PT1925768E - Ferragem de canto de uma parte móvel com um calço móvel de fixação e uma parte móvel equipada com tal ferragem de canto - Google Patents

Ferragem de canto de uma parte móvel com um calço móvel de fixação e uma parte móvel equipada com tal ferragem de canto Download PDF

Info

Publication number
PT1925768E
PT1925768E PT07119526T PT07119526T PT1925768E PT 1925768 E PT1925768 E PT 1925768E PT 07119526 T PT07119526 T PT 07119526T PT 07119526 T PT07119526 T PT 07119526T PT 1925768 E PT1925768 E PT 1925768E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
movable
corner
movable part
mounting plate
shim
Prior art date
Application number
PT07119526T
Other languages
English (en)
Inventor
Cyril Berton
Guillaume Ferris
Original Assignee
Sotralu
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sotralu filed Critical Sotralu
Publication of PT1925768E publication Critical patent/PT1925768E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05CBOLTS OR FASTENING DEVICES FOR WINGS, SPECIALLY FOR DOORS OR WINDOWS
    • E05C9/00Arrangements of simultaneously actuated bolts or other securing devices at well-separated positions on the same wing
    • E05C9/004Faceplates ; Fixing the faceplates to the wing

Description

Descrição
FERRAGEM DE CANTO DE UMA PARTE MÓVEL COM UM CALÇO MÓVEL DE FIXAÇÃO E UMA PARTE MÓVEL EQUIPADA COM TAL FERRAGEM DE CANTO A invenção diz respeito a uma ferragem de canto de uma parte móvel, nomeadamente de uma parte móvel deslizante, de uma porta, janela ou equivalente e uma parte móvel equipada com tal ferragem de canto.
No documento DE 3001025 Al é descrita uma ferragem de canto destinada a ser montada numa parte móvel do género supracitado no preâmbulo da reivindicação 1.
As partes móveis, tais como as partes móveis deslizantes, compreendem em geral um quadro formado por perfilados ocos e que são em geral equipados por ferragens, nomeadamente por uma ferragem de bloqueio. Uma tal ferragem é encastrada e fixa num orificio de montagem alongado instalado numa parede frontal da parte móvel ou no canto da parte móvel.
As ferragens fixas no canto da parte móvel são chamadas de ferragens de canto. A presente invenção diz respeito a uma tal ferragem de canto. Em todo o texto, a expressão "ferragem de canto" designa, de forma geral, todo o dispositivo montado e fixo no canto de uma parte móvel, tal como uma ferragem de bloqueio, um centrador da parte móvel em relação à estrutura, um carreto de parte móvel deslizante, etc. A fixação de uma ferragem de canto no canto de uma parte móvel é normalmente, e de forma continua, realizada pelos parafusos ou pernos que atravessam uma placa de montagem da 1/33 ferragem e o canto da parte móvel. No caso de uma ferragem de bloqueio com barra metálica com lingueta(s) deslizante, essa placa de montagem é a testeira de orientação da barra metálica, a fixação de uma tal ferragem no canto de uma parte móvel, sendo em geral realizada por intermédio de uma tal testeira.
Uma fixação por parafusos de uma placa de montagem, tal como uma testeira num canto de uma parte móvel, impõe um acabamento prévio do canto da parte móvel e um acabamento prévio da placa de montagem da ferragem. Além disso, esses acabamentos devem ser realizados com precisão para assegurar que os orifícios instalados na placa de montagem no canto possam ser sobrepostos para permitir a passagem dos parafusos. Uma tal operação é relativamente dispendiosa, nomeadamente no quadro de uma industrialização à grande escala.
Por outro lado, a fixação por parafusos de uma ferragem de canto num canto de uma parte móvel requer uma grande atenção por parte do operador que executa a operação de montagem.
Além disso, uma fixação de uma ferragem de canto através de parafusos é uma operação relativamente longa para executar. A invenção visa propor uma ferragem de canto cuja fixação no canto de uma parte móvel diminui os inconvenientes supramencionados. A invenção visa, em particular, propor uma ferragem de canto cuja fixação no canto de uma parte móvel pode ser realizada em três a quatro vezes menos de tempo do que com as ferragens de canto da técnica anterior. 2/33 A invenção visa igualmente propor uma ferragem de canto de uma parte móvel que possa ser fixada a um canto de uma parte móvel por uma única pessoa sem competências em particular e sem necessitar de acabamentos precisos anteriores (em fábrica ou em estaleiro), outros do que aqueles que correspondem ao orificio (ou outros orifícios) de encastramento da ferragem.
Em particular, a invenção visa evitar a realização de perfurações e/ou de aberturas de rosca nas peças diferentes e que devem ser alinhadas. A invenção visa igualmente propor uma ferragem de canto de uma parte móvel que possa ser fixa sem risco de erro de montagem. A invenção visa igualmente propor uma ferragem de canto de uma parte móvel cuja fixação no canto pode ser realizada em fábrica aquando do fabrico da parte móvel ou ao contrário, em estaleiro antes da colocação da parte móvel. A invenção visa igualmente propor uma ferragem de canto que possa ser fixa no canto de uma parte móvel metálica, nomeadamente em liga de alumínio, ou uma parte móvel em material sintético, nomeadamente em PVC. A invenção visa igualmente propor uma ferragem de canto que seja simples e pouco dispendiosa no fabrico assim como na colocação (tempo de mão-de-obra reduzido). A invenção visa igualmente propor uma parte móvel, nomeadamente uma parte móvel deslizante, de uma porta, janela ou equivalente, equipada com uma tal ferragem de canto. 3/33
Para isso, a invenção diz respeito a uma ferragem de canto destinada a ser montada numa parte móvel, que compreende uma parede frontal anterior e uma parede frontal posterior espaçadas uma da outra e sensivelmente paralelas, uma parede transversal que forma um canto da parte móvel que se estende entre as paredes frontais anterior e posterior, recuado em relação às extremidades das paredes frontais e dos batentes transversais que se estendem à frente do dito canto da parte móvel, estando disposto para além do dito canto da parte móvel entre o dito canto da parte móvel e as ditas extremidades das paredes frontais, a dita ferragem que compreende: - Uma placa de montagem rígida adaptada para poder ser inserida entre as duas paredes frontais da parte móvel de forma a poder ser montada em apoio no dito canto da parte móvel, - Meios de fixação da dita placa de montagem no dito canto da parte móvel, caracterizados pelo facto de que os ditos meios de fixação compreendem : - Pelo menos um calço móvel de fixação da dita placa de montagem no canto da parte móvel adaptado para poder ser deslocado em pelo menos uma posição, dita posição livre, na qual pode ser inserida entre as ditas paredes frontais da parte móvel, para uma posição, dita posição bloqueada, na qual é alojada e apertada entre a dita placa de montagem e os ditos batentes de forma a assegurar um revestimento da dita placa de montagem contra o canto da parte móvel que interdita qualquer deslocamento da dita placa de montagem em relação ao canto da parte móvel.
Uma ferragem de canto de acordo com a invenção que compreende pelo menos um calço móvel de fixação adaptado 4/33 para passar de uma primeira posição, na qual pode ser inserida entre as paredes frontais da parte móvel de forma a se sobrepor à placa de montagem da ferragem, para uma segunda posição, dita posição bloqueada, na qual assegura o bloqueio da ferragem no canto da parte móvel. Na posição bloqueada, o calço móvel de fixação é alojado e apertado entre a placa de montagem da ferragem e os batentes da parte móvel. Nessa posição, o calço móvel de fixação exerce, por conseguinte, forças de pressão nos batentes da parte móvel e na placa de montagem da ferragem. Desde então, a placa de montagem é presa tipo em sanduíche entre o canto da parte móvel e o calço móvel de fixação, o que bloqueia a sua posição e interdita qualquer deslocamento da placa de montagem em relação ao canto da parte móvel. A influência de uma placa de montagem entre um calço móvel e um canto da parte móvel resulta da forma e dimensões da dita placa de montagem, do calço móvel e da parte móvel. Desde então, um desses elementos ou vários desses elementos podem apresentar formas e dimensões adaptadas para permitir a fixação da placa de montagem no canto da parte móvel através de um aperto da placa de montagem entre o calço móvel e o canto da parte móvel. Não obstante, uma parte móvel apresenta, em geral, uma forma e dimensões normalizadas. Em geral, é por outro lado produzido através de processos industriais comprovados. Por conseguinte, é pouco económico para realizar a influência da placa de montagem entre o calço e o canto da parte móvel através de uma alteração de forma ou dimensões do canto da parte móvel. Da mesma maneira, uma placa de montagem de uma ferragem, tal como uma testeira, apresenta por vezes uma forma e dimensões estandardizadas adaptadas à utilização prevista. Por conseguinte, é igualmente pouco económico para realizar a influência de uma tal placa de montagem 5/33 entre um calço móvel e um canto de parte móvel, por uma alteração de forma ou de dimensões dessa placa de montagem.
Desde então, vantajosamente e de acordo com a invenção, pelo menos um calço móvel de fixação compreende pelo menos uma parte, dito canto, cuja forma e dimensões são adaptadas para permitir um alojamento e um aperto desse calço móvel de fixação entre pelo menos um batente da parte móvel e a dita placa de montagem em apoio no canto da parte móvel que assegura um bloqueio da dita placa de montagem na dita canto da parte móvel.
De preferência e de acordo com a invenção, pelo menos um calço móvel de fixação compreende dois cantos cuja forma e as dimensões são adaptadas para permitir um alojamento e um aperto desse calço móvel de fixação entre cada batente da parte móvel e a dita placa de montagem em apoio no canto da parte móvel que assegura um bloqueio da dita placa de montagem na dita canto da parte móvel.
