PT1575362E - Utilização de um pó acaricida - Google Patents

Utilização de um pó acaricida Download PDF

Info

Publication number
PT1575362E
PT1575362E PT03813578T PT03813578T PT1575362E PT 1575362 E PT1575362 E PT 1575362E PT 03813578 T PT03813578 T PT 03813578T PT 03813578 T PT03813578 T PT 03813578T PT 1575362 E PT1575362 E PT 1575362E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
powder
acaricidal
use according
silica
mites
Prior art date
Application number
PT03813578T
Other languages
English (en)
Inventor
Jean-Philippe Pascal
Nicolas Palangie
Original Assignee
Solvay
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Solvay filed Critical Solvay
Publication of PT1575362E publication Critical patent/PT1575362E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N59/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing elements or inorganic compounds
    • A01N59/04Carbon disulfide; Carbon monoxide; Carbon dioxide

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Processes Of Treating Macromolecular Substances (AREA)
  • Prostheses (AREA)
  • Transplanting Machines (AREA)

Description

DESCRIÇÃO “UTILIZAÇÃO DE UM PÓ ACARICIDA” A invenção diz respeito à utilização de um pó acaricida. Mais particularmente, diz respeito à sua utilização para a protecção de cereais, Ά expressão “pó acaricida” designa ura pó em contacto com o qual os ácaros não conseguem sobreviver. Os ácaros podem estar em fase de ovos, de larvas ou de adultos. A acção do pó pode ser directa. A sua acção também pode ser indirecta, por exemplo, no caso de o pó acaricida destruir uma substância que é necessária à sobrevivência dos ácaros.
Os ácaros são aracnídeos pequenos, com dimensões da ordem do décimo de milímetro, que se desenvolvem principalmente em camas e tapetes das habitações e que podem provocar reacções alérgicas no ser humano. Para que as suas condições de vida sejam óptimas são necessários valores de humidade compreendidos entre 55% e 85% e valores de temperatura compreendidos entre 15°C e 35°C. Os ácaros alimentam-se essencialmente de escamas e matérias orgânicas que se acumulam nos têxteis espessos. Um ser humano adulto perde um valor médio de 1,5 g de pele morta por dia, quantidade esta que é suficiente para alimentar 1,5 milhões de ácaros.
Entre a multiplicidade de ácaros existentes, há alguns que são particularmente preocupantes, uma vez que se desenvolvem em ambiente humano. Estes são príncipalmente os ácaros da poeira (Dermatophagoides pteronyssís) e dos que se desenvolvem dentro dos cereais (Ãcarus Síro e Tyrophagus putrescentiae). E do conhecimento generalizado que se pode combater os ácaros utilizando píretro e piretrenóides sintéticos, tais como a permetrina. Estas substâncias são neurotóxicas cuja e a sua nocividade para o ser humano está perfeitamente estudada. É de evitar a sua utilização 1 para a protecção de géneros alimentícios e mais particularmente de cereais,
Consequentemente, há inúmeros utilizadores que reclamam substitutos dos piretrenóídes que sejam inofensivos para o ser humano e eficazes na luta contra os ácaros que se desenvolvem nas reservas de cereais. A invenção tem por objectivo proporcionar um método, natural e inofensivo para o ser humano, que permita eliminar de um modo simples, eficaz e económico, os ácaros que se desenvolvem nas reservas de cereais.
Em consequência, a invenção diz respeito à utilização de um pó constituído por 40% em peso de bicarbonato de sódio, pelos seus efeitos acaricidas, para a armazenagem de cereais. O bicarbonato de sódio é um produto reputadamente inofensivo para o ser humano. Este composto possuí mesmo autorização de diversos organismos (tais como a EDA nos Estados Unidos da América do Norte) para utilização em alimentação humana. Sendo assim, o bicarbonato de sódio pode ser utilizado, sem perigo, para a protecção de cereais, devido aos seus efeitos acaricidas. Além. disso, demonstrou-se que era particularmente eficaz contra os ácaros supramencionados que se desenvolvem nos cereais.
Foi já observado que os ácaros não se alimentam do pó acaricida de acordo com a invenção, mas sim que os grânulos finos deste pó aderem à superfície exterior dos ácaros. Sem pretender ficar limitado a uma explicação teórica e sem excluir outros modos de acção, o inventor da presente invenção admite que a utilização de um pó de acordo com a invenção como acaricida iria destruir determinados equilíbrios de permuta membranar da cutícula do ácaro e da casca do ovo, o que iria induzir a sua desidratação e por último a sua morte. O pó acaricida de acordo com a invenção pode ser utilizado em mistura com os cereais. Também pode ser aplicado apenas sobre as paredes do sistema de armazenagem (silos, sacos, camiões, etc.) dos cereais. Em sentido lato, o termo “armazenagem” designa não 2 só a conservação durante períodos longos, mas também a conservação durante períodos curtos que decorrem logo no inicio, a seguir à colheita dos cereais.
