PT1812612E - Liga metálica de cobre-zinco-silício, o respectivo uso e fabrico - Google Patents

Liga metálica de cobre-zinco-silício, o respectivo uso e fabrico Download PDF

Info

Publication number
PT1812612E
PT1812612E PT05747601T PT05747601T PT1812612E PT 1812612 E PT1812612 E PT 1812612E PT 05747601 T PT05747601 T PT 05747601T PT 05747601 T PT05747601 T PT 05747601T PT 1812612 E PT1812612 E PT 1812612E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
boron
alloy
copper
group
alloy according
Prior art date
Application number
PT05747601T
Other languages
English (en)
Inventor
Heinz Strobl
Klaus Schwarm
Norbert Gaag
Hermann Mayer
Ulrich Rexer
Klaus Marstaller
Original Assignee
Diehl Metall Stiftung & Co Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Diehl Metall Stiftung & Co Kg filed Critical Diehl Metall Stiftung & Co Kg
Publication of PT1812612E publication Critical patent/PT1812612E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C22METALLURGY; FERROUS OR NON-FERROUS ALLOYS; TREATMENT OF ALLOYS OR NON-FERROUS METALS
    • C22CALLOYS
    • C22C9/00Alloys based on copper
    • C22C9/04Alloys based on copper with zinc as the next major constituent
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C22METALLURGY; FERROUS OR NON-FERROUS ALLOYS; TREATMENT OF ALLOYS OR NON-FERROUS METALS
    • C22CALLOYS
    • C22C9/00Alloys based on copper
    • C22C9/10Alloys based on copper with silicon as the next major constituent

