PT1454027E - Dispositivo de persiana com elemento de reintrodução - Google Patents
Dispositivo de persiana com elemento de reintrodução Download PDFInfo
- Publication number
- PT1454027E PT1454027E PT02782542T PT02782542T PT1454027E PT 1454027 E PT1454027 E PT 1454027E PT 02782542 T PT02782542 T PT 02782542T PT 02782542 T PT02782542 T PT 02782542T PT 1454027 E PT1454027 E PT 1454027E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- guide rails
- guide
- blind
- shutter
- guide rail
- Prior art date
Links
Classifications
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E06—DOORS, WINDOWS, SHUTTERS, OR ROLLER BLINDS IN GENERAL; LADDERS
- E06B—FIXED OR MOVABLE CLOSURES FOR OPENINGS IN BUILDINGS, VEHICLES, FENCES OR LIKE ENCLOSURES IN GENERAL, e.g. DOORS, WINDOWS, BLINDS, GATES
- E06B9/00—Screening or protective devices for wall or similar openings, with or without operating or securing mechanisms; Closures of similar construction
- E06B9/56—Operating, guiding or securing devices or arrangements for roll-type closures; Spring drums; Tape drums; Counterweighting arrangements therefor
- E06B9/58—Guiding devices
- E06B9/581—Means to prevent or induce disengagement of shutter from side rails
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E06—DOORS, WINDOWS, SHUTTERS, OR ROLLER BLINDS IN GENERAL; LADDERS
- E06B—FIXED OR MOVABLE CLOSURES FOR OPENINGS IN BUILDINGS, VEHICLES, FENCES OR LIKE ENCLOSURES IN GENERAL, e.g. DOORS, WINDOWS, BLINDS, GATES
- E06B9/00—Screening or protective devices for wall or similar openings, with or without operating or securing mechanisms; Closures of similar construction
- E06B9/02—Shutters, movable grilles, or other safety closing devices, e.g. against burglary
- E06B9/08—Roll-type closures
- E06B9/11—Roller shutters
- E06B9/13—Roller shutters with closing members of one piece, e.g. of corrugated sheet metal
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Structural Engineering (AREA)
- Architecture (AREA)
- Civil Engineering (AREA)
- Operating, Guiding And Securing Of Roll- Type Closing Members (AREA)
- Shutters For Cameras (AREA)
- Tents Or Canopies (AREA)
Description
DESCRIÇÃO
DISPOSITIVO DE PERSIANA COM ELEMENTO DE REINTRODUÇÃO A invenção refere-se a um dispositivo de persianadestinado ao encerramento de um vão ou outra abertura e quepode experimentar um movimento descendente e ascendente,apresentando a persiana contornos laterais flexíveis quesobressaem relativamente ao plano da persiana e substancialmente contínuos deslocando-se por carris deorientação montados sobre um suporte fixo, estando previstos meios, pelo menos à altura da parte inferior dovão ou dita outra abertura, para permitir que os contornossalientes laterais se libertem dos seus carris de orientação enquanto se exerce sobre estes contornos umadeterminada força de tração transversal à direção longitudinal dos carris de orientação, estando previstosuns meios de reintrodução com a finalidade de permitir queos contornos laterais se encaixem novamente na partesuperior dos carris de orientação durante o movimentoascendente da persiana.
Dito dispositivo de persiana já foi descrito nodocumento EP-A-0 272 733. Este dispositivo apresenta o inconveniente de que, ao reintroduzir os contornos lateraisda persiana dentro dos carris de orientação pela passagemde acesso, os contornos laterais podem, nalguns casos,danificar-se pelo contacto com o contorno da passagem deacesso antes mencionada. Este é, em particular, o casoquando os contornos laterais da persiana estão constituídospor uma sucessão de pequenos blocos rígidos.
Um dos objetivos essenciais da presente invenção éapresentar um dispositivo de persiana que permita evitar oinconveniente anteriormente mencionado de uma forma maissimples e mais eficaz.
Para isto, de acordo com a invenção, ditos meios de reintrodução compreendem elementos de orientação previstosem frente aos carris de orientação, de forma que desviem oscontornos da persiana pelos carris de orientação durante omovimento ascendente da persiana.
De acordo com uma forma vantajosa de realização dainvenção, os elementos de orientação e a parte superior doscarris de orientação são montados sobre uma armaçãoseparada.
De uma forma vantajosa, pelo menos a parte superiordos carris de orientação é montada de uma forma elásticanesse suporte.
De acordo com uma forma particular de realização dodispositivo, de acordo com a invenção, pelo menos a partesuperior dos carris de orientação é montada de uma formaelástica sobre o suporte fixo e é montado um interruptorsobre o suporte fixo para cada um dos carris de orientaçãosubstancialmente em. frente a esta parte superior, perto doselementos de orientação, dispondo-se este interruptor demodo a que crie um sinal durante o deslocamento dos carrisde orientação na localização deste interruptor sob a açãoda persiana.
De forma vantajosa, estão previstos meios dedesaceleração que cooperam com o interruptor anteriormentemencionado com. a finalidade de desacelerar o movimentoascendente da persiana quando o interruptor cria um sinal. A invenção também refere-se a um elemento dereintrodução que apresenta elementos de orientação e umcarril de orientação, que deve ser montado de tal forma queos elementos de orientação se prolonguem a ambos lados doplano da persiana, de modo que se desviem os contornos dapersiana por este carril de orientação durante o movimentoascendente da persiana.
