PT853460E - Dispositivo doseador para pastilhas de detergente - Google Patents

Dispositivo doseador para pastilhas de detergente Download PDF

Info

Publication number
PT853460E
PT853460E PT95942830T PT95942830T PT853460E PT 853460 E PT853460 E PT 853460E PT 95942830 T PT95942830 T PT 95942830T PT 95942830 T PT95942830 T PT 95942830T PT 853460 E PT853460 E PT 853460E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
metering device
hook
side wall
detergent
liquid permeable
Prior art date
Application number
PT95942830T
Other languages
English (en)
Inventor
Liesbeth Johanna Carol Lemaire
Rueben Earl Oder Iii
Tanya Cecile Corneel Va Rompuy
Original Assignee
Procter & Gamble
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Procter & Gamble filed Critical Procter & Gamble
Publication of PT853460E publication Critical patent/PT853460E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47LDOMESTIC WASHING OR CLEANING; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47L15/00Washing or rinsing machines for crockery or tableware
    • A47L15/42Details
    • A47L15/44Devices for adding cleaning agents; Devices for dispensing cleaning agents, rinsing aids or deodorants
    • A47L15/4445Detachable devices

Landscapes

  • Washing And Drying Of Tableware (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Bidet-Like Cleaning Device And Other Flush Toilet Accessories (AREA)

