PT2052094T - Material de aço com elevado teor de silício para a produção de anéis de segmento e camisas de cilindro - Google Patents

Material de aço com elevado teor de silício para a produção de anéis de segmento e camisas de cilindro Download PDF

Info

Publication number
PT2052094T
PT2052094T PT77249365T PT07724936T PT2052094T PT 2052094 T PT2052094 T PT 2052094T PT 77249365 T PT77249365 T PT 77249365T PT 07724936 T PT07724936 T PT 07724936T PT 2052094 T PT2052094 T PT 2052094T
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
steel material
production
steel
segment
cast iron
Prior art date
Application number
PT77249365T
Other languages
English (en)
Inventor
Pelsoeczy Laszlo
Original Assignee
Federal Mogul Burscheid Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Federal Mogul Burscheid Gmbh filed Critical Federal Mogul Burscheid Gmbh
Publication of PT2052094T publication Critical patent/PT2052094T/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C22METALLURGY; FERROUS OR NON-FERROUS ALLOYS; TREATMENT OF ALLOYS OR NON-FERROUS METALS
    • C22CALLOYS
    • C22C38/00Ferrous alloys, e.g. steel alloys
    • C22C38/02Ferrous alloys, e.g. steel alloys containing silicon
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C22METALLURGY; FERROUS OR NON-FERROUS ALLOYS; TREATMENT OF ALLOYS OR NON-FERROUS METALS
    • C22CALLOYS
    • C22C38/00Ferrous alloys, e.g. steel alloys
    • C22C38/08Ferrous alloys, e.g. steel alloys containing nickel
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C21METALLURGY OF IRON
    • C21DMODIFYING THE PHYSICAL STRUCTURE OF FERROUS METALS; GENERAL DEVICES FOR HEAT TREATMENT OF FERROUS OR NON-FERROUS METALS OR ALLOYS; MAKING METAL MALLEABLE, e.g. BY DECARBURISATION OR TEMPERING
    • C21D1/00General methods or devices for heat treatment, e.g. annealing, hardening, quenching or tempering
    • C21D1/18Hardening; Quenching with or without subsequent tempering
    • C21D1/25Hardening, combined with annealing between 300 degrees Celsius and 600 degrees Celsius, i.e. heat refining ("Vergüten")
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C21METALLURGY OF IRON
    • C21DMODIFYING THE PHYSICAL STRUCTURE OF FERROUS METALS; GENERAL DEVICES FOR HEAT TREATMENT OF FERROUS OR NON-FERROUS METALS OR ALLOYS; MAKING METAL MALLEABLE, e.g. BY DECARBURISATION OR TEMPERING
    • C21D5/00Heat treatments of cast-iron