Serão apresentados outros detalhes e particularidadesda invenção na descrição que se fornece de seguida, atítulo de exemplo não limitativo de algumas formas particulares de realização de um dispositivo de persiana,de acordo com a invenção, em referência aos desenhosanexos. A figura 1 é uma vista esquemática, de frente de um.dispositivo de persiana, de acordo com a invenção, na suaposição de encerramento. A figura 2 é uma secção vertical. esquemática dodispositivo ao longo da linha II-II da figura 1. A figura 3 é uma vista frontal esquemática de uma partedo dispositivo de persiana na sua posição de abertura, deacordo corn a invenção, com uma secção parcial, A figura 4 é uma representação esquemática de uma secçãoao longo da linha IV-IV da figura 3. A figura 5 é uma vista esquemática frontal de um carrilde orientação e de uma persiana, da qual umo doscontornos laterais saiu do carril de orientação, comelementos de orientação em forma de cilindros. A figura 6 é uma vista esquemática frontal de um carrilde orientação e de una persiana da qual um dos contornoslaterais saiu do carril de orientação com uns elementosde orientação em forma de barras cujas extremidades sãoarredondadas. A figura 7 é uma vista lateral esquemática do elemento dereintrodução, de acordo com a invenção. A figura 8 é uma vista de frente esquemática do elementode reintrodução da figura 7. A figura 9 é uma secção ao longo da lrnha IX-IX da figura 3. A figura 10 é uma vista de frente semelhante à da figura8 quando o elemento de reintrodução está conectado a umcarril, de orientação. A figura 11 é uma representação esquemática em detalhe daparte superior do dispositivo de persiana representado nafigura 2. A figura 12 é uma vista esquemática frontal de um carril de orientação e de uma persiana, da qual um dos contornoslaterais saiu do carril de orientação, com elementos deorientação em forma de cilindros. A figura 13 é uma representação esquemática de uma secçãoao longo da linha XIII-XIII da figura 12.
Nas diferentes figuras, as mesmas referênciasnuméricas referem-se aos mesmos elementos ou a elementossemelhantes.
De uma forma geral, a presente invenção refere-se a umdispositivo de persiana 1, cooperando este dispositivo commeios de acionamento, como um tambor 2 cujo eixo 3 estaligado sobre o eixo de um motor 4, como se apresenta deforma esquemática na figura 1. A persiana 1, que se podedeslocar num movimento descendente e ascendente entre,respetivamente, uma posição de encerramento e uma posiçãode abertura, está destinada ao encerramento de um vão numaparede (10) ou qualquer outra abertura.
Pela palavra "persiana", entender-se-á, no contexto dapresente invenção, qualquer elemento plano pelo menosparcialmente elástico, flexível, semirrígido, ou com um ouvários tensores, como uma tela, uma banda de um materialplástico, uma malha metálica, uma gelosia, etc.
No entanto, deve indicar-se que se dá uma marcadapreferência as persianas flexíveis formadas, por exemplo,por um toldo. Deste modo, as figuras referem-se a umapersiana 1 constituída por um toldo cujos contornoslaterais estão, por exemplo, providos de uma junta ou poruma sucessão de pequenos blocos rígidos. Os contornoslaterais da persiana são, de preferência, contínuos. O dispositivo, de acordo com a invenção, representadonas figuras 1 e 2 compreende uma persiana 1 com unscontornos laterais 5 e 6 flexíveis, que sobressaemrelativamente ao plano da persiana 1, orientados dentro deuns carris de orientação verticais 7 e 8. Esta persiana 1 éutilizada para o encerramento de um vão 11 numa parede 10 e pode deslocar-se entre uma posição de encerramento, como serepresenta na figura 1, e uma posição de abertura. Naposição de abertura, a persiana 1 está enrolada sobre umtambor 2 que está localizado acima do vão 11. 0 tambor 2 éacionado mediante meios de acionamento que compreendem omotor elétrico 4 e meios de controlo não representados.Através da rotação do tambor 2 em torno do seu eixo, apersiana 1 é enrolada ou desenrolada e, assim, desloca-separa a sua posição de abertura ou para a sua posição deencerramento.
Se um obstáculo, como por exemplo um veiculo, entra emcontacto com a persiana 1 durante a abertura ou oencerramento desta última ou quando a persiana 1 estácompleta ou parcialmente fechada ou aberta, é exercidasobre os contornos laterais 5 e 6 da persiana 1 uma forçade tração transversal à direção longitudinal dos carris deorientação 7 e 8. Se esta força é suficientementeimportante, os contornos laterais 5 e 6 saem pelo menosparcialmente dos carris de orientação 7 e 8.
Com a finalidade de que os contornos laterais 5 e 6 sepossam encaixar novamente dentro dos carris de orientação 7e 8, está previsto um elemento de reintrodução 12 na partesuperior de cada carril de orientação 7 e 8.
As figuras 3 e 4 representam uma parte de umdispositivo de persiana com o elemento de reintrodução 12,de acordo com a invenção, quando a persiana 1 está na suaposição de abertura. Os carris de orientação 7 e 8 estãomontados sobre os suportes verticais 9 que estão fixos aambos lados do vão 11.
Na parte superior dos carris de orientação 7 e 8 estáprevista uma passagem de acesso 19 pela qual o contorno 5ou 6 correspondente da persiana 1 se pode reintroduzirdentro do carril de orientação 7 ou 8, quando este tenhasaído do carril de orientação correspondente. A passagem cie acesso 19 está formada por uma parte rebaixada nos carris cie orientação 7 e 8, no lado dapersiana 1 que é ligeiramente maior do que a secção doscontornos salientes 5 e 6 da persiana 1, de modo que estescontornos possam reintroduzir-se dentro dos carris deorientação através desta parte rebaixada.
Com a finalidade de facilitar a reintrodução doscontornos laterais 5 e 6 da persiana 1 dentro dos carris deorientação 7 e 8, estão previstos elementos de orientação20 em frente à passagem de acesso 19, em ambos os lados doplano da persiana 1.