De acordo com uma forma de realização vantajosas da invenção, os cereais são armazenados num silo e o pó é projectado sobre as paredes do silo. De acordo com esta forma de realização, há determinados casos em que pode ser preferível aplicar o pó sob a forma de uma solução ou suspensão aquosa e esperar que esta evapore, antes da introdução dos cereais no silo. Após a evaporação, observou-se que a parede do silo estava recoberta com um pó bastante fino.
Aparentemente, os pós com granulometrias finas possuem um poder acarícída rnais elevado.
De acordo com um modo de execução vantajoso da invenção, utiliza-se um pó em que pelo menos 90% os grânulos que o constituem possuem um diâmetro inferior a 500 μιη. No entanto, é preferível que os grânulos não sejam demasiado finos. De um modo geral, são adequados os pós em que pelo menos 90% dos grânulos que os constituem possuem um diâmetro compreendido entre 1 pin e 500 μιη. São preferíveis os pós acarícidas de acordo com a invenção em que 901 dos grânulos possuem um diâmetro inferior a 100 pm. O pó acarícida compreende mais de 401 em peso de bicarbonato de sódio. É preferível que o pó compreenda peio menos 50% de bicarbonato de sódio.
De acordo com uma forma de realização vantajosa da invenção, o pó acarícida compreende pelo menos 95% de bicarbonato de sódio. O pó pode ser constituído essencíalinente por bicarbonato de sódio.
De acordo com uma forma de realização vantajosa da invenção, o pó acarícida não compreende nenhuma substância neurotóxíca. Em particular, o pó não contém nem píretro, nem píretróides sintéticos, tais como a permetrina, 3
De acordo com outro dos seus aspectos, a invenção diz respeito à utilização de um pó de acordo com a invenção pelos seus efeitos acaricidas e insecticidas combinados.
Com efeito, os cereais também podem ser danificados por determinados insectos que se desenvolvem rapidamente. Como exemplos refere-se, em particular, o gorgulho do trigo (Sítophilus granarius) e o caruncho dos grãos (Rhízopertha domínica) , Estes insectos são partícularmente nocivos, visto que põem os seus ovos no interior dos grãos de cereais. Aparentemente, o pó de acordo com a invenção também combateu estes insectos. Sem pretender ficar limitado a uma explicação teórica e sem excluir outros modos de acção, o inventor da presente invenção admite que o modo de acção do pó de acordo com a invenção sobre os insectos é diferente do modo de acção sobre os ácaros. Com efeito, aparentemente os insectos absorvem o bicarbonato de sódio. Após a absorção, o bicarbonato iria provocar um aumento de pressão no interior do insecto por libertação de gás, o que provocaria a sua morte.
De acordo com um modo de execução vantajoso deste aspecto da invenção, utiliza-se um pó que compreende ainda pelo menos 1% em peso de sílica. A sílica é conhecida pelos seus efeitos insecticidas nos cereais. No entanto, observou-se surpreendentemente que a adição de quantidades mínimas (por exemplo, um valor percentual baixo) de sílica ao bicarbonato proporciona um pó cujos efeitos insecticidas, contra o gorgulho do trigo e o caruncho dos grãos, podem ser superiores tanto aos do bicarbonato por si só como aos da sílica por si só. Além disso, tais misturas têm um grande interesse económico, sendo o bicarbonato de sódio mais barato do que a sílica. A sílica pode ser amorfa ou cristalina. Não obstante, a sílica amorfa é preferível, uma vez que é melhor tolerada pelo organismo humano. São bem conhecidas as sílicas amorfas sintéticas que se apresentam sob a forma de sílica precipitada. A secagem por atomização das sílicas precipitadas dá origem a produtos extremamente finos, os quais são muito convenientes. Também se obteve 4 resultados muito bons com os geles de sílica. 0 gel de sílica é o resultado da reacção de um ácido com uma solução de silicato de sódio. Depois, seca-se o gel obtido e tritura-se finamente. Tais produtos têm a vantagem de ser maís económicos.
De acordo com uma variante preferida deste modo de execução, a sílica está sob a forma de gel de sílica.
As reservas de cereais estão assim sujeitas aos danos provocados por diversos microrganismos, tais como Aspergillus e Penicillium, Também se demonstrou que o pó acaricida de acordo com a invenção era eficaz como fungicida, permitindo combater estes microrganismos.
