PT88907B - Processo de preparacao de uma mistura de elastomeros termoplasticos a base de um composto vinilaromatico e acrilonitrilo numa borracha e num polimero termoplastico com grupos polares - Google Patents

Processo de preparacao de uma mistura de elastomeros termoplasticos a base de um composto vinilaromatico e acrilonitrilo numa borracha e num polimero termoplastico com grupos polares Download PDF

Info

Publication number
PT88907B
PT88907B PT88907A PT8890788A PT88907B PT 88907 B PT88907 B PT 88907B PT 88907 A PT88907 A PT 88907A PT 8890788 A PT8890788 A PT 8890788A PT 88907 B PT88907 B PT 88907B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
compound
polymer
vinilaromatic
monomers
mixture
Prior art date
Application number
PT88907A
Other languages
English (en)
Other versions
PT88907A (pt
Inventor
Wilhelmus Gerardus Marie Bruls
Hubertus Johannes Vroomans
Original Assignee
Stamicarbon
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=19850841&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT88907(B) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Stamicarbon filed Critical Stamicarbon
Publication of PT88907A publication Critical patent/PT88907A/pt
Publication of PT88907B publication Critical patent/PT88907B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08FMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED BY REACTIONS ONLY INVOLVING CARBON-TO-CARBON UNSATURATED BONDS
    • C08F285/00Macromolecular compounds obtained by polymerising monomers on to preformed graft polymers
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08LCOMPOSITIONS OF MACROMOLECULAR COMPOUNDS
    • C08L51/00Compositions of graft polymers in which the grafted component is obtained by reactions only involving carbon-to-carbon unsaturated bonds; Compositions of derivatives of such polymers
    • C08L51/04Compositions of graft polymers in which the grafted component is obtained by reactions only involving carbon-to-carbon unsaturated bonds; Compositions of derivatives of such polymers grafted on to rubbers
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08LCOMPOSITIONS OF MACROMOLECULAR COMPOUNDS
    • C08L77/00Compositions of polyamides obtained by reactions forming a carboxylic amide link in the main chain; Compositions of derivatives of such polymers

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Processes Of Treating Macromolecular Substances (AREA)
  • Graft Or Block Polymers (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)
  • Electroluminescent Light Sources (AREA)

