PT85642B - Processo para a preparacao de compostos monoazoicos contendo um grupo heterociclico reactivo com a fibra - Google Patents

Processo para a preparacao de compostos monoazoicos contendo um grupo heterociclico reactivo com a fibra Download PDF

Info

Publication number
PT85642B
PT85642B PT8564287A PT8564287A PT85642B PT 85642 B PT85642 B PT 85642B PT 8564287 A PT8564287 A PT 8564287A PT 8564287 A PT8564287 A PT 8564287A PT 85642 B PT85642 B PT 85642B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
compounds
formula
parts
group
salt
Prior art date
Application number
PT8564287A
Other languages
English (en)
Other versions
PT85642A (en
Inventor
Gunther Auerbach
Helmut Anton Moser
Original Assignee
Sandoz Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sandoz Sa filed Critical Sandoz Sa
Priority to PT8564287A priority Critical patent/PT85642B/pt
Publication of PT85642A publication Critical patent/PT85642A/pt
Publication of PT85642B publication Critical patent/PT85642B/pt

Links

Landscapes

  • Coloring (AREA)

Description

A presente invenção tem por objecto compostos monoazóicos contendo um grupo heterocíclico susceptível de rea-
- 3 gir com a fibra, a preparação de tais compostos e a sua utilização como colorantes reactivos.
compostos de fórmula I (SO3H)m
3__2
N“ t
Ri na qual significa 0, 1 ou
2,
Alk significa um grupo alquileno em Cg-C^ linear ou ramificado, R1 ou significa hidrogénio, um grupo sulfoalquilo em ou hidroxialquilo em Cg-C^, e significa hidrogénio, um grupo metilo ou etilo, misturas de tais compostos, estando os citados compostos e as suas misturas presentes sob a forma de ácido livre ou sob a forma de sal, caracterizado pelo facto de se fazer reagir o sal obtido por diazotação de um composto amino de fórmula II
R-O-Alk-O (SO3H)m
II
- 4 na qual R, Alk e m têm os significados acima definidos, ou duma mistura de tal composto, composto que pode estar presente sob a forma de ácido livre ou sob a forma de sal, com um composto de fórmula III
na qual tem os significados acima definidos, ou duma mistura deste composto, o qual está presente sob a forma de ácido livre ou sob a forma de sal.
As reacções de diazotação e de copulação podem efec tuar-se de acordo com métodos habituais. De preferência efectua-se a reacção de copulação utilizando um meio de reac ção entre debilmente alcalino e debilmente ácido.
Nos compostos da fórmula I, qualquer grupo alquilo substituído ou por substituir, representado por R, é linear ou está ramificado. Qualquer grupo alquilo por substituir, representado por R, é de preferência um grupo metilo ou etilo, em especial um grupo metilo. Qualquer grupo alquilo substituído por hidróxi e representado por R é de preferência 2-hidroxietilo.
símbolo R tem, de preferência, o significado de R . significando Ro hidrogénio, um grupo sulfometilo, etilo ou 2-hidroxietilo. Com maior preferência, R tem o significa o de Rfe, significando Rb hidrogénio, um grupo SO^H ou um grupo metilo. Com maior preferência, R tem o significado de R , significando Rc hidrogénio ou um grupo SO^H. R significa
- 5 com maior preferência hidrogénio.
Cada grupo alquileno em Cg-C^ é de preferência um grupo alquileno em Cg-C^ linear, mais preferentemente um grupo etileno.
símbolo m é de preferência 0 ou 1, de maior preferência 1.
Rj significa de preferência hidrogénio ou um grupo metilo, com maior preferência hidrogénio.
De acordo com o citado processo, preparam-se de pre ferência os compostos que correspondem à fórmula Ia, (SO3H)m, i 2
Rb-O-CHgCHgO 5 g
Ia na qual m’ significa 0 ou 1 e R^ significa hidrogénio, um grupo SO^H ou metilo, estando tais compostos presentes sob a forma de ácido livre ou sob a forma de sal.
Com maior preferência, preparam-se os compostos que têm a fórmula Ia em que m‘ significa 1 e R^ significa hidrogénio ou um grupo sulfo, em que o grupo sulfo se encontra na posição 2 e o grupo -OCHgCHgOR^ se encontra na posição 4.