Um calço móvel de fixação de acordo com a invenção pode apresentar todos os tipos de forma e de dimensões adaptadas para permitir o aperto desse calço móvel entre a placa de montagem em apoio no canto e os batentes transversais da parte móvel. Não obstante, vantajosamente e de acordo com a invenção, pelo menos um calço móvel de fixação compreende uma face, dita face de apoio, que se estende globalmente num plano paralelo ao dito canto da parte móvel e em apoio contra a dita placa de montagem, uma vez o calço em posição bloqueada e uma face, dita face de manobra, oposta na dita face de apoio, a dita face de manobra que compreende pelo menos um canto, cuja forma e as dimensões são adaptadas 6/33 para permitir um alojamento e um aperto desse calço móvel de fixação entre um batente da parte móvel e a dita placa de montagem em apoio no canto da parte móvel.
De preferência, a face de manobra compreende dois cantos, cada canto sendo adaptado para ir se alojar e se apertar respectivamente entre um batente da parte móvel e a placa de montagem em apoio contra o canto da parte móvel, quando o calço está na posição bloqueada.
Um calço móvel de fixação, de acordo com a invenção, compreende pelo menos um canto cuja forma e as dimensões são adaptadas para permitir um alojamento e um aperto do calço móvel de fixação entre um batente transversal da parte móvel e a placa de montagem. Um aperto do calço móvel de fixação entre um batente transversal da parte móvel e a placa de montagem significa que o calço móvel está imobilizado e bloqueado entre esse batente da parte móvel e a placa de montagem. A placa de montagem é ela própria apertada entre o calço móvel de fixação e o canto da parte móvel. Esses apertos resultam de forças exercidas pelos diferentes elementos, batente, calço móvel, placa de montagem, canto da parte móvel, uns contra os outros e os contactos respectivos entre as superfícies desses elementos. Ou, todo o contacto entre duas peças gera uma fricção e uma aderência entre essas peças definidas pelos coeficientes de fricção e de aderência. Esses últimos dependem essencialmente do par de materiais em contacto, da lubrificação, do estado das superfícies dos materiais e da temperatura. De preferência, os materiais utilizados para formar os diferentes elementos da ferragem e a parte móvel de acordo com a invenção são escolhidos para que os coeficientes da fricção estática entre as superfícies sejam elevados. Por exemplo, a parte móvel pode ser realizada em 7/33 PVC e o calço móvel de fixação pode ser realizado em poliamida. Além disso, a forma e as dimensões dos cantos do calço móvel de fixação são escolhidos de forma que cada canto não possa ser alojado entre um batente e a placa de montagem com uma força suficiente, por exemplo estirado por um operador, é exercida no calço móvel de fixação, de tal forma que uma vez alojado, não se possa desprender espontaneamente sem a intervenção de um operador exterior.
Além disso, um aperto de um canto de um calço de acordo com a invenção entre um batente e a placa de montagem resulta vantajosamente na existência de uma tensão residual elástica devido à escolha dos materiais das diferentes peças e dimensões desses últimos. Um calço móvel de fixação em poliamida permite gerar essa tensão residual elástica.
De acordo com uma variante da invenção, um canto pode ser disposto na face de apoio do calço móvel de fixação. Não obstante, é preferível conservar a maior superfície de apoio possível entre o calço móvel de fixação e a placa de montagem, porque o coeficiente de aderência é proporcional ao ar de contacto.
Vantajosamente e de acordo da invenção, pelo menos um canto de um calço móvel de fixação compreende uma parte chanfrada adaptada para facilitar o alojamento desse canto entre um batente de uma parte móvel e a placa de montagem.
Um calço móvel, de acordo com a invenção, que compreende um canto chanfrado facilita as operações de alojamento do canto entre um batente da parte móvel e a placa de montagem. 8/33
De acordo com uma variante da invenção, um calço móvel de fixação compreende dois cantos chanfrados, cada canto sendo adaptado para se alojar e se apertar entre um batente da parte móvel e a placa de montagem em apoio no canto da parte móvel. 0 alojamento e o aperto de cada canto entre um batente e a placa de montagem em apoio no canto definem e correspondem à posição bloqueada do calço móvel de fixação.
Uma ferragem de acordo com a invenção pode ser montada no canto de uma parte móvel através de diferentes processos de montagem.
De acordo com uma variante da invenção, a fixação de uma ferragem no canto de uma parte móvel pode ser realizada como se segue: Um operador insere a placa de montagem entre as paredes frontais da parte móvel; mantém-na na mão em apoio no canto da parte móvel; prende um calço móvel de fixação com a outra mão; depois orienta esse calço móvel para que esteja na dita posição livre para poder inserir entre as paredes frontais; depois mantém o calço móvel em apoio contra a placa de montagem; depois desloca o calço móvel de fixação para a posição bloqueada de forma a placar e bloquear a placa de montagem no canto da parte móvel.
Assim que um primeiro calço móvel de fixação está na posição bloqueada, a ferragem é fixa e bloqueada no canto da parte móvel. É por isso possível posicionar outros calços móveis de fixação de maneira a reforçar a manutenção da ferragem no canto da parte móvel.
Vantajosamente, uma ferragem de acordo com a invenção compreende meios de montagem de pelo menos um calço móvel de fixação na dita placa de montagem para que esse(s) calço (s) móvel(eis) de fixação possa(m) ser montado(s) na 9/33 dita placa de montagem antes de uma inserção do conjunto composto pela dita placa de montagem e por esse(s) calço(s) entre as paredes frontais. A fixação de uma ferragem que compreende meios de montagem amovíveis de um calço móvel na placa de montagem é uma operação que pode ser realizável por uma pessoa sem competências particulares. Em particular, de acordo com essa variante da invenção, a fixação da placa de montagem no canto da parte móvel pode ser realizada como se segue: Um operador reúne o calço móvel e a placa de montagem; depois insere o conjunto composto pelo calço móvel e a placa de montagem entre as paredes frontais; depois mantém o conjunto em apoio contra o canto da parte móvel; depois desloca o calço móvel de fixação para a posição bloqueada. A montagem entre o calço móvel de fixação e a placa de montagem pode ser realizada por todos os tipos de meios de montagem. Em particular, pode-se tratar de meios de montagem mecânica ou meios de montagem magnéticos. De preferência, trata-se de meios de montagem mecânica, estes últimos sendo mais económicos para realizar. Esses meios de montagem mecânica podem ser meios de montagem com cavilhas e entalhos, meios de montagem filetados, etc.
Num modo de realização vantajoso da invenção, pelo menos um calço móvel de fixação compreende pelo menos um órgão saliente, dita cavilha, que se estende de acordo com uma direcção perpendicular ao dito canto, uma vez esse calço em posição bloqueada, a dita cavilha sendo adaptada para ser encaixada em pelo menos um orifício instalado na dita placa de montagem, o(s) dito(s) órgão(s) saliente(s) e o(s) dito(s) orifício(s) que forma(m) o(s) dito(s) meio(s) de montagem. 10/33
Esses meios de montagem são económicos para realizar e permitem uma montagem fácil do calço móvel de fixação na placa de montagem. A cavilha de um calço móvel pode por exemplo ser suportada pela face de apoio de calço móvel de fixação. 0 deslocamento de um calço móvel na posição livre na posição bloqueada pode ser realizado por diferentes meios de orientação relativa. Esse deslocamento pode ser um deslocamento em translação ao longo das paredes frontais, e/ou um deslocamento rotativo em redor de um eixo de rotação.
Vantajosamente e de acordo com a invenção, pelo menos um calço móvel de fixação é adaptado para poder rodar em redor de um eixo, dito eixo de rotação, de uma posição livre à dita posição bloqueada.
Para isso, de preferência, o calço móvel de fixação é montado rotativamente na placa de montagem para que possa, uma vez o conjunto composto do calço móvel e a placa de montagem esteja inserido entre as paredes frontais e mantido contra o canto da parte móvel, ser manobrado para ser rodado da posição livre à posição bloqueada. Essa rotação desloca o alojamento dos cantos entre os batentes e a placa de montagem.
De acordo com uma variante da invenção, a passagem do calço móvel de fixação da posição livre para a posição bloqueada resulta numa rotação de um quarto de volta do calço móvel de fixação. 11/33
Vantajosamente e de acordo com a invenção, pelo menos um calço móvel de fixação apresenta uma simetria em relação ao dito eixo de rotação.
Vantajosamente e de acordo com a invenção, pelo menos uma cavilha de um calço móvel de fixação forma o dito eixo e rotação desse calço de uma posição solta para a dita posição bloqueada, uma vez essa cavilha encaixada num orifício da dita placa de montagem.
No caso onde o calço móvel de fixação é rodado e apresenta uma simetria em relação ao seu eixo de rotação, um operador não se preocupa com a orientação do calço móvel na altura da montagem do calço móvel e a placa de montagem.
Vantajosamente e de acordo com a invenção, pelo menos um calço móvel de fixação compreende um alojamento de recepção de uma ferramenta adaptada para transmitir a esse calço um esforço exercido por um operador que possa levar o deslocamento desse calço da posição livre para a posição bloqueada.
Vantajosamente, esse alojamento de recepção está disposto na face da manobra desse calço móvel de fixação.
Esse alojamento de recepção permite a introdução de uma ferramenta para facilitar a manobra e o deslocamento do calço da posição livre para a posição bloqueada.
No caso de um deslocamento por rotação, nomeadamente de uma rotação de um quarto de volta, esse alojamento de recepção pode, por exemplo, ser formado por uma cavidade fêmea hexagonal centrada no eixo de rotação adaptado para receber um ferramenta hexagonal, tal como uma chave sextavada 12/33 conhecida nomeadamente sob o nome de chave Allen. Esse alojamento pode, de acordo com um outro modo de realização, ser formado por uma cavidade fêmea conforme a forma de uma chave de parafusos. De forma geral, esse alojamento de recepção pode apresentar todos os tipos de formas.
