PT94113B - Grampos hemostaticos cirurgicos - Google Patents

Grampos hemostaticos cirurgicos Download PDF

Info

Publication number
PT94113B
PT94113B PT94113A PT9411390A PT94113B PT 94113 B PT94113 B PT 94113B PT 94113 A PT94113 A PT 94113A PT 9411390 A PT9411390 A PT 9411390A PT 94113 B PT94113 B PT 94113B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
longitudinal
leg
hemostatic
groove
transverse grooves
Prior art date
Application number
PT94113A
Other languages
English (en)
Other versions
PT94113A (pt
Inventor
Stephen Joseph Failla
Original Assignee
Ethicon Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ethicon Inc filed Critical Ethicon Inc
Publication of PT94113A publication Critical patent/PT94113A/pt
Publication of PT94113B publication Critical patent/PT94113B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B17/00Surgical instruments, devices or methods, e.g. tourniquets
    • A61B17/12Surgical instruments, devices or methods, e.g. tourniquets for ligaturing or otherwise compressing tubular parts of the body, e.g. blood vessels, umbilical cord
    • A61B17/122Clamps or clips, e.g. for the umbilical cord

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Surgery (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Vascular Medicine (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Reproductive Health (AREA)
  • Medical Informatics (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Surgical Instruments (AREA)
  • Prostheses (AREA)

