PT2430624E - Sistema eletrónico e método para a identificação automática de um veículo - Google Patents

Sistema eletrónico e método para a identificação automática de um veículo Download PDF

Info

Publication number
PT2430624E
PT2430624E PT09787766T PT09787766T PT2430624E PT 2430624 E PT2430624 E PT 2430624E PT 09787766 T PT09787766 T PT 09787766T PT 09787766 T PT09787766 T PT 09787766T PT 2430624 E PT2430624 E PT 2430624E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
vehicle
electronic
identification
data
reading
Prior art date
Application number
PT09787766T
Other languages
English (en)
Inventor
Roberto Muriana
Original Assignee
I Car S R L
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by I Car S R L filed Critical I Car S R L
Publication of PT2430624E publication Critical patent/PT2430624E/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G08SIGNALLING
    • G08GTRAFFIC CONTROL SYSTEMS
    • G08G1/00Traffic control systems for road vehicles
    • G08G1/01Detecting movement of traffic to be counted or controlled
    • G08G1/017Detecting movement of traffic to be counted or controlled identifying vehicles
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R25/00Fittings or systems for preventing or indicating unauthorised use or theft of vehicles

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Lock And Its Accessories (AREA)
  • Radar Systems Or Details Thereof (AREA)
  • Traffic Control Systems (AREA)
  • Arrangements For Transmission Of Measured Signals (AREA)
  • Time Recorders, Dirve Recorders, Access Control (AREA)
  • Management, Administration, Business Operations System, And Electronic Commerce (AREA)
  • Burglar Alarm Systems (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "SISTEMA ELETRÓNICO E MÉTODO PARA A IDENTIFICAÇÃO AUTOMÁTICA DE UM VEÍCULO" A presente invenção está relacionada com o campo dos sistemas de identificação de objetos e, em particular mas não exclusivamente, dos sistemas de identificação eletrónicos de veículos automóveis. A presente invenção foi desenvolvida com especial atenção num sistema eletrónico e num método para a identificação automática de um veículo, que pode identificar um veículo automóvel e automaticamente adquirir os dados relativos ao veículo usando instrumentos eletrónicos.
Sistemas para a identificação automática de dados relativos a um objeto tal como, por exemplo, códigos de barra que usam uma sequência de barras de diferentes espessuras para codificar um conjunto de dados e/ou informação conhecido há já algum tempo. A sequência de barras pode ser lida e interpretada por um instrumento eletrónico como um leitor ótico de forma a providenciar ao operador os dados relacionados com o objeto.
Sistemas para a identificação de veículos automóveis, por exemplo, através de um número ou um código de identificação do veículo tais como aqueles usados por registos públicos específicos para categorias de veículos que sejam igualmente conhecidos há já algum tempo. No caso dos veículos automóveis, a marca, o modelo, a cilindrada, e o número de chassis, assim como a data de registo de propriedade do veículo automóvel estão associados ao número de registo. Os dados são mantidos nos acima mencionados 2 registos e geralmente aparecem no documento de registo do veiculo automóvel. Os dados podem ser recuperados dos registos quando solicitado bastando para isso pesquisar pelo número de registo ou pode ser consultado no documento de registo.
Semelhante sistema é conhecido de, por exemplo, DE-A1-4201894.
Uma das principais desvantagens destes conhecidos sistemas de identificação é que o código de identificação original pode de alguma maneira ser eliminado, substituído, falsificado, ou removido do veículo, tornando impossível a sua identificação ou conduzindo a uma incorreta identificação. Por exemplo, a matrícula de um carro pode ser substituída por uma matrícula de um outro veículo ou por uma matrícula falsificada ou um documento de registo pode ser furtado ou falsificado.
Outra desvantagem é a por vezes complexa operação de atualização dos dados de identificação associados ao código de identificação do veículo, e o tempo exigido para executar tal operação. 0 objeto da presente invenção consiste em superar os inconvenientes dos sistemas conhecidos providenciando um sistema e método de identificação automáticos que permita a identificação rápida do veículo e com uma menor margem de erro.