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Pistons, Piston Rings, And Cylinders (AREA)
  • Heat Treatment Of Articles (AREA)
  • Cylinder Crankcases Of Internal Combustion Engines (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
MATERIAL DE AÇO COM ELEVADO TEOR DE SILÍCIO PARA A PRODUÇÃO DE ANÉIS DE SEGMENTO E CAMISAS DE CILINDRO A presente invenção é relativa a um material de fundição do aço com liga de silício, adequado em particular a anéis de segmento e camisas de cilindros. Além disso, a invenção é relativa a anéis de segmento e camisas de cilindro, compreendendo como corpo de base um material de aço deste tipo. A invenção é ainda relativa a um processo para a produção de um material de aço fundido com liga de silício.
Os anéis de segmento vedam a coluna que existe entre a cabeça do cilindro e a parede do cilindro em relação à câmara de combustão. No movimento ascendente e descendente do êmbolo, o anel de segmento desliza, por um lado, com a sua superfície circunferencial exterior com um encosto elástico constante contra a parede do cilindro, e, por outro lado, o anel de segmento desliza, devido aos movimentos basculantes do êmbolo, de modo oscilante na respetiva ranhura anular do êmbolo, ficando os seus flancos alternadamente encostados ao flanco superior ou inferior da ranhura anular do êmbolo. No caso dos parceiros de deslize que se movem uns contra os outros, ocorre, consoante o material, um desgaste mais ou menos forte, que, em caso de movimento em seco, pode levar ao denominado gripar do motor, à formação de estrias e, por último, à destruição do motor. De modo a melhorar o comportamento de deslize e de desgaste dos anéis de segmento relativamente à parede do cilindro, estes foram providos de revestimentos de diferentes materiais na sua superfície circunferencial.
Para a produção de peças sujeitas a grandes esforços dos motores de combustão interna, como é o caso, por exemplo, dos anéis de segmento, emprega-se sobretudo materiais de ferro fundido ou ligas de ferro fundido. Os anéis de segmento, em particular os anéis de compressão, são sujeitos a um esforço cada vez maior nos motores fortemente solicitados, entre outros, pressão de ponta da compressão, temperatura de combustão, EGR (reciclagem dos gases de escape), redução da película lubrificante, que influenciam substancialmente as suas propriedades de funcionamento, tais como desgaste, resistência a marcas de queimado, microssoldadura e poder anticorrosão. Assim, por exemplo o DE 3717297 revela um anel de segmento em ferro fundido como único material, com ferro fundido de solidificação branca apenas numa zona na sua superfície circunferencial externa, provocada pela sujeição do material de ferro fundido a uma radiação de maior densidade energética e com uma área intermédia sujeita a esforço térmico, formada entre o metal de base em ferro fundido e a zona de solidificação branca. No EP 0 821 073, revela-se uma liga de ferro fundido com uma estrutura de base perlítica e com precipitações de grafite esféricas ou vermiculares, que, devido aos valores de resistência mesmo no caso de elevadas temperaturas, pode em particular ser empregue em anéis de segmento. 0 JP 60-155645 é relativo a um aço forjado para travões de discos, entre outros com os teores C: 0,1-0,6%, Si: 0,8-5% e Ni: 0,2-5%, que deveriam conseguir um bom efeito de travagem, ao mesmo tempo que uma resistência ao desgaste e ao calor.
Os materiais de ferro fundido de acordo com o estado da técnica apresentam, contudo, um elevado risco de rotura, ocorrendo assim com frequência roturas dos anéis no caso da utilização dos materiais até à data. Maiores esforços mecânico-dinâmicos levam a tempos de vida mais curtos dos anéis de segmento ou das camisas dos cilindros. Ocorre igualmente um forte desgaste e uma corrosão na superfície de trabalho e no flanco.
Maiores pressões de ignição, emissões reduzidas, bem como a injeção direta de combustível significam maiores esforços para os anéis de segmento. Disto resultam danos e a formação de placas do material do êmbolo sobretudo no flanco inferior do anel de segmento.
Devido aos maiores esforços mecânicos e dinâmicos dos anéis de segmento, os fabricantes de motores continuam a exigir anéis de segmento de aço de grande qualidade (melhorado e de alta liga, como, por exemplo, o material 1.4112) . Os materiais de ferro com menos de 2,08% em peso de carbono são designados por aço. Caso o teor de carbono seja maior, em questão estarão ferros fundidos. Comparativamente ao ferro fundido, o material de aço tem melhores propriedades de resistência e de tenacidade, dado não surgirem problemas devido a grafite solta na matriz.
Emprega-se sobretudo aços com alta liga de crómio martensíticos na produção de anéis de segmento de aço. A utilização destes aços acarreta, contudo, a desvantagem de os custos de fabrico serem significativamente mais elevados do que no caso de componentes em ferro fundido. Consegue-se um baixo valor acrescentado, dado que o aço é comprado na forma de arame (material definido analiticamente) a fornecedores externos com um relativo elevado custo.
