PT79304B - Process for making hot-water dispersible corn starch having high paste viscosity - Google Patents

Process for making hot-water dispersible corn starch having high paste viscosity Download PDF

Info

Publication number
PT79304B
PT79304B PT79304A PT7930484A PT79304B PT 79304 B PT79304 B PT 79304B PT 79304 A PT79304 A PT 79304A PT 7930484 A PT7930484 A PT 7930484A PT 79304 B PT79304 B PT 79304B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
starch
mixture
surfactant
water
weight
Prior art date
Application number
PT79304A
Other languages
English (en)
Other versions
PT79304A (en
Original Assignee
Cpc International Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cpc International Inc filed Critical Cpc International Inc
Publication of PT79304A publication Critical patent/PT79304A/pt
Publication of PT79304B publication Critical patent/PT79304B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C13SUGAR INDUSTRY
    • C13BPRODUCTION OF SUCROSE; APPARATUS SPECIALLY ADAPTED THEREFOR
    • C13B50/00Sugar products, e.g. powdered, lump or liquid sugar; Working-up of sugar
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08BPOLYSACCHARIDES; DERIVATIVES THEREOF
    • C08B30/00Preparation of starch, degraded or non-chemically modified starch, amylose, or amylopectin
    • C08B30/12Degraded, destructured or non-chemically modified starch, e.g. mechanically, enzymatically or by irradiation; Bleaching of starch
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS, OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT COVERED BY SUBCLASSES A21D OR A23B-A23J; THEIR PREPARATION OR TREATMENT, e.g. COOKING, MODIFICATION OF NUTRITIVE QUALITIES, PHYSICAL TREATMENT; PRESERVATION OF FOODS OR FOODSTUFFS, IN GENERAL
    • A23L29/00Foods or foodstuffs containing additives; Preparation or treatment thereof
    • A23L29/20Foods or foodstuffs containing additives; Preparation or treatment thereof containing gelling or thickening agents
    • A23L29/206Foods or foodstuffs containing additives; Preparation or treatment thereof containing gelling or thickening agents of vegetable origin
    • A23L29/212Starch; Modified starch; Starch derivatives, e.g. esters or ethers
    • A23L29/219Chemically modified starch; Reaction or complexation products of starch with other chemicals

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Crystallography & Structural Chemistry (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Dispersion Chemistry (AREA)
  • Nutrition Science (AREA)
  • General Preparation And Processing Of Foods (AREA)
  • Grain Derivatives (AREA)
  • Polysaccharides And Polysaccharide Derivatives (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Cereal-Derived Products (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)

