PT96408B - Processo para a preparacao de um dispositivo de libertacao controlada - Google Patents

Processo para a preparacao de um dispositivo de libertacao controlada

Info

Publication number
PT96408B
PT96408B PT96408A PT9640891A PT96408B PT 96408 B PT96408 B PT 96408B PT 96408 A PT96408 A PT 96408A PT 9640891 A PT9640891 A PT 9640891A PT 96408 B PT96408 B PT 96408B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
active ingredient
preparation
process according
plasticizer
resin
Prior art date
Application number
PT96408A
Other languages
English (en)
Other versions
PT96408A (pt
Inventor
Guy Derrieu
Original Assignee
Virbac Lab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Virbac Lab filed Critical Virbac Lab
Publication of PT96408A publication Critical patent/PT96408A/pt
Publication of PT96408B publication Critical patent/PT96408B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N25/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators, characterised by their forms, or by their non-active ingredients or by their methods of application, e.g. seed treatment or sequential application; Substances for reducing the noxious effect of the active ingredients to organisms other than pests
    • A01N25/34Shaped forms, e.g. sheets, not provided for in any other sub-group of this main group

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Toxicology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Polymers With Sulfur, Phosphorus Or Metals In The Main Chain (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Nitrogen And Oxygen Or Sulfur-Condensed Heterocyclic Ring Systems (AREA)
  • Moulds For Moulding Plastics Or The Like (AREA)
  • Molding Of Porous Articles (AREA)

