PT904336E - Processo para a preparacao de compostos alifaticos com baixo teor de enxofre - Google Patents

Processo para a preparacao de compostos alifaticos com baixo teor de enxofre Download PDF

Info

Publication number
PT904336E
PT904336E PT97929158T PT97929158T PT904336E PT 904336 E PT904336 E PT 904336E PT 97929158 T PT97929158 T PT 97929158T PT 97929158 T PT97929158 T PT 97929158T PT 904336 E PT904336 E PT 904336E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
sulfur
process according
morpholine
olefin
extraction
Prior art date
Application number
PT97929158T
Other languages
English (en)
Inventor
Maximilian Vicari
Ekkehard Schwab
Marc Walter
Siegmar Maassen
Original Assignee
Basf Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Basf Ag filed Critical Basf Ag
Publication of PT904336E publication Critical patent/PT904336E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C10PETROLEUM, GAS OR COKE INDUSTRIES; TECHNICAL GASES CONTAINING CARBON MONOXIDE; FUELS; LUBRICANTS; PEAT
    • C10GCRACKING HYDROCARBON OILS; PRODUCTION OF LIQUID HYDROCARBON MIXTURES, e.g. BY DESTRUCTIVE HYDROGENATION, OLIGOMERISATION, POLYMERISATION; RECOVERY OF HYDROCARBON OILS FROM OIL-SHALE, OIL-SAND, OR GASES; REFINING MIXTURES MAINLY CONSISTING OF HYDROCARBONS; REFORMING OF NAPHTHA; MINERAL WAXES
    • C10G21/00Refining of hydrocarbon oils, in the absence of hydrogen, by extraction with selective solvents
    • C10G21/06Refining of hydrocarbon oils, in the absence of hydrogen, by extraction with selective solvents characterised by the solvent used
    • C10G21/12Organic compounds only
    • C10G21/20Nitrogen-containing compounds

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Production Of Liquid Hydrocarbon Mixture For Refining Petroleum (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)

