PT90424B - Processo para a fabricacao de resinas de ureia-formol - Google Patents

Processo para a fabricacao de resinas de ureia-formol Download PDF

Info

Publication number
PT90424B
PT90424B PT90424A PT9042489A PT90424B PT 90424 B PT90424 B PT 90424B PT 90424 A PT90424 A PT 90424A PT 9042489 A PT9042489 A PT 9042489A PT 90424 B PT90424 B PT 90424B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
urea
formaldehyde
resins
resin
manufacture
Prior art date
Application number
PT90424A
Other languages
English (en)
Other versions
PT90424A (pt
Inventor
Roger Garrigue
Jack Lalo
Original Assignee
Norsolor Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Norsolor Sa filed Critical Norsolor Sa
Publication of PT90424A publication Critical patent/PT90424A/pt
Publication of PT90424B publication Critical patent/PT90424B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08GMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED OTHERWISE THAN BY REACTIONS ONLY INVOLVING UNSATURATED CARBON-TO-CARBON BONDS
    • C08G12/00Condensation polymers of aldehydes or ketones with only compounds containing hydrogen attached to nitrogen
    • C08G12/02Condensation polymers of aldehydes or ketones with only compounds containing hydrogen attached to nitrogen of aldehydes
    • C08G12/04Condensation polymers of aldehydes or ketones with only compounds containing hydrogen attached to nitrogen of aldehydes with acyclic or carbocyclic compounds
    • C08G12/10Condensation polymers of aldehydes or ketones with only compounds containing hydrogen attached to nitrogen of aldehydes with acyclic or carbocyclic compounds with acyclic compounds having the moiety X=C(—N<)2 in which X is O, S or —N
    • C08G12/12Ureas; Thioureas

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Phenolic Resins Or Amino Resins (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Polyethers (AREA)
  • Polyesters Or Polycarbonates (AREA)
  • Polyurethanes Or Polyureas (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)

