PT2000061E - Panela de pressão - Google Patents

Panela de pressão Download PDF

Info

Publication number
PT2000061E
PT2000061E PT08001766T PT08001766T PT2000061E PT 2000061 E PT2000061 E PT 2000061E PT 08001766 T PT08001766 T PT 08001766T PT 08001766 T PT08001766 T PT 08001766T PT 2000061 E PT2000061 E PT 2000061E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
valve
lid
pressure cooker
pan
locking
Prior art date
Application number
PT08001766T
Other languages
English (en)
Inventor
Horst Schultz
Original Assignee
Silag Handel Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Silag Handel Ag filed Critical Silag Handel Ag
Publication of PT2000061E publication Critical patent/PT2000061E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J27/00Cooking-vessels
    • A47J27/08Pressure-cookers; Lids or locking devices specially adapted therefor
    • A47J27/09Safety devices
    • A47J27/092Devices for automatically releasing pressure before opening
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J27/00Cooking-vessels
    • A47J27/08Pressure-cookers; Lids or locking devices specially adapted therefor
    • A47J27/0804Locking devices
    • A47J27/0813Locking devices using a clamping ring or clamping segments

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Cookers (AREA)
  • General Preparation And Processing Of Foods (AREA)
  • Meat, Egg Or Seafood Products (AREA)
  • Jellies, Jams, And Syrups (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "PANELA DE PRESSÃO" [0001] A presente invenção refere-se a uma tampa de panela de pressão e uma panela de pressão, compreendendo um recipiente com uma abertura de recipiente e uma borda curva para verter, bem como uma tampa com dispositivo de fecho e válvula.
[0002] Uma panela de pressão deste gênero é conhecida a partir da patente DE 202 01 624 Ul. Esta panela de pressão tem um dispositivo de fecho que prevê um manipulo rotativo para accionar um disco manivela e hastes de travamento articuladas ao disco, as quais apartam ou apertam segmentos anelares dispostos em coroa ao redor da borda curva do recipiente, de modo a ser possível abrir ou fechar a tampa em relação ao recipiente. Para conseguir isso, há um elemento interior da tampa dotado de elementos de vedação que encostam ao lado interior do recipiente, e um elemento exterior da tampa com extremidade adaptada que se ajusta à borda do recipiente. Os segmentos anelares prendem-se em volta das bordas do recipiente e do elemento exterior da tampa, acoplando-os ou libertando-os para poder tirar a tampa da panela. O dispositivo de fecho está inserido no espaço entre o elemento interior e o elemento exterior da tampa, as hastes de travamento atravessando aberturas do elemento exterior da tampa para unirem-se aos segmentos anelares. Também entre o elemento interior e o elemento exterior da tampa se estendem duas válvulas, uma das quais uma é uma válvula de alívio de pressão e a outra é uma 2 válvula a ser accionada manualmente para ventilar o interior da panela.
[0003] Conhece-se a partir dessa patente um dispositivo de segurança destinado a impedir uma abertura acidental da panela, com o qual a pressão do vapor faz com que certos elementos do mecanismo de fecho se comprimam de modo a dificultar uma abertura não intencional. Aqui seria desejável melhorar ainda mais a segurança de manejo da panela, sem limitar a facilidade de a abrir ou fechar.
[0004] Por isso, a invenção tem por objetivo criar uma panela de pressão que tenha uma segurança melhorada em relação ao estado da técnica.
[0005] Este objetivo é alcançado com uma panela de pressão com as caracteristicas da reivindicação 1 e uma tampa para tal panela de acordo com a reivindicação 15 e ainda melhorado com as caracteristicas das reivindicações independentes.
[0006] Assim, a invenção provê uma tampa de uma panela de pressão e uma panela de pressão com um recipiente com uma abertura do recipiente e tal tampa. A tampa tem uma placa de cobertura com uma abertura de saída e um dispositivo de fecho accionável manualmente, dotado de um elemento giratório fixado à placa da tampa. Ao girar o elemento rotativo é possível travar o recipiente com a tampa colocada. Além disso, a tampa tem uma válvula de despressurização presa ao elemento rotativo, de modo que a válvula de despressurização possa girar junto com o 3 elemento rotativo quando este é accionado. A válvula de despressurização tem um dispositivo de accionamento com o qual uma parte da válvula pode ser movida para abrir ou fechar a válvula. A parte da válvula pode, assim, para fechar a válvula, ser pressionada sobre a orifício de saida por meio do dispositivo de accionamento e assim, ao mesmo tempo impedir ou pelo menos dificultar um movimento giratório do elemento rotativo. Com a válvula na posição aberta, esta peça fica afastada da orificio de saida, de modo que o vapor possa escapar da panela, permitindo um movimento de rotação do elemento rotativo para destravar a tampa. 0 desenho da válvula de despressurização de acordo com a invenção dá uma dupla função à válvula, para além da função de despressurização para soltar a pressão após o cozimento e antes de abrir a panela, também a função de impossibilitar ou pelo menos dificultar um movimento do elemento rotativo e, com isso, um accionamento do dispositivo de fecho.
[0007] De preferência, o elemento rotativo é posicionado de tal modo que a sua rotação se efectue paralelamente ao plano da placa da tampa ou da borda da panela ou ainda na direcção axial em relação ao eixo central da panela que passa pelo fundo da panela e da sua abertura. Com isto pode-se conseguir com que o elemento rotativo repouse junto à placa da tampa e que o mecanismo de fecho tenha um desenho geral plano.
[0008] Uma abertura acidental pode ser evitada de modo eficaz por meio da válvula de despressurização especialmente quando a peça móvel da válvula engata, na 4 direcção do movimento da válvula ao longo da placa da tampa, com um elemento ou uma secção fixa unida à placa da tampa. Tal elemento constitui, numa forma de realização preferida, um recesso, dentro do qual fica a orifício de saída, a peça móvel engatando nesse recesso quando a válvula está na posição fechada.
