PT749961E - Processo de preparacao de metilmercaptano - Google Patents

Processo de preparacao de metilmercaptano Download PDF

Info

Publication number
PT749961E
PT749961E PT96401326T PT96401326T PT749961E PT 749961 E PT749961 E PT 749961E PT 96401326 T PT96401326 T PT 96401326T PT 96401326 T PT96401326 T PT 96401326T PT 749961 E PT749961 E PT 749961E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
catalyst
methanol
process according
alumina
methylmercaptan
Prior art date
Application number
PT96401326T
Other languages
English (en)
Inventor
Herve Ponceblanc
Francois Tamburro
Original Assignee
Aventis Animal Nutrition Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Aventis Animal Nutrition Sa filed Critical Aventis Animal Nutrition Sa
Publication of PT749961E publication Critical patent/PT749961E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C319/00Preparation of thiols, sulfides, hydropolysulfides or polysulfides
    • C07C319/02Preparation of thiols, sulfides, hydropolysulfides or polysulfides of thiols
    • C07C319/08Preparation of thiols, sulfides, hydropolysulfides or polysulfides of thiols by replacement of hydroxy groups or etherified or esterified hydroxy groups
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01JCHEMICAL OR PHYSICAL PROCESSES, e.g. CATALYSIS OR COLLOID CHEMISTRY; THEIR RELEVANT APPARATUS
    • B01J27/00Catalysts comprising the elements or compounds of halogens, sulfur, selenium, tellurium, phosphorus or nitrogen; Catalysts comprising carbon compounds
    • B01J27/20Carbon compounds
    • B01J27/232Carbonates

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Low-Molecular Organic Synthesis Reactions Using Catalysts (AREA)

