suspensão, e a simultânea eliminação do fósforo através da utilização da microfiltração, conduz a resultados surpreendentemente vantajosos. Com este processo é possível satisfazer os requisitos actuais e também futuros, relativamente a um reduzido teor residual de substâncias em suspensão e de fósforo numa água residual comunal ou industrial, sendo isso possível de forma vantajosa com menores despesas de investimento do que para a filtração segundo o principio da gravidade ou pressão.
No processo a que se refere a presente invenção, procede-se a um tratamento antes da eliminação das substâncias suspensas através de microfiltração, que consiste numa precipitação do fósforo com posterior floculação, pelo que a microfiltração pode corresponder às exigências colocadas a água residuais puri2 ΛηΗβ®5χ '· πχπϊγ·.·7~γ:« !tw ί iai® ^^^πκικ*π»«ί8 ficadas. De preferência, após a precipitação o fósforo é floculado e eliminado em conjunto com as substâncias em suspensão
Uma outra forma de execução da presente invenção consiste no facto de a precipitação e floculação sereih efectuadas num passo de destabilização e num passo de aglomeração espacialmente separados, sendo o periodo de permanência no passo de destabilização de 15 a 60 minutos.
Quando a microfiltração é efectuada em apenas um passo, trabalha-se na maior parte dos casos com um filtro com uma dimensão dos poros de no máximo 100 ju. Numa outra forma de execução da presente invenção é vantajoso realizar a microfiltração em dois passos, com uma pré-filtração com uma dimensão dos poros de 60 a 150 ^u e uma filtração fina com uma dimensão dos poros de 10 a 80 ju. A microfiltração em dois passos possibilita tanto o tratamento de um maior volume de água^ residuais, como também uma melhor eliminação do fósforo e das substâncias em suspensão.
No interesse de uma sobrecarga moderada da superficie de filtração, é recomendável a microfiltração ser efectuada com uma sobrecarga de filtração por hora de 10 a 50 m^ de águas residuais por m^. É igualmente recomendável acertar a velocidade de fluxo das águas residuais para a microfiltração a no máximo 0,3 m/seg, de preferência a no máximo 0,25 m/ seg.
A precipitação do fósforo nas águas residu ais pode ser feita por processos conhecidos, com sais de ferro ou de alumínio, ou com hidróxido de sódio, podendo também trabalhar-se com mistura destas substâncias. Poderá ser vantajoso acertar o pH das águas residuais por meio de adjuvantes alcalinizantes ou acidificantes. Como agentes de floculação utilizam-se de preferência no passo de aglomeração, poli-electrolitos com efeito aniónico, catiónico ou nao ionogénico.
1¾ '•«WK.twwMírtiP'
As formas de execução do processo a que se refere a presente invenção são ilustrados com o auxilio do desenho, que representa um esquema de fluxo do processo.
As águas residuais comunais e/ou industriais são introduzida na conduta (1) e tratadas numa estação de purificação (2), sendo pelo menos parcialmente clarificadas A estação (2) pode englobar p.e. uma purificação biológica, da qual faz de preferência ainda parte uma clarificação posterior. As águas residuais com reduzido teor de matérias sólidas, que contêm ainda substâncias em suspensão e fósforo dissolvido, deixam a estação (2) pela conduta (3) e são conduzidas a um passo de destabilização (4), que se destina sobretudo à precipitação do fósforo dissolvido. Para esse efeito, adicio nam-se através da conduta (5) agentes químicos de precipitação em quantidades calculadas, p.e. sais de ferro ou de alumínio, ou também hidróxido de cálcio. É recomendável manter para as águas residuais em movimento por meio de agitação, um tempo de permanência de aprox. 15 a 60 minutos no passo de destabilidação (4).
As águas residuais saiam do passo de detabilização (4) e correm por uma conduta (8) até a um passo de aglomeração (9), que se destina à formação dos flocos de matérias sólidas. Os agentes e adjuvantes de floculação são adicionados nas quantidades calculadas, através da conduta (10). Os adjuvantes de floculação são em geral conhecidos; trata-se de poli-electrólitos com efeito aniónico, catiónico ou não ionogénico. No passo de aglomeração (9) trabalha-se de pereferência sob agitação cuidadosa das águas.