Uma ferragem de canto de acordo com a invenção pode ser de todos os tipos. Pode-se tratar de uma ferragem de bloqueio, um centrador de parte móvel em relação a uma estrutura, um carreto deslizante, etc. Não obstante, vantajosamente, uma ferragem de canto de acordo com a invenção, compreende uma barra metálica de comando do bloqueio/desbloqueio da parte móvel, a dita barra metálica sendo montada deslizante longitudinalmente numa testeira que forma a dita placa de montagem e ao longo do canto da parte móvel, e que compreende um orifício alongado em que pelo menos uma parte está à frente do orifício da testeira, de tal forma que a dita cavilha de pelo menos um calço encaixado na dita testeira possa atravessar o dito orifício alongado, permitindo assim o deslizamento da dita barra metálica.
Uma barra metálica de uma ferragem de bloqueio que compreende um orifício alongado instalado à frente do orifício da testeira, permite o alojamento da cavilha de um calço móvel de fixação de acordo com a invenção, permitindo assim o deslizamento da barra metálica de comando na testeira para assegurar um bloqueio/desbloqueio da parte móvel.
De acordo com essa variante da invenção, vantajosamente, a cavilha de pelo menos um calço apresenta duas superfícies planas longitudinais paralelas uma à outra e dispostos de 13/33 tal forma que uma vez essa cavilha encaixada nos ditos orifícios da dita testeira e a dita barra metálica, essas superfícies planas são unidas nas paredes mais longas da dita orifício alongado da dita barra metálica, de forma a impedir uma rotação espontânea desse calço móvel de fixação em redor do dito eixo de rotação.
Um tal calço com superfícies planas permite impedir a rotação espontânea do calço móvel em redor do seu eixo de rotação. Essa rotação é possível pela intervenção de uma força exterior, por exemplo, aquela produzida pela manobra de um operador que vai forçar a rotação da cavilha nos orifícios alongados. Para isso, de preferência, a cavilha é feita num material elástico e é ranhurada na sua extremidade de acordo com uma fenda paralela à superfície planas de tal forma que uma acção de rotação exercida por um operador na cavilha desloca a aproximação das duas partes da cavilha dispostas de um lado e de outro da fenda, o que diminui o obstáculo radial da cavilha e permite a sua rotação no orifício alongado. Em contrapartida, imóvel, o obstáculo radial dessas duas partes da cavilha é superior na distância entre as duas superfícies planas de forma que a cavilha é encaixada no orifício e não pode se desalojar espontaneamente.
Um calço de fixação de acordo com a invenção presente, uma vez o calço inserido entre as paredes frontais da parte móvel, uma dimensão de acordo com uma direcção ortogonal ao canto da parte móvel, dita direcção normal, que é predeterminada pela forma e as dimensões da parte móvel e da placa de montagem. Essa dimensão predeterminada de acordo com a direcção normal traduz-se pelas dimensões dos cantos desse calço, que são escolhidas de maneira que o calço possa ser alojado e apertado exactamente entre a 14/33 placa de montagem em apoio no canto da parte móvel e os batentes da parte móvel.
Em geral, uma ferragem de canto está destinada a ser fixada num canto de uma parte móvel que compreende batentes à frente do canto e em frente uma da outra.
Desde então, em posição livre, o obstáculo do calço, de acordo com uma direcção ortogonal nesta direcção normal e ortogonal nas paredes frontais, dita direcção transversal, está limitada pelo espaçamento entre os batentes da parte móvel, de acordo com essa direcção transversal. Em particular, o obstáculo do calço de acordo com esta direcção transversal deve ser inferior ao espaçamento entre os batentes para que possa ser inserido entre os batentes. Não é imposto nenhum limite inferior. A dimensão do calço, qualquer que seja a sua posição, de acordo com uma direcção ortogonal na direcção normal e ortogonal na direcção transversal, dita direcção longitudinal está limitada pela dimensão da parte móvel, de acordo com essa direcção longitudinal. Em particular, o obstáculo do calço de acordo com essa direcção longitudinal deve ser inferior à dimensão da parte móvel de acordo com essa direcção. Não é imposto nenhum limite inferior. Não obstante, vantajosamente, uma ferragem de acordo com a invenção destinada a ser montada numa parte móvel cujas paredes frontais são espaçadas por uma distância dO, compreende pelo menos um calço móvel de fixação que apresenta, em posição livre, um obstáculo exterior transversal inferior a dO, e em posição bloqueada, um obstáculo exterior transversal sensivelmente igual a dO, de 15/33 tal forma que o calço se estende, na posição bloqueada, integralmente entre as paredes frontais.
Nos modos de realização onde o calço móvel de fixação está adaptado para passar de uma posição livre para uma posição bloqueada por rotação em redor de um eixo de rotação, vantajosamente e de acordo com a invenção, pelo menos um calço móvel de fixação compreende pelo menos uma excrescência elástica que se estende radialmente, dito freio escamoteável, adaptado para que esse calço possa apresentar uma dimensão radial exterior dl superior a dO que impede toda a rotação espontânea do calço e apresentar uma dimensão exterior transversal sensivelmente inferior ou igual a dO por uma compressão do(s) dito(s) freio (s) escamoteável(s) contras as paredes frontais da parte móvel de forma a permitir o deslocamento do calço da posição livre para a posição bloqueada e vice-versa.
Esses freios escamoteáveis elásticos são montados de tal forma que podem ser comprimidos contra as paredes frontais da parte móvel no decorrer do deslocamento do calço móvel de fixação da posição livre na posição bloqueada. Esses freios escamoteáveis são dispostos de tal forma que na posição bloqueada, eles não são comprimidos. 0 calço móvel de fixação apresenta, por conseguinte, na ausência de tensões, uma dimensão radial dl superior a dO. Isto garante que o calço móvel de fixação não se pode deslocar espontaneamente, sem a intervenção de um operador, da posição bloqueada para a posição livre e vice-versa. Com efeito, na ausência de uma força exercida por um operador, os freios escamoteáveis não são escamoteados, o que quer dizer que não são comprimidos contra as paredes frontais. A livre rotação do calço móvel de fixação é, por conseguinte, entravada. 16/33
Um calço móvel de fixação de acordo com a invenção pode apresentar uma forma geral paralelepipédica de comprimento dO. Na posição livre, esse comprimento do calço estende-se ao longo da direcção longitudinal. Esse calço pode apresentar uma grande diagonal de comprimento dl.
No caso onde a passagem da posição livre para a posição bloqueada resulta numa rotação de um quarto de volta, o comprimento do calço móvel de fixação estende-se na posição bloqueada, ao longo da direcção transversal. Desde então, o calço estende-se integralmente entre as duas paredes frontais espaçadas uma da outra de dO.
Além disso, de acordo com esse modo de realização, a grande diagonal de um calço móvel paralelepipédica apresenta uma dimensão dl e compreende ao longo dessa grande diagonal pelo menos um freio escamoteável de tal forma que no decorrer da rotação da posição livre para a posição bloqueada, o freio escamoteável possa ses escamotear para permitir a rotação do calço da posição livre para a posição bloqueada.
De acordo com uma variante da invenção, o calço não compreende um freio escamoteável, mas as paredes da parte móvel são flexíveis de tal forma que elas podem ser afastadas uma da outra para apresentar uma distância dl de maneira a permitir a rotação do calço. Um tal calço é, por conseguinte, particularmente adaptado a uma parte móvel em que as paredes frontais são flexíveis, de maneira a permitir o afastamento das paredes espaçadas em repouso de uma distância dO para uma distância dl para deixar passar o calço móvel de fixação. 17/33
De acordo com uma outra variante da invenção, as paredes da parte móvel são flexíveis e um calço móvel de fixação compreende freios escamoteáveis.
Uma ferragem de canto, de acordo com a invenção, equipada pelo menos com um calço móvel de fixação, de acordo com a invenção, é por conseguinte particularmente prático de utilizar e permite a fixação de uma ferragem numa parte móvel de forma simples e rápida.
Uma ferragem de canto de uma parte móvel é em geral destinada a cooperar com uma estrutura, por exemplo para assegurar o bloqueio da parte móvel nessa estrutura, ou para centrar a parte móvel em relação à estrutura, etc.
Assim, vantajosamente e de acordo com a invenção, pelo menos um calço de fixação compreende duas patilhas paralelas entre elas e nas paredes frontais, uma vez o calço em posição bloqueada, define assim um alojamento de recepção de uma lingueta integrante da estrutura.
Tais patilhas permitem definir um alojamento de recepção de uma estrutura, o que permite a um calço móvel de acordo essa variante da invenção, não apenas permitir a fixação da ferragem no canto da parte móvel, mas igualmente centrar a parte móvel na estrutura e formar um batente da parte móvel na estrutura.
Vantajosamente, uma ferragem de acordo com a invenção é um monobloco. A invenção estende-se a uma parte móvel de uma ferragem de canto de acordo com a invenção. 18/33
Para isso, a invenção diz respeito igualmente a uma parte móvel, nomeadamente uma parte móvel deslizante, de porta, janela ou equivalente, que compreende : - Uma parede frontal anterior e uma parede frontal posterior espaçadas uma da outra e sensivelmente paralelas, - Uma parede transversal que forma um canto que se estende entre as paredes frontais anterior e posterior recuado em relação às extremidades das paredes frontais, - Batentes transversais que se estendem à frente do dito canto da parte móvel sendo dispostos para além do dito canto da parte móvel entre o dito canto da parte móvel e as ditas extremidades das paredes frontais, - Uma ferragem de canto que compreende uma placa de montagem adaptada para poder ser inserida entre as duas paredes frontais da parte móvel de forma a poder ser montada em apoio no dito canto da parte móvel, - Meios de fixação da dita placa de montagem no dito canto da parte móvel, caracterizada pelo facto de que os ditos meios de fixação compreendem : - Pelo menos um calço móvel de fixação da dita placa de montagem no dito canto da parte móvel adaptado para poder ser deslocado de pelo menos uma posição, dita posição livre, na qual pode ser inserida entre as ditas paredes frontais da parte móvel, para uma posição, dita posição bloqueada, na qual é alojada e apertada entre a dita placa de montagem e os ditos batentes de forma a assegurar um revestimento da dita placa de montagem contra o canto da parte móvel que interdita qualquer deslocamento da dita placa de montagem em relação ao canto da parte móvel. 19/33
