PT85580B - Processo para a preparacao de uma composicao detergente liquida nao aquosa para lavagem automatica de louca com melhores propriedades de enxaguamento, contendo um sal estruturador de polifosfato e metodo para a sua aplicacao - Google Patents

Processo para a preparacao de uma composicao detergente liquida nao aquosa para lavagem automatica de louca com melhores propriedades de enxaguamento, contendo um sal estruturador de polifosfato e metodo para a sua aplicacao Download PDF

Info

Publication number
PT85580B
PT85580B PT85580A PT8558087A PT85580B PT 85580 B PT85580 B PT 85580B PT 85580 A PT85580 A PT 85580A PT 8558087 A PT8558087 A PT 8558087A PT 85580 B PT85580 B PT 85580B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
alkali metal
agent
detergent composition
acid
composition
Prior art date
Application number
PT85580A
Other languages
English (en)
Other versions
PT85580A (en
Inventor
Guy Broze
Myriam Delvaux
Leopold Laitem
Danielle Bastin
Original Assignee
Colgate Palmolive Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Colgate Palmolive Co filed Critical Colgate Palmolive Co
Publication of PT85580A publication Critical patent/PT85580A/pt
Publication of PT85580B publication Critical patent/PT85580B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/16Organic compounds
    • C11D3/20Organic compounds containing oxygen
    • C11D3/2068Ethers
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D1/00Detergent compositions based essentially on surface-active compounds; Use of these compounds as a detergent
    • C11D1/66Non-ionic compounds
    • C11D1/83Mixtures of non-ionic with anionic compounds
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D17/00Detergent materials or soaps characterised by their shape or physical properties
    • C11D17/0004Non aqueous liquid compositions comprising insoluble particles
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D17/00Detergent materials or soaps characterised by their shape or physical properties
    • C11D17/0008Detergent materials or soaps characterised by their shape or physical properties aqueous liquid non soap compositions
    • C11D17/0013Liquid compositions with insoluble particles in suspension

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Emergency Medicine (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)

