PT819623E - Dispositivo para esvaziar contentores grandes de lixo - Google Patents

Dispositivo para esvaziar contentores grandes de lixo Download PDF

Info

Publication number
PT819623E
PT819623E PT97111395T PT97111395T PT819623E PT 819623 E PT819623 E PT 819623E PT 97111395 T PT97111395 T PT 97111395T PT 97111395 T PT97111395 T PT 97111395T PT 819623 E PT819623 E PT 819623E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
tilting
support
lifting
support arm
arms
Prior art date
Application number
PT97111395T
Other languages
English (en)
Inventor
Reinhard Helmes
Original Assignee
Zoeller Kipper
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Zoeller Kipper filed Critical Zoeller Kipper
Publication of PT819623E publication Critical patent/PT819623E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65FGATHERING OR REMOVAL OF DOMESTIC OR LIKE REFUSE
    • B65F3/00Vehicles particularly adapted for collecting refuse
    • B65F3/02Vehicles particularly adapted for collecting refuse with means for discharging refuse receptacles thereinto
    • B65F3/04Linkages, pivoted arms, or pivoted carriers for raising and subsequently tipping receptacles
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65FGATHERING OR REMOVAL OF DOMESTIC OR LIKE REFUSE
    • B65F3/00Vehicles particularly adapted for collecting refuse
    • B65F3/02Vehicles particularly adapted for collecting refuse with means for discharging refuse receptacles thereinto
    • B65F2003/0293Means mounted on the vehicle for supporting the refuse receptacle in the tipping position
    • B65F2003/0296Means mounted on the vehicle for supporting the refuse receptacle in the tipping position the supporting means mounted on the discharging means