Outro objeto da presente invenção consiste em fornecer um sistema e método de identificação automáticos que permita que um ou mais itens dos dados associados ao veículo possam ser atualizados de forma rápida e segura. 3
Ainda outro objeto da presente invenção consiste em fornecer um sistema cujo fabrico seja simples e de fácil utilização, e um método que facilite a sua implementação, ambos os passos conduzindo a uma diminuição do custo económico.
Para viabilizar estes objetos, o tema da presente invenção está relacionado com um sistema e um método conforme definido nas reivindicações em anexo.
Uma das principais vantagens da presente invenção é que o sistema oferece um maior grau de certeza na identificação do veiculo e, em caso de furto ou perda, o proprietário tem, por conseguinte, uma maior hipótese de localizar o seu veiculo. 0 sistema de identificação da presente invenção, assim como os dados arquivados referentes ao veiculo, pode ser colocado à disposição das autoridades policiais. Esta conveniência pode refletir-se no acordo de um contrato de seguro uma vez que a companhia de seguros irá reduzir o risco de perdas.
De acordo com uma forma de realização preferencial especialmente vantajosa desta invenção, a informação ligada ao veiculo pode também incluir informação sobre a atual condição do veiculo. Ao longo dos anos, o veiculo pode ter sofrido muitas alterações, quer para um melhor desempenho, por exemplo, para uma manutenção eficiente, quer por motivos menos positivos, por exemplo, por motivo de negligência, por modificações do veiculo com peças e/ou componentes desadequados ou por acidentes não relatados. 0 valor atual do veiculo pode assim variar substancialmente com respeito a uma avaliação teórica executada segundo parâmetros estandardizados ligados, por exemplo, à idade do veiculo. 4
Outra vantagem da presente invenção é que toda a informação relacionada com o veiculo pode ser controlada em formato eletrónico e remotamente para daí resultar uma avaliação mais exata. Por exemplo, no caso de existir uma venda, a informação no sistema de identificação da presente invenção pode ser transmitida por sistemas de transmissão remotos, por exemplo, correio eletrónico e/ou internet, para promover a venda à distancia do veículo. Ou, no caso de inspeção por parte das autoridades policiais, a informação do veículo associada ao código de identificação do veículo pode ser recuperada rápida e remotamente, facilitando a tarefa de comparar a informação atual disponível no documento de registo.
Mais características e vantagens da presente invenção serão aclaradas com a descrição detalhada da forma de realização preferencial abaixo, que é disponibilizada apenas como exemplo não limitador.
Um sistema de identificação de veículos automático de acordo com a presente invenção compreende meios de identificação eletrónicos, por exemplo, mas de forma não-limitadora, pelo menos duas etiquetas (identificação eletrónica) ou transpondedores ou rótulos que possam armazenar dados e transmiti-los e/ou recebê-los por meio de tecnologia de identificação de radiofrequência (RFID). As etiquetas compreendem uma memória eletrónica, preferencialmente um microcircuito, no qual pode ser armazenado um número predeterminado de dados. As etiquetas compreendem também uma antena e podem também ser providas de uma fonte elétrica externa, por exemplo, um dispositivo de armazenamento, preferencialmente uma bateria. De acordo com a forma de realização preferencial desta invenção, um dos microcircuitos compreende um sistema de transmissão de radiofrequência com tecnologia HF em que podem ser 5 armazenados até 64 Kbytes de dados e que opera, por exemplo, mas de forma não limitadora, numa frequência de 13,56 MHz. As etiquetas HF podem ser lidas e/ou escritas a uma distância entre 10 e 90 cm.
Os dados que podem ser armazenados no microcircuito podem ser de vários tipos. Por exemplo, mas de forma não limitadora, um ou mais dos seguintes dados podem ser introduzidos: nome e código fiscal do proprietário do veiculo e/ou número de identificação fiscal se o proprietário for uma pessoa coletiva, tipo de veiculo, número de chassis do veiculo, número de registo do veiculo, e data do primeiro registo. Similarmente, será possível armazenar informação adicional no microcircuito, relativamente às características técnicas do veículo, como, por exemplo, características exteriores, e características técnicas ligadas à segurança do veículo. Em todo o caso, um código de identificação do veículo que será usado para obter mais informação introduzida num arquivo central ficará também armazenado no microcircuito. A etiqueta associada ao veículo, por exemplo, mas de forma não limitadora, é fixa a uma parte da estrutura do veículo, ainda mais preferencialmente, é fixa a uma das janelas do veículo, e/ou ao painel de bordo e/ou a qualquer outra parte visível do veículo. 0 sistema de identificação automático da presente invenção compreende além disso meios de leitura e/ou escrita dos meios de identificação eletrónicos, por exemplo mas de forma não limitadora, um dispositivo de radiofrequência para ler e escrever o microcircuito. O dispositivo compreende uma antena, um dispositivo de codificação/reconhecimento e um interface de utilizador 6 para a introdução e exibição dos dados que entram e saem do microcircuito.
