PT90545B - Processo para a purificacao de polidextrose por osmose inversa - Google Patents

Processo para a purificacao de polidextrose por osmose inversa Download PDF

Info

Publication number
PT90545B
PT90545B PT90545A PT9054589A PT90545B PT 90545 B PT90545 B PT 90545B PT 90545 A PT90545 A PT 90545A PT 9054589 A PT9054589 A PT 9054589A PT 90545 B PT90545 B PT 90545B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
polydextrose
reverse osmosis
solution
process according
approximately
Prior art date
Application number
PT90545A
Other languages
English (en)
Other versions
PT90545A (pt
Inventor
Shich Johnson Luo
Frank J Bunick
Robert Henry Grat
Original Assignee
Warner Lambert Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Warner Lambert Co filed Critical Warner Lambert Co
Publication of PT90545A publication Critical patent/PT90545A/pt
Publication of PT90545B publication Critical patent/PT90545B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08BPOLYSACCHARIDES; DERIVATIVES THEREOF
    • C08B37/00Preparation of polysaccharides not provided for in groups C08B1/00 - C08B35/00; Derivatives thereof
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08BPOLYSACCHARIDES; DERIVATIVES THEREOF
    • C08B37/00Preparation of polysaccharides not provided for in groups C08B1/00 - C08B35/00; Derivatives thereof
    • C08B37/0003General processes for their isolation or fractionation, e.g. purification or extraction from biomass