Description

1 t
DESCRIÇÃO
"PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE COMPOSTOS ALIFÁTICOS COM BAIXO TEOR DE ENXOFRE" A invenção diz respeito a um processo para a preparação de compostos alifáticos com baixo teor de enxofre e, em particular, a um processo para a dessulfuração de hidrocarbonetos ricos em olefínas, por extracção líquido-líquido.
Misturas de hidrocarbonetos ricas em olefínas estão disponíveis em grandes quantidades de instalações de craqueamento. Em especial, os assim designados óleos de resíduo de curto são transformados em instalações de craqueamento térmico (viscorredução, coquefacção) em fracções de fácil ebulição, que se caracterizam por um elevado teor de olefina. Estes produtos são processados para combustíveis, por exemplo, em processos catalíticos, como o craqueamento catalítico fluido (CCF) ou o hidro-craqueamento.
Outro exemplo para a utilização industrial destas misturas de hidrocarbonetos ricos em olefínas é a hidroformilação para a preparação de aldeídos e/ou álcoois superiores, por reacção com hidrogénio e monóxido de carbono, na presença de um catalisador. Os álcoois resultantes servem, por exemplo, como solvente ou são, por exemplo, utilizados para a preparação de emolientes. Neste caso, mostra-se como o elevado teor de enxofre destas misturas constitui, geralmente, um problema em muitos processos para o posterior processamento catalítico de misturas de hidrocarbonetos contendo olefínas, uma vez que os compostos de enxofre contidos actuam muitas vezes como venenos catalíticos. Isto é especialmente válido para as misturas de hidrocarbonetos ricas em olefínas que surgem durante o craqueamento térmico de óleo residual pesado, as quais podem apresentar um teor de enxofre indesejavelmente elevado, em que as impurezas de enxofre existem essencialmente como compostos aromáticos, como em especial tiofeno. 2 / y \
Da US-A-4 711 968 e da US-A-4 922 028 são conhecidos processos para a hidroformilação directa de misturas de hidrocarbonetos ricas em olefina, contendo enxofre, de correntes de petróleo craqueadas termicamente, em que, no entanto, apenas são utilizadas determinadas fracções de destilação que apresentam uma concentração de enxofre mínima. A dessulfuração de misturas de hidrocarbonetos é, segundo o estado da técnica, realizada cataliticamente, na maior parte das vezes, sob condições de hidrogenação/desidrogenação, como por exemplo, descrito em Ullmann's Encyclopedia of Industrial Chemisty, 5a edição, 1991, vol. A18, páginas 65-67. Neste caso, os compostos de enxofre contidos são transformados em ácido sulfídrico por hidrogenação catalítica, o assim designado hidro-tratamento, e subsequentemente extraídos por lavagem com um solvente apropriado. No entanto, neste caso, os catalisadores utilizados influenciam também a hidrogenação parcial das olefinas, o que do ponto de vista de um posterior processamento, por exemplo por hidroformilação, é desvantajoso.
Em alternativa aos processos de hidrogenação catalíticos, a EP-A- 653 477 descreve a dessulfuração de óleos leves por extracção líquido-líquido com heterociclenos contendo azoto ou amidas de ácido, em que são preferencialmente utilizadas a N-metilpirrolidona e a l,3-dimetil-2-imidazolidinona. A grande desvantagem deste processo consiste na. reduzida selectividade dos agentes de extracção utilizados relativamente aos hidrocarbonetos de partida, de modo que também neste processo o teor em olefinas desejadas é reduzido.
Processos de extracção líquido-líquido selectivos, para a obtenção de misturas de hidrocarbonetos aromáticas a partir de misturas aromáticas-não aromáticas, como as que surgem, por exemplo, durante o processamento de nafta, são descritos em Ullmann's Encyclopedia of Industrial C.hemistry, 5a edição, 1985, vol. A3, páginas 491-496. Alguns dos solventes aí mencionados (furfiiral, sulfurano, sulfóxido de dimetilo, dietilenoglicol), foram listados na EP-A-653 477 para fins comparativos, para a dessulfuração por extracção líquido-líquido. Contudo, mostram-se como inapropriados para este fim. 3 A DE-A-20 40 025 descreve um processo para a separação de compostos aromáticos altamente puros a partir de misturas de hidrocarbonetos por extracção líquido-líquido com destilação extractiva acoplada, em que são utilizados morfolina e/ou morfolinas N-substituídas em combinação com água, como solvente. Este processo encontra aplicação prática no processo de morfilano de Krupp-Koppers, o qual é igualmente descrito em Ullmaim's Encyclopedia of Industrial Chemistry, 5a edição, 1995, vol. A3, páginas 491-496. No entanto, a DE-A-20 40 025 não se preocupa com o problema da eliminação selectiva de impurezas de enxofre de produtos de partida ricos em olefinas e do subsequente processamento adicional catalítico dos produtos dessulfiirados.
Por conseguinte, a presente invenção teve como objectivo disponibilizar um processo para a preparação de compostos alifáticos com baixo teor de enxofre, a partir de pré-produtos ricos em olefinas, sem substancial redução do teor de olefinas.
