PT2110050E - Cadeira ergonómica - Google Patents

Cadeira ergonómica Download PDF

Info

Publication number
PT2110050E
PT2110050E PT09005270T PT09005270T PT2110050E PT 2110050 E PT2110050 E PT 2110050E PT 09005270 T PT09005270 T PT 09005270T PT 09005270 T PT09005270 T PT 09005270T PT 2110050 E PT2110050 E PT 2110050E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
deformable
substantially non
chair
seat
support
Prior art date
Application number
PT09005270T
Other languages
English (en)
Inventor
Claudio Sangiorgio
Original Assignee
Unioffice S R L
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Unioffice S R L filed Critical Unioffice S R L
Publication of PT2110050E publication Critical patent/PT2110050E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47CCHAIRS; SOFAS; BEDS
    • A47C1/00Chairs adapted for special purposes
    • A47C1/02Reclining or easy chairs
    • A47C1/031Reclining or easy chairs having coupled concurrently adjustable supporting parts
    • A47C1/032Reclining or easy chairs having coupled concurrently adjustable supporting parts the parts being movably-coupled seat and back-rest
    • A47C1/03255Reclining or easy chairs having coupled concurrently adjustable supporting parts the parts being movably-coupled seat and back-rest with a central column, e.g. rocking office chairs