[0009] Para travar a tampa com o recipiente, este pode compreender uma borda que, partindo da panela ou da parede do recipiente, se estende radialmente para fora, e o dispositivo de fecho pode ter pelo menos um, de preferência vários segmentos anelares que, cortados na direcção radial da tampa, possuem uma secção transversal em forma de U, com braços voltados radialmente para dentro. Por meio do elemento rotativo do dispositivo de fecho, os segmentos anelares podem ser movidos de modo a agarrar a borda da panela na posição de travamento.
[0010] A borda da panela de pressão pode ser formada como borda curvada. Sobre ela é colocada, como melhoramento da invenção, a placa da tampa. O dispositivo de fecho compreende, como elementos de fechamento activos, uma coroa de segmentos anelares, de preferência em número de três segmentos anelares. Graças à secção transversal dos segmentos anelares em forma de U, as bordas da panela e da tampa são travadas e destravadas entre si. Para este efeito, os segmentos anelares são movidos horizontal e radialmente para dentro, para o que conta-se com um dispositivo de accionamento que inclui um manipulo rotativo ligado ao elemento rotativo ou que constitui o próprio elemento rotativo. Na posição movida radialmente para 5 dentro as secções transversais em forma de U dos segmentos anelares agarram a borda que se entende radialmente para o exterior da panela. Com o dispositivo de fecho nessa posição deixa de ser possível levantar a tampa.
[0011] De acordo com versão melhorada da invenção, o movimento rotacional do elemento rotativo do dispositivo de fechamento é transformado num movimento radial com que é possível empurrar o segmento anelar ou os segmentos anelares na direcção radial para alternar entre a posição de bloqueio e desbloqueio. Para tal, o dispositivo de fecho compreende hastes de travamento, de preferência, adaptadas à forma da face superior da placa da tampa e guiadas ao longo desta, e o elemento rotativo tem um disco manivela montado em um pino central de apoio e uma série de outros pinos de apoio ligados ao disco manivela, com as hastes de travamento articuladas a esses pinos.
[0012] Vantajosamente, esta forma de realização da invenção pode ser melhorada por meio de um segundo dispositivo de segurança contra um desbloqueio acidental da tampa quando a panela estiver pressurizada. Além disso, a tampa pode incluir um limitador do movimento das hastes de bloqueio para impedir que estas se movam em direção radial para uma posição de desbloqueio enquanto a panela estiver pressurizada, permitido um movimento para além do limitador quando a panela estiver despressurizada. Uma forma de realização particularmente simples deste melhoramento prevê que o dispositivo de fecho inclua segmentos anelares com secção transversal em forma de U, quando visto em corte na direcção radial da tampa, com braços voltados radialmente 6 para dentro, os segmentos anelares podendo ser movidos na direcção radial por meio do elemento rotativo e das hastes de travamento a ele articuladas, de tal forma que, numa posição de travamento, quando movidos radialmente para dentro, abracem a borda da panela, e sendo cada uma das hastes de travamento soldadas, por dentro da secção transversal em forma de U, aos respectivos braços, de modo que as extremidades das hastes, dentro da forma em U do segmento anelar, formem uma aresta, estando prevista uma secção radialmente ascendente para o lado de fora, montada sobre o lado superior, isto é, exterior, da placa da tampa em que estão as hastes de travamento, secção esta localizada radialmente fora da posição das extremidades soldadas das hastes aquando do posicionamento em posição de travamento, e quando a panela se encontra pressurizada a placa da tampa sobe, sendo pressionada na direção das pernas dos segmentos anelares nos quais as hastes de travamento estão soldadas, até o ponto em que as pernas dos segmentos anelares o permitam, de modo que a secção radialmente ascendente para o exterior forme um limitador para as extremidades das hastes, impedindo assim um movimento das hastes e dos segmentos anelares soldados as elas radialmente para fora, e com isto um desbloqueio da tampa.
[0013] Para segurar o anel de vedação da boca do recipiente, a placa da tampa pode também ter uma borda recurvada em U onde se prende o anel de vedação. A tampa é construída de modo que a borda dobrada da placa da tampa repousa sobre a borda do recipiente tampado, estando a panela despressurizada. O anel de vedação tem uma secção 7 radial que fica presa na borda recurvada da placa da tampa. Além disso, um anel de vedação adequado pode ter uma secção ligeiramente inclinada para fora seção que forma um lábio de vedação.
[0014] 0 manipulo pode ser movido na direcção axial para erguer a tampa, e ao girar o manipulo ou elemento rotativo, uma vez colocada a tampa sobre a panela, acciona-se um disco manivela que permite mover as hastes de travamento na direcção radial para aproximar os segmentos anelares e assim travar a tampa, ou então as hastes de travamento são movidas radialmente para fora, para fazer com que segmentos anelares soltem a borda da panela, permitindo assim a retirada da tampa.
[0015] A válvula de despressurização tem, de preferência, um alojamento fixado ao elemento rotativo. O corpo da válvula é previsto como uma peça móvel para abrir e fechar a mesma, e pode ser movido, dentro do alojamento, por meio do dispositivo de accionamento, na direcção da orifício de saída ou no sentido oposto. Em uma realização melhorada da invenção também está previsto vedar o alojamento e o corpo da válvula entre si por meio de um diafragma.
[0016] Para criar um dispositivo de alívio de pressão, é particularmente vantajoso que o corpo da válvula seja vedado na sede montada na placa da tampa, com pré-carga da mola. Assim, as duas funções de uma válvula operada manualmente para drenar o excesso de pressão após o cozimento e de válvula de segurança unem-se, em simultâneo, à função adicional de dispositivo de bloqueio para impedir um desbloqueio da tampa por ação da pressão. Além disso, é 8 possível prever uma cavidade no corpo da válvula em que se aloje um dispositivo indicador de pressão. Tal dispositivo pode ser especialmente um pino ou êmbolo accionado pela pressão do vapor da panela através de um membrana localizada dentro da válvula. Uma vez formada uma pressão suficiente, o pino ou êmbolo é ejetado da válvula, ficando visível. Em uma forma preferida da invenção está prevista uma membrana que veda a abertura de despressurização contra a cavidade e um êmbolo com mola e pino indicador, cuja posição em relação ao corpo da válvula mostra a pressão do recipiente. Com isso, o cozinheiro, por exemplo, pode ver se há pressão suficiente e se a panela pode ser retirada do fogão ou o calor da chapa ou da chama pode ser reduzido. Com este melhoramento, acrescenta-se ainda outra função à válvula de acordo com a invenção, nomeadamente a de um indicador que mostra se panela está sob pressão.