Através da conduta (12), as águas residuai abandonam o passo de aglomeração, no qual foram precipitados e floculados em conjunto o fósforo e as substâncias em suspensão. A fim de evitar tanto quanto possível a separação dos flóculos formados, é recomendável conduzir estas águas residuais até à microfiltração (13) com o minimo de turbulência possível.
1 ·''tóaasa :Χ’
No processo ilustrado no desenho, a mocrofiltração é efectuada em dois passos, constituídos pela filtração prévia (13a) na qual se trabalha com uma dimensão dos poros de 60-150 u, e pela filtração fina (13b), na qual se utiliza uma dimensão dos poros de 10-80 u. Devido ao tratamento moderado dos flóculos de matérias sólidas, é recomendável manter a velocidade de fluxo das águas residuais nas condutas (12) e (14), que se dirigem ao sistema de microfiltração, a no máximo 0,3 m/seg. de preferência e no máximo 0,25 m/seg. As águas residuais tratados abandonam a microfiltração (13) através da conduta (15); o teor residual de matérias sólidas nestas águas residuais situa-se notoriamente abaixo dos 10 mg/1, e o teor total de fósforo (fósforo dissolvido e não dissolvido) zé inferior a 1 mg/1. Pelo contrário, o teor de substâncias em suspensão nas águas residuais da conduta (3) pode situar-se p.e nos 20-60 mg/1, e o teor total de fósforo na conduta (3) aprox. nos 5-20 mg/1.
As águas sujas que saem da microfiltração através das condutas (16a) e (16b) são transportadas em primeiro para um recipiente de distribuição (18), e são em par· te conduzidas através da conduta (19) e com o auxílio da bomba de lama (20), de novo para a estação de purificação (2). É tam· bém possível misturar estas águas sujas reconduzidas, no todo ou em parte, com as águas residuais da conduta (3) através da conduta (21) assinalada a tracejado. As restantes águas sujas são removidas do tanque (18) através da conduta (23) e conduzi· das para um concentrador (24). Através de conduta (25) introduzem-se neste concentrador os agentes de condicionamento em si já conhecidos, a fim de facilitar a separação da águas e da lama. Através da conduta (26) e da bomba (27) remove-se a lama do concentrador para uma bomba de filtração (28), e obtem-se assim uma lama parcíalmente desidratada, que é conduzida através da conduta (29) para um contentor de transporte não representado na figura.
Uma modificação óbvia do processo representado na Figura consiste em proceder à microfiltração (13) não em dois passos, mas sim num paso único. Pode igualmente ser recomendável introduzir entre o passo de aglomeração (9) e a microfiltração (13), um tanque de repouso das águas, a fim de melhorar ainda a formação de flóculos de matérias sólidas facilmente filtráveis.
EXEMPLO
-ÍGWíKSS .f' <s
Numa estação comunal de tratamento de ágias dispondo dos essenciais pasos de processo clarificação prévia biologia das lamas e clarificação final, sem equipamento especifico para a eliminação do fósforo, obtém-e uma água residual clarificada, contendo 40 mg/1 de substâncias emsuspensão, sendo este teor residual de matérias sólidas composto por fósforo até 1,8% em peso. 0 teor de fósforo disolvido nestas águas resi duais é de 6,8 mg/1. Num passo de destabilização (4) são adicionados a estas águas residuais 27,2 mg de ferro por litro, sob a forma de um sal de Fe(lll), para precipitação do fósforo; formam-se assim 31,5 mg/1 de fosfato de ferro sob a forma de flocos insolúveis. 0 excesso de ferro precipita sob a forma de hidróxido de ferro, numa quantidade de 29,8 mg/1. Num passo de aglomeração (9) adiciona-se às águas residuais 0,4 mg/1 de poli-electrólitos, e conduzem-se as águas residuais para um equipamento de microfiltração, equipado com um filtro têxtil monófilo com uma dimensão dos poros de 20 jjl. As águas residuais tratadas contêm ainda teor residual filtrável de matérias sólidas 5,5 mg/1, e um teor total de fósforo (fósforo dissolvido e insolúveis), de 0,7 mg/1.
Na conduta que se dirige ao sistema de microfiltração, o teor de substâncias em suspensão das águas residuais é de 40 mg/1, e ainda 31,5 mg/1 de fosfato de ferro da precipitação anterior, e 29,8 mg/1 de hidroxido de ferro(III do excesso da quantidade de ferro utilizado, de 27,2 mg/1. 0 teor de fósforo não dissolvido nas águas residuais conduzidas para o sistema de microfiltração é de 7,2 mg/1, e portanto de 7,1% relativamente ao teor de matérias sólidas a filtrar, de )
« 1·
V.
•i
101,3 mg/1. A microfiltração permite portanto uma resução de 86% das substâncias em suspensão, e uma eliminação do fósforo de aprox. 90%.