Description

%síki>o
DESCRIÇÃO
DISPOSITIVO DOSEADOR PARA PASTILHAS DE DETEREGENTE Âmbito da invenção A presente invenção refere-se a um dispositivo doseador para pastilhas de detergente destinado a ser usado em máquinas de lavar loiça, e semelhantes.
Antecedentes da invenção
Composições para detergentes formadas em sólidos sem partículas tal como barras ou pastilhas ou cubos são conhecidas na técnica. Na descrição que se segue, o termo “pastilha” refere-se a sólidos sem partículas com qualquer forma. A pastilha proporciona um número de vantagens tanto para o consumidor como para o fabricante. De facto, a pastilha impede o derramamento da composição do detergente. Além disso, a referida pastilha elimina a necessidade do utilizador calcular a dosagem da composição de detergente necessária e assegura a utilização pelo utilizador da dosagem correcta da composição de detergente por ciclo de lavagem.
Para simplificar mais o manuseamento e por forma a maximizar a dissolução e portanto o rendimento da pastilha de detergente, muitos fabricantes de composições de detergentes proporcionam ao consumidor dispositivos doseadores para colocar a pastilha de detergente antes da colocação na máquina de lavar. Como resultado, os dispositivos doseadores sob a forma de cestos ou suportes são frequentemente utilizados, por exemplo em máquinas de lavar loiça automáticas para maximizar o rendimento da pastilha.
Um exemplo de um dispositivo doseador para pastilhas que pode ser introduzido numa máquina de lavar loiça automática é descrito no pedido de patente Europeu co-pendente com o n°. 95304115.9. Este dispositivo doseador pode compreender um meio de fixação (Fig. 2 111) que fixa o referido dispositivo doseador no interior de uma máquina de lavar automática de forma que este possa ser libertado dela quando necessário. Numa máquina de lavar loiça automática, o referido dispositivo doseador está geralmente preso ao exterior do cesto dos talheres ou do cesto da loiça.
Verificou-se que o referido dispositivo doseador pode ocasionalmente soltar-se do interior da máquina de lavar loiça automática durante o ciclo de lavagem desta. Isto pode ocorrer 1 essencialmente devido a forças externas que agem no referido dispositivo doseador durante o ciclo de lavagem. Estas forças podem, por exemplo, dever-se à circulação de água e/ou de ar dentro da máquina de lavar loiça automática durante o ciclo de lavagem. Igualmente, os pratos e/ou talheres que inadvertidamente se deslocam dentro da máquina de lavar loiça automática durante o ciclo de lavagem podem fazer com que o referido dispositivo doseador se solte. Além disso, pode ainda acontecer posteriormente que o dispositivo doseador derreta quando cai nos elementos de aquecimento da máquina de lavar loiça automática. A EP-A-298353 descreve um dispositivo doseador que tem um meio de prisão para impedir que o referido dispositivo doseador se solte durante o ciclo de lavagem.
Constitui portanto um objectivo da presente invenção proporcionar um dispositivo doseador para pastilhas de uma composição de detergente com um meio de fixação aperfeiçoado para evitar que o referido dispositivo doseador caia durante o ciclo de lavagem de uma máquina de lavar loiça automática.
Sumário da invenção A presente invenção refere-se a um dispositivo doseador (10) permeável aos líquidos adaptado para conter pastilhas de detergente. O referido dispositivo doseador compreende um corpo oco (12) que tem uma abertura (14) para permitir a introdução da referida pastilha no interior do referido dispositivo. O referido dispositivo doseador compreende um meio de fixação (20) que permite fixar o referido dispositivo doseador ao interior de uma máquina de lavar automática. O referido dispositivo doseador compreende ainda um meio de prisão (30) que impede que o referido dispositivo doseador se separe durante o ciclo de lavagem de uma máquina de lavar automática. O dispositivo doseador de acordo com a presente invenção caracteriza-se por o referido meio de prisão ser um gancho (32), compreendendo o referido gancho pelo menos um braço inclinado e/ou curvo.
Breve descrição das figuras A Figura 1 é uma vista lateral de uma forma de realização do dispositivo doseador de acordo com a presente invenção. 2 A Figura 2 é uma vista lateral de uma outra forma de realização do dispositivo doseador de acordo com a presente invenção. A Figura 3 é uma vista lateral de uma outra forma de realização do dispositivo doseador de acordo com a presente invenção. A Figura 4a a 4d é uma vista lateral de uma outra forma de realização do gancho de acordo com a presente invenção. A Figura 5a e 5b são vistas laterais de uma outra forma de realização do dispositivo doseador de acordo com a presente invenção.
Descrição detalhada da invenção
Na descrição que se segue qualquer forma de sólidos sem partículas tais como barras ou pastilhas ou cubos serão abrangidos pelo termo “pastilhas”. A referida pastilha é feita por meio de uma composição de detergente para lavar loiça ou roupa. A referida pastilha pode ter qualquer forma ou dimensão. De preferência, a referida pastilha sólida sem partículas é simétrica para assegurar a dissolução uniforme da referida pastilha no líquido de lavagem.
De acordo com a presente invenção, a pastilha de detergente pode compreender quaisquer ingredientes conhecidos na técnica. Estes ingredientes podem incluir agentes tensioactivos, soluções saponíferas, branqueadores, quelantes, intensificadores, enzimas, excipientes e perfumes.