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Sustainable Development (AREA)
  • Separation Using Semi-Permeable Membranes (AREA)
  • Polysaccharides And Polysaccharide Derivatives (AREA)
  • Coloring Foods And Improving Nutritive Qualities (AREA)
  • Jellies, Jams, And Syrups (AREA)
  • Saccharide Compounds (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
DA
PATENTE DE INVENÇÃO
N.° 90 545
REQUERENTE: WARNER-LAMBERT COMPANY , norte-americana, industrial e comercial, estabelecida em 201 Tabor Road, Morris Plains New Jersey 07950, Estados Unidos da América.
EPÍGRAFE:
’’ PROCESSO PARA A PURIFICAÇÃO SE POR OSMOSE INVERSA
DE POLIDEXTRO
INVENTORES: Shiuh Johnson Luo, Frank John Bunick e Robert Henry Grat.
Reivindicação do direito de prioridade ao abrigo do artigo 4.° da Convenção de Paris de 20 de Março de 1883.
Estados Unidos da América, em 13 de Maio de 1988, sob o n®. 193,961.
INPI. MOD. 113 RF 18732 c -H i
Descrição referente à patente de invenção de WARNER-LAMBERT COMPANY, norte-americana, indus trial e comercial, estabelecida em 201 Tabor Road, Morris Plains New Jersey 07950, Estados Unj_âos da América, (inventores: Shiuh Johnson Luo, Erank John Bunick e Robert Henry Grat residentes nos E.U.A.), para, PROCESSO PARA A PURIFICAÇÃO DE P01IDEXTROSE POR OSMOSE INVERSA.
DESCRIÇÃO
Âmbito da Invenção
A presente invenção refere-se a um processo para a purificação de polidextrose para remover a maior parte dos constituintes de aroma impróprio tais como anidroglicose e derivados de furaldeido para proporcionar uma polidextrose purificada organolepticamente aceitável. Mais particularmente, esta invenção proporciona um processo para purificação de polidextrose por osmose inversa. A polidextrose purificada preparada de acordo com este método da invenção contém menos do que cerca de 0,2/ (p/p) de 1,6-anidroglicose e o conteúdo de 5-hidroxi-metilfurfural reduz-se abaixo dos níveis detectáveis ou a menos do que, aproximadamente, 0,01/ (p/p).
Antecedente da Invenção
A polidextrose é um agente de volume não-cariogénico, solúvel em água, de baixo teor de calorias.
Ê um polímero glucano aleatóricamente reticulado produzido por condensação de glicose catalizada por ácido. As Patentes Norte Americanas n^s.3.766.165, e 3.876.794 de Renhard descrevem com promenor a preparação de produtos de glicose polimérica e maltose por polimerização por fusão anidra utilizado ácidos policarboxílicos orgânicos, não-voláteis, comestíveis como catalizadores, agentes de reticulação ou activadores de polimerização.
A polidextrose é um substituto de hidrato de carbono essencialmente não-nutritivo (aproximadamente 1 caloria/grama). Proporciona um substituto para o açúcar e tem muitas das propriedades tecnológicas desejadas do açúcar, mas não tem a edulcorância. Esta capacidade não edulcorante do agente de volume é vantajosa quando se verifique que composições de base de açúcar convencionais são demasiado doces. Além disso, esta capacidade não edulcorante dos agentes de volume é especialmente vantajosa quando se utilizam em combinação com edulcorantes de intensidade elevada para proporcionarem produtos alimentares de baixo conteúdo em calorias com a desejável textura de produtos alimentares convencionais contendo açúcar sem as calorias associadas com o açúcar.
A polidextrose existe comercialmente disponível em três formas, Polidextrose A, um pó amorfo, ligeiramente ácido, fundível, Polidextrose N, uma solução a 70% neutralizada, ligeiramente colorida de Polidextrose A, e Polidextrose K, uma forma neutralizada, em pó de Polidextrose A. Como o processo de polimerização produz uma mistura de radicais polissacarídeos e sacarídeos, nenhum destes produtos é um produto de polidextrose puro. Todos estes produtos de polidextrose incluem uma variedade de compostos de baixo peso molecumar, tais como glicose, sorbitol , ácido cítrico . e oligomeros, os quais contribuem para o teor de calorias
destes produtos.
Em adição, todos os produtos polidextorse incluem, também, outros compostos de baixo peso molecular tais como 1,6-anidro-glicose (levo glucosano) e 5-hidroxi-metil-furfural os quais dão a estes produtos um sabor amargo e um aroma impróprio bolorento. Embora estes compostos de baixo peso molecular se encontrem nos produtos polidextrose apenas em pequenas quantidades (l,b-anidroglicose, cerca de 476, sabor amargo) (5-hidroxi-metil-furfural, cerca de 01$ aroma bolorento), estas quantidades são suficientemente significativas para um impacto negativo na adequação da polidextrose na maioria dos produtos alimentares quando a polidextorse está presente em níveis médios a elevados.
A Patente Norte-Americana n2 4.622.233 de Torres descreve um primeiro método de tratamento da polidextrose por descoloração com um agente descorante e depois purificação do material descolorado. Um método adicional descrito e reivindicado na descrição 233 de Torres para redução da cor, conteúdo de glicose e conteúdo de anidroglicose da polidextrose Tipo A inclui as fases seguintes:
contacto de uma solução acuosa a 60-70$ (p/p) de polidextrose Tipo A com um agente de descoloração aprovado para alimentos a uma temperatura 25-90°C e um pH de cerca de 2,5 a cerca de 9,0;
(b) ajustar 0 pH do produto da fase (a), se estiver entre aproximadamente, 7 e 6;
(c) adição de um ou vários dos solventes seleccionados do grupo cpnstituido por metanol, etanol e acetato de etilo de modo que 0 solvente inclua 50-80$ (p/p) da mistura, e (d) filtração do produto final, e, se se desejar, secagem. A Patente '233 de Torres liga a deslocação à purificação, a qual não é necessária. Além disso, a descoloração pode ser uma necessidade e condição indesejáveis do processo que produz os seus próprios problemas adicionais.
Por exemplo, quando a polidextrose purificada pelo método '233 de Torres se submete a aquecimento elevado, tal como cozedura, a cor volta à substância. Em adição, a fase de descoloração deixa resíduos que são difíceis de remover. Além disso, são necessárias fases extra no método de Torres as quais exigem tempo, tratamento e energia adicionais.