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Conductive Materials (AREA)
  • Silicon Compounds (AREA)
  • Cell Electrode Carriers And Collectors (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO
"LIGA METÁLICA DE COBRE-ZINCO-SILÍCIO, O RESPECTIVO USO E FABRICO" A invenção refere-se a uma liga metálica de cobre-zinco-silício, assim como uma utilização e fabrico da referida liga metálica de cobre-zinco-silicio.
Os requisitos prioritários das ligas metálicas de cobre-zinco-silício são que estas apresentem resistência à dezincificação e usinabilidade. Uma boa usinabilidade de ligas metálicas de latão foi previamente conseguida através da adição de chumbo, tal como descrito por exemplo na EP 1 045 041 AI. Recentemente, também foram contudo desenvolvidas ligas metálicas de latão sem chumbo com boas características de usinabilidade, tal como descrito por exemplo nas EP 1 038 981 Al e DE 103 08 778 B3. Ambas as ligas metálicas de Cu-Zn-Si com e sem chumbo têm tendência para sofrer oxidação e formar uma camada de óxidos, a temperaturas entre 300°C e 800°C. Esta camada de óxido adere apenas fracamente ao metal, solta-se facilmente e espalha-se pelas instalações de produção, o que tem como consequência a contaminação destas. A limpeza das instalações de produção é complexa, e assim os custos de produção são elevados. A desvantagem das ligas metálicas de Cu-Zn-Si até aqui conhecidas é também que as propriedades mecânicas dos materiais se alteram em peças de trabalho longas, porque o material não é homogéneo.
Dadas estas circunstâncias, a presente invenção pretende fornecer uma liga metálica de cobre-zinco-silicio, que é melhorada relativamente à sua homogeneidade, e para além disso apresenta uma menor tendência para a formação de 2 camadas de óxidos, assim como fornecer uma utilização e o fabrico de uma destas ligas de bronze. 0 primeiro objectivo mencionado é atingido através de uma liga de cobre-zinco-silicio, contendo 70 a 80% em peso de cobre, 1 a 5% em peso de silício, 0,0001 a 0,5% em peso de boro, 0 a 0,2% em peso de fósforo e/ou arsénio, assim como resíduos de zinco juntamente com impurezas não evitáveis. O conteúdo de cobre é entre 70 e 80% em peso, uma vez que conteúdos de cobre inferiores a 70% ou superiores a 80% influenciariam negativamente a usinabilidade da liga. O mesmo se aplica ao deixar a gama de concentração do silício entre 1% e 5%. A concentração de boro na liga encontra-se entre 0,0001 e 0,5%. Surpreendentemente, observou-se que através da adição de boro, de acordo com a gama de concentração reivindicada, se alcança por um lado uma diminuição na formação de camada de óxidos e ao mesmo tempo, a adesão da restante camada de óxidos ao material aumenta consideravelmente. Por outro lado, também é surpreendente, que a adição de boro resulte num aumento da homogeneidade da estrutura, e assim na diminuição da oscilação das propriedades mecânicas. O fósforo e o arsénio podem, cada um estar presentes na liga com um conteúdo em concentração de até 0,2%, e podem ser substituídos um pelo outro. Através do fósforo e arsénio, a formação da estrutura da liga fundida inicialmente e as propriedades de corrosão são influenciadas de forma favorável e além disso a fluidez do metal fundido é aumentada e a susceptibilidade à corrosão sob tensão é diminuída. A parte restante da liga é essencialmente zinco. 3
Para além das vantagens acima mencionadas, que são facilmente resolvidas, os custos de produção de camadas de óxido são diminuídos e as propriedades mecânicas são melhoradas, assim como se atinge uma boa usinabilidade e boa plasticidade associada a uma resistência à corrosão mais elevada, com esta invenção a resistência à dezincificação e corrosão sob tensão é pronunciada. Testes de dezincificação de acordo com a ISO 6509 demonstraram uma profundidade de dezincificação de apenas até 26 pm. O segundo objectivo relativamente a uma utilização de uma liga de cobre-zinco-silício deste tipo é atingido através de uma utilização para componentes electrónicos, para componentes de engenharia sanitária, para recipientes para transporte ou para armazenamento de líquidos ou gases, para componentes de torção elevada, para componentes recicláveis, para partes de moldagem, para produtos semiacabados, para fitas, para chapas, para perfis, para placas ou como liga forjada, liga laminada ou fundida. A liga de Cu-Zn-Si pode ser aplicada na electrónica para contactos, pregos ou elementos de fixação, por exemplo como contacto de repouso ou contactos fixos, aos quais pertencem terminais e conectores ou fichas de contacto. A liga apresenta, relativamente a meios líquidos ou em forma gasosa, uma resistência à corrosão elevada. Adicionalmente, é também extremamente resistente à dezincificação e corrosão sob tensão. Consequentemente, a liga é especialmente adequada para recipientes para