PT95901B - Perfil extrudido proprio para ser utilizado como cumeeira ou como caleira em estufas cobertas com um material em forma de folha,e estufa coberta com um material em forma de folha equipada com o referido perfil extrudido - Google Patents

Perfil extrudido proprio para ser utilizado como cumeeira ou como caleira em estufas cobertas com um material em forma de folha,e estufa coberta com um material em forma de folha equipada com o referido perfil extrudido Download PDF

Info

Publication number
PT95901B
PT95901B PT95901A PT9590190A PT95901B PT 95901 B PT95901 B PT 95901B PT 95901 A PT95901 A PT 95901A PT 9590190 A PT9590190 A PT 9590190A PT 95901 B PT95901 B PT 95901B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
profile
arms
sheet
profiles
extruded profile
Prior art date
Application number
PT95901A
Other languages
English (en)
Other versions
PT95901A (pt
Original Assignee
Hans Jan Pieter Kolk
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hans Jan Pieter Kolk filed Critical Hans Jan Pieter Kolk
Publication of PT95901A publication Critical patent/PT95901A/pt
Publication of PT95901B publication Critical patent/PT95901B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01GHORTICULTURE; CULTIVATION OF VEGETABLES, FLOWERS, RICE, FRUIT, VINES, HOPS OR SEAWEED; FORESTRY; WATERING
    • A01G9/00Cultivation in receptacles, forcing-frames or greenhouses; Edging for beds, lawn or the like
    • A01G9/14Greenhouses
    • A01G9/1476Greenhouse gutters
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01GHORTICULTURE; CULTIVATION OF VEGETABLES, FLOWERS, RICE, FRUIT, VINES, HOPS OR SEAWEED; FORESTRY; WATERING
    • A01G9/00Cultivation in receptacles, forcing-frames or greenhouses; Edging for beds, lawn or the like
    • A01G9/14Greenhouses
    • A01G9/1407Greenhouses of flexible synthetic material
    • A01G9/1415Greenhouses of flexible synthetic material with double or multiple walls
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01GHORTICULTURE; CULTIVATION OF VEGETABLES, FLOWERS, RICE, FRUIT, VINES, HOPS OR SEAWEED; FORESTRY; WATERING
    • A01G9/00Cultivation in receptacles, forcing-frames or greenhouses; Edging for beds, lawn or the like
    • A01G9/24Devices or systems for heating, ventilating, regulating temperature, illuminating, or watering, in greenhouses, forcing-frames, or the like
    • A01G9/241Arrangement of opening or closing systems for windows and ventilation panels
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02ATECHNOLOGIES FOR ADAPTATION TO CLIMATE CHANGE
    • Y02A40/00Adaptation technologies in agriculture, forestry, livestock or agroalimentary production
    • Y02A40/10Adaptation technologies in agriculture, forestry, livestock or agroalimentary production in agriculture
    • Y02A40/25Greenhouse technology, e.g. cooling systems therefor

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Greenhouses (AREA)