Description

DE5CRIÇÃD DD INVENTO de
A presente invenção refere-se a uma mistura/elastomeros termoplástica, com base num composto vinilaromático e acrilonitrilo numa borracha, e num polímero termoplástico com grupos polares.
Uma tal mistura á já conhecida da .especificação da Patente Europeia NS -202 214. Esta especificação de patente descreve uma mistura de polimeros com base em (A) uma poliami. da, (B) um copolímero de enxerto de acrilonitrilo/butadieno/ /estireno e (C) um terpolímero obtido através da polimerização de estireno, acrilonitrilo e anidrido do acido maleico.
terpolimero actua como agente intensificador da compatibilidade.
Um inconveniente desta mistura de polimeros e o facto do terpolimero na mistura ter de ser primeiro sintetizado através de polimerização. Isto requer passos de processo adi. cionais e e consequentemente onoroso.
objectivo da invenção e proporcionar uma mistura de polimeros que não tenha este inconveniente.
Este objectivo e conseguido com a mistura de polímeros de acordo com a invenção que á caracterizada pelo facto de a mistura de polímeros consistir em:
a) 5-99% (p) de um polímero termoplástico com grupos polares;
b) 1-95% (p) de um copolímero de enxerto de um copolímero de um composto vinilaromático e acrilonitrilo numa borracha de dieno, estando ainda presentes na borracha monómeros de um composto vinilaromático e de um composto contendo carboxi e/ou imida numa proporção molar de 5:1 a 1:5.
Surpreendentemente, verificou-se que a mistura de polimeros de acordo com a invenção possui um óptimo balanço de propriedades enquanto que, alem disso, o copolímero de enxer to de componente (b) e muito facil de sintetizar. Surpreen-468 355 5843 PT
dente e também a boa compatibilidade dos componentes usadas. Obtem-se um lote homogeneo.
A mistura de polímeros de acordo com a invenção contem preferivelmente:
a) 20-90$ (p) de um polímero termoplástico com grupos polares;
b) 10-80$ (p) de um polímero obtido pela polimerização de 40-80$ (p) de uma mistura de
- 10-40$ (p) de acrilonitrilo;
- 60-90$ (p) de um composto vinilaromatico;
- 0 -20$ (p) de um terceiro monomero;
na presença de 20-60$ (p) de uma borracha, após o que o polí mero obtido por polimerização é levado a um estado fundido, ao qual se adiciona 0,1-25$ (p) de monómeros de um composto vinilaromatico e de um composto contendo carboxi e/ou imida numa proporção molar de 1:5 a 5:1 e a uma temperatura de 1802C-3252C.
Como tal, a adição de monómeros a um polímero na fase de fundida é conhecida na arte. Na U5-A-3 862 265 é descrita a adição de anidrido maleico e estireno a borrachas de poliole finas, polibutadieno e butadieno-estireno num extrusor. A DE-A-2 943 657 descreve a adição de anidrido maleico a um copo, límero de bloco de estireno-butadieno num extrusor. Nas cadeias laterais, os polímeros resultantes das referidas especificações de patentes tem apenas unidades separadas de anidrido maleico e/ou estireno. □ polimero de acordo com a invenção distingue-se destes pelo facto de, além destas unidades separadas, o polímero ter também copolímeros de oC-metilesti. reno e/ou de estireno-acrilonitrilo nas cadeias laterais de modo que, quando usado como compatibilizador numa mistura, é também conseguida uma melhoria das propriedades da mistura, além de um grau mais elevada de reticulação.
A NL-A-7 102 312 descreve um processo para a preparação de um polímero contendo carboxilo que é preparado por
355
5843 PT
reacção acima de 12D2C de uma mistura de estirenô e anidrido maleico com um polimero contendo átomos de hidrogénio activos. Não e fornecida nenhuma indicação acerca da boa compatibilida. de entre o polimero obtido e os polímeros com grupos polares.
componente (b) na mistura de polímeros de acordo com a invenção consiste assim num polímero básico polimerizado, construído a partir de uma borracha de dieno com um ou mais copolimeros nas cadeias laterais, que á processado,fundido, com um composto vinilaromatico e com um composto contendo car boxi e/ou imida.
polímero básico usado á preferivelmente uma borracha de acrilonitrilo-estireno-butadieno (ABS), uma borracha de acrilonitrilo-estireno-acrilato (ASA) ou uma borracha de etileno-propileno-dieno, polimerizada com estirenô e acrilonitrilo (AES). 0 polimero básico á, em particular, ABS.
D polimero básico pode ser sintetizado da maneira conhecida na arte, por exemplo por meio de polimerização de massa, polimerização de emulsão, polimerização de suspensão ou polimerização de massa-suspensão.
