PT629694E - Metodo para limpar carpetes - Google Patents

Metodo para limpar carpetes Download PDF

Info

Publication number
PT629694E
PT629694E PT93870161T PT93870161T PT629694E PT 629694 E PT629694 E PT 629694E PT 93870161 T PT93870161 T PT 93870161T PT 93870161 T PT93870161 T PT 93870161T PT 629694 E PT629694 E PT 629694E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
stable aqueous
composition
compositions
composition according
hydrogen peroxide
Prior art date
Application number
PT93870161T
Other languages
English (en)
Inventor
Stefano Scialla
Axel Konig
Andrea Soddu
Original Assignee
Procter & Gamble
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from EP93870104A external-priority patent/EP0629690B1/en
Priority claimed from SG1996002630A external-priority patent/SG52309A1/en
Application filed by Procter & Gamble filed Critical Procter & Gamble
Publication of PT629694E publication Critical patent/PT629694E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/0005Other compounding ingredients characterised by their effect
    • C11D3/0031Carpet, upholstery, fur or leather cleansers
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/39Organic or inorganic per-compounds
    • C11D3/3947Liquid compositions
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D1/00Detergent compositions based essentially on surface-active compounds; Use of these compounds as a detergent
    • C11D1/66Non-ionic compounds
    • C11D1/72Ethers of polyoxyalkylene glycols

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Chemical And Physical Treatments For Wood And The Like (AREA)
  • Cleaning Or Drying Semiconductors (AREA)
  • Treatment Of Fiber Materials (AREA)
  • Carpets (AREA)