transporte ou para armazenamento de líquidos ou gases, em particular para recipientes usados em refrigeração ou para 4 tubos, instalações de água, extensões de torneiras, conectores de tubos e válvulas em tecnologia sanitária. A reduzida taxa de corrosão garante também, que a instabilidade da liga metálica, ou seja a propriedade de libertar componentes da liga por acção de meios líquidos ou gasosos, seja em si reduzida. Neste ponto, o material é apropriado para aplicações que requerem uma baixa emissão de poluentes, para protecção do ambiente. Assim, a liga de acordo com a invenção pode ser utilizada no campo dos componentes recicláveis. A insensibilidade relativamente à corrosão sob tensão recomenda uma utilização da liga metálica em parafusos e conectores, nos quais como condição técnica são armazenadas grandes energias elásticas. A utilização da liga é assim especialmente adequada para todos os componentes de tracção e/ou torção, em particular para parafusos e roscas fêmeas. Após conformação a frio, o material atinge valores de elasticidade elevados. Assim, podem ser realizados, em parafusos que não podem ser deformados plasticamente, grandes forças de aperto. 0 comportamento de elasticidade da liga de Cu-Zn-Si é menor do que em medição automática. Os parafusos que são apertados apenas uma vez, e propositadamente de forma exagerada, atingem assim uma força de retenção particularmente elevada.
Possibilidades de utilização da liga de Cu-Zn-Si surgem em matérias-primas na forma de tubo e também na forma de banda. Também é apropriada para faixas, placas e chapas perfuráveis ou que possam sofrer trituração, especialmente para chaves, gravuras, para aplicações de decoração ou aplicações em grelhas de perfuração. 5 0 terceiro objectivo relativamente ao fabrico de uma liga de cobre-zinco-silicio deste tipo, é atingido através de moldagem continua e laminagem a quente entre 600 e 760°C, com deformação subsequente, em especial laminagem a frio, preferencialmente complementada por passos de recozimento e passos de deformação. A tarefa relativamente ao fabrico de uma liga de cobre-zinco-silicio deste tipo é também atingida através de moldagem contínua convencional e extrusão a uma temperatura de até 760°C, preferencialmente entre 650 e 680°C e arrefecimento ao ar.
Numa forma de preparação da liga de Cu-Zn-Si vantajosa, esta compreende de 75 a 77% em cobre, 2,8 a 4% em silício e 0,001 a 0,1% em boro, assim como 0,03 a 0,1% em fósforo e/ou arsénio, para além de zinco como elemento residual, assim como impurezas não evitáveis.
Numa alternativa preferida, a liga de cobre-zinco-silicio compreende pelo menos um elemento em % peso do grupo consistindo em chumbo, com 0,01 até 2,5%, estanho, com 0,01 até 2%, ferro com 0,01 até 0,3%, cobalto com 0,01 até 0,3%, níquel com 0,01 até 0,3% e manganésio com 0,01 até 0,3%. Através da adição de chumbo, a usinabilidade é afectada de forma positiva.
Assim, a liga compreende preferencialmente um elemento em % peso do grupo consistindo em 0,01 até 0,1% de chumbo, 0,01 até 0,2% de estanho, 0,01% até 0,1% de ferro, 0,01 até 0,1% de cobalto, 0,01 até 0,1% de níquel e 0,01 até 0,1% de manganésio. 6
Numa outra forma preferida, a liga de Cu-Zn-Si compreende adicionalmente pelo menos um elemento em % peso com até 0,5% de prata, até 0,5% de alumínio, até 0,5% de magnésio, até 0,5% de antimónio, até 0,5% de titânio, e até 0,5% de zircónio, preferencialmente do grupo consistindo em 0,01 até 0,1% de prata, 0,01 até 0,1% de alumínio, 0,01 até 0,1% de magnésio, 0,01 até 0,1% antimónio, 0,01 até 0,1% de titânio e 0,01 até 0,1% de zircónio.
Numa alternativa vantajosa, a liga de Cu-Zn-Si compreende adicionalmente pelo menos um elemento em % peso do grupo consistindo em até 0,3% de cádmio, até 0,3% de crómio, até 0,3% de selénio, até 0,3% de telúrio e até 0,3% de bismuto, de preferência do grupo consistindo em 0,01 - 0,3% de cádmio, 0,01 - 0,3% de crómio, 0,01 a 0,3% de selénio, 0,01 - 0,3% de telúrio e 0,01 - 0,3% de bismuto.
Um exemplo de realização é explicado em mais detalhe com base nas figuras e na descrição que se segue. Assim, as figuras mostram
Fig. 1 a formação de uma camada de óxidos após o recozimento durante 2 horas a 600°C, de uma liga de CuZn21Si3P sem adição de boro (a) , uma liga de CuZn21Si3P com 0, 0004% de boro (b) e uma liga de CuZn21Si3P com 0,009% de boro e
Fig. 2 a formação da estrutura da peça de moldagem de uma liga de CuZn21Si3P sem adição de boro (a) , uma liga de CuZn21Si3P com 0, 0004% de boro (b) e uma liga de CuZn21Si3P com 0,009% de boro (c). 7
As ligas de CuZn21Si3P que servem de base ao exemplo de execução apresentam variações de concentração das partes, com cobre entre 75,8 e 76,1%, silício entre 3,2 e 3,4% e fósforo entre 0,07 e 0,1%, para além de zinco como parte residual e impurezas não evitáveis. Os exemplos das ligas mostram um conteúdo de boro variado, de 0%, 0,004%, e 0,009%. O fabrico das ligas realiza-se através de moldagem contínua, seguida de prensagem continua a temperaturas abaixo dos 760°C, de preferência entre 650 e 680°C, e de arrefecimento rápido.
