PT2185389E - Dispositivo e processo de limpeza das escovas de um pórtico de lavagem de veículos - Google Patents

Dispositivo e processo de limpeza das escovas de um pórtico de lavagem de veículos Download PDF

Info

Publication number
PT2185389E
PT2185389E PT08851520T PT08851520T PT2185389E PT 2185389 E PT2185389 E PT 2185389E PT 08851520 T PT08851520 T PT 08851520T PT 08851520 T PT08851520 T PT 08851520T PT 2185389 E PT2185389 E PT 2185389E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
brushes
brush
cleaning
vehicle washing
cleaning device
Prior art date
Application number
PT08851520T
Other languages
English (en)
Inventor
Julien Villard
Christian Stackler
Original Assignee
Financ Clairac
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Financ Clairac filed Critical Financ Clairac
Publication of PT2185389E publication Critical patent/PT2185389E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60SSERVICING, CLEANING, REPAIRING, SUPPORTING, LIFTING, OR MANOEUVRING OF VEHICLES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60S3/00Vehicle cleaning apparatus not integral with vehicles
    • B60S3/04Vehicle cleaning apparatus not integral with vehicles for exteriors of land vehicles
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A46BRUSHWARE
    • A46BBRUSHES
    • A46B17/00Accessories for brushes
    • A46B17/06Devices for cleaning brushes after use
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60SSERVICING, CLEANING, REPAIRING, SUPPORTING, LIFTING, OR MANOEUVRING OF VEHICLES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60S3/00Vehicle cleaning apparatus not integral with vehicles
    • B60S3/04Vehicle cleaning apparatus not integral with vehicles for exteriors of land vehicles
    • B60S3/06Vehicle cleaning apparatus not integral with vehicles for exteriors of land vehicles with rotary bodies contacting the vehicle
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A46BRUSHWARE
    • A46BBRUSHES
    • A46B2200/00Brushes characterized by their functions, uses or applications
    • A46B2200/30Brushes for cleaning or polishing
    • A46B2200/3046Brushes for cleaning cars or parts thereof

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Vehicle Cleaning, Maintenance, Repair, Refitting, And Outriggers (AREA)
  • Brushes (AREA)