De acordo com a presente invenção, a composição do detergente da pastilha é preparada na sua forma granular ou particulada e depois formada em pastilhas com a forma e dimensão desejadas por um dos processos conhecidos na técnica. Processos adequados incluem compressão, extrusão e moldagem. A composição detergente pode ser homogeneamente distribuída na pastilha ou pode compreender camadas distintas de certos ingredientes de detergente. A Figura 1 mostra um dispositivo doseador (10) na primeira forma de realização da presente invenção. O referido dispositivo doseador (10) compreende um corpo oco (12). O referido corpo oco compreende uma abertura (14) e uma parede lateral permeável aos 3 líquidos (16). De preferência, a referida abertura e o referido corpo correspondem à configuração da pastilha de detergente. Isto significa que a forma e dimensão da referida abertura é tal que a referida pastilha é capaz de ser prontamente inserida no referido dispositivo através da referida abertura. Enquanto que a forma e a dimensão do referido corpo oco (12) estão adaptadas para reter a pastilha de detergente. O dispositivo doseador (10) da presente invenção é permeável aos líquidos. Isto significa que o referido dispositivo permite que entre líquido no interior do referido dispositivo. Por conseguinte, uma pastilha de detergente contida no referido dispositivo pode ser dissolvida durante o ciclo de lavagem, por exemplo, por água. A pastilha de detergente forma um líquido de lavagem. Este líquido de lavagem é depois capaz de sair do dispositivo doseador permeável aos líquidos para ficar disponível no ciclo de lavagem da máquina de lavar.
Como característica essencial da presente invenção, o referido corpo oco (12) é rodeado por uma parede lateral permeável aos líquidos (16). A referida parede lateral é uma grade ou uma rede ou uma estrutura de lâmina perfurada, de forma que o dispositivo tenha múltiplos orifícios. Os referidos orifícios são, de preferência, distribuídos uniformemente no corpo oco do referido dispositivo. Os orifícios são de forma que a pastilha de detergente não pode ser retirada do referido dispositivo de doseamento através dos referidos orifícios. Contudo, os referidos orifícios são de forma a permitir que a água entre no referido dispositivo doseador para dissolver a pastilha de detergente durante o ciclo de lavagem da máquina de lavar, tornando o dispositivo doseador permeável aos líquidos. De preferência, o referido corpo oco do referido dispositivo tem uma estrutura de grade. Neste caso, o referido corpo oco (12) do referido dispositivo doseador (10) compreende uma armação rígida que tem uma base (15) e uma parede lateral perfurada (16). De preferência, a referida parede lateral é substancialmente perpendicular à referida base. A referida abertura (14) está, de preferência, oposta à referida base (15).
Como outra característica essencial da presente invenção, o referido dispositivo doseador compreende um meio de fixação (20). Como usado na presente descrição, a expressão “meio de fixação” refere-se a qualquer meio que pode ser adaptado para fixar o referido dispositivo doseador ao interior, por exemplo, de uma máquina de lavar loiça automática de forma que possa ser libertado desta pelo utilizador quando necessário. O referido meio de fixação é, de preferência, feito de material idêntico ou semelhante ao do referido 4 dispositivo doseador. O meio de fixação pode, de preferência, situar-se na referida parede lateral (16) do referido dispositivo doseador. O meio de fixação compreende, de preferência, pelo menos um gancho (22), que se prolonga ao longo da referida parede lateral (16). De preferência, o referido meio de fixação está adaptado para ser fixo ao exterior do cesto dos talheres de uma máquina de lavar loiça automática.
Como outra característica essencial da presente invenção encontra-se o meio de prisão (30). Como utilizado na presente descrição, a expressão “meio de prisão" refere-se a qualquer meio que pode ser adaptado para prender o referido dispositivo doseador ao interior de uma máquina de lavar loiça ou roupa automática de forma que não possa ser desencaixado desta durante o ciclo de lavagem da referida máquina de lavar automática. Especificamente, o referido meio de prisão está adaptado para impedir que o referido dispositivo doseador se desencaixe devido a forças que ocorrem no interior de uma máquina de lavar loiça automática, como por exemplo forças exercidas pela circulação da água e/ou ar. Contudo, o referido meio de prisão não impede a libertação do referido dispositivo doseador do interior de uma máquina de lavar loiça ou roupa automática pelo utilizador quando necessário. De preferência, o referido meio de prisão está adaptado para prender o referido dispositivo doseador no cesto dos talheres de uma máquina de lavar loiça automática. O referido meio de prisão é, de preferência, feito de material semelhante ou idêntico ao do referido dispositivo doseador, mas mais flexível relativamente ao referido dispositivo doseador em si. Outros materiais flexíveis, podem também ser considerados para a finalidade da presente invenção.