Description

%λ1(οΖ 3 85 435 ΕΡ Ο 819 623/ΡΤ
DESCRIÇÃO “Dispositivo para esvaziar contentores grandes de lixo” O invento refere-se a um dispositivo para esvaziar contentores grandes de lixo em contentores colectores com, pelo menos, um dispositivo de basculação e de elevação ou um dispositivo de basculação, com um dispositivo de apoio para esvaziar contentores pequenos de lixo, assim como com braços de suporte para prender contentores grandes de lixo, braços esses que estão montados lateralmente no dispositivo de basculação e de elevação ou no dispositivo de basculação, de forma oscilante à volta de um eixo vertical ou de um eixo horizontal, de uma posição de repouso para uma posição de funcionamento.
Uma concretização do contentor grande de lixo conhecido possui, nas suas duas paredes laterais opostas, pernos de apoio sobressaídos que, de uma forma geral, estão colocados a meio e deste modo no centro de gravidade do contentor grande de lixo. Estes pernos de apoio são agarrados pelos braços de apoio com as respectivas pegas de apoio que se formam, enquanto que os braços de apoio, por seu lado, estão apoiados de forma oscilante no dispositivo de basculação e de elevação ou no dispositivo de basculação. Quando os braços de apoio não são necessários, podem ser postos para dentro de forma oscilante, na posição de repouso.
Num dispositivo de basculação e de elevação ou num dispositivo de basculação existem dois braços de apoio do mesmo tipo, os quais estão por sua vez colocados lateralmente de forma oscilante por fora no dispositivo de basculação e de elevação ou no dispositivo de basculação. A distância que afasta os dois braços de apoio um do outro é determinada pela largura do contentor grande de lixo que irá ser esvaziado. Para além disso, os braços de oscilação devem ser tão grandes que possam agarrar o perno de apoio existente lateralmente na zona média da parede lateral do contentor grande de lixo. 2 ΕΡ Ο 819 623/ΡΤ É conhecido a partir da G 94 04 103.0 um dispositivo para apoio de colectores grandes, no qual os braços de apoio estão colocados sobre um elemento de bloqueio de comprimento variável, para que possa variar a distância para prender no elemento de suporte do colector. Os braços de apoio não são de oscilação e o dispositivo de apoio também não está previsto para outros tamanhos de contentores.
No dispositivo de acordo com a EP 0 667 308 A1 os braços de apoio também são constituídos de forma a terem um comprimento variável, sendo que os braços de apoio, para além disso, oscilam à volta de um eixo vertical. Na posição recolhida os braços de apoio podem sobrepor-se.
Na maior parte das vezes os dispositivos de basculação e de elevação ou os dispositivos de basculação nos quais estão colocados braços de apoio, são também proporcionados para esvaziar contentores pequenos de lixo. Neste caso existem dois dispositivos de basculação e de elevação ou de basculação iguais, um junto ao outro, e que podem funcionar independentemente um do outro. Estes são movimentados em conjunto no esvaziar de um contentor grande de lixo. Os dois braços de apoio necessários para agarrar o contentor grande de lixo estão, por sua vez, colocados do lado de fora dos dois dispositivos de basculação e de elevação ou de basculação.
Para que os dois dispositivos de basculação e de elevação ou de basculação possam ser postos em funcionamento independentemente um do outro, os braços de apoio, recolhidos de forma oscilante, não se devem cruzar nem sobrepor na zona central entre os dispositivos. Por esta razão só podem ser esvaziados contentores grandes de lixo que tenham uma determinada profundidade.
Os dispositivos, de acordo com o conceito principal da reivindicação 1, com os quais podem ser presos e esvaziados contentores de lixo deste tipo com pernos de apoio, são conhecidos por exemplo a partir da DE 2654542, assim como da DE 19516133 A1. Enquanto que os braços de apoio, de acordo com a DE 2654542 C3, estão apoiados de forma oscilante à volta de um eixo vertical, na DE 19516133