São adequados como compostos vinilaromáticos na preparação de polimero. .básico estirenô, oC-metilestireno ou seus derivados substituidos no anel aromatico. Substituintes adequados são grupos alquilo, cloro ou bromo. É possível usar misturas de dois ou mais compostos vinilaromaticos. 0 acrilo nitrilo pode ser substituído na totalidade ou em parte por metacrilonitrilo.
Além do composto vinilaromático ε do acrilonitrilo, podem usar-se na preparação do monómero básico um ou mais monómeros diferentes. Tem uma importância particular neste contexto os acrilatos, por exemplo metilmetacrilato e/ou etilacrilato.
A borracha usada na preparação do polimero básico pode em princípio ser qualquer borracha de dieno.
Λ Λ S *
Da-se preferencia a utilização de homopolimeros de po,
355
5843 PT
libutadieno ou copolímeros de butadieno com um teor em butadieno de 60-901% (p). Quando se usam com o co-monomeros outros dienos, por exemplo isopreno ou os alquil-esteres inferiores” de acido acrílico, o teor em butadieno da borracha pode ser reduzido a 30% (p) sem qualquer efeito adverso nas propriedades do polímero básico.
Na polimerização são usados os auxiliares habituais tal como reguladores do comprimento da cadeia emulsionantes (polimerização de emulsão) e compostos fornecedores de radicais livres.
Dependendo, da aplicação da mistura de polímeros, á também possível usar na polimerização do componente (b) dois ou mais homopolímeros de butadieno que difiram um do outro no tamanho de partícula. 0 tamanho de partícula (d^) tem que ser então mais pequeno do que 0,3μe, respectivamente maior do que 0,35yi . Dm tal polímero á descrito na EP-A-116 330. Quan. do esse polímero foi processado em fundido com um composto
Z Λ .
vinilaromatico e com uma substancia contendo carboxi e/ou imida, ele é muitissimo adequado para utilização como modificador de impacto.
composto vinilaromatico adicionado ao fundido do polímero básico num dispositivo de mistura é estireno e/ou oí. -metilestireno. 0 composto contendo carboxi e/ou imida á escolhido de entre ácidos orgânicos e/ou anidridos, imidas ou combinações destes, por exemplo anidrido maleico, ácido citracónico, ácido itacónico, maleimida, N-fenilmaleimida e amidos semi-acidas. Alem de estireno e também possível adicionar anidrido maleico em conjunto com uma amina primária, de modo a promover, durante a mistura, a formação de uma ami, da semi-acida.
A escolha do composto que contém carboxi e/ou imida a ser adicionado e determinada pela aplicação. Assim, adicionar-se-a ao polímero anidrido maleico e/ou maleimida, se aque le for usado como compatibilizador numa mistura com uma polia
355
5343 PT
mida ou um poliester. Da-se preferencia ao anidrido maleico.
Os monomeros do composto vinilaromatico e o grupo contendo carboxi e/ou imida são adicionados numa proporção molar de 5:1 a 1:5, preferivelmente de 2:1 a 1:2. 0 componente (b) na mistura de polimeros de acordo com a invenção deve conter 0,1-25% (p) do composto contendo carboxi e/ou imida.
componente (b) contém preferivelmente 1-20% (p) do composto contendo carboxi e/ou imida, mais particularmente 1-10% (p).
A adição dos monómeros do polímero básico pode ser feita da maneira descrita na US-A-3 862 265. É importante que os monomeros sejam adicionados ao fundido do polimero básico enquanto decorre mistura intensiva. Não ó necessário usar no processo um solvente e/ou um catalisador de radicais. Verificou-se contudo que a adição de um solvente, particularmente, de um solvente polar, por exemplo acetona, metiletilcetona, e/ou um iniciador, particularmente um peroxido ou um composto azo, aumenta a taxa de enxertia bem como a taxa de conversão, polimero de acordo com o componente (b) e preparado por injecção de monomeros de estireno e/ou <-metilestireno e monómeros de um composto contendo carboxi e/ou imida numa proporção molar de 5:1 a 1:5 a uma temperatura de 180sC-3252C num dispositivo de mistura, estando o polimero básico presente no dispositivo de mistura num estado fundido, processo no qual se obtem o polimero por polimerização de 40 a 80% (p) de uma mistura de:
-10-40% (p) de acrilonitrilo;
- 60-90% (p) de est ireno e ος-metilestirena ;
- 0 -20% (p) de um ou mais monómeros; na presença de 60-20% (p) de uma borracha de dieno.
De preferencia os monómeros são adicionados a um solvente polar a temperatura ambiente e esta mistura ó injectada no fundido dos polimeros básicos.
355
5843 PT
-Θ-
Α temperatura no dispositivo de mistura e preferivelmente de 19O-3OOSC, mais particularmente de 200-250sC.
E importante que os monomeros sejam adicionados no loZ Z Z cal em que o polimero básico esta presente fundido,de modo que a enxertia, possa realizar-se imediatamente, durante a mistura intensiva.