Description

LABORATOIRES VIRBAC
Processo para a preparação de um dispositivo de libertação controlada
A presente invenção diz respeito a um dispositivo destinado a permitir a libertação controlada continua e completa de substâncias químicas, nomeadamente medicamentos, e isto durante um longo período, seguindo a dita libertação das substâncias activas uma cinética determinada, -ou seja a libertação de uma dose diária pouco mais ou menos de forma constante durante todo o tempo de validade do dispositivo,- efectuando-se a partir de uma matriz polimêrica insolúvel em uma zona apropriada de um organismo animal ou humano.
A presente invenção diz igualmente respeito a um processo para a preparação do dito dispositivo.
Conhecem-se numerosos sistemas que permitem a libertação regulada e programada de ingredientes activos.
Sâo todos sistemas sólidos ou semi-sólidos, do tipo por exemplo comprimidos ou supositórios cuja combinação é definida de modo a conduzir a uma desagregação lenta do sistema, sendo a própria desagregação obtida, quer por efeito puramente mecânico, quer por uma solubilização parcial pelo meio líquido, por exemplo os
fluidos corporais de um ou de vários componentes que formam o ô
sistema.
Conhece-se, igualmente, a dispersão do ingrediente activo em um suporte sólido, obtendo-se a sua libertação programada mediante difusão através de um tal suporte.
Neste caso, os sistemas descritos são igualmente numerosos :
- conhecem-se sistemas ditos hemipermeãveis em que o ingrediente activo dissolvido, suspenso ou emulsionado em um veículo inerte se difunde através de uma membrana permeável;
- conhecem-se igualmente sistemas compostos em que o ingrediente activo se difunde a partir de um suporte sólido mais ou menos poroso, constituído a partir de uma matriz â base de polímeros ou copolímeros.
Qualquer que seja o sistema escolhido as velocidades de libertação apenas são mantidas durante um intervalo de tempo muito curto não se prestando, por conseguinte, a uma utilização prolongada .
Conhecem-se igualmente sistemas sólidos que podem ser aplicados por contacto, particularmente sobre a pele.
Podem-se citar em particular dispositivos aptos a libertar progressivamente um insecticida de contacto destinado â protecção de animais contra parasitas e em particular contra os ectoparasitas. A maioria destes dispositivos são constituídos por um insecticida, incluido em uma matriz de material plástico. A libertação lenta do composto ectoparasiticida (quer se trate pelo seu vapor ou se deposite sobre o pêlo do animal), permite uma protecção efi- 3 ff' caz contra os parasitas durante vários meses.
Tais dispositivos antiparasitários constituíram o objecto de muitas patentes de invenção, particularmente as patentes de invenção francesas da requerente N— 2 447 679, 2 269 859 e 2 307 456, assim como as patentes de invenção francesas N— 2 436 563 em nome de SHELL INTERNATIONAL RESEARCH, 2 370 572 e 2 392 606 em nome de A. H. ROBINS COMPANY INC, 1 598 644 e 2 213 014 em nome de Robert
ARIES, 2 374 853, 2 386 253 e 2 386 254, em nome de BAYER AG, sendo essencialmente constituídas por três elementos de base:
- um insecticida (ou mistura de insecticidas),
- uma matriz (geralmente à base de uma resina termoplástica) ,
- adjuvantes (como os plastificantes, os pigmentos, os estabilizantes ou as cargas inertes, etc.).
Contudo, o conjunto dos dispositivos da técnica anterior apresenta dois inconvenientes principais:
- nunca libertam a totalidade do ingrediente activo que contêm, o que pode ser importante, atê mesmo essencial, particularmente no caso de ingredientes activos caros;
- a libertação do ingrediente activo não ê constante; com efeito, a quantidade libertada no início da utilização ê muito importante, pois ela vai decrescer muito· rapidamente atê se tornar nula.
Estes inconvenientes dos dispositivos da técnica anterior estão particularmente ligados à introdução a quente do ingrediente activo, que é então absorvido ou adsorvido pela resina, o que leva a uma retenção importante do ingrediente activo nesta última (da ordem dos 30
a 70%, conforme os casos). Esta retenção importante do ingrediente activo, nos dispositivos da técnica anterior, ê particularmente devida aos seguintes factos:
. o ingrediente activo comporta-se como um plastificante da resina (permuta plastificante — ingrediente activo), quando este é líquido, e ele ê, neste caso, absorvido pela resina; e . o plastificante comporta-se como um dissolvente do ingrediente activo, quando este ê sólido, e este último ê, neste caso, adsorvido pelo plastificante incluído na resina.
A presente invenção tem, por consequência, por objecto a obtenção de um dispositivo que responda melhor às necessidades da prática do que os dispositivos que visam o mesmo objectivo anteriormente conhecidos, particularmente pelo facto de assegurarem uma libertação da totalidade do ingrediente activo incluído no referido dispositivo com uma duração variável mas previsível e permitindo, sobretudo, uma libertação diária sensivelmente constante, durante todo o periodo de duração do dito dispositivo.
A presente invenção diz respeito a um dispositivo que permita a libertação progressiva e programada de uma ou várias substâncias ou ingredientes activos, caracterizado pelo facto de ser susceptível de se obter mediante:
(a) preparação de um pó comportando uma matriz polimérica ou resina, na qual se encontra integralmente absorvido pelo menos um plastificante apropriado, mediante projecção a quente do dito plastificante, previamente aquecido sobre a dita matriz mantida ã temperatura, para saturar a dita resina em plastificante;
(b) arrefecimento do pó obtido em (a) a uma temperatura inferior a 30°C;
(c) mistura a frio de pelo menos 5% de pelo menos um suporte de ingrediente activo com o pó obtido em (b); seguida de (d) adição do/dos ingredientes activos; e (e) colocação sob uma forma apropriada do pó obtido em (d), mediante qualquer meio conveniente, libertando o referido dispositivo o ingrediente actido de um modo uniforme e total.
dispositivo de acordo com a presente invenção permite, de maneira inesperada, uma libertação total, uniforme e progressiva do ingrediente activo, visto que este não é nem absorvido, nem adsorvido pela matriz polimêrica ou resina; com efeito, o processo para a preparação de acordo com a presente invenção resolve o problema da libertação total do ingrediente activo, a partir de uma matriz polimêrica:
. modificando a ordem e as condições de introdução dos diferentes elementos; ou seja, resina e plastificante por um lado, a quente, arrefecimento do pó obtido, seguido da introdução do suporte de ingrediente activo e do/dos princípio(s) activo(s), a frio; e . modificando o ingrediente activo, com um suporte de ingrediente activo, de tal modo que se obtenha uma mistura seca, conveniente para a enformação pretendida.
A mistura resina e plastificante, a quente, levando a uma dilatação dos poros da resina, permite saturar a resina em plastificante; depois o arrefecimento da resina plastificada, levando ao en; cerramento dos poros da resina, torna-a inerte em relação ao ingrediente activo.
-6 /
A introdução, a frio, do suporte do ingrediente activo, depois do principio activo permite absorver ou adsorver este último sobre o suporte do ingrediente activo e não na resina.
De acordo com um modo de realização vantajoso do dito dispositivo, o suporte do ingrediente activo, é com vantagem escolhido no grupo que compreende as cargas inorgânicas tais como sulfato de bãrio, carbonato de cálcio, zeolites, diatomãceas, caulino, talco, sílica, silicato de cálcio hidratado, triõxido de antimõnio, óxido de titânio, microesferas de vidro, fibras têxteis naturais ou sintéticas e serradura de madeira.
A requerente descobriu que para se obter a libertação total do ingrediente activo, a escolha do suporte do ingrediente activo ê muito importante e que ela depende particularmente da natureza do ingrediente activo, da sua fórmula química e da sua obstrução espacial. É igualmente necessário evitar entre o suporte de ingrediente activo e o ingrediente activo, as compatibilidades químicas (caso contrário haverá retenção de uma parte ou da totalidade deste ingrediente activo), físicas (se o suporte do ingrediente activo for muito poroso, perderá o ingrediente activo e não poderá restituí-lo), mecânicas (o tamanho das partículas do dito suporte pode perturbar a salda do ingrediente activo, sobretudo se ele se encontra no estado sólido).
De acordo com um outro método de realização vantajosa do dito dispositivo, o plastificante ê escolhido no grupo que compreende particularmente os ésteres tais como ftalatos, adipatos, sebacatos os fosfatos.
Entende-se por plastificante, no sentido da presente inven7
ção, qualquer composto, geralmente líquido, compatível com a matriz macromolecular conferindo-lhe maleabilidade.
Pode-se citar como plastificante apropriado, e a título ilustrativo e não limitativo, o adipato de isobutilo, o adipato de 2-dietil-hexilo, o ftalato de 2-dietil-hexilo, o ftalato de dibutilo.
De acordo com um outro modo de realização vantajoso, o dito dispositivo compreende ainda pelo menos um adjuvante escolhido no grupo que compreende os corantes, os pigmentos, os lubrificantes, os antioxidantes, os estabilizantes ao calor ou aos ultravioletas, os agentes porogênicos, os desodorizantes, os perfumes, outros bioãcidos e agentes de atracção.
De acordo com um outro modo de realização vantajoso do dito dispositivo, prepara-se a matriz ou resina especialmente, a partir de polímeros ou copolímeros escolhidos no grupo que compreende os polímeros vinílicos, os polietilenos, os polipropilenos, os poliacetatos, os poliuretanos e os acetatos de vinilo.
A escolha da dita matriz depende do (dos) ingrediente(s) activo(s), de outros componentes principais e, sobretudo, do artigo e do uso que se pretenda fazer.
De acordo ainda com um outro modo de realização vantajosa do dito dispositivo, este comporta, expresso em percentagem do peso da composição total:
- entre 10 e 60% de matriz polimêrica ou resina;
- entre 5 e 40% de plastificante;
- entre 3 e 80% de ingrediente activo;
- entre 5 e 80% de suporte de ingrediente activo.
De acordo com uma disposição vantajosa deste modo de reaF lização, o dito dispositivo compreende entre 5 e 50% de suporte de ingrediente activo.
As quantidades respectivas dos diferentes componentes presentes no dispositivo de acordo com a presente invenção são função da quantidade de ingrediente activo a introduzir.
ingrediente activo pode apresentar-se sob forma líquida ou sob forma sólida. Neste último caso, pode dissolver-se mediante adição de um dissolvente apropriado, cuja escolha depende da natureza química do ingrediente activo.
