PT905333E - Sistema de estrado dobrável operado electricamente - Google Patents

Sistema de estrado dobrável operado electricamente Download PDF

Info

Publication number
PT905333E
PT905333E PT98307208T PT98307208T PT905333E PT 905333 E PT905333 E PT 905333E PT 98307208 T PT98307208 T PT 98307208T PT 98307208 T PT98307208 T PT 98307208T PT 905333 E PT905333 E PT 905333E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
stage
pallet
legs
stage system
rod
Prior art date
Application number
PT98307208T
Other languages
English (en)
Inventor
Kazuo Fujita
Original Assignee
Fujitas Kogyo Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fujitas Kogyo Co Ltd filed Critical Fujitas Kogyo Co Ltd
Publication of PT905333E publication Critical patent/PT905333E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04HBUILDINGS OR LIKE STRUCTURES FOR PARTICULAR PURPOSES; SWIMMING OR SPLASH BATHS OR POOLS; MASTS; FENCING; TENTS OR CANOPIES, IN GENERAL
    • E04H3/00Buildings or groups of buildings for public or similar purposes; Institutions, e.g. infirmaries or prisons
    • E04H3/10Buildings or groups of buildings for public or similar purposes; Institutions, e.g. infirmaries or prisons for meetings, entertainments, or sports
    • E04H3/22Theatres; Concert halls; Studios for broadcasting, cinematography, television or similar purposes
    • E04H3/24Constructional features of stages
    • E04H3/28Shiftable or portable platforms

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Folding Of Thin Sheet-Like Materials, Special Discharging Devices, And Others (AREA)
  • Handcart (AREA)
  • Tents Or Canopies (AREA)
  • Tables And Desks Characterized By Structural Shape (AREA)
  • Warehouses Or Storage Devices (AREA)
  • Roof Covering Using Slabs Or Stiff Sheets (AREA)
  • Support Of Aerials (AREA)
  • Electronic Switches (AREA)
  • Electric Propulsion And Braking For Vehicles (AREA)
  • Auxiliary Devices For And Details Of Packaging Control (AREA)
  • Air Bags (AREA)
  • Invalid Beds And Related Equipment (AREA)
  • Floor Finish (AREA)

