PT779398E - Sistema de cobertura retractavel com aplicacao nomeadamente para piscinas - Google Patents

Sistema de cobertura retractavel com aplicacao nomeadamente para piscinas Download PDF

Info

Publication number
PT779398E
PT779398E PT96390013T PT96390013T PT779398E PT 779398 E PT779398 E PT 779398E PT 96390013 T PT96390013 T PT 96390013T PT 96390013 T PT96390013 T PT 96390013T PT 779398 E PT779398 E PT 779398E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
stringer
guide
vertical
support
assemblies
Prior art date
Application number
PT96390013T
Other languages
English (en)
Inventor
Paul Ambonati
Original Assignee
Sarl Ambonati Freres
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sarl Ambonati Freres filed Critical Sarl Ambonati Freres
Publication of PT779398E publication Critical patent/PT779398E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04BGENERAL BUILDING CONSTRUCTIONS; WALLS, e.g. PARTITIONS; ROOFS; FLOORS; CEILINGS; INSULATION OR OTHER PROTECTION OF BUILDINGS
    • E04B1/00Constructions in general; Structures which are not restricted either to walls, e.g. partitions, or floors or ceilings or roofs
    • E04B1/343Structures characterised by movable, separable, or collapsible parts, e.g. for transport
    • E04B1/34305Structures characterised by movable, separable, or collapsible parts, e.g. for transport telescopic

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Rehabilitation Tools (AREA)
  • Ladders (AREA)
  • Refuge Islands, Traffic Blockers, Or Guard Fence (AREA)
  • Tents Or Canopies (AREA)
  • Handcart (AREA)
  • Buildings Adapted To Withstand Abnormal External Influences (AREA)