Description

ψ Ηβ ι
Descrição “Processo de preparação de metilmercaptano” A presente invenção diz respeito a um processo de preparação de metilmercaptano aperfeiçoado. Ela refere-se particularmente a um processo de preparação de metilmercaptano a partir de metanol e de hidrogénio sulfurado. Ela diz igualmente respeito aos catalisadores de preparação que apresentam uma estabilidade melhorada.
Sabe-se há muito tempo como preparar o metilmercaptano a partir de metanol e de hidrogénio sulfurado. Encontra-se uma descrição desse tipo de reacção por exemplo de acordo com Sabatier e Mailhe em 1910 numa exposição da academia das ciências 150 823-6, 1569-72 e 1217-21. A reacção foi descrita na presença de diversos catalisadores, sobretudo à base de alumina eventualmente dopada com diversos metais entre os quais se pode citar os metais alcalinos, os metais alcalino-terrosos, o sulfureto de cádmio, o sulíureto de antimónio, o óxido de estanho, o ácido fosfotúngstico, fosfomolíbdico assim como o tungstato de potássio. A reacção é descrita por passagem num único reactor ou em vários reactores sucessivos. Assim, de acordo com a patente de invenção GB 1 417 532 sabe-se como preparar o metilmercaptano mediante reacção do metanol e do hidrogénio sulfurado segundo uma razão molar do hidrogénio sulfurado para o metanol compreendida entre 1,10 e 2,5 numa série de pelo menos três reactores catalíticos. O catalisador utilizado é de preferência uma alumina dopada com tungstato de potássio, sendo a temperatura de reacção mantida entre 320 e 370°C.
Os produtos secundários de reacção nesse tipo de processo são constituídos 2
essencialmente pelo sulfureto de dimetilo e o dióxido de carbono. A formação de sulfureto de dimetilo aumenta com a temperatura da reacçao, mas o grau de transformação do metanol aumenta também com a temperatura e, assim, deve poder ser encontrado um equilíbrio entre a formação de sulfureto de dimetilo e a conversão do metanol de partida.
Sabe-se ainda de acordo com os artigos dos autores russos Kudenkov, Paukshtis e Mashkina, publicados em react. Kinet. Catai. Lett. Vol 38, N° 1, 199--203 (1989) utilizar como catalisadores de reacção aluminas dopadas quer com tungstato de potássio, ou com carbonato de potássio, ou com potassa ou fmalmente com soda a temperaturas compreendidas entre 360 e 450°C. A melhor selectividade' em metilmercaptano é obtida com o tungstato de potássio quer seja à temperatura de 360 ou à temperatura de 400°C. A melhor taxa de conversão do metanol é obtida quando a temperatura for a mais alta, ou seja igual a 500°C. Se se calcular o rendimento em metilmercaptano em função da temperatura e do tipo de catalisador é-se levado a utilizar uma temperatura compreendida entre 400 e 450°C sem distinção da natureza do catalisador a utilizar.
De acordo com um outro artigo dos mesmos autores publicado em Kinetika i Kataliz, Vol. 29, N° 5, pp. 1174-1180, Setembro-Outubro de 1998 comparando a actividade e a selectividade dos catalisadores à base de alumina dopada com tungstato de potássio ou com carbonato de potássio, observou-se que para uma temperatura de 360°C a selectividade em metilmercaptano era equivalente com um catalisador dopado com tungstato ou com carbonato.
Verifícou-se, de acordo com a presente invenção, de maneira absolutamente inesperada, que a actividade e a selectividade desses dois tipos de catalisadores eram absolutamente diferentes quando eram utilizados a temperaturas bastante inferiores às utilizadas na técnica anterior. A presente invenção diz pois respeito a um processo de preparação de metilmercaptano a partir de metanol e de hidrogénio sulfurato em fase vapor na presença de um sistema catalítico, caracterizado pelo facto de o catalisador utilizado ser um carbonato alcalino depositado sobre alumina e de ser utilizado a uma temperatura inferior a 350°C. O carbonato alcalino utilizado como catalisador de reacção é escolhido entre os carbonatos de sódio, de potássio ou de césio. Prefere-se utilizar o carbonato de potássio. A quantidade ponderai de carbonato alcalino depositada sobre a alumina varia em função da natureza do metal alcalino, mas encontra-se, no entanto, de preferência, compreendida entre 2 e 20% em peso. No que diz respeito ao carbonato de potássio, esta quantidade estará de preferência compreendida entre 2 e 10%. De acordo com uma maneira melhor de realizar a invenção utilizar-se-á uma quantidade ponderai de carbonato de potássio de cerca de 6,4% depositado sobre alumina. A temperatura da reacção encontra-se mais preferencialmente compreendida entre 230 e 330°C e muito particularmente compreendida entre 280 e 310°C. Entende-se por temperatura de reacção a temperatura medida à entrada do reactor. A temperatura de entrada é, de uma maneira geral, inferior à temperatura de saída, uma vez que a reacção é exotérmica. A pressão reaccional encontra-se de preferência compreendida entre 8 e 15 bars (8 a 15 105 pascais). O catalisador é de preferência distribuído num sistema catalítico que contém pelo menos três reactores.
