PT88032B - Processo de producao de grao abrasivo e de produto abrasivo - Google Patents

Processo de producao de grao abrasivo e de produto abrasivo Download PDF

Info

Publication number
PT88032B
PT88032B PT88032A PT8803288A PT88032B PT 88032 B PT88032 B PT 88032B PT 88032 A PT88032 A PT 88032A PT 8803288 A PT8803288 A PT 8803288A PT 88032 B PT88032 B PT 88032B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
abrasive
process according
grain
weight
substance used
Prior art date
Application number
PT88032A
Other languages
English (en)
Other versions
PT88032A (pt
Inventor
Reiner Kunz
Rainer Dietrich
Albert Babl
Ales Zahradnicek
Original Assignee
Lonza Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=25691500&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT88032(B) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Lonza Ag filed Critical Lonza Ag
Publication of PT88032A publication Critical patent/PT88032A/pt
Publication of PT88032B publication Critical patent/PT88032B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09KMATERIALS FOR MISCELLANEOUS APPLICATIONS, NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE
    • C09K3/00Materials not provided for elsewhere
    • C09K3/14Anti-slip materials; Abrasives

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Polishing Bodies And Polishing Tools (AREA)
  • Compounds Of Alkaline-Earth Elements, Aluminum Or Rare-Earth Metals (AREA)
  • Manufacture Of Macromolecular Shaped Articles (AREA)