Os dados introduzidos no microcircuito são preferencialmente encriptados e/ou codificados de acordo com os sistemas conhecidos de encriptação e/ou codificação de forma a não ser possível a sua leitura e/ou modificação por meio de qualquer dispositivo de leitura e escrita e/ou por pessoas não autorizadas sem um código de acesso predeterminado. De acordo com uma forma de realização preferencial desta invenção, o sistema encriptado compreende um código de microcircuito unívoco disponibilizado pelo fabricante e um código de segurança, ambos encriptados de acordo com um ou mais algoritmos de codificação conhecidos e/ou uma combinação daí resultante. 0 sistema da presente invenção compreende também uma etiqueta adicional, igualmente com tecnologia RFID, que pode armazenar uma quantidade predeterminada de informação. Essa etiqueta adicional está associada ao veículo, preferencialmente fixa a uma parte da estrutura do veículo, por exemplo, numa posição que não seja facilmente visível. Ainda mais preferencialmente, a referida etiqueta é fixa ao veículo diretamente pelo seu proprietário para que nenhuma outra pessoa, para além do proprietário, conheça a sua localização exata. Por exemplo, a etiqueta poderá ser fixa sob um dos assentos ou no interior do painel de bordo ou na parede interior do porta-luvas ou em qualquer outra posição que não seja facilmente visível.
De acordo com a invenção este microcircuito adicional compreende um sistema de transmissão de radiofrequência funcionando com tecnologia UHF, por exemplo, mas de forma não limitadora em frequências de 852-926 MHz. As etiquetas 7 UHF podem ser lidas e/ou escritas a uma distância de entre 300 e 1000 cm. Esta caracterí stica não permite que um utilizador não autorizado identifique a posição do microcircuito adicional através do dispositivo de leitura/escrita e previne assim a sua remoção.
Naturalmente uma pessoa perita em tecnologia será capaz de identificar outros sistemas de comunicação de radiofrequência para além dos acima descritos e/ou a combinação dai resultante. De forma similar, uma pessoa experiente será capaz de identificar diferentes algoritmos de encriptação e/ou codificação, sem no entanto se desviar do âmbito da presente invenção.
Os dispositivos de leitura/escrita que podem ler e/ou escrever dados nas etiquetas acima descritos são fornecidos a centros predeterminados que estão autorizados e são qualificados para executar o serviço de identificação do veiculo e o serviço de atualização dos dados do veiculo. Os dispositivos de leitura/escrita serão de forma vantajosa igualmente fornecidos diretamente às autoridades policiais ou disponibilizados nos centros autorizados de forma a permitir a identificação rápida e automática do veiculo pelas autoridades durante as suas normais atividades de patrulhamento ou atividades especiais de localização e operações de stop de veículos predeterminados, por exemplo, durante barreiras policiais.
Quer os centros autorizados quer as autoridades policiais terão acesso, em resultado da identificação do veículo, a um arquivo centralizado contendo os dados do veículo conectados ao seu código de identificação. 8
De acordo com uma forma de realização desta invenção, o dispositivo de leitura e escrita compreende meios de armazenamento eletrónicos adicionais, por exemplo, uma memória eletrónica, na qual todas as atividades de leitura e escrita são executadas pelo dispositivo assim como toda a informação adicional como datas e identificação do operador que executou tais atividades ficam armazenadas.