Todas as ligas apresentam uma resistência à dezincificação. Um teste de dezincificação de acordo com a ISO 6509 resulta em profundidade de dezincificação de apenas até 26 pm.
Quando as ligas de CuZn21Si3P são expostas a temperaturas de 300 - 800°C, por exemplo durante a deformação a quente, forma-se a camada de óxidos, que se solta facilmente, contaminando a área de produção. Uma superfície fortemente revestida pela camada de óxidos de uma liga de CuZn21Si3P sem boro é apresentada na Fig. la. A superfície da amostra apresentada na Fig la parece predominantemente cinzenta. A superfície da liga de CuZn21Si3P em que se forma a camada de óxidos apresenta esta cor cinzenta. Observam-se apenas poucas manchas claras, dispersas, na superfície da liga, que não estão distribuídas uniformemente. Pelo contrário, a liga de CuZn21Si3P com um conteúdo de 0, 0004% de boro, apresentada na Fig. lb, mostra um maior número de manchas brancas que aparecem à superfície da liga, em comparação com a liga que não contém boro. Estas manchas brancas conferem áreas de brilho metálico à liga. Estas áreas de brilho metálico, ou seja, áreas onde não se forma a camada de óxidos, estão distribuídas na superfície da liga de 8 forma regular. A porção de superfície onde se forma camada de óxidos é substancialmente reduzida, e a camada de óxidos restante adere mais fortemente ao metal do que nas ligas que não contêm boro. Uma liga de CuZn21Si3P, que apresenta 0,009% de boro é mostrada na Fig. lc. Aqui pode ser claramente observado que o número de áreas com brilho metálico, ou seja, as manchas brancas, aumentou. Em parte, estão presentes áreas de brilho metálico maiores e contínuas, e é claramente observada uma distribuição muito uniforme na superfície da liga. A parte da superfície em que se forma a camada de óxidos diminuiu e a camada de óxidos restante adere fortemente ao metal. Também se observou, surpreendentemente, que concentrações de boro menores de 0,0001 - 0,5% impedem a formação da camada de óxidos na superfície da liga e ao mesmo tempo aumentam significativamente a adesão da camada de óxidos ao metal, através do que se obtém uma menor contaminação indesejada da área de produção.
Observou-se um resultado comparável também para ligas de Cu-Zn-Si-P que apresentam diferentes conteúdos de chumbo, como por exemplo 0,01%, 0,05%, 0,1% ou 2,5%.
Para além da redução da tendência para a formação de óxidos nas ligas de Cu-Zn-Si, o boro também tem influência nas propriedades mecânicas uma vez que, através do boro, a estrutura da liga se torna homogénea. Esta alteração da estrutura da liga é apresentada na Fig. 2, em relação à concentração de boro. Enquanto uma liga de CuZn21Si3P à qual não foi adicionado boro apresenta uma estrutura grosseira e não homogénea (Fig. 2a), uma liga de CuZn21Si3P com 0,0004% de boro apresenta uma estrutura claramente homogénea, que já apresenta tamanhos de partículas muito 9 regulares (Fig. 2b) . Um aumento adicional do conteúdo de boro em 0,009% resulta numa liga de CuZn21Si3P ainda mais regular ou numa homogeneidade ainda maior, em que a granulação da estrutura já não é reconhecida a olho nu (Fig. 2c).
Para além das alterações ópticas da estrutura, a adição de boro também tem resultados positivos nas propriedades mecânicas. Isto é claramente observado em varões que foram prensados a partir de ligas de Cu-Zn-Si. Para a determinação das propriedades mecânicas, retiraram-se amostras no principio e no fim de varões deste tipo. A resistência à tracção de um varão de uma liga de CuZn21Si3P à qual não foi adicionado boro difere entre o principio e o fim do varão em mais do que 60 N/mm2. Uma liga correspondente com um conteúdo de boro de 0,0004% apresenta, pelo contrário, uma diferença na resistência à tracção entre o principio e o fim do varão de apenas 40 N/mm2. Através da adição de 0, 009% de boro a uma liga de CuZn21Si3P, a diferença na resistência à tracção entre o principio e o fim do varão é menor do que 5 N/mm2. O material também apresenta continuamente propriedades mecânicas idênticas. Deste modo atinge-se uma força regular ao longo da totalidade do comprimento. A causa disto é o efeito de refinação de partículas pelo boro.
Na tabela é apresentada a correlação entre o conteúdo em boro de uma liga de Cu-Zn-Si e o aumento da homogeneidade da estrutura da liga, isto é, a diminuição das diferenças na força de uma peça moldada. 10 Liga Posição Resistência à tração em N/mm2 CuZn21Si3P Principio 514 Fim 578 CuZn21Si3P com Princípio 507 0,0004% de boro Fim 545 CuZn21Si3P com Princípio 508 0,009% de boro Fim 512
Lisboa 21 de Junho de 2010