Claims (1)

  1. Processo para eliminar o fósforo dissolvido e contido em substâncias em suspensão, de águas residuais tratadas e pelo menos em parte clarifiçadas, com reduzido teor de matérias sólidas, caracterizado por se adicionar às águas residuais com reduzido teor de matérias sólidas, agentes de precipitação e floculação para transformar o fósforo disolvido numa forma insolúvel e se eliminarem cs agentes de precipitação e as substâncias em suspensão através de microfiltração com uma dimensão dos poros de aprox. 10 a 150 ja.
    - 2- Processo de acordo com a reivindicação, 1 caracterizado por depois de precipitação, o fósforo ser floculádo e eliminado em conjunto com as substâncias suspensas.
    - 3â Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por a precipitação e floculação serem efectuadas num passo de destabilização e num passo de aglomeração espeeialmente separados sendo o período de permanência no passo de destabilização de 15 a 60 minutos.
    - 4*Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado por a microfiltração ser efectuada com um filtro com uma dimensão dos poros de no máximo 100 ja.
    - 5â Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por a microfiltração ser efectuada em dois passos, com uma pré-filtração com uma dimensão dos poros de 60 a 150 u e uma filtração fina com uma dimensão dos poros de 10 a 80 p.
    - 6ã Processo de acordo com a reivindicação 1, ou uma das reivindicações seguintes, caracterizado por a microfiltração ser efectuada com uma sobrecarga de filtração por hora, de 10 a 50 m^ de águas residuais por m7,
    - Processo de acordo com a reivindicação 1, ou uma das reivindicações seguintes, caracterizado por se utilizar para a precipitação do fósforo dissolvido, sais de ferro e/ou sais de alumínio e/ou hidróxido de cálcio.
    - 8^ Processo de acordo com a reivindicação 1, ou uma das reivindicações seguintes, caracterizado por, para a precipitação do fósforo dissolvido, se acertar o pH das águas residuais por meio de adjuvantes alcalinizantes ou acidificantes.
    - 9â Processo de acordo com a reivindicação 1, ou uma das reivindicações seguintes, caracterizado por se utilizar como adjuvante da floculação poli-electrólitos com efeito aniónico, catiónico ou não ionogénico, de preferência no passo de aglomeração.
    • I
    - 10- Processo de acordo com a reivindicação 1 ou uma das reivindicações seguintes, caracterizado por se acer tar a velocidade de fluxo das águas residuais para a microfiltração a no máximo 0,3 m/seg, de preferência a no máximo 0,25 m/seg.
PT97473A 1990-04-26 1991-04-24 Processo para eliminar o fosfro e susbtancias em suspensao das aguas PT97473B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE4013375A DE4013375C2 (de) 1990-04-26 1990-04-26 Verfahren zum Entfernen von gelösten und in Suspensa enthaltenem Phosphor aus Abwasser

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT97473A PT97473A (pt) 1991-12-31
PT97473B true PT97473B (pt) 1998-08-31

Family

ID=6405177

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97473A PT97473B (pt) 1990-04-26 1991-04-24 Processo para eliminar o fosfro e susbtancias em suspensao das aguas

Country Status (8)

Country Link
US (1) US5154830A (pt)
EP (1) EP0454210B1 (pt)
JP (1) JP2558019B2 (pt)
AT (1) ATE141090T1 (pt)
DE (2) DE4013375C2 (pt)
FI (1) FI912011A (pt)
NO (1) NO911548L (pt)
PT (1) PT97473B (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4111706C2 (de) * 1990-11-08 1995-04-20 Altenburger Electronic Gmbh Verfahren zur Reinigung kommunaler und industrieller Abwässer sowie von Deponie-Sickerwässern
FR2696440B1 (fr) * 1992-10-02 1995-02-10 Dumez Lyonnaise Eaux Procédé et installation de traitement d'effluents liquides contenant notamment des polluants en solution par séparations membranaire et gravitaire.
CN1045940C (zh) * 1993-10-03 1999-10-27 周定才 一种治疗黄磷工业废水的方法
GB2308590A (en) * 1995-12-22 1997-07-02 Wrc Plc Removing phosphorus from waste water
FR2744119B1 (fr) * 1996-01-29 1998-04-10 Rhone Poulenc Chimie Procede de traitement des effluents liquides aqueux contenant des matieres organiques et minerales en vue de leur valorisation
DE19605422A1 (de) * 1996-02-14 1997-08-21 Passavant Werke Verfahren zur Aufbereitung von Trinkwasser für den Verbrauch
SE511166C2 (sv) * 1997-03-14 1999-08-16 Kemira Kemi Ab Förfarande för behandling av slam från avloppsvattenrening
SE513143C2 (sv) * 1998-11-18 2000-07-17 Kemira Kemi Ab Sätt att rena avloppsvatten där fällningsmedel tillsätts i en WC-stol
US20060194299A1 (en) * 2005-02-04 2006-08-31 Henrik Brinch-Pedersen Method for recycling important nutritional elements from waste
BR112019027682A2 (pt) 2017-06-26 2020-09-15 Monsanto Technology Llc controle de fósforo para fluxos de resíduos provenientes de processos de produção de glifosato
DE102017124791B4 (de) 2017-10-24 2019-05-09 aquen aqua-engineering GmbH Verfahren und Vorrichtung zum Einmischen einer Substanz in ein strömendes Fluid
DE102018111145A1 (de) * 2018-05-09 2019-11-14 Huber Se Verfahren zur Rückgewinnung von Phosphor aus Abwasser
CN113234784A (zh) * 2021-06-10 2021-08-10 深圳施之健生命科技有限公司 低磷高钙蛋清肽、其制备方法及应用

