PT880765E - Processo e dispositivo para deteccao de incendios incipientes - Google Patents

Processo e dispositivo para deteccao de incendios incipientes Download PDF

Info

Publication number
PT880765E
PT880765E PT97903277T PT97903277T PT880765E PT 880765 E PT880765 E PT 880765E PT 97903277 T PT97903277 T PT 97903277T PT 97903277 T PT97903277 T PT 97903277T PT 880765 E PT880765 E PT 880765E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
suction
detector
inlet duct
section
hole
Prior art date
Application number
PT97903277T
Other languages
English (en)
Inventor
Ernst Wagner
Original Assignee
Wagner Alarm Sicherung
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=7785507&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT880765(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Wagner Alarm Sicherung filed Critical Wagner Alarm Sicherung
Publication of PT880765E publication Critical patent/PT880765E/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G08SIGNALLING
    • G08BSIGNALLING OR CALLING SYSTEMS; ORDER TELEGRAPHS; ALARM SYSTEMS
    • G08B17/00Fire alarms; Alarms responsive to explosion
    • G08B17/10Actuation by presence of smoke or gases, e.g. automatic alarm devices for analysing flowing fluid materials by the use of optical means
    • GPHYSICS
    • G08SIGNALLING
    • G08BSIGNALLING OR CALLING SYSTEMS; ORDER TELEGRAPHS; ALARM SYSTEMS
    • G08B17/00Fire alarms; Alarms responsive to explosion
    • G08B17/10Actuation by presence of smoke or gases, e.g. automatic alarm devices for analysing flowing fluid materials by the use of optical means
    • G08B17/11Actuation by presence of smoke or gases, e.g. automatic alarm devices for analysing flowing fluid materials by the use of optical means using an ionisation chamber for detecting smoke or gas
    • G08B17/113Constructional details

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Analytical Chemistry (AREA)
  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Emergency Management (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Fire-Detection Mechanisms (AREA)
  • Fire Alarms (AREA)
  • Control Of Combustion (AREA)