Podem também fornecer-se ao extrusor, além de um solvente e de um iniciador de radicais, os auxiliares usuais, por exemplo um anti-oxidante.
Adiciona-se um solvente, por exempla acetona, numa proporção em peso de 5:1 a 1:20, preferivelmente de 2:1 a 1:10, aos monómeros a serem adicionados. Adiciona-se um cata, lisador de radicais, por exemplo dialquilperóxidos, diacilperoxidos, diacrilperoxidos, peracidos orgânicos, esteres de z Λ peracidos orgânicos, alquil-hidroperoxidos e compostos azo, numa quantidade de 0,01 a 0,5$ (p) calculada com base no poz z z limero básico. Um anti-oxidante muitíssimo adequado e Irganox R R
1076 , Irganox 1010 ou di-terc.-butil-p-cresol.
Λ z tempo de residência no dispositivo de mistura e pre. ferivelmente de 1 a 15 minutos. Podem remover-se quaisquer monomeros não convertidos e o solvente da maneira usual, por exemplo por desgaseificação. 0 polimero de acordo com a invenção pode ser, subsequentemente, granulado ou ser processado para formar um composto de moldagem.
dispositivo de mistura no qual os monomeros são adiz z á cionados ao polimero básico e, por exemplo, uma amassadora por lotes ou um extrusor de um ou de dois parafusos. 0 dispositivo de mistura e preferivelemente um extrusor de um ou de dois parafusos. Depois do dispositivo de mistura pode também colocar-se um misturador estético de modo que seja possível um prolongamento do tempo de residência.
A mistura de polimero de acordo com a invenção é adequada para ser misturada, em quantidades de 5-95$ (p), preferivelmente 10-80$ (p), mais particularmente 40-60$ (p),
355
5843 PT
com um polímero que contem grupos polares. Exemplos desses polímeros são: policarbonatos, poliacetais, polímeros vinilaromáticos, poliamidas, poliesteres, polímeros policloreto de vinilo ou misturas destes polímeros. 0 polímero de acordo com a invenção é então misturado com os polímeros mencionados anteriormente, num extrusor de maneira conhecida na arte.
Ζ Λ V
Dg-se preferencia a poliamida»
Assume-se que as poliamidas compreendem as resinas de poliamida convencionais conhecidas sob a designação de nylons, incluindo as polilactamas alifaticas, tais como policaprolactama e nylon 6.
As poliamidas são obtidas por policondensação de diaminas alifaticas, aliciclicas e aromaticas e ácidos dicarboxilicos ou por polimerização aniónica de lactamas, por exemplo poli-£-caprolactama. Podem assim obter-se poliamidas tais como nylon-4,6, nylon-6,6, nylon-6,10, nylon-9, nylon-11, ny lon-12, nylon-6/6,6, nylon-6,6/6,10 e nylon-6/ll.
Podem adicionar-se à mistura de polímeros de acordo cam a invenção os aditivos usuais por exemplo vidro, estabilizantes, lubrificantes e os agentes de reforço e cargas orgânicas e inorgânicas, etc.
A invenção e melhor elucidada com os exemplos que se seguem sem lhes ficar limitada.
Exemplos I—III
Alimentou-se ABS, com teor em borracha de 40% (p) calculado na fase SAN, 27% (p ) de acrilonitrilo, a um extrusor de dois parafusos ZSK 30 D (velocidade 150 rpm, temperatura 210sC). 0 caudal de alimentação fora de 4 Kg/hora.
Ao fundido de ABS adicionaram-se por injecção, estireno (S), anidrido maleico (MA) e acetona numa proporção de 2/2/1. 0 polímero obtido foi arrefecido, seco e granulado. 0 granulado resultante foi processado numa maquina de moldagem por injecção Arburg para formar placas para teste.
355
5843 PT
-10Determinaram-se α Izod (de acordo com ISO 180, 23^0) e o HDT (de acordo com ASTM D 648) das placas resultantes.
Os resultados são apresentados no Quadro 1.
QUADRO 1
Exemplo Injecção de S/MA/Acetona ml/min Incorporação de MA % (p) Izod HDT
I 3,4 2,4 40 87
II 6,8 4,0 42 87
III 10,2 4,5 42 88
Exemplos IV-VII
Preparou-se uma mistura usando:
3R
- uma poliamida, Ultramid B , BASF
- o componente do exempla I.
Os componente foram alimentados a um extrusor Berstoff 25.0 caudal de alimentação foi de 7 Kg/h, temperatura 220-245SC.
Os resultados são apresentados no Quadro 2.
QUADRO 2
Exemplo PA % (p) Ex. Comp. I % (p) Izod notched i
23SC 0sC
IV 40 60 80 17 .
V 45 ' 55 75 18
VI 50 50 73 23
VII 55 45 59 21
355
5843 PT
T2S
-n-
Exempla comparativo A
Preparou-se uma mistura de AB5 não modificado (teor em borracha 40$ (p) e $ (p) de Acrilonitrilo da fase SAN) e R poliamida (Ultramid B3 ) da forma descrita no exempla V.
AB5 : 55$ (p)
PA : 45$ (p)
Izod noched” (estriado): 4,5.
Exemplo comparativo B/C
Misturam-se da forma descrita no exemplo V, AB5 e poliamida (mesmos componentes do exemplo E) e um copolimero de estireno/anidrido maleico (SMA, teor em anidrido maleico 14$ (p), peso molecular 200 000).
Resultados no Quadro 3
QUADRO 3
Ex. ABS PA SMA $ (p) $ (p) $ (p)
Izod notched 232C
5,7
355 5843 PT

