PT789777E - Polissacaridos que possuem um elevado teor de acido iduronico - Google Patents
Polissacaridos que possuem um elevado teor de acido iduronico Download PDFInfo
- Publication number
- PT789777E PT789777E PT95937026T PT95937026T PT789777E PT 789777 E PT789777 E PT 789777E PT 95937026 T PT95937026 T PT 95937026T PT 95937026 T PT95937026 T PT 95937026T PT 789777 E PT789777 E PT 789777E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- epimerization
- process according
- epimerase
- buffer solution
- heparan sulfate
- Prior art date
Links
- 0 CNCCCCCCC*CCCCNCCCCCNNCNCCCC*CN Chemical compound CNCCCCCCC*CCCCNCCCCCNNCNCCCC*CN 0.000 description 2
Classifications
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C12—BIOCHEMISTRY; BEER; SPIRITS; WINE; VINEGAR; MICROBIOLOGY; ENZYMOLOGY; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING
- C12P—FERMENTATION OR ENZYME-USING PROCESSES TO SYNTHESISE A DESIRED CHEMICAL COMPOUND OR COMPOSITION OR TO SEPARATE OPTICAL ISOMERS FROM A RACEMIC MIXTURE
- C12P19/00—Preparation of compounds containing saccharide radicals
- C12P19/26—Preparation of nitrogen-containing carbohydrates
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61P—SPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
- A61P7/00—Drugs for disorders of the blood or the extracellular fluid
- A61P7/02—Antithrombotic agents; Anticoagulants; Platelet aggregation inhibitors
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C08—ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
- C08B—POLYSACCHARIDES; DERIVATIVES THEREOF
- C08B37/00—Preparation of polysaccharides not provided for in groups C08B1/00 - C08B35/00; Derivatives thereof
- C08B37/006—Heteroglycans, i.e. polysaccharides having more than one sugar residue in the main chain in either alternating or less regular sequence; Gellans; Succinoglycans; Arabinogalactans; Tragacanth or gum tragacanth or traganth from Astragalus; Gum Karaya from Sterculia urens; Gum Ghatti from Anogeissus latifolia; Derivatives thereof
- C08B37/0063—Glycosaminoglycans or mucopolysaccharides, e.g. keratan sulfate; Derivatives thereof, e.g. fucoidan
- C08B37/0075—Heparin; Heparan sulfate; Derivatives thereof, e.g. heparosan; Purification or extraction methods thereof
Landscapes
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Organic Chemistry (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Molecular Biology (AREA)
- Wood Science & Technology (AREA)
- Zoology (AREA)
- Biochemistry (AREA)
- Medicinal Chemistry (AREA)
- General Chemical & Material Sciences (AREA)
- Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
- General Engineering & Computer Science (AREA)
- Microbiology (AREA)
- Genetics & Genomics (AREA)
- Materials Engineering (AREA)
- Biotechnology (AREA)
- Polymers & Plastics (AREA)
- Pharmacology & Pharmacy (AREA)
- Hematology (AREA)
- Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
- Diabetes (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- Public Health (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Polysaccharides And Polysaccharide Derivatives (AREA)
- Enzymes And Modification Thereof (AREA)
- Medicines Containing Material From Animals Or Micro-Organisms (AREA)
- Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
Description
85 613 ΕΡ Ο 789 777 / ΡΤ
DESCRICÃO “Polissacáridos que possuem um elevado teor de ácido idurónico”
Arte anterior
Os glicosaminoglicanos são substâncias obtidas por extracção de tecidos animais de várias origens, como por exemplo mucosa intestinal, pulmão, etc., pertencendo especialmente à classe de polissacáridos que contêm ácido glucurónico e/ou ácido idurónico. A heparina, o sulfato de heparano, os sulfatos de condroitina e o ácido hialurónico pertencem à família dos glicosaminoglicanos.
Os vários glicosaminoglicanos têm estruturas químicas diferentes e são formados por cadeias de polissacárido constituídas pela repetição de um ácido urónico e uma hexosamina. Em particular, na heparina e no sulfato de heparano, o ácido urónico é constituído por ácido glucurónico ou idurónico e a hexosamina por glucosamina. A glucosamina pode estar, de preferência, acetilada em N (sulfato de heparano) ou, de preferência, sulfatada em N (heparina) e sulfatada em 6-0. Além disso, pode-se encontrar também um grupo sulfato na posição 3 da glucosamina. O ácido urónico pode estar sulfatado em 2-0. A heparina tem grande importância na prática clínica como anticoagulante e antitrombótico.
Para além desta utilização terapêutica, espera-se uma utilização útil para a heparina e o sulfato de heparano em várias outras patologias, como por exemplo com função antilipémica, antiproliferativa, antiviral, antitumoral e antiangiogénica. A utilização da heparina e sulfato de heparano nestas novas aplicações terapêuticas envolve a necessidade de obter estes produtos, ou produtos semelhantes, por processos diferentes do processo extractivo, particularmente por processos mais flexíveis, que permitam a preparação de estruturas diferentes.
Além disso, o processo extractivo a partir de tecidos animais não garante a obtenção de produtos isentos de prion e vírus.
85 613 ΕΡ Ο 789 777 / ΡΤ 2
No pedido de patente Ν° WO 92/17507 está descrito um processo para a preparação de glicosaminoglicanos anticoagulantes por biossíntese. Nesse processo, é usado como composto inicial o polissacárido K5 de E. coli, que é submetido à seguinte sequência de reacções: desacetilação em N; sulfatação em N; epimerização para transformar pelo menos alguns resíduos de ácido D-glucurónico em resíduos de ácido L-idurónico; e sulfatação de pelo menos alguns grupos hidroxi livres.