Description

Resumo
O presente invento diz respeito a um processo para a preparação de uma composição detergente liquida não aquosa, para lavagem automática de louça, com melhores propriedades de enxaguamento, bem como ao método para utilizar a composição detergente.
COLGATE-PALMOLIVE COMPANY
PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE UMA COMPOSIÇÃO DETERGENTE LÍQUIDA NÃO AQUOSA PARA LAVAGEM AUTOMATICA DE LOUÇA, COM MELHORES PROPRIEDADES DE ENXAGUAMENTO, CONTENDO UM SAL ESTRUTURADOR DE POLIFOSPATO E MÉTODO PARA A SUA APLICAÇÃO” —2—
processo referido consiste em se incluir na composição detergente um agente tensio-activo não iónico líquido contendo uma suspensão estável ou fácilmente radispersível de sal estruturador de polifosfato.
É também referido o método para lavar pratos e outros utensílios utilizando a referida composição.
SUMÁRIO DO INVENTO
O presente invento diz respeito a um processo para a preparação de uma composição detergente não aquosa líquida para lavagem automática de louça, com melhores propriedades de enxaguamento e a um método para utilizar a composição detegente para lavar pratos, copos, chávenas e utensílios de cozinha.
A composição para lavagem da louça consiste num agente tensio-activo não iónico líquido altamente concentrado contendo uma suspensão estável ou rápidamente redispersível de sais estruturadores de polifosfato ou outros.
As composições detergentes do presente invento não requerem a adição de um auxiliar do enxaguamento, são estáveis em armazém, não sedimentam e são rápidamente redispersíveis e são derramáveis.
ANTERIOR TÉCNICA DA ESPECIALIDADE
Neste momento apenas são comercializadas composições detergentes em pó para a lavagem da louça. Os detergentes em pó têm várias desvantagens. Eles são difíceis de medir com precisão, não podem incorporar nas suas formulações ingredientes que não suportam as temperaturas de secagem a que estão sujeitos os detergentes em pó sem deterioração e, em armazém, frequentemente eles empastam ou endurecem. Os detergentes em pó também apresentam a desvantagem de requererem a adição de um auxiliar do enxaguamento à formulação ou durante o ciclo do enxaguamento.
Os detergentes formulados em pó presente£
mente utilizados requerem frequentemente um passo separado que consiste em se limpar ou secar com um pano os pratos, copos, chávenas e outros utensílios, para se evitar o resíduo dos indesejáveis vestígios ou película dos sais de cálcio e magnésio precipitados.
A utilização de composições detergentes líquidas concentradas apresentam outros problemas. Os sais estruturadores sedimentam em armazém e não são fácilmente redispersíveis. Os concentrados tornam-se mais espessos em armazém e não são fácilmente derramáveis e formam géis.
A tendência das composições detergentes concentradas para se transformar em gel durante o armazenamento é aprovado quando este é feito em áreas não aquecidas ou aquando da expedição das composições durante os meses de inverno, em veículos de transporte não aquecidos.
A composição detergente líquida não aquosí. concentrada do presente invento para lavagem automática de louça supera muitos dos problemas da anterior técnica da especialidade. Devido à natureza concentrada da composição é retida uma quantidade suficiente do agente tensio-activo não iónico líquido e uma quantidade suficiente do sal estruturador após o ciclo de lavagem da louça que, durante o ciclo de enxaguamento, reagem com quaisquer iões cálcio ou magnésio na água dura do enxaguamento, de modo que não é necessário a adição de qualquer auxiliar de enxaguamento ou secar a louça com um pano para se obterem pratos, copos, chávenas e utensílios de cozinha limpos e brilhantes.
Huma forma de realização preferida, as composições detergentes líquidas não aquosas concentradas para lavagem automática de louça têm as vantagens adicionais de serem estáveis, não sedimentarem em armazém e não gelifiçarem em armazém ou de serem fácilmente redispersíveis. As composições líquidas do presente invento são facilmente derramáveis, de fácil medição e de fácil colocação nas máquinas de lavar louça.
Para além disso, dado as máquinas de lavar louça, como construídas e comercializadas, terem um espaço de volume limitado no qual se coloca o detergente, a natureza altamente concentrada da composição detergente líquida do presente invento permite colocar na máquina de lavar louça mais detergente tensio-activo não iónico líquido e mais estruturadores de polifosfato, ou outros, dispersos, para detergentes.
Os pedidos afins pendentes atribuídos ao requerente comum são:
SN 687-815, depositado em 51 de Dezembro de 1984; SN 597-948, depositado em 9 de Abril de 1984; e SN 597-795, depositado em 6 de Abril de 1984.
Uma diferença entre estes três pedidos e o presente é que eles estavam mais dirigidos para composições detergentes para lavar roupa do que para composições detergentes para lavar louça, á sabido e reconhecido na técnica da especialidade que as composições detergentes para lav roupa nao têm os mesmos problemas que as composições para lavar louça, por ex., o de deixar vestígios ou uma película nos pratos, copos, chávenas e utensílios de cozinha. Para além disso, a lavagem de pratos não é efectuada da mesma maneira como a lavagem da roupa, por ex., não envolve lavagem por revolução e um prolongado e directo contacto com a composição detergente.
BREVE DESCRIÇÃO DO INVENTO
De acordo com o presente invento, uma composição detergente líquida não aquosa altamente concentrada para lavagem automática de louça, com melhores propriedades de limpeza é preferida fazendo-se a dispersão de um estruturador de polifosfato num detergente tensio-activo não iónico líquido com reduzida formação de espuma. 0 estruturador de polifosfato pode ser substituído total ou parcialmente por outros estruturadores para detergentes, tais como citratos ou tartratos de metais alcalinos.
Para melhorar as características de viscosidade da composição, pode adicionar-se um agente tensio-activo não iónico com terminação de ácido, para melhorar ainda mais as características de viscosidade da composição e as propriedades em armazém da composição, pode adicionar-se-lhe agentes anti-gel e que melhoram a viscosidade tais como éteres monoalquílicos de alquileno glicol, e agentes anti-sedimentação, tais como ésteres de ácido fosfórico.
Os agentes de limpeza ou branqueamento e oxidantes podem ser adicionados para melhorar as características de limpeza da composição.
Para além disso, podem adicionar-se outros ingredientes à composição, nomeadamente agentes anti-incrustação, agentes anti-espuma, avivadores ópticos, enzimas e perfume.
Numa forma preferida do invento, os componentes estruturadores da composição são moídos em partículas com dimensões inferiores a 100 microns e, de preferência, inferiores a 10 microns, para melhorar ainda mais a estabilidade da suspensão dos componentes estruturadores no detergente tensio-aetivo não iónico líquido.
As máquinas de lavar louça presentemente fabricadas e vendidas para uso doméstico funcionam normalmente a temperaturas de lavagem de 60°C e temperaturas de enxaguamento de 60°C. Emprega-se cerca de 2,6 galões (10 litros) de água durante os ciclos de lavagem e enxaguamento da louça.
Gasta-se normalmente cerca de 60 g de detergente em pó por lavagem.
De acordo com o presente invento, em que se utiliza detergente líquido altamente concentrado, apenas são necessários 40 g (35 cm^) do detergente líquido para lavar e enxaguar uma carga completa de pratos, copos, chávenas e outros utensílios sujos.
VANTAGENS SOBRE A ANTERIOR TÉCNICA DA ESPECIALIDADE presente invento supera muitos dos problemas da anterior técnica da especialidade associados aos detergentes em pó. por exemplo, é necessário menos detergente líquido concentrado, e não é necessário adicionar qualquer auxiliar do enxaguamento e não é necessário limpar ou secar os utensílios com um pano.
As composições detergentes tensio-activas não aquosas líquidas concentradas do presente invento são estáveis em armazém, fácilmente derramáveis e rápidamente dis persíveis na água de lavar louça.
OBJECTIVOS DO PRESENTE INVENTO
É um objectivo do invento apresentar uma composição detergente líquida não aquosa concentrada para lavagem automática de louça que tem melhores propriedades de enxaguamento.
É um outro objectivo do invento apresentar uma composição detergente líquida não aquosa concentrada para lavagem automática de louça, à qual não é necessário adicionar-se um auxiliar separado para o enxaguamento.
É um outro objectivo do invento apresentar uma composição detergente líquida não aquosa para lavagem automática da louça, que é estável em armazém facilmente derramável e rápidamente dispersível na água de lavar.
É ainda um outro objectivo do invento apresentar um método para lavar pratos, copos, chávenas e utensílios de cozinha numa máquina automática de lavar louça, utilizando-se uma composição detergente líquida não aquosa concentrada em que não é adicionado nem necessário um auxiliar separado para o enxaguamento.
É ainda um outro objectivo do invento apresentar um método para lavar pratos, copos, chávenas e utensílios de cozinha numa máquina automática de lavar louça, utilizando-se uma composição detergente líquida não aquosa concentrada e, através deste método, os copos, pratos, chávenas e utensílios de cozinha são secos na máquina sem que restem neles vestígios ou uma película.
DESCRIÇÃO DETALHADA DO INVENTO Detergentes tensio-activos não iónicos líquidos
Os detergentes tensio-activos não iónicos líquidos que podem ser utilizados na prática do presente invento são bem conhecidos. Pode utilizar-se um grande número dos agentes tensio-activos conhecidos.
Como se sabe, os detergentes orgânicos sintéticos não iónicos caracterizam-se pela presença de um grupo hidrofóbico orgânico e um grupo hidrofílico orgânico e são tipicamente produzidos pela condensação de um composto alifático ou alquil-aromático-hidrofóbico orgânico com óxido de etileno (de natureza hidrofílica). praticamente qualquer composto hidrofóbico tendo um grupo carboxi, hidroxi, amido ou amino com um hidrogénio livre ligado ao azoto pode ser condensado com óxido de etileno ou com o seu produto de polihidratação, polietilenoglicol, para formar um detergente não iónico. 0 comprimento da cadeia hidrofílica ou polioxi-etileno pode ser fácilmente ajustado para alcançar o desejado equilíbrio entre os grupos hidrofóbico e hidrofílico. Os agentes tensio-activos não iónicos adequados típicos são os revelados nas patentes dos E.U.A. 4.316.812 e 3.650.929.