Description

ΕΡ Ο 905 333 /ΡΤ
DESCRIÇÃO "Sistema de estrado dobrável operado electricamente"
Campo do Invento
Este invento refere-se a sistemas de estrados dobráveis operados electricamente.
Antecedentes do Invento
Este invento cobre o campo técnico de um sistema de estrados dobrável, no qual um certo número de componentes de estrados articulados frontais e traseiros podem ser movidos suavemente num pavimento, ou dobrados e armazenados de uma maneira compacta contra uma parede ou equivalente. 0 inventor já tinha proposto nos anteriores pedidos de patente japoneses n.°s 7-21258, 7-116855, e nas patentes japonesas n.°s 2521528, 2549561, 2549562, dois tipos diferentes de sistemas de estrados articulados operados electricamente, nomeadamente, um sistema do tipo alto, que tem pernas compridas, que pode ser livremente dobrado e um sistema do tipo baixo, que tem pernas relativamente curtas.
Este sistema permite que a totalidade do conjunto dos componentes frontais e traseiros do estrado, possa ser dobrada verticalmente e movida horizontalmente contra a parede. Ao mesmo tempo, um mecanismo de balanceiro, que suporta ambos os componentes, operado por um motor eléctrico, permite que todo o corpo seja movido ao longo do pavimento e deslocado, ou armazenado, contra uma parede ou equivalente.
No sistema de estrado articulável acima mencionado, a superfície dos componentes frontais e traseiros do estrado pode ser coberta com tapetes de "tatami" ou esteiras para judo, ou com tapetes para luta livre ou ginástica. Ou se o chão do estrado precisar de ser coberto com uma estrutura amortecedora, este sistema articulado também pode ser usado para "kendo", isto é, uma arte marcial tradicional japonesa semelhante à esgrima ocidental. Se o sistema de estrado for conveniente para esse fim, pode nunca ser necessário colocar 2 ΕΡ Ο 905 333 /ΡΤ ou retirar os tapetes de "tatami". Portanto, se o sistema de estrado acima mencionado for instalado junto à parede de um ginásio, este sistema irá criar espaço suficiente para outros fins tal como para a prática de desportos na medida em que o edifício possa disponibilizar o espaço.
Contudo, se um grande número de pessoas prevê utilizar ao mesmo tempo o dito sistema de estrado para desportos, seria necessário obter uma versão múltipla do dito sistema de estrado articulável. Para fazer isso, no invento acima mencionado do sistema de estrado articulável operado electricamente proposto no pedido de patente japonesa n.°s. 7-21258 e 7-116855, seria necessário multiplicar os componentes frontais e traseiros do sistema de estrado, que podiam ser articulados em conjunto, e cada extremidade dos componentes opostos devia ser ligada às articulações no pavimento. Uma versão múltipla do sistema de estrado articulável podia ser dobrado e facilmente armazenado. Este sistema proporciona, por conseguinte, um espaço maior para um estrado.
Contudo, se tapetes de "tatami" ou outros tapetes são efectivamente espalhados no pavimento do dito sistema de estrado dobrável, a espessura do dito corpo do estrado deveria ter, pelo menos, 10 centímetros.
Contudo, em certas condições a estrutura que liga a versão múltipla do sistema de estrado articulável com a dita espessura usando as articulações de ligação descritas no pedido de patente japonesa n.°s 7-21258 e 7-116855, poderá não funcionar. Uma versão múltipla do sistema de estrado com uma certa espessura poderá não ser movida suavemente porque as faces dos sistemas de estrado dobradas em conjunto podem prender-se umas nas outras, ou por vezes uma face de um estrado pode esbarrar na outra face do estrado. Nesse caso, não é possível instalar um par de componentes frontal e traseiro do estrado de maneira que eles possam ser movidos suavemente. Por outras palavras, essa versão múltipla do sistema de estrado articulável não pode funcionar sem uma folga suficiente entre os componentes frontal e traseiro do estrado. 3 ΕΡ Ο 905 333 /ΡΤ
Em relação ao sistema de estrado dobrável que permite a um número de componentes de estrado frontais e traseiros, ligados de uma maneira articulada, serem dobrados verticalmente e movidos horizontalmente no pavimento, o inventor, para resolver os problemas acima mencionados, fornece aqui um novo sistema de estrado dobrável. No sistema de estrado articulável, pode ser colocado um suporte na extremidade traseira do tirante com o fim de dobrar as ditas pernas montadas no componente traseiro do sistema de estrado frontal, este sistema de estrado articulável inclui também ligações caracteristicas para ligar o componente de estrado frontal do sistema de estrado traseiro com os veios de ligação direito e esquerdo no sentido da largura.
Resumo do Invento É um objecto do invento proporcionar um sistema de estrado dobrável que pode ser usado num local desejado dentro ou fora de um edifício.
Um outro objecto do invento é proporcionar um sistema de estrado dobrável, que seja automaticamente dobrado e desdobrado. É ainda um outro objecto do invento proporcionar um sistema de estrado dobrável operado electricamente. É um objecto adicional do invento proporcionar um sistema de estrado dobrável cuja profundidade quando o sistema está desdobrado não seja limitado pela altura do chão ao teto do espaço onde o sistema é utilizado. É ainda um objecto adicional do invento proporcionar um sistema de estrado dobrável que disponibiliza uma área de estrado relativamente grande. É ainda um objecto adicional do invento proporcionar um sistema que permite a um certo número de sistemas de estrados unidos mover-se sequencialmente de uma posição vertical para uma horizontal, ou vice-versa, como uma unidade numa única operação suave. 4 ΕΡ Ο 905 333 /ΡΤ