Quando um composto da fórmula I está sob a forma de sal, o catião associado com os grupos sulfo não é crítico podendo ser qualquer dos catiões não cromóferos habituais no sector dos colorantes reactivos, com a condição que os
- β sais correspondentes sejam hidrossolúveis. Como exemplos de tais catiões podem citar-se os catiões de metais alcalinos e os catiões de amónio substituído ou por substituir, por exemplo o litio, o sódio, o potássio, o amónio, o mono-metilamónio, dimetilamónio, trimetilamónio e tetrametilamónio, o trietilamónio, o mono-etanolamónio, di-etanolamónio e tri-etanolamónio.
Os catiões preferidos são os catiões de metais alcalinos e os catiões amónio, sendo o mais preferido o sódio.
Os compostos da fórmula I podem isolar-se de acordo com métodos conhecidos, por exemplo por saponificação habitual com sais de metais alcalinos, filtração e secagem, se necessário sob vácuo.
Os compostos de partida das fórmulas II e III ou são conhecidos ou podem preparar-se de acordo com métodos conhecidos empregando produtos de partida apropriados.
Para preparar os compostos da fórmula II procede-se, por exemplo, tal como segue:
(i) faz-se reagir um composto de fórmulaBTa
HO'
IVa em que m significa 0, 1 ou 2, com um composto de clorohidrina apropriado, tal como etilenoclorohidrina, propileno-clorohidrina ou epiclorohidrina, se necessário alquila-se o produto da condensação a fim de introduzir um grupo IL· o qual é alquilo em 0^-C^ ou hidroxialquilo em e em se“ guida reduz-se o grupo nitro de maneira usual,
- 7 ou (ii) faz-se reagir um composto de fórmula IVb (SO3H)m
em que m significa 0, 1 ou 2, com um alcanodiol HO-Alk-OH apropriado ou com um derivado deste tendo a fórmula HO-Alk-OR^ em que Alk significa um grupo alquileno em Cg-C^ linear ou ramificado e R^ tem o significado acima definido, em presença de uma mistura de pó de cobre e de sal de cobre, e, se necessário, sulfata-se um composto obtido de acordo com a alínea (i) ou a alínea (ii) contendo um grupo hidroxi terminal para obter um composto de fórmula II em que R significa um grupo sulfo.
Os compostos de partida de fórmula IVa e IVb são conhecidos ou podem preparar-se de acordo com métodos conhe eidos.
Os compostos de fórmula I e as suas misturas são úteis como colorantes susceptíveis de reagir com a fibra para a tintura ou a estampagem de substratos orgânicos contendo grupos hidroxi ou azoto. Substratos preferidos são o soro e os materiais fibrosos constituindo-se de ou contendo poliamidas naturais ou sintéticas e, em particular, os de celulose natural ou regenerada, tal como o algodão, a viscosa e a fibra celulósica cortada. Os substratos particularmente preferidos são os têxteis constituindo-se de algodão ou contendo algodão.
- 8 0 tingimento ou a estampagem efectua-se de acordo com os métodos conhecidos, usuais no sector dos colorantes reactivos. Contudo, para os compostos da fórmula I é conveniente utilizar o método de tingimento por esgotamento. A temperatura mais favorável e, por conseguinte, a preferida está compreendida entre 30° e 60°C.
Os compostos da presente invenção são perfeitamente compatíveis com outros colorantes reactivos; podem aplicar-se per si ou em combinação com outros colorantes reactivos apropriados que pertencem à mesma classe e que têm propriedades de tingimento análogas, por exemplo propriedades referentes à solidez, ao grau de poder de esgotamento a partir do banho de tintório sobre a fibra, etc.. Os fingimentos obtidos com tais misturas de combinação caracterizam-se por boas propriedades de solidez e são comparáveis aos fingimentos conseguidos com um só colorante.
Graças ao seu notável poder de subida, os compostos da fórmula I proporcionam altos rendimentos quanto ao esgotamento e à fixação. A parte de colorante não fixada pode eliminar-se facilmente do substrato por meio de lavagem. Além disso, os citados compostos mostram uma sensibilidade somente débil à adição de sais, quer dizer, a sua solubilidade em água nao mudará ao adicionar-se a quantidade de sal desejado ao banho de tintório. Os tingimentos obtidos caracterizam-se por uma solidez à luz particularmente boa (tanto em seco como em húmido), e também por boas propriedades de solidez à lavagem, à água, à água do mar e solidez ao suor. Os compostos são sólidos às influencias oxidativas, por exem pio à água clorada, ao branqueio com hipoclorito e às lexívias de lavagem contendo peróxido ou perborato.