De preferência, os detergentes não iónicos que são utilizados são os lipófilos polialcoxi(inferior)ados de espuma reduzida, em que o desejado equilíbrio hidrófilo-lipófilo é obtido pela adição de um grupo hidrofílico poli-aleoxi inferior a uma fracção lipofílica. Uma classe preferida do detergente não iónico utilizado é o alcanol superior poli-alcoxil(inferior)ado, em que o alcanol tem 9 a 18 átomos de carbono e em que o número de mol de óxido de alquileno inferior (de 2 ou 3 átomos de carbono é de 3 a 12). De tais materiais, é preferível utilizar-se aqueles em que o alcanol superior é um álcool gordo superior de 9 a 11 ou 12 a 15 átomos de carbono e que contem de 5 a 8 ou 5 a 9 grupos alcoxi inferior por mol. De preferência, o alcoxi inferior é etoxi mas, nalguns casos, ele pode desejavelmente ser mistura do com propoxi, constituindo o último, se presente, normalmen te uma proporção menor (inferior a 50%). São exemplos de tais compostos aqueles em que o alcanol tem 12 a 15 átomos de carbono e que contêm cerca de 7 grupos de óxido de etileno por mol.
Os não iónicos úteis são representados pela série “Plurafac” de espuma reduzida da BASF Chemical Company, que são o produto de reacção de um álcool superior linear e uma mistura de óxido de etileno e propileno, contendo uma cadeia mista de óxido de etileno e óxido de propileno, com terminação de um grupo hidroxilo. Os Exemplos incluem o produto A (um álcool gordo condensado com 6 mol de óxido de etileno e 5 mol de óxido de propileno), Produto B (um álcool gordo condensado com 7 mol de óxido de propileno e 4 mol de óxido de etileno) e Produto C (um álcool 0^-0^ gordo condensado com 5 mol de óxido de propileno e 10 mol de óxido de etileno)* Um outro grupo de não iónicos líquidos de espuma reduzida são vendidos pela Shell Chemical Company, Inc., com a marca registada de Dobanol”: Dobanol 91-5” é um álcool Οθ-C·^ gordo etoxilado de espuma reduzida com uma média de 5 mol de óxido de etileno e nol 25-7 é um álcool 0^2^15 £ordo de 7 mol de óxido de etileno.
”Dobamédia etoxilado com uma
Um outro agente líquido de espuma reduzida que pode com o nome de Dutensol SC 97152 tensio-activo não iónico ser utilizado é vendido
Outros agentes tensio-activos úteis são Neodol 25-7” e Neodol 25-6,5”» que são produtos feitos pela Shell Chemical Company, Inc. 0 primeiro é um produto de condensação de uma mistura de alcoóis gordos superiores tendo em média cerca de 12 a 15 átomos de carbono, com cerca de 7 mol de óxido de etileno e o último é uma mistura correspondente em que o teor em átomos de carbono do álcool superior gordo é de 12 a 15 e o número de grupos de óxido de etileno presentes é, em média, cerca de 6,5· Os alcoóis superiores são alcanóis primários. Outros exemplos de tais detergentes incluem Tergitol 15-S-7” e Tergitol 15-S-9” (marcas registadas), que são ambos etoxilatos de álcool linear secundário feitos pela Union Carbide Corp. 0 primeiro é um produto misto τ
de etoxilação de alcanol linear, secundário de 11 a 15 átomos de carbono com sete mol de óxido de etileno e o segundo é um produto semelhante, mas fazendo-se a reacçao com nove mol de óxido de etileno.
São igualmente úteis nas presentes composições, como um componente do detergente não iónico, os não iónicos de peso molecular, superior tal como Neodol 45-11°, que são produtos semelhantes de condensação de óxido de etileno de alcoóis superiores gordos, sendo o álcool superior gordo de 14 a 15 átomos de carbono, sendo o número de grupos de óxido de etileno por mol cerca de 11. Tais produtos são também feitos pela Shell Chemical Company.
Nos alcanóis superiores polialcoxil (inferior) ados preferidos, para se obter o melhor equilíbrio das fracçoes hidrofílica e lipofílica, o número de alcoxis inferior será normalmente de 40% a 100% do número de átomos de carbono no álcool superior, de preferência 4o a 60% dele e o detergente não iónico conterá, de preferência, pelo menos 50% daquele alcanol superior poli-alcoxil(inferior)ado preferido.
podem utilizar-se misturas de dois ou mais dos agentes tensio-activos não iónicos líquidos e, nalguns casos, podem obter-se vantagens com a utilização de tais misturas.
Detergentes Tensio-Activos Não iónicos Líquidos com Terminação de Ácidos
As propriedades de viscosidade do detergente tensio-activo não iónico líquido, que é utilizado, podem melhorar quando se inclui na composição um detergente tensio-activo não iónico líquido com terminação de ácido. Os
agentes tensio-activos não iónicos com terminação de ácido consistem essêncialmente num agente tensio-activo não iónico de espuma reduzida que foi modificado para converter um seu grupo hidroxilo numa fracção tendo um grupo carboxilo livre, tal como um éster parcial de um agente tensio-activo não iónico e um ácido policarboxílico ou anidrido.
A adição dos agentes tensio-activos não iónicos com terminação de ácido ao agente tensio-activo não iónico líquido contribui para a dispersibilidade da composição, isto é, derramabilidade e reduz a temperatura a que os agentes tensio-activos não iónicos líquidos formam um gel com água.
agente tensio-activo não iónico com terminação de ácido reage, na água da máquina de lavar louça, com a alcalinidade da fase do sal estruturador em dispersão da composição detergente e actua como um agente tensio-activo aniónico efectivo.
Os agentes tensio-activos não iónicos com terminação de ácido são ésteres do agente tensio-activo não iónico e ácido poliearboxílico. Os exemplos específicos incluem os hemi-ésteres de produto A com anidrido succínico, o éster ou hemi-éster de Dobanol 25-7 com anidrido succínico, e o éster ou hemi-éster de Dobanol 91-5 com anidrido succínico·
Em lugar do anidrido succínico, podem utilizar-se outros ácidos policarboxílicos ou anidridos, por ex., ácido maleico, anidrido de ácido maleico, ácido co, ácido malónico, ácido succínico, ácido ftálico, ftálico, ácido cítrico e afins.
glutárianidrido
A utilização dos agentes tensio-activos não iónicos de espuma reduzida nas formulações é importante
para evitar os problemas de cavitação durante o ciclo de lavagem. Nesta conformidade é preferida a utilização de agentes tensio-activos não iónicos de espuma reduzida.
Os agentes tensio-activos não iónicos com terminação de ácidos podem ser preparados da seguinte forma:
Produto A com terminação de ácido - Faz-se a mistura de 400 g do agente tensio-activo não iónieo de espuma reduzida do Produto A, que é um alcanol a 0^, que foi alcoxilado para introduzir 6 unidades de óxido de etileno e 5 de óxido de propileno por unidade de alcanol com 52 g de anidrido succínico, que é aquecida durante 7 horas a 100°C. A mistura é arrefecida e filtrada para remover o material succínico não reagido. A análise de infra-vermelhos indica que cerca de metade do agente tensio-activo não iónico se converteu no seu hemi-éster acídico.
Dobanol 25-7 co® terminação de ácido - Faz-se a mistura de 522 g de agente tensio-activo não iónico de Dobanol 25-7» que é o produto de etoxilação de um
co e 0,1 g de piridina (que actua como um catalizador de esferificação)♦ A mistura é aquecida a 260°0 durante 2 horas, arrefecida e filtrada para remoção do material succínico não reagido. A análise de infravermelhos indica que houve reacção de práticamente todos os hidroxilos livres do agente tensio-activo.
Dobanol 91-5 com terminação de ácido - Faz-se a mistura de 1000 g de agente tensio-activo não iónico de espuma reduzida de Dobanol 91-5, que é o produto de etoxilação de um alcanol a C-q e tem cerca de 5 unidades de óxido de etileno por molécula de alcanol com 100 g de
anidrido succínico e 0,1 g de catalizador de piridina. A mistura é aquecida a 260°C durante 2 horas, arrefecida e filtrada para remover material succínico não reagido. A análise de infra-vermelhos indica que houve reacção de praticamente todos os hidroxilos livres do agente tensio-activo. Podem utilizar-se outros catalizadores de esterificação, nomeadamente um alcóxido de metal alcalino (por ex., metóxido de sódio) no lugar de, ou em mistura com, a piridina.
Os agentes tensio-activos não iónicos de espuma reduzida são, de preferência, utilizados para a preparação de agentes tensio-activos não iónicos com terminação de ácido.
SAIS ESTRUTURADORES agente tensio-activo não iónico líquido não aquoso tem disperso nele partículas finas de estruturadores orgânicos e/ou inorgânicos para detergentes.
Um sal estruturador sólido preferido é um polifosfato de metal alcalino, tal como tripolifosfato de sódio (HTPJ?W). Em lugar, de todo ou parte do polifosfato de metal alcalino, pode utilizar-se um ou mais de outros sais estruturadores para detergentes, os outros sais estruturadores adequados são carbonatos, de metais alcalinos, boratos, fosfatos, bicarbonatos, silicatos, sais de ácido policarboxílico inferior, e poliacrilatos, anidridos polimaleicos e copolímeros de poliacrilatos e anidridos polimaleicos e poliacetal earboxilatos.
Os exemplos específicos daqueles estruturadores são carbonato de sódio, tetraborato de sódio, pirofosfato de sódio, pirofosfato de potássio, bicarbonato de sódio,
hexametafosfato de sódio, sesquicarbonato de sódio, mono e diortofosfato de sódio e bicarbonato de potássio. Os sais estruturadores podem ser utilizados sozinhos com o agente tensio-activo não iónico ou adicionado, com misturação, a outros estruturadores. Os estruturadores típicos incluem também os revelados nas Patentes dos E.U.A. 4·.516.812, 4.264.466 e 3.650.929 e os revelados nas Patentes dos E.U.A. 4.144.226, 4.155-092 e 4.146.495Segue-se uma descrição mais detalhada de alguns dos estruturadores preferidos.
Tripolifosfato de sódio (TPF).
TPF é um sal estruturador preferido.
TPF é uma mistura de um TPF anidro e uma pequena quantidade de hexa-hidrato de TPF, de modo que o teor em água, de ligação química, seja de cerca de 1%, que corresponde a cerca de um HgO por molécula de tripolifosfato pentassódico. Um tal TPF pode ser produzido por processamento de TPF anidro com uma limitada quantidade de água. A presença do hexa-hidrato diminui a rápida velocidade de solução do TPF no banho de lavagem e inibe o empastamento. W TPF adequado é vendido com o nome de Thermphos WM. A dimensão das partículas do TPF Thermphos W“, tal como é fornecido, é em média de cerca de 200 microns, tendo as partículas maiores cerca de 400 mierons.
Ácidos policarboxílicos alcalinos.
Dado as composições deste invento serem geralmente muito concentradas e, por conseguinte, poderem ser utilizadas em dosagens relativamente baixas, é desejável completar qualquer estruturador de fosfato (nomeadamente tripolifosfato de sódio) com um estruturador auxiliar, nomeadamente um ácido policarboxílico de metal alcalino tendo uma eleva