Description

£2Q(cPiM
DESCRIÇÃO
MÉTODO PARA LIMPAR CARPETES Âmbito da Invenção A presente invenção abrange a utilização de composições aquosas para a limpeza de carpetes.
Antecedentes da Invenção
As carpetes fabricadas a partir de fibras sintéticas ou naturais e suas misturas são normalmente usadas em aplicações residenciais e comerciais, como por exemplo o revestimento de soalhos. Podem usar-se vários tipos de fibras no fabrico de carpetes, como poliamida e lã.
Contudo, todas as carpetes, independentemente de serem feitas de fibras naturais ou sintéticas, têm tendência para se sujarem e mancharem quando muitos artigos domésticos entram em contacto com elas. Particularmente bebidas como café, chá e refrigerantes, especialmente os que contêm corantes acidíferos podem provocar nódoas desagradáveis à vista, muitas vezes escuras, nas carpetes. Além disso, as fibras podem sujar-se em consequência de partículas de sujidade, gordura, óleos, alimentos, manchas de animais domésticos e outros materiais sólidos, que podem ser inorgânicos ou orgânicos, que entram em contacto com as fibras da carpete e aderem a elas.
Muitas vezes, as nódoas ou sujidade não saem com facilidade das carpetes, especialmente se não forem tratadas imediatamente depois de ocorrer o seu derramamento. De facto, se a nódoa ou a sujidade tiverem secado, a dificuldade de tirar a nódoa ou a sujidade aumenta efectivamente de forma significativa. Em consequência da sujidade e das nódoas, as carpetes tornam-se desagradáveis à vista, muitas vezes mal cheirosas e não higiénicas.
As carpetes também podem ser frequentemente habitadas por micro-insectos como parasitas domésticos e ácaros. A presença de micro-insectos é considerada não higiénica e é portanto desejável que tais insectos possam ser exterminados e retirados da carpete.
Existe uma quantidade de composições para limpar carpetes descritas na técnica para tirar nódoas e sujidade, por exemplo fluidos para limpeza a seco com solventes voláteis. Contudo, estas composições não são eficazes em nódoas ou sujidade solúveis em água. Também têm sido descritas composições aquosas que compreendem detergentes sintéticos, mas também não são satisfatórias, especialmente em nódoas coloridas como café, sumos de frutos e bebidas.
Outras composições aquosas que têm sido descritas na técnica são composições que compreendem peróxido de hidrogénio com um pH alcalino. Contudo, estas composições não são estáveis. O pH tem de ser ajustado imediatamente antes da utilização. É um inconveniente tanto para o fabricante, que tem de fornecer os ingredientes separadamente, como para o consumidor, que tem de regular o pH da composição antes de a aplicar na área a tratar. A presente invenção é a utilização de uma composição aquosa estável compreendendo peróxido de hidrogénio ou suas fontes com um pH acidífero para a limpeza de carpetes.
Uma vantagem da presente invenção é que a composição é estável e não requer o ajustamento do pH antes da utilização e pode ser armazenada durante períodos de tempo prolongados antes da utilização.
Outra vantagem da presente invenção é que pode ser aplicada a todos os tipos de carpetes, especialmente fibras naturais delicadas e também é segura para todos os tipos de tintas de carpetes, particularmente tintas naturais sensíveis usadas nelas.
Outra vantagem da presente invenção é que pode ser aplicada directamente sobre a carpete se provocar estragos na carpete. Além disso, a acção de limpeza da invenção inicia-se logo que o produto para limpar carpetes é aplicado à sua superfície. A utilização do produto para limpar carpetes da presente invenção não exige necessariamente que a carpete seja esfregada, passada por água limpa ou lavada. /
As composições aquosas acidíferas de peróxido de hidrogénio são conhecidas na técnica. Contudo, a sua utilização como produto para limpar carpetes não foi descrita anteriormente. 2 O documento ΕΡ 346 835 descreve uma composição aquosa para limpeza de carpetes para carpetes sintéticas, a qual compreende peróxido de hidrogénio, um álcool solúvel em água a um pH de 7-12 e um método para retirar sujidade das carpetes utilizando a referida composição. O documento US 3 607 760 descreve uma composição aquosa para limpar carpetes e a sua utilização, a qual compreende éteres de hidrocarboneto de etileno-glicol, peróxido de hidrogénio e EDTA. Não são descritos os valores de pH. O documento Melliand Int. 57 (6), 473-5 descreve a oxidação de carpetes de lã com peróxido de hidrogénio aquoso para reduzir a acumulação da carga electrostática. As composições compreendem ainda hidrato de tetra-fosfato de sódio e têm pH 9. O documento Tenside, Surfactants, Detrg., 23 (2), 80-4 descreve uma composição aquosa para limpeza e branqueamento de carpetes para carpetes de fibras sintéticas e naturais que compreende peróxido de hidrogénio e ácido acético ou perftalato de magnésio. O artigo descreve os resultados de um teste para determinar a dependência do pH do efeito de branqueamento. Concluiu-se deste teste que o valor óptimo do pH é de 9 a 10. O documento AU-A-17266 descreve uma composição aquosa para limpar carpetes composta por um branqueador de peroxigénio, madeira triturada, solvente e um produto tensioactivo.