Description

presente invento refere-se a grãos abrasivos à base de óxido de alumínio, com um tratamento de superfície assim como a um produto abrasivo produzido com os mesmos, especialmente um abrasivo em que os referidos grãos são aplicados sobre uma base.
Sâo conhecidos produtos abrasivos sob a forma de lixas que apresentam grandes lacunas entre os grãos abrasivos e em que as pontas cortantes destas se encontram sobre um plano paralelo ao da base. Para se conseguir este resultado aplica-se sobre a base uma camada de resina ou de cola projectando-se em seguida uma certa quantidade de grSos abrasivos contra o efeito da gravidade, num processo electrostático, do que resulta ficja rem os grãos cravados verticalmente numa primeira camada de co la (DE-OS 21 25 942).
Verificou-se ser inconveniente o facto de os grãos abrasivos, num processo de produção como o referido, ressaltarem e se comportarem mal quanto a tomarem uma posição alinhada. Por exemplo na referida patente DE-OS 21 25 942 prop5e-se impedir a queda dos grãos da base onde se pretende fixá-los, resultante de uma carga electrostática insuficiente, pela utilização de uma película fina de uma substância de alta viscosidade que segure os grãos durante o tempo suficiente para que estes se cravem na camada de cola.
Outros inconvenientes que se verificam nos processos de revesti mento electrostáticos consistem na necessidade de aume_n tar a tensão do campo eléctrico, com as consequentes descargas eléctricas ou na necessidade de aumentar a humidade relativa na região onde se processa a operação.
Todas estas medidas não conseguem no entanto evitar que o revestimento da base pelos grãos abrasivos se faça na maioria dos casos de forma irregular e que se verifiquem portanto refugos em elevadas percentagens, visto que numa carga de produção de um produto abrasiva se verificam variaçães consideráveis no comportamento dos grãos quanto ao ressalto, resultando
840
Case: L.P. 1394/1396
-3da£ uma grande diminuição da capacidade de produção.
Outro inconveniente encontrado consiste no facto de a re sistência da ligação dos grãos abrasivos ã base ser insuficiente, derivando daí perdas de capacidade abrasiva do produto f abricado.
Constitui objectivo do presente invento proporcionar um grão abrasivo que não apresente os inconvenientes atrás referj. dos.
De acordo com o presente invento o referido objectivo atinge-se tratando superficialmente o grão abrasivo com uma substância higroscópica e/ou hidrófila, numa proporção de 0,001 a 5,0 partes em peso dessa substância em relação ao peso do grão abrasivo. De preferência empregam-se proporções de 0,1 a 0,5% em peso.
Para determinar se o grão abrasivo tem as propriedades requeridas verificou-se ser adequado aferir a conductibilidade dos grãos, medindo a resistência específica de grãos amontoados. 0 valor da resistência específica situa-se por conveniên cia abaixo de 3,5 χ 1Ο^θ Ohm x cm, de preferência entre 0,05 x 1O1D e 2,5 χ 1Ο^θ Ohm x cm.
De acordo com o presente invento verifica ser apropriado um grão abrasivo à base de óxido de alumínio, esmeril, da gama micro e em particular da gama macro em conformidade com as nor mas FEPA.
Por grãos abrasivos à base de óxido de alumínio entendem-se os corindos como o corindo precioso, o corindo semi-pre cioso, o corindo normal, o corindo amarelo tratado a alta temperatura, o corindo zircónio, o corindo sinterizado ou compos_i ções destes, com uma ou mais fases. Podem igualmente utiliza_r -se misturas de vários corindos como por exemplo corindo preci oso, corindo amarelo, corindo zircónio, corindo sinterizado.
0s grãos abrasivos, para se atingir o objectivo do preseri te invento, deverão ser revestidos com uma substância higrosc_ó pica e/ou hidrófila.
840
Case: L.P. 1394/1396
-4Como substâncias higroscópicas podem usar-se um carbonato, hidrogenocarbonato , sulfato, nitrato, fosfato, fluoreto, ou cloreto dos metais do primeiro, segundo ou terceiro grupos prin. cipais ou da primeira ou segunda série dos metais de transição, da Tabela Periódica, de preferência no entanto o carbonato de sódio, hidrogenocarbonato de sódio, cloreto de magnésio, nitrato de cálcio, cloreto de ferro, quer isolados quer misturados.
Como substâncias hidrófilas empregam-se óxidos metálicos finamente divididos como o dióxido de silício, óxido de alumínio ou dióxido de titânio, quer isolados quer misturados.
Os óxidos metálicos finamente divididos apresentam tamanhos de partícula com um valor d^Q, convenientemente entre 1 e 500 nm, de preferência entre 10 e 50 nm e uma área superficial específica entre 5 e 500 m /g, de preferência entre 50 e 380 m2/g.
Podem do mesmo modo empregar-se misturas de substâncias higroscópicas e hidrófilas nas proporções que se desejar desde que se respeitem as características específicas anteriormente referidas.