De acordo com um aspecto do invento, é aqui proporcionado um sistema de estrado dobrável operado electricamente de acordo com a reivindicação 1.
Breve Descrição dos Desenhos A FIG. 1 é uma projecçao obliqua, que mostra uma primeira concretização de um sistema de estrado dobrável. A FIG. 2 é uma vista lateral de uma primeira concretização do sistema de estrado dobrável. A FIG. 3 é uma vista do primeiro sistema de estrado quando está a ser dobrado. A FIG. 4 é uma vista do primeiro sistema de estrado quando está a ser armazenado contra uma área de parede. A FIG. 5 é uma vista da segundo sistema de estrado quando está a ser dobrado. A FIG. 6 é uma vista do sistema de estrado dobrável quando está armazenado contra uma área de parede. A FIG. 7 é 1 uma projecçao obliqua, que mostra a ligação posterior dc i primeiro sistema . de estrado e do segundo sistema de estrado do sistema de estrado dobrável da primeira concretização. Um órgão de ligação está colocado no meio para ligar a extremidade frontal de um suporte, projectado da extremidade traseira do tirante, o qual está ligado a uma perna do estrado, posicionada por debaixo do estrado traseiro do primeiro sistema de estrado e a extremidade frontal de um tirante que está ligado a uma perna do estrado posicionada por debaixo do estrado frontal do segundo sistema de estrado. Igualmente, uma guia deslizante e um roleto de guia estão montados no suporte de rodas. A FIG. 8 é uma vista lateral de uma segunda concretização do sistema de estrado dobrável. A FIG. 9 é uma vista do sistema de estrado dobrável da segunda concretização quando está a ser dobrado. 5 ΕΡ Ο 905 333 /ΡΤ A FIG. 10 é uma vista do sistema de estrado dobrável quando armazenado contra uma área de parede. A FIG. 11 é uma vista lateral da ligação posterior de uma terceira concretização do sistema de estrado dobrável. A FIG. 12 é uma vista do sistema de estrado dobrável quando armazenado contra uma área de parede.
De acordo com uma caracteristica do invento, os suportes podem ser montados obliquamente por trás das extremidades traseiras dos tirantes nos componentes de estrado traseiros do sistema de estrado frontal. De igual modo, os suportes podem ser montados obliquamente pela frente das extremidades frontais dos tirantes nos componentes de estrado frontais do sistema de estrado traseiro. Então, os mecanismos de ligação podem proporcionar um sistema de estrado dobrável, no qual as extremidades frontais de ambos os suportes estão ligadas pelos veios de ligação.
De acordo com uma caracteristica do invento, os suportes podem ser montados nas extremidades traseiras dos tirantes nos componentes de estrado traseiros do sistema de estrado frontal. Igualmente, os suportes podem ser montados nas extremidades frontais dos tirantes nos componentes de estrado frontais do sistema de estrado traseiro. Então, os mecanismos de ligação podem proporcionar um sistema de estrado dobrável no qual as extremidades frontais de ambos os suportes estão ligadas, à frente e a trás, pelos órgãos de ligação.
Especialmente, quando está colocado um esticador como órgão de ligação, como descrito de acordo com as caracteristicas do invento acima mencionadas, o espaço pode ser ajustado de uma maneira fácil e correcta.
De acordo com ainda outra caracteristica do invento, o sistema de estrado articulável dobrável tem uma função que permite o desempenho do sistema de estrado livre de dificuldades e falhas. Por outras palavras, quando o sistema de estrado de articulações múltiplas é dobrado ou desdobrado no solo, a guia deslizante corre para a frente e para trás entre os suportes de rodas das pernas mais recuadas, por 6 ΕΡ Ο 905 333 /ΡΤ debaixo do componente de estrado traseiro do sistema de estrado frontal, e os suportes de rodas para as pernas mais avançadas por debaixo do componente de estrado frontal do sistema de estrado traseiro.
Descrição detalhada das concretizações preferidas O invento de um sistema de estrado articulável operado electricamente inclui um sistema do tipo alto com pernas relativamente compridas que são livremente dobradas em conjunto. Este sistema permite uma versão múltipla do sistema de estrado articulável XI e X2, mais exactamente uma combinação de XI e X2 para serem ligados para a frente e para trás, dobrados junto a uma parede dentro de um edifício e armazenados de uma maneira compacta. Este sistema de estrado será descrito nas FIGS. 1 a 6 relativamente a uma primeira concretização do invento.
Por uma questão de conveniência, o lado direito da área da parede nas FIGS. 1 a 6 será considerado como a frente e o lado esquerdo como a traseira.
Em primeiro lugar, a estrutura básica do sistema de estrado articulável XI e X2 é quase a mesma que a do sistema de estrado articulável operado electricamente proposto nos pedidos de patente japonesa n.°s 7-21258 e 7-116855, patentes japonesas n.°s 2549561 e 2549562. De acordo com a concepção da sua estrutura nos desenhos anexos, contudo, o sistema de estrado XI que está ilustrado como um sistema de estrado frontal (aqui a seguir referido como “o primeiro sistema de estrado"), é composto pelos estrados frontal e traseiro SI e S2, e o sistema de estrado X2 que está ilustrado como o sistema de estrado traseiro (aqui a seguir referido como "o segundo sistema de estrado"), é composto pelos estrados frontal e traseiro S3 e S4. Os mecanismos de ligação permitem os movimentos articulados de posições substancialmente horizontais para as posições opostas substancialmente verticais, articulando deste modo a totalidade dos componentes de estrado opostos. Os estrados SI e S2 do acima mencionado primeiro sistema de estrado XI, e os estrados S3 e S4 do segundo sistema de estrado X2, estão cobertos com tapetes de "tatami" T como mostrado na FIG. 1. 7 ΕΡ Ο 905 333 /ΡΤ