Sumário da Invenção A presente invenção é a utilização de uma composição aquosa estável que compreende 0,1-15% de oxigénio activo com um pH de 1 a 6 para limpar carpetes, em que a referida composição é armazenada durante um período de tempo prolongado antes da utilização e é aplicada na área a ser tratada usando um dispositivo pulverizador.
Todas as quantidades, percentagens e rácios são apresentados por peso da composição total excepto no caso de indicação em contrário. 3
Descrição Pormenorizada da Invenção A presente invenção é a utilização de uma composição aquosa acidífera que compreende 0,1-15% de oxigénio activo. O termo «estável», tal como é aqui usado, refere-se a composições que não sofrerão quaisquer interacções químicas ou físicas, pelo que as composições se manterão constantes e activas mesmo quando armazenadas durante períodos de tempo prolongados. Em consequência, os ingredientes das composições de acordo com a presente invenção não necessitam de ser misturados imediatamente antes da utilização das referidas composições nem de regulação do pH. Assim, a quantidade de oxigénio disponível na composição durante o tempo de validade dos produtos, que é normalmente de 12 meses, não pode ser inferior a 85% da quantidade de oxigénio disponível presente quando a composição é formulada.
Assim, de acordo com a presente invenção, um ingrediente essencial é uma fonte de oxigénio activo. Uma fonte preferida de acordo com a presente invenção é peróxido de hidrogénio ou suas fontes. Tal como é aqui usada, «uma fonte de peróxido de hidrogénio» refere-se a qualquer composto que produz peróxido de hidrogénio quando o referido composto está em contacto com água. As fontes solúveis em água adequadas de peróxido de hidrogénio para serem aqui utilizadas incluem percarbonatos, peróxidos de metal e perboratos.
Podem ser usadas em adição outras categorias de peróxidos, como alternativa ao peróxido de hidrogénio e suas fontes, ou em combinação com peróxido de hidrogénio e suas fontes. As categorias adequadas incluem dialquilperóxidos, ácidos percarboxílicos pré-formados de diacilperóxidos', persulfatos e peróxidos orgânicos e inorgânicos. O peróxido de hidrogénio ou suas fontes proporcionam assim entre 0,1% e 15%, de preferência entre 0,5% e 10%, de modo absolutamente preferível entre 1 % e 5% por peso da composição total de oxigénio activo na referida composição.
Tal como é aqui usada, a «concentração de oxigénio activo» refere-se à concentração percentual de oxigénio puro, com uma oxidação zero, que, se fosse reduzida a água, seria estequiometricamente equivalente a uma determinada concentração percentual de 4 um determinado composto de peróxido, quando a funcionalidade do composto de peróxido é completamente reduzida a óxidos. As fontes de oxigénio activo de acordo com a presente invenção aumentam a capacidade de as composições removerem nódoas coloridas, de destruir moléculas malcheirosas e de matar gérmens. A concentração de oxigénio disponível pode ser determinada por métodos conhecidos na técnica, como o método iodimétrico, o método permanganométrico e o método cerimétrico. Os referidos métodos e os critérios para a selecção do método apropriado são descritos por exemplo em «Hydrogen Peroxide», W. C. Schumb, C. N. Satterfield e R. L. Wentworth, Reinhold Publishing Corporation, Nova Iorque, 1955, e em «Organic Peroxides», Daniel Swern, Editor Wiley Int. Science, 1970.
Os peróxidos orgânicos e inorgânicos adequados para serem utilizados nas composições de acordo com a presente invenção incluem peróxidos de diacilo e dialquiio como peróxido de dibenzóleo, peróxido de dilauróleo, peróxido de dicumilo, ácido persulfúrico e suas misturas. As composições de acordo com a presente invenção compreendem de 0% a 15%, de preferência de 0,005% a 10% dos referidos peróxidos orgânicos.
Os peroxiácidos pré-formados adequados para serem utilizados nas composições de acordo com a presente invenção incluem ácido diperoxidodecandióico DPDA, ácido perftalático de magnésio, ácido perláurico, ácido perbenzóico, ácido diperoxiazelaico e suas misturas. As composições de acordo com a presente invenção compreendem de 0% a 15%, de preferência de 0,005% a 10% dos referidos peróxidos pré-formados.
Em opção, as composições podem compreender adicionalmente entre 0% e 30%, de preferência entre 2% e 20%, de precursores de perácido, isto é, compostos que, por reacção com o peróxido de hidrogénio, produzem peroxiácidos. Podem encontrar-se exemplos de precursores de perácidos adequados para serem utilizados na presente invenção nas categorias de anidridos, amidos, imidos e ésteres, como acetil-trietil-citrato (ATC) descrito por exemplo no documento EP-A-624154 (EP 91 87 0207), publicado em 17.11.1994, tetra-acetilo-etileno-diamina (TAED), anidridos succínico ou maleico. De preferência, os referidos precursores de perácidos podem ser usados sob a forma de uma emulsão, tal como é descrita no documento EP-A-598692 (Pedido de Patente Europeia no. 92870188.7), publicado em 25.05.94. 5 Ο ρΗ dos produtos para limpar carpetes tal como são usados de acordo com a presente invenção situa-se entre 1 e 6. Portanto, um segundo componente essencial das composições de acordo com a presente invenção é um ácido. O ácido é usado para assegurar que o pH da composição se situa entre pH 1 e 6, de preferência entre pH 2 e 6, mais preferivelmente entre pH 2 e 5, de modo absolutamente preferível entre pH 3 e 4.5. Além disso, alguns ácidos podem ter a vantagem de poderem formar pequenas concentrações dos perácidos correspondentes por reacção com peróxido de hidrogénio in situ, reforçando assim a qualidade global do desempenho da composição. Estes ácidos podem ser ainda seleccionados de modo a terem propriedades quelíferas e/ou amplificadoras. Os ácidos da presente invenção que podem ser usados com estes objectivos podem ser ácidos orgânicos ou inorgânicos, de preferência ácidos orgânicos como ácidos cítrico, maleico, oxálico, succínico e tartárico.
