PT91755B - Processo para a execucao da ligacao de uma junta - Google Patents
Processo para a execucao da ligacao de uma junta Download PDFInfo
- Publication number
- PT91755B PT91755B PT91755A PT9175589A PT91755B PT 91755 B PT91755 B PT 91755B PT 91755 A PT91755 A PT 91755A PT 9175589 A PT9175589 A PT 9175589A PT 91755 B PT91755 B PT 91755B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- joint
- edge
- flange
- top wall
- diameter
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B21—MECHANICAL METAL-WORKING WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
- B21D—WORKING OR PROCESSING OF SHEET METAL OR METAL TUBES, RODS OR PROFILES WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
- B21D51/00—Making hollow objects
- B21D51/16—Making hollow objects characterised by the use of the objects
- B21D51/26—Making hollow objects characterised by the use of the objects cans or tins; Closing same in a permanent manner
- B21D51/30—Folding the circumferential seam
- B21D51/32—Folding the circumferential seam by rolling
Landscapes
- Mechanical Engineering (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Rigid Containers With Two Or More Constituent Elements (AREA)
- Lining Or Joining Of Plastics Or The Like (AREA)
- Table Devices Or Equipment (AREA)
- Cephalosporin Compounds (AREA)
- Developing Agents For Electrophotography (AREA)
- Saccharide Compounds (AREA)
- Polysaccharides And Polysaccharide Derivatives (AREA)
- Transition And Organic Metals Composition Catalysts For Addition Polymerization (AREA)
- Dental Preparations (AREA)
- Prostheses (AREA)
- Application Of Or Painting With Fluid Materials (AREA)
- Shaping Of Tube Ends By Bending Or Straightening (AREA)
- Bridges Or Land Bridges (AREA)
- Laminated Bodies (AREA)
- Structure Of Telephone Exchanges (AREA)
- Treatment Of Fiber Materials (AREA)
- Monitoring And Testing Of Exchanges (AREA)
- Quick-Acting Or Multi-Walled Pipe Joints (AREA)
Description
A presente invenção diz respeito a um processo para a execução da ligação de uma junta, tal como uma ligação de junta dupla ou de junta tripla, entre o flange que se estende radialmente para fora do bordo de topo do corpo de um recipiente e o flange do bordo de uma parede de fundo ou tampa, no qual o flange do bordo mencionado em ultimo lugar estã dotado de uma ondulação ou bordo ondulado prévio com um raio pequeno antes da execução da ligação da junta, sendo o diâmetro interior do referido bordo ondulado prévio maior do que o diâmetro do bordo exterior do flaji ge do corpo, sendo o flange feito, no local da transição para o corpo, com uma curvatura com um raio de um valor tal que se obtém uma transição dobrada gradualmente do corpo para o flange e fundindo-se o flange da parede de fundo na parede de fundo por meio de uma curvatura, sendo os referidos flanges, depois da colocação de uma parede de fundo e do corpo um no outro e da aplicação de uma pressão axial, enrolados um com o outro com o auxílio de pelo menos um rolo para execução de juntas que possui uma ranhura, sendo esse rolo deslocado na direcção periférica relativamente ao corpo e radialmente no sentido do corpo oara efectuar o enrolamento dos flanges um no outro no interior da ranhura do rolo de execução de juntas, simultaneamente centrando e suportando a parede de fundo no interior do flange da parede de fundo, tendo a ranhura do rolo de execução de juntas uma altura maior do que a espessura do bordo enrolado prévio numa direcção paralela ao eixo do corpo.
-2Um tal processo é conhecido da patente de invenção britâ nica Νθ 1 325 706. 0 referido processo conhecido refere-se ã exe cução de uma junta tripla, dotando o bordo do flange da parede de fundo com um bordo enrolado prévio aberto de substancialmente 180°, podendo a referida ondulação previa estar provida de uma massa de vedação. 0 flange da parede de fundo une-se ao bordo ver tical da parede de fundo por meio de uma pequena curvatura, de modo que se obtém praticamente um ângulo de 90°. 0 flange do bor do de topo do corpo une-se ao corpo com uma curvatura grande e o bordo exterior do flange do corpo situa-se no interior do diâmetro interior do bordo da ondulação periférica prévia do flange da parede de topo voltado para dentro. Durante a execução da ju£ ta, o bordo do flange do corpo entra na ondulação periférica pré via e fixa-se no seu interior, de modo que durante a dobragem ou execução da junta a curvatura grande do flange do bordo de topo do corpo proporciona o espaço necessário para se obter uma ligação de junta tripla perfeitamente fechada.
processo conhecido da referida patente de invenção brj_ tanica Νθ 1 325 706 constitui um aperfeiçoamento do processo conhecido da patente de invenção britânica Νθ 1 153 872, igualmente descrito na referida publicação, sendo este último processo caracterizado por as curvaturas do flange da parede de fundo com o bordo vertical e do flange do corpo com o corpo, respectivamente, serem ajustadas uma a outra de modo a centrar a parede de fundo e o corpo uma no outro. Ao flange da parede de fundo ê dada uma pequena ondulação prévia menor do que 180°, sendo essa ondulação prévia, no início da operação de execução da iunta, mais ondulada até ir encostar-se sobre o Bordo do flange do cor-
-3po depois do que, durante a continuação da execução da junta, am bos os flanges são enrolados um com o outro, deslizando um sobre o outro os flanges durante esse enrolamento.
Em ambos os casos, a parede de topo e o corpo são centra^ dos um no outro no local do bordo vertical da parede de fundo.
Os processos conhecidos referidos apresentam problemas, porque as peças que devem ser interligadas durante a execução da junta na direcção periférica do recipiente tem configurações diferentes, bem como desvios das dimensões devido ãs tolerâncias de fabrico. Isso conduz a uma excentricidade e a movimentos de oscilação durante a execução da junta. Se no início da execução da junta se evrificarem movimentos de oscilação, forma-se então uma junta que, vista na direcção periférica, ê de qualidade irre guiar. No caso dos referidos desvios das dimensões ê-se conduzido a uma colocação excêntrica da parede de fundo e do corpo uma em relação ao outro e no caso de se fixarem mutuamente a parede de fundo e o corpo, os rolos de execução da junta não são capazes de por si corrigir a excentricidade. Portanto, mantem-se a oscilação e a irregularidade da ligação da junta na direcção per i f e r i c a .
Um outro problema do processo conhecido é que o corpo e a parede de fundo são colocados um no outro fora da maquina de execução da junta, de modo que, devido à relação ainda solta então existente, pode verificar-se o desprendimento da parede de fundo ou a colocação excêntrica da parede de fundo no interior do corpo, respectivamente. Com os recipientes obtidos com os processos
-4conhecidos, a ligação da junta situasse radialmente para fora do diâmetro exterior do corpo, Isso conduz a um diâmetro exterior maior, o que em certos casos ê desfavorável para o transDorte de vários recipientes num contentor de transporte normalizado.