Uma tal parte móvel equipada por uma ferragem, de acordo com a invenção, permite uma montagem rápida, fácil e económica de uma ferragem de canto no canto da parte móvel. Além disso, a montagem de uma ferragem de canto num canto de uma parte móvel de acordo com a invenção pode ser realizada apenas por uma pessoa sem competências particulares.
Uma parte móvel, de acordo com a invenção, pode apresentar todos os tipos de formas e de dimensões. Não obstante, vantajosamente e de acordo com a invenção: - As paredes frontais são espaçadas por uma distância dO, - Pelo menos um calço móvel presente, em posição livre, uma dimensão exterior transversal inferior a dO e em posição bloqueada, uma dimensão exterior transversal sensivelmente igual a dO, de tal forma que o calço se estende, em posição bloqueada, integralmente entre as paredes frontais da parte móvel.
Uma parte móvel, de acordo com a invenção, pode ser formada por todos os tipos de materiais. Assim, pode-se tratar de uma parte móvel metálica, nomeadamente de uma parte móvel em liga de alumínio ou de uma parte móvel em material sintético, nomeadamente uma parte móvel em PVC, etc. Não obstante, vantajosamente e de acordo com a invenção: - As ditas paredes frontais são ligeiramente flexíveis, - Pelo menos um calço móvel apresenta numa posição intermédia entre a posição livre e a posição bloqueada, uma dimensão exterior transversal dl superior a dO, de tal forma que o calço móvel não se possa deslocar 20/33 espontaneamente, sem a intervenção de um operador, da posição bloqueada para a posição livre e vice-versa. A invenção diz respeito por um lado a uma ferragem de canto de uma parte móvel e uma parte móvel equipada por uma tal ferragem de canto, caracterizadas em combinação por todas ou parte das caracteristicas mencionadas acima ou abaixo.
Outras caracteristicas, objectivos e vantagens da intenção tornar-se-ão mais aparentes à medida da leitura da descrição seguinte que apresenta a titulo de exemplo não limitativo um modo de realização da invenção, com referência aos desenhos em anexo, nesses desenhos: - A figura 1 é uma vista esquemática em perspectiva explodida que representa parcialmente, antes da montagem, uma ferragem de canto de acordo com um modo de realização da invenção e uma parte móvel, de acordo com um modo de realização da invenção no canto no qual essa ferragem está destinada a ser fixa, - A figura 2 é uma vista esquemática em perspectiva da ferragem de canto, de acordo com o modo de realização, da figura 1 que representa o calço móvel de fixação montado numa testeira antes da montagem na parte móvel, - A figura 3 é uma vista esquemática em perspectiva da ferragem de canto das figuras 1 e 2, representada após a primeira etapa de montagem na parte móvel, a testeira estando em apoio no canto e o calço estando na posição livre, - A figura 4 é uma vista esquemática em perspectiva da ferragem das figuras 1 a 3, representada fixa e bloqueada no canto da parte móvel após rotação do 21/33 calço móvel de fixação da posição livre para a posição bloqueada, - A figura 5 é uma vista esquemática em perspectiva de uma ferragem de canto de acordo com um outro modo de realização da invenção que compreende patilhas paralelas que formam um alojamento de recepção de uma lingueta integrante na estrutura, - A figura 6 é uma vista esquemática em perspectiva que representa, sob a forma de um ângulo oposto, a ferragem das figuras 1 a 4 e ilustra nomeadamente os meios de montagem entre um calço móvel de acordo com um modo de realização da invenção e uma janela de uma ferragem de acordo com um modo de realização da invenção. A figura 1 apresenta uma parte móvel 1 que compreende uma parede frontal 2 anterior, uma parede frontal 3 posterior paralela à parede frontal 2 anterior e uma parede transversal que forma um canto 4 que se estende ortogonalmente entre as paredes frontais 2 anterior e 3 posterior. A parte móvel 1 é por exemplo uma parte móvel deslizante, de tal forma que as paredes frontais 1, 2 se estendem ao longo de uma direcção, dita direcção de deslizamento. 0 canto 4 está disposto numa forma recuada, de acordo com a direcção de deslizamento, em relação às extremidades das paredes frontais 2,3 destinadas a estar em contacto com a estrutura.
As paredes frontais 2 anterior e 3 posterior são globalmente planas e espaçadas uma da outra. 22/33
Neste seguimento, é definido por direcção normal, a direcção ortogonal no canto 4 da parte móvel 1, por direcção transversal, a direcção ortogonal nas paredes frontais 2,3, e por direcção longitudinal, a direcção ortogonal na direcção normal e na direcção longitudinal. As direcções normal, transversal e longitudinal formam um ponto de referência ortogonal.
No caso de uma parte móvel deslizante, a direcção normal é a direcção de deslizamento.
De acordo com o modo de realização das figuras, a parte móvel 1 compreende por um lado uma parede 5 de reforço paralelo ao canto 4 destinada nomeadamente a tornar rígida a parte móvel 1.
As paredes da parte móvel 1 são de preferência formadas por um perfilado metálico ou um perfilado em PVC.
Uma parte móvel, de acordo com a invenção, compreende por um lado, na extremidade das paredes frontais 2 interior e 3 posterior, para além do canto 4 da parte móvel 1, batentes 6.7 transversais fazendo salientar em relação às paredes frontais 2,3 uma para a outra e para o interior da parte móvel. 0 interior da parte móvel é o espaço entre as paredes frontais 2 anterior e 3 posterior. Esses batentes 6.7 transversais são à frente, de acordo com a direcção normal, do canto 4 da parte móvel de tal maneira que a parte móvel 1 apresenta um espaço entre cada batente 6,7 e uma parte à frente do canto 4 da parte móvel.
De acordo com o modo de realização das figuras, esses batentes 6,7 são suportados pelas paredes frontais 2 anterior e 3 posterior. 23/33 Não obstante, de acordo com um outro modo de realização não representado, esses batentes podem ser suportados pelo canto da parte móvel. Neste caso, o canto e os batentes podem ser formados por uma ranhura de canto que compreende o canto ortogonal, as paredes frontais e bordos da ranhura que suportam os batentes à frente do canto.
De acordo com o modo de realização representado nas figuras, esses batentes 6,7 estão à frente um do outro e são paralelos ao canto 4 da parte móvel 1. De acordo com outros modos de realização não representados, esses batentes podem ser deslocados um do outro de acordo com a direcção normal e/ou oblíquo em relação à direcção transversal e dirigidos para o canto da parte móvel.
Uma parte móvel 1, de acordo com a invenção, pode ser uma parte móvel deslizante de acordo com a direcção normal ou um batente que roda em redor de um eixo de acordo com a direcção longitudinal. A figura 1 representa igualmente parcialmente uma ferragem 10, de acordo com um modo de realização da invenção. Essa ferragem 10 compreende uma testeira 11 adaptada para poder ser inserida entre as duas paredes frontais 2,3 da parte móvel 1 de maneira a poder ser montada em apoio no canto 4 da parte móvel 1. Uma vez em apoio no canto 4 da parte móvel 1, a testeira 11 estende-se principalmente de acordo com a direcção longitudinal. A ferragem 10, de acordo com o modo de realização da figura 1, é uma ferragem de bloqueio. Também, esta ferragem 10 compreende igualmente uma barra metálica 12 de comando adaptada para comandar o bloqueio/desbloqueio da parte móvel 1 numa estrutura não representada nas figuras para 24/33 fins de claridade. Essa barra metálica 12 está adaptada para deslizar longitudinalmente na testeira 11 e em relação ao canto 4 da parte móvel. Uma ferragem de bloqueio compreende igualmente, de maneira conhecida, pelo menos uma pua, uma alavanca de manobra da barra metálica 12 e outros elementos não representados nas figuras.
Uma ferragem 10, de acordo com a invenção, que compreende igualmente um calço 13 móvel de fixação da testeira 11 no canto 4 da parte móvel 1.
De acordo com a invenção, esse calço 13 móvel é adaptado para poder ser deslocado de uma posição, a dita posição livre na qual pode ser inserido entre as ditas paredes frontais 2,3 da parte móvel 1, para uma posição, dita posição bloqueada, na qual está alojado e apertado entre a testeira 11 e os batentes 6,7 de forma a assegurar um revestimento da testeira 11 contra o canto 4 da parte móvel 1 que interdita todo o deslocamento da testeira 11 em relação ao canto da parte móvel 1. A figura 3 representa o calço 13 móvel numa posição livre na qual possa ser inserido entre as paredes frontais 2,3 da parte móvel 1. A figura 4 representa o calço 13 móvel na posição bloqueada na qual bloqueia a testeira 11 no canto 4 da parte móvel 1.
De acordo com esse modo de realização, a passagem da posição livre para a posição bloqueada é realizada por uma rotação de um quarto de volta do calço 13 em redor de um eixo 24 de rotação. Esse eixo 24 de rotação é formado, como indicado no seguimento, pela cooperação de uma cavilha suportada pelo calço 13 e um orifício constituído instalado na testeira 11. 25/33
De acordo com o modo de realização das figuras, um calço 13 compreende uma face, a dita face 15 de apoio, que se estende globalmente num plano paralelo do canto 4 da parte móvel 1, uma vez o calço 13 em apoio na testeira 11, ela mesmo em apoio contra o canto 4 da parte móvel 1. Um calço 13 compreende igualmente uma face, a dita face 16 de manobra oposta à face 15 de apoio.
De acordo com o modo de realização das figuras, a face 16 de manobra compreende duas partes, ditos cantos 17,18 cuja forma e as dimensões são adaptadas para permitir um alojamento e um aperto desses cantos 17,18 entre respectivamente um batente 17,18 de uma parede frontal 3,2 e a testeira 11 em apoio no canto 4 da parte móvel 1 que assegura um bloqueio da testeira 11 no canto 4 da parte móvel 1.