Um método de identificação do veiculo automático de acordo com a presente invenção compreende uma etapa de criação e subsequente controlo de uma base de dados correspondente. Esta etapa por sua vez compreende a provisão de meio de arquivo de uma pluralidade de dados e, em particular, de um arquivo qeral de conjuntos de dados. Cada conjunto de dados está conectado a um veiculo especifico e compreende um ficheiro contendo dados de reqisto, dados técnicos, e informação adicional relacionada com o veiculo. Por exemplo, no caso de um automóvel, os dados técnicos podem incluir o número de registo, a marca, o modelo, a cilindrada, a potência do motor, o número do chassis, o tipo de pneus, e o tipo de utilização. 0 método compreende também a provisão de meios de armazenamento, por exemplo mas de forma não limitadora, meios de armazenamento eletrónicos para armazenar os ficheiros, e meio de transmissão para transferir os dados contidos nos ficheiros existentes no arquivo geral. Além disso, o método compreende a provisão de meio de catalogação para catalogar e indexar os ficheiros existentes no arquivo geral.
Todos os dados são armazenados nos meios de identificação eletrónicos acima descritos e associados ao veiculo, e também num substrato eletrónico que é mantido remotamente, por exemplo, num centro de recolha de dados. Preferencialmente, cada ficheiro pode estar ligado aos registos públicos de forma a ser atualizado em tempo real 9 no caso de alterações dos dados de registo presentes no registo.
Todos os ficheiros relacionados com os respetivos veiculos são então reunidos e organizados de forma a criar um arquivo geral único, por exemplo mas de forma não limitadora, uma base de dados eletrónica a partir da qual, posteriormente, os dados necessários possam ser recuperados de forma rápida e simples. 0 arquivo pode ser estruturado e organizado de acordo com parâmetros de indexação predeterminados que permitam que todos os ficheiros presentes sejam catalogados de acordo com uma lógica predeterminada e possa incluir, no caso de uma base de dados eletrónica, motores de busca indexados e não-indexados para uma consulta mais fácil e rápida.
De acordo com uma forma de realização preferencial da presente invenção, um veiculo que está para ser incluído na base de dados do sistema de identificação da presente invenção é levado para um centro de identificação autorizado. Um ficheiro individualizado para aquele veículo é criado no centro autorizado pelo registo dos dados técnicos do automóvel no meio de identificação eletrónico associado ao veículo e, ao mesmo tempo, num processador eletrónico. 0 ficheiro criado desta forma é armazenado no processador eletrónico e introduzido na base geral de dados por meio de transmissão eletrónico como, por exemplo, uma ligação remota via modem. Em alternativa, o armazenamento pode ser executado num substrato eletrónico transportável como, por exemplo, um CD-ROM ou outro dispositivo similar que é enviado para o centro de recolha de dados por meio de envio normal (correio, correio expresso). 1
Uma cópia do ficheiro no meio de identificação eletrónico é emitida ao proprietário do veiculo, preferencialmente numa ou em duas etiquetas para que a primeira possa ser colocada numa posição visível no carro e a segunda numa posição não visível à escolha deste.
Sempre que seja necessário identificar um veículo compreendendo um dos meios de identificação eletrónicos acima descritos, será suficiente, para todos os operadores que estão autorizados a aceder ao sistema da presente invenção e/ou que estão na posse dos dispositivos de leitura autorizados, colocar o dispositivo de leitura nas proximidades da etiqueta visível colocada no veículo de forma a aceder, imediata e automaticamente, à informação ali contida. Similarmente, quando o veículo compreender também uma das etiquetas ocultas; e se a etiqueta visível tiver sido removida ou manipulada, os operadores qualificados poderão, ainda assim, aceder à informação imediata e automaticamente sem que o condutor do veículo seja informado disso ou assinale a localização da etiquete escondida.