Os grãos abrasivos atrás referidos podem ser utilizados para vários fins, dependendo do revestimento sobre eles aplica, do.
Os grãos abrasivos à base de óxido de alumínio revestidos com uma substância higroscópica ou hidrófila encontram-se especialmente indicados para a cobertura regular de uma base recoberta de um material adesivo, num campo eléctrico, melhorando-se assim o espalhamento.
Neste processo podem utilizar-se, além do óxido de alumi. nio variadíssimas misturas com outros corindos, que anteriormente, em virtude da tendência variável para ressaltarem apresentada pelos vários componentes no campo eléctrico, não se p£ diam empregar e que uma vez tratados de acordo com o processo do presente invento mostram um comportamento idêntico quanto ao ressalto, tornando-se deste modo aplicáveis.
campo eléctrico requerido para aplicação do processo
840
Case: L.P. 1394/1396
-5de acordo com o presente invento situa-se entre 20 000 e
100 000 -.
m revestimento pode efectuar-se a humidades relativas do ambiente de 30 a 90%.
Com produtos abrasivos baseados em grãos abrasivos trat_a dos com uma substância hidrófila tão finamente dividida quanto possível, consegue-se uma aderência ou uma ligação excepcional do grão abrasivo a uma base flexível ou a sua incorporação em produtos abrasivos com um ligante à base de resinas sintéticas. Estes abrasivos prestam-se portanto de forma particularmente adequada para a produção de bandas de lix3gem e rebolos ou mós com grande capacidade de abrasoa.
Como materiais de base apresentam-se vantajosos materiais como o papel, plásticos, linhos ou tecidos reforçados por fibras. 0 adesiva é em regra aplicado apenas de um lado do ma terial de base.
Como adesivos encontram-se indicadas as colas como a cola de madeira, baquelite e resinas fenólicas, aldeídicas, ure_i / / cas, formaldeídicas, epoxi, poliester ou poliuretano.
Antes da aplicação sobre o material de base o grão abrasivo é tratado, de acordo com o presente invento com uma substância higroscópica e/ou hidrófila. Para o efeito as substâncias higroscópicas são dissolvidas e as substâncias hidrófilas suspensas, desde que não sejam solúveis no veículo, mergulhando-se na solução ou suspensão os grãos abrasivos ou as misturas de diversos corindos a que se faz alusão, procedendo-se em seguida à remoção do solvente ou veículo por secagem por exem pio por absorção, por vaporização ou secagem por aspersão. Os componentes do sistema têm que se encontrar em proporçães tais que se produza um grão abrasivo com as percentagens de grão abrasivo e substância, de acordo com as prescriçães do presente invento.
Outra possibilidade de preparação das substâncias hidrófilas altamente dispersas consiste em misturar a seco, os grãos
840
Case: L.P. 1394/1396
-6abrasivos cam as substâncias citadas a título de exemplo ou com uma mistura destas num misturador (misturador com movimento giratório-rotativo, misturador rotativo, misturador de queda livre).
Escolhendo adequadamente as quantidades de grãos abrasivos e de substância consegue-se a proporção em peso prescrita pelo presente invento.
grão abrasivo tratado pode em seguida ser introduzido nos aparelhos de revestimento conhecidos e aí processado da forma usual.
Com base nas experiências comparativas demonstrou-se que a facilidade de espalhamento por um lado e por outro a capacidade abrasiva dos produtos abrasivos fabricados utilizando este processo apresentam melhorias de qualidade significativas.
Exemplos
Exemplo 1
Utilizou-se um corindo normal tratado a alta temperatura (Durai HT) de granulometria 36 e óOj segundo a norma FEPA , provenientes de várias cargas de produção, dividiu-se a anostraem duas metades e preparou-se uma das metades, de acordo com o presente invento utilizando 0,2% em peso de finamente disperso (d^g = 20 nm, BET = 100 _+ 15 m^/g) formando uma lama com água e procedendo-se a secagem a 2003C. A facilidade de espalhamento foi testada num aparelho de laboratório sob condições que se mantiveram constantes, tomando como medida da facilidade de espalhamento a percentagem em peso de grãos que aderiram a uma banda revestida de cola em relação â quantidade que deveria ressaltar da banda revestida de cola, num campo eléctrico, contra o efeito da gravidade. A conductibilidade superficial expressa pela resistência específica foi determina da sob condições constantes em amontoados cilíndricos de grãos (diâmetro 30 mm, quantidade de grãos 2 g).
Aparelho de medição: Kurbelinduktor 5 000 V, campo de
840
Case: L.P. 1394/1396
Os resultados encontram-se registados na Tabela I
Tabela I
Durai HT não tratada tratado com grão 36 0,2% Al^
A resistência especifica Ohm X cm > 12 X io10 0,4 X io10
facilidade de espalhamento ai /° 8 92
8 resistência especifica Ohm X cm >12 X 1010 0,2 X O O •—1