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3398088A (en) * 1966-09-09 1968-08-20 Dorr Oliver Inc Phosphorous removal in membrane waste water treatment
US3423309A (en) * 1968-03-22 1969-01-21 Dorr Oliver Inc Waste treatment for phosphate removal
US3617569A (en) * 1970-07-31 1971-11-02 Dow Chemical Co Removal of phosphate from waste water
US3673083A (en) * 1970-12-28 1972-06-27 Nalco Chemical Co Sewage treatment
US3733265A (en) * 1971-11-22 1973-05-15 Atomic Energy Commission Cross-flow filtration process for removal of total organic carbon and phosphates from aqueous sewage effluents
US3835040A (en) * 1973-04-04 1974-09-10 Atomic Energy Commission Cross-flow filtration process
DE2756171C2 (de) * 1977-12-16 1979-12-13 Hoechst Ag, 6000 Frankfurt Verfahren zur Sanierung von bei Dauerbetrieb überlasteten Kläranlagen und Kläranlage zur Durchführung eines derartigen Verfahrens
JPS55137085A (en) * 1979-04-10 1980-10-25 Hitachi Chem Co Ltd Treating method of phosphoric acid containing exhaust water
US4313830A (en) * 1980-05-23 1982-02-02 Hydronautics, Incorporated Method for increasing the cross-flow microfiltration fluxes of waste waters containing suspended solids and/or emulsified oil
DE3127570A1 (de) * 1981-07-13 1983-04-28 Mecapec S.A., 8716 Schmerikon Verfahrung und einrichtung zur flockungsfiltration von abwasser
US4530764A (en) * 1983-07-18 1985-07-23 Occidental Research Corporation Densification of phosphatic wastes and phosphoric acid slimes and solvent recovery
JPS6397289A (ja) * 1986-10-13 1988-04-27 Kubota Ltd リン含有廃液の処理方法
JPH0231896A (ja) * 1988-07-21 1990-02-01 Osaka Gas Co Ltd 廃水の処理装置

Also Published As

Publication number Publication date
EP0454210B1 (de) 1996-08-07
FI912011A (fi) 1991-10-27
EP0454210A1 (de) 1991-10-30
ATE141090T1 (de) 1996-08-15
NO911548L (no) 1991-10-28
JP2558019B2 (ja) 1996-11-27
JPH04227895A (ja) 1992-08-17
DE4013375A1 (de) 1991-10-31
DE59108057D1 (de) 1996-09-12
DE4013375C2 (de) 1994-12-22
FI912011A0 (fi) 1991-04-25
PT97473A (pt) 1991-12-31
US5154830A (en) 1992-10-13
NO911548D0 (no) 1991-04-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5543056A (en) Method of drinking water treatment with natural cationic polymers
US7048859B1 (en) Method for treatment of aqueous streams comprising biosolids
US5620629A (en) Colloidal silica/polyelectrolyte blends for natural water clarification
PT97473B (pt) Processo para eliminar o fosfro e susbtancias em suspensao das aguas
Licsko Realistic coagulation mechanisms in the use of aluminium and iron (III) salts
JP2000246013A (ja) 凝集沈降剤及び凝集処理方法
JP6687056B2 (ja) 水処理方法及び水処理装置
WO2005035448A1 (en) Process for purification of waste water
EP0544225A1 (de) Verfahren zur Vorreinigung von Abwässern
JP4163811B2 (ja) 凝集方法及び凝集剤
JP2002079004A (ja) 凝集方法
PT85484B (pt) Processo para o tratamento de esgotos e de outras aguas impuras
CN112374634A (zh) 压裂返排液的预处理方法
Beardsley A Metricized Article Use of Polymers in Municipal Water Treatment
CN110104747A (zh) 一种用于柔性版印刷水墨废水处理的复合絮凝药粉及其应用
Malek et al. Virus removal by coagulation and flocculation
HU210306B (en) Product for increasing of efficianci of water purificating apparatous
JPH1043770A (ja) 懸濁粒子を含む排水の処理方法
US6117314A (en) Apparatus for removing metal compounds from waste material
JP4187201B2 (ja) 凝集方法
JP3969355B2 (ja) 懸濁物質の凝集処理方法
JPH09187797A (ja) 汚泥の処理方法
JP4065170B2 (ja) 凝集方法
JP2002126755A (ja) 凝集分離方法及び凝集分離処理装置
JPH06269799A (ja) 汚泥の処理方法

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19910913

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980512

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19991130