PT1623440E - Actuador electromagnético - Google Patents
Actuador electromagnético Download PDFInfo
- Publication number
- PT1623440E PT1623440E PT04728987T PT04728987T PT1623440E PT 1623440 E PT1623440 E PT 1623440E PT 04728987 T PT04728987 T PT 04728987T PT 04728987 T PT04728987 T PT 04728987T PT 1623440 E PT1623440 E PT 1623440E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- actuator
- permanent magnet
- movable
- pole
- electromagnetic actuator
- Prior art date
Links
Classifications
-
- H—ELECTRICITY
- H01—ELECTRIC ELEMENTS
- H01H—ELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
- H01H33/00—High-tension or heavy-current switches with arc-extinguishing or arc-preventing means
- H01H33/60—Switches wherein the means for extinguishing or preventing the arc do not include separate means for obtaining or increasing flow of arc-extinguishing fluid
- H01H33/66—Vacuum switches
- H01H33/666—Operating arrangements
- H01H33/6662—Operating arrangements using bistable electromagnetic actuators, e.g. linear polarised electromagnetic actuators
-
- H—ELECTRICITY
- H01—ELECTRIC ELEMENTS
- H01F—MAGNETS; INDUCTANCES; TRANSFORMERS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR MAGNETIC PROPERTIES
- H01F7/00—Magnets
- H01F7/06—Electromagnets; Actuators including electromagnets
- H01F7/08—Electromagnets; Actuators including electromagnets with armatures
- H01F7/16—Rectilinearly-movable armatures
- H01F7/1607—Armatures entering the winding
- H01F7/1615—Armatures or stationary parts of magnetic circuit having permanent magnet
-
- H—ELECTRICITY
- H01—ELECTRIC ELEMENTS
- H01H—ELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
- H01H51/00—Electromagnetic relays
- H01H51/22—Polarised relays
- H01H51/2209—Polarised relays with rectilinearly movable armature
-
- H—ELECTRICITY
- H01—ELECTRIC ELEMENTS
- H01F—MAGNETS; INDUCTANCES; TRANSFORMERS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR MAGNETIC PROPERTIES
- H01F7/00—Magnets
- H01F7/06—Electromagnets; Actuators including electromagnets
- H01F7/08—Electromagnets; Actuators including electromagnets with armatures
- H01F7/16—Rectilinearly-movable armatures
- H01F2007/1692—Electromagnets or actuators with two coils
Landscapes
- Physics & Mathematics (AREA)
- Electromagnetism (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Power Engineering (AREA)
- Electromagnets (AREA)
- Reciprocating, Oscillating Or Vibrating Motors (AREA)
- Driving Mechanisms And Operating Circuits Of Arc-Extinguishing High-Tension Switches (AREA)
- Arc-Extinguishing Devices That Are Switches (AREA)
- Arrangement And Mounting Of Devices That Control Transmission Of Motive Force (AREA)
Description
DESCRIÇÃO
ACTUADOR ELECTROMAGNÉTICO
CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a um actuador electromagnético para pôr em funcionamento pelo menos um contacto móvel de um comutador na posição ligado ou na posição desligado, de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
Noutros aspectos, esta invenção refere-se a um método para a produção de um actuador electromagnético e para uma ligação para fixar um actuador, como por exemplo um actuador de acordo com a presente invenção, numa instalação de comutação que possui pelo menos um contacto móvel de um comutador.
ESTADO DA TÉCNICA
Um actuador electromagnético deste tipo é descrito no Pedido de Patente Internacional WO de publicação 99/14769. Como o resultado dos circuitos magnéticos separados, o actuador pode ser optimizado desde que as velocidades de conexão e de desconexão e as necessidades de conexão e de desconexão estejam em envolvidas. No entanto, o actuador descrito neste Pedido de Patente pode ser adicionalmente aperfeiçoado, no que se refere a termos operacionais assim como em termos de produção do actuador.
RESUMO DA INVENÇÃO 0 objectivo da presente invenção é o de prover um actuador electromagnético que seja mais fácil de produzir, com um custo de produção mais baixo, e que em termos de utilização seja mais eficaz quando comparado com o do estado da técnica. 1
De acordo com a presente invenção é provido um actuador electromagnético de acordo com o tipo definido no preâmbulo, em que, na direcção axial do actuador, a bobina de desconexão está posicionada mais perto da placa de retenção do que o iman permanente. Como resultado desta modificação de posição do iman permanente e da bobina de desconexão em comparação com o actuador descrito no Pedido de Patente WO 99/14769, o funcionamento da bobina de desconexão é mais eficaz, pelo que é necessário menos energia para a acção de desconexão do presente actuador.
Um outro exemplo de um actuador electromagnético é descrito no Pedido de Patente norte-americana US-A-5 864 274. Este tipo de actuador inclui um recipiente de ferro macio com forma cilíndrica com imanes permanentes dispostos de forma a formar um intervalo de derivação magnética com a parede interna do recipiente de ferro macio. 0 gargalo do disco condutor de fluxo é rodeado por um enrolamento de corrente. Um disco do pólo magnético permanece no gargalo do recipiente de ferro macio. Um anel condutor eléctrico é apertado ao disco do pólo. 0 disco do pólo activa os dispositivos de segurança mecânicos e/ou eléctricos. 0 sistema é activado mediante um impulso de corrente enviado para um enrolamento de corrente. Este actuador não compreende uma bobina de conexão, e no caso de não activação externa da bobina, o actuador volta à sua posição normal, na qual o pólo descansa contra o (gargalo do) disco condutor do fluxo. Como o descrito, este actuador está disposto para empurrar de forma relativamente rápida o disco de pólo durante um breve periodo de tempo, o que é conseguido forçando o fluxo magnético a afastar-se do disco de pólo, e utilizando o anel condutor de curto-circuito para prover uma força de repulsão. Tal torna-se possível tendo o circuito magnético formado pelo recipiente de ferro macio, o iman permanente, o disco condutor do fluxo e o disco de pólo, em que o diâmetro do iman permanente é menor do que o diâmetro do recipiente de ferro macio (o iman 2 permanente mantém-se dentro do recipiente de ferro macio).