Neste processo, a fase crítica é constituída pela epimerização que se limita a um máximo de 20%. A epimerização é efectuada à temperatura ambiente com a duração de dois dias, em presença da enzima D-glucuronil-L-iduronil-C5-epimerase, num meio reaccional clássico a pH 7,4 constituído por HEPES, cloreto de potássio, EDTA e TRITON X-100. Uma epimerização limitada a um terço dos ácidos urónicos foi anteriormente descrita (M. Hõõk et al., TheJ. ofBiol. Chem., 249, 12, 3908-3915, 25 de Junho de 1974). E este grau de epimerização parecia até agora insuperável. Além disso, deve-se ter em consideração que neste documento a epimerização em meio celular é descrita na mastocitoma de murino, em condições nas quais estão presentes todos os factores que dizem respeito ao processo de biossíntese.
No entanto, um grau de epimerização como o obtido da arte anterior não permite obter um produto com as características exigidas pelos vários tratamentos terapêuticos.
De facto, o ácido idurónico confere ao produto uma flexibilidade superior, comparativamente ao ácido glucurónico (Casu B., Petitou M., Provasoli M., and Sinay P. (1988) “Conformational flexibility: a new concept for explaining binding and biological properties of iduronic acid containing glvcosaminoglycans”. Trends Biochem. Sei., 13, 221-225). Sucede que os produtos contendo elevadas percentagens de ácido idurónico são mais activos comparativamente aos que contêm ácido glucurónico, tal como é evidenciado pela maior actividade anticoagulante e antitrombótica da heparina relativamente ao sulfato de heparano, e por outras actividades tal como a actividade no factor de crescimento de fibroblasto básico (bFGF), na qual se reconhece que o ácido idurónico é uma parte essencial do local activo (Maccarana M., Casu B., and Lindhal U. (1993). “Minimal Sequence in Heparin/ Fleparan Sulfate Required for Binding of Basic Fibroblast Growth Factor”, J. Biol. Chem., 268, 23898-23905).
85 613 ΕΡ Ο 789 777 / ΡΤ
Em Chem. Abstr., vol. 115, n° 17, 1991, resumo n° 180062w, descrevem-se experiências sobre a incubação de fibroblastos em cultura com /?-nitrofenil^-D-xilosido, que resultam num aumento na síntese de galactosaminoglicano dependente da concentração. Em particular, a baixa concentração de xilosido adicionado, o galactosaminoglicano formado no xilosido é composto principalmente por ácido L-idurónico.
Obviamente, as ditas experiências não ensinam um processo industrial. Deste modo, existe o problema de encontrar um processo que permita obter um produto possuindo um elevado grau de epimerização, com rendimento e tempo aceitáveis de acordo com o ponto de vista industrial.
Resumo
Verificámos que os polissacáridos que possuem um teor elevado de ácido idurónico podem ser obtidos a partir do polissacárido K5 de E. coli ou a partir de heparina ou de sulfato de heparano, por meio de um processo que compreende: a) a desacetilação em N do dito polissacárido K5 ou do sulfato de heparano, ou a dessulfatação em O de heparina ou de sulfato de heparano; b) sulfatação em N do produto obtido pelo passo a); c) um ou mais tratamentos de epimerização em presença da enzima D-glucuronil-L-iduronil-C5-epimerase; d) sulfatação de pelo menos alguns grupos hidroxi livres, caracterizada por o passo de epimerização ser efectuado num meio reaccional constituído por uma solução tampão clássica a pH 7,4 formada por HEPES, cloreto de potássio e EDTA, à qual se adicionam TRITON X-100 e um aditivo, ou mais aditivos, seleccionados a partir do grupo formado por etilenoglicol, glicerol, polivinilpirrolidona, polietilenoglicol e fosfatidilcolina.
Polissacáridos que possuem teor de ácido idurónico superior a 50% relativamente ao teor total de ácidos urónicos são obtidos pelo processo em conformidade com o presente invento.
Descricão detalhada do invento
As características e as vantagens do processo em conformidade com o presente invento e dos polissacáridos obtidos serão apontados, na sua generalidade, durante a descrição detalhada que se segue.
85 613 ΕΡ Ο 789 777 / ΡΤ 4 Ο polissacárido Κ5 de Ε. coli descrito por Manzoni M., Bergomi S., Cavazzoni V. (Journal of Bioactive and Compatible Polymers, vol. VIII, Julho de 1993, 251-257) é uma substância particularmente adequada à utilização como material de partida para o processo em conformidade com o presente invento. A heparina e o sulfato de heparano também podem ser utilizados como materiais iniciais com algumas variações das condições.operatórias dos primeiros passos do processo.
As substâncias iniciais podem ter um peso molecular que varia de 2.000 a mais de 50.000 D.
Quando o polissacárido K5 é utilizado, a sua estrutura é primeiro modificada por desacetilação em N, que é efectuada por tratamento com uma mistura de hidrazina e sulfato de hidrazina ou num meio básico com hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio.
Depois prossegue-se com a sulfatação em N, tratando com trietilamina-trióxido de enxofre ou com trimetilamina-trióxido de enxofre. Pode-se obter, com estas operações, um produto sulfatado em N de várias maneiras, por exemplo de 25 % a 100 %.