Description

A presente invenção refere-se a dispositivos utilizados para fechar ou tapar elementos tubulares e, mais particularmente, a agrafos hemostãticos metálicos utilizados para fechar vasos sanguíneos dentro do corpo.
Durante muitos procedimentos cirúrgicos, o cirurgião tem que fechar ou ligar vários vasos sanguíneos antes de cortar os vasos para evitar o sangrar excessivo e reduzir o risco do paciente de perder sangue. Uma técnica para fechar um vaso sanguíneo ê ligã-lo; isto ê, fixar uma sutura cirúrgica ã volta do vaso para fechar o vaso. Ha também vários tipos de dispositivos ou agrafos metálicos possuindo um par de membros ligados nas suas extremidades próximas que podem ser colocados ã volta do vaso e os membros serem constrangidos ou comprimidos em conjunto para tapar o vaso sanguíneo. Os agrafos hemostãticos são bem conhecidos na especialidade e estão descritos em vã rias Patentes Norte Americanas tais como, por exemplo, os N9s 3439523; 3270745; 3363628; 3463156; 3439522; 3439523; 4146130 e 4449530.
X
Ê desejável que o agrafo hemostático possua propriedades de retenção fortes quando prende ou hemosta tiza o vaso sanguíneo. Num procedimento cirúrgico típico, ê necessário que o cirurgião hemostatize e depois corte numerosos vasos sanguíneos antes de chegar aos objectivos de procedimento particulares. Assim, o cirurgião hemostatiza e corta vários vasos sanguíneos, depois dirige a sua atenção para realizar a cirurgia necessária, esquecendo-se, depois, dos vasos hemostatiza dos. Contudo, o perigo de hemorragia pode aumentar se o cirurgi ão toca os vasos agrafados ou os esfrega com uma esponja, enquanto que se concentra em outras actividades. Se o agrafo fica preso numa esponja ou outro artigo, ê possível, para agrafos he mostáticos aplicados de forma não segura desligarem axialmente do vaso cortado, originando hemorragia desnecessária. Assim, ê desejável que o agrafo seja ligado, com segurança, ao vaso para evitar problemas de deslocamento acidental.
Um agrafo hemostático deve não apenas hemostatizar com segurança o vaso sanguíneo, mas deve também ser capaz de aplicação segura sem cortes. 0 corte refere-se à deficiência dos elementos do agrafo em se alinharem uma com a outra quando se fecha o agrafo por intermédio do aplicador de agrafos. Se os elementos falham no alinhamento, as capacidades hemostáticas de retenção do agrafo hemostático ficam comprometidas .
Um agrafo hemostático que foi feito para ter em conta estas necessidades está descrito na Patente Nor te Americana 4799481. 0 agrafo hemostático aqui descrito inclui dois membros que estão ligados proximamente numa região de articulação. Forma-se uma ranhura longitudinal na superfície de cada membro que contacta o tecido, e as ranhuras longitudinais são interceptadas por várias ranhuras transversais em ângulo.
As ranhuras longitudinais não se desenvolvem completamente atê às extremidades distais dos membros, mas deixam livres as super fícies planas distais nas extremidades dos membros. Quando se fecha o agrafo, o tecido preenche as ranhuras e ê comprimido • firmemente pelos membros fora das ranhuras, proporcionando a . retenção segura dos vasos. As extremidades distais planas dos
membros proporcionam superfícies que contactam umas com as outras inicialmente quando se fecha o agrafo. 0 contacto das superfícies planas distais leva a que os membros se endireitem em alinhamento um com o outro, minimizando assim a possibilidade de cortes.
É desejável proporcionar hemostãse positiva ainda mais segura do que a proporcionada pelos agrafos hemostãticos da técnica anterior. Não apenas a hemostãse propor cionada pelos agrafos tem que ser segura devem, também, desenvolver-se forças de retenção positivas para minimizar a possibi lidade de os agrafos deslizarem de um vaso sanguíneo. Em adição a possibilidade de cortes depois do fecho deve também ser minimizada.
De acordo com os princípios da presente invenção, são descritos agrafos hemostãticos que proporcinam a hemostãse positiva, segura de um vaso sanguíneo. Cada agrafo in clui dois membros que são ligados nas suas extremidades proximais por uma região de articulação. Forma-se uma ranhura longitudinal na superfície de um dos membros que contacta o tecido. Uma projecção longitudinal de união desenvolve-se a partir dos membros opostos. Quando se fecha o agrafo, a projecção longitudinal alinha-se com a ranhura longitudinal numa lingueta do tipo de alinhamento na ranhura, proporcionando o aperto positivo dos vasos hemostizado. Embora a ranhura longitudinal e a projec ção se possam desenvolver completamente até às extremidades dis tais dos membros, numa forma de realização preferencial a ranhu ra longitudinal e a projecção não se desenvolvem completamente até às extremidades distais dos membros, deixando superfícies planas distais na extremidade de cada membro. Depois do fecho estas superfícies planas distais contactam inicialmente, promovendo o fecho alinhado dos membros, sem corte. Quando o agrafo ê ainda fechado a extremidade distai da projecção encaixa com a ranhura e realiza uma função de alinhamento secundaria.
Numa forma de realização preferencial da presente invenção uma variedade de ranhuras transversais interceptam a ranhura longitudinal, e uma variedade de ranhuras transversais em ângulo interceptam a projecção longitudinal. 03 aap» rigina-se uma ligação ainda mais segura, durante o fecho, quando o tecido preenche estas ranhuras opostas dos membros do agra fo hemostático.
Nos desenhos as figuras representam:
As figuras la, 1b e lc ilustram várias vistas de um agrafo hemostãtico construído de acordo com os princípios da presente in venção;
As figuras 2a, 2b e 2c são vistas em corte transversal de várias geometrias de lingueta e ranhura;
A figura 3 ê uma vista, em planta, da superfície interior que contacta o vaso, de um agrafo hemostático da presente invenção numa posição plana, aberta;
