PT95622B - Configuracao de agulha cirurgica aperfeicoada com a seccao transversal em forma de estrela - Google Patents
Configuracao de agulha cirurgica aperfeicoada com a seccao transversal em forma de estrela Download PDFInfo
- Publication number
- PT95622B PT95622B PT95622A PT9562290A PT95622B PT 95622 B PT95622 B PT 95622B PT 95622 A PT95622 A PT 95622A PT 9562290 A PT9562290 A PT 9562290A PT 95622 B PT95622 B PT 95622B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- needle
- sides
- angles
- pair
- section
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61B—DIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
- A61B17/00—Surgical instruments, devices or methods, e.g. tourniquets
- A61B17/04—Surgical instruments, devices or methods, e.g. tourniquets for suturing wounds; Holders or packages for needles or suture materials
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61B—DIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
- A61B17/00—Surgical instruments, devices or methods, e.g. tourniquets
- A61B17/04—Surgical instruments, devices or methods, e.g. tourniquets for suturing wounds; Holders or packages for needles or suture materials
- A61B17/06—Needles ; Sutures; Needle-suture combinations; Holders or packages for needles or suture materials
- A61B17/06066—Needles, e.g. needle tip configurations
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Surgery (AREA)
- Heart & Thoracic Surgery (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Biomedical Technology (AREA)
- Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
- Medical Informatics (AREA)
- Molecular Biology (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Public Health (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Surgical Instruments (AREA)
- Infusion, Injection, And Reservoir Apparatuses (AREA)
Description
GICA APERFEIÇOADA COM A SECÇÃO TRANSVERSAL EM FORMA DE ESTRELA”.
Descrição
A presente invenção refere-se de uma forma geral a agulhas cirúrgicas aperfeiçoadas. Mais especificamente, a presente invenção refere-se a agulhas cirúrgicas que têm uma capacidade de corte melhorada e uma reduzida resistência à penetração, entre a agulha e o tecido durante a cirurgia. De uma forma mais específica, a presente invenção refere-se a uma agulha cirúrgica com a qual a área de abertura da ferida é reduzida com propósito de melhorar a realização de cirurgias sensíveis, pela minimização da distorção dos tecidos e melhorar a sua aposição.
Antecedentes da Invenção
Os critérios da potencialidade de agulhas cirúrgicas podem ser medidos de três formas inter-relacionadas. Primeiro, a capacidade de corte da agulha é necessária a fim de reduzir a resistência à penetração entre a
agulha e o tecido. Uma maior capacidade de corte diminui a força externa necessária para implantar a agulha no tecido durante a cirurgia. Segundo, é desejável o aperfeiçoamento da secção recta da agulha de forma que a abertura do tecido, referido usualmente como o local de abertura da ferida, seja também reduzida. Terceiro, quando a dimensão da abertura da ferida é reduzida, a distorção do tecido durante a penetração da agulha é geralmente minimizada.
Com um aperfeiçoamento da penetração, redução da abertura da ferida e minimização da distorção do tecido, melhora-se geralmente a aposição do tecido. Consequentemente, toma-se possível uma cirurgia mais delicada e apriximada. Assim, com a melhoria da capacidade de corte das agulhas, é aumentada a possibilidade de realizar cirurgia mais especializada, sobretudo em áreas tão sensíveis como a oftalmologia, micro-cirurgia ou cirurgia plástica.
Geralmente, tem-se verificado que a ponta óptima de uma agulha deve possuir uma extremidade afilada e aguçada, assim como uma secção transversal reduzida. Com uma extremidade afilada e aguçada é possível realizar a penetração sem uma distorção máxima do tecido. A secção recta reduzida, neste caso, reduzirá também a área de abertura da ferida. Verificou-se que as agulhas com secção recta triangular têm um desempenho bastante satisfatório em conjunção com extremidades afiladas.