Description

1
DESCRIÇÃO "CADEIRA ERGONÓMICA" A presente invenção refere-se a uma cadeira e em particular a uma cadeira (ou cadeira com braços) ergonómica.
As cadeiras ergonómicas são já conhecidas no sector dos complementos, em particular dos complementos de escritório e do sector das mobílias. Estas cadeiras compreendem habitualmente um apoio para as costas e um assento suportado por um elemento de suporte que de um modo geral assenta, de um modo rotativo, no pavimento através de rodas (habitualmente rodízios). As cadeiras ergonómicas conhecidas compreendem geralmente um mecanismo de articulação sincronizado que permite que o apoio das costas e que o assento se inclinem de um modo previamente determinado. De um modo geral, quando o apoio das costas se encontra inclinado com um ângulo α (alfa), o assento está inclinado com um ângulo (β) beta igual a cerca de metade do ângulo das costas. Por outras palavras, o apoio das costas e o assento das cadeiras ergonómicas conhecidas movem-se em uníssono, muito embora com distintos ângulos de articulação.
Nas cadeiras ergonómicas conhecidas, o assento e as costas são formados como duas partes separadas. Uma tal cadeira é revelada no documento WO 02/32260.
Muito embora estas cadeiras ergonómicas sejam bastante confortáveis, em especial quando comparadas com as cadeiras que apresentam as costas fixas, o Requerente definiu como objectivo melhorar o conforto e deste modo proporcionar uma 2 cadeira ergonómica que seja ainda mais confortável do que as cadeiras ergonómicas conhecidas.
De acordo com um primeiro aspecto, é proporcionada uma cadeira ergonómica com um assento e com umas costas, em que a cadeira compreende: * um mecanismo de articulação * um elemento posterior substancialmente não deformável ligado ao mecanismo de articulação e situado no apoio posterior; * um elemento anterior substancialmente não deformável ligado a mecanismo de articulação e situado no assento; * uma estrutura de suporte deformável ligada ao elemento de costas substancialmente indeformável e ao elemento anterior substancialmente indeformável; e * uma cobertura de suporte em tensão sobre a referida estrutura de suporte, em que a referida estrutura de suporte deformável compreende um par de barras substancialmente em forma de L que definem o perfil do apoio posterior e do assento da cadeira.
Numa forma de realização, cada uma das referidas barras em forma de L está ligada de um modo rigido ao referido elemento posterior substancialmente indeformável numa secção do lado que define o apoio posterior e que se encontra também ligada de um modo rigido ao referido elemento anterior substancialmente indeformável numa secção do lado que define o assento, em que as duas secções de ligação apresentam, entre elas, uma secção curva que não se 3 encontra limitada a qualquer um dos elementos posterior e anterior substancialmente não deformáveis.
Numa forma de realização, a estrutura de suporte também compreende uma peça transversal superior destinada a ligar as extremidades superiores das referidas barras em forma de L.
De um modo preferencial, cada uma das referidas barras em forma de L tem um perfil de riscas duplas que define ranhuras para fixar, em tensão, a cobertura de suporte.
Pelo menos uma parte da referida estrutura de suporte deformável pode ser feita de um material plástico, por exemplo de nylon. 0 elemento posterior substancialmente indeformável pode, de um modo vantajoso, ser ligado rotativamente ao referido elemento anterior substancialmente indeformável. 0 referido elemento posterior substancialmente indeformável pode, de um modo vantajoso, ser ligado ao mecanismo de articulação. 0 referido elemento anterior substancialmente indeformável pode ser ligado ao mecanismo de articulação.
Numa forma de realização preferida, o elemento posterior substancialmente indeformável e o referido elemento anterior substancialmente indeformável são feitos de alumínio ou de uma liga de alumínio. A presente invenção irá tornar-se completamente compreensível a partir da leitura da descrição detalhada 4 que se segue, a qual é facultada somente a título de exemplo não limitativo, destinada a ser lida com referência aos conjuntos de desenhos ilustrativos em anexo nos quais: A Figura 1 é uma vista axonométrica esquemática de uma cadeira ergonómica de acordo com uma forma de realização da presente invenção, em conjunto com o tecido de suporte; A Figura 2 é uma vista axonométrica da cadeira de acordo com a Figura 1, sem o tecido de suporte; A Figura 3 é uma vista lateral da cadeira de acordo com a Figura 1, sem o tecido de suporte; A Figura 3a é uma vista ampliada que mostra os pontos de rotação da estrutura indeformável em relação ao mecanismo de articulação; A Figura 4 é uma vista posterior da cadeira de acordo com a Figura 1, com o tecido de suporte. A Figura 5 é uma vista posterior da cadeira de acordo com a Figura 1, sem o tecido de suporte; A Figura 6 é uma vista axonométrica de partes da cadeira de acordo com a Figura 1, ilustrando o mecanismo de articulação, o elemento posterior substancialmente não deformável e o elemento anterior substancialmente não deformável; A Figura 7 é uma vista lateral posterior axonométrica ilustrando o mecanismo de articulação, o elemento posterior substancialmente não deformável, o elemento anterior substancialmente não deformável e a estrutura de suporte deformável; A Figura 8 ilustra os mesmos componentes da Figura 7, mas a partir de um ângulo diferente;
As Figuras 9 e 10 ilustram os rebordos da estrutura deformável; 5 A Figura 11 é uma vista em corte transversal que ilustra de um modo esquemático a cobertura sob tensão entre dois rebordos da estrutura de suporte deformável. A cadeira ergonómica de acordo com uma forma de realização da invenção que se encontra ilustrada nas várias figuras é indicada de um modo geral pelo número de referência 1. Compreende um mecanismo de articulação 2 convencional. Na forma de realização ilustrada, o mecanismo de articulação 2 é suportado por uma estrutura tubular central 3 (tipicamente um pistão pneumático para fazer variar a altura do assento relativamente ao chão) ligada a uma pluralidade de braços 31. Cada braço ou elemento radial 31 termina com uma roda 32 (tipicamente um rodízio) . De um modo alternativo, a cadeira 1 pode ser suportada por pernas com pés sem rodas ou por qualquer outra estrutura de suporte. 0 mecanismo de articulação 2 pode ser de qualquer tipo conhecido, tipicamente um mecanismo de articulação de paralelograma, e não será descrito de um modo mais detalhado.
