PT719127E - Composicoes depilatorias compreendendo compostos sulfidrilo - Google Patents
Composicoes depilatorias compreendendo compostos sulfidrilo Download PDFInfo
- Publication number
- PT719127E PT719127E PT95923011T PT95923011T PT719127E PT 719127 E PT719127 E PT 719127E PT 95923011 T PT95923011 T PT 95923011T PT 95923011 T PT95923011 T PT 95923011T PT 719127 E PT719127 E PT 719127E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- composition
- compositions
- skin
- sulfhydryl
- topical
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61Q—SPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
- A61Q9/00—Preparations for removing hair or for aiding hair removal
- A61Q9/04—Depilatories
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61K—PREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
- A61K8/00—Cosmetics or similar toiletry preparations
- A61K8/18—Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
- A61K8/30—Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds
- A61K8/40—Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds containing nitrogen
- A61K8/44—Aminocarboxylic acids or derivatives thereof, e.g. aminocarboxylic acids containing sulfur; Salts; Esters or N-acylated derivatives thereof
- A61K8/447—Aminocarboxylic acids or derivatives thereof, e.g. aminocarboxylic acids containing sulfur; Salts; Esters or N-acylated derivatives thereof containing sulfur
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61K—PREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
- A61K8/00—Cosmetics or similar toiletry preparations
- A61K8/18—Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
- A61K8/30—Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds
- A61K8/46—Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds containing sulfur
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Public Health (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Birds (AREA)
- Epidemiology (AREA)
- Dermatology (AREA)
- Cosmetics (AREA)
- Detergent Compositions (AREA)
- Medicinal Preparation (AREA)
Description
DESCRIÇÃO
COMPOSIÇÕES DEPILATÓRIAS COMPREENDENDO COMPOSTOS SULFIDRILO A presente invenção está relacionada com o campo da remoção de pêlos da pele de mamíferos. Especificamente, a presente invenção está relacionada com métodos para a depilação da penugem da pele humana.
ANTECEDENTES A remoção de pêlos do corpo humano tem recebido uma atenção considerável quer por razões médicas, quer por razões cosméticas. Existem vários métodos para remover pêlos indesejados. Os métodos convencionais centram-se na remoção mecânica e na depilação química, através das quais os pêlos indesejados são removidos depois de já terem surgido acima da superfície da pele. Outros métodos envolvem a prevenção, supressão ou retardamento do crescimento do pêlo, através de uma alteração da velocidade e qualidade do crescimento piloso.
Os métodos mecânicos utilizados para a depilação incluem a utilização de uma pinça, o arranque, a electrólise, o corte com lâmina e técnicas de raios-X. A utilização de uma pinça e o arranque têm uma utilidade limitada porque a sua utilização está confinada a uma área localizada. A electrólise e as técnicas de raios-X são dolorosas e exigem o uso de equipamento caro, enquanto o corte com lâmina conduz a uma irritação da pele.
As composições depilatórias químicas são eficazes na remoção de pêlos indesejados de áreas maiores da pele. Estas composições normalmente clivam as ligações disulfureto na queratina do pêlo, provocando uma desintegração da fibra deste. Contudo, a maioria das composições depilatórias químicas é fortemente alcalina, causando irritação dérmica, particularmente na pele sensível da face. A GB-A-636181 e a GB-A-649329 referem composições depilatórias compreendendo compostos mercapto, como o ácido tioglicólico, que possuem um pH inferior a 10. A US-A-3,865,546 refere um método para a remoção de pêlos que utiliza uma solução aquosa de 1,4-dimercapto-2,3-butanodiol possuindo um pH compreendido entre 7 e 13. A CH-A-518717 refere soluções para uma ondulação permanente contendo ditiois, a um pH compreendido entre 3 e 10. 1
Actualmente, também são usadas composições geralmente denominadas “ceras” para a depilação. Estas são aplicadas na pele num estado fundido. Com o arrefecimento e o endurecimento, a cera envolve o pêlo com que contacta. A cera é removida da pele em tiras finas, arrancando pelas raízes os pêlos que foram envolvidos. Embora a depilação com cera seja mais duradoura do que outros métodos químicos, ela é desfavorável devido à tendência para causar irritação, inchaço ou possíveis queimaduras.
Dos métodos utilizados para alterar a velocidade e a qualidade do crescimento piloso, a maioria envolve a aplicação de antiandrogéneos para controlar as condições dermatológicas associadas a desordens dependentes de androgéneos, como seja o hirsutismo feminino. Contudo, estes métodos possuem efeitos secundários indesejáveis,. tal como efeitos antiandrogéneos sistémicos, teratogenicidade e disfunções pituitárias, e, consequentemente, são de utilização limitada.
Pelas razões anteriores, há necessidade de desenvolver um método que seja eficaz, facilmente administrado, não irritante, duradouro e possa remover pêlos indesejados e/ou regular o crescimento piloso indesejado, sem permitir um rápido crescimento de retorno. É um objectivo da presente invenção disponibilizar composições tópicas para remover a penugem indesejada da pele de mamíferos. É um outro objectivo da presente invenção disponibilizar composições deste tipo que sejam mais suaves e menos irritantes para a pele do que as composições já existentes. É também um objectivo da presente invenção disponibilizar métodos para remover a penugem indesejada da pele de mamíferos.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO A presente invenção envolve composições tópicas para remover pêlos indesejados, especialmente a penugem, e/ou regular o crescimento piloso, num mamífero susceptível de sofrer ou sofrendo de hirsutismo ou pêlos indesejados, que compreendem como princípio activo um composto sulfidrilo num veículo cosmética e/ou farmaceuticamente aceitável, de tal forma que a composição possui um pH compreendido entre 3 e 6. A presente invenção envolve ainda métodos cosméticos para remover a penugem indesejada e/ou regular o crescimento piloso, num mamífero susceptível de sofrer ou 2 sofrendo de hirsutismo ou pêlos indesejados, que compreendem aplicar topicamente na pele de um mamífero uma composição “de permanência” compreendendo um composto sulfidrilo num veículo cosmética e/ou farmaceuticamente aceitável, de tal forma que a composição possui um pH compreendido entre 3 e 6.
De acordo com a presente invenção, é disponibilizada uma composição depilatória tópica, caracterizada pela composição compreender: (a) uma quantidade segura e eficaz de um composto sulfidrilo seleccionado entre a cisteína, a glutationa, a N-acetil-L-cisteína e sais cosmética e/ou farmaceuticamente aceitáveis destes compostos; e (b) uma quantidade segura e eficaz de um veículo tópico, de tal forma que a composição possui um pH compreendido entre 3 e 6.
De acordo com a presente invenção, é também disponibilizado um método cosmético para remover a penugem indesejada e/ou amaciar pêlos terminais, que compreende aplicar topicamente estas composições num mamífero necessitado de tratamento, estando a quantidade do referido composto sulfidrilo aplicada na pele compreendida entre 0,01 mg por cm2 e 30 mg por cm2. De acordo com a presente invenção, é ainda disponibilizado o uso destas composições para o fabrico de um medicamento de aplicação tópica para remover a penugem indesejada e/ou amaciar pêlos terminais na pele de mamíferos.
DESCRICÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Tal como aqui utilizado, “composto sulfidrilo” designa um composto que possui um grupo -S-H, seleccionado entre a cisteína, a glutationa, a N-acetil-L-cisteína e sais cosmética e/ou farmaceuticamente aceitáveis de qualquer um dos compostos anteriores. Misturas de compostos sulfidrilo são adequadas para utilização na invenção. O composto sulfidrilo especialmente preferido é a N-acetil-L-cisteína e os seus sais cosmética e/ou farmaceuticamente aceitáveis.
Tal como aqui utilizado, os “sais cosmética e/ou farmaceuticamente aceitáveis” do composto sulfidrilo incluem, mas não estão limitados a, sais de metais alcalinos, por exemplo, sais de sódio, lítio, rubídio e potássio; sais de metais alcalino-terrosos, por 3 exemplo, sais de magnésio, cálcio e estrôncio; sais de metais pesados não tóxicos, por exemplo, sais de alumínio e sais de zinco; sais de boro; sais de silício; sais de amónio; sais de trialquilamónio, por exemplo, trimetilamónio e trietilamónio; e sais de tetralquilamónio. Os sais cosmética e/ou farmaceuticamente aceitáveis do composto sulfidrilo preferidos incluem sais de Na*, K\ Ca*\ Mg**, AI2(OH)5+, NH4+, (HOCH2CH2)3NH+, (CH3CH2)3NH*, (CH3CH2)4N*. C12H25(CH3)3N+ e C,2H25(C5H4N)3N+. Os sais mais preferidos do composto sulfidrilo incluem sais de Na*, K*, NH4* e (HOCH2CH2)3NH*. Os sais especialmente preferidos do composto sulfidrilo incluem sais de Na* e NH4*. Sais adequados do composto sulfidrilo estão descritos, por exemplo, na Patente U.S. N.° 5,296,500, concedida a Hiilebrand em 22 de Março de 1994.
Descobriu-se inesperadamente que composições que contêm compostos sulfidrilo, a um pH acídico, exibem a capacidade de remover a penugem indesejada da pele de mamíferos, sem os efeitos secundários indesejáveis normalmente associados às formulações depilatórias conhecidas, como seja a irritação da pele e o odor. Embora não limitado a qualquer modo particular de acção, acredita-se que os compostos sulfidrilo removem a penugem indesejada através da quebra das ligações disulfureto presentes na queratina da penugem. Sem se pretender ficar preso ou limitado pela teoria, as composições desta invenção poderão também regular o crescimento piloso.
Tal como aqui utilizado, “penugem” designa um pêlo fino e curto com menos de 1 cm de comprimento, contendo pouca ou nenhuma pigmentação. As composições da invenção depilam a penugem porque as ligações disulfureto presentes nesses pêlos são susceptíveis de clivagem pelos sulfidrilos.
Tal como aqui utilizado, “pêlo terminal” designa um pêlo grosseiro, pigmentado e meduloso que é mais comprido do que a penugem. Os pêlos terminais são normalmente vistos na cabeça, sobrancelhas e pestanas e incluem os pêlos sexuais secundários encontrados na região púbica, abdómen, face e axilas. As composições da invenção amaciam os pêlos terminais.
Tal como aqui utilizado, “de permanência” designa uma composição que é aplicada topicamente, não sendo removida através de lavagem após um dado período de tempo. 4
Tal como aqui utilizado, “aplicação tópica" significa aplicar ou espalhar directamente na pele de um mamífero.
Tal como aqui utilizado, “quantidade segura e eficaz" designa uma quantidade de um composto ou composição suficiente para induzir de forma significativa uma modificação positiva na condição a tratar, mas suficientemente baixa para evitar efeitos secundários graves (com uma razão benefício/risco razoável), no âmbito de uma apreciação médica idónea. Como poderá ser aplicável para determinados usos das presentes composições, a quantidade segura e eficaz do composto ou composição variará com a condição particular em tratamento, a idade e a condição física do paciente em tratamento, a gravidade da condição, a duração do tratamento, a natureza da terapia simultânea, o composto ou a composição específicos utilizados, o veículo cosmética e/ou farmaceuticamente aceitável particular utilizado e factores semelhantes, dentro do conhecimento e experiência de um médico assistente.
Tal como aqui utilizado, “cosmética e/ou farmaceuticamente aceitável” significa que os sais, fármacos, medicamentos, ingredientes inertes ou outros materiais que a frase descreve são adequados para utilização em contacto com os tecidos de seres humanos e animais inferiores, sem toxicidade, incompatibilidade, instabilidade, irritação, respostas alérgicas e efeitos semelhantes indevidos, coextensivos com uma razão benefício/risco razoável.
Tal como aqui utilizado, “regular o crescimento piloso” significa diminuir a velocidade de crescimento do pêlo e/ou induzir a formação de menos fios de pêlos e/ou diminuir o diâmetro do fio do pêlo e/ou encurtar o fio do pêlo e/ou evitar, retardar, suprimir ou parar o processo de crescimento do pêlo.
As composições desta invenção compreendem de preferência entre 0,005% e 25%, mais preferencialmente entre 0,1% e 15%, ainda mais preferencialmente entre 0,5% e 10%, ainda mais preferencialmente entre 1% e 7%, ainda mais preferencialmente entre 2% e 5%, mais preferencialmente 2% do composto sulfidrilo.
Veículo
As composições da presente invenção compreendem um veículo sólido, semi-sólido ou líquido cosmética e/ou farmaceuticamente aceitável para permitir que o principio activo 5 sulfidrilo seja distribuído ao alvo desejado, numa concentração apropriada. O veículo pode ele próprio ser inerte ou possuir benefícios fisiológicos ou farmacêuticos. O princípio activo é aplicado topicamente na pele de um sujeito necessitado de tratamento. A aplicação tópica é conseguida de preferência com composições sob a forma de loções, soluções, unguentos, soros, atomizadores, tónicos, cremes, barras, cremes de enxuaguamento, géis, bastões, “mousses”, pastas e formas semelhantes.
As composições tópicas da presente invenção podem ser formuladas como líquidos, por exemplo, como uma loção, “mousse” ou leite. Estas composições líquidas poderão ser formuladas para utilização em conjunto com um aplicador, tal como um aplicador “roll-ball" ou um disco aplicador, um dispositivo atomizador, tal como uma lata de aerossol contendo propulsor, um recipiente equipado com uma bomba para distribuir o produto líquido ou um tecido impregnado com líquido, tal como um lenço de limpeza.
Em alternativa, as composições da invenção podem ser sólidas ou semi-sólidas, por exemplo, bastões, soros, cremes ou géis. Estas composições sólidas ou semi-sólidas poderão ser formuladas para utilização em conjunto com um aplicador adequado ou simplesmente um tubo, frasco ou outro recipiente conveniente. A selecção de um veículo para este fim apresenta uma ampla gama de possibilidades, dependendo da forma exigida para a composição. Os veículos adequados podem ser classificados como descrito a seguir. O termo “veículo tópico” refere-se a substâncias que podem actuar como diluentes, agentes dispersivos ou solventes do princípio activo sulfidrilo, assegurando assim que ele pode ser aplicado e distribuído uniformemente no alvo seleccionado, numa concentração apropriada. Os veículos tópicos úteis nas composições da presente invenção podem incluir água como veículo e um ou mais veículos cosmética e/ou farmaceuticamente aceitáveis diferentes de água. O veículo tópico é de preferência um veículo que pode ajudar e/ou impulsionar a penetração do principio activo sulfidrilo na pele, para atingir o ambiente imediato do folículo do pêlo. Os veículos úteis nas composições tópicas de acordo com a invenção poderão incluir impulsionadores da penetração, como liposomas, redes de látex, microsferas, ciclodextrinas e várias formas de microencapsulação do princípio activo. Uma 6 quantidade preferida de agente impulsionador da penetração está compreendida entre 1% e 5% da composição.