Description

Descrição do objecto do invento que
CPC INTERNATIONAL INC., norteamericana, industrial, com sede em International Plaza, P.O Box 8000, Bnglewood Cliffs, Nova Jér sia 07632, Estados Unidos da Amé rica, pretende obter em Portugal para “PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE AMIDO DE CEREAL DISPERSÃVEL EM ÁGUA QUENTE ORIGINANDO PASTAS DE ELEVADA VISCOSIDADE”
0 presente invento refere-se a um processo para a preparação de amido de cereal dispersável em água quente originando pastas de elevada viscosidade.
Os amidos ocorrem na natureza sob a forma de grânulos separados. Quando se aquece uma suspensão de amido granular em água a uma temperatura superior à sua temperatura de gelatinização, os grânulos sofrem hidratação e gelatinizam para formar uma dispersão ou uma pasta viscosa. Esta propriedade levou à utilização do amido como agente espessante,particularmente, em aplicações alimentares.
Também é do conhecimento geral que, se alguém adicionar simplesmente amido ou uma mistura contendo amido a água à fervura, o amido forma rapidamente grumos que não se podem dispersar, mesmo com a agitação mais vigorosa e prolongada. Os grumos formam-se quando conjuntos de grânulos de amido contactam com a água quente. As partes exteriores dos conjuntos de grânulos de amido gelatinizam imediatamente e
55695 ι
6ase No.3304
t!
este 11 revestimento” de amido gelatinizado forma uma barreirai que evita a penetração da água para o interior dos conjuntos de grânulos.
• I
Uma maneira para resolver o problema do entorroamento consiste em se dispersar o amido completamente em água fria antes de se aquecer e gelatinizar a mistura. Este mátodo de mora muito tempo e, para muitas aplicações, é necessário ou preferível juntar o agente espessante ao líquido quente.
Os amidos podem-se tornar mais facilmente dispersáveis em água quente complexando-os com um agente tensioactivo. Este método envolve a mistura de amido natural, água e um | agente tensioactivo a uma temperatura apropriada durante um | intervalo de tempo para conferir as propriedades pretendidas ao amido sem provocar a gelatinização dos grânulos de amido. Enquanto este método demonstrou ser satisfatório para modificar os amidos de raízes e de tubérculos, tais como os amidos de tapioca e de batata, é menos satisfatório quando se aplica a um amido de cereal. Se se agitar esse complexo de amido de cereal/agente tensioactivo em água aquecida à ebulição, a pasta tende a ser grumosa muito embora desenvolva uma viscosidade relativamente elevada.
Os amidos também foram tratados com radiação de UHF (frequência ultra-elevada), também conhecida comó radiação de micro-ondas, a fim de modificar as suas propriedades.
Este método origina amidos que são ligeiramente mais dispersáveis em água quente do que o amido natural. No entanto, estes amidos ou não são completamente dispersáveis em água quente ou então as suas dispersões não possuem a viscosida- 1 de necessária para um agente espessante.
Verificou-se agora um processo que origina um amido de
cereal modificado que é substancialmente dispersável de maneira completa em água quente. Além disso, a sua dispersão
em água quente tem uma elevada viscosidade que a torna apro-2—f
priada para utilização como agente espessante em aplicações
alimentares e outras.
De acordo com o presente invento, proporciona-se um pro cesso para o tratamento de amido de cereal que compreende a operação que consiste em se misturar amido de cereal granular, um componente tensio-activo que compreende um agente tensioactivo contendo um agrupamento de ácido gordo e água numa quantidade compreendida entre cerca de 40 $ e cerca de 50 % em peso da mistura combinada. Uma parte desta água po de estar presente sob a forma de humidade natural do amido. Aquece-se a mistura uniforme a uma temperatura compreendida entre cerca de ® cerca de 85°C durante, pelo menos,
1 hora num recipiente fechado e o produto resultante é submetido a radiação de micro-ondas num recipiente aberto até que o teor de água da mistura tenha diminuído para um valor inferior a cerca de 15 $ em peso. Este processo proporciona um produto de amido que possui uma dispersabilidade em água quente de maneira substancialmente completa.· Além disso, uma dispersão a 5 $ âo produto de amido em agua fervente tem uma viscosidade de, pelo menos, cerca de 2000 centipoise quando medido a 70°C.