Description

1 ΡΕ2185389
DESCRIÇÃO "DISPOSITIVO E PROCESSO DE LIMPEZA DAS ESCOVAS DE UM PÓRTICO DE LAVAGEM DE VEÍCULOS" O presente invento trata, a título principal de um dispositivo de limpeza das escovas de um pórtico de lavagem de veículos. Ele diz respeito entretanto igualmente a um processo de limpeza preparado com base neste dispositivo.
Contrariamente à limpeza a alta pressão com a ajuda de bicos de pulverização ou lanças de lavagem pulverizando um jacto de líquido à distância sobre as carroçarias de veículos, os pórticos de escovas (por exemplo de rolos rotativos) agem por atrito implicando um contacto mecânico do qual um dos inconvenientes bem conhecidos é a geração a prazo de riscos ou de uma perda de brilho na carroçaria.
Assim, sobrevém com o tempo uma forma de erosão ligada ao contacto repetitivo que se produz durante a acção da escova, e que afecta o conjunto da carroçaria. Por outro lado, durante a fase de interacção entre a ou as escovas e a carroçaria, os riscos podem ser localmente provocados pela existência de incrustações abrasivas presentes na carroçaria, momentaneamente entranhados por uma escova., Enfim, esses riscos podem igualmente ser provocados por 2 ΡΕ2185389 sujidades presentes não na carroçaria mas numa escova, quer antes do inicio da operação de atrito, quer existentes algures na carroçaria.
Esta última hipótese está infelizmente longe de ser improvável na medida em que os rolos/escovas, solicitados de maneira repetitiva para proceder à lavagem de veículos, carregam-se completamente de sujidades/partículas no decorrer da lavagem de um veículo, e podem por consequência provocar desgastes na carroçaria de veículos que utilizam ulteriormente o mesmo dispositivo de lavagem. 0 invento visa suprimir este problema, eliminando toda a sujidade susceptível de afectar os rolos ou escovas antes do início da lavagem do veículo. Nesta perspectiva, é possível realizar uma limpeza das escovas em cada início da fase de lavagem programada pelo cliente ou em fim de lavagem da viatura precedente, por exemplo mesmo antes da secagem das escovas. Alternativamente, isto pode ser realizado no fim de uma fase de lavagem, antes ou no decorrer da fase de secagem do programa de lavagem do veículo precedente.
Seja como for, o dispositivo de limpeza do invento comporta bicos de pulverização que projectam um fluido sob pressão sobre as escovas do pórtico de lavagem. Uma tal característica é já mencionada nos documentos JP 06 206522A e JP02 193745A. 3 ΡΕ2185389
Por outras palavras, além da existência possível de bicos de pulverização para a limpeza a alta pressão de veículos, que podem coexistir com escovas que operam por contacto mecânico directo com a carroçaria do veículo, a solução prepara um fluido sob pressão não destinado à lavagem do veículo, mas ao pórtico de lavagem, e mais particularmente às escovas que o equipam.
Segundo o presente invento, a pressão do fluido projectado está compreendida entre 15 e 75 bar e, o dispositivo comporta meios de orientação dos bicos de pulverização relativamente às escovas do pórtico de lavagem. Em certas estações de lavagem, segundo a gama proposta pelo construtor, a pressão utilizada pode estar próxima de 15 bar enquanto que os modelos de estação de melhor desempenho propõem pressões de funcionamento próximas do limite superior do intervalo anteriormente citado.
Os meios de orientação permitem uma regulação que tem em vista fazer variar a posição relativa dos bicos de pulverização e das escovas. 0 objectivo é orientar, antes da limpeza das escovas, os bicos de pulverização numa direcção pré-determinada favorável a uma limpeza correcta destas, por exemplo orientando-os tangencialmente aos rolos rotativos, e/ou permitir uma variação da sua orientação no decorrer da limpeza das escovas.
Segundo uma possibilidade, os bicos de 4 ΡΕ2185389 pulverização são montados no pórtico de lavagem de veículos.
Nesta hipótese, no caso de sistemas mistos, quer dizer, de pórticos integrando simultaneamente rolos e bicos de pulverização a alta pressão para a lavagem dos veículos, a limpeza das escovas pode eventualmente ser realizada pelos mesmos bicos de pulverização. As duas funções reservadas aos bicos de pulverização são agora preparadas sequencialmente.
Segundo uma variante, os bicos de pulverização podem ser montados num pórtico distinto do pórtico de lavagem de veículos. Nesta hipótese, o sistema do invento é então montado num pórtico específico, previsto para interagir com o pórtico de lavagem de veículos por exemplo quando este está estacionado na paragem entre duas fases de lavagem.
Mais precisamente, qualquer que seja a hipótese considerada, os bicos de pulverização são integrados em pelo menos uma rampa, a qual pode igualmente ser prevista orientável.
Neste caso, além da capacidade de orientação própria a cada bico de pulverização, é possível proceder a uma pré-regulação dispondo a ou as rampas de maneira adequada em relação às escovas e/ou aos rolos. As duas regulações de orientação, respectivamente das rampas e dos 5 ΡΕ2185389 bicos de pulverização, optimizam a operação de limpeza das escovas.
Segundo o invento, o dispositivo de limpeza comporta uma unidade de gestão apta a desencadear um ciclo de lavagem das escovas na base de um comando automatizado, este sendo dirigido pela unidade de gestão na base de acontecimentos pré-determinados memorizados, que podem por exemplo estar no fim ou no início de um ciclo de lavagem de veículo.