Como variante, o dispositivo de acordo com a presente invenção, compreende, além disso, um invólucro polimérico impermeável ao(s) ingrediente(s) activo(s) e que cobre parcialmente a superfície do dispositivo tal como definido antes.
Um tal dispositivo, em que o invólucro ê denominado parte passiva e o dispositivo tal como definido antes, parte activa, tem a vantagem de orientar a libertação progressiva, programada, uniforme e total do ingrediente activo.
De acordo com esta variante do dispositivo, o invólucro ê, com vantagem, um polímero escolhido no grupo que compreende particularmente os polímeros vinílicos, os polietilenos, os polipropilenos, os poliacetatos, os poliuretanos e os acetatos de vinilo.
A presente invenção tem igualmente por objecto um processo para a preparação do dito dispositivo, caracterizado pelas seguintes etapas:
(a) preparação de um pó comportando a matriz polimêrica ou resina, em que o plastificante se encontra integralmente absorvido, mediante projecçao a quente do dito plastificante previamente aquecido sobre a dita matriz mantida â temperatura, para saturar a
- 9Ζ
-χ' referida resina em plastificante;
(b) arrefecimento do põ obtido em (a) a uma temperatura inferior a 30°C;
(c) mistura a frio de pelo menos um suporte de ingrediente activo com o pó obtido em (b); seguida de (d) adição do/dos ingrediente(s) activo(s); e (e) colocação sob uma forma apropriada, mediante qualquer meio conveniente.
Um tal processo tem a vantagem de permitir uma adsorção a frio do/dos ingrediente(s) activo(s) sobre o suporte de princípio activo previamente intimamente misturado com a matriz polimérica plastificada, estabilizada a frio e deste modo, tornada inerte em relação ao ingrediente activo.
dispositivo pode, com vantagem, preparar-se sob uma forma absorvível por via oral ou ainda sob a forma de uma coleira, especialmente antiparasitãria.
A enformação deste dispositivo efectua-se de maneira conhecida dos especialistas na matéria mediante vazamento, mediante injecção com moldação ou mediante extrusão.
De acordo com um modo de realização vantajoso do dito processo, a temperatura apropriada para a projecção a quente do plastificante estã compreendida entre 70 e 80°C.
De acordo com um outro modo de realização vantajoso do dito processo, este compreende, além disso, a preparação separada do invólucro, igualmente denominado parte passiva do dospositivo, a partir de polímeros escolhidos no grupo que compreende, particularmente, os polímeros vinílicos, os polietilenos, os polipropilenos, r
.¾ os poliacetatos, os poliuretanos e os acetatos de vinilo.
De acordo com este modo de realização, prepara-se o invólucro ou parte passiva, de uma maneira conhecida, mediante vazamento, mediante injecção com moldação ou mediante extrusão.
Podem preparar-se a parte passiva e a parte activa do dito dispositivo, com vantagem, simultaneamente, efectuando-se então a enformação, de preferência mediante coextrusão.
dito dispositivo, parte activa só ou associada à parte passiva ê particularmente aplicável à preparação de medicamentos administráveis por via oral, para a preparação de medicamentos administráveis por contacto cutâneo e para a preparação de coleiras antiparasitãrias.
Além das disposições anteriores, a presente invenção compreende ainda outras disposições, que sobressairão da descrição que se segue, que se refere a exemplos de realização do processo objecto da presente invenção e ao desenho anexo em que as figuras la, lb e lc mostram, em corte, modos de realização do dispositivo de acordo com a presente invenção com invólucro.
Deve entender-se, contudo, que estes exemplos são dados unicamente a título de ilustração do processo de acordo com a presente invenção, não constituindo, por conseguinte, de modo nenhum uma limitação.
processo de acordo com a presente invenção pode efectuar-se de maneira não limitativa, como se segue: parte activa: mistura-se intimamente a resina com os estabilizantes e os lubrificantes e aquece-se a mistura até cerca de 70°-80°C. Quando a resina estabilizada estã â temperatura, projecta(m)-se o(s) plastificante(s) pre11
vlamente aquecido(s) â mesma temperatura que a resina sob a forma de gotinhas finas, tendo o cuidado de manter a temperatura da resina. 0(s) plastificante(s) encontra(m)-se assim integralmente absorvido(s) e o conjunto plastificado apresenta-se sob a forma de um pô perfeitamente seco. Despeja-se a mistura mecanicamente em uma tina de arrefecimento que permite evitar ter, para continuar as operações, uma mistura quente, que pode levar a uma desnaturação da resina e um risco de gelificação prematura desta. Estando a mistura perfeitamente fria, introduzem-se o(.s) suporte(s) de ingrediente activo e misturam-se intimamente. Os ingredientes activos que se apresentam sob uma forma líquida são, em seguida, projectados em gotinhas finas sobre a mistura, sendo então adsorvidos pelo suporte enquanto os ingredientes activos que se apresentam sob uma forma sólida são intimamente misturados com o resto da formulação.
Os outros adjuvantes (corantes, agentes porogênicos, perfumes, etc.) adicionam-se â mistura na etapa de preparação melhor adaptada â natureza do adicionado.