De preferência, o referido meio de prisão (30) impede o referido dispositivo doseador (10) de se desencaixar do referido cesto dos talheres. De preferência, o referido meio de prisão impede que o referido dispositivo doseador se desencaixe num sentido que é oposto ao sentido em que o referido dispositivo doseador é fixo com o referido meio de fixação. De acordo com a invenção, o referido meio de prisão (30) é um braço inclinado, referido mais adiante na presente descrição como um “gancho” (32), como ilustrado na Figura 1. O referido gancho pode também ser um braço curvo convexo ou côncavo, como mostrado por exemplo, respectivamente na Figura 4a e na Figura 4b. De preferência, o referido braço curvo côncavo da Figura 4b está ligado à referida parede lateral (16) do referido dispositivo doseador através de uma parte de transição (33). Uma outra forma de realização possível consiste num gancho que compreende dois braços, de preferência, apontando em sentidos opostos, como mostrado na Figura 4c. A Figura 4d ilustra a 5 possibilidade de combinar braços inclinados e curvos. Podem também ser considerados mais de dois braços para formar um gancho de acordo com a presente invenção. O referido gancho está situado no mesmo lado do referido dispositivo doseador (10) no qual também se encontra situado o meio de fixação (20). Especificamente, o referido gancho pode estar situado na parte (16a) da referida parede lateral (16) voltado para o referido meio de fixação, como ilustrado por exemplo na Figura 1. O referido gancho pode também estar situado no referido meio de fixação, como ilustrado na Figura 2. O referido gancho pode estar fixo a ou ser parte integrante da referida parede (16a), como mostrado na Figura 1. Como definido na presente descrição, a expressão “para cima” é definida como a apontar em direcção à parte superior do referido dispositivo doseador, sendo a referida parte superior definida pela referida abertura (12). Pelo contrário, a expressão “para baixo” é definida na descrição que se segue como a apontar para o sentido oposto relativamente a “para cima”, i.e., para a referida base (15) opondo-se à referida abertura. Na Figura 1 o referido gancho aponta para cima, mas pode igualmente ser considerado um gancho a apontar para baixo numa forma de realização de acordo com a presente invenção. Uma outra forma de realização é mostrada na Figura 2, em que o referido gancho está fixo a ou é parte integrante do referido meio de fixação.
Numa outra forma de realização preferida, o referido meio de prisão (30) compreende dois ganchos (32), como ilustrado na Figura 3. Mais uma vez, os referidos ganchos podem estar situados na referida parede lateral (16a) ou no referido meio de fixação (20). Uma outra possibilidade é ter um gancho situado no referido meio de fixação, enquanto que o outro pode estar situado na referida parede lateral. Ambos os ganchos podem apontar em conjunto para o mesmo sentido, para cima ou para baixo, ou apontar cada um num sentido oposto. De preferência, os referidos ganchos estão acima um do outro na referida parede lateral (16a) ao longo do sentido vertical. A expressão “sentido vertical" é definida como paralelo ao eixo (A) do referido dispositivo doseador. Os referidos ganchos podem estar distanciados também ao longo do sentido horizontal, i.e., os referidos ganchos não estão alinhados ao longo da mesma linha vertical. O sentido “horizontal” é o sentido perpendicular ao eixo (A) e perpendicular ao eixo (B) do referido dispositivo doseador. São também possíveis mais de dois ganchos numa forma de realização de acordo com a presente invenção. Em qualquer das formas de realização acima descritas qualquer dos referidos ganchos pode também apontar ao longo do sentido horizontal, para a esquerda ou para a direita. 6 O referido gancho (32) prende de preferência o referido dispositivo doseador no cesto dos talheres de uma máquina de lavar loiça automática. O referido cesto dos talheres compreende geralmente perfurações na sua parede lateral. As referidas perfurações estão distribuídas de forma homogénea na referida parede lateral do referido cesto dos talheres. Consequentemente, existe sempre pelo menos uma perfuração que entra em interacção com o referido gancho quando o referido dispositivo doseador é fixo ao referido cesto dos talheres. De facto, o referido gancho encaixa numa das referidas perfurações. De preferência, o referido dispositivo doseador está colocado na superfície exterior da referida parede lateral do referido cesto dos talheres em que o referido gancho do referido meio de fixação mergulha no interior do referido cesto dos talheres e o referido gancho (32) é preso numa das referidas perfurações a partir do exterior para o interior do referido cesto dos talheres.
As dimensões, i.e., comprimento e largura, do referido gancho são de forma a prender o referido dispositivo doseador no referido cesto dos talheres. Especificamente, a dimensão do referido braço inclinado do referido gancho tem que ser suficientemente pequena para encaixar em qualquer uma das referidas perfurações do referido cesto dos talheres. Pelo contrário, a referida dimensão tem que ser suficientemente grande para assegurar que o referido gancho fique bloqueado dentro da referida perfuração. De facto, a armação que rodeia a referida perfuração deve evitar que o referido gancho saia da referida perfuração. Estas dimensões podem também depender da forma específica do referido gancho, i.e., se o referido gancho for inclinado ou curvo e/ou os referidos pontos do gancho estiverem para cima, para baixo ou na posição horizontal. De preferência, as referidas dimensões são de entre 1 mm a 10 mm de comprimento e cerca de 1 mm a 5 mm de largura, de preferência ainda de cerca 5 mm de comprimento e cerca de 3 mm de largura. A mesma discussão acima aplica-se ao ângulo α que é o menor ângulo entre o braço inclinado e o referido sentido vertical ou horizontal. De preferência, o referido ângulo α situa-se na amplitude de cerca de 0o a cerca de 90°, de preferência na amplitude de cerca de 20° e cerca de 70°, de preferência ainda de cerca de 45°. No caso de um gancho que tem um braço curvo, o raio da curvatura do referido braço curvo, é de preferência entre cerca de 3 mm e cerca de 8 mm, de preferência ainda de cerca de 5 mm. O raio é medido a partir da parede lateral do referido dispositivo doseador.