De acordo com a presente invenção, as composições podem compreender um certo número de compostos adicionais tais como produtos tensioactivos, solventes, quelíferos e perfumes. Os ingredientes opcionais são seleccionados de maneira a serem compatíveis com peróxido de hidrogénio e suas fontes.
Os produtos tensioactivos adequados para serem aqui usados são bem conhecidos na técnica e incluem produtos tensioactivos aniónicos, não iónicos, zwitteriónicos e catiónicos e suas misturas. Os produtos tensioactivos adequados para serem aqui usados são compatíveis com peróxido de hidrogénio e suas fontes.
Os produtos tensioactivos aniónicos que podem ser usados na presente invenção incluem por exemplo sais de metais alcalinos de benzeno-sulfonatos substituídos de alquila, sulfonatos de alquila de metais alcalinos, sulfatos de alquila de metais alcalinos e sulfatos de éteres de alquila de metais alcalinos derivados por exemplo de álcoois gordos e fenóis de alquila, sulfonatos de alcano de metais alcalinos, sulfonatos olefínicos de metais alcalinos e sulfosuccinatos e succinatos de alquila de metais alcalinos, preferindo-se sais de sódio, carboxilatos de alquila e carboxilatos de éteres de alquila.
Os produtos tensioactivos não iónicos que podem ser usados incluem quaisquer produtos tensioactivos não iónicos líquidos ou sólidos de álcoois gordos 0β-024 etoxilados, propoxilatos de alquila e suas misturas, alcanolamidas de ácidos gordos C6-C24, éteres de 6 polietilglicol C6-C2o, polietileno-glicol com peso molecular de 1000 a 80 000 e óxidos de amlnas C6-C24, amidas de glucose, pirrolidonas de alquila, betaínas.
Os produtos tensioactivos catiónicos adequados para serem aqui usados incluem compostos de amónio quaternário da fórmula RiR2R3R4N+ em que Ri, R2 e R3 são grupos de metilo e R4 é um grupo alquilo C12.15, ou em que Ri é um grupo de etilo ou de hidroxi-etilo, R2 e R3 são grupos de metilo e R4 é um grupo de alquilo Ci2.i5.
Outro ingrediente opcional são os produtos tensioactivos zwitteriónicos. Os produtos tensioactivos zwitteriónicos adequados incluem derivados de compostos quaternários alifáticos de amónio, fosfónio e sulfónio em que a meação alifática pode ser de cadeia direita ou ramificada e em que um dos substituintes alifáticos contém entre cerca de 8 e cerca de 24 átomos de carbono e outro substituinte contém pelo menos um grupo aniónico solubilizante em água. Os materiais zwitteriónicos particularmente preferidos são os sulfonatos e sulfatos etoxilados de amónio descritos nas Patentes US 3.925.262, Laughlin et al., concedida em 9 de Dezembro de 1975, e US 3.929.678, Laughlin et al., concedida em 30 de Dezembro de 1975. As composições de acordo com a presente invenção contêm entre 0% e 20% de produtos tensioactivos zwitteriónicos. A composição de acordo com a presente invenção compreende geralmente entre 0,5% e 70%, de preferência entre 3% e 50% dos referidos produtos tensioactivos.
As composições de acordo com a presente invenção podem compreender ainda um sistema amplificador. Qualquer sistema amplificador convencional é adequado para ser aqui utilizado, incluindo policarboxilatos e ácidos gordos, materiais como tetra-acetato de etilenodiamina, sequestrantes de iões de metais como aminopolifosfonatos, em particular ácido fosfónico de tetrametileno de etilenodiamina e ácido pentametilenofosfónico de triamina de dietileno. Embora menos preferidos por razões ambientais óbvias, os amplificadores de fosfatos também podem ser aqui usados.
Os amplificadores de policarboxilatos adequados para serem aqui usados incluem ácido cítrico, de preferência sob a forma de um sal solúvel em água, derivados de ácido succinático da fórmula R_CH (COOH) CH2 (COOH) em que R é alquilo ou alquenilo Ci0-C20, de preferência Ci2-Ci6, ou em que R pode ser substituído por substituintes de hidroxilo, sulfo-sulfoxilo ou sulfona. Exemplos específicos incluem succinato de laurilo, 7 succinato de miristilo, succinato de malmitilo, 2-dodecenilsuccinato, 2-tetradecenilsuccinato. Os amplificadores de succinato são usados de preferência sob a forma dos seus sais solúveis em água, incluindo sais de sódio, potássio, amónio e alcanolamónio.
Outros policarboxilatos adequados são oxidisuccinatos e misturas de ácido monosuccínico de tartarato e disuccínico de tartarato, como se descrevem em US 4.663.071.
Os amplificadores de ácidos gordos adequados para serem aqui usados são ácidos gordos Ci0*Cib saturados ou insaturados, bem como os sabões correspondentes. As espécies saturadas preferidas têm de 12 a 16 átomos de carbono na cadeia alquila. O ácido gordo insaturado preferido é o ácido oleico.
Um sistema amplificador preferido para ser aqui usado consiste numa mistura de ácido cítrico, ácidos gordos e derivados de ácido succínico aqui descritos acima. O sistema amplificador de acordo com a presente invenção representa de preferência de 0% a 10%, de preferência de 1% a 7% por peso da composição total.