85 435 ΕΡ Ο 819 623/ΡΤ 3 sugere-se uma recolha oscilante à volta de um eixo horizontal, para poderem ser instalados também braços de apoio mais longos, que ao oscilarem à volta do eixo vertical dificultariam, por sua vez, o funcionamento de cada um dos dispositivos de basculação e de elevação ou dos dispositivos de basculação que estão próximos. Porém, a desvantagem deste dispositivo reside no facto do braço de apoio, na sua posição de repouso, ficar verticalmente para cima e ao bascular para dentro ficar profundamente mergulhado no espaço de armazenamento do lixo do colector do veículo, onde tem que ficar disponível um espaço livre que lhe corresponda.
Para além dos contentores de lixo com pernos de apoio laterais, há também outros com pegas, como o que é descrito na DE-PS 2101015 e na DE 2606599 C2.
Os braços de apoio, de acordo com a DE-PS 2101015, estão fixos a um eixo de oscilação comum e suportam, na sua extremidade livre, pendendo livremente, uma placa de apoio com duas garras de recepção. A suspensão oscilante deve servir para prender cuidadosamente a garra. Não é proporcionada a oscilação dos braços de apoio a partir da sua posição de funcionamento para uma posição de repouso, como é o caso no dispositivo de acordo com a DE 2606599 C2 . A fim de que as estruturas de basculação, de acordo com a DE 2606599 C2, para o contentor pequeno, não dificultem o apoio e o esvaziamento do contentor grande, as mesmas são fixas aos braços de apoio. Quando se fazem oscilar os braços de apoio na posição de funcionamento, as estruturas de basculação oscilam para fora e podem então constituir um perigo para quem passa. Na posição de repouso dos braços de apoio os mesmos sobrepõem-se, porque o comprimento do braço, devido ao ajuste às medidas do contentor grande de lixo a esvaziar, é maior do que a largura de cada um dos dispositivos de basculação e de elevação ou dos dispositivos de basculação. Especialmente nos contentores com garras o comprimento do braço de apoio deve ser maior do que metade da largura do contentor porque, embora a garra esteja normalmente efectivamente ao meio, os segmentos para prender, aos quais prendem as garras de apoio, não estão fixos ao centro na parede do contentor. O movimento para esvaziar apenas contentores
00 430 ΕΡ 0 819 623/ΡΤ 4 pequenos não deverá ser perturbado uma vez que os braços de apoio se encontram por trás dos apoios de basculação. O objecto do invento é um dispositivo para esvaziar contentores grandes de lixo, nos quais os braços de apoio se podem adaptar a diversas realidades de construção do dispositivo de basculação e de elevação ou de basculação e do contentor grande de lixo que vai ser esvaziado. Os braços de apoio não devem, muito especialmente na posição de repouso, apresentar qualquer tipo de impedimento ao bom desempenho do dispositivo de apoio de contentores pequenos de lixo e na posição de funcionamento devem apresentar o seu comprimento predeterminado através das medidas do contentor grande de lixo que vai ser despejado.
Este objecto é conseguido com um dispositivo de acordo com a reivindicação 1 da patente. Nas reivindicações dependentes da primeira reivindicação da patente estão descritos aperfeiçoamentos vantajosos.
De acordo com invento, devido ao facto dos braços de apoio serem construídos com comprimento variável resultam diversas vantagens. Pode proceder-se a uma adaptação às medidas e forma do dispositivo de suporte dos contentores grandes de lixo a serem esvaziados, que por exemplo, possa apresentar diferentes profundidades ou diferentes dispositivos de suporte, como pernos, garras ou outros do género que, em compensação, são colocados a diferentes distâncias da parede da frente do contentor grande de lixo. Não é necessário mudar o braço de basculação quando os contentores grandes de lixo com outras formas tiverem de ser esvaziados.
Para além disso, quando os braços de apoio são levados da posição de funcionamento para a posição de repouso, podem ser encurtados ao serem por exemplo impelidos em conjunto. Quando os braços de apoio oscilam à volta de um eixo vertical não se erguem tanto para cima na sua posição de repouso que precisem de um grande espaço livre no esvaziamento de contentores pequenos de lixo, recolhendo do modo oscilante no contentor colector. 85 435 ΕΡ Ο 819 623/ΡΤ 5
