PT87547B - Estrutura de esqueleto para volantes de automoveis - Google Patents

Estrutura de esqueleto para volantes de automoveis Download PDF

Info

Publication number
PT87547B
PT87547B PT87547A PT8754788A PT87547B PT 87547 B PT87547 B PT 87547B PT 87547 A PT87547 A PT 87547A PT 8754788 A PT8754788 A PT 8754788A PT 87547 B PT87547 B PT 87547B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
steering wheel
spokes
steering
crown
skeleton structure
Prior art date
Application number
PT87547A
Other languages
English (en)
Other versions
PT87547A (pt
Inventor
Martin Kreuzer
Franz Weiss
Original Assignee
Kolbenschmidt Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kolbenschmidt Ag filed Critical Kolbenschmidt Ag
Publication of PT87547A publication Critical patent/PT87547A/pt
Publication of PT87547B publication Critical patent/PT87547B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D1/00Steering controls, i.e. means for initiating a change of direction of the vehicle
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D1/00Steering controls, i.e. means for initiating a change of direction of the vehicle
    • B62D1/02Steering controls, i.e. means for initiating a change of direction of the vehicle vehicle-mounted
    • B62D1/04Hand wheels

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Steering Controls (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)

Description

KCL3ENSCHMIDT AKTIENC-ESELLSCHAFT
ESTRUTURA DE ESQUELETO PARA VOLANTES DE AUTO LCVEIS
A presente invenção refere-se â estrutura de esqueleto de um volante de automóveis, na qual o cubo da rcda do volante, os ralos da rcda do volante e o material vazado em torno dos raios da roda do volante são obtidos numa só peça de alumínio va zada por pressão e a coroa da roda do volante é feita de um mate rial metálico.
Os automóveis modernos possuem, devido à segurança de con dução activa relativamente elevada e ao conforto da condução, um conforto global tal que mesmo as menores perturbações no nível de vibrações são sentidas como incómodas pelo condutor do automóvel. Coíí.o fonte de tais perturbações deve, entre outras coisas considerar-se a agitação da direcção que na gama de velocidades de 30 a 130 Km/h, é sentida pelo condutor do automóvel como oscilações de rotação e oscilações verticais no próprio volante. As oscilayões de rotação do volante provocadas pelos desequilíbrios estáticos e dinâmicos das rodas e relas oscilações das rodas em torno do eixo vertical podem ser combatidas ror meio de um momento de inércia elevado da roda do volante, isto é, uma massa de inércia elevada, enquanto para a eliminação das oscilações verticais do volante provocadas pelo desequilíbrio das rodas relativamente ao eixo traseiro é vantajosa uma massa do volante pequena.
A complexidade do fenómeno das vibrações da direcção exige aos fabricantes de volantes um compromisso.entreç pòr^um lado o momen to de inércia elevado e,por outro lado, a pequena massa do volan te, podendo esse compromisso ser diferente e específico para cad automóvel, mas, em especial, pretende-se obter uma variação do momento de inércia no caso das mais pequenas massas do volante. Mas o compromisso não pode ser obtido s custa da segurança de funcionamento e à segurança contra acidentes.
A solução para este problema consiste numa estrutura esquelética na qual, para as mesmas dimensões do volante, se utili za para a peça vazada por pressão com peso optimizado uma liga de alumínio do tipo AlS17Mg, AlSi9Mg ou AISilOMg beneficiada com antimónio ou estrôncio e sujeita a tratamento térmico·depois do vazamento, podendo a coroa da roda do volante ser realizada, de acordo com o momento de inércia desejado, em liga de aço ou alumínio, sob a forma de um perfil maciço ou oco. A peça vazada por pressão possui uma textura cristalina fina bem como uma ausência de tensões para um alongamento máximo. Para uma resistên , 2 cia de lH-0 N/mr. , as deformações da peça vazada atingem os 17 / · Uma tal estrutura esquelética torna possível uma variação do momento de inércia para uma massa mínima do volante.
Para se obter uma elevada resistência à flexão dos raios da roda do volante, estes possuem, de maneira conveniente, um perfil em forma de U, aberto para o lado da coluna da direcção e são dimensionados segundo o princípio da viga de igual resistência à flexão. Isso significa que, no caso da carga num acidente, a deformação é absorvida a todo o comprimento dos raios, resistindo a tensões máximas de 100 N/mm^ sem ruptura. A carga máxima será exercida nas pernas do U do perfil dos raios, de que elas deformam-se e produzem uma conversão de energia corres /7 c~ pondente ao trabalho de deformação.
Para se conseguir obter uma relação resistência-deforma ção óptima, as peças vazadas por pressão sao mantidas, para endu recimento, durante 0,5 a 4 horas a uma temperatura de 475 a 530°C, são arrefecidas depois bruscamente e sofrem um tratamento de revenido durante 2 a 7 horas à temperatura de 100 a 200°C.
Na patente de invenção EP-PS 29 6L6 previu-se um volante com um raio único que está envolvido com uma camada de material sintético e no qual o cubo da roda do volante bem como o raio da roda do volante, disposto no plano médio, são vazados nu ma só peça de uma liga de alumínio e a coroa da roda do volante feita de aço é envolvida pela massa da liga de alumínio de maneira integrada na zona do raio da roda do volante, sendo o cubo da roda do volante, o raio da roda do volante e o material vazado que envolve a coroa da roda do volante constituídos por uma peça vazada por pressão. Um tal volante pode ser fabricado com um custo comparativamente reduzido, possui um efeito estético bom e é relativamente pequeno o perigo, em caso de acidente, de ferimentos no condutor resultantes do choque com o volante em consequência dos recortes feitos na zona de ligaçao da coroa da roda do volante com o raio da mesma. Mas não foi considerado nesta publicação o problema da vibraçao produzida no volante pelas oscilações de rotação e verticais.
No pedido de patente de invenção DE-OS 34 25 959 está descrito um volante para automóveis cujos cubos da roda do volante, raios da roda do volante e material vazado envolvendo os raios sobre a coroa da roda do volante formam uma só peça e cuja coroa da roda do volante é feita de um material sintético reforçado com fibras, para reduzir o seu peso. Da patente de invenção DE-A-2 100 437 é conhecida uma construção do esqueleto para um volante para automóveis, na qual o cubo, os raios e o material vazado sobre a coroa formam uma só peça fundida de um metal leve, em especial de uma liga de alumínio, e a coroa é constituída por um anel de aço. Pretende-se com esta construção do esqueleto satisfazer requisitos especiais de resistência. Em nenhuma das duas publicações se considera a possibilidade da variação do momento de inércia no caso das massas da roda do volante mais pequenas.
Finalmente, a patente de invenção FR-A-2 588 017 refere-se à utilização de uma liga de alumínio de 5 a 13Z, em peso, de silício, 1 a 5%, em peso, de cobre, 0,1 a 0,5Z, em peso, de magnésio, 0,005 a 0,3Z, em peso, de estrôncio e o restante de alumínio para peças moldadas por injecção sob pre são com melhor resistência ã tracção e alongamento, entre outras coisas para peças de motores de automóveis.
No desenho anexo está representado um corte transver sal feito pelo eixo do volante segundo a presente invenção. O cubo (2) da roda do volante, montado embebido em relação à co roa (1) da roda do volante feito da liga de alumínio do tipo AlCuMgl, bem como os raios (3) da roda do volante com eles li gados formando uma só peça, e a massa vazada (4) em torno dos raios (3) sobre a coroa (1) da roda do volante são construídos por um processo de moldação por pressão sob vazio. 0 cubo (2) da roda do volante, os raios (3) da roda do volante e a coroa (1) da roda do volante são revestidos com uma camada
4Α (5) deformável elasticamente, de espuma de poliuretano, colocando-se no cubo (2) da roda do volante um actuador de um con tacto (7), mantido afastado por uma mola (6), destinado ao dispositivo de sinalização, ou buzina.