Os amidos granulares, e particularmente 0 amido de cereal, têm sido tradicionalmente usados como agentes espessar tes para molhos de carne e outros molhos. Como se notou pre viamente, esses amidos têm de ser eompletamente dispersados em água fria antes eb aquecer a uma temperatura superior à sua temperatura de gelatinização. Um produto de amido dispersável em agua quente ou ebuliente que proporcionaria uma paste consistente e uniforme sem grumos nem massas aglomeradas seria desejável por uma questão de melhor conveniência. Esse produto de amido seria particularmente desejável para utilização em produtos alimentares preparados em casa. 0 consumidor não teria de seguir os modos operatórios de preparação envolvidos associados com produtos alimentares que contem molhos e molhos de carne.
$5695
ease No.3304
Verificou-se surpreende me nte que o tratamento com microl -ondas duma mistura de amido/agente tensioactivo origina um produto de amido que se dispersa completamente em líquido aquoso quente ou em ebulição que origina uma dispersão com elevada viscosidade. Também descobriu que os complexos de amido de cereal com o agente tensioactivo se podem dispersarl a temperaturas muito mais baixas do que as anteriormente necessárias para tornar um amido de cereal disper sável em água quente. Portanto, o amido pode ser tratado por um processo que desenvolve uma pequena pressão e é muito mais adaptável ao processamento contínuo do que ao processamento por cargas descontínuas. Também, visto que o tratamento com micro-ondas pode ser empregado na secagem do amido, a radiação de mi cro-ondas necessária na realização prática do presente inven to pode ser usada sozinha ou em conjunção com os métodos de secagem tradicionais para fazer com que o amido tratado tenha o seu teor final de humidade.
A primeira operação do processo de acordo com o presente invento consiste em misturar amido de cereal granular,um componente tensioactivo e água. A mistura contém entre cerca de 40 0 e cerca de 5θ 0 em peso de água. Esta inclui a água presente como teor natural de humidade do amido. 0 com ponente tensioactivo constitui entre cerca de 0,2 0 e cerca de 3 $ ®m peso da mistura.
0 componente tensioactivo inclui, pelo menos, um agente tensioactivo contendo um agrupamento de ácido gordo. São exemplos de agentes tensioactivos apropriados monoestearato de glicerol, monoesterato de sorbitol, monoestearato de óxido de propileno, diestearato de hexametileno-glicol e estearato de sódio. Se o amido se destina a ser usado numa aplicação alimentar, emprega-se um agente tensioactivo do grau alimentar para utilização nessas aplicações.
A mistura uniforme de amido, agente tensioactivo e água
é seguidamente aquecida num recipiente fechado a uma tempe-455695
Case No. 3304
ratura compreendida entre cerca de $0°C e cerca de 85°C a fim de promover a associação entre o componente tensioactivo e o amido. A mistura é aquecida durante, pelo menos, 1 hora e pode ser aquecida durante um período mais longo de até cer ca de 10 horas. Num método preferido, a mistura é aquecida durante cerca de 5 horas a 65°C.
Depois de a mistura de amido, agente tensioactivo β água ser aquecida num recipiente fechado, ela é submetida a tratamento com micro-ondas num recipiente aberto. Preferivelmente, a mistura é moída num moinho para desfazer quaise quer torrões antes de ser submetida à radiação de micro-ondas.
0 tratamento com micro-ondas, tal como se usa para o efeito, compreende o uso de radiação electromagnética com a fraquência dentro do intervalo de cerca de trezentos mega-hertz (300 MHz) ató cerca de trezentos mil mega-hertz (300 000MHz). Dentro deste intervalo, só certas bandas especificas são geralmente permitidas para uso industrial. Na maior parte dos países, estas incluem as frequências de 935 e de 2450 MHz.
0 tempo necessário para obter as características pretendidas pelo tratamento com micro-ondas do amido varia. 0 tempo de tratamento depende de certos factores tais como a potência do equipamento de micro-ondas, o peso e a configuração do amido a ser tratado e a temperatura à qual o amido pode ser submetido. Ordinariamente, o tempo de exposição à radiação varia entre 2 minutos e 15 minutos, preferivelmente, entre 4 minutos e 6 minutos. A duração real do tratamento com radiação de DHF depende também do teor de humidade do amido, particularmente quando o tratamento com micro-ondas se destina também a efeetuar a secagem do amido,