Parte passiva: a resina pode ser utilizada tal e qual, ou pode, então, misturar-se com outros compostos como estabilizantes, plastificantes ou outros corpos que melhorem as suas qualidades, em particular a impermeabilidade ao(s) ingredienteCs) activo(s).
EXEMPLO 1:
Preparam-se mediante extrusão coleiras do mesmo tamanho para animais domésticos contendo 15% em peso de diazinon £tionofosfato de O,O-dietil-O-(2-isopropil-4-metil-6-pirimidinil) _7, 3,5%
de estabilizantes, lubrificantes e corantes, adipato de isobutilo, cloreto de polivinilo, uma mistura de suportes de ingrediente activoj carbonato de cãlcio/sílica, respeitando o protocolo de preparação referido anteriormente. Podem-se utilizar diversas quantidades de suportes como se pode ver no quadro I a seguir:
QUADRO 1
ENSAIO 1 ENSAIO 2 ENSAIO 3 ENSAIO 4 ENSAIO 5
58% 50% 37% 32% 30,5% PVC
23,5% 21,5% 24,5% 14,5% 11% DIBA
0% 10% 20% 35% 38% CaCO^
0% (*) 0% (*) 0% (*) 0% (*) 2% Sílica
PVC = cloreto de polivinilo
DIBA = adipato de diisobutilo
CaCO^ = carbonato de cálcio (*) é necessário um aquecimento para se poder obter uma mistura final seca que possa ser extrudida.
Realizou-se a cinética de libertação do diazinon aplicando 6 coleiras de cada ensaio a cães de raça Beagle com um peso compreendido entre 9 e 11 kg. Colhe-se uma amostra de 500 mg de coleira em cada animal em tempos diferentes e analisa-se mediante cromatografia líquida de alta resolução. No quadro II a seguir, estão reunidas as médias dos seis valores do diazinon restante por coleira e por cada lote em um dado tempo:
* - —
-f 13 /
QUADRO II
ENSAIO 1 ENSAIO 2 ENSAIO 3 ENSAIO 4 ENSAIO 5 TEMPO
100% 100% 100% 100% 100% 0 j
97% 94,6% 92,4% 89,8% 95,5% 7 j
87,2% 85,1% 76,7% 80,1% 79,8% 28 j
79,8% 78% 70,8% 64,5% 70,2% 56 j
78,5% 75,2% 66,6% 61,8% 63,9% 84 j
79,7% 73,1% 63,8% 55% 55% 140 j
paragem 74,7% 61,9% 51% 42,3% 196 j
paragem 60,2% 47,2% 31,3% 252 j
60,5% 42,1% 17,0% 308 j
^aragem 42,1% 8,4% 336 j
41,9% 0,3% 364 j
Os resultados demonstram que o processo de acordo com a presente invenção facilita a saída ou libertação do insecticida. Contudo, nao é possível preparar coleiras sem aquecer a mistura durante a introdução do insecticida nos ensaios 1, 2, 3 e 4 servindo, por conseguinte, uma parte do insecticida de plastificante e deixando de haver eliminação total, enquanto no seio 5 que comporta uma quantidade suplementar de suportes permite incorporar o insecticida a frio e obter a libertação total do insecticida, objectivo da presente invenção.
EXEMPLO 2:
De um modo semelhante ao descrito no exemplo 1, preparam-se as composições seguintes, definidas no quadro III a seguir, sob a forma de coleiras e mede-se a eliminação do insecticida.
- 14 $
QUADRO III : FÓRMULAS
AMITRAZ PVC CaCO3 DOA OUTROS
ENSAIO 1 9% 56,4% 0% 31,1% 3,5%
ENSAIO 2 9% 50% 10% 27,5% 3,5%
DOA = adipato de dietilo hexilo * a mistura do ensaio η- 1 necessita de um aquecimento para se obter uma mistura seca.
Realizou-se a cinética de libertação do amitraz colocando 6 coleiras de cada ensaio em cães de raça Beagle com um peso compreendido entre 9 e 11 kg. Recolhe-se uma amostra de 500 mg de coleira em cada animal em tempos diferentes e analisa-se mediante cromatografia liquida de alta resolução. No quadro IV a seguir, estão reunidas as médias dos seis valores do amitraz restante por coleira para um dado tempo:
QUADRO IV : ELIMINAÇÃO
TEMPOS 0 dias 15 dias 30 dias 60 dias 90 dias 120 dias
ENSAIO 1 . , 100% 79,9% 69,9% 60,2% 59,7% 59,4%
ENSAIO 2 100% 76,7% 63,3% 32,7% 20,4% 2%
EXEMPLO 3:
De um modo semelhante ao descrito no exemplo 1, preparam-se as composições seguintes, indicadas no quadro V a seguir, sob a forma de coleiras e determina-se a eliminação do insecticida de acordo com o processo descrito no exemplo 2.
QUADRO V : FÓRMULA
PROPOXUR PVC TALCO DOP/DBP OUTROS
ENSAIO 1 9,5% 57% 0% 30% 3,5%
ENSAIO 2 9,5% 48% 15% 24% 3,5%
DOP/DEP. = mistura de ftalato -de 2-dietilhexilo de ftalato de dibutilo * a mistura de ensaio Ν- 1 necessita de um aquecimento para se obter uma mistura seca
QUADRO VI : ELIMINAÇÃO
TEMPOS 0 dias 15 dias 30 dias 60 dias 90 dias 120 dias
ENSAIO 1 100% 84,1% 75,4% 64,2% 60,8% 59,8%
ENSAIO 2 100% 72% 56,9% 34,3% 18,9% 3,8%
EXEMPLO 4:
Prepara-se um.dispositivo comportando um envõlucro, sendo a parte activa preparada de acordo com o processo descrito no exemplo 1; as percentagens dos compostos principais da parte activa têm a seguinte composição:
Λ
Diazinon
DIBA
CaCO^
Sílica
PVC · %
11.5 % %
%
30.5 % e a parte passiva (envõlucro) é poliuretano utilizado tal e qual.
Um tal dispositivo ê ilustrado nas figuras la a lc, em que a parte passiva 20 orienta, de um modo diferente, a libertação do ingrediente activo contido na parte activa 10.
Prepara-se o dispositivo sob a forma de coleira mediante coextrusão das partes activa a passiva e tem, neste exemplo, a secção descrita na figura lc.
Determina-se a eliminação como se vê no quadro VII a seguir:
QUADRO VII : ELIMINAÇÃO
TEMPOS 0 dias 7 dias 28 dias 56 dias 84 dias
% libertada o\o O 4,5% 9,9% 15,7% 22,2%
TEMPOS 140 dias; s 196 dias 252 dias 308 dias 336 dias
% libertada 35,2% 48% 61,1% 73,6% 80,5%
Sobressai do descrito anteriormente que a presente invenção não se limita unicamente a estes modos de realização e de aplicação descritos de modo mais explícito; pelo contrário abrange todas as variantes que possam vir ao espírito do especialista na matéria, sem se sair do quadro, nem do alcance da presente invenção.