Geralmente, o veículo é de natureza aquosa, orgânica ou emulsão aquosa e é capaz de dispersar ou dissolver o princípio activo sulfidrilo. O veículo poderá incluir emolientes, impulsionadores da penetração na pele, agentes de coloração, fragrâncias, emulsionantes, agentes espessantes e/ou solventes cosmética e/ou farmaceuticamente aceitáveis.
As composições tópicas da presente invenção poderão ser formuladas como uma composição que compreende um- emoliente. Estas composições normalmente compreendem entre 1% e 50%, de preferência entre 5% e 20% de um emoliente tópico, cosmética e/ou farmaceuticamente aceitável e uma quantidade segura e eficaz do princípio activo sulfidrilo.
Tal como aqui utilizado, “emolientes” refere-se a materiais utilizados para a prevenção ou alívio da secura, assim como para a protecção da pele. É conhecida e poderá ser aqui utilizada uma grande variedade de emolientes adequados. Estes emolientes incluem, mas não estão limitados a, ceras e óleos de hidrocarbonetos, óleos de silicone, gorduras e óleos contendo triglicéridos, ésteres de acetoglicéridos, glicéridos etoxilados, ésteres alquílicos de ácidos gordos que possuem entre 10 e 20 átomos de carbono, ésteres alquenllicos de ácidos gordos que possuem entre 10 e 20 átomos de carbono, ácidos gordos que possuem 8-22 átomos de carbono, álcoois gordos que possuem 8-22 átomos de carbono, éteres de álcoois gordos, ésteres-éteres, lanolina e derivados, álcoois polihídricos e os seus derivados poliéter, ésteres de ceras, derivados de cera de abelhas, ceras vegetais, fosfolípidos, esteróides e amidas. SAGARIN, COSMETICS, SCIENCE AND TECHNOLOGY, 2nd edition, Vol. 1, pp. 32-43 (1972) contém vários exemplos de materiais emolientes adequados.
As composições tópicas da presente invenção também poderão ser formuladas como um creme. De preferência, os cremes da presente invenção compreendem uma quantidade segura e eficaz do princípio activo sulfidrilo; entre cerca de 5% e 50%, preferencialmente entre cerca de 10% e 25% de um emoliente; e entre cerca de 25% e 95% de água. Opcionalmente, a forma de creme contém um emulsionante apropriado. Quando se inclui um emulsionante, ele encontra-se presente na composição numa quantidade 7 compreendida entre cerca de 3% e 50%, preferencialmente entre cerca de 5% e 20%. Os emulsionantes poderão ser não iónicos, aniónicos ou catiónicos. Emulsionantes adequados são referidos, por exemplo, na Patente U.S. N.° 3,755,560, concedida em 28 de Agosto de 1973 a Dickert et al.; na Patente U.S. N.° 4,421,769, concedida em 20 de Dezembro de 1983 a Dixon et al.; e em McCutcheon, Deteraents and Emulsifiers. North American Edition, pp. 317-324 (1986). Os emulsionantes preferidos são aniónicos ou não iónicos.
As composições tópicas da presente invenção também poderão ser formuladas como uma composição que consiste numa loção. De preferência, as loções desta invenção compreendem uma quantidade segura e eficaz do princípio activo sulfidrilo; entre cerca de 1% e 50%, preferencialmente entre cerca de 3% e 15% de um emoliente; e entre cerca de 45% e 85%, preferencialmente entre cerca de 50% e 75% de água. Opcionalmente, a forma de loção poderá conter um emulsionante apropriado, compreendendo entre cerca de 3% e 50%, preferencialmente entre cerca de 10% e 20% da composição. Exemplos de emulsionantes adequados estão incluídos acima, na descrição das formulações sob a forma de creme.
De preferência, uma formulação sob a forma de solução da presente invenção compreende uma quantidade segura e eficaz do princípio activo sulfidrilo, água e um solvente orgânico apropriado. Os materiais orgânicos adequados úteis como solvente ou como uma parte de um sistema solvente são como se segue: propilenoglicol, glicerina, polietilenoglicol (P.M. 200-600), polipropilenoglicol (P.M. 425-2025), ésteres de sorbitol, 1,2,6-hexanotriol, etanol, isopropanol, tartrato de dietilo, butanodiol e misturas destes compostos.
As composições em gel da presente invenção podem ser formuladas misturando simplesmente um agente espessante adequado com as composições sob a forma de solução previamente descritas. As composições em gel compreendem de preferência uma quantidade segura e eficaz do princípio activo sulfidrilo; entre cerca de 5% e 75%, preferencialmente entre cerca de 10% e 50% de um solvente orgânico como anteriormente descrito para as soluções; e entre cerca de 0,5% e 20%, preferencialmente entre cerca de 1% e 10% do agente espessante. 8
As composições sob a forma sólida da presente invenção têm utilização como composições do tipo bastão para aplicação no corpo. Estas composições compreendem de preferência uma quantidade segura e eficaz do princípio activo sulfidrilo; e entre cerca de 50% e 98%, preferencialmente entre cerca de 60% e 90% dos emolientes previamente descritos. Estas composições podem ainda compreender entre cerca de 1% e 20%, preferencialmente entre cerca de 5% e 15% de um agente espessante adequado e, opcionalmente, emulsionantes e água.
Mais preferencialmente, as loções, soluções, bastões, géis e cremes preferidos contêm também um agente conservante, um impulsionador do agente conservante, zinco e/ou um sal de zinco como aqui descrito. Estes agentes poderão ser incorporados nas formulações atrás referidas, nas quantidades aqui descritas.
As composições da presente invenção são formuladas para terem um pH compreendido entre 3 e 6, mais preferencialmente entre 4,5 e 5,5. As composições que possuem um pH no intervalo entre cerca de 4,5 e 7 tendem a exibir menos irritação da pele, menos odor e maior estabilidade durante o armazenamento em relação às composições correspondentes que possuem um pH superior a cerca de 8,5.
Outros Ingredientes
As composições desta invenção poderão conter outros ingredientes, incluindo, mas não estando limitados a, agentes conservantes, impulsionadores do agente conservante e princípios activos além do princípio activo sulfidrilo. Contudo, estes agentes poderão diminuir a actividade do composto sulfidrilo, particularmente da N-acetil-L-cisteína, em formulações tópicas. Em primeiro lugar, um número excessivo de agentes microbianos poderá diminuir a actividade do composto sulfidrilo, por exemplo por metabolismo microbiano do composto. Em segundo lugar, constatou-se que o formaldeído poderá reagir quimicamente com o composto sulfidrilo para diminuir a sua actividade. Assim, quando uma composição contendo o composto sulfidrilo é formulada com um agente conservante ou outro material à base de formaldeído ou que forma formaldeído, a composição poderá ter uma actividade reduzida do composto sulfidrilo ao longo do tempo relativamente à formulação correspondente que não contém formaldeído ou um composto capaz de formar formaldeído. Desta forma, é desejável disponibilizar composições contendo compostos sulfidrilo que possuam uma eficácia conservante e não incluam 9 agentes conservantes ou outros materiais à base de formaldeído ou que formam formaldeído.