Os anéis de segmento de aço são produzidos a partir de arame perfilado. 0 arame perfilado fornecido é enrolado num rolo, é cortado e é puxado por um mandril "não circular" . Neste mandril, o anel de segmento toma a sua forma não circular pretendida por meio de um processo de recozimento, ajustando-se assim as forças tangenciais requeridas. Outra desvantagem da produção de anéis de segmento de aço é que, a partir de um certo diâmetro, deixa de ser possível a produção do anel (enrolamento) a partir de arame aço. Os anéis de segmento de ferro fundido são em contrapartida já fundidos com a forma não circular, apresentando logo desde o início uma forma ideal,
As desvantagens deste processo de fabrico de anéis de segmento de aço são a dependência relativamente ao fornecedor (dado existirem poucos fornecedores) e a falta de flexibilidade em termos de alterações ao material e da composição química, 0 ferro fundido tem uma temperatura de fusão fundamentalmente mais baixa do que o aço. A diferença pode ser, consoante a composição química, de até 350°C. Por isso, é mais simples a fusão e o vazamento do ferro fundido, visto que uma temperatura de fusão mais baixa significa uma temperatura de vazamento mais baixa e, com isso, uma menor contração aquando do arrefecimento, indo assim o material vazado apresentar menos rechupe ou fissuras devido a quente e frio. Além disso, uma temperatura de vazamento mais baixa leva a uma menor sobrecarga do material moldado (erosão, porosidades de gás, inclusões de areia) e do forno, e a custos de fusão mais baixos.
Por conseguinte, a presente invenção tem por objetivo disponibilizar um material de aço que, por meio da produção na fundição por gravidade, supere as propriedades do ferro fundido melhorado com grafite esferoidal em pelo menos um dos seguintes pontos:
Propriedades mecânicas como módulo E, resistência à flexão
Resistência à rotura
Solidez da forma
Desgaste do flanco
Desgaste da superfície de trabalho
Além disso, deverá ser possível produzir o material de aço com viabilidade económica com as mesmas técnicas empregues para a produção do ferro fundido.
Em conformidade com a invenção, atinge-se o objetivo por meio de um material de ferro fundido de acordo com a reivindicação 1, um anel de segmento de acordo com a reivindicação 2, uma camisa de cilindro de acordo com a reivindicação 4 e um processo de acordo com a reivindicação 6. Nas reivindicações dependentes encontram-se formas de execução vantajosas da invenção. A temperatura de fusão do material de ferro não depende apenas do seu teor de carbono, mas também do "grau de saturação". Aplica-se a fórmula simplificada:
Quanto mais próximo o grau de saturação estiver de 1, mais baixa será a temperatura de fusão. No caso do ferro fundido, procura-se sobretudo um grau de saturação de 1,0, em que o ferro fundido apresenta uma temperatura de fusão de 1150°C. Consoante a composição química, o grau de saturação do aço é de aproximadamente 0,18. 0 aço eutéctico apresenta uma temperatura de fusão de 1500°C. 0 grau de saturação pode ser claramente influenciado pelo teor de Si e/ou de P. Por exemplo, um teor mais alto em 3% em peso de silício equivale a um teor 1% em peso mais alto de C. É assim possível produzir um material de aço com um teor de C de 1% em peso e 9,78% em peso de silício, que apresenta a mesma temperatura de fusão que o ferro fundido com um grau de saturação de 1,0 (C: 3,26% em peso, Si: 3,0% em peso).
Por meio do aumento drástico do teor de Si, aumenta-se o grau de saturação do material de aço e reduz-se a temperatura de fusão para o nível do ferro fundido. Desse modo, é possível produzir aço com a mesma técnica que também é empregue na produção de ferro fundido, por exemplo, GOE 44. 0 silício presente em maiores quantidades afeta negativamente a dureza do material, visto que aumenta a temperatura de transformação austenítica "Ac3". Para combater este "efeito do silício" negativo adiciona-se, de acordo com a invenção, níquel, que, como formador de austenita, amplia a área gama e faz descer a Ac3, sendo assim possível um endurecimento do aço contendo um elevado teor de silício.
Um material de aço de acordo com a invenção é caracterizado pela seguinte composição em % em peso: C: 0,5 a 1,2 Mo: 0,1 a 0,5 Nb :0a 0,005
Si: 3,0 a 10,0 Mn: 0,1 a 0,5 Ti: 0 a 0,01
Ni: 2,0 a 3,5 AI: 0 a 0,01 V: 0 a 0,05 P: 0 a 0,02 Co: 0 a 0,02 Sn: 0 a 0,05 S: 0 a 0,035 Cu: 0 a 0,05 Mg: 0 a 0,01
Cr: 0 a 3,0_
Restante: Fe e impurezas resultantes da produção, sendo que o material de aço não contém volfrãmio. 0 material de aço pode conter ainda pelo menos um elemento, que é selecionado do grupo composto por tântalo, boro, telúrio ou bismuto ou respetivas combinações, em particular numa quantidade de até 0,1% em peso.
Além disso, o material de aço pode conter pelo menos um aditivo, que é selecionado do grupo composto por alumínio, zircónio, antimõnio, cálcio, estrôncio, lantânio. cério, metais de terras raras ou respetivas combinações, de preferência numa quantidade de até 1% em peso. Os metais de terras raras, bem como NiMg, NiSiMg, FeMg ou FeSiMg, são empregues como agentes nucleantes e/ou para fins de desoxidação. É dada particular preferência à adição de FeSiMg. Os metais de terras raras também compreendem misturas de lantanídeos com óxidos de outros metais. Estes elementos e aditivos podem ser impurezas resultantes da produção ou podem ser adicionados à massa fundida durante o processo para a produção do material de aço de acordo com a invenção.