Description

84 123 ΕΡ Ο 880 765/ΡΤ
DESCRICÃO “Processo e dispositivo para detecção de incêndios incipientes” O invento refere-se não só a um processo mas também a um dispositivo para detecção de incêndios incipientes em salas ou equipamentos electrónicos. No processo são continuamente admitidas amostras do ar ambiente, ou do ar de refrigeração do equipamento, num detector, para caracterização da grandeza de incêndio, através de, pelo menos, uma conduta de admissão, a qual está disposta na sala ou no equipamento a ser controlado e a qual apresenta um certo número de aberturas de aspiração, e uma unidade de exploração, a qual está ligada ao detector, o qual emite um sinal, de acordo com critérios predeterminados, se o detector identificar de grandeza de incêndio. O mencionado dispositivo compreende um detector para a caracterização de uma grandeza de incêndio, pelo menos, uma conduta de admissão, a qual tem aberturas de aspiração, e um ventilador, o qual impulsiona as amostras de ar ambiente para o detector através da conduta de admissão São conhecidos tanto processos com dispositivos deste género e os quais servem para a caracterização precoce de incêndios ainda na sua fase de formação. Os campos de aplicação típicos são quer as salas com equipamentos de alta qualidade ou importantes, como, por exemplo, as salas com processadores de bancos de dados ou semelhantes, ou os computadores propriamente ditos. Para este efeito são extraídas continuamente quantidades parciais, representativas do ar ambiente ou do ar de refrigeração do equipamento e conduzidas para o detector, através de, pelo menos, uma conduta de admissão, para caracterização de uma grandeza de incêndio. A expressão “conduta de admissão” significa, de preferência, mas não exclusivamente, tubagens, as quais se encontram fixas sob o tecto de uma sala para a protecção da mesma, e as que conduzem a uma abertura da entrada de ar na caixa do detector, e por meio das quais é aspirado o ar de refrigeração do ambiente ou do equipamento através de aberturas de aspiração previstas nas tubagens. A conduta de admissão também pode ser um cone de aspiração, uma campânula colectora ou uma campânula de tubo em forma de T, a qual, por exemplo, se encontra disposta sobre a grelha de saída de ar de um aparelho electrónico, estando por isso integrada no escoamento principal de refrigeração do aparelho. 2 84 123 ΕΡ Ο 880 765/ΡΤ A expressão “identificação de grandeza de incêndio” significa grandezas físicas, as quais estão sujeitas a alterações mensuráveis na proximidade de incêndios incipientes, por exemplo, a temperatura ambiente, o teor de matéria sólida ou líquida ou gasosa no ar ambiente (a formação de partículas de fumo ou aerossóis de fumo ou a formação de vapores) ou uma irradiação no ambiente.
No processo ou no dispositivo do tipo inicialmente mencionado, o qual é previsto para a protecção ambiente e no qual a conduta de admissão é composta, de preferência, por um ou vários tubos, as aberturas de aspiração nos tubos estão distribuídas a distâncias regulares em toda a sala. Um processo deste género e um dispositivo deste tipo são conhecidos, por exemplo, através de DE 33 48 107 A, onde o problema consistia na formação de gelo nas aberturas de aspiração. Para a solução daquele problema são aplicadas como aberturas, tampas de fecho especiais, fabricadas em separado.
Entre outros, verificou-se ainda como desvantajoso que a segurança da detecção de uma identificação da grandeza de incêndio, diminui com o aumento da distância do ventilador de aspiração, devido à queda de pressão, que ocorre nas tubagens. Quando o mencionado processo ou dispositivo é utilizado para o controlo de equipamentos, isto é por exemplo de aparelhos electrónicos, a conduta de admissão também pode ser composta por uma tubagem, a qual, neste caso, é então nitidamente mais curta, de modo que as aberturas de aspiração podem ser todas iguais. Mas no caso de um número variável de aberturas de aspiração, as mesmas devem efectivamente apresentar diâmetros diferentes, porque a superfície total de aspiração, devido ao controlo do escoamento de ar sensível, apenas se pode situar numa largura de banda pequena. Resulta, deste modo a necessidade de uma pluralidade de diâmetros diferentes das aberturas de aspiração, as quais devem apresentar uma exactidão da ordem da décima de milímetro, o que acarreta um respectivo acréscimo de custos, quando da montagem.
Partindo destas desvantagens, o presente invento considera como o seu objectivo a criação um processo elevada eficiência, bem como uma elevada sensibilidade do dispositivo para detecção de incêndios incipientes sobre toda a área de aspiração, permitindo ao mesmo tempo uma montagem fácil do dispositivo.
Este objectivo é alcançado por meio de um processo do género inicialmente mencionado, que compreende a aplicação, por meio de colagem, de uma película, a qual apresenta um furo estampado, aos furos de aspiração da conduta de 84 123 ΕΡ Ο 880 765/ΡΤ 3