As composições estão, assim, preferencial e substancialmente isentas de formaldeído e de materiais que possam formar ou libertar formaldeído quando presentes na composição, incluindo agentes conservantes que possam formar ou libertar formaldeído na composição. O formaldeído e os materiais que possam formar ou libertar formaldeído na composição são altemativamente aqui designados por “dador(es) de formaldeído”. Tal como aqui utilizado, “substancialmente isento de dadores de formaldeído” significa que não há dadores de formaldeído detectáveis, preferencialmente não há dadores de formaldeído. A presença de dadores de formaldeído poderá ser indicada pela presença de formaldeído na composição através de qualquer técnica analítica adequada, por exemplo cromatografia líquida de alta pressão. A presença destes dadores poderá ser detectada inicialmente ou evidenciada pela produção de formaldeído ao longo do tempo.
As composições tópicas da invenção compreendem preferencialmente um ou mais agentes conservantes. Os agentes conservantes preferidos são aqueles que são substancialmente isentos de dadores de formaldeído. Assim, os agentes conservantes preferidos para utilização na invenção são aqueles que não formam nem libertam formaldeído na composição através do processo de conservação ou através de um processo não relacionado. Em contraste, agentes conservantes formando ou libertando formaldeído formam ou libertam formaldeído na composição através do processo de conservação ou através de um processo não relacionado.
Os agentes conservantes mais preferidos incluem o álcool benzílico, o propilparabeno, o etilparabeno, o butilparabeno, o metilparabeno, o benzilparabeno, o isobutilparabeno, o fenoxietanol, o etanol, o ácido sórbico, o ácido benzóico, a metilcloroisotiazolinona, a metilisotiazolinona (um agente conservante que contém uma mistura de metilcloroisotiazolinona e metilisotiazolinona que está disponível comercialmente, por exemplo, como Kathon CG® através de Rohm & Haas), o metildibromoglutaronitrilo (disponível comercialmente, por exemplo, como Tektamer 38® através de Calgon), o DHA, o o-fenilfenol, o bi3ulfito de sódio, o diclorofeno, sais de qualquer um dos compostos anteriores e misturas de quaisquer dos compostos anteriores. 10
Os agentes conservantes ainda mais preferidos são seleccionados entre o grupo que consiste em álcool benzílico, propilparabeno, metilparabeno, fenoxietanol, metilcloroisotiazolinona, metilisotiazolinona, ácido benzóico, sais de qualquer um dos compostos anteriores e misturas de quaisquer dos compostos anteriores.
Os agentes conservantes ainda mais preferidos são o álcool benzílico, o propilparabeno, o metilparabeno, o fenoxietanol e misturas destes compostos. Ainda mais preferencialmente, o agente conservante é uma mistura de propilparabeno e metilparabeno com ou álcool benzílico ou fenoxietanol ou ambos. Além da estabilidade do composto sulfidrilo, estas misturas proporcionam uma ampla eficácia conservante com uma ausência de risco ou somente um risco mínimo de irritação da pele para o utilizador: Mais preferencialmente, o agente conservante é uma mistura de álcool benzílico, propilparabeno e metilparabeno. Além da estabilidade do composto sulfidrilo e da ampla eficácia conservante, esta mistura apresenta um risco particularmente baixo de irritação da pele para o utilizador. A utilização destes agentes conservantes substancialmente isentos de dadores de formaldeído está descrita com maior detalhe em WO 96/00060. Estes agentes conservantes são preferencialmente utilizados nas composições desta invenção nas quantidades descritas para as composições do pedido de patente acabado de referir.
As composições desta invenção compreendem de preferência uma quantidade segura e eficaz de um impulsionador do agente conservante. Tal como aqui utilizado, o termo “impulsionador do agente conservante" designa um agente cujo objectivo é impulsionar a actividade do agente conservante. Como um perito com um conhecimento regular da técnica compreenderá, o impulsionador do agente conservante normalmente não proporciona ele próprio uma eficácia suficiente; ele tende a aumentar a eficácia do agente conservante. O realce da eficácia do agente conservante poderá envolver a quelação. Impulsionadores de agentes conservantes preferidos e úteis na presente invenção incluem o ácido etilenodiaminotetracético (EDTA), o butilenoglicol, o propilenoglicol, o etanol e misturas destes compostos. Quando o agente conservante inclui um parabeno, por exemplo, metil- ou propilparabeno, o EDTA é o impulsionador do agente conservante preferido. A utilização destes impulsionadores está descrita com maior detalhe em WO 96/00060. Os impulsionadores de agentes conservantes são utilizados nas composições 11 desta invenção de preferência nas quantidades descritas para as composições do pedido de patente acabado de referir.
As composições da invenção contêm preferencialmente zinco ou um sal de zinco, que se poderá complexar com o composto sulfidrilo. Sem se ser restringido pela teoria, o zinco provavelmente remove o odor por complexação com o H2S malcheiroso que se pode formar em quantidades vestigiais à medida que o composto sulfidrilo se decompõe. O zinco poderá adicional ou altemativamente aumentar a estabilidade do composto sulfidrilo. A utilização de sais de zinco de uma forma que é apropriada para a presente invenção está adicionalmente descrita na Patente U.S. N.° 5,296,500, concedida a Hillebrand em 22 de Março de 1994.
As composições da presente invenção poderão opcionalmente compreender outros princípios activos capazes de actuar de formas diferentes para realçar os benefícios do princípio activo sulfidrilo (assim, os outros princípios activos não deverão reduzir de forma significativa a actividade do composto sulfidrilo). Exemplos destas substâncias incluem, mas não estão limitados a, agentes anti-inflamatórios, antiandrogéneos, depilatórios/supressores do crescimento piloso, filtros solares, bloqueadores solares e hidratantes. A. Anti-inflamatórios
Poderá incluir-se um agente anti-inflamatório como princípio activo nesta invenção, preferencialmente numa quantidade entre cerca de 0,1% e 10%, mais preferencialmente entre cerca de 0,5% e 5% da composição. A quantidade exacta de agente anti-inflamatório a utilizar na composição dependerá do agente anti-inflamatório particular utilizado, uma vez que estes agentes variam grandemente em potência. Agentes anti-inflamatórios adequados incluem anti-inflamatórios esteróides, como a hidrocortisona, a alfa-metildexametasona, o dipropionato de beclometasona e o amcinafel; anti-inflamatórios não-esteróides, como oxicams, salicilatos, derivados do ácido acético, fenamatos, pirazóis e derivados do ácido propiónico; assim como anti-inflamatórios “naturais”, como cera de candelila, alfa-bisabolol, aloé vera, “Manjistha” (extraída de plantas do género Rubiai e “Guggal” (extraído de plantas do género Commiphora). 12 B. Antiandroaéneos
Numa composição preferida útil na presente invenção, inclui-se um antiandrogéneo como princípio activo, juntamente com o princípio activo. Tal como aqui utilizado, “antiandrogéneo” designa um composto capaz de corrigir desordens relacionadas com androgéneos, interferindo com a acção dos androgéneos nos seus órgãos-alvo. O órgão-alvo para a presente invenção é a pele dos mamíferos.
Poderá adicionar-se uma quantidade segura e eficaz de um antiandrogéneo às composições úteis na presente invenção, preferencialmente entre cerca de 0,001% e 1%, mais preferencialmente entre cerca de 0,01% e 0,1%.