As escovas são rolos animados de um movimento de rotação, como se encontra frequentemente nas estações de lavagem de veículos. 0 dispositivo do invento pode de resto comportar meios de acção mecânicos sobre as escovas tendo em vista destacar delas as sujidades, meios que se acrescentam à pressão dos jactos de fluido emitidos a partir dos bicos de pulverização do dispositivo e trabalham por contactos e choques mecânicos.
Os referidos meios podem então por exemplo consistir para cada escova num pente de travessa de posição paralela à escova e cujos dentes flexíveis ou rígidos estão aptos a interferir com a escova em movimento.
Segundo uma configuração possível, o referido dispositivo pode, além disso, comportar meios de 6 ΡΕ2185389 envolvimento das escovas no decorrer da limpeza. Uma tal possibilidade visa proteger o meio circundante de qualquer projecção.
Segundo uma possibilidade de configuração, os meios de envolvimento são móveis entre duas posições estáveis, uma posição inactiva e uma posição activa de protecção contra as projecções no momento da lavagem das escovas. Elas não estão pois operacionais em permanência, mas a sua preparação depende quer seja da vontade do utilizador quer seja de acontecimentos gerados pela unidade de tratamento.
Assim, se o pórtico de lavagem toma a forma de duas escovas laterais de posição vertical associadas a uma escova superior de posição horizontal, os meios de envolvimento podem por exemplo comportar para cada escova vertical uma "carrossage" lateral externa ao contacto com a qual se retrai em posição inactiva e a parir da qual se estende em posição activa pelo menos uma aba adicional de envolvimento que se estende pelo menos parcialmente em torno de cada escova vertical. A "carrossage" lateral externa pode consistir numa chapa formando uma parte de cilindro de eixo sensivelmente igual ao eixo de rotação dos rolos que constituem as escovas, na qual vem deslizar transversalmente uma parte de cilindro com o mesmo raio de curvatura constituindo a aba adicional. 7 ΡΕ2185389
Por outras palavras, o invólucro preparado pode por exemplo tomar a forma de meios-cilindros dos quais um desliza sobre o outro a fim de encerrar as escovas durante a sua lavagem, o referido invólucro podendo retrair-se durante a lavagem do veiculo. A titulo de meios mecânicos adicionais de remoção das sujidades nas escovas, a aba adicional pode comportar, estendendo-se essencialmente radialmente na direcção da escova, um pente ou pelo menos uma lamela, esta última ou os dentes do pente penetrando no volume ocupado pelo rolo e no qual este último embate quando está em rotação.
Os dentes do pente ou as lamelas podem ser previstos em material sintético flexível ou rígido, embatendo nas hastes das escovas para as desembaraçar das sujidades eventuais em apoio à acção dos jactos sob pressão.
Segundo uma configuração possível, os meios de envolvimento da escova superior horizontal consistem numa pala, à qual pode ser conferido um deslocamento entre uma posição aberta e uma posição fechada. 0 deslocamento dos meios de envolvimento é dirigido pela unidade de tratamento mencionada anteriormente, a qual emite ordens de deslocamento/ retracção que dependem de acontecimentos pré-programados, nela compreendidos em resposta a um comando manual. ΡΕ2185389
Até então, contava-se com um dispositivo de limpeza que projectava um fluido sob pressão. Assim, segundo uma possibilidade, este fluido pode ser ar sob pressão. Alternativamente, pode tratar-se de um líquido, comportando ou não meios químicos de limpeza das escovas. Por outras palavras, as sujidades susceptíveis de riscar as carroçarias dos veículos podem ser separadas mecanicamente das escovas, sob o efeito da pressão do líquido, até mesmo de eventuais forças centrífugas no caso dos rolos rotativos, e/ou quimicamente por acção de um produto adaptado contido no líquido projectado, por exemplo do tipo detergente. 0 líquido projectado pode, segundo uma possibilidade, ser quente. Esta possibilidade conduz a suprimir todo o risco de projecção de partículas geladas quando de lavagens efectuadas a uma temperatura próxima de 0o. As partículas geladas podem então conduzir aos mesmos inconvenientes que as incrustações nas carroçarias.
Tal como mencionado anteriormente, o invento diz igualmente respeito a um processo de limpeza baseado num dispositivo tal como o descrito anteriormente. No fundo, este processo consiste em pulverizar um fluido sob pressão sobre as escovas para as limpar. A limpeza das escovas preparada de acordo com o processo do invento depende, bem entendido, da configuração do pórtico e das escovas que lá são incluídas. No caso 9 ΡΕ2185389 vertente, trata-se de rolos rotativos, e as escovas são postas em rotação para a sua limpeza. Este movimento conduz a optimizar a operação, suscitando a preparação de forças que se adicionam à pressão do fluido.
Segundo o invento, no decorrer de um ciclo de limpeza das escovas, estas são postas em rotação alternativamente num sentido e no sentido inverso, d maneira que o fluxo de fluido sob pressão se aplica aos rolos segundo dois ângulos de incidência distintos, o que aumenta a eficácia da sua limpeza.
Segundo o invento, a duração da rotação em cada sentido está compreendida entre 3 s e 10 s. Pode por exemplo tratar-se 5 s nos dois sentidos. Neste caso, os rolos são imobilizados durante uma duração pré-determinada entre cada mudança de sentido de rotação, aplicando-se a pulverização por consequência também durante a fase de imobilismo, conduzindo agora a um outro efeito de limpeza.