As figuras 4a e 4b são vistas de frente das extremidades distais de um agrafo hemostático da presente invenção;
A figura 5 ê uma vista em planta do agrafo hemostático da figura 3 numa posição fechada;
A figura 6 ê uma vista em corte transversal parcial de um agrafo hemostático da presente invenção quando estã a hemostatizar um vaso sanguíneo.
Relativamente às figuras la, lb e lc, apresenta-se um agrafo hemostático 10 construido de acordo com os princípios da presente invenção. 0 agrafo 10 pode ser feito de qualquer um, da variedade convencional, de metais cirúrgicos que podem ser esterilizados e são não tóxicos e podem, por isso, ser tolerados dentro do corpo durante períodos indefinidos de tempo. Os materiais adequados, com essas características, inclu em aço inoxidável, titânio, e tântalo. 0 agrafo pode ser, convenientemente, formado de arame destes materiais de uma forma bar ne ilustrada nas figuras. Quando é produzido de uma forma angular apresentada nos desenhos, vãrios agrafos podem ser convenientemente armazenados para utilização num rolo como descrito na patente Norte Americana 4799481.
agrafo 10 inclui dois membros 12 e 14 que estão juntos nas suas extremidades proximais por uma articu
lação 20. Os membros têm também extremidades distais 16 e 18. Cada membro é dividido numa secção proximal 12b, 14b e uma secção distai 12a 14a por uma curva em joelho intermediária das ex tremidades proximais e distais de cada membro.
A projecção para fora da superfície que contacta o tecido do membro 12 ê uma projecção ou lingueta longitudinal 22. A lingueta desenvolve-se a partir de um ponto pro ximal perto da articulação 20 atê um ponto perto da extremidade distai do membro 12. A lingueta 22 termina perto da extremidade distai 16 de forma que deixa uma superfície plana distai 50 na superfície que contacta o tecido do membro 12. Formada no membro 14 existe uma ranhura complementar 24. A ranhura 24 come ça na extremidade da lingueta 22 na secção do membro 12b e desenvolve-se ao longo do membro 14 atê um ponto perto da extremi dade distai do membro, deixando uma superfície plana distai 52 na extremidade que contacta o tecido da secção do membro 14a.A . espessura do membro 14 que contêm a ranhura ê de preferência li geiramente superior à espessura do membro que contêm a lingueta para permitir a formação de uma ranhura mais profunda do que a altura da lingueta e também para igualar o modulo da secção.
Interceptando a ranhura 24 ao longo do membro 14, existem uma variedade de ranhuras transversais em ân guio, 36 e 34, que interseptam a ranhura 24 em ângulos diferentes. As ranhuras 36 interseptam a ranhura longitudinal central 24 ao longo da secção do membro proximal 14b num ângulo de apro ximadamente 60°. As ranhuras 34 interseptam a ranhura 24 ao lon go da secção do membro distai 14a num ângulo de aproximadamente 60° no sentido inverso. Interseptando a lingueta 22 ao longo do membro 12 existe uma variedade de ranhuras transversais em ângu lo 30 e 32, ranhuras que interseptam a lingueta perpendicularmente ao eixo longitudinal do membro 12. Na forma de realização das figuras la, 1b e lc as ranhuras transversais 30, 32, 34 e 36 têm uma forma côncava curvilínea.
As figuras 2a, 2b e 2c são ilustrações de secção transversal de combinações de lingueta e ranhura com diferentes formas geométricas. A figura 2b mostra o membro 12 com uma lingueta 22a triangular em forma de V. O vértice da lingueta 22a em forma de V pode ser relativamente ponteagudo ou é, de preferência, ligeiramente arredondado para evitar traumas desnecessários ao vaso sanguíneo hemostizado. 0 aplicador que contacta a superfície do membro 12 possui uma ranhura 26, que ê um resultado da cunhagem do membro utilizado para formar a lingueta 22a. A figura 2a mostra também o membro 14 com ranhura 24a complementar em forma de V. No centro da figura 2a mostra-se a tracejado, os membros 12 e 14 a serem unidos, e as geometrias da lingueta em forma de V e da ranhura.
A figura 2b ilustra o membro 12 com uma lingueta 22b arredondada, em forma de sino. A lingueta 22b une-se com a ranhura 24b em forma de sino do membro 14. A união dos dois membros com esta geometria de lingueta e ranhura ê apresen tada, a tracejado, no centro da figura 2b. De uma forma semelhan te a figura 2c ilustra uma geometria preferencial para a combinação lingueta e ranhura, que ê uma forma semelhante a caixa rectilínea. Verifica-se que a lingueta de projecção 22c apresen ta uma forma de secção transversal trapezoidal, como a da ranhu ra 24c. No centro da figura 2c apresenta-se a tracejado a união da lingueta trapezoidal 22c e ranhura 24c.
A figura 3 ê uma vista, em plano, da superfície que contacta o tecido de um agrafo hemostãtico preferencial da presente invenção quando o agrafo estã colocado numa posição plana, aberta. Verifica-se que o agrafo possui superfícies planas distais 50 e 52 nas duas extremidades distais do agrafo. Verifica-se que a ranhura longitudinal central 24 do mem bro 14 possui ranhuras transversais em forma de V, 34' que inter sectam uma ranhura longitudinal trapezoidal 24 na direcção da extremidade distai. Entre a secção distai e a região de articulação 20 a ranhura longitudinal ê interseptada pelas ranhuras transversais em forma de V, 36' numa segunda orientação angular relativamente à primeira série de ranhuras transversais. Â direita da região de articulação, a ranhura 24 sofre uma transição para uma lingueta trapezoidal 22 no membro 12. A lingueta desenvolve-se atê à superfície plana distai 50 e ê interseptada por ranhuras em forma de V dirigidas perpendicularmente, 30’, 32'.
A superfície plana distai 50 na extremidade da lingueta 22 ê mais comprida do que a superfície plana distai 52 na extremidade da ranhura para assegurar que depois do fecho, a lingueta 22 não se desenvolva para alem da extremidade distai da ranhura 24 e evite um fecho distai completo do agrafo.