[0017] Para accionar a válvula de despressurização está prevista, numa forma melhorada da invenção, uma alavanca vaivém como dispositivo de accionamento balancim fornecido como um controle e armazenado no corpo da válvula. Nesta forma de realização da invenção, o dispositivo indicador de pressão pode ser projetado de modo que a cabeça do pino indicador fique visível para fora da alavanca vaivém quando a panela estiver sob pressão.
[0018] Especialmente na preparação de alimentos colocam-se importantes requisitos de higiene e facilidade de limpeza. Por isso, é muito vantajoso que as peças do mecanismo de fecho sejam bem acessíveis. Em particular, é favorável que o dispositivo de fecho possa ser retirado e lavado 9 separadamente. Especialmente na orifício de saída da tampa podem-se acumular resíduos de alimentos. Na disposição de acordo com a invenção tem-se uma vantagem particular pelo facto de a válvula vir montada no elemento rotativo do dispositivo de fecho e sair junto quando se tira o elemento rotativo.
[0019] Para facilitar a limpeza, num melhoramento da invenção o elemento rotativo do dispositivo de fecho é ligado a uma conexão com a placa da tampa, disposta de forma separável junto do eixo do elemento rotativo. Ao separar esta ligação, é possível retirar o elemento rotativo, juntamente com a válvula de despressurização, ou mesmo com todo o dispositivo de fecho, incluindo a válvula. Em particular, a conexão pode ser do tipo que se consegue soltar manualmente, sem ferramenta. É possível prever, entre outras coisas, uma conexão roscada com um parafuso que se possa soltar manualmente, sem chave, peças de encaixe presas com um contrapino ou ainda peças que se possam soltar por meio de um mecanismo de alavanca.
[0020] Particularmente preferida é uma fixação do dispositivo de fecho na placa da tampa, colocado de maneira acêntrica em relação ao eixo de rotação. Neste aspecto, é especialmente apropriado que o dispositivo de fecho seja fixado junto da orifício de saída da placa da tampa. Para tal, em outro melhoramento da invenção, está previsto que o dispositivo de fecho seja ligado à placa da tampa junto da sede da válvula, e que, ao soltar um elemento de fixação na orifício de saída, de preferência uma porca localizada na sede da válvula, todo o dispositivo de fecho, inclusive a 10 sede da válvula, possa ser retirado da placa da tampa. É vantajoso, especialmente, que esse elemento de fixação sozinho realize a fixação do dispositivo de fecho na placa da tampa. A forma da invenção descrita acima pode ser realizada de maneira simples, especialmente dotando o dispositivo de fecho de um elemento de suporte próprio, fixado na placa da tampa, a prender o elemento rotativo de forma que este possa girar e ser removido da placa da tampa ao se soltar o elemento de ligação. De preferência, nesse elemento de suporte vai fixada também a sede da válvula. As formas de realização acima descritas, com fixação acêntrica do dispositivo de fecho, oferecem a vantagem de ser possível separar o dispositivo de fecho da placa da tampa, juntamente com a sede da válvula, ao soltar uma única conexão, possibilitando uma fácil limpeza da abertura para a sede da válvula na placa da tampa.
[0021] Por razões também de facilidade de limpeza das peças da panela, há também a vantagem de ser possível soltar a válvula de despressurização do elemento rotativo sem ferramentas extras. Para tal, é de preferir que a válvula de despressurização seja aparafusada no elemento rotativo ou numa peça ligada a este, que gire junto.
[0022] Descreve-se a seguir um exemplo de realização da invenção, com referência aos desenhos. Os desenhos mostram: A figura 1 mostra um corte através de peças da panela e da tampa. 11 A figura 2 é um corte longitudinal através de uma válvula de despressurização.
As figuras 3 a 7 mostram peças individuais da válvula, nomeadamente: a figura 3 um êmbolo com pino indicador, a figura 4 um diafragma, a figura 5 o corpo de uma válvula, a figura 6 um alojamento de válvula, a figura 7 um fole de vedação. A figura 8 é uma vista da secção transversal da panela com a tampa posta e travada e a válvula de despressurização aberta. A figura 9 mostra uma vista da secção transversal da panela com a tampa colocada e bloqueado, e a válvula de despressurização fechada. A figura 10 mostra o dispositivo de fecho retirado.
[0023] Tomando por referência a figura 1: A panela de pressão compreende um vaso ou recipiente 1, uma tampa 2, um dispositivo de fecho 3 e uma válvula 4, mostrada na ampliação da figura 2. O vaso ou recipiente 1 tem uma abertura 10 e, a partir desta, uma borda curva 11 que se prolonga radialmente para fora, também denominada borda 12 vertedora. A tampa 2 tem uma única placa de cobertura 20 com uma área central 21, uma área anelar inclinada 22, uma área de recesso 23, uma área de borda radial 24 e uma borda curvada 25. Dentro da borda curvada 25 da tampa, prende-se uma junta de vedação 26 com o seu braço radial exterior, sendo que o braço axial, levemente inclinado para fora, forma um lábio de vedação.