A natureza do equipamento não 6 crítica e, nos exemplos
descritos na presente memória descrhiva, empregou-se uma estufa de micro-ondas comercialmente disponível à venda.
55695
Case No. 3304
Esta máquina funciona periodicamente e, portanto, não é necessário que o amido seja submetido a radiação durante um período não interrompido. Admite-se que o processo comercial possa compreender um túnel tendo uma cavidade que forma um guiamento das ondas para a radiação de UHF com dimensões que podem determinar a frequência da radiação. Esse equipamento é comercialmente obtenível da firma Industrie Micro- | ondes Internacionale sob a marca registada GIGATRON.
Como o tratamento com micro-ondas pode ser empregado para secar o amido tratado, o material de amido pode ser transportado num transportador de correia através do túnel de micro-ondas e depois ensacado directamente.
Os seguintes exemplos servem para ilustrar melhor a pie sente invenção.
EXEMPLO 1
Num misturador Hobart colocaram-se quinhentos e cinquenl ta e cinco gramas (555 g) de amido de cereal natural representando 500 g de substância seca (90,1 % de matéria seca) e pulverizou-se com uma suspensão de 5 gramas de monoestearato de glicerol em 359 gramas de água. Depois colocou-se a mistura resultante em garrafas de 0,965 litros (Quarto de galão) fechadas e aqueceu-se numa estufa a 65°C durante 7 1/2 horas.
A seguir a este tratamento, uma alíquota de 100 gram«s de amido foi colocada num prato de vidro e secou-se numa estufa de micro-ondas durante um período de 4 minutos. A estufa de micro-ondas usada nesta experiência foi uma estufa Sharp Carousel, Modelo N« R771O, funcionando a 650 watt e a uma frequência de 2450 MHz. 0 prato foi então inspecclonado visualmente, desfizeram-se os torrões em separado e continuou-se o tratamento com micro-ondas durante 2 minutos «di. cionais, depois do que se obteve um peso final de aproxima-655695
Case 3304
damente 60 gramas. Moeu-se e pene irou-se o produto seco, obtendo-se aproximadamente 5θ gramas de material de amido com a granulometria compreendida entre 20 malhas e 60 malhas
0 material de amido obtido desta maneira foi ensaiado relativamente à dispersabilidade em água quente e era comple tamente dispersável sem formaçSo de quaisquer grumos. A viscosidade, medida a 70°G, era aproximadamente igual a 3500 centipoise (cp).
Para medir a dispersabilidade em água quente, aquecem-se à ebulição 100 mililitros de água num copo de precipitação de 200 mililitros. Então, adicionam-se 5,0 gramas de amido com agitação manual. Continua-se o aquecimento com agitação acasional durante 2 minutos. Determina-se qualquer formação de grupos por inspecção visual. Determina-se a vis cosidade da dispersão quente depois de se ajustar de maneira a conter exactamente 100 gramas de água e depois deixa-se ar refecer até 70°C. Mede-se a viscosidade usando um visco simetro Brookfield RVT, usando uma haste Νβ·3 a 10 revoluções por minuto.
EXEMPLO 2
Seguiu-se a maneira de proceder geral do Exemplo 1, usando misturas de amido e de monoestearato de glicerol contendo percentagens variáveis de água. Aqueceram-se as misturas a 65°c durante 5 horas antes de secarem na estufa de micro-ondas. Os resultados dos ensaios reunidos na Tabelai mostram que o processo de acordo com o presente invento origina um produto dispersável em água quente quando a mistura de partida contém entre 40 e 50 $ (preferivelmente,4-3 a 50jC) de água. Além disso, a dispersão em água quente tem uma vis cosidade elevada.
-755695
Case No.3304
Dispersão em água
TABELA I
% de água na mistura de amido/água33
Viscosidade (cp a 70°C)
30 Muito grumosa 2900
40 Grumosa 3700
43 1 pequeno grumo 5700
45 Ausência de grumos 5300
50 Ausência de grumos 4000
a) Todas as misturas continham 1 % de monoestearato de gll-’ cerol
b) Ensaio comparativo
EXEMPLO 3
Seguiu-se a maneira de proceder geral do Exemplo, JL na qual se misturou uma suspensão de monoestearato de glicerol em água com amido de cereal para formar misturas contendo 55 partes de amido, 45 partes de água e 1 parte de monoestearato de glicerol. Aqueceram-se estas misturas a 65°C em recipientes fechados durante vários intervalos de tempo antes de serem socas na estufa de micro-ondas, foram moldas, peneiradas e ensaiadas da mesma maneira que as amostras referidas no Exemplo 1.