As extremidades distais de uma outra forma de realização de um agrafo hemostãtico da presente invenção são apresentadas em vistas de projecção frontal ampliadas nas figuras 4a e 4b. A extremidade distai do membro 14, apresenta da na figura 4a, apresenta ranhuras transversais em forma de V, 34'1. Ao contrario das ranhuras transversais simétricas em forma de V da forma de realização da figura 3, as ranhuras em forma de V das figuras 4a e 4b são chanfradas, sendo a parede distai de cada ranhura orientada mais perpendicularmente e sendo a parede proximal orientada de forma mais inclinada. Estas ranhuras chanfradas proporcionam maior resistência ao deslocamento lateral de um vaso sanguíneo preso entre os membros do agrafo.
As ranhuras transversais do agrafo 34'' interseptam a ranhura longitudinal trapezoidal 24, que possui paredes laterais em ângulo concebidas para a união com uma lingueta trapezoidal. Vê-se também que as ranhuras transversais não se desenvolvem no percurso completo da ranhura longitudinal 24. Na figura 4b a lingueta trapezoidal 22 ê mostrada com as suas paredes laterais em ângulo 26 e 28, e uma parede de extremidade em ângulo 27, proporcionando assim a forma de secção transversal trapezoidal. Uma forma preferencial ê aquela em que a superfície superior plana do trapézio ê aproximadamente um terço da largura da base do trapézio. Na forma de realização da figura 4b, tal como na figura 4a, as ranhuras transversais 30’’ são formadas como ranhuras em forma de V chanfradas distalmente que não se desenvolvem no percurso completo da lingueta 22.
Na utilização os agrafos hemostãticos da presente invenção são embalados num rolo de agrafos como apresentado na Patente Norte Americana 4799481. Remove-se um agrafo do rolo por aperto da superfície exterior, de contacto com o aplicador dos membros entre as extremidades com ranhuras de • um instrumento aplicador, como mostrado naquela patente. O agra’ fo ê removido do rolo e depois mantido no instrumento aplicador
na sua forma barne caracterlstica. 0 agrafo aberto ê colocado à volta de um vaso sanguíneo que se quer hemostizar, com o vaso geralmente centrado entre os membros do agrafo. Quando o innstrumento aplicador ê accionado para fechar o agrafo, as extremi dades distais do agrafo aproximam-se uma da outra e encontram-se, com o vaso agora completamente envolto pelo agrafo. Uma vez que as extremidades distais 50, 52 do agrafo são planas, elas contactam uma com a outra sem provocarem qualquer movimento lateral dos membros um relativamente ao outro, movimento que podia levar os membros a um mau alinhamento e corte. Quando se aplica uma compressão ao instrumento, as curvas em joelho endireitam-se e a articulação fecha atê que os dois membros 12 e 14 se colocam um contra o outro com o vaso sanguíneo hemostizado entre eles. Um vaso sanguíneo hemostizado ê apresentado, ilustrativamente, entre os membros do agrafo na figura 6.
Os agrafos hemostãticos da presente invenção permanecem presos firmemente à volta do vaso sanguíneo e resistem a forças que podem fazer com que um agrafo hemostãtico tradicional deslize ao longo do vaso e da extremidade de um vaso cortado.
Principalmente, esta capacidade ê proporcionada pela união entre a lingueta e a ranhura, uma vez que o vaso ê forçado para a ranhura 24 por compressão a partir da lingueta 22. Isto proporciona que o vaso preso fique numa configuração ondulante como mostrado na figura 6. Em oposição ao agra fo tradicional que comprime o vaso num percurso linear entre os membros do agrafo, a ondulação proporcionada pela lingueta e ra nhura ê um impedimento essencial às forças que tendem a deslocar o agrafo ao longo do vaso. Adicionalmente a configuração das ranhuras transversais distribuem varias forças compressivas em linha com, através, e em ângulos diferentes relativamente ao eixo do vaso. Isto pode ser verificado a partir da vista em plan ta do agrafo hemostãtico fechado da figura 5, que mostra, a tra cejado, as diferentes intersecções angulares da lingueta 22 e ranhura longitudinal 24, as ranhuras transversais em ângulo di• ferentes 34 e 36, e as ranhuras transversais perpendiculares 32 * da lingueta 22. O preenchimento destas ranhuras diferentemente
MBBiUCTgS^l* mm«ιιιΐυΜΙ orientadas por tecido de vaso ajuda ainda na capacidade de retenção dos agrafos hemostáticos da presente invenção. Além disso, a lingueta e a ranhura dos agrafos hemostãticos da presente invenção não necessitam de uma estrutura de articulação especia lizada para ajudar ao fecho do agrafo e evitar falhas na região de articulação. A Patente Norte Americana 4449530, por exemplo, preconiza a utilização de uma estrutura de articulação semelhan te a caixa, e a Patente Norte Americana 4799481 perceitua a uti lização de um entalhe em forma de V na região de articulação. Além de proporcionar um fecho, essencialmente sem falhas, na re gião de articulação, esta técnica de articulação actua para reduzir o módulo de metal nas regiões de articulação. Os agrafos hemostãticos da presente invenção não necessitam de redução no módulo na articulação mas proporcionam ainda um fecho sem falhas devido à configuração de lingueta e ranhura. Devido à localização de transição da lingueta para a ranhura num lado da lingueta da articulação 20 mas muito próximo dela como mostrado nos desenhos, a lingueta 22 encaixa na ranhura 24 perto da articula ção guando o agrafo ê fechado. Assim, mesmo se as superfícies laterais do agrafo não se encontrarem completamente quando o agrafo ê fechado, proporciona-se um fecho sem falhas pelo encaixe da lingueta 22 e da ranhura 24. A não diminuição de módulo da articulação 20 proporciona uma articulação forte que mantém o agrafo preso firmemente ã volta do vaso sanguíneo hemostizado. Além disso, esta configuração de articulação proporciona um módulo ainda superior ao de uma articulação com uma secção rectan guiar simples com a mesma área e largura devido à maior espessu ra do agrafo e à região de articulação.