Quando os braços de apoio giram à volta de um eixo vertical, os mesmos podem ser encurtados de tal forma na posição de repouso que não se sobrepõem ou entrecruzam. Quando, por exemplo, dois dispositivos de basculação e de elevação ou dispositivos de basculação, que apresentem dispositivos de apoio para esvaziar contentores pequenos, estiverem montados perto um do outro, o funcionamento de cada um pode efectuar-se através dos braços de apoio sem qualquer impedimento.
Quando os braços de apoio oscilam na posição de funcionamento, podem ser estendidos para o comprimento que se quiser para poderem prender o respectivo contentor grande de lixo. Cada um dos braços de apoio apresenta um elemento de oscilação e pelo menos um elemento corrediço que se movimenta no sentido do comprimento. Regra geral é suficiente um elemento corrediço para efectuar os diferentes comprimentos de braço de apoio que são normalmente necessários nos contentores grandes de lixo que se conhecem.
Para que se regule automaticamente o prolongamento ou o encurtamento que se deseja do braço de apoio durante o movimento de oscilação do braço de apoio, o elemento corrediço apresenta um mecanismo de comando que movimenta o elemento corrediço em relação ao elemento de oscilação quando o elemento de oscilação está a oscilar. O elemento corrediço deve estar, de preferência, montado no elemento de oscilação sobre uma calha de condução para garantir a necessária estabilidade relativamente ao grande peso dos contentores grandes de lixo cheios.
Os braços de apoio devem de preferência apresentar uma construção telescópica.
De acordo com uma concretização preferida, o mecanismo de comando é uma alavanca de comando ligada ao elemento corrediço num primeiro ponto de ligação que se encontra em apoio de forma oscilante num segundo ponto de ligação em relação à estrutura de elevação, distanciada do ponto de ligação do ,0 85 435
ΕΡ Ο 819 623/ΡΤ 6 braço de apoio. O primeiro ponto de ligação deve estar neste caso preferivelmente montado fora do campo de oscilação do braço de apoio e formar um triângulo com o segundo ponto de ligação, assim como com o ponto de ligação do braço de apoio em cada uma das posições de oscilação do braço de apoio. Este posicionamento da alavanca de comando faz com que na oscilação do braço de apoio, na posição de repouso, o elemento corrediço fique puxado para trás e, na oscilação da posição de repouso para a posição de funcionamento, seja automaticamente puxado para fora na posição que foi predeterminada através do comprimento da alavanca de comando. Como a alavanca de comando define nesta concretização o comprimento máximo do braço de apoio, o comprimento da alavanca de comando deve apresentar de preferência uma construção regulável para se adaptar a diferentes medidas e concepções do elemento de apoio do contentor grande. A alavanca de comando pode ser, de preferência, um amortecedor de pressão de gás e, desta forma, possuir uma determinada flexibilidade, o que representa desde logo uma vantagem pois, assim, podem ser atenuadas as pancadas que necessariamente ocorrem quando os contentores são despejados.
Para facilitar a oscilação para fora na posição de funcionamento a quem trabalha com o lixo, está montado entre o elemento de oscilação e o elemento corrediço um mecanismo de ascensão que apoia a ascensão do elemento corrediço, o qual pode ser de preferência um amortecedor de pressão de gás que, ao colocar-se em funcionamento, está sujeito a uma pré-tensão. O amortecedor de pressão de gás esta de preferência montado no lado de baixo do braço de apoio para que não esteja lateralmente oposto ao braço de apoio e, desta forma, não constitua de forma nenhuma um impedimento ao funcionamento.
No elemento de oscilação está aplicada uma primeira garra de apoio. Com esta garra de apoio podem ser por exemplo presos os pernos de apoio que se encontram montados lateralmente no contentor grande de lixo.
Também é preferível que esteja aplicada uma segunda garra de apoio no elemento corrediço. A distância entre as duas garras de apoio deve ser de ΕΡ Ο 819 623/ΡΤ ΕΡ Ο 819 623/ΡΤ 7