Claims (6)

1- . - Processo para a produção de uma mistura de poli< V meros, termoplástica, com base num composto vinilaromatico e em acrilonitrilo numa borracha e num polimero termoplástico
X com grupos polares, caracterizado por se misturarem polímeros nas seguintes proporções:
a) 5-99$ em peso de um polimero termoplástico com grupos polares;
b) 1-95$ (p) de um copolimero de enxerto de um copolimero de um composto vinilaromatico e acrilonitrilo numa borracha de dieno, estando ainda presentes na borracha monómeros de um composto vinilaromatico e um composto contendo carboxi e/ou imida numa propor ção molar de 5:1 a 1:5 sendo pelo menos um componen.
te obtido a partir de um polimero básico consistindo em pelo menos um composto vinilaromatico e uma borracha de dieno com uma pluralidade de monómeros aplicada a borracha de dieno, e por na cadeia principal do polimero termoplástico, cadeia principal .que e construída a partir de pelo menos um copolime. ro de um composto vinilaromatico e acrilonitrilo, se aplicarem monomeros de um composto vinilaromatico e um composto contendo carboxi e/ou imida numa proporção molar relativa de 5:1 a 1:5 por mistura destes monómeros num dispositivo de mistura com o fundido do polimero básico a uma temperatura de 180~325aC e um tempo de residência de 1-15 minutos, apos o que o componeri te resultante é misturado com uma poliamida, no estado fundido, a uma temperatura entre 200-250sC.
2- , - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a mistura de polímeros consistir em:
a) 20-90$ (p) de um polimero termoplástico com grupos polares; e
b) 10-80$ (p) de uma mistura de polímeros que foi obti
69 355
5843 PT
-13da por polimerização de 40-80$ (p) de uma mistura de
- 10-40$ (p) de acrilonitrilo; - 60-90$ (p) de um composto vinilaromático; - 0 -20$ (p) de um terceiro monómero, na presença de 20- 60$ (p) de uma borracha, apos o que
mero básica resultante á levado ao estado fundido, a qual são adicionados 0,1-25$ (p) de monómeros de um composto vinilaromatico e de um composto contendo carboxi e/ou imida numa proporção molar de 5:1 a 1:5 e a uma temperatura de 1802C-3252C.
3- . - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1-2, caracterizado par o componente b) conter 1-20$ (p) de monomeros de um composto vrnilaromatica e de um composto contendo carboxi e/ou imida.
4- , - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-3, caracterizado por o composto vinilaromático ser estireno e/ou oc-metilestireno.
5- . - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-4, caracterizado por o composto contendo carboxi e/ou imida ser escolhido de entre anidrido maleico, acido ita. cónico, ácido citracónico, N-fenilmaleimida, maleimida e/ou uma amida semi-acida.
6ã. - Processo de acordo com qualquer uma das reivin^· dicações 1-5, caracterizado por o polímero com grupos polares ser uma poliamida.
PT88907A 1987-11-02 1988-10-31 Processo de preparacao de uma mistura de elastomeros termoplasticos a base de um composto vinilaromatico e acrilonitrilo numa borracha e num polimero termoplastico com grupos polares PT88907B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL8702602A NL8702602A (nl) 1987-11-02 1987-11-02 Thermoplastisch polymeer.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT88907A PT88907A (pt) 1988-11-01
PT88907B true PT88907B (pt) 1993-01-29

Family

ID=19850841

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT88907A PT88907B (pt) 1987-11-02 1988-10-31 Processo de preparacao de uma mistura de elastomeros termoplasticos a base de um composto vinilaromatico e acrilonitrilo numa borracha e num polimero termoplastico com grupos polares

Country Status (15)

Country Link
EP (1) EP0319055B1 (pt)
JP (1) JPH01163253A (pt)
KR (1) KR920004786B1 (pt)
CN (1) CN1019812B (pt)
AT (1) ATE70848T1 (pt)
AU (1) AU607015B2 (pt)
DE (1) DE3867216D1 (pt)
DK (1) DK609088A (pt)
ES (1) ES2029001T3 (pt)
FI (1) FI96772C (pt)
GR (1) GR3004126T3 (pt)
NL (1) NL8702602A (pt)
NO (1) NO884870L (pt)
NZ (1) NZ226787A (pt)
PT (1) PT88907B (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL8702603A (nl) * 1987-11-02 1989-06-01 Stamicarbon Thermoplastisch polymeermengsel.
EP0322558A3 (en) * 1987-12-30 1990-11-07 General Electric Company Blends of thermoplastic abs resins and amorphous polyamides
DE19501450A1 (de) * 1995-01-19 1996-07-25 Basf Ag Thermoplastische Polyamidformmassen
CN1051565C (zh) * 1996-08-23 2000-04-19 奇美实业股份有限公司 苯乙烯系树脂组合物
EP1911773A3 (en) * 1998-05-19 2010-03-24 UMG ABS, Ltd. Copolymer and process for producing the same
CN100349976C (zh) * 2004-09-24 2007-11-21 中国石油化工股份有限公司 橡胶改性的尼龙组合物