Todavia, até estas agulhas triangulares necessitam de aperfeiçoamento de modo a melhorar o critério de capacidade de corte de agulhas previamente estabelecido. Isto é, nenhuma das agulhas triangulares vulgares melhorou de forma aceitável todos os critérios de forma a configurar uma agulha óptima. As agulhas com secção recta triangular sacrificam normalmente um critério ao aumento de benefícios num outro critério.
que é necessário, portanto, é uma agulha com capacidade de corte melhorada, que também reduza a resistência à penetração, reduzindo, ao mesmo tempo, a área de abertura da ferida e minimizando a distorção do tecido.
Com esta secção recta optimizada da agulha, é possível uma aposição melhorada do tecido, e uma cirurgia altamente especializada é geralmente mais verosímil.
Sumário da Invenção
Consequentemente, é um objectivo da presente invenção proporcionar uma agulha com um gume cortante afilado tendo uma área de secção recta reduzida para penetração melhorada.
É um objectivo adicional da presente invenção proporcionar uma agulha cirúrgica com um gume cortante afilado, de fácil formação, que resulte numa penetração melhorada e numa menor abertura da ferida.
Finalmente, é um objectivo da presente invenção proporcionar uma agulha que tenha gumes compostos por superfícies que possam ser polidas de forma a melhorar a sua capacidade cortante.
Estes e outros objectivos da presente invenção são atingidos através de uma agulha cirúrgica tendo um gume cortante afilado e possuindo uma secção recta em forma de estrela. A secção recta compreende, geralmente, uma superfície superior plana, que constitui um primeiro lado da agulha. 0 primeiro lado possui duas extremidades a partir das quais se prolonga em superfícies angularmente divergentes da superfície inicial. Cada superfície angularmente divergente possui uma extremidade a partir da qual se estende uma nova superfície angularmente divergente. Assim, numa metade de uma secção recta de uma agulha, existem cinco superfícies divergentes separadas. A agulha é simétrica na sua totalidade de modo que as cinco superfícies constituintes do seu lado superior correspondem a cinco superfícies similares, que formam o seu lado inferior. As quarta e quinta superfícies divergentes da metade superior reunem-se ao par das quarta e quinta superfícies divergentes inferio-
res sob um ângulo agudo. Este ângulo agudo e o atilamento da própria agulha originam uma secção recta reduzida e uma ponta aperfeiçoada, para uma mais fácil penetração e uma menor abertura da ferida.
Numa concretização alternativa, as superfícies planas, superior e inferior, podem ser removidas, resultando numa secção transversal com a forma de uma estrela de oito lados. Mais uma vez, dado que as superfícies angularmente divergentes das secções superior e inferior da agulha se reúnem sob um ângulo agudo, o resultado é uma superfície mais aguçada; esta concretização de agulha também optimiza a penetração e reduz a dimensão da abertura da ferida.
A presente invenção será mais rapidamente entendida pelo acompanhamento da descrição dos desenhos e da descrição detalhada da invenção, em que:
Descrição dos Desenhos
A Fig. 1 é uma vista em perspectiva de uma agulha cirúrgica da presente invenção;
A Fig. 2 é uma vista superior de uma agulha cirúrgica da presente invenção;
A Fig. 3 é uma vista lateral de uma agulha cirúrgica da presente invenção;
A Fig. 4 é uma vista de topo de uma agulha cirúrgica da presente invenção;
A Fig. 5 é uma vista em corte segundo a linha 5-5 da Fig. 2;
A Fig. 6 é uma vista em perspectiva de uma agulha de uma concretização alternativa da presente invenção ;
A Fig. 7 é uma vista superior de uma concretização alternativa da presente invenção;
A Fig. 8 é uma vista lateral de uma concretização alternativa da presente invenção;
A Fig. 9 é uma vista de topo de uma con- 4 cretização alternativa da presente invenção;
A Fig. 10 é uma vista em corte de uma concretização alternativa da presente invenção segundo a linha 10-10 da Fig. 7.
Descrição Detalhada da Invenção
Como pode ser visto nas Figuras 1-5, o aperfeiçoamento da configuração de agulhas da presente invenção inclui a agulha 10. Esta agulha possui uma superfície plana superior 20 e uma superfície plana inferior 30.