Quando os contornos 5 ou 6 da persiana 1 saíram doscarris de orientação 7 ou 8, a persiana 1 vê-seautomaticamente submetida a um movimento ascendente.Durante este movimento ascendente, os elementos deorientação 20 desviam o contorno 5 ou 6 da persiana 1 pelapassagem de acesso 19, de modo que este contorno se encaixenovamente na parte superior do carril de orientaçãocorrespondente para além desta passagem de acesso 19. Istoé indicado de forma esquemática nas figuras 5 e 6.
Os elementos de orientação 20 prolongam-se numadeterminada distância desde a passagem de acesso 19 aolongo da parte superior dos carris de orientação 7 e 8.Isto permrte que a parte dos contornos laterais 5 e 6,localizada acima da passagem de acesso 19, e a. parte dapersiana i, localizada entre os elementos de orientação 20perto desta parte dos contornos laterais, tendam a estarmais ou menos tensas na direção dos carris de orientação 7e 8. Desta forma, a introdução do contorno lateral 5 ou 6dentro do carril de orientação 7 ou 8 através do acesso depassagem 19 é substancialmente facilitada. E evidente que a distância entre os elementos deorientação 20 localizados a ambos lados do piano dapersiana 1 é inferior à espessura do contorno lateral o ou6 da persiana 1, mas superior à espessura na parte dapersiana 1 adjacente a este contorno lateral 5 ou 6. Com a finalidade de garantir que os contornos laterais 5 e 6 dapersiana 1 se reintroduzam facilmente dentro dos carris deorientação 7 e 8, a parte dos elementos de orientação 20localizada em frente da passagem de acesso 19 apresenta umarredondamento de forma que os contornos laterais 5 e 6 sedeslizam contra este arredondamento e se guiam por estearredondamento através da passagem de acesso 19 durante areintrodução dos contornos laterais 5 e 6 dentro dos carrisde orientação 7 e 8. Esta reintrodução também se facilitapelo facto de que os elementos de orientação 20 se estendamao longo dos respetivos carris de orientação 7 e 8 numadeterminada distância destes últimos mantendo os contornoslaterais 5 e 6 substancialmente tensos nesta localização.
No dispositivo representado nas figuras 3 e 4, oselementos de orientação 20 estão formados por quatrocilindros 21, 22, 23 e 24. Um primeiro par de cilindros 21e 22 é fixo à frente da passagem de acesso 19, a amboslados da persiana 1 e um segundo par de cilindros 23 e 24localiza-se a uma determinada distância a jusante dapassagem de acesso 19 em ambos lados da persiana 1. A distância entre os cilindros de cada par éligeiramente maior do que a espessura da persiana 1 pertodos contornos laterais desta última, de modo que existe umalargura da ordem de, por exemplo, um milímetro entre apersiana 1 e cada cilindro 21, 22, 23 e 24.
Os cilindros 21, 22, 23 e 24 estão, de preferência,providos de contornos arredondados apresentando umassuperfícies lisas. Deste modo, obtém-se um deslizamento dapersiana 1 entre estes cilindros 21, 22, 23 e 24 sem que apersiana 1 seja alterada durante o seu movimento ascendenteou descendente. O dispositxvo de persiana, de acordo com a invenção,que se representa nas íiguras 3 e 4, está provido de umtravão 25 perto de cada um dos contornos laterais 5 e 6 dapersiana 1. Este travão 25 coopera com um limite 26 que está localizado perto da parte superior dos carris deorientação 7 e 8. Na posição de abertura da persiana 1, 0 travão 25 apoia contra o limite 26. Deste modo, evita-seque, durante o movimento ascendente da persiana 1, oscontornos laterais 5 e 6 se montem para além dos elementosde orientação 20. Desta forma, é garantido que pelo menos aparte inferior: dos contornos laterais 5 e 6 da persiana 1se mantenha dentro dos carris de orientação quando apersiana 1 está aberta. O travão 25 está, em particular, constituído por umpequeno bloco rígido que está fixo perto da extremidadeinferior dos contornos laterais 5 e 6 da persiana 1,enquanto o limite 26 está provido perto dos elementos deo rientaçã o 2 0.
Os elementos de orientação 20 e a parte superior 28dos carris de orientação, que se prolongam de frente paraos elementos de orientação 20, são montados sobre umaarmação separada 27. Deste modo o elemento de reintrodução12 anteriormente mencionado compreende esta armação 27, oselementos de orientação 20 e a parte superior 28 dos carrisde orientação. Este elemento de reintrodução é representadonas figuras 7 e 8. A armação 2 7 está formada por uma placa, depreferência uma placa metálica, cujos contornos se dobramum ao encontro do outro com a finalidade de constituir duasparedes paralelas 29 e 30, transversais à base 31 daarmação 27, apresentando desta forma, este último, umasecção em forma de U. A parte superior do carril de orientação 28 está fixana base 31 e prolonga-se entre as paredes 2 9 e 30. Oselementos de orientação 20 compreendem quatro cilindros 21,22, 23 e 24 que estão cada um provido de uma vareta 32 quese prolonga através de recessos 33 correspondentes nasparedes 29 e 30 da armação 27. As varetas 32 são fixas nasparedes através de duas porcas 34 e 35 que estão previstas em ambos lados das paredes 2 9 e 30.
Perto de cada extremidade da parte superior 2 8 docarril de orientação um par de cilindros 21, 22, 23 3 24 éfixo na. armação 27 de tal forma que os cilindros de cadapar fiquem dispostos em ambos lados da ranhura longitudinal36 formada pelo carril de orientação 28 através da qual seprolonga a persiana 1.