Pedido de Patente Norte Americana n2 043.793, publicado em 29 de Abril de 1987, intitulado Method of Purifying Polydextrose and Composition Containing Same e atribuído a Warner-lamber Company, descreve-se um processo para proporcionar um produto polidextrose purificado, não descolorado no qual uma qsolução aquosa de polidextrose numa concentração de 10% a 90% aproximadamente contacta intimamente com um solvente orgânico polar tal como etanol ou acetona. A proporção entre polidextrose e solvente é de aproximadamente, 5% a 45% em peso de polidextrose e de 35% a 85% em peso de solvente. Permite-se então que a mistura se equilibre para formar uma fracção contendo essencialmente contaminante e uma fracção contendo essencialmente polidextrose .
Regra geral, a osmose refere-se a um processo em que um líquido puro (normalmente água) passa através de uma membrana semi-permiável para uma solução (normalmente açúcar ou sal e água) para diluir a solução e atingir-se o equilíbrio osmótico entre os dois líquidos . Em contraste, a osmose inversa é um processo de membrana de pressão dirigida em que a aplicação de pressão externa ao sistema de membrana origina um fluxo inverso, com as moléculas de água a passarem de um compartimento com solução salina ou de açúcar para o compartimento de água pura do sistema de membrana . As membranas de osmose inversa permitem também que uma variedade de solutos aquosos passem através delas enquanto que retém moléculas seleccionadas. É um método de remoção de componentes dissolvidos de um material sem uma fase de troca. Isto é vantajoso porque a purificação por osmose inversa apresenta uma poupança substancial de energia relati- 4 -
vamente à destilação convencional por vapor ou outras técnicas de vaporização. É especialmente vantajoso quando componentes instáveis ao calor e/ou voláteis que se desejam reter, estão presentes.
As membranas de osmose inversa são membranas semi-permiáveis muito finas caracterizadas pela sua composição, selectividade para um peso molecular de supressão (MWCO), e propriedades de rejeição, isto é, a sua capacidade total para reter moléculas específicas enquanto permite que o soluto e outros, regra geral moléculas menores ou de cargas opostas passem através delas. A ideia de seleccionar uma membrana de osmose inversa é para optimizar a permeabilidade, MWCO, as características de rejeição para uma aplicação particular.
A osmose inversa tem sido utilizada para a purificação de água incluindo a remoção de sãl para água potável ou água para injecção. Presentemente aplica-se na concentração e purificação de produtos farmacêuticos de baixo peso molecular, tais como antibióticos, peptídeos e aminoácidos.
A Patente Norte Americana ns 3.544.455 de Adams et al. descreve um processo para a purificação de soluções aquosas de ácido itaconico, de sais inorgânicos, de matéria colorida e de impurezas orgânicas por utilização de osmose inversa.
Aplica-se pressão à solução e utiliza-se uma membrana semi-permeável que permite a passagem do ácido itaconico e água, mas não das impurezas . A Patente Norte Americana N2 4.206.049 de Stana zet al. descreve um método para a concentração e recuperação de urânio de uma solução de ácido fosfórico utilizado um sistema de membrana de osmose inversa, um meio para precipitação e remoção de ferro, e subsequente evaporação e combustão de impurezas orgânicas.
A Patente Norte Americana N2 4.601.829 de Kaneko et al. descreve um processo para purificação da lisina que inclui a separação da lisina de amónia aquosa por utilização de uma re- 5 sina permutadora de catiões, um sistema de membrana de osmose inversa e um meio para concentrar os líquidos de modo a obter-se a remoção da amónia.
Verificou-se agora que se pode purificar a polidextrose pelas técnicas de osmose inversa para remover as maiores quantidades de 1,6-anidro-glicose, 5-hidroxi-metil-furfural e outros contaminantes de fabrico de baixo peso molecular para proporcionar uma polidextrose organolepticamente melhorada. A técnica de osmose inversa permite a remoção de grandes quantidades de impurezas num curto espaço de tempo de processamento sem a utilização de solventes orgânicos.
Consegue-se um rendimento elevado a um custo baixo. Este novo produto, a polidextrose purificada por osmose inversa, contendo quantidades muito reduzidas de contaminantes de fabrico tais como 1,6-anidro-glicose e
5-hidroxi-metil-furfural, pode utilizar-se em produtos para ingestão oral tais como produtos alimentares em concentrações muito elevadas, mesmo tão elevadas como cerca de 99%, sem qual quer sabor amargo ou aroma bolorento e sem a necessidade sde utilizar agentes para mascarar as qualidades desagradáveis do sabor. Assim, esta nova polidextrose melhorada tem grande utilidade, como um agente de volume não-edulcorante de baixo conteúdo em calorias, em muitos produtos para ingestão oral incluindo produtos alimentares, e especialmente produtos de confeitaria.
Sumário da Invenção
A presente invenção é um processo de purificação da polidextrose para remover os contaminantes de fabrico tais como glicose, sorbitol, ácido cítrico, oligomeros, 1,6-anidro-glicose, 5-hidroxi-metil-furfural e outros constituintes de baixo peso molecular por osmose inversa. Mais particularmente, este processo único de purificação da polidextrose inclui o processamento da polidextrose utilizando
técnicas modificadas de osmose inversa. No essencial, filtra-se uma solução aquosa de polidextrose, comprimindo-se tangencialmente sobre uma membrana porosa a pressão elevada.
Numa forma de realização preferencial, a osmose inversa com uma membrana de acetato de celulose de 1000 MWCO enrolada em espiral (PCAC-Miliporo) a pressões de cerca de 50 a cerca de 500 psi proporcionar uma produção elevada de polidextrose depois de um curto espaço de tempo de processamento reduzindo assim o conteúdo de 1,6-anidro-glicose a menos do que cerca de 0,2$ (p/p) e reduzindo o conteúdo de 5-hidro-metil-furfural a níveis inferiores aos detectáveis ou menores do que cerca de 0,01$ (p/p). As membranas de composição variável MWCO e propriedades de rejeição podem, naturalmente, utilizar-se com uma modificação simultânea na pressão nela aplicada. 0 processo da invenção dos requerentes produz uma polidextrose purificada sem qualquer sabor amargo ou aroma holc? rento o qual torna esta polidextrose purificada utilizável em produtos para ingestão oral, impossíveis anteriormente e em quantidades impossíveis anteriormente.