Por outro lado, sempre para variar os efeitos e por consequência a eficácia de lavagem, é previsto segundo o invento que em certos momentos de um ciclo de limpeza das escovas, os rolos sejam accionados em rotação durante uma duração pré-determinada na ausência de pulverização do fluido. Nesta hipótese, as sujidades podem ser evacuadas por centrifugação.
Segundo uma possibilidade, o fluido pode ser 10 ΡΕ2185389 pulverizado sobre as escovas durante uma fracção de ciclo comportando 2 a 100 rotações das referidas escovas. Mais precisamente, a referida fracção de ciclo avalia-se entre 8 e 30 rotações. Tal como mencionado anteriormente, metade das rotações efectua-se num sentido, efectuando-se a outra metade no sentido inverso. Se os rolos rodam a 60 rotações por minuto, uma fracção de ciclo dura uma dezena de segundos na hipótese de uma dezena de rotações.
Este ciclo de rotação é agora realizado por exemplo entre duas lavagens de veículos. Um tal ciclo de limpeza das escovas pode por exemplo ser ligado automaticamente no início ou no fim do ciclo de lavagem do veículo. Alternativamente, pode ser ligado manualmente, à vontade do utilizador ou do gerente das estações de lavagem de veículos.
De acordo com uma outra possibilidade, o ciclo de limpeza das escovas pode ser ligado automaticamente quando pelo menos uma condição pré-determinada quantificável pela unidade de gestão de limpeza é satisfeita. Pode tratar-se de um período de inactividade da estação de lavagem, quando não foi efectuado qualquer ciclo durante um período pré-determinado, por exemplo devido à existência de gelo ou de uma inactividade prolongada em caso de trabalhos a realizar, fecho do local, etc.
Neste caso, o referido ciclo de limpeza pode durar entre 40 s e 80 s, quer dizer sensivelmente muito 11 ΡΕ2185389 mais tempo que no caso normal de um ciclo que tem lugar entre duas fases de lavagem do veículo.
Segundo um modo de funcionamento possível, cada ciclo de limpeza das escovas está acoplado ao fecho dos meios de envolvimento das escovas, e é ligado quando os referidos meios de envolvimento estão em posição fechada. A pulverização de líquido, no quadro do processo, pode fazer-se segundo uma orientação que é variável, quer dizer que, no decorrer da limpeza, a orientação do ou dos jactos de limpeza pode ser modificada para optimizar a eficácia da referida limpeza, a modificação da orientação podendo ser dirigida por um utilizador por via da unidade de gestão. 0 invento vai agora ser descrito mais em detalhe, fazendo referência às figuras dispostas em anexo, para as quais: — a figura 1 representa, numa vista em perspectiva, uma possibilidade de dispositivo de limpeza de acordo com o invento; e — a figura 2 mostra, igualmente numa vista em perspectiva, uma alternativa de preparação do dispositivo do invento.
Fazendo referência à figura 1, o pórtico (1) comporta escovas em forma de rolos rotativos. Um primeiro 12 ΡΕ2185389 rolo (2) de posição horizontal está associado a dois rolos (3, 4) orientados sensivelmente na vertical, o conjunto sendo destinado a limpar as superfícies superiores e os flancos laterais dos veículos. Estes pórticos (1), de maneira clássica, deslocam-se em translação rectilínea relativamente ao veículo a limpar (não representado).
Segundo o invento, uma primeira rampa de bicos de pulverização (5) está disposta em frente ao rolo horizontal (2). Esta rampa (5) comporta uma sucessão de bicos de pulverização que projectam fluido a média ou a alta pressão (até 120 bar) com destino à escova (2). A rampa (5), montada nos suportes (6, 7) fixados ao pórtico (1), é rotativa segundo um eixo, o que permite definir a orientação dos bicos de pulverização em relação aos rolos (2), visto que eles podem então ser orientados tangencialmente, radialmente, ou ainda segundo uma posição intermédia. A sua orientação pode igualmente variar no decorrer da fase de limpeza do rolo (2).
Estão previstas rampas equivalentes para a limpeza dos rolos de posição vertical (3, 4) . Só a rampa (8) que se aplica ao rolo (4) está de facto visível na figura 1. Ela é rotativa segundo um eixo vertical, de maneira a poder orientar os bicos de pulverização que ela contém relativamente ao rolo de escovagem (4) vertical. Da mesma maneira que anteriormente, esta orientação pode ir de uma direcção tangencial a uma direcção radial ou normal passando por posições intermédias. 13 ΡΕ2185389 A variante da figura 2 mostra um pórtico de limpeza (10) distinto do pórtico de lavagem de veículos (1), fixo ou móvel, e que comporta nos seus montantes laterais bicos de pulverização orientados frente aos rolos de posição vertical (3, 4). Uma rampa (13) é, por outro lado, disposta na parte superior do pórtico (10), frente ao rolo superior horizontal (2). É de notar que, na hipótese representada na figura 2, a rampa superior (13) vem em complemento da rampa (5) tal como já foi representado na configuração da figura 1.
Nesta variante da figura 2, as rampas de bicos de pulverização representadas têm por função exclusiva a limpeza dos rolos (2, 3, 4) . Na hipótese da figura 1, as rampas laterais (8) podem igualmente ser preparadas para a lavagem a alta pressão do veículo.
Como já foi mencionado, a lavagem dos rolos (2, 3, 4) pode intervir quer seja entre duas operações de lavagem sucessivas de veículos, quer seja durante as fases intermédias, antes ou depois da lavagem propriamente dita (durante a secagem, etc.).
Os exemplos representados nas figuras 1 e 2 não são, bem entendido, exaustivos do invento. Este engloba 14 ΡΕ2185389 outras variantes, por exemplo de forma, de configuração ou de posicionamento dos pórticos, rampas de bicos, etc.
Lisboa, 11 de Maio de 2012