No primeiro reactor, também denominado convertidor, introduz-se de preferência a totalidade do hidrogénio sulfurado, sendo o metanol introduzido de maneira sequencial ao nível de cada um dos outros reactores. A razão molar global entre o hidrogénio sulfurado introduzido e o metanol introduzido encontra-se compreendida entre 1,5 e 2,5. O primeiro catalisador utilizado no convertidor é de preferência alumma. O seu papel consiste essencialmente em transformar o sulfureto de dimetilo reciclado e proveniente do último reactor, na presença de hidrogénio sulfurado novo, em metilmercaptano. A saída do convertidor introduzem-se os gases resultantes no primeiro reactor e, ao mesmo tempo, alimenta-se o metanol, sendo este último introduzido em parte sob forma líquida e em parte sob forma gasosa de modo a estabilizar a temperatura do reactor. Com efeito, a vaporização do metanol permite consumir uma parte das calorias fornecidas pela reacção que é exotérmica. A carga de metanol que entra, metanol proveniente do reactor anterior e novo metanol introduzido, é em particular cada vez mais importante em cada um dos reactores à medida que a reacção progride. Para cada um dos reactores a razão molar entre o hidrogénio sulfurado e o fornecimento parcial de metanol baixa à medida que a reacção progride e encontra-se particularmente compreendida entre 15 e 3. A razão global do hidrogénio sulfurado para o metanol encontra-se sempre compreendida dentro dos limites previamente indicados. Esses valores permitem obter uma selectividade elevada em metilmercaptano em detrimento da formação de sulfureto de dimetilo.
Após o último reactor introduz-se a mistura reaccional no acabador que 5
contém o mesmo catalisador que a série dos reactores anteriores mas com um volume igual ou superior. A saída do acabador os gases de reacção constituídos por metilmercaptano, sulfureto de dimetilo, metanol e hidrogénio sulfurado e por gases diversos são separados de acordo com a patente de invenção GB 1 417 532 citada anteriormente. A invenção será descrita mais completamente por intermédio dos exemplos seguintes que não devem ser considerados como limitativos da invenção. EXEMPLO 1
Preparação do catalisador de fórmula K2CO3/AI2O3 a 2% em peso equivalente a um número de catião alcalino de 28,9 mmole/100 g de catalisador.
Preparou-se uma solução de 120 ml mediante dissolução de 4,08 g de K2CO3 (isento de sódio) em água permutada. O pH da solução fmal é de 11,66. Empregna--se 200g de alumina Procalyse SPHERALITE 505 a seco com a solução anterior. Activa-se o catalisador assim preparado à temperatura de 470°C. O catalisador é constituído por 2% em peso de K2CO3. EXEMPLO 2
Preparação do catalisador de fórmula K2CO3/AI2O3 a 6,4% em peso equivalente a um número de catião alcalino de 92,6 mmole/100 g de catalisador.
Preparou-se 0 catalisador do exemplo 2 de acordo com o método descrito no exemplo 1, utilizando 13,68 g de K2C03 para impregnar 200g de alumina. O pH da solução antes da impregnação é igual a 11,6. EXEMPLO 3
Preparação do catalisador de fórmula K2CO3/AI2O3 a 10% em peso equivalente a um número de catião alcalino de 144,7 mmole/100 g de catalisador. 6
Preparou-se o catalisador dó exemplo 3 de acordo com o método descrito no exemplo 1, utilizando 22,22 g de K2C03 para impregnar 200g de alumina. O pH da solução antes da impregnação é igual a 11,75. EXEMPLO 4
Preparação do catalisador de fórmula Na2C03/Al203 a 4,9% em peso equivalente a um número de catião alcalino de 92,4 mmole/100 g de catalisador.
Preparou-se o catalisador do exemplo 3 de acordo com o método descrito no exemplo 1, utilizando 10 g de Na2C03 para impregnar 200g de alumina. O pH da solução antes da impregnação é igual a 10,79. EXEMPLO 5
Preparação do catalisador de fórmula Cs2C03/A1203 a 15,1% em peso equivalente a um número de catião alcalino de 92,5 mmole/100 g de catalisador.
Preparou-se o catalisador do exemplo 3 de acordo com o método descrito no exemplo 1, utilizando 35,49 g de Cs2C03 para impregnar 200g de alumina. O pH da solução antes da impregnação é igual a 11,02. EXEMPLO COMPARATIVO 1
Este catalisador é constituído apenas por alumina. O catalisador do exemplo comparativo 1 é constituído por alimina SPHERALITE 505, não impregnada e recozida de acordo com a mesma técnica que no exemplo 1. EXEMPLO COMPARATIVO 2
Preparação do catalisador de fórmula K.2WCVA1203 a 14% em peso equivalente a um número de catião alcalino de 92,5 mmole/100 g de catalisador.
Preparou-se o catalisador do exemplo comparativo 2 de acordo com o método descrito no exemplo 1, mas utilizando 40,23 g de K2W04, 2H20 para 7
impregnar 200g de alumina. O pH da solução antes da impregnação é igual a 11. EXEMPLO COMPARATIVO 3