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3796771A (en) * 1970-09-10 1974-03-12 Rohm & Haas Acrylic modifiers for polycarbonamides
US3862265A (en) * 1971-04-09 1975-01-21 Exxon Research Engineering Co Polymers with improved properties and process therefor
US3919354A (en) * 1972-09-08 1975-11-11 Dow Chemical Co Impact resistant polymers of a resinous copolymer of an alkenyl aromatic monomer and unsaturated dicarboxylic anhydride
US3950455A (en) * 1972-11-11 1976-04-13 Toray Industries, Inc. Method for graft polymerization of diene polymer
US4301216A (en) * 1979-08-27 1981-11-17 Borg-Warner Chemicals, Inc. Nylon/san laminates
US4277574A (en) * 1979-11-19 1981-07-07 Monsanto Company Process for preparing ABS polyblends
JPS56112597A (en) * 1980-02-06 1981-09-04 Japan Synthetic Rubber Co Ltd Paper making size agent
CA1196439A (en) * 1981-11-30 1985-11-05 Thomas S. Grant Alloys of styrenic resins and polyamides

Also Published As

Publication number Publication date
DK609088A (da) 1989-05-03
AU2456188A (en) 1989-05-04
CN1032941A (zh) 1989-05-17
NO884870L (no) 1989-05-03
ES2029001T3 (es) 1992-07-16
JPH01163253A (ja) 1989-06-27
EP0319055B1 (en) 1991-12-27
GR3004126T3 (pt) 1993-03-31
NO884870D0 (no) 1988-11-01
PT88907A (pt) 1988-11-01
KR890008245A (ko) 1989-07-10
DK609088D0 (da) 1988-11-01
FI885037A (fi) 1989-05-03
CN1019812B (zh) 1992-12-30
FI885037A0 (fi) 1988-11-01
FI96772B (fi) 1996-05-15
AU607015B2 (en) 1991-02-21
DE3867216D1 (de) 1992-02-06
FI96772C (fi) 1996-08-26
NZ226787A (en) 1991-01-29
KR920004786B1 (ko) 1992-06-15
EP0319055A1 (en) 1989-06-07
NL8702602A (nl) 1989-06-01
ATE70848T1 (de) 1992-01-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP3699400B2 (ja) 熱可塑性重合体組成物
JP3936422B2 (ja) ゴム変性ポリマー組成物
US4381371A (en) Polymer mixtures
EP0276512B1 (en) Thermoplastic polymer mixtures
US4496690A (en) Alloys of styrenic resins and polyamides
US4338409A (en) Elastomeric thermoplastic moulding compositions
FI96963C (fi) Termoplastinen elastomeeriseos
PT88907B (pt) Processo de preparacao de uma mistura de elastomeros termoplasticos a base de um composto vinilaromatico e acrilonitrilo numa borracha e num polimero termoplastico com grupos polares
JPH02120352A (ja) ポリアミド及び、tert.―ブチルアクリレートを含むグラフトポリマーの成形材料
JPH0611829B2 (ja) 熱可塑性樹脂組成物
JPH0218439A (ja) 熱可塑性樹脂組成物
JPH0639549B2 (ja) 熱可塑性樹脂組成物
JPH04255756A (ja) 耐衝撃性に優れたポリアミド樹脂組成物
JPH0826199B2 (ja) 熱可塑性樹脂組成物
US5340876A (en) Thermoplastic moulding compounds of polyamides and resin copolymers
JPH04239045A (ja) 帯電防止性樹脂組成物
JPS59152946A (ja) 熱可塑性樹脂組成物の製造方法
JPH0317147A (ja) 耐衝撃性に優れた熱可塑性樹脂組成物
JPH0297558A (ja) 熱可塑性樹脂組成物
JPH03277648A (ja) 熱可塑性樹脂組成物
JPH01156355A (ja) 強化熱可塑性樹脂組成物
JPH07207108A (ja) 熱可塑性樹脂組成物
JP2546344C (pt)
JPH0264152A (ja) 熱可塑性樹脂組成物

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19920703

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19980131