Claims (6)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Uma liga metálica de Cu-Zn-Si contendo em % peso 70 até 80% de cobre, 1 até 5% de silício e 0,0001 até 0,5% de boro, assim como de 0 a 0,2% de fósforo e/ou arsénio, opcionalmente adicionalmente pelo menos 1 elemento em % peso do grupo consistindo em 0,01 até 2,5% de chumbo, 0,01 até 2% de estanho, 0,01 até 0,3% de ferro, 0,01 até 0,3% de cobalto, 0,01 até 0,3% de níguel, 0,01 até 0,3% de manganésio, opcionalmente adicionalmente pelo menos um elemento em % peso do grupo consistindo em até 0,5% de prata, até 0,5% de alumínio, até 0,5% de magnésio, até 0,5% de antimónio, até 0,5% de titânio, até 0,5% de zircónio, preferencialmente do grupo consistindo em 0,01 até 0,1% de prata, 0,01 até 0,1% de alumínio, 0,01 até 0,1% de magnésio, 0,01 até 0,1% de antimónio, 0,01 até 0,1% de titânio, 0,01 até 0,1% de zircónio, opcionalmente adicionalmente pelo menos um elemento em % peso do grupo consistindo em até 0,3% de cádmio, até 0,3% de crómio, até 0,3% de selénio, até 0,3% de telúrio e até 0,3% de bismuto, preferencialmente 0,01 a 0,3% de cádmio, 0,01 a 0,3% de crómio, 0,01 a 0,3% de selénio, 0,01 a 0,3% de telúrio e a0,01 a 0,3% de bismuto.
2. Uma liga metálica de Cu-Zn-Si de acordo com a reivindicação 1 caracteri zada por conter, em % peso, 75 a 77% de cobre, 2,8 a 4% de silício e 0,0001 a 0,01% de boro, assim como 0,03 a 0,1% de fósforo e/ou arsénio. 2
3. Uma liga metálica de Cu-Zn-Si de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por contém adicionalmente pelo menos um elemento, em % peso, do grupo consistindo em 0,01 a 0,1% de chumbo, 0,01 a 0,2% de estanho, 0,01 a 0,1% de ferro, 0,01 a 0,1% de cobalto, 0,01 a 0,1% de níquel e 0,01 a 0,1% de manganésio.
4. A utilização de uma liga de Cu-Zn-Si de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, para componentes de electrónica, componentes de engenharia sanitária, para recipientes para transporte ou para armazenamento de líquidos ou gases, para componentes de torção elevada, para componentes recicláveis, para partes de moldagem, para produtos semi-acabados, para fitas, para chapas, para perfis, para placas ou como liga forjada, liga laminada ou fundida.
5. Processo para o fabrico de uma liga de Cu-Zn-Si de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, através de moldagem contínua convencional e laminagem a quente entre 600 e 760°C, com deformação subsequente, especialmente deformação a frio, preferencialmente complementada por passos de recozimento e passos de deformação.
6. Processo para o fabrico de uma liga de Cu-Zn-Si de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, através de moldagem contínua convencional e extrusão a uma temperatura de até 760°C, preferencialmente entre 650 e 680°C e arrefecimento ao ar. Lisboa, 21 de Junho de 2010 1/2 (a)
CuZn21Si3P sem boro (b)
CuZn21Si3P com 0,0004% de boro Cu2n21S±3P com 0,009% de boro FIGURA 1 2/2 (a)
CuZn21S13P sem boro
CuZn21Si3P com 0,0004% de boro CuZn21S13P com 0,009% de boro (b) (c) FIGURA 2
PT05747601T 2004-10-11 2005-05-13 Liga metálica de cobre-zinco-silício, o respectivo uso e fabrico PT1812612E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102004049468 2004-10-11