São conhecidas varias propostas para empurrar a ligação da junta mais para dentro radialmente. Encontra-se um exemplo na patente de invenção holandesa publicada N9 7 208 083. Depois da execução da ligação da junta, reduz-se a junta do seu diâmetro mãximo para um diâmetro menor.
Durante a compressão adicional da junta radialmente para dentro para se obter um diâmetro exterior no local da junta que não seja ou dificilmente seja maior ou menor do que o diâmetro mãximo do corpo, o angulo entre o bordo vertical da parede de fun do e a parede de fundo propriamente dita e deformado para um ângulo agudo. Isto tem uma influência negativa sobre a resistência a vibração do corpo e da parede de fundo. Alem disso, ha o risco de a convexidade normalmente presente da parede de fundo ou tampa desaparecer ou modificar-se para uma concavidade virada para dentro.
Um processo para simultaneamente formar a junta e reduzir o diâmetro do corpo adjacente â junta ê também conhecido do pedido de patente de invenção europeia publicado N9 0 177 426.
A centragem entre o corpo e o bordo vertical da parede de fundo é obtida proporeionando uma das peças com um perfil. 0 referido perfil constitui uma complicação adicional do processo
-5de fabricação devido ã sua forma e ã elevada precisão exigida.
Além disso, o processo proposto apenas- permite uma redução limitada do diâmetro da junta, não podendo certamente obter-se um diâmetro da junta substancialmente igual ao diâmetro ext£ rior do corpo como seria desejado para o transporte dos recipien^ tes num contentor de transporte normalizado, objecto da presente invenção consiste em proporcionar um processo para a execução de uma ligação de uma junta no qual não existam os problemas atrãs referidos, que seja mais simples, de funcionamento mais seguro e mais econõmico e que, além disso, dê, a possibilidade de fazer o diâmetro da junta menor do que o diâmetro do corpo sem as objecções do processo conhecido.
Este objectivo consegue-se em primeiro lugar, segundo a presente invenção:
proporcionando uma distância entre o bordo vertical da parede de fundo e a curvatura da transição entre o corpo e o seu f1ange, e guiando o bordo ondulado prévio, no inicio da operação de execução da junta, na porção da ranhura do rolo de execução da junta que, visto na direcção axial, estã mais próximo do centro do corpo.
E preferido um processo no qual, durante a execução da junta, a parede de fundo e suportada por uma superfície que se
-5estende em torno do eixo do corpo, cujo diâmetro máximo e menor do que o diâmetro do corpo, numa medida tal que se verifica uma redução do diâmetro do corpo adjacente a junta.
Segundo a presente invenção, cria-se intencionalmente uma folga entre o corpo e a porção vertical da parede de fundo.
diâmetro do flange do corpo, tal como no processo conhecido da memória descritiva da patente de invenção britânica N9 1 325 706, situa-se no interior do diâmetro interior do bordo enrolado prévio devido ao que, em certos casos que se descrevem mais adiante, pode obter-se uma certa centragem durante a colocação da parede de fundo e do corpo um no outro,
Começando a execução da junta, de maneira diferente da que até agora era pratica corrente, numa parte diferente da ranhura do rolo de execução da junta, os flanges da parede de fundo e do corpo dobrar-se-ão para fora, no início da execução da junta, pela combinação da força radial, exercida pelo rolo de execução da junta com a força axial derivada do aperto do corpo no interior da máquina de execução da junta. Os referidos flanges formam, por assim dizer, vista em secção transversal, uma e£ pinha de gato. Devido â força de aperto por meio da qual os flajn ges que se dobram são apertados um contra o outro, o corpo e a parede de fundo são bem centrados um no outro e mantêm-se centra, dos durante o prosseguimento da execução da junta. Durante a referida execução da junta, a curvatura em forma de espinha de gato faz com que os bordos da placa rolem bem um no interior do outro, enquanto simultaneamente a ligação da junta que se forma livremente se desloca axialmente para fora e radialmente para dentro,
-7devido ao que o bordo vertical da parede de fundo atinge uma maior altura, que é limitada pelo outro plano da ranhura do rolo de execução da junta, enquanto o diâmetro exterior resultante da junta e definido pelo diâmetro escolhido para o suporte da parede de fundo, mais um pouco que duas vezes a espessura da junta.
Em certos casos, é vantajoso dotar o flange da parede de fundo com um bordo enrolado prévio que seja praticamente fechado. Isso pode promover a centragem do corpo e da parede de fundo um no outro, enquanto que, devido a curvatura em espinha de gato que se verifica no início da operação de execução da junta, o bordo enrolado prévio abrir-se-ã de modo que o bordo do flange do corpo possa entrar.
z
E além disso útil proporcionar o bordo do flange do corpo com um diâmetro exterior substancialmente igual ou um pouco menor do que o diâmetro interior do bordo enrolado prévio de modo tal que seja possível a colocação de um no outro na direcção axial. Devido ao facto de o corpo ser um pouco oval, verifica-se uma espécie de ligação de mola, de modo que o corpo e a parede de fundo ficam centrados um no outro, sendo a forma oval afastada pelo aperto. Desse modo obtém-se um posicionamento da parede de fundo e do corpo um em relação ao outro, antes da execução da junta, tal que a parede de fundo e o corpo se mantêm juntos durante o transporte na linha de fabricação, processo segundo a presente invenção difere portanto de todos os processos conhecidos pela execução de uma ligação da junta na qual a centragem jã não se faz entre o corpo e o bordo
vertical da parede de fundo, mas sim substancialmente a meio do comprimento radial do flange da parede de fundo, junto ou num lo cal do bordo enrolado prévio,permitindo esta centragem no inicio ainda um certo deslocamento, no momento em que começa a formar-se a curvatura em forma de espinha de gato, mas é absoluto logo que os diâmetros do bordo enrolado prévio e o do flange do corpo, vistos no plano da parede de fundo, forem substancialmente iguais entre si. 0 processo segundo a presente invenção difere além dijs so dos processos conhecidos por a execução da junta começar na parte da ranhura do rolo de execução da junta que se situa em opo sição a parte em que normalmente se inicia a execução da junta. Com os processos conhecidos, a ranhura do rolo de execução da junta funciona de modo tal que a sua superfície depois de se a ρ 1 i_ car aos flanges segue a curvatura do bordo enrolado prévio e tem tendência para continuar desse modo. Com o processo segundo a pre sente invenção isso na realidade não sucede. Logo que o bordo erj rolado prévio entra na ranhura, com a face inferior do bordo enrolado prévio em contacto com a face radial de arranque da raniw ra, ainda não sucede nada com o bordo enrolado prévio. Logo que o bordo enrolado prévio começa a entrar em contacto com a face interior curva da ranhura, então os flanges dobram-se para o lado onde ainda ha espaço, obtendo-se o abaulamento em forma de e£ pinha de gato devido ao facto de o rolo se deslocar radialmente para dentro.A ranhura do rolo de execução da junta oferece Dara isso espaço para cima e ambos os flanges, agora com a entrada s_i_ multânea do flange do corpo no bordo enrolado prévio e a continuação da formação do abaulamento em espinha de gato são dobrados. axialmente para fora, sendo colocados, durante a dobragem, contra o suporte do bordo vertical da parede de fundo, de modo
-9que o referido bordo atinge uma altura maior.