As reacções de desacetilação em N e sulfatação em N são efectuadas em conformidade com técnicas conhecidas, por exemplo em conformidade com o pedido de patente N° WO 92/17507.
Quando se usa heparina como substância inicial, efectua-se primeiro a dessulfatização em O e depois a sulfatação em N, para voltar a sulfatar as posições amino que perderam os grupos sulfato durante a dessulfatação em O.
Quando se usa sulfato de heparano como substância inicial, efectua-se a desacetilação em N e a dessulfatação em O e a resultante ressulfatação em N. O produto sulfatado em N obtido a partir de polissacárido K5 ou do sulfato de heparano da forma descrita acima, é submetido ao processo de epimerização para converter o ácido glucurónico em ácido idurónico, enquanto que o produto obtido a partir de heparina é tratado com a enzima de modo a obter ácido glucurónico a partir de ácido idurónico. A epimerização é efectuada em presença da enzima D-glucuronil-L-iduronil-C5-epimerase (adiante referida simplesmente como C5-epimerase) extraída de fígado de gado e purificada com o método descrito por A. Malmstrõm em J. B. C. 255, 3878-3883 (1980).
85 613 ΕΡ Ο 789 777 / ΡΤ Ο requerente verificou, surpreendentemente, que modificando o meio de reacção clássico com aditivos adequados, se obtém um grau de epimerização muito elevado. O meio de reacção em conformidade com o presente invento é uma solução tampão a pH 7,4 constituída por HEPES, cloreto de potássio, EDTA e TRITON X-100 e adicionada com um ou mais aditivos seleccionados a partir do grupo formado por etilenoglicol, glicerol, polivinilpirrolidona, em particular polivinilpirrolidona com peso molecular de 15.000 a 90.000, polietilenoglicol, e fosfatidilcolina em quantidades adequadas para aumentar a viscosidade da solução tampão para valores variando de 1,1 a 3 mm2/s (1,1 a 3 centistokes). O meio de reacção é preparado, em particular, partindo da seguinte solução tampão com pH 7,4: HEPES 0,04M, KC1 0,4M e EDTA 0,06M, e adicionando a 25 ml desta solução tampão de 100 a 1.000 μΐ de TRITON X-100, de 0,5 ml a 60 ml de aditivo e água destilada para 100 ml.
Adiciona-se o polissacárido a submeter a epimerização ao dito meio reaccional, numa quantidade de 5 a 1.000 mg por 100 ml, obtendo-se a solução A. A C5-epimerase é dissolvida separadamente no mesmo meio reaccional supramencionado, em quantidades de 21 a 2.000 pg por 100 ml, obtendo-se a solução B.
Adiciona-se a solução B à solução A numa proporção certa para obter um teor de 1,5 a 15000 pg de C5-epimerase por 100 ml de mistura a submeter a epimerização. Agita-se a mistura para homogeneizar e aquece-se a uma temperatura variando de 30 a 40°C numa câmara de temperatura constante durante um tempo que varia de 90 minutos a 15 horas.
Extingue-se a reacção aquecendo a mistura a 100°C durante 5 minutos. Purifica-se o produto através de uma coluna DEAE-Sephacel usando (NH4)HC03 0,05M como tampão e eluindo o produto com tampão (NH4)HC03 2M. Dessalinizam-se as fracçòes recolhidas, contendo o produto, numa coluna Sephadex G-15, liofiliza-se e analisa-se o produto por 'H-RMN.
Calcula-se o teor de ácido D-glucurónico e de ácido L-idurónico pelo espectro de 'H-RMN. Pode-se dissolver novamente o produto obtido em solução A e tratá-lo outra vez com solução B obtendo, com mais tratamentos de epimerização, um aumento do teor de ácido L-idurónico.
85 613 ΕΡ Ο 789 777 / ΡΤ 6
Para estimar a actividade anticoagulante e antitrombótica, o produto epimerizado é sulfatado em O usando como agente sulfatante piridina-trióxido de enxofre, por exemplo com o método descrito por Ogamo et al. nos resumos do XIV International Carbohidrate Symposium (14-19 de Agosto, 1988), Estocolmo. Os produtos dos Exemplos 1, 3, 4, 5, 6, 7 e 9, obtidos com o processo em conformidade com o presente invento, como se descreve mais tarde, e submetidos a sulfatação em O, apresentaram uma excelente actividade anticoagulante e antitrombótica, ao passo que os produtos dos Exemplos 2 e 8, obtidos em conformidade com a técnica conhecida, apresentaram actividade muito menor.
Os resultados obtidos mostram que os produtos em conformidade com o presente invento têm características adequadas à utilização clínica com função anticoagulante e antitrombótica, e por isso podem ser utilizados na preparação das próprias composições farmacêuticas, misturados com substâncias adjuvantes e excipientes.
Para explicar o processo em conformidade com o presente invento, apresentam-se os seguintes exemplos.
Exemplo 1
Preparou-se uma solução tampão contendo 0,04M de HEPES, 0,06M de EDTA, 0,4M de KC1 de pH 7,4 e adicionaram-se a 4,5 ml desta solução 27 μΐ de TRITON X-100, 9 ml de polivinilpirrolidona K15 a 10% em água, 1,62 ml de etilenoglicol e água para um volume total de 18 ml. A solução apresentou uma viscosidade de 1,41 mm2/s (1,41 centistokes). Dissolveu-se nesta solução 1 mg de K5, desacetilado em N e sulfatado em N a 100%, obtendo-se a solução A.