Antiandrogéneos que são antagonistas dos receptores de androgéneos, assim como antiandrogéneos que são inibidores da 5-a-reductase são úteis nas composições da presente invenção. Exemplos destes antiandrogéneos estão mais amplamente descritos na Patente U.S. N.° 4,888,336, concedida a Holt, Metcalf e Levy em 19 de Dezembro de 1989; Patente U.S. N.° 5,110,939, concedida a Holt, Metcalf e Levy em 5 de Maio de 1992; Patente U.S. N.° 5,120,742, concedida a Rasmusson e Reynolds em 9 de Junho de 1992; e Patente U.S. N.° 4,859,681, concedida a Rasmusson e Reynolds em 22 de Agosto de 1989. Consultar também Stewart, M. e P. Pochi, “Anti-androgens and the Skin”, International Societv of Tropical Dermatoloav. Vol. 17, No. 3, pp 167-179 (1978).
Os antiandrogéneos preferidos que são úteis nas composições da presente invenção são o acetato de ciproterona, a finasteride, o acetato de clormadinona, a 17-a-propilmesterolona, o acetato de 17-a-estradiol, o diacetato de dienoestrol, o benzoato de estradiol, o acetato de inocoterona, a espironolactona, a 11-a-hidroxiprogesterona e o tioacetato acetato de ciproterona. C. Depilatórios/Supressores do Crescimento Piloso
Numa composição preferida útil na presente invenção, é incluído um depilatório ou supressor do crescimento piloso como princípio activo, Juntamente com o princípio activo. Tal como aqui utilizado, “depilatório” designa um agente capaz de remover pêlos da pele através da quebra das ligações disulfureto na queratina do pêlo, provocando assim uma desintegração da fibra deste. Poderá adicionar-se uma quantidade segura e eficaz de 13 agente depilatório às composições úteis na presente invenção, preferencialmente entre cerca de 0,001% e 1%, mais preferencialmente entre cerca de 0,05% e 0,5%.
Os depilatórios preferidos úteis na presente invenção incluem o tioglicato de amónio, o sulfato de bário, o tioglicato de cálcio, o tioglicato de etanolamina, o ácido mercaptopropiónico, o tioglicato de potássio, o tioglicato de sódio, a tioglicerina, o ácido tioglícico e o ácido tioacético.
Tal como aqui utilizado, “supressor do crescimento piloso” designa um agente capaz de retardar o crescimento dos pêlos. Um supressor do crescimento piloso útil na presente invenção é o ácido dietil-ditiocarbâmico. D. Filtros Solares e Bloaueadores Solares
Inclui-se um filtro solar ou um bloqueador solar como princípio activo, juntamente com os princípios activos da presente invenção, em composições preferidas desta invenção. Existe uma grande variedade de agentes convencionais de protecção solar adequados para utilização em combinação com os agentes de esfoliação. Sagarin et al., no Capítulo VIII, página 189 e seguintes de Cosmetics Science and Technology, referem vários agentes apropriados. Agentes de protecção solar específicos e adequados incluem, por exemplo: o ácido p-aminobenzóico, os seus sais e seus derivados (os ésteres etílico, isobutílico, glicerílico; o ácido p-dimetilaminobenzóico); antranilatos (isto é, o-aminobenzoatos; os ésteres metílico, mentílico, fenílico, benzílico, feniletílico, linalílico, terpinílico e ciclohexenílico); salicilatos (os ésteres amílico, fenílico, octílico, benzílico, mentílico, glicerílico e dipropilenoglicólico); derivados do ácido cinâmico (os ésteres mentílico e benzílico, o α-fenilcinamonitrilo; o piruvato de butilcinamoílo); derivados do ácido dihidroxicinâmico (umbeliferona, metilumbeliferona, metilaceto-umbeliferona); derivados do ácido trihidroxicinâmico (esculetina, metilesculetina, dafnetina e os glucósidos esculina e dafnina); hidrocarbonetos (difenilbutadieno, stilbeno); dibenzalacetona e benzalacetofenona; naftolsulfonatos (sais de sódio dos ácidos 2-naftol-3,6-disulfónico e 2-naftol-6,8-disulfónico); o ácido dihidroxinaftóico e os seus sais; o- e p-hidroxibifenildisulfonatos; derivados de cumarina (7-hidroxi, 7-metil, 3-fenil); diazóis (2-acetil-3-bromoindazol, fenil-benzoxazol, metil-naftoxazol, vários aril-benzotiazóis); sais de quinino (bisulfato, sulfato, cloreto, oleato e tanato); derivados de quinolina (sais de 8-hidroxiquinolina, 2-fenilquinolina); benzofenonas hidroxi- ou metoxi-substituídas; os ácidos 14 úrico e violúrico; o ácido tânico e seus derivados (por exemplo, o éter hexaetílico); o éter (butilcarbotol) (6-propilpiperonílico); a hidroquinona; benzofenonas (oxibenzeno, sulisobenzona, dioxibenzona, benzoresorcinol, 212’,4,4’-tetrahidroxibenzofenona1 2,2’-dihidroxi-4,4’-dimetoxibenzofenona, octabenzona); 4-iso-propildibenzoílmetano; butilmetoxidibenzoílmetano; etocrileno; [3-(4’-metilbenzilideno-bornan-2-ona) e 4-isopropil-dibenzoílmetano.
Destes, o 2-etilhexil-p-metoxicinamato, o 4,4’-t-butil-metoxidibenzoílmetano, a 2-hidroxi-4-metoxibenzofenona, o ácido octildimetil-p-aminobenzóico, o trioleato de digaloílo, a 2,2-dihidroxi-4-metoxibenzofenona, o etil-4-(bis(hidroxipropil))aminobenzoato, o 2-etilhexil-2-ciano-3,3-difenilacrilato, o 2-etilhexilsalicilato, o gliceril-p-aminobenzoato, o 3,3,5-trimetilciclohexilsalicilato, o metilantranilato, o ácido p-dimetil-aminobenzóico ou o aminobenzoato, o 2-etilhexil-p-dimetilaminobenzoato, o ácido 2-fenilbenzimidazol-5-sulfónico, o ácido 2-(p-dimetil-aminofenil)-5-sulfonicobenzoxazóico e misturas destes compostos são preferidos.
Os filtros solares mais preferidos úteis nas composições da presente invenção são o 2-etilhexil-p-metoxicinamato, o butilmetoxidibenzoílmetano, a 2-hidroxi-4-metoxibenzofenona, o ácido octildimetil-p-aminobenzóico e misturas destes compostos.
Também particularmente úteis nas composições são filtros solares como aqueles referidos na Patente U.S. N.° 4,937,370, concedida a Sabatelli em 26 de Junho de 1990 e na Patente U.S. N.° 4,999,186, concedida a Sabatelli e Spirnak em 12 de Março de 1991. Os agentes protectores solares aí referidos possuem, numa única molécula, duas porções cromóforas distintas que exibem diferentes espectros de absorção da radiação ultravioleta. Uma das porções cromóforas absorve predominantemente na gama da radiação UVB e a outra absorve fortemente na gama da radiação UVA.