Suipreendentemente, descobriu-se então que este objectivo é alcançado pela disponibilização de um processo para a preparação de compostos alifáticos com baixo teor de enxofre, a partir de produtos de partida ricos em olefinas contaminados com compostos de enxofre orgânicos, em que se a) submete o produto de partida rico em olefinas contendo enxofre a uma extracção líquido-líquido de um ou vários passos, com um líquido de extracção contendo morfolina, b) separa o agente de extracção e os compostos de enxofre aí contidos e, eventualmente, c) processa adicionalmente o produto alifático com baixo teor de enxofre.
Como produtos de partida ricos em olefinas interessam, de acordo com a invenção, olefinas, misturas de olefinas ou misturas de hidrocarbonetos ricas em olefinas, as quais se encontram contaminadas com compostos de enxofre orgânicos e, em especial, aromáticos. Produtos de partida preferidos são, contudo, misturas de hidrocarbonetos ricas em olefinas, tal como surgem, por exemplo, na industria petroquímica nos processos de craqueamento térmico (viscorredução, coquefacção). Estas misturas de hidrocarbonetos apresentam um elevado teor de compostos de enxofre orgânicos, 4 * \ 7 maioritariamente, aromáticos. Devido ao elevado teor de olefinas, tais mistiuras de hidrocarbonetos são produtos de partida ideais para a transformação catalítica para produtos descendentes, como aldeídos e álcoois. A invenção possibilita, então, suipreendentemente, uma dessulfuração destas misturas com elevada selectividade, de modo que é evitado um envenenamento dos catalisadores necessários às reacções subsequentes, como por exemplo, catalisadores de níquel para a preparação de álcoois.
Surpreendentemente, de acordo com a invenção, a dessulfuração selectiva ocorre na medida em que se utiliza um agente de extracção contendo morfolina, que a uma pressão de cerca de 1 atm e a uma temperatura de cerca de 25°C, apresenta uma relação de empobrecimento em compostos de enxofre aromáticos para olefinas superior a cerca de 10, como por exemplo de cerca de 10 a 30. A relação de empobrecimento relativa é uma medida para a selectividade do agente de extracção utilizado. É tanto maior, quanto mais compostos de enxofre e quanto menos olefinas forem transferidas para a fase do agente de extracção. A relação de empobrecimento pode ser calculada com segurança para um determinado agente de extracção, por exemplo, por extracção de fracções de gasolina de Coker, dado que a sua contaminação de enxofre consiste maioritariamente em compostos de enxofre aromáticos. A relação de empobrecimento relativa é definida pelo quociente da redução percentual do teor de enxofre, calculada por espectroscopia de fluorescência de raios X, e a redução percentual do teor de olefinas, determinada de acordo com a DIN 51774. O líquido de extracção contendo morfolina utilizado de acordo com a invenção é preferencialmente escolhido de entre morfolina e derivados de morfolina, que podem possuir no átomo de azoto um radical Ci-C7-acilo ou um radical Ci-C7-alquilo, o qual é eventualmente substituído por grupos hidroxilo, amino ou mercapto ou possui na parte alquilo um heteroátomo, escolhido de entre O, N e S ou suas misturas, eventualmente em combinação com água ou com um líquido miscível com o compostos de morfolina contidos. Para tal contam cetonas de heterociclos de azoto, como por exemplo, pirrolidonas, imidazolidinonas, pirimidinonas, piperidonas, pirazolidinonas e 5
piperazinonas, determinadas amidas de ácido, como por exemplo, dimetilformamida, dietilformamida e dimetilacetamida, solventes contendo enxofre, como por exemplo, tetra-hidrotiofenodióxido e sulfóxido de dimetilo, bem como glicóis, como por exemplo, etilenoglicol.
Compostos de morfolina N-substituídos apropriados são, em especial, compostos de N-Ci-C7-alquilmorfolina e N-Ci-Cracilmorfolina. Como exemplos para tal, são de mencionar N-metil-, N-etil-, N-n-propil-, N-n-butil-, N-n-pentil-, N-n-hexil-, N-n-heptil-, N-formil-, N-acetil-, N-propionil-, N-butiril, N-valeril, N-hexanoil ou N-heptanoilmorfolina. A quantidade em morfolina ou compostos de morfolina N-substituídos pode variar num largo intervalo. Em geral, a relação em peso de morfolina ou compostos de morfolina para a mistura de hidrocarbonetos é de pelo menos 1:1. Em particular, situa-se no intervalo de 2:1 a 5:1. A temperatura e a pressão, à qual é realizada a extracção, não são críticas. Em geral, trabalha-se à temperatura ambiente e à pressão normal. Contudo, podem ser utilizadas temperaturas e pressões superiores. A extracção líquido-líquido é realizada de modo usual. Aparelhagens e modos de procedimento são conhecidos do técnico e, por exemplo, descritos em Ullmann, 3a edição, 1951, vol. 1, páginas 409-428. Exemplos são a utilização de colunas de fundo perfurado, colunas de extracção com zonas de mistura e de repouso, e baterias de extracção, como por exemplo aparelhagens de Mixer-Settler. De preferência, a realização da extracção ocorre em contra-corrente. Preferencialmente, o agente de extracção é reconduzido.
