PT816289E - Processo para a preparacao de hexafluorofosfato de litio - Google Patents

Processo para a preparacao de hexafluorofosfato de litio Download PDF

Info

Publication number
PT816289E
PT816289E PT97109919T PT97109919T PT816289E PT 816289 E PT816289 E PT 816289E PT 97109919 T PT97109919 T PT 97109919T PT 97109919 T PT97109919 T PT 97109919T PT 816289 E PT816289 E PT 816289E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
process according
lif
reaction
reaction mixture
lithium
Prior art date
Application number
PT97109919T
Other languages
English (en)
Inventor
Werner Rudolph
Dirk Seffer
Heinz-Joachim Belt
Original Assignee
Solvay Fluor & Derivate
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Solvay Fluor & Derivate filed Critical Solvay Fluor & Derivate
Publication of PT816289E publication Critical patent/PT816289E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C01INORGANIC CHEMISTRY
    • C01DCOMPOUNDS OF ALKALI METALS, i.e. LITHIUM, SODIUM, POTASSIUM, RUBIDIUM, CAESIUM, OR FRANCIUM
    • C01D15/00Lithium compounds
    • C01D15/005Lithium hexafluorophosphate

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Secondary Cells (AREA)
  • Saccharide Compounds (AREA)
  • Primary Cells (AREA)