Em consequência, a invenção também diz respeito à utilização de um pó de acordo com a invenção pelos seus efeitos acaricidas, insecticidas e fungicidas combinados.
Os exemplos a seguir descritos evidenciam o interesse da invenção.
Exemplo 1
Depositou-se no fundo de uma caixa de Petri 10 g de pó de bicarbonato de sódio com um granulometria tal que 100% das partículas tinham um diâmetro inferior a 160 μι e pelo menos 95% das partículas tinham um diâmetro inferior a 100 pm. A seguir, depositou-se 50 ácaros da estirpe Acarus síro sobre o pó.
Ao fim de 48 horas, observou-se a morte de 95% dos ácaros (média de 3 amostras) . No caso da amostra de contraprova, que se manteve nas mesmas condições, mas na ausência de bicarbonato de sódio, observou-se a morte apenas de 21 dos ácaros (média de 3 amostras).
Exemplo 2
Repetiu-se o procedimento descrito no exemplo 1, com a excepção de se ter utilizado ácaros do queijo Tyrophagus putrescentia. Neste caso, observou-se a morte de 100% dos ácaros ao fim de 24 horas. Na amostra de contraprova, não se observou a morte de o nenhum ácaro ao fim de 24 horas e observou-se a morte de 4$ dos ácaros ao fim de 48 horas.
Os exemplos 1 e 2 ilustram o efeito acarícida de acordo com a invenção, em particular para os ácaros que se desenvolvem nos cereais.
Exemplo 3
Neste exemplo utilizou-se um pó constituído por 95% de bicarbonato de sódio e 4% de sílica amorfa precipitada pirogenada (‘Aerosil© 200% produzido por Degussa) . O pó tem uma granulometria tal que 100% das partículas tinham um diâmetro inferior a 160 μη e pelo menos 95% das partículas tinham um diâmetro inferior a 100 μια.
Depositou-se 10 g de pó no fundo de uma caixa de Petri. A seguir, depositou-se 50 carunchos dos grãos (Rhizopertha dominica) sobre o pó e também alimento suficiente para garantir a sobrevivência durante 15 dias.
Ao fim de 48 horas, observou-se a morte de 4% dos insectos (média de 3 amostras) . No caso da amostra de contraprova, que se manteve nas mesmas condições, mas na ausência de bicarbonato de sódio, não foi observada a morte de nenhum insecto (média de 3 amostras). Ao fim de 72 horas, a mortalidade dos insectos tratados de acordo com a invenção tinha atingido 79% e ao fim de 4 dias tinha atingido 100%, ao passo que a mortalidade dos insectos na amostra de contraprova foi nula ao fim de 72 horas e não ultrapassou 2% ao fim de 4 dias.
Exemplos 4 e 5
Nos exemplos 4 e 5 repetiu-se o procedimento descrito no exemplo 3, com a excepção de se ter utilizado um pó constituído essencialmente por bicarbonato de sódio no exemplo 4 e um pó constituído essencialmente por sílica (gel de sílica) no exemplo 5. Os valores de mortalidade ao fim de 48 horas foram de 2% para o bicarbonato de sódio e de 100% para a sílica. Uma comparação 6 efectuada entre os exemplos 3, 4 e 5 ilustra o efeito insecticida surpreendente obtido contra os carunchos dos grãos quando se adiciona uma quantidade mínima de sílica ao pó de bicarbonato.
No quadro 1 estão apresentados resumidamente os resultados dos ensaios realizados com os carunchos dos grãos.
Quadro 1: ensaios sobre Rhizopertha dominíca (em % de mortalidade) 48 horas 72 horas 4 dias 7 dias 10 dias 15 dias Bicarbonato de sódio 2% 8% 15% 21% 43% 91% Sílica (gel de sílica) 100% 100% 100% 100% 100% 100% Bicar. + 4% de 'Aerosil 200’ 47% 7 9% 100% 100% 100% 100% Contraprova 0% 0% 2% 5% 9% 11%
Exemplos 6 a 8
Nos exemplos 6 a 8 repetiu-se o procedimento descrito nos exemplos 3 a 5, com a excepção de se ter substituído o caruncho dos grãos pelo gorgulho do trigo (Sitophilus granaríus) . Efectuou-se também uma comparação entre os efeitos de sílicas diferentes e os de uma mistura de terras de díatomáceas à qual se adicionou 10% de gel de sílica. No quadro 2 estão apresentados resumidamente os resultados obtidos. Estes resultados ilustram novamente a eficácia surpreendente das misturas de bicarbonato - sílica, comparativamente com a sílica ou o bicarbonato por si sós. No quadro também se apresentam os resultados óptimos obtidos quando se utiliza gel de sílica. 7
Quadro 2: ensaios sobre Sitophilus granarius (em % de mortalidade) 24 horas 48 horas 72 horas í dias 7 dias 1 n dias 15 dias Bicarbonato de sódio 0% 0% 1% 5% 9% 55% 100% Terras de diatomáceas + 10% de gel de sílica 2% 35% 83% 100% 100« 100% 100% Bicar. + 4% de Lerosil 200’ 12% 37% 82% 100% 100% 100% 100% Bicar. + 10% de gel de sílica 16% 411 76% 1001 100% 100% 100% Bicar. + 4% de ‘Sipernat 22S’ 19% 38% 77% 100% 100% 100% 100% Contraprova 0% 0% 0% 3% 9% 13% 15%
Lisboa 2 210¾ 2006