facilidade de espalhamento σ/ /° 12 96
C resistência especifica Ohm X cm >12 X 1010 1,0 X io10
facilidade de espalhamento tf /0 0 96
Durai HT
grão 60
D resistência especifica Ohm X c m >12 X h-< o Ι- Ο 0,9 X io10
fecilidade de espalhamento tf /° 4 96
E resistência especifica Ohm X cm ^12 X 1010 0,6 X io10
facilidade de espalhamento % 54 96
F resistência específica Ohm X cm >12 X 1010 0,9 X io10
facilidade de espalhamento □/ /Q 12 94
Exemplo 2
Procedeu-se como no Exemplo 1 porém utilizando, como grão abrasivo, corindo semi-precioso e efectuando o tratamento com 0,2% em peso de Al^O^ em mistura a seco.
Os resultados encontram-se registados na Tabela II.
840
Case: L.P. 1394/1396
-8não tratado tratado com
0,2% Al2°3
Tabela II
Corindo SJ3 mi-precioso (*r)
Granulometria 36 (Abramant)
A resis tência especifica Ohm X cm >/12 X 1010 0,4 X 1010
facilidade de espalhamento c/ /° 26 96
B resistência específica Ohm X cm >/12 X 1010 1,5 X 10lD
facilidade de espalhamento c/ /° 32 96
C resistência específica Ohm X cm 10 X 101D 0,6 X io10
facilidade de espalhamento σ/ /° 50 97
Exemplo 3
Prepararam-se amostras de grãos Durai HT de granulometria 60 com substâncias hrgroscúpicas (0,3 /u em peso) dissolvendo es sas substâncias em água, adicionando α abrasivo e efectuando a secagem a 2009C.
A facilidade de espalhamento não foi neste caso determinada de forma explicita visto que a conductibilidade superfici al representada pela resistência específica ê suficiente como medida. Os resultados encontram-se registados na Tabela III.
r— bad original
tratado
840
Case: L.P. 1394/1396
-9Tabela III
Durai HT
Granulometria 60 não tratado
Substância FeCl^ 12 X 1010 Ohm X cm <0,02 X 1010 Ohm X cm
NaHCOj 12 X 1010 Ohm X c m <0,02 X 1010 Ohm X cm
MgCl2 12 X 1010 Ohm X cm <0,02 X 1010 Ohm X cm
Ca(N03)2 12 X 101D Ohm X cm <0,02 X 1010 Ohm X cm
Reconhece-se, pelos valores da resistência específica, gue a carga de substâncias higroscópicas poderá ser muito infe rior a 0,5% em peso para se atingir a resistência específica prescrita pelo presente invento. West a óptica preparou-se uma amostra de Durai HT de granulometria 36 com 0,01% em peso de hidrogenocarbonato de sódio:
Durai HT
Granulometria 36 não tratado tratado
NaHCO^ >12 x 10^ Ohm x cm 0,1 x 101° Ohm x cm
Exemplo 4
Uma carga de produção de corindo azul tratado a alta tem peratura, granulometria 36 (Durai HT) foi dividida em duas metades e uma metade tratada de acordo com o presente invento, com 0,2% em peso de ^2^3 (Particula principal d5Q = 20 nm,
BET = 100 +. 15 m‘ 2 / g) por mistura a seco num misturador de queda livre. Com estas amostras produziram-se bandas lixadoras flexíveis sob condições constantes e testaram-se numa lixadora de banda industrial, na lixagem de arestas de chapa de aço (ma terial: DIN 17222 Nr. 10605) com larguras de 3 mm. Como termo de comparação da capacidade abrasiva adoptou-se o comprimento r~
BAD ORIGINAL
840
Case: L.P. 1394/1396
-10máximo de aresta trabalhada assim como a profundidade desgasta da pelas bandas utilizadas. Os resultados encontram-se registados na Tabela IV.
Tabela IV
Durai HT
Granulometria 36 não tratado tratado
Desgaste efectuado em g 930 1170
Comprimento de aresta trabalhada em m 6,2 8,8
(partícula principal d^n = 20 nm,
Exemplo 5
Uma carga de produção de corindo azul tratado a alta tem peratura, granulometria F 24 (Durai HT) foi dividida em duas metades e tratou-se uma metade, de acordo com o presente inven to com 0,2% em peso de A19 0 ζ χ
BET - 100 +_ 15 m /g) por mistura a seco num misturador de queda livre.
Com estas amostras prepararam-se, sob condiçães constantes, discos de corte, como a seguir se especifica.
Composição dos discos
19% em peso de resina fenólica (em pó ou líquida)
68% em peso de grãos abrasivos
13% em peso de material encorpante (carga).
0s granulados que constituíam o material de base foram transformados numa massa homogénea viscosa por adição de resi2 na fenólica líquida e prensados a 200 kg/cm num molde em que se colocaram duas mantas tecidas dos lados exteriores. 0 end_u recimento dos discos efectuou-se como normalmente, num forno, a 190SC.
A capacidade de abrasão foi determinada com o auxílio de uma rebarbadora normal cortando barra de aço cromo-níquel 18/8
BAD ORIGINAL
840
Case: L.P. 1394/1396
-11com uma secção de 50 x 20 mm. Para o efeito foram efectuados por cada disco 10 cortes adoptando-se como medida da capacidade do disco o desgaste apresentado pelo mesmos. Este desgaste é representado em nm de diminuição do diâmetro do disco. Os resultadas encontram-se registados na Tabela V.
Tabela V
Dimensões do disco em mm: Barra de aço cromo-nlquel 10 Cortes Durai HT Granulometria F 24 230 x 2,5 x 22 18/8: 50 x 20 mm
não tratado tratado
Redução do diâmetro
em mm 4 4
6 4
5 4
Média 5 mm 4 mm
Capacidade relativa 100 % 12 0 %
840