Description

sté· £89 V t Γ I—. DESCRIÇÃO "PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE HEXAFLUOROFOSFATO DE LÍTIO" A invenção refere-se a um processo para a preparação de hexafluorofosfato de lítio por reacção de pentacloreto de fósforo, fluoreto de lítio e fluoreto de hidrogénio. 0 hexafluorofosfato de lítio pode empregar-se como electrólito em elementos primários e secundários. Tais elementos incluem um ânodo, um cátodo, bem como um electrólito que se encontra· dissolvido num solvente aprótico não aquoso. Os elementos primários não são recarregáveis. Um elemento primário deste tipo encontra-se por exemplo descrito no registo alemão DE-OS 19 35 941 (= US-A 3,546,022). 0 elemento primário aí descrito compreende um ânodo de sódio bem como um cátodo contendo enxofre elementar. 0 hexafluorofosfato de lítio utilizado como electrólito encontra-se dissolvido num poliéter como solvente.
Elementos secundários encontram-se descritos no registo de patente US-5,427,874. Como ânodo utiliza-se material de carbono provido de lítio, como cátodo utilizam-se por exemplo óxidos mistos de lítio e cobalto. Como electrólito pode utilizar-se entre outros hexafluorofosfato de lítio, como solvente empregam-se por exemplo determinados pirocarbonatos (anidridos de ésteres de ácidos carboxílicos).
Também o registo de patente europeu EP-A-0 385 724 (= US-A 4,880,714) se refere a células electroquímicas com hexafluorofosfato de lítio como electrólito. O electrólito contendo lítio emprega-se numa mistura de solventes constituída por carbonato de propileno e dimetoxietano. O problema é que o hexafluorofosfato de lítio é instável na sua forma pura. Além disso, é altamente higroscópico, pelo que a sua preparação não é fácil. A EP-A-0 385 724 propõe por isso um processo para a preparação do hexafluorofosfato de lítio segundo o qual se faz 1
I t reagir o sal de uma base de Lewis e ácido hexafluorofosfórico com uma base de lítio. A reacção de, por exemplo, hexafluorofosfato de amónio e hidreto de lítio, efectua-se num solvente complexante como 1,2-dimetoxietano, o complexo de hexafluorofosfato de lítio e 2 moléculas de 1,2-dimetoxietano precipita e pode isolar-se. 0 objectivo da presente invenção é o de conseguir um processo simples, fácil de executar, para a preparação de hexafluorofosfato de lítio. Este objectivo é atingido com o processo da presente invenção.
De acordo com a invenção, a preparação do hexafluorofosfato de lítio efectua-se por reacção de pentacloreto de fósforo, fluoreto de lítio e fluoreto de hidrogénio, misturando primeiro o pentacloreto de fósforo e o fluoreto de lítio, arrefecendo, e adicionando o fluoreto de hidrogénio, pelo menos na quantidade estequeométrica necessária para a permuta cloro-flúor, na quantidade utilizada de pentacloreto de fósforo. 0 arrefecimento tem o objectivo de a reacção não se tornar demasiado violenta; após o arrefecimento pode adicionar-se rapidamente o HF. Se se arrefecer por exemplo a -40°C pode adicionar-se o HF mais rapidamente do que se se arrefecer apenas a -10°C. Em princípio pode efectuar-se a reacção - desde que se adicione o HF de modo adequadamente lento - mesmo com arrefecimento a 0°C ou até acima. O LiF pode também preparar-se in si tu, por exemplo a partir de halogenetos de lítio, como LiCl ou LiBr, ou a partir de Li2C03. Neste caso a quantidade correspondente de HF a adicionar é maior. A proporção molar do pentacloreto de fósforo para o fluoreto de lítio situa-se vantajosamente na gama de 1:1 a 2:1. Obtêm-se resultados particularmente bons quando a proporção molar do pentacloreto de fósforo para o fluoreto de lítio se situa na gama de 1,2 a 1,30. O fluoreto de hidrogénio emprega-se convenientemente em excesso estequeométrico. Obtêm-se resultados vantajosos 2 \ \ L-sj
Γ quando a razão molar de HF para PC15 é de pelo menos 5:1, de preferência de 7:1 a 9:1. 0 excesso de fluoreto de hidrogénio funciona como solvente; um excesso de HF até uma razão molar de HF para PC15 de 15:1 pode utilizar-se com bons resultados. Pode adicionar-se mais HF como solvente. É surpreendente que, segundo o processo de acordo com a invenção, a totalidade do pentacloreto de fósforo e a totalidade do fluoreto de lítio se possam misturar previamente fazendo-se reagir depois com fluoreto de hidrogénio. 0 necessário arrefecimento destina-se a impedir que a reacção violenta que se inicia prossiga. É vantajoso arrefecer a mistura inicial de pentacloreto de fósforo e cloreto de lítio a uma temperatura abaixo de -50°C. Isto obriga a mergulhar o recipiente reaccional numa mistura fria apropriada. Habitualmente, utilizam-se criostatos ajustados a uma temperatura abaixo de -50°C. É vantajoso arrefecer a uma temperatura abaixo de -50°C a mistura reaccional de pentacloreto de fósforo, fluoreto de lítio e fluoreto de hidrogénio, pelo menos até se completar a adição do fluoreto de hidrogénio, fazendo contactar o recipiente reaccional, por exemplo uma autoclave, com o líquido de arrefecimento arrefecido a uma temperatura abaixo de -50°C. A violência da reacção inicial pode levar a que a própria mistura reaccional aqueça a temperaturas acima do limite conveniente mencionado de -50°C. É vantajoso fazer a adição de HF arrefecido abaixo de -50°C.
De preferência, efectua-se a reacção num sistema aberto. Isto será esclarecido em seguida.
Revelou-se vantajoso deixar-se continuar a reagir a mistura reaccional após adição completa do fluoreto de hidrogénio sob arrefecimento, de preferência a uma temperatura abaixo de -50°C. Isto pode decorrer por exemplo durante um período de tempo de 5 minutos a 1 hora ou mais.
Além disso revelou-se conveniente, para a execução de uma fase pós-reacção em sistema aberto, regular a temperatura do sistema de arrefecimento a 0 a 15°C. Por esta razão, aquece também a mistura reaccional, vantajosamente até à temperatura de 3
0 a 15°C. A esta temperatura preferencial pode deixar-se continuar a reagir a mistura reaccional ainda durante algumas horas, por exemplo até durante 5 a 30 horas. Tal pode efectuar-se por varrimento da autoclave sem pressão com um gás inerte, por exemplo N2 ou Ar. A partir do produto reaccional podem remover-se sob vácuo eventuais componentes voláteis presentes. Se se desejar é possível efectuar uma recristalização e filtração. 0 processo de acordo com a invenção permite a preparação de hexafluorofosfato de lítio de um modo simples (uma vez que se adiciona um líquido a uma mistura sólida) , com bom rendimento e elevada pureza. O produto cristalino pode ser pulverizado para remover posteriormente sob vácuo eventuais resíduos de HF. 0 exemplo seguinte destina-se a ilustrar a invenção sem contudo a limitar no seu âmbito.
Exemplo
Preparação de LiPFg a partir de LiF, PC15 (25% em excesso) e HF (arrefecimento a -78°C) PC15 + 5 HF + LiF -» LiPFg + 5 HCl Procedimento geral A reacção fez-se numa autoclave de laboratório (volume 300 ml; pressão de trabalho 100 bar) da firma Roth. A mistura do conteúdo do reactor efectuou-se com um agitador magnético. O arrefecimento efectuou-se com metanol, cuja temperatura foi regulada por dois criostatos. Não se utilizou solvente adicional (para além do HF em excesso). 4
Quantidades das substâncias utilizadas: 8 mol (funciona também como solvente) 0,30 mol 0,375 mol/excesso de 25%
Fluoreto de hidrogénio: 160,0 g
Excesso total: 122,5 g
Fluoreto de lítio: 7,8 g
Pentacloreto de fósforo: 78,2 g
Excesso em relação a LiF
Execução;
Misturou-se o pentacloreto de fósforo juntamente com o fluoreto de lítio num frasco de polietileno com agitação e colocou-se em seguida a mistura na autoclave. O doseamento do fluoreto de hidrogénio arrefecido a -78°C durou um total de 6 minutos. Após terminar a adição do fluoreto de hidrogénio continuou a agitar-se durante mais 6 horas, sob desgaseificação com azoto, em "sistema aberto". Em seguida ajustou-se o criostato para 10°C. Sob desgaseificação com azoto continuou a agitar-se durante 17 horas.
Tempo de reacção total: 23 horas e 6 minutos (contado a partir da adição do fluoreto de hidrogénio)
Temperatura final: 11,4°C. 0 fluoreto de hidrogénio em excesso removeu-se em fase líquida. Os cristais obtidos lavaram-se com 10 ml de fluoreto de hidrogénio frio e filtraram-se.
Em seguida secou-se o sólido sob vácuo. Durante a remoção subsequente do produto na caixa de luvas, sob atmosfera de azoto, não se observou qualquer libertação de fumo pelo fluoreto de hidrogénio. 0 produto encontrava-se seco e tinha um aspecto branco. Em seguida pulverizou-se na caixa de luvas. O rendimento foi de 3 9,6 g = 0,26 mol = 87,0% em relação ao LiF. 5
Análise elementar (LiFgP)
Teórico Calculado
Li 4,6% 4,6% F 75,0% 75,9% P 20,4% 19,6% A substância obtida trata-se de hexafluorofosfato de lítio. O produto pretendido confirmou-se pelo seu espectro de infravermelho.
Lisboa, 28 de Janeiro de 2000
AGENTE OFICIAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL V* ^ 6