Preparação do catalisador de fórmula Na2WC>4/Al203 a 13,6% em peso equivalente a um número de catião alcalino de 92,5 mmole/100 g de catalisador.
Preparou-se o catalisador do exemplo comparativo 3 de acordo com o método descrito no exemplo 1, utilizando 36 g de Na2W04, 2H20, para impregnar 200g de alumina. O pH da solução antes da impregnação é igual a 9,88. EXEMPLO 6
Ensaio catalítico dos catalisadores dos exemplos 1 a 5 e comparativos 1 a 3.
Determinaram-se os comportamentos catalíticos dos catalisadores descritos nos exemplos 1 a 5 e comparativos 1 a 3, nas condições seguintes.
Um leito de 90 ml, constituído por catalisador sob a forma de bolas que apresentam um diâmetro de cerca de 3 mm não diluído, encontra-se contido num reactor de 35 cm de altura e de 27,3 mm de diâmetro interno.
Os gases de entrada do reactor são constituídos por uma mistura de metanol, hidrogénio sulfurado, metilmercaptano, sulfureto de dimetilo e água, nas proporções molares seguintes: 6,5/70,5/11,5/4/7,5%. Eles atravessam imcialmente um leito de 100 ml de bolas de corindo de modo a serem pré-aquecidos à temperatura da reacção. Mantém-se a pressão no reactor igual a 10 bars. Mantém-se a temperatura da reacção igual a 320°C. A WH ou velocidade volúmica horária, calculada nas condições normais de temperatura e de pressão é de 6667h'' ou seja um tempo de contacto de 0,54s. A velocidade volumíca horária, WH é definida como a razão: 8
<J
Caudal total dos reagentes nas condições normais Volume de catalisador A taxa de conversão do metanol, Xg é definida como a razão: Número de moles de metanol convertido x 100 Número de moles de metanol à entrada A selectividade em produto 1, Si é definida como a razão: Número de moles de produto i formado x 100 Número de moles de metanol convertido O rendimento em produto í, Ri é definido como o produto Xg x Si.
Os comportamentos catalíticos nos exemplos 1 a 5 e comparativos 1 a 3, medidos após 100 horas sob reagentes encontram-se reunidos no quadro 1 seguinte: QUADRO 1
Exemplos Catalisador (°o Xg SMSH SDMS SCO; RMSH RDMS em peso) (°o) (%) r») (°ó) (°o) (5) Cl alumina sozinha 100 60 40 0 60 40 1 2% K:CO., 94.0 82.5 17.5 0 77.6 16.5 2 6,4° ò K;COj 93.0 93.0 5.0 2.0 86.5 4.7 3 10°ò K;CO., 78.5 89.5 9.5 1.0 70.3 7.5 4 4.9°o Na;C0j 87.0 89.0 10.0 1.0 77.4 8.7 5 15.10bCs;CO., 92.0 94.0 5.0 1.0 86.5 11.0 C2 14°.. K3WO, 75.0 94.0 4.0 2.0 70.5 3.0 C3 13.6“oNa:W04 86.0 87,0 5.0 8.0 74.8 4.3
As conversões de metanol e rendimentos em MSH, correspondentes aos exemplos 1 a 4 e comparativos 1 a 2, medidos para diferentes tempos de marcha, para uma temperatura da reacção de 370°C (condições de envelhecimento acelerado) encontram-se reunidos no quadro 2 seguinte. QUA. 2 QUADRO 2
Exemplos catalisador (% em peso) duração em horas Xg(%) RMSH (%) -Xg ΔΙ (%) para 100 h Cl alumina sozinha 100 100 70.0 0 150 100 63.0 250 100 62.0 400 100 57.0 1 2%K;C03 100 100 79.0 1 150 100 77.5 250 98.0 77.0 400 97.0 75.0 2 6.4%K;C03 100 98.0 86.0 0.6 250 98.0 86.5 400 97.5 87.0 500 96.0 87.6 600 95.0 87.5 3 10%K2C03 100 95.0 77.0 1.6 250 93.0 77.5 400 91.0 78.0 500 88.0 77.0 600 87.0 75.0 4 4,9%Na;C03 250 100 88.0 1.4 400 97.5 86.0 500 97.0 87.0 600 95.0 86.0 C2 14%K:WO, 250 90.0 85.0 5 400 85,0 82.0 500 77.0 78.5 600 75.0 77.0 EXEMPLOS 6 A 10 E COMPARATIVOS 4 A 8
Realizou-se um ensaio industrial sobre uma bateria de 7 reactores precedida por um convertidor. Carrega-se o convertídor com alumina SPHERALITE 505®.
Carrega-se os 7 reactores ou com o catalisador do exemplo 2 contendo 6,4% de K2CO3 ou com o catalisador do exemplo comparativo 2. Introduz-se no convertidor 5000 kg/h de uma mistura que contém em peso: 84% de hidrogénio sulfurado 6% de metanol 5% de sulfureto de dimetilo 5% de metilmercaptano
Introduz-se em cada um dos 7 reactores 300 kg/h de metanol. Realiza-se diversos ensaios a diferentes temperaturas de entrada dos gases no reactor. Os 10 resultados encontram-se indicados no quadro 3 seguinte: QUADRO 3
Exemplos Temperatura Catalisador (°ò em x'g SMSH SDMS RMSH O pesol (°'°)_ (°»> _(°°> (°«) 6 230 6.4° ò K,CO> 63.68 99.40 0.60 63.30 C4 230 14% K,WO, 1 42.97 99.85 0.15 42.90 7 280 6.41« K.CO, 82.77 94.44 5.56 78.17 C5 280 14% K2W04 63.27 98.56 1.44 62.36 8 310 6.4% K?C03 91.93 85.54 14.46 78.64 C6 310 14% K,WOj 72.89 96.13 3.87 70.07 9 340 6.4°'« K-COj 99.15 66.27 33.73 65.70 C7 340 14% kvwo, 82.29 90.48 9.52 74.46 10 370 6.4% K;COj 100.00 37.77 62.23 37.77 C8 370 14%KnW04 92.07 78.53 21.47 72.30 É evidente da leitura dos quadros 1 a 3 que se se pretender ter em conta a estabilidade do catalisador no decurso do tempo e a sua eficácia sobre o rendimento em metilmercaptano é muito vantajoso utilizar um catalisador à base de K2C03 e a uma temperatura compreendida entre 230 e 330°C e de preferência entre 280°C e 310°C.
Lisboa, 7 de Agosto de 2001
O Agpnie Oficial da Propriedade Industrial
JOSÉ DE SAMPAIO Λ.Ο.Ρ.Ι. Rua do Salitre, 195. r/c-Drt. 1269-063 LISBOA