L preferência escolhida de forma a que um contentor com duas secções de prisão possa ser apoiado e preso com pouco espaço. A ranhura de apoio da segunda garra de apoio está de preferência colocada num α > 0 relativamente à ranhura de apoio da primeira garra de apoio. A inclinação das duas ranhuras de apoio será de preferência escolhida de forma a que o contentor seja mantido seguro até mesmo na posição de baldear, a fim de se poderem evitar dispositivos adicionais de bloqueio.
Podem ser proporcionados diferentes dispositivos para poder fixar o braço de apoio na sua posição de repouso e na sua posição de funcionamento. O elemento oscilante está de preferência ligado à estrutura de elevação por uma mola, sendo o ponto de ligação da mola na estrutura de elevação escolhido de forma que fica garantida uma fixação do braço de apoio na posição de repouso e de funcionamento. São em seguida esclarecidas mais adequadamente formas de execução do invento a título de exemplo com base nos desenhos:
Os referidos desenhos mostram: na fig. 1 dois dispositivos de basculação e de elevação com dois braços de apoio dispostos um ao lado do outro e vistos pela parte de trás; na fig. 2 o posicionamento mostrado na fig. 1, mas visto de cima para baixo; nas figs. 3 e 4 um braço de apoio em posição de repouso e na posição de funcionamento, visto de lado; na fig. 5 um braço de apoio com contentor grande de lixo, visto de lado; na fig. 6 um corte através do braço de apoio mostrado na fig. 3 ao longo da linha A-A. 8G 43G ΕΡ Ο 819 623/ΡΤ
ffU~ L· 8
Na fig. 1 estão representados, pela parte de trás, dois dispositivos de basculação e de elevação, os quais estão instalados na parte de trás de uma veículo de transporte de lixo (o qual não está aqui representado). Cada um dos dispositivos basculantes de elevação 1a e 1b apresenta separadamente uma estrutura de elevação 3a,b na qual está fixo um respectivo pente de apoio 2a,b que serve de apoio aos contentores pequenos de lixo. Para além disso está apoiado em cada um dos lados exteriores da estrutura de elevação 2a,b de forma oscilante à volta de um eixo vertical um respectivo braço de apoio 10a,b. Na representação do desenho da fig. 1 os dois braços de apoio 10a,b encontram-se na posição de repouso. Nesta posição de repouso os dois braços de apoio 10a,b possuem um comprimento que corresponde à largura da respectiva estrutura de elevação 3a,b, de tal modo que os dois braços de apoio 10a,b nunca se entrecruzam. Fica desta forma garantido que o funcionamento individual de cada um dos dispositivos de basculação de elevação 1a,b não fica impedido.
Cada braço de apoio 10a,b apresenta um elemento de oscilação 20a,b que está ligado à estrutura de elevação 3a,b de forma oscilante. Neste elemento de oscilação 20a,b está aplicado, na direcção do comprimento, um elemento corrediço 30a,b que, ao oscilar para fora na posição de funcionamento, é posto em ascensão por meio de uma alavanca de comando 12a,b, sendo isto melhor explicado seguidamente em ligação com a fig. 2. No lado de baixo do braço de apoio 10a,b encontra-se um amortecedor de pressão de gás 15a,b que na posição de repouso está sujeito a uma pré-pressão e que, quando o braço de apoio 10a,b oscila para fora, suporta a ascensão do elemento corrediço 13a,b.
Encontra-se aplicada no elemento de oscilação 20a,b uma primeira garra de apoio 21a,b e no elemento corrediço 30a,b uma segunda garra de apoio 31a,b. A função destas duas garras é explicada mais adequadamente em ligação com a fig. 5.
Na fig. 2 estão representados os dispositivos de basculação e de elevação 1a,b da fig. 1 mas vistos de cima. O braço de apoio 10a que está aplicado no dispositivo de basculação c de elevação da esquerda 1a encontra-se na posição de 85 435 ΕΡ Ο 819 623/ΡΤ 9