Description

“V* ^
DESCRIÇÃO
SISTEMA DE COBERTURA RETRACTÁVEL COM APLICAÇÃO NOMEADAMENTE PARA PISCINAS A presente invenção diz respeito a um sistema de cobertura retractável com aplicação, nomeadamente, em piscinas do tipo que possui, em primeiro lugar, pelo menos dois conjuntos modulares encaixáveis telescopicamente um no outro e que compreende cada um deles uma estrutura baixa de transporte que forma duas longarinas que assentam no chão por intermédio de umas rodas e que sustêm os bordos inferiores laterais de elementos de cobertura.
Tais sistemas de cobertura retractáveis compreendem, por outro lado, meios de orientação lateral capazes de assegurar a orientação relativa dos diversos conjuntos modulares no momento em que ocorrem as deslocações longitudinais destes últimos.
Actualmente, existem diversas concepções de sistemas de cobertura, nomeadamente, para piscinas. Todavia, verifica-se que, apesar das numerosas soluções propostas, todos os sistemas de cobertura actuais apresentam, por causa da concepção dos meios de orientação lateral, um inconveniente comum que consiste na falta de maneabilidade, nomeadamente quando o solo em que estes sistemas de cobertura estão implantados têm defeitos de planura. Na prática, esta falta de maneabilidade conduz a dificuldades de deslocação dos conjuntos modulares e obriga o utilizador a fazer esforços consideráveis com vista à deslocação pretendida.
De acordo com uma primeira técnica, os meios de orientação lateral consistem na utilização de uns tampos, ou então, tal como é descrito na patente francesa FR-A - 2526469, de uns discos de eixo de rotação vertical, colocados para limitar o jogo transversal entre os conjuntos modulares. Todavia, tais tampos ou discos limitam apenas a aproximação relativa dos conjuntos modulares, mas não permitem comandar o afastamento relativo destes últimos, e, na prática, o que se verifica é que tais meios não asseguram qualquer 1 orientação válida.
De acordo com uma segunda técnica, tal como a descrita nomeadamente na patente francesa FR - A - 2620472, a orientação é do tipo linear e é assegurada por intermédio de um sistema de corrediças longitudinais que cooperam com vista à obtenção de um desdobramento direccional. Todavia, este sistema de orientação apresenta o inconveniente de provocar uma fricção importante que conduz a dificuldades de deslocação dos conjuntos modulares e obriga a um importante esforço por parte do utilizador.
De acordo com uma terceira técnica, tal como a descrita, nomeadamente, nas patentes francesas FR - A- 2568288 e FR - A - 2576955, a orientação é assegurada por intermédio de um disco de eixo de rotação horizontal que se desloca numa corrediça de conjunto modular adjacente. Um sistema de orientação como este não permite garantir uma orientação linear e verifica-se que o disco “prisioneiro” dentro da corrediça bloqueia frequentes vezes no interior desta, devido, por exemplo, a um defeito de planura, ou quando se exercem esforços de tracção diferentes sobre as paredes laterais do conjunto modular. É de notar que existe igualmente uma outra técnica, nomeadamente descrita nas patentes US - A - 4688686 e FR - A- 2442929, que consiste na utilização de calhas de orientação fixadas ao chão ou enterradas no chão. Todavia, uma técnica como esta necessita de trabalhos de escavação importantes com vista à colocação das calhas, o que provoca um aumento considerável do custo líquido dos sistemas de cobertura. Por outro lado, uma vez que as calhas estão à vista, para além de um processo de realização destes se tomar inestético, elas tomam-se um obstáculo que pode estar na origem de acidentes corporais para os utilizadores. A presente invenção pretende ultrapassar os inconvenientes supracitados dos sistemas de cobertura actuais e tem como principal objectivo fornecer um sistema de cobertura que não necessite da colocação de calhas de orientação e cuja maneabilidade seja perfeita.
Com vista ao cumprimento dos objectivos pretendidos, a invenção diz respeito a um 2 sistema de cobertura retractável, nomeadamente, para piscinas, cujos meios de orientação lateral compreendem, para cada uma das longarinas de dois conjuntos modulares contíguos: - para um destes conjuntos, o chamado externo, de um lado um rodízio de orientação lateral de eixo de rotação vertical montado num suporte colocado numa das extremidades longitudinais, a chamada dianteira, da longarina e que se estende lateralmente para o interior em relação à referida longarina, e de outro lado um perfil de orientação agarrado lateralmente ao lado interior da longarina e afastado verticalmente em relação ao rodízio de orientação, formando o referido perfil uma garganta vertical de orientação. - para o outro conjunto, o chamado interno, de um lado um rodízio de orientação lateral de eixo de rotação vertical montado num suporte colocado numa das extremidades longitudinais da longarina, a chamada traseira, oposta à extremidade dianteira da longarina do primeiro conjunto, e que se estende lateralmente para o exterior da referida longarina, sendo o rodízio de dimensões adaptadas para poder vir alojar-se e ser guiada lateralmente no interior do perfil de orientação do primeiro conjunto com uma faculdade de movimentação vertical, e de outro lado um perfil de orientação agarrado lateralmente ao lado exterior da longarina e afastado verticalmente em relação ao rodízio de orientação, formando o referido perfil uma garganta de orientação vertical de forma adaptada para alojar e guiar lateralmente o rodízio do primeiro conjunto conferindo uma faculdade de movimentação vertical ao referido rodízio.
Um sistema de cobertura como o que se descreve apresenta uma excelente maneabilidade uma vez que, em primeiro lugar, permite resolver os defeitos de planura do solo, visto que os rodízios têm a possibilidade de movimentação vertical o que evita qualquer penalização da deslocação de um conjunto modular em relação ao outro.
Além disso, este sistema de cobertura permite obter a deslocação linear de um conjunto modular em relação a um outro com facilidade, conservando uma deslocação rectilínea. Com efeito, dois conjuntos modulares contíguos são mantidos sempre paralelos um em relação ao outro no conjunto da sua trajectória, graças à disposição dos rodízios situados na 3 direcção das extremidades opostas dos referidos conjuntos e que facilitam deste modo as deslocações.
Na prática, verifica-se que as deslocações dos conjuntos modulares podem ser facilmente efectuados por uma única pessoa sem impor esforços importantes e isto mesmo quando o solo apresenta defeitos quanto à sua planura.