Claims (10)

  1. ι reivi^2ica2:es 1. Utilização de um, pó constituído por 40% em peso de bicarbonato de sódio, pelos seus efeitos acaricidas, para a armazenagem de cereais.
  2. 2. Utilização de acordo com a reivindicação anterior, em que os cereais são armazenados num silo e o pó é projectado sobre as paredes do silo.
  3. 3. Utilização de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, em que pelo menos 90% dos grânulos que constituem o pó possuem um diâmetro inferior a 500 pni.
  4. 4. Utilização de acordo com a reivindicação anterior, em que o diâmetro é inferior a 100 pia.
  5. 5. Utilização de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, em que o pó compreende pelo menos 95% de bicarbonato de sódio.
  6. 6. Utilização de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, em que o pó está isento de substâncias neurotóxicas.
  7. 7. Utilização de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, pelos seus efeitos acaricidas e ínsecticídas combinados.
  8. 8. Utilização de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, em que o pó compreende pelo menos 1% em peso de sílica.
  9. 9. Utilização de acordo com a reivindicação anterior, em que a sílica é gel de sílica. i
  10. 10. Utilização de acordo com uma qualquer das reivindicações 7 a 9, pelos seus efeitos acarícidas, fungicidas e insecticidas combinados. Lisboa, 21 NOV. 2006 2
PT03813578T 2002-12-19 2003-12-18 Utilização de um pó acaricida PT1575362E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0216448A FR2848780B1 (fr) 2002-12-19 2002-12-19 Utilisation d'une poudre acaricide