De acordo com a invenção (Figura 2), um elemento posterior 4 substancialmente não deformável encontra-se ligado ao mecanismo de articulação 2. Numa forma de realização preferida, o elemento posterior substancialmente não deformável 4 está ligado ao mecanismo de articulação 2 por intermédio de um elemento 43 em forma de selim invertido.
Numa forma de realização, o elemento posterior 4 substancialmente não deformável compreende uma barra superior plana substancialmente curva 41 e dois perfis 6 laterais planos 42 adequadamente configurados de modo a definirem o formato do apoio das costas. A barra superior 41 e os perfis laterais 42 formam um elemento em a forma de "C". Os dois perfis laterais planos 42 estão configurados da forma que pode ser mais claramente vista nas várias figuras, por exemplo como mostrado na Figura 2 e nas Figuras de 6 a 8. Na forma de realização que se encontra ilustrada nas Figuras, os dois perfis laterais 42 encontram-se unidos de um modo rígido ao elemento em forma de selim invertido 43 nos pontos de rotação 4 6 e por intermédio de parafusos 43' . Deste modo, o elemento em forma de "C" e o elemento em forma de selim invertido 43 estão ligados de um modo rígido de modo a formarem um componente rígido. 0 perfil fechado formado deste modo é certamente mais rígido do que o seria um perfil aberto.
Os blocos de ligação 44 (ver Figura 7) são adequados para unir o apoio das costas (não ilustrado nas Figuras).
Os dois perfis laterais 42 são de preferência reforçados com nervuras 45 que são, por exemplo, visíveis na Figura 8. Na Figura 8, assim como nas Figuras 6 e 7, é também possível ver os pontos 46 de rotação do elemento posterior 4 substancialmente não deformável e do elemento anterior 5 substancialmente não deformável, os quais serão descritos de um modo mais completo no restante da presente descrição. Os pontos 46 podem ser partes dos blocos de ligação 44 ou podem estar presentes substancialmente na extremidade dos dois perfis laterais 42.
Para os propósitos da presente descrição, um "elemento substancialmente não deformável" é entendido como sendo: 7 um elemento de suporte que é suficientemente rigido para não sofrer uma deformação visível quando submetido a carga e que tem a capacidade de suportar pelo menos estaticamente (mas de preferência também dinamicamente) o peso e 0 impulso que são exercidos no assento e nas costas de uma cadeira por uma pessoa de aproximadamente 130 kg. uma estrutura rígida (não deformável e não extensível) que, no entanto, se adapta a um movimento de articulação de paralelogramo através de pontos de articulação. O elemento posterior 4 substancialmente não deformável pode ser feito de plástico, ser metálico ou de um material composto, ou de combinações dos mesmos. O termo "material plástico" para os propósitos da presente descrição destina-se a representar essencialmente um material diferente do metal e em particular um material substancialmente termoplástico com valores de alongamento no ponto de ruptura ^ 50% (durante os testes de tensão efectuados em peças de teste em 5 mm/min) como sejam o policarbonato, o poliéster, o teraftalato de polibutileno, o polipropileno, a poliamida e os seus derivados, o polipropileno reforçado com EPDM e qualquer combinação dos mesmos.
Numa forma de realização preferencial, o elemento posterior substancialmente não deformável 4 é feito de aço ou de uma liga do mesmo. Numa outra forma de realização preferencial, o elemento substancialmente não deformável 4 é feito de alumínio ou de uma liga de alumínio. De um modo preferencial, o elemento posterior substancialmente não deformável 4 é feito num molde. 8 A cadeira 1 de acordo com a presente invenção compreende ainda um elemento anterior substancialmente não deformável 5 ligado de um modo rotativo ao elemento de articulação e ao elemento posterior não deformável em dois pontos de rotação 46 visíveis (como anteriormente mencionado), por exemplo, nas Figuras 3a e 7.
Numa forma de realização, o elemento anterior substancialmente não deformável 5 tem uma forma de C com uma barra transversal anterior 51 e com duas orlas laterais 52 que terminam em dois pontos de rotação 46. As duas orlas laterais 52 apresentam de preferência uma forma de L ou, em qualquer caso, são reforçadas com nervuras 52' (Figura 6). A cadeira 1 de acordo com a presente invenção compreende ainda uma estrutura periférica 6. A estrutura periférica 6 compreende dois rebordos 61 (o rebordo do lado direito e o rebordo do lado esquerdo) e uma peça de reforço transversal superior 62. Cada rebordo 61 tem um formato substancialmente em forma de L, de acordo com o ilustrado nas várias figuras e em particular nas Figuras 9 e 10. De um modo preferencial, cada rebordo 61 tem um perfil duplo, isto é, formado por duas tiras planas paralelas 61a, 61b que definem entre si uma ranhura parcialmente interrompida por separações 61c que unem as duas tiras 61a, 61b. As ranhuras 63 para a fixação de um tecido de suporte 8 são assim formadas. Buchas ou peças de cilindro 64 encontram-se também presentes em cada rebordo 61 (Fig. 9) . De um modo preferencial, um comprimento central 66 encontra-se presente sem qualquer separação 61c.