Cada uma das paredes 29 e 30 está provida de umaprojeção 37 que apresenta duas abas 38 e 39 que se dirigempara a parede oposta. Desta forma, esta projeção 37 forma olimite 26 anteriormente mencionado que coopera com o travão25 da persiana 1. A figura 3 apresenta a montagem do elemento dereintrodução 12 anteriormente mencionado no dispositivo depersiana, de acordo com a invenção. O elemento dereintrodução 12 está montado sobre o suporte fixo 9anteriormente mencionado na parte superior do vão 11, detal forma que a parte superior 28 do carril de orientaçãoque forma parte do elemento de reintrodução 12 fiquelocalizada no prolongamento da parte inferior dos carris deorientação 7 ou 8. Com a finalidade de garantir ura bomalinhamento da parte superior 28 e da parte inferior doscarris de orientação 7 e 8, a extremidade superior destaúltima é fixa sobre um bordo 4 0 que se prolonga desde abase 31 da armação 27. Para isso, este lábio 40 estáprovido de um orifício 41 dentro do qual se fixa um perno42 da parte inferior do caminho de orientação.
Assim, os carris de orientação 7 e 8 são interrompidosentre a parte superior 28 e a parte inferior. Nalgunscasos, a largura desta interrupção pode ser o suficientemente grande de forma que constitua a passagem deacesso 19 anteriormente mencionada. O elemento de reintrodução 12 é montado de uma formaelástica relativamente ao suporte fixo 9 sobre o qual seune a parte inferior dos carris de orientação 7 e 8 através de dois pernos 43 que se prolongam desde a armação 27 atéatravés do suporte 9. Ao redor da parte do perno 43 que seprolonga através do suporte 9, entre este último e umaporca 4 6 que é fornecida na extremidade do perno 43, é disposta uma mola em espiral 45. Entre o suporte 9 e aarmação 27 está prevista uma união rígida 44 que rodeia o perno 43 com a finalidade de manter uma certa distância minima entre o suporte e o elemento de reintrodução 12.Deste modo, o elemento de reintrodução 12 pode deslocar-serelativamente ao suporte 9 quando a persiana 1 exerce umaforça de tração transversal sobre os contornos laterais 5 e6.
Numa forma particular de realização da invenção, a parte inferior dos caminhos de orientação 7 e 8 é montadade uma forma semelhante à da armação 27 sobre o suporte 9.Os carris de orientação 7 e 8 são montados, em particular,sobre o suporte 9 de uma forma elástica e/ou. pivotante aoredor de um eixo substancialmente paralelo ao eixolongitudinal destes carris de orientação 7 e 8, como, porexemplo, é descrito no documento WO 92/20895. O conjunto formado pela parte inferior dos caminhos deorientação 7 e 8 e o elemento de reintrodução 12 pode,assim, deslocar-se de forma solidária com a finalidade deseguir o movimento da persiana 1 numa direção transversalao plano desta última. Este movimento pode, por exemplo,ser provocado pelo vento.
Um interruptor 47 é montado sobre o suporte 9 pertodos elementos de orientação 20 e perto da passagem deacesso 19. Este interruptor 47 está disposto para que crieum sinal durante o deslocamento dos carris de orientação 7e 8 sob a ação da persiana 1 na localização desteinterruptor 47. Esta situação é produzida, por exemplo,quando um dos contornos laterais 5 ou 6 da persiana 1 saidos carris de orientação 7 ou 8. Durante o movimentoascendente da persiana 1 a parte superior 28 cio carril cie orientação desloca-se uma determinada distânciarelativamente à sua posição original como consequência daação da persiana 1 durante o desvio do contorno lateral 5ou 6 da persiana 1 pela passagem de acesso 19 mediante oselementos de orientação 20. O deslocamento correspondentedo elemento de reintrodução 12 é detetado então pelointerruptor 4 7 que transmite um sinal para os meios deacionamento do dispositivo de persiana, com a finalidade dediminuir o movimento ascendente da persiana 1. Desta forma,é evitado que a persiana 1 ou os contornos laterais 5 e 6sejam danificados ao subir a persiana com uma velocidadeexcessiva no momento em que um dos contornos laterais setenha saído dos carris de orientação. A armação 27 do elemento de reintrodução 12 estáprovido de uma guia 48 na sua extremidade superior opostaao dito bordo 40. Esta guia 48 apoia no suporte 9, de modoque a posição da parte dos carris de orientação nalocalização desta guia 48 é essencialmente invariáveldurante a reintrodução dos contornos laterais 5 ou 6 dapersiana 1.
Na figura 9 é representada uma secção transversal daparte interior de um carril de orientação 7 ou 8 com o ditosuporte 9. O suporte 9 apresenta uma secção em forma de Uque rodeia os carris de orientação 7 ou 8. O carril deorientação 7 ou 8 apresenta duas arestas longitudinais 13 e14 que se prolongam em ambos lados dos contornos laterais 5ou 6 da persiana 1. Estas arestas 13 e 14 dirigem-se umapara a outra, de forma que rodeiam parcialmente oscontornos laterais 5 ou 6 da persiana 1 · Na forma derealização como se representa na figura 9, cada carril deorientação 7 e 8 compreende dois perfis separados 15 e 16que se mantêm pela sua base dentro de um perfil 17 que têmsubstancialmente forma de C. Os carris de orientação 7 e 8estão, em particular, providos de uma. sucessão de pernos 42no perfil 17 que têm substancialmente aspeto de C. Umas varetas roscadas 42 são soldadas por uma das suasextremidades a distâncias regulares na parte posterior doperfil 17 .
Como foi mencionado previamente, a parte inferior doscarris de orientação 7 e 8 é montada de uma forma elásticae/ou pivotante relativamente ao suporte fixo 9. As varetasroscadas 42 prolongam-se através do suporte 9, enfiando-seuma manga rígida 44 sobre a vareta 42, entre o perfil 17 eo suporte 9, e prevendo-se uma mola de espiral 4 5 entreeste último e uma porca 46 que está instalada naextremidade das varetas roscadas 42.