Description

PROCESSO PARA A FAuRICAÇAO DE RESINAS DE
UREIA-FORMOL
A presente invenção diz respeito a um novo processo para a fabricação de resinas aminoplásticas. Tem como objecto. mais particularmente, um processo para a fabricação de resinas de ureia-formol que contêm derivados acrílicos de ureia.
As resinas aminopiásticas são produtos conhecidos que são utilizadas amplamente na indústria da madeira para a fabricação, em particular, de painéis de partículas. As resinas ami noplásticas mais correntemente utilizadas são as resinas de ureia-formol. São fabricadas, de maneira conhecida, por conden sação de ureia e formol com pH compreendido entre 4 e 7 e a uma temperatura próxima da ebulição; preferivelmente, esta reacção de condensação é efectuada em várias fases.
A principal inconveniente das resinas de ureia-formol é provocar grandes emanações de formol livre. Tentou-se diminuir a proporção de formol livre, aplicando diversos processos de fabricação; infelizmente, quando se pretende atingir propor ções de formol particularmente pequenas, a experiência mostra que este objectivo é acompanhado simultaneamente por uma diminuição da reactividade e da estabilidade das resinas, assim como por uma degradação das propriedades mecânicas dos painéis acabados. Também se propôs, para suprimir o formol livre, utilizar resinas sem formol, em particular resinas a base de soluções de
RAD ORIGINAL^
isocianato. Infelizmente, o problema do formol é substituído pelo dos isocisnatos, cuja acçao sobre o homem e mais nefasta e mais duradoura do que a do formol, visto que se observou a presença de grupos isocianato livres nos painéis de partícu las mesmo depois ce decorridos alguns anos apos a sua fabrica ção.
Também se propôs adicionar melamina durante a fabrica, ção das resinas de ureia-formol. Infelizmente, a aplicação da melamina com resinas de ureia-formol clássicas sá começa a fazer efeito a partir de proporções que podem atingir 20 e mais, o que torna a sua aplicaçao comercialmente redibitoria, dado o seu custo de produção. Propôs-se diminuir a proporção de melamina para valores inferiores a 10 /. Observa-se então uma diminuição da reactividade destas resinas, o que é particularmente prejudicial para manter cadências de fabricação co mercialmente aceitáveis. Por outro lado, mesmo que se observe uma melhoria das propriedades dos painéis acabados no que diz respeito à sua resistência à humidade, esta melhoria ainda não é suficientemente aceitável.
Faz-se sentir, portanto, a necessidade de dispor de resinas de ureia-formol que, mantendo uma boa reactividade, per mitam fabricar painéis que tenham simultaneamente boas caracte rústicas mecânicas aliadas a taxes de emanação de formol livre pequena s.
A presente invenção refers-se s um novo processo cara a fabricação de resinas de urei-formol de acordo com o cual se condensam ureia e formol, caracterizado por se adicionarem, durante a síntese ca resina de ureia-formol, pré-condensados í
lau original ;
ί
de ureia e formol que contêm monometilolacrilamidometileno-ureia.
De facto, descobriu-se qne ε aplicação desses aditivos nas resinas ce ureia-formol dava origem a resinas com uma reactividade suficiente, e permitia fabricar painéis de madeira com boas características mecânicas, em particular una boa resistência à humidade, enquanto forneciam emanações de formo! livre reduzidas.
processo objecto do presente pedido de patente de invenção consiste em adicionar, durante a síntese das resinas de ureia-formol, aditivos constituídos por formureia que contém monometilola crilamidometileno-ureia.
Estes aditivos são produtos novos que constituem o objecto de um novo pedido de patente de invenção depositado nesta data pela Requerente intitulado Novos Aditivos convenientes nas Resinas Aminoplásticas. Estes aditivos podem ser pre parados por dois modos operatórios. Segundo o primeiro modo operatório, faz-se reagir acrilamidometileno-ureia com formol.
De acordo com o segundo modo operatório, adiciona-se acrilamidometileno-ureia e um pré-condensado de ureia-formol.
Segundo o processo do presente pedido de patente de in vençao, adicionam-se, durante a síntese das resinas de ureia-formol, aditivos constituídos por formureia que contém monometilolacrilamidometileno-ureia. De acordo com a invenção, as quantidades de aditivos são tais que s percentagem ce pré-condensado de ureia-formol que contém monometilolacrEamidometileno-ureia na resina esteja compreendida entre 16 e 32 em peso expresso em relação so peso ds solução de resina.
Os aditivos constituídos por formureia que contém monobad original >
metilolacrilamidometileno-ureia εεο aplicados nas resinas de ureia-formol durante a síntese destas resinas. Estas resinas de ureia-formol são resinas clássicas que têm uma proporção mo lar <£ compreendida entre 0,8 e 2. A aplicação destas resinas assim modificadas permite fabricar materiais à base de ma deira: painéis de partículas ou contraplacado que têm boas ca_ racterísticas físico-químicas. Os exemplos que se seguem ilustram a presente invenção.
Exemplo 1