Os rebordos 61 da estrutura periférica 6 encontram-se presos aos perfis laterais planos 42 do elemento posterior substancialmente não deformável 4. Em particular, os perfis 9 laterais 42 acima mencionados compreendem tiras 47 (Figura 6) com orifícios. De modo a prender um rebordo 61 ao elemento posterior substancialmente não deformável 4 são habitualmente usados parafusos (ou porções roscadas similares), sendo inseridos no interior das buchas 64 dos rebordos 61 e no interior dos orifícios das tiras 47. Do mesmo modo, ainda com referência à Figura 10, as duas orlas laterais 52 do elemento anterior 5 substancialmente não deformável apresentam duas tiras 57 com orifícios. De modo a prender um rebordo 61 ao elemento anterior substancialmente não deformável 5 são habitualmente usados parafusos (ou porções roscadas similares), sendo inseridas no interior das buchas 64 dos rebordos 61 e no interior dos orifícios das tiras 57.
As tiras do elemento anterior substancialmente não deformável 5 e do elemento posterior substancialmente não deformável 4 podem ser formadas integralmente com os referidos elementos ou podem ser porções separadas unidas posteriormente por intermédio de soldagem ou usando outras porções roscadas.
Os rebordos 61 da estrutura periférica 6 podem ser feitos de qualquer material, mas um material que é considerado como sendo particularmente adequado é o nylon ou um material semelhante como resultado das suas propriedades elásticas.
Os dois rebordos 61 podem estar ligados no topo pela referida porção de reforço transversal 62.
Para os propósitos da presente descrição, o termo "elemento deformável" é, deste modo, entendido como sendo um elemento que desempenha a função de um assento e de costas de uma 10 cadeira, sendo limitado ao sistema de articulação de um paralelogramo de acordo com as suas caracteristicas de construção e ainda com as caracteristicas do assento ou do apoio das costas (cobertura de tecido, de malha ou pele).
Tal como anteriormente mencionado, a cadeira de acordo com a presente invenção é completada por um tecido de suporte 8 que se encontra em tensão entre os dois rebordos 61. O tecido de suporte pode ser visivel (por exemplo um tecido de malha) ou pode ser incorporado no interior de um artigo de revestimento, isto é, pode ser coberto por outro tecido, ou por um revestimento de pele ou de imitação de pele sem uma função de suporte.
Tal como ilustrado na Fig. 7 ou na Fig. 8 são deste modo formadas três zonas separadas: uma primeira zona de fixação (A) considerada não deformável (situada na vizinhança do assento no ponto em que as partes mais baixas dos rebordos 61 se encontram ligadas ao elemento anterior 5 substancialmente não deformável), uma segunda zona (B) que não se encontra ligada aos rebordos 61 e que é, deste modo, deformável, e uma terceira zona (C) que é considerada como sendo não deformável (situada na vizinhança do apoio das costas, no local onde dos rebordos 61 se encontram ligados ao elemento posterior 4 substancialmente não deformável) .
Deste modo é possível obter uma cadeira ergonómica dotada de um mecanismo de articulação que provoca um movimento sincronizado do apoio das costas e do assento em termos absolutos (movimento do apoio das costas e do assento relativamente ao solo) e em termos relativos (movimento do apoio das costas e do assento um em relação ao outro). 11
Tal como foi acima descrito, ao contrário do que se passa nas soluções conhecidas em que o apoio das costas e o assento são dois componentes simples separados um do outro, a cadeira de acordo com a presente invenção proporciona uma estrutura simples com: 1. Uma estrutura de constituição periférica e deformável 6 (deformável de modo a permitir a anteriormente mencionada "deformação relativa"); 2. Um tecido de suporte (em que o peso da pessoa é suportado elasticamente pelo próprio tecido que é colocado sob tensão entre os dois rebordos da estrutura de constituição). É deste modo formado um tipo de mono-estrutura com uma zona de apoio das costas e uma zona de assento formalmente diferenciadas por um raio de ligação. A deformação da estrutura de modo a permitir o movimento típico de acordo com o tipo de mecanismo de articulação usado ocorre na zona do raio de ligação. 0 tecido de suporte segue o movimento da estrutura e ao mesmo tempo sofre uma deformação elástica devida ao peso da pessoa sentada. A combinação destas duas possibilidades de deformação assegura um nível de conforto único.
Na cadeira de acordo com a presente invenção, os elementos de suporte do assento e do apoio das costas são unidos por uma articulação dupla e formam uma estrutura rígida e não extensível quando limitada ao sistema de articulação do mecanismo de paralelogramo. Como os pontos de rotação do paralelogramo permitem a rotação do assento e do apoio das costas em ângulos diferentes, a definição de "não deformável" refere-se a uma estrutura rígida que se adapta 12 através dos pontos de articulação até à articulação do referido paralelogramo. A Figura 3a ilustra os pontos de rotação 46, 48 e 53 da estrutura que não é deformável. 0 número de referência 53 designa o ponto de rotação entre a barra de reforço transversal anterior 51 e o mecanismo de articulação 2. 0 número de referência 46 designa, tal como foi acima indicado, o ponto de rotação entre o elemento posterior substancialmente não deformável 4 e o elemento anterior substancialmente não deformável 5. 0 número de referência 48 designa o ponto de rotação entre o mecanismo de articulação 2 e o elemento posterior substancialmente não deformável 4.
No elemento em forma de selim invertido 43 encontram-se presentes mais orifícios 49. Tais orifícios 49 guiam um movimento de oscilação de acordo com o indicado pela seta dupla. Em relação a este ponto, ranhuras com um formato adequado (não ilustradas) encontram-se presentes no mecanismo de articulação 2 na correspondência com os orifícios 49. Um ponto de articulação (também não ilustrado) é inserido em cada orifício 49 e na ranhura correspondente. A Figura 11 ilustra uma vista em corte transversal esquemática de uma cobertura de suporte 8 previamente colocada sob tensão entre dois rebordos 61. Um membro para prender 81 destinado a engatar-se com o dente 65 do rebordo 61 com um perfil duplo (61 e 62) é de preferência preso às orlas da cobertura 8.
Lisboa, 17 de Janeiro de 2011