No entanto, na presente invenção, a acção de desconexão é iniciada mediante a compensação do fluxo magnético do iman permanente, que está a reter a placa de retenção, mediante um fluxo magnético gerado pela bobina de desconexão, mas no mesmo trajecto de fluxo magnético. Tal permite colocar o iman permanente numa posição localizada mais radialmente para fora da posição descrita no Pedido de Patente US-A-5 864 274, assegurando assim que o dispositivo pólo móvel (parte do circuito primário da bobina de conexão) não influencia o circuito magnético secundário do actuador. Tal permite fazer um actuador mais compacto, que requeira menos comprimento, uma vez que os elementos do dispositivo de retenção (iman permanente, dispositivo de ajustamento, etc.) podem ser colocados de forma substancialmente co-axial com as partes do dispositivo de comutação (em particular, o dispositivo de pólo móvel relativamente grande.
Numa outra forma de realização, o iman permanente consiste num iman em forma de disco, a orientação do pólo do qual é paralelo ao eixo do iman em forma de disco. Os imãs permanentes deste tipo são de produção fácil e económica, especialmente em comparação com o iman permanente descrito no Pedido de Patente WO 99/14769 que requer uma orientação do pólo na direcção radial. Além de que, as tolerâncias de produção podem ser superiores com o presente iman permanente em forma de disco porque o segundo circuito magnético funciona de forma diferente e uma tolerância axial é mais fácil de eliminar do que uma radial.
Numa outra forma de realização o actuador compreende essencialmente elementos cilíndricos. Os elementos cilíndricos de que o actuador é feito são em geral fáceis de produzir com a utilização de técnicas conhecidas per se, por exemplo, com a 3 utilização de um torno. A estrutura cilíndrica do actuador é também mais eficaz se comparada com o estado da técnica em relação ao circuito magnético produzido e à quantidade de espaço que o actuador ocupa. Além de que, os vários elementos podem ser facilmente agregados, por exemplo, mediante parafusos e/ou acessórios de pressão.
Numa outra forma de realização, o actuador compreende elementos cilíndricos no primeiro e no segundo circuito magnético que são feitos de aço, por exemplo, aço de corte rápido. Este material é mais barato e mais fácil de manobrar do que a folha-de-flandres magnética geralmente utilizada. É verdade que tal resulta numa perda de eficácia magnética, mas tal pode ser facilmente compensado e não prevalece pela vantagem económica conseguida.
Numa outra forma de realização o actuador electromagnético compreende um eixo móvel unido ao dispositivo do pólo móvel, cujo eixo pode mover-se em relação ao dispositivo de pólo fixo mediante um suporte simples. A utilização de um suporte simples oferece a vantagem de o actuador estar isolado do ambiente, de modo que nenhum material magnetizável e/ou qualquer outra contaminação possa acumular-se nos dispositivos de pólo.
Além de que, numa outra forma de realização do presente actuador electromagnético o dispositivo do pólo móvel pode mover-se apenas na direcção axial em relação ao dispositivo do circuito através de um suporte simples. Esta fixação simples e económica é possível devido à construção cilíndrica do actuador.
Assim, também para evitar que as partículas magnetizáveis ou outros contaminantes provenientes do exterior acumulados na folga no segundo circuito magnético, o actuador é provido de um tampão anti-poeiras que filtra a folga entre um dispositivo de circuito (onde o dispositivo de circuito fecha o segundo circuito magnético entre o íman permanente e a placa de 4 retenção) e a placa de retenção. Uma vez mais, este tampão anti-poeiras, que, naturalmente, deve prover espaço para o movimento provável dos diferentes componentes no actuador, devido à construção cilíndrica o seu ajuste é fácil e económico.
Num outro aspecto a presente invenção refere-se a um método para a agregação de um actuador de acordo com a presente invenção, em que pelo menos dois dos elementos cilíndricos estão fixados entre si com um parafuso. Em resultado da estrutura cilíndrica, tal é possível mediante furos adequados nos elementos cilíndricos.