Claims (3)

Reivindicaooes
1, caracterizada por os raios (3) da roda do volante serem dimen-67sionados segundo o principio âa viga de igual resistência à flexão e possuírem um perfil em forma de U aberto para o lado da coluna da direcção.
1. - Estrutura de esqueleto para volantes de automóveis, na qual o cubo da roda do volante, os raios da roda do volante e o material vazado em torno dos raios da roda do volante na coroa da roda do volante são moldados por pressão, numa só peça de alumínio e a coroa da roda do volante é feita de um material metálico, caracterizada por, para as mesmas dimensões do volante, se utilizar para a peça vazada por pressão com o peso optimizado uma liga de alumínio do tipo AlSi7Mg, AlSi9Mg ou AISilOMg beneficiada com antimõnio ou estrôncio e sujeita, depois do vazamento, a um tratamento térmico sob vazio e por a coroa (1) da roda do volante poder ser realizada, conforme o momento de inércia desejado, com uma liga de aço ou de alumínio na forma de um perfil maciço ou oco.
2. - Estrutura de esqueleto de acordo com a reivindicação
3.- Estrutura de esqueleto de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizada por se efectuar o tratamento térmico durante 0,5 a 4 horas a uma temperatura de 475 a 530°C, após o que se efectua um arrefecimento brusco e um tratamento de revenido durante 2 a 7 horas à temperatura de 100°C a 200°C.
PT87547A 1987-05-21 1988-05-20 Estrutura de esqueleto para volantes de automoveis PT87547B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19873717002 DE3717002A1 (de) 1987-05-21 1987-05-21 Skelettkonstruktion fuer kraftfahrzeug-lenkraeder