Claims (12)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1.- Processo para a preparação de um dispositivo gue permite a libertação progressiva e programada de uma ou várias substâncias ou ingredientes activos, caracterizado pelo facto de compreender as seguintes etapas:
    a) preparação de um pó comportando uma matriz poliméri ca ou resina, na qual pelo menos um plastificante apropriado se encontra integralmente absorvido, mediante projecção a guen te do dito plastif icante, previamente aquecido, sobre a dita matriz mantida â temperatura, para saturar a referida resina em plastificante;
    b) arrefecimento do pó obtido em a) a uma temperatura inferior a 30°C;
    r
    c) mistura a frio de pelo menos 5% de pelo menos um suporte de ingrediente activo com o pó obtido em b); e depois
    d) adição do/dos ingredientes activos; e
    e) realização da forma apropriada do pó obtido em (d), mediante qualquer meio conveniente, libertando o dispositivo assim obtido o ingrediente activo de maneira uniforme e total.
  2. 2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o suporte de ingrediente activo ser com vantagem escolhido no grupo que compreende as cargas inorgâ nicas tais como o sulfato de bário, carbonato de cálcio, zeolites, diatomáceas, caulino, talco, sílica, silicato de cálcio hi dratado, triõxido de antimónio, óxido de titânio, microesferas de vidro, fibras têxteis naturais ou sintéticas e serradura da madeira.
  3. 3. - Processo de acordo com a reivindicação 1 ou a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de o plastificante ser escolhido no grupo que compreende particularmente os ésteres tais como ftalatos, adipatos, sebacatos ou fosfatos.
  4. 4. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindica ções 1 a 3, caracterizado pelo facto de se incluir ainda pelo menos um adjuvante escolhido no grupo que compreende os corantes, os pigmentes, os lubrificantes, os anti-oxidantes, os esr
    Ζ -19- tabilizantes ao calor ou aos ultravioletas, os agentes porogénicos, os desodorizantes, os perfumes, outros agentes biocidas, agentes de atracção.
  5. 5. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindica ções 1 a 4, caracterizado pelo facto de se obter a matriz particularmente a partir de polímeros ou copolímeros escolhidos no grupo que compreende os polímeros vinílicos, os polietilenos, os polipropilenos, os poliacetatos, os poliuretanos e os acetatos de vinilo.
  6. 6. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de se utilizar, expresso em percentagem do peso da composição total:
    - entre 10 e 60% da matriz polimérica ou resina; - entre 5 e 40% de plastificante; - entre 3 e 80% de ingrediente activo; - entre 5 e 80% de supore do/dos ingredientes acti vos.
  7. 7,- Processo de acordo com a reivindicação 6, caracteri zado pelo facto de se incorporar entre 5 e 50% de suporte de in grediente activo.
  8. 8.- Processo de acordo com uma qualquer das reivindicaF // /
    ! -20- ções 1 a 7, para a preparação de um dispositivo gue permite a libertação progressiva e programada de uma ou várias substâncias ou ingredientes activos, caracterizado pelo facto de se incluir ainda um envõlucro polimérico impermeável ao(s) ingre diente(s) activo(s) e que cobre parcialmente a superfície do dispositivo.
  9. 9. - Processo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo facto de o envõlucro ser com vantagem um polímero escolhido no grupo que compreende particularmente os polímeros vinílicos, os polietilenos, os polipropilenos, os poliacetatos, os poliuretanos e os acetatos de vinilo.
  10. 10. - Processo de acordo com a reivindicação 1, earacte rizado pelo facto de a temperatura apropriada ã projecção a quente do plastificante estar compreendida entre 70° e 80°C.
  11. 11. - Processo para a preparação de uma composição farmacêutica administrável por via oral, caracterizado pelo facto de se misturar uma quantidade eficaz de um dispositivo prepara do pelo processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 9 com agentes auxiliares de formulação apropriados.
  12. 12. - Processo para a preparação de uma composição farmacêutica apropriada para administração por contacto cutâneo,
    -21Ζ 9 caracterizado pelo facto de se misturar uma quantidade eficaz de um dispositivo preparado pelo processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 9 com agentes auxiliares de formulação apropriados.
PT96408A 1990-01-02 1991-01-02 Processo para a preparacao de um dispositivo de libertacao controlada PT96408B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9000009A FR2656526B1 (fr) 1990-01-02 1990-01-02 Dispositif a liberation controlee et procede de preparation.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT96408A PT96408A (pt) 1991-10-15
PT96408B true PT96408B (pt) 1999-03-31