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES
    Grampo hemostãtico caracterizado por ser constituido por uma primeira e segunda pernas possuindo extremidades distais e unidas às suas extremidades proximais numa re gião de articulação, incluindo a primeira perna uma projecção longitudinal que se desenvolve ao longo de pelo menos um comprimento substancial da primeira perna para engrenar uma ranhura longitudinal formada na segunda perna e desenvolvendo-se ao lon go de pelo menos um comprimento substancial da segunda perna, pelo que o engate da referida projecção longitudinal e da referida ranhura longitudinal proporciona o fecho essencialmente sem espaço vazio do referido grampo.
    - 2a Grampo hemostático de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por sér constituido adicionalmente por uma diversidade de ranhuras transversais que se desenvolvem segundo a referida projecção longitudinal.
    - 3a Grampo hemostático de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por incorporar adicionalmente uma diversidade de ranhuras transversais de se desenvolvem através da segunda perna de cada lado da referida ranhura longitudinal.
    - 4a Grampo hemostático de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por cada projecção e ranhura longitudinais e terminarem antes da extremidade distai de cada perna respectiva, e incluir além disso superfícies planas distais formadas entre a parte final da projecção e ranhura e a extremidade distai de cada uma das referidas pernas.
    - 5a Grampo hemostático de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por as ranhuras transversais serem essencialmente dirigidas perpendicularmente ao eixo longitudinal da primeira perna.
    - 6a Grampo hemostático de acordo com a rei10 vindicação 3, caracterizado por as ranhuras transversais intersectarem a ranhura longitudinal segundo ura ângulo agudo.
    - 7a Grampo hemostático de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por uma das ranhuras transversais intersectarem a ranhura longitudinal segundo um primeiro ângulo numa direcção determinada, e outras ranhuras transversais inter· sectarem a ranhura longitudinal segundo outro ângulo numa direc ção determinada.
    - 8a Grampo hemostãtico de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizado por as ranhuras transversais serem em forma de V.
    - 9a Grampo hemostãtico de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizado por as ranhuras transversais serem de forma curvilinea côncava.
    - 10a Grampo hemostãtico de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizado por as ranhuras transversais serem de forma trapezoidal.
    - 11a Grampo hemostãtico de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por as ranhuras em forma de V serem enviezadas com a parede mais afastada dirigida mais perpendicularmente em relação ao eixo longitudinal da sua perna de grampo e a parede mais próxima ser dirigida segundo um ângulo mais agu do relativamente ao eixo longitudinal da sua perna de grampo.
    - 12a Grampo hemostãtico de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a projecção longitudinal e a ra nhura longitudinal fazerem a transição de uma para a outra na primeira perna perto da região de articulação.
    - 13a Grampo hemostãtico de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por cada projecção longitudinal e ranhura longitudinal ter geralmente uma secção transversal em forma de V.
    - 14a Grampo hemostático de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por cada projecção longitudinal e ranhura longitudinal ter geralmente uma secção transversal em forma de sino.
    - 15a Grampo hemostãtico de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por cada desenvolvimento longitudinal e ranhura longitudinal ter geralmente uma secção transversal rectilrnea.
    - 16a Grampo hemostãtico de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por cada projecção longitudinal e ranhura longitudinal ter geralmente uma secção transversal trapezoidal.
    - 17a Grampo hemostãtico de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a profundidade de uma das ranhu ras transversais ser menor do que a altura da projecção longitu dinal.
    - 18a Grampo hemostãtico de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por a profundidade de algumas das ranhuras transversais ser menor do que a profundidade da referi da ranhura longitudinal.
    - 19a Grampo hemostãtico de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o comprimento longitudinal da superfície plana distai da primeira perna ser maior do que o comprimento longitudinal da superfície plana distai da segunda perna.
    - 20a Grampo hemostático de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a ranhura longitudinal e a projecção longitudinal serem formadas na superfície das pernas que contacta o tecido, tendo as superfícies opostas das pernas um aplicador que contacte as superfícies, e em que a dimensão entre o aplicador e as superfícies da segunda perna que contactam o tedido ê maior do que a dimensão entre o aplicador e as superfícies da primeira perna que contactam o tecido.
    A requerente reivindica a prioridade do pedido norte-americano apresentado em 22 de Maio de 1989, sob o número de série 355,716.
PT94113A 1989-05-22 1990-05-22 Grampos hemostaticos cirurgicos PT94113B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US07/355,716 US4976722A (en) 1989-05-22 1989-05-22 Surgical hemostatic clips