Os ingredientes encontram-se presentes de modo a que o total de todos os materiais de partida, componentes, ingredientes, elementos, aditivos referidos ou não referidos explicitamente perfaça sempre 100% em peso. Ê possível ajustar o teor de materiais de partida, componentes, ingredientes, elementos e aditivos por meio de diferentes processos conhecidos do especialista. Ajusta-se a composição química em particular em função da peça trabalhada a ser produzida. 0 material de aço de acordo com a presente invenção adequa-se em especial à produção de anéis de segmento e/ou camisas de cilindro. Em termos preferenciais, os anéis de segmento e as camisas de cilindro produzidos encontram-se revestidos nas superfícies dos flancos e/ou nas superfícies de trabalho. 0 material de aço de acordo com a invenção reduz a tendência das peças trabalhadas produzidas a partir dele de mudaram a sua forma sob grande calor e garante, assim, uma grande capacidade de rendimento a longo prazo e reduz além disso o consumo de óleo. 0 material de aço de acordo com a invenção adequa-se por isso, com base nas suas propriedades extraordinárias, em particular à produção de anéis de segmento no setor automóvel e no setor LB, ou para anéis de base de válvula e condutas. Além disso, é assim possível produzir vedantes para órgãos de rolamento, painéis de suporte para calços de travões de discos (black plates), bem como anéis para unidades frigoríficas, injetores de bomba, bem como camisas de cilindro {liner) e camisas de proteção ou peças para a indústria química. 0 material de aço de acordo com a invenção apresenta ainda a vantagem de a produção de, por exemplo, anéis de segmento de aço e camisas de cilindro de aço ser possível com as máquinas e tecnologias necessárias à produção de peças trabalhadas em ferro fundido. Além disso, os custos de produção correspondem aos dos anéis de segmento e camisas de cilindro em ferro fundido, o que proporciona ao fabricante uma vantagem em termos de custos e um melhor valor acrescentado. É igualmente possível ajustar os parâmetros do material de modo independente do fornecedor.
Em conformidade com a invenção, prepara-se ainda um processo para a produção de um material de aço, no qual uma massa fundida apresenta preferencialmente as composições químicas acima mencionadas.
Durante o processo de fundição num forno, preferencialmente num forno de cúpula, ajusta-se a composição química da massa fundida em função do necessário através da adição de ligas. A temperatura de fundição da massa fundida encontra-se entre 1480 e 1640°C. É possível controlar as propriedades da massa fundida ainda antes do vazamento ou durante o vazamento por meio de inoculação da massa fundida. Preferencialmente, emprega-se 650 g de FeSiMg e/ou 130 g de AI e/ou 650 g de FeSiZr por 130 kg da massa fundida como agente nucleante.
Em seguida, produz-se uma peça em bruto mediante a solidificação da massa fundida. A peça em bruto pode neste caso ser vazada pelos métodos conhecidos no estado da técnica, como, por exemplo, fundição centrífuga, fundição contínua, processo com prensa de estampar, processo de máscara de moldagem ou moldagem em areia verde como peça em bruto individual ou múltipla, pode ser em seguida tratada termicamente e ser posteriormente processada na forma de um anel de segmento ou de uma camisa do cilindro. 0 especialista escolherá o método adequado com base no fim a que se destina a peça em bruto e com base nos seus conhecimentos especializados gerais.
Preferencialmente, um tratamento térmico compreende um austenitização do material de aço nos 900 a 1000°C durante uma hora, uma têmpera do material de aço em óleo ou noutro meio de têmpera apropriado, e um recozimento do material de aço nos 420 a 470°C durante uma hora. 0 exemplo que se segue elucida a invenção sem a limitar.
Exemplo (de acordo com a invenção)
Com a aplicação do processo de acordo com a invenção, produz-se um material que apresenta a seguinte composição (% em peso): C: 1,05 MO: 0,487 Nb: 0,0027
Si: 5,91 Mn: 0,464 Ti: 0,0074
Ni: 2,94 Al: 0,0082 V: 0,0148 P: 0,0171 Co: 0,0141 Sn: 0,0082 S: 0,0285 Cu: 0,0433 W: 0 _Cr: 0,0331_
Restante: Fe e impurezas resultantes da produção. A temperatura de fundição é de 1560°C. A temperatura de vazamento é de 1448°C. A massa fundida é inoculada com 650 g de FeSiMg por 130 kg de massa fundida. A Tabela 1 mostra as propriedades mecânicas da peça em bruto de acordo com a invenção no estado melhorado.
As Figuras mostram
Fig. 1 um corte ampliado (100:1) de um material produzido pelo processo de acordo com a invenção,·
Fig. 2 um corte ampliado (500:1) do material da Fig. 1;
Fig. 3 um corte ampliado (1000:1) do material da Fig. 1. Tabela 1
Propriedades mecânicas no estado melhorado (de acordo com a DIN EN 10083-1, 10/96)
DOCUMENTOS REFERIDOS NA DESCRIÇÃO
Esta lista de documentos referidos pelo autor do presente pedido de patente foi elaborada apenas para informação do leitor. Não é parte integrante do documento de patente europeia. Não obstante o cuidado na sua elaboração, ο IEP não assume qualquer responsabilidade por eventuais erros ou omissões.
Documentos de patente referidos na descrição • DE 3717297 [0003] • EP 0821073 A [0003] • JP 60155645 A [0003]