De acordo com uma outra característica da presente invenção, cada longarina apresenta paredes laterais planas e verticais, apresentando os perfis de orientação uma forma em L que define as gargantas verticais em forma de U com as referidas paredes laterais das longarinas.
Além disso, os perfis de orientação são preferencialmente orientados de maneira a delimitar uma garganta em forma de U invertido, servindo a ala horizontal de um dos referidos perfis de orientação de face de fixação do eixo de rotação do rodízio de orientação da longarina correspondente, e estando o eixo de rotação do rodízio de orientação da outra longarina colocada num suporte em forma de L e solidarizada à ala horizontal deste suporte.
Por outro lado, cada longarina comporta, com vantagem, uns perfis de orientação exterior e interior realizados em simultâneo com a referida longarina.
Outras características, objectivos e vantagens da presente invenção serão salientadas na descrição pormenorizada que se segue em referência aos desenhos anexos que representam a título de exemplo não limitativo um modo de realização preferencial. Nestes desenhos que fazem parte integrante da presente descrição: A figura 1 representa uma vista em perspectiva esquemática de um sistema de cobertura de acordo com a invenção. A figura 2 é um corte vertical em escala ampliada que representa duas longarinas contíguas de dois conjuntos modulares de acordo com a invenção. 4 E as figuras 3a a 3c são vistas de cima esquemáticas destas duas longarinas respectivamente, na posição estendida, numa posição intermédia e na posição retraída dos dois conjuntos modulares. O sistema de cobertura retractável representado na figura 1 é composto por três conjuntos modulares 1, 2, 3, encaixáveis telescopicamente de maneira a permitir classicamente desimpedir ou libertar o espaço a cobrir, nomeadamente uma piscina, quando os referidos conjuntos modulares estiverem em posição retraída.
Cada um destes conjuntos modulares 1,2, 3 comporta, em primeiro lugar, os elementos de cobertura constituídos por dois painéis laterais em forma de abóbada 4,5 unidos por dois painéis planos 6,7 que formam um diedro de ângulo plano obtuso.
Estes painéis 4-7 são, por outro lado, constituídos de forma clássica por uma estrutura ligeira 8, por exemplo, em alumínio, e por uma cobertura 9 de um material translúcido tal como o policarbonato.
Os conjuntos modulares 1-3 comportam , por outro lado, uma estrutura baixa de transporte constituída por duas longarinas tais como 10, 11 que repousam no chão por intermédio de umas rodas tais como 12, 13, sobre as quais estão solidarizadas, através de um qualquer processo conhecido, os bordos laterais inferiores dos painéis laterais 4,5 dos elementos de cobertura.
Tal como é representado na figura 2, cada uma das longarinas 10, 11 é formada por um perfil que comporta, em primeiro lugar, uma alma tubular côncava 14 que apresenta a forma de dois rectângulos 15, 16 sobrepostos, e cuja parte rectangular inferior 16 está ligeiramente afastada para o exterior em relação à parte rectangular superior 15. O perfil que compõe as longarinas 10, 11 comporta, por outro lado, dois perfis de orientação 17, 18 em forma de L cuja ala vertical está orientada para baixo, delimitando com as paredes laterais da alma 14 gargantas que apresentam a forma de um U invertido. 5 O primeiro destes perfis 17 está agarrado lateralmente à parede externa da alma 14, estando a sua ala horizontal 17a no mesmo nível do plano horizontal de intersecção das partes rectangulares 15, 16 da referida alma. O segundo destes perfis 18 está, quanto a ele, agarrado lateralmente à parede interna da alma 14, estando a sua ala horizontal 18a ao mesmo nível da parede superior horizontal da referida alma.
Os conjuntos modulares 1-3 comportam, por fim, uns órgãos de orientação lateral preparados para assegurar a orientação relativa dos referidos conjuntos modulares.
Tal como está representado nas figuras 2 e 3a a 3c, estes órgãos de orientação consistem, no caso das longarinas 10, 11, em dois conjuntos modulares contíguos 1-2, 2- 3, em dois rodízios em “Nylon” (marca registada) 19,21, de eixo de rotação 19a, 21a vertical, estando os referidos rodízios montados respectivamente na direcção da extremidade traseira da longarina 11 do conjunto modular interno 2 (ou 3) e na direcção da extremidade dianteira da longarina 10 do conjunto modular externo 1 (ou 2).
Estes dois rodízios 19, 21, apresentam diâmetros conjugados com a largura das gargantas delimitadas pelos perfis de orientação 17, 18 e uma altura inferior à profundidade das referidas gargantas de maneira a permitir uma movimentação vertical dos referidos rodízios.
Por outro lado, o eixo de rotação 19a do rodízio 19 está fixado sobre uma platina 20 solidarizada à face superior da ala horizontal 17a do perfil de orientação 17 da longarina 11 de maneira a vir alojar-se na garganta delimitada pelo perfil de orientação 18 da longarina vizinha 10. O eixo dé rotação 21a do outro rodízio 21 está fixado sobre a ala horizontal 22a de um suporte em forma de L cuja ala vertical está solidarizada à parede lateral interna da parte rectangular inferior 16 da alma 14 da longarina 10, de maneira a que o referido rodízio 6 venha alojar-se na garganta delimitada pelo perfil de orientação 17 da longarina vizinha 11.
Tal como está representado nas figuras 3a a 3b, a disposição dos rodízios de orientação 19, 21 permite conferir aos conjuntos modulares uma trajectória perfeitamente rectilínea, e isto na totalidade do percurso de deslocação destes últimos. Além disso, a colocação destes rodízios 19, 21 permite ultrapassar os defeitos de planura do solo sem correr qualquer risco de bloqueio.
Pela razão acima enunciada, os conjuntos modulares podem ser manuseados com muita facilidade por uma única pessoa sem impor esforços muito importantes.
Além disso, é de notar que o perfil de orientação externo 17 da longarina do conjunto modular externo 1 e o perfil de orientação interno 18 do conjunto modular interno 3 não têm uma função efectiva. No entanto, por motivos de uniformização, prevê- se que todas as longarinas sejam idênticas, podendo os perfis de orientação supracitados estar eventualmente desalinhados.
Por último, as longarinas estão equipadas com órgãos de ressalto de fim de percurso para os rodízios 19, 21, sendo os referidos órgãos de um qualquer tipo conhecido, não estando por isso representados. 3 MOV. 2000
Lisboa, - 3 ft Pela Requerente
vitor luís ribeiro cannnso Agente Oficial da Propriedade Industrial (89C) Largo de São Domingos N.“ 1 2910-092 SETÚBAL PORTUGAL
Tetei. +*351 265 228 685 Fax: ++ 351 265 228 637 7