da capacidade de ligação ao cálcio para inibir a incrustação que, de outro modo, seria causada pela formação de um fosfato de cálcio insolúvel. Os ácidos policarboxílicos de metais alcalinos adequados são sais de metais alcalinos de ácido cítrico e ãcido tartárico, por ex., citrato monossódico (anidro). A terra alcalina, por ex., os sais de cálcio e magnésio de ácidos policarboxílicos são muito solúveis em água. A elevada solubilidade de, por exemplo, citrato de cálcio, melhora significativamente as propriedades de enxaguamento da composição detergente. Devido a natureza de elevada concentração da composição detergente, existe uma capacidade detergente suficiente para lavar os pratos e para permitir que uma quantidade restante suficiente de detergente reaja com a água dura adicional do enxaguamento e os sais de cálcio e magnésio para manter o cálcio e o magnésio em solução e para os remover da máquina de lavar, evitando assim a precipitação do cálcio e do magnésio como sais de fosfato insolúvel, deixando desagradáveis vestígios e película nos pratos, copos e utensílios.
poliacrilatos e Anidridos Polimaleicos.
Um estruturador orgânico adequado consiste num copolímero, que é o produto de reaeção de uma quantidade aproximadamente igual de mol de ácido metacrílico e anidrido maleico que foi completamente neutralizado para formar o seu sal de sódio. 0 estruturador é vendido com o nome de Sokalan CP5”· Este estruturador serve para inibir a incrustação, isto é, também inibe a formação e precipitação de fosfato dicálcio.
Silicatos de metais alcalinos.
Os silicatos de metais alcalinos são sais estruturadores úteis que também têm a função de tornar a composição anti-corrosiva para os utensílios de cozinha e para as peças da máquina de lavar automática. Os silicatos de sódio com relações de Na20/Si02 de 1,6/1 a 1/5,2, em especial de 1/1 a 1/2,8 são os preferidos, pode também utilizar-se silicatos de potássio com as mesmas relações. Os silicatos de metais alcalinos preferidos são dissilicato de sódio e metassilicato de sódio.
Estruturadores de zeólito.
Uma outra classe de estruturadores útil para este fim é a dos aluminossilicatos insolúveis em água, tanto do tipo cristalino como amorfo, vários zeólitos cristã linos (isto é, aluminossilicatos são descritos na Patente Britânica 1.504.168, na Patente dos E.U.A. 4.409-156 e nas patentes Canadianas 1.072.855 © 1-087-477· Um exemplo de zeólitos amorfos úteis para este fim pode ser encontrado na Patente Belga 855-551- Os zeólitos têm geralmente a fórmula (Μ20)χ( Al205)y(3i02) zwH20 em que x é 1, y é de 0,8 a 1,2 e de preferência 1, z é de 1,5 a 5,5 ou mais, e de preferência 2 a 5, e w é de 0 a 9, de preferência 2,5 a 6 efí é de preferência sódio, um zeólito típico é o de tipo A ou de estrutura similar, sendo particularmente preferido o tipo 4A. Os aluminossilicatos preferidos têm capacidades de permuta de iões cálcio de cerca de 200 miliequivalentes por grama ou mais, por ex., 400 meq/g.
Agentes Estabilizantes e de Controlo da Viscosidade
A estabilidade contra as propriedades de sedimentação pode ser melhorada pela adição, à composição, de uma pequena quantidade efectiva de éster fosfórico e as propriedades de viscosidade e anti-gel da composição podem ser melhoradas pela adição, à composição, de uma quantidade
-18efectiva de um éter monoalquílico de alquileno glicol.
Éster de Ácido Posfórico
De acordo com uma forma de realização do presente invento, a estabilidade de suspensão aumenta quando se inclui na composição um composto fosforoso orgânico acídico tendo um grupo -POH acídico. A utilização de ésteres de ácido fosfórico orgânico como aditivos estabilizantes para as composições detergentes não iónicas para lavagem de roupa contendo estruturadores de polifosfato é revelada no pedido igualmente pendente de atribuição comum S.N. 597*795, depositado em 6 de Abril de 1984.
composto fosforoso orgânico a C18 acídico pode ser, por exemplo, um éster parcial de ácido fosfórico e um álcool, nomeadamente um alcanol que tem uma natureza lipofílica tendo, por exemplo, mais de 5 átomos de carbono, por ex·, 8 a 20 átomos de carbono. Um exemplo específico é um éster parcial de ácido fosfórico e um alcanol C (Empiphos 5652” de Marchou”); ele é formado por cerca de 3% de monoéster e 6% de diéster des bastante pequenas do composto fosforoso orgânico acídico torna a suspensão significativamente mais estável contra a sedimentação em repouso, embora permaneça derramável, e reduz a sua viscosidade plástica. Crê-se que a utilização do composto fosforoso acídico pode resultar na formação de uma ligação física de elevado valor de energia entre a porção -POH da molécula e as superfícies do estruturador de polifosfato inorgânico, para que estas superfícies adquiram uma natureza orgânica e se tornem mais compatíveis com o agente tensio-activo não iónico.
A inclusão de quantidaÉter Mono-Alquílico de Alquileno Glicol
A inclusão na composição detergente do presente invento de uma quantidade efectiva de um éter mono-19-
alquílico <0^ a C^) (inferior) de alquileno (C2 a C^)inferior-glicol reduz a viscosidade da composição, tornando-a assim mais fácilmente derramável, melhora a estabilidade contra a sedimentação e melhora a dispersibilidade da composição quando adicionada à água na máquina de lavar louça. Mais específicamente, o éter monoalquílico de alquileno glicol é um composto anfifílico de baixo peso molecular, em particular um éter monoalquílico inferior (C^ a C^) de mono-, di- ou tri(alquileno Cg a C^)inferior-glicol. Os exemplos adequados de tais compostos anfifílicos de adição são éter monoetílico de etileno glicol (CgH^-O-CHgCHgOH), éter monobutílico de dietileno glicol (Ο^Ηθ-Ο-(CHgCHgO^H) e éter monobutílico de dipropileno glicol (CH^-O-ÍCHgCHO)^).
ch3
As composições do presente invento têm melhores características de viscosidade e estabilidade e permanecem estáveis e derramáveis a temperaturas tão baixas como 5°C e inferiores.
Agentes de Branquamento e Oxidantes
A composição detergente do presente invento inclui, de preferência, um agente de branqueamento de peroxigénio ou à base de cloro. Os agentes de branqueamento de oxigénio que podem ser utilizados são perborato, percarbonato ou perfosfato de metal alcalino, são compostos particularmente adequados os perboratos, percarbonatos e períosfatos de sódio e potássio, bem como monopersulfato de potássio. Um composto preferido é mono-hidrato de perborato de sódio. Os agentes de branqueamento à base de cloro que podem ser utilizados são hipoclorito de sódio (NaOCI), dicloroisocianurato de potássio (cloro disponível a 59%) ® ácido tricloroisocianúrico (cloro disponível a 85%).
Activadores composto peroxigénio de branqueamento é, de preferência, adicionado com misturação, adicionado com misturação do activador para esse fim. Os activadores adequados são os revelados na Patente dos E.U.A. 4.264.466 ou na coluna 1 da Patente dos E.U.A. 4.430.244. Os compostos pol:. acilados são os activadores preferidos, os activadores adequados preferidos sao a tetraacetil-etileno-diamina (TAED) e pentaacetil-glucose.
Agentes sequestrantes activador normalmente reage com o composto peroxigénio para formar um agente de branqueamento de peroxiácido na água de levar. É preferível incluir um agente sequestrante de elevado poder complexante para inibir qualquer reacção indesejável entre aquele peroxiácido e peróxido de hidrogénio na solução de lavagem na presença dos iões metálicos. Os agentes sequestrantes adequados incluem os sais de sódio de ácido nitrilotriacético (NTA), ácido etileno-diamino-tetraacético (EDTA), ácido dietileno-triamino-penta-acético (DETPA), ácido dietileno-triamino-pentametileno-fosfónico (DTPM1?) vendidos com o nome de DEQUEST 2066” e ácido etileno-diamino-tetrametileno fosfónico (AEDITEHF). Os agentes sequestrantes podem ser utilizados sozinhos ou em mistura.
Outros Ingredientes
Na composição do presente invento podem incluir-se vários outros aditivos ou adjuvantes para detergentes, para lhes darem propriedades adicionais desejáveis, quer de natureza funcional, quer estética. Assim, podem incluir-se na formulação pequenas quantidades de enzimas, nomeadamente enzimas proteolíticas, tais como subtilisina, bromelina, papaína, tripsina e pepsina, bem como enzimas amilo-21-
líticas, tais como enzimas do tipo amilase, enzimas do tipo lipase, e misturas, por exemplo pasta de protease e enzimas amilase. As enzimas preferidas são as enzimas amilolíticas que são vendidas com o nome de Termamyl.
podem incluir-se agentes anti-espuma, tais como Silicane D 7604, que é um poli-siloxano, e perfumes, por ex., perfume de limão.
A composição pode também incluir agentes espessantes fixotrópicos orgânicos ou inorgânicos, em quantidades suficientes para a obtenção de um produto com a consistência de um creme ou uma pasta.
Os agentes espessantes fixotrópicos, isto é, agentes espessantes e de suspensão, que fornecem propriedades £ixotrópicas, são conhecidas na técnica da especialidade e podem ser orgânicos ou inorgânicos, solúveis em água, dispersíveis em água, ou que formam colóides, e monoméricos ou poliméricos e devendo evidentemente ser estáveis nestas composições, por ex., estáveis relativamente à alcalinidade e compostos de branqueamento, tal como perborato de sódio. Os espessantes preferidos compreendem geralmente as argilas inorgânicas, que formam colóides, dos tipos esmética e/ou atapulgite. Estes materiais são geralmente utilizados em quantidades de cerea de 1,5 a 10, de preferência 2 a ®m. peso, para fornecerem as desejadas propriedades £ixotrópicas à formulação.
As argilas esméticas incluem montmorilonite(bentonite), hectonite, atapulgite, esmectite, saponite e afins. As argilas de montmorilonite são as preferidas e são vendidas com os nomes de Thixogel”(marca registada)nfi 1 e GelwhiteM (marca registada) GP, H, etc. pela Georgia Kaolin Company; e ECCAGUM (marca registada) GP, H, etc. por Luthern Qlay products. As argilas de atapulgite incluem os materiais vendidos com o nome de Attagel** (marca registada), isto é,
Attagel 40% Attagel 50 e Attagel 150 por Engelhará Minerais and Chemicals Corporation. São também úteis as misturas dos tipos esmectite e atapulgite, em relações, em peso de 4:1 a 1:5· Os agentes espessantes ou de suspensão dos tipos anteriores são bem conhecidos na técnica da especialidade, sendo descritos, por exemplo, na Patente dos E.U.A.
5.985.668.
podem também utilizar-se os agentes espessantes fixotrópicos poliméricos orgânicos convencionalmen te usados.
Descrição
A fase líquida pode incluir uma mistura de agente tensio-activo não iónico e de agente tensio-activo nao iónico com terminação de ácido na gama de cerca de 50 a 70%, nomeadamente 55 a 65% da formulação.
agente tensio-activo não iónico pode consistir em cerca de 50 a 50%, nomeadamente cerca de 55 a 55% da formulação.
agente tensio-activo não iónico com terminação de ácido pode consistir em cerca de 0 a 20%, nomeadamente 5 a 20% da formulação.
Os estruturadores são suspensos e/ou dissolvidos na fase líquida e podem consistir em cerca de 10 a 80%, nomeadamente cerca de 20 a 65% da formulação.
estruturador para detergentes pode consistir em cerca de 10 a 40%, nomeadamente cerca de 10 a 55% da formulação. São preferidos os polifosfatos de metais alcalinos.
sal de metal alealino de ácido poli-23-
carboxílico pode consistir em cerca de 0 a 30%, nomeadamente cerca de 5 & 20% da formulação.