Mostrou-se que com o processo segundo a presente invenção e possível fabricar uma ligação de junta sem defeitos, que não tem os inconvenientes das obtidas pelos processos conhecidos.
Durante a execução simultânea da junta do fundo e da tam pa, o primeiro terço da operação é crítico. Além das tolerâncias ja mencionadas, as diferenças na capacidade de escorregar entre as faces de contacto dos dois flanges da parede de fundo e do co£ po podem jã conduzir a que o flange do corpo, num dos lados do recipiente, seja dobrado mais do que no outro lado, resultando daí diferenças na qualidade da ligação da junta, relativamente â sua direcção periférica. Isso é em particular verdade se o fuji do e a tampa forem montados simultâneamente. Por meio da função de centragem da denominada curvatura em espinha de gato, cons£ gue-se que, durante o primeiro terço crítico da operação de execução da junta, estejam presentes condições idênticas dos dois lados do corpo, com o efeito útil de se obter uma ligação da ju£ ta sem defeito dos dois lados, isto é, no fundo e na tampa.
No caso de o bordo enrolado prévio ser fechado, então ele pode auxiliar a centragem.
referido bordo enrolado prévio abre-se durante a forma, ção da espinha de gato, de modo que o bordo do flange do corpo pode nele entrar.
No cas.o de o bordo enrolado prévio não ser fechado e se
-10partir portanto de um bordo enrolado prévio ainda aberto, ja conhecido, então o flange do corpo e o flange da parede de fundo são apertados rigidamente um no outro, ocorrendo a formação da curvatura em espinha de gato imediatamente no início da execução da junta. Devido ao referido abaulamento, obtêm-se uma centragem tal que a ligação da junta final e melhor do que uma ligação obti_ da pelo processo conhecido.
Segundo a presente invenção, a altura do bordo vertical da parede de fundo e definida pela altura do bordo vertical a obter, menos a altura da ranhura de pelo menos o primeiro rolo de execução da junta e mais a espessura do bordo enrolado prévio, z
é assim possível uma certa tolerância, tanto no sentido positivo como no negativo.
Devido ao facto de o corpo e a parede de fundo jã não es tarem mutuamente centrados no local da sua transição para os flan ges, mas sim serem centrados pela formação da curvatura em espinha de gato, pode haver uma diferença entre o diâmetro do corpo e o diâmetro do bordo vertical da parede de fundo. Isso significa que o suporte do bordo vertical, e portanto o próprio bordo vertical, podem ter um diâmetro menor do que o diâmetro do corpo, de modo que, durante a execução da junta, a junta obtida no final da operação ê levada a um diâmetro menor do que o usual e portan to pode terminar num diâmerto exterior da ligação da junta que pouco difere do diâmetro exterior do corpo. De preferência, a transição do flange da parede de fundo para o bordo vertical da parede de fundo tem um raio de curvatura maior do que o habitual, mas ainda menor do que o raio de curvatura no local da transição do flange do corpo para o corpo. 0 espaço obtido deste modo e o
-11alongamento axial que se verifica durante a execução da junta do í
bordo vertical do flange da parede de fundo com material provenj.
ente do flange permite a execução da junta mais para dentro, re_ í duzindo portanto o diâmetro da junta, com o efeito surpreendente j
de que pode reduzir-se a parte do corpo presente na proximidade da junta numa distância considerável sem a presença de uma ferra^ ;
menta no interior do corpo que, na direcção radial, suporte o ma_ terial do corpo no lado de dentro, que é o que se verifica com ; a conhecida redução de rotação do corpo. \
Um outro efeito que se obtém de maneira surpreendente e t t
que o inconveniente atras referido da formação de raio pequeno *
Li da transição entre a parte plana da parede de fundo e a parte el£ | vada da mesma não sõ desaparece durante a redução como também se | ç
transforma numa vantagem.
grande raio de curvatura a aplicar de preferencia entre o flange da parede de fundo e o bordo elevado da parede de fundo, em combinação com a profundidade consideravelmente menor da pare de de fundo e em combinação com a grande diferença de diâmetros entre os anéis interior e exterior de modelação da ferramenta para modelar a parede de fundo, têm como consequência que, durante a modelação da parede de fundo, se produzem menos tensões no mate__ a rial do que com a modelaçao das paredes de fundo pelos processos conhecidos de execução da junta, e tensões consideravelmente menores do que com o processo descrito anteriormente para proporcionar paredes de topo com perfis.
A redução das tensões no material da parede de fundo têm
-12também como consequência que a parede de fundo de um recipiente feito de acordo com o processo proposto tem uma maior resistência contra a vibração. E por isso possível que a parede de fundo seja formada de maneira mais económica, o que significa com um material mais fino, sem se correr o risco de, durante as longas distancias de transporte, o recipiente começar a apresentar fendas.
Segundo a presente invenção ê agora além disso possível também dar ao bordo elevado a superfície de um plano cónico enquanto a face de suporte correspondentemente de forma cónica tem que aplicar-se a apenas uma parte da altura do referido plano cónico com folga da própria parede de fundo.
Deste modo obtém-se a centragem perfeita da parede de fu£ do. Além disso, as paredes de fundo feitas desta maneira podem ser separadas mais facilmente quando forem guardadas em pilhas. Devido ao facto de o suporte deixar livre a parede de fundo real, pode dar-se ã mesma qualquer forma desejada, tais como formas as simétricas que promovem um esvaziamento completo do recipiente.