Os membros preferidos desta classe de agentes protectores solares são o éster do ácido 4-N,N-(2-etilhexil)metilaminobenzóico da 2,4-dihidroxibenzofenona; o éster do ácido N,N-di-(2-etilhexil)-4-aminobenzóico com o 4-hidroxidibenzoílmetano; o éster do ácido 4-N,N-(2-etilhexil)metilaminobenzóico com o 4-hidroxidibenzoílmetano; o éster do ácido 4-N,N-(2-etilhexil)metilaminobenzóico da 2-hidroxi-4-(2-hidroxietoxi)benzofenona; o éster do ácido 4-N,N-(2-etilhexil)metilaminobenzóico do 4-(2-hidroxietoxi)dibenzoílmetano; o éster do ácido N,N-di-(2-etilhexil)-4-aminobenzóico da 2-hidroxi-4-(2-hidroxietoxi)benzofenona; 15 o éster do ácido N,N-di-(2-etilhexil)-4-aminobenzóico do 4-(2-hidroxietoxi)dibenzoílmetano e misturas destes compostos.
Poderá usar-se uma quantidade segura e eficaz de filtro solar como um princípio activo nas composições úteis da presente invenção. O agente protector solar tem que ser compatível com o princípio activo sulfidrilo. A composição compreende de preferência entre cerca de 1% e 20%, mais preferencialmente entre cerca de 2% e 10%, de um agente protector solar. As quantidades exactas variarão, dependendo do filtro solar seleccionado e do Factor de Protecção Solar (FPS) desejado.
Também se poderá adicionar um agente a qualquer uma das composições úteis da presente invenção para melhorar a substantividade destas composições na pele, particularmente para realçar a sua resistência â remoção por lavagem com água ou esfregando. Um agente preferido que proporcionará este benefício é um copolímero de etileno e ácido acrílico. Composições que compreendem este copolímero estão referidas na Patente U.S. 4,663,157, concedida a Brock em 5 de Maio de 1987. E. Hidratantes
Numa composição preferida útil na presente invenção, inclui-se um hidratante como princípio activo, juntamente com o princípio activo sulfidrilo. Os hidratantes preferidos que são úteis na presente invenção incluem o glicerol, o óleo mineral, o petrolatum, o miristato de isopropilo e o ácido hialurónico. Os hidratantes mais preferidos incluem o glicerol e o petrolatum.
As composições da presente invenção são geralmente preparadas através de métodos convencionais, tal como são conhecidos na técnica de fabrico de composições tópicas. Estes métodos envolvem normalmente misturar os ingredientes até um estado relativamente uniforme, com ou sem aquecimento, arrefecimento, aplicação de vácuo e operações semelhantes.
Para uma estabilidade óptima do composto sulfidrilo, as composições desta invenção devem ser produzidas, embaladas e armazenadas de uma forma que evite a oxidação simples do composto sulfidrilo pelo ar, a qual é bem conhecida na técnica. Assim, a 16 exposição das composições ao ar durante o fabrico, embalagem e armazenamento deve ser minimizada. Métodos de Distribuição para as Composições Tópicas
As composições tópicas que são úteis para os métodos da presente invenção podem ser distribuídas a partir de uma grande variedade de dispositivos de distribuição. O que se segue são dois exemplos não limitativos: A. Discos de limpeza medicados
As composições úteis nesta invenção podem ser incorporadas num disco medicado. De preferência, estes discos compreendem entre cerca de 50% e 75% em peso de uma ou mais camadas de material têxtil não tecido e entre cerca de 20% e 50% em peso de uma composição líquida que pode ser distribuída a partir do material têxtil não tecido, a qual compreende preferencialmente entre cerca de 0,01% e 20% de princípio activo, mais preferencialmente entre cerca de 1% e 10%, ainda mais preferencialmente entre cerca de 2% e 7%, também preferencialmente 5% de princípio activo. Estes discos estão descritos em detalhe na Patente U.S. N.° 4,891,228, concedida a Thaman et al. em 2 de Janeiro de 1990 e na Patente U.S. N.° 4,891,227, concedida a Thaman et al. em 2 de Janeiro de 1990. B. Dispositivos de distribuição
As composições úteis nesta invenção também podem ser incorporadas e distribuídas a partir de um dispositivo de distribuição flexível ou de extremidade macia. Estes dispositivos são úteis para a distribuição controlada das composições na superfície da pele e possuem a vantagem da composição de tratamento em si não precisar nunca de ser directamente manuseada pelo utilizador. Exemplos não limitativos destes dispositivos compreendem um recipiente para fluidos que inclui um bocal, um aplicador, um meio para segurar o aplicador no bocal do recipiente e uma válvula normalmente fechada que responde à pressão para permitir o fluxo do fluido, do recipiente para o aplicador, com a aplicação de pressão na válvula. A válvula pode incluir um diafragma formado a partir de um material elasticamente impermeável a fluidos com uma pluralidade de ranhuras arqueadas que não se 17 intersectam, no qual cada ranhura tem uma base que é intersectada pelo menos por uma outra ranhura, no qual cada ranhura está fora da relação de intersecção com a sua própria base e no qual existe um meio para colocar a válvula no recipiente dentro do aplicador. Exemplos destes dispositivos com aplicador estão descritos na Patente U.S. N.° 4,693,623, concedida a Schwartzman em 15 de Setembro de 1987; na Patente U.S. N.° 4,620,648, concedida a Schwartzman em 15 de Setembro de 1987; na Patente U.S. N.° 3,669,323, concedida a Harker et al. em 13 de Junho de 1972; na Patente U.S. N.° 3,418,055, concedida a Schwartzman em 24 de Dezembro de 1968; e na Patente U.S. N.° 3,410,645, concedida a Schwartzman em 12 de Novembro de 1968. Exemplos de aplicadores úteis nesta invenção estão disponíveis comercialmente através de Dab-O-Matic, Mount Vernon, NY. Métodos de Aplicação
As composições da invenção são úteis na remoção da penugem indesejada e/ou na regulação do crescimento piloso e/ou no amaciamento de pêlos terminais.
Um método preferido para aplicar as composições da invenção envolve a aplicação tópica múltipla na face, axilas, pernas e outras áreas onde é provável que cresçam pêlos indesejados. Uma vez aplicada, a composição é aí deixada. A quantidade de composição e a frequência de aplicação podem variar grandemente, dependendo da área em questão, do efeito desejado e/ou das necessidades pessoais, mas sugere-se como exemplo que a aplicação tópica varie de preferência entre cerca de cinco vezes ao dia e uma vez ocasionalmente, mais preferencialmente entre cerca de três vezes ao dia e uma vez ao dia e ainda mais preferencialmente cerca de duas vezes ao dia. A composição para aplicação tópica conterá de preferência entre 0,001 e 50 mg de princípio activo por cm2 de pele que recebe a composição tópica, mais preferencialmente entre 0,01 e 30 mg/cm2, ainda mais preferencialmente entre 0,05 e 10 mg/cm2, também preferencialmente entre 0,1 e 2 mg/cm2. O período de aplicação tópica deve ser consoante a necessidade do indivíduo e pode ser ao longo da vida de adulto do sujeito, para uma regulação continuada do crescimento piloso e/ou remoção da penugem indesejada. 18
Exemplos
As formas de realização das composições da presente invenção estão ilustradas nos seguintes exemplos não limitativos. Todas as partes, percentagens e razões aqui utilizadas são em peso, excepto se especificado de outra forma.
Exemplo I
Prepara-se uma composição tópica por combinação dos componentes que se seguem, utilizando técnicas convencionais de mistura, e ajusta-se o pH a 6,0 por adição de NaOH. % em peso 5.0 45.0 30.0 20.0
Componente N-acetil-L-cisteína
Propilenoglicol
Etanol Água
Aplicam-se topicamente na face 1 000 mg da composição por 100 cm2 de pele, duas vezes ao dia, para remover a penugem indesejada.