Claims (10)

  1. Γ REIVINDICAÇÕES 1. Processo para a preparação de LiPFg por reacção de PC15, LiF e HF, caracterizado por se misturar primeiro PC15 e LiF, se arrefecer a mistura, e se adicionar o HF pelo menos na quantidade estequeometricamente necessária para a permuta completa cloro-flúor em PC15.
  2. 2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se empregar uma proporção molar de PC15 para LiF de 1:1 a 2:1, de preferência de 1,2:1 a 1,3:1.
  3. 3. Processo de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por a proporção molar entre o HF e o PC15 ser de 5:1 a 15:1, de preferência de 7:1 a 9:1.
  4. 4. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se arrefecer a mistura prévia de PC15 e LiF a uma temperatura abaixo de -50°C.
  5. 5. Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por se arrefecer a mistura reaccional de PC15 e LiF a uma temperatura abaixo de -50°C, pelo menos até se completar a adição do HF.
  6. 6. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se deixar a mistura reaccional atingir uma temperatura de 0 a 15 °C.
  7. 7. Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por se efectuar a reacção de PC15, LiF e HF em autoclave fechada ou em sistema aberto. 1
  8. 8. Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por após se completar a adição de HF se deixar reagir a mistura reaccional sob arrefecimento.
  9. 9. Processo de acordo com as reivindicações 6, 7 e 8, caracterizado por, após adição completa do HF, se deixar reagir a mistura reaccional sob arrefecimento a uma temperatura abaixo de -50°C, e se deixar a mistura reaccional atingir uma temperatura de 0 a 15°C continuando a reagir sob uma atmosfera de gás inerte.
  10. 10. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se utilizar fluoreto de hidrogénio em excesso como solvente. Lisboa, 28 de Janeiro de 2000 AGENTE OFICIAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL
    2
PT97109919T 1996-06-26 1997-06-18 Processo para a preparacao de hexafluorofosfato de litio PT816289E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19625448A DE19625448A1 (de) 1996-06-26 1996-06-26 Verfahren zur Herstellung von LiPF¶6¶