Adicionou-se 1,6 ml de polivinilpirrolidona Kl5 a 10% em água, 288 μΐ de etilenoglicol e água, para um volume total de 3,2 ml, a 0,8 ml da mesma solução tampão de pH 7,4 inicial, contendo 8,9 pg de C5-epimerase, obtendo-se a solução B.
Misturou-se a solução A com 1,6 ml de solução B, e manteve-se a mistura a 37°C durante 4 horas numa sala aquecida. Após 4 horas, adicionaram-se 1,6 ml de solução B e manteve-se a reacção a 37°C durante a noite. Parou-se a reacção aquecendo a 100°C durante 5 minutos. 85 613 ΕΡ Ο 789 777 / ΡΤ 7
Purificou-se ο produto por meio de uma coluna DEAE-Sephacel (2 x 1,5 cm) usando como tampão (NH4)HC03 0,05M, e eluiu-se o produto com (NKDHCCh 2M.
Dessalinizaram-se as fracções que continham o produto numa coluna Sephadex G-15 (0,3 x 5 cm) e secaram-se por congelação.
Analisou-se o produto por 'H-RMN e apresenta-se o espectro na Figura 1. A percentagem de ácido L-idurónico sobre o total de ácidos urónicos foi de 55. Exemplo 2 (Comparação)
Repetiu-se o Exemplo 1, com a diferença de não se adicionar a polivinilpirrolidona e o etilenoglicol. A solução tampão usada tinha uma viscosidade aproximadamente igual à da água, nomeadamente cerca de zero. O espectro de 'H-RMN relativo ao produto obtido está apresentado na Figura 2. O teor de ácido L-idurónico relativamente à soma de ácido idurónico e de ácido glucurónico resultou ser igual a 18%.
Exemplo 3
Repetiu-se o Exemplo 1, com a diferença de se ter usado como substância inicial o polissacárido K5 desacetilado em N e sulfatado em N a 50%.
Analisou-se o produto resultante por 'Fl-RMN e apresenta-se o respectivo espectro na
Figura 3. O teor de ácido L-idurónico resultou ser igual a 51% relativamente ao total de ácidos urónicos adjacentes a uma glucosamina sulfatada em N.
Exemplo 4
Adicionou-se EDTA 0.06M, KC1 0,4M de pH 7,4, 30 μΐ de TRITON X-100, 10,6 ml de polivinilpirrolidona Kl5 a 10% em água, 0,85 ml de etilenoglicol e 4,42 ml de água, a 5,3 ml de uma solução tampão contendo HEPES 0,04M.
85 613 ΕΡ Ο 789 777 / ΡΤ 8 A soluçào apresentou uma viscosidade <
Dissolveram-se 2 mg de K5, desacetilado em N a 100 %. sulfatado em N, em 9 ml desta solução, obtendo-se a solução A.
Dissolveram-se 1,7 pg de C5-epimerase em 8 ml da mesma solução, obtendo-se a solução B.
Misturaram-se as soluções A e B, e manteve-se a mistura a 37°C durante 4 horas numa sala quente. Parou-se a reacção aquecendo-se a 100°C durante 5 minutos.
Purificou-se o produto como se descreveu no Exemplo 1.
Após secagem por congelação, dissolveu-se o produto purificado em 1 ml de solução A e misturou-se com 3,2 ml de solução B contendo 8,9 pg de C5-epimerase.
Manteve-se a mistura a 37°C durante a noite e inactivou-se a enzima aquecendo a 100°C durante 5 minutos. Purificou-se o produto como se descreveu no Exemplo 1 e analisou-se por 'H-RMN como se apresenta na Figura 4. A percentagem de ácido L-idurónico sobre os ácidos urónicos totais foi de 53.
Exemplo 5
Preparou-se uma solução tampão contendo HEPES 0,04M, EDTA 0,06M, KC1 0,4M de pH 7,4 e, a 2 ml desta soluçào, adicionaram-se 22,8 μΐ de TRITON X-100, 1 mg de K5 desacetilado em N e sulfatado em N a 100%, 4 ml de uma solução de polivinilpirrolidona Kl 5 a 20% contendo etilenoglicol a 40% e água, para um volume total de 8 ml. Adicionaram-se 6 ml de uma solução contendo HEPES 0,01M, EDTA 0,015M, KC1 0,01M, TRITON X-100 a 0,015% e 134,4 pg de C5-epimerase a 6 ml desta solução. A solução obtida apresentou uma viscosidade de 1,36 mm2/s (1,36 centistokes).
Manteve-se a mistura a 37°C durante 1 hora. Parou-se a reacção ebulindo a 100°C durante 15 minutos.
Purificou-se o produto como se descreveu no Exemplo 1.
85 613 ΕΡ Ο 789 777 / ΡΤ 9
Após secagem por congelação, dissolveu-se o produto em solução tampão contendo 6,25 ml de HEPES 0,04M, EDTA 0,06M, KC1 0,4M de pH 7,4, 2,5 g de polivinilpirrolidona Kl5, 2,5 ml de etilenoglicol, 71,2 μΐ de TRITON X-100 e água para um volume total de 25 ml.
Adicionaram-se, a 12 ml da mistura obtida, 1,9 Lig de C5-epimerase dissolvida em 12 ml de HEPES 0,01M, EDTA 0,015M, KC1 pH 7,4 0,1M, contendo TRITON X-100 a 0.015%. A mistura apresentou uma viscosidade de 1,4 mm2/s (1,4 centistokes).