Claims (9)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1 - Processo de produção de um grão abrasivo à base de óxido de alumínio, caracterizado por se tratar superficialmente o grão com uma substância higroscôpica e/ou hidrófila numa proporção de 0,001 a 5,0% em peso de substância em relação ao peso do grão abrasivo.
  2. 2 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a quantidade de substância utilizada se situar entre 0,1 e 0,5% em peso em relação ao peso do grão abrasivo.
  3. 3 - Processo de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado por a conductibilidade superficial do grão tratado superficialmente, medida pela resistência especifica de grãos amontoados, ser inferior a 3,5 x 101-° Ohm x cm e se situar de preferência entre 0,05 x 101-° e 2,5 χ ΙΟ^θ Ohm x cm.
  4. 4 - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 3, carac terizado por a substância higroscôpica utilizada ser um carbonato, hidrogenocarbonato, sulfato, nitrato, fosfato, fluoreto ou cloreto dos metais dos primeiro, segundo ou terceiro grupos principais ou da primeira ou segunda série dos metais de transição da Tabela Periódica.
  5. 5 - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 4, carac terizado por a substância higroscôpica utilizada ser um carbonato de sódio, hidrogenocarbonato de sódio, cloreto de magnésio, nitrato de cálcio ou cloreto de ferro.
  6. 6 - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 3, caracterizado por a substância hidrófila utilizada ser um óxido metálico finamente dividido, com um tamanho das partículas principais com um valor d^g entre 1 e 500 nm e uma superfície específica, de acordo com a BET, entre 5 e 500 m^/g.
  7. 7 - Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a substância hidrófila utilizada ser um óxido metálico finamente dividido com um tamanho das partículas principais
    67 840
    Case: L.P. 1394/1396
    -13com um valor d^g entre 10 e 50 nm e uma superficie especifica, de acordo com a BET, entre 50 e 380 m^/g.
  8. 8 - Processo de acordo com as reivindicações 1, 2, 3, 6, e 7, caracterizado por a substância hidrófila utilizada ser um dióxido de silício, óxido de alumínio ou óxido de titânio fina mente dividido.
  9. 9 - Processo de produção de produto abrasivo, caracterizado por se revestir, sob um campo eléctrico de 20 000 a 100 000 — em condições de humidade relativa do ar de 30 a 90%, uma base recoberta por um adesivo, com grãos abrasivos produzidos de acordo com a reivindicação 1, revestidos por uma substância hi groscópica ou hidrófila.
PT88032A 1987-07-24 1988-07-19 Processo de producao de grao abrasivo e de produto abrasivo PT88032B (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH283087 1987-07-24
CH333487 1987-08-31