repouso, enquanto que ο braço de apoio 10b que está aplicado lateralmente no dispositivo de basculação e de elevação da direita 1b é mostrado numa posição intermédia e numa posição de funcionamento, sendo que a posição de funcionamento é aquela posição na qual o braço de apoio 10b forma um ângulo recto em relação à estrutura de elevação 3b. A função da alavanca de comando 12a,b deve ser esclarecida de seguida com base na representação da direita. A alavanca de comando 12b está ligada num ponto de ligação 13b no lado de fora do elemento corrediço 30b. A outra extremidade da alavanca de comando 12b está apoiada numa flange de fixação 5b num ponto de ligação 14b. A flange de fixação 5b está aplicada no lado de fora da estrutura de elevação 3b a fim de que o ponto de ligação 14b esteja distanciado do ponto de ligação 11b. Este posicionamento excêntrico do ponto de ligação 14b faz com que o elemento corrediço 30b seja levantado, na oscilação para fora do braço de apoio 10b na posição de funcionamento, com base no comprimento preestabelecido da alavanca de comando 12b. Pelo contrário, é regulado um encurtamento na oscilação para dentro na posição de repouso, de forma a que o elemento corrediço 30b seja metido para dentro e na posição de repouso conduza a um encurtamento do braço de apoio 10b. O posicionamento dos pontos de ligação 11b, 14b e 13b é escolhido de forma a que em todas as posições da oscilação do braço de apoio 10b se forme um triângulo. Nesta situação tem de se escolher a distância dos dois pontos de ligação 11b e 14b de forma que na oscilação para dentro, na posição de repouso, a alavanca de comando 12b não colida com alguma peça que compõe a estrutura 3b. O esclarecimento para o dispositivo de basculação de elevação 1b é por sua vez também válido para o dispositivo de basculação e de elevação 1a com a respectiva referência provida de um a.
Na fig. 3 está representado o braço dc apoio 10a na sua posição de repouso. O elemento de ascensão 15a, que suporta a ascensão do braço de apoio 10a na forma de um amortecedor de pressão de gás, está ligado no ponto de ligação 18a ao elemento de oscilação 20a e no ponto de ligação 19a ao elemento corrediço 30a. O amortecedor de pressão de gás 15a apresenta um cilindro 16a e um êmbolo 85 435 ΕΡ Ο 819 623/ΡΤ 10 #
17a que ascende na oscilação da posição de funcionamento que se pode ver na fig. 4.
As duas garras de apoio 21a e 31b possuem ranhuras de apoio 22a e 32a, nas quais estão presos os respectivos elementos de suporte do contentor de lixo que se vai esvaziar. A ranhura de apoio 32a da segunda garra de apoio 31a está inclinada segundo um ângulo α oposto à ranhura 22a da primeira garra de apoio 21a, com o que se obtém um bloqueio na posição de basculação para dentro. Na parte de trás da garra de apoio 21a está representado um gancho 23a, no qual prende uma mola que não se encontra representada, que é enganchada na estrutura de elevação 3a com a sua outra extremidade livre.
Na fig. 5 está representado o braço de apoio 10a juntamente com um contentor grande de lixo 50. Está colocado lateralmente no contentor de lixo 50 um cabo 52 em forma de arco, cujas secções do cabo 53, 54 não se encontram colocadas ao meio. A distância das duas garras de apoio 21a e 31a está seleccionada de forma que as secções de cabo 53, 54, que engancham nas ranhuras de apoio 22a e 32a, são suportadas com uma pequena folga.
Na fig. 6 está representado um corte através do braço de apoio 10a, representado na fig. 3, ao longo da linha A-A. Ao elemento de oscilação 20a está fixa uma calha de condução 34 por meio de uma placa 35. Sobre esta calha de condução 34 está apoiado um elemento corrediço 30a que se desloca, estando a calha de condução juntamente com a placa 35 protegidas do pó por meio da cobertura 36.
Lista de referências: 1 a,b Dispositivo individual de basculação e elevação ou dispositivo de basculação 2 a,b Pente de apoio 3 a,b Estrutura de elevação 4 a,b Placa de contra-apoio 11 t 85 435 EP Ο 819 623/PT 5 a,b Flange de fixação 10 a,b Braço de apoio 11 a,b Eixo de oscilação 12 a,b Alavanca de comando 13 a,b Primeiro ponto de ligação 14 a,b Segundo ponto de ligação 15 a,b Amortecedor de pressão de gás 16 Cilindro 17 Êmbolo 18 Ponto de ligação 19 Ponto de ligação 20 a,b Elemento de oscilação 21 a,b Primeira garra de apoio 22 a,b Ranhura de apoio 23 a Gancho para mola 30 a,b Elemento corrediço 31 a,b Segunda garra de apoio 32 a,b Ranhura de apoio 34 Calha de condução 35 Placa 36 Cobertura 50 Contentor de lixo 52 Cabo 53 Secção do cabo 54 Secção do cabo Lisboa, , •’λ y. 1 i ·* 1' ;
Por Zõller-Kipper GmbH - O AGENTE OFICIAL -