admissão, os quais formam as aberturas de aspiração, isto é, de tal forma, que o furo fica alinhado em relação ao furo de aspiração da conduta de admissão, e redução da secção transversal efectiva das aberturas de aspiração, através do diâmetro dos furos da películas. A grande vantagem desta solução, de acordo com o invento, reside no facto de todos os furos de aspiração podem apresentar o mesmo diâmetro, e que a secção transversal efectiva das aberturas de aspiração pode ser adaptada, no local, às respectivas necessidades, isto é, quando da montagem. Isto representa uma grande vantagem, visto que, deste modo, podem ser utilizadas condutas de admissão normalizadas, cujas aberturas de aspiração podem ser pré-fabricadas em série de modo essencialmente mais exacto. Além disso, os furos executados com uma broca no local da montagem têm a desvantagem dos mesmos apresentarem rebarbas, o que, devido às turbulências do ar, à entrada de partículas e ainda ao aumento de ruídos, provocados pelo escoamento de ar que passa, não são desejáveis. Em contrapartida, as películas para a redução da secção transversal de aspiração têm a vantagem, de que as mesmas não “chiam”, tal como o fariam também, por exemplo, os discos perfurados de material sintética ou metal. O objectivo, que fundamenta o presente invento é conseguido, além disso, por meio de duas formas de execução alternativas. Na primeira forma de execução a secção transversal das aberturas de aspiração aumenta à medida que aumenta a distância do ventilador, embora todos os furos de aspiração, na conduta de admissão, os quais formam as aberturas de aspiração, tenham o mesmo diâmetro, sendo cada furo de aspiração coberto com uma película, a qual tem um furo estampado, o qual tem um predeterminado diâmetro menor do que o furo de aspiração, sendo instalado de forma concêntrica em relação ao mesmo, de modo que a abertura de aspiração fica com uma secção transversal mais reduzida.
Na segundo modo de execução está prevista uma redução da secção transversal das aberturas de aspiração, sendo constante o diâmetro dos furos de aspiração da conduta de admissão, sendo cada furo de aspiração também coberto por uma película, a qual tem um furo estampado, o qual tem um predeterminado diâmetro menor do que o furo de aspiração, sendo instalado de forma concêntrica em relação a este último, de modo que a abertura de aspiração apresenta uma secção transversal mais reduzida.
84 123 ΕΡ Ο 880 765/ΡΤ Ο primeiro dos dispositivos mencionados está adaptado para a protecção de salas. Como a secção transversal efectiva das aberturas de aspiração aumenta também com o aumento da distância ao ventilador, é compensada a descida de pressão nas condutas de admissão, tendo cada abertura de aspiração, formada através de todo o comprimento da conduta de admissão, a mesma capacidade de aspiração. Em contrapartida, o segundo dispositivo descrito está adaptado ao controlo de equipamentos, onde todas as abertura de aspiração podem ser iguais, mas as quais devem apresentar diferentes diâmetros em função da quantidade de aberturas de aspiração, para manter a superfície de aspiração com uma certa largura de banda predeterminada. Neste aperfeiçoamento do dispositivo é também conveniente que, em primeiro lugar, todos os furos de aspiração na conduta de admissão apresentem o mesmo diâmetro, o qual é então adaptado às necessidades específicas no local da montagem por meio de colagem de uma película. A conduta de admissão pode, por exemplo, ser fabricada como uma tubagem a metro linear com furos de aspiração continuamente iguais, podendo esta tubagem ser cortada no local da montagem no comprimento necessário e ser então adaptada com a película às exigências do respectivo local, quanto ao diâmetro das aberturas de aspiração, (indirectamente) dependente do seu comprimento.
Outros aperfeiçoamentos favoráveis do invento estão indicados nas reivindicações subordinadas.
Deste modo, está, por exemplo de preferência, previsto para um processo, no qual as amostras de ar ambiente ou ar de refrigeração de um equipamento são efectivamente introduzidas no detector por meio do ventilador, que com o aumento da distância do ventilador serem empregues películas com furos com cortes transversais maiores. O processo com este tipo de configuração, pelos motivos anteriormente explicados, está previsto para o controlo de salas.
Está respectivamente previsto como aperfeiçoamento para o dispositivo de acordo com a reivindicação 3, preconizado para o controlo de salas, que os furos de aspiração nas condutas de admissão, as quais formam as aberturas de aspiração, apresentem todos o mesmo diâmetro, e que cada furo de aspiração seja coberto com a película, que já foi anteriormente descrita, de tal modo que a abertura de aspiração tem um corte transversal mais reduzido.
84 123 ΕΡ Ο 880 765/ΡΤ 5
Finalmente, está, de preferência, previsto para um dos dispositivos descritos, no qual a conduta de admissão é composta por uma tubagem, que a película, a qual reduz o corte transversal da abertura de aspiração, seja fixa sobre a tubagem por meio de uma cinta. Esta cinta pode apresentar, por exemplo, faixas laterais vermelhas acentuadas, de modo que os pontos de aspiração na tubagem estão assinalados de forma inconfundível. Além disso a película que reduz a secção transversal efectiva da abertura de aspiração pode levar impresso o diâmetro do furo, permanecendo esta impressão durante a utilização da cinta sempre bem legível.
No que se segue será explicado em pormenor um exemplo de execução preferido do invento com base nos desenhos, os quais mostram: na Fig. 1 uma representação esquemática seccionada de um dispositivo para detecção de incêndios incipientes na parede de uma sala; na Fig. 2a uma vista de cima sobre uma secção da tubagem com um furo de aspiração; na Fig. 2b uma secção de um tubo de acordo com a Fig. 2a, mas com a película de acordo com o invento sobre o furo de aspiração;
Fig. 2c a secção do tubo de acordo com a Fig. 2b, mas com uma cinta aplicada;