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT816289E true PT816289E (pt) 2000-04-28

Family

ID=7797991

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97109919T PT816289E (pt) 1996-06-26 1997-06-18 Processo para a preparacao de hexafluorofosfato de litio

Country Status (9)

Country Link
US (1) US5866093A (pt)
EP (1) EP0816289B1 (pt)
JP (1) JPH1072207A (pt)
AT (1) ATE189187T1 (pt)
DE (2) DE19625448A1 (pt)
DK (1) DK0816289T3 (pt)
ES (1) ES2143268T3 (pt)
GR (1) GR3032795T3 (pt)
PT (1) PT816289E (pt)

Families Citing this family (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19805356C1 (de) * 1998-02-12 1999-06-17 Metallgesellschaft Ag Verfahren zur Herstellung von reinem LiPF¶6¶
FR2782517B1 (fr) * 1998-08-21 2000-09-29 Atochem Elf Sa Procede de fabrication d'hexafluorophosphate de lithium
JP3798560B2 (ja) * 1998-11-17 2006-07-19 ステラケミファ株式会社 六フッ化リン酸リチウムの精製法
KR100288825B1 (ko) * 1998-12-31 2001-05-02 박대치 육불화인산리튬의 제조방법
US6455200B1 (en) 1999-09-02 2002-09-24 Illinois Institute Of Technology Flame-retardant additive for li-ion batteries
US6884403B2 (en) * 2000-09-05 2005-04-26 Stella Chemifa Kabushiki Kaisha Method of purifying lithium hexafluorophosphate
US6824754B2 (en) * 2002-03-13 2004-11-30 Council Of Scientific And Industrial Research Solid state thermal method for the synthesis of lithium hexafluoro phosphate (LiPF)6 as battery electrolyte
DE10296746B4 (de) * 2002-03-21 2007-02-15 Council Of Scientific And Industrial Research Neues thermisches Festkörperverfahren zur Synthese von Lithiumhexafluorphosphat
JP4810867B2 (ja) * 2005-04-19 2011-11-09 セントラル硝子株式会社 リチウムイオン電池用電解液の製造方法
WO2007066464A1 (ja) * 2005-12-06 2007-06-14 Central Glass Company, Limited リチウムイオン電池用電解液の製造方法およびそれを用いたリチウムイオン電池
JP5609283B2 (ja) 2010-06-08 2014-10-22 セントラル硝子株式会社 リチウムイオン電池用電解液の製造方法およびそれを用いたリチウムイオン電池
JP5862094B2 (ja) * 2010-08-17 2016-02-16 セントラル硝子株式会社 ヘキサフルオロリン酸リチウム濃縮液の製造方法
CN104211029B (zh) * 2014-07-22 2016-09-07 浙江东氟塑料科技有限公司 一种六氟磷酸锂的制备方法
US10875781B2 (en) 2018-03-28 2020-12-29 Gene Lee Hunsucker Phosphorus pentafluoride reactions
US20210135291A1 (en) 2018-05-04 2021-05-06 Umicore A lithium cobalt oxide secondary battery comprising a fluorinated electrolyte and a positive electrode material for high voltage applications
EP3788671A1 (en) 2018-05-04 2021-03-10 Solvay Sa Non-aqueous liquid electrolyte composition
CN112042015A (zh) 2018-05-04 2020-12-04 尤米科尔公司 包含氟化电解质的Ni基锂离子二次蓄电池
CN114873577A (zh) * 2022-05-24 2022-08-09 江苏新泰材料科技有限公司 一种六氟磷酸钠的制备方法