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT88032A PT88032A (pt) 1989-06-30
PT88032B true PT88032B (pt) 1995-03-31

Family

ID=25691500

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT88032A PT88032B (pt) 1987-07-24 1988-07-19 Processo de producao de grao abrasivo e de produto abrasivo

Country Status (20)

Country Link
US (2) US5009674A (pt)
EP (1) EP0304616B1 (pt)
JP (1) JP2753270B2 (pt)
KR (1) KR890001696A (pt)
CN (1) CN1015064B (pt)
AR (1) AR245483A1 (pt)
AT (1) ATE81863T1 (pt)
AU (1) AU611451B2 (pt)
BR (1) BR8803646A (pt)
CA (1) CA1333337C (pt)
CZ (1) CZ520688A3 (pt)
DE (1) DE3875557C5 (pt)
DK (1) DK168299B1 (pt)
ES (1) ES2045026T3 (pt)
FI (1) FI882662A (pt)
GR (1) GR3006233T3 (pt)
HU (1) HU201107B (pt)
MX (1) MX170006B (pt)
PT (1) PT88032B (pt)
YU (1) YU142588A (pt)

Families Citing this family (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
YU32490A (en) 1989-03-13 1991-10-31 Lonza Ag Hydrophobic layered grinding particles
BR9306810A (pt) * 1992-07-28 1998-12-08 Minnesota Mining & Mfg Grão abrasivo pluralidade de grãos abrasivos artigo abrasivo e processo de produção de um grão abrasivo e de um artigo abrasivo
US5213591A (en) * 1992-07-28 1993-05-25 Ahmet Celikkaya Abrasive grain, method of making same and abrasive products
EP0652918B1 (en) * 1992-07-28 1998-10-21 Minnesota Mining And Manufacturing Company Abrasive grain with metal oxide coating, method of making same and abrasive products
US5702811A (en) * 1995-10-20 1997-12-30 Ho; Kwok-Lun High performance abrasive articles containing abrasive grains and nonabrasive composite grains
DE69628947D1 (de) * 1995-10-20 2003-08-07 Minnesota Mining & Mfg Anorganische phosphate enthaltende schleifartikel
WO1997014535A1 (en) * 1995-10-20 1997-04-24 Minnesota Mining And Manufacturing Company Abrasive article containing an inorganic metal orthophosphate
US6270543B1 (en) * 1997-10-02 2001-08-07 3M Innovative Properties Company Abrasive article containing an inorganic metal orthophosphate
US6039775A (en) * 1997-11-03 2000-03-21 3M Innovative Properties Company Abrasive article containing a grinding aid and method of making the same
AU765410B2 (en) * 1999-10-07 2003-09-18 Saint-Gobain Abrasives, Inc. Electrostatic deposition formulations
DE19951250A1 (de) 1999-10-25 2001-05-03 Treibacher Schleifmittel Gmbh Schleifkorn mit schleifaktiver Ummantelung
US6755728B2 (en) 2001-03-29 2004-06-29 Noritake Co., Ltd. Abrasive film in which water-soluble inorganic compound is added to binder
US8163049B2 (en) * 2006-04-18 2012-04-24 Dupont Air Products Nanomaterials Llc Fluoride-modified silica sols for chemical mechanical planarization
CN100368484C (zh) * 2006-05-26 2008-02-13 上海大学 氧化铝/氧化硅复合磨粒的制备方法
DE102008039459B4 (de) 2008-08-25 2014-06-26 Center For Abrasives And Refractories Research & Development C.A.R.R.D. Gmbh Beschichtete Feststoffpartikel
CN101525400B (zh) * 2009-03-16 2011-04-06 南京工业大学 低损耗不饱和聚酯复合水射流磨料及其制备方法
CN102639665B (zh) 2009-12-03 2015-04-01 3M创新有限公司 粒子的静电沉积方法、磨粒以及制品
US8834618B2 (en) 2009-12-03 2014-09-16 3M Innovative Properties Company Method of inhibiting water adsorption of powder by addition of hydrophobic nanoparticles
US9517546B2 (en) 2011-09-26 2016-12-13 Saint-Gobain Ceramics & Plastics, Inc. Abrasive articles including abrasive particulate materials, coated abrasives using the abrasive particulate materials and methods of forming
TW201323154A (zh) * 2011-12-15 2013-06-16 Ying-Tung Chen 具有磨粒的產品及其製法
JP6550374B2 (ja) 2013-04-05 2019-07-24 スリーエム イノベイティブ プロパティズ カンパニー 焼結された研磨粒子、それを作製する方法、及びそれを含む研磨物品
JP2015039736A (ja) * 2013-08-21 2015-03-02 株式会社リコー 砥粒、研磨具、および、砥粒の製造方法
DE102013111006B4 (de) * 2013-10-04 2015-10-22 Center For Abrasives And Refractories Research & Development C.A.R.R.D. Gmbh Polykristalline poröse Al2O3-Körper auf Basis von geschmolzenem Aluminiumoxid mit erhöhter Zähigkeit
CN105199668A (zh) * 2015-08-14 2015-12-30 芜湖真空科技有限公司 Low-e玻璃用磨边材料及其制备方法
DE102017204605A1 (de) * 2017-03-20 2018-09-20 Robert Bosch Gmbh Verfahren zu einem elektrostatischen Streuen eines Schleifkorns
DE102018210619A1 (de) 2018-06-28 2020-01-02 Robert Bosch Gmbh Verfahren zur Behandlung eines Schleifkorns sowie entsprechendes Schleifkorn; Verfahren zur Herstellung eines Schleifartikels sowie entsprechender Schleifartikel
CN114423565B (zh) * 2019-09-05 2024-08-16 圣戈班磨料磨具有限公司 具有改良的顶胶层的涂覆磨料