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Material de aço com elevado teor de silício, em especial para anéis de segmento e camisas de cilindro, caracterizado pela seguinte composição em % em peso: C: 0,5 a 1,2 Mo: 0,1 a 0,5 Ti: 0 a 0,01 Si: 3,0 a 10,0 Mn: 0,1 a 0,5 V: 0 a 0,05 Ni: 2,0 a 3,5 Al: 0 a 0,01 Sn: 0 a 0,05 P: 0 a 0,02 Co: 0 a 0,02 Mg: 0 a 0,01 S: 0 a 0,035 Cu: 0 a 0,05 Cr: 0 a 3,0 Nb: 0 a 0,005 Restante: Fe e impurezas resultantes da produção, sendo que o material de aço não contém volfrâmio.
  2. 2. Anel de segmento, compreendendo, como corpo de base, um material de aço de acordo com a reivindicação 1.
  3. 3. Anel de segmento de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por estar ainda revestido nas superfícies dos flancos e/ou nas superfícies de trabalho.
  4. 4. Camisa de cilindro, compreendendo, como corpo de base, um material de aço de acordo com a reivindicação 1.
  5. 5. Camisa de cilindro de acordo com a reivindicação 4, c: c.» t €5 r* r z cíi d a> jíí o it estar ainda revestida nas superfícies de trabalho.
  6. 6. Processo para a produção de um material de aço de acordo com a reivindicação 1, compreendendo as seguintes etapas: a. Produção de uma massa fundida, b. Vazamento num molde pré-fabricado, c. Tratamento térmico da peça em bruto.
  7. 7. Processo de acordo com a reivindicação 6, em que o tratamento térmico compreende as seguintes etapas: cl. Austenitização do material de aço nos 900 a 1000°C durante uma hora, c2. Têmpera do material de aço num meio de têmpera adequado, por exemplo, em óleo, c3. Recozimento do material de aço nos 420 a 470°C durante uma hora.
PT77249365T 2006-08-17 2007-05-07 Material de aço com elevado teor de silício para a produção de anéis de segmento e camisas de cilindro PT2052094T (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006038670A DE102006038670B4 (de) 2006-08-17 2006-08-17 Hochsiliziumhaltiger Stahlwerkstoff zur Herstellung von Kolbenringen und Zylinderlaufbuchsen