As dimensões desses cantos 17, 18 são determinadas em função da dimensão da testeira 11 ao longo da direcção normal e da distância, ao longo dessa direcção normal, separando o canto 4 da parte móvel 1 e os batentes 6, 7 da parte móvel 1. Ao nivel do batente 6, a soma das dimensões da testeira 11 e do canto 18 do calço 13, ao longo da direcção normal, deve ser igual à distância entre o batente 6 e o canto 4 da parte móvel 1. Da mesma maneira, ao nível do batente 7, a soma das dimensões da testeira 11 e do canto 17 do calço 13, ao longo da direcção normal, deve ser igual à distância entre o batente 7 e o canto 4 da parte móvel 1. De preferência, a parte móvel 1, a testeira 11 e o calço 13, uma vez inseridos entre as paredes frontais 2, 3, apresentam uma simetria em relação a um plano médio de simetria paralela às paredes frontais 2, 3. Desde então, de acordo com esse modo de realização, as dimensões ao nivel de cada um dos batentes são iguais. 26/33
De acordo com um modo de realização vantajoso da invenção, cada canto 17, 18 compreende respectivamente uma parte 28, 29 chanfrada adaptada para facilitar o alojamento, respectivamente de cada canto 17,18 entre respectivamente cada batente 6, 7 e a testeira 11.
De acordo com um modo vantajoso de realização da invenção, a ferragem 10 compreende meios de montagem do calço 13 móvel de fixação na testeira 11. Isto permite montar o calço 13 na testeira 11 antes de proceder à inserção do conjunto composto da testeira 11 e do calço 13 entre as paredes frontais 2,3. A figura 1 apresenta o calço 13 não montado na testeira 11. A figura 2 apresenta o calço 13 montado na testeira 11 antes da inserção do conjunto entre as paredes frontais 2,3.
Esses meios de montagem podem ser de todas as formas. Por exemplo, podem compreender meios filetados, meios magnetizados, etc.
De acordo com um modo particularmente vantajoso da invenção, esses meios de montagem são realizados por cooperação de uma cavilha 14 gue se estende a partir da face 15 de apoio do calço 13 ao longo da direcção normal e de um orificio 19 constituído instalado na testeira 11.
De acordo com um modo vantajoso de realização, o orificio 19 é circular e a cavilha 14 é cilíndrica na secção direita circular, constituído no orificio 19. Assim a cavilha 14 é adaptada para poder rodar no interior do orificio 19 em redor do eixo de simetria de revolução da cavilha 14 e do orificio 19. Esse eixo é o eixo de rotação 24 em redor do 27/33 qual roda o calço 13 da posição livre para a posição bloqueada.
No caso onde a ferragem 10 de canto é uma ferragem de bloqueio munido de uma barra metálica 12 de comando do bloqueio/desbloqueio da parte móvel 1 numa estrutura, essa barra metálica 12 compreende, tal como representado na figura 6, um orifício 20 alongado em que uma parte pelo menos está à frente do orifício 19 da testeira 11. A cavilha 14 de um calço 13 de acordo com a invenção pode assim ser encaixada conjuntamente no orifício 19 da testeira 11 e no orifício 20 alongado da barra metálica 12. Além disso, a orifício 20 alongado da barra metálica 12 que se estende de acordo com a direcção de deslizamento da barra metálica 12 na testeira 11, de tal forma que a barra metálica 12 pode deslizar, incluído quando o calço 13 é montado na testeira 11 e na barra metálica 12. A direcção de deslizamento da barra metálica 12 é normalmente a direcção longitudinal, de tal forma que o orifício 20 alongado se estende principalmente ao longo dessa direcção longitudinal.
De acordo com um modo de realização vantajoso da invenção, a cavilha 14 de montagem do calço 13 é formada por dois meios-cilindros 21,22, constituídos no orifício 19 da testeira 11, de maneira a que os dois meios-cilindros 21,22 possam ser comprimidos um para o outro para facilitar o alojamento da cavilha 14 nesse orifício 19.
Além disso, de acordo com um modo de realização vantajoso, a cavilha 14 compreende duas superfícies planas 23 paralelas uma à outra e dispostas de tal madeira que uma vez essa cavilha 14 encaixada no orifício 19 da testeira 11 e o orifício 20 da barra metálica 12, essas superfícies 28/33 planas 23 sejam unidas nas paredes mais longas do orifício 20 alongado que se estende ao longo da direcção longitudinal. No caso onde a cavilha 14 é formada por dois meios-cilindros 21,22 essas superfícies planas 23 são formadas em cada um dos dois meios-cilindros.
Essas superfícies planas 23 permitem impedir uma rotação espontânea do calço 13 em redor do eixo 24 de rotação antes da inserção do conjunto composto por calço 13, da testeira 11 e a barra metálica 12 entre as paredes frontais 2,3. Em contrapartida, a cavilha 14 sendo formada por dois meios-cilindros 21,22 o calço 13 pode rodar em redor do eixo 24 pela acção de uma força exterior exercida por um operador.
Essa força exterior pode ser exercida por um operador que manuseia o calço 13 móvel de fixação manualmente ou por intermédio de uma ferramenta.
Assim, de acordo com um modo de realização vantajoso, o calço 13 compreende um alojamento 25 de recepção de uma ferramenta disposta na face 16 de manobra desse calço 13 adaptado para transmitir a esse calço 13 um esforço exercido por um operador que possa levar ao deslocamento desse calço da posição livre para a posição bloqueada.
De acordo com o modo de realização das figuras, esse alojamento 25 de recepção é formado por uma cavidade fêmea hexagonal centrada no eixo 24 de rotação. Esta cavidade é por exemplo adaptada para receber uma ferramenta hexagonal constituída, tal como uma chave conhecida sob o nome de chave Allen.
Uma ferragem de canto, de acordo com a invenção, pode ser de todos os tipos. Pode-se tratar de uma ferragem de 29/33 bloqueio, um centrador de uma parte móvel em relação a uma estrutura, etc.
De acordo com um modo de realização vantajoso da invenção, tal como representado na figura 5, a ferragem é uma ferragem de bloqueio e faz igualmente as vezes do centrador da parte móvel 1 em relação a uma estrutura 26.
Para isso, o calço 13 compreende duas patilhas 27 paralelas entre elas e paralelas às paredes frontais 2,3, uma vez o calço 13 em posição bloqueada de tal maneira que elas possam definir entre elas um alojamento de recepção de uma lingueta integrante da estrutura 26.
De acordo com o modo de realização da figura 5, as patilhas 2 7 que formam um alojamento de recepção fêmea de uma lingueta integrante da estrutura ao receber a lingueta integrante da estrutura 26 entre essas patilhas 27. Todavia, de acordo com um outro modo de realização da invenção, essas patilhas podem formar um alojamento de recepção macho ao receber a estrutura por um lado e por outro lado as patilhas.
De acordo com um modo vantajoso de realização da invenção e tal como representado nas figuras, o calço 13 apresenta uma forma paralelepipédica cujo obstáculo exterior transversal em posição bloqueada é sensivelmente igual à distância entre as paredes 2,3 frontais da parte móvel.
De acordo com uma variante da invenção, o calço 13 está adaptado para apresentar numa posição intermédia entre a posição livre e a posição bloqueada, uma dimensão exterior transversal dl superior na distância dO entre as duas paredes frontais 2, 3 de tal forma que o calço 13 não se 30/33 possa deslocar espontaneamente, sem a intervenção de um operador, da posição bloqueada para a posição livre e vice-versa.
Essa dimensão dl pode ser realizada por duas excrescências elásticas, ditos freios escamoteáveis, dispostos nas duas extremidades opostas do calço 13. Esses freios 30, 31 escamoteáveis são elásticos em compressão de tal forma que podem ser comprimidos contra as paredes 2, 3 frontais para permitir a rotação do calço 13 em redor do eixo 24 de rotação da posição livre na posição bloqueada. Quando o calço está na posição bloqueada, esses freios 30,31 podem se distender e impedir assim uma rotação espontânea do calço da posição bloqueada na posição livre.
Como variante ou em combinação, as paredes 2,3, frontais da parte móvel podem ser flexíveis de tal forma que elas podem-se afastar uma da outra para apresentar uma distância entre elas igual a dl para permitir a passagem do calço 13 da posição livre para a posição bloqueada.
De acordo com um modo de realização vantajoso, a parte móvel é realizada em PVC e cada calço móvel de fixação é realizado em poliamida, de tal forma que uma vez o calço na posição bloqueada, uma tensão elástica residual que persiste e é convergida à manutenção do calço móvel de fixação entre os batentes da parte móvel e a testeira da ferragem bloqueada contra o canto da parte móvel.
De acordo com um modo de realização das figuras, o calço 13 é paralelepipédico. De acordo com esse modo de realização, o calço 13 compreende dois cantos 17,18 e dois freios 30, 31 escamoteáveis. Os cantos 17,18, estando dispostos nas extremidades de uma diagonal do calço 13 paralelepipédico e 31/33 os freios 30, 31 escamoteáveis estando dispostos nas extremidades do outro diagonal. A invenção não se limita aos modos de realização descritos.
Em particular, uma ferragem de acordo com a invenção pode ser fixa no canto de uma estrutura com mais de um calço móvel de fixação. Nesse caso, a testeira 11 de uma tal ferragem compreende vantajosamente uma pluralidade de orifícios adaptados para receber cada um, uma cavilha 14 de um calço 13 móvel de fixação.
Da mesma maneira, uma parte móvel, de acordo com invenção, pode fazer objecto de várias variantes não descritas anteriormente. Pode compreender uma ferragem de bloqueio num único ponto ou vários pontos, essa ferragem pode ser fixada no canto da parte móvel com um ou vários calços móveis de fixação.
Lisboa, 32/33
REFERÊNCIAS CITADAS NA DESCRIÇÃO
Esta lista de referências citadas pelo requerente é apenas para a conveniência do leitor. A mesma não faz parte do documento de Patente Europeia. Embora muito cuidado tenha sido tomado na compilação das referências, erros e omissões não podem ser excluídos e o EPO nega qualquer responsabilidade neste sentido.
Documentos de Patente citados na descrição • DE 3001025 Al 33/33