Claims (31)

  1. ΡΕ2185389 ι REIVINDICAÇÕES 1. Processo de limpeza de escovas em forma de rolos rotativos (2, 3, 4) de um pórtico de lavagem (1) de veículos com a ajuda de um dispositivo de limpeza comportando bicos de pulverização que aspergem um fluido sob pressão compreendida entre 15 e 75 bar sobre as escovas postas em rotação para a sua limpeza, caracterizado pelo facto de que um ciclo de limpeza das escovas é ligado automaticamente no início ou no fim de um ciclo de lavagem de veículo e pelo facto de que no decurso de um ciclo de limpeza das escovas, -elas são postas em rotação alternativamente num sentido e no sentido inverso; -os rolos (2, 3, 4) são imobilizados durante um período de tempo pré-determinado entre cada mudança de sentido de rotação; -a duração da rotação em cada sentido está compreendida entre 3 s e 10 s.
  2. 2. Processo de limpeza de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de que a duração da rotação em cada sentido é igual a 5 s.
  3. 3. Processo de limpeza de acordo com uma das reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo facto de que em certos momentos do ciclo de limpeza das escovas, os rolos (2, 3, 4) são accionados em rotação durante um tempo pré- 2 ΡΕ2185389 determinado na ausência de pulverização de fluido.
  4. 4. Processo de limpeza de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de que o fluido é pulverizado sobre as escovas durante uma fracção de ciclo compreendendo 2 a 100 rotações das referidas escovas.
  5. 5. Processo de limpeza de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo facto de que a referida fracção de ciclo conta entre 8 e 30 rotações.
  6. 6. Processo de limpeza de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de que o processo de limpeza das escovas é ligado ao fim de um ciclo de lavagem do veiculo.
  7. 7. Processo de limpeza de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo facto de que um ciclo de limpeza das escovas é ligado automaticamente quando é satisfeita pelo menos uma condição pré-determinada quantificável por uma unidade de gestão de limpeza.
  8. 8. Processo de limpeza de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo facto de que um ciclo de limpeza das escovas é ligado automaticamente quando um ciclo de lavagem do veiculo não foi efectuado durante um periodo pré-determinado. 3 ΡΕ2185389
  9. 9. Processo de limpeza de acordo com uma das reivindicações 7 e 8, caracterizado pelo facto de que o referido ciclo de limpeza dura entre 40 s e 80 s.
  10. 10. Processo de limpeza de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo facto de que cada ciclo de limpeza das escovas está acoplado ao fecho dos meios de envolvimento das escovas, e liqado quando os referidos meios de envolvimento estão em posição fechada.
  11. 11. Processo de limpeza de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo facto de que o fluido é pulverizado sobre as escovas segundo uma orientação variável.
  12. 12. Dispositivo de limpeza das escovas de um pórtico (1) de lavagem de veículos conforme um processo de acordo com as reivindicações precedentes, caracterizado pelo facto de que ele comporta meios de orientação dos bicos de pulverização relativamente às escovas.
  13. 13. Dispositivo de limpeza das escovas de um pórtico (1) de lavagem de veículos de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo facto de que os meios de orientação são reguláveis tendo em vista fazer variar a posição relativa dos bicos de pulverização e das escovas. 4 ΡΕ2185389
  14. 14. Dispositivo de limpeza das escovas de um pórtico de lavagem (1) de veículos de acordo com uma das reivindicações 12 e 13, caracterizado pelo facto de que os bicos de pulverização são montados no pórtico de lavagem de veículos.
  15. 15. Dispositivo de limpeza das escovas de um pórtico (1) de lavagem de veículos de acordo com uma das reivindicações 12 e 13, caracterizado pelo facto de que os bicos de pulverização são montados num pórtico (10) distinto do pórtico de lavagem de veículos.
  16. 16. Dispositivo de limpeza das escovas de um pórtico (1) de lavagem de veículos de acordo com uma das reivindicações 12 a 15, caracterizado pelo facto de que os bicos de pulverização são incorporados em pelo menos uma rampa (5, 8; 11, 12, 13).
  17. 17. Dispositivo de limpeza das escovas de um pórtico (1) de lavagem de veículos de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo facto de que a(s) rampa(s) (5, 8; 11, 12, 13) é (são) orientáveis