Como alternativa, ou para partes específicas do actuador, numa outra forma de realização, pelo menos dois dos elementos cilíndricos podem ser fixados entre si mediante um ajuste de pressão. Isto é particularmente vantajoso se por exemplo, dois elementos, têm de estar alinhados na direcção axial durante a produção. Por exemplo, no actuador de acordo com o Pedido de Patente US-A-5 864 274, o disco condutor do fluxo e o bordo do recipiente de ferro macio precisam de estar alinhados, por exemplo, mediante usinagem do disco e/ou do bordo do recipiente de ferro macio. A usinagem constitui uma fase adicional, que implica o aumento do custo do actuador. Além de que, as partes de ferro podem ser atraídas pelo íman permanente, cujas partes de ferro serão difíceis de remover novamente. No actuador desenvolvido de acordo com esta forma de realizar a presente invenção, um dispositivo adaptador, que juntamente com a caixa e o dispositivo de fixação, com o qual o íman permanente é fixado à caixa, forma o dispositivo de circuito que fecha o segundo circuito magnético, pode ser alinhado com o dispositivo de fixação, de modo que na posição de ligado estas duas partes são apertadas contra a placa de retenção. Desta maneira, a operação de corte normalmente utilizada para as superfícies de contacto torna-se desnecessária. 5
Nos actuadores conhecidos, por exemplo, como o descrito no Pedido de Patente US-A-5 864 274, o iman permanente deve estar colocado dentro do dispositivo em forma de recipiente, mas não pode tocar a parede interna do recipiente. Esta constitui uma fase de produção muito dificil, tanto no que respeita ao correcto posicionamento, mas também porque há uma possibilidade de que o iman seja puxado para o fundo do recipiente com muita força, provocando uma possível ruptura do iman permanente. Na presente invenção, o iman permanente pode ser colocado na posição correcta através de ajustamento, após o qual 0 alinhamento pode ser efectuado.
Num outro aspecto, a presente invenção refere-se a um dispositivo para fixar um actuador, como por exemplo um actuador de acordo com a presente invenção, a uma instalação de comutação que tem pelo menos um contacto móvel de um comutador, em que o eixo axial do actuador é essencialmente perpendicular à direcção do movimento dos meios operativos para pelo menos um contacto móvel do comutador. Como resultado desta disposição, pode ser desenvolvida uma instalação de comutação que torna eficaz a utilização do espaço disponível. É de referir que no estado da técnica (ver, por exemplo, o Pedido de Patente anteriormente mencionada WO 99/14769 ou o Pedido de Patente norte-americana US-A 2002/0093408) a direcção do movimento do actuador é paralela à direcção do movimento dos contactos dos comutadores. Naturalmente, o actuador de acordo com a invenção pode também ser utilizado desta forma.
Numa outra forma de realização, o dispositivo compreende meios de transmissão com um rácio de transmissão pré-determinado entre o movimento do actuador e o movimento dos meios operativos para, pelo menos, um contacto móvel do comutador. Se, por exemplo, um actuador no dispositivo acciona três contactos móveis de um comutador, o rácio de transmissão pré-determinado é entre 1:2 e 1:2.5 e quando utilizado com os comutadores de vácuo 6 convencionais é preferencialmente de 1:2.2. O rácio de transmissão torna possível conseguir um desenho eficaz do actuador (e/ou da instalação de comutação), com o qual as especificações de desenho, como por exemplo o tempo de conexão e de desconexão, a energia necessária para a bobina de conexão e de desconexão, o desenho de outros dispositivos de acumulação de energia (molas de pressão de contacto, molas de compensação, etc.) são optimizadas.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS À continuação a presente invenção será discutida mais detalhadamente com base em várias formas de realização ilustrativas com referência aos desenhos anexos, em que: A figura 1 representa uma vista em corte de uma forma de realizar o actuador electromagnético; A figura 2 representa uma vista em perspectiva de uma instalação do actuador electromagnético com elementos de movimentação e de fixação.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS FORMAS DE REALIZAÇÃO ILUSTRATIVAS
Uma vista em corte de uma forma de realização de um actuador electromagnético 1 é mostrado na figura 1. 0 actuador 1 tem um eixo móvel 2 que pode ser conectado (directa ou indirectamente) a um contacto móvel de um comutador (não mostrado). Os actuadores para comutadores operativos em instalações de voltagem média, para as quais o presente actuador 1 também é adequado, são, por exemplo, descritas no Pedido de Patente WO 99/14769, que na presente invenção a sua incorporação deve ser considerada a título de referência. 7 0 actuador 1 compreende um primeiro dispositivo de pólo (móvel) 3 unido a um eixo móvel 2 e um segundo dispositivo de pólo (fixo) 4, que é unido a uma caixa 5. 0 eixo móvel 2 pode mover-se relativamente ao segundo dispositivo de pólo 4 através de um suporte simples 6. Um primeiro suporte de bobina 7, com uma bobina de conexão 8, está colocado na posição da folga entre o primeiro dispositivo de pólo 3 e o segundo dispositivo de pólo 4. Fazendo a corrente circular através da bobina de conexão 8, é gerado um campo magnético que corre via a caixa 5, o primeiro dispositivo de pólo 3, o segundo dispositivo de pólo 4 e a folga entre o primeiro e o segundo dispositivo de pólo 3, 4 (o primeiro e o segundo dispositivos de pólo 3, 4 e a caixa 5 feita de material magneticamente condutor). Em resultado, é produzida uma força de atracção entre o primeiro e o segundo dispositivo de pólo 3, 4, em resultado do qual o eixo móvel 2 se move para a esquerda (e assim, liga o comutador conectado ao actuador).