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2052094T true PT2052094T (pt) 2016-12-28

Family

ID=38523524

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT77249365T PT2052094T (pt) 2006-08-17 2007-05-07 Material de aço com elevado teor de silício para a produção de anéis de segmento e camisas de cilindro

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8241559B2 (pt)
EP (1) EP2052094B1 (pt)
JP (1) JP5669392B2 (pt)
BR (1) BRPI0716492B1 (pt)
DE (1) DE102006038670B4 (pt)
PT (1) PT2052094T (pt)
WO (1) WO2008019717A1 (pt)

Families Citing this family (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN102653848A (zh) * 2008-03-27 2012-09-05 日立金属株式会社 用于内燃机的活塞环材料
FI125458B (fi) * 2008-05-16 2015-10-15 Outokumpu Oy Ruostumaton terästuote, tuotteen käyttö ja menetelmä sen valmistamiseksi
US20100119872A1 (en) * 2008-11-13 2010-05-13 Lundeen Calvin D Iron-based hard facing alloys with rare earth additions
DE102009010473A1 (de) 2009-02-26 2010-11-18 Federal-Mogul Burscheid Gmbh Stahlwerkstoffzusammensetzung zur Herstellung von Kolbenringen und Zylinderlaufbuchsen
DE102009010728C5 (de) * 2009-02-26 2019-08-14 Federal-Mogul Burscheid Gmbh Kolbenringe und Zylinderlaufbuchsen
DE102009010726B3 (de) 2009-02-26 2010-12-09 Federal-Mogul Burscheid Gmbh Kolbenringe und Zylinderlaufbuchsen
DE102009010727B3 (de) * 2009-02-26 2011-01-13 Federal-Mogul Burscheid Gmbh Stahlgusswerkstoffzusammensetzung zur Herstellung von Kolbenringen und Zylinderlaufbuchsen
DE102009015009B3 (de) 2009-03-26 2010-12-09 Federal-Mogul Burscheid Gmbh Kolbenring
DE102009015008B3 (de) * 2009-03-26 2010-12-02 Federal-Mogul Burscheid Gmbh Kolbenringe und Zylinderlaufbuchsen
BR112014012557B1 (pt) 2011-11-30 2019-03-19 Tenneco Inc. Anel de pistão formado de um ferro fundido, ferro fundido, método para fabricar um anel de pistão formado de ferro fundido e método para formar um ferro fundido
CN102950430B (zh) * 2012-10-25 2016-01-27 安徽蓝博旺机械集团液压流体机械有限责任公司 耐腐蚀微动阀阀体的制备方法
CN103556042A (zh) * 2013-10-23 2014-02-05 德州宏森机械有限公司 一种用于渣浆泵过流部件上的高铬铸铁铸造及热处理工艺
CN103667937A (zh) * 2013-11-08 2014-03-26 张超 一种用于阀体的抗磨合金钢材料及其制备方法
US20160319387A1 (en) * 2013-12-24 2016-11-03 Posco Soft high-silicon steel sheet and manufacturing method thereof
CN104087867B (zh) * 2014-07-31 2016-08-24 宁国市宁武耐磨材料有限公司 一种球磨机用高耐磨抗氧化耐磨球
CN105369116B (zh) * 2014-08-29 2017-03-08 中原内配集团股份有限公司 一种离心铸造生产的花斑气缸套及其生产工艺
CN104404386B (zh) * 2014-12-24 2016-08-24 宁波市鄞州商业精密铸造有限公司 一种铁合金制备方法
CN104911492B (zh) * 2015-05-11 2017-02-01 安徽先锋门业科技有限公司 一种使用寿命长的伸缩门
CN107514316A (zh) * 2015-05-18 2017-12-26 夏志清 一种柴油发动机气缸盖
BR102016001063B1 (pt) * 2016-01-18 2021-06-08 Amsted Maxion Fundição E Equipamentos Ferroviários S/A liga de aço para componentes ferroviários, e processo de obtenção de uma liga de aço para componentes ferroviários
CN106119680B (zh) * 2016-07-15 2018-07-27 中水淮河规划设计研究有限公司 一种耐海水腐蚀的稀土合金铸铁
WO2018128775A1 (en) * 2017-01-06 2018-07-12 Materion Corporation Piston compression rings of copper-nickel-tin alloys
JP7010474B2 (ja) * 2018-01-10 2022-02-10 国立研究開発法人物質・材料研究機構 断熱材料、その製造方法および内燃機関
CN111074146B (zh) * 2019-12-11 2021-08-10 安徽瑞泰新材料科技有限公司 一种矿山用低铬铸铁磨球及其制备方法
CN113088795A (zh) * 2019-12-23 2021-07-09 岳阳市永金起重永磁铁有限公司 一种电磁铁用硅钢材料及其制备方法
CN111349860A (zh) * 2020-05-11 2020-06-30 江苏联峰实业有限公司 一种耐磨损弹簧钢及其制备方法
CN116219279B (zh) * 2022-12-23 2024-04-16 鞍钢股份有限公司 一种高强度高韧性核反应堆安全壳用钢及其制造方法