Os Exemplos seguintes têm o objecto de ilustrar a invenção mais detalhadamente. Em tais Exemplos, todas as partes e todas as percentagens entendem-se em peso ou em
- 9 volume. As temperaturas estão indicadas em graus Celsius.
EXEMPLO 1
Dissolvem-se 21,9 partes de ácido 4-nitrofenol-3-sulfónico em 350 partes de água. Aquece-se a solução a 95° e adicionam-se, em porções, durante 60 minutos, 12 partes de etileno-clorohidrina. Mantém-se o pH da mistura da reacção entre 8,0 e 8,2 por adição de 38 partes de uma solução a 30% de hidróxido de sódio.
Aquecem-se a 80° durante 10 minutos 22 partes de pós de ferro e 4 partes de ácido clorídrico a 30% em 50 partes de água. A esta solução adiciona-se seguidamente a solução do composto nitrofenol acima preparada, efectuando-se a adição em porções durante 50 minutos. Introduzem-se na mistura, espalhando, 6 partes de carbonato de sódio, obtendo-se assim um pH alcalino amarelo brilhante; filtra-se a mistura reaccional a fim de separar o produto da reacção do lodo de ferro. Depois de arrefecimento do filtrado a 5°, isola-se a massa cristalina precipitada e seca-se. Dissolve-se o composto amino (A) assim obtido em 200 partes de água e a esta solução adicionam-se 25 partes de ácido clorídrico a 30%. Efectua-se a diazotação a 0 - 5°C por adição de 6,9 partes de nitrito de sódio em 24 partes de água.
Introduzem-se, por agitação, 23,9 partes de ácido
2-amino-5-hidroxinaftaleno-7-sulfónico em 400 partes de água a 25° e dissolvem-se por adição de 13 partes de uma solução a 30% de hidróxido de sódio. A esta solução adicionam-se 17 partes de 5-cloro-2,4,6-trifluorpirimidina, efectuando-se a adição em porções durante 40 minutos. Mantém-se o pH a 4,0 por adição de 15 partes de uma solução a 20% de carbonato de sódio. A solução do sal obtida por diazotação como acima descrito adiciona-se seguidamente a 5 - 10°C ajustando
simultâneamente o pH a 6,5 - 7,5 por meio da adição de uma solução diluída de carbonato de sódio. Saponifica-se o colorante resultante por adição de cloreto de sódio e isola-se de maneira habitual. Obtém-se o colorante sob a forma de ácido livre o que corresponde à fórmula
H0CH2CH20
W
OH
SOgH
Depois da secagem, o colorante sob a forma de pó vermelho escuro é perfeitamente solúvel em água mostrando uma cor vermelha. 0 colorante tinge algodão numa matriz escarlate. Os tingimentos efectuados sobre algodão mostram boas propriedades de solidez à luz e ao molhado.
EXEMPDO 2
Se o composto amino (A) secado, preparado de acordo com o método descrito no Exemplo 1, é submetido a sulfatação antes da diazotação com utilização de ácido sulfurico monohidratado, a uma temperatura de 10 - 20°C, e copulado de uma maneira análoga à descrita no Exemplo 1, obtém-se o colorante de fórmula
HOgSOCH2CH2O
c
(sob a forma de ácido livre). 0 colorante caracteriza-se por uma boa solubilidade em água; tinge algodão numa matriz escarlate. Os tingimentos efectuados em algodão apresentam boas propriedades de solidez à luz e outras propriedades de solidez gerais.
EXEMPLOS 3 a 27
Procedendo de maneira análoga à descrita nos Exemplos 1 ou 2 e utilizando compostos de partida apropriados obtêm-se outros compostos da fórmula I os quais figuram na Tabela seguinte. Estes compostos correspondem à fórmula
OH
SOjH
(B) na qual os símbolos têm os significados definidos na tabela mais adiante.
Os compostos de fórmula (B) em que R significa um grupo metilo ou etilo (Exemplos 12, 13, 22, 23 e 27) podem preparar-se analogamente ao método descrito no Exemplo 1 excepto que se alquila o produto da reacção do ácido nitrofenolsulfónico correspondente com etileno-cloridrina (veja-se primeira etapa do Exemplo 1) de maneira convencional antes de proceder à redução do grupo nitro.