Mas a centragem e o suporte podem ser realizados de uma maneira diferente, por exemplo dando ã parede de fundo um abaul£ mento cónico que se ajusta a uma cavidade de forma correspondente do suporte e permitindo que o flange da parede de fundo se una a parede de fundo segundo um angulo agudo, para fora, com o plano radial da parede de fundo e dirigindo o flange do corpo p a r a 1 e 1 £ mente ao mesmo antes de se iniciar a execução da junta, A parede de fundo tem então uma configuração substancialmente plana, estã centrada a meio e encontra no local do ângulo agudo o ponto de
-13inflexão no qual, durante a execução da junta, pode iniciar-se a curvatura em forma de espinha de gato, com a dobragem simultânea do interior do abaulamento contra o suporte que a partir daí se estende com a forma de um plano axial disposto perifericamente.
A nova ligação de junta segundo a presente invenção pode também ser obtida se se dotar a parede de fundo com um bordo el£ vado voltado para fora, caso em que o suporte se verifica na superfície exterior do referido bordo a uma distancia do plano do flange da parede de fundo e para fora do mesmo, 0 suporte na superfície exterior da parede de fundo simplifica o processo de fabricação visto que jã não é necessário qualquer suporte interior ou núcleo que tenha de ser ulteriormente retirado. A curvatura em forma de espinha de gato conduz a formação de pregas que ajudam a formação da ligação da junta.
A vedação, sob a forma de um material de vedação pode ser aplicada previamente no interior do bordo enrolado prévio do flange da parede de fundo, por exemplo durante a execução do bor do enrolado prévio. Isso pode fazer-se por aspersão do material de vedação para o interior, com uma composição que pode ser cura, da ou não e que jã e conhecida, ou aplicando um anel ou um arame de material de vedação,
E igualmente possível operar com um bordo enrolado prévio substancialmente aberto e com um material de vedação que não so esteja presente no bordo enrolado prévio como também aplicado co£ tra a superfície interior do flange da parede de fundo. 9 bordo do flange do corpo que entra no bordo enrolado prévio dividira
-14então o referido material de vedação em duas partes, uma das quais forma o núcleo, e sendo a outra colocada entre as camadas da folha.
Por conseguinte, com o processo segundo a presente inveji ção é possível, em comparação com os processos conhecidos, obter uma ligação da junta de uma maneira simples e portanto mais económica, visto ser necessária apenas uma operação, tendo a referi da ligação da junta uma melhor qualidade e permitindo alêm disso a redução do diâmetro da ligação da junta para um valor menor do que o do diâmetro do corpo, sem os inconvenientes que com isso estão normalmente ligados.
Vai a seguir descrever-se com mais pormenor a oresente invenção, com referência aos desenhos, cujas figuras representam:
As fig, 1 e 2, esquematicamente, em corte transversal , o início e uma fase intermédia do processo segundo a presente invenção, numa primeira forma de realização;
A fig. 3, em corte transversal, os resultados obtidos com a referida forma de realização de uma junta tripla;
A fig. 4, uma alternativa do processo segundo a presente invenção aplicada a uma junta tripla de forma conhecida;
As fig. 5 e 6, representações comparáveis ãs das fig. 1 e 2, do início e de uma fase intermédia do processo segundo a presente invenção, numa forma de realização um pouco diferente;
-15As fig. 7a, b e c, em corte transversal, uma forma de re£ lização de uma junta tripla, de uma junta dupla e de uma junta de sete camadas, respectivamente, sendo o diâmetro exterior da junta substancialmente igual ao diâmetro exterior do corpo;
A fig. 8, uma alternativa na qual a parte do corpo adjacente a junta estã deformada;
As fig. 9, 10, 11, 12 e 13, outras alternativas do processo segundo a presente invenção;
As fig. 14 e 15, ainda outra alternativa, e
As fig. 16, 17, 18 e 19, esquematicamente, uma ultima aj, ternativa.
Nas figuras, o corpo esta indicado por (1) e a parede de fundo por (2), A referida parede de fundo tem um bordo elevado (3) que, por meio de uma curvatura (4), se une a um flange radial (5) que, na sua extremidade exterior, foi provido de um bordo e£ rolado prévio (6) aberto, o que significa que se trata de um bo£ do enrolado substancialmente a 180°, No referido bordo enrolado prévio foi proporeionado um material de vedação (7).
bordo elevado (3], através de uma curvatura (3), une-se â parte central da parede de fundo (2) que, nos desenhos é horizontal.
corpo (1) tem um flange (9) que, através de uma curva-16tura (10), se une ao corpo (1), tendo a curvatura (10) um raio maior do que o raio da curvatura (4) da parede de fundo.
diâmetro exterior do bordo terminal (11) do flange (9) do corpo, com esta forma de realização, e menor do que o diâmetro interior do bordo (12) voltado para dentro do bordo enrolado prévio (6), de modo que a colocação da parede de fundo (2) no corpo (1) pode fazer-se com uma certa folga.
suporte interior da parede de fundo estã indicado em (13). 0 referido suporte pode ter a forma de um disco com uma aj_ tura que é importante para a ligação da junta final a executar e que é menor do que a profundidade (H) da parede de fundo depois de completada a junta. 0 diâmetro do referido suporte é menor do que o diâmetro interior do corpo (1). Entre o bordo elevado (3) da parede de fundo e a transição da curva (10) para o corpo (1) proporciona-se uma distância ou folga.
rolo de execução da junta estã indicado em (14) e tem uma ranhura (15) de execução da junta, cuja altura estã represeri tada por (K).
bordo enrolado prévio tem uma espessura indicada por (V).
Segundo a presente invenção, o bordo elevado (3) da par£ de de fundo deve ter uma altura (D) menor do que a usual e substancialmente definida por D-H-K+V, o que significa que a profundidade (H) a atingir finalmente é reduzida da altura da
-17ranhura e adicionada da espessura do bordo enrolado prévio.
Uma outra diferença importante entre o processo segundo a presente invenção e os processos conhecidos reside no facto de, no início da execução da junta, o bordo enrolado prévio (6) entrar na ranhura (15) do rolo de execução da junta (14) de modo que o referido bordo enrolado prévio entra em contacto primeiramente com a porção inferior da ranhura (15), em particular com o bordo inferior.
A diferença do posicionamento em altura entre o bordo iji ferior do bordo enrolado prévio (12) e o bordo inferior do perfil do rolo de execução da junta (15), representado na fig. 1 por (S), pode ser consequência do facto de, depois do aperto do corpo e da parede de fundo na maquina de execução da junta, o flange da parede de fundo se dobrar um pouco oara fora..