Description

presente invento diz respeito a um perfil extrudido que ê próprio para ser utilizado como cumeeira ou como caleira em estufas cobertas com um material em forma de folha, compreendendo o referido perfil extrudido pelo menos uma parte oca que se estende segundo a direcção longitudinal do perfil, sendo a referida parte oca acessível através de uma fenda e sendo própria para receber um bordo mais espesso de um material em forma- de folha. 0 invento também diz respeito a uma estufa coberta com um material em forma, de folha que se acha dotada com perfis de cumeeira e/ou de caieira tais como aquele que acaba de ser descr i to.
Uma estufa coberta com um material em forma de folha é uma estufa de que pelo menos as partes constitutivas da cobertura são formadas por um material em forma de folha, devendo aqui ficar explicitamente entendido que entre as várias formas sob as quais esse material se pode apresentar se acha incluída a de um material plástico tecido, em vez de placas de vidro rígidas. No pedido de patente europeia 0306717 (Ikeda) encontra-se apresentada uma estufa coberta com um material em forma de folha que compreende uma pluralidade de asnas que se acham dispostas umas a seguir ás outras e que se acham mutuamente ligadas entre si por intermédio de uma pluralidade de terças. Entre cada par de asnas encontra-se disposta uma tela de um material em forma de folha que a partir de um dos pês da asna se vai estender até ao outro pé passando por cima da cumeeira da asna. As asnas são formadas por perfis que se estendem ao longo das asnas, apresentando cada um dos referidos perfis pelo menos uma parte oca que se estende segundo a direcção longitudinal do perfil, isto é, ao longo da correspondente asna.
As partes ocas dos perfis de duas asnas sucessivas são acessíveis pelos lados dos perfis que ficam situados um defronte
V
do outro, por intermédio de una fenda continua que se estende também segundo a d i rec çSo 1ongi tud i na1.
ft tela de um material em forma de folha apresenta uns bordos longitudinais mais espessos que podem ser enfiados de uma maneira deslizante dentro das partes ocas a partir de uma das extremidades dos perfis. Durante a realização dessa operação o próprio material em forma de folha vai deslizar através das fendas dos perfis. 0 bordo longitudinal mais espesso pode ser formado por meio de um arame ou de um cordão, ft folha pode, por exemplo, ser enrolada em torno do arame ou do cordão de sisnsira a que pelo menos no local da fenda se vã formar uma dupla camada de folha.
No pedido de patente europeia 0106S20 encontra-se apresentada uma estufa coberta com um material em forma de folha que compreende uns perfis de cumeeira e de caleira que apresentam pelo menos duas partes ocas situadas uma por cima da outra, que se estendem segundo a direcção longitudinal dos perfis e que são acessíveis por intermédio de uma fenda. Estes perfis já conhecidos destinam-se a ser utilizados na construção de estufas cobertas com uma parede dupla de um material em forma de folha que se apresenta sob a forma tubular. Cada tubo de material em forma de folha tem quatro bordos longitudinais mais espessos próprios para serem montados aos pares nas partes ocas sobrepostas dum perfil de cumeeira ou de caleira.
Neste tipo de estufas cobertas com um material em de folha os bordos mais espessos do material em forma de devem ser enfiados de uma maneira deslizante no interior forma folha pe. v* o c e.s e. pe. r r.· i r das extremidades dos perfis.
V
Descobriu-se que era inconveniente que os bordos do material em forma de folha fossem enfiados de uma maneira deslizante no interior das partes ocas a partir das extremidades dos perfis porque isso podia implicar a ap.lica.cSo de grandes forças de atrito, especialmente no caso em que os perfis têm várias dezenas de metros de comprimento. Para se conseguir evitar a necessidade de ter que se aplicar forças de atrito tão intensas será então preciso aplicar grandes forças de tracção sobre o material ©m forma de folha, o que vai fazer com que o material possa rasgar—se.
Além disso no caso das estufas cobertas com um material em forma de folha, de tipo já conhecido, é preciso que no interior das correspondentes partes ocas dos perfis vão ser enfiados simultaneamente dois bordos mais espessos. No caso das estufas cobertas com uma parede dupla de um material em forma de folha tais como aquela que se acha descrita no pedido de patente europeia 0Í06S20, deverá, até ser de quatro o número de bordos mais espessos que terão que ser enfiados de uma forma deslizante no interior das correspondentes partes ocas dos perfis ao mesmo tempo. Deste modo as forças de tracção que é preciso vencer irão ser duplicadas ou quadrupliçadas.
Além disso, o método de construção já conhecido implica que os bordos da folha, ao mesmo tempo que vão sendo enfiados por deslizamento no interior das partes ocas dos perfis, tenham que ser guiados de uma maneira muito cuidadosa na zona das extremidades dos perfis, que é o local por onde eles vão entrar, uma vez que se assim não for o material em forma de folha poderá ficar preso na parte de trás da extremidade do perfil e rasgar-se.
objectivo do presente invento consiste em obviar os inconvenientes antsriormente referidos e de uma maneira geral em
proporcionar um eficaz, resistente e apesar disso simples perfil extrudido que permita realizar de uma maneira fácil, rápida e segura a construção de estufas cobertas com um material em forma de folha, em particular de estufas cobertas com um material em forma de folha que compreendam uma pluralidade de coberturas de duas águas.