Claims (15)

  1. 85 435 ΕΡ Ο 819 623/ΡΤ REIVINDICAÇÕES 1 - Dispositivo para esvaziar contentores de lixo dentro de contentores colectores, compreendendo pelo menos um dispositivo de basculação e elevação ou um dispositivo de basculação (1a,b) com dispositivos de apoio para esvaziar os contentores pequenos de lixo, assim como dois braços de apoio (10a,b) para prender os contentores grandes de lixo, braços esses que estão colocados lateralmente, por fora no dispositivo de basculação e de elevação ou no dispositivo de basculação, à volta de um eixo vertical ou de um eixo horizontal, de forma oscilante de uma posição de repouso para uma posição de funcionamento, caracterizado por: os braços de apoio (10a,b) serem construídos com possibilidade de variação de comprimento, enquanto que cada um dos braços de apoio (10a, b) apresenta um elemento de oscilação (20a,b) e pelo menos um elemento corrediço (30a,b), o qual se desloca no sentido do comprimento; e por o elemento corrediço (30a,b) apresentar um mecanismo de comando que, durante a oscilação do elemento de oscilação (20a,b), move o elemento corrediço (30a,b) relativamente ao elemento de oscilação (20a,b).
  2. 2 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o braço de apoio (10a,b) ter uma construção telescópica.
  3. 3 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por o elemento corrediço (30a,b) poder mover-se sobre uma calha de condução (34) montada no elemento de oscilação (20a,b).
  4. 4 - Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por cada um dos braços de apoio (10a,b) poder oscilar lateralmente na estrutura de elevação (3a,b) do dispositivo de basculação e elevação ou no dispositivo de basculação (1a,b) em torno de um eixo vertical. 80 435 ΕΡ 0 819 623/ΡΤ 2/3
  5. 5 - Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por o mecanismo de comando ser uma alavanca de comando (12a,b) ligada ao elemento corrediço (30a,b) num primeiro ponto de ligação (13a,b), alavanca essa que está apoiada de forma oscilante na estrutura de elevação (3a,b) num segundo ponto de ligação (14a,b) afastado do ponto de ligação (11 a,b) do braço de apoio (10a,b).
  6. 6 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o primeiro ponto de ligação (13a,b) estar colocado fora do campo de oscilação do braço de apoio (10a,b) e por se formar com o segundo ponto de ligação (14a,b) bem como com o ponto de ligação (11a,b) do braço de apoio (10a,b) um triângulo em cada uma da posições de oscilação do braço de apoio (10a,b).
  7. 7 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 5 ou 6, caracterizado por o comprimento da alavanca de comando (12a,b) ser regulável.
  8. 8 - Dispositivo de acordo com as reivindicações 5 a 7, caracterizado por a alavanca de comando (12a,b) ser um amortecedor de pressão de gás.
  9. 9 - Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por estar colocado, entre o elemento de oscilação (20a,b) e o elemento corrediço (30a,b), um mecanismo de elevação que suporta a ascensão do elemento corrediço (30a,b).
  10. 10 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por o mecanismo de elevação ser um amortecedor de pressão de gás (15a,b) que, na posição de elevar para dentro, está sujeito a uma pré-tensão.
  11. 11 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por o amortecedor de pressão de gás (15a,b) estar colocado na parte de baixo do braço de apoio (10a,b). 85 435 ΕΡ Ο 819 623/ΡΤ 3/3
  12. 12 - Dispositivo de acordo com as reivindicações 1 a 11, caracterizado por estar montada no elemento corrediço (20a,b) uma primeira garra de apoio (21 a,b).
  13. 13 - Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado por estar montada no elemento corrediço (30a,b) uma segunda garra de apoio.
  14. 14 - Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 12 ou 13, caracterizado por a ranhura de apoio (32a,b) da segunda garra de apoio (31 a,b) estar disposta segundo um ângulo α > 0 relativamente à ranhura de apoio (22a,b) da primeira garra de apoio (21 a,b).
  15. 15 - Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado por o elemento de oscilação (20a,b) estar ligado através de uma mola à estrutura de elevação (3a,b). Lisboa, Por Zõller-Kipper GmbH
PT97111395T 1996-07-15 1997-07-05 Dispositivo para esvaziar contentores grandes de lixo PT819623E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19628224A DE19628224C2 (de) 1996-07-15 1996-07-15 Vorrichtung zum Entleeren von Müllgroßbehältern