Os diversos motores eléctricos Ml a M4, que rodam com movimentos, para a frente e para trás, estão montados em ambos os lados dos componentes de estrado, perto do centro dos estrados frontal e traseiro SI e S2 do primeiro sistema de estrado XI e dos estrados frontal e traseiro S3 e S4 do segundo sistema de estrado. As bases dos braços articulados AI a A4 estão fixas nos veios de saida, e as pontas dos braços articulados opostos AI e A2 para o primeiro sistema de estrado XI, e as pontas dos braços articulados opostos A3 e A4 para o segundo sistema de estrado, respectivamente, estão ligadas de maneira que estes braços opostos possam ser dobrados livremente.
Os acessórios metálicos 6, para as pernas de estrado 7, estão fixos nas direcções da profundidade e da larqura da plataforma 5, e estão montados em conjunto no fundo do primeiro e segundo sistemas de estrado XI e X2 como acima mencionado. Os ditos acessórios metálicos 6 estão ligados de modo articulado à extremidade superior das pernas de estrado 7 de maneira que as pernas 7 podem ser dobradas. Os tirantes Ll, L2, L3 e L4 estão também ligados às extremidades inferiores das pernas de estrado 7. Os veios de ligação, colocados da direita para a esquerda através da largura das pernas de estrado 7, suportam de modo articulado as pernas 7 de cada estrado e os tirantes Ll a L4. Os suportes de rodas 8B a 8D estão fixos, respectivamente, nas extremidades inferiores das pernas de estrado 7B da fila mais recuada do estrado frontal S2 do primeiro sistema de estrado XI, às pernas de estrado 7C da fila mais avançada do estrado frontal S3, e às pernas de estrado 7D da fila mais recuada posicionadas por debaixo do estrado traseiro S4 do segundo sistema de estrado X2, excepto para as pernas de estrado 7A da fila mais avançada do estrado frontal SI do primeiro sistema de estrado XI. Estes suportes de rodas suportam de modo articulado, para um lado e para o outro, as rodas 9 que rodam no piso interior F.
As pernas de ajustamento 10 (ou possivelmente os calços de ajustamento), que podem ser livremente ajustadas em altura, estão fixas nas extremidades inferiores das pernas de estrado 7 dos estrados frontal e traseiro SI e S2 do primeiro sistema de estrado XI, excepto para as pernas de estrado 7A 8 ΕΡ Ο 905 333 /ΡΤ da fila mais avançada e para as pernas de estrado 7A da fila mais recuada, com o fim de manter horizontal o primeiro sistema de estrado XI ao desdobrar-se. As rodas 11, que permitem o dito segundo sistema de estrado X2 ser rodado, para a frente e para trás, estão também fixas nas extremidades inferiores das pernas de estrado 7 dos estrados frontal e traseiro S3 e S4 do segundo sistema de estrado X2, excepto para as pernas de estrado 7D da fila mais avançada e para as pernas de estrado 7D da fila mais recuada.
As extremidades inferiores das pernas de estrado 7A da fila mais avançada do estrado frontal SI estão fixas no piso F de um espaço de armazenagem de maneira que o sistema de estrado dobrável possa ser fixo, dobrado e armazenado no espaço de armazenagem. Além disso, as extremidades inferiores das pernas de estrado 7A incluem as mesmas rodas e suportes como acima mencionado, de maneira que o sistema de estrado dobrável possa ser movido livremente para o lugar apropriado.
Os componentes 12 são chapas de reforço para as pernas de estrado 7 e estão fixos entre as pernas adjacentes do estrado 7 à direita e à esquerda. O componente 13 é uma chapa de ligação fixa nas costas dos suportes de rodas 8D da fila mais recuada do segundo sistema de estrado X2. A chapa de ligação 13 cobre inteiramente a parte inferior do sistema de estrado dobrável. Ao mesmo tempo, a chapa de ligação pode proteger as pernas de estrado mais recuadas 7D posicionadas por debaixo do estrado traseiro S4 do segundo sistema de estrado X2 da sua falha, ou reforçar as estruturas etc.
As FIGS. 1 a 4 descrevem como as pernas de estrado 7 estão dispostas em três filas à frente, a meio e atrás no sentido da profundidade de cada estrado SI a S4. Contudo, também pode ser possível fixar quatro ou cinco filas de pernas de estrado 7 nas direcções frontal e traseira da profundidade de cada estrado SI a S4 e nas direcções à direita e à esquerda através da largura de maneira que cada estrado possa ser articulado para cima e para baixo. A estrutura da parte inferior, isto é, os mecanismos para a ligação posterior da primeira concretização do sistema 9 ΕΡ Ο 905 333 /ΡΤ de estrado dobrável será aqui descrita de acordo com a projecção obliqua da FIG. 7. O número 21 indica um suporte projectado da extremidade do tirante L2. Para comodidade e segurança, uma extremidade do suporte 21 pode ser fixa numa extremidade dos tirantes L2 por soldadura ou com parafusos e porcas ou equivalente. O número 22 indica um órgão de ligação, tal como um tirante, um varão, um esticador ou equivalente, que pode ser usado livremente para ajustar a distância entre os veios, e uma extremidade do número 22 está colocada entre as extremidades superiores direita e esquerda do suporte 21, para o manter seguro em conjunto com o veio de ligação 23. Igualmente a outra extremidade do número 22 está ligada à extremidade inferior da perna do estrado 7C e à cabeça do tirante L3 para o manter seguro em conjunto com o veio de ligação 24, colocado através da largura. O número 25 indica uma guia deslizante em forma de cinta. Ambos os lados da guia deslizante 25 estão dobrados para baixo e fixos na parte superior do suporte da roda 8C ligado à perna do estrado 7C usando a cavilha 26. Uma parte da guia deslizante 25 está ligada através da parte superior do suporte da roda 8B da perna do estrado 7B. Os roletos de guia 27 estão colocados à direita e à esquerda da parte superior do dito suporte da roda 8B. Os roletos de guia 28 estão colocados na zona média superior do suporte de roda 8B. Estes roletos de guia permitem que a parte inferior da estrutura seja movida para a frente e para trás. Estes mecanismos consequentemente controlam o intervalo de posicionamento nas direcções à direita e à esquerda para os suportes de roda 8B e 8C que estão fixos na parte inferior da ligação posterior entre o primeiro sistema de estrado XI e o segundo sistema de estrado X2, de maneira que o sistema de estrado dobrável possa ser operado segura e suavemente quando é dobrado, desdobrado ou deslocado.