Os produtos dessulfurados obtidos apresentam um teor de olefinas, em geral, inalterado e um teor de enxofre reduzido em pelo menos 60%, em especial em pelo menos 80% e preferencialmente em pelo menos 90%. O produto dessulfurado preparado de acordo com a invenção pode ser uma olefína isolada, uma mistura de olefinas ou uma mistura de hidrocarbonetos rica em olefinas e 6 \
/ ✓ ( ser fornecido como tal ao seu fim de utilização. O processo de acordo com a invenção engloba assim, então, somente os passos do processo a) e b) e representa, consequentemente, um puro processo de dessulfuração.
Contudo, pode também pretender-se que o produto dessulfurado seja adicionalmente processado, de determinado modo, num passo subsequente. O passo do processo c) pode, por exemplo, englobar o processamento por destilação das misturas de olefinas ou misturas de hidrocarbonetos ricas em olefinas preparadas. No entanto, dado que de acordo com a invenção são eliminados sobre tudo tais composto de enxofre que são conhecidos como venenos catalíticos, como por exemplo tiofenos, as misturas de olefinas dessulfuradas obtidas são preferencialmente pós-processadas, por um processo catalítico, como por exemplo hidroformilação, para álcoois ou aldeídos superiores.
Objecto da invenção é, para além disso, a utilização do agentes de extracção contendo morfolina acima mencionados, para a dessulfuração de olefinas, misturas de olefinas ou misturas de hidrocarbonetos ricas em olefinas. A invenção é elucidada pelos seguintes exemplos e exemplos de comparação não limitantes.
Como mistura de hidrocarbonetos de partida para a extracção líquido-líquido foi utilizada uma fracção de gasolina de Coker com um teor de enxofre (determinado por espectroscopia de fluorescência de raios X) de 6200 a 7100 ppm. O teor de olefina foi determinado na forma do índice de bromo segundo a DIN 51 774 TI-3, Agosto 1975, e situou-se em 64 a 71 g/100 g.
Exemplo 1 (de acordo com a invenção) A mistura de hidrocarbonetos de partida foi tratada, de acordo com a invenção, por extracção líquido-líquido, num ensaio de separação por agitação de um único passo, por meio de N-foimilmorfolina (NFM) como agente de extracção. 7
Foram ajustadas as seguintes condições: Relação NFM/mistura de hidrocarbonetos: 3/1 (kg/kg) Pressão: 1,013 bar
Temperatura: 25°C
Foram alcançados os seguintes resultados: Redução do teor de olefinas (%) 3
Redução do teor de enxofre (%) 66
Relação de empobrecimento 22
Exemplo de comparação 1 A mistura de hidrocarbonetos de partida foi tratada por extracção líquido-líquido, num ensaio de separação por agitação de um único passo, por meio de N-metil-2-pirrolidona (NMP) como agente de extracção, sob as mesmas condições que no exemplo 1.
Foram alcançados os seguintes resultados: Redução do teor de olefinas (%) 25
Redução do teor de enxofre (%) 78
Relação de empobrecimento 3,1
Exemplo 2 (de acordo com a invenção) A mistura de hidrocarbonetos de partida foi tratada de acordo com a invenção, por extracção líquido-líquido, numa instalação Mixer-Settler de seis etapas.
Foram ajustadas as seguintes condições:
Agente de extracção: N-formilmorfolina (NFM)
Relação NFM/mistura de hidrocarbonetos: 3,5/1 ((kg-h^y/kg-h-1)) Pressão: 1,013 bar
Temperatura: 25°C 8 1 ι ? i.
Foram alcançados os seguintes resultados:
Redução do teor de olefinas (%) 7
Redução do teor de enxofre (%) 95
Relação de empobrecimento 13,5 A comparação entre o exemplo 1, o exemplo de comparação 1 e o exemplo 2 mostra que, no caso da utilização de NFM como agente de extracção é possível dessulfurar misturas de hidrocarbonetos ricas em olefinas, essencialmente sem redução do teor de olefinas.
No caso da utilização de um aparelho Mixer-Settler de seis etapas, a degradação do enxofre ocorreu quase de forma quantitativa.
Exemplo de comparação 2 A mistura de hidrocarbonetos de partida foi, de acordo com o estado da técnica, tratada mediante condições de desidrogenação catalítica.
Foram ajustadas as seguintes condições:
Catalisador: CoMo/Al203
Pressão: 1,013 bar WHSV: l,0kg/(l-h) H2/mistura de hidrocarbonetos: 2/1 (mol/mol)
Temperatura: 500-600°C
Foram alcançados os seguintes resultados:
Temperatura (°C) 500 550 600 Redução do teor de olefinas (%) 57 49 33 Redução do teor de enxofre (%) 66 52 20 Relação de empobrecimento 1,2 1,2 0,6
Exemplo de comparação 3 A mistura de hidrocarbonetos de partida foi, de acordo com o estado da técnica, tratada mediante condições de hidrogenação catalítica.
Foram ajustadas as seguintes condições:
Catalisador: Ag/Al203 Pressão: 20 bar WHSV: 0,25 kg/(l-h) H2/mistura de hidrocarbonetos: 2/1 (mol/mol) Temperatura: 140-220°C Foram alcançados os seguintes resultados: Temperatura (°C) 180 220 Redução do teor de olefinas (%) 13 62 Redução do teor de enxofre (%) 70 69 Relação de empobrecimento 5,4 U A comparação entre o exemplo 2 e os exemplos de comparação 2 e 3 mostra que, com o processo de acordo com a invenção, ao contrário dos correspondentes processos de hidrogenação e desidrogenação do estado da técnica, é possível dessulfurar selectivamente misturas de hidrocarbonetos ricas em olefinas sem redução do teor de olefinas.
Lisboa, 2 8 NOV. 2001 ----
Maria Silvina Ferreira ADVOGADA
Agente Oficial de Propriedade Industrial R. Castilho. 50-5?- 1250 - 071 LISBOA ?i -V11 50 50 - Fax. 21383 1150