Descrição Resumida dos Desenhos
A figura 1 representa um diagrama de fluxo para o processo desta invenção.
Descrição Pormenorizada da Invenção
Esta invenção é um processo de purificação de polidextrose numa forma em oue é altamente agradável ao paladar sem um sabor amargo ou aroma impróprio bolorento, e assim, muito adequada como um agente de volume de baixo conteúdo em calorias para produtos de ingestão oral incluindo produtos alimentares, e especialmente produtos de confeitaria. Este processo proporciona várias vantagens incluindo: (a) a remoção mais completa de impurezas de 1,6-anidro-glicose e 5-hidroxi-metil-furfural as quais, quando presentes, proporcionam um sabor amargo e aroma bolorento; (b)
- 7 a remoção mais completa de componentes de baixo peso molecular tais como glicose, sorbitol, ácido cítrico e oligomeros os quais, quando presentes, contribuem para o conteúdo em calorias da composição; (c) recuperação elevada de polidextro se de 70$ a 90$ aproximadamente ou mais elevada; (d) curto período de tempo de processamento; (e) baixo custo de processamento; (7) não necessidade de solventes orgânicos; e, (g) concentração da polidextrose.
procedimento geral de acordo com a presente invenção inclui o processamento de uma solução aquosa de polidextrose através de um sistema de osmose inversa sob pressão durante um período de tempo suficiente para reduzir o conteúdo de 1,6-anidro-glicose e 5-hidroxi-metil-furfural a uma quantidade que não afecte de modo adverso o sabor do produto polidextrose.
Relativamente, agora, à figura 1, o sistema de osmose inversa inclui um tanque de alimentação 1 com um meio de agitação 2 para agitar a solução aquosa de polidextrose colocada dentro do tanque de alimentação, uma bomba 3 que aplica a pressão e bombeia a solução aquosa de polidextrose para uma membrana de osmose inversa 4, um meio 5 para remoção do produto de permeação 6 e um meio para reciclagem por fluxo contínuo 7 e/ou em porção 8 da parte retida 9 e que inclui uma válvula de contrapressão 10.
meio de agitação 2 pode ser qualquer dispositivo convencional de agitação.
A bomba 3 que aplica a pressão e bombeia a solução aquosa de polidextrose pode ser qualquer bomba convencional susceptível de fornecer a pressão de carga, incluindo uma bomba de diafragma. A pressão aplicada à solução aquosa de polidextrose quando passa através da membrana de osmose inversa pode variar de 50 a 500 psi aproximadamente com uma membrana de acetato de celulose 1000 MWCO (PCAC-idillipore). De preferência, a pressão varia na gama de 200 a 300 psi aproximadamente com uma membrana de acetato de celulose 1000 WCO (PCAC - Millipore). Podem, naturalmente, utilizar-se outras membranas WCO de constituintes variáveis, ou menores, com um aumento simultâneo na pressão aplicada até cerca de 1000 psi.
A membrana de osmose inversa 4 pode ser qualquer uma das membranas convencionais de osmose inversa. A membrana pode ser plana, tubular, espiral, de fibra oca, e análogos. Pode construir-se de derivados de celulose incluindo acetato de celulose assim como poliamida, fluorocarboneto, polisulfona, e análogos. Uma membrana preferencial é uma película de acetato de celulose com poros sub-microscópicos na sua superfície os quais podem variar de 0,0005 a 0,002 micra. A membrana de osmose inversa pode ter uma característica de retenção de cerca de 40% a cerca de 100%, de pre ferência, de cerca de 70% a cerca de 100%. 0 limite nominal do peso molecular médio das membranas pode variar de 200 a 3000 aproximadamente. É evidente que a membrana particular de osmose inversa escolhida para se utilizar tem que ser susceptível de contrariar a pressão necessária.
meio 5 para remoção do produto de permeação 6 pode ser qualquer dispositivo convencional que permite a condução por gravidade ou outro meio que permite que a remoção ocorra.
meio para reciclagem por fluxo contínuo 7 e/ou em porção 8 pode ser qualquer combinação convencional de bombas, válvulas, tanque, tubagem e análogos, os quais são projectados para levar o líquido da área da membrana de volta ao tanque de alimentação para um novo ciclo.
material polidextrose de partida pode ser do Tipo A, do Tipo N ou do Tipo K. Prepara-se uma solução aquosa com uma concentração em polidextrose de cerca de 1% a cerca de 80% (p/p), de preferência, de cerca de 10% a cerca de 70% (p/p). Deita-se então, esta solução no tanque de alimentação do sistema de osmose inversa. Aplica-se a pressão e passa-se o material através da membrana de osmose
- 9 ς^^.ΐΓ-Λ'άίΛΜβΗβαο™·.
inversa. 0 produto de permeação consiste de compostos de baixo peso molecular tais como água, glicose, sorbitol, ácido cítri co, olígomeros, 1-6-anidro-glicose, 5-hidroxi-metil-furfural e análogos. 0 produto retido consiste de polidextrose parcial mente purificado. 0 produto retido é reciclado para o tanque de alimentação e pode adicionar-se uma lavagem adicional de filtração. A solução de polidextrose da alimentação passa através da membrana sob pressão durante um período de tempo suficiente para remover virtualmente todos os contaminantes.
produto retido final de polidextrose xcontém menos de cerca de 0,2$ (p/p) de 1,6-anidro-glicose e menos do que cerca de 0,01$ (p/p) de 5-bidroxi-metil-furfural. Pode concentrar-se por qualquer método convencional de concentração.
Os Exemplos seguintes servem para proporcionar uma apreciação adicional desta invenção mas não significam, de qualquer modo, uma restrição ao âmbito efectivo desta invenção. Excepto se especificado de outro modo, todas as percentagens são em peso da composição total.
Exemplo 1