Para manter o actuador 1 na posição de ligado sem precisar de energia para excitar a bobina de conexão 8, é provido um segundo circuito magnético separado (ver também o Pedido de Patente anteriormente mencionada WO 99/14769) . Na forma de realização representada o segundo circuito magnético contém um iman permanente 9 em forma de um anel em forma de disco, a orientação norte/sul paralela ao eixo do anel em forma de disco. Tal torna a produção do iman permanente 9 mais simples e mais barata e também torna a insensibilidade à tolerância superior comparada com o estado da técnica. Na forma de realização representada, o eixo móvel 2 é unido a uma placa de retenção 10 (por exemplo, como mostrado com o parafuso 11) . O iman permanente 9 é unido à caixa 5 com a ajuda de um dispositivo de fixação 13 (e, por exemplo, com parafusos 16). Um dispositivo adaptador 12 em forma de um cilindro provê o fecho do circuito magnético a partir do pólo do iman permanente 9, via caixa 5, dispositivo adaptador 12, placa de retenção 10 e dispositivo de fixação 13 ao outro pólo do iman permanente 9. Consequentemente, o segundo circuito magnético compreende o íman permanente 9, a placa de retenção 10 e um dispositivo de circuito, que contém parte da caixa 5, o dispositivo de fixação 13 e o dispositivo adaptador 12, fechando o segundo circuito magnético. Para obter este circuito magnético há uma folga entre o iman permanente 9 e o dispositivo adaptador 12 e entre o dispositivo de fixação 13 e o dispositivo adaptador 12. O primeiro dispositivo de pólo 3 pode mover-se em relação ao dispositivo adaptador 12 apenas na direcção axial utilizando um suporte simples 14.
Logo que o actuador 1 é excitado com a ajuda da bobina de conexão 8, a placa de retenção 10 mover-se-á para a esquerda no desenho, resultando na diminuição das folgas entre a placa de retenção 10 e o dispositivo de fixação 13 e entre a placa de retenção 10 e o dispositivo adaptador 12. A força de atracção do segundo circuito magnético torna-se muito elevada quando a dita folga é suficientemente reduzida, forçando substancialmente o actuador 1 na posição de ligado. Na posição de ligado (em que as folgas virtualmente desaparecem) a força de atracção na placa de retenção é suficiente para manter o actuador 1 nesta posição contra quaisquer forças que actuem na direcção oposta.
Como discutido e explicado no Pedido de Patente WO 99/14769, os circuitos magnéticos da bobina de conexão 8 e o iman permanente 9 estão completamente separados.
Para desligar o actuador, é provida uma bobina de desconexão 15, que é também ajustada num suporte de bobina. A bobina de desconexão 15 é dimensionada de forma a que no caso de um funcionamento correcto este compense o campo magnético do iman permanente 9, de forma a que a energia que tinha sido armazenada numa mola de pressão de contacto do comutador para ser accionada e uma mola de desconexão adicional opcional (não mostrada) seja suficiente para mover o eixo móvel 2 completamente para trás. 9
Comparado com o actuador mostrado no Pedido de Patente wo 99/14769, as posições da bobina de desconexão 15 e o iman permanente 9 foram invertidos. Devido à posição da bobina de desconexão 15 no presente actuador 1, este último pode operar de forma mais eficaz, pelo que pode ser feito mais pequeno e em funcionamento requer menos energia de alimentação para obter a mesma acção de desconexão. 0 segundo circuito magnético no presente actuador 1 é mais comprido comparado com o actuador descrito no Pedido de Patente WO 99/14769, pelo que a resistência magnética é mais elevada. No entanto, esta pode ser facilmente compensada utilizando um iman permanente 9 mais potente. Resultante da posição seleccionada do iman permanente 9 e da combinação do segundo circuito magnético, o iman permanente 9 pode ser um simples iman em forma de disco com uma orientação norte/sul paralela ao eixo, em contraste com o iman permanente cilíndrico com uma orientação norte/sul funcionando radialmente requerido no Pedido de Patente WO 99/14769. Consequentemente, a produção do presente iman permanente 9 é mais fácil e mais barata.
Na forma de realização descrita anteriormente, o actuador 1 compreende componentes que tornam possível a estrutura cilíndrica do actuador 1. Assim, a caixa 5, o primeiro dispositivo de pólo 3, o segundo dispositivo de pólo fixo 4, a placa de retenção 10, o dispositivo adaptador 12 e o dispositivo de fixação 13 pode facilmente ser produzido com uma usinagem simples (por exemplo, num torno) do material condutor magnético, por exemplo, aço de corte rápido. O aço de corte rápido possui a vantagem de ser mais barato do que a folha-de-flandres magnética normalmente utilizada. Apesar de que as propriedades magnéticas do aço de corte rápido serem mais fracas do que as da folha-de-flandres magnética, estas podem ser facilmente adaptadas utilizando proporcionalmente mais material. O iman permanente 9 pode ser um iman em forma de disco, fácil de produzir ou de 10 obter. 0 segundo dispositivo de pólo fixo 4, o iman permanente 9 e o dispositivo de fixação 30 podem ser facilmente fixados à caixa 5 mediante, por exemplo, parafusos 16, 17. O dispositivo adaptador 12 tem, preferencialmente, uma forma cilíndrica de modo a ser fixada à caixa 5 por meio de um ajuste de pressão. Preferencialmente, tal é feito por último, de maneira a que a correcta posição do dispositivo adaptador 12 em relação ao dispositivo de fixação 13 seja automaticamente obtida (isto é, de maneira a que as extremidades do dispositivo adaptador 12 e do dispositivo de fixação 13 estejam apertadas contra a placa de retenção 10 quando o actuador 1 está na posição excitada).
Resultante da caixa 5 e do ajuste preciso (suporte simples 6) entre o eixo móvel 2 e o segundo dispositivo de pólo 4, as superfícies do pólo do primeiro e do segundo dispositivo de pólo 3, 4 estão adequadamente protegidos contra influências exteriores. Em particular, as partículas metálicas são impedidas de entrar no actuador 1 devido à atracção magnética e estas possivelmente poderiam causar anomalias.