Na eventualidade de um ou mais itens adicionais de dados que estiveram originalmente presentes no ficheiro serem modificados, por exemplo, em caso de acidente, durante uma inspeção mecânica periódica, ou no caso de adição voluntária e/ou remoção dos acima mencionados elementos do veículo, estas alterações deverão também ser introduzidas no ficheiro através de um dos centros de identificação autorizados ou através de outros órgãos autorizados. A informação armazenada na base geral de dados é então atualizada de forma constante e regular. Nestes centros haverá também provisão para a informação que está presente na etiqueta ou etiquetas associadas ao veículo ser atualizada e/ou modificada por meio dos acima mencionados 1 dispositivos de leitura e escrita eletrónicos. De acordo com uma caracteristica particularmente vantajosa da presente invenção, o método de identificação e catalogação dos veiculos e de criação e subsequente controlo da base de dados correspondente compreende também a etapa de proporcionar um nivel de segurança e certificação para os dados introduzidos e armazenados no sistema. Em particular, cada centro de identificação autorizado está provido de um código de identificação emitido por uma autoridade de certificação predeterminada que confere aos operadores do centro autorizado o acesso à base de dados geral. 0 código de identificação é adicionado a cada ficheiro criado por cada centro autorizado de forma a, antes de introduzir novos dados na base de dados geral, ser possivel verificar a correta proveniência de cada ficheiro e autorizar a entrada dos dados se o código de identificação for autêntico. 0 código de identificação pode também ser usado pelo proprietário do veiculo para verificar a efetiva certificação do centro autorizado onde ele pretende levar o seu veiculo. 0 código de identificação serve também para garantir a exatidão e autenticidade dos dados existentes no ficheiro a todos aqueles que têm de consultar o ficheiro para extrair informação do veiculo tal como, por exemplo, centros de manutenção do veiculo e/ou autoridades policiais. 0 método da presente invenção permite que seja criado um arquivo detalhado de todos os veiculos em circulação num território nacional. Este arquivo pode ser colocado à disposição de todas as seguradoras e autoridades policiais mas também, por exemplo, vendedores de carros usados, ou fabricantes de acessórios e, em geral, todos os operadores do mercado pós-venda automóvel. Por último, a informação nos veiculos que é guardada no arquivo pode ser processada de acordo com um ou mais parâmetros de interesse de forma a 1 obter relatórios indicativos de tendências de mercado na individualização dos veiculos dos clientes ou gostos dos clientes no que respeita a um ou mais dos elementos de um veiculo acima descritos.
Serviços adicionais estão associados ao sistema de identificação eletrónico para fornecer vantagens particulares aos utilizadores do sistema. Por exemplo, estes podem incluir serviços de assistência gerais tais como reboque do veiculo ou carro de substituição no caso de avaria, acidente, incêndio, furto, furto parcial e/ou completo com violência, disponibilização de um táxi, fornecimento de combustível, furos de pneus, disponibilização de correntes de neve.
Serviços de seguro adicionais tais como seguro contra incêndio e furto, eventos naturais, eventos sociopolíticos, atos de vandalismo e atos criminosos em geral, quebra de janelas, seguros de danos complementar e suplementar, seguro contra colisão, seguro contra todos os riscos, seguro de responsabilidade civil automóvel (SRC) estão também associados ao sistema de identificação eletrónico.
De acordo com outra forma de realização preferencial desta invenção, o sistema de identificação descrito até agora está associado a um sistema de identificação de veículos que usa um método de marcação permanente de janelas de um veículo automóvel e um dispositivo particularmente indicado para executar as referidas marcas. Um código de identificação do veículo, por exemplo, um número contendo carateres alfanuméricos, preferencialmente mas de forma não limitadora, o número de registo ou o número de chassis do automóvel é impresso nas janelas do veículo. A empresa que executa a operação de marcação mantém nos seus arquivos e/ou registos os dados relacionados com o veículo, 1 correlacionados com o código acima mencionado. É assim possível, no caso de inspeção, assegurar que o número de registo do automóvel ou o seu número de chassis corresponde ao gravado nas janelas. Isto desencoraja consideravelmente qualquer tentativa de furto do veículo uma vez que tal obrigaria o ladrão a trocar todas as janelas marcadas se pretendesse trocar ilegalmente o número de registo ou o número de chassis do automóvel. 0 dispositivo de marcação compreende, por exemplo, uma arma de jato de areia com um bico a partir do qual é projetado um material abrasivo e uma máscara que é preparada na região do bico e que é composta por um número de buracos cada qual tendo uma forma correspondente aos simbolos gravados na janela. Quando usado, o material abrasivo emergindo dos buracos a alta velocidade grava na janela os símbolos existentes na máscara. A máscara pode ser modificada de forma a alterar os símbolos que vão ser gravados na janela. A forma de realização aqui descrita é particularmente vantajosa uma vez que combina dois sistemas diferentes - um eletrónico e um visual - para a identificação do automóvel. Mais, permite que quer um sistema de recolha de dados dinâmico quer um sistema antifurto sejam associados ao veículo a motor em simultâneo, ficando ambos os sistemas conectados a bases de dados eletrónicas remotas que podem ser consultadas em tempo real pelos respetivos operadores, centros autorizados e autoridades policiais sempre que necessário.