Purificação e Concentração de Polidextrose por Osmose Inversa
Preparou-se um produto polidextrose purificado de acordo com o processo da presente invenção.
As condições iniciais condições de funcionamento e condições finais apresentam-se na Tabela I.
Preparou-se uma solução aquosa de polidextrose por dissolução de 300 gramas de polidextrose A em 270 gramas de água desionizada. Deitou-se esta solução aquosa no tanque de alimentação. 0 sistema de osmose inversa foi estabelecida para operar em recirculação de fluxo contínuo. ligou-se a bomba de diafragma e a válvula de retomo do fluxo desligou-se lentamente para permitir que a pressão no sistema de osmose inversa atingisse cerca de 250 psi. A
- 10 solução aquosa de polidextrose começou a circular através do sistema e começõu a remoção do produto de permeação. Foram necessários ajustamentos ocasionais da válvula de retorno do fluxo para lmanter a pressão dentro do sistema a 250 psi. 0 sistema funcionou até um volume de solução de alimentação de polidextrose parcialmente purificada de aproximadamente 1000 ml no tanque de alimentação (Ox lavagem de filtração). Adicionou-se a primeira lavagem da filtração (água desioniza. da) à solução aquosa de polidextrose parcialmente purificada no tanque de alimentação numa quantidade de 4000 ml. 0 sistema de osmose inversa funcionou de novo, até um volume de solução aquosa de alimentação de polidextrose parcialmente purificada de aproximadamente 1000 ml para completar a primeira lavagem de filtração (l,33x). Adicionou-se então a segunda lavagem de filtração (água desionizada) à solução aquosa de alimentação de polidextrose parcialmente purificada numa quantidade de 4000 ml. 0 sistema de osmose inversa funcionou de novo até um volume de solução aquosa de alimentação de polidextrose parcialmente purificada de 1000 ml no tanque de alimentação para completar a segunda lavagem de filtração (2,66x). Adicionou-se a terceira lavagem de filtração (água desionizada) à solução aquosa de alimentação de polidextrose parcialmente purificada numa quantidade de 4000 ml.
sistema de osmose inversa funcionou de novo até um volume de solução aquosa de polidextrose purificada de aproximadamente 1000 ml no tanque de alimentação para completar a terceira lavagem de filtração (4x).
A concentração de polidextrose purificada nos 1000 ml de volume final de solução (retido) era de cerea de 30% . Concentrou-se então o produto retido por secagem por vácuo até uma concentração de aproximadamente 75%. 0 pH do produto retido pode ser ajustado utilizando NaOH KOH e análogos para proporcionar um produto adequado de polidextrose purificada.
TABELA 1
Condições Iniciais
Volume Inicial concentração concentração polidextrose de anidroglicose aproximadamente 3000 ml 10% . 3%
Condições de limeionamento temperatura membrana de acetato de celulose pressão através da membrana concentração filtração volume de lavagem tempo total de funcionamento
Condições Finais volume final concentração de polidextrose temp.ambiente 3 ft2 250 psi 3x
ΟΧ, 1.33X 2.66X, 4X aproximadamente 30 min/lavagem litro cerca 30%
EXEMPLO 2
Prepararam-se também produtos de polidextrose por precipitação de álcool e diálise para se obterem dados comparativos para o conteúdo em anidro-glicose e monossacarídeos.
Polidextrose Precipitada por Álcool
Purificou-se Polidextrose A (Pfizer) pelo método de precipitação de álcool. Misturaram-se uma preparação de polidextrose A 10:70:20 p/p, álcool a 100% (USI)
graduação meticulosa), e água num recipiente até se formar uma emulsão. Permitiu-se que a mistura repousasse durante a noite à temperatura ambiente (durante 10 horas). Rejeitou-se o sobrenadante. Recolheu-se o precipitado e concentrou-se a uma solução a 75%.
Polidextrose dialisada
Ajustou-se uma solução a 10% (p/p) de polidextrose A a pH 5,00 com NaOH, colocou-se, então, num tubo de membrana de diálise Spectra/Por , 12.000-14.000 MWCO (Spectrum Scientific Co. ) e vedou-se com grampos de tubos (Fisher Scientific Co.). 0 tubo carregado suspendeu-se num frasco grande de sucção e fez-se a diálise agitação durante a noite (durante 18 horas). Recolheu-se o produto retido (aproximadamente 5%) e concentrou-se por vácuo a uma solução a 75%.
Analisaram-se as várias amostras de polidextrose purificada por cromatografia de fase líquida de elevada capacidade (HPLC). Diluiram-se as amostras e então injectaram-se num aparelho de HPLC equipado com uma coluna NH2 Dupont. A fase móvel era 70% de acetonitrito e 50% água.
detector era o índice de reflexão e o tempo de funcionamento foi de 30 minutos. A Tabela 2 apresenta a concentração de anidro-glicose e monossacarídeo nas várias amostras.
\
- 13 Método
Anidroglicose
Monossacarídeo Rendimento(% filtração de osmose inversa
ox 1.1 3.5 94
1.33X 0.2 1.4 84
2.66X BDL BDL 80
4X BDL BDL 74
polidextrose
precipitada por
álcool 0.5 2.5 55
polidextrose
de diálise 0.3 3.6 50
polidextrose A não purificada (Controlo) (Pfizer) 2.9 6.1
BDL = Abaixo do Nível Detectável por HPLC.
Exemplo 3
Avaliação sensorial de Polidextrose Purificada Preparada por Osmose Inversa
Através de um painel de opinião sensorial constituido por 12 pessoas avaliaram-se a polidextrose não purificada e purificada preparada por osmose inversa. Onze pessoas puderam distinguir polidextrose não purificada da purificada, 1,33,2,66 e 4X filtrada por osmose inversa. A última foi significativamente mais preferida do que a primeira. A polidextrose filtrada por Osmose inversa
- 14 1,33Χ, 2,66Χ e 4Χ tem um conteúdo em anidro-glicose menor do que cerca de 0,2$ (p/p) o que proporciona uma melhor qualidade do que a polidextrose de diálise (0,3$ (p/p) ) e polidextrose precipitada de álcool (0,5$ (p/p) ).
Assim, embora se tenha descrito o que se acredita que são presentemente as formas de realização preferenciais desta invenção, os especialistas compreenderão que se podem fazer variações e modificações sem afastamento do espirito desta invenção, e considera-se que se reivindicam todas estas variações e modificações como estando dentro do âmbito desta invenção.