Claims (3)

Reivindicações 1. Uma ferragem de canto destinada a ser montada numa parte móvel (1) que compreende uma parede frontal (2) anterior e uma parede frontal (3) posterior espaçadas uma da outra e sensivelmente paralelas e uma parede transversal que forma um canto (4) que se estende entre as paredes frontais (2) anterior e (3) posterior recuado em relação às extremidades das paredes frontais (2,3) e dos batentes (6,7) transversais que se estendem à frente do dito canto (4) da parte móvel, estando entre o dito canto (4) da parte móvel e as ditas extremidades das paredes frontais (2,3), a dita ferragem que compreende: - Uma placa (11) rígida de montagem adaptada para poder inserir entre as duas paredes frontais (2,3) da parte móvel (1) de forma a poder ser montada em apoio no dito canto (4) da parte móvel (1), - Meios de fixação da dita placa (11) de montagem no dito canto (4) da parte móvel (1), caracterizados pelo facto de que os ditos meios de fixação compreendem : - pelo menos um calço (13) móvel de fixação da dita placa (11) de montagem no canto (4) da parte móvel (1), adaptado para poder ser deslocado em pelo menos uma posição, dita posição livre na qual pode ser inserido entre as ditas paredes frontais (2,3) da parte móvel (1), para uma posição, dita posição bloqueada, na qual está alojado e apertado entre a dita placa (11) de montagem e os ditos batentes (6,7) de forma a assegurar um revestimento da dita placa (11) de montagem contra o canto (4) da parte móvel (1) que interdita qualquer deslocamento da dita placa (11) de montagem em relação ao canto (4) da parte móvel (1).
1/ 2 1/3
2/3 3
2. Ferragem de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo facto de que pelo menos um calço (13) móvel de fixação compreende pelo menos uma parte, dito canto (17,18), cuja forma e dimensões são adaptadas para permitir um alojamento e um aperto desse calço (13) móvel de fixação entre pelo menos um batente (6,7) da parte móvel e a dita placa (11) de montagem em apoio no canto (4) da parte móvel (1) que assegura um bloqueio da dita placa (11) de montagem na dita canto (4) da parte móvel (1).
3. Ferragem de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizada pelo facto de que pelo menos um calço (13) móvel de fixação compreende uma face, dita face (15) de apoio, que se estende globalmente num plano paralelo ao dito canto (4) da parte móvel (1) e em apoio contra a dita placa (11) de montagem, uma vez que o calço (13) em posição bloqueada e uma face, dita face (16) de manobra, oposta na dita face (15) de apoio, a dita face (16) de manobra que compreende pelo menos uma parte, dito canto (17,18), cuja forma e as dimensões são adaptadas para permitir um alojamento e um aperto do calço (13) móvel de fixação entre um batente (6,7) da parte móvel (1) e a dita placa (11) de montagem em apoio no canto (4) da parte móvel (1).
4. Ferragem de acordo com uma das reivindicações 2 ou 3, caracterizada pelo facto de que pelo menos um canto (17,18) de um calço (13) móvel de fixação compreende uma parte (28,29) chanfrada adaptada para facilitar o alojamento desse canto (17,18) entre um batente (6,7) de uma parede frontal (2,3) e a dita placa (11) de montagem.
5. Ferragem de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo facto de que compreende meios de montagem de pelo menos um calço (13) móvel de fixação na dita placa (11) de montagem, de maneira que esse calço (13) móvel de fixação possa ser montado ou esses calços (13) móveis de fixação possam ser montados na dita placa (11) de montagem antes de uma inserção do conjunto composto da dita placa (11) de montagem e desse(s) calço(s)(13) entre as paredes frontais (2,3).
6. Ferragem da reivindicação 5, caracterizada pelo facto de que pelo menos um calço (13) móvel de fixação compreende pelo menos um órgão saliente, dita cavilha (14), que se estende de acordo com uma direcção perpendicular ao dito canto (4), uma vez esse calço (13) na posição bloqueada, a dita cavilha (14) sendo adaptada para ser encaixada em pelo menos um orifício (19) instalado na dita placa (11) de montagem, a(s) dita(s) cavilha (s) (14) e o(s) dito(s) orifício(s) (19) que forma o(s) dito(s) meio(s) de montagem.
7. Ferragem de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo facto de que pelo menos um calço (13) móvel de fixação está adaptado para poder rodar em redor de um eixo, o dito eixo (24) de rotação, de uma posição livre para a dita posição bloqueada.
8. Ferragem de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo facto de que pelo menos um calço (13) móvel de fixação apresenta uma simetria em relação ao dito eixo (24) de rotação.
9. Ferragem de acordo com as reivindicações 6 e 7 tomadas em conjunto, caracterizada pelo facto de que pelo menos uma cavilha (14) de um calço (13) móvel de fixação forma o dito eixo (24) de rotação desse calço, de uma posição solta para a dita posição bloqueada, uma vez essa cavilha (14) encaixada num orifício (19) da dita placa (11) de montagem.
10. Ferragem de acordo com uma das reivindicações 1 a 9, caracterizada pelo facto em que pelo menos um calço (13) móvel de fixação compreende um alojamento (25) de recepção de uma ferramenta adaptada para transmitir a esse calço (13) um esforço exercido por um operador que possa levar o deslocamento desse calço (13) da posição livre para a posição bloqueada.
11. Ferragem de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo facto de que compreende uma barra metálica (12) de comando de bloqueio/desbloqueio da parte móvel (1), a dita barra metálica (12) sendo montada deslizante longitudinalmente numa testeira formando a dita placa (11) de montagem e ao longo do canto (4) da parte móvel (1), e que compreende um orifício (20) alongado em que pelo menos uma parte está à frente do orifício (19) da testeira (11), de tal maneira que a dita cavilha (14) de pelo menos um calço (13) encaixado na dita testeira (11) possa atravessar o dito orifício (20) alongado ao permitir o deslizamento da dita barra metálica (12).
12. Ferragem de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo facto de que a dita cavilha (14) de pelo menos um calço (13) apresenta duas superfícies planas (23) longitudinais paralelas uma à outra e dispostas de tal forma que uma vez essa cavilha (14) encaixada nos ditos orifícios (19,20) da dita testeira (11) e a dita barra metálica (12), essas superfície planas (23) sejam unidas nas paredes mais longas do dito orifício (20) alongado da dita barra metálica (12), de forma a impedir uma rotação espontânea desse calço (13) móvel de fixação em redor do dito eixo (24) de rotação.
13. Ferragem de acordo com uma das reivindicações 1 à 12, destinada a ser montada numa parte móvel (1) cujas paredes frontais (2, 3) são espaçadas a uma distância dO, caracterizado pelo facto de que pelo menos um calço (13) móvel de fixação apresenta, na posição livre, um obstáculo exterior transversal inferior a dO, e na posição bloqueada, um obstáculo exterior transversal sensivelmente igual a dO, de tal maneira que o calço (13) se estende, na posição bloqueada, integralmente entre as ditas paredes frontais (2, 3) da parte móvel (1).
14. Ferragem de acordo com as reivindicações 7 e 13 tomadas em conjunto, caracterizada pelo facto de que pelo menos um calço (13) móvel de fixação compreende pelo menos uma excrescência elástica que se estende radialmente, dito freio (30,31) escamoteável, adaptado para que esse calço (13) possa apresentar uma dimensão radial exterior dl superior a dO que impede toda a rotação espontânea do calço (13) e apresenta uma dimensão exterior transversal sensivelmente inferior ou igual a dO por uma compressão do(s) dito(s) freio(s) (30,31) escamoteável(eis) contra as paredes frontais (2,3) da parte móvel (1) de forma a permitir o deslocamento do calço (13) da posição livre para a posição bloqueada e vice-versa.