Uma forma de realização preferida de acordo com a presente invenção, consiste num suporte que compreende um gancho único como mostrado na Figura 1. As dimensões do 7 referido gancho com esta forma de realização preferida são de cerca de 5 mm de comprimento e 3 mm de largura. Este gancho está situado entre o referido meio de fixação (20) e a referida parede lateral (16a) com um afastamento de 11 mm da abertura (14). O ângulo α tem cerca de 45°. O referido gancho (32) evita grandes deslocações do referido dispositivo doseador quando este é fixo e preso a um cesto dos talheres de uma máquina de lavar loiça automática. Por exemplo, o dispositivo doseador da Figura 1 pode ser fixo e preso a um cesto dos talheres e colocado numa máquina de lavar loiça automática. Quando forças ascendentes agem no referido dispositivo doseador durante o ciclo de lavagem da referida máquina de lavar, o referido dispositivo doseador é levantado até a barra superior da estrutura da perfuração na qual o referido gancho é posicionado impedir qualquer deslocamento adicional. De facto, a referida barra superior é presa no ângulo α entre o referido gancho e a referida parede lateral (16a) do referido dispositivo doseador. Quando as forças laterais agem no referido dispositivo doseador durante o ciclo de lavagem da referida máquina de lavar, o referido dispositivo doseador pode deslocar-se para a direita ou para a esquerda mas apenas na perfuração na qual o referido gancho está posicionado. De facto, estando o referido gancho inclinado ou sendo curvo entra em contacto com as referidas barras laterais da estrutura que circunda a referida perfuração. A única forma de remover o referido dispositivo doseador (10) do cesto dos talheres consiste em exercer uma força paralela ao eixo (B) e oposta à referida parede lateral do referido cesto dos talheres. Desta forma, o referido gancho (32) é forçado a sair da perfuração na qual o referido gancho estava preso. Verificámos que as forças necessárias para soltar o referido dispositivo doseador do referido cesto dos talheres são maiores do que as forças exercidas no referido dispositivo doseador durante o ciclo de lavagem numa máquina de lavar loiça automática. Especificamente, a água e/ou o ar em circulação na referida máquina de lavar não são suficientemente fortes para provocar uma separação completa do referido dispositivo doseador do referido cesto dos talheres. Por conseguinte, o referido dispositivo doseador de acordo com a presente invenção são se solta do referido cesto dos talheres durante o ciclo de lavagem.
Como uma opção preferida, o referido dispositivo doseador (10) compreende ainda um meio de restrição resistente às crianças (Fig. 5a, 24). O referido meio de restrição está adaptado para impedir a remoção da referida pastilha através da referida abertura (14) antes da dissolução da pastilha no líquido de lavagem. Em particular, como usado na 8 presente descrição, a expressão “meio de restrição resistentes às crianças” refere-se a qualquer mecanismo em que o acesso à pastilha, depois de inserida no doseador, é reduzido de forma que a pastilha não possa ser facilmente removida, especialmente por bebés e crianças.
Um possível meio de restrição resistente às crianças (24) pode ser pelo menos um elemento flexivelmente articulado (25a) ou deformável (25b) situado na região da referida abertura (14) como ilustrado em detalhe nas Figuras 5a e 5b. O referido elemento flexivelmente articulado ou deformável é deslocado da sua posição de descanso dentro do referido corpo oco (12) do referido dispositivo doseador (10) pela inserção da pastilha. O referido elemento tem um movimento mínimo, de preferência não tem qualquer movimento articulável ou de deformação oposto para além da posição de descanso, de forma que a pastilha não possa ser removida do referido corpo oco depois de inserida nele. De acordo com a presente invenção o referido elemento flexivelmente articulado ou deformável pode fechar total ou parcialmente a referida abertura do referido dispositivo doseador. Pode ser escolhido qualquer número e qualquer posicionamento variáveis com qualquer configuração dos referidos elementos flexivelmente articulados ou deformáveis em torno da referida abertura (14). O dispositivo doseador da presente invenção pode ser formado a partir de qualquer material resistente à água que possa suportar temperaturas moderadamente elevadas, tais como as atingidas em máquinas de lavar automáticas, e.g., cerca de 95° C, por um período relativamente longo de tempo (cerca de 3 horas) e que possa ser moldado na forma desejada. De preferência, o dispositivo doseador é feito de material termoplástico de baixo custo tal como polipropileno e formado por moldagem por injecção. O meio (20) que permite pegar na referida pastilha de detergente e introduzir a referida pastilha no referido dispositivo doseador sem haver um contacto entre os dedos de um utilizador e a referida pastilha de detergente é, de preferência, formado a partir do mesmo material que o corpo do referido dispositivo doseador.
De acordo com a presente invenção, o corpo oco (12) do referido dispositivo doseador (10) pode ter qualquer forma de modo que possa receber rapidamente a pastilha de detergente. De preferência, o dispositivo doseador é substancialmente rectangular.
Lisboa, '18 JUL. 2000
Agente Oficial da Propriedade Industrial Arco da Conceição, 3,1?- 11QQ LISBOA