Fig. 2d uma vista de cima da película, a qual é colada sobre o furo de aspiração; e
Fig. 2e uma cinta, como a que se encontra colada na secção do tubo de acordo com a Fig. 2c para protecção da película. A Fig. 1 mostra a caixa 9 de um detector de incêndios 1, a qual está fixa a uma parede 13 num canto de uma sala. No tecto da sala encontra-se uma conduta de admissão 15 na forma de uma tubagem, fixa com braçadeiras 11, a qual se prolonga ao longo da parede da sala perpendicular até à caixa 9 do detector. A tubagem 15 apresenta na zona do tecto aberturas de aspiração 18, pelas quais entram quantidades parciais representativas do ar ambiente que sobe para a tubagem 15. Na sua extremidade livre a tubagem 15 está fechada com uma tampa
84 123 ΕΡ Ο 880 765/ΡΤ 12. No sentido do escoamento a tubagem termina numa abertura de entrada de ar 4 na caixa 9 do detector 1. As setas na tubagem 15 assinalam a direcção do escoamento de ar, sendo o ar ambiente aspirado, conduzido através da abertura de entrada de ar 4 para a caixa 9. Na caixa o mesmo está representado como escoamento de ar 8, o qual sai novamente da caixa 9 através de uma abertura de saída de ar 5. A caixa 9 do detector de incêndios 1 apresenta como elementos essenciais um sensor 3 para a caracterização de uma grandeza de incêndio, bem como um ventilador 2 para a aspiração de amostras do ar ambiente. O sensor 3 possui na sua zona superior fendas para ar 6, 7 pelas quais o ventilador 2 aspira o escoamento de ar 8. Um sensor de escoamento de ar 14 controla neste caso a continuidade do escoamento de ar.
As Figs. 2a-c mostram respectivamente uma secção da tubagem 15 com um único furo de aspiração 10, estando aliás prevista uma série completa de mais outros furos de aspiração idênticos, distribuídos ao longo de todo o comprimento da tubagem 15. Na secção do tubo 15 da Fig. 2b, o furo de aspiração 10 tem colada uma película 16, a qual apresenta um furo estampado 21, o qual está alinhado em relação ao furo de aspiração 10 e reduz a secção transversal efectiva da abertura de aspiração. Na Fig. 2c sobre a película 16 está colada uma cinta com tiras laterais acentuadas e parcialmente enrolada à volta da secção do tubo 15, pelo que resulta uma fixação segura bem como uma protecção da película 16. A cinta apresenta um furo 19 estampado, o qual após a colagem da cinta fica alinhado em relação ao furo 21 da película 16 e desta forma também em relação ao furo de aspiração 10 da secção do tubo 15. A Fig. 2d mostra uma vista de cima de uma película circular 16, a qual apresenta um furo 21 com uma dimensão predeterminada (aqui: 7 mm), estampado concentricamente. A Fig. 2e mostra uma vista de cima sobre a cinta 17 com o furo 19 estampado no centro bem com uma tira lateral acentuada bilateral 20. O furo 19 pode apresentar um diâmetro normalizado, o qual corresponde ao do dos furos de aspiração na tubagem 15. Tanto a película 16 como a cinta 17 são autocolantes no verso.
Com a película 16 para a redução da secção transversal efectiva das aberturas de aspiração 18 (Fig. 1) na tubagem 15 de um dispositivo para detecção de incêndios incipientes, os furos de aspiração 10 sempre idênticos da tubagem 7 84 123 ΕΡ Ο 880 765/ΡΤ 15, os quais formam as aberturas de aspiração 18 (Fig. 1), podem ser adaptados às respectivas exigências, de uma forma simples e muito eficaz: na protecção de salas, onde esteja previsto de acordo com o invento, que a secção transversal das aberturas de aspiração 18 aumenta com o aumento da distância do ventilador 2, o diâmetro dos furos de aspiração 10 é reduzido para uma determinada medida na proximidade do ventilador 2, sendo utilizadas com o aumento da distância do ventilador 2, películas 16 com os furos com secções transversais maiores. Para o controlo de equipamentos, em que todas as aberturas de aspiração podem ter uma secção transversal idêntica, devido ao comprimento nitidamente menor das tubagens, todos os furos de aspiração 10, previstos quando da produção na conduta de admissão 15, apresentam o mesmo diâmetro, o qual é reduzido para um diâmetro calculado, por meio de aplicação por colagem de uma película de acordo com a quantidade de aberturas de aspiração 18 previstas, pelo que é reduzida a secção transversal efectiva das aberturas de aspiração 18. Enquanto, por exemplo, num sistema de tubos I para a protecção de salas (uma tubagem 15 rectilínea), o qual apresenta duas aberturas de aspiração, estando previsto um diâmetro de 6,8 mm para cada abertura de aspiração, no caso de serem previstos 8 aberturas de aspiração, este diâmetro aumenta continuamente a partir de um diâmetro de 3,9 mm (situado mais próximo do ventilador) até a um diâmetro de 4,0 mm (o mais afastado do ventilador). Num sistema de tubos I para o controlo de equipamentos, o diâmetro idêntico das aberturas de aspiração 18 com duas aberturas existentes é por exemplo de 6,0 mm e com oito aberturas existentes, é por exemplo somente ainda 3,6 mm. Em ambos os exemplos pode ser obtida a necessária dimensão das aberturas de aspiração por meio de aplicação por colagem das respectivas películas 16, cujo furo estampado apresenta o diâmetro exigido, enquanto o furo de aspiração 10 na tubagem 15, mesmo quando esta é contínua, apresenta um diâmetro previsto por norma, por exemplo, de 10 mm.
Lisboa, -5..A8R. 2000
Por WAGNER Alarm- und Sicherungssysteme GmbH - O Agente Oficial -
O ADJUNTO
EKIG.0 ANTÓMSQ JOÂOi M CUNHA FERREIRA
Ag. Of. Pr. Ind, j Bua das Flores, 74-4.#j 1ΕΘΟ LISBOA i