15. Ferragem de acordo com uma das reivindicações 1 à 14, caracterizada pelo facto de que pelo menos um calço (13) móvel de fixação compreende duas patilhas (27) paralelas entre elas e as paredes frontais (2, 3), uma vez o calço (13) na posição bloqueada, definindo um alojamento de recepção de uma lingueta integrante na estrutura (26).
16. Ferragem de acordo com uma das reivindicações 1 a 15, caracterizada pelo facto de que é um monobloco.
17. Parte móvel, nomeadamente parte móvel deslizante, de porta, janela ou equivalente, que compreende: -Uma parede frontal (2) anterior e uma parede frontal (3) posterior espaçadas uma da outra e sensivelmente paralelas, -Uma parede transversal que forma um canto (4) da parte móvel que se estende entre as paredes frontais (2) anterior e (3) posterior, recuado em relação às extremidades das paredes frontais (2,3), -Batentes (6, 7) transversais que se estendem à frente do dito canto (4) da parte móvel, estando dispostos entre o dito canto (4) da parte móvel e as extremidades das paredes frontais (2, 3) da parte móvel, -Uma ferragem (10) de canto que compreende uma placa (11) rigida de montagem adaptada para poder ser inserida entre as duas paredes frontais (2,3) da parte móvel, de forma a poder ser montada em apoio no dito canto (4) da parte móvel, - Meios de fixação da dita placa (11) de montagem no dito canto (4) da parte móvel, caracterizada pelo facto de que os ditos meios de fixação compreendem : Pelo menos um calço (13) móvel de fixação da dita placa (11) de montagem no dito canto (4) da parte móvel adaptado para poder ser deslocado em pelo menos uma posição, dita posição livre, na qual pode ser inserida entre as ditas paredes frontais (2,3) da parte móvel, para uma posição, dita posição bloqueada, na qual é alojado e apertado entre a dita placa (11) de montagem e os ditos batentes (6,7) de forma a assegurar um revestimento da dita placa (11) de montagem contra o canto (4) da parte móvel que interdita qualquer deslocamento da dita placa (11) de montagem em relação ao canto (4) da parte móvel.
18. Parte móvel de acordo com a reivindicação 17, caracterizada pelo facto de que pelo menos um calço (13) móvel de fixação compreende pelo menos uma parte, dito canto (17,18), cuja forma e dimensões são adaptadas para permitir um alojamento e um aperto desse calço (13) móvel de fixação entre pelo menos um batente (17,18) da parte móvel e a dita placa (11) de montagem em apoio no canto (4) da parte móvel (1) que assegura um bloqueio da placa (11) de montagem no dito canto (4) da parte móvel (1).
19. Parte móvel de acordo com uma das reivindicações 17 ou 18, caracterizada pelo facto de que pelo menos um calço (13) apresenta uma face, dita face (15) de apoio, que se estende globalmente num plano paralelo ao dito canto (4) da parte móvel, uma vez que o calço (13) na posição bloqueada e uma face, dita face (16) de manobra, oposta na dita face (15) de apoio, a dita face (16) de manobra que compreende pelo menos uma parte, dito canto (17,18), cuja forma e as dimensões são adaptadas para permitir um alojamento e um aperto desse canto (17,18) entre um batente (6,7) de uma parede frontal (2,3) e a dita placa (11) de montagem que assegura um bloqueio da ferragem (10) no dito canto (4) da parte móvel.
20. Parte móvel de acordo com uma das reivindicações 18 ou 19, caracterizada pelo facto de que cada canto (17, 18) compreende uma parte chanfrada (28, 29) adaptada para facilitar o alojamento desse canto (17, 18) entre um batente (6, 7) da parte móvel e a dita placa (11) de montagem da ferragem (10) .
21. Parte móvel de acordo com uma das reivindicações 17 à 20, caracterizada pelo facto de que a dita ferragem (10) de canto compreende meios de montagem de pelo menos um calço (13) móvel de fixação na dita placa (11) de montagem para que esse calço (13) possa ser montado na dita placa (11) de montagem antes da inserção entre as paredes frontais (2, 3) da parte móvel.
22. Parte móvel de acordo com uma das reivindicações 17 a 21, caracterizada pelo facto de que pelo menos um calço (13) móvel de fixação está adaptado para poder rodar em redor de um eixo, o dito eixo (24) de rotação, de uma posição livre para a dita posição bloqueada.
23. Parte móvel de acordo com a reivindicação 22, caracterizada pelo facto de que pelo menos um calço (13) apresenta uma simetria em relação ao dito eixo (24) de rotação.
24. Parte móvel de acordo com a reivindicação 21, caracterizada pelo facto de que pelo menos um calço (13) compreende pelo menos um órgão saliente, dita cavilha (14), que se estende de acordo com uma direcção perpendicular ao dito canto (4), uma vez esse calço (13) em posição bloqueada, a dita cavilha (14) sendo adaptada para ser encaixada em pelo menos um orifício (19) instalado na dita placa (11) de montagem, a(s) dita(s) cavilha (s) (14) e o(s) dito(s) orifício(s) (19) que forma(m) o(s) dito(s) meio(s) de montagem.
25. Parte móvel de acordo com as reivindicações 22 e 24 tomadas em conjunto, caracterizada pelo facto de que pelo menos uma cavilha (14) de pelo menos um calço (13) móvel encaixado num orifício (19) da dita placa (11) de montagem forma o dito eixo (24) de rotação desse calço (13) de uma posição livre para a posição bloqueada.
26. Parte móvel de acordo com uma das reivindicações 17 a 25, caracterizada pelo facto de que: As ditas paredes frontais (2,3) são espaçadas por uma distância dO, Pelo menos um calço (13) móvel apresenta, na posição livre, um obstáculo exterior transversal inferior a dO e na posição bloqueada, um obstáculo exterior transversal sensivelmente igual a dO, de tal forma que o calço (13) se estende, em posição bloqueada, de um lado e de outro das paredes frontais (2,3).
27. Parte móvel de acordo com as reivindicações 22 e 26 tomadas em conjunto, caracterizado pelo facto de que: As ditas paredes frontais (2,3) são ligeiramente flexíveis, Pelo menos um calço (13) móvel apresenta numa posição intermédia entre a posição livre e a posição bloqueada, um obstáculo radial exterior dl superior a dO de tal forma que o calço (13) móvel não possa se deslocar espontaneamente, sem a intervenção de um operador, da posição bloqueada para a posição livre e vice-versa.
28. Parte móvel de acordo com uma das reivindicações 17 a 27, caracterizada pelo facto de que pelo menos um calço (13) móvel de fixação compreende um alojamento (25) de recepção de uma ferramenta adaptada para transmitir a esse calço (13) um esforço exercido por um operador que possa levar ao deslocamento desse calço (13) da posição livre para a posição bloqueada.
29. Parte móvel de acordo com uma das reivindicações 17 a 28, caracterizada pelo facto de pelo menos um calço (13) móvel compreende duas patilhas (27) paralelas entre elas e as paredes frontais (2, 3), uma vez o calço (13) na posição bloqueada, que define um alojamento (25) de recepção de uma lingueta integrante na estrutura (26).
30. Parte móvel de acordo com uma das reivindicações 17 a 29, caracterizada pelo facto de que a dita ferragem (10) de canto é uma ferragem monobloco. Lisboa, 3 3
22 20 3
3/3
PT07119526T 2006-11-15 2007-10-29 Ferragem de canto de uma parte móvel com um calço móvel de fixação e uma parte móvel equipada com tal ferragem de canto PT1925768E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0609972A FR2908442B1 (fr) 2006-11-15 2006-11-15 Ferrure de chant d'un ouvrant a taquet mobile de fixation et ouvrant equipe d'une telle ferrure de chant