Exemplo II
Prepara-se uma composição tópica por combinação dos componentes que se seguem, utilizando técnicas convencionais de mistura, e ajusta-se o pH a 3,0 por adição de NaOH. % em peso 1,0 30.0 3.0 66.0
Componente
Glutationa
Propilenoglicol
Glicerina Água
Aplicam-se topicamente na face 2 000 mg da composição por 100 cm2 de pele, duas vezes ao dia, para remover a penugem indesejada. 19
Exemplo tl)
Prepara-se uma composição tópica por combinação dos componentes que se seguem, utilizando técnicas convencionais de mistura, e ajusta-se o pH a 5,0 por adição de NaOH.
Componente % em peso N-acetil-L-cisteína 0,5
Propilenoglicol 30,0
Laurato de propilenoglicol 1,0
Isopropanol 20,0 Água 48,5
Aplicam-se topicamente na face 500 mg da composição por 100 cm2 de pele, uma vez ao dia, para remover a penugem indesejada.
Exemplo IV
Prepara-se uma loção por combinação dos componentes que se seguem, utilizando técnicas convencionais de mistura, e ajusta-se o pH a 4,0 por adição de NaOH.
Componente % em peso
Cisteína 5,0
Cloreto de di(sebo parcialmente hidrogenado)dimetilamónio 4,0
Cloreto de cetiltrímetilamónio 2,0
Fluido DC-200 (12500 csk)* 1,0 Ácido citrico 3,5
Diestearato de etilenoglicol 1,5 PEG-3 (Ci2)alquilamida 3,0 Água 80,0 * Dimetilpolisiloxano disponível através de Dow Chemical Co.
Aplicam-se topicamente na face 100 mg da composição por 100 cm2 de pele, três vezes ao dia, para remover a penugem indesejada. 20
Exemplos V-VII
Preparam-se loções que contêm as seguintes composições, utilizando técnicas convencionais de mistura, e ajusta-se o pH a 4,5 por adição de NaOH.
Exemplo N.°
Componente V % em oeso VI % em peso VII % em oeso N-acetil-L-cisteína 0,1 0,5 2,0 Hidroxietilcelulose 0,4 — 0,4 Etanol absoluto 15,0 15,0 15,0 Propano-1,2-diol — -— 30,6 Butano-1,3-diol 33,4 33,4 — Benzoato de parametilo 0,2 0,2 0,2 Perfume 0,5 0,5 0,5 Água 50,4 50,4 48,7 É apropriada a utilização de uma quantidade de qualquer uma das composições acima para depositar cerca de 750 mg por 100 cm2 da composição na área das axilas, uma vez ao dia, após remoção inicial através de corte com lâmina. Os pêlos de substituição são mais macios que os pêlos removidos.
Exemplo VIII
Prepara-se um creme óleo-em-água por mistura dos componentes que se seguem e ajusta-se o pH a 3,5 por adição de NaOH.
Componente % em oeso Fase Oleosa N-acetil-L-cisteina 5,0 Monoleato de sorbitano 20,0 Quatemium-18-hectonite 5,0 Parafina líquida 60,0 Fase Aquosa Goma de xantana 1,0 21 0,3 0,2 8,5
Agente conservante
Perfume Água
Prepara-se o creme por mistura da fase oleosa e aquecimento a 65°C. Combina-se a fase aquosa e aquece-se a 70°C. Adiciona-se a fase aquosa à fase oleosa com agitação adequada. Aplica-se agitação moderada durante o arrefecimento. Depositam-se na face cerca de 5 mg do creme por 100 cm2, uma vez ao dia, para remover a penugem indesejada.
Exemplo IX
Prepara-se um creme óleo-em-água por mistura dos componentes que se seguem e ajusta-se o pH a 4,5. Prepara-se o creme como descrito para o exemplo VIII.
Componente % em oeso Fase Oleosa Perfume 0,20 Álcool cetílico, NF 1,00 Álcool estearílico, NF 1,00 Polioxietileno (50:50 - 12/20)cetil/estear (50:50) 1,00 Dicaprilato/dicaprato de propilenoglicol 3,00 Monoestearato de gliceroi 2,00 Monoestearato-palmitato de glicerilo 2,00 Fase Aquosa N-acetil-L-cisteína 5,25 Água destilada 77,19 Glicerina 3,00 Ácido cítrico 0,50 Álcool benzílico 0,50 Propilparabeno 0,1 Metilparabeno, NF 0,25 Óxido de zinco, USP 0,26 Butilenoglicol 1,50 Hidróxido de sódio 1,12 22 0,13 EDTA dissódico
Depositam-se na face cerca de 5 mg do creme por 100 cm2, uma vez ao dia, para remover a penugem indesejada. O creme exibe uma estabilidade melhorada durante o armazenamento, particularmente da N-acetil-L-cisteína, relativamente a uma composição correspondente que contenha um dador de formaldeído, tal como um agente conservante, que forma ou liberta formaldeído na composição como parte do processo de conservação ou de outro processo. Assim, o creme exibe uma eficácia melhorada da N-acetil-L-cisteína relativamente à composição correspondente.
Lisboa, Ί1 3 NOV. 2001
Por THE PROCTER & GAMBLE COMPANY
23
Claims (8)
- REIVINDICAÇÕES 1. Composição depilatória tópica, caracterizada pela composição compreender a) uma quantidade segura e eficaz de um composto sulfidrílo seleccionado entre a cisteína, a glutationa, a N-acetil-L-cisteína e sais cosmética e/ou farmaceuticamente aceitáveis destes compostos; b) uma quantidade segura e eficaz de um veículo tópico, de tal forma que a composição possui um pH compreendido entre 3 e 6.
- 2. Composição da reivindicação 1, na qual o sulfidrílo é a N-acetil-L-cisteína.
- 3. Composição da reivindicação 1 ou reivindicação 2, na qual a composição possui um pH compreendido entre 4,5 e 5,5.
- 4. Composição de qualquer uma das reivindicações 1 a 3, na qual o referido veículo tópico compreende um emoliente.
- 5. Composição de qualquer uma das reivindicações 1 a 4, compreendendo entre 0,1% e 15%, de preferência entre 0,5% e 10%, mais preferencialmente entre 1% e 7% do referido composto sulfidrílo.
- 6. Composição das reivindicações 1 a 5, na qual a referida composição compreende ainda um supressor do crescimento piloso.
- 7. Método cosmético para remover a penugem indesejada e/ou amaciar pêlos terminais em mamíferos, caracterizado pelo método compreender a aplicação tópica num mamífero necessitado de tratamento de uma composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, estando a quantidade do referído composto sulfidrílo aplicada na pele compreendida entre 0,01 mg por cm2 e 30 mg por cm2 de pele.
