PT2418633T - Comunicação entre estações e veículos - Google Patents

Comunicação entre estações e veículos Download PDF

Info

Publication number
PT2418633T
PT2418633T PT101694412T PT10169441T PT2418633T PT 2418633 T PT2418633 T PT 2418633T PT 101694412 T PT101694412 T PT 101694412T PT 10169441 T PT10169441 T PT 10169441T PT 2418633 T PT2418633 T PT 2418633T
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
obe
message
station
communication link
traffic information
Prior art date
Application number
PT101694412T
Other languages
English (en)
Inventor
Svensson Bengt
Original Assignee
Kapsch Trafficcom Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kapsch Trafficcom Ab filed Critical Kapsch Trafficcom Ab
Publication of PT2418633T publication Critical patent/PT2418633T/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G08SIGNALLING
    • G08GTRAFFIC CONTROL SYSTEMS
    • G08G1/00Traffic control systems for road vehicles
    • G08G1/09Arrangements for giving variable traffic instructions
    • G08G1/0962Arrangements for giving variable traffic instructions having an indicator mounted inside the vehicle, e.g. giving voice messages
    • GPHYSICS
    • G08SIGNALLING
    • G08GTRAFFIC CONTROL SYSTEMS
    • G08G1/00Traffic control systems for road vehicles
    • G08G1/09Arrangements for giving variable traffic instructions
    • G08G1/091Traffic information broadcasting

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Devices For Checking Fares Or Tickets At Control Points (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Fittings On The Vehicle Exterior For Carrying Loads, And Devices For Holding Or Mounting Articles (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
COMUNICAÇÃO ENTRE ESTAÇÕES E VEÍCULOS CAMPO TÉCNICO A presente invenção refere-se ao campo de transferência de mensagens de uma estação a um equipamento localizado num veiculo.
ANTECEDENTES
Existe frequentemente uma necessidade de transferir mensagens de uma praça de portagem a veículos que passam a praça de portagem. Muitos veículos estão equipados com os ditos transpondedores capazes de comunicar com a praça de portagem. 0 transpondedor inclui um transmissor e recepetor capazes de receber uma mensagem da praça de portagem e transmitir informação à praça de portagem. A comunicação pode ser baseada em DSRC (Comunicação Dedicada de Curto Alcance) onde existem várias normas, por exemplo, a norma CEN (Comité Europeu de Normalização) na banda 5,8 GHz. 0 transpondedor pode estar equipado com um avisador configurável que pode transmitir mensagens codificadas ao veículo como por exemplo:
• OK
• Não OK • Contactar operador. A mensagem pode ser codificada através de uma série de bipes ou tons diferentes. 0 transpondedor pode enviar uma mensagem de identificação à praça de portagem permitindo assim Cobrança Eletrónica de Taxas enquanto o carro está a passar a praça de portagem sem parar.
Os avisadores em transpondedores de hoje são geralmente avisadores piezo-elétricos simples. Estes avisadores não têm uma qualidade de som suficiente para uma mensagem de voz. Para resolver este problema têm que se instalar avisadores mais caros nos transpondedores. Mesmo que avisadores de alta qualidade sejam instalados nos transpondedores, pode ser dificil ouvir uma mensagem de voz do transpondedor devido a outras fontes sonoras no veiculo como por exemplo rádio, TV ou telemóvel. A Figura 1 mostra esquematicamente uma solução de técnica anterior de um transpondedor montado em veiculo 101 com uma antena 102 a receber uma mensagem de uma praça de portagem e a emitir uma mensagem codificada via um avisador 103. O transpondedor é também capaz de transmitir uma mensagem de identificação de volta para a praça de portagem. O documento US 6344804 BI descreve como se pode transferir uma mensagem de uma praça de portagem a uma unidade de veiculo num veiculo e transferir a uma mensagem de voz a ser enviada a um sistema de áudio no veiculo. A transferência da unidade de veiculo ao sistema de áudio não é descrita em pormenor. Uma transferência de uma mensagem codificada a um sinal de voz sintetizado é realizada na unidade de veiculo. Quando uma tal mensagem sintetizada é gerada uma unidade de comutação está a emitir a mensagem sintetizada para o sistema de áudio do veiculo. Esta é uma solução relativamente complicada onde se têm que implementar modificações ao sistema de áudio.
Assim há uma necessidade de uma solução melhorada para transferir mensagens de uma praça de portagem a um veiculo. SUMÁRIO O objetivo da invenção é reduzir pelo menos algumas das deficiências mencionadas com as soluções de técnica anterior e fornecer: • um Equipamento De Bordo para montar num veiculo, • um método para transferir uma mensagem de uma estação a um veiculo utilizando o Equipamento De Bordo e • um sistema de informação de trânsito compreendendo o QBE para resolver o problema para obter uma solução melhorada para transferir mensagens de uma estação, como uma praça de portagem, a um veículo.