Para obter o mesmo tipo de protecção no outro lado do actuador 1 basta fixar um fecho em forma de manga 19. Este fecho pode ser ajustado à volta da caixa 5 mediante um ajuste de pressão. Neste caso, é preferível que o tampão anti-poeiras proveja o espaço adequado para o movimento da placa de retenção 10 e que o ar não seja comprimido no fecho (por exemplo, com buracos na placa de retenção 10) . Mediante uma calibração e um posicionamento dos buracos à medida é também possível controlar a velocidade ou aspirar ou soprar as partículas de sujidade. A estrutura cilíndrica do actuador da presente invenção 1 provê uma construção muito sólida, uma distribuição uniforme das linhas do campo magnético e uma construção sem manutenção. 11
Numa instalação de comutação com um ou mais contactos móveis de um comutador, o actuador 1 pode ser utilizado para accionar um ou mais dos contactos móveis do comutador. Na seguinte forma de realização ilustrativa, representada em forma de diagrama na figura 2, é apresentada uma ligação de um actuador 1 de acordo com a presente invenção com meios de fixação e meios de transmissão para ajustamento na instalação de comutação. É de referir que a construção discutida mais adiante é também adequada para outros tipos de actuador 1.
Os meios de fixação compreendem duas placas de fixação 20, 21 dispostas em paralelo e reflectindo-se uma na outra que pode ser produzida facilmente utilizando técnicas de usinagem conhecidas per se, como por exemplo, buracos de flangeamento e de perfuração. O actuador 1 é instalado nas duas partes com flange das placas de fixação 20, 21 com a ajuda dos pinos de suporte 18 (ver também a figura 1) . O eixo do actuador 1 (e assim a direcção do movimento do eixo móvel 2) está orientado ao longo de uma primeira direcção (direcção longitudinal do eixo móvel 2 na figura 2) . Há meios de transmissão de forma que o eixo móvel 2 do actuador 1 se mova essencialmente perpendicularmente numa segunda direcção (direcção vertical na figura 2) . A segunda direcção é a direcção do movimento das hastes de contacto para os pólos de movimento dos comutadores. Isto torna possível uma construção muito compacta da instalação.
Os meios de transmissão compreendem os seguintes componentes. O eixo móvel 2 está conectado via uma primeira biela 22 e uma junta 23 para um primeiro dispositivo de transmissão 24. Este primeiro dispositivo de transmissão 24 possui uma forma essencialmente triangular, sendo a junta 23 num ângulo. O primeiro dispositivo de transmissão 24 está fixado às placas de fixação 20, 21, de forma a que possa girar, num ângulo oposto 12 mediante um pino de fecho 25. 0 eixo de contacto para um dos comutadores pode ser fixado ao outro ângulo e um pino 2 6 é ajustado o que, em conjunto com uma abertura 27 nas placas de fixação 20, 21 garante que o pino se possa mover apenas na segunda direcção.
Variando o rácio da distância entre o pino de fecho 25 e o marcador 26, por um lado, e a distância entre o pino de fecho 25 e a junta 23, por outro lado, é possível um rácio de transmissão do movimento do eixo móvel 2 do actuador 1 à haste de contacto para o comutador. O rácio de transmissão é determinado por, por um lado, a velocidade desejada (a velocidade de conexão e de desconexão dos comutadores), um rácio de transmissão inferior produzindo uma velocidade mais alta, e, por outro lado, pelas forças que o actuador 1 tem de produzir e de absorver, um rácio de transmissão mais alta que permite uma absorção superior de forças.
Na forma de realização ilustrativa mostrada na figura 2, um actuador 1 é utilizado para conduzir três contactos móveis do comutador. Tal é possível utilizando um outro eixo de transmissão 29 fixado ao primeiro dispositivo de transmissão 24 utilizando um outro pino de fecho 28. O eixo de transmissão 29 é fixado de forma geometricamente coincidente por meio de outros pinos de fecho 28 a outros dois dispositivos de transmissão 30, que estão fixados às placas de fixação 20, 21, de forma a que estes possam girar, utilizando outros pinos de fecho 31. Os eixos de contacto para os outros comutadores podem ser fixados ao ângulo restante dos outros dispositivos de transmissão 30 utilizando um pino 32 que pode ser movido verticalmente nas aberturas 33 nas placas de fixação 20, 21. É evidente para um técnico especializado nesta técnica que podem ser utilizadas variações a esta construção, por exemplo, posicionando o primeiro dispositivo de transmissão 24 no meio, com os outros dispositivos de transmissão 30 em cada lado. 13
Foi descoberto que no caso de um único actuador 1 de acordo com a presente invenção e três contactos móveis de um comutador que têm de ser postos em funcionamento, o rácio de transmissão tem um nivel óptimo especifico. Este nivel óptimo está situado entre 1:2 e 1:2.5, por exemplo 1:2.2. É assim surpreendentemente mais baixo do que o rácio de 1:3 esperado da combinação de um actuador 1 e três contactos móveis de um comutador.
Uma vantagem adicional consiste em que resultante do percurso relativamente mais longo do actuador, a força de atracção gerada na folga no segundo circuito magnético diminui relativamente mais rapidamente, pelo que um pode ser obtido um tempo de desconexão ainda mais rápido.
Para um técnico especializado será óbvio que as formas de realização anteriormente descritas constituem meros exemplos para ilustrar a presente invenção. As modificações e as alterações são consideradas a serem abrangidas pelo âmbito de protecção da presente invenção como o definido pelas reivindicações em anexo.