Na figura 10 é representada esquematicamente uma vistade frente do elemento de reintrodução 12 com a extremidadeda parte inferior de um carril de orientação 7 ou 8conduzindo ao elemento de introdução 12. A dita passagem deacesso 19, encontrando-se parcialmente em frente aoscilindros de orientação 21 e 22, está formada por uma parterebaixada na extremidade superior da parte inferior docarril de orientação. Em particular, uma parte das arestas]_3 e 14 é eliminada na localização da passagem de acesso19.
Com a finalidade de garantir uma boa estanqueidadequando a persiana 1 está na sua posição de encerramento, osditos meios de acionamento permitem formar um anel 49 napersiana 1 acima dos carris de orientação 7 e 8 quando estaeStá na sua posição de encerramento, como se representa nafigura 11. Na localização deste anel 4 9, a persiana apoiac0ntra a parede 10 localizada acima do vão 11 realizandouma estanqueidade entre a persiana 1 e a dita parede. A persiana 1 apresenta um travão 50 na sua partesuperior que coopera com esse limite 26 instalado na partesuperior dos carris de orientação 7 e 8, de tal forma que,quando o travão 50 se apoia contra o limite 26, a persiana] se encontra na sua posição de encerramento. O travão 50eStá previsto, em particular, perto dos contornos laterais 5 e 6 da persiana 1.
No momento em que a persiana 1 ocupa a sua posição deencerramento, durante o encerramento da persiana 1, isto équando, durante o movimento descendente da persiana, estadetém-se como consequência do apoio do travão 50 sobre olimite 26, os meios de acionamento mantêm-se acionadosdurante um tempo limitado com a finalidade de formar o anel49 .
Mas figuras 12 e 13 é representado, de uma forma muitoesquemática, um carril de orientação 7 ou 8 com elementosde orientação 20 em forma de cilindros 21, 22, 23 e 24 nomomento em que um dos contornos laterais 5 ou 6 da persiana1 saiu do carril de orientação 7 ou 8. Como foi descritopreviamente, mediante o movimento ascendente da. persiana 1na direção da seta 51, o contorno lateral da persiana 1 édesviado pelos cilindros 21 e 22 no carril de orientaçãocom. a finalidade de reintroduzi-lo na parte superior docarril de orientação 7 ou 8.
Na forma particular de realização representada nasfiguras 12 e 13 é formada uma passagem de acesso 19 quandoo contorno lateral 5 ou 6 sai do carril de orientação 7 ou8. De forma mais particular, esta passagem de acesso 19 éformada dentro do carril de orientação na localização ondeo contorno lateral da persiana passa através da ranhura 36do carril de orientação como consequência da deformaçãoelástica desta última.
Durante o movimento ascendente da persiana 1, ocontorno lateral que atravessa a dita ranhura 36 e,consequentemente, a passagem de acesso 19, volta a subiraté os elementos de orientação 20, em particular até oscilindros 21 e 22. Durante o movimento ascendenteposterior, o contorno lateral da persiana 1 é desviado eforçado mediante os cilindros 21 e 22 através da passagemde acesso 19 na parte superior do carril de orientação.Após o contorno lateral ser introduzido completamente dentro do carril de orientação, este adota automaticamentea sua forma original, de modo que a ranhura 36 se prolonga,de uma forma continua, ao longo de todo o carril deorientação. Desta forma, garante-se que durante o movimentodescendente da persiana 1, os contornos laterais dapersiana deslizam dentro de uns carris de orientaçãot o ta1me nte cont ínuos.
Entende-se que a invenção não está limitada àsdiferentes formas de realização descritas comanteriormente, mas sim que se podem considerar outrasvariantes adicionais sem se afastar do contexto da presenteinvenção, em particular no que diz respeito à montagem doelemento de reintrodução.
Deste modo, a parte inferior dos carris de orientação7 e 8 não deve ser montada necessariamente de uma formaelástica ou pivotante no suporte 9. Quando a parte inferiorestá fixa no suporte 9, o elemento de reintrodução 12 nãoapresenta o dito bordo 40 e o carril de orientação 5 e 6 éinterrompido à altura da passagem de acesso. Desta forma, oelemento de reintrodução 12, e portanto a parte superior 28do carril de orientação, pode experimentar um deslocamentorelativamente à parte inferior do carril de orientaçãodurante o movimento ascendente da persiana, quando ocontorno lateral correspondente desta última saiu destaparte inferior.
Por outra parte, nalguns casos, por exemplo para aspersianas de largura reduzida, é possível que tanto oscarris cie orientação como o elemento de reintroduçãoestejam fixos no suporte 9. Neste caso não se instala ointerruptor 47.
Enquanto na anterior descrição foram descritoselementos de orientação que compreendem quatro apoios emforma de cilindros, é perfeitamente possível que esteselementos de orientação estejam formados por um único parde cilindros.
Por outra parte, nalguns casos, é possível usarcilindros ou patins como elementos de orientação.
Noutros casos, poderiam estar previstos elementos deorientação unicamente num lado da persiana.
Por lilt imo, o dito interruptor 4 7 pode cooperar com umcontador com a finalidade de contar o número de vezes que apersiana 1 sai dos carris de orientação 7 ou 8.
DOCUMENTOS REFERIDOS NA DESCRIÇÃO
Esta lista de documentos referidos pelo autor dopresente pedido de patente foi elaborada apenas parainformação do leitor. Não é parte integrante do documentode patente europeia. Não obstante o cuidado na suaelaboração, o IEP não assume qualquer responsabilidade poreventuais erros ou omissões.