Claims (4)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Uma cadeira (1) com um assento e com um apoio para as costas, em que a cadeira compreende: * um mecanismo de articulação (2); * um elemento posterior (4) substancialmente não deformável ligado ao mecanismo de articulação (2) e situado no apoio das costas; * um elemento anterior (5) substancialmente não deformável ligado ao mecanismo de articulação (2) e situado no assento; * uma estrutura de suporte (6) deformável ligada ao elemento posterior (6) substancialmente não deformável e ao elemento anterior (5) substancialmente não deformável; e * uma cobertura de suporte (8) em tensão sobre a referida estrutura de suporte, em que a referida estrutura de suporte (6) deformável compreende um par de barras (61) substancialmente em forma de L que definem o perfil do apoio posterior e do assento da cadeira (1) .
2. A cadeira (1) de acordo com a reivindicação 1, em que cada uma das referidas barras (61) em forma de L se encontra ligada de um modo rigido ao referido elemento posterior (4) substancialmente não deformável numa secção do lado que define o apoio das costas e que se encontra também ligada de um modo rigido ao referido elemento anterior (5) substancialmente não deformável numa secção do lado que define o assento, tendo as duas secções de ligação, entre elas, uma secção curva que não se encontra limitada por qualquer um dos elementos substancialmente não deformáveis anterior e posterior (4, 5). 2
3. A cadeira (1) de acordo com as Reivindicações 1 ou 2, em que a referida estrutura de suporte (6) compreende ainda uma peça de reforço transversal (62) destinada a ligar as extremidades superiores das referidas barras em forma de L.
4. A cadeira (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, em que cada uma das referidas barras em forma de L tem um perfil de faixas duplas que define ranhuras para prender, numa situação sob tensão, a cobertura de suporte.
5. A cadeira (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que pelo menos uma parte da referida estrutura de suporte (6) deformável é feita de um material de plástico, por exemplo nylon.
6. A cadeira (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que o referido elemento posterior (4) substancialmente não deformável se encontra ligado de um modo rotativo (46) ao referido elemento anterior (5) substancialmente não deformável.
7. A cadeira (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que o referido elemento posterior substancialmente não deformável (4) se encontra articulado com o mecanismo de articulação (2).
8. A cadeira (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que o referido elemento anterior (5) substancialmente não deformável se encontra articulado com o mecanismo de articulação (2).
9. A cadeira (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que o referido elemento 3 posterior (4) substancialmente não deformável e o referido elemento anterior (5) substancialmente não deformável são feitos de alumínio ou de uma liga de alumínio. Lisboa, 17 de Janeiro de 2011
52 2/12
Fig. 2 3/12
Fia, 3 4/12
3 1 5/12
Fm.
4 62 6/12
Fiq.5 41 7/12
Fig. 6 8/12
EiaJ- 9/12
Fiq, S 10/12
81b 11/12
ElaJÃ 12/12 81
61a
PT09005270T 2008-04-15 2009-04-10 Cadeira ergonómica PT2110050E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT000685A ITMI20080685A1 (it) 2008-04-15 2008-04-15 Sedia ergonomica