Claims (10)

1
Reivindicações 1. Processo de preparação de metilmercaptano a partir de metanol e de hidrogénio sulfurado em fase vapor na presença de um sistema catalítico, caracterizado pelo facto de o catalisador utilizado ser um carbonato alcalino depositado sobre alumina e de ser utilizado a uma temperatura inferior a 350°C.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se escolher o carbonato alcalino utilizado de entre os carbonatos de sódio, de potássio ou de césio.
3. Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de o carbonato alcalino ser carbonato de potássio.
4. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a quantidade ponderai de carbonato alcalino depositado sobre alumina se encontrar compreendida entre 2 e 20% em peso.
5. Processo de acordo com as reivindicações 4 e 3, caracterizado pelo facto de a quantidade ponderai de carbonato de potássio depositado sobre alumina se encontrar compreendida entre 2 e 10% e ser de preferência igual a cerca de 6,4%.
6. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a temperatura da reacção se encontrar compreendida entre 230 e 330°C.
7. Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo facto de a temperatura da reacção se encontrar compreendida entre 280 e 310°C.
8. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a razão molar de hidrogénio sulfurado para o metanol se encontrar compreendida entre 1,5 e 2,5.
9. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de 2 a pressão reaccional se encontrar compreendida entre 8 e 15 bars (8 a 15 105 Pa).
10. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o catalisador ser repartido num sistema que compreende pelo menos três reactores. Lisboa, 7 de Agosto de 2001 \ t O Agpnte Oficiai da Propriedade indusmai
Α.Ο.Ρ.Ϊ. Rua do Saiitrc, 19;", r/c-Dri. 1269-063 LISBOA
PT96401326T 1995-06-23 1996-06-19 Processo de preparacao de metilmercaptano PT749961E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9507571A FR2735773B1 (fr) 1995-06-23 1995-06-23 Procede de preparation de methylmercaptan