Se o bordo enrolado prévio entrar primeiramente em contacto com a parte inferior da ranhura do rolo de execução da jun ta que se move radialmente para dentro (algumas vezes estão presentes dois rolos dispostos diametra1mente opostos um em relação ao outro) então a porção do flange entre o bordo enrolado prévio e a curvatura (4) da parede de fundo, bem como a porção do flange (9) do corpo, não encontram qualquer suporte na direcção axial e, por conseguinte, podem abaular-se da maneira representada na fig. 2.
referido abaulamento, bem como a formação da curvatura em espinha de gato, significam que os flanges são apertados um
-18contra o outro numa grande superfície, retêm-se mutuamente de acordo com a forma e são assim centrados um no outro.
encosto contra os outros flanges (9) e (5), que no injí cio (como se mostra na fig. 1) se verifica ainda apenas numa ãrea limitada, aumenta portanto rapidamente e forma um encaixe de ajus te de formas, centrando-se mutuamente pelo abaulamento, durante o qual o bordo (11) do flange (9) do corpo entra no bordo enrol^a do prévio (6), o qual então se fechara.
encaixe entre o bordo elevado (3) e a curvatura (10) que se deforma mais aumenta até substancialmente metade da altura do suporte (13), depois do que se verifica a continuação do movimento para dentro com redução do diâmetro exterior da extremidade exterior do corpo, devido ao facto de o suporte (13) ter um diâmetro menor.
A fig. 3 mostra a forma finalmente obtida.
Durante a execução da junta, a junta finalmente obtida pode portanto ser um pouco empurrada para dentro, oara além do diâmetro do corpo e axialmente para fora, formando-se uma ligação da junta do tipo triplo, cujo centro se situa substancia 1men te num diâmetro igual ao diâmetro do corpo e sendo o diâmetro da face exterior menor do que numa junta tripla normal sem qualquer redução do diâmetro do corpo.
Pode no entanto aplicar-se também o principio da execução da junta com a curvatura em espinha de gato, numa situação
-19em que seja desejável manter o diâmetro do bordo exterior da ju£ ta igual ao diâmetro que é obtido com uma ligação da junta dupla ou tripla normal, aplicando um suporte da parede de fundo, o que estã representado na fig. 4. As posições iniciais dos flanges da parede de fundo e do corpo estão indicadas a tracejado.
Na forma de realização das fig, 5 e 6 utilizam-se os mes_ mos numeros de referência para as mesmas partes das fig. 1 e 2.
A diferença reside no facto de aqui o bordo enrolado prévio (6) ser fechado e portanto o seu bordo (12') quase se encostar, ou se encostar,ã face inferior do flange (5).
Uma segunda diferença reside no facto de o diâmetro exte rior do bordo (11) do flange (9) ser igual ou ligeiramente menor do que o diâmetro interior no local da curvatura voltada para dentro do bordo enrolado prévio (6), de modo que o referido fla_n ge do corpo pode ser colocado com uma pequena folga no interior do diâmetro mínimo do bordo enrolado prévio.
Como existe sempre uma certa ovalidade, isso significa que o flange do corpo exercera uma acção de fecho de mola em dois pontos, devido ao que se consegue que a parede de fundo e o corpo, depois de colocados um no outro não se soltem um do outro f£ cilmente. Consegue-se além disso uma pré-centragem.
Se durante a formação da junta, a convexidade ou espinha de gato for formada como se mostra na fig. 6 então o bordo enrolado prévio (6) abre-se e o bordo (11) do flange do corpo pode entrar no bordo enrolado. Por consequência, com esta forma de
realização, pode-se falar de uma centragem dupla.
Nas fig. 7a e 7c estã representada uma forma de realização de uma junta ou ligação de uma junta tripla com sete camadas, respectivamente, na qual o diâmetro do bordo exterior da junta é substancialmente igual ou ligeiramente menor do que o diâmetro exterior do corpo.
A fig. 7b mostra uma ligação de junta que estã também completamente deslocada para dentro radialmente. Esta é uma chamada junta dupla (20) entre um corpo (21) e uma parede de fundo (22). A referida junta dupla que, na última fase da operação de execução da junta é esmagada radialmente para a achatar, tem um diâmetro exterior que é menor do que o diâmetro do corpo e que pode ser obtido aplicando dimensões dos flanges ligeiramente diferentes das que são necessárias para uma junta tripla.
Na fig. 8 estã representada uma alternativa da forma de realização da fig. 7a, caso em que se aplica um rolo de execução da junta (14') que, com uma superfície (18), empurra mais para dentro a parede do corpo, como se mostra em (19). Consegue-se deste modo que a abertura entre o corpo e a porção elevada da Da_ rede de fundo não apresente uma abertura maior do que com os pr£ cessos de execução da junta convencionais conhecidos.
Como as formas de realização representadas nas fig. 9 a 12, inclusive, o corpo (12) do recipiente tem através da transição curva (21) um flange plano (22). A parede de fundo (23) tem um bordo elevado (24) que tem a forma de uma manga cõnica que se
-ί une ao flange plano (25) com o bordo enrolado prévio aberto (26) em cujo interior ha um material de vedação (27) e (28).
Em contraste com os outros exemplos, agora o bordo elev£ do (24) de forma cónica ê suportado, em parte da sua altura, por um suporte (29) de forma cónica que, para cima e para fora, se une com uma superfície cilíndrica (30) e tem uma superfície infe rior (31) que estã a uma certa distância da parede de fundo (23). 0 referido bordo inferior (31) pode também estar a um nível mais elevado, como se indica em (31').
Se se iniciar a execução da junta com esta forma de realização, então a forma representada na fig. 10 é gerada um tanto mais rapidamente, formando o flange plano (25) o perfil em espinha de gato (25') e entrando o bordo exterior do flange (22) no bordo enrolado prévio (26}, de modo a dividir o material de veda^ ção em duas porções.
A fig. 11 representa a situação final da primeira fase da operação de execução da junta.
A fig. 12 representa a forma obtida finalmente, a qual é obtida comprimindo, por meio de um segundo rolo de execução da junta, com um perfil diferente, o corpo e a parede de fundo ainda não encaixados, representados na fig. 11 apertados um contra o outro, para se obter a vedação desejada. Com a referida forma de realização, a distância entre o corpo (20) e o bordo elevado (24) é grande, de modo que, no fim da operação de execução da junta, como se mostra na fig. 12, se obtém uma junta que, com uma tran-22sição de forma cónica, se une com a parede de fundo em correspoji dência com a forma do suporte (29, 30) e que tem um bordo do cor po com a forma cónica complementar, como se mostra em (32).
Nas fig. 9 a 11, o rolo de execução da junta para a primeira fase da operação estã representado esquematicamente em (33) Com a referida forma de realização o referido bordo enrolado pre vio entra também na parte inferior (34) da ranhura (35) represeji tada nos desenhos, de modo que pode formar-se a curvatura em espinha de gato indicada na fig. 9.
A fig. 13 representa uma alternativa da forma de realizji ção da fig. 12, que mostra uma forma intermédia entre uma ligação de junta tripla e dupla.