Obtém-se o objetivo fornecendo um Eguipamento De Bordo, OBE, adeguado para montar num veículo. 0 OBE compreende uma antena OBE ligada a uma unidade de transmissão/receção OBE. A antena OBE é disposta para receber um sinal de uma estação via uma primeira ligação de comunicação sem fios. 0 sinal compreende pelo menos uma mensagem de informação de trânsito da estação. 0 OBE é disposto para converter a mensagem de informação de trânsito para transferência para uma saída de áudio através de pelo menos um altifalante num sistema de áudio existente do veículo em gue a dita transferência da mensagem de informação de trânsito para o sistema de áudio existente é disposta para ser realizada via uma segunda ligação de comunicação sem fios. A mensagem de informação de trânsito é disposta para ser recolhida por meio de receção padrão do sistema de áudio existente e para ser transmitida como uma mensagem de voz nos ditos altifalantes através de um canal de um canal prioritário do sistema de áudio existente. 0 objetivo é ainda obtido por um método para transferir uma mensagem de uma estação a um veículo utilizando um Equipamento De Bordo, OBE, montado no veículo. 0 OBE tem uma antena OBE ligada a uma unidade de transmissão/receção OBE onde o método compreende as etapas de: • utilizar a antena OBE para receber um sinal de uma estação via uma primeira ligação de comunicação sem fios (207, 301), o sinal compreendendo pelo menos uma mensagem de informação de trânsito da estação, • utilizar o OBE para converter a dita mensagem de informação de trânsito para transferência para uma saída de áudio através de pelo menos um altifalante num sistema de áudio existente do veículo, em que o método compreende ainda as etapas de: • realizar a dita transferência da mensagem de informação de trânsito ao sistema de áudio existente via uma segunda ligação de comunicação sem fios, • recolher a dita mensagem de informação de trânsito por meio de receção padrão do sistema de áudio existente e • transmitir a dita mensagem de informação de trânsito como uma mensagem de voz nos ditos altifalantes através de um canal prioritário do sistema de áudio existente 0 objetivo é ainda mais obtido por um sistema de informação de trânsito em que o sistema de informação de trânsito compreende: • uma estação que compreende uma unidade de transmissão/receção • o OBE de acordo com qualquer uma das reivindicações Ι-ΙΟ, • uma primeira ligação de comunicação sem fios entre a estação e o OBE e • uma segunda ligação de comunicação sem fios, entre o OBE e sistema de áudio existente localizado no veículo, disposta para transferência da mensagem de informação de trânsito ao sistema de áudio existente. Vantagens adicionais são obtidas caso se dê uma ou mais características à invenção de acordo com as reivindicações dependentes não mencionadas acima. Isto será adicionalmente explicado abaixo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A Figura 1 mostra esquematicamente uma solução de técnica anterior de um transpondedor montado em veículo. A Figura 2 mostra esquematicamente um diagrama de blocos de um exemplo de um sistema de informação de trânsito de acordo com a invenção com um exemplo de um equipamento de bordo de acordo com a invenção. A Figura 3 mostra esquematicamente um diagrama de blocos de um exemplo adicional de sistema de informação de trânsito de acordo com a invenção com um exemplo adicional de um Equipamento De Bordo de acordo com a invenção. A Figura 4 mostra esquematicamente um diagrama de blocos de um exemplo de implementação de uma segunda ligação de comunicação sem fios de acordo com a invenção.
Figura 5 mostra esquematicamente um diagrama de blocos de um exemplo do método da invenção.
DESCRIÇÃO PORMENORIZADA A invenção será agora descrita com referência aos desenhos em anexo. A Figura 1 já foi descrita na parte Antecedente acima. A Figura 2 mostra esquematicamente um diagrama de blocos de um exemplo de um sistema de informação de trânsito 200 com um exemplo de um Equipamento De Bordo, OBE, 201 de acordo com a invenção. O OBE, adequado para montar num veículo, compreende uma antena OBE 202 ligada a uma unidade de transmissão/receção OBE 203, sendo a antena OBE disposta para receber um sinal RF de uma estação 204 via uma unidade de transmissão/receção 205, uma unidade de transmissão/receção 206 e uma primeira ligação de comunicação 207. O sinal RF compreende pelo menos uma mensagem de informação de trânsito da estação. O OBE é disposto para converter a mensagem de informação de trânsito para transferência para uma saída de áudio através de pelo menos um altifalante 208 num sistema de áudio existente 209 do veículo. A dita transferência da mensagem de informação de trânsito ao sistema de áudio existente é disposta para ser realizada via uma segunda ligação de comunicação onde a mensagem de informação de trânsito é disposta para ser recolhida por meio de receção padrão do sistema de áudio existente e para ser transmitida como uma mensagem de voz nos ditos altifalantes através de um canal prioritário do sistema de áudio existente. 0 sistema de áudio existente, montado no veiculo, pode ser um produto de áudio padrão que compreende por exemplo um recetor de rádio FM e um leitor CD ligado a um sistema de altifalante como será explicado. 0 sistema de áudio existente também pode incluir um recetor Bluetooth ou outro sistema de receção de curto alcance. A estação 204 é tipicamente uma praça de portagem para cobrança eletrónica de taxas. A invenção é exemplificada com a estação 204 que é uma praça de portagem mas a invenção é também aplicável a outras estações. Também se descrevem alguns exemplos de outros tipos de estações. A unidade de transmissão/receção OBE 203 compreende um terminal de antena OBE 211 ligado à antena OBE 202 e um terminal de saida OBE 212. Uma mensagem de identificação, compreendendo uma identificação do veiculo, é disposta para ser transmitida do OBE 201 via a primeira ligação de comunicação 207 à praça de portagem 204.
Num exemplo da invenção a primeira ligação de comunicação 207 é uma ligação de Comunicação Dedicada de Curto Alcance, DSRC com uma ligação DSRC com uma unidade de transmissão/receção DSRC como a unidade de transmissão/receção na praça de portagem 204 e com uma unidade de transmissão/receção DSRC adicional como a unidade de transmissão/receção OBE 203, sendo a unidade de transmissão/receção DSRC no OBE disposta para receber o sinal RF da antena OBE 202 no terminal de antena OBE 211. A mensagem de identificação é preferencialmente disposta para ser transmitida da antena OBE 202 via a primeira ligação de comunicação 207 à praça de portagem 204 quando o veiculo equipado com OBE passa a estação 204. A mensagem de identificação é num exemplo da invenção gerada no OBE, após um pedido de mensagem de identificação ter sido enviado da estação ao OBE, por meios convencionais utilizados para funções de transpondedor e bem conhecidos pelo perito. Neste exemplo significa que o pedido de identificação foi enviado quando o veículo equipado com OBE passa a estação e está dentro do alcance da primeira ligação de comunicação. A primeira ligação de comunicação também pode ser qualquer outra ligação de comunicação sem fios, como por exemplo uma ligação de infravermelhos de curto alcance ou ligação Bluetooth. A mensagem de identificação pode utilizar a antena OBE 202 para transmitir a mensagem à praça de portagem. Pode dispor-se a comutação da antena OBE entre modo de receção e transmissão com qualquer solução convencional, bem conhecida pelo perito, utilizando por exemplo um duplexador ou circulador. Também é possível ter uma antena separada para transmitir a mensagem de identificação à praça de portagem. Neste caso não é necessário um duplexador ou circulador.