p) Preparação de formureia que contém monometilolacrilami dometileno-ureia de acordo com o modo operatório descrito no pedido de patente de invenção intitulado: Novos aditivos convenientes para a fabricação de sminoplastos.
Em um reactor introduzem-se 60 g de acrilamidometileno-ureia, 120 mg de éter metilico da hidroquinona em uma solução de 3^+9,3 g de formureia (49,02 > de formol, 20,13 / óe ureia).
pH do meio reaccional é de 7,5, a temperatura é mantida em 70°C até à dissolução da acrilamidometileno-ureia, para o que são necessa'rios 3θ minutos.
b) Preparação da resina, modificada.
Em um reactor introduzem-se 72/,95 g de um pré-condensado de ureia-formol (formol 49,02 /, ureia 20,13 /-) 133,5 g de água e 192,25 g de ureia.
meio reaccional é aquecido durante 20 minutos a refluxo, com pH igual a 7 por meio da adição de hidróxido de só í
BAD ORIGINAL ; ί
dio. Reconduz-se depois o pH pare 5 por meio da adição de uma solução de ácido formico a 10 p.
pH é seguidamente ajustado para 7 por meio da adição de uma solução de hidróxido de sódio, sendo o meio reaccional mantido a 80°C. Juntam-se em seguida os 409,8 g de formureia modificada pela monometilolacrilamidometileno-ureia que se pre parou anteriormente e, em seguida, 47,5 g de água.
Eliminam-se 63,15 g de água mediante destilação soc va zio. Adicionam-se em seguida 562,5 g de ureia a uma temperatu ra de 40°C e pH = 9,2.
A resina final obtida contém 207° de pre-condensado de ureia-formol que contem monomerilolacrimamidometileno-ureia.
As características da resina estão resumidas no quadro
1. Keste quadro, indicam-se as características dos painéis fa bricados com esta resina. Para comparação, fabricaram-se painéis com uma resina de ureia-formol que continha 3 λ de melami na, e com uma resina de ureia-formol clássica. As três resinas utilizadas têm todas a mesma proporção fçqq-* P^néis foram realizados nas seguintes condições:
Colagem : 7 % resina seca / cavacos secos
Espessura do painel : 16 mm
- Compressão : Pressão : 30 daN/cmP
Temperatura : 18O°C
Tempo pressão : 4 minutos constante
As características dos painéis foram determinadas de acordo com as normas seguintes:
BAD Oí utiiNAL
Teor de formol : Norma EN 120
(perfurador)
-epessux-a, massa volúmica : Norma FNE 51 222
Tracção V 20 : Norma NFB 51 250
Dilatação (1 ’) : Norma NFB 51 252
Exemplo 2
Fabrica-se formureia que contém monometilolacríLamiaometileno-ureia de acordo com o modo operato'rio do exemplo 1, utilizando 50 s be acrilamidometileno-ureia e 188 g de formureia (formol b-ô,ô 1, ureia 20,13 a) 5 obtêm-se 236 g de formureia modificada.
Em um reactor, adicionam-se 330,4- ê de formureia (formol b-8,3 ureia 20,35), 60,2 g de agua e 86,3 g de ureia.
meio reaccional é aquecido a refluxo durante 20 minutos, mantendo-se o pH em 7 por meio da adição de uma solução de hidróxido de sódio. Reconduz-se em seguida o pH para um valor próximo de 5 P°r meio da adição de uma solução de acido fórmico.
Depois de se ter ajustado o pH para cerca de 7 por meio da adição de uma solução de hidróxido de sódio e aquecido a mis tura de reaccional, adicionam-se os 238 g de solução de formureia modificada por monometilolacrilamidometileno-ureia preparados acima. Adicionam-se em seguida 35 g de égua. Em seguida eliminam-se 19,1¼ g de Sgua mediante destilação sob vazio, e, em seguida, adicionam-se 270 g de ureia com pH = 9,2 e a uma tempe ratura de hO°C.
A resir.a final obtida contém 21¼ 1 de formureia modifica
BAD :AL ζ
i
da por monometilolacrilamidometileno-ureia .
quadro 2 resume as características da resina, assim como as dos painéis fabricados com esta resina. Para comparação, incicam-se as características ce uma resina ce ureia-formol e as propriedades dos painéis.
ÇuaBAD OR ί
Quadro 1
rosinas resina de nre i n - - f o o 1 m o c i f i c £ da do exemplo 1 resina de ureia- -formol modificada com 3 % ce melamina _ · :r ir.' ce . _ ureia-for. mol não .modifica da
F/NH. ' 0,535 0,535 : O,535:
Viscosidade m?a.s . 28o 720 3 6o
extracto seco / 65,7 65 64,4
tempo o g & e 1 ε
80°C (segundos) 145 5*+0 . 155
tolerância à
água a 20°C 5/1 1,25/1
Misturas colantes. /////////////// /////////////// 7//////// :
Viscosidade mPa.s . 76 8o 6o
tempo de gel a
100°C (segundos). 80 - 80
Painéis ////////////// /////////////// 7////////:
Dilatação 24 h.
água fria (/) 13,6 14,9 : ^,7 .
absorção (/) (p a-.
ra massa volúmica.
de 600 kg/mj) 65,6 67,5 : 66,5 :
tracção N/mm2 0,57 0,54 : 0,57 ;
-formol perfurador.
mg/100 g (iodo) 8,3 8,1 : 76 :
humidade 6,5 6,9 : 5 .
2,
I
I
Quadro 2
Resinas Resina de ureia -formol do exemplo 2 -. Resina de ureia-for- n.ol não modificada
F/H, 0,535 : 0,535
Viscosidade m.Pa .s 180 360
extracto seco 66 64,4
tempo de gel a oO°C (segundos) 191 : 155
tolerância à agua s 20°C 4,1/1
Misturas colantes : //////////-- : /////////// :
Viscosidade mPa.s 64 60
tempo de gel a 100°C (segundos) 130 \ 80
Painéis : ////////// : ///////////// '
Dilatação 24 h
agua fria (/) 9,6 ll+?3
absorção % (para
massa volúmica de
600 kg/mj) 3M ’ ^9,8
tracção K/mm2 (pa
ra massa volúmica 0,67 0,6
de ó/O kg/m3) .
formol perfurador .
(mg/100 g (iodo) 11,3 . io,7
BAD ORIC’'.^L