Nas FIGS. 1 a 6, o órgão de ligação 12 e os tirantes LI a L4 são mostrados fixos na parte de fora das pernas de estrado 7B e 7C, com o fim de tornar mais fácil a compreensão da estrutura. De facto, contudo, esses componentes estão fixos na parte de dentro das pernas de estrado 7B e 7C. 10 ΕΡ Ο 905 333 /ΡΤ
Como mostrado nas FIGS. 1 e 2, com o fim de armazenar o sistema de estrado dobrável, que está desdobrado horizontalmente no piso F dentro de um ginásio ou equivalente, para uma área de parede K dentro de um edifício, primeiramente pode ser necessário operar os motores eléctricos Ml e M2 do primeiro sistema de estrado XI para rodar os veios de saída em cada uma das direcções das setas E (ver FIG. 2) a uma velocidade muito lenta, por exemplo com uma relação de redução de 1/24 000 . Assim ambas as extremidades dos braços articulados AI e A2 do primeiro sistema de estrado XI são descidos e isso cria a potência do motor para aproximar os veios de saída dos motores eléctricos Ml e M2, e M3 e M4, numa direcção horizontal. Então, estes mecanismos gradualmente empurram para cima a porção traseira do estrado frontal SI e a porção frontal do estrado traseiro S2 de maneira que as superfícies mais próximas entre os estrados frontal e traseiro SI e S2 começam a subir. A seguir a este movimento, as rodas 9 suportadas de modo articulado pelos suportes de roda 8B das pernas de estrado 7B do estrado traseiro S2 começam a rodar no piso F no sentido da área de parede K.
Também, o suporte 21 está projectado verticalmente da extremidade inferior do tirante L2 posicionado por debaixo do estrado traseiro S2 do primeiro sistema de estrado XI. A ponta do suporte 21 está fixa pelo órgão de ligação 22 em conjunto com a porção frontal do tirante L3, posicionado por debaixo do estrado frontal S3 do segundo sistema de estrado X2. Assim o primeiro sistema de estrado XI é empurrado para cima (ver FIG. 3), depois dobrado em conjunto e armazenado contra a área de parede K (ver FIG. 4). Até este ponto ainda desdobrado, o segundo sistema de estrado X2 começa agora a rodar para a frente no piso F de acordo com o movimento do primeiro sistema de estrado XI. Seguindo este movimento como mostrado na FIG. 5, o primeiro sistema de estrado XI é dobrado para cima e armazenado contra a área de parede K.
Depois, os motores eléctricos M3 e M4 do segundo sistema de estrado X2 são operados para rodarem o veio de saída no sentido da seta E como mostrado na FIG. 4. As superfícies mais próximas dos estrados frontal e traseiro SI e S2 do segundo sistema de estrado X2 são empurrados verticalmente 11 ΕΡ Ο 905 333 /ΡΤ para cima como mostrado na FIG. 5, e são puxados para o primeiro sistema de estrado que já tinha sido dobrado e armazenado contra a parede. Finalmente, o sistema de estrado dobrável consistindo no primeiro sistema de estrado XI e no segundo sistema de estrado X2 é dobrado em conjunto contra a área de parede K.
Igualmente, o primeiro sistema de estrado XI do sistema de estrado dobrável e as pernas de estrado 7, 7A a 7D que estão colocadas em conjunto na parte inferior dos estrado frontal e traseiro SI a S4 do segundo sistema de estrado X2, mantém as suas posições verticais como mostrado nas FIGS. 3 a 6, movem-se horizontalmente de acordo com o movimento articulado dos estrados frontal e traseiro SI a S4, e depois finalmente são puxados para cima verticalmente e gradualmente dobrados.
Quando o primeiro sistema de estrado XI e o segundo sistema de estrado X2 já que já tinham sido dobrados e armazenados contra a área de parede K são desdobrados horizontalmente no piso F a partir da área de parede K, ocorre o inverso dos processos acima mencionados. Em primeiro lugar, os motores eléctricos M3 e M4 são invertidos para rodarem o veio de saída no sentido oposta. Isto gradualmente cria a potência articulada para fazer abrir o veio de saída no ponto de apoio da extremidade inferior dos braços articulados A3 e A4. Em resultado disso, as rodas 9 alojadas de modo articulado no suporte de rodas 8D da perna do estrado 7D localizado na fila mais avançada do estrado traseiro S4 são lentamente rodadas e empurradas para fora. Igualmente as pernas de estrado 7C, 7D e 7 que estão dobradas entre os estrados frontal e traseiro S3 e S4 mantém a sua posição vertical, movem-se horizontalmente e prolongam-se gradualmente. Como mostrado na FIG. 4, os estrados opostos frontal e traseiro do segundo sistema de estrado X2 são desdobrados horizontalmente no piso F.
Quando os motores eléctricos Ml e M2 do primeiro sistema de estrado são invertidos, a parte inferior do estrado traseiro S2 está afastado da área de parede K e entra em funcionamento, empurrando ao mesmo tempo o desdobrado segundo sistema de estrado X2 até que todo o sistema fique estendido. 12 ΕΡ Ο 905 333 /ΡΤ