Claims (11)

1
REIVINDICA ÇÕES 1. Processo para a preparação de compostos alifáticos com baixo teor de enxofre a partir de produtos de partida ricos em olefinas, contaminados com compostos de enxofre orgânicos, em que se a) submete o produto de partida rico em olefinas contendo enxofre a uma extracção líquido-líquido de um ou vários passos, com um líquido de extracção contendo morfolina, b) separa o agente de extracção e os compostos de enxofre aí contidos e, eventualmente, c) processa adicionalmente o produto alifático com baixo teor de enxofre.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se utilizar um agente de extracção contendo morfolina, que para uma pressão de cerca de 1 atm e uma temperatura de cerca de 25°C apresenta uma relação de empobrecimento relativa de impurezas de enxofre aromáticas para olefinas superior a aproximadamente 8.
3. Processo de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o líquido de extracção contendo morfolina ser escolhido de entre morfolina e derivados de morfolina que no átomo de azoto podem possuir um radical C1-C7-acilo ou Ci-C7-alquilo, o qual é eventualmente substituído por grupos hidroxilo, amino ou mercapto ou possui na parte alquilo um heteroátomo seleccionado de entre O, N e S, ou suas misturas, eventualmente em combinação com água ou com um líquido miscível com os compostos de morfolina contidos.
4. Processo de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o agente de extracção ser uma N-CrC7-acilmorfolina.
5. Processo de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o agente de extracção ser N-formilmorfolina. 2
6. Processo de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o agente de extracção e o produto de partida rico em olefinas contendo enxofre, estarem presentes numa relação em peso de cerca de 1:1 a cerca de 5:1, durante o passo de extracção.
7. Processo de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o produto de partida rico em olefinas a dessulfurar ser uma mistura de olefinas, que surge durante o craqueamento térmico de óleo residual.
8. Processo de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de se obter um produto dessulfurado no passo b), que engloba uma mistura de olefinas, a qual é adicionalmente separada no passo c).
9. Processo de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de se obter no passo b) um produto dessulfiirado, que se submete a uma subsequente reacção catalítica no passo c).
10. Processo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo facto de a subsequente reacção catalítica ser uma hidroformilação de olefina com subsequente redução catalítica do produto de carbonilação para o correspondente álcool.
11. Utilização de um agente de extracção contendo morfolina, de acordo com a definição numa das reivindicações 2 a 5, para a dessulfuração de olefinas, misturas de olefinas ou misturas de hidrocarbonetos ricas em olefinas. Lisboa, 7 3 fJQV, 2001
aria Silvina Ferreira ADVOGADA Agente Oficial de Propriedade Industrial - Afilho, 50-5!- 1250 - 071 LISBOA - Fax. 21383 1150
PT97929158T 1996-06-11 1997-06-10 Processo para a preparacao de compostos alifaticos com baixo teor de enxofre PT904336E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19623291A DE19623291A1 (de) 1996-06-11 1996-06-11 Verfahren zur Herstellung von schwefelarmen aliphatischen Verbindungen