Manteve-se a reacção a 37°C durante a noite. No final da reacção inactivou-se a enzima aquecendo a solução a 100°C durante 5 minutos. Purificou-se o produto como se descreveu no Exemplo 1 e efectuou-se o espectro de ’Η-RMN (Figura 5). A percentagem de ácido L-idurónico sobre os ácidos urónicos totais foi de 52.
Exemplo 6
Repetiu-se o Exemplo 5 exceptuando o facto de. no primeiro passo, se ter mantido a reacção a 37°C durante 4 horas.
Após a purificação nas mesmas condições do Exemplo 1 e após a secagem por congelação, dissolveu-se o produto em 1 ml de água e adicionou-se a uma solução tampão contendo 50 ml de HEPES 0,04M, EDTA 0,06M, KC1 0,4M de pH 7,4, 283,5 μΐ de TRITON X-100, 100 ml de polivinilpirrolidona K15 a 10%, 20 ml de etilenoglicol, 2 ml de glicerol a 90%, 1,9 pg de C5-epimerase e água, para um volume total de 200 ml. A mistura apresentou uma viscosidade de 1,41 mm2/s (1,41 centistokes).
Manteve-se a reacção a 37°C durante 4 horas e inactivou-se a enzima a 100°C durante 5 minutos.
Purificou-se o produto como se descreveu no Exemplo 1 e realizou-se o espectro de 'H-RMN (Figura 6). A percentagem de ácido L-idurónico sobre os ácidos urónicos totais foi de 55.
85 613 ΕΡ Ο 789 777 / ΡΤ 10
Exemplo 7
Dissolveram-se 1,5 mg de K5 desacetilada em N e sulfatada em N a 100%, numa solução tampão contendo 7 ml de HEPES 0,04M, EDTA 0,06M, KC1 0,4M de pH 7,4, 210 μΐ de TRITON X-100, 1,4 g de polivinilpirrolidona Kl5, 2,8 ml de etilenoglicol, 1,5 mg de C5-epimerase e água, para um volume total de 28 ml. A mistura apresentou uma viscosidade de 1,36 mm2/s (1,36 centistokes).
Manteve-se a reacção a 37°C durante 4 horas e inactivou-se a enzima a 100°C durante 5 minutos.
Purificou-se o produto como se descreveu no Exemplo 1 e secou-se por congelação.
Depois, dissolveu-se o produto em 24 ml da mesma solução contendo 1,3 mg de C5-epimerase, e manteve-se a reacção a 37°C durante 4 horas e inactivou-se a enzima a 100°C durante 5 minutos.
Purificou-se o produto como se descreveu no Exemplo 1 e secou-se por congelação.
Depois, dissolveu-se o produto em 8,4 ml da mesma solução contendo 1 mg de C5-epimerase, e manteve-se a reacção a 37°C durante 4 horas.
Purificou-se o produto como se descreveu no Exemplo 1 e efectuou-se o espectro de 'H-RMN (Figura 7). A percentagem de ácido L-idurónico sobre os ácidos urónicos totais foi de 80.
Exemplo 8 (Comparação)
Dissolveu-se 1 mg de K5 desacetilada em N e sulfatada em N a 100%, numa solução tampão contendo 3 ml de HEPES 0,04M, EDTA 0,06M, KC1 0,4M de pH 7,4, 18 μΐ de TRITON X-100, 1,2 ml de acetona, 1,9 pg de C5-epimerase e água, para um volume total de 12 ml. A mistura apresentou uma viscosidade de 0,09 mm2/s (0,09 centistokes). 85 613 ΕΡ Ο 789 777 / ΡΤ Π
Manteve-se a reacção a 37°C durante 4 horas.
Purificou-se o produto como se descreveu no Exemplo 1 e realizou-se o espectro de 'H-RMN (Figura 8). A percentagem de ácido L-idurónico sobre os ácidos urónicos totais foi de 0.
Exemplo 9
Dissolveu-se 1 mg de K5 desacetilada em N e sulfatada em N a 100%, numa solução tampão contendo 2 ml de HEPES 0,04M, EDTA 0,06M, KC1 0,4M de pH 7,4, 12 μΐ de TRITON X-100, 1,336 ml de polivinilpirrolidona K90 a 2,4%, 304 pg de C5-epimerase e água, para um volume total de 8 ml. A mistura apresentou uma viscosidade de 1,29 mmVs (1,29 centistokes).
Manteve-se a reacção a 37°C durante 4 horas, inactivou-se a enzima a 100°C durante 5 minutos e filtrou-se a solução num dispositivo de 0,22 pm. Adicionou-se 8 ml da mesma solução contendo 304 pg de C5-epimerase à solução filtrada, e manteve-se a reacção a 37°C durante 4 horas, inactivou-se a enzima a 100°C durante 5 minutos, e filtrou-se a solução num dispositivo de 0,22 pm.
Purificou-se o produto como se descreveu no Exemplo 1 e efectuou-se o espectro de 'H-RMN (Figura 9). A percentagem de ácido L-idurónico sobre os ácidos urónicos totais foi de 59.