A partir das extremidades da superfície plana superior 20, estende-se um par de primeiros gumes 22,24. Estes primeiros gumes 22,24 afastam-se angularmente da superfície plana 20. A partir das extremidades do primeiro par de gumes 22,24 estende-se um segundo par de gumes 26,28. Estes segundos gumes 26,28 afastam-se angularmente do par de primeiros gumes 22,24.
Analogamente, a agulha 10 também possui uma superfície inferior 30, geralmente paralela á superfí, cie plana superior 20. Estendendo-se angularmente a partir da superfície plana inferior 30, existe um par de terceiros gumes 32,34 que corresponde ao par de primeiros gumes 22,24 Estendendo-se a partir do par de terceiros gumes 32,34 exis te um par de quartos gumes 36,38. Estes gumes 36,38 corresponde simetricamente ao par de segundos gumes 26,28.
Assim, a combinação da superfície superior 26-22-20-24-28 é simétrica à combinação da superfície inferior 36-32-30-34-38. 0 par de segundos gumes 26,28 reune-se com o par de quartos gumes 36,38 sob ângulos agudos. Todas as dez superfícies se afilam na direcção de um ponto P, no gume da agulha.
Altemativamente, como pode ser visto nas Figuras 6-10, apresenta-se uma agulha em forma de estrela 100. A secção recta desta agulha 100 não possui as superfícies superior e inferior 20,30 representadas nas Figuras 1-5 da agulha 10. Assim, a agulha 100 possui um par de pri«Η M ________
-ν, ^^ttSMGiRXWeitMuiírf*· meiros gumes 102,104 que se estendem, formando um ângulo, entre si. Estes primeiros gumes 102,104 terminam num par de segundos gumes 106,108. Simetricamente, em correspondência com o par de primeiros gumes 102,104 existe um par de terceiros gumes 112,114 que, por sua vez, divergem um do outro Um par de quartos gumes 116,118 corresponde simetricamente ao par de segundos gumes 106,108, e divergem ainda mais do par de terceiros gumes 112,114. 0 par de quartos gumes 116,118 reune-se com o par de segundos gumes 106,108 sob um ângulo agudo. De forma análoga â agulha 10, a agulha 100 termina num ponto agudo P, dado que a agulha é afilada na sua totalidade, como pode ser visto nas Piguras 6,7 e 8.
A dimensão exacta e a curvatura da agulha da presente invenção são, evidentemente, uma questão de escolha. G-eralmente, ambas as agulhas 10, 100 serão formadas a partir de uma liga resistente e terão uma espessura (diâmetro) compreendida numa gama de 0,01 cm a 0,15 cm (0,004 a 0,061 polegadas). 0 raio de curvatura da agulha, se existir terá valores entre 0,127 cm (0,05 polegadas) até cerca de 15,24 cm (6 polegadas). 0 comprimento do arco das agulhas 10,100 dependerá da escolha, desde 1/4 até 5/8 de uma circunferência. Por escolha, naturalmente, algumas agulhas serão direitas. Em qualquer dos casos, os pontos P serão tão agudos quanto possível, geralmente entre 1 e 40.
Na forma em que a agulha 10 está configurada, é possível, ou melhor , é desejável que o par dos primeiros gumes 22,24 tenha uma divergência da superfície superior 20 com a mesma inclinação com que o par dos terceiros gumes 32,34 diverge da superfície inferior 30. Também, tornando estes ângulos maiores, a própria agulha será mais plana”, apresentando uma área reduzida de penetração. Assim, enquanto teoricamente, o ângulo incluido entre, por exemplo, os lados 20 e 22 poderia situar-se no interior de uma gama de 90° a 180°, prefere-se geralmente um valor de cerca de 100° até cerca de 150°. Verificou-se que um valor de cerca de 120° para o ângulo incluido é óptimo para a capacidade de corte da agulha.
Evidentemente, o ângulo entre as superfícies 20,22 deverá ser idêntico (num intervalo de + 3°) aos ângulos incluidos entre as superfícies 20,24 e 30»32 è 30,34.