[0024] O dispositivo de fecho 3 compreende um manipulo rotativo 30 como um elemento rotativo dotada de um disco manivela 31, um grupo (de preferência três) pinos de apoio 32, localizados junto do disco manivela, o mesmo número de hastes de travamento 33, e o mesmo número de segmentos anelares 34. Cada haste de travamento 33 compreende uma cabeça, através da qual se articula ao seu pino de apoio 32, e um pé em que está soldado um elemento anelar 34. As hastes de travamento 33 se estendem tangencialmente ao disco manivela 31. O manipulo rotativo 30 abrange a área central 21 da tampa e inclui uma alça 35 e a base da alça 36. O disco manivela 31 fica embutido no material da base da alça 36. Um pino central de apoio 27 fixado à placa da tampa 20, por exemplo, por meio de solda, serve de pivô para o manipulo 30. O pino de apoio 27 tem uma ranhura circular 28 para encaixe de um anel de retenção 29, com o qual o disco manivela 21 e, juntamente com este, o manipulo 30, é articulado ao pino central de apoio 27, podendo girar à volta deste. O furo na base alça 36 para receber a cabeça do pino de apoio 27 é fechado por uma capa de proteção (não mostrada).
[0025] A figura 2 mostra um corte longitudinal através da válvula de despressurização 4 montada numa orificio de 13 saída 5 da tampa 2. A válvula de 4 compreende um corpo de válvula 40 que vai num alojamento 41 e é pressionado por uma mola da válvula 42 contra uma vedação 48 da sede da válvula 45 perto da abertura de saída 5. A folga entre o corpo da válvula e o seu alojamento é vedada por uma membrana em forma de anel ou por um fole 43. Esse fole é representado mais exactamente na figura 7. Tem duas bordas engrossadas 430, 431 para a retenção nos recessos correspondentes no alojamento da válvula 41 e no corpo de válvula 40. Para facilitar a mobilidade das bordas 430, 431, a parede 432 do fole 43 é dobrada em "U".
[0026] O corpo da válvula 40 e alojamento da válvula 41 estão representados mais exactamente nas figuras 5 e 6, respectivamente. Ambas as peças possuem reentrâncias circulares 400 ou 410 em que se inserem as bordas espessadas 430, 431 do fole 43 para prendê-lo.
[0027] A rosca 44 do alojamento da válvula serve para aparafusar a válvula em um furo (não mostrado) da base da alça 36. O ponto de alojamento da válvula 4 corresponde aproximadamente a uma posição radial do pino de apoio 32 da figura 1, mas girado em 60° em relação ao ponto 32 em torno do eixo do dispositivo 6, isto é, num plano de corte radial através do eixo do aparelho 6, que difere em 60° do plano de corte ilustrado na figura 1. Este plano de corte é mostrado na figura 2.
[0028] O corpo de válvula 40 tem, ainda, uma cavidade 46 em que é colocado um dispositivo indicador de pressão 50. A dispositivo indicador de pressão inclui um êmbolo 51 com pino sinalizador 52 e um colarinho 53 para servir de guia 14 na cavidade 46 e abrigar uma mola para medir pressão 54 que se apoia num colar do corpo da válvula 40. Veda-se a cavidade 4 6 contra o vapor da panela com uma membrana 56 que se encontra sobre uma abertura de saida, ilustrada mais exactamente na figura 4. A membrana é construída em forma de chapéu e tem um rebordo curvado em forma de "U" 561 com uma borda anelar grossa 560 para a segurar. A membrana 56 veste o êmbolo 51 e a parte inferior 562 dela encosta-se na extremidade do êmbolo 51. A borda engrossada 560 da membrana 56 segura na reentrância interior 402 do corpo de válvula 40 mostrado na figura 5.
[0029] A alavanca vaivém 55 é ligada, de forma giratória, com o alojamento da válvula 41. Ao accionar a alavanca 55, o corpo da válvula 4 0 move-se para cima e para baixo em relação ao alojamento da válvula. Na ilustração da figura 2 a alavanca vaivém está representada na posição abaixada. Nessa posição, o corpo da válvula 40 é pressionado para baixo contra a sede da válvula 45 que rodeia a abertura de saída 5, ou melhor, contra a junta de vedação 48 da sede da válvula, causando o fechamento desta. A alavanca vaivém 55 cobre a cabeça 58 do indicador 52 quando a panela está sem pressão.
[0030] Para operar a panela procede-se da seguinte maneira:
Para colocar a tampa 2 na panela 1, gira-se o manipulo 30 de modo que as hastes de travamento 33 se estendam radialmente e os segmentos anelares 34 sejam empurrados radialmente para fora até ao ponto em que a extremidade interior deles ultrapasse, na direcção axial, a extremidade 15 exterior da borda 11, e a borda 25 fique bem apoiada sobre a borda 11. Em seguida, com outro giro do manipulo 30, as hastes de travamento 33 recuam e os segmentos anelares 34 alcançam a posição representada na figura 1. Ao fazer isso, o lábio da junta de vedação 26 encosta no contorno interior da panela 1. Em seguida, quando se aquece a panela contendo uma porção de água, o conteúdo da panela desenvolve vapor de água, causando um aumento da pressão no interior da panela. O aumento da pressão faz com que o lábio da junta de vedação 26 seja pressionado cada vez mais fortemente contra a parede da panela, deixando-a bem tapada, mesmo quando a tampa 2 se ergue um pouco até que o braço inferior dos respectivos segmentos anelares 34 encoste ao lado inferior da borda 11. A pressão aumentada impacta no êmbolo 51 do indicador de pressão 50, ao actuar contra a mola 54 do medidor de pressão, de modo que à medida que a ponta 58 do pino indicador 52 vai-se erguendo para além do perfil da alavanca 55 tem-se também a medida da pressão interior da panela.
[0031] Caso a pressão no interior da panela se torne excessiva, a válvula 4 actua, isto é, a força da pressão na secção transversal 47 da válvula vence a força da mola 42, o corpo da válvula 40 se ergue e a pressão excessiva se dissipa através do furo entre o lado inferior do corpo da válvula 40 e o lado superior da sede da válvula 45.