Documentos de patente referidos na descrição • EP 0272733 A [0002] * WO 9220895 A [0038]
Claims (17)
- REIVINDICAÇÕES1. Dispositivo de persiana destinado ao encerramento deum vão (11) ou outra abertura e que pode experimentar um.movimento descendente e ascendente, apresentando a persiana(1) contornos laterais flexíveis (5, 6) que sobressaem relativamente ao plano da persiana (1) e substancialmentecontínuos deslocando-se por uns carris de orientação (7, 8) montados sobre um suporte fixo (9) , estando previstosmeios, pelo menos à altura da parte inferior do vão (11) ouda dita outra abertura, para permitir que os contornossalientes laterais (5, 6) saiam dos seus carris de orientação (7, 8) enquanto se exerce sobre estes contornos (5, 6) uma determinada força de tração transversal, àdireção longitudinal dos carris cie orientação (7, 8), estando meios de reintrodução previstos com a finalidade depermitir que os contornos laterais (5, 6) se encaixem novamente na parte superior dos carris de orientação (7, 8) durante o movimento ascendente da persiana (1), compreendendo esses meios de reintrodução elementos deorientação (20) previstos em frente aos carris cieorientação (7, 8), de tal forma que desviem os contornos(5, 6) da persiana (1) pelos carris de orientação (7, 8) durante o movimento ascendente da persiana (1), estandoeste dispositivo caracterizado por, o carril de orientação(7, 8) se interromper entre a parte superior dos carris de orientação (7, 8) e a parte inferior dos carris de orientação (7, 8), de tal modo que a extremidade inferior da parte superior do carril de orientação (7, 8) possaexperimentar uma deslocamento relativamente à parteinferior cio carril de orientação (7, 8) durante o movimentoascendente da persiana (1), quando o contorno lateral (5,6) correspondente desta última saiu da parte inferior docarril de orientação (7, 8).
- 2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os elementos de orientação (20) ocuparemuma posição fixa relativamente à parte superior dos carrisde orientação (7, 8) .
- 3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por a distância entre os elementos deorientação (20) localizados a ambos lados da persiana (1)ser maior do que a espessura da persiana (1) perto doscontornos laterais (5, 6) desta última e inferior à espessura do contorno lateral (5, 6) da persiana (1).
- 4. Dispositivo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado por pelo menos a extremidade inferior da parte superior do carril deorientação (7, 8) ser montado de uma forma elástica rela.tivam.ente ao suporte fixo (9) sobre o qual é montado ocarril de orientação (7, 8).
- 5. Dispositivo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado por os carris de orientação (7, 8) serem montados sobre o suporte (9) deforma elástica e/ou pivotante ao redor de um eixosubstancialmente paralelo a seu eixo longitudinal.
- 6. Dispositivo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterizado por os elementos deorientação (20) e a parte superior dos carris de orientação(7, 8) serem montados sobre uma armação separada (27).
- 7. Dispositivo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a armação (27) estar provida de uma guia(48) na sua extremidade superior que se apoia contra osuporte (9) anterio.rm.ente mencionado de modo que a posiçãoda parte dos carris de orientação (7, 8) na localização desta guia (48) é essencialmente invariável.
- 8. Dispositivo de acordo com a reivindicação 6 ou 7,caracterizado por a armação (27) apresentar um bordo (40)na sua extremidade inferior que se prolonga ao longo daextremidade superior da parte inferior dos carris deorientação (7, 8), de modo que esta parte inferior se possafixar na armação (27) através deste bordo (40), noprolongamento da parte superior dos carris de orientação(7 , 8 ) .
- 9. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 8, caracteri zado por a armação (27)apresentar uma secção em forma de U e rodear a partesuperior do carril de orientação (7, 8) correspondente.
- 10. Dispositivo de acordo com. qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado por compreender, paracada um dos carris de orientação (7, 8), um interruptor(47) montado sobre o suporte fixo (9) destes últimos, pertodos elementos de orientação (20), dispondo-se este interruptor (4 7) de modo a criar um sinal durante umdeslocamento sob a ação da persiana (1) dos carris deorientação (7, 8) na localização deste interruptor (47).
- 11. Dispositivo de acordo com a reivindicação 10,caracterizado por estarem previstos meios de desaceleraçãoque cooperam com o interruptor (47) anteriormentemencionado com a finalidade de desacelerar o movimentoascendente da persiana (1) quando o interruptor (47) criaum. s i na 1..
- 12. Dispositivo de acordo qualquer uma das reivindicações1 a f1, caracterizado por ser instalado um travão (25) naparte inferior da persiana (1), cooperando este travão (25) com urn limite (2 6) que se instala na parte superior doscarris de orientação (7, 8) com a finalidade de garantir que a extremidade inferior dos contornos laterais (5, 6) da persiana (1) não possa experimentar um deslocamento ascendente para além dos elementos de orientação (20).
- 13. Dispositivo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 12, caracterizado por ser instalado um.travão (50) na parte superior da persiana (1), cooperando este travão com um limite (2 6) que se instala na parte superior dos carris cie orientação (7, 8) de tal forma que, quando o travão (50) apoia contra o limite (26), a persiana(1) se encontre na sua posição de encerramento.
- 14. Dispositivo cie acordo com a reivindicação 13,caracterizado por estar previsto o travão (50) perto docontorno lateral (5, 6) da persiana (1).
- 15. Dispositivo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 14, caracterizado por compreender unsmeios cie acionamento para deslocar a persiana (1) seguindoum movimento descendente e ascendente entre a posição deencerramento e a posição de abertura para formar um anel(4 9) na persiana (1) acima cios carris cie orientação (7, 8) quando a persiana (1) está na sua posição de encerramento,apoiando-se a persiana (1), na localização deste anel (49),contra uma parede (10) acima do vão (11) ou outra aberturarealizando uma estanqueidade entre a persiana (1) e estaparede (10).