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT749961E true PT749961E (pt) 2001-10-31

Family

ID=9480336

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96401326T PT749961E (pt) 1995-06-23 1996-06-19 Processo de preparacao de metilmercaptano

Country Status (13)

Country Link
US (1) US5847223A (pt)
EP (1) EP0749961B1 (pt)
JP (1) JP2963396B2 (pt)
CN (1) CN1068874C (pt)
AT (1) ATE202085T1 (pt)
DE (1) DE69613276T2 (pt)
DK (1) DK0749961T3 (pt)
EA (1) EA000798B1 (pt)
ES (1) ES2158258T3 (pt)
FR (1) FR2735773B1 (pt)
GR (1) GR3036037T3 (pt)
PT (1) PT749961E (pt)
SG (1) SG40879A1 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
RU2120822C1 (ru) * 1997-09-18 1998-10-27 Институт катализа им.Г.К.Борескова СО РАН Катализатор синтеза метилмеркаптана
CN1101253C (zh) * 1998-08-25 2003-02-12 中国科学院长春应用化学研究所 多金属氧酸盐的单层和多层分子组装体系
DE10319739A1 (de) * 2003-04-30 2004-11-18 Basf Ag Katalysator zur Herstellung von Methylmercaptan aus Methanol und Schwefelwasserstoff
DE10338887A1 (de) * 2003-08-23 2005-03-17 Degussa Ag Katalysator zur Synthese von Alkylmercaptan und Verfahren zu seiner Herstellung
RU2394023C2 (ru) * 2003-10-10 2010-07-10 Эвоник Дегусса Гмбх Способ получения метилмеркаптана
DE102004037739A1 (de) * 2004-08-04 2006-03-16 Degussa Ag Wolframat enthaltende Katalysatoren zur Synthese von Alkylmercaptan und Verfahren zu ihrer Herstellung
DE102006032635A1 (de) * 2006-07-13 2008-01-17 Evonik Degussa Gmbh Verfahren zur Herstellung von Alkylmercaptanen in einem Mehrzonenfestbettreaktor
PE20121096A1 (es) 2008-12-23 2012-08-05 Basf Se Metodo para comprimir gases que contienen sulfuro de hidrogeno
CN102247873B (zh) * 2011-08-04 2013-05-01 厦门大学 一种合成甲硫醇的含磷催化剂及其制备方法
EP2606967A1 (de) * 2011-12-19 2013-06-26 Evonik Degussa GmbH Katalysator zur Synthese von Alkylmercaptanen und Verfahren zu seiner Herstellung
MX2018012649A (es) 2016-05-31 2019-01-30 Novus Int Inc Proceso para producir metil mercaptano a partir de sulfuro de dimetilo.
CN112979516B (zh) * 2021-04-20 2023-12-08 查都(海南)科技有限公司 一种节能的甲硫醇合成装置