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT819623E true PT819623E (pt) 2001-07-31

Family

ID=7799713

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97111395T PT819623E (pt) 1996-07-15 1997-07-05 Dispositivo para esvaziar contentores grandes de lixo

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP0819623B1 (pt)
AT (1) ATE199358T1 (pt)
DE (2) DE19628224C2 (pt)
ES (1) ES2155227T3 (pt)
PT (1) PT819623E (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE20319079U1 (de) * 2003-12-09 2005-05-04 Faun Umwelttechnik Gmbh & Co. Kg Hub-Kippvorrichtung zur Aufnahme von Müllbehältern
CN110937283A (zh) * 2019-12-06 2020-03-31 安徽爱瑞特新能源专用汽车股份有限公司 一种用于垃圾桶的悬挂辅助结构

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2101015C3 (de) * 1971-01-11 1980-11-06 Zoeller-Kipper Gmbh, 6500 Mainz Vorrichtung zum Entleeren von Behältern, beispielsweise MüUgefäflen
DE2309232C2 (de) * 1973-02-24 1982-09-02 Zöller-Kipper GmbH, 6500 Mainz Vorrichtung zum Entleeren von Behältern, beispielsweise Müllgefäßen, in eine Einschüttöffnung
DE2654542C3 (de) * 1976-12-02 1984-03-15 Zöller-Kipper GmbH, 6500 Mainz Hub-Kipp-Vorrichtung für Behälter, insbesondere zum Entleeren von Müllgefäßen in Müllsammelbehälter.
US4401407A (en) * 1979-11-14 1983-08-30 Breckenridge David L Grasping apparatus and collection vehicle
IT1275380B (it) * 1994-02-10 1997-08-05 Vigilio Porcelli Dispositivo perfezionato di movimentazione di un cassonetto per immondizie
DE9404103U1 (de) * 1994-03-11 1994-05-26 Hueffermann Nutzfahrzeuge Gmbh Vorrichtung zur Aufnahme von Großbehältern
DE9407881U1 (de) * 1994-05-12 1994-08-04 Otto Lift Systeme Gmbh Vorrichtung zum Entleeren von Müllgroßbehältern

Also Published As

Publication number Publication date
DE19628224C2 (de) 1999-04-22
DE59703032D1 (de) 2001-04-05
ATE199358T1 (de) 2001-03-15
EP0819623A1 (de) 1998-01-21
EP0819623B1 (de) 2001-02-28
ES2155227T3 (es) 2001-05-01
DE19628224A1 (de) 1998-01-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5324097A (en) Bottom dump trailer
US7677337B2 (en) Construction device, in particular drilling device
US1266522A (en) Street-cleaning utensil.
US10752146B2 (en) Vehicle with a tiltable material collecting container as well as an emptying module
WO1983004062A1 (en) Device at bucket
US7398980B2 (en) Self-leveling wheelbarrow
US4056283A (en) Truck construction
US8789722B2 (en) Bedding box for use with compact excavator
PT819623E (pt) Dispositivo para esvaziar contentores grandes de lixo
US6846148B2 (en) Device for picking up and dumping or washing garbage containers on trucks
US3468442A (en) Rear loader for tractor attachment
US3094231A (en) Front end loaders
US2150821A (en) Transporting and dumping vehicle
GB2220921A (en) Self loading container vehicles
ES2286053T3 (es) Dispositivo para manejar y vaciar el contenido de contenedores destinados a la recogida de basura.
US1754620A (en) Batch box and grappling means therefor
US2832483A (en) Retractible boom rest for containers
US1543838A (en) Excavating machine
US3049249A (en) Transporting and dumping equipment
US4712664A (en) Load-out construction device
JPS6040557Y2 (ja) フオ−クリフト車用傾動機構つきバケツト
US1029045A (en) Can-cart.
US536789A (en) Nelson newman
US1095303A (en) Dredging device.
US990322A (en) Attachment for street-sweepers.