Lisboa, 3 ηι,ιτ ?grio
Por INALCO S.p.A. - O AGENTE OFICIAL -
EMG.e ANTÓNIO JOÃO DA CUNHA FERRE1RA Ag. Of. Pr. Ind. Suo das Flores, 74 - 4.' 1600 LISBOA
Claims (7)
- V "V 85 613 ΕΡ Ο 789 777 / ΡΤ ί .1/21 /REIVINDICAÇÕES | 1 r 1 i I I 1 i ' I ι I j ' 1 1. Processo para a preparação de polissacáridos^om um teor de ácido L-idurónico superior a 50% relativamente ao teor total de ácidos urónicos,1 partindo do polissacárido K5 da E. coli ou da heparina ou do sulfato de heparanò, compreendendo: a) a desacetilação em N do dito polissacárido K5 ou do sulfato de heparanò, ou a dessulfatação em O da dita heparina ou sulfato de heparanò; b) sulfatação em N do produto obtido pelo passo a); c) um ou mais tratamentos de epimerização em presença da enzima C5-epimerase; d) sulfatação de pelo menos alguns grupos hidroxi livres, caracterizada por o passo de epimerização ser efectuado num meio de reacção que consiste numa solução tampão clássica a pH 7,4 constituída por HEPES, cloreto de potássio e EDTA, à qual se adicionam TRITON X-100 e um aditivo, ou mais aditivos, numa quantidade adequada para aumentar a viscosidade da dita solução tampão para valores variando de 1,1 a 3 mm"/s (1,1 a 3 centistokes), sendo o dito aditivo ou aditivos seleccionados a partir do grupo que consiste em etilenoglicol, glicerol, polivinilpirrolidona, polietilenoglicol e fosfatidilcolina.
- 2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o dito aditivo ser polivinilpirrolidona com peso molecular de 15.000 a 90.000.
- 3. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se adicionar o dito aditivo, ou aditivos, à dita solução tampão numa quantidade de 0,5 a 60 ml relativamente a 25 ml da dita solução tampão.
- 4. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se dissolver o dito composto inicial no dito meio reaccional, numa quantidade de 5 a 1.000 mg por 100 ml.
- 5. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se dissolver a dita C5-epimerase no dito meio reaccional, numa quantidade de 21 a 2.000 pg por 100 ml.
- 6. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a mistura para a epimerização conter de 1,5 a 15.000 pg de C5-epimerase por 100 ml da mistura.85 613 ΕΡ Ο 789 777 / ΡΤ 2/2
- 7. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a dita reacção de epimerização ser efectuada numa câmara de temperatura constante, a uma temperatura variando de 30 a 40°C.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
ITMI942240A IT1271057B (it) | 1994-11-04 | 1994-11-04 | Polisaccaridi aventi un elevato contenuto di acido iduronico |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT789777E true PT789777E (pt) | 2001-01-31 |
Family
ID=11369805
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT95937026T PT789777E (pt) | 1994-11-04 | 1995-10-30 | Polissacaridos que possuem um elevado teor de acido iduronico |
Country Status (13)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US5958899A (pt) |
EP (1) | EP0789777B1 (pt) |
JP (1) | JP3640259B2 (pt) |
CN (1) | CN1094977C (pt) |
AT (1) | ATE195348T1 (pt) |
AU (1) | AU3926195A (pt) |
CA (1) | CA2204366A1 (pt) |
DE (1) | DE69518333T2 (pt) |
DK (1) | DK0789777T3 (pt) |
ES (1) | ES2150589T3 (pt) |
IT (1) | IT1271057B (pt) |
PT (1) | PT789777E (pt) |
WO (1) | WO1996014425A1 (pt) |
Families Citing this family (42)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
IT1282994B1 (it) * | 1996-05-10 | 1998-04-03 | Inalco Spa | Derivati del polisaccaride k5 aventi elevata attivita' anticoagulante |
SE9701454D0 (sv) * | 1997-04-18 | 1997-04-18 | Ulf Lindahl | new DNA sequences and a process for enzyme manufacture |
US7223571B2 (en) * | 1998-04-02 | 2007-05-29 | The Board Of Regents Of The Universtiy Of Oklahoma | Targeted glycosaminoglycan polymers by polymer grafting and methods of making and using same |
US20080108110A1 (en) * | 1998-04-02 | 2008-05-08 | Deangelis Paul L | Targeted glycosaminoglycan polymers by polymer grafting and methods of making and using same |
US8088604B2 (en) * | 1998-04-02 | 2012-01-03 | The Board Of Regents Of The University Of Oklahoma | Production of defined monodisperse heparosan polymers and unnatural polymers with polysaccharide synthases |
US7307159B2 (en) * | 2001-05-08 | 2007-12-11 | The Board Of Regents Of The University Of Oklahoma | Heparin/heparosan synthase from P. multocida and methods of making and using same |
US20060188966A1 (en) * | 1998-04-02 | 2006-08-24 | Deangelis Paul L | Natural, chimeric and hybrid glycosaminoglycan polymers and methods of making and using same |