agente anti-incrustação, copolímero de ácido metacrílico e sal de sódio de anidrido maleico, por ex., Sokalan CPS, pode consistir em cerca de 0 a 6%, nomeadamente cerca de 1,5 a 5% da formulação.
silicato de metal alcalino pode consistir em cerca de 0 a 50%, nomeadamente cerca de 5 a 30%, por exemplo, 10 a 20% da formulação.
agente estabilizante de éster fosfórico e o agente anti-gel de eter de alquileno glicol podem consistir em cerca de 0 a 25%, nomeadamente 0,5 a 20% da formulação.. 0 éster de ácido fosfórico pode consistir em cerca de 0 a 3%, nomeadamente cerca de 0,25 a 2,0% da formulação. 0 éter monoalquílico de alquileno glicol pode consistir em cerca de 0 a 20%, nomeadamente cerca de 5 a 15% da formulação.
agente de branqueamento e de oxidação pode consistir em cerca de 1 a 15%» nomeadamente 2 a 12% da formulação. 0 activador do agente oxidante e de branqueamento pode consistir em cerca de 1 a 6%, nomeadamente cerca de 2 a 5,5% da formulação. 0 agente sequestrante, por ex., Dequest 2066, pode consistir em cerca de 0 a 2%, nomeadamente 0,25 a 1,0% da formulação.
A formulação pode também incluir um agente anti-espuma na quantidade de cerca de 0 a 1%, nomeadamente cerca de 0,25 a 1,0%; enzimas numa quantidade de cerca de 0 a 6%, nomeadamente 0,5 a 4,0%, por exemplo, 0,5 a 2,0%; e um perfume numa quantidade de cerca de 0 a 2%, nomeadamente 0,25 a 1,0% da formulação. Todas as quantidades dos ingredientes anteriores são dadas em percentagem de peso, com base no peso da formulação completa.
As composições detergentes não iónicas, líquidas, não aquosas, concentradas, para lavagem automática do presente invento são de rápida dispersão na água da máquina de lavar louça. As máquinas de lavar louça domésticas presentemente utilizadas têm uma capacidade determinada de cerca de 80 cm^ ou 90 g de detergente. Na utilização normal, por exemplo, para uma carga completa de pratos sujos, emprega-se normalmente 60g de detergente em pó.
De acordo com o presente invento, apenas são necessários 35 cm^ ou 40 g da composição detergente não iónica líquida concentrada. 0 funcionamento normal de uma máquina de lavar pratos automática pode envolver os seguintes passos ou ciclos: ciclos de lavagem, enxaguamento com água fria e ciclo de enxaguamento com água quente. Os ciclos de lavagem e enxaguamento completos requerem cerca de 120 minutos. A temperatura da água de lavar é de cerca de 50 a 70°0 e a temperatura da água de enxaguar é de cerca de 50 a 70°G. Os ciclos de lavagem e de enxaguamento requerem cerca de 8 a 12 litros de água para o ciclo de lavagem e cerca de 8 a 12 litros de água para o ciclo de enxaguamento.
As composições detergentes líquidas não aquosas altamente concentradas para a lavagem automática de louça apresentam excelentes propriedades de limpeza e, devido à grande concentração do detergente na composição, o detergente não é totalmente consumido durante o ciclo de lavagem ou totalmente eliminado durante o ciclo de enxaguamento, de modo que resta uma quantidade suficiente de detergente durante o ciclo de enxaguamento para melhorar substâncialmente o enxaguamento. Os pratos lavados e secos apresentam-se isentos dos indesejáveis vestígios, depósitos ou película, que são o resultado da utilização de água dura no ciclo de enxaguamento,,
Numa forma de realização do invento, a estabilidade dos sais estruturadores na composição durante o
armazenamento e a dispersibilidade da composição em água melhoram quando se procede à moagem e redução das partículas dos estruturadores sólidos para dimensões inferiores a 100 microns, de preferência inferiores a 40 microns e, mais preferivelmente para menos de cerca de 10 microns. Os estruturadores sólidos são geralmente fornecidos em partículas com dimensões de cerca de 100, 200 ou 400 microns. A fase tensio-activa líquida não iónica pode ser misturada com estruturadores sólidos antes de se efectuar a operação de moagem.
Na operação de moagem, é preferível que a proporção de ingredientes sólidos seja suficientemente elevada (por ex., pelo menos cerca de 40%, nomeadamente cerca de 50%) para que as partículas sólidas estejam em contacto umas com as outras e não sejam substâncialmente protegidas umas com as outras pelo líquido tensio-activo não iónico. Após o passo de moagem, pode adicionar-se à formulação moida qualquer agente tensio-activo não iónico líquido. Os moinhos que utilizam bolas moentes (moinhos de bolas) ou elementos de moagem móveis semelhantes dão muito bons resultados. Deste modo, pode utilizar-se um dispositivo de atrito de lote laboratorial tendo bolas de moagem de esteatite de 8 mm de diâmetro. Para um processamento de maior escala, pode utilizar-se um moinho de operação contínua, com bolas moentes com
entre um estator e um rotor funcionando a uma velocidade relativamente elevada (por ex., um moinho MCoBallH); quando se utiliza um tal moinho, é desejável passar a mistura do agente tensio-activo não iónico e sólidos primeiramente por um moinho que não efectua uma moagem tão fina (por ex·, um moinho coloidal) para reduzir as partículas a dimensões inferiores a 100 microns (por ex., 40 microns) antes do passo da moagem para um diâmetro médio de partículas inferior a cerca de 10 microns no moinho de bolas contínuo.
Numa forma de realização preferida, as —26— partículas do estruturador para detergentes têm uma distribuição de dimensões de partículas tal que não mais de cerca de 10%, em peso, das referidas partículas têm uma dimensão superior a cerca de 10 microns.
Numa forma de realização preferida do in vento, a composição detergente é formulada utilizando-se os ingredientes a seguir indicados:
Lutensol SG 9715”, que e um detergente tensio-activo nao iónico
Thermphos W, que é tripolifosfato de sódio (TPF)
Citrato monossódico anidro
Sokalan CP5”, que é um copolímero de ácido metacrílico e sal de sódio de anidrido maleico
Dissilicato de sódio/Metassilicato de sódio Agente estabilizante e anti-gel de éter monometílico de dipropilenoglicol
Empiphos 5652”, que é um agente estabilizante e anti-gel de éster alcanóico de ácido fosfórico
Agente oxidante e de branqueamento de monohidrato de perborato de sódio
TEAD, que é tetraacetiletilenodiamina, um activador para o agente oxidante e de branqueamento
Dequest 2066”, que é um agente sequestrante de sal de sódio de ácido dietileno-triaminopentametileno-fosfónico (DTPMF) % em peso a 55 a 25 a 20
1,5 a 5 a 15 a 15 a 1,0 a 4 a 4
0,25 a 1,0
Silicane L 7604”, que é um agente anti-espuma
Enzimas
Perfume de limão
0,5 a 2,0
0,1 a 0,5
Numa outra forma de realização preferida do invento, a composição detergente é formulada utilizando-se os ingredientes a seguir descritos:
Dobanol 91-5”♦ que é um detergente tentio-activo não iónico
Agente tensioactivo não iónico, de Dobanol 91-5 com terminação de ácido, que é o éster formado com anidrido succínico
a 45 a 20
Thermphos NW, que é tripolifosfato de sódio (TP3?) 25 a 35
Sokalan CP5tt» que é um copolímero de ácido metacrílico e sal de sódio de anidrido maleico 3 a 5
Empiphos 5652, que é um agente estabilizante e anti-gel de éster alcanóico de ácido fosfórico
0,5 a 1,5
Agente oxidante e de branqueamento de mono-hidrato de perborato de sódio 8 a 11
TEAD, que é um activador para o agente oxidante e de branqueamento da tetraacetiletileno-diamina pasta de protease, que é uma enzima proteolítica
Amilase, que é uma enzima amilolítica a 5,5
0,5 a 1,5
0,5 a 1,5 —28'
A composição detergente não iónica líquida não aquosa concentrada para lavagem automática de louça do presente invento pode, como préviamente mencionado, conter também aditivos convencionais para detergentes para a lavagem de louça. As formulações podem ser preparadas com os estruturadores sólidos em pó comercialmente existentes e estruturadores pre-moidos, e/ou as formulações podem ser misturadas e, se desejável, moídas em partículas de dimensões desejadas.
presente invento é ainda ilustrado pelos seguintes exemplos.
EXEMPLO 1
Faz-se a formulação de uma composição detergente tensio-activa não iónica líquida nao aquosa concentrada a partir dos ingredientes seguintes e nas quantidades especificadas.
% em peso “Lutensol SC 9713” agente tensio-activo não iónico 40,0 Thermos Ww-(TPF)-tripolifosfato de sódio 15,0 Citrato monossódico anidro 15,0 Sokalan CP5”~copolímero de ácido metacrílico e sal de sódio de anidrido maleico 2,5 Metassilicato de sódio 18,0 Empiphos 5632w-éster alcanóico de ácido fosfórico 0,5 Mono-hidrato de perborato de sódio 3,0
Activador para BTAED-tetraacetileno-diamina BDequest 2066B-sal de sódio de ácido dietilenotria% em peso
5,0 mino-pentametileno fosfónico (DTPMF)0,5 “Silicano L 7604 (agente anti-espuma)0,75 “Termamyl” (enzima)1,5 perfume de limão0,25
100,0
EXEMPLO 2
Faz-se a formulação de uma composição detergente tensio-activa não iónica, líquida, não aquosa, concentrada, semelhante, à do Exemplo 1, a partir dos seguintes ingredientes. Nesta formulação omitiu-se Empiphos 5652“ e adicionou-se éter monometílico de dipropiieno glicol.
-30% em peso
Lutensol SC 9713» agente tensio-activo não iónico39»25
Éter monometílico de dipropileno glicol10,0
Thermos NW-(TPF)tripolifosfato de sódio20,0
Citrato monossódico anidro10,0
Sokolan CP5W-copolímero de ácido metacrílico e sal de sódio de anidrido maleico2,0
Dissilicato de sódio10,0
Mono-hidrato de perborato de sódio3»0
Activador de wTEADw-tetraacetiletilenodi amina5,0
Dequest 2066-sal de sódio de ácido dietilenotriamino-pentametileno-fosfónico (DTPMF)0,5 «Silicane L 76040,5
Termamyl1,5 perfume de limão0,25
100,00
EXEMPLO 3
Faz-se a formulação de uma outra composição detergente tensio-activa não iónica, líquida, não aquosa, concentrada, a partir dos seguintes ingredientes.
Dobanol 91-5-agente tensio-activo não iónico
Agente tensio-activo não iónico de Dobanol
91-5” com terminação de ácido
Thermos W-(TPF)-tripolifosfato de sódio Sokalan CP5-copolímero de ácido metacrílico e sal de sódio de anidrido maleico
Empiphos 5652-Éster alcanóico de ácido fosfórico
Mono-hidrato de perborato de sódio
Activador de nTEAD”-tetraacetileno-diamina pasta de protease
Amilase % em peso
37.5
12.5
29,0
4,0
1,0
9.5
4.5
1,0 _Jb2L
100,00
Todas as formulações concentradas anteriores são utilizadas numa máquina automática de lavar louça, para lavar uma carga de pratos, copos e utensílios de cozinha. Verificou-se que após o ciclo de lavagem resta uma quantidade de detergente suficiente para ser utilizado durante um ciclo de enxaguamento com água dura para prevenir a formação de quaisquer vestígios ou película indesejáveis nos pratos, copos e utensílios de cozinha, para que os pratos, copos e utensílios de cozinha secos na máquina de lavar louça se apresentem limpos e brilhantes. É evidente que a anterior memória descritiva e os exemplos são dados unicamente como forma de ilustração e que podem ser feitas variações sem que haja um afastamento do espírito do invento.
EEIVINDICAQÕES