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Sistema de cobertura retractável, nomeadamente para piscinas, que comporta: - pelo menos dois conjuntos modulares (1-3) encaixáveis telescopicamente um no outro e que compreende, cada um, uma estrutura baixa de transporte que forma duas longarinas (10, 11) que assentam no chão por intermédio de umas rodas (12, 13)e que sustêm os bordos inferiores laterais de elementos de cobertura (4-9). - e meios de orientação lateral capazes de assegurar a orientação relativa dos diversos conjuntos modulares (1- 3) no momento das deslocações longitudinais destes últimos. O referido sistema de cobertura caracteriza -se pelo facto de os meios de orientação lateral compreenderem, para cada longarina (10, 11) de dois conjuntos modulares (1- 2, 2- 3) contíguos: - para um destes conjuntos (1,2), chamado externo, de um lado um rodízio (21) de orientação lateral de eixo de rotação (21a) vertical montado num suporte (22) colocado numa das extremidades longitudinais, a chamada dianteira, da longarina (10) e que se estende lateralmente para o interior em relação à referida longarina, e de outro lado um perfil de orientação (18) agarrado lateralmente ao lado interior da longarina (10) e afastado verticalmente em relação ao rodízio de orientação (21), formando o referido perfil uma garganta vertical de orientação. - para o outro conjunto (2, 3), o chamado interno, de um lado um rodízio (19) de orientação lateral de eixo de rotação (19a) vertical montado num suporte (20) colocado numa das extremidades longitudinais da longarina (11), a chamada traseira, oposta à extremidade dianteira da longarina (10) do primeiro conjunto, e que se estende lateralmente para o exterior da referida longarina, sendo o rodízio de dimensões adaptadas para poder vir alojar- se e ser guiada lateralmente no interior do perfil de orientação (18) do primeiro conjunto com uma faculdade de movimentação vertical, e de outro lado um perfil de orientação (17) agarrado lateralmente ao lado exterior da 1 longarina (11) e afastado verticalmente em relação ao rodízio de orientação (19), formando o referido perfil uma garganta de orientação vertical de forma adaptada para alojar e guiar lateralmente o rodízio (21) do primeiro conjunto conferindo uma faculdade de movimentação vertical ao referido rodízio.
  2. 2. Sistema de cobertura de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo facto de cada longarina (10, 11) apresentar paredes laterais planas e verticais, apresentando os perfis de orientação (17,18) uma forma em L que definem as gargantas verticais em forma de U com as referidas paredes laterais da longarina.
  3. 3. Sistema de cobertura de acordo com a reivindicação 2 caracterizada pelo facto de os perfis de orientação (17,18) serem orientadas de maneira a delimitar uma garganta em forma de U invertido, servindo a ala horizontal (17a) de um dos referidos perfis de orientação de face de fixação do eixo de rotação (19a) do rodízio de orientação (19) da longarina (11) correspondente, e estando montado o eixo de rotação (21a) do rodízio de orientação (21) da outra longarina (10) sobre um suporte (22) em forma de L e solidarizado à ala horizontal deste suporte.
  4. 4. Sistema de cobertura de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo facto de cada longarina (10, 11) comportar uns perfis (17, 18) de orientação exterior e interior realizados em simultâneo com a referida longarina.
  5. 5. Sistema de cobertura de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes no qual os rodízios (19, 21) são realizados num material conhecido sob o nome de “Nylon” (marca registada).
  6. 6. Sistema de cobertura de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes caracterizado pelo fácto de os elementos de cobertura serem constituídos por dois painéis laterais em forma de abóbada (4,5) unidos por dois painéis planos (6,7) que formam um diedro de ângulo plano obtuso. 2 Lisboa, j - 3 NOV. 2UUI) Pela Requerente
    VÍTOR LUÍS RIBEIRO CARDOSO Agente Oficial da Propriedade Industrial (89C) Largo de São Domingos N." 1 2910-092 SETÚBAL PORTUGAL Telet. +-*-351 265 226 685 - Fax: ++ 351 265 228 637 3
PT96390013T 1995-12-13 1996-12-05 Sistema de cobertura retractavel com aplicacao nomeadamente para piscinas PT779398E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9514891A FR2742466B1 (fr) 1995-12-13 1995-12-13 Systeme d'abri retractable notamment pour piscine