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2820061A (en) * 1954-07-28 1958-01-14 Pure Oil Co Preparation of organic thiols
FR1161066A (fr) * 1955-06-22 1958-08-20 American Oil Co Perfectionnements apportés aux procédés pour fabriquer du mercaptan méthylique
US2822400A (en) * 1955-06-22 1958-02-04 American Oil Co Methyl mercaptan production process
FR2253013B1 (pt) * 1973-11-30 1980-01-04 Rhone Progil
FR2477538A2 (fr) * 1980-03-06 1981-09-11 Rhone Poulenc Ind Procede de preparation de methylmercaptan a partir d'hydrogene sulfure et de methanol
SU1145013A1 (ru) * 1982-09-29 1985-03-15 Предприятие П/Я В-8952 Способ получени 3-метилпентена-2
US5021383A (en) * 1989-06-16 1991-06-04 Berty Reaction Engineers, Ltd. Catalyst for the destruction of toxic organic chemicals
US5283369A (en) * 1992-03-24 1994-02-01 Elf Atochem North America, Inc. Selective synthesis of mercaptans and catalyst therefor

Also Published As

Publication number Publication date
GR3036037T3 (en) 2001-09-28
FR2735773A1 (fr) 1996-12-27
CN1068874C (zh) 2001-07-25
SG40879A1 (en) 1997-06-14
DE69613276T2 (de) 2001-09-20
DE69613276D1 (de) 2001-07-19
EP0749961B1 (fr) 2001-06-13
US5847223A (en) 1998-12-08
FR2735773B1 (fr) 1997-09-12
ES2158258T3 (es) 2001-09-01
ATE202085T1 (de) 2001-06-15
JPH0912535A (ja) 1997-01-14
EA199600033A3 (ru) 1997-03-31
EA199600033A2 (ru) 1996-12-30
JP2963396B2 (ja) 1999-10-18
EA000798B1 (ru) 2000-04-24
EP0749961A1 (fr) 1996-12-27
DK0749961T3 (da) 2001-09-03
CN1141915A (zh) 1997-02-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT749961E (pt) Processo de preparacao de metilmercaptano
US7339083B2 (en) Catalytic method of producing alkyl mercaptans by adding hydrogen sulphide to an olefin
CA2448500C (en) Oxidative halogenation and optional dehydrogenation of c3+ hydrocarbons
US5358920A (en) Dehydrogenating catalyst for saturate hydrocarbons
US5852219A (en) Catalyst, process for its preparation, and use for synthesis of methyl mercaptan
US4188490A (en) Catalytic oxidation of ethylene to mixtures of acetic acid and vinyl acetate
CN107098834B (zh) 一种芳香亚磺酸类化合物的制备方法
US11859136B2 (en) Processes for upgrading alkanes and alkyl aromatic hydrocarbons
CN112516996B (zh) 甲烷氧化偶联催化剂及其制备方法和甲烷氧化偶联制备乙烯的方法
RU2220000C2 (ru) Катализатор, способ его получения и его применение в синтезе 1,2-дихлорэтана
CA2091855C (en) Benzene alkylation process using a fluorided silica-alumina and a linear c6 to c20 monoolefin
ES2555516T3 (es) Procedimiento para la preparación de alquil-mercaptanos en un reactor de lecho sólido con múltiples zonas
JPS62240644A (ja) 気相移動触媒作用条件下においてアルキルカ−ボネ−トを用いてch−酸化合物をアルキル化する連続方法
US6077977A (en) Method for preparing hydroperoxides by oxygenation
US4675456A (en) Catalytic etherification of phenols to alkyl aryl ethers
WO2014054185A1 (ja) オレフィンメタセシス反応用混合触媒およびその製造方法並びにそれを用いたプロピレン製造方法
RU2805660C2 (ru) Способ получения соединения формулы rsh путем гидросульфуризации
US4611084A (en) Catalytic etherification of phenols to alkyl aryl ethers
JPS62148438A (ja) 含酸素有機化合物の製造方法
Yadav et al. Friedel-Crafts alkylation of mesitylene with tert-butyl alcohol over novel solid acid catalyst UDCaT-5
CN106588538B (zh) 一种丙烷脱氢制丙烯的方法
SU1423149A1 (ru) Катализатор дл пиролиза газообразных алканов
FI89477B (fi) Foerfarande foer framstaellning av metyl-tert-butyl-eter
SU1509347A1 (ru) Способ получени алкилата
PL185721B1 (pl) Sposób otrzymywania metanotiolu