Assim ο sistema de estrado dobrável composto pelo primeiro sistema de estrado XI e pelo segundo sistema de estrado X2 é desdobrado horizontalmente como mostrado nas FIGS. 1 e 2. A segunda concretização do sistema de estrado dobrável do invento é aqui descrita com base nas FIGS. 8 a 10, de maneira a diferencia-la da primeira concretização acima mencionada. O número 31 indica um suporte que está projectado obliquamente por trás da extremidade traseira do tirante L2 e o número 32 indica também um suporte que está projectado obliquamente pela frente da extremidade frontal do tirante L3. Ambas as extremidades dos suportes 31 e 32 estão ligadas de modo articulado pelo veio de ligação 33. O número 34 indica uma perna de ajustamento ou calço que está fixa no fundo da perna do estrado 7 posicionada por debaixo do segundo sistema de estrado X2. As outras características são as mesmas que na primeira concretização acima mencionada. Neste caso, os motores eléctricos Ml e M2 do primeiro sistema de estrado XI e M3 e M4 do segundo sistema de estrado X2 posicionados por debaixo do desdobrado sistema de estrado dobrável são operados quase simultaneamente. Depois o veio de saída do motor roda no sentido da seta E e as superfícies mais próximas dos estrados frontal e traseiro SI e S2, e S3 e S4 são empurradas para cima e dobradas como mostrado na FIG. 9, ao mesmo tempo as superfícies mais próximas do primeiro sistema de estrado XI e o segundo sistema de estrado X2 são gradualmente separados e dobrados para baixo, e depois armazenados contra a área de parede K.
Na segunda concretização, os motores eléctricos Ml a M4 fixos no primeiro sistema de estrado XI e ao segundo sistema de estrado X2 podem ser operados simultaneamente para articular um certo número de estrados. Portanto, não é necessário fixar a roda 11 que corre no piso F à perna do estrado 7 do segundo sistema de estrado X2, ao contrário do que se passou na primeira concretização. Igualmente, é possível armazenar tanto o primeiro sistema de estrado XI como o segundo sistema de estrado X2 quase simultaneamente, ou então o tempo necessário para dobrar ambos os sistemas de 13 ΕΡ Ο 905 333 /ΡΤ estrado pode ser reduzido de tanto como metade em comparação com a primeira concretização. A terceira concretização do sistema de estrado dobrável do invento é aqui descrita com base nas FIGS. 11 e 12 de tal maneira a diferenciá-la da primeira concretização acima mencionada. O número 41 indica um suporte projectado da extremidade traseira do tirante L2, e o veio de ligação 42 está colocado através dos suportes à direita e à esquerda no sentido da largura. O número 43 indica também um suporte formado na extremidade frontal do tirante L3, e o veio de ligação 44 está colocado através dos suportes à direita e à esquerda no sentido da largura. O número 45 indica um órgão de ligação tal como um esticador que pode ser usado livremente para ajustar o espaço, e as duas extremidades do varão atravessaram os ditos veios de ligação 42 e 44 para a frente e para trás, no qual a porca de ajuste é apertada de maneira que o espaço possa ser livremente ajustado. Os outros componentes são os mesmos que os da segunda concretização acima mencionada, pelo que é omitida aqui a sua descrição sendo usados os mesmos números de referência. 0 sistema de estrado dobrável da terceira concretização é manobrado da mesma maneira que a segunda concretização pelo operação quase simultâneo dos motores eléctricos Ml e M2 fixos no primeiro sistema de estrado XI, e M3 e M4 fixos no segundo sistema de estrado X2 do sistema de estrado dobrável desdobrado. Então como mostra a linha imaginária na FIG. 12, as superfícies mais próximas da ligação posterior entre o primeiro sistema de estrado XI e o segundo sistema de estrado X2 são gradualmente separadas e dobradas para baixo. Assim, um certo número de estrados é armazenado contra uma área de parede K como mostrado na FIG. 12.
Na terceira concretização, os motores eléctricos Ml a M4 podem ser operados simultaneamente para dobrar um certo número de estrados. Portanto, é possível reduzir o tempo necessário para armazenar ou desdobrar não só o primeiro sistema de estrado XI como o segundo sistema de estrado X2 de 14 ΕΡ Ο 905 333 /ΡΤ tanto como metade em comparação com o da primeira concretização.
Será portanto considerado que o invento presente - o sistema de estrado dobrável consistindo nas estruturas acima mencionadas - permite que um certo número de sistemas de estrados seja dobrado completa e suavemente, sem quaisquer incómodos tais como um componente de um sistema empurrar outro para cima, ou uma das superfícies mais próximas esbarrar noutra.
Pode ser muito conveniente usar este sistema para treinos e jogos desportivos, por exemplo judo, ginástica, kendo ou equivalente, porque um tal movimento de desdobramento faz com que as ditas superfícies mais próximas da ligação posterior fiquem mais niveladas umas com as outras, e finalmente proporciona um piso de estrado grande e completo. Especialmente quando o piso do estrado do sistema de estrado dobrável está originalmente coberto com tapetes de "tatami" para judo ou tapetes para ginástica, pode não ser necessário pôr e tirar esses tapetes para cada sessão de treinos ou de jogos ou de judo ou de ginástica, e os atletas podem concentrar-se nos seus exercícios ou equivalente.
Igualmente, este sistema pode ser armazenado de maneira compacta contra uma área de parede dentro de um edifício. Ao mesmo tempo, o invento dos sistemas de estrado dobrável número 1, número 2 e número 3 respectivamente podem ser utilizados para judo, ginástica e kendo. Quando os sistemas de estrado para estes diferentes fins estão todos armazenados contra uma área de parede, o edifício pode igualmente ser usado para outros fins tal como um ginásio comum ou equivalente, Portanto um ginásio ou outros edifícios podem ser usados para fins múltiplos, especialmente onde haja grande procura de instalações escolares ou equivalentes mas onde os espaços são limitados.
Lisboa,