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT904336E true PT904336E (pt) 2002-02-28

Family

ID=7796647

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97929158T PT904336E (pt) 1996-06-11 1997-06-10 Processo para a preparacao de compostos alifaticos com baixo teor de enxofre

Country Status (12)

Country Link
US (1) US6207043B1 (pt)
EP (1) EP0904336B1 (pt)
JP (1) JP2000511961A (pt)
KR (1) KR20000016545A (pt)
AT (1) ATE204899T1 (pt)
BR (1) BR9709564A (pt)
CA (1) CA2257912A1 (pt)
DE (2) DE19623291A1 (pt)
ES (1) ES2163781T3 (pt)
PT (1) PT904336E (pt)
TW (1) TW449581B (pt)
WO (1) WO1997047707A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6802959B1 (en) * 2000-06-23 2004-10-12 Conocophillips Company Separation of olefinic hydrocarbons from sulfur-containing hydrocarbons by use of a solvent
US20060074598A1 (en) * 2004-09-10 2006-04-06 Emigholz Kenneth F Application of abnormal event detection technology to hydrocracking units
US7720641B2 (en) * 2006-04-21 2010-05-18 Exxonmobil Research And Engineering Company Application of abnormal event detection technology to delayed coking unit
US8862250B2 (en) 2010-05-07 2014-10-14 Exxonmobil Research And Engineering Company Integrated expert system for identifying abnormal events in an industrial plant
CN103945691B (zh) 2011-11-24 2015-10-14 阿克佐诺贝尔化学国际公司 具有酰胺和酰基吗啉的农业配制剂