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1812612E true PT1812612E (pt) 2010-06-28

Family

ID=34969314

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05747601T PT1812612E (pt) 2004-10-11 2005-05-13 Liga metálica de cobre-zinco-silício, o respectivo uso e fabrico

Country Status (15)

Country Link
US (2) US20060078458A1 (pt)
EP (1) EP1812612B1 (pt)
JP (1) JP5148279B2 (pt)
KR (1) KR101010906B1 (pt)
CN (1) CN100510132C (pt)
AT (1) ATE466965T1 (pt)
BR (1) BRPI0516067B1 (pt)
CA (1) CA2582972C (pt)
DE (1) DE502005009545D1 (pt)
ES (1) ES2343532T3 (pt)
MY (1) MY145376A (pt)
PL (1) PL1812612T3 (pt)
PT (1) PT1812612E (pt)
TW (1) TWI369405B (pt)
WO (1) WO2006039951A1 (pt)

Families Citing this family (32)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7842131B2 (en) * 2006-01-30 2010-11-30 Kronos International Inc High opacity TiO2 pigment and production method
CA2683611A1 (en) * 2007-04-09 2008-10-16 Usv Limited Novel stable pharmaceutical compositions of clopidogrel bisulfate and process of preparation thereof
CN101440444B (zh) * 2008-12-02 2010-05-12 路达(厦门)工业有限公司 无铅易切削高锌硅黄铜合金及其制造方法
US20100226815A1 (en) * 2009-03-09 2010-09-09 Lazarus Norman M Lead-Free Brass Alloy
US20100303667A1 (en) * 2009-03-09 2010-12-02 Lazarus Norman M Novel lead-free brass alloy
WO2010140915A1 (ru) 2009-06-04 2010-12-09 Kostln Sergei Alekseevich Способ получения дисперсионно твердеющего низколегированного сплава на медной основе и способ производства из него металлопродукции
TWI387656B (zh) * 2009-07-06 2013-03-01 Modern Islands Co Ltd Preparation of Low Lead Brass Alloy and Its
US20110081272A1 (en) * 2009-10-07 2011-04-07 Modern Islands Co., Ltd. Low-lead copper alloy
US20110081271A1 (en) * 2009-10-07 2011-04-07 Modern Islands Co., Ltd. Low-lead copper alloy
WO2011066581A1 (en) * 2009-11-30 2011-06-03 Moen Incorporated Copper corrosion resistant, machinable brass alloy
US20110142715A1 (en) * 2009-12-11 2011-06-16 Globe Union Industrial Corporation Brass alloy
TWI398532B (zh) * 2010-01-22 2013-06-11 Modern Islands Co Ltd Lead-free brass alloy
US9217191B2 (en) 2010-09-10 2015-12-22 Raufoss Water & Gas As Brass alloy comprising silicon and arsenic and a method of manufacturing thereof
CN102816946B (zh) * 2011-06-09 2016-06-22 浙江万得凯铜业有限公司 一种铜棒的制作工艺
CN102230107A (zh) * 2011-06-28 2011-11-02 安徽精诚铜业股份有限公司 抗磁性服辅类黄铜带及其生产工艺
KR101340487B1 (ko) * 2011-09-30 2013-12-12 주식회사 풍산 쾌삭성 무연 구리합금 및 이의 제조방법
KR101420619B1 (ko) 2012-09-14 2014-08-13 노인국 무연 황동 괴 및 그 제조방법
KR101483542B1 (ko) 2012-09-14 2015-01-16 노인국 실리콘 황동 괴 및 그 제조방법
CN103114220B (zh) * 2013-02-01 2015-01-21 路达(厦门)工业有限公司 一种热成型性能优异的无铅易切削耐蚀黄铜合金
DE102013012288A1 (de) 2013-07-24 2015-01-29 Wieland-Werke Ag Korngefeinte Kupfer-Gusslegierung
CN103484717A (zh) * 2013-09-29 2014-01-01 苏州市凯业金属制品有限公司 一种黄铜合金金属管
CN103773993B (zh) * 2014-01-10 2016-01-20 滁州学院 一种环保锌白铜合金材料及其制备方法
CN104878243A (zh) * 2015-06-25 2015-09-02 潘应生 一种铜铝合金及其制备方法
CN104878242A (zh) * 2015-06-25 2015-09-02 潘应生 一种铜铝合金及其制备方法
US9868129B2 (en) 2015-08-24 2018-01-16 John B. Hayden Air cleaning fountain
US10329180B2 (en) 2015-08-24 2019-06-25 John B. Hayden Air cleaning fountain
US10143956B2 (en) * 2015-08-24 2018-12-04 John B. Hayden Air cleaning fountain
CN105331846A (zh) * 2015-12-02 2016-02-17 芜湖楚江合金铜材有限公司 一种高效高产的短流程异型铜合金线材及其加工工艺
MX2019001825A (es) 2016-08-15 2019-06-06 Mitsubishi Shindo Kk Aleacion de cobre de corte libre, y metodo para producir la aleacion de cobre de corte libre.
US11155909B2 (en) 2017-08-15 2021-10-26 Mitsubishi Materials Corporation High-strength free-cutting copper alloy and method for producing high-strength free-cutting copper alloy
CN110241327B (zh) * 2019-06-25 2020-10-20 宁波金田铜业(集团)股份有限公司 一种含Ti锡青铜棒及其制备加工和热处理工艺方法
US11427891B2 (en) * 2019-07-24 2022-08-30 Nibco Inc. Low silicon copper alloy piping components and articles