  18. • 18. Dispositivo de limpeza das escovas de um pórtico (1) de lavagem de veículos de acordo com uma das reivindicações 12 a 17, caracterizado pelo facto de que ele comporta uma unidade de gestão apta a desencadear um ciclo de lavagem das escovas na base de um comando automatizado, sendo este gerado pela unidade de gestão na base de 5 ΡΕ2185389 acontecimentos pré-determinados memorizados.
  19. 19. Dispositivo de limpeza das escovas de um pórtico (1) de lavagem de veículos de acordo com uma das reivindicações, caracterizado pelo facto de que ele comporta meios de acção mecânica sobre as escovas tendo em vista destacar delas as incrustações.
  20. 20. Dispositivo de limpeza das escovas de um pórtico (1) de lavagem de veículos de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo facto de que os referidos meios consistem para cada escova num pente paralelo à escova e cujos dentes flexíveis ou rígidos estão aptos para interferir com a escova em movimento.
  21. 21. Dispositivo de limpeza das escovas de um pórtico (1) de lavagem de veículos de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 20, caracterizado pelo facto de que ele comporta meios de envolvimento para as escovas em curso de limpeza.
  22. 22 . Dispositivo de limpeza das < escovas de um pórtico (1) de lavagem de veículos de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo facto de que os meios de envolvimento sao móveis entre duas posições estáveis, uma posição inactiva e uma posição activa de protecção contra as projecções no momento de lavagem das escovas. 6 ΡΕ2185389
  23. 23 . Dispositivo de limpeza das escovas de um pórtico (1) de lavagem de veículos de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo facto de que o pórtico de lavagem comportando duas escovas laterais de posição vertical e uma escova superior de posição horizontal, os meios de envolvimento comportando por cada escova vertical uma "carrossage" lateral externa ao contacto da qual pelo menos uma aba de envolvimento adicional que se estende pelo menos parcialmente em torno de cada escova vertical se retrai em posição inactiva e a partir da qual se desloca em posição activa.
  24. 24 . Dispositivo de limpeza das escovas de um (D de lavagem de veículos de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo facto de que a aba lateral externa consiste numa chapa de metal que forma uma parte de cilindro com um eixo sensivelmente igual ao eixo de rotação dos rolos (3, 4) que constituem as escovas, na qual vem deslizar transversalmente uma parte de cilindro do mesmo raio de curvatura constituindo a aba adicional.
  25. 25. Dispositivo de limpeza das escovas de um pórtico (1) de lavagem de veículos de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo facto de que a aba adicional comporta, estendendo-se essencialmente radialmente na direcção da escova, um pente ou pelo menos uma lamela, esta última ou os dentes do pente penetrando no volume ocupado pelo rolo (3, 4) e com o qual este último embate quando está em curso de rotação. 7 ΡΕ2185389
  26. 26. Dispositivo de limpeza das escovas de um pórtico (1) de lavagem de veículos de acordo com uma das reivindicações 23 a 25, caracterizado pelo facto de que os meios de envolvimento da escova superior horizontal consistem numa aba.
  27. 27. Dispositivo de limpeza das escovas de um pórtico (1) de lavagem de veículos de acordo com uma das reivindicações 22 a 26, caracterizado pelo facto de que o deslocamento dos meios de envolvimento é dirigido pela unidade de tratamento.
  28. 28. Dispositivo de limpeza das escovas de um pórtico (1) de lavagem de veículos de acordo com uma das reivindicações 12 a 27, caracterizado pelo facto de que o fluido projectado pelos bicos de pulverização é um líquido.
  29. 29. Dispositivo de limpeza das escovas de um pórtico (1) de lavagem de veículos de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo facto de que o referido líquido comporta meios químicos de limpeza das escovas.
  30. 30. Dispositivo de limpeza das escovas de um pórtico (1) de lavagem de veículos de acordo com uma das reivindicações 28 e 29, caracterizado pelo facto de que o líquido projectado está quente.
  31. 31. Dispositivo de limpeza das escovas de um ΡΕ2185389 pórtico (1) de lavagem de veículos de acordo com uma das reivindicações 12 a 27, caracterizado pelo facto de que o fluido é ar. Lisboa, 11 de Maio de 2012
PT08851520T 2007-09-10 2008-09-10 Dispositivo e processo de limpeza das escovas de um pórtico de lavagem de veículos PT2185389E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP07360039A EP2033861A1 (fr) 2007-09-10 2007-09-10 Dispositif de nettoyage des brosses d'un portique de lavage du véhicule