US20040197868A1 (en) * | 2001-05-08 | 2004-10-07 | Deangelis Paul L. | Heparin/heparosan synthase from P. multocida, soluble and single action catalysts thereof and methods of making and using same |
CN1098354C (zh) * | 1998-11-12 | 2003-01-08 | 武汉大学 | 双酶催化法合成1-β-D-呋喃核糖苷-1,2,4-三氮唑-3-甲酰胺 |
US6608042B2 (en) | 2000-03-28 | 2003-08-19 | Aventis Pharma, S.A. | Pharmaceutical compositions containing oligosaccharides, the novel oligosaccharides and preparation thereof |
US20020062019A1 (en) | 2000-03-30 | 2002-05-23 | Pasqua Oreste | Glycosaminoglycans derived from K5 polysaccharide having high anticoagulant and antithrombotic activities and process for their preparation |
US8227449B2 (en) | 2000-03-30 | 2012-07-24 | Glycores 2000 S.R.L. | Glycosaminoglycans derived from K5 polysaccharide having high anticoagulant and antithrombotic activities and process for their preparation |
IT1318432B1 (it) * | 2000-03-30 | 2003-08-25 | Inalco Spa | Glicosaminoglicani derivati dal polisaccaride k5 aventi elevataattivita' anticoagulante ed antitrombotica e processo per la loro |
EE05296B1 (et) | 2000-12-08 | 2010-04-15 | Biotie Therapies Corporation | Glkuronl-C5-epimeraas, seda kodeeriv DNA ja selle kasutamine |
ITMI20032498A1 (it) | 2003-12-17 | 2005-06-18 | Pasqua Anna Oreste | Polisaccaridi antitrombotici a basso peso molecolare e |
ITMI20010397A1 (it) * | 2001-02-27 | 2002-08-27 | Giorgio Zoppetti | Derivati altamente n,o-solfatati del polisaccaride k5 e loro preparazione |
US8580290B2 (en) * | 2001-05-08 | 2013-11-12 | The Board Of Regents Of The University Of Oklahoma | Heparosan-based biomaterials and coatings and methods of production and use thereof |
EP2402753A1 (en) | 2002-03-11 | 2012-01-04 | Momenta Pharmaceuticals, Inc. | Analysis of sulfated polysaccharides |
US20120253029A1 (en) | 2002-06-18 | 2012-10-04 | Pasqua Anna Oreste | Process for the preparation of highly o-sulfated epimerized derivatives of k5 polysaccharide and intermediates therein |
US8513407B2 (en) * | 2002-06-18 | 2013-08-20 | Glycores 2000 S.R.L. | Process for the preparation of N-acyl-(epi)K5-amine-O-sulfate-derivatives and products thus obtained |
MXPA04012714A (es) * | 2002-06-18 | 2005-08-15 | Glycores 2000 Srl | Derivados epimerizados del polisacarido k5 con un grado muy alto de sulfatacion. |
GB0216861D0 (en) * | 2002-07-19 | 2002-08-28 | Univ Birmingham | Saccharide libraries |
US20040171819A1 (en) | 2002-10-10 | 2004-09-02 | Aventis Pharma S.A. | Mixtures of polysaccharides derived from heparin, their preparation and pharmaceutical compositions containing them |
ITMI20031618A1 (it) * | 2003-08-06 | 2005-02-07 | Inalco Spa | Derivati polisaccaridici dotati di alta attivita' |
FI20065035A (fi) * | 2006-01-19 | 2007-07-20 | Polysackaridforskning I Uppsal | Olennaisesti puhdas entsyymi |
US9139876B1 (en) | 2007-05-03 | 2015-09-22 | Momenta Pharmacueticals, Inc. | Method of analyzing a preparation of a low molecular weight heparin |
WO2009014715A2 (en) * | 2007-07-23 | 2009-01-29 | The University Of North Carolina At Chapel Hill | Enzymatic synthesis of sulfated polysaccharides without iduronic acid residues |
US9925209B2 (en) | 2008-03-19 | 2018-03-27 | The Board Of Regents Of The University Of Oklahoma | Heparosan-polypeptide and heparosan-polynucleotide drug conjugates and methods of making and using same |
US9687559B2 (en) | 2008-03-19 | 2017-06-27 | The Board Of Regents Of The University Of Oklahoma | Heparosan polymers and methods of making and using same for the enhancement of therapeutics |
CN101591401A (zh) * | 2009-02-27 | 2009-12-02 | 江南大学 | 一种制备高活性低分子量肝素的方法 |
EP2526122B1 (en) * | 2010-01-19 | 2020-06-10 | Momenta Pharmaceuticals, Inc. | Evaluating heparin preparations |
US11203772B2 (en) | 2010-12-23 | 2021-12-21 | The University Of North Carolina At Chapel Hill | Chemoenzymatic synthesis of structurally homogeneous ultra-low molecular weight heparins |
WO2012115952A1 (en) | 2011-02-21 | 2012-08-30 | Momenta Pharmaceuticals, Inc. | Evaluating heparin preparations |
WO2013149161A1 (en) | 2012-03-30 | 2013-10-03 | Deangelis Paul L | High molecular weight heparosan polymers and methods of production and use thereof |
CN105452479B (zh) | 2013-06-17 | 2021-05-18 | 北卡罗来纳大学查珀尔希尔分校 | 可逆肝素分子 |
US10259889B2 (en) * | 2015-03-31 | 2019-04-16 | Seikagaku Corporation | Method for sulfating glycosaminoglycan |