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2110050E true PT2110050E (pt) 2011-01-24

Family

ID=40296943

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT09005270T PT2110050E (pt) 2008-04-15 2009-04-10 Cadeira ergonómica

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP2110050B1 (pt)
AT (1) ATE489873T1 (pt)
DE (1) DE602009000396D1 (pt)
ES (1) ES2355868T3 (pt)
IT (1) ITMI20080685A1 (pt)
PT (1) PT2110050E (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9510684B2 (en) 2010-06-15 2016-12-06 Johann Burkhard Schmitz Chair
BR112014013675A2 (pt) 2011-12-08 2017-06-13 Miller Herman Inc elemento de suporte de corpo composto e métodos para a fabricação e reciclagem dos mesmos
USD703457S1 (en) 2013-06-07 2014-04-29 Herman Miller, Inc. Chair
US10194750B2 (en) 2015-04-13 2019-02-05 Steelcase Inc. Seating arrangement
MX2017013130A (es) 2015-04-13 2018-03-07 Steelcase Inc Disposicion de asiento.
US11259637B2 (en) 2015-04-13 2022-03-01 Steelcase Inc. Seating arrangement
US10966527B2 (en) 2017-06-09 2021-04-06 Steelcase Inc. Seating arrangement and method of construction
IT201800002761U1 (it) * 2018-06-14 2019-12-14 Poltroncina per ufficio con schienale e sedile mobili in sincronia.
WO2020172243A1 (en) 2019-02-21 2020-08-27 Steelcase Inc. Body support assembly and methods for the use and assembly thereof
USD910330S1 (en) * 2019-12-05 2021-02-16 39F Usa Inc Chair
US11357329B2 (en) 2019-12-13 2022-06-14 Steelcase Inc. Body support assembly and methods for the use and assembly thereof

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3036993A1 (de) * 1980-10-01 1982-05-13 Wilkhahn Wilkening + Hahne GmbH + Co, 3252 Bad Münder Arbeits-sitzmoebel
IT1315528B1 (it) * 2000-10-18 2003-02-18 Enrico Cioncada Poltrona ad assetto variabile
US6609755B2 (en) * 2001-06-15 2003-08-26 Hon Technology Inc. Ergonomic chair
US20070290537A1 (en) * 2006-06-13 2007-12-20 Tung Yu Oa Co., Ltd. Recliner

Also Published As

Publication number Publication date
ES2355868T3 (es) 2011-03-31
EP2110050A1 (en) 2009-10-21
EP2110050B1 (en) 2010-12-01
ATE489873T1 (de) 2010-12-15
DE602009000396D1 (de) 2011-01-13
ITMI20080685A1 (it) 2009-10-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2110050E (pt) Cadeira ergonómica
FI61397C (fi) Sits- eller ryggstoedsdel
JP5005167B2 (ja) 椅子の背凭れ構造
ES2657971T3 (es) Conjunto de silla con cubierta de tapiceria
ES2293976T3 (es) Mensula de soporte de ajuste por interferencia para una silla plegable portatil.
CN102892332B (zh) 具有可折叠的背部支承件的可折叠的椅子
US4669778A (en) Footrest assembly for recliner chairs
PT1858372E (pt) Encosto de cadeira
BRPI0510989B1 (pt) Chair, membrane chair component, membrane chair seat, membrane cover, method of molding a membrane chair component, and office chair
ES2434441T3 (es) Una silla con respaldo reclinable
CA2457416A1 (en) Chair seat with firm but resilient front edge
AU2013270590A1 (en) Seating furniture with independently free-swinging seat and backrest
US3310343A (en) Furniture
ITVE20060021A1 (it) Poltrona perfezionata per ufficio.-
US2652882A (en) Folding chair
US3455604A (en) Article of furniture such as a chair
JP4734879B2 (ja) 椅子
BRPI0620503A2 (pt) conjunto de montagem para fixação estável de um assento, especificamente um selim de bicicleta
BRPI0813731A2 (pt) cadeira dobrável
US539041A (en) Invalid-chair
US3466092A (en) Chairs
RU132063U1 (ru) Съемная обивка каркаса мягкой мебели
US614997A (en) Ginia
US20190274434A1 (en) Motorized adjustable back support for recliner
US1697671A (en) Collapsible leg-rest chair