Como acima mencionado em associação com a descrição da figura 2, a estação é tipicamente uma praça de portagem estacionária. A posição do veículo quando a mensagem de identificação é enviada do veículo à estação é doravante definida como uma posição de pórtico, uma posição de pórtico virtual ou uma posição num predeterminado ponto de tempo. No exemplo da figura 2, quando se utiliza uma ligação DSRC como a primeira ligação de comunicação, a posição de pórtico coincide com a posição da estação. Um pórtico é tipicamente uma cancela na praça de portagem onde se troca informação entre o veiculo e praça de portagem quando o veículo está passar na proximidade do pórtico. Neste exemplo a posição do veículo é assim substancialmente a mesma que a posição da praça de portagem e do pórtico e a mensagem de identificação é assim enviada quando o veículo equipado com OBE passa a estação. Contudo há também exemplos da invenção onde a posição de pórtico não é a mesma que a posição da estação. Nestes exemplos da invenção há uma posição para a estação e posições separadas para um ou vários pórticos virtuais como se explicará em associação com a figura 3 e nesses exemplos tem que se definir a posição do veiculo utilizando um sistema de posicionamento como GPS (Sistema de Posicionamento Global).
Num sistema de informação de trânsito utilizando pórticos virtuais, cada pórtico virtual é definido como estando localizado numa certa posição geográfica predeterminada. Estas posições de pórtico virtuais predeterminadas são normalmente armazenadas no OBE, preferencialmente na CU. Quando o veiculo alcançou as posições de pórtico virtuais predeterminadas, uma mensagem de identificação é transmitida via a primeira ligação de comunicação. A informação de posições dos pórticos virtuais também pode ser enviada ao OBE via a primeira ligação de comunicação. Esta unidade para transferência de posições de pórticos virtuais via a primeira ligação de comunicação é primariamente utilizada para atualização destas posições. Um exemplo da invenção utilizando pórticos virtuais é ilustrado na figura 3, onde a primeira ligação de comunicação 207 é uma ligação de comunicação celular 301, por exemplo, uma ligação GSM (Sistema Global para comunicação Móvel) como mostrada na figura 3, com uma unidade de transmissão/receção celular como uma unidade de transmissão/receção GSM 302 na estação que funciona como a unidade de transmissão/receção 205 e a unidade de transmissão/receção OBE 203 compreende uma unidade de transmissão/receção celular 303, neste exemplo uma unidade de transmissão/receção GSM, disposta para receber o sinal RF da antena OBE 202 no terminal de antena OBE 211. A estação 204 é neste exemplo uma estação base celular 307 para GSM com uma antena celular 308. A unidade de transmissão/receção celular na estação é adequada para uma estação base e a unidade de transmissão/receção no OBE é adequada para um dispositivo móvel. O OBE 201 compreende ainda um recetor GPS 304 com a sua antena GPS 305. O OBE é disposto para transmitir a mensagem de identificação, incluindo opcionalmente a posição atual do veiculo de acordo com o GPS, via a primeira ligação de comunicação sem fios à estação 307 quando uma posição de pórtico virtual predeterminada é alcançada pelo veiculo equipado com OBE. A função de comparar posição atual do veiculo com as posições de pórtico virtuais predeterminadas é disposta para ser realizada no OBE, preferencialmente numa Unidade de Controlo, CU, 213. O recetor GPS com a sua antena pode ser uma unidade separada, como mostrado na figura 3, a comunicar com a unidade de transmissão/receção celular 303 ou com a CU 213 como indicada com a seta tracejada 306. Também se pode integrar o recetor GPS com antena na unidade de transmissão/receção GSM 303 ou na CU 213. A estação pode, através de e sobre uma unidade transmissão/receção com antena associada, por exemplo, também compreender meios dispostos para gerar por exemplo mensagens de informação de trânsito, pedidos de identificação e mensagens de instrução a serem transmitidas via a unidade de transmissão/receção na estação e a primeira ligação de comunicação e meios dispostos para processar, armazenar e analisar informação recebida via a primeira ligação de comunicação. Estes meios são frequentemente colocados com a estação quando a estação é configurada como uma praça de portagem com um pórtico colocado. Noutras aplicações, por exemplo, com a estação configurada para utilizar uma ligação de comunicação celular como a primeira ligação de comunicação, estes meios podem estar localizados em qualquer parte, por exemplo numa estação principal, e estar ligados à estação com uma unidade de comunicação adicional.