Outro ingrediente opcional é um sistema quelífero. O sistema quelífero pode reforçar a estabilidade do peróxido de hidrogénio na formulação e melhorar a capacidade da composição para retirar pigmentos metálicos das nódoas e sujidade. Os quelíferos adequados podem ser escolhidos entre EDTA, NTA ou, de preferência, entre quelíferos biodegradáveis como disuccinato de s,s-etileno-diamino e ácido dipicolínico.
As composições de acordo com a presente invenção podem compreender também perfumes, solventes, tintas, agentes supressores de espuma, enzimas, fotobranqueadores e outros componentes secundários. Os solventes adequados para serem aqui usados podem ser seleccionados entre álcool de octilo, álcool de isopropilo, álcool de propilo e álcool de furfurilo. As tintas e perfumes são seleccionados entre os que são compatíveis com fontes de oxigénio activo. Em particular, as tintas são usadas em concentrações reduzidas, para impedir a formação de manchas. As composições de acordo com a presente invenção podem compreender adicionalmente polímeros para a libertação da sujidade, para atrasar a acumulação da sujidade e facilitar a limpeza, 8 agentes antistáticos para reduzir a acumulação de estática e filtros solares para proteger a carpete ou as tapeçarias tratadas da radiação ultravioleta.
De acordo com a presente invenção, o método de utilização das composições para limpeza compreende o passo de aplicar a composição aquosa na área a tratar e deixar secar a composição. A composição é aplicada na área a ser tratada utilizando um dispositivo pulverizador. Tal dispositivo pode ser accionado por gatilho ou accionado por bomba. Esta última é uma forma de realização particularmente preferida se for necessário tratar uma área grande, pois facilita a utilização pelo consumidor. Os dispositivos pulverizadores garantem uma cobertura uniforme da área a tratar e maximizam a vantagem das composições contendo peróxidos que utilizam líquidos. Isto porque a aplicação do produto por pulverização é a que melhor permite que o produto fique a secar na área tratada, sem esfregar ou lavar. Isto optimiza o tempo de acção da composição e permite a melhor exploração da acção branqueadora dos peróxidos. A área a tratar com utilização da composição de acordo com a presente invenção pode ter qualquer tamanho. Além disso, pode aplicar-se a composição de acordo com a presente invenção a uma zona completa ou mesmo a uma carpete inteira. Para este fim, é particularmente útil um dispositivo pulverizador com uma bomba, para permitir uma pulverização prolongada. A quantidade da composição aplicada dependerá da gravidade da nódoa ou sujidade. No caso de nódoas resistentes pode ser necessária mais de uma aplicação, para assegurar que a nódoa é completamente tirada. As composições para limpar carpetes também podem ser usadas para desodorizar a carpete e retirar o encardido resultante de uma camada difusa de sujidade consequência da utilização geral.
De acordo com a presente invenção, as composições podem ser usadas para limpeza manual de carpetes e para máquinas comerciais de limpar carpetes. Para as máquinas de limpar carpetes, as composições de acordo com a presente invenção podem ser diluídas de acordo com as instruções de utilização da máquina. Além disso, as composições a usar em tais máquinas devem ser formuladas de maneira a impedir a formação de grande quantidade de espuma. De preferência, o rácio entre o produto 9 tensioactivo não iónico e os outros produtos tensioactivos deve ser superior. Mais preferivelmente, essas composições incluem agentes supressores de espuma. De acordo com a presente invenção, as composições podem ser usadas para a remoção de odores, nódoas e sujidade de carpetes ou tapeçarias. Além disso, a composição pode ser usada para higienizar ou desinfectar carpetes e exterminar micro-insectos das carpetes ou tapeçarias.
Exemplos
As composições que se seguem são feitas combinando os seguintes ingredientes nas proporções indicadas. EXEMPLO 1
Peróxido de hidrogénio Dodecil-sulfato de sódio Poli-etoxi-propoxi-álcool (C13-C15, E04, P02) BHT (di-t-butil-hidroxi-tolueno) Perfumes, tintas Ácido sulfúrico Água 5.0 1,52.0 0,08 0,2 até pH 4 até perfazer o total EXEMPLO 2
Peróxido de hidrogénio Álcool etoxilado (DobanolR 91-10) Álcool etoxilado (DobanolR 23-3) Ácido cítrico NaOH Perfume, tintas Água 8.5 1.5 1,0 4,0 até pH 40,2 até perfazer o total 10 EXEMPLO 3 7.0 9.0 6.0 5,0 até pH 4 0,2 até perfazer o total
Peróxido de hidrogénio Álcool etoxilado (DobanolR 91-10) Álcool etoxilado (DobanolR 23-2)
Acetil-trietil-citrato Ácido cítrico
Perfume, tintas Água
Os Exemplos 1 e 2 destinam-se de preferência a ser usados para composições para limpeza manual. O Exemplo 3 destina-se de preferência a ser usado para composições para máquinas de limpar carpetes. O Exemplo 3 é preparado misturando em duas pré-misturas todos os ingredientes solúveis em água, por um lado, e todos os ingredientes insolúveis em água, pelo outro lado, da seguinte forma:
Pré-mistura 1: Água, H202, Dob. 91-10, ácido cítrico, tinta.
Pré-mistura 2: Dob. 23-2, Acetil-trietil-citrato, perfume. A pré-mistura 1 é despejada na pré-mistura 2 (ou vice-versa) e agitada energicamente até se obter uma emulsão estável, normalmente durante 30 minutos a 1 hora.
Lisboa, | 9 SET. 2000 Por THE PROCTER & GAMBLE COMPANY
Agente Oficial da Propriedade Industrial Arco da Conceição,, 3e 15 -1100 USBOA 11