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1575362E true PT1575362E (pt) 2007-01-31

Family

ID=32406342

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT03813578T PT1575362E (pt) 2002-12-19 2003-12-18 Utilização de um pó acaricida

Country Status (11)

Country Link
US (2) US8147891B2 (pt)
EP (1) EP1575362B1 (pt)
JP (2) JP4771701B2 (pt)
AT (1) ATE336901T1 (pt)
AU (1) AU2003296676A1 (pt)
DE (1) DE60307891T2 (pt)
DK (1) DK1575362T3 (pt)
ES (1) ES2271700T3 (pt)
FR (1) FR2848780B1 (pt)
PT (1) PT1575362E (pt)
WO (1) WO2004056184A1 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2848780B1 (fr) * 2002-12-19 2005-05-13 Solvay Utilisation d'une poudre acaricide
FR2859601B1 (fr) * 2003-09-16 2008-05-09 Solvay Suspension aqueuse parasiticide
FR2883128B1 (fr) * 2005-03-17 2008-02-15 Solvay Suspension aqueuse parasiticide
FR2883129B1 (fr) * 2005-03-17 2008-02-15 Solvay Procede de deparasitage et poudre parasiticide
FR2891991B1 (fr) 2005-10-17 2008-01-18 Solvay Procede et composition pediculicide
BE1018399A3 (nl) * 2009-05-06 2010-10-05 Globachem Gebruik van bicarbonaat-, carbonaat- en fosfaatzouten als insecticide voor land- en tuinbouwgewassen.
FR2984080B1 (fr) 2011-12-19 2014-06-13 Solvay Methode pour la fabrication d'une composition parasiticide
BR112017004125B1 (pt) * 2014-09-04 2021-06-22 Solvay Sa Uso de uma camada de mineral na parede de um silo de armazenamento de produto alimentício, e, métodos para tratamento profilático do desenvolvimento de parasitas e para evitar um aumento na população de parasitas
MA53079A (fr) * 2018-02-02 2021-05-12 Solvay Procédé de traitement prophylactique d'un produit alimentaire
JP7220341B2 (ja) 2021-06-14 2023-02-10 原田 英信 防除剤及び活力剤並びにこれらの製造方法及び使用

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS5511556A (en) * 1978-07-13 1980-01-26 Rikagaku Kenkyusho Bactericidal agent for agriculture and horticulture
JPH0539206A (ja) * 1991-08-06 1993-02-19 Rikagaku Kenkyusho 殺虫剤
JP3259853B2 (ja) * 1991-10-21 2002-02-25 尚明 山本 害虫駆除材
JP3259864B2 (ja) * 1992-05-18 2002-02-25 尚明 山本 害虫駆除方法
JPH05342630A (ja) * 1992-06-10 1993-12-24 Dainippon Ink & Chem Inc 光ディスク記録媒体
US5342630A (en) * 1992-07-01 1994-08-30 Church & Dwight Co., Inc. Environmentally safe pesticide compositions
JP2711619B2 (ja) 1992-07-23 1998-02-10 理化学研究所 殺菌殺虫組成物
JP3259856B2 (ja) * 1992-09-04 2002-02-25 尚明 山本 害虫駆除材
US5439690A (en) * 1993-05-21 1995-08-08 Ecosmart, Inc. Non-hazardous pest control
CA2149164C (en) * 1995-05-11 2009-03-03 Zlatko Korunic Diatomaceous earth insecticidal composition
US6887899B1 (en) * 1999-06-28 2005-05-03 Ecosmart Technologies, Inc. Method for controlling house dust mites with a composition comprising phenylethyl propionate
WO2001000049A1 (en) * 1999-06-28 2001-01-04 Ecosmart Technologies, Inc. Pesticidal compositions containing plant essential oils against mites
FR2825896B1 (fr) * 2001-06-19 2005-02-11 Solvay Poudre acaricide
PL370353A1 (en) * 2001-09-25 2005-05-16 Basf Aktiengesellschaft Insecticidal and acaricidal 3-substituted pyrazoles
EP1463411B1 (fr) * 2002-01-11 2005-11-09 Rhodianyl Utilisation du sulfure de zinc comme agent antiacarien
FR2848779B1 (fr) * 2002-12-19 2005-05-13 Solvay Solution aqueuse acaricide
FR2848780B1 (fr) * 2002-12-19 2005-05-13 Solvay Utilisation d'une poudre acaricide
FR2859601B1 (fr) * 2003-09-16 2008-05-09 Solvay Suspension aqueuse parasiticide
FR2883128B1 (fr) * 2005-03-17 2008-02-15 Solvay Suspension aqueuse parasiticide
FR2883129B1 (fr) * 2005-03-17 2008-02-15 Solvay Procede de deparasitage et poudre parasiticide