JP7330893B2 (ja) | 2017-03-10 | 2023-08-22 | ザ ユニバーシティ オブ ノース カロライナ アット チャペル ヒル | 短時間作用型ヘパリンベースの抗凝集剤化合物及び方法 |
US11993627B2 (en) | 2017-07-03 | 2024-05-28 | The University Of North Carolina At Chapel Hill | Enzymatic synthesis of homogeneous chondroitin sulfate oligosaccharides |
WO2019090203A1 (en) | 2017-11-03 | 2019-05-09 | The University Of North Carolina At Chapel Hill | Sulfated oligosaccharides having anti-inflammatory activity |
CN108486187A (zh) * | 2018-02-02 | 2018-09-04 | 南京微构医药科技有限公司 | 一种艾杜糖醛酸的制备工艺 |
JP7538724B2 (ja) | 2018-06-20 | 2024-08-22 | ザ ユニバーシティ オブ ノース カロライナ アット チャペル ヒル | 細胞保護の方法と組成物 |
CN110577559B (zh) * | 2019-08-19 | 2023-02-17 | 江西科技师范大学 | α-L-艾杜糖醛酸酶测定用荧光糖苷酶底物的合成方法 |
Family Cites Families (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
GB2254083A (en) * | 1991-03-28 | 1992-09-30 | Italfarmaco Spa | Anticoagulants from e.coli saccharide |
-
1994
- 1994-11-04 IT ITMI942240A patent/IT1271057B/it active IP Right Grant
-
1995
- 1995-10-30 AU AU39261/95A patent/AU3926195A/en not_active Abandoned
- 1995-10-30 WO PCT/EP1995/004241 patent/WO1996014425A1/en active IP Right Grant
- 1995-10-30 CN CN95196040A patent/CN1094977C/zh not_active Expired - Fee Related
- 1995-10-30 CA CA002204366A patent/CA2204366A1/en not_active Abandoned
- 1995-10-30 DK DK95937026T patent/DK0789777T3/da active
- 1995-10-30 ES ES95937026T patent/ES2150589T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1995-10-30 AT AT95937026T patent/ATE195348T1/de not_active IP Right Cessation
- 1995-10-30 EP EP95937026A patent/EP0789777B1/en not_active Expired - Lifetime
- 1995-10-30 JP JP51501996A patent/JP3640259B2/ja not_active Expired - Fee Related
- 1995-10-30 PT PT95937026T patent/PT789777E/pt unknown
- 1995-10-30 US US08/628,690 patent/US5958899A/en not_active Expired - Fee Related
- 1995-10-30 DE DE69518333T patent/DE69518333T2/de not_active Expired - Fee Related
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
IT1271057B (it) | 1997-05-26 |
CA2204366A1 (en) | 1996-05-17 |
DE69518333T2 (de) | 2001-02-22 |
AU3926195A (en) | 1996-05-31 |
DK0789777T3 (da) | 2000-11-06 |
WO1996014425A1 (en) | 1996-05-17 |
ATE195348T1 (de) | 2000-08-15 |
ITMI942240A1 (it) | 1996-05-04 |
EP0789777B1 (en) | 2000-08-09 |
JP3640259B2 (ja) | 2005-04-20 |
DE69518333D1 (en) | 2000-09-14 |
ITMI942240A0 (it) | 1994-11-04 |
EP0789777A1 (en) | 1997-08-20 |
ES2150589T3 (es) | 2000-12-01 |
US5958899A (en) | 1999-09-28 |
CN1162339A (zh) | 1997-10-15 |
JPH10508204A (ja) | 1998-08-18 |
CN1094977C (zh) | 2002-11-27 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT789777E (pt) | Polissacaridos que possuem um elevado teor de acido iduronico | |
US5008253A (en) | Sulfoamino derivatives of chondroitin sulfates of dermatan sulfate and of hyaluronic acid and their pharmacological properties | |
KR910008329B1 (ko) | 해중합된 과황산염 헤파린의 제조방법 | |
JP4861596B2 (ja) | ヒアルロン酸オリゴ糖画分およびそれを含む医薬 | |
CA2397964A1 (en) | Derivatives of partially desulphated glycosaminoglycans endowed with antiangiogenic activity and devoid of anticoagulating effect | |
EP0970130B1 (en) | Glycosaminoglycans having high antithrombotic activity | |
PT1226148E (pt) | Novos oligossacáridos, sua preparação e composições farmacêuticas que os contêm | |
KR20020086594A (ko) | 연어 유래의 콘드로이틴 황산 | |
EP0897393A1 (en) | Derivatives of k5 polysaccharide having high anticoagulant activity | |
US8513407B2 (en) | Process for the preparation of N-acyl-(epi)K5-amine-O-sulfate-derivatives and products thus obtained | |
US20110281820A1 (en) | Glycosaminoglycans derived from k5 polysaccharide having high anticoagulant and antithrombotic activities and process for their preparation | |
JP2001510502A (ja) | O−硫酸化細菌性多糖類 | |
EP1731131A1 (en) | Hgf production accelerator containing heparin-like oligosaccharide | |
JP4051099B2 (ja) | 低分子化ヘパリン、その製造法及び医薬組成物 | |
EP1694714B1 (en) | Low molecular weight polysaccharides having antithrombotic activity | |
JP2005536577A (ja) | N−アシル−(エピ)k5−アミン−o−硫酸塩誘導体の製造方法およびn−アシル−(エピ)k5−アミン−o−硫酸塩誘導体 | |
HU211988A9 (en) | New sulfated polysaccharide, pharmaceutically acceptable salts thereof, process for preparation thereof, and drug containing the same | |
KR20040066090A (ko) | 사카라이드를 황산화시키기 위한 방법 | |
EP1521778A1 (en) | O-sulphated bacterial polysaccharides and their use | |
WO2015174872A1 (en) | Viscosupplement composition comprising ulvan for treating arthritis | |
JPH0128044B2 (pt) | ||
JPH02124902A (ja) | 血液凝固抑制剤 | |
KR20050024339A (ko) | 엔-아실-(에피)케이5-아민-오-황산염-유도체 생산방법 및그 생성물 |