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES
    Processo para a preparação de polidextrose purificada a partir de uma solução de polidextrose aquosa, caracterizado por se processar a solução· de alimentação de polidextrose aquosa de um sistema de osmose inversa para remover impurezas de manufactura (permeatos) de solução de alimentação de polidextrose aquosa e recolher-se a solução de polidextrose purificada (retentato).
    - 2§ Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por adicionalmente se reciclar a solução de polidextrose purificada (retentato) através do sistema de osmose inversa durante os ciclos suficientes para proporcionar uma solução de polidextrose purificada contendo menos do que 0,2% aproximadamente de 1,6-anidroglicose a menos do que cerca de 0,01% de 5-hidroximetilfurfural.
    _ 3a _
    Processo de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por a concentração de polidextrose na solução de alimentação de polidextrose aquosa estar compreendida entre 1% e 80% aproximadamente.
    - 4a _
    Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por a concentração de polidextrose na solução de alimentação de polidextrose aquosa estar compreendida entre 10% e 70% aproximadamente.
    - 5& Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por o sistema de osmose inversa conter uma membrana de osmose inversa que possui uma característica de retenção média de 40% a 100% aproximadamente.
    - 6- Processo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o sistema de osmose inversa conter uma membrana de osmose inversa oue possui uma característica de retenção média de 70% a 100% aproximadamente.
    - 7^ Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por o sistema de osmose inversa ser operado sob pressão inferior a 1000 x 6,9 x 10^ Pa (1000 psi) aproximadamente.
    - 86 Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por o sistema de osmose inversa ser operado sob pressão compreendida entre 50 x 6,9 x 10^ Pa (50 psi) e 500 x 6,9 x 10^ Pa (500 psi) aproximadamente.
    - ga Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por se operar o sistema de osmose inversa soh uma pressão compreendida entre 150 x 6,9 x 10^ Pa (150 psi) e 400 x 6,9 x 10^ Pa (400 psi) aproximadamente.
    Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por se operar o sistema de osmose inversa por reciclagem de fluxo contínuo.
    - 11§ Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por se operar o sistema de osmose inversa por reciclagem descontínua.
    - 12& Processo de acordo com reivindicação 1 ou 2, caracterizado por se seleccionar a membrana de osmose inversa utilizada no sistema de osmose inversa no grupo constituído por derivados de celulose, poliamida, fluorocarbono, e polissulfona.
    - 13& Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por adicionalmente se concentrar a solução de polidextrose purificada.
    - 14δ Processo para purificar a polidextrose caracterizado por
    a) se preparar uma solução de alimentação de polidextrose aquosa.
    b) se pressionar a solução de polidextrose aquosa ao longo de um sistema de osmose inversa em que a membrana de osmose inversa é uma membrana de acetato de celulose ou uma membrana de poliamida e a pressão aplicada está compreendida entre 150 x 6,9 x IO5 Pa (150 psi) e 400 x 6,9 * • : ζ
    Η χ 10 Pa (400 psi) aproximadamente durante tempo suficiente ' para proporcionar uma solução de polidextrose purificada con; tendo menos que 0,2% de 1,6-anidroglicose e menos do que
    0,01% de 5-hidroxi-metil-furfural aproximadamente. j c) se recolher a solução de polidextrose purificada (reteni tato ), e
    d) se concentrar a solução de polidextrose purificada do I passo c).
    A requerente reivindica a prioridade do pedido norte-americano apresentado em 13 de Maio de 1988, sob o número de Série 193,961.
    Lisboa, 12 de liaio de 1989
PT90545A 1988-05-13 1989-05-12 Processo para a purificacao de polidextrose por osmose inversa PT90545B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US07/193,961 US4956458A (en) 1988-05-13 1988-05-13 Purification of polydextrose by reverse osmosis