Utilizando pórticos virtuais será possível cobrar um veículo dependendo de quais posições de pórtico virtuais que passaram sem requer pórticos virtuais. O cálculo da distância percorrida e a taxa podem preferencialmente ser realizadas na estação ou na estação principal baseada em relatórios de posição via a mensagem de identificação. Contudo o cálculo da distância percorrida e a taxa correspondente podem ser calculados no OBE, por exemplo, na CU, e enviados à estação ou à estação principal juntamente com a mensagem de identificação. A mensagem de identificação assim inclui a identificação do veículo e opcionalmente informação adicional compreendendo a sua posição atual e/ou distância percorrida, sendo a distância percorrida opcionalmente convertida para uma taxa. Quando se alcança uma posição de pórtico, a mensagem de identificação é gerada no OBE por meios convencionais utilizados para funções de transpondedor e bem conhecidos pelo perito como antes descrito. A mensagem de identificação pode todavia também ser gerada no OBE automaticamente guando se alcança uma posição de pórtico virtual. A primeira ligação de comunicação pode ser qualquer ligação de comunicação adequada baseada num por exemplo sistema celular como GSM, incluindo versões mais recentes como GPRS (Serviço de Rádio de Pacote Geral), EDGE (Taxas de dados Melhoradas para a Evolução do GSM), HSCSD (Dados por Comutação de Circuitos de Alta Velocidade) ou um 3G (terceira geração) ou um LTE (Evolução a Longo Prazo) ou um sistema 4G. Noutros aspetos o exemplo da figura 3 corresponde ao exemplo da invenção ilustrada na figura 2. A ligação de comunicação celular 301 está a estender-se entre uma estação base celular 307 e o OBE. A estação base celular que recebe a mensagem de identificação do OBE via a ligação de comunicação celular 301 pode ser a mesma estação base celular que transmite a pelo menos uma mensagem de informação de trânsito ao OBE via a ligação de comunicação celular ou outra estação base celular dependendo das condições operacionais do sistema celular utilizado e distância entre posições de pórtico virtuais e estações base celulares diferentes.
Quando a primeira ligação de comunicação é uma ligação celular, faz-se reportagem de identificação transmitindo a mensagem de identificação guando se alcançam posições de pórtico virtuais predeterminadas. Uma alternativa a isto é gue o OBE transmite a mensagem de identificação a um horário regular, por exemplo, cada três minutos, isto é, numa posição alcançada pelo veículo equipado com OBE num predeterminado ponto de tempo. Neste exemplo não é preciso, assim, um pedido de mensagem de identificação. Pode fazer-se cálculo de portagens localmente no OBE ou na estação ou na estação principal como acima descrito. A estação também pode ser uma unidade móvel, preferencialmente utilizando uma ligação DSRC, e temporariamente localizada em certas estradas por exemplo onde se espera trânsito intenso em associação com eventos especiais como por exemplo exibições. Uma aplicação adicional, tornada possível com a invenção, é localizar temporariamente a unidade móvel em por exemplo uma obra rodoviária para informar veículos transeuntes da situação. Na última destas duas aplicações não há necessidade de transmitir uma mensagem de identificação à estação e uma função de posicionamento como um recetor GPS não é necessária no OBE.
Uma aplicação adicional da invenção quando a estação é uma unidade móvel é operar a estação quando a estação está em movimento. Isto pode ser utilizado por exemplo em "execução de aplicações de taxa" quando se deseja verificar a presença e operação de um OBE num determinado veículo localizando a unidade móvel perto do veículo a ser verificado. A função desta aplicação caso contrário corresponde ao exemplo com uma ligação DSRC descrita em associação com a figura 2.
0 OBE compreende ainda a Unidade de Controlo, CU, 213 tendo um terminal de entrada CU 214 e um primeiro 215 e um segundo 216 terminal de saída CU, ver as figuras 2 e 3. 0 terminal de saída 212 da unidade de transmissão/receção OBE 203 está ligado ao terminal de entrada CU 214. O terminal de saída 212 da unidade de transmissão/receção OBE é assim o mesmo terminal que o terminal de entrada CU 214. A CU é disposta para converter um sinal de saída da unidade de transmissão/receção OBE para um formato adequado a ser transmitido via a segunda ligação de comunicação 210. O formato de mensagem convertida é disposto para estar disponível no primeiro terminal de saída CU 215. O segundo terminal de saída CU 216 pode opcionalmente estar ligado a uma unidade de avisador 217 disposta para transmitir a dita mensagem de informação de trânsito numa forma codificada como uma série de bipes ou tons diferentes. Esta disposição pode por exemplo ser utilizada como um sistema de salvaguarda caso o sistema de áudio existente esteja fora de serviço ou não funcione.
Num exemplo da invenção a segunda ligação de comunicação 210 é uma ligação de comunicação de rádio FM de curto alcance que compreende RDS/RBDS (Sistema de Dados de Rádio/ Sistema de Dados de Difusão de Rádio) . Um transmissor de rádio FM 218 está incorporado no OBE. RBDS é o nome oficial utilizado para a versão norte-americana de RDS. O RDS é um protocolo de comunicação onde se integra informação digital numa difusão de rádio FM. O transmissor de rádio FM (FM=Modulação de Frequência) compreende um terminal de entrada FM 219 e um terminal de saída FM 220. O terminal de entrada FM 219 está ligado ao primeiro terminal de saída CU 215 (o primeiro terminal de saída CU é assim o mesmo terminal que o terminal de entrada FM 219) e o terminal de saída FM 220 está ligado a uma antena de rádio FM 221 disposta para transmitir um sinal FM que inclui a dita mensagem de informação de trânsito com informação digital integrada da antena de rádio FM 221 via a segunda ligação de comunicação sem fios 210 para uma antena de receção FM 222 no sistema de áudio existente 209. Estando a dita antena de receção 222 ligada a um recetor FM do sistema de áudio existente disposto para transmitir a dita mensagem de informação trânsito como uma mensagem de voz a ditos altifalantes 208 através do canal prioritário do sistema de áudio existente 209. O canal prioritário do sistema de áudio existente é o canal utilizado pelo sistema RDS/RBDS para enviar informação de trânsito. Isto significa que quando se envia uma mensagem de informação de trânsito do transmissor FM 218, a função RDS/RBDS levará o sistema de áudio existente a parar a cassete, a parar o CD ou interromper um canal de rádio sintonizado para resintonizar o recetor de rádio para o canal prioritário quando a mensagem é recebida no sistema de áudio existente. Quando se transmite a mensagem de informação de trânsito o sistema de áudio existente regressa à sua atividade anterior. Um pré-requisito para esta disposição é claro que o recetor do sistema de áudio existente esteja também equipado com a função RDS/RBDS.