Os resultados, indicados na Tabela II, demonstram qu a fim de se obter um produto que origina uma dispersão em água quente com uma elevada viscosidade, á necessário aquecer a mistura de amido, água e agente tensioactivo antes de ser seca na estufa de micro-ondas.
-855695
Case No.3304
Dispersão em água
quente
TABELA IX
Tempo de aquecimen a) “
to da mistura a 65°C (horas)
Viscosidade cp a 70°C)
ob Ausência de grumos 250
1 5 grumos 2100
4 Ausência de grumos 3400
6 2 grumos 4000
7,5 Ausência de grumos 3400
a) Todas as misturas continham 45 partes de água, 55 partes de amido de cereal e 1 parte de monoestearato de glicerol
b) Ensaio comparativo; não um exemplo do presente invento.
EXSMPLO 4
Seguiu-se a maneira de proceder geral do Exemplo 1, segundo a qual se misturou uma suspensão de monoestearato de glicerol em água com amido de cereal de maneira a formar uma mistura contendo 55 partes de amido, 45 partes de água e 1 parte de monoestearato de glicerol. Em seguida, aqueceu- se a mistura durante 5 horas num recipiente fechado a 65°c antes de se ter dividido em três porções. Aqueceu-se uma parte na estufa de micro-ondas a potência completa durante 6 minutos; uma segunda parte secou-se ao ar durante á noite à temperatura ambiente; e secou-se uma terceira par te numa estufa durante 1 hora a 140°C.
Despejou-se água em ebulição (100 mililitros) sobre
uma amostra de 5 gramas de cada amido. Por agitação, todos
os tres amidos se dispersaram sem a formação de grumos mas
as viscosidades das dispersões eram apenas de 50-100 cp a
70°C.
- 955695
Case No. 3304
Quando se adicionaram os amidos a água em ebulição no ensaio usual de dispersão, apenas o amido tratado com micro-ondas originou uma dispersão homogénea. Esta tinha uma vis cosidade de 3600 cp a70°. Os amidos, secos sem o tratamento com micro-ondas para servirem como ensaios comparativos,originaram dispersões muito grumosas com viscosidades de 2200-2600 cp a 70°C,
Ensaios Comparativos
Seguiu-se a maneira de proceder do Exemplo 1, com a excepção de não se ter aquecido a mistura de amido/água a 65°C antes de se secar na estufa de micro-ondas e não se adicionou agente tensioactivo. Os resultados, reunidos na Tabela III, indicam que o tratamento com micro-ondas apenas pode originar um produto dispersável a quente se se encontrar presente água suficiente. No entanto, esta dispersão em água quente não possui uma elevada viscosidade.
TABELA III Viscosidade (cp a 70°C .
% de água na mistura de amido-águaa) Dispersão em água quente
30 Muito grumosa (Não foi medida]
40 1 grumo 550
44 Ausência de grumos 250
45 Ausência de grumos 200
a) A mistura não continha agente tensioactivo e não foi aquecida antes da secagem com micro-ondas
-10Realizaram-se ensaios comparativos adicionais seguindo
55695
Case No.3304
a memória de proceder do Exemplo 1 com a excepção de não se ter adicionado agente tensioactivo. Aqueceram-se as misturas a 65°C durante 5 horas num recipiente fechado antes de serem secas numa estufa de micro-ondas. Os resultados obtidos, reunidos na Tabela IV, indicam que, aquecendo uma mistura de amido/água num recipiente fechado seguindose a secagem por micro-ondas, obtém-se um produto cuja dispersão em água possui apenes uma pequena viscosidade quando não se encontra presente agente tensioactivo.
TABELA IV
0 de água na mistura de amido-águaa)
Viscosidade
Dispersão em água cp a 70°C) quente
30 Muito grumosa 300
40 Grumosa 250
43 Ausência de grumos 350
45 Ausência de grumos 150
5o Ausência de grumos 100
a) Aqueceu-se mistura que não continha agente tensioactivo num recipiente fechado a 65°C durante 5 horas antes da secagem por micro-ondas.
Outras propriedades características, vantagens e formas de realização de acordo com o presente invento tornar-se-ão evidentes aos peritos com conhecimentos ordinários sobre o assunto que leiam a presente memória descritiva. Es sas formas de realização específicas estão contidas dentro do âmbito da memória das reivindicações a não ser que se indique expressamente o contrário. Além disso, enquanto se descreveram formas de realização específicas do presente invento com um pormenor considerável, podem-se efectuar variações e modificações destas formas de realização sem afastamento do espírito e do âmbito do presente invento tal como
-1155695
Case No.3304
se descreve e se reivindica.
0 depósito do primeiro pedido para o invento acima dejs crito foi efectuado nos Estados Unidos da América em 18 de Outubro de 1983 sob o n°.542.952;
-