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR1591367A (pt) * 1967-11-11 1970-04-27
US3639497A (en) * 1968-08-22 1972-02-01 Badger Co Extraction and multi-stage fractional distillation with indirect heat exchange of liquid and vapor process and system for recovering aromatic products
DE2014262C3 (de) * 1970-03-25 1979-08-09 Krupp-Koppers Gmbh, 4300 Essen Verfahren zur Abtrennung von Aromaten aus Kohlenwasserstoffgemischen beliebigen Aromatengehaltes
DE2040025A1 (de) * 1970-08-12 1972-02-24 Koppers Gmbh Heinrich Verfahren zur Gewinnung von hochreinen Aromaten aus Kohlenwasserstoffgemischen,die neben diesen Aromaten einen beliebig hohen Gehalt an Nichtaromaten aufweisen
US4132631A (en) * 1974-05-17 1979-01-02 Nametkin Nikolai S Process for petroleum refining
US4297206A (en) * 1980-02-01 1981-10-27 Suntech, Inc. Solvent extraction of synfuel liquids
DE3135319A1 (de) * 1981-09-05 1983-03-24 Krupp-Koppers Gmbh, 4300 Essen "verfahren zur gewinnung reiner aromaten"
JPH05202367A (ja) * 1991-10-15 1993-08-10 General Sekiyu Kk 抽出による軽油の脱硫および脱硝方法
US5569788A (en) * 1995-03-20 1996-10-29 Uop Process for removal of impurities from etherification feedstocks

Also Published As

Publication number Publication date
EP0904336B1 (de) 2001-08-29
DE19623291A1 (de) 1997-12-18
KR20000016545A (ko) 2000-03-25
US6207043B1 (en) 2001-03-27
TW449581B (en) 2001-08-11
DE59704464D1 (de) 2001-10-04
CA2257912A1 (en) 1997-12-18
JP2000511961A (ja) 2000-09-12
WO1997047707A1 (de) 1997-12-18
BR9709564A (pt) 1999-08-10
ES2163781T3 (es) 2002-02-01
ATE204899T1 (de) 2001-09-15
EP0904336A1 (de) 1999-03-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Eßer et al. Deep desulfurization of oil refinery streams by extraction with ionic liquids
KR20210097739A (ko) 방향족 추출 공정에 사용하기 위한 용매
US2357344A (en) Solvent extraction process
US5582714A (en) Process for the removal of sulfur from petroleum fractions
US5494572A (en) Desulfurization and denitration of light oil by extraction
BRPI0704069B1 (pt) processo de tratamento de fração hidrocarbônica contendo enxofre
EP1294826A1 (en) Process of removing sulfur compounds from gasoline
US8282816B2 (en) Extractive distillation process and system
US4464251A (en) Removal of contaminants from organic compositions
WO1995007248A1 (en) Aromatics extraction from hydrocarbon oil using tetramethylene sulfoxide
EP1280869B1 (en) Aromatics separation from petroleum streams
HU218462B (hu) Továbbfejlesztett eljárás és készítmény cseppfolyósított olajgázok tisztítására
PT904336E (pt) Processo para a preparacao de compostos alifaticos com baixo teor de enxofre
US2956946A (en) Process for removing acids with an ethylene glycol monoalkylamine ether
US3340184A (en) Process for removing sulfur from petroleum oils and synthesizing mercaptans
US3435087A (en) Recovery of aromatics
US4465589A (en) Removal of contaminants from organic compositions
US4618413A (en) Method for extracting nickel and vanadium compounds from oils
US3466345A (en) Aromatic hydrocarbon recovery process
US3428429A (en) Method for purifying hydrogen
US3449462A (en) Separation process
US10968400B2 (en) Process to remove olefins from light hydrocarbon stream by mercaptanization followed by MEROX removal of mercaptans from the separated stream
SU1161505A1 (ru) Экстрагент дл выделени ароматических углеводородов @ - @
CA2333209C (en) Separation of olefinic hydrocarbons from sulfur-containing hydrocarbons by use of a solvent
US2501064A (en) Separation of aromatic and sulfur compounds