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2185389E true PT2185389E (pt) 2012-05-24

Family

ID=38983586

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT08851520T PT2185389E (pt) 2007-09-10 2008-09-10 Dispositivo e processo de limpeza das escovas de um pórtico de lavagem de veículos

Country Status (8)

Country Link
US (1) US20100258146A1 (pt)
EP (2) EP2033861A1 (pt)
AT (1) ATE545555T1 (pt)
CA (1) CA2698491A1 (pt)
ES (1) ES2391320T3 (pt)
PL (1) PL2185389T3 (pt)
PT (1) PT2185389E (pt)
WO (1) WO2009066042A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11235893B2 (en) * 2013-12-05 2022-02-01 The Boeing Company End effector for cleaning objects having multiple surfaces
CN103625438B (zh) * 2013-12-11 2015-07-29 东海县锐普自动化设备厂 一种隧道式洗车机
US10654567B2 (en) 2015-03-26 2020-05-19 Bell Helicopter Textron Inc. Composite yoke fitting for bearing attachment to rotorcraft blade
JP6991720B2 (ja) * 2017-02-28 2022-01-12 Ihi運搬機械株式会社 機械式駐車装置
CN111452765A (zh) * 2020-05-07 2020-07-28 苏进库 一种自动洗车机防刮擦装置
US20210394718A1 (en) * 2020-06-23 2021-12-23 Nash Industrial Solutions, Inc. Semi-Automated, Self-Contained Mobile Wash System
CN112718637A (zh) * 2021-01-12 2021-04-30 天长市市政建筑有限责任公司 一种建筑工程隔离网板清洗结构及其使用方法