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3907977A (en) * 1969-05-29 1975-09-23 United States Steel Corp Method for the preparation of high purity, highly surface active LiAsF{HD 6
US3607020A (en) * 1970-03-19 1971-09-21 Foote Mineral Co Preparation of lithium hexafluorophosphate
JPS60251109A (ja) * 1984-05-28 1985-12-11 Daikin Ind Ltd 6−フツ化リン酸リチウムの製造法
US4880714A (en) * 1989-02-27 1989-11-14 Duracell Inc. Method for preparing non-aqueous electrolytes
JP2987713B2 (ja) * 1990-11-09 1999-12-06 株式会社トーケムプロダクツ 高純度六フツ化リン酸化合物の製造方法
JPH05279003A (ja) * 1992-03-31 1993-10-26 Morita Kagaku Kogyo Kk 6フッ化リン酸リチウムの製造法
JP3173225B2 (ja) * 1993-05-26 2001-06-04 ソニー株式会社 非水電解液二次電池
CA2104718C (en) * 1993-08-24 1999-11-16 Huanyu Mao Simplified preparation of lipf6 based electrolyte for non-aqueous batteries
JPH07254415A (ja) * 1993-12-20 1995-10-03 Wilson Greatbatch Ltd 電気化学電池およびその電圧遅延を減少させる方法
US5378445A (en) * 1993-12-23 1995-01-03 Fmc Corporation Preparation of lithium hexafluorophosphate solutions
DE19614503A1 (de) * 1995-04-12 1996-10-17 Basf Ag Verfahren zur Herstellung von Lithiumhexafluorophosphat

Also Published As

Publication number Publication date
EP0816289B1 (de) 2000-01-26
JPH1072207A (ja) 1998-03-17
GR3032795T3 (en) 2000-06-30
ATE189187T1 (de) 2000-02-15
ES2143268T3 (es) 2000-05-01
DK0816289T3 (da) 2000-04-17
DE59701059D1 (de) 2000-03-02
US5866093A (en) 1999-02-02
EP0816289A1 (de) 1998-01-07
DE19625448A1 (de) 1998-01-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT816289E (pt) Processo para a preparacao de hexafluorofosfato de litio
CN105129825B (zh) 氟磺酸锂的制造方法、氟磺酸锂、非水电解液、以及非水电解质二次电池
CN101080361B (zh) 二氟磷酸盐的制造方法、用于二次电池的非水电解液及非水电解液二次电池
CN107720717B (zh) 一种二氟磷酸锂的制备方法
JPH04175216A (ja) 高純度六フツ化リン酸化合物の製造方法
KR100971065B1 (ko) 리튬이온전지용 전해액의 제조방법 및 이를 사용한리튬이온전지
KR101459804B1 (ko) 6불화인산염의 제조방법
CN103259040B (zh) 利用有机锡氟化物制备高纯度二氟磷酸锂的方法
CA2781633C (en) Galvanic cells containing oxygen-containing conversion electrodes
CN104487381A (zh) 二氟磷酸盐的制造方法
KR101955096B1 (ko) 매우 간단하고 효율적인 리튬 비스(플루오로술포닐)이미드의 새로운 제조방법
JP4188685B2 (ja) 硫化遷移金属リチウムの合成
Zor et al. Guide to water free lithium bis (oxalate) borate (LiBOB)
CN109180730A (zh) 一种二氟双草酸磷酸盐的制备方法
EP2608307A1 (en) Method for producing a lithium hexafluorophosphate concentrated liquid
JP5151121B2 (ja) リチウムイオン電池用電解液の製造方法およびそれを用いたリチウムイオン電池
CN112661791A (zh) 一种二氟双草酸磷酸锂的制备方法
CN114075226A (zh) 草酸硼酸盐的制备方法、草酸硼酸盐衍生物及其制备方法、电解质盐
JPS5953216B2 (ja) 無水ホウフッ化リチウムの合成方法
JP3555720B2 (ja) ヘキサフルオロリン酸リチウムの付加化合物及びその製造方法並びにそれを用いた電解液
JPS60251109A (ja) 6−フツ化リン酸リチウムの製造法
CN114408882A (zh) 双氟磺酰亚胺锂盐的制备及其应用
US3925539A (en) Processes of synthesizing anhydrous lithium hexafluoroarsenate
CN114075104A (zh) 草酸磷酸盐的制备方法、草酸磷酸盐衍生物及其制备方法、电解质盐
JPH1095609A (ja) ホウフッ化リチウム・1フッ化水素塩及びその製法、並びに、それを用いた無水ホウフッ化リチウムの製法