Seleciona-se uma frequência adequada para transferência da dita mensagem de informação de trânsito através de segunda ligação de comunicação utilizando tecnologia existente.
Num exemplo adicional da invenção, ilustrado na figura 4, a segunda ligação de comunicação sem fios 210 é uma ligação de comunicação Bluetooth 401. Um transmissor Bluetooth 402 está incorporado no OBE. O transmissor Bluetooth compreendendo um terminal de entrada BT (Bluetooth) 403 e um terminal de saida BT 404. O terminal de entrada BT 403 está ligado a um primeiro terminal de saida CU disposto para transmitir um sinal Bluetooth que inclui a dita mensagem de informação de trânsito da antena Bluetooth 406 via a segunda ligação de comunicação sem fios 401 a uma antena de receção BT 407 do sistema de áudio existente. Estando a dita antena de receção ligada a um recetor Bluetooth do sistema de áudio existente 209 disposto para transmitir a dita mensagem de informação de trânsito como uma mensagem de voz aos ditos altifalantes 208 através do canal prioritário do sistema de áudio existente. O segundo terminal de saida CU 216 está ligado ao avisador 217. Noutros aspetos a realização do OBE da figura 4 corresponde às realizações ilustradas nas figuras 2 ou 3. Para uma realização da invenção funcionar com a segunda comunicação ligação sendo uma ligação Bluetooth para funcionar, o sistema de áudio existente deve estar equipado também com um recetor Bluetooth que tem uma função de prioridade similar à função RDS acima descrita. Isto significa que quando o sistema de áudio existente recebe um sinal Bluetooth, atividades em curso do sistema de áudio existente são paradas e a mensagem enviada com o sinal Bluetooth é processada e saida nos ditos altifalantes. A invenção também inclui um método para transferir uma mensagem de uma estação 204, 307 a um veiculo utilizando um Equipamento De Bordo, OBE 201, montado no veiculo. O OBE tem uma antena OBE 202 ligada a uma unidade de transmissão/receção OBE 203 onde o método compreende as seguintes etapas como ilustrado esquematicamente na figura 5:
• utilizar a antena OBE 202 para receber 501 um sinal RF de uma estação 204, 307 via uma primeira ligação de comunicação 207, 301, o sinal RF compreendendo pelo menos uma mensagem de informação de trânsito da estação, • utilizar o OBE 201 para converter 502 a dita mensagem de informação de trânsito para transferência para uma saida de áudio através de pelo menos um altifalante 208 num sistema de áudio existente 209 do veiculo, em que o método compreende ainda as etapas de: • realizar a dita transferência 503 da mensagem de informação de trânsito ao sistema de áudio existente 209 via uma segunda ligação de comunicação sem fios 210, 401, • recolher 504 a dita mensagem de informação de trânsito por meio de receção padrão do sistema de áudio existente 209 e • transmitir 505 a dita mensagem de informação de trânsito como uma mensagem de voz nos ditos altifalantes 208 através de um canal prioritário do sistema de áudio existente.
Num exemplo do método da invenção o método compreende a etapa adicional 506 de transmitir uma mensagem de identificação do OBE 201 via a antena OBE 202, ou uma antena separada, e a primeira ligação de comunicação 207, 301 à estação 204, 307.
Num exemplo do método da invenção a dita mensagem de informação de trânsito é enviada como um ficheiro de áudio, por exemplo, como um ficheiro MP-3, na primeira ligação de comunicação. MP3 representa a MPEG-1 camada de Áudio 3, e é parte do padrão MPEG-1 para compressão de ficheiros de áudio e é bem conhecido pelo perito.
Num exemplo do método da invenção o OBE 201 utiliza meios para: • armazenar mensagens de informação de trânsito predeterminadas no OBE, uma certa mensagem é transferida ao terminal de entrada 214 da Unidade de Controlo, CU, 213 após receção de uma mensagem de instrução da estação 204, 307 via a unidade de transmissão/receção OBE 203, a mensagem de instrução definindo gue mensagem a ser enviada, • converter na CU 213 a mensagem predeterminada para um formato adeguado a ser transmitido via a segunda ligação de comunicação sem fios 210, 401, estando o formato de mensagem convertida disponível no terminal de saída CU 215. A invenção também inclui um sistema de informação de trânsito, em que o sistema de informação de trânsito compreende: • uma estação 204, 307 que compreende uma unidade de transmissão/receção 205, 302 • o OBE 201 de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-10, • uma primeira ligação de comunicação sem fios, 301 entre a estação e o OBE 201 e • uma segunda ligação de comunicação sem fios 210, 401, entre o OBE 201 e o sistema de áudio existente 209 localizado no veiculo, disposta para transferência da mensagem de informação de trânsito ao sistema de áudio existente 209. O sistema de informação de trânsito é preferencialmente utilizado numa aplicação como sistema de informação de portagem onde a estação é uma praça de portagem. A mensagem de informação de trânsito é preferencialmente disposta para ser enviada como um ficheiro de áudio, por exemplo, um ficheiro MP-3, na primeira ligação de comunicação. Como uma alternativa o OBE compreende meios para armazenar mensagens de informação de trânsito predeterminadas no OBE. Uma certa mensagem de instrução é disposta para ser transferida ao terminal de entrada 214 da CU 213, após receção da mensagem de instrução da estação 204, 307, via a unidade de transmissão/receção OBE 203. A mensagem de instrução define que mensagem de informação de trânsito predeterminada a ser enviada. A CU compreende meios para converter a mensagem de informação de trânsito predeterminada para um formato adequado a ser transmitido via a segunda ligação de comunicação 210, 401. O formato de mensagem convertida é disposto para estar disponível no primeiro terminal de saída CU 215 .