- 16. Dispositivo cie acordo com. uma qualquer cias reivindicações 1 a 15, caracterizado por os elementos deorientação (20) compreenderem pelo menos dois apoios (21,22, 23, 24) sucessivos distribuídos a uma certa distância ao longo cia parte superior dos carris de orientação (7, 8), estando um destes apoios (21, 22} localizado em frente aoponto de introdução (19) dos contornos laterais (5, 6} dapersiana (1) dentro dos carris de orientação (7, 8), estando previsto o outro apoio (23, 24) na extremidade superior destes carris de orientação (7, 8}.
- 17. Dispositivo de acordo com uma qualquer dasreivindicações 1 a 16, caracterizado por os carris deorientação (7, 8) apresentarem uma passagem de acesso (19)em frente aos elementos de orientação (20) através do qualo contorno lateral (5, 6} correspondente cia persiana (1), que tenha saldo dos carris de orientação (7, 8), se pode reintroduzir dentro destes últimos.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BE2001/0783A BE1014506A3 (fr) | 2001-12-03 | 2001-12-03 | Dispositif a volet avec element de reintroduction. |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT1454027E true PT1454027E (pt) | 2016-06-23 |
Family
ID=3897137
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT02782542T PT1454027E (pt) | 2001-12-03 | 2002-12-03 | Dispositivo de persiana com elemento de reintrodução |
Country Status (12)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US7036549B2 (pt) |
EP (1) | EP1454027B1 (pt) |
JP (1) | JP4512366B2 (pt) |
AR (1) | AR037431A1 (pt) |
AU (1) | AU2002347225A1 (pt) |
BE (1) | BE1014506A3 (pt) |
DK (1) | DK1454027T3 (pt) |
ES (1) | ES2575920T3 (pt) |
MY (1) | MY136303A (pt) |
PT (1) | PT1454027E (pt) |
TW (1) | TW552345B (pt) |
WO (1) | WO2003048498A1 (pt) |
Families Citing this family (23)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
BE1014712A3 (fr) * | 2002-03-20 | 2004-03-02 | Dynaco Internat | Dispositif a volet presentant des bords lateraux flexibles |
DE602004010789T2 (de) * | 2004-05-14 | 2008-12-04 | Crawford Group Ab | Türanordnung |
BE1016495A3 (pt) * | 2005-04-15 | 2006-12-05 | Dynaco International Sa | |
BE1016589A3 (fr) * | 2005-05-13 | 2007-02-06 | Dynaco International Sa | Chemin de guidage pour volet destine a la fermeture d'une baie ou autre ouverture. |
EP1840321A1 (fr) * | 2006-03-29 | 2007-10-03 | Dynaco International S.A. | Dispositif de fermeture avec un rideau présentant des bords latéraux flexibles |
US8037921B2 (en) * | 2006-06-05 | 2011-10-18 | Rite-Hite Holding Corporation | Track and guide system for a door |
US20070277943A1 (en) * | 2006-06-05 | 2007-12-06 | Rite-Hite Holding Corporation | Track and guide system for a door |
US7748431B2 (en) * | 2006-06-05 | 2010-07-06 | Rite-Hite Holding Corporation | Track and guide system for a door |
EP2003284A1 (fr) * | 2007-06-13 | 2008-12-17 | Dynaco International S.A. | Dispositif à volet et élément de réintroduction d'un volet dans une glissière de guidage |
TWI498474B (zh) * | 2008-06-13 | 2015-09-01 | Dynaco Europ | 具有遮板及用於將遮板再嵌入導引滑件之元件之裝置 |
TWI499713B (zh) * | 2009-11-06 | 2015-09-11 | Komatsu Denki Sangyo Kabushiki Kaisha | 薄片活動遮門的薄片導引 |
US8607842B2 (en) | 2011-03-23 | 2013-12-17 | Rytec Corporation | Device and method for increasing the wind load resistance and disengage-ability of overhead roll-up doors |
TW201241297A (en) * | 2011-04-06 | 2012-10-16 | Komatsu Denki Sangyo Kabushiki Kaisha | Sheet shutter |
AU2011204894C1 (en) * | 2011-07-21 | 2014-10-23 | Uniline Australia Limited | An Improved Awning System and Components Therefor |
US9493984B2 (en) | 2013-04-12 | 2016-11-15 | Rite-Hite Holding Corporation | Systems and methods to retain and refeed door curtains |
US9222304B2 (en) * | 2013-04-12 | 2015-12-29 | Rite-Hite Holding Corporation | Systems and methods to retain and refeed door curtains |
JP6228504B2 (ja) * | 2014-04-11 | 2017-11-08 | フクビ化学工業株式会社 | スクリーン装置およびその製造方法 |
EP3180488B1 (en) * | 2014-08-13 | 2020-05-27 | Rite-Hite Holding Corporation | Systems and methods to retain and refeed door curtains |
US11643864B2 (en) * | 2018-01-23 | 2023-05-09 | Pella Corporation | Screen edge retention and screen rethreading features for a hidden screen assembly and a fenestration assembly |
WO2021050540A2 (en) | 2019-09-09 | 2021-03-18 | Rite-Hite Holding Corporation | Apparatus and methods for door curtain breakaway detection |
IT202000015088A1 (it) * | 2020-06-23 | 2021-12-23 | Bmpeurope S R L | Porta avvolgibile a scorrimento rapido comprendente una zona di ricovero superiore per accogliere un telaio flessibile nella configurazione aperta della porta |