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕESl1. Processo para o tratamento de amido*de cereal, caracterizado pelo facto de compreender as operações que consistem em
    a) se misturar
    1) um componente de amido compreendendo amido de cereal granular,
  2. 2) um componente tensio-activo compreendendo pelo menos um agente tensio-activo que contém uma parcela de áci-4 do gordo, e
  3. 3) água numa quantidade compreendida entre cerca de 40% e cerca de 50% peso em relação à mistura total,podendo uma parte da água encontrar-se presente como teor de humidade natural do referido componente de amido, de maneira a formar-se uma mistura uniforme;
    b) se aquecer a mistura obtida na operação a) a uma temperatura compreendida entre cerca de 50fiC © cerca de 85flC durante, pelo menos, 1 hora num recipiente fechado; e
    c) se submeter o produto obtido na operação b) à acção de radiação de micro-ondas num recipiente aberto até o teor de humidade da mistura ter diminuído para um valor inferior a cerca de 15% em peso;
    de maneira a obter-se um produto de amido que tem dispersabilidade em água quente essencialmente completa susceptível
    de formar uma dispersão a 5% quando adicionado a água fervente, tendo a referida dispersão uma viscosidade igual a,
    pelo menos, cerca de 2000 centipoises quando medida a 70^0.
    -1255695
    Cas© No. 3304
    2*. - Processo d© acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a mistura de partida conter entre cerca de 0,2% e cerca de 3% em peso de agente tensioactivo.
    3». - Processo de acordo com a reindicação 1, caracterizado pelo facto de o tempo de secagem por micro-ondas estar compreendido entre cerca de 2 minutos e cerca de 15 minutos.
  4. 4#. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o agente tensioactivo ser escolhido do grupo que consiste em monoestearato de glicerol, monoestearato de sorbitol, monoestearato de óxido de propileno, diestearato de hexametileno-glicol e estearato de sódio.
  5. 5#· - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto do teor de água da mistura obtida na operação a) estar compreendido entre cerca de 45% β cerca de 50% em peso da mistura.
  6. 6*. - Mistura de amido/agente tensioactivo que tem dispersabilidade em água quente essencialmente completa susceptivel de formar uma dispersão a 5% quando adicionada a água fervente a qual tem uma viscosidade de, pelo menos, cerca de 2000 centipoise quando medida a 70aC, preparada pelas se guintes operações que consistem em
    a) se misturar
    1) um componente de amido que compreende amido de cereal granular,
    2) um componente tensioactivo compreendendo pelo menos um agente tensioactivo contendo uma parcela de ácido gordo, e
    3) água numa quantidade compreendida entre cerca de 40% e cerca de 5θ% peso da referida mistura, podendo parte da água presente encontrar-se sob a forma de teor de humidade natural do mencionado compo-1355695
    Case No.3304
    nente do amido, de maneira a formar-se uma mistura uniforme;
    b) se aquecer a mistura obtida na operação a) a uma temperetura compreendida entre cerca de 50aC e cerca de 85aC, pelo menos, 1 hora num recipiente fechado; e.
    c) se submeter o produto obtido na operação b) à radiação de micro-ondas num recipiente aberto até o teor de humidade da mistura ter descido para um valor menor do que cerca de 15% em peso.
  7. 7». - Mistura de amido/agente tensioactivo de acordo com a reinvindicação 6, caracterizada pelo facto de a mistura de partida conter entre cerca de 0,2% e cerca de 3%em peso de agente tensioactivo.
  8. 8®. - Mistura de amido/agente tensioactivo de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo facto de o tempo de secagem por micro-ondas estar compreendido entre cerca de 2 minutos e cerca de 15 minutos.
  9. 9e. - Mistura de amido/agente tensioactivo de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo facto de o agente tensioactivo ser escolhido do grupo que consiste em monoestearato de glicerol, monoestearato de sorbitol, monoestearato de óxido de propileno, diestearato de hexametileno-glicol e estearato de sódio.
  10. 10®. - Mistura de amido/agente tensioactivo de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo facto de o teor de água da mistura obtida na operação a) estar compreendido entre cerca de 45% e cerca de 5θ% em peso da mistura.
PT79304A 1983-10-18 1984-10-03 Process for making hot-water dispersible corn starch having high paste viscosity PT79304B (en)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US06/542,952 US4508576A (en) 1983-10-18 1983-10-18 Hot-water dispersible corn starch having high paste viscosity