Lisboa, 16 de Outubro de 2007. 14
REFERÊNCIAS CITADAS NA DESCRIÇÃO
Esta lista de referências citadas pelo titular tem como único objectivo ajudar o leitor e não forma parte do documento de patente europeia. Ainda que na sua elaboração foi tido o máximo cuidado, não se podem excluir erros ou omissões e a EPO não assume qualquer responsabilidade a este respeito.
Documentos de Patentes citados na descrição • WO 9914769 A [0003] [0005] • US 5864274 A [0006] [0007] [0008] [0017] [0020] [0022] [0015] [0016] [0024] [0026] [0027] [0027] • US 20020093408 A [0017] 15
Claims (11)
- REIVINDICAÇÕES 1. Actuador electromagnético destinado a fazer operar pelo menos um contacto móvel de um comutador na posição ligado ou na posição desligado, em que o actuador electromagnético (1) possui um primeiro circuito magnético com uma bobina de conexão (8) para fazer mover um dispositivo de pólo móvel (3) e um dispositivo de pólo fixo (4) um em direcção ao outro até ser atingida a posição de ligada, um segundo circuito magnético, separado do primeiro circuito magnético, com um iman permanente (9) e uma placa de retenção (10) unidos ao dispositivo de pólo móvel (3), para manter o actuador (1) na posição ligada contra qualquer mola ou outras forças quando a bobina de conexão (8) não foi excitada, e uma bobina de desconexão (15) que opera para compensar o campo magnético no segundo circuito magnético de forma que o actuador (1) possa voltar a uma posição de desligado, caracterizado por na direcção axial do actuador (1), a bobina de desconexão (15) estar colocada mais próxima da placa de retenção (10) do que o iman permanente (9), e em que o segundo circuito magnético compreende o iman permanente (9), um dispositivo adaptador (12), um dispositivo de fixação (13) para suportar o iman permanente (9) no dispositivo do adaptador (12) e a placa de retenção (10), e em que o iman permanente (9) está situado radialmente fora do dispositivo adaptador (12).
- 2. O actuador electromagnético de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o iman permanente (9) ser um iman em forma de disco, por a orientação do pólo o qual é paralelo ao eixo do iman em forma de disco (9).
- 3. O actuador electromagnético de acordo com as reivindicações 1, ou 2, caracterizado por o actuador (1) compreender essencialmente elementos cilíndricos (2 - 15) . 1 4. 0 actuador electromagnético de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por o actuador (1) compreender elementos cilíndricos fabricados em aço (3, 4, 5, 10, 12, 13) no primeiro e no segundo circuito magnético.
- 5. O actuador electromagnético de acordo com uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizado por o actuador electromagnético (1) compreender um eixo móvel unido a um dispositivo de pólo móvel (3), cujo eixo (2) pode ser movido em relação ao dispositivo de pólo fixo (4) por meio de um suporte simples (6) .
- 6. O actuador electromagnético de acordo com uma das reivindicações de 3 a 5, caracterizado por o dispositivo de pólo móvel (3) poder ser movido em relação ao dispositivo do circuito (5, 12, 13) por meio de um suporte simples (14).
- 7. O actuador electromagnético de acordo com uma das reivindicações de 1 a 6, caracterizado por o actuador (1) ser provido de um tampão anti-poeiras (19) que filtra as superfícies de um pólo de um dispositivo do circuito (5, 12, 13) e a placa de retenção (10).
- 8. Método para montar um actuador de acordo com uma das reivindicações de 1 a 7, caracterizado por pelo menos dois dos elementos cilíndricos (2 - 15) estarem fixados um ao outro por meio de um parafuso.
- 9. Método de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por pelo menos dois dos elementos cilíndricos (2 - 15) estarem fixados um ao outro por meio de um ajuste de pressão.
- 10. Uma ligação para fixar um actuador, como por exemplo, um actuador de acordo com uma das reivindicações de 1 a 7, numa instalação de conexão que tem pelo menos um contacto móvel de um comutador, caracterizada por o eixo axial do actuador (1) ser 2 essencialmente perpendicular à direcção do movimento dos meios operativos para pelo menos um contacto móvel do comutador.
- 11. Uma ligação de acordo com a reivindicação 10, caracterizada por esta adicionalmente compreender meios de transmissão (20 -32) com um rácio de transmissão pré-determinado entre o movimento do actuador (1) e o movimento dos meios operativos para pelo menos um contacto móvel do comutador.