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS5696041A (en) * 1979-12-28 1981-08-03 Seiko Epson Corp Exterior decorative part material
US4826736A (en) * 1985-06-14 1989-05-02 Sumitomo Special Metals Co., Ltd. Clad sheets
KR900006105B1 (ko) * 1987-06-13 1990-08-22 풍산금속 공업주식회사 고강도, 고탄성, 고내열성, 동합금 및 동합금판의 제조방법
JPH02166245A (ja) * 1988-12-20 1990-06-26 Kobe Steel Ltd 大気溶解可能な高導電性耐熱銅合金
JPH04224645A (ja) * 1990-12-26 1992-08-13 Nikko Kyodo Co Ltd 電子部品用銅合金
CN1058531C (zh) * 1997-05-08 2000-11-15 华南理工大学 β黄铜形状记忆合金及其制备方法
JPH111736A (ja) * 1997-06-09 1999-01-06 Chuetsu Gokin Chuko Kk 加熱装置用黄銅合金材料
SE511680C2 (sv) * 1998-03-06 1999-11-08 Tour & Andersson Hydronics Ab Avzinkningsbeständig mässingslegering
JPH11293366A (ja) * 1998-04-09 1999-10-26 Furukawa Electric Co Ltd:The 圧電振動子ケース用材料および前記材料を使用した圧電振動子ケース
JP3917304B2 (ja) * 1998-10-09 2007-05-23 三宝伸銅工業株式会社 快削性銅合金
US8506730B2 (en) * 1998-10-09 2013-08-13 Mitsubishi Shindoh Co., Ltd. Copper/zinc alloys having low levels of lead and good machinability
US6413330B1 (en) * 1998-10-12 2002-07-02 Sambo Copper Alloy Co., Ltd. Lead-free free-cutting copper alloys
JP3734372B2 (ja) * 1998-10-12 2006-01-11 三宝伸銅工業株式会社 無鉛快削性銅合金
JP3898619B2 (ja) * 2002-10-15 2007-03-28 大同メタル工業株式会社 摺動用銅基合金
DE10308778B3 (de) * 2003-02-28 2004-08-12 Wieland-Werke Ag Bleifreie Kupferlegierung und deren Verwendung
JP4296344B2 (ja) * 2003-03-24 2009-07-15 Dowaメタルテック株式会社 銅合金材
DE602005023737D1 (de) * 2004-08-10 2010-11-04 Mitsubishi Shindo Kk Gussteil aus kupferbasislegierung mit raffinierten kristallkörnern