Claims (9)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Utilização de uma composição aquosa estável compreendendo de 0,1% a 15% de oxigénio activo e com um pH de 1 a 6 para a limpeza de carpetes, em que a referida composição é armazenada durante um período de tempo prolongado antes de ser usada e é aplicada na área a ser tratada utilizando um dispositivo pulverizador.
  2. 2. Utilização de uma composição aquosa estável de acordo com a reivindicação 1, em que o pH é de 2 a 5.
  3. 3. Utilização de uma composição aquosa estável de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a composição compreende peróxido de hidrogénio e suas fontes como fontes de oxigénio activo.
  4. 4. Utilização de uma composição aquosa estável de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a composição compreende uma mistura de precursores de perácidos e peróxido de hidrogénio como fonte de oxigénio activo.
  5. 5. Utilização de uma composição aquosa estável de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a referida composição compreende ainda um produto tensioactivo ou suas misturas.
  6. 6. Utilização de uma composição aquosa estável de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a referida composição compreende ainda um quelífero.
  7. 7. Utilização de uma composição aquosa estável de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a referida composição compreende ainda um solvente.
  8. 8. Utilização de uma composição aquosa estável de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em máquinas de limpar carpetes. 1
  9. 9. Utilização de uma composição aquosa estável de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o referido dispositivo pulverizador é accionado por uma bomba. Lisboa, '-IBSEUM!) Por THE PROCTER & GAMBLE COMPANY
    Are© da Conceição, 3, Io. -1100 LISBOA. 2 Λ % RESUMO * MÉTODO PARA LIMPAR CARPETES A presente invenção abrange a utilização de composições aquosas estáveis para a limpeza de carpetes que compreendem uma fonte de oxigénio activo. A referida composição tem um pH entre 1 e 6.
PT93870161T 1993-06-09 1993-08-03 Metodo para limpar carpetes PT629694E (pt)