[0032] Quando se quer abrir a panela , primeiro solta-se o vapor, girando o manipulo 30 da sua posição de fechamento (figura 1) para a posição de abertura. Ao fazer isso, a extremidade inferior do corpo da válvula 40 desliza por 16 sobre a sede 45 e libera a abertura 5 pelo menos parcialmente, de modo que o vapor possa escapar livremente da panela e através de vãos entre a base da alça 36 e a área central 21 da tampa 2. Isto provoca a despressurização, fazendo com que o aperto do lábio da junta de vedação 26 diminua até ao ponto em que se torna possivel tirar a tampa 2 da panela 1 sem perigo [0033] A seguir, são descritos, com o auxilio das figuras 8 e 9, os dispositivos de segurança de acordo com a invenção para evitar a abertura acidental da panela em estado pressurizado. A figura 8 mostra um corte transversal da tampa 2 colocada na panela 1, com a válvula 4 aberta. A figura 9 mostra o mesmo corte transversal, mas com a válvula fechada. A válvula 4 serve também, de acordo com a invenção, especialmente como dispositivo de segurança para impedir um desbloqueio acidental do dispositivo de fechamento da tampa 2 da panela.
[0034] Em ambas as figuras, a tampa está representada na posição travada com a panela 1 pela borda 11, com o auxílio dos segmentos anelares 34. O mecanismo de travamento da válvula baseia-se no facto de o corpo de válvula 40, como peça móvel da válvula 4, estando esta na posição fechada, conforme se mostra na figura 9, impedir tanto um accionamento do dispositivo de fecho como uma rotação do manipulo 30. Para tal, a válvula 4 é montada sobre o manipulo 30 e gira junto com este.. Está prevista também uma cavidade localizada na placa da tampa 20 para abrigar orifício de saída 5, juntamente com a sede da válvula 45. A 17 junta de vedaçao da sede da válvula tem aqui tem uma forma um pouco diferente do exemplo mostrado na figura 2.
[0035] A cavidade do exemplo mostrado nas figuras 8 e 9 é formada por uma abertura 61 em uma peça moldada em plástico 60 colocada sobre a placa da tampa 20 e fixada a esta, com a abertura de saida disposto dentro da abertura 61. A peça moldada em plástico é unida fixamente à placa de cobertura, diferentemente do manipulo 30. Com a válvula na posição aberta, como mostra a figura 8, o corpo de válvula se posiciona acima da peça em plástico moldado 60, ou seja, acima da abertura 61. Nesta posição, a rotação do manipulo não fica impedida.
[0036] Por outro lado, conforme se mostra na figura 9, quando a válvula 4 está fechada, o corpo da válvula 40 é pressionado sobre a sede 45, localizada acima da abertura 61 e abaixo da borda superior desta. Assim, o corpo da válvula penetra na cavidade formada pela abertura do 61. Nesta posição, não só a panela fica vedada, de modo a formar pressão ao cozinhar, como também impossibilita-se ainda uma rotação do manipulo 30, já que ao girar o manipulo 30 a válvula 4 é movida ao longo do plano da placa da tampa 20 e o corpo da válvula bate lateralmente na parede da abertura do 61 dentro da peça em plástico moldado 60. Em outras palavras, de modo geral, está prevista uma válvula que, instalada sobre o elemento rotativo do dispositivo de fecho, podendo girar junto com este, trava por engate com a placa da tampa ou uma peça fixada a esta de modo não rotacionável quando a válvula de despressurização estiver na posição fechada. 18 [0037] Graças a este mecanismo de travamento, a tampa só pode ser aberta quando se abrir a válvula de despressurização 4. Mas ao abrir, a pressão na panela se dissipa inevitavelmente. Com isto, não é possível abrir a tampa perigosamente enquanto a panela estiver pressurizada.
[0038] Para ainda maior segurança de operação, está previsto mais um outro mecanismo de travamento, que será explicado a seguir, também com a ajuda das figuras 8 e 9. Este mecanismo baseia-se no facto de que, em estado pressurizado, a tampa 20 se eleva um pouco, de tal modo que as hastes de travamento 33 que vão na placa da tampa 20 são pressionadas contra esta. Também está previsto um limitador de curso, na placa da tampa 20, para impedir que, estando a panela pressurizada, as hastes de travamento 33 vão na direcção radial, para a posição de desbloqueio, e, com a panela despressurizada, permitir o movimento delas para além do limitador.
[0039] Especificamente, como se vê pelas figuras 8 e 9, as hastes de travamento 33 estão soldadas pelo lado de dentro, na secção transversal em U, aos segmentos anelares 34, concretamente, aos braços 340 superiores dos segmentos anelares 34, de modo que cada uma das extremidades das hastes 330 forme, pelo lado de dentro dos segmentos anelares, uma aresta 331. No lado superior da placa da tampa 20, onde vão as hastes de travamento 33, forma-se uma secção 200, ascendente radialmente para fora, disposto radialmente fora da posição das extremidades das hastes 19 soldadas 330 aquando do posicionamento em estado de travamento, isto é, na posição ilustrada nas figuras 8 e 9.
[0040] Na condição de pressurização da panela, a placa de tampa 20 levanta-se um pouco por força da pressão de vapor, enquanto o anel de vedação 26 pressiona o espaço intermédio entre a placa da tampa 20 e a borda da panela. Essa elevação inicial da tampa é causado pela pressão do vapor e ocorre até que os braços 340, 341 dos segmentos anelares 34 juntem e apertem a placa da tampa 20 e a borda da panela 11. A elevação da placa da tampa 20 faz com que as hastes de travamento 33 sejam pressionadas contra a placa da tampa 20 e, consequentemente, a placa da tampa 20 seja pressionada na direcção dos braços 340 dos segmentos anelares 34 aos quais as hastes de travamento 33 estão unidas por solda, de modo que a secção ascendente radialmente para fora 200 passa a formar um limitador do curso das extremidades das hastes 330, impedindo que as hastes 33 e os segmentos anelares se movimentem radialmente para fora. Desta forma previne-se também um desbloqueio acidental ou inadmissível da panela sob pressão elevada.