Na última coluna I da citada Tabela, indica-se a matriz de cada tingimento efectuado em algodão, em que $<Α*«Μι a significa escarlate e b significa alaranjado.
Os fingimentos efectuados em algodão assim obtidos mostram boas propriedades de solidez gerais, tais como solidez à luz e solidez ao molhado.
TABELA / Compostos de fórmula (B)
De acordo com o método tal como aqui descrito, obtêm-se os colorantes dos Exemplos 1 a 27 sob a forma de sal sódico. Os compostos podem obter-se, além disso, sob a forma de ácido livre ou noutras formas de sal, dependendo das condições de reacção e de isolamento ou então fazendo reagir os sais de sódio de acordo com métodos conhecidos; outras formas de sal possíveis que contenham um ou vários catiões dos indicados anteriormente nesta descrição.
Nos exemplos seguintes, ilustra-se a aplicação dos compostos da invenção.
Exemplos de Aplicação A (fingimento por esgotamento)
Dissolvem-se 0,3 partes do colorante do Exemplo 1 em 300 partes de água desmineralizada e adicionam-se 15 partes de sulfato de sódio cristalizado (calcinado). Aquece-se o banho de tintório a 40°, depois do que se adicionam 10 partes de um têxtil de algodão (branqueado). Ao fim de 30 minutos a 40°, adicionam-se ao banho de tintório em porções, 6 partes de carbonato de sódio (calcinado), cada 10 minutos aplicando quantidades de 0,2, 0,6, 1,2 e, finalmente, 4,0 partes de carbonato de sódio, mantendo a temperatura a 40° durante a adição do carbonato de sódio. Seguidamente efectua-se o tingimento durante 1 hora mais a 40°.
Enxagua-se seguidamente o têxtil tingido com água fria corrente durante 3 minutos e em seguida durante outros 3 minutos com água quente, corrente. Lava-se o têxtil tingido em ebulição durante 15 minutos em 500 partes de água desmineralizada em presença de 0,25 partes de um detergente anião-activo, obtenível no comércio. Depois de enxaguar com água corrente (durante 3 minutos) e centrifugação, seca-se o substrato tingido numa câmara de secagem a 70° aproximadamente. Obtém-se um algodão tingido numa matriz escarlate que mostra boas propriedades de solidez à luz e ao mo
- 14 lhado resistentes às influências oxidativas.
Exemplo de Aplicação B
Num banho de tintório contendo 10 partes de sulfato de sódio cristalizado (calcinado) em 300 partes de água desmineralizada, introduzem-se 10 partes de um têxtil de algodão (branqueado), leva-se o banho a 40° durante 10 minutos e em seguida adiciona-se 0,5 parte do colorante do Exemplo 1. Ao fim de outros 30 minutos a 40°, adicionam-se 3 partes de carbonato de sódio (calcinado), e continua-se o tingimento durante 45 minutos mais a 40°.
Enxagua-se o género tingido com água fria corrente, em seguida com água quente, e lava-se tal como descrito no Exemplo de Aplicação A mais acima. Depois de enxaguado e secado, obtém-se um algodão tingido numa matriz escarlate que mostra as mesmas propriedades que as indicadas no citado Exemplo de Aplicação A.
Exemplo de Aplicação _C (estampagem)
A um têxtil de algodão aplica-se, de acordo com um método de estampagem habitual, uma pasta de estampagem
que contém os ingredientes seguintes:
40 partes do colorante do Exemplo 17
100 partes de ureia
340 partes de água
500 partes de um agente espessante à base de al-
ginato de sódio a 4% θ
40 partes de carbonato de sódio
1000 partes
Seca-se o têxtil estampado e submete-se a fixação com vapor a 105° durante um minuto. Seguidamente enxagua-se
em água quente, lava-se à temperatura de ebulição (de acordo com o método descrito no Exemplo de Aplicação A) e seca-se. Obtém-se um estampado escarlate que apresenta boas propriedades de solidez gerais com resistência às influências oxidativas.
De uma maneira semelhante, os colorantes dos demais Exemplos ou as misturas de colorantes dos Exemplos 1 a 27 podem utilizar-se para o tingimento ou a estampagem de algodão de acordo com o método descrito nos Exemplos de Aplicação A a C.