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT90545A PT90545A (pt) 1989-11-30
PT90545B true PT90545B (pt) 1994-08-31

Family

ID=22715748

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT90545A PT90545B (pt) 1988-05-13 1989-05-12 Processo para a purificacao de polidextrose por osmose inversa

Country Status (15)

Country Link
US (1) US4956458A (pt)
EP (1) EP0342156A3 (pt)
JP (1) JP2749120B2 (pt)
KR (1) KR890017269A (pt)
AU (1) AU3383589A (pt)
CA (1) CA1325981C (pt)
DK (1) DK234689A (pt)
FI (1) FI892251A (pt)
IE (1) IE74698B1 (pt)
MX (1) MX165944B (pt)
NO (1) NO891885L (pt)
NZ (1) NZ229092A (pt)
PH (1) PH25392A (pt)
PT (1) PT90545B (pt)
ZA (1) ZA893009B (pt)

Families Citing this family (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5667593A (en) * 1989-01-26 1997-09-16 Cultor Ltd. Modified polydextrose and process therefor
US5294453A (en) * 1990-09-04 1994-03-15 Penwest, Ltd. Method of removing off-flavor components from hydroxypropyl starch hydrolyzate products
US5756721A (en) * 1991-01-16 1998-05-26 National Starch And Chemical Investment Holding Corporation Purification of polysaccharides
DE69215359T2 (de) * 1991-02-20 1997-04-03 Cultor Oy Reduzierte polydextrose
US5395455A (en) * 1992-03-10 1995-03-07 Energy, Mines And Resources - Canada Process for the production of anhydrosugars from lignin and cellulose containing biomass by pyrolysis
FR2697023B1 (fr) 1992-10-16 1994-12-30 Roquette Freres Polymère soluble hypocalorique du glucose et procédé de préparation de ce polymère .
FR2712891B1 (fr) * 1993-11-22 1996-02-02 Roquette Freres Procédé de purification d'un polymère soluble hypocalorique du glucose et produit ainsi obtenu.
KR100204660B1 (ko) * 1996-05-28 1999-06-15 신명수 조 폴리덱스트로스의 분리방법 및 분리된 폴리덱스트로스
EP0931097B1 (en) * 1996-10-10 2005-09-14 Neose Technologies, Inc. Carbohydrate purification using reverse osmosis and nanofiltration
US6475552B1 (en) * 1997-03-19 2002-11-05 Danisco Finland Oy Polymerization of mono and disaccharides using low levels of polycarboxylic acids
WO1998041545A1 (en) 1997-03-19 1998-09-24 Cultor Food Science, Inc. Polymerization of mono-and disaccharides using low levels of mineral acids
US20030039721A1 (en) * 2001-07-26 2003-02-27 Pankaj Shah Process for enhancing the body and taste of malt beverages
FI20021772A (fi) * 2002-10-04 2004-04-05 Biotie Therapies Oyj Uudet hiilihydraattikoostumukset ja menetelmä niiden valmistamiseksi
FI121325B (fi) 2003-02-26 2010-10-15 Danisco Polydekstroosin uusi käyttö syötävissä tuotteissa, polydekstroosia sisältävät syötävät tuotteet ja menetelmät polydekstroosin sisällyttämiseksi syötäviin tuotteisiin
US7151121B2 (en) * 2004-05-26 2006-12-19 Danisco A/S Polyurethane containing a polyol composition comprising a highly branched polysaccharide, mix and process for preparation thereof
AU2005293571A1 (en) * 2004-10-15 2006-04-20 Danisco A/S A foamed isocyanate-based polymer, a mix and process for production thereof
US7465757B2 (en) * 2004-10-15 2008-12-16 Danisco A/S Foamed isocyanate-based polymer, a mix and process for production thereof
US20060122355A1 (en) * 2004-10-15 2006-06-08 O'connor James Derivatized highly branched polysaccharide and a mix for production of polyurethane thereof
US8993039B2 (en) 2006-01-25 2015-03-31 Tate & Lyle Ingredients Americas Llc Fiber-containing carbohydrate composition
US8057840B2 (en) * 2006-01-25 2011-11-15 Tate & Lyle Ingredients Americas Llc Food products comprising a slowly digestible or digestion resistant carbohydrate composition
US8735460B2 (en) 2009-01-09 2014-05-27 DuPont Nutrition BioScience ApS Foamed isocyanate-based polymer, a mix and process for production thereof
US20130030167A1 (en) 2011-07-26 2013-01-31 Grain Processing Corporation Production of Resistant Dextrins
CN103588900A (zh) * 2012-08-16 2014-02-19 博程生物科技南通有限公司 一种连续生产高纯度无糖聚葡萄糖的方法
CN103588899A (zh) * 2012-08-16 2014-02-19 博程生物科技南通有限公司 一种高纯度无糖聚葡萄糖的方法及其设备
CN103588896A (zh) * 2012-08-16 2014-02-19 上海博程生物科技有限公司 一种生产高纯度聚葡萄糖的冷却方法
CN103766695B (zh) * 2013-12-26 2015-05-20 江南大学 一种分子量可控聚葡萄糖及其快速制备方法
JP2018139554A (ja) * 2017-02-28 2018-09-13 日本食品化工株式会社 水溶性食物繊維含有組成物及びその製造方法
JP7088483B2 (ja) * 2017-09-04 2022-06-21 国立大学法人静岡大学 水溶性食物繊維組成物の製造方法、飲食品の製造方法、及び新規微生物
US11540549B2 (en) 2019-11-28 2023-01-03 Tate & Lyle Solutions Usa Llc High-fiber, low-sugar soluble dietary fibers, products including them and methods for using them