Claims (5)

  1. 84 123 ΕΡ Ο 880 765/ΡΤ 1/2 REIVINDICAÇÕES 1 - Processo para detecção de incêndios incipientes em salas ou aparelhos electrónicos, que compreende os seguintes passos de processo: a) identificação por meio de um detector (1) da grandeza que caracteriza um incêndio, pela admissão contínua de amostras de ar ambiente ou de ar de refrigeração do aparelho através de, pelo menos, uma conduta de admissão (15), a qual está disposta na sala a ser controlada ou no aparelho a ser controlado e a qual apresenta um certo número de aberturas de aspiração (18); b) emissão, por meio de uma unidade de exploração a qual está ligada electricamente ao detector (1), de um sinal de acordo com critérios predeterminados, quando o detector (1) detecta uma grandeza que caracteriza um incêndio; caracterizado por compreender os seguintes passos de processo: c) aplicação, por meio de colagem, de uma película (16), a qual apresenta um furo estampado (21), aos furos de aspiração (10) da conduta de admissão (15), os quais formam as aberturas de aspiração (18), d) alinhamento do furo (21) com o furo de aspiração (10) da conduta de admissão (15), e e) redução da secção transversal efectiva das aberturas de aspiração (18) por meio do diâmetro dos furos (21) das películas (16)
  2. 2 - Processo de acordo com a reivindicação 1, em que as amostras do ar ambiente ou do ar de refrigeração do aparelho são conduzidas de forma activa por meio de um ventilador (2) para o detector, caracterizado por compreender a utilização de películas (16) com furos, cujas secções transversais aumentam à medida que aumenta a distância ao ventilador (2).
  3. 3 - Dispositivo para detecção de incêndios incipientes, por meio um detector (1) para identificação de uma grandeza, que caracteriza um incêndio, com pelo menos uma conduta de admissão (15), a qual tem aberturas de aspiração (18), cuja secção transversal aumenta à medida que aumenta a distância a um 84 123 ΕΡ Ο 880 765/ΡΤ 2/2 ventilador (2), ο qual impulsiona, através da conduta de admissão (15), as amostras do ar ambiente para o detector (1), caracterizado por todos os furos de aspiração (10) da conduta de admissão (15), os quais formam as aberturas de aspiração (18), apresentarem o mesmo diâmetro e cada um dos furos de aspiração (10) ser coberto por uma película (16), a qual tem estampado um furo (21), o qual apresenta um diâmetro predeterminado menor que o furo de aspiração (10), disposto de forma concêntrica, de modo que a abertura de aspiração (18) adquire uma secção transversal mais reduzida.
  4. 4 - Dispositivo para detecção de incêndios incipientes com um detector (1), para identificação de uma grandeza que caracteriza um incêndio, com, pelo menos, uma conduta de admissão (15), a qual tem aberturas de aspiração (18), e um ventilador (2), o qual impulsiona amostras do ar ambiente para o detector (1), através da conduta de admissão (15), caracterizado por todos os furos de aspiração (10), da conduta de admissão (15), os quais formam as aberturas de aspiração (18), apresentarem o mesmo diâmetro e cada um dos furos de aspiração (10) ser coberto por uma película (16), a qual apresenta um furo estampado (21), o qual apresenta um diâmetro predeterminado, menor que o furo de aspiração (10), disposto de forma concêntrica, de modo que a abertura de aspiração (18) adquire uma secção transversal mais reduzida.
  5. 5 - Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 3 a 4, no qual a conduta de admissão (15) é uma tubagem, caracterizado por a película (16), que reduz a secção transversal da abertura de aspiração (18), estar fixa sobre a tubagem por meio de uma cinta (17). Lisboa, "5. Í8R. 2000 o adjunt^
    ENG." ANTÓNIO MO Δ§. Of. Pr. Ind. I Baa áos Flores, 74 - 4.° | 1BBO LISBOA Por WAGNER Alarm- und Sicherungssysteme GmbH - O Agente Oficial - DA CUNHA FERREIRA
PT97903277T 1996-02-15 1997-02-13 Processo e dispositivo para deteccao de incendios incipientes PT880765E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19605638A DE19605638C5 (de) 1996-02-15 1996-02-15 Verfahren und Vorrichtung zum Detektieren von Entstehungsbränden