Para este efeito é proporcionado um perfil extrudido do tipo daquele que foi anteriormente descrito e que é caracterizado de acordo com invento por cada uma das partes ocas próprias para receber o bordo mais espesso de um material em forma de folha se encontrar delimitada por dois braços que se acham dispostos um sobre o outro, por pelo menos um dos referidos braços ser elástico de maneira a permitir que o(s> referido(s) braçoís) possa(m) ser dobrados de maneira a que os referidos braços se vão afastar um do outro o suficiente para permitir que o bordo mais espesso de um material em forma de folha possa passar para dentro da referida parte oca, e por o referido perfil extrudido compreender outra parte oca que se estende segundo a direcção longitudinal do perfil e no interior da qual se vai encaixar um fio de aço quando o perfil está a ser utilizado como elemento estrutural da estufa.
Uma estufa coberta com um material em forma de folha, compreendendo uma pluralidade de montantes e de asnas triangulares dispostas entre montantes adjacentes, indo os montantes suportar perfis de caleira e encontrando-se as asnas dotadas de uns sistemas de suporte que por sua vez vão suportar perfis de cumeeira, é caracterizada de acordo com invento por pelo menos um determinado número de perfis de cumeeira ou um determinado número de perfis de caleira serem constituídos por um perfil extrudido do tipo daquele que foi anteriormente descrito.
Alguns modelos de realização do invento irão a seguir ser melhor explicados e ilustrados com referência aos desenhos anexos em que;
a Fig. í é uma vista esquemática de topo s a Fig. 2 é uma vista esquemática e em planta de um modelo de realização de uma estufa com várias coberturas na qual é aplicado o invento) a Fig. 3 é uma vista esquemática de um primeiro modelo de realização de um perfil de cumeeira de acordo com o invento) a Fig. 4 é uma vista esquemática de um segundo modelo de realização de um perfil de cumeeira de acordo com o invento) a Fig. 5 é uma vista esquemática de um terceiro modelo de realização de um perfil de cumeeira de acordo com o invento) a Fig. 6 έ uma vista esquemática onde se encontram representados alguns pormenores das Figs. 3, 4 e 5) a Fig. 7 ê uma vista onde se encontra iiust-rsoa de uma maneira esquemática a utilização do perfil de cumeeira da Fig. 4 numa estufa de cobertura dupla equipada com correspondentes perfis de ciffliesira de acordo com o invento) a Fig. 3 é uma vista onde se encontra também ilustrada de uma maneira esquemática a utilização dum perfil de cumeeira de tipo correspondente ao perfil de cumeeira da Fig. 4) e a Fig. 3 é uma vista onde se encontram representadas de uma maneira esquemática várias vistas <em corte) de uma ferramenta auxiliar própria para a montagem do bordo mais espesso de um material em forma de folha no interior duma parte oca dum perfil
de cumeeira ou dum perfil de caleira de acordo com o presente invento.
A Fig. i é uma vista esquemática de topo e uma vista esquemática e em planta duma parte de uma estufa <13 de tipo holandês, com várias coberturas, na qual é aplicado o invento. A estufa aqui representada compreende uma pluralidade de coberturas <23 que se acham ligadas entre si e que se acham equipadas com cumeeiras 03), com caleiras intermédias <4 3 e com uma caleira periférica <53. Nos locais onde se encontram situadas as caleiras, as coberturas são suportadas por montantes <53 que se acham amarradas ao chão da maneira usual. Os montantes vão suportar por meio de uns fios de aço <28 3 os perfis de caleira que .irão ser descritos a. seguir. Além disso, existe pelo menos um determinado número dos montantes correspondentes aos sucessivos perfis de caleira que se encontram ligados por asnas triangulares <73, que são portadoras de suportes verticais na sua extremidade superior ou ns vizinhança dessa mesma extremidade superior, que apresentam fios de aço <283 para os perfis de cumeeira que irão ser descritos a seguir. Os fios de aço contínuos (28), que se acham protegidos contra a corrosão e nos quais são montados os perfis de cumeeira e de caleira, encontram-se ligados a um dispositivo tensor <133 que se acha situado no lado de fora da parte da cobertura. Os tirantes tensores <103 acham~se ligados a uma linha de fundação <33 ou a estacas de fundação e vão fazer com que os montantes se mantenham na posição vertical e por conseguinte vão formar o contraventamento na direcção longitudinal .
Além disso, no caso do modelo de realização que se acha representado na figura existem uns fios de aço <143 que se acham ligados segundo uma direcção transversal aos montantes <53, de maneira que sobre os montantes vai estender-se uma rede de fios
de aço. Os fios de aço (14) também se acham ligados a um dispositivo tensor (13) no lado de fora da parte da cobertura. Também existem uns tirantes tensores (10a) que se acham ligados a uma linha de fundação (9) ou a estacas de fundação e que portanto vão fazer com que os montantes se mantenham na posição vertical e por conseguinte vão formar o contraventamento na direcção transversal . Os fios de aço (14) também vão servir como fios para as culturas. 0 conjunto formado pelos montantes (6), pelas asnas (7), pelos fios de aço (14) e (23) e pelos tirantes tensores (ÍO) e (10a) vai constituir a armação da estufa.
As partes (S) constituintes da cobertura da estufa que se acha represent-aos na figura são formadas por telas de uma folha translúcida, por exemplo uma folha de polietileno ou de qualquer outro material adequado, que pode ou não ser tecido.