- 12. Uma ligação de acordo com a reivindicação 11, caracterizada por um actuador accionar três contactos móveis de um comutador e por o rácio de transmissão pré-determinado ser entre 1:2 e 1:2.5 e ser preferencialmente de 1:2.2. Lisboa, 16 de Outubro de 2007. 3
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
NL1023381A NL1023381C2 (nl) | 2003-05-09 | 2003-05-09 | Elektromagnetische actuator. |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT1623440E true PT1623440E (pt) | 2007-10-26 |
Family
ID=33432526
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT04728987T PT1623440E (pt) | 2003-05-09 | 2004-04-22 | Actuador electromagnético |
Country Status (21)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US7301426B2 (pt) |
EP (1) | EP1623440B2 (pt) |
JP (1) | JP4574612B2 (pt) |
KR (1) | KR101107914B1 (pt) |
CN (1) | CN100367430C (pt) |
AR (1) | AR044274A1 (pt) |
AT (1) | ATE367644T1 (pt) |
AU (1) | AU2004237026B2 (pt) |
BR (1) | BRPI0410528A (pt) |
CA (1) | CA2523766A1 (pt) |
DE (1) | DE602004007646T3 (pt) |
ES (1) | ES2290697T3 (pt) |
MX (1) | MXPA05012097A (pt) |
NL (1) | NL1023381C2 (pt) |
NO (1) | NO20055825L (pt) |
NZ (1) | NZ543481A (pt) |
PL (1) | PL1623440T3 (pt) |
PT (1) | PT1623440E (pt) |
RU (1) | RU2324253C2 (pt) |
WO (1) | WO2004100198A1 (pt) |
ZA (1) | ZA200508697B (pt) |
Families Citing this family (13)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
FR2896615A1 (fr) * | 2006-01-20 | 2007-07-27 | Areva T & D Sa | Actionneur magnetique a aimant permanent a volume reduit |
JP4844829B2 (ja) * | 2006-10-27 | 2011-12-28 | ソニー株式会社 | カメラモジュール |
FR2914484B1 (fr) * | 2007-03-27 | 2009-05-22 | Schneider Electric Ind Sas | Actionneur electromagnetique bistable a accrochage magnetique |
WO2009060508A1 (ja) * | 2007-11-06 | 2009-05-14 | Fuji Electric Systems Co., Ltd. | 電磁石装置 |
EP2600361A1 (en) * | 2011-11-29 | 2013-06-05 | Eaton Industries (Netherlands) B.V. | Electromagnetic actuator |
CN103187211A (zh) * | 2011-12-29 | 2013-07-03 | 西门子公司 | 断路器的传导装置及其断路器 |
DE102012209229A1 (de) * | 2012-05-31 | 2013-12-05 | Robert Bosch Gmbh | Kraftstoffinjektor |
CN102915870B (zh) * | 2012-11-13 | 2014-11-26 | 宁夏力成电气集团有限公司 | 一种具有闭合磁路的e形单稳态永磁机构 |
US9390875B2 (en) * | 2013-05-29 | 2016-07-12 | Active Signal Technologies, Inc. | Electromagnetic opposing field actuators |
JP6238620B2 (ja) * | 2013-07-30 | 2017-11-29 | 三菱電機株式会社 | 電磁石装置 |
FI20145100L (fi) * | 2014-01-30 | 2015-07-31 | Ixtur Oy | Magneetti |
CN105321742B (zh) * | 2014-07-28 | 2019-07-09 | 苏州磁明科技有限公司 | 螺线管线性驱动器及其制作方法 |
CN109901729B (zh) * | 2017-12-08 | 2022-02-22 | 深圳普赢创新科技股份有限公司 | 指标器 |
Family Cites Families (16)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US4072918A (en) * | 1976-12-01 | 1978-02-07 | Regdon Corporation | Bistable electromagnetic actuator |
US4127835A (en) * | 1977-07-06 | 1978-11-28 | Dynex/Rivett Inc. | Electromechanical force motor |
JPH0134326Y2 (pt) * | 1981-04-22 | 1989-10-19 | ||
DE3200814A1 (de) † | 1982-01-04 | 1982-04-29 | Ernst Prof. Dr.techn.habil. 1000 Berlin Slamecka | Hochspannungsschalter |
US4550302A (en) * | 1982-11-09 | 1985-10-29 | Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. | Solenoid |
US5034714A (en) * | 1989-11-03 | 1991-07-23 | Westinghouse Electric Corp. | Universal relay |
DE19524636C1 (de) † | 1995-07-06 | 1996-09-26 | Licentia Gmbh | Mehrphasiger Hochspannungsschalter |
DE19619835A1 (de) | 1996-05-17 | 1997-11-20 | E I B S A | Elektrischer Schalter mit einem magnetischen Antrieb |
EP0817225A1 (de) † | 1996-06-26 | 1998-01-07 | GEC Alsthom T&D AG | Mehrpoliger Schalter, insbesondere für Hochspannung |
DE19722013C2 (de) * | 1997-05-27 | 2001-03-15 | Steingroever Magnet Physik | Magneto-mechanisches Kraftsystem |
KR100568906B1 (ko) * | 1997-09-18 | 2006-04-10 | 이튼 일렉트릭 비 브이 | 전자기 액츄에이터 |
NL1010974C2 (nl) * | 1999-01-06 | 2000-07-07 | Holec Holland Nv | Tripsysteem voor een elektrische schakelaar met gunstige kracht-weg-karakteristiek. |
JP4066040B2 (ja) * | 2001-01-18 | 2008-03-26 | 株式会社日立製作所 | 電磁石およびそれを用いた開閉装置の操作機構 |
CN1234135C (zh) * | 2001-01-18 | 2005-12-28 | 株式会社日立制作所 | 电磁铁和使用该电磁铁的开关装置的操作机构 |
JP4409787B2 (ja) * | 2001-05-01 | 2010-02-03 | 三菱電機株式会社 | 固体絶縁開閉器 |