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT94113A PT94113A (pt) 1991-01-08
PT94113B true PT94113B (pt) 1997-05-28

Family

ID=23398544

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94113A PT94113B (pt) 1989-05-22 1990-05-22 Grampos hemostaticos cirurgicos

Country Status (13)

Country Link
US (1) US4976722A (pt)
EP (1) EP0399741B1 (pt)
JP (1) JP3068157B2 (pt)
AU (1) AU633096B2 (pt)
BR (1) BR9002402A (pt)
CA (1) CA2017273C (pt)
DE (1) DE69022115T2 (pt)
DK (1) DK0399741T3 (pt)
ES (1) ES2078307T3 (pt)
GR (1) GR1000780B (pt)
IE (1) IE68849B1 (pt)
PT (1) PT94113B (pt)
ZA (1) ZA903913B (pt)

Families Citing this family (88)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5026382A (en) * 1990-08-27 1991-06-25 Horizon Surgical, Inc. Hemostatic clip
US5366458A (en) * 1990-12-13 1994-11-22 United States Surgical Corporation Latchless surgical clip
US5160339A (en) * 1991-06-18 1992-11-03 Ethicon, Inc. Endoscopic suture clip
US5282829A (en) * 1991-08-15 1994-02-01 United States Surgical Corporation Hollow body implants
US5201746A (en) * 1991-10-16 1993-04-13 United States Surgical Corporation Surgical hemostatic clip
US5219353A (en) * 1992-02-28 1993-06-15 Garvey Iii Thomas Q Surgical endoclip
US5282811A (en) * 1992-04-16 1994-02-01 Cook Pacemaker Corporation Two part surgical ligating clip, applicator and method of use
CA2094463A1 (en) * 1992-04-28 1993-10-29 Claude Vidal Vessel clips
US5269792A (en) * 1992-05-26 1993-12-14 Origin Medsystems, Inc. Surgical clip
US5342373A (en) * 1992-09-14 1994-08-30 Ethicon, Inc. Sterile clips and instrument for their placement
US5330442A (en) * 1992-10-09 1994-07-19 United States Surgical Corporation Suture retaining clip
CA2120828C (en) * 1993-04-16 1999-11-02 Paul J. Phillips Surgical hemostatic clip
US5431669A (en) * 1993-07-16 1995-07-11 Origin Medsystems, Inc. Surgical clip applier with distal hook
US5858018A (en) 1993-08-25 1999-01-12 Apollo Camera, Llc Low profile tool for applying spring action ligation clips
US5833700A (en) * 1995-03-15 1998-11-10 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Sterile occlusion fasteners and instrument and method for their placement
US5501693A (en) * 1994-07-06 1996-03-26 United States Surgical Corporation Surgical hemostatic clip
US5487746A (en) * 1994-11-23 1996-01-30 Yu; George W. Surgical clip having a longitudinal opening through which clamped tissue protrudes
DE19520158C2 (de) * 1995-06-01 1998-10-15 Aesculap Ag & Co Kg Chirurgischer Clip
US5713912A (en) * 1995-08-30 1998-02-03 Stress Management, Inc. Ligating clip having ramp-shaped vessel clamping members and tool for applying same
US5667518A (en) * 1995-10-02 1997-09-16 Pannell; William P. Method and implements for performing a vasectomy
US5876410A (en) * 1996-07-22 1999-03-02 Phillip J. Petillo Hydraulic powered surgical device
US5713911A (en) * 1996-10-03 1998-02-03 United States Surgical Corporation Surgical clip
WO1998018389A1 (en) * 1996-10-25 1998-05-07 University Of Massachusetts Surgical vessel clips and methods for closing vessels
US6241740B1 (en) 1998-04-09 2001-06-05 Origin Medsystems, Inc. System and method of use for ligating and cutting tissue
US6290575B1 (en) 1999-03-01 2001-09-18 John I. Shipp Surgical ligation clip with increased ligating force
US6350269B1 (en) 1999-03-01 2002-02-26 Apollo Camera, L.L.C. Ligation clip and clip applier
US6464628B1 (en) 1999-08-12 2002-10-15 Obtech Medical Ag Mechanical anal incontinence
US6298526B1 (en) 1999-08-26 2001-10-09 David Baumdicker Tether clip and method of securing the same
BR0108307B1 (pt) 2000-02-14 2009-12-01 aparelho de prótese para o tratamento de impotência sexual masculina com dispositivo de suprimento de energia sem fio.
ATE296071T1 (de) 2000-02-14 2005-06-15 Potencia Medical Ag Penisprothese
WO2003005911A1 (en) 2001-07-09 2003-01-23 Tyco Healthcare Group Lp Right angle clip applier apparatus and method
AU2003225110A1 (en) 2002-04-22 2003-11-03 Tyco Healthcare Group, Lp Endoscopic surgical clip
US7678125B2 (en) 2002-11-12 2010-03-16 Apollo Camera, L.L.C. Surgical ligation clip
GB0305976D0 (en) * 2003-03-14 2003-04-23 Wild Andrew M Surgical clip
US8172870B2 (en) 2003-06-09 2012-05-08 Microline Surgical, Inc. Ligation clip applier
US7862571B2 (en) * 2003-07-25 2011-01-04 Microline Surgical, Inc. Occlusion clip and method of applying same
US20050165423A1 (en) * 2004-01-23 2005-07-28 Pilling Weck Incorporated Ligating clip with integral tissue-securing mechanism
US20050273122A1 (en) * 2004-06-02 2005-12-08 Microline, Inc. Clip with enhanced gripping arrangement
US9675385B2 (en) * 2005-04-12 2017-06-13 Nathan C. Moskowitz Spinous process staple with interdigitating-interlocking hemi-spacers for adjacent spinous process separation and distraction
US8784450B2 (en) * 2005-04-12 2014-07-22 Mosheh T. MOSKOWITZ Interarticulating spinous and transverse process staples for spinal fusion
US8038686B2 (en) 2005-04-14 2011-10-18 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Clip applier configured to prevent clip fallout
US7699860B2 (en) * 2005-04-14 2010-04-20 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Surgical clip
US8523882B2 (en) 2005-04-14 2013-09-03 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Clip advancer mechanism with alignment features
US7686820B2 (en) 2005-04-14 2010-03-30 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Surgical clip applier ratchet mechanism
US7740641B2 (en) 2005-04-14 2010-06-22 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Clip applier with migrational resistance features
US7261724B2 (en) 2005-04-14 2007-08-28 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Surgical clip advancement mechanism
US7297149B2 (en) 2005-04-14 2007-11-20 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Surgical clip applier methods
US7731724B2 (en) 2005-04-14 2010-06-08 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Surgical clip advancement and alignment mechanism
US7288098B2 (en) 2005-04-14 2007-10-30 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Force limiting mechanism for medical instrument
US9326776B2 (en) 2005-09-29 2016-05-03 Applied Medical Resources Corporation Manually actuated surgical clip applier
US20070118161A1 (en) * 2005-11-22 2007-05-24 Kennedy Daniel L Non-snag polymer ligating clip
EP2015681B1 (en) 2006-05-03 2018-03-28 Datascope Corp. Tissue closure device
US9555241B2 (en) * 2007-10-11 2017-01-31 Peter Forsell Method of obtaining male contraception
US9445820B2 (en) 2007-12-31 2016-09-20 Teleflex Medical Incorporated Ligation clip with flexible clamping feature
US8366726B2 (en) * 2008-03-21 2013-02-05 Gyrx Llc Vessel occlusion clip and application thereof
BRMU8901448U2 (pt) * 2009-07-23 2010-10-05 Fernando Cesar Tomazzi Lissa disposição construtiva aplicada a clipe cirúrgico
US20110082347A1 (en) * 2009-10-07 2011-04-07 Tyco Healthcare Group Lp Spring jaw retraction device
US8267945B2 (en) 2009-10-09 2012-09-18 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Clip advancer with lockout mechanism
US8262679B2 (en) 2009-10-09 2012-09-11 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Clip advancer
US9597089B2 (en) * 2010-03-10 2017-03-21 Conmed Corporation Surgical clips for laparoscopic procedures
US20110295290A1 (en) * 2010-05-28 2011-12-01 Whitfield Kenneth H Surgical hemostatic clip including work-hardened, movement-inhibiting structure and method of manufacturing same
US10335157B2 (en) * 2010-10-02 2019-07-02 Covidien Lp Asymmetrical surgical clip with penetrating lock, non-slip clamping surface, severable hinge, hinge boss and pivoting applicator tip
USD769445S1 (en) * 2011-03-10 2016-10-18 Conmed Corporation Surgical clip
US9125649B2 (en) * 2011-09-15 2015-09-08 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Surgical instrument with filled staple
PL2768418T3 (pl) 2011-10-19 2017-12-29 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Urządzenie dopasowujące do nakładacza zacisków do zastosowania z robotem chirurgicznym
US9084596B2 (en) * 2012-02-27 2015-07-21 Cook Medical Technologies Llc Suture clamp and gastrointestinal suture anchor set device using same
US9220507B1 (en) * 2012-10-14 2015-12-29 Manoj B. Patel Tissue spreading vascular clips with locking mechanism and non-slip clamping surfaces
US9282972B1 (en) * 2012-10-14 2016-03-15 Innovative Urololy, Llc Surgical clips with penetrating locking mechanism and non-slip clamping surfaces
US20140171986A1 (en) 2013-09-13 2014-06-19 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Surgical Clip Having Comliant Portion
US20140018832A1 (en) * 2013-09-13 2014-01-16 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Method For Applying A Surgical Clip Having A Compliant Portion
US20140018830A1 (en) * 2013-09-13 2014-01-16 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Surgical Clip Having Compliant Portion
US10485545B2 (en) 2013-11-19 2019-11-26 Datascope Corp. Fastener applicator with interlock
WO2016192718A2 (de) * 2015-06-02 2016-12-08 Behzad Sahabi Klammer, klammerapplikator, system aus klammerapplikator und mindestens einer klammer sowie klammermagazin
EP3310270A4 (en) * 2015-06-16 2019-04-10 Nanova Biomaterials, Inc. SURGICAL LIGATURE FORCEPS ANTI-MIGRATION
CA3032824C (en) 2016-08-03 2021-04-27 Teleflex Medical Incorporated Surgical ligation clip
US11717298B2 (en) 2016-11-09 2023-08-08 The United States Of America, As Represented By The Secretary, Department Of Health And Human Services Tissue clamp and implantation method
US10201353B2 (en) * 2017-02-03 2019-02-12 Pavel Menn Ligation clip
EP3600083A4 (en) 2017-03-21 2021-03-31 Teleflex Medical Incorporated FLEXIBLE STABILIZING LINK FOR A CLIP APPLICATOR
CN110753519B (zh) 2017-03-21 2023-06-02 泰利福医疗公司 具有稳定构件的施夹器
WO2018175626A1 (en) 2017-03-21 2018-09-27 Teleflex Medical Incorporated Clip applier with stabilizing member
US11607227B2 (en) 2017-03-21 2023-03-21 Teleflex Medical Incorporated Surgical clip and clip applier
JP6876821B2 (ja) 2017-03-21 2021-05-26 テレフレックス メディカル インコーポレイテッド 交換可能な先端部を備えたクリップアプライヤ
JP7068355B2 (ja) 2017-06-22 2022-05-16 テレフレックス メディカル インコーポレイテッド 外科用クリップ
AU2018369752B2 (en) 2017-11-14 2021-03-11 Teleflex Medical Incorporated Surgical clip
US20200405315A1 (en) * 2018-03-07 2020-12-31 Covidien Lp Ligation clip with retention features
CA3094709A1 (en) 2018-03-28 2019-10-03 Datascope Corp. Device for atrial appendage exclusion
KR102572273B1 (ko) * 2020-11-10 2023-08-28 이승원 외과용 클립
US11737763B1 (en) * 2023-03-28 2023-08-29 King Faisal University Laparoscope for installing surgical clips