Esta forma de construção é adequada para permitir a existência de janelas de ventilação. Nas Figs. 1 e 2 encontram-se representadas janelas de ventilação (lí) que são montadas de maneira a poderem rodar em torno de uma articulação situada na zona da cumeeira, no local onde se acham situadas as asnas (7). As janelas de ventilação (1.1) são aplicadas depois da folha, ou qualquer outro tipo de material, que pode ou não ser tecido, ter sido disposto entre os perfis de cumeeira e de caleira, após o que a parte da cobertura irá ser cortada de maneira a deixar uma abertura formada no local onde irá ficar situada a. janela de ventilação.
As paredes verticais da estufa também podem ser dotadas de uma folha do tipo daquela que foi anteriormente descrita, mas pode ser facultativamente constituídas por um vidro ou por uma placa de material plástico e/ou qualquer outro material adequado.
A Fig. 3 é uma vista esquemática e em corte de um primeiro modelo de realização dum perfil de cumeeira (15) acordo com o invento. 0 perfil que se acha, representado nesta figura compreende um corpo (16) que se acha dotado em lados opostos com pares de braços sobrepostos (17,18) e (13,20) que se estendem no sentido descendente segundo uma direccão obliqua. Conforme se pode ver nas Figs. 7 e 8, os braços do correspondente perfil de caleira vão-se estender no sentido ascendente segundo uma direcç ão ob 12. qua .
Os perfis de cumeeira e de caleira de acordo com o presente invento podem ser vantajosamente obtidas por extrusão a partir de um adequado material plástico resistente âs radiações UV, como é por exemplo o caso do PVC.
Os braços sobrepostos (17,18) e <13,20 sã'o braços Iigeiramente elásticos, cada um dos quais, no caso deste modelo de realização, apresenta uma parte miais espessa <. 17a, Itía, iSa,20â) na zona das suas extremidades livres. Quando se acham inoperativos, as partes mais espessas de dois braços cooperantes podem ficar encostadas uma contra a. outra ou, conforme se acha representado no caso dos braços (13) e (20) (ver também a Fig. 6), deixarem formada entre si uma estreita fenda (21).
Entre os braços cooperantes também vai ficar delimitada uma parte oca (22) própria para receber um bordo mais espesso, de uma tela dum material em forma de folha, que irá ser oportunamente descrito, indo a parte da referida tela que fica situada imediatamente junto ao referido bordo mais espesso estender-se ao longo da. fenda. (21). As características de elasticidade dos braços são de molde a fazer com que os dois braços cooperantes se possam dobrar de maneira a afastarem-se localmente um do outro o
suficiente para permitir que entre eles possa passar o bordo mais espesso duma tela dum material em forma de folha.
perfil representado na figura também compreende duas pernas (.24,25) que se acham apontadas para baixo. Entre estas pernas vai ficar delimitada uma parte oca e as referidas pernas sSo .ligeiramente elásticas de maneira a que entre elas possa ir encaixar um fio de aço (28) que pode ou não encontrar-se dotado dum revestimento constituído por um adequado de material plástico ou encontrai—se protegido de qualquer outro modo contra a corrosão .
fio de aço confere resistência ao perfil extrudido e vai ser esticado por meio do sistema tensor (18). 0 fio de aço é de facto uma parte da armação da estufa coberta com um material em forma de folha. 0 fio de aço também vai impedir que no perfil extrudido se vão formar ondulações na direcção longitudinal.
principio, o perfil extrudido pode ser extrudido directamente
Em em torno de um fio de aço, mas isso pode dar origem a problemas no caso em que é preciso construir estufas com um comprimento muito grande.
No caso do modelo de realização que se acha representado na figura, as pernas (24,25) apresentam uns ressaltos (26,27) próprios para que as pernas possam ir ficar firmemente montadas num sistema de aperto (30) (ver Fig. 7) que se acha por sua vez montado nos montantes (6) ou nos suportes (Í2), a fim de fazer com que as forças verticais dirigidas em sentido ascendente que são provocadas por uma sobrepressão sobre a estufa possam ser equilibradas. Além disso, o fio de aço vai ser impedido pelos ressaltos (26) e (27), em cooperação com um sistema oe aperto (29) e (29a) de aço ou de plástico que se acha formado entre os montantes, de ser puxado a partir do perfil de cumeeira ou de c a 1 e i r & ne1© ss
sistema ds aperto C23a) também suspender em dispos iti vos auxi1i a r pode ser utilizado para ní?C F 1 OS p«tP«í «?.
produção das culturas.
Conforme se pode ver melhor na Fig. 6, as partes das extremidades mais espessas dos braços que se acham viradas para a parte oca (22) apresentam uns bordos <31,321 .ligeiramente rebaixados, isto é, estes bordos são ligeiramente rebaixados quando vistos pelo lado da fenda. No caso do modelo de realização que se acha representado na figura, os bordos são definidos por faces planas que formam um ângulo com a perpendicular .nha. de centros CH) da. fenda e, no caso deste modelo de realização, também da parte oca (22).
Os bordos mais espessos das telas constituídas por um material em forma de folha têm uma forma aproximadamente complementar, de maneira que os braços que juntamente um com o outro delimitam uma parte oca (22) não irão ser obrigados a afastar-se um do outro quando a tela constituída por um material em forma de folha for submetida a esforços de fracção dirigidos transversalmente â direcção longitudinal do perfil de cumeeira ou de caleira .