Com a forma de realização representada nas fig. 14 e 15, o suporte (37) tem uma cavidade central cónica (38), na qual se ajusta um abaulamento (39) da parede de fundo (40) e nela se cen tra. A parede de fundo (40) une-se em (41), com um ângulo agudo com um flange (42) da parede de fundo que se estende obliquamente para fora e tendo na extremidade exterior um bordo enrolado prévio (43), que e neste caso muito aberto. A referida forma da parede de fundo tem a vantagem de esta ultima poder ser feita numa operação de prensagem e de a operação de execução do bordo enrolado prévio j a não ser precisa com os novos processos de fabrico . Deste modo, também o bordo enrolado prévio entra na oa_r te inferior (44) da ranhura e se forma o perfil em espinha de ga_ to, pelo facto de o material se abaular entre o canto (41) e o bordo enrolado prévio C43),
-23A ligação de junta representada na fig. 15 é então forma^ da, aplicando-se na face interior â porção cónica (45) do suporte, cujo diâmetro exterior se situa dentro do diâmetro exterior do corpo (47), podendo a referida ligação da junta ter também a forma da ligação de junta representada na fig. 13.
A forma de realização de acordo com as fig. 16 a 18, inclusive, refere-se a um recipiente que compreende um corpo (48) com o flange (49) e uma parede de fundo (50) ou tampa, cujo bordo elevado e o flange (51) estão representados, mas não a própria parede de fundo, podendo essa parede de fundo terem umaforma que promova o escoamento da agua da chuva para fora da parede de fundo super i o r .
rolo de execução da junta esta indicado em (52), com uma ranhura (53) e o flange (51), mais uma vez com um bordo enro lado prévio (54) com o material de vedação (55).
Com a referida forma de realização, o bordo elevado (50) da parede de fundo é suportado por um suporte anular (56) que se aplica â superfície exterior e que, para dar espaço para o rolo de execução da junta, estã presente a uma certa distância do fiar) ge (51).
Devido ao facto de, com a referida forma de realização, o bordo enrolado prévio (54) entrar na parte inferior da ranhura e de também se formar a curvatura em espinha de gato, forma-se uma prega em (57) durante o enrolamento para dentro, como se mo^ tra na fig, 17 e, pelo facto de o suporte (56) se encontrar a uma
certa distância do flange (51), a referida prega começa a funcio nar como um flange que resiste ao deslocamento radial ulterior para dentro e forma portanto um suporte para a ligação da junta a executar, finalmente, como se representa na fig. 18.
E assim possível uma ligação de junta também como se mos_ tra na fig. 19, cujo diâmetro exterior ê igual ou menor do que o diâmetro exterior do corpo ou estende-se apenas um pouco para f£ ra.
(
Com todas as formas de realização, a base essencial e o facto de o bordo enrolado prévio entrar na ranhura do rolo de execução da junta de modo tal que pode formar-se um abaulamento ou curvatura em espinha de gato, de modo que o material ê deslocado na direcção axial durante o enrolamento radial, um para de£ tro do outro. Por aplicação de um suporte da parede de fundo situado mais para dentro, obtem-se uma junta cujo diâmetro é reduzido e portanto não se estende ou mal se estende para fora do di£ metro do corpo.
Claims (8)
1.- processo para a execução de uma ligação de uma junta, tal como uma ligação de uma junta dupla ou tripla, entre o flange (9) que se estende radialmente para fora do bordo terminal do corpo (1) de um recipiente e o flange (5) do bordo de uma parede de topo ou tampa (2), na qual o flange (5) do bordo mencionado em último lugar está provido com um bordo enrolado prévio (6), com um raio pequeno, antes da execução da ligação da junta, sendo o diâmetro interior do referido bordo enrolado (6) maior que o diâmetro do bordo exterior (11) do flange (9) do corpo, sendo o flange (9), no local da transição (10) para o corpo, formado com uma curvatura (10) com um raio com um valor tal que se obtém uma transição que se curva gradualmente do corpo (1) para o flange (9) e fundindo-se o flange (5) da parede de topo (2)na parede de topo (2) atravè de uma curvatura (4), sendo os flanges (5,9), depois de se colocarem uma sobre o outro uma parede de topo (2) e o corpo (1), e se aplicar uma pressão axial, enrolados um no outro, com o
-26auxílio de pelo menos um rolo (14) de execução de juntas, que possui uma ranhura (15), sendo o rolo (14) deslocado na direcção periférica em relação ao corpo (1) e radialmente no sentido do corpo (1) para executar a junta, encaixando um no outro os flanges (5,9) no interior da ranhura (15) do rolo (14) de execução da junta, simultaneamente com a centragem e o suporte da parede de topo no interior do flange da parede de topo, tendo a ranhura (15) do rolo (14) de execução da junta uma altura (K) maior que a espessura (V) do bordo enrolado prévio (6), medida numa direcção paralela ao eixo do corpo (1) , caracterizado por se proporcionar uma certa distância entre o bordo elevado (3) da parede de topo (2) e a curvatura (10) da transição entre o corpo (1) e o seu flange (9) e por o bordo enrolado prévio (6), no início da operação de execução da junta, ser guiado- na posição da ranhura (15) do rolo (14) de execução da junta que, observada na direcção axial, estã mais próxima do centro do corpo (1)..
2,- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, durante a execução da junta, a parede de topo (2) ser suportada por uma superfície (13) que se estende em torno do eixo do corpo cujo diâmetro máximo é menor do que o diâmetro do corpo (1) numa medida tal que se verifica uma redução do diâmetro do corpo na proximidade da junta.
3.- Processo de acordo com a reivindicação 1, no qual se
-27prevê um bordo elevado (3) para a parede de topo (2) o qual, a partir do plano do flange (5) da parede de topo, se estende para dentro, e por meio do qual a parede de topo (2) pode ser colocada no interior do corpo (1), caracterizado por, antes da execução da junta, se dar uma altura (D) ao bordo elevado (3) da parede de topo (2), a qual é menor do que a altura (H) que o bordo elevado (3) adquire depois da execução da junta e que é definida pelo referido bordo da ranhura do rolo de execução da junta, que durante a execução da junta apenas entra em contacto com o flange (5) da parede de topo e que define o fim da operação de execução da junta, por antes da execução da junta se dar uma forma e um diâmetro ao bordo elevado (3), tal que entre o referido bordo (3) e a transição curva (10) do corpo do recipiente no sentido do flange do corpo do recipiente exista a referida distância quando a parede de topo for colocada no interior do corpo.
4.- Processo de acordo com as reivindicações 1, 2 ou 3, caracterizado por no flange (5) da parede de topo, se fazer previamente um bordo encurvado de modo a ficar praticamente fechado.