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE336430C (de) * 1920-08-07 1921-05-02 Karl Witzel Handgeraet zur Bodenbearbeitung
DE366944C (de) * 1921-07-26 1923-01-13 Westfalia Akt Ges Maschf Fliehkraftregler
DE666845C (de) * 1934-12-05 1938-10-29 Norton Ges M B H Deutsche Verfahren zum Erhoehen der Leistung von Schleifscheiben durch Traenkung
US2301123A (en) * 1941-07-02 1942-11-03 Norton Co Abrasive grain
DE1577577A1 (de) * 1965-04-01 1970-01-02 English Abrasives Corp Ltd Schleif- oder Schmirgelmaterial
US3528790A (en) * 1968-02-20 1970-09-15 Norton Co Resin bonded aluminum oxide abrasive products having improved strength
FR2209823A1 (en) * 1972-12-07 1974-07-05 Lacoste Francois Powdered polish dispersions - contg. polyvinylpolypyrrolidone to inhibit deposition of polish powder
CA1063357A (en) * 1974-05-21 1979-10-02 James J. Benedict Abrasive composition
US4157898A (en) * 1976-06-01 1979-06-12 The Carborundum Company Fused aluminum oxide abrasive grain containing reduced titanium oxide
US4111668A (en) * 1976-06-01 1978-09-05 The Carborundum Company Fused aluminum oxide abrasive grain containing reduced titanium oxide
CH622206A5 (pt) * 1976-09-08 1981-03-31 Alusuisse
JPS5934156B2 (ja) * 1977-08-16 1984-08-20 日本特殊陶業株式会社 アルミナ被覆した窒化アルミニウム焼結体

Also Published As

Publication number Publication date
HUT48918A (en) 1989-07-28
CZ520688A3 (en) 1993-08-11
YU142588A (en) 1990-02-28
GR3006233T3 (pt) 1993-06-21
ES2045026T3 (es) 1994-01-16
DE3875557D1 (de) 1992-12-03
KR890001696A (ko) 1989-03-28
US5026404A (en) 1991-06-25
MX170006B (es) 1993-08-04
ATE81863T1 (de) 1992-11-15
DE3875557C5 (de) 2009-11-26
DK410688A (da) 1989-01-25
EP0304616A1 (de) 1989-03-01
AR245483A1 (es) 1994-01-31
PT88032A (pt) 1989-06-30
CN1015064B (zh) 1991-12-11
FI882662A (fi) 1989-01-25
JP2753270B2 (ja) 1998-05-18
HU201107B (en) 1990-09-28
BR8803646A (pt) 1989-02-08
FI882662A0 (fi) 1988-06-06
DK168299B1 (da) 1994-03-07
EP0304616B1 (de) 1992-10-28
US5009674A (en) 1991-04-23
CN1031243A (zh) 1989-02-22
JPS6448882A (en) 1989-02-23
DK410688D0 (da) 1988-07-22
AU1902588A (en) 1989-01-27
CA1333337C (en) 1994-12-06
AU611451B2 (en) 1991-06-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT88032B (pt) Processo de producao de grao abrasivo e de produto abrasivo
EP0228856B1 (en) Abrasive grits formed of ceramic containing oxides of aluminum, and yttrium, method of making and using the same and products made therewith
US5578098A (en) Coated abrasive containing erodible agglomerates
DE68915243T2 (de) Abriebfeste Schleifkörner, Verfahren zu deren Herstellung sowie Schleifmittel.
ES2379494T3 (es) Productos abrasivos revestidos que contienen agregados
DE69123749T2 (de) Erodierbare agglomerate enthaltendes beschichtetes schleifmittel
DE69622734T2 (de) Schleifmittel mit anorganischem metallischen orthophosphat
AU674530B2 (en) Abrasive grain, method of making same and abrasive products
US5429647A (en) Method for making abrasive grain containing alumina and ceria
EP0662110B1 (en) Abrasive grain including rare earth oxide therein
JP5425199B2 (ja) 凝集体を含有する被覆研磨製品
JPH09508324A (ja) 侵食性凝集体を含有する被覆研磨材
PT90894B (pt) Processo de producao de graos de esmeril revestidos e processo de producao de corpos de desbaste ou corte contendo os ditos graos
BRPI0920458B1 (pt) Aglomerados de grão abrasivo, seu uso e seu método de fabricação
WO2000052105A1 (en) Abrasion resistant coatings
BR0014543B1 (pt) formulação de pó eletrostaticamente projetável e processo para a preparação de um abrasivo revestido.
BR0116706B1 (pt) abrasivo superdimensionado com uma camada, abrasivo, e mÉtodo de formar um abrasivo.
BR112020011582A2 (pt) Grão abrasivo aglomerado
BR112020011582B1 (pt) Grão abrasivo aglomerado
CN113710423A (zh) 磨料制品及其制备方法
DD274232A5 (de) Schleifmittel

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19940907

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19960331