Claims (16)

  1. IS. - Método para lavar pratos, copos, taças e outros utensílios de mesa numa máquina automática de lavar louça através da lavagem, seguida de enxaguamento, caracterizado por se adicionar à água de lavar, na referida máquina de lavar louça, uma composição detergente tensio-activa, não iónica, líquida, não aquosa concentrada, em que a referida composição compreende um agente tensio-activo líquido não iónico que tem disperso nele um estruturador para detergentes e, pelo menos, um componente seleccionado a partir do grupo formado por um agente anti-gel e um agente anti-sedimentação, sendo a referida composição suficientemente concentrada para lavar os referidos pratos, copos, chávenas e utensílios de mesa, e por se conservar uma parte suficiente da composição detergente após a lavagem, durante o enxaguamento dos pratos, copos, chávenas e utensílios de mesa lavados, para prevenir a deposição ou para remover vestígios ou películas.
  2. 2a. - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se incluir na referida composição detergente um ou mais adjuvantes para detergentes seleccionados a partir do grupo formado por agente anti-incrustação, agente de branqueamento, activador do branqueamento, agente sequestrante agente anti-espuma, avivador óptico, enzimas e perfume·
  3. 3&. - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se incluir na composição detergente cerca de 1,5 a % de agente anti-incrustação orgânico.
  4. 4a. - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se incluir na composição detergente cerca de 5 a 1% de agente anti-gel de éter monoalquílico de alquileno glicol.
  5. 5a. - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se incluir na referida composição detergente cerca de 0,5 a 2,0% de agente anti-sedimentação de éster alcanóico de ácido fosfórico.
  6. 6a. - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se incluir na composição detergente cerca de 5 a 20% de agente tensio-activo não iónico com terminação de ácido, como agente anti-gel e de controlo da viscosidade, e 0,5 a 2,0% de agente anti-sedimentação de éster alcanoico de ácidos fosfórico.
  7. 7a. - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se incluir na composição detergente cerca de 5 a 20% de um estruturador de ácido policarboxílico inferior de metal alcalino.
  8. 8â. - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se incluir na composição detergente cerca de 5 a 50% de um estruturador de silicato de metal alcalino.
    -349a. - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se incluir na composição detergente cerca de 0,25 a 1,0% de um agente sequestrante orgânico.
  9. 10S. - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se incluir na composição detergente cerca de 0,25 a 1,0% de um agente anti-espuma.
    lis. - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se incluir na composição detergente cerca de 10 a 20% de metassilicato de sódio.
  10. 12ô. - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se incluir na composição detergente 0,5 a 2,0% de enzima.
    15s. - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se incluir na referida composição agente tensio-activo não iónico 35-55% polifosfato de metal alcalino 10-25% ácido policarboxílico inferior de metal alcalino 5-20% silicato de metal alcalino 5-15% éster alcanoico de ácido fosfórico 0,25-1% perborato de metal alcalino 2-4% tetraacetil-etileno-diamina 2-4%
  11. 14â. - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se incluir na referida composição agente tensio-activo não iónico 55-5% polifosfato de metal alcalino 10-2% ácido policarboxílico inferior de metal alcalino 5-20% silicato de metal alcalino 5-1% éter monoalquílico de alquileno glicol 5-1% perborato de metal alcalino 2-4% tetraacetil-etileno-diamina 2-4%
    1%· - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se incluir na composição detergente:
    agente tensio-activo não iónico 50-4% agente tensio-activo não iónico com terminação de ácido 5-20% polifosfato de metal alcalino 25-5% éster alcanoico de ácido fosfórico 0,5-l>% perborato de metal alcalino 8-11% tetra-acetil-etileno-diamina 5-5»5%
  12. 16a. - processo para a preparação de uma composição detergente líquida não aquosa concentrada, com agente tensio-activo não iónico, para lavagem automática de louça, tendo propriedades melhoradas de enxaguamento, caracterizado por se incluir na referida composição um agente tensio-activo líquido não iónico que tem disperso nele um sal, estruturador e, pelo menos um componente seleccionado a partir do grupo formado por um agente tensio-activo não iónico com terminação de ácido , como agente anti-gel, um éter monoalquílico de alquileno glicol, como agente anti-gel, e um éster alcanoico de ácido fosfórico, como agente anti-sedimentação, sendo a referida composição para lavagem da louça suficientemente concentrada para que se conserve uma quantidade bastante de detergente, após o ciclo da lavagem, para enxaguar os pratos, copos, chávenas e utensílios, de modo a que estes fiquem isentos de vestígios ou películas indesejáveis.
  13. 17a. - processo de acordo com a reivindicação 16, caracterizado por se incluir na referida composição um ou mais adjuvantes para detergentes, seleccionados a partir do grupo formado por agente anti-incrustação, agente de branqueamento, activador de branqueamento, agente sequestrante, agente anti-espuma, avivador óptico, enzimas e perfume.
  14. 18â. - processo de acordo com a reivindicação 16, caracterizado por se incluir na referida composição;
    agente tensio-activo não iónico 35-55%
    Polifosfato de metal alcalino 10-2% ácido policarboxilico inferior de metal alcalino 5-20% copolímero de ácido metacrilico e anidrido maleico 1,5-3% silicato de metal alcalino éster 5-1% éster alcanóico de ácido fosfórico 0,25-1% perborato de metal alcalino 2-4% tetracetil-etileno-diamina 2-4% sal de sódio de ácido dietileno-triaminopenta metileno-fosfónico 0,25-1%
  15. 19&. - Processo de acordo com a reivindicação 16, caracterizado por se incluir na referida composição agente tensio-activo não iónico 55-5% polifosfato de metal alcalino 10-25% ácido policarboxílico inferior de metal alcalino 5-20% copolímero de ácido metacrílico e anidrido maleico 1,5-5% silicato de metal alcalino 5-1% éter monoalquilico de alquileno glicol 5-1% perborato de metal alcalino 2-4% tetraacetil-etileno-diamina 2-4% sal de sódio de ácido dietileno-triamino-pentametileno-fosfónico 0,25-1%
  16. 20δ. - Processo de acordo com a reivindicação 17, caraeterizado por se incluir na referida compo sição:
    agente tensio-activo não iónico 50-4% agente tensio-activo não iónico com terminação de ácido 5-20% polifosfato de metal alcalino 25-5% sal de sódio de copolímero de ácido metacrílico e anidrido maleico 5-%
    58éster alcanoico de ácido fosfórico perborato de metal alcalino tetracetil-etileno-diamina
PT85580A 1986-08-28 1987-08-25 Processo para a preparacao de uma composicao detergente liquida nao aquosa para lavagem automatica de louca com melhores propriedades de enxaguamento, contendo um sal estruturador de polifosfato e metodo para a sua aplicacao PT85580B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US06/901,221 US4753748A (en) 1986-08-28 1986-08-28 Nonaqueous liquid automatic dishwashing detergent composition with improved rinse properties and method of use