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3363628A (en) * 1964-09-28 1968-01-16 Peter B Samuels Hemostatic clip
DE1957855C3 (de) * 1969-11-18 1973-07-19 Bleier Waldemar Klemme zum Unterbrechen von Leitungsbahnen innerhalb des menschlichen oder tierischen Organismus
US3867944A (en) * 1972-10-27 1975-02-25 Wood Ernest C Hemostatic clip and applicator therefor
US3874042A (en) * 1973-01-22 1975-04-01 Biospectrum Inc Clamp for thin walled tubing
US4146130A (en) * 1977-04-08 1979-03-27 Samuels Peter B Hemostatic clip, clip applicator and cartridge therefor
CH618337A5 (en) * 1977-07-08 1980-07-31 Sulzer Ag Clip for interrupting pathways
US4188953A (en) * 1977-08-05 1980-02-19 Charles H. Klieman, M.D. Hemostatic clip
US4346869A (en) * 1981-03-12 1982-08-31 Macneill Robert L Tube clamp
JPH0657218B2 (ja) * 1985-05-10 1994-08-03 エチコン・インコ−ポレ−テツド 結紮クリツプ及びクリツプ適用器具
DE8522122U1 (de) * 1985-08-01 1985-09-19 Richard Wolf Gmbh, 7134 Knittlingen Vorrichtung zum Festlegen von Nähfadenenden einer Wundnaht
US4702247A (en) * 1985-08-20 1987-10-27 American Hospital Supply Corporation Ligating clip
US4796627A (en) * 1986-08-26 1989-01-10 Tucker Wilson H Clip applicator and spreadable clips for use therein
US4844066A (en) * 1987-04-06 1989-07-04 Richard-Allan Medical Industries, Inc. Surgical clip
US4799481A (en) * 1987-04-08 1989-01-24 Ethicon, Inc. Surgical hemostatic clips