Claims (2)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. - Processo para a fabricação de resinas de ureia-formol, de acordo com o qual se condensam ureia e formol, caracterizado por se adicionarem, durante a síntese da resina de ureia-formol, pré-condensados de ureia e formol que contêm monometilolacrilamidometileno-ureia.
  2. 2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a percentagem de pré-condensado de ureia-formol que contém monometilolacrilamidometileno-ureia na resina de ureia-formol estar compreendida entre 16 e 32% em peso em relação ao peso da solução de resina,
PT90424A 1988-04-29 1989-04-28 Processo para a fabricacao de resinas de ureia-formol PT90424B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8805746A FR2630745B1 (fr) 1988-04-29 1988-04-29 Nouveau procede de fabrication de resines uree-formol

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT90424A PT90424A (pt) 1989-11-10
PT90424B true PT90424B (pt) 1994-08-31

Family

ID=9365827

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT90424A PT90424B (pt) 1988-04-29 1989-04-28 Processo para a fabricacao de resinas de ureia-formol

Country Status (13)

Country Link
US (1) US4977237A (pt)
EP (1) EP0345099B1 (pt)
JP (1) JPH01318031A (pt)
AT (1) ATE108806T1 (pt)
AU (1) AU612829B2 (pt)
BR (1) BR8902027A (pt)
CA (1) CA1335920C (pt)
DE (1) DE68916864T2 (pt)
ES (1) ES2056238T3 (pt)
FR (1) FR2630745B1 (pt)
NZ (1) NZ228909A (pt)
PT (1) PT90424B (pt)
ZA (1) ZA893099B (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT1252683B (it) * 1991-11-14 1995-06-23 Mini Ricerca Scient Tecnolog Policondensati melamminici