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT880765E true PT880765E (pt) 2000-06-30

Family

ID=7785507

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97903277T PT880765E (pt) 1996-02-15 1997-02-13 Processo e dispositivo para deteccao de incendios incipientes

Country Status (12)

Country Link
EP (1) EP0880765B1 (pt)
AT (1) ATE188570T1 (pt)
CZ (1) CZ287960B6 (pt)
DE (2) DE19605638C5 (pt)
ES (1) ES2143298T3 (pt)
GR (1) GR3033075T3 (pt)
HU (1) HU220957B1 (pt)
NO (1) NO328850B1 (pt)
PL (1) PL183720B1 (pt)
PT (1) PT880765E (pt)
SK (1) SK284815B6 (pt)
WO (1) WO1997030427A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19730929C2 (de) * 1997-07-18 1999-12-30 Hekatron Gmbh Feststellanlage zur Rauch- und/oder Brandgaserkennung
DE10114729A1 (de) 2001-03-22 2002-10-02 Rittal Gmbh & Co Kg Schaltschrank mit einer Rauchmeldeeinrichtung
WO2004034001A1 (de) * 2002-10-07 2004-04-22 Wagner Alarm- Und Sicherungssysteme Gmbh Vorrichtung zur bestimmung von strömungsgrössen eines fluids sowie verfahren zum betrieb einer solchen vorrichtung
DE10251891B4 (de) * 2002-10-07 2007-07-26 Wagner Alarm- Und Sicherungssysteme Gmbh Vorrichtung zur Bestimmung von Strömungsgrößen sowie Verfahren zum Betrieb einer solchen Vorrichtung
DE10358531A1 (de) * 2003-12-13 2005-07-28 Minimax Gmbh & Co. Kg Vorrichtung und Verfahren zum Detektieren von Entstehungsbränden
ES2265227B1 (es) * 2004-06-29 2007-12-16 Juan Valls Montava Sistema de boquillas para instalaciones de deteccion de incendios por aspiracion.
DE102010056394A1 (de) 2010-12-28 2012-06-28 Linde Aktiengesellschaft Löscheinrichtung
US11543057B2 (en) 2019-07-09 2023-01-03 Honeywell International Inc. Universal pipe sleeve junction for an aspirated smoke detection system