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo doseador permeável aos líquidos (10) adaptado para reter uma pastilha de detergente, compreendendo o referido dispositivo doseador um corpo oco (12), tendo o referido corpo oco uma abertura (14) para permitir a introdução da referida pastilha no referido dispositivo e uma parede lateral permeável aos líquidos (16), compreendendo ainda o referido dispositivo doseador um meio de fixação (20) que permite fixar o referido dispositivo doseador ao interior de uma máquina de lavar automática, estando o referido meio de fixação fixo a e prolongando-se ao longo da referida parede lateral, compreendendo ainda o referido dispositivo doseador um meio de prisão (30) que impede que o referido dispositivo doseador se solte durante o ciclo de lavagem de uma máquina de lavar automática, sendo o dispositivo doseador caracterizado por o meio de prisão ser um gancho (32), compreendendo o referido gancho pelo menos um braço inclinado e/ou curvo.
  2. 2. Dispositivo doseador permeável aos líquidos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido meio de prisão estar situado na parte (16a) da referida parede lateral (16) e/ou no referido meio de fixação (20), onde a referida parte (16a) da referida parede lateral é a parte da referida parede lateral do referido dispositivo doseador voltada para o referido meio de fixação.
  3. 3. Dispositivo doseador permeável aos líquidos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido dispositivo doseador compreender mais do que um dos referidos ganchos.
  4. 4. Dispositivo doseador permeável aos líquidos de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o referido dispositivo doseador compreender ainda um meio de restrição adaptado para impedir a remoção da referida composição da pastilha de detergente através da referida abertura (12), e o referido meio de restrição ser um meio de restrição resistente às crianças.
  5. 5. Dispositivo doseador permeável aos líquidos de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o referido corpo oco (12) do referido dispositivo doseador estar rodeado por uma grade, rede ou estrutura de lâmina perfurada. i
  6. 6. Dispositivo doseador permeável aos líquidos de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o referido dispositivo doseador ser de um material de plástico sintético e formado por moldagem por injecção. Lisboa, 1 8 JUL 2000 Por THE PROCTER & GAMBLE COMPANY
    Agente Oficial da Propriedade Industrial Arco da Conceição, 3,1? - 1100 LISBOA 2 RESUMO DISPOSITIVO DOSEADOR PARA PASTILHAS DE DETEREGENTE A presente invenção proporciona um dispositivo doseador (10) para pastilhas de detergente que compreende um meio de fixação (30). O referido meio de fixação evita que o referido dispositivo doseador possa sair do cesto dos talheres ou da loiça durante o ciclo da lavagem numa máquina de lavar loiça automática. O referido meio de fixação é um gancho (32) que prende em qualquer uma das perfurações de um cesto dos talheres.
PT95942830T 1995-10-05 1995-10-05 Dispositivo doseador para pastilhas de detergente PT853460E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/US1995/012787 WO1997012539A1 (en) 1995-10-05 1995-10-05 A dispensing device for detergent tablet