Claims (1)

1^. - Processo aperfeiçoado para a preparação de um composto monoazóico contendo um grupo heterocíclico de fórmula
I
Cl F na qual m é 0, 1 ou 2,
Alk significa um grupo alquileno em C2~C3 linear ou ramificado,
R significa hidrogénio, um grupo sulfoalquilo em C^-C^ ou hidroxialquilo em Cg-C^ e
R^ significa hidrogénio, um grupo metilo ou etilo, ou duma mistura de tais compostos de fórmula (I), estando os citados compostos e as suas misturas presentes sob a forma de ácido livre ou sob a forma de sal, caraeterizado pelo facto de se fazer reagir o sal obtido por diazotação de um composto de amina de fórmula (II) (SO3H)m
II na qual R, Alk e m têm os significados acima definidos, ou uma mistura desses compostos que podem estar presentes sol· a forma de ácido livre ou sol· a forma de sal, com um composto de fórmula (III)
III na qual R^ tem os significados acima definidos, ou uma mistura destes compostos, que estão presentes sol· s forma de ácido livre ou sob a forma de sal.
PT8564287A 1987-09-02 1987-09-02 Processo para a preparacao de compostos monoazoicos contendo um grupo heterociclico reactivo com a fibra PT85642B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT8564287A PT85642B (pt) 1987-09-02 1987-09-02 Processo para a preparacao de compostos monoazoicos contendo um grupo heterociclico reactivo com a fibra

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT8564287A PT85642B (pt) 1987-09-02 1987-09-02 Processo para a preparacao de compostos monoazoicos contendo um grupo heterociclico reactivo com a fibra

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT85642A PT85642A (en) 1989-07-31
PT85642B true PT85642B (pt) 1992-10-30

Family

ID=20084083

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT8564287A PT85642B (pt) 1987-09-02 1987-09-02 Processo para a preparacao de compostos monoazoicos contendo um grupo heterociclico reactivo com a fibra

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT85642B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT85642A (en) 1989-07-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT772652E (pt) Corantes monoazoicos reactivos
BRPI0612760A2 (pt) corantes reativos, processo para sua preparação e seu uso
EP1265964B1 (en) Fiber-reactive disazo compounds
US3247194A (en) Pyrimidine dyestuffs
US4066389A (en) Sulfophenylamino containing tetrareactive triazine disazo dyestuffs and dyestuff compositions thereof
US5059681A (en) Bis-azotriazinyl reactive dyes having an n-alkyl-phenylenediamine link
EP0112285B1 (de) Reaktivfarbstoffe, deren Herstellung und Verwendung
US3345122A (en) Process for preparing dyeings and prints fast to wetting on cellulosic materials
ES2342254T3 (es) Azo colorantes.
PT1084196E (pt) Corantes reactivos monoazo e diazo
BR0211088B1 (pt) compostos orgánicos, processo de preparação e uso dos mesmos.
KR960000175B1 (ko) 황색 모노아조 화합물, 그 제조방법 및 이를 사용한 섬유의 염색 또는 날염방법
PT85642B (pt) Processo para a preparacao de compostos monoazoicos contendo um grupo heterociclico reactivo com a fibra
PT880559E (pt) Corantes que reagem com as fibras
KR100391859B1 (ko) 신규한디스아조염료
BR0114476B1 (pt) monoazocorantes, processo para preparação e uso dos referidos compostos.
KR0181491B1 (ko) 반응성 염료 및 이의 염료제제
EP0170612A1 (de) Reaktivfarbstoffe, deren Herstellung und Verwendung
JP2791263B2 (ja) 繊維反応性モノアゾ黄色染料
US3271397A (en) Reactive anthraquinone dyes containing a trichloro pyrimidyl group
PT94215B (pt) Processo para a preparacao de compostos corantes de poli-azo possuindo grupos reactivos a fibras do tipo piridinio e vinil-sulfona
KR100625097B1 (ko) 섬유-반응성 디스아조 염료
BR0211487B1 (pt) compostos corantes de formazano reativos com fibras e uso dos mesmos.
JPS63175075A (ja) 水溶性モノアゾ色素およびそれを用いる染色方法
US4226596A (en) Process for printing unions

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19920430

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19951031