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT85580A PT85580A (en) 1987-09-01
PT85580B true PT85580B (pt) 1990-05-31

Family

ID=25413775

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT85580A PT85580B (pt) 1986-08-28 1987-08-25 Processo para a preparacao de uma composicao detergente liquida nao aquosa para lavagem automatica de louca com melhores propriedades de enxaguamento, contendo um sal estruturador de polifosfato e metodo para a sua aplicacao

Country Status (23)

Country Link
US (1) US4753748A (pt)
JP (1) JPS6361098A (pt)
AU (1) AU613872B2 (pt)
BE (1) BE1003061A3 (pt)
BR (1) BR8704400A (pt)
CA (1) CA1299052C (pt)
CH (1) CH676993A5 (pt)
DE (1) DE3727911A1 (pt)
DK (1) DK438687A (pt)
ES (1) ES2007105A6 (pt)
FI (1) FI873731A (pt)
FR (1) FR2603301A1 (pt)
GB (1) GB2194546B (pt)
GR (1) GR871297B (pt)
IT (1) IT1211742B (pt)
LU (1) LU86978A1 (pt)
MX (1) MX163622B (pt)
NL (1) NL8702022A (pt)
NO (1) NO171991C (pt)
NZ (1) NZ221342A (pt)
PT (1) PT85580B (pt)
SE (1) SE8703300L (pt)
ZA (1) ZA875822B (pt)

Families Citing this family (42)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5064553A (en) * 1989-05-18 1991-11-12 Colgate-Palmolive Co. Linear-viscoelastic aqueous liquid automatic dishwasher detergent composition
US4753748A (en) * 1986-08-28 1988-06-28 Colgate-Palmolive Company Nonaqueous liquid automatic dishwashing detergent composition with improved rinse properties and method of use
GB8625974D0 (en) * 1986-10-30 1986-12-03 Unilever Plc Non-aqueous liquid detergent
CA1314186C (en) * 1988-04-29 1993-03-09 Frederik Jan Schepers Liquid cleaning products
US5164106A (en) * 1989-04-28 1992-11-17 Colgate-Palmolive Company Nonaqueous liquid automatic dishwasher detergent composition containing a dual bleach system
AU635774B2 (en) * 1989-10-10 1993-04-01 Colgate-Palmolive Company, The Nonaqueous liquid automatic dishwasher detergent composition containing a dual bleach system
US5120465A (en) * 1990-02-22 1992-06-09 Dry Branch Kaolin Company Detergent or cleansing composition and additive for imparting thixotropic properties thereto
US5094771A (en) * 1991-05-07 1992-03-10 Colgate-Palmolive Co. Nonaqueous liquid automatic dishwasher detergent composition
US5545344A (en) * 1991-05-31 1996-08-13 Colgate-Palmolive Co. Nonaqueous liquid, improved automatic dishwashing composition containing enzymes
US5527484A (en) * 1991-05-31 1996-06-18 Colgate-Palmolive Co. Phosphate containing powdered automatic dishwashing composition with enzymes
DK0518720T3 (da) * 1991-05-31 1996-01-29 Colgate Palmolive Co Ikke-vandigt flydende maskinopvaskemiddel indeholdende enzymer
US5169553A (en) * 1991-05-31 1992-12-08 Colgate Palmolive Company Nonaqueous liquid, phosphate-free, improved automatic dishwashing composition containing enzymes
AU651686B2 (en) * 1991-05-31 1994-07-28 Colgate-Palmolive Company, The Nonaqueous liquid automatic dishwashing composition containing enzymes
AU655261B2 (en) * 1991-05-31 1994-12-08 Colgate-Palmolive Company, The Nonaqueous liquid automatic dishwashing composition containing enzymes
US5527483A (en) * 1991-05-31 1996-06-18 Colgate Palmolive Co. Nonaqueous gelled automatic dishwashing composition containing enzymes
US5318715A (en) * 1991-05-31 1994-06-07 Colgate-Palmolive Company Liquid automatic dishwashing composition containing two enzymes
US5510048A (en) * 1991-05-31 1996-04-23 Colgate Palmolive Co. Nonaqueous liquid, phosphate-free, improved autoamatic dishwashing composition containing enzymes
US5240633A (en) * 1991-05-31 1993-08-31 Colgate-Palmolive Company Liquid automatic dishwashing composition containing enzymes
AU655274B2 (en) * 1991-05-31 1994-12-15 Colgate-Palmolive Company, The Nonaqueous liquid, phosphate-free, improved automatic dishwashing composition containing enzymes
US5618465A (en) * 1991-05-31 1997-04-08 Colgate Palmolive Co. Nonaqueous liquid automatic dishwashing composition containing enzymes
US5173207A (en) * 1991-05-31 1992-12-22 Colgate-Palmolive Company Powered automatic dishwashing composition containing enzymes
EP0517311A1 (en) 1991-06-07 1992-12-09 Colgate-Palmolive Company Linear viscoelastic aqueous liquid automatic dishwasher detergent composition
US5256327A (en) * 1991-08-01 1993-10-26 Shaklee Corporation Method of preparing a sequestering agent for a non-phosphate cleaning composition
GB9124489D0 (en) * 1991-11-18 1992-01-08 Unilever Plc Liquid cleaning products
US5559089A (en) * 1992-03-12 1996-09-24 The Procter & Gamble Company Low-dosage automatic dishwashing detergent with monopersulfate and enzymes
US5898025A (en) * 1992-09-25 1999-04-27 Henkel Kommanditgesellschaft Auf Aktien Mildly alkaline dishwashing detergents
DE69511091T2 (de) * 1994-06-23 1999-11-18 Unilever Nv Geschirrspülmittelzusammensetzungen
US5858117A (en) 1994-08-31 1999-01-12 Ecolab Inc. Proteolytic enzyme cleaner
ATE278761T1 (de) * 1996-03-19 2004-10-15 Procter & Gamble Herstellngsverfahren von maschinengeschirrspülreinigern enthaltend blumiges parfüm und builder
US5876514A (en) * 1997-01-23 1999-03-02 Ecolab Inc. Warewashing system containing nonionic surfactant that performs both a cleaning and sheeting function and a method of warewashing
DE19822939A1 (de) * 1998-05-22 1999-11-25 Henkel Kgaa Nichtwäßrige viskose Geschirreinigungsmittel
AU6343701A (en) 2000-06-05 2001-12-17 S C Johnson Biocidal cleaner composition
US20020142931A1 (en) * 2000-07-19 2002-10-03 The Procter & Gamble Company Gel form automatic dishwashing compositions, methods of preparation and use thereof
JP4965057B2 (ja) * 2000-11-27 2012-07-04 ザ プロクター アンド ギャンブル カンパニー 食器洗浄方法
EP1553160B1 (en) * 2003-12-29 2007-10-17 The Procter & Gamble Company Rinse aid compositions
KR20100014954A (ko) 2007-03-09 2010-02-11 다니스코 유에스 인크. 호알칼리성 바실러스 종 α-아밀라아제 변이체, α-아밀라아제 변이체를 함유하는 조성물 및 사용 방법
JP5599113B2 (ja) 2008-06-06 2014-10-01 ダニスコ・ユーエス・インク 糖化酵素組成物及びその糖化方法
MX2010013108A (es) 2008-06-06 2010-12-21 Danisco Inc Produccion de glucosa a partir de almidon usando alfa-amilasas de bacillus subtilis.
JP2011522546A (ja) 2008-06-06 2011-08-04 ダニスコ・ユーエス・インク バチルスサブティリス由来の変異体アルファアミラーゼおよびその使用方法
WO2010036515A1 (en) 2008-09-25 2010-04-01 Danisco Us Inc. Alpha-amylase blends and methods for using said blends
IN2012DN02731A (pt) 2009-10-23 2015-09-11 Danisco Us Inc
US9745543B2 (en) 2012-09-10 2017-08-29 Ecolab Usa Inc. Stable liquid manual dishwashing compositions containing enzymes