Naturalmente que mantendo o princípio da invenção, as formas de realização e pormenores de construção podem variar bastante em relação à descrição e ilustração, sem 1 que tal signifique desvios definido pelas reivindicações ao âmbito em anexo. da invenção como
Lisboa, 10 de Setembro de 2012

Claims (10)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Um sistema para a identificação automática de um veiculo, compreendendo meios de identificação eletrónicos associados a um veiculo e meios eletrónicos para leitura e/ou escrita do meio de identificação eletrónico associado ao veiculo, os meios de identificação eletrónicos e os meios de leitura e/ou escrita eletrónicos compreendendo dispositivos de receção e transmissão de radiofrequência, os meios de identificação eletrónicos compreendendo pelo menos um dispositivo de transmissão de radiofrequência HF e pelo menos um dispositivo de transmissão de radiofrequência UHF.
2. Um sistema de acordo com a Reivindicação 1, em que pelo menos um dispositivo de transmissão de radiofrequência HF pode ser lido e/ou escrito a uma distância de entre 10 a 90 cm e pelo menos um dispositivo de transmissão de radiofrequência UHF pode ser lido e/ou escrito a uma distância de entre 300 a 1000 cm.
3. Um sistema de acordo com a Reivindicação 1 ou Reivindicação 2, em que pelo menos um dispositivo de transmissão de radiofrequência HF é fixo, em utilização, a uma parte visivel do veiculo e pelo menos um dispositivo de transmissão de radiof requência UHF é fixo a uma parte da estrutura do veiculo numa posição que inviabilize a sua fácil leitura. uma uma das o meio de memória
4. Um sistema de acordo com qualquer reivindicações precedentes, caraterizado por identificação eletrónico compreender eletrónica. 2
5. Um sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caraterizado por os meios de leitura e/ou escrita eletrónicos compreenderem uma antena, um dispositivo de reconhecimento e/ou codificação, e um interface de utilizador para o registo e visualização de entrada e saida dos dados.
6. Um sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caraterizado por os meios de leitura e/ou escrita eletrónicos compreenderem meios de armazenamento eletrónicos adicionais, no qual são armazenadas todas as atividades de leitura e escrita executadas pelo meio de leitura e/ou escrita eletrónico.
7. Um sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caraterizado por os dados introduzidos nos meios de identificação eletrónicos no microcircuito estarem encriptados de forma a impossibilitar a sua leitura e/ou modificação sem uma chave de acesso predeterminada.
8. Um sistema de identificação de veiculos, caraterizado por compreender um sistema de identificação eletrónico automático de acordo com qualquer uma das Reivindicações 1 a 7, ficando o sistema associado ao sistema de identificação do veiculo compreendendo um código de identificação do veiculo impresso nas janelas do veiculo.
9. Um método de identificação do veículo, compreendendo as seguintes etapas: disponibilização de pelo menos um veículo do qual serão identificados alguns dados; 3 disponibilização de meios de identificação eletrónicos associado ao veiculo e compreendendo meios de arquivo; disponibilização de meios eletrónicos para leitura e/ou escrita dos meios de identificação eletrónicos associado ao veiculo; seleção e identificação de conjuntos de informação compreendendo dados de identificação do veiculo e/ou dados técnicos e/ou informação adicional relativa ao veiculo; e transferência de conjuntos de informação de e para os meios de identificação eletrónicos associados ao veiculo através de meio de leitura e/ou escrita; os meios de identificação eletrónico compreendendo pelo menos um dispositivo de transmissão por radiofrequência HF e pelo menos um dispositivo de transmissão por radiofrequência UHF.