Mais uma vez, dado que se deseja criar uma agulha 10 ''superficial'* com gumes laterais penetrantes, o ângulo incluído entre as superfícies 22,26 e 24,28 e 32,36 e 34,3θ deve permitir que a configuração global da secção recta da agulha apresente um oco” entre, por exemplo, 0 lado 20 e 0 lado aguçado criado na intersecção dos gumes 28,38. Assim, os ângulos incluidos para estes quatro ocos deverãò ser superiores a 180°, com um valor preferencial situado entre 200° e 240°, aproximadamente. Verificou-se que um valor de cerca de 210° proporcionava resultados optimizados, produzindo a mais eficiente penetração ao mesmo tempo que reduzia a área da ferida.
Completando a configuração da agulha 10, os gumes afiados criados em 26,36 e 28,3θ deverão permitir que a agulha atinja uma penetração global eficiente. Assim, estes gumes devem manter-se entre 10 e 40, verificando-se ser de 20, ou menor, o valor optimizado, podendo ser conseguidos usando técnicas de polimento conhecidas.
Le forma correspondente, a agulha 100 deve também manter a desejada capacidade de corte global para penetração, criando ao mesmo tempo gumes vazios para redução da área da ferida. Leste modo, a união dos lados 1 106,116 e 108,118 corresponde ao gume afiado da agulha 10 criado pelos lados 26,36 e 28,38. 0 ângulo incluído deve situar-se entre 20° e 40°, verificando-se que um valor de 20°, ou menor, será 0 mais eficiente.
Os gumes criados pelos lados 102,104 e 112,114 também correspondem à agulha 10, com a remoção das superfícies superior e inferior 20,30. Assim, os ângulos incluidos entre os lados 102,104 e 112,114 estão no interior de uma gama aproximada de 20° a 120°, dependendo da profundidade desejada do gume da agulha, desta forma, é preferido um ângulo de aproximadamente 40o.
Finalmente, os ângulos incluídos entre os lados 102,106 e 104,108 e 112,116 e 114,118 correspondem ao '‘oco criado na agulha 10. Assim, estes ângulos incluídos devem também situar-se no interior de uma gama aproximada de 200° até 240°, com preferência para um valor de cerca de 210°.
Assim, com os gumes de agulha melhorados no presente desenho em forma de estrela, os objectivos de uma agulha melhorada são atingidos. A penetração do tecido é realizada de forma mais rápida. A área de abertura da ferida é reduzida, devido â secção recta da agulha, que possui uma área transversal reduzida, e aos gumes mais afiados incluidos em ambas as concretizações da agulha. Finalmente, a distorção do tecido é minimizada, e possibilitada uma melhor aposição dos tecidos.
Claims (1)
- REIVINDICAÇÕES- lê Agulha cirúrgica possuindo uma aresta de corte coberta, com uma secção transversal em forma de estrela caracterizada por a referida secção transversal ser constituída por:- um par de primeiros lados divergindo um do outro;- um par de segundos lados, cada um dos quais ligado a um dos referidos primeiros lados, divergindo cada um deles um do outro e dos primeiros lados;- um par de terceiros lados correspondendo aos primeiros lados divergindo os referidos terceirod lados uns dos outros;- um par de quartos lados correspondendo aos segundos lados cada um dos quartos lados ligado a um terceiro lado referi do, divergindo os quartos lados uns dos outros e dos terceiros lados; e- cada um dos quartos lados ligado a um segundo lado.- 2& Agulha de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os ângulos entre cada um dos referidos segundos lados e cada um dos referidos quartos lados esta rem compreendidos entre 10° e 4-0°.