Na Fig. 3 encontra-se representada uma teia (33) constituída por um material em forma de folha que apresenta uma parte (38) que tem um bordo mais espesso (34) e que ss acha ligada â restante parte da tela por meio de soldadura. Na Fig. 6 esta parte (38) encontra-se representada a uma escala aumentada. No caso do exemplo que se acha representado na figura, o bordo
mais espesso (34) da pa r te so ildada tem uma forma substancialmente
semelhante a uma seta cuja cabeça (35) fica apontada para o
interior da parte oca (22) s c u j os ressa1tc >s ( 38,37 ) vão engatar
contra os bordos <31,32) quando a tela
- 13 se acha na posição de montada no pe r f i1”.
A parte em for roa de se ta também pode ser formada directamente como constituindo uma parte da tela formada por um material eo? forma de folha. Além disso, é possível adoptar ainda outros métodos de fixação. Esta parte também pode ser formada, enrolando-se o bordo da tela constituída por um material em forma de folha em torno de um adequado perfil em forma de varão ou soldando a referida tela ao referido perfil em forma, de varão ou fixando de qualquer outra, maneira a. referida tela ao referido perfil em forma de varão.
Na Fig. 4 encontra-se Fig. 3. 0 perfil que se acha representada uma variante da. 'epresentado na Fig. 4 difere daquele que se acha, representado na Fig. 3 principalmente devido ao facto de ser proporcionada a existência de uma cabeça <40. A cabeça (40 tem uma forma, tal que permite que a referida cabeça possa ir encaixar com efeito de mola e produção de um estalido entre as pernas de um outro perfil de secção transversal semelhante que em vez de irem encaixar num fio de aço vão encaixar na referida cabeça. Por conseguinte, o perfil que se acha representado na Fig. 4 é muito bem adequado para ser utilizado na formação de coberturas de estufas de parede dupla, conforme se acha representado na Fig. 7.
A cabeça <403 deverá ser de preferência ligada ao corpo <163 por intermédio de uma parte mais fina <413 em forma de garganta, de maneira a que se vá determinar a formação de umas faces <423 em forma de ressalto. Então a parte oca que fica delimitada pelas pernas <24,253 deverá apresentar de preferência uma forma que é complementar â da referida parte <413 e que vai determinar a formação de umas faces <433 em forma de ressalto.
Além disso, no caso do modelo de realização que se acha representado na Fig. 4, as pernas (24,25) são ligeiramente mias compridas do que no caso do modelo de realização da Fig. 3, ao mesmo tempo que no corpo (16) do modelo de realização da Fig. 4 se acha formada uma fenda (44) que se estende a partir da parte oca e que é própria para receber um fio de aço (28) ou uma cabeça (40). As características elásticas das pernas foram deste modo melhoradas.
A fim de fazer com que a descrição fique completa, na Fig. 5 encontra-se representada uma outra variante de um perfil de cumeeira de acordo com o invento. Tal como acontecia no caso do perfil da Fig. 4, este perfil de cumeeira pode ser empilhado. Por conseguinte, as pernas (76) podem, também neste caso, receber um fio de aço, que pode ou não ser revestido, ou a. cabeça (77) de um perfil semelhante. Além disso, o perfil de cumeeira pode, também neste caso, dispor de um correspondente perfil de caleira que difere do perfil de cumeeira apenas devido ao facto de que os braços se estendem obliquamente no sentido ascendente.
Na Fig. 7 encontra-se esquematicamente representada a cobertura duma estufa de parede dupla compreendendo duas telas (33,33') constituídas por um material em forma de folha que se acham retidas no lado da cumeeira por meio de uns perfis exirudi— dos (60,60'), do tipo daquele que se encontra representado na Fig. 4, que se acham colocados um sobre o outro. No lado da caleira a.s telas constituídas por um material em forma de folha, são retidas por meio de uns correspondentes perfis de caleira (61,61'), que também são do tipo sobreponível semelhante ao daquele que se acha representado na Fig. 4, mas cujos braços se acham obliquamente apontados para cima.
Na Fig. 7 também se encontram representados uns elementos de aperto (30) que se acham montados na extremidade superior
de montantes (6) ou em suportes (12) e que vão agarrar as dos perfis de cumeeira e de caleira.
pernas
Na Fig. 8 encontra-se esquematicamente ilustrada uma maneira alternativa de se proceder à montagem dos perfis nos suportes ou nos montantes. Na Fig. 8 encontra-se representado um montante (6) na extremidade superior do qual se acha montado um elemento de aperto ¢70) que se acha dotado de dois braços (71,72) apontados para cima. Os braços (71,72) têm uma forma que é adequada para apertar um fio de aço (23) utilizado para o reforço dos perfis de cumeeira e de caleira de acordo com o invento. A fim de fazer com que o fio de aço (28) se torne acessível, o material de que são formadas as pernas do perfil foi removido nesse local, é conveniente que os comprimentos dos perfis possam ser escolhidos de maneira a poderem corresponder exactamente á distância entre dois montantes (ou suportes). Entre dois comprimentos sucessivos pode ser mantido um espaço suficiente para os braços (71,72) de um elemento de aperto (70) fio de aço terá então que ser um fio contínu·:
Naturalmente que
No caso do modelo de realização que se acha representado na figura, os braços oe aperc-o (71,72) podem ser apertados ou desapertados por meio dum parafuso de aperto (73).
No caso deste modelo de realização o elemento de aperto também serve de elemento de fixação para as partes (74,75) das asnas.