Applications Claiming Priority (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP93870104A EP0629690B1 (en) 1993-06-09 1993-06-09 Stable aqueous emulsions of nonionic surfactants
SG1996002630A SG52309A1 (en) 1993-06-09 1993-06-09 Stable aqueous emulsions of nonionic surfactants
SG1996008330A SG55157A1 (en) 1993-06-09 1993-06-09 Stable aqueous emulsions of nonionic surfactants
EP93870103A EP0629691B1 (en) 1993-06-09 1993-06-09 Stable aqueous emulsions of nonionic surfactants

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT629694E true PT629694E (pt) 2000-12-29

Family

ID=27514099

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT93870161T PT629694E (pt) 1993-06-09 1993-08-03 Metodo para limpar carpetes

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP0629694B1 (pt)
AT (1) ATE194014T1 (pt)
DE (1) DE69328900T2 (pt)
DK (1) DK0629694T3 (pt)
ES (1) ES2146606T3 (pt)
GR (1) GR3033595T3 (pt)
PT (1) PT629694E (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5928384A (en) * 1994-11-10 1999-07-27 The Procter & Gamble Company Method of cleaning carpets
NL1000065C2 (nl) * 1995-04-05 1996-10-08 Dija Zeist B V Werkwijze en middel voor het reinigen van oppervlakken.
US5905065A (en) * 1995-06-27 1999-05-18 The Procter & Gamble Company Carpet cleaning compositions and method for cleaning carpets
US6008175A (en) * 1996-03-04 1999-12-28 The Proctor & Gamble Company Method of cleaning carpets comprising an amineoxide or acyl sarcosinate and a source of active oxygen
EP0839900A1 (en) 1996-10-31 1998-05-06 The Procter & Gamble Company Carpet cleaning compositions and method for cleaning carpets
GB2321251B (en) * 1997-01-16 2001-03-14 Reckitt & Colman Inc Carpet cleaning and treatment compositions
EP0949325A1 (en) * 1998-04-08 1999-10-13 The Procter & Gamble Company Carpet cleaning compositions and method for cleaning carpets
DE69833179T2 (de) * 1998-11-10 2006-09-07 The Procter & Gamble Company, Cincinnati Bleichmittelzusammensetzungen
EP1004657A1 (en) * 1998-11-27 2000-05-31 The Procter & Gamble Company The use of a peroxygen bleach as a fabric/textile softening agent
EP1062903A1 (en) * 1999-06-07 2000-12-27 The Procter & Gamble Company Process of cleaning a carpet with a glove
EP1118656A1 (en) * 2000-01-20 2001-07-25 The Procter & Gamble Company Process of treating carpets with a composition comprising a brightener
US7631386B1 (en) 2003-11-14 2009-12-15 Bissell Homecare, Inc. Compact carpet spot cleaner