- Agulha de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os ângulos entre cada um dos primeiros lados e cada um dos segundos lados ser igual aos ângulos entre cada um dos terceiros lados e cada um dos quartos la dos, estando todos os ângulos compreendidos entre 200 e 240°.- 4a _Agulha de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por os ângulos entre cada um dos segundos la dos e os quartos lados estarem compreendidos entre 10 e 40- 5a _Agulhas de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por a extremidade coberta da referida agulha possuir uma posição ângular entre 1 e 40°.- 6& Agulha de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o referido par de primeiros lados estar ligado por uma superfície superior da agulha e o par de terceiros lados estar ligado por uma superfície inferior da agulha, sendo as superfícies superior e inferior da agulha geralmente paralelas uma a outra.- 7a „Agulha de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por os ângulos entre cada segundo lado e cada quarto lado estarem compreendidos entre 10 e 40°.- 8& Agulha de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por os ângulos entre ceda primeiro e segundo lado ser igual aos ângulos entre cada terceiro e quarto lados, estando todos os ângulos compreendidos entre 200 e 240°.- Agulha de acordo com a reivindicação 8, caracetrizada por os ângulos entre o segundo e quarto lados estarem compreendidos entre 10 e 40°.- 10ê Agulha de acordo com a reivindicação 9, caracterizada por os ângulos entre cada primeiro lado e a superfície superior serem iguais aos ângulos entre cada terceiro lado e a superfície inferior, estando cada ângulo compreendido entre 100 e 150° aproximadamente.- 11& Agulha de acordo com a reivindicação 10,i.caracterizada por a extremidade coberta da agulha possuir uma posição angular entre 1 e 40°.A requerente reivindica a prioridade do pedido norte-americano apresentado em 19 de Outubro de 1989 sob o número de série 423,828.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US07/423,828 US5002565A (en) | 1989-10-19 | 1989-10-19 | Surgical needle configuration with star shaped cross-section |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT95622A PT95622A (pt) | 1991-08-14 |
PT95622B true PT95622B (pt) | 1998-07-31 |
Family
ID=23680345
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT95622A PT95622B (pt) | 1989-10-19 | 1990-10-18 | Configuracao de agulha cirurgica aperfeicoada com a seccao transversal em forma de estrela |
Country Status (14)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US5002565A (pt) |
EP (1) | EP0424152B1 (pt) |
KR (1) | KR0178271B1 (pt) |
AU (1) | AU630513B2 (pt) |
BR (1) | BR9005270A (pt) |
CA (1) | CA2027671C (pt) |
DE (1) | DE69011459T2 (pt) |
DK (1) | DK0424152T3 (pt) |
ES (1) | ES2057431T3 (pt) |
GR (1) | GR1003070B (pt) |
IE (1) | IE64924B1 (pt) |
NZ (1) | NZ235558A (pt) |
PT (1) | PT95622B (pt) |
ZA (1) | ZA908359B (pt) |
Families Citing this family (25)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US5330441A (en) * | 1993-04-30 | 1994-07-19 | American Cyanamid Company | Surgical suturing needle and method for making same |
US5403344A (en) * | 1993-07-22 | 1995-04-04 | American Cyanamid Co. | Multi-faceted surgical needle |
JP2913372B2 (ja) * | 1994-12-16 | 1999-06-28 | 株式会社コーテックス | 係止片取付機用中空針 |
US5752942A (en) * | 1996-06-20 | 1998-05-19 | Becton Dickinson And Company | Five beveled point geometry for a hypodermic needle |