Um aspecto importante do invento é aquele que consiste no facto dos braços cooperantes serem ligeiramente elásticos, de maneira que o bordo mais espesso das teias constituídas por um material em forma de folha pode, por assim dizer, ser '-‘corrido à maneira dum fecho de correr para dentro da parte oca, não
precisando de enfiado de uma maneira deslizante a partir duma extremidade de um perfil de cumeeir<a ou de caleira.
Na Fig. 9 encontra-se representada uma adequada ferramenta auxiliar por meio da qual as telas constituídas por um material em forma de folha podem ser montadas da maneira que foi anteriormente referida.
Na Fig. 9 encontra-se esquematicamente representada uma vista em alçado lateral (Fig. 9a), uma vista em corte longitudinal (Fig. 9b), uma vista em pia nta (Fig. 9c), uma f ron ta1 (Fig. Se), um«
PO í vista vista r*’ por uma de uma ferramenta auxiliar própria para correr à maneira dum fecho de correr um bordo mais espesso de uma teia constituída por um material em forma de folha entre os braços delimitadores da parte oca dum perfil extrudído de acordo com o invento. A ferramenta auxiliar compreende um corpo alongado (80) que no caso do modelo de realização aqui representado apresente mente rectangular.
deba i xo (Fig. 9d), uma v i sta detrás (Fig. 9f), uma vista em corte transversal (Fig. 9g) e vista frontal e em corte (Fig. 9h) de um modelo de realização um forma substancial·
Em lados opostos do corpo (80), ao longo de todo o comprimento· do referido corpo, encontra-se formado um encaixe (81) em forma, de entalhe cujas dimensões são escolhidas de maneira a que ele possa guiar as partes mais espessas (. 17a), (18a), (19a) e (20a) dos braços do perfil de cumeeira, ou de caleira. A nervura (82) que se estende entre os dois encaixes vai-se adelgaçar de maneira a formar um bordo afiado na. zona da. extremidade frontal (Fig. 3h). Esta ponta. (88) é capaz de fazer com que as partes mais espessas (17a), (18a), (19a) e (20a) dos braços (17) e (18) ou (19) e (20) do perfil de cumeeira, ou de caleira, se vão afastar um do outro. 0 corpo (84) irá então ficar
colocado dentro da parte oca <22? do perfil. Através do corpo (80) estende-se, de maneira a formar um ângulo com a direcção longitudinal deste, um canal rectangular <8-5? cujas dimensões são de molde a permitir que o bordo mais espesso <34? da parte soldada <38? possa passar através desse mesmo canal. A parte mais fina <39a? da parte soldada ou da folha passa através da brecha <dS? em forma de fenda. A soloadura, caso exista, pooe passar através da brecha alargada <86a?.
Fazendo deslocar a ferramenta auxiliar de acordo com a Fig. 3 com o corpo <84? no interior da parte oca <22? dum perfil de cumeeira ou de caleira na direcção e no sentido que se acham indicados na Fig. 3a por meio da seta <K?, as partes mais espessas <17a/18a? e < 13a/2<?a? dos braços no local do canal rectangular <85? vão ser obrigadas a afastai—se entre si o suficiente para que o bordo mais espesso <34? da parte soldada <38? possa passar através desse mesmo canal. As faces <87? do ressalto vão guiar o bordo <34? da parte soldada durante o movimento do perfil de cumeeira ou de caleira no interior da parte oca <22?. Depois da ferramenta auxiliar ter passad·;
os braços <17,18? e <13,20?
do perfil de cumeeira ou de caleira vão regressar â sua posição original a fim de encerrarem no seu interior o bordo mais espesso < 34 ? da pa r te soIdada.
As superfícies dos encaixes <81?, do canal rectangular <85? e dos bordos da brecha <86? em forma de fenda podem ser recti ficadas de maneira a ficarem com um acabamento espelhado a fim de se reduzir a iistência ao deslizamento.
vhama se a atenção para o facto de que, ctepois de ter efectuado uma leitura atenta da presente memória descritiva, a qualquer pessoa que seja entendida nesta matéria poderão ocorrer várias modificações. Deste modo, em vez de um fio de aço <28?,
poderá em principio ser utilizado um arame ou qualquer outro material adequado que tenha caracteristicas similares àquelas que são apresentadas pelos fios de aço no que diz respeito á elasticidade, è resistência à tracção e a outros parâmetros semelhantes. Além disso, também é possível introduzir modificações de pormenor nos perfis aqui representados. Tendo em vista a sua utilização como caleiras periféricas, conforme se acha representado nas Figs. 1 e 2, também pode ser concebido um perfil que se ache dotado duma parte oca em apenas um dos seus lados. Em alternativa pode ser utilizado um perfil que num dos seus lados se ache dotado de braços apontados para cima que se destinem a acomodar o bordo de uma tela constituída por um material em forma de folha e no outro lado se ache dotado de braços apontados para baixo que se destinem a acomodar o bordo de uma teia constituída por um material em forma de folha que se estenda obliquamente em direcção ao solo. Em vez duma tela constituída por um material em forma de folha é possível utilizar, por exemplo, uma tira de um material adequado para se fazer correr à maneira dum fecho de correr entre os braços obliquamente apontados para baixo dum perfil periférico desse tipo, devendo nesse caso a referida tira apresentar uns olhais de fixação ou qualquer outro dispositivo semelhante para poder ser ligada ao sistema tensor.
Em p r i n c i pi o também possível que só ap^snas um oos braços entre os quais se acha delimitada uma parte oca seja elástico e/ou que só apenas um dos braços apresente uma parte mais espessa própria para nela ir engatar um bordo mais espesso de uma tela constituída por um material em forma de folha.
Estas e outras mod.if icações semelhantes são consideradas como incluídas no âmbito do invento.
is Perfil extrudido próprio para ser utilizado como