[0041] Por outro lado, quando o recipiente estiver sem pressão, as extremidades 330 das hastes de travamento 33 não são mais pressionadas contra a placa da tampa 20, fazendo com que as quinas 331 nas extremidades das hastes de travamento 33 possam deslizar facilmente por sobre a secção ascendente radialmente para fora 200. Assim, no estado sem pressão, é fácil girar o manipulo e destravar a tampa. O mecanismo de segurança acima descrito é semelhante, quanto ao seu funcionamento, ao descrito na 20 patente DE 202 01 624 Ul. No entanto, as peças acima descritas são essencialmente mais fáceis de fabricar. Ao invés de uma formação complicada da placa de tampa e mais outra tampa, forma-se simplesmente uma quina limitadora mediante soldadura das hastes de travamento.
[0042] Além disso, o dispositivo de fecho 3 é fixado na placa da tampa 20 de forma a poder ser girado e tirado manualmente da tampa 20, sem o auxilio de ferramenta. Desta forma, a abertura de saida 5 e outras superfícies de acesso pouco fácil quando fixadas, como, por exemplo, aquelas voltadas para a placa da tampa 20, pode ser limpas com facilidade.
[0043] Em particular, está prevista uma fixação do dispositivo de fecho na abertura de saída 5, isto é, na sede da 45, com um posicionamento acêntrico em relação ao eixo de rotação do manipulo. A peça em plástico moldado 60 é parte integrante do dispositivo de fecho 3 e serve de elemento de apoio para o elemento rotativo em forma de manipulo 30 com disco manivela, bem como para a sede da válvula 45. A sede da válvula 45 é unida fixamente à peça em plástico moldado 60. Para tal, utiliza-se, de preferência, uma sede de válvula em metal, prensada dentro da peça em plástico moldado 60. Quando o dispositivo de fecho está fixado na placa da tampa, a sede da válvula está inserida em uma abertura 201 da placa da tampa 20 e aparece no lado interior desta com uma secção de rosca 451. Como elemento de fixação para conectar a peça em plástico moldado 60 e, com esta, todo o dispositivo de fecho, à placa da tampa, está prevista uma porca 450 que é 21 aparafusada à parte roscada 451 da sede da válvula 45 que sobressai do lado interior da placa da tampa 20, de modo que a peça de plástico moldado 60, unida fixamente à sede da válvula 45, não possa ser retirada da tampa 20.
[0044] O manipulo 30 apoiado de forma giratória sobre um eixo 72 unido à peça em plástico moldado 60. O eixo 71, por sua vez, pode ser centrado por meio de um pino localizado na placa da tampa 20. Este pino, que é, por exemplo, soldado à placa da tampa, é opcional, como no caso em que se obtém uma centralização da peça de plástico moldado 60 graças ao desenho da placa da tampa , conforme se vê no exemplo das figuras 8 e 9. Para este efeito, a placa da tampa 20 é desenhada com uma cavidade 202 do lado superior, ou lado exterior, cavidade essa cuja forma é adaptada à forma da peça em plástico moldado 60.
[0045] Embora os pinos 70 também e a cavidade 202 actuem como elementos de fixação, fazem-no apenas para a fixação na direcção lateral. É evidente que o dispositivo de fecho completo, incluindo a peça em plástico moldado 60, sede da válvula 45, manipulo 30, hastes de travamento 33 e segmentos anelares 34, como unidade conexa, pode ser removido da placa da tampa 20, simplesmente soltando e tirando a porca 450 da sede da válvula 45. A figura 10 mostra a placa da tampa 20 e o dispositivo de fecho 3 desmontados. Para poder empurrar os segmentos anelares 34 por sobre a borda da placa da tampa, depois de desapertar e retirar a porca 450 da sede da válvula 45, coloca-se o manipulo 30 do dispositivo de fecho 3 na posição destravada, fazendo com que os braços 341 se movam radialmente para fora, até que as pontas destes sobrepassem 22 a borda da placa da tampa 20 com a junta de vedação 26 presa. Para poder mudar o manipulo 30 para a posição destravada, coloca-se ainda a válvula 4 na posição aberta, isto é, afasta-se o corpo da válvula 40 da sede da válvula 45, accionando a alavanca 55, pois caso contrário o mecanismo de segurança, com o corpo da válvula 40 engatado na cavidade localizada na peça em plástico moldado 60, impede o desbloqueio, isto é, não permite girar o manipulo 30. Por isso, a válvula 4 e a alavanca vaivém 55 são mostradas na figura 10 também na posição aberta, analogamente à posição mostrada na figura 8.
[0046] A pessoa competente na matéria perceberá que a invenção não se limita aos exemplos de realização acima descritos, mas sim que pode ser variada de múltiplas formas.
Lisboa, 7/09/2010

Claims (15)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Panela de pressão, compreendendo um recipiente (1) com uma abertura de recipiente (10), uma tampa (2), compreedendo uma placa da tampa (20) com uma abertura de saida e um dispositivo de fecho (3) accionável manualmente, com um elemento rotativo fixado à placa da tampa (20), o recipiente podendo (1) encaixar-se na tampa (2) posta para o travamento por rotação do elemento rotativo, caracterizado pelo facto de a tampa ter um válvula de despressurização (4) que é fixada sobre o elemento rotativo de modo que a válvula de saida gire junto quando o elemento rotativo girar, a válvula de saída sendo dotada de um dispositivo de accionamento com o qual uma parte da válvula (4) pode ser deslocada para efectuar a abertura ou fechamento da válvula, e a parte da válvula (4) podendo ser comprimida de maneira estanque sobre a abertura de saída por meio do dispositivo de accionamento para o fechamento da válvula (4), impedindo ou pelo menos dificultando, assim, simultaneamente um movimento de rotação do elemento rotativo, e podendo ser afastado para efectuar a abertura, de modo que o vapor possa escapar da panela, tornando possível um movimento de rotação do elemento rotativo para o desbloqueio da tampa.
2. Panela de pressão de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de a orifício de saída estar disposta dentro de uma cavidade, a parte 2 móvel da válvula (4) podendo afundar na cavidade para fechar a válvula.