US6629963B2 (en) * | 1996-06-20 | 2003-10-07 | Becton, Dickinson And Company | Syringe and needle shield assembly and method of sterilizing such assembly |
US7468055B2 (en) * | 1996-06-20 | 2008-12-23 | Becton Dickinson And Company | Multi-beveled point needle and syringe having a multi-beveled point needle |
US6187000B1 (en) * | 1998-08-20 | 2001-02-13 | Endius Incorporated | Cannula for receiving surgical instruments |
JP3492543B2 (ja) * | 1999-03-15 | 2004-02-03 | 金子工業有限会社 | 注射針とその製造方法 |
DE19962421C1 (de) * | 1999-12-22 | 2001-06-07 | Roland Man Druckmasch | Verfahren und Vorrichtung zum Kuppeln/Entkuppeln eines Zylinders in einer Druckmaschine |
DE10152030A1 (de) * | 2001-10-23 | 2003-06-05 | Medium Tech Medizingeraete Gmb | Nadel für eine Vorrichtung zum Aufbringen von Tätowierungen oder permanentem Make-up |
ES2374513T3 (es) * | 2002-07-17 | 2012-02-17 | Tyco Healthcare Group Lp | Aguja de sutura quirúrgica. |
AU2003256541A1 (en) * | 2002-07-17 | 2004-02-02 | Tyco Healthcare Group Lp | Union stress needle |
EP1549228A4 (en) | 2002-07-17 | 2010-04-07 | Tyco Healthcare | SURGICAL SEWING NEEDLE |
EP1545329B1 (en) * | 2002-10-04 | 2012-07-11 | Tyco Healthcare Group LP | Sharpoint needle |
US7185524B2 (en) * | 2003-08-14 | 2007-03-06 | Tyco Healthcare Group Lp | Grindless surgical needle manufacture |
JP4226429B2 (ja) * | 2003-09-30 | 2009-02-18 | 株式会社貝印刃物開発センター | 医療用ナイフ |
US6926720B2 (en) * | 2003-10-15 | 2005-08-09 | Hand Innovations, Llc | Jig assembly for implantation of a fracture fixation device |
US7353683B2 (en) * | 2004-02-20 | 2008-04-08 | Tyco Healthcare Group Lp | Surgical needle manufacturing process |
US7415858B2 (en) | 2006-02-21 | 2008-08-26 | Tyco Healthcare Group Lp | Grindless surgical needle manufacture |
US20100036415A1 (en) * | 2008-08-07 | 2010-02-11 | Tyco Healthcare Group Lp | Surgical needle with reduced contact area |
US8968359B2 (en) * | 2010-05-04 | 2015-03-03 | Covidien Lp | Surgical forceps |
JP5795188B2 (ja) | 2011-04-28 | 2015-10-14 | 株式会社貝印刃物開発センター | 医療用ナイフ |
US9572566B2 (en) | 2012-02-29 | 2017-02-21 | Marker Medical, Llc | Surgical suturing apparatus and method |
US10342650B2 (en) | 2013-09-27 | 2019-07-09 | Covidien Lp | Skirted hernia repair device |
JP6668076B2 (ja) * | 2016-01-06 | 2020-03-18 | マニー株式会社 | 医療用縫合針 |
Family Cites Families (11)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US461602A (en) * | 1891-10-20 | Alfred julius boult | ||
US1599059A (en) * | 1925-09-09 | 1926-09-07 | Harry D Morton | Surgical needle and method of making the same |
US2092929A (en) * | 1934-05-29 | 1937-09-14 | Edward J Ovington | Penetrative implement |
US3038475A (en) * | 1960-06-27 | 1962-06-12 | American Cyanamid Co | Surgical needles and manufacture of same |
US3238942A (en) * | 1964-10-19 | 1966-03-08 | Harvey A Lincoff | Surgical needle |
US4513747A (en) * | 1982-10-25 | 1985-04-30 | Ethicon, Inc. | Hard tissue surgical needle |
US4524771A (en) * | 1982-10-28 | 1985-06-25 | Ethicon Inc. | Multiple curved surgical needle |
US4660559A (en) * | 1983-09-19 | 1987-04-28 | Ethicon, Inc. | Sterile surgical needles with a hard sharp cutting edge and method for producing the same |
US4799484A (en) * | 1987-04-10 | 1989-01-24 | Ethicon, Inc. | Tapered I-beam surgical needles |
DE3841443C1 (en) * | 1988-12-09 | 1990-01-04 | Singer Spezialnadelfabrik Gmbh, 5102 Wuerselen, De | Surgical needle |
US4932961A (en) * | 1989-09-15 | 1990-06-12 | Ethicon, Inc. | Surgical needle configuration with five-sided cross-section |
-
1989