Family

ID=9392479

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96408A PT96408B (pt) 1990-01-02 1991-01-02 Processo para a preparacao de um dispositivo de libertacao controlada

Country Status (14)

Country Link
US (1) US5338533A (pt)
EP (1) EP0436428B1 (pt)
JP (1) JP2911615B2 (pt)
AT (1) ATE102433T1 (pt)
AU (1) AU640975B2 (pt)
DE (2) DE69007270T2 (pt)
DK (1) DK0436428T3 (pt)
ES (1) ES2025032T3 (pt)
FR (1) FR2656526B1 (pt)
GR (1) GR910300131T1 (pt)
IE (1) IE66033B1 (pt)
NZ (1) NZ236676A (pt)
PT (1) PT96408B (pt)
ZA (1) ZA9010427B (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
MX9206034A (es) * 1991-10-24 1993-05-01 Roussel Uclaf Sistema para el control de plagas.
FR2729539B1 (fr) * 1995-01-23 1997-04-11 Virbac Lab Dispositif a liberation controlee de substances chimiques, destine a etre fixe sur un animal et procede de preparation dudit dispositif
NZ286944A (en) * 1995-07-10 1998-08-26 Sumitomo Chemical Co Resin composition containing a biocide and a vapourisable plasticiser; shaped forms
FR2773049B1 (fr) 1997-12-31 2000-01-28 Virbac Sa Dispositif pour la liberation controlee de substances actives et pour la contention et son procede de fabrication
DE10040778C2 (de) * 2000-08-21 2002-11-21 Daramic Inc Fische anlockende Duft-und Lockkörper auf Basis von porösem, thermoplastischen Kunststoff
US6543389B2 (en) 2001-06-26 2003-04-08 Pfizer Inc. Insecticidal pet collar
JP4523340B2 (ja) * 2004-06-07 2010-08-11 眞美 武川 忌避材の製造方法
NL1033350C2 (nl) * 2007-02-07 2008-08-11 Ver Bedrijven Beaphar B V Halsband voor een dier, zoals een kat of hond, voorzien van middelen waarin zich een insecticide bevindt.
US8343524B2 (en) * 2008-07-31 2013-01-01 Clarke Mosquito Control Products, Inc. Extended release tablet and method for making and using same
FR3002232B1 (fr) 2013-02-15 2015-03-27 Ab7 Innovation Support polymere de distribution de substance naturellement cristalline et procede d'obtention
ES2566577B1 (es) * 2014-10-13 2017-01-31 Javier CATALÁN GUTIERREZ Collar antiparasitario multicomponente para ganadería
IL275339B2 (en) 2017-12-15 2024-03-01 Tarsus Pharmaceuticals Inc Parasitic formulations containing isoxazoline and methods for treating blepharitis