3. Panela de pressão de acordo com um das reivindicações precedentes, o recipiente (1) compreendendo, na abertura de recipiente (10), uma borda vertedora curvada (11), o dispositivo de fecho (3) compreendendo pelo menos um, de preferência, vários segmentos anelares (34) que têm, no sentido radial da tampa, uma forma de secção em U, com braços voltadas radialmente para dentro, e os segmentos anelares (34) podendo ser deslocados por meio do elemento rotativo do dispositivo de fecho, de tal modo que abracem a borda vertedora (11) numa posição de travamento.
4. Panela de pressão de acordo com a reivindicação precedente, o segmento anelar ou os segmentos anelares (34) podendo ser deslocados no sentido radial da tampa (2) mediante rotação do elemento rotativo, e movidos radialmente para dentro, de tal modo que, na posição movida radialmente para dentro, abracem a borda vertedora, travando assim a tampa (2) no recipiente (D ·
5. Panela de pressão de acordo com um das reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de o dispositivo de fecho compreender hastes de travamento (33) que são adaptados, de preferência, à forma do lado superior da placa da tampa (20) e guiadas ao longo desta, o elemento rotativo sendo dotado de um disco manivela (31) apoiado em um pinos de apoio central (27) e uma 3 série de outros pinos de apoio (32) montados sobre o disco manivela (31), aos quais as hastes de travamento (33) são articuladas.
6. Panela de pressão de acordo com qualquer uma das duas reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de o dispositivo de fecho (3) incluir segmentos anelares (34) com secção transversal em forma de U que, vista em corte na direcção radial da tampa, apresentam braços voltados radialmente para dentro, os segmentos anelares (34) podendo ser movidos na direcção radial por meio do elemento rotativo e das hastes de travamento a ele articuladas, de tal forma que, numa posição de travamento, quando movidos radialmente para dentro, abracem a borda (11) da panela, e sendo cada uma das hastes de travamento soldadas, por dentro da secção transversal em forma de U, aos respectivos braços, de modo que as extremidades das hastes, dentro da forma em u do segmento anelar, formem uma quina, estando prevista uma secção radialmente ascendente para o lado de fora, montada sobre o lado superior, isto é, exterior, da placa da tampa em que estão as hastes de travamento, secção esta localizada radialmente fora da posição das extremidades soldadas das hastes quando do posicionamento em posição de travamento, e quando a panela se encontra pressurizada a placa da tampa se eleva um pouco, sendo pressionada na direção das pernas dos segmentos anelares aos quais as hastes de travamento estão soldadas, até o ponto em que as pernas dos segmentos anelares o permitam, de modo que 4 a secção radialmente ascendente para o exterior forme um limitador para as extremidades das hastes, impedindo assim um movimento das hastes e dos segmentos anelares soldados as elas radialmente para fora, e com isto um desbloqueio da tampa.
7. Panela de pressão de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de a placa da tampa possuir uma borda recurvada em U destinada a prender um anel de vedação (26) para tapar a abertura de recipiente.
8. Panela de pressão de acordo com qualquer uma das duas reivindicações anteriores, caracterizada pelo facto de o anel de vedação (26) ter uma secção radial presa à borda recurvada (25) da tampa (2) e uma secção axial ligeiramente inclinada para fora, formando um lábio de vedação.
9. Panela de pressão de acordo com um das reivindicações precedentes, com as seguintes características da válvula de despressurização: um alojamento da válvula (41) para fixação ao elemento rotativo; um corpo da válvula (40) como peça móvel para abrir e fechar a válvula, podendo ser movido, dentro do alojamento (41) na direcção da abertura de saida (5) ou no sentido oposto, vedando a panela com pré-carga 5 de mola (42) por meio de uma sede da válvula (4 5) localizada na placa da tampa.
10. Panela de pressão de acordo com a reivindicação precedente, caracterizada pelo facto de o dispositivo indicador de pressão (50) possuir uma membrana que tapa a abertura de saida (5) contra a cavidade (46) e um êmbolo (51) com pré-carga de mola dotado de um pino sinalizador (52) cuja posição em relação ao corpo da válvula (40) acusa a pressão do recipiente.
11. Panela de pressão de acordo com a reivindicação precedente, caracterizada pelo facto de prever uma alavanca vaivém (55) como dispositivo de accionamento apoiado sobre a alojamento da válvula (41) e de a cabeça (58) do pino sinalizador (52) despontar para fora da alavanca vaivém (55) quando a panela (1) estiver sob pressão.
12. Panela de pressão de acordo com um das reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de o dispositivo de fecho estar unido à placa da tampa junto da sede da válvula, e de o dispositivo de fecho (3) completo, inclusive a sede da válvula, poder ser retirado da placa da tampa ao desapertar um elemento de fixação localizado na abertura de saida, de preferência uma porca colocada na sede da válvula.
13. Panela de pressão de acordo com a reivindicação precedente, caracterizada pelo facto de o dispositivo de fecho possuir um elemento de apoio sobre o qual se 6 fixa o elemento rotativo, podendo ser girado, elemento de apoio este que se pode desapertar e tirar da placa da tampa (20) ao soltar-se o elemento de conexão.
14. Panela de pressão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-13, caracterizada pelo facto de o elemento rotativo do dispositivo de fecho estar unido à placa da tampa por meio de uma conexão que se pode soltar localizada no eixo de rotação do elemento rotativo, podendo-se retirar o elemento rotativo, de preferência o dispositivo de fecho completo, inclusive válvula de despressurização.