AU2022269639A1 (en) * | 2021-05-07 | 2023-11-23 | Rite-Hite Holding Corporation | Methods and apparatus to monitor and/or adjust operations of doors |
EP4334564A2 (en) * | 2021-05-07 | 2024-03-13 | Rite-Hite Holding Corporation | Methods and apparatus to operate powered doors |
Family Cites Families (14)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US1685522A (en) * | 1927-02-19 | 1928-09-25 | Rolscreen Co | Rethreader for screens |
US1786054A (en) * | 1927-02-19 | 1930-12-23 | Rolscreen Co | Roller-screen structure |
US1694314A (en) * | 1927-02-19 | 1928-12-04 | Rolscreen Co | Guide-track for screen construction |
US1779646A (en) * | 1928-07-02 | 1930-10-28 | Higgin Mfg Co | Reseating device for roll closures |
BE906022A (fr) | 1986-12-23 | 1987-04-16 | Coenraets B J | Dispositif a volet. |
US5141043A (en) * | 1989-05-19 | 1992-08-25 | Nergeco Sa | Lifting curtain door |
FR2656648A2 (fr) * | 1989-05-19 | 1991-07-05 | Nergeco Sa | Porte a rideau relevable renforcee par des bares d'armature horizontales. |
US5219015A (en) * | 1989-05-19 | 1993-06-15 | Nergeco Sa | Lifting curtain door |
US5131450A (en) * | 1990-06-08 | 1992-07-21 | Dale Lichy | Closure assembly for structural members |
FR2674566A1 (fr) * | 1991-03-26 | 1992-10-02 | Nergeco Sa | Porte de manutention a pose rapide. |
US5445209A (en) * | 1993-06-04 | 1995-08-29 | Lichy; Dale M. | Guide system for vertically moveable flexible door |
ES2128886B1 (es) * | 1994-06-21 | 2000-01-16 | Ballester Miguel Ange Iglesias | Cerramiento perfeccionado. |
JP2000160961A (ja) * | 1998-11-24 | 2000-06-13 | Toyo Shutter Co Ltd | シートシャッター装置 |
JP3554917B2 (ja) * | 1999-06-29 | 2004-08-18 | 三和シヤッター工業株式会社 | シートシャッターおよび該シートシャッターに用いるガイドブロック |
-
2001
- 2001-12-03 BE BE2001/0783A patent/BE1014506A3/fr not_active IP Right Cessation
-
2002
- 2002-11-25 AR ARP020104533A patent/AR037431A1/es unknown
- 2002-11-29 MY MYPI20024492A patent/MY136303A/en unknown
- 2002-12-02 TW TW091134926A patent/TW552345B/zh not_active IP Right Cessation
- 2002-12-03 AU AU2002347225A patent/AU2002347225A1/en not_active Abandoned
- 2002-12-03 ES ES02782542.1T patent/ES2575920T3/es not_active Expired - Lifetime
- 2002-12-03 DK DK02782542.1T patent/DK1454027T3/en active
- 2002-12-03 JP JP2003549666A patent/JP4512366B2/ja not_active Expired - Lifetime
- 2002-12-03 WO PCT/BE2002/000182 patent/WO2003048498A1/fr active Application Filing
- 2002-12-03 EP EP02782542.1A patent/EP1454027B1/fr not_active Expired - Lifetime
- 2002-12-03 US US10/497,496 patent/US7036549B2/en not_active Expired - Lifetime
- 2002-12-03 PT PT02782542T patent/PT1454027E/pt unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
TW552345B (en) | 2003-09-11 |
ES2575920T3 (es) | 2016-07-04 |
EP1454027A1 (fr) | 2004-09-08 |
AU2002347225A1 (en) | 2003-06-17 |
TW200409855A (en) | 2004-06-16 |
US20050067118A1 (en) | 2005-03-31 |
WO2003048498A8 (fr) | 2003-09-18 |
WO2003048498A1 (fr) | 2003-06-12 |
EP1454027B1 (fr) | 2016-04-20 |
AR037431A1 (es) | 2004-11-10 |
MY136303A (en) | 2008-09-30 |
BE1014506A3 (fr) | 2003-11-04 |
JP4512366B2 (ja) | 2010-07-28 |
US7036549B2 (en) | 2006-05-02 |
DK1454027T3 (en) | 2016-08-01 |
JP2005511927A (ja) | 2005-04-28 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT1454027E (pt) | Dispositivo de persiana com elemento de reintrodução | |
RU2167254C2 (ru) | Устройство закрытия гибкого занавеса | |
JP5608077B2 (ja) | シャッター及びシャッターをガイドスライドの中へ再挿入するための要素を備えた装置 | |
EP2404019B1 (en) | Upper seal for a horizontal side-moving door | |
AU7435998A (en) | Guidance device for a flexible curtain door | |
EP1070614B1 (en) | Open roof construction for a vehicle | |
ES2346302T3 (es) | Conjunto de puertas. | |
PT1488068E (pt) | Dispositivo de persiana apresentando bordas laterais flexíveis | |
PT2122101E (pt) | Dispositivo de cortina enrolável | |
BR102018072615B1 (pt) | Elemento de montagem para a montagem de uma cobertura arquitetônica entre superfícies de montagem opostas, e conjunto de cobertura arquitetônica compreendendo o mesmo | |
PT92923A (pt) | Dispositivo de abertura de tecto para veiculos industriais equipados com uma cobertura flexivel | |
ES2564162T3 (es) | Dispositivo de persiana flexible | |
DE102006058864B4 (de) | Sektional-Tor | |
JP4521190B2 (ja) | 案内路を有するシャッター装置 | |
CN209324245U (zh) | 侧窗卷帘装置 | |
JP3900988B2 (ja) | ブラインド装置 | |
JP3977738B2 (ja) | ロールブラインドのウェイトバー取付装置 | |
ES2056615T3 (es) | Maquina de doblar. | |
PT1413701E (pt) | Dispositivo de segurança para um elemento de fecho seccional, tal como uma porta, uma porta principal, um portão ou semelhante. | |
JP3571442B2 (ja) | 車窓用ブラインド | |
JP3505019B2 (ja) | 門扉の走行装置 | |
JP2538802B2 (ja) | パネルシャッタ― | |
JP2006217970A (ja) | 先導ランナ及び幕開閉装置 | |
JPH0711214B2 (ja) | 折畳み戸の振止め装置 | |
JPH0116708Y2 (pt) |