Os sistemas DSRC, Bluetooth, RDS/RBDS, GPS, GSM, GPRS, EDGE, HSCSD, LTE, 3G e 4G mencionados na descrição são bem conhecidos pelo perito e portanto não são aqui adicionalmente explicados ou discutidos.
Uma estação pode assim ser por exemplo: • uma estação estacionária 204 com pelo menos um pórtico colocado disposta para utilizar uma ligação de curto alcance como por exemplo uma ligação DSRC como a primeira ligação de comunicação 207 e disposta para receber mensagens de identificação quando o veiculo equipado com OBE passa a estação ou • uma estação estacionária 307 disposta para utilizar uma ligação celular como a primeira ligação de comunicação 301 e disposta para receber mensagens de identificação quando posições de pórtico virtuais, correspondentes a posições predeterminadas, são alcançadas por veiculos equipados com OBE ou • uma estação estacionária 307 disposta para utilizar uma ligação celular como a primeira ligação de comunicação 301 e disposta para receber mensagens de identificação em posições alcançadas pelo veiculo equipado com OBE em predeterminados pontos de tempo ou • uma estação móvel 204 localizada temporariamente numa certa posição, ou disposta para funcionamento estando em movimento, e caso contrário funcionando como uma estação estacionária com um pórtico colocado. A invenção também inclui um sistema de informação de trânsito onde a estação compreende cada um dos tipos de estações acima mencionados. A estação sempre compreende uma unidade de transmissão/receção com antena associada.
Radiofrequência (RF) é uma frequência de radiação eletromagnética abaixo por volta de 300 GHz, isto é, inclui por exemplo frequências para rádio, TV e todos os tipos de comunicação de rádio como rádio FM, Bluetooth, GSM e 3G. A primeira e segunda ligações de comunicação são ligações de comunicação sem fios como descrito e o sinal recebido na antena OBE da estação via a primeira ligação de comunicação é preferencialmente um sinal RF como descrito. A invenção não está limitada às formas de realização e exemplos acima descritos, mas pode variar livremente dentro do âmbito das reivindicações corrigidas.
DOCUMENTOS REFERIDOS NA DESCRIÇÃO
Esta lista de documentos referidos pelo autor do presente pedido de patente foi elaborada apenas para informação do leitor. Não é parte integrante do documento de patente europeia. Não obstante o cuidado na sua elaboração, o IEP não assume qualquer responsabilidade por eventuais erros ou omissões.
Documentos de patente referidos na descrição • US 6344804 Bi [0007]

Claims (15)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Um Equipamento de Bordo, OBE, (201) adequado para montar num veículo, o OBE compreendendo uma antena OBE (202) ligada a uma unidade de transmissão/receção OBE (203) , sendo a antena OBE disposta para receber um sinal de uma estação (204, 307) via uma primeira ligação de comunicação sem fios (207, 301), o sinal compreendendo pelo menos uma mensagem de informação de trânsito da estação, sendo o OBE disposto para converter a mensagem de informação de trânsito para transferir para uma saída de áudio através de pelo menos um altifalante (208) num sistema de áudio existente (209) do veículo, onde a dita transferência da mensagem de informação de trânsito para o sistema de áudio existente é disposta para ser realizada via uma segunda ligação de comunicação sem fios (210, 401) onde a mensagem de informação de trânsito é disposta para ser recolhida por meio de receção padrão do sistema de áudio existente (209) e para ser transmitida como uma mensagem de voz nos ditos altifalantes (208) através de um canal prioritário do sistema de áudio existente, em que o OBE (201) compreende uma Unidade de Controlo, CU, (213) que tem um terminal de entrada CU (214) e um primeiro (215) e um segundo (216) terminal de saída CU, estando o terminal de saída (212) da unidade de transmissão/receção OBE (203) ligado ao terminal de entrada CU (214), sendo a CU disposta para converter um sinal de saída da unidade de transmissão/receção OBE para um formato adequado a ser transmitido via a segunda ligação de comunicação sem fios (210, 401), sendo o formato de mensagem convertida disposto para estar disponível no primeiro terminal de saída CU (215) .
  2. 2. Um OBE de acordo com a reivindicação 1, em que a unidade de transmissão/receção OBE (203, 303) compreende um terminal de antena OBE (211) ligado à antena OBE (202) e um terminal de salda OBE (212), e pelo facto de uma mensagem de identificação, compreendendo uma identificação do veiculo, ser disposta para ser transmitida do OBE (201) via a primeira ligação de comunicação sem fios (207, 301) à estação (204, 307).
  3. 3. Um OBE de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em gue a primeira ligação de comunicação sem fios (207) é uma ligação de Comunicação Dedicada de Curto Alcance, DSRC, com uma unidade de transmissão/receção DSRC como a unidade de transmissão/receção na estação (204, 307) e com uma unidade de transmissão/receção DSRC adicional como a unidade de transmissão/receção OBE (203), sendo a unidade de transmissão/receção DSRC no OBE disposta para receber o sinal da antena OBE (202) e disposta para transmitir a mensagem de identificação via a primeira ligação de comunicação sem fios (207) à estação (204) guando o veiculo eguipado com OBE passa a estação (204) .
  4. 4. Um OBE de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em gue a primeira ligação de comunicação sem fios (207) é uma ligação de comunicação celular (301) com uma unidade de transmissão/receção celular (302) na estação (307) e a unidade de transmissão/receção OBE (203) compreende uma unidade de transmissão/receção celular (303) disposta para receber o sinal da antena OBE (202), sendo a estação uma estação base celular (307), e o OBE (201) compreende ainda um recetor GPS (304) e o OBE é disposto para transmitir a mensagem de identificação via a primeira ligação de comunicação sem fios à estação (307) quando uma posição predeterminada é alcançada pelo veiculo equipado com OBE ou numa posição alcançada pelo veiculo equipado com OBE num predeterminado ponto de tempo.