5.- Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o diâmetro exterior do flange (5) do corpo corresponder ao diâmetro interior do bordo encurvado prévio do flange da parede de topo de modo tal que o flange da parede de topo e o flange do corpo podem centrar-se um no outro por este.
-286. - Processo de acordo com uma ou várias das reivindicações anteriores, caracterizado por se proporcionar uma superfície de uma manga cónica (24) no bordo elevado e a superfície de suporte (29) ter uma forma cónica correspondente e por apenas uma parte da altura da superfície da manga se encostar ao suporte, com liberdade da sua parede de topo.
7. - Processo de acordo com uma ou várias das reivindicações anteriores, caracterizado por a profundidade (D) do bordo elevado da parede de topo ser definida pela altura (H) do bordo elevado que se pretende obter menos a altura (K) da ranhura de pelo menos o primeiro rolo de execução da junta e mais a espessura (V) do bordo enrolado prévio, segundo a fórmula
D = Η - K + V.
8. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se proporcionar um abaulamento central (39) de forma cónica na parede de topo que se ajusta no interior de uma cavidade correspondente (38) do suporte e por o flange da parede de topo se unir ã parede de topo segundo um ângulo agudo voltado para fora coi.i o plano radial da parede de topo e por o flange do corpo se estender paralelamente ao mesmo antes de se iniciar a execução da junta.
9. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se proporcionar na parede de topo um bordo elevado vol-29tado para fora e o suporte ser feito na superfície exterior do referido bordo elevado a uma certa distância do plano do flange da parede de topo e para fora do mesmo,
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
NL8802339A NL8802339A (nl) | 1988-09-21 | 1988-09-21 | Werkwijze voor het vervaardigen van een felsverbinding. |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT91755A PT91755A (pt) | 1990-03-30 |
PT91755B true PT91755B (pt) | 1995-07-18 |
Family
ID=19852944
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT91755A PT91755B (pt) | 1988-09-21 | 1989-09-20 | Processo para a execucao da ligacao de uma junta |
Country Status (16)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US5143504A (pt) |
EP (1) | EP0365063B1 (pt) |
JP (1) | JPH02169139A (pt) |
AT (1) | ATE74805T1 (pt) |
AU (1) | AU627223B2 (pt) |
BR (1) | BR8904739A (pt) |
DE (1) | DE68901244D1 (pt) |
DK (1) | DK464189A (pt) |
ES (1) | ES2030969T3 (pt) |
FI (1) | FI894464A (pt) |
GR (1) | GR3004565T3 (pt) |
NL (1) | NL8802339A (pt) |
NO (1) | NO172377C (pt) |
PT (1) | PT91755B (pt) |
TR (1) | TR25499A (pt) |
ZA (1) | ZA897207B (pt) |
Families Citing this family (26)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US5865587A (en) * | 1994-01-19 | 1999-02-02 | Maiko Engineering Gmbh | Tool for a seaming machine |
DE4401446A1 (de) * | 1994-01-19 | 1995-07-20 | Schmalbach Lubeca | Werkzeug für Verschließmaschinen |
DE4446393C1 (de) * | 1994-12-23 | 1995-12-21 | Schmalbach Lubeca | Compound-Dip-Verfahren für Metalldosen |
GB9510515D0 (en) | 1995-05-24 | 1995-07-19 | Metal Box Plc | Containers |
NL1006436C2 (nl) * | 1997-07-01 | 1999-01-05 | Impress Metal Packaging Bv | Werkwijze en inrichting voor het door een felsverbinding verbinden van een metalen busromp met een metalen deksel. |
US6102243A (en) | 1998-08-26 | 2000-08-15 | Crown Cork & Seal Technologies Corporation | Can end having a strengthened side wall and apparatus and method of making same |
US6191393B1 (en) * | 1999-01-16 | 2001-02-20 | Jong Do Peter Park | Cooking utensil and manufacturing method therefor |
EP1168950A1 (en) | 1999-01-16 | 2002-01-09 | Park, Jong do Peter | Cooking utensil |
US7380684B2 (en) | 1999-12-08 | 2008-06-03 | Metal Container Corporation | Can lid closure |
KR200199996Y1 (ko) * | 2000-05-09 | 2000-10-16 | 주식회사광해물산 | 압력조절수단을 갖는 오일남비 |
US6446322B1 (en) * | 2000-05-10 | 2002-09-10 | Tenneco Automotive Operating Company Inc. | Method and apparatus for sealing canisters |
US6686883B2 (en) * | 2001-06-28 | 2004-02-03 | Micro Ft Co., Ltd. | Antenna |
US6419110B1 (en) | 2001-07-03 | 2002-07-16 | Container Development, Ltd. | Double-seamed can end and method for forming |
US7004345B2 (en) * | 2001-08-16 | 2006-02-28 | Rexam Beverage Can Company | Can end |
US7556168B2 (en) * | 2001-08-16 | 2009-07-07 | Rexam Beverage Can Company | Can end with fold |
US6772900B2 (en) * | 2001-08-16 | 2004-08-10 | Rexam Beverage Can Company | Can end |
US7644833B2 (en) * | 2001-08-16 | 2010-01-12 | Rexam Beverage Can Company | Can end |
ES2214104B1 (es) * | 2002-07-03 | 2005-12-16 | Bsh Electrodomesticos España, S.A. | Tambor de lavadora. |
US20060071005A1 (en) * | 2004-09-27 | 2006-04-06 | Bulso Joseph D | Container end closure with improved chuck wall and countersink |
US7506779B2 (en) | 2005-07-01 | 2009-03-24 | Ball Corporation | Method and apparatus for forming a reinforcing bead in a container end closure |
US8875936B2 (en) * | 2007-04-20 | 2014-11-04 | Rexam Beverage Can Company | Can end with negatively angled wall |
BRPI0703252A2 (pt) * | 2007-08-03 | 2009-03-24 | Brasilata Sa Embalagens Metalicas | arranjo de recravação para recipientes e processo de recravação em recipientes |
US8973780B2 (en) | 2007-08-10 | 2015-03-10 | Rexam Beverage Can Company | Can end with reinforcing bead |
US8011527B2 (en) * | 2007-08-10 | 2011-09-06 | Rexam Beverage Can Company | Can end with countersink |