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT79304A PT79304A (en) 1984-11-01
PT79304B true PT79304B (en) 1986-09-08

Family

ID=24165969

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT79304A PT79304B (en) 1983-10-18 1984-10-03 Process for making hot-water dispersible corn starch having high paste viscosity

Country Status (22)

Country Link
US (1) US4508576A (pt)
EP (1) EP0138010B1 (pt)
JP (1) JPS60104101A (pt)
KR (1) KR920009517B1 (pt)
AR (1) AR241188A1 (pt)
AT (1) ATE43611T1 (pt)
AU (1) AU563816B2 (pt)
CA (1) CA1208961A (pt)
DE (1) DE3478446D1 (pt)
DK (1) DK165296C (pt)
ES (1) ES8606413A1 (pt)
FI (1) FI75176C (pt)
GB (1) GB2148315B (pt)
GR (1) GR80664B (pt)
HK (1) HK63287A (pt)
IE (1) IE56575B1 (pt)
NO (1) NO161501C (pt)
NZ (1) NZ209274A (pt)
PH (1) PH22120A (pt)
PT (1) PT79304B (pt)
TR (1) TR22860A (pt)
ZA (1) ZA846683B (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH658663A5 (fr) * 1984-02-01 1986-11-28 Nestle Sa Procede de preparation d'un amidon dispersible dans l'eau bouillante.
GB8525116D0 (en) * 1985-10-11 1985-11-13 Pentlands Scotch Whisky Resear Extracting carbohydrate
FR2600267A1 (fr) * 1986-06-19 1987-12-24 Rhone Poulenc Chimie Granules de biopolymere a dispersabilite et dissolution rapides
FR2629684B1 (fr) * 1988-04-06 1991-06-07 Agronomique Inst Nat Rech Matiere amylacee et son procede de fabrication
CA2052969A1 (en) * 1990-10-12 1992-04-13 James Zallie Foods containing soluble high amylose starch
US5489340A (en) * 1991-04-15 1996-02-06 Cpc International Inc. Process for the production of a hot dispersible starch
ATE131005T1 (de) * 1991-06-21 1995-12-15 Nestle Sa Gel erhalten durch komplexierung von stärke und emulgator.
DE4404633A1 (de) * 1994-02-14 1995-08-17 Henkel Kgaa Verfahren zur Herstellung praktisch wasserfreier Zuckertenside
US6001408A (en) * 1995-10-13 1999-12-14 Corn Products International, Inc. Starch products having hot or cold water dispersibility and hot or cold swelling viscosity
US5798132A (en) * 1996-06-17 1998-08-25 Recot, Inc. Process for applying a flavored coating to a food product
EP0813819A1 (en) * 1996-06-18 1997-12-29 Societe Des Produits Nestle S.A. Food thickener based on native starch complexed with an emulsifier, foodstuff comprising such thickener and process for obtaining them
DE69731193T2 (de) * 1997-07-28 2005-05-04 Société des Produits Nestlé S.A. Verfahren zur Herstellung von modifizierter Stärke und deren Verwendung
DE19842637A1 (de) * 1997-10-06 1999-04-08 Henkel Kgaa Retardierte Polysaccharidderivate, deren Herstellung und Verwendung
CN110526994B (zh) * 2019-08-29 2021-06-11 上海交通大学 一种低粘度青稞淀粉的制备方法

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2400402A (en) * 1944-06-05 1946-05-14 Gen Mills Inc Nongelling stargh composition
US2913359A (en) * 1957-09-19 1959-11-17 Anheuser Busch Filtration process for starch
GB1215465A (en) * 1967-05-17 1970-12-09 Cerebos Foods Ltd Instantised products
US3537893A (en) * 1967-10-30 1970-11-03 Neckar Chemie Dr Heinrich Kopp Method of producing surfactant-modified starch
US3904429A (en) * 1974-01-28 1975-09-09 Nat Starch Chem Corp Process for preparing dried, precooked starch products with microwaves
GB1479515A (en) * 1974-11-22 1977-07-13 Gerber Prod Baby food formulation
GB2026837A (en) * 1978-07-31 1980-02-13 Cpc International Inc Starch containing food products
US4391836A (en) * 1980-08-08 1983-07-05 National Starch And Chemical Corporation Process for preparing instant gelling starches
NZ199683A (en) * 1981-02-23 1985-04-30 Cpc International Inc Increasing the susceptability of starch amylolytic attack by use of u.h.f.radiation
IE53433B1 (en) * 1981-10-01 1988-11-09 Cpc International Inc Process for preparing hot-water dispersible starch-surfactant products including acid stable and acid and freeze thaw stable food thickeners