Family Cites Families (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR1598644A (pt) * 1968-12-24 1970-07-06
ES397147A1 (es) * 1970-11-25 1975-03-16 Nippon Soda Co Un procedimiento para la produccion de granulos de una com-posicion granulada tenaz para prolongar el periodo efectivo de actividad biologica.
FR2213014A1 (en) * 1972-12-20 1974-08-02 Aries Robert Phosphoric ester - chrysanthemic ester compsns. - synergistic insecticides, formulated as solns., powders, animal collars etc.
FR2269859A1 (en) * 1974-05-07 1975-12-05 Dick Pierre Insecticidal collars for animals - contg diazinone or diazoxone in a plasticised vinyl (idene) polymer
US4150109A (en) * 1974-05-07 1979-04-17 Dick Pierre R G Devices for protecting animals from ectoparasites
FR2307456A1 (fr) * 1975-04-14 1976-11-12 Nodet Gougis Perfectionnements a l'epandage des engrais et epandeur pour leur mise en oeuvre
GB1594737A (en) * 1976-11-10 1981-08-05 Robins Co Inc A H Method for producing insect-combating device
US4134977A (en) * 1977-07-01 1979-01-16 A. H. Robins Company, Incorporated Method for producing insect-combatting device
DE2658725A1 (de) * 1976-12-24 1978-07-06 Bayer Ag Mittel zur bekaempfung von tierischen ektoparasiten mit stark ausgepraegter residualwirkung
CA1057144A (en) * 1977-01-10 1979-06-26 A.H. Robins Company Pet collar
US4158051A (en) * 1977-01-10 1979-06-12 A. H. Robins Company, Inc. Pet collar
US4189467A (en) * 1977-04-07 1980-02-19 Bayer Aktiengesellschaft Polyurethanes having ectoparasiticidal activity
CA1105832A (en) * 1977-04-07 1981-07-28 Miklos Von Bittera Animal collars having ectoparasiticidal activity
GB2018593B (en) * 1978-01-31 1982-10-20 Unilever Ltd Insect control systems
US4195075A (en) * 1978-09-20 1980-03-25 Shell Oil Company Method and device for controlling insects on livestock
FR2447679A2 (fr) * 1979-01-30 1980-08-29 Dick Pierre Dispositifs adaptes a la protection des animaux contre les ectoparasites
US4803956A (en) * 1984-10-15 1989-02-14 A. H. Robins Company, Incorporated Co-extrustion of multi-component insecticidal pet collars
US4594380A (en) * 1985-05-01 1986-06-10 At&T Bell Laboratories Elastomeric controlled release formulation and article comprising same
JPS63179934A (ja) * 1987-01-21 1988-07-23 Daicel Chem Ind Ltd 防臭、防かび性樹脂シ−ト
JPH03505095A (ja) * 1988-06-17 1991-11-07 イー・アイ・デユポン・ドウ・ヌムール・アンド・カンパニー 有害生物防除剤組成物
US4992275A (en) * 1989-06-30 1991-02-12 Lush Raymon W Sweet corn based pesticide

Also Published As

Publication number Publication date
ES2025032T3 (es) 1994-07-16
PT96408A (pt) 1991-10-15
IE904730A1 (en) 1991-07-17
DE69007270D1 (de) 1994-04-14
EP0436428B1 (fr) 1994-03-09
ZA9010427B (en) 1991-11-27
GR910300131T1 (en) 1992-05-12
ATE102433T1 (de) 1994-03-15
DE436428T1 (de) 1992-01-16
FR2656526B1 (fr) 1994-10-28
NZ236676A (en) 1992-03-26
US5338533A (en) 1994-08-16
AU640975B2 (en) 1993-09-09
DK0436428T3 (da) 1994-07-04
EP0436428A1 (fr) 1991-07-10
ES2025032A4 (es) 1992-03-16
DE69007270T2 (de) 1994-08-25
JP2911615B2 (ja) 1999-06-23
JPH04261102A (ja) 1992-09-17
FR2656526A1 (fr) 1991-07-05
AU6852590A (en) 1991-07-04
IE66033B1 (en) 1995-11-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT96408B (pt) Processo para a preparacao de um dispositivo de libertacao controlada
FI94923C (fi) Menetelmä nestemäisen annostelumuodon valmistamiseksi farmaseuttisesti aktiivisen aineen oraalista antoa varten
DE69924735T2 (de) Zur wirkstoffabgabe an zielorten im darm fähige zubereitung
DE69017915T2 (de) Zubereitung für den magen.
DE3131610C2 (pt)
US5830546A (en) Reservoir system for prolonged diffusion of an active principle
US4150109A (en) Devices for protecting animals from ectoparasites
US3608070A (en) New surgical dressing
CA1289075C (en) Pharmaceutical preparation
NL194956C (nl) Preparaat voor de afgifte van een heilzaam middel.
DE3687799T2 (de) Osmotische pumpe fuer lipide.
PT85819B (pt) Processo para a preparacao de membranas de revestimento e de composicoes farmaceuticas obtidas a partir delas
DE3527852A1 (de) Pharmazeutische zubereitung und verfahren zu ihrer herstellung
US3630446A (en) Insecticide-releasing shaped bodies and process for producing them
DE642785T1 (de) Heterodisperse Hydrogelsysteme zur verzögerten Freisetzung unlöslicher Arzneistoffe.
HUT65756A (en) Controlled release compositions comprising extruded core and process for production of these compositions
JPH01301758A (ja) 機能性物質を有する分離粒子を含有するプラスチック材料
JPH0735327B2 (ja) 調整放出製剤
CZ302367B6 (cs) 2-Methylthienobenzodiazepinový prípravek
Ibrahim et al. Formulation, release characteristics and evaluation of ibuprofen suppositories
DK78487A (da) Farmaceutisk praeparat indeholdende et i vand kvaeldende polymermateriale
Kydonieus Other controlled release technologies and applications
US20150374829A1 (en) Polymer support for the distribution of a naturally crystalline substance and production method
JPH0124126B2 (pt)
JP2646851B2 (ja) 胃内滞留製剤

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19910531

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19981202

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20000630