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT779398E true PT779398E (pt) 2001-01-31

Family

ID=9485548

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96390013T PT779398E (pt) 1995-12-13 1996-12-05 Sistema de cobertura retractavel com aplicacao nomeadamente para piscinas

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP0779398B1 (pt)
AT (1) ATE195567T1 (pt)
DE (1) DE69609805T2 (pt)
ES (1) ES2151131T3 (pt)
FR (1) FR2742466B1 (pt)
PT (1) PT779398E (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2776686B1 (fr) 1998-03-27 2000-05-05 Rene Perrot Systeme de guidage de modules d'une structure telescopique telle qu'un abri telescopique
FR2781511B1 (fr) * 1998-07-22 2000-09-22 Jean Pierre Wystup Abri telescopique
FR2836496B1 (fr) * 2002-02-26 2004-05-14 Jean Louis Villars Dispositif de manoeuvre d'un abri sous forme de tunnel telescopique, procede de reglage dudit dispositif et abri equipe dudit dispositif
FR2883018B1 (fr) * 2005-03-10 2009-04-03 Easy Cover Soc Par Actions Sim Bloc fonctionnel destine aux troncons d'un abri telescopique
FR2883016B1 (fr) * 2005-03-10 2008-10-10 Easy Cover Soc Par Actions Sim Bloc fonctionnel destine aux troncons d'un abri telescopique
FR2884535B1 (fr) * 2005-04-18 2011-01-21 Ecodis Etude Coordination Distrib Abri telescopique
FR2912766B1 (fr) 2007-02-20 2009-05-22 Gen Abris Et Accessoires Pour Element d'angle pour abri telescopique
DE102007053465B4 (de) 2007-11-09 2013-07-11 Paradiso Production Gmbh Überdachung
FR2932515B1 (fr) * 2008-06-11 2010-06-11 Pascal Roger Depoortere Dispositif telescopique de couverture de piscine