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT87547A PT87547A (pt) 1989-05-31
PT87547B true PT87547B (pt) 1994-03-31

Family

ID=6328007

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT87547A PT87547B (pt) 1987-05-21 1988-05-20 Estrutura de esqueleto para volantes de automoveis

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP0292038A3 (pt)
JP (1) JPS63306965A (pt)
KR (1) KR880013757A (pt)
BR (1) BR8802485A (pt)
DE (1) DE3717002A1 (pt)
MX (1) MX171218B (pt)
PT (1) PT87547B (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3926576A1 (de) * 1989-08-11 1991-02-14 Kolbenschmidt Ag Lenkradskelett
DE3927383A1 (de) * 1989-08-19 1991-02-21 Kolbenschmidt Ag Skelettkonstruktion fuer kraftfahrzeug-lenkraeder
JPH0456680A (ja) * 1990-06-23 1992-02-24 Toyoda Gosei Co Ltd ホーンスイッチ
DE4108973A1 (de) * 1991-03-20 1992-09-24 Kolbenschmidt Ag Lenkrad
KR950000494A (ko) * 1993-06-22 1995-01-03 마이어트 그루츠 조향핸들과 그 제조공정
DE4435143A1 (de) * 1994-09-30 1996-04-04 Vaw Ver Aluminium Werke Ag Verfahren zur Herstellung eines ringförmigen Teils sowie ringförmiges Teil aus einem Aluminiumrohr
DE19817349A1 (de) * 1998-04-18 1999-10-21 Volkswagen Ag Lenkrad
DE19856940C1 (de) 1998-12-10 2000-07-20 Daimler Chrysler Ag Lenkradskelett

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2100437A1 (de) * 1971-01-07 1972-08-03 Dr. Wrede & Co, 5983 Balve Lenkrad
DE2529920A1 (de) * 1975-07-04 1977-01-27 Volkswagenwerk Ag Sicherheitslenkrad fuer fahrzeuge, insbesondere kraftfahrzeuge
JPS5550451A (en) * 1978-10-05 1980-04-12 Mitsubishi Keikinzoku Kogyo Kk Aluminum alloy for high strength die cast
JPS6024168B2 (ja) * 1979-03-08 1985-06-11 株式会社日軽技研 鉄含有量の多い鋳造用アルミニウム合金
DE2947197A1 (de) * 1979-11-23 1981-06-04 Karl Schmidt Gmbh, 7107 Neckarsulm Einspeichen-lenkrad
DE3425959C2 (de) * 1984-07-14 1994-02-10 Kolbenschmidt Ag Kraftfahrzeug-Lenkrad
JPS6274043A (ja) * 1985-09-27 1987-04-04 Ube Ind Ltd 加圧鋳造用高力アルミニウム合金

Also Published As

Publication number Publication date
BR8802485A (pt) 1988-12-20
JPS63306965A (ja) 1988-12-14
MX171218B (es) 1993-10-11
PT87547A (pt) 1989-05-31
KR880013757A (ko) 1988-12-21
EP0292038A3 (de) 1989-12-06
DE3717002A1 (de) 1988-12-08
EP0292038A2 (de) 1988-11-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT87547B (pt) Estrutura de esqueleto para volantes de automoveis
CN106142977A (zh) 一种变辐车轮
PT94966A (pt) Processo para a fabricacao de um esqueleto de volante de direccao
US4690238A (en) Four-wheel drive arrangement for motor vehicles
US3285091A (en) Steering wheel arrangement
EP2125486B1 (en) Steering wheel with reduced vibration transmission
US3086606A (en) Motor vehicle front end structure
US20230264745A1 (en) Front frame assembly with suspension attachment structure for a motor vehicle
JPS642544B2 (pt)
US3697097A (en) Safety steering for motor vehicles
CN205736625U (zh) 一种变辐车轮
JP3654368B2 (ja) 車室内のこもり音低減構造
CN113184057A (zh) 仪表板横梁总成、仪表板及车辆
PT95022A (pt) Estrutura esqueletca para rodas do volante de direccao para veiculos motorizados
US3463259A (en) Apparatus for balancing the engine of an automobile vehicle
JPS5863520A (ja) パワ−ユニツトの支持装置
JPS6313983Y2 (pt)
CN218063182U (zh) 一种动力总成悬置及电动汽车
JPS6322093Y2 (pt)
JPS6030125Y2 (ja) 自動車用ステアリング装置における防振装置
KR900007164Y1 (ko) 자동차프레임 보강구조
SU1678683A1 (ru) Травмобезопасна рулева колонка транспортного средства
KR100835215B1 (ko) 스티어링 시스템의 충격흡수장치
JPS6015692Y2 (ja) 車両の車室構造
SU707835A1 (ru) Опора подвески силового агрегата автомобмл

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930906

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19970331