Also Published As

Publication number Publication date
PL1812612T3 (pl) 2010-10-29
BRPI0516067A (pt) 2008-08-19
CA2582972C (en) 2014-02-04
CA2582972A1 (en) 2006-04-20
MY145376A (en) 2012-01-31
EP1812612B1 (de) 2010-05-05
WO2006039951A1 (de) 2006-04-20
US20090280026A1 (en) 2009-11-12
CN101023191A (zh) 2007-08-22
ATE466965T1 (de) 2010-05-15
DE502005009545D1 (de) 2010-06-17
JP5148279B2 (ja) 2013-02-20
JP2008516081A (ja) 2008-05-15
US20060078458A1 (en) 2006-04-13
EP1812612A1 (de) 2007-08-01
ES2343532T3 (es) 2010-08-03
BRPI0516067B1 (pt) 2014-10-14
CN100510132C (zh) 2009-07-08
TWI369405B (en) 2012-08-01
KR20070060100A (ko) 2007-06-12
KR101010906B1 (ko) 2011-01-25
TW200611985A (en) 2006-04-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1812612E (pt) Liga metálica de cobre-zinco-silício, o respectivo uso e fabrico
CN101503770B (zh) Cu-Ni-Si系铜合金板材及其制造方法
TR201808044T4 (tr) İyi ısıl-biçimleme performansına sahip kurşunsuz kesilmesi-kolay korozyona dayanıklı pirinç alaşımı.
NZ550305A (en) Machinable copper-based alloy and production method
AU2001274064A1 (en) Corrosion resistant aluminium alloy
Chen et al. Microstructure and mechanical properties of extruded and caliber rolled biodegradable Zn-0.8 Mn-0.4 Ag alloy with high ductility
JPH06340957A (ja) 帯鋼の連続浸漬被覆法
Ziat et al. Investment casting of leaded brass: Microstructure micro-hardness and corrosion protection by epoxy coating
Azizan et al. Effect of adding Ag on tensile and microstructure properties of zinc alloy
JPS6039141B2 (ja) 熱間加工性のすぐれたりん青銅
US3183080A (en) Stainless steels and products thereof
RU2809492C2 (ru) Способ изготовления металлических деталей, а также изготовленная этим способом металлическая деталь
BR102022011081A2 (pt) Liga de latão
RU2710312C1 (ru) Антифрикционный сплав на основе цинка-олова-алюминия
DE102005024037A1 (de) Kupfer-Zink-Silizium-Legierung, deren Verwendung und deren Herstellung
JPH04236734A (ja) Sn、Mg及びPが添加された耐腐食性に優れる黄銅
CA2696156A1 (en) Lead-free brass alloy
CN115815885A (zh) 一种微晶锡球的工艺及其应用
Warke et al. Liquid metal embrittlement of steel by lead and lead alloys
JP3483774B2 (ja) 耐食性及び被削性に優れた銅基合金を用いた温水関連機器、電気・機械部品
JPH04236735A (ja) In、Mg及びPが添加された耐腐食性に優れる黄銅
Wang et al. Indentation Creep Behavior of Mg-10Gd-3Y-0.5 Zr (wt.%) Alloy at Elevated Temperatures
Yen et al. Effect of minor addition of Pb upon interfacial reactions and mechanical properties at Sn-3.0 Ag-0.5 Cu/Cu and Sn-58Bi/Cu solder joints
EP0111770A1 (en) Copper alloy for welded tubes
JPH04120231A (ja) InとSbとPが添加された耐腐食性に優れる黄銅