DE10131235C1 (de) † | 2001-06-28 | 2003-01-30 | Siemens Ag | Stromzuführungsvorrichtung für eine zu kühlende elektrische Gerätschaft mit elektrischer Trenneinrichtung sowie Verwendung der Vorrichtung |
-
2003
- 2003-05-09 NL NL1023381A patent/NL1023381C2/nl not_active IP Right Cessation
-
2004
- 2004-04-22 RU RU2005138305/09A patent/RU2324253C2/ru not_active IP Right Cessation
- 2004-04-22 WO PCT/NL2004/000267 patent/WO2004100198A1/en active IP Right Grant
- 2004-04-22 US US10/555,996 patent/US7301426B2/en active Active
- 2004-04-22 AT AT04728987T patent/ATE367644T1/de not_active IP Right Cessation
- 2004-04-22 CA CA002523766A patent/CA2523766A1/en not_active Abandoned
- 2004-04-22 BR BRPI0410528-1A patent/BRPI0410528A/pt not_active IP Right Cessation
- 2004-04-22 NZ NZ543481A patent/NZ543481A/en not_active IP Right Cessation
- 2004-04-22 CN CNB2004800126076A patent/CN100367430C/zh not_active Expired - Lifetime
- 2004-04-22 EP EP04728987A patent/EP1623440B2/en not_active Expired - Lifetime
- 2004-04-22 AU AU2004237026A patent/AU2004237026B2/en not_active Expired
- 2004-04-22 MX MXPA05012097A patent/MXPA05012097A/es active IP Right Grant
- 2004-04-22 JP JP2006507873A patent/JP4574612B2/ja not_active Expired - Lifetime
- 2004-04-22 KR KR1020057021216A patent/KR101107914B1/ko active IP Right Grant
- 2004-04-22 ES ES04728987T patent/ES2290697T3/es not_active Expired - Lifetime
- 2004-04-22 DE DE602004007646T patent/DE602004007646T3/de not_active Expired - Lifetime
- 2004-04-22 PL PL04728987T patent/PL1623440T3/pl unknown
- 2004-04-22 PT PT04728987T patent/PT1623440E/pt unknown
- 2004-05-07 AR ARP040101572A patent/AR044274A1/es unknown
-
2005
- 2005-10-26 ZA ZA200508697A patent/ZA200508697B/en unknown
- 2005-12-08 NO NO20055825A patent/NO20055825L/no not_active Application Discontinuation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
NO20055825D0 (no) | 2005-12-08 |
RU2324253C2 (ru) | 2008-05-10 |
EP1623440B1 (en) | 2007-07-18 |
EP1623440B2 (en) | 2010-07-21 |
US7301426B2 (en) | 2007-11-27 |
AR044274A1 (es) | 2005-09-07 |
KR101107914B1 (ko) | 2012-01-25 |
ATE367644T1 (de) | 2007-08-15 |
MXPA05012097A (es) | 2006-02-22 |
ES2290697T3 (es) | 2008-02-16 |
CA2523766A1 (en) | 2004-11-18 |
DE602004007646T2 (de) | 2008-06-05 |
CN100367430C (zh) | 2008-02-06 |
ZA200508697B (en) | 2007-04-25 |
DE602004007646D1 (de) | 2007-08-30 |
US20060279386A1 (en) | 2006-12-14 |
NL1023381C2 (nl) | 2004-11-15 |
AU2004237026B2 (en) | 2010-01-28 |
NZ543481A (en) | 2008-08-29 |
DE602004007646T3 (de) | 2011-02-17 |
CN1784757A (zh) | 2006-06-07 |
BRPI0410528A (pt) | 2006-06-20 |
WO2004100198A1 (en) | 2004-11-18 |
EP1623440A1 (en) | 2006-02-08 |
KR20060011857A (ko) | 2006-02-03 |
AU2004237026A1 (en) | 2004-11-18 |
JP2006526260A (ja) | 2006-11-16 |
PL1623440T3 (pl) | 2007-11-30 |
RU2005138305A (ru) | 2006-05-27 |
JP4574612B2 (ja) | 2010-11-04 |
NO20055825L (no) | 2006-02-08 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT1623440E (pt) | Actuador electromagnético | |
JP3043615B2 (ja) | 光学装置 | |
ES2298137T3 (es) | Accionamiento magnetico biestable para un disyuntor. | |
US3347262A (en) | Magnet actuated sealed valve | |
CN101248571B (zh) | 直流感应电动机-发电机 | |
KR101273089B1 (ko) | 전기기기 및 이를 조립하는 방법 | |
US4633201A (en) | Rotary waveguide switch having magnetic means for an accurate positioning thereof | |
US8536750B2 (en) | Electric motor with axially movable rotor assembly | |
US20080224804A1 (en) | Magnetic Actuating Device | |
US6351199B1 (en) | Position sensor for latching solenoid valve | |
US5523636A (en) | Electromagnetically controlled gear engagement mechanism integrated with a magnetic hysteresis slip clutch | |
US5389910A (en) | Solenoid encasement with variable reluctance | |
JP5387006B2 (ja) | 回転機 | |
EP1756638A1 (en) | Rotational optical switch with eletro-magnetic actuator | |
US4755782A (en) | Magnetically operated actuator having plural permanent magnet means | |
KR100337055B1 (ko) | 자기히스테리시스슬립클러치가일체화된전자적으로제어되는기어맞물림장치 | |
BR112012017156A2 (pt) | dispositivo para controlar um aparelho integrado. | |
KR101756795B1 (ko) | 퍼지 제어 스테핑 모터 | |
KR20180134289A (ko) | 퓨즈 기능이 있는 초크 코일 및 그것을 갖는 차량용 공조 장치 | |
JPH11187632A (ja) | モーターの回転軸の停止状態保持機構 | |
JPH09215266A (ja) | 電磁制動装置 | |
KR20100041620A (ko) | 스텝 액츄에이터 | |
JP2010288322A (ja) | 軸受、回転機構及び、シャフト |