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT853460E true PT853460E (pt) 2000-10-31

Family

ID=22249905

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95942830T PT853460E (pt) 1995-10-05 1995-10-05 Dispositivo doseador para pastilhas de detergente

Country Status (10)

Country Link
EP (1) EP0853460B1 (pt)
JP (1) JPH11512633A (pt)
AT (1) ATE192913T1 (pt)
AU (1) AU4404696A (pt)
DE (1) DE69517059T2 (pt)
DK (1) DK0853460T3 (pt)
ES (1) ES2145321T3 (pt)
GR (1) GR3033984T3 (pt)
PT (1) PT853460E (pt)
WO (1) WO1997012539A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AUPP815999A0 (en) * 1999-01-14 1999-02-11 Rice, Frederick John Soap dispenser
AU762248B2 (en) * 1999-01-14 2003-06-19 Sudsmaster 2000 Pty Ltd Soap dispenser
CA2636334A1 (en) 2006-01-21 2007-07-26 Reckitt Benckiser N.V. Article
GB0621576D0 (en) 2006-10-30 2006-12-06 Reckitt Benckiser Nv Device status indicator
GB0801580D0 (en) 2008-01-29 2008-03-05 Reckitt Benckiser Nv Process
EP3549508B1 (de) * 2018-04-03 2023-06-07 Mantz GmbH Duftstoffkörper zur abgabe von duftstoffen in einer geschirrspülmaschine
JP7222826B2 (ja) * 2019-06-21 2023-02-15 ホシザキ株式会社 加熱調理器

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2324185A1 (de) * 1973-05-12 1974-11-28 Henkel & Cie Gmbh Behaelter fuer duftsteine fuer haushaltsgeschirrspuelmaschinen
DE3722648A1 (de) * 1987-07-09 1989-01-26 Henkel Kgaa Vorrichtung zur aufnahme von spuelmaschinenreinigern in form von pulverpresslingen in haushaltsgeschirrspuelmaschinen

Also Published As

Publication number Publication date
JPH11512633A (ja) 1999-11-02
GR3033984T3 (en) 2000-11-30
AU4404696A (en) 1997-04-28
WO1997012539A1 (en) 1997-04-10
ES2145321T3 (es) 2000-07-01
EP0853460B1 (en) 2000-05-17
EP0853460A1 (en) 1998-07-22
ATE192913T1 (de) 2000-06-15
DK0853460T3 (da) 2000-08-28
DE69517059D1 (de) 2000-06-21
DE69517059T2 (de) 2001-02-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6048501A (en) Dispensing device for detergent tablet
US4748993A (en) Rack for holding nipples in a dishwasher
US6174848B1 (en) Process and dispensing device for washing laundry in a washing machine
US4512489A (en) Nipple holder
US6371642B1 (en) Small items bag for use in dishwasher
US4193588A (en) Nipple and collar retainer
US4589556A (en) Holder assembly for stemmed glassware and like objects
US4836392A (en) Upright baby-nipple sanitizer
JP2006509535A (ja) 液体洗剤組成物用分配装置
US4192432A (en) Sidewall construction for silverware basket
PT853460E (pt) Dispositivo doseador para pastilhas de detergente
US5211191A (en) Dishwasher bag
BR0016927B1 (pt) cabide para roupas possuindo um indicador de tamanho liberÁvel.
US3824633A (en) Dispenser assembly and method
EP0576234B1 (en) Dispensing device
US2879900A (en) Bottle drying rack
AU2016202198A1 (en) Emanator device
ITPN950031U1 (it) Cestello portaposate per lavastoviglie
HUT76112A (en) Dispensing device
EP0850590A1 (en) Dispensing device for tablets
EP0699410A1 (en) A dispensing device for detergent tablet
JP3192036B2 (ja) シンク装置
KR940001086Y1 (ko) 식기세척기용 수납바구니
JPH079255U (ja) 食器洗浄機の食器収納ラック
KR0134080Y1 (ko) 식기 건조기