- 8. Método cosmético de acordo com a reivindicação 7, no qual a quantidade do referido composto sulfidrílo aplicada na pele está compreendida entre 0,05 mg por cm2 de pele e 10 mg por cm2 de pele. 1
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US25758594A | 1994-06-09 | 1994-06-09 |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT719127E true PT719127E (pt) | 2002-02-28 |
Family
ID=22976890
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT95923011T PT719127E (pt) | 1994-06-09 | 1995-06-08 | Composicoes depilatorias compreendendo compostos sulfidrilo |
Country Status (15)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP0719127B1 (pt) |
JP (1) | JPH09501446A (pt) |
CN (1) | CN1131909A (pt) |
AT (1) | ATE205699T1 (pt) |
AU (2) | AU2517495A (pt) |
CA (1) | CA2169098C (pt) |
CZ (1) | CZ38696A3 (pt) |
DE (1) | DE69522788T2 (pt) |
DK (1) | DK0719127T3 (pt) |
ES (1) | ES2160168T3 (pt) |
GR (1) | GR3036732T3 (pt) |
MX (1) | MX9600547A (pt) |
PT (1) | PT719127E (pt) |
TW (1) | TW402503B (pt) |
WO (2) | WO1995033439A1 (pt) |
Families Citing this family (13)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
GB9720372D0 (pt) * | 1997-07-09 | 1997-11-26 | Reckitt & Colman France | |
AUPP307698A0 (en) * | 1998-04-20 | 1998-05-14 | Miller, Matthew | Depilatory compositions comprising chelating agents |
ES2180439B2 (es) * | 2001-06-18 | 2004-06-16 | Alberto Feliu Piera | Composicion cosmetica-dermatologica. |
US7160921B2 (en) | 2002-01-29 | 2007-01-09 | The Gillette Company | Reduction of hair growth |
US20030153619A1 (en) * | 2002-01-29 | 2003-08-14 | Hwang Cheng Shine | Reduction of hair growth |
DE10257949A1 (de) * | 2002-12-12 | 2004-07-01 | Beiersdorf Ag | Kosmetische oder dermatologische Zubereitungen mit einem Gehalt an Thiodiglycol |
US20040219118A1 (en) * | 2003-05-02 | 2004-11-04 | Unilever Home & Personal Care Usa, Division Of Conopco, Inc. | Method and kit for reducing irritation of skin depilatory compositions |
GB2417899A (en) * | 2004-08-26 | 2006-03-15 | Reckitt Benckiser | Depilatory composition for use in a wet environment |
JP2008543933A (ja) * | 2005-06-20 | 2008-12-04 | プレイテックス プロダクツ インコーポレーテッド | 非刺激組成物 |
GB0600788D0 (en) * | 2006-01-16 | 2006-02-22 | Reckitt Benckiser Uk Ltd | Composition, process for preparation and method of use |
CN101467955B (zh) * | 2007-12-26 | 2010-12-15 | 郭悦 | 脱毛剂 |
GB201207493D0 (en) * | 2012-04-26 | 2012-06-13 | Reckitt & Colman Overseas | Novel depilatory compositions |
CN107881265A (zh) * | 2017-11-11 | 2018-04-06 | 孙祎 | 一种禽畜脱毛剂的制备方法 |
Family Cites Families (7)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
GB636181A (en) * | 1946-08-21 | 1950-04-26 | Demuth Ltd R | Improvements in and relating to depilatories |
GB649329A (en) * | 1947-09-17 | 1951-01-24 | Demuth Ltd R | Improvements in and relating to depilatories |
LU55846A1 (pt) * | 1968-04-05 | 1969-11-13 | ||
US3865546A (en) * | 1970-10-22 | 1975-02-11 | Collaborative Res Inc | Depilatory composition and method of use |
DE2614723C2 (de) * | 1976-04-06 | 1986-01-02 | Wella Ag, 6100 Darmstadt | Kosmetisches Mittel |
US5198208A (en) * | 1987-07-16 | 1993-03-30 | Nycomed Imaging As | Aminopolycarboxylic acids and derivatives thereof |
US5411991A (en) * | 1992-12-22 | 1995-05-02 | Shander; Douglas | Method of reducing hair growth employing sulfhydryl active compounds |
-
1995
- 1995-05-18 WO PCT/US1995/006223 patent/WO1995033439A1/en active Application Filing
- 1995-05-18 AU AU25174/95A patent/AU2517495A/en not_active Abandoned
- 1995-06-08 AT AT95923011T patent/ATE205699T1/de not_active IP Right Cessation
- 1995-06-08 WO PCT/US1995/007311 patent/WO1995033440A1/en not_active Application Discontinuation
- 1995-06-08 CN CN95190751.4A patent/CN1131909A/zh active Pending
- 1995-06-08 CA CA002169098A patent/CA2169098C/en not_active Expired - Fee Related
- 1995-06-08 DE DE69522788T patent/DE69522788T2/de not_active Revoked
- 1995-06-08 AU AU27697/95A patent/AU692886B2/en not_active Ceased
- 1995-06-08 PT PT95923011T patent/PT719127E/pt unknown
- 1995-06-08 DK DK95923011T patent/DK0719127T3/da active
- 1995-06-08 CZ CZ96386A patent/CZ38696A3/cs unknown
- 1995-06-08 MX MX9600547A patent/MX9600547A/es not_active IP Right Cessation
- 1995-06-08 JP JP8501314A patent/JPH09501446A/ja active Pending
- 1995-06-08 ES ES95923011T patent/ES2160168T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1995-06-08 EP EP95923011A patent/EP0719127B1/en not_active Revoked
- 1995-11-03 TW TW084111642A patent/TW402503B/zh not_active IP Right Cessation
-
2001
- 2001-09-27 GR GR20010401588T patent/GR3036732T3/el not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP0719127B1 (en) | 2001-09-19 |
MX9600547A (es) | 1997-08-30 |
WO1995033440A1 (en) | 1995-12-14 |
CA2169098A1 (en) | 1995-12-14 |
ES2160168T3 (es) | 2001-11-01 |
DE69522788T2 (de) | 2002-06-13 |
EP0719127A1 (en) | 1996-07-03 |
AU2769795A (en) | 1996-01-04 |
CZ38696A3 (en) | 1996-07-17 |
DE69522788D1 (de) | 2001-10-25 |
ATE205699T1 (de) | 2001-10-15 |
JPH09501446A (ja) | 1997-02-10 |
AU692886B2 (en) | 1998-06-18 |
CN1131909A (zh) | 1996-09-25 |
GR3036732T3 (en) | 2001-12-31 |
CA2169098C (en) | 2000-01-18 |
AU2517495A (en) | 1996-01-04 |
WO1995033439A1 (en) | 1995-12-14 |
TW402503B (en) | 2000-08-21 |
DK0719127T3 (da) | 2001-11-26 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US5897857A (en) | Depilatory compositions comprising sulfhydryl compounds | |
JP3202237B2 (ja) | サリチル酸及び双極性化合物を含有した落屑組成物 | |
US5681852A (en) | Desquamation compositions | |
CA2192665C (en) | Methods of lightening hyperpigmented regions in mammalian skin | |
EP0614354B1 (en) | Use of salicylic acid for regulating skin atrophy | |
JPH10512597A (ja) | 皮膚の油っぽい/てかてかした外観を調整するための局所組成物 | |
JPH07501540A (ja) | 皮膚シワ及び/又は皮膚萎縮を調節するための組成物 | |
US5362748A (en) | Methods of using diethyldithiocarbamic acid for the prevention of hair growth | |
EP0719127B1 (en) | Depilatory compositions comprising sulfhydryl compounds | |
AU704481B2 (en) | Topical compositions comprising N-acetyl-L-cysteine | |
CZ45594A3 (en) | Cosmetic preparation for the control of skin wrinkles and/or atrophy and the utilization thereof | |
MXPA96000547A (en) | Depilatory compositions that comprise sulfohidr members | |
AU703079B2 (en) | Desquamation compositions |