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES ia.
    cumeeira ou como caleira em estufas cobertas com um material em forma de folha, compreendendo o referido perfil extrudido pelo menos uma parte oca que se estende segundo a direcção longitudinal do perfil, sendo a referida parte oca acess:
    partir do exterior através de uma fenda e sendo própria para receber um bordo mais espesso de um material em forma de folha, caracterizado por cada uma das partes ocas próprias para receber um bordo mais espesso de um material em forma de folha se encontrar delimitada por dois braços que se acham dispostos um sobre o outro, por pelo menos um dos referidos braços ser elástico de maneira a permitir que o<s) referidoCs) braçoCs) possaCm) dobrados de maneira a que os referidos braços se vão afastar do outro o suficiente para permitir que o bordo mais espesso um material em forma de folha possa passar para dentro da referida parte oca, e por o referido perfil extrudido compreender outra parte oca que se estende segundo a direcção perfil e no interior da qual se vai encaixar um ser um de
    1ong i tud i na1 do fio de aço quando perfil está a ser utilizado como elemento estrutural da estufa.
  2. 2â~ Perfil extrudido, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido perfil extrudido compreender um corpo que compreende pelo menos um par de braços que no seu conjunto vão delimitar uma parte oca que é própria para receber um bordo mais espesso de um material em forma de folha, indo os referidos braços estender-se lateralmente segundo uma direcção oblíqua em relação ao corpo, indo peio menos um dos braços de um par de braços, na zona da extremidade oposta àquela que fica situada junto ao corpo, apresentar um bordo mais espesso revirado em direcção ã extremidade do outro braço do referido par de braços que fica situada defronte de si.
  3. 3ã- Perfil extrudido, de acordo com a reivindicação caracterizado por a partir do corpo, em lados opostos deste, estender lateralmente segundo uma direcção obliqua pelo menos par de braços, encontrando-se oi forma simétrica em relação ao corpo.
    pares de braços dispostos um oe
  4. 4ã- Perfil x t r udi do, de acordo com &. reivindicação ou 3, caracterizado por cada uma secção transversal alongada e por serem formados simetricamente em oca.
    das partes ocas apresentar uma os braços de um par de braços relação á correspondente parte
    £.£- Perfil extrudido, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-4, caracterizado por o fio de aço se encontrar protegido contra a corrosão.
    Sã— Perfil extrudido, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2-5, caracterizado por o corpo compreender duas pernas que delimitam a parte oca que é própria para receber um fio de aço que vai ficar montado e apertado entre as referidas pernas.
  5. 7ã~ Perfil extrudido, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o perfil compreender uma projecção que se acha formada na sua parte mais elevada e que pode ficar retida num encaixe que se acha formado na sua parte mais baixa de um perfil semelhante.
    Sã- Perfil extrudido, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o encaixe que se acha formado na sua parte mais baixa de um perfil ser próprio para no seu interior ficar montado e apertado um fio de aço ou uma projecção que se acha formada na parte mais elevada de um perfil semelhante.
    oas do·?
  6. 9ã~ Perfil extrudido, de acordo com qualquer uma reivindicações anteriores, caracterizado por pelo menos um braços de um par de braços entre os quais se acha delimitada uma parte oca apresentar uma superfície rebaixada que se acha situada na extremidade da parte oca que fica situada mais próximo da fenda própria para receber um bordo mais espesso de uma tela de um material em forma de folha, e que é própria para ir agarrar o referido bordo mais espesso engatando na parte de trás deste.
  7. 10ã~ Perfil extrudido, de acordo com qualquer uma das reivindicações 6-9, caracterizado por cada uma das pernas se encontrar dotada de um ressalto dirigido para o lado de fora.
    liâ- Tela de dotada de um bordo mais espesso um perfil extrudido que é obtid<
    «aterial em forma de folha que se acha que é próprio para cooperar com de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o bordo mais espesso apresentar a forma da ponta de uma seta.
  8. 12ã- Estufa coberta com um material em forma de folha, compreendendo uma pluralidade de montantes e de asnas triangulares dispostas entre montantes adjacentes, indo os montantes suportar perfis de caleira e encontrando-se as asnas dotadas de uns sistemas de suporte que por sua vez vão suportar perfis de cumeeira, caracterizada por pelo menos um determinado número de perfis de cumeeira, ou um determinado número de perfis de caleira serem constituídos por um perfil extrudido que é obtido de acordo com qualquer uma. das reivindicações 1-10.
  9. 13sS- Estufa coberta com um material em forma de folha, de acordo com a reivindicação 12, caracterizada por compreender uns fios de aço que se estendem transversalmente aos perfis de caleira, e que juntamente com os fios de aço que se acham montados nos pe r f i s de c umee;ira vão formar uma rede que faz parte integrante da armação da estufa.
  10. 14ã~ Estufa coberta com um material em forma de folha, de acordo com a reivindicação 12 ou 13, caracterizada por na parte superior dos montantes e/ou dos suportes se encontrar montado um sistema de aperto próprio para nele serem montados e apertados os perfis de caleira ou perfis de c umee i ra.
    lSã- Estufa coberta, com um material em forma, de folha, de acordo com a reivindicação 14, caracterizada por o sistema, de aperto ser próprio para, nele irem encaixar de uma maneira, elástica e com produção de um estalido as pernas de um perfil de caleira ou de um perfil de cumeeira .
    íêsS- Estufa coberta com um material em forma de folha, de acordo com a reivindicação 14, que se encontra equipada com perfis de cumeeira e/ou de caleira, caracterizada por o sistema de aperto apresentar uns ressaltos que em posição de montagem vão engatar na parte de trás dos ressaltos que se acham formados nas pernas dos perfis.
    com um ma te r i a1 em for ma de fo í Ws) 14, C «Γ ac ter izada por o sis tema de har em cooperação c om o fio de SCO obtido de acordo com qualquer uíms
    das rei vi nd i c a c Ses 5·-1.2.
    ISã- Estufa coberta com um material em forma de folha, de acordo com qualquer uma das reivindicações 12-17, caracterizada por compreender pares de perfis de caleira e de cumeeira sobrepostos que são obtidos de indo entre os perfis de caleira e de cussesirs superiores assim como ©ntre os perfis de caleira e de cumeeira inferiores, ser proporcionada a existência de umas telas de um material em forma de folha que se acham dotadas de uns bordos mais espessos.
    13à- Ferramenta auxiliar própria para enfiar â maneira de um fecho de correr um bordo mais espesso de uma tela de um material em forma de folha dentro da parte oca ds um perfil extrudido que foi obtido de acordo com qualquer uma das reivindicaçóes .1-10,- carac ter izada por apresentar um entalhe que se acha formado a partir de uma das extremidades da ferramenta e que se dessíivoivs sssundo a direcção .lonqi c-UQxnaí da referxoa ferrsflisn ta, apresentando o referido entalhe uma parte mais larga que é própria para receber um bordo mais espesso de uma tela de um material em forma de folha e sendo o referido entalhe parcialmente fechado num dos seus lados por meio de uma nervura em forma de T, indo o travessão da referida nervura em forma de Γ ficar afastado do corpo da ferramenta e servindo para ser enfiado de uma maneira deslizante dentro da parte oca do perfil extrudido, indo parte do entalhe prolongar-se peio interior da referida nervura em forma de f, encontrando-se na zona da continuação do entalhe a referida nervura em forma de T dotada de uma fenda que se acha formada no travessão e que é própria para receber e guiar o bordo mais espesso da tela ds um material em forma ds folha.
    20~- Sistema de aperto, caracterizado por se achar dotado de uns braços próprios para agarrar de uma forma elástica as pernas de um perfil de cumeeira ou de um perfil de caleira, indo as extremidades dos referidos braços engatar por detrás dos ressaltos que se acham formados nas pernas, e por se achar dotado de uma. projscção que se estende entre os braços, indo essa
    9.4 projecção impedir que o fio de aço possa sair par oca quando o sistema de aperto ss acha colocado montagem.
    fora da parte sm posição de
PT95901A 1989-11-16 1990-11-15 Perfil extrudido proprio para ser utilizado como cumeeira ou como caleira em estufas cobertas com um material em forma de folha,e estufa coberta com um material em forma de folha equipada com o referido perfil extrudido PT95901B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL8902836A NL8902836A (nl) 1989-11-16 1989-11-16 Extrusieprofiel voor toepassing als nok- of gootprofiel in een foliekas, alsmede foliekas voorzien van een extrusieprofiel.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT95901A PT95901A (pt) 1992-08-31
PT95901B true PT95901B (pt) 1998-07-31