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1925768E true PT1925768E (pt) 2010-03-16

Family

ID=38093444

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07119526T PT1925768E (pt) 2006-11-15 2007-10-29 Ferragem de canto de uma parte móvel com um calço móvel de fixação e uma parte móvel equipada com tal ferragem de canto

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP1925768B1 (pt)
AT (1) ATE451522T1 (pt)
DE (1) DE602007003668D1 (pt)
ES (1) ES2338061T3 (pt)
FR (1) FR2908442B1 (pt)
PT (1) PT1925768E (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2938582B1 (fr) * 2008-11-20 2010-12-24 Axalys Sarl Tetiere pour serrure, serrure la comportant et ouvrant de baie equipe d'une telle serrure
FR3013375B1 (fr) * 2013-11-20 2017-07-07 Axalys Dispositif de fixation d'un element de serrure
US11174668B1 (en) * 2019-01-30 2021-11-16 WWS Acquisition, LLC Insulated portal

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3001025A1 (de) * 1980-01-12 1981-07-16 Fa. Heinr. Strenger, 5628 Heiligenhaus Vorrichtung zur befestigung eines beschlages in einem fluegelprofil fuer fenster oder tueren
DE3016398A1 (de) * 1980-04-29 1981-11-05 Wilhelm Weidtmann Gmbh & Co Kg, 5620 Velbert Treibstangenbeschlag fuer fenster, tueren o.dgl.
DE19934842A1 (de) * 1999-07-24 2001-02-01 Wicona Bausysteme Gmbh Beschlag für die Verriegelung von Fenstern oder Türen
DE10345758B4 (de) * 2003-10-01 2010-09-23 Wicona Bausysteme Gmbh Beschlag für den Flügelrahmen eines Fensters, einer Tür oder dergleichen
ITMI20061180A1 (it) * 2006-06-20 2007-12-21 Master Srl Sistema di chiusura per infissi ed infisso comprendente tale sistema di chiusura

Also Published As

Publication number Publication date
FR2908442A1 (fr) 2008-05-16
FR2908442B1 (fr) 2009-01-30
ES2338061T3 (es) 2010-05-03
EP1925768A1 (fr) 2008-05-28
EP1925768B1 (fr) 2009-12-09
DE602007003668D1 (de) 2010-01-21
ATE451522T1 (de) 2009-12-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT99876B (pt) Ligacao de duas hastes perfiladas hastes perfiladas para um sistema de suporte e sistema de suporte para aparelhos sanitarios e processo para a construcao de um tal sistema de suportes
BRPI0608169B1 (pt) Apparatus for engaging the first and second elements for attaching a bone in a bone fixation flange
PT1925768E (pt) Ferragem de canto de uma parte móvel com um calço móvel de fixação e uma parte móvel equipada com tal ferragem de canto
BRPI0805020A2 (pt) macacos de parafuso resistentes à violação para um tensor
BRPI0620446A2 (pt) disposição para ligação de duas peças por parafusação por intermédio de um conjunto parafuso - porca
US3659445A (en) Lock mounting clip and placement tool therefor
WO2018185149A1 (de) Lochwandsystem und befestigungselement
BR112019003455B1 (pt) Conjunto de tensionamento de parafuso, dispositivo de tensionamento de parafuso e método para tensionamento de um parafuso
WO2011117446A1 (es) Dispositivo de conexionado de grilletes
US20150047283A1 (en) In-line frame connector assembly and system for large portable frameworks
US9695857B2 (en) System enabling the attachment of an object to an element having attachment groove(s), and attachment device for such a system
US6125604A (en) Corner lock for mitered corner of a door or window frame
US20090010710A1 (en) Connecting device
ES2235432T3 (es) Elemento de conexion para una seccion compuesta y seccion compuesta que comprende el citado elemento de conexion.
DK177679B1 (en) Segmented Plug Device
KR102345017B1 (ko) 스틸프로파일과 가압볼트 및 브라켓이 결합되는 내진형 구조
ES2244745T3 (es) Dispositivo para la retencion provisional de un conjunto de tornillo sobre un carril guia.
US11940002B2 (en) Adjustable potted insert
ES2659003T3 (es) Conjunto de toldo extensible y dispositivo de soporte para un toldo extensible
US4319853A (en) Geodesic dome structure tie-beam connector
EP2669530B1 (en) Anchoring arrangement for fixing members together
US20190264454A1 (en) Concrete Form Lock
FI87600B (fi) I gruvtaket anvaendbar ledad stoedbalk
WO2015121509A1 (es) Dispositivo de unión de perfiles metálicos
US4194712A (en) Clamping structure