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU17266A (en) * 1966-01-07 1967-07-13 Meister Huish Benjamin Improvements in rug cleaning composition
US3607760A (en) * 1969-06-09 1971-09-21 Edna M Mcintyre Cleaning composition for pet stains
CA1327503C (en) * 1988-06-14 1994-03-08 Charles Randolph Minns Carpet cleaning composition and method of use
US5259848A (en) * 1990-06-11 1993-11-09 Interface, Inc. Method for removing stains from carpet and textiles
US5338475A (en) * 1991-08-16 1994-08-16 Sterling Drug, Inc. Carpet cleaning composition with bleach
US5227085A (en) * 1992-02-03 1993-07-13 Motsenbocker Gregg A Water-based cleaner containing TSP, EDTA, ethylene glycol butyl ether, and acetone
ZA933155B (en) * 1992-02-10 1993-12-30 Explochem Water Treatment Prop A process for treating an aqueous medium

Also Published As

Publication number Publication date
DE69328900T2 (de) 2001-02-01
DE69328900D1 (de) 2000-07-27
ATE194014T1 (de) 2000-07-15
GR3033595T3 (en) 2000-09-29
EP0629694A1 (en) 1994-12-21
ES2146606T3 (es) 2000-08-16
DK0629694T3 (da) 2000-08-28
EP0629694B1 (en) 2000-06-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JPH11502539A (ja) 消毒組成物および表面の消毒方法
RU2152984C2 (ru) Дезинфицирующая композиция, способ проведения дезинфекции и протирочный материал
JP2004285071A (ja) 消毒組成物および表面の消毒方法
JP2001504467A (ja) 消毒マイクロエマルジョン
US5928384A (en) Method of cleaning carpets
PT629694E (pt) Metodo para limpar carpetes
JPH11504384A (ja) 表面洗浄の組成および器具
JPH11501983A (ja) 消毒組成物および表面の消毒方法
CZ263698A3 (cs) Desinfekční prostředky a způsob desinfekce vnějších ploch
US6248705B1 (en) Stable perfumed bleaching compositions
AU4015495A (en) Method of cleaning carpets
CA2242419C (en) Stable perfumed bleaching compositions
CZ169999A3 (cs) Rozprašovací kapalný desinfekční prostředek, způsob balení a desinfekce povrchů
CA2168769C (en) A process of cleaning carpets using active oxygen compounds in an acidic aqueous medium
CN1207121A (zh) 消毒组合物
WO2023198784A1 (en) Cleaning composition
MXPA98005658A (en) Disinfectant compositions and procedures for disinfecting superfic
MXPA98006868A (en) Sanitizing compositions and procedures for disinfecting surface
CZ65198A3 (cs) Způsob ošetření povrchů v domácnosti
MXPA99004415A (en) Sprayable disinfecting compositions and processes for disinfecting surfaces therewith
MXPA98006872A (en) Sanitizing compositions and procedure for disinfecting surface
MXPA98006838A (en) Compositions disinfect
CZ166899A3 (cs) Mikroemulze pro desinfekci povrchů