  5. 5. Um OBE de acordo com a reivindicação 1, em que o segundo terminal de saida CU (216) está ligado a uma unidade de avisador (217) disposta para transmitir a dita mensagem de informação de trânsito numa forma codificada.
  6. 6. Um OBE de acordo com a reivindicação 1 ou 5, em que a segunda ligação de comunicação sem fios (210, 401) é uma ligação de comunicação de rádio FM, modulada em Frequência de curto alcance que compreende sistema de Dados de Rádio/ Sistema de Dados de Difusão de Rádio, RDS/RBDS, e que um transmissor de rádio FM (218) está incorporado no OBE, o transmissor de rádio FM compreendendo um terminal de entrada FM (219) e um terminal de saida FM (220), estando o terminal de entrada FM (219) ligado ao primeiro terminal de saida CU (215) e estando o terminal de saida FM (220) ligado a uma antena de rádio FM (221) disposto para transmitir um sinal FM que inclui a dita mensagem de informação de trânsito com informação digital integrada da antena de rádio FM (221) via a segunda ligação de comunicação sem fios (210) a uma antena de receção FM (222) no sistema de áudio existente (209), estando a dita antena de receção (222) ligada a um recetor FM do sistema de áudio existente disposta para transmitir a dita mensagem de informação de trânsito como uma mensagem de voz aos ditos altifalantes (208) através do canal prioritário do sistema de áudio existente (209).
  7. 7. Um OBE de acordo com a reivindicação 1 ou 5, em que a segunda ligação de comunicação sem fios (210) é uma ligação de comunicação Bluetooth (401) e que um transmissor Bluetooth (402) está incorporado no OBE (201), o transmissor Bluetooth compreendendo um terminal de entrada BT, Bluetooth, (403) e um terminal de saida BT (404), estando o terminal de entrada BT (403) ligado ao primeiro terminal de saida CU (215) e estando o terminal de saida BT (404) ligado a uma antena Bluetooth (406) para transmitir um sinal Bluetooth que inclui a dita mensagem de informação de trânsito da antena Bluetooth (406) via a segunda ligação de comunicação sem fios a uma antena de receção (407) do sistema de áudio existente (209), estando a dita antena de receção ligada um recetor Bluetooth do sistema de áudio existente disposto para transmitir a dita mensagem de informação de trânsito como uma mensagem de voz aos ditos altifalantes (208) através do canal prioritário do sistema de áudio existente (209).
  8. 8. Um OBE de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a dita mensagem de informação de trânsito é disposta para ser enviada como um ficheiro de áudio na primeira ligação de comunicação sem fios (207, 301) .
  9. 9. Um OBE de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 5-7, em que o OBE (201) compreende meios para armazenar mensagens de informação de trânsito predeterminadas no OBE, uma certa mensagem de instrução é disposta para ser transferida ao terminal de entrada (214) da CU (213), após receção da mensagem de instrução da estação (204, 307), via a unidade de transmissão/receção OBE (203), a mensagem de instrução definindo que mensagem de informação de trânsito predeterminada a ser enviada, a CU compreendendo meios para converter a mensagem de informação de trânsito predeterminada para um formato adequado a ser transmitido via a segunda ligação de comunicação sem fios (210, 401), sendo o formato de mensagem convertida disposto para estar disponível no primeiro terminal de saída CU (215).
  10. 10. Um método para transferir uma mensagem de uma estação (204, 307) a um veículo utilizando um Equipamento De Bordo, OBE, (201) montado no veículo, tendo o OBE uma antena OBE (202) ligada a uma unidade de transmissão/receção OBE (203) onde o método compreende as etapas de: • utilizar a antena OBE (202) para receber (501) um sinal de uma estação (204, 307) via uma primeira ligação de comunicação sem fios (207, 301), o sinal compreendendo pelo menos uma mensagem de informação de trânsito da estação, • utilizar o OBE (201) para converter (502) a dita mensagem de informação de trânsito para transferir a uma saída de áudio através de pelo menos um altifalante (208) num sistema de áudio existente (209) do veículo, em gue o método compreende ainda as etapas de: • realizar a dita transferência (503) da mensagem de informação de trânsito ao sistema de áudio existente (209) via uma segunda ligação de comunicação sem fios (210, 401), • recolher (504) a dita mensagem de informação de trânsito por meio de receção padrão do sistema de áudio existente (209) e • transmitir (505) a dita mensagem de informação de trânsito como uma mensagem de voz nos ditos altifalantes (208) através de um canal prioritário do sistema de áudio existente.
  11. 11. Um método de acordo com a reivindicação 10, em gue o método compreende a etapa adicional (506) de transmitir uma mensagem de identificação do OBE (201) via a primeira ligação de comunicação sem fios (207, 301) à estação (204, 307) .
  12. 12. Um método de acordo com a reivindicação 10 ou 11, em gue a dita mensagem de informação de trânsito é enviada como um ficheiro de áudio.
  13. 13. Um método de acordo com a reivindicação 11 ou 12, em que o OBE (201) utiliza meios para: • armazenar mensagens de informação de trânsito predeterminadas no OBE, uma certa mensagem é transferida ao terminal de entrada (214) de uma Unidade de Controlo, CU, (213) após receção de uma mensagem de instrução da estação (204, 307) via a unidade de transmissão/receção OBE (203), a mensagem de instrução definindo que mensagem a ser enviada, • converter na CU (213) a mensagem predeterminada para um formato adequado a ser transmitido via a segunda ligação de comunicação sem fios (210, 401), estando o formato de mensagem convertida disponível no terminal de saída CU (215) .