Also Published As

Publication number Publication date
DK0399741T3 (da) 1995-10-16
JPH0349744A (ja) 1991-03-04
CA2017273C (en) 2000-03-07
EP0399741B1 (en) 1995-09-06
BR9002402A (pt) 1991-08-06
PT94113A (pt) 1991-01-08
AU5579890A (en) 1990-11-22
ZA903913B (en) 1992-01-29
EP0399741A1 (en) 1990-11-28
IE68849B1 (en) 1996-07-24
JP3068157B2 (ja) 2000-07-24
ES2078307T3 (es) 1995-12-16
IE901825L (en) 1990-11-22
GR900100390A (en) 1991-10-10
IE901825A1 (en) 1991-06-19
AU633096B2 (en) 1993-01-21
GR1000780B (el) 1992-12-30
DE69022115T2 (de) 1996-02-22
DE69022115D1 (de) 1995-10-12
US4976722A (en) 1990-12-11
CA2017273A1 (en) 1990-11-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT94113B (pt) Grampos hemostaticos cirurgicos
US5201746A (en) Surgical hemostatic clip
ES2881527T3 (es) Grapa quirúrgica de liberación por resorte
US10335158B2 (en) Vascular and intestinal occlusion
JP6876821B2 (ja) 交換可能な先端部を備えたクリップアプライヤ
KR960006658B1 (ko) 외과용 지혈 클립
CA1190824A (en) Non-metallic, bio-compatible hemostatic clips
US5626592A (en) Surgical hemostatic clip
US5501693A (en) Surgical hemostatic clip
US4726372A (en) Hemostatic clip
JP6491205B2 (ja) 閉塞クリップ
CA1187761A (en) Non-metallic, bio-compatible hemostatic clips with interlocking latch means
US5160339A (en) Endoscopic suture clip
US4979950A (en) Surgical hemostatic clips
US3446211A (en) Surgical clamp
BRPI0601357B1 (pt) Surgical cloth
ES2676875T3 (es) Aplicador endoscópico de grapas
US6077280A (en) Surgical clamp
US9486225B2 (en) Exclusion of the left atrial appendage
US5133724A (en) Abdominal aortic clamp
US3604425A (en) Hemostatic clip
ES2386776T3 (es) Aparato con coagulador ultrasónico tipo pinza con efector de extremo de apriete mejorada
US20110224700A1 (en) Narrow Profile Surgical Ligation Clip
US20160354089A1 (en) Ligation clip with flexible clamping feature
US20130245651A1 (en) Narrow Profile Surgical Ligation Clip

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19970212

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20120213