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE381672B (sv) * 1971-07-15 1975-12-15 Mo Och Domsjoe Ab Flytande tvettmedelskomposition
CA1112534A (en) * 1976-11-03 1981-11-17 John Pardo Detergent article for use in automatic dishwasher
US4115308A (en) * 1976-12-27 1978-09-19 The Procter & Gamble Company High-shear process for preparing silicate-containing paste-form detergent compositions
NO781898L (no) * 1977-06-09 1978-12-12 Ici Ltd Flytende vaskemiddelblanding.
EP0028849B1 (en) * 1979-11-09 1983-09-28 Unilever N.V. Non-aqueous, built liquid detergent composition and method for preparing same
US4264466A (en) * 1980-02-14 1981-04-28 The Procter & Gamble Company Mulls containing chain structure clay suspension aids
GB8308508D0 (en) * 1983-03-28 1983-05-05 Ici Plc Detergent compositions
GB2158454B (en) * 1984-04-06 1988-05-18 Colgate Palmolive Co Liquid laundry detergent composition
ZA852197B (en) * 1984-04-06 1986-11-26 Colgate Palmolive Co Liquid laundry detergent composition containing polyphosphate
GB2158838B (en) * 1984-04-06 1987-10-28 Colgate Palmolive Co Liquid bleaching laundry detergent composition
US4753750A (en) * 1984-12-31 1988-06-28 Delaware Liquid laundry detergent composition and method of use
US4622173A (en) * 1984-12-31 1986-11-11 Colgate-Palmolive Co. Non-aqueous liquid laundry detergents containing three surfactants including a polycarboxylic acid ester of a non-ionic
US4744916A (en) * 1985-07-18 1988-05-17 Colgate-Palmolive Company Non-gelling non-aqueous liquid detergent composition containing higher fatty dicarboxylic acid and method of use
US4647393A (en) * 1985-08-05 1987-03-03 Colgate-Palmolive Company Low phosphate or phosphate free nonaqueous liquid nonionic laundry detergent composition and method of use
US4767558A (en) * 1985-08-05 1988-08-30 Colgate-Palmolive Company Low phosphate or phosphate free nonaqueous liquid nonionic laundry detergent composition and method of use
US4648983A (en) * 1985-08-20 1987-03-10 Colgate-Palmolive Company Built non aqueous liquid nonionic laundry detergent composition containing urea stabilizer and method of use
US4753748A (en) * 1986-08-28 1988-06-28 Colgate-Palmolive Company Nonaqueous liquid automatic dishwashing detergent composition with improved rinse properties and method of use

Also Published As

Publication number Publication date
IT8748331A0 (it) 1987-08-27
MX163622B (es) 1992-06-08
FR2603301A1 (fr) 1988-03-04
DK438687D0 (da) 1987-08-21
FI873731A0 (fi) 1987-08-27
NO171991B (no) 1993-02-15
GB8719788D0 (en) 1987-09-30
GR871297B (en) 1988-01-12
LU86978A1 (fr) 1988-03-02
BR8704400A (pt) 1988-04-19
CA1299052C (en) 1992-04-21
SE8703300L (sv) 1988-03-01
GB2194546A (en) 1988-03-09
NL8702022A (nl) 1988-03-16
AU7663887A (en) 1988-03-03
GB2194546B (en) 1990-07-04
NO873627D0 (no) 1987-08-27
PT85580A (en) 1987-09-01
NO171991C (no) 1993-05-26
NO873627L (no) 1988-02-29
US4753748A (en) 1988-06-28
FI873731A (fi) 1988-02-29
SE8703300D0 (sv) 1987-08-26
CH676993A5 (pt) 1991-03-28
JPS6361098A (ja) 1988-03-17
ZA875822B (en) 1989-03-29
BE1003061A3 (fr) 1991-11-12
DK438687A (da) 1988-03-01
NZ221342A (en) 1989-08-29
AU613872B2 (en) 1991-08-15
DE3727911A1 (de) 1988-03-03
ES2007105A6 (es) 1989-06-01
IT1211742B (it) 1989-11-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT85580B (pt) Processo para a preparacao de uma composicao detergente liquida nao aquosa para lavagem automatica de louca com melhores propriedades de enxaguamento, contendo um sal estruturador de polifosfato e metodo para a sua aplicacao
US4830782A (en) Hot water wash cycle built nonaqueous liquid nonionic laundry detergent composition containing amphoteric surfactant and method of use
US5094771A (en) Nonaqueous liquid automatic dishwasher detergent composition
KR940010117B1 (ko) 인산염이 적은양 들어있거나 전혀 들어있지 않는 비수성액 세탁용 세제 조성물과 이를 이용한 세탁방법
JPH0463920B2 (pt)
CA1268389A (en) Built nonaqueous liquid nonionic laundry detergent composition containing urea stabilizer and method of use
AU598017B2 (en) Liquid nonionic laundry detergent composition and method of use
KR940010116B1 (ko) 저인산염 또는 인산염이 없는 액상의 비수성 비이온계 세탁용 세제조성물
US4988462A (en) Non-aqueous cleaning compositions containing bleach and capped nonionic surfactant
BE1001722A5 (fr) Compositions detergentes liquides non aqueuses de blanchissage contenant un polyphosphate et procedes pour nettoyer des tissus salis les utilisant.
GB2195123A (en) Laundry detergent compositions containing an alkali metal dithionite or sulphite reduction bleaching agent
CA2351675A1 (en) Pasty washing agent
JPS6372800A (ja) 布帛処理用洗剤組成物
JPS6248798A (ja) 低燐または無燐の非水性液体非イオン性洗濯洗剤組成物およびその用法
CA1292656C (en) Low phosphate or phosphate free laundry detergent
KR920004794B1 (ko) 액상의 중질 세탁용 세제 조성물
JPS61225299A (ja) 液体洗濯用洗剤一漂白剤組成物およびその使用方法
CA1307182C (en) Nonaqueous liquid nonionic laundry detergent composition and method of use
US10316277B2 (en) High performance laundry powder unit dose and methods of making the same
JP2583308B2 (ja) 液体洗浄剤
GB2178753A (en) Low phosphate, built, laundry detergent
JP2703799B2 (ja) 液体洗浄剤
CA1291689C (en) Low phosphate or phosphate free laundry detergent
NL8702574A (nl) Hexyleenglycol bevattende niet-waterige vloeibare niet-ionogene detergentcompositie voor wasgoed en werkwijze voor de toepassing daarvan.
CA1291691C (en) Phosphate free nonaqueous liquid nonionic laundry detergent composition and method of use

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19940531