Claims (6)

  1. ΕΡ Ο 905 333 /ΡΤ 1/3 REIVINDICAÇÕES 1 - Sistema de estrado dobrável operado electricamente que compreende primeiros meios para mover verticalmente e dobrar livremente um sistema de estrado (XI) que tem componentes de estrado frontais e traseiros (Sl, S2); segundos meios para ligarem entre si os componentes de estrado (Sl, S2); e terceiros meios para ligar para a frente e para trás um certo número dos ditos sistemas de estrado dobráveis (XI, X2), compreendendo os ditos terceiros meios: (a) tirantes (L2, L3) ligados de modo articulado, respectivamente, às pernas de estrado (7B, 7C) do componente de estrado traseiro (S2) do primeiro sistema de estrado (XI) e do componente de estrado frontal (S3) do segundo sistema de estrado (X2), para dobrarem as pernas de estrado (7B, 7C); (b) veios de ligação (24), que ligam, no sentido da largura da direita para a esquerda, as pernas (7B, 7C) do componente de estrado traseiro (S2) do primeiro sistema de estrado (XI) e do componente de estrado frontal (S 3) do segundo sistema de estrado (X2), respectivamente; e (c) elementos de ligação (21, 22, 23; 31, 32, 33; 41, 42, 43, 44, 45), que ligam, para a frente e para trás, os tirantes (L2, L3) do componente de estrado traseiro (S2) do primeiro sistema de estrado (XI) e do componente de estrado frontal (S3) do segundo sistema de estrado (X2).
  2. 2 - Sistema de estrado dobrável operado electricamente de acordo com a reivindicação 1, em que os elementos de ligação, que ligam, para a frente e para trás, os tirantes (L2, L3) incluem: (i) um suporte (21), que se projecta da extremidade traseira de cada tirante (L2) do componente de estrado traseiro (S2) do primeiro sistema de estrado (XI); (ii) um veio de ligação (23), que liga, no sentido da largura da direita para a esquerda, as extremidades superiores dos suportes (21); e ΕΡ Ο 905 333 /ΡΤ 2/3 (iii) um órgão de ligação (22), ligado de modo articulado entre a extremidade superior de cada suporte (21) e o respectivo tirante (L3) do componente de estrado frontal (S3) do segundo sistema de estrado (X2).
  3. 3 - Sistema de estrado dobrável operado electricamente de acordo com a reivindicação 2, em que cada órgão de ligação (22) está ligado, de modo articulado, ao respectivo tirante (L3), por meio do veio de ligação (24), que liga, no sentido da largura da direita para a esquerda, as pernas (7C) da fila mais avançada do componente de estrado frontal (S3) do segundo sistema de estrado (X2).
  4. 4 - Sistema de estrado dobrável operado electricamente de acordo com a reivindicação 1, em que os elementos de ligação que ligam, para a frente e para trás, os tirantes (L2, L3) incluem: (i) um primeiro suporte (31), que se projecta obliquamente e para trás da extremidade traseira de cada tirante (L2) do componente de estrado traseiro (S 2) do primeiro sistema de estrado (XI); (ii) um segundo suporte (32), que se projecta obliquamente e para a frente da extremidade frontal de cada tirante (L3) do componente de estrado frontal (S3) do segundo sistema de estrado (X2); e (iii) um veio de ligação (33), que liga no sentido da largura da direita para a esquerda as extremidades superiores dos primeiro e segundo suportes (31, 32).
  5. 5 - Sistema de estrado dobrável operado electricamente de acordo com a reivindicação 1, em que os elementos de ligação que ligam, para a frente e para trás, os tirantes (L2, L3) incluem: (i) um primeiro suporte (41), que se projecta da extremidade traseira de cada tirante (L2) do componente de estrado traseiro (S2) do primeiro sistema de estrado (XI); ΕΡ Ο 905 333 /ΡΤ 3/3 (ii) um segundo suporte (43), que se projecta da extremidade frontal de cada tirante (L3) do componente de estrado frontal (S3) do segundo sistema de estrado (X2); (iii) veios de ligação (42, 44), que ligam, respectivamente, no sentido da largura da direita para a esquerda, as extremidades superiores dos primeiro e segundo suportes (41, 43); e (iv) um tirante, varão ou esticador (45) que liga, para a frente e para trás, os ditos veios de ligação (42, 44).
  6. 6 - Sistema de estrado dobrável operado electricamente de acordo com qualquer das reivindicações 2, 4, e 5, em que as guias deslizantes (25) se prolongam, para a frente e para trás, entre os suportes de rodas (8B) das pernas de estrado (7B) da fila mais recuada do componente de estrado traseiro (S2) do primeiro sistema de estrado (XI) e os suportes de rodas (8 C) das pernas de estrado (7C) da fila mais avançada do componente de estrado frontal (S3) do segundo sistema de estrado (X2). Lisboa,
PT98307208T 1997-09-30 1998-09-07 Sistema de estrado dobrável operado electricamente PT905333E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP26533597A JP3895841B2 (ja) 1997-09-30 1997-09-30 多重折れステージ装置