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR827059A (fr) * 1936-09-26 1938-04-15 Ig Farbenindustrie Ag Produits de condensation azotés et procédé pour les préparer
GB482897A (en) * 1936-10-08 1938-04-07 Ig Farbenindustrie Ag Nitrogenous synthetic resins
DE2747830A1 (de) * 1977-10-26 1979-05-10 Basf Ag Verfahren zur herstellung von holzleimen
US4395306A (en) * 1980-01-31 1983-07-26 The Dow Chemical Company Method for preparing fibrous mats from a fibrous suspension
DE3147007C2 (de) * 1981-11-27 1983-10-06 Roehm Gmbh, 6100 Darmstadt Selbstvernetzende wäßrige Kunststoff dispersion
FR2580636B1 (fr) * 1985-04-23 1987-05-15 Charbonnages Ste Chimique Nouveaux derives acryliques de l'uree
FR2580635B1 (fr) * 1985-04-23 1987-05-15 Charbonnages Ste Chimique Nouveau procede de preparation de derive acrylique de l'uree

Also Published As

Publication number Publication date
DE68916864D1 (de) 1994-08-25
AU3378889A (en) 1989-11-02
ES2056238T3 (es) 1994-10-01
EP0345099B1 (fr) 1994-07-20
EP0345099A1 (fr) 1989-12-06
BR8902027A (pt) 1989-12-05
NZ228909A (en) 1991-08-27
ATE108806T1 (de) 1994-08-15
US4977237A (en) 1990-12-11
FR2630745B1 (fr) 1992-02-21
DE68916864T2 (de) 1994-11-24
CA1335920C (fr) 1995-06-13
AU612829B2 (en) 1991-07-18
ZA893099B (en) 1990-01-31
JPH01318031A (ja) 1989-12-22
PT90424A (pt) 1989-11-10
FR2630745A1 (fr) 1989-11-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP0062389B1 (en) Manufacture of particle board and a novel suitable bonding agent
EP2310433B1 (en) Storage stable melamine-urea-formaldehyde resins and applications thereof
RU2011153872A (ru) Способ получения карбамидомеламиноформальдегидной смолы
PT89315B (pt) Processo para a preparacao de resinas aminoplasticas com libertacao de formol muito fraca
EP3317359B1 (en) A method for increasing the reactivity of lignin, a resin composition comprising said lignin and use of said resin composition
JPS6134010A (ja) 尿素‐ホルムアルデヒド樹脂の製造法
BR102018003732A2 (pt) processo para preparação de materiais compósitos de madeira assim como os materiais compósitos de madeira obteníveis pelo processo
CN111876109A (zh) 一种脲醛树脂胶粘剂、制备方法及其应用
JPH01203419A (ja) メラミンを含むユリアホルムアルデヒド樹脂の新規な製造方法
PT89316B (pt) Processo para a preparacao de paineis de particulas com uma resina aminoplastica como agente ligante
PT90424B (pt) Processo para a fabricacao de resinas de ureia-formol
US5532330A (en) Heat-curable tannin-based binding agents
BR102018003743A2 (pt) processo para a preparação de resinas termicamente curáveis assim como resinas obteníveis pelo processo
EP3887474B1 (en) Process for preparing a solution of lignin in an aqueous medium
EP3587531A1 (en) Adhesive for thermocompression molding, wooden board and method for producing same
US4234658A (en) Wood composites with foliage adhesive
US3238158A (en) Resorcinol-formaldehyde cold-setting adhesives and process for preparing same
HU215944B (hu) Eljárás karbamiddal módosított, nagy reakcióképességű fenolgyanták előállítására középhelyzetű forgácsok kötőanyagaként forgácslapok gyártásánál
ES2950101T3 (es) Composición de aglutinante libre de formaldehído para planchas que contienen lignocelulosa y un procedimiento para su producción
BR102018003729A2 (pt) oligômeros de hmf
CN106393361A (zh) 一种烷基烯酮二聚体协同纳米二氧化钛疏水增强的速生木材改性剂
US4978711A (en) Aqueous aminoresin solutions for low-formaldehyde surface bonding
HUT60306A (en) Solid aminoplast foam material and process for producing same
JP2001279214A (ja) フェノール樹脂接着剤組成物
RU2280045C2 (ru) Способ получения карбамидоформальдегидной смолы

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19940223

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19970831