Also Published As

Publication number Publication date
FI843696L (fi) 1985-04-19
GB2148315A (en) 1985-05-30
AU563816B2 (en) 1987-07-23
JPS60104101A (ja) 1985-06-08
ES536809A0 (es) 1986-04-01
FI843696A0 (fi) 1984-09-20
DK495684D0 (da) 1984-10-17
CA1208961A (en) 1986-08-05
NZ209274A (en) 1987-04-30
EP0138010A3 (en) 1986-02-19
FI75176C (fi) 1988-05-09
US4508576A (en) 1985-04-02
PT79304A (en) 1984-11-01
NO161501B (no) 1989-05-16
EP0138010B1 (en) 1989-05-31
ES8606413A1 (es) 1986-04-01
AU3309384A (en) 1985-04-26
DK495684A (da) 1985-04-19
FI75176B (fi) 1988-01-29
DE3478446D1 (en) 1989-07-06
TR22860A (tr) 1988-09-16
NO844138L (no) 1985-04-19
IE842138L (en) 1985-04-18
IE56575B1 (en) 1991-09-11
DK165296B (da) 1992-11-02
EP0138010A2 (en) 1985-04-24
AR241188A1 (es) 1992-01-31
DK165296C (da) 1993-03-22
ZA846683B (en) 1985-04-24
JPH0588241B2 (pt) 1993-12-21
KR850003170A (ko) 1985-06-13
GR80664B (en) 1985-02-14
HK63287A (en) 1987-09-11
GB8422607D0 (en) 1984-10-10
PH22120A (en) 1988-06-01
NO161501C (no) 1989-08-23
KR920009517B1 (ko) 1992-10-17
GB2148315B (en) 1986-10-01
ATE43611T1 (de) 1989-06-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT79304B (en) Process for making hot-water dispersible corn starch having high paste viscosity
US3515591A (en) Cold water-dispersible starch composition and method for making same
US4869916A (en) Blends of high acyl gellan gum with starch
US4391836A (en) Process for preparing instant gelling starches
CA1122211A (en) Cold-water dispersible, gelling starch
EP0110549A2 (en) Cold-water-soluble granular starch
US4207355A (en) Cold-water dispersible, gelling starches
Hoover et al. The effects of defatting and heat-moisture treatment on the retrogradation of starch gels from wheat, oat, potato, and lentil
US3443990A (en) Cold-water-dispersible starch product
CA1244409A (en) Process for the production of a starch dispersible in boiling water
US4228199A (en) Cold-water dispersible, gelling potato starch
US4298729A (en) Xanthan gum-modified starches
KR880001874B1 (ko) 온수분산성 전분-계면활성제 제품의 제조방법
US5291877A (en) Low starch concentration gel and preparation thereof
US3042668A (en) Modified galactomannan gums and method of preparing same
Chiotelli et al. Rheological properties of soft wheat flour doughs: effect of salt and triglycerides
Golachowski Properties of starch obtained from potato tubers influenced by various temperatures
EP0108833B1 (en) Instant gelling starche
Butler et al. Buffalo gourd root starch. Part IV. Properties of hydroxypropyl derivatives
DE69621737T2 (de) Lebensmittelherstellung
US2485935A (en) Stabilized ice-cream mixes
CN104822707A (zh) 基于结冷胶的流体胶的制备方法
GB2128871A (en) Pseudoplastic compositions comprising aqueous dispersions of polysaccaride gums
CA1200422A (en) Hot-water dispersible starch-surfactant product
IE970783A1 (en) Combined feed supplement and veterinary medicament¹composition

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19990331