Family Cites Families (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2876105A (en) * 1956-07-19 1959-03-03 Du Pont Dry low-calorie sweetener composition
US2876107A (en) * 1957-03-25 1959-03-03 Du Pont Dietetic fluid food composition
US2876106A (en) * 1957-03-25 1959-03-03 Du Pont Solid dietetic food composition
US2876104A (en) * 1957-03-25 1959-03-03 Du Pont Dietetic frozen food composition
US3766165A (en) * 1966-08-17 1973-10-16 Pfizer Polysaccharides and their preparation
US3544455A (en) * 1969-06-16 1970-12-01 Pfizer & Co C Itaconic acid purification process using reverse osmosis
US3756853A (en) * 1970-10-27 1973-09-04 Cpc International Inc Process for the production of nonhazing starch conversion syrups
US3876794A (en) * 1972-12-20 1975-04-08 Pfizer Dietetic foods
US3868465A (en) * 1973-02-02 1975-02-25 Ivan Furda Low calorie, cold water soluble quick set gelatin dessert
US3874924A (en) * 1973-09-13 1975-04-01 Cpc International Inc Non-hygroscopic, water-soluble sugar products and process for preparing the same
US3971857A (en) * 1973-11-21 1976-07-27 General Foods Corporation Multifunctional sweetening composition
US4042714A (en) * 1975-10-20 1977-08-16 Pfizer Inc. Polydextrose-based farinaceous compositions
US4024290A (en) * 1976-03-22 1977-05-17 G. D. Searle & Co. Bulking agent for foods
US4206049A (en) * 1978-08-14 1980-06-03 Westinghouse Electric Corp. Recovery of uranium by a reverse osmosis process
JPS5943929B2 (ja) * 1979-08-13 1984-10-25 サッポロビール株式会社 多糖体rbs物質,その製法およびそれを有効成分とする抗腫瘍性剤
EP0075594A1 (en) * 1981-03-31 1983-04-06 SILK, David B. A. Glucose polymers and method of producing same
US4382963A (en) * 1981-11-09 1983-05-10 General Foods Corporation Low-calorie, sugar-free chewing gum containing polydextrose
US4597981A (en) * 1983-12-20 1986-07-01 Howard Kastin Soft candy composition
US4528206A (en) * 1983-12-20 1985-07-09 Howard Kastin Hard candy composition
JPS60139656A (ja) * 1983-12-27 1985-07-24 Ajinomoto Co Inc リジン製造法
US4622233A (en) * 1984-12-06 1986-11-11 Pfizer Inc. Preparation and use of a highly purified polydextrose
US4735193A (en) * 1985-02-08 1988-04-05 Uop Inc. Separation of a monosaccharide with mixed matrix membranes
JPS61254148A (ja) * 1985-05-08 1986-11-11 Katsumi Ishiwatari 低カロリ−性のキヤンデ−
EP0302948B1 (de) * 1987-07-21 1993-12-01 Roger H. Giovanetto Verfahren zur Gewinnung von Steviosiden aus pflanzlichem Rohmaterial
FR2621327B1 (fr) * 1987-10-06 1990-01-05 Commissariat Energie Atomique Procede de production et d'extraction de polysaccharides a partir d'une culture de porphyridium cruentum et dispositif pour la mise en oeuvre du procede

Also Published As

Publication number Publication date
FI892251A (fi) 1989-11-14
PT90545A (pt) 1989-11-30
NO891885L (no) 1989-11-14
JPH0264101A (ja) 1990-03-05
NO891885D0 (no) 1989-05-09
IE74698B1 (en) 1997-07-30
EP0342156A3 (en) 1990-05-30
JP2749120B2 (ja) 1998-05-13
KR890017269A (ko) 1989-12-15
DK234689A (da) 1989-11-14
AU3383589A (en) 1989-11-16
DK234689D0 (da) 1989-05-12
NZ229092A (en) 1991-07-26
CA1325981C (en) 1994-01-11
MX165944B (es) 1992-12-10
EP0342156A2 (en) 1989-11-15
PH25392A (en) 1991-06-03
FI892251A0 (fi) 1989-05-10
US4956458A (en) 1990-09-11
ZA893009B (en) 1989-12-27
IE891557L (en) 1989-11-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT90545B (pt) Processo para a purificacao de polidextrose por osmose inversa
PT82614B (pt) Processo continuo de abastecimento e drenagem para a diminuicao do conteudo alcoolico de uma bebida alcoolica
ES2378982T3 (es) Procedimiento de separación
ES2271113T3 (es) Recuperacion de xilosa.
US4909942A (en) Process for removing pyrogens
JP2725889B2 (ja) ジュース類から糖の分離
Higuchi et al. Separation of proteins by surface modified polysulfone membranes
CN1056697A (zh) 改进的聚右旋糖组合物
JPS5850633B2 (ja) アントシアニン抽出物の処理方法
NO179894B (no) Fremgangsmåte ved fremstilling av procyanidololigomerer
US5094253A (en) Dye for coloring cigarette paper
CN1171898C (zh) 一种从罗汉果中提取罗汉果甜甙的方法
JPH0553528B2 (pt)
JP2002537989A (ja) 二層複合膜
WO1992012179A1 (en) Purification of polydextrose by size exclusion chromatography
JPS5938805B2 (ja) 選択透過性を有する半透膜の製法
JPH0975694A (ja) 親水性膜の製造方法
JP2020138119A (ja) 原料液濃縮システム
JPH0686471B2 (ja) ポリフェノール類の製造方法
JPH0488948A (ja) コーヒー、茶類等の嗜好飲料の濃縮方法
JPH0734750B2 (ja) エリスリトールの分離・回収方法
WO2021187438A1 (ja) 原料液の濃縮方法
JPS6043355A (ja) 精製カカオ色素の製造法
US5132059A (en) Process for producing a polyvinyl formal ultrafiltration membrane
CA2241193A1 (en) Process for purifying a liquid contaminated by filamentary molecules

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19940223

PC3A Transfer or assignment

Free format text: 960509 PFIZER INC. US

PC3A Transfer or assignment

Free format text: DANISCO CULTOR AMERICA INC. US

Effective date: 20020911

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20090512