US7591345B1 (en) * | 2007-11-05 | 2009-09-22 | Cummins Filtration Ip Inc. | Angled muffler seam construction and method |
US8727169B2 (en) | 2010-11-18 | 2014-05-20 | Ball Corporation | Metallic beverage can end closure with offset countersink |
Family Cites Families (12)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US2101530A (en) * | 1936-05-05 | 1937-12-07 | Brenzinger Julius | Sheet-material container and art of making same |
FR1403163A (fr) * | 1964-06-09 | 1965-06-18 | Metal Box Co Ltd | Perfectionnements à l'agrafage des extrémités aux corps des boîtes métalliques |
FR1447436A (fr) * | 1965-06-18 | 1966-07-29 | Futs Metalliques Gallay S A | Perfectionnements à la fabrication de récipients et de fûts métalliques |
BE754118A (fr) * | 1969-08-01 | 1971-01-29 | Leer Koninklijke Emballage | Joint d'assemblage et procede de fabrication de ce joint |
US4055271A (en) * | 1976-06-22 | 1977-10-25 | Aluminum Company Of America | Sheet metal container |
JPS5772735A (en) * | 1980-10-27 | 1982-05-07 | Nittetsu Drum Kk | Method and apparatus for seaming of seam part of drum |
JPS5835027A (ja) * | 1981-08-24 | 1983-03-01 | Hokkai Can Co Ltd | ネックイン加工金属缶の製造方法 |
GB2109777B (en) * | 1981-11-19 | 1985-08-21 | Metal Box Co Ltd | Containers |
GB8412244D0 (en) * | 1984-05-14 | 1984-06-20 | Metal Box Plc | Containers |
FR2570969B1 (fr) * | 1984-10-03 | 1989-01-20 | Gallay Sa | Procede d'obturation avec sertissage et retreint d'une extremite d'une virole par un fond serti et mandrin de sertissage adapte a sa mise en oeuvre. |
JPH0239633Y2 (pt) * | 1986-02-25 | 1990-10-24 | ||
JPS63242430A (ja) * | 1987-03-30 | 1988-10-07 | Toyo Seikan Kaisha Ltd | ネツクイン缶の製造方法 |
-
1988
- 1988-09-21 NL NL8802339A patent/NL8802339A/nl not_active Application Discontinuation
-
1989
- 1989-09-20 DE DE8989202379T patent/DE68901244D1/de not_active Expired - Fee Related
- 1989-09-20 NO NO893749A patent/NO172377C/no unknown
- 1989-09-20 ES ES198989202379T patent/ES2030969T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1989-09-20 EP EP89202379A patent/EP0365063B1/en not_active Expired - Lifetime
- 1989-09-20 BR BR898904739A patent/BR8904739A/pt unknown
- 1989-09-20 DK DK464189A patent/DK464189A/da unknown
- 1989-09-20 AT AT89202379T patent/ATE74805T1/de not_active IP Right Cessation
- 1989-09-20 PT PT91755A patent/PT91755B/pt not_active IP Right Cessation
- 1989-09-20 FI FI894464A patent/FI894464A/fi not_active Application Discontinuation
- 1989-09-21 TR TR89/0922A patent/TR25499A/xx unknown
- 1989-09-21 ZA ZA897207A patent/ZA897207B/xx unknown
- 1989-09-21 JP JP1246227A patent/JPH02169139A/ja active Pending
- 1989-09-21 AU AU41619/89A patent/AU627223B2/en not_active Ceased
-
1991
- 1991-08-28 US US07/758,308 patent/US5143504A/en not_active Expired - Fee Related
-
1992
- 1992-05-12 GR GR920400913T patent/GR3004565T3/el unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
PT91755A (pt) | 1990-03-30 |
AU627223B2 (en) | 1992-08-20 |
NL8802339A (nl) | 1990-04-17 |
FI894464A (fi) | 1990-03-22 |
TR25499A (tr) | 1993-02-23 |
NO172377C (no) | 1993-07-14 |
US5143504A (en) | 1992-09-01 |
JPH02169139A (ja) | 1990-06-29 |
BR8904739A (pt) | 1990-05-01 |
DK464189D0 (da) | 1989-09-20 |
ES2030969T3 (es) | 1992-11-16 |
NO893749D0 (no) | 1989-09-20 |
DE68901244D1 (de) | 1992-05-21 |
EP0365063B1 (en) | 1992-04-15 |
ZA897207B (en) | 1990-06-27 |
ATE74805T1 (de) | 1992-05-15 |
GR3004565T3 (pt) | 1993-04-28 |
EP0365063A1 (en) | 1990-04-25 |
DK464189A (da) | 1990-03-22 |
NO172377B (no) | 1993-04-05 |
AU4161989A (en) | 1990-03-29 |
FI894464A0 (fi) | 1989-09-20 |
NO893749L (no) | 1990-03-22 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT91755B (pt) | Processo para a execucao da ligacao de uma junta | |
AU757519B2 (en) | Tamper-indicating closure and method of manufacture | |
US6024239A (en) | End closure with improved openability | |
RU2713976C2 (ru) | Банка, пригодная для применения со съемной крышкой (варианты), корпус банки (варианты) и способ обработки корпуса банки | |
JP2009502677A (ja) | 缶蓋栓、および缶蓋栓を缶本体に接合する方法 | |
WO2018211993A1 (ja) | ボトル缶、キャップ付きボトル缶、及びボトル缶の製造方法 | |
AU756654B2 (en) | Tamper-indicating closure and method of manufacture | |
US10940522B2 (en) | Bottle-shaped can with cap | |
BR112014028422B1 (pt) | extremidade de lata | |
BRPI0515878B1 (pt) | fecho entre uma extremidade aberta do corpo de um recipiente e uma borda de uma tampa e corpo do recipiente | |
RU2655906C2 (ru) | Торцевая крышка банки для напитка, имеющая дугообразную стенку панели и изогнутую переходную стенку | |
JP7075508B2 (ja) | 缶体及びその製造方法 | |
JP4717822B2 (ja) | 缶シェルと二重巻締め缶エンド | |
KR20030015244A (ko) | 합성수지제 캡과 그 제조방법 및 장치 | |
KR860000484B1 (ko) | 금속제 용기의 제조 방법 | |
US4540323A (en) | Metal containers and their manufacturing method and apparatus | |
US4109600A (en) | Process for applying a threaded seat in a metal plate | |
US5404689A (en) | Anchor bolt sleeve | |
JP7033857B2 (ja) | ボトル缶及びキャップ付きボトル缶 | |
EA005839B1 (ru) | Коробка с линиями сгиба, а также способ и устройство для ее изготовления | |
US1552868A (en) | Reenforcing joint for paper containers | |
FR2842137A1 (fr) | Procede de fabrication d'un soufflet deroulant | |
JP2007314199A (ja) | 注出円筒付き容器および二重容器 | |
KR100477576B1 (ko) | 종이컵의 밑굽 접합방법 | |
JPH10286642A (ja) | 溝付缶と蓋のかしめ方法及びその溝付缶 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
MM3A | Annulment or lapse |
Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES Effective date: 19960930 |