15. Tampa de panela de pressão, em particular com as características da tampa da panela de pressão de acordo com pelo menos uma das reivindicações precedentes, a tampa (2) compreendendo uma placa de tampa (20) com uma abertura de saída e um dispositivo de fecho (3) accionável manualmente com um elemento rotativo fixado, de forma que possa ser girado, à placa da tampa (20), um recipiente (1) podendo ser travado por encaixe na tampa (2) posta, mediante rotação do elemento rotativo, a tampa apresentando uma válvula de despressurização (4) que é ligada ao elemento rotativo de forma que, quando se gira este, a válvula de despressurização (4) gira junto, a válvula de despressurização tendo um dispositivo de accionamento com o qual uma parte da válvula pode ser movida para abrir ou fechar a válvula, esta parte da válvula podendo ser pressionada, com o auxílio do dispositivo de accionamento, contra a abertura de 7 saída, para a fechar de forma estanque, ao mesmo tempo impedindo ou pelo menos dificultando um movimento de rotação do elemento rotativo e, para a abrir, ser afastada da abertura de saída, para que o vapor possa sair da panela, permitindo um movimento de rotação do elemento rotativo para efeito de desbloquear a tampa. Lisboa, 7/09/2010
PT08001766T 2007-03-09 2008-01-31 Panela de pressão PT2000061E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE202007003676U DE202007003676U1 (de) 2007-03-09 2007-03-09 Überdruck-Kochtopf

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2000061E true PT2000061E (pt) 2010-09-14

Family

ID=39646394

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT08001766T PT2000061E (pt) 2007-03-09 2008-01-31 Panela de pressão

Country Status (11)

Country Link
EP (1) EP2000061B1 (pt)
AT (1) ATE470382T1 (pt)
CY (1) CY1111028T1 (pt)
DE (2) DE202007003676U1 (pt)
DK (1) DK2000061T3 (pt)
ES (1) ES2347299T3 (pt)
HR (1) HRP20100493T1 (pt)
PL (1) PL2000061T3 (pt)
PT (1) PT2000061E (pt)
RS (1) RS51604B (pt)
SI (1) SI2000061T1 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2947441B1 (fr) * 2009-07-03 2011-06-24 Seb Sa Autocuiseur avec soupape anti-emulsion
DE202009015975U1 (de) 2009-11-17 2010-03-11 Hidde, Axel R., Dr. Gargefäss mit Deckelmodul und Topfmodul
DE102011079597A1 (de) * 2011-07-21 2013-01-24 Gero Vertriebs-Gmbh Niederdruckkochtopf
DE102011120417A1 (de) * 2011-12-08 2013-06-13 Silag Handel Ag Deckel für einen Schnellkochtopf
CN107348837A (zh) * 2016-05-09 2017-11-17 佛山市顺德区美的电热电器制造有限公司 一种电饭煲蒸汽阀开盖结构以及电饭煲
DE102018000463A1 (de) * 2018-01-22 2019-07-25 Silag Handel Ag Deckel für einen Hybrid-Schnellkochtopf
CN110652172A (zh) * 2018-06-29 2020-01-07 浙江绍兴苏泊尔生活电器有限公司 烹饪器具及其锅盖
CN110870683A (zh) * 2018-08-31 2020-03-10 浙江绍兴苏泊尔生活电器有限公司 烹饪器具
CN114343421A (zh) * 2020-10-14 2022-04-15 杭州九阳小家电有限公司 一种烹饪器具
CN114365940A (zh) * 2020-10-14 2022-04-19 杭州九阳小家电有限公司 一种烹饪器具
CN114343420A (zh) * 2020-10-14 2022-04-15 杭州九阳小家电有限公司 一种烹饪器具
CN114847771B (zh) * 2022-06-16 2023-09-12 德奥通用航空股份有限公司 一种锅盖锁扣机构及微压空气炸锅

Family Cites Families (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE20201624U1 (de) 2002-02-01 2003-06-18 Synkrona Ag Stans Schließvorrichtung für einen Behälter

Also Published As

Publication number Publication date
RS51604B (en) 2011-08-31
PL2000061T3 (pl) 2011-06-30
EP2000061A1 (de) 2008-12-10
DK2000061T3 (da) 2010-09-27
DE502008000763D1 (de) 2010-07-22
SI2000061T1 (sl) 2010-10-29
EP2000061B1 (de) 2010-06-09
DE202007003676U1 (de) 2008-07-24
CY1111028T1 (el) 2015-06-11
HRP20100493T1 (hr) 2010-10-31
ES2347299T3 (es) 2010-10-27
ATE470382T1 (de) 2010-06-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2000061E (pt) Panela de pressão
ES2622183T3 (es) Tapa para una olla a presión así como olla a presión con una tapa
ES2296230T3 (es) Recipiente de cocinar.
KR102313702B1 (ko) 덮개 개구부를 구비한 압력 조리용기
ES2213384T3 (es) Dispositivo de bloqueo/desbloqueo de un aparato de coccion a presion con cierre de bayonetas.
ES2274406T3 (es) Aparato de cocion a presion que comprende un medio de apertura segura.
ES2560016T3 (es) Olla de cocción a baja presión
ES2353787T3 (es) Olla a presión dotada de un elemento de prensión fijado al recipiente.
KR0181712B1 (ko) 조리용기
ES2402085T3 (es) Recipiente a presión para vapor con dispositivo de seguridad
JP5864717B2 (ja) 容器クロージャー
ES2302164T3 (es) Olla de coccion rapida.
BR102017007132A2 (pt) Pressure cooker with improved safety
US6494337B1 (en) Lid for pressure cooking receptacle
PT98698A (pt) Recipiente de cozinha
CN101357040A (zh) 具有挡板的压力锅
ES2253362T3 (es) Olla a presion de vapor.
BR112020006417B1 (pt) Aparelho de cozimento de alimentos à pressão e tampa para alimentos à pressão
FI60966B (fi) Aongtryckkokapparat
KR100851059B1 (ko) 용기용 밀폐 장치
BR112012000988B1 (pt) dispositivo portátil aperfeiçoado de distribuição de bebidas para uso coletivo
KR101462838B1 (ko) 진공 가능한 조리용기 뚜껑
KR101165816B1 (ko) 조리용기
BR102015002890A2 (pt) Panela de pressão com porta de inspeção com meios para reter a tampa.
TWM566039U (zh) 壓力鍋蓋