Family

ID=19855638

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95901A PT95901B (pt) 1989-11-16 1990-11-15 Perfil extrudido proprio para ser utilizado como cumeeira ou como caleira em estufas cobertas com um material em forma de folha,e estufa coberta com um material em forma de folha equipada com o referido perfil extrudido

Country Status (6)

Country Link
US (1) US5210983A (pt)
EP (1) EP0428235B1 (pt)
DE (1) DE69013641T2 (pt)
ES (1) ES2064604T3 (pt)
NL (1) NL8902836A (pt)
PT (1) PT95901B (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5426899A (en) * 1991-09-27 1995-06-27 Jones; Betty M. R. Swimming pool cover
HUT69878A (en) * 1993-09-21 1995-09-28 Toth Fast- fixing system from modul-elements, mainly for installing foils of green-houses
US6324797B1 (en) * 1999-05-25 2001-12-04 Therm-All, Inc. Method and apparatus for covering surfaces
DE20321729U1 (de) 2003-10-20 2009-05-20 VOEN Vöhringer GmbH & Co.KG Profilschiene zur Verwendung als Firstelement für eine Wetterschutzvorrichtung und Wetterschutzvorrichtung
DE102005035174B4 (de) * 2005-07-27 2008-10-30 Greiner, Switbert, Dr.-Ing. Verkleidung einer, insbesondere ebenen, Fläche mit einem flexiblen Abdeckmaterial, insbesondere Textilmaterial, sowie Verfahren zur Verkleidung
NL1034598C2 (nl) * 2007-10-30 2009-05-06 Peter Dekker Installaties B V Warenhuis, scherminrichting en scherm.
NL1036694C2 (nl) * 2009-03-11 2010-09-14 Meteor Systems B V Dakconstructie.
FR2947298A1 (fr) * 2009-06-24 2010-12-31 Paul Riedel Profiles porte toiles de store et d'isolants multi-reflecteurs superposables par encastrement
DE102011081255B4 (de) * 2011-08-19 2013-11-07 seele group GmbH & Co. KG Befestigungsvorrichtung zur Befestigung von Membrankonstruktionen
JP2014136937A (ja) * 2013-01-18 2014-07-28 Yuji Nimura 仮設建築物遮蔽用シートの取付装置
NL2011571C2 (en) * 2013-10-08 2015-04-09 Alweco Groep B V A greenhouse equipped with an operable shielding installation of which screens during assembly can be zipped into and out of connection profiles.
DE202014008425U1 (de) 2014-10-23 2016-01-26 Novavert Gmbh & Co. Kg Wetterschutzmodul und Wetterschutzvorrichtung aus derartigen Wetterschutzmodulen
GB2533343A (en) * 2014-12-17 2016-06-22 Np Structures Ltd Greenhouse covering systems and methods

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2019831A (en) * 1934-06-19 1935-11-05 Ricardo Harry Ralph Greenhouse structure
DE1434570A1 (de) * 1964-03-11 1969-10-16 Basf Ag Klemmprofil
FR1525996A (fr) * 1967-02-22 1968-05-24 Procédé pour la construction de serres et serres ainsi obtenues
GB1518095A (en) * 1974-10-16 1978-07-19 Pratt H Glazing bars for sheets of plastic materials
US4381629A (en) * 1980-11-28 1983-05-03 Ahn Min H Greenhouse
FR2511221A1 (fr) * 1981-08-14 1983-02-18 Dalle Yves Abri couvert destine a servir de serre, d'ombriere ou de batiment d'elevage
AU546483B2 (en) * 1982-10-08 1985-09-05 Terumo Kabushiki Kaisha Evacuated blood collecting device
EP0306717A1 (en) * 1987-08-10 1989-03-15 George Ikeda Insulating plastic film structures and method
US5076033A (en) * 1990-04-03 1991-12-31 Patsy Jr Glorio J Method and apparatus for connecting fabric frame structure elements

Also Published As

Publication number Publication date
US5210983A (en) 1993-05-18
NL8902836A (nl) 1991-06-17
ES2064604T3 (es) 1995-02-01
DE69013641D1 (de) 1994-12-01
EP0428235A1 (en) 1991-05-22
DE69013641T2 (de) 1995-05-24
PT95901A (pt) 1992-08-31
EP0428235B1 (en) 1994-10-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT95901B (pt) Perfil extrudido proprio para ser utilizado como cumeeira ou como caleira em estufas cobertas com um material em forma de folha,e estufa coberta com um material em forma de folha equipada com o referido perfil extrudido
JP3029299B2 (ja) 窓シェード及びその製造方法
ES2401934T3 (es) Nube de techo suspendido con panel flexible
PT96629A (pt) Elemento de estore, estore e seu processo de fabrico
PT95803A (pt) Cobertura de janela expansivel e contraivel aperfeicoada e seu processo de fabrico
US9702185B2 (en) Retractable shade for coverings for architectural openings
RU2006126644A (ru) Убирающаяся штора для закрывания архитектурных проемов
BRPI0903346B1 (pt) Cobertura para uma abertura arquitetônica
PT778973E (pt) Cartaz em tecido com meios tensores
BR112017006041B1 (pt) Expositor de publicidade
BR112012006137B1 (pt) suporte útil com sistemas de teto suspenso inclinado
PT81971B (fr) Tabique
RU2457105C2 (ru) Устройство для разрезания внутренней ячейки ячейкового устройства для закрывания архитектурных проемов, включающего в себя внутренние и наружные концентричные ячейки
IE42009B1 (en) Insulating screen
US2957483A (en) Insulating and light transmitting supporting panel for canvas awning structures
JP5514493B2 (ja) シートの定着を兼ねた結露水回収装置
ES2251785T3 (es) Canalon.
PT2248960E (pt) Um dispositivo para tensionar um elemento, nomeadamente uma folha de plástico ou um material têxtil, um painel com esse dispositivo e um método de montagem
NL2015327B1 (nl) Bevestigingsinrichting en Scherminstallatie voor een Kas of Warenhuis, alsmede Werkwijze voor het Bevestigen van een Doek of Scherm.
US1251981A (en) Window-screen.
US1893651A (en) Window soreen
US1159867A (en) Weather-strip.
JP5808373B2 (ja) 軟質プラスチックフィルムの折畳装置
ITBO20120621A1 (it) Struttura di protezione rinforzata per la copertura rimovibile di colture vegetali
US774641A (en) Shade-fixture for windows curved transversely.

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19920421

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980415

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19991031