10. Um método de identificação de um veiculo de acordo com a Reivindicação 9, compreendendo ademais as seguintes etapas: impressão de um código de identificação do veiculo nas janelas do veiculo; registo dos dados relativos ao veiculo, correlacionados com o código. Lisboa, 10 de Setembro de 2012
PT09787766T 2009-05-15 2009-06-30 Sistema eletrónico e método para a identificação automática de um veículo PT2430624E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITBO2009A000318A IT1399304B1 (it) 2009-05-15 2009-05-15 Sistema elettronico di identificazione automatica di un veicolo e relativo metodo

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2430624E true PT2430624E (pt) 2012-09-17

Family

ID=41429667

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT09787766T PT2430624E (pt) 2009-05-15 2009-06-30 Sistema eletrónico e método para a identificação automática de um veículo

Country Status (17)

Country Link
US (2) US20120056725A1 (pt)
EP (1) EP2430624B1 (pt)
JP (1) JP5583757B2 (pt)
CN (1) CN102460533B (pt)
BR (1) BRPI0924529B1 (pt)
CY (1) CY1113268T1 (pt)
DK (1) DK2430624T3 (pt)
ES (1) ES2390412T3 (pt)
HK (1) HK1165896A1 (pt)
HR (1) HRP20120840T1 (pt)
IT (1) IT1399304B1 (pt)
MX (1) MX2011012191A (pt)
PL (1) PL2430624T3 (pt)
PT (1) PT2430624E (pt)
RS (1) RS52467B (pt)
SI (1) SI2430624T1 (pt)
WO (1) WO2010131278A1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITBO20120534A1 (it) * 2012-09-28 2014-03-29 I Car S R L Sistema, procedimento e dispositivi per l'identificazione di un veicolo
CN103714357B (zh) * 2012-09-29 2016-08-03 北京计算机技术及应用研究所 一种应用于车辆识别的射频标签数据编码方法及其系统
RU2514025C1 (ru) * 2012-11-16 2014-04-27 Игорь Юрьевич Мацур Индукционная система обнаружения и идентификации транспортных средств, индукционный регистрационный номерной знак и индукционный считыватель
JP6673553B2 (ja) 2014-05-20 2020-03-25 イ.カー エッセ.エッレ.エッレ. 改良した車両識別システム
CN104143261A (zh) * 2014-08-05 2014-11-12 河南智业科技发展有限公司 车辆信息识别器、应用系统及方法
CN104992562B (zh) * 2015-06-15 2018-04-17 交通运输部科学研究院 一种多模式射频标识一体化接入方法
CN104993848A (zh) * 2015-06-15 2015-10-21 北京华航海鹰新技术开发有限责任公司 一种多模式信息感知一体化识别设备
CN105099459A (zh) * 2015-08-14 2015-11-25 北京标准信源科技有限公司 车辆识别码的数字化编码方法
CN105117672A (zh) * 2015-08-14 2015-12-02 北京标准信源科技有限公司 电子化的车辆识别码与机动车关联的方法
CN108335372A (zh) * 2018-03-09 2018-07-27 西安艾润物联网技术服务有限责任公司 车辆停车管理方法、装置和存储介质
CN110459052A (zh) * 2019-07-05 2019-11-15 华为技术有限公司 一种车辆事故记录方法、装置及车辆
US11694546B2 (en) * 2020-03-31 2023-07-04 Uber Technologies, Inc. Systems and methods for automatically assigning vehicle identifiers for vehicles
IT202000011698A1 (it) 2020-05-20 2021-11-20 I Car S R L Apposizione di un codice identificativo su un veicolo

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4201894A1 (de) * 1992-01-24 1993-07-29 Dacota Gmbh Identifikationssystem zur kennzeichnung von kraftfahrzeugen
FR2717940B1 (fr) * 1994-03-28 1997-04-25 Oberle Jean Paul Autocollant marqueur d'identification pour véhicule.