Family Cites Families (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US390925A (en) 1888-10-09 Daniel waenee
US1728360A (en) * 1929-01-10 1929-09-17 Duriron Co Iron alloy
US1861568A (en) * 1929-05-10 1932-06-07 Frank S Hodson Silicon iron castings and method of making the same
GB463252A (en) * 1934-06-25 1937-03-22 Ltd Co Formerly Skoda Works Improvements in or relating to non-magnetic steel alloys
FR824861A (fr) * 1936-08-07 1938-02-17 Electro Metallurg Co Perfectionnements aux alliages de fer
US2280284A (en) * 1940-10-02 1942-04-21 Electro Metallurg Co Method and agent for treating iron and steel
US2610912A (en) * 1947-03-22 1952-09-16 Int Nickel Co Steel-like alloy containing spheroidal graphite
US3129095A (en) * 1963-05-09 1964-04-14 Duriron Co High silicon cast iron
AT267567B (de) * 1965-12-03 1969-01-10 Knapsack Ag Siziliumhaltiges Stahlschrot als Strahlmittel
US3679400A (en) * 1970-10-19 1972-07-25 Lasalle Steel Co Hot ductility of steels containing tellurium
JPS5438576B2 (pt) * 1973-07-17 1979-11-21
JPS5530061B2 (pt) * 1973-11-01 1980-08-08
FI780026A (fi) * 1978-01-05 1979-07-06 Ovako Oy Kisellegerat staol
US4426426A (en) * 1982-07-22 1984-01-17 Muehlberger Horst Welding alloy and method
JPS60155645A (ja) * 1983-08-31 1985-08-15 Sumitomo Metal Ind Ltd デイスクブレ−キロ−タ用鋼
JPS61288051A (ja) * 1985-06-14 1986-12-18 Toyota Motor Corp 高強度鋳鋼及びその製造方法
JPS6227554A (ja) * 1985-07-29 1987-02-05 Toyota Motor Corp 耐熱耐錆鋳鋼
JPS62112753A (ja) * 1985-11-12 1987-05-23 Toyota Motor Corp 高強度鋳鋼製品の製造方法
FR2688231B1 (fr) * 1992-03-05 1994-11-10 Pechiney Electrometallurgie Fil composite a gaine plastique pour additions a des bains metalliques.
JP3257196B2 (ja) * 1993-10-15 2002-02-18 三菱マテリアル株式会社 強度および耐摩耗性に優れた摺動部材用鉄基焼結合金
DE10046956C2 (de) * 2000-09-21 2002-07-25 Federal Mogul Burscheid Gmbh Thermisch aufgetragene Beschichtung für Kolbenringe aus mechanisch legierten Pulvern
AT5381U1 (de) * 2001-08-07 2002-06-25 Steyr Powertrain Ag & Co Kg Sphäroguss hoher festigkeit und duktilität und daraus hergestelltes getriebegehäuse
CN100535423C (zh) * 2003-03-31 2009-09-02 日立金属株式会社 内燃机用活塞及其制造方法

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0716492B1 (pt) 2018-09-11
EP2052094B1 (de) 2016-11-02
BRPI0716492A2 (pt) 2014-02-25
US20100192895A1 (en) 2010-08-05
WO2008019717A1 (de) 2008-02-21
EP2052094A1 (de) 2009-04-29
DE102006038670B4 (de) 2010-12-09
US8241559B2 (en) 2012-08-14
JP2010501044A (ja) 2010-01-14
DE102006038670A1 (de) 2008-02-21
JP5669392B2 (ja) 2015-02-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2052094T (pt) Material de aço com elevado teor de silício para a produção de anéis de segmento e camisas de cilindro
JP5497884B2 (ja) ピストンリングとシリンダーライナの製造用窒化可能な鋼組成物
US8333923B2 (en) High strength gray cast iron
JP5469681B2 (ja) ピストンリングおよびシリンダスリーブを製造するための鋼材組成物
JP5497798B2 (ja) ピストンリングおよびシリンダスリーブを製造するための鋼材組成物
JP5683497B2 (ja) ピストンリングおよびシリンダスリーブを製造するための鋼材組成物
PT2411553T (pt) Anel de pistão nitretável
PT2401533T (pt) Composição de material de aço para produzir anéis de pistão e camisas de cilindro
CN1123337A (zh) 冷激合金球墨铸铁及凸轮轴铸造方法
JPH04308059A (ja) 熱間工具鋼
BRPI0301529B1 (pt) camisa para motor de combustão interna e processo de fabricação