- 1989-10-19 US US07/423,828 patent/US5002565A/en not_active Expired - Lifetime
-
1990
- 1990-10-03 NZ NZ235558A patent/NZ235558A/en unknown
- 1990-10-12 AU AU64571/90A patent/AU630513B2/en not_active Ceased
- 1990-10-15 CA CA002027671A patent/CA2027671C/en not_active Expired - Fee Related
- 1990-10-17 GR GR900100759A patent/GR1003070B/el not_active IP Right Cessation
- 1990-10-18 PT PT95622A patent/PT95622B/pt not_active IP Right Cessation
- 1990-10-18 DK DK90311447.8T patent/DK0424152T3/da active
- 1990-10-18 EP EP90311447A patent/EP0424152B1/en not_active Expired - Lifetime
- 1990-10-18 DE DE69011459T patent/DE69011459T2/de not_active Expired - Fee Related
- 1990-10-18 ZA ZA908359A patent/ZA908359B/xx unknown
- 1990-10-18 IE IE375290A patent/IE64924B1/en unknown
- 1990-10-18 BR BR909005270A patent/BR9005270A/pt not_active IP Right Cessation
- 1990-10-18 ES ES90311447T patent/ES2057431T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1990-10-19 KR KR1019900016649A patent/KR0178271B1/ko not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
CA2027671C (en) | 2001-01-23 |
ES2057431T3 (es) | 1994-10-16 |
GR900100759A (el) | 1992-03-20 |
PT95622A (pt) | 1991-08-14 |
EP0424152B1 (en) | 1994-08-10 |
KR910007489A (ko) | 1991-05-30 |
CA2027671A1 (en) | 1991-04-20 |
AU6457190A (en) | 1991-04-26 |
NZ235558A (en) | 1992-08-26 |
IE903752A1 (en) | 1991-04-24 |
DE69011459D1 (de) | 1994-09-15 |
GR1003070B (el) | 1999-02-12 |
AU630513B2 (en) | 1992-10-29 |
KR0178271B1 (ko) | 1999-04-01 |
DK0424152T3 (da) | 1994-10-03 |
ZA908359B (en) | 1992-06-24 |
DE69011459T2 (de) | 1995-04-06 |
US5002565A (en) | 1991-03-26 |
EP0424152A1 (en) | 1991-04-24 |
BR9005270A (pt) | 1991-09-17 |
IE64924B1 (en) | 1995-09-20 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT95622B (pt) | Configuracao de agulha cirurgica aperfeicoada com a seccao transversal em forma de estrela | |
PT95313B (pt) | Agulha cirurgica aperfeicoada com seccao transversal pentagonal | |
US4932961A (en) | Surgical needle configuration with five-sided cross-section | |
PT94397B (pt) | Configuracao de agulha cirurgica melhorada com geometria de espatula | |
US5464422A (en) | Suture needle | |
ES2385557T3 (es) | Aguja de esfuerzo de unión | |
EP0107961B1 (en) | Hard tissue surgical needle | |
KR960006656B1 (ko) | 테이퍼된 i비임형 외과용 바늘 | |
CA2678201C (en) | Obturator tips | |
GB1574790A (en) | Supracondylar prosthetic nail | |
BR0117031B1 (pt) | placa de osso para a fixação de fraturas do úmero proximal. | |
PT94113B (pt) | Grampos hemostaticos cirurgicos | |
JP2008534072A (ja) | 弁形成リングを送り出す、装置、システムおよび方法 | |
US5700274A (en) | Refractive surgery knife | |
JPH09168559A (ja) | 筋肉クランピング装置及びその方法 | |
JP7168345B2 (ja) | 強膜係合部を含む眼内レンズ | |
CN116746986B (zh) | 超声振动组件及其超声手术器械和制造方法 | |
JPS6024331Y2 (ja) | 縫合針 | |
JPS58155848A (ja) | 外科用レリ−フ縫合セツト | |
CN216091026U (zh) | 眼科手术用刀头及刀 | |
BR112019022656A2 (pt) | instrumento de agulha para uma cirurgia de reposicionamento de bolsa sob os olhos. | |
JP2007151870A (ja) | 医療用縫合針の先端形状 | |
BR112019022656B1 (pt) | Instrumento de agulha para uma cirurgia de reposicionamento de bolsa sob os olhos | |
JPS6334649Y2 (pt) | ||
TW202302160A (zh) | 人工網膜 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
BB1A | Laying open of patent application |
Effective date: 19910319 |
|
FG3A | Patent granted, date of granting |
Effective date: 19980406 |
|
MM4A | Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent |
Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES Effective date: 20081006 |