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH0181162U (pt) * 1987-11-16 1989-05-31
JPH02193745A (ja) * 1989-12-26 1990-07-31 Mk Seiko Co Ltd 門形洗車機における洗車方法
JP3039175B2 (ja) * 1993-01-12 2000-05-08 株式会社ダイフク 洗車方法
JP3159904B2 (ja) * 1995-09-13 2001-04-23 エムケー精工株式会社 洗車機
JPH10217920A (ja) * 1997-02-07 1998-08-18 Mk Seiko Co Ltd 洗車機
DE19963742C2 (de) * 1999-12-29 2002-08-14 Kaercher Gmbh & Co Alfred Fahrzeugwaschanlage
DE10110373C2 (de) * 2001-03-03 2003-03-06 Wolfgang Daum Verfahren und Vorrichtung zur Reinigung von Innenräumen von Automobilen
ATE307745T1 (de) * 2002-07-09 2005-11-15 Washtec Holding Gmbh Portalwaschvorrichtung für fahrzeuge
DE10240689A1 (de) * 2002-09-04 2004-03-25 Wash Tec Holding Gmbh Fahrzeugwaschanlage
JP3933043B2 (ja) * 2002-12-11 2007-06-20 株式会社ダイフク 車両洗浄装置
US20060243309A1 (en) * 2005-03-29 2006-11-02 Prescott James M Cylindrical element cleaning assemblies and related methods
DE102005028116A1 (de) * 2005-06-13 2006-12-14 Alfred Kärcher Gmbh & Co. Kg Verfahren zum Steuern eines Reinigungsgerätes und Reinigungsgerät zur Durchführung des Verfahrens
US20070175498A1 (en) * 2006-01-31 2007-08-02 D & S Car Wash Systems Method of washing wheels of a vehicle and apparatus therefor

Also Published As

Publication number Publication date
EP2185389B1 (fr) 2012-02-15
ATE545555T1 (de) 2012-03-15
ES2391320T3 (es) 2012-11-23
PL2185389T3 (pl) 2012-08-31
CA2698491A1 (fr) 2009-05-28
WO2009066042A1 (fr) 2009-05-28
EP2185389A1 (fr) 2010-05-19
US20100258146A1 (en) 2010-10-14
EP2033861A1 (fr) 2009-03-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2185389E (pt) Dispositivo e processo de limpeza das escovas de um pórtico de lavagem de veículos
JP6838540B2 (ja) 洗車機
JP2011207270A (ja) 洗車機および洗車方法
JP6107750B2 (ja) 洗車機
CN114367019A (zh) 一种烧伤科用手臂创面干燥装置
JPS62221957A (ja) 洗車方法及び洗車機
US10260806B2 (en) Vehicle wash drying system
US3160903A (en) Apparatus for automatically cleaning vehicles or the like
JP5895885B2 (ja) 洗車機
KR101269185B1 (ko) 손 세차용 물 및 거품 분사장치
JPH0121020B2 (pt)
JP6493139B2 (ja) 洗車機
KR101655369B1 (ko) 자동세차기의 브러시 장치
FI125289B (fi) Menetelmä ja kiillotuslaite ajoneuvon renkaan kiillottamiseksi
CN106394756B (zh) 一种智能型电动平衡车
KR101286276B1 (ko) 미세척구간 발생을 제거하는 세차장치
JP2005263223A (ja) 洗車機および洗車方法
JPH059265Y2 (pt)
JP2009046057A (ja) 洗車機の制御方法
JP2724788B2 (ja) 自動車の車体洗浄装置
JP3861289B2 (ja) 洗車機の水拭取り装置
CN116370113A (zh) 一种普外科使用的冲洗装置及方法
JP2014210469A (ja) 洗車機
JPH01208250A (ja) 自動洗車機
JP2753828B2 (ja) 自動車の車体洗浄方法