  14. 14. Um sistema de informação de trânsito (200), em que o sistema de informação de trânsito compreende: • uma estação (204, 307) que compreende uma unidade de transmissão/receção (205, 302) • o OBE (201) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-9, • uma primeira ligação de comunicação sem fios (207, 301) entre a estação e o OBE (201) e • uma segunda ligação de comunicação sem fios (210, 401), entre o OBE (201) e sistema de áudio existente (209) localizado no veículo, disposto para transferência da mensagem de informação de trânsito ao sistema de áudio existente (209).
  15. 15. Um sistema de informação de trânsito de acordo com a reivindicação 14, em que a estação (204, 307) é: • uma estação estacionária (204) com pelo menos um pórtico colocado disposta para utilizar uma ligação de curto alcance como a primeira ligação de comunicação sem fios (207) e para receber mensagens de identificação quando o veiculo equipado com OBE passa a estação ou • uma estação estacionária (307) disposta para utilizar uma ligação celular como a primeira comunicação sem fios celular (301) e para receber mensagens de identificação quando posições de pórticos virtuais, correspondentes a posições predeterminadas, são alcançadas por veículos equipados com OBE ou • uma estação estacionária (307) disposta para utilizar uma ligação celular como a primeira comunicação sem fios celular (301) e para receber mensagens de identificação em posições alcançadas pelo veículo equipado com OBE em predeterminados pontos de tempo ou • uma estação móvel (204) localizada temporariamente numa certa posição, ou disposta para funcionamento estando em movimento.
PT101694412T 2010-07-13 2010-07-13 Comunicação entre estações e veículos PT2418633T (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP10169441.2A EP2418633B1 (en) 2010-07-13 2010-07-13 Communication between stations and vehicles

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2418633T true PT2418633T (pt) 2016-07-08

Family

ID=43037843

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT101694412T PT2418633T (pt) 2010-07-13 2010-07-13 Comunicação entre estações e veículos

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8659444B2 (pt)
EP (1) EP2418633B1 (pt)
CA (1) CA2745305C (pt)
DK (1) DK2418633T3 (pt)
ES (1) ES2577551T3 (pt)
PL (1) PL2418633T3 (pt)
PT (1) PT2418633T (pt)
SI (1) SI2418633T1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
TW201346853A (zh) * 2012-05-10 2013-11-16 Bo-Ren Wang 使用多天線及多信號分類技術的車道切換輔助方法及系統
WO2013154412A1 (es) * 2012-07-03 2013-10-17 Modutram Mexico, S.A. De C.V. Sistema y método de control para flotilla de vehículos automatizados
US20190199306A1 (en) * 2012-10-19 2019-06-27 Hun Sop YUM Amp system for vehicle using bluetooth module
US20140119554A1 (en) * 2012-10-25 2014-05-01 Elwha Llc Methods and systems for non-volatile memory in wireless headsets

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3720668B2 (ja) 2000-03-31 2005-11-30 三菱電機株式会社 Etc車載器
KR100400549B1 (ko) * 2000-12-22 2003-10-08 엘지전자 주식회사 단거리 무선전용 통신망을 이용한 지리정보 서비스 장치
US8275307B2 (en) * 2006-07-24 2012-09-25 Qualcomm Incorporated Vehicle audio integrator
US7983206B2 (en) * 2007-09-10 2011-07-19 Robert Bosch Gmbh Integrated system and method for interactive communication and multimedia support in vehicles
US7969325B2 (en) * 2008-12-22 2011-06-28 International Business Machines Corporation Preemptive variable rate travel fees

Also Published As

Publication number Publication date
CA2745305A1 (en) 2012-01-13
EP2418633A1 (en) 2012-02-15
PL2418633T3 (pl) 2016-10-31
US20120242504A1 (en) 2012-09-27
US8659444B2 (en) 2014-02-25
EP2418633B1 (en) 2016-04-06
DK2418633T3 (en) 2016-07-25
ES2577551T3 (es) 2016-07-15
SI2418633T1 (sl) 2016-08-31
CA2745305C (en) 2018-04-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN108639110B (zh) 一种基于tdcs信息的调车防护装置
CN102484493A (zh) 通过远程无钥匙进入系统的车辆到x通信
JP2000102102A (ja) 電気走行車の残電気量管理及び緊急充電方法及びそのシステム
PT2418633T (pt) Comunicação entre estações e veículos
KR20060083027A (ko) 능동형 단거리 전용 통신망용 다기능 통합 차량탑재단말기
CN105047004A (zh) 一种车载智能公交终端及管理系统
CN104015656A (zh) 汽车鸣笛信息交互系统及交互方法
US20150065036A1 (en) Near field communications for traffic and hazard mapping
KR20140074782A (ko) 차량 인포테인멘트 서비스 제공을 위한 차량 통신장치의 데이터 전송 방법 및 이를 이용한 시스템
WO2014028972A1 (en) An apparatus for radio break-in
KR20110035643A (ko) Wave 기반의 차량용 블랙박스 장치 및 시스템
KR100766427B1 (ko) 초소형 다기능 차량 탑재 단말기
KR100842519B1 (ko) Dsrc 연동 텔레매틱스 시스템
CN202077133U (zh) 一种基于evdo的车载信息处理装置
CN216795292U (zh) 一种车载终端
US11572089B2 (en) Enhanced safety proximity (ESP) alerter
KR101792184B1 (ko) 고속열차용 통합무선통신장치
JP4974426B2 (ja) 情報通信装置
PERU B. Peru
US10354528B2 (en) Adaptive incident indicator through vehicular communication systems
KR200404538Y1 (ko) 초소형 다기능 차량 탑재 단말기
CN207692067U (zh) Gsm-r空口监测设备
EP1554826A1 (en) Transit vehicle wireless broadcast system
KR200394226Y1 (ko) 도로통행료 자동징수 단말기를 이용한 부가서비스 통합단말장치
CN201273940Y (zh) 一种多功能无线gps定位终端