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2442929A1 (fr) 1978-12-01 1980-06-27 Gestion Promotion Indle Cale Perfectionnements aux dispositifs de boggie et de rail pour charpentes telescopiques et structures analogues
DE3020744C2 (de) * 1980-05-31 1984-07-12 Kvaerner Brug (Deutschland) GmbH, 2800 Bremen Abdeckung für Großbehälter und Becken
FR2526469B1 (fr) * 1982-05-10 1986-07-04 Robert Dominique Abri retractable et demontable
FR2568288A1 (fr) 1984-07-30 1986-01-31 Ziliani Bruno Abri pour piscine compose d'elements telescopiques montes ou non sur rails
FR2576955B1 (fr) * 1985-02-07 1988-10-14 Ziliani Bruno Dispositif de couverture d'espaces ou de surfaces, tel que par exemple une piscine
US4683686A (en) 1985-03-11 1987-08-04 Veli Ozdemir Swimming pool cover
FR2620472B1 (fr) 1987-09-16 1989-12-01 Tangorre Eliane Dispositif de structuration et d'assemblage des elements pour l'edification d'abris retractables

Also Published As

Publication number Publication date
FR2742466B1 (fr) 1998-01-23
DE69609805T2 (de) 2001-04-12
DE69609805D1 (de) 2000-09-21
EP0779398A1 (fr) 1997-06-18
ES2151131T3 (es) 2000-12-16
ATE195567T1 (de) 2000-09-15
EP0779398B1 (fr) 2000-08-16
FR2742466A1 (fr) 1997-06-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3106750A (en) Expansible trailer
ES2214172T3 (es) Techumbre de piscina para cobertizos bajos con elementos de techumbre articulados.
PT779398E (pt) Sistema de cobertura retractavel com aplicacao nomeadamente para piscinas
US4271644A (en) Hall with mobile wall and roof elements
PT83644B (pt) Veiculo de rastos largos
PT778169E (pt) Dispositivo para a cobertura de veiculos pesados
ES2312672T3 (es) Cubierta telescopica con elementos imbricados.
KR20010108235A (ko) 망원경식 통로용 캐빈
US3209373A (en) Swimming pool cover
US5639139A (en) Telescoping trailer
PT753637E (pt) Estrutura para a montagem de portas de correr
US4425741A (en) Collapsible structure
ES2399750A2 (es) Pasarela para el embarque y desembarque de pasajeros
ES2833363T3 (es) Dispositivo de acceso a un avión
ES2226934T3 (es) Unidad de deslizamiento enclavable para soportar de forma deslizante puertas de ascensor.
US20100147626A1 (en) Passenger cage for elevators
PT99748A (pt) Sistema para o deslocamento vertical em translaccao de uma plataforma sensivelmente horizontal portadora nomeadamente de um cobertor de cama
ES2283284T3 (es) Guia para cubiertas moviles y cubierta movil que incluye dicha guia.s.
DE4018746C2 (de) Mehrfachgarage
PT787636E (pt) Veiculo de grande capacidade destinado ao transporte de pessoas nomeadamente um carro urbano de superficies baixas que circula sobre carris
KR950704586A (ko) 자동차 주차장치
ES1270279U (es) Sistema de desplazamiento de una cubierta móvil
PT1705316E (pt) Abrigo telescópico
US20030145399A1 (en) Extendable passenger loading bridge having improved placement of roller assemblies
ES2253938B2 (es) Vehiculo de carga con techo de elevacion y puerta trasera.