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT905333E true PT905333E (pt) 2007-01-31

Family

ID=17415765

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98307208T PT905333E (pt) 1997-09-30 1998-09-07 Sistema de estrado dobrável operado electricamente

Country Status (11)

Country Link
US (1) US6061970A (pt)
EP (1) EP0905333B1 (pt)
JP (1) JP3895841B2 (pt)
KR (1) KR100291341B1 (pt)
CN (1) CN1111637C (pt)
AT (1) ATE344863T1 (pt)
DE (1) DE69836364T2 (pt)
ES (1) ES2280088T3 (pt)
HK (1) HK1019350A1 (pt)
PT (1) PT905333E (pt)
SE (1) SE9053333T3 (pt)

Families Citing this family (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2810022B1 (fr) * 2000-06-08 2004-10-22 Euro Shelter Conteneur deployable
US6719363B2 (en) * 2002-09-12 2004-04-13 Collins & Aikman Products Co. Hinge apparatus for vehicle floor systems
US7210560B2 (en) * 2004-03-26 2007-05-01 Brink Daniel J Folding platform structure
WO2007010290A2 (en) * 2005-07-22 2007-01-25 Spatial Systems Limited Apparatus for providing a variable surface
ES2368547B1 (es) * 2009-02-18 2012-09-24 El Cantillo, S.A. Botella de vino con contacto permanente entre el vino y el corcho
GB2474295A (en) * 2009-10-09 2011-04-13 Steeldeck Ind Ltd Rostrum Support Structure
US8850774B2 (en) * 2009-12-15 2014-10-07 Production Resource Group Llc Truss hinge for a stage truss
JP5487039B2 (ja) * 2010-07-27 2014-05-07 フジタス工業株式会社 ステージ装置
WO2012023749A2 (ko) * 2010-08-18 2012-02-23 주식회사 피플이엔티 스테이지 설치용 프레임 구조물
KR101065112B1 (ko) * 2011-05-20 2011-09-16 상욱 김 스테이지 설치용 프레임 구조물
CN103061547A (zh) * 2013-01-17 2013-04-24 杭州佳合舞台设备有限公司 多维度动态舞台
CA2901871C (en) 2013-03-01 2016-02-09 Stageline Scene Mobile Inc. Articulated floor structure for a mobile stage framework
NO337317B1 (no) * 2013-11-04 2016-03-07 Ipi Access As Sammenleggbar, langstrakt bærekonstruksjonsmodul og en sammenleggbar, langstrakt modulær bjelkekonstruksjon.
CN104806042B (zh) * 2015-05-06 2017-03-01 北京信息科技大学 一种多板式自动折叠舞台及其控制方法
CN106080780B (zh) * 2016-06-23 2019-04-12 湘潭大学 一种基于麦克纳姆轮的体积可变运输平台及其操作方法
CN106512444B (zh) * 2016-12-07 2019-05-24 芜湖木木游乐设备有限公司 一种舞台用安全支撑装置
CN110456421A (zh) * 2018-05-08 2019-11-15 清华大学 折叠式车辆输送装置及车辆安全检测设备
CN111155797B (zh) * 2018-08-21 2021-08-13 钟壬銮 一种伸展式舞台的伸出机构与伸出方法
WO2021050123A2 (en) * 2019-05-31 2021-03-18 Nolimits Enterprises, Inc. Artificial intelligence for the classification of signals for radar detectors
CN112502497B (zh) * 2020-12-09 2021-11-09 杭州浙大中软智能科技有限公司 一种舞台结构
ES2938786A1 (es) * 2021-10-08 2023-04-14 Palma Garcia Francisco Tribuna plegable móvil

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2978754A (en) * 1959-11-16 1961-04-11 Sico Mfg Co Portable stage
US3091816A (en) * 1960-09-07 1963-06-04 Wayne Iron Works Folding stages
CA1126772A (en) * 1979-02-01 1982-06-29 Sico Incorporated Support structure for mobile folding stage
US4779542A (en) * 1987-07-31 1988-10-25 Stageright Corporation Fold and roll staging
JPH0721258B2 (ja) * 1988-03-25 1995-03-08 和夫 藤田 折り畳み式電動ステージ装置
JP2549558B2 (ja) * 1989-04-13 1996-10-30 和夫 藤田 電動ステージ装置
JP2549561B2 (ja) * 1989-09-06 1996-10-30 和夫 藤田 折り畳み式電動ステージ装置
JP2704234B2 (ja) * 1989-09-28 1998-01-26 和夫 藤田 折り畳み式電動ステージ装置
US5016403A (en) * 1990-01-16 1991-05-21 Kazuo Fujita Electrically-operated folding stage system
US5325640A (en) * 1991-08-09 1994-07-05 Sico Incorporated Folding stage system
JPH0721258A (ja) 1993-06-23 1995-01-24 Mitsubishi Materials Corp 即時図上記録方法
JPH07116855A (ja) 1993-10-25 1995-05-09 Mitsubishi Materials Corp 溶断機
US5613450A (en) * 1994-11-10 1997-03-25 Sico Incorporated Mobile folding stage

Also Published As

Publication number Publication date
US6061970A (en) 2000-05-16
KR100291341B1 (ko) 2001-06-01
DE69836364T2 (de) 2007-03-08
SE9053333T3 (pt) 2006-11-08
EP0905333A1 (en) 1999-03-31
ES2280088T3 (es) 2007-09-01
CN1111637C (zh) 2003-06-18
HK1019350A1 (en) 2000-02-03
DE69836364D1 (de) 2006-12-21
CN1213035A (zh) 1999-04-07
KR19990029219A (ko) 1999-04-26
EP0905333B1 (en) 2006-11-08
JP3895841B2 (ja) 2007-03-22
JPH11107559A (ja) 1999-04-20
ATE344863T1 (de) 2006-11-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT905333E (pt) Sistema de estrado dobrável operado electricamente
ES2556609T3 (es) Compatibilidad mejorada para un mecanismo de enlace
KR100259130B1 (ko) 경사가능한 안락의자 및 그 제작방법
US8727433B2 (en) Zero-wall clearance linkage mechanism for a lifting recliner
US9700135B2 (en) Electric height adjustable desk with synchronous moving mechanical footrest
US7182176B2 (en) Step stool with elevated tray
KR930007402A (ko) 안락 의자 유닛 및 그의 조립 방법
JPH0775574B2 (ja) 座席ユニット
CN116369688A (zh) 一种双电机驱动助站躺椅用铁架的工作方法
KR101629290B1 (ko) 샴푸 전동 의자
US20130019400A1 (en) Sleep system mechanism
GB2293319A (en) Storage-Type chair
US2846738A (en) Foldable seating assemblage
TWM511796U (zh) 具腳墊之休閒座椅
US20200405068A1 (en) Modular adjustable bed system facilitating assembly in a manual, partially-electric, or fully-electric configuration
CN206651582U (zh) 一种一体式桌椅
JP3234794U (ja) トレーニングベンチ装置
CN112263404B (zh) 移位机
CN109700221B (zh) 用于高腿成排座椅的模块化组件
EP0492643B1 (en) An apparatus for setting operative attitude of furnitures in a furniture raising/lowering type floor equipment
US6830294B2 (en) Foldable seating structure
TWM554741U (zh) 嬰兒車車架
CN220860253U (zh) 一种折叠轮椅
CN213282252U (zh) 一种休闲椅搁脚架的伸缩结构及座椅
JP3070514U (ja) 歩行、脚踏み両用トレ―ニングマシン