FR2724746A1 (fr) * 1994-09-16 1996-03-22 Int Network For Mobile Electro Dispositif et procede de tele-controle d'un objet
BR9403093A (pt) * 1994-09-16 1996-09-03 Rodriguez Raul Roberto Novais Sistema modular de proteçao e contrôle
US5995898A (en) * 1996-12-06 1999-11-30 Micron Communication, Inc. RFID system in communication with vehicle on-board computer
US6121880A (en) * 1999-05-27 2000-09-19 Intermec Ip Corp. Sticker transponder for use on glass surface
US7049942B2 (en) * 2003-07-07 2006-05-23 Jason Gallovich Method and system for preventing vehicle thefts
JP2005242509A (ja) * 2004-02-25 2005-09-08 Mks:Kk Icタグおよびicタグを用いた物品探索システム
JP2005284476A (ja) * 2004-03-29 2005-10-13 Nec Corp 運転者管理システム、運転者管理方法、移動体、移動体識別装置及び管理装置
US7336178B2 (en) * 2004-10-07 2008-02-26 Le Michael Q Method and apparatus for remote control vehicle identification
US7356394B2 (en) * 2005-01-11 2008-04-08 Electronic Data Systems Corporation RFID vehicle management system and method
WO2008035721A1 (en) * 2006-09-22 2008-03-27 Semiconductor Energy Laboratory Co., Ltd. Wheeled vehicle mounted with rfid tag, rfid tag, speed measurement system, and speed measurement method
DE102007035351A1 (de) * 2007-07-27 2009-01-29 Daimler Ag Verfahren zur Authentifizierung von Fahrzeugteilen in einem Kraftfahrzeug

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0924529A8 (pt) 2017-09-26
RS52467B (en) 2013-02-28
WO2010131278A8 (en) 2011-01-13
EP2430624B1 (en) 2012-08-15
US20150061898A1 (en) 2015-03-05
CY1113268T1 (el) 2016-04-13
HRP20120840T1 (hr) 2012-11-30
JP2012527031A (ja) 2012-11-01
ES2390412T3 (es) 2012-11-12
WO2010131278A1 (en) 2010-11-18
CN102460533A (zh) 2012-05-16
DK2430624T3 (da) 2012-09-03
ITBO20090318A1 (it) 2010-11-16
PL2430624T3 (pl) 2012-12-31
MX2011012191A (es) 2012-04-02
BRPI0924529B1 (pt) 2020-04-07
SI2430624T1 (sl) 2013-03-29
BRPI0924529A2 (pt) 2016-03-01
US20120056725A1 (en) 2012-03-08
JP5583757B2 (ja) 2014-09-03
CN102460533B (zh) 2015-06-17
IT1399304B1 (it) 2013-04-16
HK1165896A1 (en) 2012-10-12
EP2430624A1 (en) 2012-03-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2430624E (pt) Sistema eletrónico e método para a identificação automática de um veículo
US6310542B1 (en) Cognitive system for a vehicle and its occupants
US20090295537A1 (en) Vehicle transfer process
CN101014487A (zh) 汽车违章执法系统和方法
US20100114426A1 (en) Mechanic certification tracking method, system, and program product
CN111527381A (zh) 用于存储路程数据的方法和设备
JP2005284476A (ja) 運転者管理システム、運転者管理方法、移動体、移動体識別装置及び管理装置
EP2817769B1 (en) System and method of certification, particularly for the certification of vehicles, motor vehicles and motorcycle-like vehicles, modern and of historical interest
TW201240853A (en) System and method for controlling a car
US20070061362A1 (en) Vehicle identification tracking system
EP2713353B1 (en) System and method for identifying a vehicle
DK3145761T3 (en) IMPROVED SYSTEM FOR IDENTIFICATION OF A VEHICLE
JP2005148842A (ja) 車両管理装置
EP0703126A2 (en) Modular protection and control system
EP2386449B1 (en) Apparatus and method for identifying vehicles
JP2003184374A (ja) 運転者チェックシステム、およびその方法
TWI453692B (zh) 動力車輛之車上端資料庫管理系統
ES2400641B1 (es) Sistema de control de vehiculos y conductores mediante tarjetas electronicas para optimizar la seguridad vial
JP2022121204A (ja) 情報処理システム
Bhatnagar et al. Vehicle Forensics
RU2396176C1 (ru) Способ предотвращения несанкционированного использования транспортного средства
BR102018008033A2 (pt) sistema eletrônico para eliminação de placas externas de identifacação veicular
WO1999018545A1 (es) Sistema de control para renta de vehiculos
AU2005306581A1 (en) Vehicle transfer process