Also Published As

Publication number Publication date
JP5432200B2 (ja) 2014-03-05
DE60307891T2 (de) 2007-03-15
JP2006510699A (ja) 2006-03-30
US20120003281A1 (en) 2012-01-05
ES2271700T3 (es) 2007-04-16
ATE336901T1 (de) 2006-09-15
WO2004056184A1 (fr) 2004-07-08
US20060040031A1 (en) 2006-02-23
EP1575362B1 (fr) 2006-08-23
JP2011126904A (ja) 2011-06-30
DE60307891D1 (de) 2006-10-05
AU2003296676A1 (en) 2004-07-14
FR2848780B1 (fr) 2005-05-13
DK1575362T3 (da) 2007-01-02
EP1575362A1 (fr) 2005-09-21
US8147891B2 (en) 2012-04-03
JP4771701B2 (ja) 2011-09-14
FR2848780A1 (fr) 2004-06-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5432200B2 (ja) ダニ駆除粉末の使用
JPH02169506A (ja) 昆虫の駆除法
BR112017009804B1 (pt) Partícula, composição compreendendo uma partícula, uso de uma partícula e método para o combate de organismos prejudiciais a plantas
Athanassiou et al. Bacterial insecticides and inert materials
RU2413522C2 (ru) Способ уничтожения паразитов и паразитицидный порошок
Athanassiou et al. New trends in the use of diatomaceous earth against stored-grain insects
Nikpay Diatomaceous earths as alternatives to chemical insecticides in stored grain
Ebeling et al. Inorganic insecticides and dusts
JP2005185222A (ja) 天敵生物の放飼用袋
US20130143740A1 (en) Absorbent composition for surface treatment
ES2248598T3 (es) Polvo acaricida.
US20060188572A1 (en) Controlled release of S-methoprene and other active ingredients with activated carbon
WO2009042567A1 (en) Solid formulations of hydrogen cyanamide for agricultural applications
WO2018073472A1 (es) Sustrato para el control de moscas y otros insectos, su proceso de fabricación y uso del sustrato como cama de animales
JP2006510698A5 (pt)
JP7144929B2 (ja) 害虫忌避剤
ES2558510T3 (es) Método para fabricar una composición parasiticida
RU2140293C1 (ru) Бактерицидное средство
WO2009030588A1 (en) Silica dispersion
WO2015124704A1 (en) Pollen compositions and uses thereof
KR101077889B1 (ko) 문화재용 고흡습제 및 그 제조방법
US10827763B2 (en) Method for the prophylactic treatment of a food product silo
Mohammed R et al. EFFICACY OF NANO-SILICA AND COARSE SILICA AND PERMETHRIN ON THE COWPEA SEED BEETLE CALLOSOBRUCHUS MACULATES F.(COLEOPTERA: BRUCHIDAE).
JP7437112B2 (ja) 自噴式殺虫キット、自噴式殺虫剤組成物、自噴式殺虫装置及び殺虫方法
PT756821E (pt) Acido para-hidroxifenilacetico para a reducao da repelencia de insecticidas