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3106822C2 (de) * 1981-02-24 1982-12-23 Hans 7614 Gengenbach Schneekloth Verteilungsrohr
DE3348107C2 (en) * 1983-08-30 1988-01-21 Securiton Ag, Zollikofen, Bern, Ch Smoke suction system of a line smoke alarm
DE29518042U1 (de) * 1995-11-14 1996-01-25 Wagner Alarm- und Sicherungssysteme GmbH, 30853 Langenhagen Branddetektor

Also Published As

Publication number Publication date
DE19605638C5 (de) 2004-10-14
WO1997030427A1 (de) 1997-08-21
ATE188570T1 (de) 2000-01-15
NO983736D0 (no) 1998-08-14
EP0880765A1 (de) 1998-12-02
EP0880765B1 (de) 2000-01-05
HUP9901013A2 (hu) 1999-07-28
HU220957B1 (hu) 2002-07-29
HUP9901013A3 (en) 1999-11-29
CZ287960B6 (cs) 2001-03-14
ES2143298T3 (es) 2000-05-01
SK284815B6 (sk) 2005-12-01
PL183720B1 (pl) 2002-07-31
DE59700972D1 (de) 2000-02-10
SK110098A3 (en) 2000-02-14
DE19605638C1 (de) 1997-06-12
GR3033075T3 (en) 2000-08-31
NO983736L (no) 1998-10-14
CZ257998A3 (cs) 1999-01-13
NO328850B1 (no) 2010-05-31
PL328301A1 (en) 1999-01-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT880765E (pt) Processo e dispositivo para deteccao de incendios incipientes
CA1052455A (en) Liquid leakage capacitive sensing probe
JP2778769B2 (ja) 気体の流れを絞り方向を制御する流量測定用の検出装置
ES2074817T3 (es) Sistema de acondicionamiento de aire.
US4491124A (en) Self-tapping duct fitting
CN101878412A (zh) 具有用于减少压降的皮托管的气流传感器
CN109990921A (zh) 用于减少除冰加热器误差的总气温探测器
NL1020231C2 (nl) Schakelkast met een rookmeldinrichting.
BR112016016193B1 (pt) Porta de rolagem rápida e processo para produção de cortina
WO1992022791A1 (en) Method and apparatus for determining the total flow rate in a ventilation installation
CA2261385C (en) Method and apparatus for measuring the quantity of outdoor air processed by an air preconditioning module
WO2013167324A1 (de) Schienenfahrzeug mit einem ansaugrauchmelder
WO2004072455A2 (en) Pressure sensing system
HU220910B1 (en) Method and device for de-icing an intake aperture
US20170045386A1 (en) Building airflow measuring system
US20050128098A1 (en) Device and method to detect the onset of fires
CN110906456A (zh) 窗式空调器
US20240029532A1 (en) Condensation monitoring in aspirating smoke detection systems
CN215980061U (zh) 流速传感器、风机及清洁设备
EP4080190A1 (en) Flow control device for particle concentration measurement sensor
CN218723968U (zh) 一种传感器封装胶膜的厚度在线检测仪
JPH01181022A (ja) 空気調和機
RU2231238C1 (ru) Корпус потолочного пожарного дымового извещателя для горизонтально вентилируемой дымовой камеры
JPS5898584U (ja) 冷凍あるいは冷蔵シヨ−ケ−スの冷却装置
JPS60130325U (ja) 天吊型空気調和ユニツトの据付装置